Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você lembra em quem votou para vereador em 2016?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 03.05.2017 07:58h
São Francisco do Conde - Bahia

Prefeitura de São Francisco do Conde cancela o São João 2017

 

Em decisão tomada após uma exaustiva discussão entre o colegiado municipal, composto pelo prefeito Evandro Almeida e todos os secretários municipais, ficou decidido o cancelamento do evento Arraiá do Chico, edição 2017. A decisão foi ratificada tanto em vista do atual cenário econômico que o país enfrenta, o qual também atinge o município de São Francisco do Conde, quanto pelas despesas que precisariam ser realizadas, frente a uma série de prioridades que a gestão tem com a população franciscana. (Foto ilustração)

Após um estudo detalhado sobre os números que envolvem o festejo junino, dos três últimos anos para cá, foi pensada uma nova perspectiva de redimensionamento da festa, com um formato menor e mais tradicional, que primasse pela redução de custos e que também potencializasse as possibilidades de negócios locais, porém, os resultados não foram satisfatórios, tornando a realização da festa inviável. (diariodanoticia)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 03.05.2017 06:52h
Preso em Curitiba

2ª Turma do STF decide tirar José Dirceu da cadeia

 

Por 3 votos a 2, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta terça-feira (2), revogar a prisão preventiva do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT), homem forte do governo Lula. No julgamento de um habeas-corpus em favor do petista, José Antonio Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes afirmaram que agora cabe ao juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, estabelecer medidas cautelares contra o ex-ministro, como ordens para que fique em prisão domiciliar, que seja obrigado a comparecer periodicamente à Justiça, que não entre em contato com outros investigados no processo ou que use tornozeleira eletrônica.

Dirceu foi preso em 3 de agosto de 2015, nove meses após ter deixado o presídio da Papuda, no Distrito Federal, para cumprir prisão domiciliar no escândalo do Mensalão. Alvo principal da 17ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Pixuleco em referência ao nome usado por petistas para se referir a propina – o ex-ministro já foi condenado a mais de 31 anos de prisão por Moro por crimes como corrupção passiva, lavagem de dinheiro e pertinência da organização criminosa. (Laryssa Borges)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 03.05.2017 06:47h
Aniversariante do Dia

Jornalista José Ricardo em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 03.05.2017 06:33h
Pós-eleição do PT em Feira

Zé Neto diz que nunca teve voto de Alberto Nery e Marialvo para deputado

 

Ao comentar ontem à tarde, no programa Jornal das Duas, na Rádio Sociedade de Feira de Santana, a derrota na eleição do PT no município, o deputado estadual Zé Neto foi categórico: “Nunca contei com os votos de Alberto Nery, muito menos de Marialvo Barreto, nas minhas candidaturas ao Legislativo e que mesmo assim fui o mais votado do partido na cidade. Sempre soube que nunca votaram em mim. Mas, nem por isso deixei de respeitá-los”. Zé Neto argumentou que o resultado da eleição é prova de democracia dentro do PT e cada um tem a sua opinião e opção. Em tempo: Zé Neto apoiou Gerinaldo Costa, que teve 257 votos, contra Ivannide Santa Bárbara, com 319 votos e teve o apoio de Alberto Nery e Marialvo Barreto.

Zé Neto diz que nunca foi prioridade sua controlar o PT

Em contato com o site Bahia na Política, ontem a noite, ao falar sobre as eleições do PT de Feira de Santana, que acabou sendo eleita presidente Ivannide Santa Barbara, o deputado estadual Zé Neto disse que nunca foi prioridade sua controlar o PT de Feira de Santana. Sua prioridade é fazer um bom mandato, respeitando internamente as lideranças partidárias. “Liguei hoje para Ivannide e desejei sucesso para ela. Me coloquei a sua disposição. Votei em Gerinaldo Costa por entender que reunia mais condições, mas vejo em Ivannide uma pessoa que também é histórica no partido e que pode fazer muito pelo PT. Quanto a Alberto Nery, quero d...

Continue lendo »

 
Comente Ler Comentário (1)
 
Enviado por Jair Onofre - 03.05.2017 06:28h
Feira de Santana

Vereador Alberto Nery diz que greve geral foi um sucesso

 

O vereador Alberto Nery (PT-foto), que considera a greve geral ocorrida sexta-feira (28) nas grandes cidades brasileiras um sucesso, não gostou da avaliação do Governo Federal de que o movimento fracassou. Alega que essa avaliação é de quem não é trabalhador e tem um governo golpista. “Eu lamento que essa classe política que faz projetos contra o trabalhador tenha esse posicionamento”, disse Alberto Nery.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.05.2017 06:27h
Governo Michel Temer

62,86% dos internautas são contra proposta da reforma da Previdência

 

Ainda em processo de discussão na Câmara Federal, a proposta de reforma da Previdência, encaminhada ao Congresso Nacional pelo presidente Michel Temer foi tema de enquete no site Bahia na Política no mês de abril. Dos internautas que opinaram 62,86% disseram ser contra a proposta contra 37,14% que se manifestaram a favor. O Governo Federal espera votar a proposta na Câmara até o final de maio e no Senado até junho.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.05.2017 06:14h
Economia

Delfim Neto: "A concepção de mundo do PT está errada"

 

Sempre procurado pelo ex-presidente Lula para ouvir conselhos sobre economia, nos seus dois governos, o ex-ministro da Fazenda e Planejamento nos governos militares Delfim Neto (foto) fala sobre o desastre do PT na economia em seus governos. “A concepção de mundo do PT está errada. Faltou entender que o mercado tem defeitos, mas é capaz de conciliar dois conceitos essenciais: liberdade e igualdade. Devemos à esquerda a ênfase na igualdade. Mas o liberalismo, que prega a liberdade de ação, se apropriou da agenda da igualdade, esvaziando a mensagem da esquerda”.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.05.2017 06:09h
Uauá

PT hostiliza José Nunes mesmo sendo da base Rui Costa

 

O deputado federal José Nunes (PSD), que é de Euclides da Cunha, foi destaque ontem nos jornais e sites da capital baiana. Tudo por conta de sua visita à cidade de Uauá, sábado (29), acompanhado do senador Otto Alencar (PSD). É que o mesmo teria levado uma sonora vaia dos petistas ligados à deputada estadual Fátima Nunes, no IX Festival do UMBU que ocorre todos os anos no município. É o preço de ser aliado da base Rui Costa e ter o partido na aliança com Michel Temer em nível federal.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.05.2017 06:08h
Derrota em Feira de Santana

Eleição no PT também respingou em Jorge Solla e Robinson Almeida

 

A eleição de Ivannide Santa Bárbara para presidente do PT em Feira de Santana, domingo (30), e consequentemente a derrota de Gerinaldo Costa, não respingou apenas no deputado estadual Zé Neto. Também estiveram em Feira de Santana dando apoio a Gerinaldo os deputados federais Jorge Solla e Robson Almeida.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.05.2017 06:04h
Provocação

José Carneiro: "O mais desgastado com a derrota de Gerinaldo Costa é José Neto"

 
Vereador José Carneiro (PSDB)

Vereador José Carneiro (PSDB)

O vereador e líder do governo José Carneiro (PSDB), ao tomar conhecimento do resultado da eleição do PT em Feira de Santana, em que foi eleita a militante Ivannide Santa Bárbara para presidente, disse que “Zé Neto quer ser líder, mas não consegue aglomerar. Podia ter apoiado Ivannide e evitado essa derrota”. Segundo o vereador, o deputado é o mais desgastado com a derrota de Gerinaldo Costa, pois não tem força para ganhar uma eleição no próprio partido. “Deram um rasteira no deputado Zé Neto”, alfinetou José Carneiro.

Retrospectiva

O PT realizou domingo (30), em segundo turno, a eleição para escolha do presidente da legenda em Feira de Santana, sendo eleita Ivannide Santa Bárbara com 319 votos, contra Gerinaldo Costa, que obteve 257 votos.

 

 
Comente Ler Comentários (2)
 
Enviado por Jair Onofre - 03.05.2017 06:01h
Eleições presidenciais

ACM Neto volta a ser lembrado como vice na chapa de João Dórea

 

O Jornal Estado de São Paulo voltou ontem a especular a possibilidade do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM-foto), ser o vice na chapa liderada pelo prefeito de São Paulo, João Dórea (PSDB), nas eleições presidenciais de 2018. Pessoas próximas de ACM Neto negam e dizem que se o mesmo for candidato será a governador da Bahia. Com 38 anos, ACM Neto ainda tem muita estrada a percorrer.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.05.2017 05:59h
Vale a aliança com Rui Costa

Apesar da Funasa para o PTN, João Bacelar votou contra a reforma trabalhista

 

O presidente Michel Temer tirou a Funasa do PMDB e deu ao PTN, mas quando nada na Bahia nada mudou. O deputado federal João Carlos Bacelar (PTN-foto) votou contra a reforma trabalhista. Pelo visto, a aliança na Bahia ao lado de Rui Costa é mais importante do que em nível federal.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.05.2017 05:56h
Bahia

40 mil motoristas podem perder a carteira de habilitação

 

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) deve notificar, em breve, diversos motoristas que podem ter o direito de dirigir suspenso por até 12 meses. Ao todo, segundo o órgão, cerca de 40 mil processos administrativos estão em fase de abertura e instauração. Os dois primeiros lotes, já agora no mês de maio, possuem 2.800 processos. (TB-Yuri Abreu)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.05.2017 05:54h
Congresso Nacional

Edvaldo Lima critica reformas, mas seu partido é a favor

 

O vereador Edvaldo Lima (PP-foto) disse, na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, que se fosse deputado federal votaria contra as reformas propostas pelo presidente Michel Temer. Interessante é que o Partido Progressista, legenda à qual Edvaldo Lima é filiado, votou a favor das reformas, inclusive os quatro deputados da Bahia. Jogou para a galera o vereador.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.05.2017 05:52h
Feira de Santana

Vereador Marcos Lima quer que Prefeitura plante árvores frutíferas

 

O vereador Marcos Lima (PRP-foto) apresentou Projeto de Lei no Legislativo de Feira de Santana, que obriga o Governo Municipal, a plantar no mínimo duas árvores frutíferas a cada 10 plantadas na cidade. Ou seja, 20%. O cálculo pode ser feito anualmente e o plantio deverá contemplar logradouros públicos e escolas municipais. Caberá à Secretaria de Meio Ambiente fazer a fiscalização.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.05.2017 05:50h
Bahia

Vereador Tom pede saída do secretário de Segurança Pública

 

O vereador e policial Ewerton Carneiro (PEN-foto), também conhecido como Tom, que não tem aliviado ao criticar “a péssima situação da segurança pública em Feira de Santana”, apresentou mais um ingrediente para o seu descontentamento. Na tribuna da Câmara Municipal, ontem pela manhã, pediu a saída do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa. Alega que esse cargo tem que ser exercido por um delegado da Polícia Civil ou um coronel da Policia Militar. Em tempo: Mauricio Barbosa é da Polícia Federal.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.05.2017 05:49h
Ponto cortado

Vereadores faltosos ainda não tiveram ponto descontado

 

Os vereadores que faltaram à sessão do dia 12 de abril, uma quarta-feira, e com isso houve a suspensão dos trabalhos, até agora, não tiveram o ponto cortado. O mês de abril nada diferente do mês de março: contracheque cheio.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.05.2017 05:43h
Capital aberto

Incorporadora MRV lucrou R$ 557 milhões em 2016

 

Apesar da crise vivida nos entre os anos de 2015 e 2017 no ramo imobiliário nacional, a MRV teve uma grande lucratividade. O valor de mercado da construtora aumentou e hoje é a maior incorporadora de capital aberto, posição que mantém desde 2015. O valor de mercado atual é de R$ 6,5 bilhões. Mesmo com a crise do setor imobiliário, a empresa teve um lucro em 2016 de 557 R$ milhões. Sua rentabilidade não é a maior do setor, mas é a maior do segmento de baixa renda, com 16% contra a Extec com 20% e Helbor com 17%. (Fonte: Economatica e JP Morgan)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.05.2017 15:39h
Sob fiança

Juiz determina fiança de R$ 52 milhões para Eike Batista permanecer em prisão domiciliar

 

O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal Federal, determinou que o empresário Eike Batista pague fiança de R$ 52 milhões para ermanecer em prisão domiciliar. Na decisão, a qual o G1 teve acesso, o magistrado determina que o pagamento deverá ser feito em cinco dias úteis ou então Eike deverá voltar para a prisão. (Foto ilustração)

A determinação é uma medida cautelar adicional à decisão do juiz federal Gustavo Arruda Macedo, que mandou o empresário para a prisão domiciliar no sábado (29). O juiz decidiu ainda que Eike deverá cumprir nove medidas cautelares como a vistoria da Polícia Federal em casa sem aviso prévio, afastamento das empresas e entrega do passaporte.

Eike deixou o presídio de Bangu, na Zona Oeste do Rio, na manhã de domingo (30) depois de ter sido preso em janeiro após dois doleiros dizerem que ele pagou US$ 16,5 milhões a Sérgio Cabral, ex-governador do Rio, o equivalente a R$ 52 milhões, em propina. O pagamento teria sido feito em troca de contratos com o governo estadual. Ele já foi denunciado nas investigações por corrupção e lavagem de dinheiro. (G1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.05.2017 15:08h
Feira de Santana

Sedeso encaminha moradores de quilombo a benefícios sociais

 

O Governo Municipal volta a intensificar ações visando ganhos na qualidade de vida dos moradores do quilombo Lucas da Feira, instalado em área da antiga fábrica Alimba, às margens da BR-116 Norte, próxima do campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). As intervenções foram iniciadas a partir de ações efetivas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), com encaminhamento de algumas famílias para acesso aos benefícios sociais. (Foto: Secretário da Sedeso Ildes Ferreira)

As ações são resultados de encontro entre os moradores e o prefeito José Ronaldo de Carvalho, ocorrida no dia 17 de abril. Em seguida, as secretarias de Desenvolvimento Social, de Serviços Públicos e de Educação visitaram o quilombo visando definir ações prioritárias emergenciais.

O secretário da Sedeso, Ildes Ferreira, ressalta que as ações no quilombo já foram iniciadas. “Estamos desenvolvendo trabalho de assistência social com encaminhamento para benefícios do Bolsa Família e o BPC (Benefício de Prestação Continuada) para deficientes e idosos”, informou.

Ildes Ferreira ressalta que o Governo Municipal, na gestão do prefeito José Ronaldo, já realizou outras intervenções nesta comunidade quilombola, ocupada desde 2013. Naquele período, o Governo Municipal desenvolveu ação encaminhando várias fam&ia...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.05.2017 14:44h
Propaganda antecipada

Senadora, prefeito e deputado vão pagar R$ 25 mil, cada um, por propaganda irregular

 

A senadora Lídice da Mata, o prefeito de Brumado, no sudoeste, Eduardo Vasconcelos, e o deputado estadual Marcos Viana, todos do PSB, terão de pagar multa de R$ 25 mil, cada um, por propaganda eleitoral antecipada. A sentença, do juiz Genivaldo Alves Guimarães, foi publicada nesta terça-feira (2), no Diário da Justiça Eletrônico. Conforme a decisão, os três participaram de uma atividade com caráter eleitoral, no dia 29 de junho do ano passado. (Foto ilustração)

O fato ocorreu antes ainda do período de convenção partidária [20 de julho a 5 de agosto] e da propaganda eleitoral, autorizada a partir de 16 de agosto do mesmo ano. A denúncia contra os acusados partiu do Ministério Público Eleitoral. “Pelo exposto, julgo procedente o pedido e condeno Eduardo Lima Vasconcelos, Marcos Aguiar Viana e Lídice da Mata e Souza. Considerando os meios utilizados para a propaganda, o grande número de eleitores influenciados, o fato de todos os condenados serem antigos políticos, familiarizados com as normas eleitorais e bem assessorados”, diz um trecho da sentença. (BN)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.05.2017 14:28h
Ajuda internacional

OAB pedirá ajuda a anistia internacional para conflito no maranhão

 

A comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai pedir ajuda a Anistia Internacional para intervir na disputa por terra entre índios e fazendeiros que ocorre na área do conflito no povoado Bahias, no município de Viana, a 220 km de São Luís. O confronto registrado no último domingo (30) deixou, segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) 13 feridos, mas a Secretaria de Estado da Saúde confirma sete. (Foto ilustração)

Três índios continuam internados no Hospital Clementino Moura, em São Luís. Um deles tem traumatismo craniano, o outro fraturas exposta causada por espancamento e o terceiro sofreu ferimentos graves nos dois antebraços e tem ferimentos pelo corpo e uma bala alojada no tórax. Segundo o advogado Rafael Silva, a Anistia Internacional pode cobrar do governo brasileiro o andamento dos processos administrativos em disputas que envolvam indígenas. “A Anistia Internacional ela pode exatamente cobrar o governo brasileiro para dar andamento a esses processos administrativos repercutindo, inclusive, isso internacionalmente porque a luta indígena ela se dá no mundo afora, as violações elas infelizmente acontecem em vários países e aqui no Maranhão tem sido até algo corriqueiro essas ameaças e, inclusive, morte de indígenas”, disse. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.05.2017 14:14h
Caixa Dois

Elmar Nascimento na lista da Odebrecht via Itaipava

 

O deputado federal baiano e presidente do Conselho de Ética da Câmara, Elmar Nascimento (DEM-BA), que diz rezar todos os dias “para não ter que cassar um colega“, pode ser um dos beneficiados pelo esquema de caixa 2 da Odebrecht via Itaipava, citada em março de 2016, como parceira da empreiteira. Ao menos 57 políticos, de acordo com O Estado de São Paulo, podem ter recebido, indiretamente, recursos oriundos de propina.

Ao total, a cervejaria realizou doações oficiais a 81 candidatos, dos quais 24 já são alvo da operação. O restante dos agentes públicos teve doações registradas na Justiça Eleitoral, assim como o democrata, ainda não foi citado nominalmente nos acordos de delação premiada.

A Itaipava, segundo Marcelo Odebrecht, ex-presidente da empreiteira era utilizada pela empresa que leva seu sobrenome como “laranja” do esquema de corrupção.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.05.2017 14:12h
"Ataque aos direitos trabalhistas"

Bancada ruralista quer trocar salário de trabalhador rural por alimento e moradia

 

Após a votação da reforma trabalhista na Câmara, a bancada ruralista se movimenta para alterar as leis que tratam da proteção dos direitos do trabalhador rural. A intenção é restringir o poder da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho e alterar normas para permitir, por exemplo, que o empregador deixe de pagar salário ao empregado do campo. Nesse caso, a remuneração poderá ser feita por “qualquer espécie”, como alimentação e moradia. As informações são do Valor Econômico.

Para não aumentar ainda mais a resistência à sua proposta, o relator da reforma trabalhista, Rogério Marinho (PSDB-RN), deixou de fora 192 mudanças legislativas reivindicadas pela bancada ruralista. Esses itens, agora, serão reaproveitados em um projeto do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT - foto), coordenador da frente parlamentar.

Segundo o Valor, o texto aumenta para até 12 horas a jornada diária por “motivos de força maior” e permite a substituição do repouso semanal dos funcionários por um período contínuo, com até 18 dias de trabalho seguidos. Autoriza, ainda, a venda integral das férias dos empregados.

Deputados e entidades ligados à agricultura familiar, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados (Contar) Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais (Contag), cla...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.05.2017 13:25h
Cervejaria "laranja"

Cervejaria apontada como laranja doou a 81 políticos

 

Pelo menos 57 políticos que estão fora das investigações da Operação Lava Jato podem ter recebido, por via indireta, recursos do esquema de caixa 2 da Odebrecht. O dinheiro, que soma cerca de R$ 5 milhões, foi distribuído como doação de campanha, entre 2010 e 2014, por empresas ligadas à cervejaria Itaipava, apontada em delações como parceira da empreiteira na entrega de propina a agentes públicos. (Foto ilustração)

No total, a Itaipava fez doações oficiais a 81 candidatos entre 2010 e 2014. Destes, 24 já são alvo da operação. Os demais receberam doações registradas na Justiça Eleitoral e, ao menos por enquanto, não foram citados nominalmente nos acordos de delação premiada firmados por executivos e ex-executivos da Odebrecht.

Mas, nos depoimentos, há indícios de que todas as doações da Itaipava foram, na verdade, repasses da Odebrecht. O próprio Marcelo Odebrecht, ex-presidente da empreiteira, confessou em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral que sua empresa usava a Itaipava como fachada para ocultar doações eleitorais a políticos.

Há ainda comprovação de que isso aconteceu em quatro casos, relacionados a doações recebidas pelo senador Aécio Neves (PSDB) pelo ex-ministro Aloizio Mercadante (PT), pelo ex-senador Demóstenes Torres (ex-DEM) e pelo PPS, presidido pelo atual ministro da Cultura, Roberto F...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.05.2017 12:29h
"Não atrapalha"

Líder do governo na Câmara minimiza impacto da greve geral nas reformas

 

O líder do governo na Câmara dos Deputados, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB - foto), afirmou na segunda-feira (1º), após uma reunião com o presidente Michel Temer, que a greve geral de sexta-feira (28) não deve atrapalhar as próximas votações.

Segundo o deputado, a avaliação da aprovação dos textos da reforma trabalhista, que aconteceu semana passada na Câmara, foi tida como "positiva".

Ribeiro acredita que a "ampla maioria" aprove a reforma da Previdência na comissão especial que debate o tema. Ele disse ainda que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, esclareceu aos líderes da base na Câmara e no Senado a importância da votação das reformas para a "consolidação do ajuste" que vem sendo promovido pelo governo, e para trazer mais "credibilidade" ao país.

Para Ribeiro, o que houve foram piquetes das vias estratégicas tentando impedir que as pessoas fossem ao trabalho", afirmou, ressaltando que os atos não devem ter grandes impactos nas votações.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.05.2017 12:14h
Mais uma

Dirceu tem nova denúncia na Lava Jato – propina de R$ 2,4 mi

 

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT- foto) foi denunciado de novo nesta terça-feira pela força-tarefa da Operação Lava Jato no Ministério Público Federal (MPF), agora por receber mais de 2,4 milhões de reais em propina. Os valores, oriundos de desvios na Petrobras, teriam sido utilizados, em parte, para financiar a assessoria de comunicação do petista durante o julgamento do mensalão, informou o MPF em comunicado. Esta é a terceira denúncia contra ele.

De acordo com os procuradores, a acusação trata de crimes de lavagem de dinheiro praticados entre abril de 2011 e outubro de 2014 para permitir o recebimento por Dirceu de vantagens indevidas das empreiteiras Engevix e UTC Engenharia. “É chocante que o ex-ministro-chefe da Casa Civil tenha usado dinheiro da corrupção na Petrobras para contornar os efeitos negativos da descoberta de seus crimes. É o crime sendo usado para reduzir os prejuízos do crime descoberto”, disse o procurador da República Júlio Noronha, em comunicado.

Além do petista, a denúncia desta terça-feira inclui Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, irmão de Dirceu, João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, e os empresários Gerson de Melo Almada e Walmir Pinheiro Santana, executivos da Engevix e da UTC. O caso é derivado uma outra ação, na qual o ex-ministro já foi condenado, com repasses fraudulentos de cerca de quinze milhões da Engevix para o seu grupo político, tendo como contr...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.05.2017 10:51h
Governo mais corrupto

Cresce percepção de corrupção no governo Lula, mostra Datafolha

 

Se logrou obter um aumento nas suas intenções de voto na mais recente pesquisa Datafolha, Luiz Inácio Lula da Silva (PT - foto) viu seu governo ser avaliado como o que mais registrou corrupção na história no mesmo levantamento, divulgado neste domingo, 30, pelo jornal Folha de S. Paulo.

Para 32% dos 2.781 ouvidos na quarta (26) e quinta (27), a gestão Lula (2003-2010) foi campeã no quesito. Em fevereiro de 2016, eram 20%; em dezembro de 2015, 17%; e em fevereiro de 2014, só 12%.

Em movimento inverso, a sucessora indicada por Lula, Dilma Rousseff (PT), caiu para o segundo lugar nessa avaliação negativa. Seu governo, eleito em 2010, reeleito em 2014 e impedido em 2016, foi o que mais teve corrupção para 22% dos ouvidos –contra 34% em 2016, 37% em 2015 e 20% em 2014.

Antes paradigma na imagem de corrupção, devido ao impeachment de 1992, a gestão Fernando Collor de Mello hoje é vista como a pior no quesito por 11% dos brasileiros, caindo de 29% em 2014. Fernando Henrique Cardoso (PSDB, 1995-2002) segue com boa avaliação: caiu de 13% em 2014 para 9% agora. (Do Portal NS) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.05.2017 10:24h
Jeremoabo - Bahia

Assessora legislativa é achada morta em casa; namorado é suspeito

 

Uma jovem, de 26 anos, foi encontrada morta na casa do namorado em Jeremoabo, no nordeste do estado. Izabelly Oliveira (Foto ilustração de rede social) era assessora na Câmara de Vereadores local. Segundo a Polícia Civil, via G1, o companheiro da vítima é suspeito pelo crime, que ocorreu na madrugada desta segunda-feira (1°). Conforme o delegado que investiga o caso, Ailton José de Souza, populares acionaram a Polícia Militar por conta de um incêndio na residência. Ao chegar no local, os agentes constataram o incêndio e encontraram o corpo de Izabelly Oliveira, parcialmente queimado. Um laudo feito pelo Instituto Médico Legal (IML) deve ajudar na apuração do caso. Investigações preliminares apontam que, antes do crime, o casal estava em uma festa na cidade. Até o momento, o namorado da vítima, de 22 anos, não foi encontrado. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.05.2017 10:04h
“Por dentro e por fora”

Marqueteira complica situação de Mantega em depoimento ao TSE

 

Em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a marqueteira Mônica Moura (Foto) complicou a situação do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega.

Ela contou ao relator do processo de cassação da chapa Dilma-Temer, ministro Herman Benjamin, que numa terceira reunião para definir o pagamento da campanha, acertou que parte do dinheiro destinado ao marqueteiro João Santana seria de caixa 2. E que esse valor pago por fora seria tratado diretamente por ele.


Na conversa, que segundo o relato também teve a participação do atual prefeito de Araraquara, Edinho Silva, que teria “uma parte por dentro e outra por fora”.

Segundo o relato de Mônica, Mantega disse na reunião que a “parte por dentro trate logo com Edinho”, então tesoureiro da campanha. “A parte por fora ele me encaminhou para conversar com a Odebrecht”, disse. Mônica ressaltou que “j[á tinha contato lá dentro” com o pessoal da Odebrecht.

Foi nesse depoimento que Mônica Moura disse que o acerto total foi de R$ 105 milhões: R$ 70 milhões pelo caixa oficial e outros R$ 35 milhões pelo caixa 2. A defesa de Guido Mantega tem negado as acusações que citam o ex-ministro da Fazenda. (Gerson Camarotti)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.05.2017 09:30h
Pressão no Congresso

Centrais sindicais prometem ocupar Brasília, hoje (2)

 

Em movimento conjunto, as centrais sindicais do país divulgaram neste 1º de maio um documento unificado em que criticam as reformas organizadas pelo governo Temer e prometem “ocupar Brasília” para pressionar o Congresso. Assinado pela CUT, CTB, CSB, UGT, Força Sindical e Nova Central, o documento chamado “A greve do 28 de abril continua” foi lido em todos os eventos do Dia do Trabalhador. “O dia 28 de abril de 2017 entrará para a história do povo brasileiro como o dia em que a maioria esmagadora dos trabalhadores disse NÃO à PEC 287, que destrói o direito à aposentadoria, NÃO ao PL 6787, que rasga a CLT e NÃO à lei 4302, que permite a terceirização de todas as atividades de uma empresa”, diz o início do documento. (web – foto ilustração)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.05.2017 09:19h
Coaraci - Bahia

Prefeito vai á Brasília em busca de soluções para o matadouro

 

Após a intervenção da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, ADAB, em Coaraci, no dia 21 de abril, o Prefeito Jadson Albano, esteve juntamente com o secretário de planejamento do município, Thiago Gonçalves, em Brasília buscando soluções para resolver o problema. (Foto ilustração)

A audiência promovida pelo deputado Leur Lomanto Junior, no gabinete do Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, teve como objetivo levar o projeto de um novo matadouro para a cidade. Após a entrega do documento à assessoria do Ministro, Coaraci entrou no planejamento de projetos do Governo Federal.

“Queremos devolver aos magarefes um local novo, limpo, com mais qualidade e segurança para a comercialização dos seus produtos. Com o apoio do Governo Federal em breve esperamos entregar o matadouro”, destacou o prefeito. (politicosdosuldabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.05.2017 09:05h
Ilhéus - Bahia

Ilhéus - Bahia Hospital Regional Costa do Cacau será inaugurado em junho

 

O Hospital Regional Costa do Cacau está pronto. Toda a parte de engenharia já se encontra em fase de revisão final. A maior obra estruturante na saúde pública no sul da Bahia nos últimos 35 anos tem previsão de ser inaugurada no fim do mês de junho. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas Boas, já foram iniciadas as licitações para compra de mobiliário e equipamentos de tecnologia. “Esta é uma fase complexa do projeto. São centenas de licitações colocadas em prática para o hospital poder funcionar”, afirmou. (Foto ilustração)

Neste sábado (29), Vilas Boas visitou as instalações do novo hospital ao lado do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, secretários municipais, vereadores e convidados. “Estamos diante de um dos mais importantes equipamentos da saúde pública da Bahia, um hospital de alta complexidade, elevado de resolutividade, que vai eliminar o gargalo no atendimento hospitalar de Ilhéus e do sul da Bahia”, afirmou o secretário.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre Sousa, que também é médico, definiu a obra como uma iniciativa histórica e disse estar diante de um modelo só comparável aos dos grandes hospitais do Brasil. “Tudo que foi executado aqui atende aos conceitos de excelência da medicina moderna. É uma obra para salvar vidas e essa grandiosidade vai estar à disposição da no...

Continue lendo »

 
Comente Ler Comentário (1)
 
Enviado por Jair Onofre - 02.05.2017 08:48h
Fim de prazo

Termina nesta terça (2) prazo para eleitor faltoso regularizar situação

 

Encerra-se nesta terça-feira (2) o prazo para o eleitor que não votou e não justificou a ausência nas três últimas eleições, ou não pagou as multas correspondentes, regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral. Após essa data, os eleitores nessa condição que não estiverem regulares correm o risco de ter o título cancelado. (Foto ilustração)

A legislação considera cada turno de votação um pleito em separado para efeito de cancelamento de título. O cancelamento automático do título de eleitor ocorrerá de 17 a 19 de maio de 2017.

O parágrafo 6º do Provimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 1/2017 estabelece que “será cancelada a inscrição do eleitor que se abstiver de votar em três eleições consecutivas, salvo se houver apresentado justificativa para a falta ou efetuado o pagamento de multa, ficando excluídos do cancelamento os eleitores que, por prerrogativa constitucional, não estejam obrigados ao exercício do voto”. As informações são da Assessoria de Imprensa do TSE.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.05.2017 08:35h
Barreiras - Bahia

Prefeitura cumprirá decisão liminar e buscará o diálogo para promover as melhorias à educação

 

A prefeitura de Barreiras recebeu com serenidade e procederá com respeito à decisão judicial prolatada na última sexta feira (28/04) pela Excelentíssima Juíza Federal de Barreiras, Dra. Gabriela Macedo. (Foto ilustração)

A Gestão buscará o diálogo com o Poder Judiciário e esclarecerá os objetivos pretendidos com o pedido de autorização legislativa para cessão do crédito decorrente dos precatórios do Fundef/Fundeb.

Segundo a Procuradoria Jurídica do Município, serão adotadas as medidas pertinentes ao cumprimento da decisão judicial e paralelamente apresentados os recursos cabíveis à espécie.

Na certeza de estar buscando o melhor caminho para a solução dos graves problemas enfrentados pela educação de Barreiras, a atual administração segue firme nos seus propósitos e reafirma sua confiança no Poder Judiciário e no esclarecimento total dos fatos evidenciados no processo. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.05.2017 08:16h
Crise na Venezuela

Proposta de constituinte "popular" de Maduro aprofunda crise na Venezuela

 

A oposição venezuelana vai reforçar sua estratégia nesta terça-feira ante a decisão do presidente Nicolás Maduro de convocar uma Assembleia Constituinte para mudar a Carta Magna, o que enfraquece seu objetivo de eleições gerais e aprofunda ainda mais o conflito político no país. (Foto ilustração)

Nas primeiras horas do dia, os opositores pretendem bloquear importantes vias do país. Um grande protesto está planejado para quarta-feira contra o que chamam de "golpe de Estado" e "fraude constitucional".

O Parlamento, único poder controlado pela oposição, discutirá durante a tarde os alcances da decisão de Maduro e anunciará ações para tentar aumentar a pressão internacional contra o governo.

Muito pressionado após um mês de protestos da oposição que exigiam sua saída do poder com eleições gerais, Maduro deu uma guinada na crise na segunda-feira ao convocar uma Constituinte "popular": os 500 integrantes da assembleia, no entanto, não serão eleitos pelo voto universal, e sim por setores sociais e por comunidades. (G1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.05.2017 08:16h
Caça aos infiéis

Temer reúne ministros e base aliada para discutir Previdência e inicia retaliação a infiéis

 

O presidente Michel Temer se reuniu na segunda-feira, feriado do Dia do Trabalho, com ministros e parlamentares da base aliada no Palácio da Alvorada para discutir estratégias para a aprovação no Congresso das reformas trabalhista e da Previdência e, segundo reportagens na mídia, decidiu retaliar deputados infiéis ao governo. (foto ilustração)

Participaram do encontro no feriado, entre outros, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles; o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); e o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), além do relator da reforma da Previdência na Câmara, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), segundo o Portal do Planalto.

De acordo com os jornais o Estado de S. Paulo e O Globo desta terça-feira, o governo decidiu exonerar pessoas indicadas por parlamentares da base aliada que votaram contra o governo em projetos importantes, como a reforma trabalhista, como forma de pressionar a base a aprovar a reforma da Previdência. O Diário Oficial da União desta terça-feira trouxe uma série de exonerações, sem detalhes sobre os motivos.

O Palácio do Planalto tem levantado caso a caso a situação dos partidos e deputados que votaram contra o governo na reforma trabalhista para tentar reverter votos contrários, e admite estender "por alguns dias" o cronograma da reforma da Previdência para não correr riscos, de acordo com fontes palacianas. A votação da reforma...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.05.2017 08:07h
Itabuna - Bahia

Diretório do PSC de Itabuna tem nova direção

 

O pastor Wesley Santana, ministro da Assembléia de Deus Madureira de Itabuna, assumiu nesse fim de semana a presidência do diretório municipal do PSC nessa cidade, com a missão de fortalecer o partido na região. A decisão foi tomada em reunião com a liderança estadual, que contou com a presença do presidente estadual do partido, Eliel Santana, o deputado estadual Heber Santana, o secretário geral Jorge Mendes e o secretário executivo Osny Bonfim.

O presidente Eliel Santana elogiou a competência do novo dirigente municipal, e explicou que o PSC de Itabuna será fortalecido com novas filiações e maior participação da juventude e das mulheres. Durante a reunião, que teve a participação de líderes da região, o deputado Heber Santana salientou que "o PSC não é um partido apenas de evangélicos, e as portas da legenda estão abertas a todos que comunguem princípios cristãos e estejam alinhados com a filosofia do partido".

A maratona do partido pelo interior da Bahia vai continuar, e já no mês de junho será realizado um encontro regional em Ilhéus, reunindo representações das cidades vizinhas. "Nossa meta é construir um partido cada vez mais forte e atuante, atento às demandas e necessidades da população do nosso vasto estado", afirmou Heber Santana. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.05.2017 06:38h
Delação Premiada

Palocci e Léo Pinheiro correm para entregar Lula

 

Há uma corrida tensa e silenciosa entre o ex-ministro Antonio Palocci e o empreiteiro Léo Pinheiro, ex-sócio da OAS, para ver quem fecha antes um acordo de delação premiada com a Lava Jato. O perdedor, no entanto, já é conhecido: Lula. Esvaziados em outros temas pela extensa delação dos executivos da Odebrecht, Palocci e Pinheiro estão dispostos a entregar o ex-presidente em troca de redução de pena. Seus advogados acreditam que os procuradores têm um vasto material, mas ainda buscam alguma prova contundente de que Lula sabia e comandava o esquema de corrupção na Petrobras. Palocci e Léo poderiam fornecer isso. (Leandro Loyola)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.05.2017 06:34h
Duvida

A resposta de Joaquim Barbosa quando perguntado se será candidato

 

A um interlocutor que lhe perguntou recentemente se seria candidato à presidência em 2018, Joaquim Barbosa respondeu: “Às vezes, penso que sim. Em outras horas, acho que não. Política é muito complicado”. (Mauricio Lima)

 

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
CMARA MUNICIPAL SO GONALO DOS CAMPOS
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2020

2019

2018

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia