Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acha que as mensagens divulgadas no site The Intercept Brasil sobre Sergio Moura são verdadeiras?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Senador Otto Alencar

“Se extinguir metade dos órgãos de Brasília não vai fazer falta a ninguém”

Manhã de clima bom, em um condomínio fechado, o senador Otto Alencar (PSD), que também é presidente estadual do PSD, entre o primeiro e o segundo tempo do jogo Brasil e Sérvia, concedeu uma entrevista ao site Bahia na Política. Falou sobre assuntos ainda em evidência e fatos que ficarão registrados no tempo. Otto Alencar já foi deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), vice-governador, governador e agora senador da República.

Senador o senhor pode fazer uma avaliação geral da situação que vive o país nesse momento?

O momento é conturbado. Desde que se instalou no Brasil a Operação Lava Jato, vários processos que estavam embaixo do tapete foram levantados, o que resultou na prisão de senador, deputado federal, ministro, ex-ministro e de alguma forma desses últimos anos para cá, e isso começou no fim do ano de 2014 e maio de 2015, o Brasil está quase passando a limpo, do ponto de vista das falhas morais dos seus principais dirigentes, da elite política. E chegamos agora nas eleições com uma indefinição muito grande de quem será aquele brasileiro que está capacitado e treinado para tirar o Brasil da crise, porque a crise não se acaba quando Temer deixar o governo, ela se amplia quando Temer deixar o governo e vai deixar com uma situação muito ruim, com o déficit fiscal altíssimo, agora neste ano a previsão é em torno de R$140 bilhões e, consequentemente, aquele que assumir vai ter que ajustar as finanças do país, fazer uma lei de reordenamento administrativo grande e profunda.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 03.12.2018 10:50h
Perde status de ministério

Onyx confirma desmembramento do Ministério do Trabalho em três pastas

 

O ministério do Trabalho e Emprego deixará de ter a estrutura atual. A pasta será desmembrada em três partes, afirmou nesta segunda-feira (3/12), em entrevista à Rádio Gaúcha o futuro ministro-chefe da Casa Civl, Onyx Lorenzoni (DEM), coordenador do governo de transição do presidente eleito, Jair Bolsoanro (PSL). (Foto ilustração).

A estrutura encarregada de políticas ligadas ao emprego ficará no futuro ministério da Economia, do coordenador econômico do governo de transição, Paulo Guedes. A parte que cuida da concessão de cartas sindicais e fiscalização do trabalho escravo deve ficar com o futuro ministério da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. O terço restante ficará no ministério da Cidadania, de Osmar Terra (MDB).

A decisão é polêmica e vinha sendo estudada desde a eleição de Bolsonaro. Em nenhum outro governo o ministério do Trabalho foi desmembrado como propõe o futuro governo. O presidente eleito, no entanto, tem na ponta da língua a resposta para amenizar as críticas. “Ninguém vai mexer na legislação trabalhista. Todos os direitos estão garantidos”, rebateu na última semana.

O argumento da cúpula política e até econômica do presidente eleito é de que não é necessário toda uma estrutura para acompanhar as atividades do mercado de trabal...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 03.12.2018 10:40h
Segurança Pública

Policiais participam de qualificação para atendimento aos turistas

 

Até o dia 14 de dezembro, profissionais de Segurança Pública participam do Curso de Gestão de Segurança Turística. O objetivo da ação, realizada pelo Batalhão Especializado de Polícia Turística da Bahia (Beptur), em parceria com a Secretaria do Turismo do Estado (Setur), é garantir a qualidade dos serviços prestados aos visitantes. (Foto ilustração).  

No período da qualificação, técnicos da Setur vão ministrar aulas com temáticas, a exemplo de noções conceituais de turismo, qualidade no atendimento ao turista e turismo religioso e étnico-afro. As demais palestras ficarão a cargo de oficiais da Polícia Militar, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), e guias de turismo, dentre outros.  

“A segurança é um dos importantes fatores para que os turistas decidam quais destinos visitar. Neste sentido, a Bahia é destaque nacional, com a criação da Polícia Turística, em 2015”, pontua o secretário do Turismo, José Alves. “Em casos de ocorrências, a boa prestação de serviços é fundamental para que o visitante possa se sentir amparado”, completa.  

Participam das aulas cerca de 30 profissionais das polícias Militar e Civil e guardas municipais de Salvador. Também integram o grupo três oficiais da Polícia Militar do Ceará. Os...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.12.2018 10:30h
Preso em Curitiba

Aliados estariam pedindo a Lula que aceite prisão domiciliar

 

Preso desde abril na sede da Polícia Federal de Curitiba, o ex-presidente Lula (foto) estaria sendo pressionado por aliados a aceitar a possibilidade de cumprir pena em regime domiciliar. A Folha de S. Paulo informa que a opção nasceu a partir da entrega ao STF (Supremo Tribunal Federal), por parte do advogado Sepúlveda Pertence, de um memorial contendo o pedido.

O líder petista, por sua vez, estaria resistindo a ideia por querer ter sua inocência reconhecida. Além disso, não há garantia de que o benefício seria concedido.

Condenado no caso do tríplex de Guarujá, Lula responde ainda a uma série de outros processos, como o do sítio de Atibaia e o do apoio da Odebrecht ao instituto que leva seu nome. (noticiasaominuto).

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 03.12.2018 10:20h
Feira de Santana

Desfile cívico e homenagens marcaram 31º aniversário do George Américo

 

Desfile cívico e homenagens marcaram, neste domingo, 2, as comemorações pela passagem do 31º aniversário do conjunto George Américo. O prefeito Colbert Filho participou do evento, que aconteceu pela manhã, na praça central da localidade, (Foto ilustração).

Também participaram o Exército, com homens do 35º Batalhão de Infantaria e escolas do conjunto.

“Foi uma luta daquelas. Mas nunca pensei em desistir”, afirmou dona Maria Lúcia Nascimento Ramos (foto), uma das primeiras moradoras do George Américo.

Lembra que foram semanas, meses, anos de muitas dificuldades enfrentadas pelos moradores. “O que vemos aqui em quase nada lembra o passado”, afirmou a moradora. O conjunto nestas três décadas se transformou num dos populosos e pujantes bairros de Feira de Santana.

Colbert Filho lembrou que o pai dele, o ex-prefeito Colbert Martins (foto), ajudou os moradores na construção das suas residências. Destacou o trabalho realizado pela Polícia Militar no combate à criminalidade e na conscientização da cidadania e colocou a Prefeitura à disposição dos moradores.

O comandante do 35 BI, tenente-coronel Janilson Campos Teixeira (foto), disse que o George Américo é um bairro consolidado onde mora um povo ordeiro. O vereador Gilmar Amorim destacou que os moradores estão construindo uma sociedade melhor. Tamb&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 03.12.2018 10:10h
Ida ao Velho Continente

Guedes cancela viagem à Europa por motivo de saúde

 

O futuro ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), cancelou a viagem à Europa onde participaria do evento “Grandes desafios da América Ibérica”, por causa de uma infecção. De acordo com a assessoria, o economista está com febre alta, resultante de uma infecção viral nas vias respiratórias e recebeu recomendações médicas para manter repouso absoluto.

Como as viagens de avião nesta semana também foram desaconselhadas, a expectativa é que Guedes permaneça em sua casa, no Rio de Janeiro. No evento organizado em Madri pela Fundación Internacional para la Libertad, Guedes participaria, ao lado do também futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, de um painel intitulado "Brasil, principais alinhamentos do novo governo", mediado por Vargas Llosa, presidente da fundação.

A intenção inicial era aproveitar a viagem também para apresentar a agenda econômica do próximo governo para grandes investidores interessados no Brasil e mídia especializada. Todos os compromissos foram adiados.

Em Brasília, o coordenador dos trabalhos de transição que ocorrem no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Onyx Lorenzoni, é o único que mantém agenda nesta segunda-feira (3). Confirmado para a Casa Civil do governo Jair Bolsonaro, Onyx terá reuniões internas com técnicos ao longo do dia e deve se preparar para acompanhar as reuni&o...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.12.2018 08:55h
Expectativa

Mercado reduz de 4,94% para 3,89% estimativa de inflação para 2018

 

A estimativa de instituições financeiras para a inflação este ano caiu pela sexta vez seguida. De acordo com pesquisa do Banco Central (BC), divulgada todas as segundas-feiras, em Brasília, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve ficar em 3,89%. Na semana passada, a projeção estava em 4,94%. (Foto ilustração).

Para 2019, a projeção da inflação passou de 4,12% para 4,11%. Não houve alteração na estimativa para 2020: 4%. Para 2021, passou de 3,86% para 3,78%.

A meta de inflação, que deve ser perseguida pelo BC, é 4,5% este ano. Essa meta tem limite inferior de 3% e superior de 6%.

Para 2019, a meta é 4,25% com intervalo de tolerância entre 2,75% e 5,75%. Já para 2020, a meta é 4%, e, para 2021, 3,75%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para os dois anos (2,5% a 5,5% e 2,25% a 5,25%, respectivamente). (Tags: BC).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.12.2018 08:45h
Salvador

Rui Costa questiona destino do dinheiro da privatização da Coelba

 

O destino do dinheiro da privatização da Coelba foi questionado pelo governador do estado, Rui Costa (PT - foto), nesta segunda-feira (3).

Segundo o petista, a venda da empresa visava suprir já um rombo na previdência estadual.

“Quando [Jaques] Wagner entrou [no governo], tenho R$ 0 no caixa da previdência. Esse dinheiro vem do desconto mensal e da receita. Onde foi parar o dinheiro [da venda da Coelba], que não foi parar na previdência?”, questionou em entrevista à rádio Metrópole.

A companhia elétrica foi vendida por R$ 1,730 bilhão, no governo Paulo Souto.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.12.2018 08:40h
Imbróglio entre OAB e TCU

Tendência do STF é revogar apetite do TCU de subjugar OAB a fiscalização

 

A expectativa nos meios jurídicos de Brasília é que a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), de 7 de novembro, de fiscalizar a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), não resistirá à apreciação do Supremo Tribunal Federal (STF). A Ordem alega que não há um só centavo dos cofres públicos nas finanças da OAB, e citam decisão do próprio STF na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 3026/DF. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. (Foto ilustração).

Na ADI 3026, o STF estipula que “a OAB não está sujeita a controle da Administração, nem a qualquer das suas partes está vinculada”.

O TCU acredita que o STF vai revisar sua posição no futuro julgamento da ADI 5.367/DF e submeter a OAB à fiscalização da corte de contas.

Os ministros do TCU também acreditam que as mensalidades dos advogados são “tributáveis” e por isso a OAB fica sujeita a fiscalização.

Advogados insinuam que a decisão do TCU seria represália a iniciativas da OAB contra parlamentares influentes entre ministros. (DP).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.12.2018 08:30h
Saída de Cubanos

Mais de 70% aprova a saída de médicos cubanos do Mais Médicos, aponta pesquisa

 

Os brasileiros aprovam a saída dos médicos cubanos do Programa Mais Médicos, aponta um levantamento feito pela Paraná Pesquisas. Do total de entrevistados, 70,8% aprovam a mudança e 24,8% desaprovam a decisão do governo de Cuba, justificada pelas declarações feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro em relação ao programa criado no governo de Dilma Rousseff. (Foto ilustração).

A pesquisa perguntou ainda sobre a percepção quanto ao preparo dos médicos brasileiros em relação aos médicos cubanos. A maioria, 56,7%, afirmaram que os profissionais brasileiros são mais bem preparados; 31,7% acreditam que os médicos das duas nacionalidades são igualmente preparados. Já 6,8% disseram que os brasileiros são menos preparados que os cubanos. Aqueles que não souberam opinar ou não responderam somaram 4,7%.

Sobre o preenchimento das vagas deixadas pelos cubanos em municípios mais distante dos grandes centros, 63,6% dos entrevistados acreditam que todas serão preenchidas. Na última quinta (29), o Ministério da Saúde informou que dos 8,3 mil médicos que já estão aptos a se apresentarem aos seus novos postos de trabalho, 53,3% escolheram cidades com maior vulnerabilidade.

Responsabilidade

Os entrevistados responderam ainda à questões sobre que parte seria a mais responsável pela saída dos profissionais cu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.12.2018 08:15h
Economia

IPC-S fecha novembro com queda de preços de 0,17%, diz FGV

 

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) fechou novembro com uma deflação (queda de preços) de 0,17%. A taxa é inferior à registrada em outubro, que fechou com uma inflação de 0,48%. (Foto ilustração).

Seis das oito classes de despesas tiveram queda na taxa de outubro para novembro. Duas delas, inclusive, registraram deflação. O grupo de despesas habitação caiu de -0,06% para -0,94% no período. Já os transportes, que tiveram inflação de 0,82% em outubro, passaram a registrar queda de preços de 0,57% em novembro.

Também tiveram queda da taxa, apesar de continuarem registrando taxas de inflação, os grupos de despesas alimentação (que caiu de 0,86% para 0,41%), vestuário (de 0,56% para 0,11%), saúde e cuidados pessoais (de 0,51% para 0,09%) e educação, leitura e recreação (de 0,48% para 0,4%).

Por outro lado, tiveram alta da taxa os grupos despesas diversas (de 0,05% para 0,16%) e comunicação (de 0,17% para 0,18%). (AB).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.12.2018 08:10h
Itabuna

Após eleito, Xavier pretende atualizar o Regimento Interno e democratizar acesso á Câmara

 

Eleito presidente da Câmara de Vereadores nesta sexta (30), Ricardo Xavier (PPS) disse que terá como metas em seu mandato a atualização do Regimento Interno da Casa e da Lei Orgânica Municipal de Itabuna e a democratização do acesso ao Legislativo. A nova Mesa será empossada dia 02 de janeiro de 2019, às 10h. (Foto ilustração).

A modernização do marco jurídico da Casa, declarou Xavier, deve ocorrer no início da gestão. A ideia é instalar uma comissão de vereadores para estudar as mudanças regimentais necessárias. No caso da LOMI, dada a complexidade da matéria, o futuro presidente afirmou que ouvirá a sociedade civil organizada e especialistas em temas constitucionais por “uma lei moderna e democrática”. (web).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.12.2018 08:05h
Sul da Bahia

UESB prorroga inscrições no vestibular 2019 para Jequié, Conquista e Itapetinga

 

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) prorrogou deste domingo (2) para o próximo dia 9 o período de inscrições no vestibular 2019. São 1.186 vagas disponíveis em 47 cursos de graduação para os campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Os candidatos podem se inscrever exclusivamente pelo site da universidade. (Foto ilustração).

São 727 vagas disponíveis para o primeiro período letivo de 2019 e 459 para o segundo semestre. Metade dessas vagas são para ampla concorrência, a outra metade destinada aos candidatos cotistas.Além disso, a Uesb disponibiliza três vagas adicionais por curso para quilombolas, índios ou pessoa com deficiência (uma por categoria).

Entre as opções de curso, são 22 licenciaturas e 25 bacharelados, distribuídos nos três campi
da universidade.

As provas serão aplicadas nos dias 20 e 21 de janeiro em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Nelas, serão cobrados o conhecimento das disciplinas obrigatórias do Ensino Médio por meio de provas objetivas e uma redação. (pimenta). 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.12.2018 08:00h
Santa Cruz da Vitória

Prefeito reduz o seu salário, do vice e dos secretários municipais

 

O prefeito de Santa Cruz da Vitória, Carlos André de Brito Coelho (foto), em mais uma medida de austeridade com o serviço público, para equilibrar as contas municipais, apresentou na última quarta-feira, dia 28 de novembro, na Câmara de Vereadores, um Projeto de Lei que altera a antiga lei municipal, reduzindo o seu salário, do seu vice-prefeito e de todos os seus secretários municipais.

O prefeito revogou a antiga Lei 595/2016, de 20 de setembro de 2016 (criada por Jackson Bomfim para aumentar o seu próprio salário), que determina que o prefeito ganhe R$ 12.000,00 (doze mil reais), passando agora a receber R$ 10.286,00 (dez mil duzentos e oitenta e seis reais); o mesmo vale para o vice-prefeito, que recebia R$ 6.000,00 (seis mil reais) e passa a receber R$ 5.143,20 (cinco mil, cento e quarenta e três reais e vinte centavos). A redução vale também para os secretários municipais, que recebiam R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) passam a receber o valor de R$ 3.000,00 (três mil reais). O novo Projeto de Lei foi aprovado e sancionado pela Câmara de Vereadores. (Com informações: politicosdosuldabahia). 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.12.2018 07:50h
Oriente Médio

Catar anuncia que sairá da Opep em janeiro

 

O ministro de Energia do Catar, Saad al Kaabi, anunciou hoje (2) que o seu país deixará a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) em janeiro. (Foto ilustração).

O Catar é o maior exportador de gás natural do mundo e sua economia depende em 70% da exploração de petróleo. Segundo Kaabi, o objetivo é "focar no negócio do gás" natural.

"Não quero ir à reunião e falar do orçamento do ano [2019], quero ser transparente. Falei com o secretário-geral e lhe disse que queremos nos centrar no negócio do gás. Comentei com ele as nossas intenções de ir à reunião desta semana e ele aceitou. Não queremos surpreender os membros [da Opep]", afirmou Kaabi.

Ele disse que a decisão de deixar a Opep "não tem a ver com o bloqueio" econômico que Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos (EAU), Bahrein e Egito impõem contra Doha desde junho de 2017.

"Quando um país quer sair da Opep tem que fazer um pedido e depois, se aceito, para que esteja fora no prazo de um mês", explicou Kaabi.

O Catar mantém relações diplomáticas frágeis com seus vizinhos Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egito desde junho de 2017, porque esses quatro países acusam o Catar de patrocinar o terrorismo.

...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.12.2018 07:40h
Congresso Nacional

Divisão dos recursos do pré-sal deve estar no foco dos debates no Congresso nesta semana

 

O leilão dos direitos de exploração do excedente da camada pré-sal do petróleo, a chamada cessão onerosa, e a distribuição dos recursos para estados e municípios devem ser alvo de intensas negociações no Congresso Nacional nesta semana. (Foto ilustração).

A cessão onerosa foi um acordo fechado em 2010 entre a União e a Petrobras que permitiu à estatal explorar 5 bilhões de barris na Bacia de Santos (SP), sem licitação. Em troca, a empresa pagou R$ 74,8 bilhões.

Nos anos seguintes, porém, a cotação do barril de petróleo caiu muito, motivada por tensões geopolíticas e preocupações quanto ao desempenho da economia, entre outros fatores.

Em razão disso, a Petrobras argumenta que pagou à União um valor muito alto no acordo de 2010 e argumenta ter direito a ser ressarcida.

A Câmara dos Deputados tem na pauta do plenário projeto de lei que prevê repasse de 30% do Fundo Social do pré-sal a estados e municípios.

Criado em 2010, o fundo é destinado a receber a parcela dos recursos do pré-sal que cabem ao governo federal.

No Senado, um projeto que estabelece regras para leilão do excedente está à espera de ser votado. Esse texto já passou pela Câmara, mas o presidente do Senado, Eunício Oliveira...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.12.2018 07:20h
"Eleição já passou"

Bolsonaro pede a adversários que abandonem o "ódio sem necessidade"

 

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (foto), passará dois dias e meio em Brasília esta semana. Às vésperas da viagem, ele enviou uma mensagem aos adversários para destacar que o momento é de paz. Ele apelou para que “relaxem” e abandonem o “ódio sem necessidade”.

“Estou vendo muitos derrotados politicamente pregando ódio sem necessidade, relaxem, cultivem o que dizem pregar que a alma fica em paz. Um conselho de quem quer ver todos bem”, afirmou Bolsonaro, na sua conta no Twitter, por volta das 23h de ontem (2).

A expectativa esta semana para a definição dos nomes dos titulares para os ministérios do Meio Ambiente e o de Cidadania (direitos humanos, mulheres e minorias). Bolsonaro chega à capital amanhã (4) para reuniões com as bancadas do MDB, PRB, PR e PSDB. (Renata Giraldi e Talita Cavalcante).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.12.2018 06:01h
Em especial a região Nordeste

Pauta de dezembro do Congresso agita os governadores

 

Os governadores das regiões Norte e Nodeste estão atentos às pautas da Câmara dos Deputados e do Senado desta semana. Na terça-feira (4), por exemplo, deverão ser votados na Câmara o projeto que trata da securitização da dívida ativa e o da cessão onerosa do gás e petróleo. No Senado, há um projeto que complementa o projeto da cessão onerosa que tramita na Câmara.

Os governadores também deverão ter encontro com o ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski para tratar das ações relativas aos repasses federais para os estados e municípios. O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirma que desde 2016 o governo federal reteve cerca de R$ 14 bilhões que os estados e os municípios têm direito. (Expresso - Por Murilo Ramos)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.12.2018 05:53h
Feira de Santana

Colbert Martins reafirma que não haverá reforma e que o governo é de continuidade

 

Questionado na manhã de ontem se vai fazer reforma no governo, no início do próximo ano, o prefeito Colbert Martins (MDB - Foto ilustração) disse que não. Reafirmou que o governo é de continuidade e que mudanças pontuais podem existir, mas sem a alteração de quem pensa em uma nova cara. Melhor disse um novo “rosto”. A declaração foi dada ao repórter Nilvado Lancaster, programa Boca de Forno, na Sociedade News.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.12.2018 05:47h
Deselegante

Dayane Pimentel diz que Zé Chico ficou "em cima do muro" na sua campanha

 

A deputada federal eleita Dayane Pimentel (PSL), em entrevista ao programa Diário da Feira, sexta-feira (30), na Rádio Subaé AM, questionada se o suplente de deputado federal Zé Chico terá participação no governo de Jair Bolsonro a partir de 1º de janeiro, foi deselegante ao dizer que ele ficou “em cima do muro”. Não pegou bem, pois quem viu Zé Chico na campanha de Jair Bolsoanro e na de Dayane Pimentel, se surpreendeu com a resposta. Dayane Pimentel foi a terceira mais votada em Feira de Santana atrás de Zé Neto (PT) e Gerusa Sampaio (DEM), com 15.929 votos. Imagine se fosse a mais votada. A informação que chega ao site Bahia na Política é que a equipe que apoiou a sua candidatura em Feira de Santana praticamente já foi toda desfeita. A reclamação é grande. (Foto ilustração: Dayane Pimentel e Zé Chico)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.12.2018 05:41h
Lauro de Freitas

Rádio Globo FM é inaugurada e conta com prestígio politico

 

A inauguração da Rádio Globo FM de Lauro de Freitas, sexta-feira (30), que tem como proprietário o empresário Antônio Lomes, foi um momento também de encontro político. Por lá passaram o governador Rui Costa, a prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho, o prefeito de Feira de Santana Colbert Martins, o deputado estadual Carlos Geilson, prefeito de Serrinha Adriano Lima, entre outras figuras importantes.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.12.2018 05:33h
Feira de Santana

Governo do Estado quer fechar o CIS e Prefeitura pode assumir

 

O Governo do Estado anuncia que vai fechar o Centro Industrial do Subaé, que já foi do Município na década de 80 e passado para o Estado pelo ex-governador João Durval. O argumento é a contenção de despesas do Estado. Colbert Martins já reagiu, pensa no funcionamento da autarquia pelo Município. Desde 1987, quando o então governador Waldir Pires acabou com uma série de órgãos, que o CIS vem tendo o funcionamento questionado. Ficou até hoje por pressão política.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.12.2018 05:30h
Ministro

Apesar da pressão de Silas Malafaia, Malta continua fora do Ministério de Bolsonaro

 

O pastor Silas Malafaia não se conforma com a não possibilidade do também evangélico senador Magno Malta (ES) ser ministro no governo de Jair Bolsonaro. Apesar da amizade com o presidente, Magno tem predicados que lhe dificulta estar no primeiro escalão. (Foto ilustração: Silas Malafaia e Magno Malta)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.12.2018 05:29h
Feira de Santana

Possibilidade de Josafá Ramos ou Robeci assumir vaga de vereador é Pablo continuar secretário

 

A possibilidade do policial Josafá Ramos ou o ex-vereador Robeci da Vassoura, ambos do PHS, assumir o mandato de vereador em Feira de Santana, depende do vereador Pablo Roberto continuar na secretaria de Prevenção a Violência o ano que vem. Aliás, Pablo Roberto tem dito, sem cerimônia, que só ficará na pasta até fevereiro.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.12.2018 05:24h
13º salário

Táxi em Feira de Santana com bandeira 2 até 31 de dezembro

 

Desde sábado (1º), os táxis de Feira de Santana estão autorizados a rodar com bandeira 2, permissão que altera o valor da corrida para mais. É o 13º salário desses profissionais. A autorização é válida até o dia 31 de dezembro. (Foto ilustração: Jorge Magalhães)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.12.2018 05:23h
Governo do Estado

Aumento da alíquota da Previdência é uma saia justa do PT na ALBA

 

A bancada governista na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em especial a do PT, está numa saia justa, pois são contra o aumento de contribuição dos trabalhadores para a Previdência, mas terão que votar a favor da alíquota de 14%, hoje na Casa. Rui Costa já disse que a questão é de sobrevivência do governo. Ou seja, nada diferente do problema da Previdência do país, que está sendo discutido no Congresso Nacional. Aliás, lá os parlamentares são contra qualquer mudança.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.12.2018 05:21h
Feira de Santana

Câmara Municipal vai apreciar sete projetos e quatro requerimentos

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana tem na pauta hoje (3) para votação sete projetos e quatro requerimentos. Destaque para o que dispõe sobre a obrigatoriedade de o Poder Executivo divulgar informações sobre obras públicas paralisadas, contendo os motivos, tempo de interrupção e nova data prevista para o término, de autoria do vereador Zé Curuca (DEM).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.12.2018 11:36h
UEFS

Matrícula para os alunos da casa nas oficinas do Cuca será de 4 a 6 de dezembro

 

Dança, teatro, piano e violão são algumas das oficinas oferecidas pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A matrícula ocorre no período de 4 a 6 dezembro, presencialmente.

O aluno poderá se matricular em oficinas da mesma linguagem artística ou em outras diferentes, dentre as 150 turmas que estão sendo ofertadas em mais de 70 oficinas. Serão disponibilizadas 2.500 vagas, a lista completa está no Site do Cuca.

Para realizar a matrícula em cada oficina, os alunos devem pagar taxa única de R$ 120, referente ao semestre inteiro. Servidores e alunos residentes são isentos. Cônjuges e dependentes de servidores, bem como alunos não residentes da Uefs têm isenção parcial.

O atendimento para matrícula ocorrerá das 8h às 12h e das 14 às 17 horas. O Cuca funciona na rua Conselheiro Franco, 66, Centro. Mais informações através do telefone (75) 3221-9611 ou pelo e-mail cuca@uefs.br .

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.12.2018 07:20h
Bahia

Planalto contrata show do Olodum por R$ 70 mil

 

O Palácio do Planalto contratou show do bloco Olodum por R$ 70 mil para o lançamento de Plano Juventude Viva, da Secretaria Nacional da Juventude, vinculada à Presidência da República. O bloco carnavalesco fez o encerramento da programação do lançamento sexta-feira (30), no Pelourinho, em Salvador (BA). O documento lançado reúne medidas de enfrentamento à violência contra a juventude negra. (Expresso - Por Gabriel Hirabahasi - foto ilustração)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.12.2018 07:15h
Rádio Sociedade News FM

Jair Onofre participa de debate no programa Rotativo News

 

Na tarde de ontem, o jornalista e radialista Jair Onofre (foto) participou do programa Rotativo News, na Rádio Sociedade News FM, em Feira de Santana, que tem como âncora o radialista Joilton Freitas. Na pauta o futuro governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) que começa a partir de 1º de janeiro. Presentes também os profissionais de imprensa César Oliveira e Humberto Cedraz. (Foto: Jair Onofre, Joilton Freitas, Humberto Cedraz e César Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.12.2018 07:12h
Aniversariante do Dia

Ex-vereadora Norma Suely em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.12.2018 07:09h
2019/2020

Câmara Municipal de Anguera elege presidente para novo mandato

 

Na noite de quinta-feira (29), a Câmara Municipal de Anguera elegeu a nova mesa diretiva com mandato para o biênio 2019/2020. Foi eleito para presidência o vereador Milton de Guaribas (MDB-foto ilustração), que está no sexto mandato, numa eleição apertada, vencendo com 5 a 4 votos na disputa contra o vereador Carlinhos (22), que está no quinto mandato.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.12.2018 07:08h
Feira de Santana

Agora policial, Josafá Ramos pode assumir mandato de vereador?

 

O retorno do policial Josafá Ramos, que é filiado ao PHS e está na primeira suplência de vereador em Feira de Santana, com a saída do vereador Tom do Legislativo, já que se elegeu deputado estadual na última eleição, pode ter um complicador. O mesmo terá que optar entre ser policial ou vereador. A suplência seguinte é do ex-vereador Robeci da Vassoura (PHS-foto ilustração).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.12.2018 07:05h
Feira de Santana

Câmara Municipal com apenas seis sessões em 2018

 

A contar de hoje até o dia 15 de dezembro, quando a Câmara Municipal de Feira de Santana entrará em recesso legislativo, haverá apenas seis sessões ordinárias. Retorno só em fevereiro de 2019.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.12.2018 07:01h
Feira de Santana

Câmara Municipal inicia 2019 com eleição da Corregedoria

 

Com a eleição do vereador Alberto Nery (PT) para a vice-presidência da Câmara Municipal de Feira de Santana, a partir de 1º de janeiro, abre-se uma vaga na Corregedoria do Legislativo, já que o mesmo era o presidente. O nome mais forte para ocupar o cargo é o da vereadora Gerusa Sampaio (DEM-foto ilustração), que tem três mandatos.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.12.2018 06:56h
Presidente do TRT da Bahia

Prefeito Colbert Martins recebe a desembargadora Maria de Lourdes Lima Oliveira

 

O prefeito Colbert Martins (MDB) recebeu, na tarde de ontem, na Prefeitura Municipal de Feira de Santana, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-BA), desembargadora Maria de Lourdes Lima Oliveira. Foi uma visita de cortesia. No mesmo dia a desembargadora Maria de Lourdes Lima Oliveira foi homenageada no município com o destaque Quem é Quem promovido pelo jornal Tribuna da Bahia.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.12.2018 06:45h
Feira de Santana

Pablo Roberto tem se revelado como secretário de Prevenção à Violência

 

É visível o crescimento do vereador licenciado e secretário de Prevenção à Violência, Pablo Roberto (PHS-foto ilustração), na administração do prefeito Colbert Martins (MDB). Apesar da crise econômica que vive o país, Pablo Roberto tem conseguido deixar a secretaria sempre em evidência.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.12.2018 06:38h
Feira de Santana

Professor Zé Carlos é secretário executivo do Conselho de Segurança

 

O Diário Oficial Eletrônico da Prefeitura Municipal de Feira de Santana deste final de semana trouxe a nomeação do professor aposentado e empresário José Carlos dos Passos Souza no cargo de secretário executivo do Conselho Municipal de Segurança, DA-1, órgão que está vinculado à Secretaria de Governo. Zé Carlos, como é conhecido, foi diretor do Colégio Municipal Joselito Amorim no governo do saudoso prefeito Colbert Martins e candidato a vereador na década de 90.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.12.2018 06:35h
O nome de Feira de Santana

Governador Rui Costa e o seu secretariado para 2019

 

Com o início do mês de dezembro, as atenções agora se voltam para a composição do governo Rui Costa (PT-foto ilustração) e se Feira de Santana terá nomes no primeiro escalão. Rui Costa chegou a dizer à imprensa local que o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), que aderiu ao Governo do Estado recentemente, terá um cargo do tamanho de Feira de Santana. O clima é de expectativa.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.12.2018 06:34h
Quem indica

Grupo de Bolsonaro na Bahia e as indicações dos cargos federais

 

Apesar do grupo pró-Bolsonaro querer os cargos federais na Bahia, um problema à vista. É que boa parte das indicações foi feita por deputados federais que se reelegeram e que estão na base do futuro governo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.12.2018 06:32h
Feira de Santana

Presidente do PC do B acha que fusão com PPL deixa os dois mais fortes

 

O presidente do PC do B em Feira de Santana, advogado Luciano Soares (Foto ilustração), ao comentar sobre a fusão entre o PC do B e PPL, legendas que não alcançaram a cláusula de barreira, disse ao site Bahia na Política que considera positiva. “Os dois partidos ficarão mais fortes. É uma boa”, declarou Luciano Soares. A fusão das duas legendas garante na Câmara Municipal uma cadeira de vereador, com o nome de Luiz da Feira, que é do PPL.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2019

2018

2017

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia