Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você é a favor da terceira dose de vacina contra a covid - 19?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2018 11:18h
Eleições 2018

Alexandre Frota namora partido e pode concorrer às eleições

 

Não é só Valéria Monteiro, ex-apresentadora do Jornal Nacional, que se filiará ao PMN. Além dela, pré-candidata à Presidência, outros “figurões” namoram o partido. Um deles é o “ex-quase tudo” Alexandre Frota.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2018 11:03h
Feira de Santana

Pistas que protegerão lagoa do Subaé já estão quase prontas

 

A construção das duas pistas – para caminhada e ciclismo - que circundarão a Lagoa do Subaé já está praticamente concluída. Os 4,8 quilômetros delimitarão a área da lagoa e a protegerão de invasões, além de ser utilizados como espaços de lazer pelos moradores do bairro e visitantes. (Foto ilustração)

A preservação das lagoas é uma iniciativa inédita tomada pela Prefeitura de Feira de Santana. As pistas limitarão a área onde as residências poderão ser construídas, respeitadas a legislação ambiental que aborda o tema.

Entre as pistas – uma de concreto, para pedalar, e outra de brita, material mais confortável para caminhadas e corridas, várias árvores serão plantadas, criando-se, assim, um cinturão verde que contribuirá para amenizar o clima nos entornos das lagoas.

Recentemente, escavações às margens da Subaé descobriram uma nascente que, no futuro, vai contribuir para a formação de um manancial. “Acredito que muitas outras foram aterradas ao longo dos anos de abandono. É nosso dever procurar estas nascentes, reativá-las e direciona-las para a lagoa”, disse o secretário de Meio Ambiente, Sérgio Carneiro.

O secretário ainda disse que o projeto está focado na preservação e a conservação das lagoas que corre...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2018 10:28h
Eleições 2018

Instituto testa nome de Jaques Wagner em pesquisa sobre presidenciáveis pela primeira vez

 

Pela primeira vez em uma pesquisa sobre presidenciáveis, o Ipsos testou o nome do ex-governador baiano Jaques Wagner. Ele é cotado para ser o candidato do PT ao Palácio do Planalto caso o ex-presidente Lula não consiga concorrer. Os outros petistas listados na pesquisa são o próprio Lula e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. O resultado da pesquisa - realizada no início de janeiro com 1200 pessoas - será divulgado na terça-feira (30). (Expresso)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2018 10:23h
De olho em 2018

Por Planalto, Alckmin cogita apoio ao PSB em São Paulo

 

Determinado a fortalecer sua candidatura ao Planalto, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) já admite que seu partido perca o comando de São Paulo depois de 24 anos no poder. Em troca de apoio na campanha e com receio de que uma disputa entre aliados pelo governo paulista prejudique o projeto presidencial da legenda, aliados do governador articulam a construção de um palanque único no Estado, no qual os tucanos abririam mão da cabeça de chapa para apoiar o vice Márcio França (PSB).

A tese defendida pelos aliados mais próximos do governador é a de que o “projeto nacional é prioridade” para a sigla eleger Alckmin presidente e retomar o governo federal depois de 16 anos – mesmo que para isso seja necessário abrir mão do controle do Estado mais rico da Federação.

França, que vai assumir o governo em abril, quando Alckmin terá de renunciar para concorrer à Presidência, já lançou sua pré-candidatura e tem anunciado apoio de outras legendas. No PSDB, quatro nomes ainda postulam a candidatura, entre eles o prefeito da capital, João Doria.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2018 10:22h
De volta ao batente

De volta da Suíça, Temer terá semana cheia dedicada à reforma da Previdência

 

De volta de sua viagem a Davos, o presidente Michel Temer (foto) terá uma semana cheia e cancelou a viagem que faria a Portugal na próxima sexta-feira (2), por ocasião da 13ª Cimeira Brasil-Portugal. Segundo um assessor, o presidente decidiu não viajar para a cúpula bilateral para dedicar-se à reforma da Previdência. O governo precisa garantir os 308 votos necessários para aprovar a matéria, prevista para ser votada em 19 de fevereiro.

A reforma será assunto recorrente nos próximos dias. Na noite deste sábado (27), será exibida uma entrevista do presidente ao Programa Amaury Jr, da Band. Dentre outros assuntos está a reforma da Previdência. Este também será o foco da conversa entre o presidente e apresentador e empresário Silvio Santos, que será exibida na noite deste domingo (28). O presidente gravou na semana passada, sua participação no programa do empresário. (EB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2018 09:13h
Credito

Caixa suspende empréstimos a Estados sem garantia do Tesouro

 

Depois que as operações entraram na mira do Tribunal de Contas da União (TCU), a Caixa Econômica Federal anunciou nesta sexta-feira que suspendeu temporariamente a concessão de créditos destinada aos estados e municípios. A concessão desses empréstimos será reavaliada por determinação do Conselho de Administração da Caixa diante do novo plano de reforço do capital do banco.

Em comunicado, a Caixa informa que a concessão de crédito com garantias da União e para companhias de saneamento permanece inalterada. Essa concessão está restrita aos limites impostos pelo Conselho Monetário Nacional para empréstimos de todo o setor público. (Estadão)



 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2018 08:27h
Eleições 2018

Lula diz que não respeitará a decisão da Justiça e será candidato

 

Em ato político que aprovou sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto, quinta-feira (25), em São Paulo, Lula conclamou os militantes a uma ofensiva nas ruas para defendê-lo e pregou o enfrentamento político. “Esse ser humano simpático que está falando com vocês não tem nenhuma razão para respeitar a decisão de ontem”, referindo-se à manutenção de sua condenação pelo TRF-4ª Região Sul, que ainda aumentou a pena para 12 anos e um mês. (Colaboração do Estadão)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2018 08:22h
Eleições 2020

Carlos Geilson: "Eleição de prefeito passa por uma discussão do grupo liderado por José Ronaldo"

 

Depois de divulgado pelo site Bahia na Política a existência de uma lista já com sete nomes na disputa eleitoral para prefeito em 2020,em Feira de Santana, incluindo inclusive o do deputado estadual Carlos Geilson (PSDB-foto), o mesmo fez a seguinte observação. “Fico honrado com a lembrança do meu nome, mas sou candidato a deputado estadual. A eleição de prefeito em 2020, que está longe, passa por uma discussão do grupo liderado pelo prefeito José Ronaldo e não pode ser um projeto pessoal”.


 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2018 08:20h
Sítio de Atibaia

Sérgio Moro deve dar segunda sentença a Lula em março

 

É possível que até o final do mês de março o juiz Sergio Morou publique a sentença no processo em que o ex-presidente Lula recebeu R$ 870 mil das empreiteiras Odebrecht e OAS em reforma de um sítio em Atibaia (SP). Uma segunda condenação é dada como praticamente certa por quem conhece o processo, tido como mais bem detalhado e com mais evidências do que o próprio caso triplex do Guarujá (SP), no qual Lula foi condenado em segunda instância pelo TRF-4, quarta-feira (24). O ex-presidente ainda enfrenta mais quatro processos, que vão de formação de quadrilha a obstrução da Justiça, que estão tramitando em outras varas e no STF.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2018 08:18h
De olho nas eleições 2018

José Ronaldo e Sérgio Carneiro deverão deixar a Prefeitura

 

Até o momento na Prefeitura de Feira de Santana, com o advento das eleições de outubro de 2018, apenas o prefeito José Ronaldo que deverá ir para a chapa majoritária na disputa estadual, e o secretário de Meio Ambiente, Sérgio Carneiro (PV), deverão deixar o Poder Executivo. (Foto ilustração: Sérgio Carneiro e José Ronaldo)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2018 08:14h
Nada comum

Targino Machado diz que ACM Neto é um grande homem público

 

Aniversariante de ontem, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), teve várias declarações de felicitações nas redes sociais. Destaque para o deputado estadual Targino Machado (PPS), que não é nada comum: “Hoje ACM Neto, prefeito de Salvador, celebra mais um ano de vida e eu não poderia deixar de parabenizar esse grande homem público que tanto trabalha em prol dos baianos!”
      

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2018 08:10h
Em fevereiro

STF deve julgar ADI que proíbe venda de cigarros com aroma e sabor

 

O STF deve julgar em fevereiro a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4874 contra resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proíbe a venda de cigarros com aroma e sabor. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) sustenta que a medida não vai diminuir o consumo do produto e ainda deverá estimular o mercado ilegal.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2018 07:45h
Feira de Santana

Fórum Filinto Bastos é reinaugurado sem a presença de muitas autoridades

 

Diferente do Fórum da cidade de São Gonçalo dos Campos, que foi inaugurado terça-feira (23) com as presenças da presidente do TJ-BA, Governador do Estado, presidente da ALBA e um bom número de deputados, prefeitos e vereadores, o Fórum Desembargador Filinto Bastos, em Feira de Santana, foi reinaugurado ontem pela manhã pela desembargadora Nágila Brito, que representou a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, e pelo Juiz Armando Duarte Mesquita Júnior, diretor substituto do Fórum. Presentes apenas o prefeito em exercício Colbert Martins, o vereador Roberto Tourinho (PV), representando a Câmara Municipal, e o procurador do Município de Anguera, Guga Leal. (Foto: Acorda Cidade)

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2018 07:30h
Pós-julgamento de Lula

Humberto Costa prega abertamente a "desobediência civil"

 

O senador petista Humberto Costa (PE) prega abertamente a “desobediência civil”, após a condenação do ex-presidente Lula: “Se não fizermos isso, estaremos comprometendo as futuras gerações do Brasil”, defende.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2018 07:15h
Carnaval de Salvador

Coube à Federação das Entidades Carnavalescas manter o Rei Momo de 2017

 

Apesar da organização do carnaval ser da Prefeitura, a determinação de não haver concurso para Rei Momo em 2018, mantendo o escolhido do ano passado, Alan Cerqueira Nery (foto), foi da Federação das Entidades Carnavalescas e Culturais. Nem por isso o eterno Rei Momo de Feira de Santana, Dilsinho, deixou de protestar.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2018 17:36h

Bandeira tarifária da conta de luz em fevereiro será verde, sem cobrança extra

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou hoje (26) que a bandeira tarifária de fevereiro continuará verde, o que significa que não haverá cobrança extra nas contas de luz. A manutenção da bandeira verde havia sido anunciada pelo diretor-presidente da agência, Romeu Rufino, na última terça-feira (23). (Foto ilustração)

Segundo Rufino, o volume de chuvas nos meses de dezembro e janeiro permitiu a manutenção da bandeira verde, por causa da melhora no nível dos reservatórios das hidrelétricas.

As bandeiras tarifárias amarela e vermelha, com cobrança adicional na conta de luz, são acionadas quando as termelétricas a gás, mais caras, precisam ser colocadas em funcionamento para produção de energia elétrica.

Em outubro e novembro de 2017, vigorou a bandeira vermelha patamar 2, a mais alta prevista pela agência. Em outubro, o acréscimo foi de R$ 3,5 a cada 100 kilowatt/hora (kWh) consumidos no mês. Em novembro, o valor adicional, reajustado pela agência, passou para R$ 5 a cada 100 kWh.

Já em dezembro, em razão do início do período chuvoso, a agência reguladora determinou a cobrança da bandeira vermelha patamar 1, com cobrança extra de R$ 3,00 a cada 100 kWh.

 
Comente Ler Comentário (1)
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2018 16:30h
Poderia fugir ou exilar-se

Juiz que proibiu Lula de deixar o país vê risco de fuga após condenação em segunda instância

 

O juiz Ricardo Leite, que determinou nesta quinta-feira (25) a apreensão do passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou em sua decisão ver risco de fuga e asilo político no exterior para o petista após a condenação em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro. (Foto ilustração)

No despacho em que aceitou o retenção do documento, já entregue à Polícia Federal pela defesa, Leite considerou que a Etiópia, país para o qual Lula viajaria nesta sexta-feira (26) não possui acordo de extradição com o Brasil.

A defesa do ex-presidente entregou o passaporte de Lula nesta sexta-feira (26) à Polícia Federal em São Paulo. Lula cancelou viagem que faria à Etiópia, na África, onde participaria de uma reunião da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a fim de discutir propostas de erradicação da fome no continente africano antes de 2025. (g1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2018 16:00h
Efeito Lula

PR e PP definirão novas alianças após decisão do TRF

 

A condenação do ex-presidente Lula mudou completamente o cenário político e pode fazer com que vários aliados procurem novas alianças nos próximos dias. A avaliação geral é que, mesmo com a possibilidade mínima de o petista ser candidato, ninguém vai querer se unir a um projeto político indefinido juridicamente. A tendência é que as legendas lancem candidatos próprios ou se alinhem em outros grupos políticos. O PR, por exemplo, dificilmente caminhará junto com o PT sem a presença do líder da legenda. “A questão do PR não é com o PT, e sim com Lula, entendeu? Na medida em que ele sai do páreo, o PR agora está livre para buscar outras novas alianças”, adianta do deputado federal José Rocha (PR), à Tribuna. “Agora vamos ver quais são as opções. Vamos conversar. A situação presidencial estava polarizada entre o Lula e o candidato anti-Lula, que é o Jair Bolsonaro. Os outros estavam como ‘japoneses’. Vamos agora analisar as outras opções. Têm Rodrigo Maia e Geraldo Alckmin [como presidenciáveis], que são os mais visíveis”, completa ele, que descarta qualquer possibilidade de a legenda se aliar a Bolsonaro. (Foto ilustração)

Indagado se já houve alguma sinalização de outras legendas que desejam se aglutinar ao PR, Rocha negou. “Não houve conversa nenhuma. Isso que estou falando para você é com base no quadro que est&a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2018 15:30h
Perdeu mais uma...

Ministro do STJ nega habeas corpus preventivo em favor de Lula

 

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins (foto) negou hoje (26) pedido de habeas corpus preventivo em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O pedido foi protocolado ontem no STJ por advogado chamado John Lennon Silvestre de Melo, que não atua como representante de Lula.

O advogado alegou que a execução da pena imposta contra o ex-presidente, conforme decisão tomada nesta semana pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, não pode ocorrer porque ainda cabem recursos nos tribunais superiores, entre eles, o Supremo Tribunal Federal (STF), que deve discutir novamente, neste ano, a questão da prisão para cumprimento de condenação após o julgamento de todos os recursos em segunda instância.

Ao analisar o caso, o ministro entendeu que não há urgência para justificar o deferimento de liminar em favor de Lula porque o TRF assegurou que a execução pena não será imediata e deve aguardar mais um recurso, os embargos de declaração. No entanto, Martins decidiu ouvir a defesa do ex-presidente sobre a questão.

“Considerando que a análise da questão pode se confundir com o mérito de futura tese defensiva do paciente, recomenda-se que se ouça o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a conveniência do pedido”, decidiu o ministro.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2018 15:07h
Sudoeste da Bahia

Em Vitória da Conquista, Rui entrega nova emergência do hospital geral

 

 O sudoeste baiano recebeu mais um reforço na saúde, com a entrega da nova emergência do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), que também atende moradores de cidades vizinhas. A inauguração foi realizada nesta sexta-feira (26), pelo governador Rui Costa. Com investimento de R$ 11 milhões, entre obras e equipamentos, o novo espaço conta com 39 leitos, além de uma sala para atendimento de pacientes com infarto agudo do miocárdio, capacitando a unidade de saúde para atender casos de urgência e emergência de alta complexidade. (Foto ilustração)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2018 14:30h
Plantão biométrico

Recadastramento ocorre neste fim de semana em Feira de Santana

 

Neste sábado (27/1), o serviço de recadastramento biométrico estará disponível na cidade de Feira de Santana. E os cidadãos que ainda não atualizaram os dados eleitorais poderão realizar o procedimento no Fórum Eleitoral da cidade, das 8h às 18h. O término da biometria na região será no próximo dia 31 de janeiro – sem previsão de prorrogação. (Foto ilustração)

Faltando apenas cinco dias para o encerramento do recadastramento biométrico, mais de 114 mil eleitores feirenses estão pendentes com a convocação obrigatória da Justiça Eleitoral. De acordo com dados mais recentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o momento, 301.248 pessoas tiveram as digitais coletadas. Feira de Santana conta com um total de 415.627 eleitores.

O sistema biométrico foi implantando pelo TSE para garantir que o processo de votação eletrônica fique mais seguro. O método identificará cada pessoa por meio da assinatura, das impressões digitais e do reconhecimento facial. (Ascom TER-BA)

Vale lembrar que, para realizar o recadastramento biométrico, o cidadão deve apresentar um documento original com foto (RG, CNH ou Carteira Profissional) e comprovante de residência atualizado (emitido, no máximo, há três meses).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2018 13:56h
Arrecadação de impostos

Após 3 anos de queda, arrecadação federal avança 0,6% em 2017, para R$ 1,34 trilhão

 

A arrecadação de impostos e contribuições federais somou R$ 1,34 trilhão em 2017 e, com isso, registrou uma alta real de 0,59%, segundo números divulgados pela Secretaria da Receita Federal nesta sexta-feira (26). (Foto ilustração)

O resultado positivo aconteceu após três anos de queda real. Esse foi o melhor resultado, para um ano fechado, desde 2015.

O aumento na arrecadação aconteceu depois de o governo ter elevado, em julho, a tributação (PIS e Cofins) sobre gasolina, diesel e etanol. Naquele momento, a área econômica informou que a estimativa era de arrecadar R$ 10 bilhões a mais em 2017 com o aumento.

A decisão do governo de editar um novo Refis, que, segundo a Receita Federal, somou R$ 26 bilhões em arrecadação no ano passado.

Outro fator que impulsionou o crescimento da arrecadação, em 2017, foi a receita com "royalties" do petróleo (por conta da alta da produção e do preço do produto no mercado internacional). A alta foi de 51%, para R$ 36,94 bilhões (R$ 12,5 bilhões a mais do que em 2016).

Além disso, o retorno da atividade econômico, com o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), também ajudou a arrecadação. No ano passado, de acordo com a Receita Federal, a produção industrial avançou 2,18%, as vendas de bens e serviços subiram 2,58%, a mas...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2018 12:16h
Principio de reciprocidade

Espanha declara embaixador da Venezuela em Madri persona non grata

 

O governo da Espanha declarou hoje (26) persona non grata o embaixador da Venezuela em Madri, em uma resposta "proporcional" e "de reciprocidade" à mesma medida adotada nessa quinta-feira (25) pelas autoridades de Caracas. A informação é da Agência EFE. (Foto ilustração)

A medida, do Executivo de Mariano Rajoy, é uma resposta à decisão da Venezuela de dar um prazo de 72 horas ao embaixador espanhol em Caracas para que deixe o país, após ter sido declarado persona non grata por "ingerência em assuntos internos".

O porta-voz do Gabinete espanhol, Íñigo Méndez de Vigo, disse, em entrevista, após a reunião semanal do Gabinete, que o país quer manter boas relações com a Venezuela e "lamenta" a medida contra o embaixador em Caracas.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2018 11:40h
Canavieiras

Tribunal Regional Eleitoral da Bahia julga recurso de prefeito cassado

 

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) irá apreciar na segunda-feira (29) os recursos do prefeito de Canavieiras, Clóvis Roberto de Almeida (foto), conhecido como Dr. Almeida. Ele foi cassado por, na eleição de 2016, incorrer em diversas irregulares que foram apontadas pelo Ministério Público.

Por não ter sido condenado em segunda instância — como pode acontecer nesta segunda, ele ainda administra o município. Segundo a denúncia do MP, acatada pelo juiz eleitoral da cidade, o prefeito e o vice omitiram despesas na prestação de contas ao contratar, durante o pleito, trio elétrico.

Além disso, o gestor foi flagrado em ato de distribuição de combustíveis a eleitores, confirmado em juízo pelo coordenador da campanha e pelo dono do posto. O investigado escondeu, ainda, nas contas apresentadas à Corte Eleitoral, a nota fiscal de R$ 20 mil, referentes ao fornecimento de combustíveis, importância que corresponde a aproximadamente 82% de todo gasto da campanha de Dr. Almeida. (BN)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2018 11:32h
Salvador

Detran-BA é alvo de ação na Justiça por contratação de empresa sem seleção

 

O Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Gepam) do Ministério Público do estado da Bahia (MP-BA) entrou com uma ação na Justiça contra o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), a Associação Baiana de Clínicas de Trânsito e a Prestadora de Serviços Internet Ltda. (Foto ilustração)

Na ação civil pública, com pedido de liminar, os promotores de Justiça Adriano Assis, Célia Boaventura e Rita Tourinho pedem que a Justiça declare nulo o contrato firmado entre a Abctran e a Criar, determinando que o Detran o suspenda e passe a prestar o serviço diretamente ou por meio de terceiro, mediante licitação ou contrato emergencial, se for o caso.

O contrato tem como objeto o serviço de coleta e armazenamento de digitais para primeira concessão e também renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e de comparação biométrica com as digitais já existentes no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia, além de divisão “equitativa, imparcial e aleatória” para realização das perícias médicas e psicológicas segundo informações do Bocão News.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2018 11:20h
Recôncavo da Bahia

Prefeitura de Santo Antônio de Jesus divulga nota em resposta a ACESAJ relacionado ao IPTU

 

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus emitiu nota nesta última quinta-feira (25), em resposta a Associação Comercial e Empresarial (ACESAJ) em relação a atualização do IPTU (Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana) no município. Em assembleia no auditório da ACESAJ, os associados decidiram por unanimidade, o ingresso de uma ação judicial contra a administração municipal visando cancelar o aumento do IPTU considerado por muitos empresários, “abusiva”. Por esse motivo, o município de Santo Antônio de Jesus, através da Procuradoria Municipal e da Secretaria da Fazenda esclareceu, em nota, que a revisão da Planta Genérica de Valores, base de cálculo do IPTU, foi efetivada atendendo a todos os princípios constitucionais do direito tributário e administrativo dentre eles legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e transparência. (infosaj)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2018 11:00h
Interior baiano

Com crise instalada, cresce campanha pela volta de Dr. Igor em Tucano

 

O município de Tucano passa por uma crise talvez sem precedentes. Atrasos de salários de servidores, comunidades sem abastecimento de água, aumentos exorbitantes e arbitrários de taxas pagas pela população, mau funcionamento dos serviços públicos, descumprimento de leis e, a cada momento, surgem novas denúncias de abuso de poder por parte do prefeito. (Foto ilustração)

Em assembleia realizada nesta quarta-feira, 24 de janeiro, os profissionais do magistério decidiram que não participarão, pelo segundo ano consecutivo, da Jornada Pedagógica 2018, programada para os dias 05, 06 e 07 de fevereiro, e realizar na sexta-feira, dia 26 de janeiro, manifestação em praça pública “em repúdio ao que estamos vivendo de negativo na educação pública de Tucano”, escreveu o sindicato da categoria em nota oficial divulgada. (resenhalocalnoticias)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2018 10:48h
Déficit acima da estimativa

Contas externas fecham 2017 com saldo negativo de US$ 9,8 bilhões

 

As contas externas fecharam 2017 com saldo negativo. O déficit em transações correntes, que são as compras e as vendas de mercadorias e serviços e transferências de renda do país com o mundo, ficou negativo em US$ 9,8 bilhões, informou hoje (26) o Banco Central (BC). O valor equivale a 0,48% do Produto Interno Bruto (PIB). (Foto ilustração)

O déficit ficou acima da última estimativa do BC para o ano. Em dezembro, a projeção para o déficit em transações correntes neste ano foi reduzida de US$ 16 bilhões para US$ 9,2 bilhões. O valor de 2017 ficou abaixo do ano passado. Em 2016, o déficit foi de US$ 23,5 bilhões. Foi o menor desde 2007, quando o país registrou resultado positivo de US$ 408 milhões. Em 2008, o país começou a apresentar déficit, com US$ 30,6 bilhões negativos.

No ano, a balança comercial ajudou a reduzir o déficit, ao apresentar superávit de US$ 64 bilhões. Por outro lado, a conta de serviços (viagens internacionais, transportes, aluguel de equipamentos, seguros, entre outros) apresentou resultado negativo de US$ 33,8 bilhões. (Fonte: Banco Central)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2018 10:07h
Mercado de trabalho

Brasil fecha 20,8 mil postos formais de trabalho em 2017, diz governo

 

A economia brasileira fechou no ano passado 20.832 postos de trabalho formais, ou seja, com carteira assinada, informou nesta sexta-feira (26) o Ministério do Trabalho. (Foto ilustração)

O número é a diferença entre as contratações (14.635.899) e as de demissões (14.656.731) registradas no ano de 2017, e tem como base o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Esse foi o terceiro ano consecutivo com perda de vagas formais. Apesar disso, o resultado do ano passado foi o melhor em três anos, ou seja, desde 2014 - quando foram criadas 420,69 mil vagas de trabalho.


"Para os padrões do Caged, esta redução em 2017 é equivalente à estabilidade do nível de emprego, confirmando os bons números do mercado na maioria dos meses do ano passado e apontando para um cenário otimista neste ano que está começando", declarou o ministro do Trabalho substituto, Helton Yomura, por meio de nota à imprensa.

Com o corte de vagas em 2017, o Brasil fechou o ano com um estoque de 38,29 milhões de empregos formais existentes. Esse é o estoque mais baixo desde o final de 2011, quando 38,25 milhões de pessoas ocupavam empregos com carteira assinada no país.

Ao final de 2016, o Brasil tinha 38,32 milhões de pessoas trabalhando com carteira assinada.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2018 09:56h
Alagoas

Silêncio de Renan após sentença de lula expõe sua reeleição ameaçada

 

Exatamente uma semana depois de publicar vídeo defendendo que o ex-presidente Lula fosse inocentado pela Justiça e mantido na disputa pela Presidência da República, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL - foto) permanece calado desde a confirmação e ampliação da condenação do petista por corrupção e lavagem de dinheiro. Mas seu silêncio foi eloquente ao sinalizar o momento crítico por que sua própria campanha a reeleição deverá passar, se Lula for preso e ou ficar fora da disputa presidencial.

Nas palavras de Renan, divulgadas em vídeo do dia 18, a disputa eleitoral sem Lula fica “capenga”. Mas quem deve mancar mesmo é o senador, sem ter o petista servindo de muleta a sustentar o peso de seu desgaste político perante o eleitor, causado por mais de dez investigações relacionadas à Operação Lava Jato. Seu filho homônimo e governador de Alagoas, adotou a mesma retórica muda, apenas cinco meses depois de ciceronear em Alagoas, junto com o pai, a caravana do ex-presidente condenado e, agora, ficha suja.

Renan Calheiros recolheu as velas de sua embarcação e estuda o cenário nebuloso do momento, assim como fez na reta final do processo de impeachment de Dilma, quando decidiu votar pela queda da ex-aliada petista, e quando o presidente Michel Temer (PMDB) teve alavancada sua impopularidade. Espera calado, por ser perito em analisar cenários sombrios nos quais foi inserido de tempos em tempos na sua vida pública.<...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2018 09:35h
Em caso de prisão

Preso, Lula pode manter regalias de ex-presidente

 

A legislação sequer prevê o que acontecerá com as regalias de ex-presidente de Lula, quando ele passar a cumprir sua sentença de 12 anos e 1 mês de cadeia por corrupção e lavagem de dinheiro. A Lei não prevê o cancelamento de regalias bancadas pelo governo. Até quando no exterior, Lula é acompanhado por assessores pagos pelo governo. Mesmo preso, é provável que ele ainda receba os benefícios. (Claudio Humberto)

 
Comente Ler Comentário (1)
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2018 09:20h
Interior da Bahia

Prefeitos defendem uma Frente Parlamentar Municipalista da Bahia

 

A dificuldade financeira em manter o pleno funcionamento dos serviços públicos municipais levaram os prefeitos a se reunir nesta quarta-feira, 24, com o vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, Glademir Aroldi, na sede da Amurc. Do encontro, saiu a proposta de pactuar junto aos senadores, deputados federais e estaduais a criação de uma Frente Parlamentar Municipalista na Bahia, para que, projetos como a reformulação do Pacto Federativo tenham encaminhamento célere no Congresso Nacional. (Foto ilustração)

Em uma carta do presidente Amurc Antônio de Anízio, que também é prefeito de Itacaré, destinada aos demais prefeitos no Sul da Bahia, ele relata que a gestão municipal, cada vez mais submissa e mal remunerada, tem levado os gestores púbicos ao impedimento administrativo, sendo alvos da justiça. “Se fossemos remunerados de acordo com o valor investido, teríamos aumento nas receitas e, consequentemente, o equilíbrio das contas municipais”, ressalta.

Pensando nisso, a Amurc, com o apoio dos prefeitos da região estará apresentando a proposta de criação de uma Frente Parlamentar Municipalista ao presidente da União dos Municípios da Bahia – UPB, com o objetivo de incentivar o demais gestores a somar esforços com os seus deputados. A partir daí, influenciar a Base Parlamentar Municipalista, já formada no Congresso Nacional para dar andamento aos projetos da classe municipal.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2018 09:05h
Itabuna

Movimento promove manifestação contra o aumento da passagem de ônibus

 

A frente de luta contra o aumento da passagem realizará uma manifestação contra o aumento da tarifa do transporte público em Itabuna. O aumento de R$ 2,85 para R$ 3,30 foi autorizado pela prefeitura no último dia 09/01, e passa a valer a partir do dia 09 de fevereiro. (Foto ilustração)

O movimento é uma iniciativa de estudantes, trabalhadores, sindicatos e usuários do transporte público. Os integrantes do movimento questionam os critérios adotados pela prefeitura para autorizar o aumento, visto que não houve transparência na divulgação da tabela de custos por parte das empresas, e o relatório da própria prefeitura apontou para um valor abaixo do autorizado pelo prefeito. O conselho municipal de transporte já havia autorizado anteriormente o aumento, outro ponto questionado pelo movimento foi o voto favorável ao aumento dos representantes da associação dos usuários de transporte público e da associação dos estudantes secundaristas de Itabuna.

As ações do grupo tiveram início durante a lavagem do Beco do Fúxico, com o bloco “Carnaval do arrocho, passagem a R$ 3,30 é um roubo”, e se estendem até o dia da manifestação. A concentração da manifestação será na praça do bairro São Caetano na próxima terça-feira (30/01), a partir das 09:30h. Mais informações podem ser obtidas na página do movimento no facebook (www.facebook.com/c...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2018 08:56h
Itarantim

Prefeito do DEM se aproxima de Rui e pode abandonar Lúcio vieira lima

 

O prefeito de Itarantim, Paulo Construção (DEM) pode abandonar o seu partido para apoiar a reeleição do governador Rui Costa (PT). Ele foi recebido pelo governador e teria confidenciado para alguns amigos que a tendência é apoiar a reeleição do governador. (Foto ilustração)

Paulo Construção esteve acompanhando na audiência com o governador do deputado estadual Joseildo Ramos (PT) e do ex-prefeito de Serrinha, Osni Cardoso (PT). Segundo uma fonte, o prefeito pode apoiar Joseildo Ramos para deputado federal, abandonando assim Lúcio Vieira Lima (PMDB), que foi seu deputado em 2014.

Osni Cardoso que tem grande influência na região, está articulando para ter o apoio do prefeito na sua candidatura para deputado estadual, mas a missão é difícil, pois o alcaide tem compromisso com Sandro Regis (DEM).

Vale lembrar que a rejeição do prefeito está enorme segundo pesquisas, seus candidatos não serão bem votados na eleição deste ano. (Com informações do: politicosdosuldabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2018 08:13h
Fim do prazo

Prazo para microempreendedor regularizar situação acaba hoje

 

Os microempreendedores individuais (MEI) em atraso com o governo têm até hoje (26) para regularizar a situação. O prazo para quitar ou parcelar as dívidas estava previsto originalmente para acabar na terça-feira (23), mas foi adiado para esta sexta. (Foto ilustração)

Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), os profissionais autônomos terão até as 23h59min59s de hoje para pagar os tributos devidos à Receita Federal ou aderir ao parcelamento dos débitos em até 60 meses (cinco anos) e pagar a primeira parcela. Após esse período, os microempreendedores terão o Cadastro Nacional Pessoa Jurídica (CNPJ) excluído do programa.

A relação dos CNPJ suspensos está no Portal do Empreendedor. De acordo com o MDIC, cerca de 1,4 milhão de microempreendedores estão ameaçados de serem excluídos do programa. Eles não pagaram os impostos nos últimos três anos e estão com as declarações anuais do Simples Nacional em atraso, o que equivale a 18,9% dos 7,574 milhões de CNPJ inscritos.

Regime especial de tributação instituído em 2011, o MEI permite o pagamento simplificado de tributos por profissionais autônomos que faturem até R$ 81 mil por ano e contratem no máximo um empregado. Nesse programa, o profissional recolhe mensalmente 5% de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (I...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2018 08:02h
Crise diplomática

Venezuela dá 72 horas para embaixador da Espanha abandonar o país

 

O Governo da Venezuela deu oficialmente um prazo de 72 horas ao embaixador espanhol em Caracas para que abandone o país após ser declarado persona non grata. A informação é da Agência EFE. (Foto: Nícolas Maduro, presidente da Venezuela)

Fontes do Ministério espanhol de Relações Exteriores confirmaram que o embaixador Jesús Silva Fernández recebeu há algumas horas um comunicado oficial no qual a Venezuela lhe declara persona non grata e lhe concede 72 horas para abandonar o país.

A decisão do Governo de Nicolás Maduro foi anunciada na quinta-feira (25) pelo ministro de Assuntos Exteriores venezuelano, Jorge Arreaza, que publicou um comunicado por meio do Twitter.

A expulsão do diplomata espanhol ocorre dois dias depois que o Executivo venezuelano chamou para consultas seu embaixador em Madri, Mario Isea, devido ao que qualificou de "agressão injerencista e colonialista" do Governo da Espanha.

Além disso, a Venezuela entregou uma "contundente" nota de protesto a diplomatas da União Europeia credenciados no país pelas sanções comunitárias contra sete altos funcionários da nação sul-americana.

Desde Davos, onde assistia ao Fórum Econômico Mundial, o ministro espanhol de Relações Exteriores, Alfonso Dastis, apontou ontem que a Espanha responderá "com proporcionalidade e reciprocidade&q...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2018 07:03h
Operação Zelotes

Antes de viagem à Etiópia, Justiça proíbe Lula de deixar o país

 

No dia seguinte à condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em segunda instância na Operação Lava Jato, o juiz federal Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, determinou a apreensão do passaporte do petista e o proibiu de viajar à Etiópia na madrugada desta sexta-feira. Na capital do país africano, Adis Abeba, Lula participaria de um encontro sobre combate à fome organizado pela Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A decisão não tem relação com o julgamento concluído ontem no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

A Polícia Federal (PF), à qual cabe cumprir a decisão do magistrado, foi orientada pelo Ministério da Justiça a comunicar ao ex-presidente na casa dele, em São Bernardo do Campo (SP), para “evitar constrangimentos”. “O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, comunicou por telefone, na noite desta quinta (25) ao ministro da Justiça, Torquato Jardim, da decisão da Justiça Federal de impedir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de sair do país. O ministro orientou Segóvia a dar ciência ao ex-presidente na casa dele, de modo a evitar constrangimentos”, diz nota da pasta.  A proibição de Lula deixar o país foi decretada a partir de um pedido do Ministério Público Federal (MPF) do Distrito Federal em uma açã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2018 06:57h
Eleições 2018

Deputado Zé Neto diz que "eleição sem Lula é fraude"

 

Após ter conhecimento de que Lula teve sua condenação de primeira instância mantida pelo TRF - 4ª Região Sul, fato ocorrido quarta-feira (24), o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa Zé Neto (PT) deu a seguinte declaração: “Eleição sem Lula é fraude! Continuaremos na luta que hoje só recomeça! O resultado do TRF - 4 é mais um capítulo de um cenário nebuloso para a política nacional, para as nossas instituições, para a nossa Democracia e para o Estado de Direito. Um resultado que, além de injusto e desprovido de prova material, e até circunstancial, excedeu a dose ao ampliar a punição ao nosso presidente Lula. Mas ainda estamos a viver mais um capítulo de um processo de luta, que se fortalece ainda mais com os ecos das ruas e a força do nosso povo”.

 

 
Comente Ler Comentário (1)
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2018 06:52h
Federal e estadual

Ajuda do Fundo Eleitoral só em agosto para os candidatos

 

Se engana quem pensa que a ajuda financeira do Fundo Eleitoral, virá para os candidatos a deputado, estadual ou federal, antes das convenções. É critério para disponibilização a oficialização da candidatura e isso só ocorrerá no mes de julho. Ou seja, ajuda mesmo só depois do dia 15 de agosto, quando encerra o prazo de definições de candidaturas.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2018 06:47h
Feira de Santana

É grande o número de poços artesianos perfurados sem fiscalização

 

Um alerta feito pelo jornal Folha do Estado deve deixar as autoridades que fiscalizam a exploração de recursos hídricos atentas em Feira de Santana. O grande volume de poços artesianos clandestinos, perfurados para atender condomínios e restaurantes no Município.

 

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
Lindiomar - Cerveja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2021

2020

2019

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia