Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você é a favor da terceira dose de vacina contra a covid - 19?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 17:00h
Imbróglio ministerial

Competência para julgar caso Cristiane Brasil é do STF, decide Cármen Lúcia

 

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmen Lucia, decidiu nesta quarta-feira (14) que a competência para julgar o processo que envolve a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ - foto), é da Suprema Corte, e não do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Filha do ex-deputado Roberto Jefferson, presidente do PTB e condenado no processo do mensalão, Cristiane Brasil foi anunciada como ministra do Trabalho pelo presidente Michel Temer no dia 3 de janeiro, mas tem enfrentado uma batalha na Justiça para assumir a pasta.

Em janeiro, um juiz de primeira instância suspendeu a posse da deputada. O juiz atendeu ação popular que questionava a nomeação após o G1 revelar que Cristiane Brasil foi condenada a pagar R$ 60 mil por dívidas trabalhistas com dois ex-motoristas. O governo recorreu à segunda instância, que também manteve a posse suspensa.

Mas no último dia 20, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins concedeu uma decisão liminar (provisória) liberando a posse de Cristiane Brasil.

No dia 22 de janeiro, no entanto, Carmen Lúcia, também de forma liminar, suspendeu a posse novamente. Na ocasião, a ministra analisou uma reclamação movida por um grupo de advogados, que afirmou que a competência para julgar o caso era do STF, e não do STJ.

Nesta quarta-feira, a presidente do Supremo cassou a decisão de Humberto Martins, e considerou que só o STF poderá decidir sobre a questão. Além disso, ela determinou que os autos do processo sejam enviados imediatamen...

Continue lendo »

 
Comente Ler Comentário (1)
 
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 16:45h
Feijoada da PM

Rui destaca empenho policial no encerramento da operação de Carnaval

 

Após garantir a segurança de baianos e turistas durante o Carnaval da Bahia, as tropas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros ainda tiveram pique para participar, no início da tarde desta Quarta-feira de Cinzas (14), da corrida do Batalhão de Choque no circuito Barra/Ondina. Logo após, o governador Rui Costa recebeu os militares para a tradicional feijoada realizada pela PM, cumprimentando e parabenizando os profissionais pelo trabalho. Ao todo, 25 mil policiais militares atuaram nas festas de Carnaval em todo o estado. Em Salvador e região metropolitana, um efetivo de 13 mil PMs fizeram a segurança da festa. (Foto ilustração)

“Quero parabenizar toda a tropa, os comandos das Polícias Militar e Civil, os Bombeiros e toda a equipe da Secretaria de Segurança Pública pelo trabalho duro e de dedicação durante o Carnaval. A PM da Bahia é reconhecida por todos os estados brasileiros como a polícia que tem mais experiência e aparato tecnológico para organizar eventos de multidões. E, mais uma vez, garantimos um resultado positivo este ano”, declarou Rui, se referindo ao balanço apresentado pela SSP na manhã desta quarta.

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 16:39h
Porto Alegre

TRF4 nega tramitação de recurso pedindo absolvição sumária de Marisa Letícia

 

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), sediado em Porto Alegre, negou hoje (14) a possibilidade de a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorrer aos tribunais superiores para declarar a absolvição sumária de Marisa Letícia Lula da Silva (foto), esposa de Lula, em duas ações penais, em decorrência da morte dela, ocorrida em fevereiro do ano passado.

A decisão foi tomada pela desembargadora federal Maria de Fátima Freitas Labarràre. Ao decidir sobre a questão em segunda instância, a magistrada não admitiu a subida do recurso para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) por entender que há não divergências jurisprudenciais sobre a questão.

Em março do ano passado, o juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, declarou extinta a punibilidade da ex-primeira-dama, porém não decretou a absolvição sumária como solicitou a defesa.

O advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, argumenta que, mesmo com a extinção da punibilidade, a absolvição sumária é necessária para afastar qualquer juízo negativo em relação à memória da ex-primeira-dama. O mesmo pedido já havia sido rejeitado pela 8ª turma do TRF, responsável por julgar os recursos das decisões de Moro.

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 15:33h
Carnaval de Salvador

Número de foliões em Salvador foi 20% maior do que em 2017

 

Blocos lotados, 186 trios desfilando sem cortas, 750 apresentações em todos os circuitos oficiais e dias inteiros de folia. O carnaval da capital baiana mais uma vez ganhou visibilidade por sua diversidade cultural e também por suas dimensões. Cada dia de festa contou com a participação de dois milhões de foliões, segundo a Prefeitura de Salvador. O número representa um acréscimo médio de 20% em relação ao público registrado no ano passado. No fim de semana, o aumento foi ainda mais expressivo, de 25%. Ao todo, foram 800 mil turistas nacionais e internacionais. (Foto ilustração)

Ao todo, a prefeitura estima que a festa tenha movimentado cerca de R$ 1,7 bilhão. O setor hoteleiro foi um dos responsáveis por esse resultado. De acordo com a Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA), a cidade foi a que registrou melhor ocupação entre as capitais do país, de 93%, em média. Entre domingo (11) e segunda (12), o total de aluguel de leitos chegou ao ápice de 96%.

Ao todo, foram disponibilizados 40 mil leitos. “Somos o terceiro polo hoteleiro, só perdemos em número de quartos para São Paulo e Rio de Janeiro, mas em compensação temos a melhor ocupação hoteleira de todas as capitais do Brasil”, comemorou o presidente da FeBHA, Sílvio Pessoa.

Em coletiva à imprensa nesta quarta-feira (14), o prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto di...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 15:05h
América Central

Ex-presidente da Guatemala e ex-presidente da Oxfam são presos por corrupção

 

O ex-presidente da Guatemala, Álvaro Colom Caballeros (foto), e oito ex-ministros de seu governo (2008-2012), além de um ex-vice-ministro, foram presos ontem (13), acusados de fraudar e desviar milhões de dólares do sistema de transporte público implantado na Cidade da Guatemala a partir de 2009.

Entre os ex-ministros detidos na operação coordenada pelo Ministério Público (MP) guatemalteco está Juan Alberto Fuentes Knight, que até ontem presidia a organização humanitária Oxfam International. Durante o governo Colom, Fuentes chefiou a pasta de Finanças Públicas.

Pouco após ser detido em sua residência, Colom disse a jornalistas que, para sua equipe, todo o projeto transcorreu dentro da legalidade. “Veremos o que diz o juiz [do caso]”, declarou o ex-presidente guatemalteco, segundo os principais veículos de imprensa do país.

Juan Alberto Fuentes também disse a jornalistas que é inocente. A Oxfam anunciou que Fuentes renunciou ao cargo para se defender das acusações “com vigor”. Colom estava à frente da entidade desde abril de 2015 – quando a organização não-governamental (ONG) anunciou que sua nomeação coincidia com uma “importante mudança institucional, em um momento em que a Oxfam se reorganiza para se converter em uma entidade mais global, dinâmica e influente”. (Agência Brasil)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 14:54h
Campanha da Fraternidade

Cármen Lúcia diz que superação da violência passa por ver o outro como irmão e não como inimigo

 

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia (foto ), afirmou nesta quarta-feira (14) que a superação da violência no país passa por uma mudança na forma de olhar uma pessoa desconhecida. Para ela, em vez de tratar o outro com desconfiança e como inimigo, é preciso considerá-lo como um irmão e aliado.

A ministra participou, pela manhã, do lançamento da Campanha da Fraternidade de 2018, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A tradicional mobilização da Igreja Católica, que une evangelização e ação social, tem neste ano por tema a “fraternidade e superação da violência”, com o lema “vós sois todos irmãos”, uma citação à frase de Jesus.

Em discurso no evento, Cármen Lúcia disse ainda que o poder Judiciário procura resolver os conflitos na sociedade de forma "racional" para buscar a pacificação.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 13:58h
"Rei" Leão

Rui diz que Leão tem "prioridade" na chapa majoritária

 

O governador Rui Costa (PT) comentou a vinda do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para articular uma aliança entre o PP e o prefeito ACM Neto (DEM), possível adversário nas eleições de outubro.(Em entrevista nesta quarta-feira (14), o petista reafirmou que o vice-governador João Leão (PP ), chefe do diretório estadual da legenda, tem prioridade para definir se continua no cargo ou se decide se candidatar ao Senado Federal. (Foto: João Leão e Rui Costa)

"Me reuni com o PP antes do Carnaval, já disse minha opinião. Ontem eu estava com Leão e reafirmo o que já disse a ele. Pela amizade que tenho e pela parceria, ele terá prioridade para escolher o lugar na chapa, se preferir continuar como vice ou sair como senador. Mas não tenho pressa e nem quero tomar uma decisão com pressa. Uma ou outra composição pode ser melhor, a depender do cenário nacional", declarou Rui. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 13:45h
cantor/vereador Igor Kannário...

"Quando alguns não ajudam, as coisas ficam mais difíceis", diz Rui sobre Kannário

 

O governador Rui Costa (PT) se manifestou sobre a polêmica com o vereador e cantor Igor Kannário (PHS - foto) no Carnaval de Salvador. O pagodeiro denunciou supostos abusos cometidos por policiais durante a passagem do seu trio sem cordas no Campo Grande e pediu uma audiência com o chefe do Executivo estadual.

Em entrevista ao Metro1, o petista declarou que a festa poderia ser melhor se tivesse o apoio de alguns cantores envolvidos na folia. "Acho que o Carnaval é facilitado para a área de segurança quando os diversos cantores, homens e mulheres, ajudam a segurança. Quando alguns não ajudam, as coisas ficam mais difíceis. Quanto mais agitado o ritmo da música, mais importante a ajuda do cantor para apaziguar as coisas. Toda ajuda é sempre bem vinda", declarou o governador, durante feijoada no Camarote da PM, em Ondina, nesta quarta-feira (14).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 13:36h
Relacionamento tóxico

Campanha das Nações Unidas quer reduzir o uso de plásticos em todo o mundo

 

Aproveitando que vários países celebram neste 14 de fevereiro o Dia dos Namorados (Valentine's Day, em inglês, também conhecido como Festa de São Valentim) o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) lançou uma campanha pedindo a redução do uso de plásticos a nível global, no que classifica de um “relacionamento tóxico”. (Foto ilustração)

Segundo a agência da ONU, cerca de 8 milhões de toneladas desse material não degradável vão parar nos oceanos todos os anos, causando um problema sério para a vida marinha. Apenas em 2015, o mundo produziu 322 milhões de toneladas de plástico, quantidade suficiente para erguer 900 prédios do tamanho do edifício Empire State, que fica em Nova York.

O Pnuma faz um apelo para que todos deixem de usar sacolas e garrafas de plástico, utensílios descartáveis e potes para armazenar comida. E diz que a dependência que as pessoas têm com o plástico se configura numa verdadeira “relação tóxica”. Os produtos de plástico são altamente nocivos para o meio ambiente e acabam nos mares e oceanos, prejudicando peixes, pássaros e tartarugas, que ficam enroscados ou se alimentam do plástico.

“Novo amor”

Como parte da campanha Mares Limpos, o Pnuma lançou o vídeo “Não sou eu, é voc&eci...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 13:26h
Irará

Animal na pista é atropelado por ambulância na Região Sisaleira

 

Uma ambulância do município de Irará, quando trafegava na BA – 084, trecho de Coração de Maria, atropelou um animal que se encontrava na pista. A ambulância que era conduzida por José Augusto, retornava de Salvador com destino a Irará, quando ocorreu o acidente, por volta das 22 horas, desta terça-feira (13), o motorista foi surpreendido pelo animal na pista, ao deparar-se com o cavalo, tentou evitar o acidente porém sem êxito. (Foto ilustração)

O cavalo caiu sobre o capuz da ambulância e morreu no local, causando grande prejuízo, danificando totalmente capuz e parte frontal do veículo. Zé Augusto e uma técnica em enfermagem sofreram algumas escoriações leves e já retornaram para Irará. É preciso se tomar uma providência urgentemente com relação a animais soltos na pista, tanto na BA-084, quanto na BA-504, constantemente os animais vem provocando acidentes graves e não se ver nenhuma providência ser tomada.

Conforme legislação vigente, animais não podem ser criados soltos, principalmente em pistas de rolamentos. O pior é que os proprietários nunca aparecem para assumirem os prejuízos causados. Esperamos que as autoridades responsáveis comecem a tomar providências, pois o índice de acidentes envolvendo animais vem crescendo assustadoramente. (blog de Tavares)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 13:16h
"Carnavalizando"

Ciclo do PT é bananeira que já deu cacho, afirma Jutahy sobre eleições

 

Presente no Camarote do Prefeito, localizado no circuito Osmar (Campo Grande), no último dia de Carnaval de Salvador, o deputado federal Jutahy Magalhães Jr (PSDB), que postula uma vaga ao Senado nas eleições de outubro, disse acreditar na candidatura do prefeito ACM Neto (DEM) ao Governo do Estado. “Eu acredito, pois existe um sentimento muito forte na Bahia que deseja renovação, competência administrativa, e ele representa isso. Inclusive porque é um ciclo e o ciclo do PT é bananeira que já deu cacho. Desejo de forma muito legítima, como pretendo participar na chapa na vaga ao Senado”, afirmou. (Foto: Jutahy, ACM Neto e José Ronaldo) (politicalivre)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 13:05h
Oeste da Bahia

Ministro do governo Temer faz visita em Luís Eduardo Magalhães

 

Esteve visitando a cidade de Luis Eduardo Magalhães, um dos ministros do governo Temer, Sr. Dyogo Henrique de Oliveira (foto), Ministro do Planejamento e Gestão. O ministro chegou no sábado 10/02 e permaneceu até a ultima segunda-feira 12/02.

Segundo informações, Dyogo é noivo de Fabyani Borba, filha dos Srs. Edílson e Regina, proprietários da empresa Metal e Toldos Redil, a visita foi a convite do sogro e de sua família, para participar do aniversario de seu neto.

No domingo o Sr. Dyogo ainda esteve na feira livre do bairro Santa Cruz, tomando um delicioso caldo de cana e aproveitou para passear pela cidade e mostrou-se bastante admirado com o desenvolvimento de Luis Eduardo Magalhães. (Via: Destak Notícias)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 12:56h
Polêmica das passagens aéreas

Câmara vai definir regra para voos de deputados, diz coluna

 

A Mesa Diretora da Câmara vai discutir na próxima semana novas regras para viagens internacionais dos deputados e servidores. O presidente da Casa, Rodrigo Maia, disse à Coluna do Estadão que “o ideal é caminhar tudo para ser de classe econômica”, como já é hoje. Há, porém, pressão para que sejam criadas exceções. (Foto ilustração)

A discussão do tema é necessária porque o presidente Michel Temer vetou todo o capítulo da Lei de Diretrizes Orçamentárias sobre as passagens. Por um erro, acabou deixando sem regra alguma. Ou seja, hoje tudo é permitido. O deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) cobra bom senso da Câmara. “Não pode ter mordomia, mas também não dá para mandar um deputado em missão oficial para a China de classe econômica.

É uma viagem cansativa e não é turismo”, afirma. O Executivo já definiu as regras para seus ministros e servidores, na última semana. Vai autorizar só voos em classe econômica. O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), manterá a proibição para voos em executiva e primeira classe. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 12:51h
Ressaca do carnaval

Vice-prefeito bruno reis rebate provocação de João Leão

 

O vice-prefeito da capital baiana, Bruno Reis (MDB - foto), respondeu a provocação do vice-governador João Leão (PP), que em entrevista ao A TARDE no domingo, 11, aconselhou o prefeito ACM Neto (DEM) a não deixar a prefeitura a fim de manter a qualidade da administração municipal. (Foto ilustração - Web)

"As pessoas já não levam a sério o que ele (o vice-governador) fala de tantas promessas feitas e não cumpridas. Ele tem é que explicar quando será feita a licitação da Ponte Salvador-Itaparica", disse Bruno, referindo-se ao adiamento do pregão que daria o start no empreendimento, inicialmente marcado para ocorrer no dia 15 de abril.

Os empresários chineses pediram dilatação do prazo, segundo o governo, para viabilizar a autorização junto ao governo da China. Mas segundo fonte ouvida por A TARDE, os empresários estariam receosos com a suposta derrota do PT nas urnas e, com isso, viriam ausência de garantias de que os acordos negociados agora fossem cumpridos.

O próprio governador chegou a admitir, dias após publicada a notícia, que as eleições são uma variável para a decisão dos chineses. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 12:07h
Ceará

Incêndio destrói centro de distribuição dos Correios em Fortaleza

 

Um incêndio de grande proporção atingiu cerca de 90% do prédio do centro de distribuição dos Correios em Fortaleza. O espaço possui cerca de 8,5 mil metros quadrados (m²) e ninguém ficou ferido. (Foto ilustração)

O fogo começou ontem (13) à tarde e foi percebido por um vigilante, que acionou o Corpo de Bombeiros.

Segundo a assessoria de comunicação da corporação, as chamas se espalharam rapidamente devido à grande quantidade de material combustível, formada pelas encomendas. Localizado no bairro Cidade dos Funcionários, o centro recebe as correspondências que chegam a Fortaleza e que são enviadas para outras localidades. A coluna de fumaça pôde ser vista em vários bairros da cidade.

Nesta madrugada, o Corpo de Bombeiros finalizava os trabalhos de combate ao incêndio, resfriando os focos de fogo.

Ainda não se sabe qual a dimensão do prejuízo nem a quantidade de encomendas afetadas. Devido ao Carnaval e à Quarta-Feira de Cinzas, os Correios não divulgaram orientações aos consumidores afetados. (AB) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 12:01h
Operação Carnaval 2018

PRF registra 249 acidentes graves no feriado de Carnaval com 87 mortos

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 249 acidentes graves e 87 óbitos nas rodovias federais desde a última sexta-feira (9). O balanço parcial da Operação Carnaval 2018 foi divulgado hoje (14) pelo órgão. Os números são menores que os do ano passado, quando foram registrados 309 acidentes graves e 131 óbitos até a terça-feira de Carnaval. (Foto ilustração)

A operação segue até a meia-noite de hoje com o reforço de policiamento em trechos e horários críticos nas rodovias federais, aqueles que registram maior incidência de acidentes e de flagrantes de condutas irregulares. O balanço final da Operação Carnaval será divulgado amanhã (15).

Até 0h de ontem (13), as equipes da PRF fiscalizaram 144 mil veículos, com o objetivo de verificar as principais condutas irregulares - ultrapassagens irregulares, excesso de velocidade, mistura álcool e direção, e falta de equipamentos de segurança. Foram autuados 1.497 motoristas por embriaguez ao volante, número 22% menor do que no mesmo período do ano passado, quando foram flagrados 1.914 motoristas embriagados até a terça-feira de Carnaval.

A Operação Carnaval 2018 é mais uma etapa da Operação RodoVida, que começou no dia 22 de dezembro de 2017 e se encerrará no dia 18 de fevereiro.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 11:56h
IPCA

Mercado financeiro reduz projeção de inflação para 3,84% neste ano

 

O mercado financeiro reduziu pela segunda semana seguida a projeção para a inflação neste ano. A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu de 3,94% para 3,84%, de acordo com o boletim Focus, publicação semanal do Banco Central (BC)sobre os principais indicadores econômicos. (Foto ilustração)

A projeção segue abaixo do centro da meta de 4,5%, mas acima do limite inferior de 3%. Para 2019, a estimativa para a inflação está no centro da meta, em 4,25%.

Taxa básica de juros

Para alcançar a meta, o banco usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 6,75% ao ano. Quando o Copom aumenta a Selic, a meta é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Quando o Copom diminui os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 11:50h
Saldo positivo

Hotelaria registrou mais de 95% de ocupação durante Carnaval

 

Eles se espalham pelos hotéis soteropolitanos, racham o valor de um apartamento para a temporada, ou chegam como agregados em casas de amigos baianos. Assim, de jeitinho em jeitinho, os turistas arranjam uma cama para descansar entre um dia de festa e outro. O movimento é tanto que Salvador registrou a maior taxa de ocupação hoteleira entre as capitais brasileiras, de acordo com a Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA): 96%. O setor classifica este como “o melhor Carnaval dos últimos anos”. (Foto ilustração)

O presidente da seção baiana da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (Abih), Glicério Lemos, por exemplo, destacou as novidades que acabam por reinventar a festa, a exemplo do Carnaval Náutico. “Isso tem uma repercussão muito boa”, garantiu.

O presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA), Silvio Pessoa, explicou que a capital baiana é o terceiro polo das capitais, no quesito hotelaria, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. No entanto, durante o Carnaval, a capital fluminense registrou 85% de ocupação, enquanto a paulista, 45%.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 11:44h
Após feriadão de carnaval

Bancos reabrem ao meio-dia; contas que venceram no carnaval podem ser pagas hoje

 

Após o feriado de carnaval, os bancos abrirão hoje (14) a partir das 12h. As contas de consumo – como de água, energia, telefone e carnês – que venceram no dia 12 ou 13 poderão ser pagas sem acréscimo nesta Quarta-Feira de Cinzas, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). (Foto ilustração)

Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais, segundo a Federação. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, e o pagamento não tenha sido antecipado pelo cliente, ele ainda pode ser feito hoje.

Os pagamentos podem também ser feitos por canais eletrônicos, como pelo site do banco ou aplicativo. Os tributos que possuem código de barras podem ter o seu pagamento agendado nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico do banco.

Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos – para poder visualizar boletos online – poderão ser pagos via Débito Direto Autorizado (DDA).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 11:36h
Boa Sorte!

Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 71 milhões nesta quarta-feira

 

A Mega-Sena vai sortear às 20h (horário de Brasília) desta quarta-feira (14) em Vinhedo (SP) o prêmio de R$ 71 milhões para quem acertar as seis dezenas. Os apostadores podem participar do concurso 2.014 até as 19h (de Brasília) de hoje (14), basta se dirigir a qualquer lotérica do país. A aposta mínima é de R$ 3,50. (Foto ilustração)

Probabilidade

A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 11:21h
Eleições 2018

Substituto de Lula não precisa ser do PT, diz Rui Costa ao jornal Folha de São Paulo

 

Apesar de defender a candidatura do ex-presidente Lula à Presidência, o governador Rui Costa (PT – foto) afirmou ao Folha de São Paulo que há nomes no PT com força suficiente para assumir o posto caso Lula não participe da disputa. “Há sim. E o nome não precisa ser do PT. Pode ser uma pessoa que tenha a mesma concepção de distribuição de renda e desenvolvimento”, disse.

Questionado se poderia citar algum nome como exemplo, ele resolveu não revelar. “Não, prefiro não dar nenhum nome”. Ainda durante a entrevista, o governador reprovou a condenação de Lula pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, a qual confirmou, por unanimidade, a condenação do petista pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 11:04h
Salvador

Maia defende reforma da Previdência e candidatura do DEM ao Planalto

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), veio a Salvador para acompanhar o último dia de Carnaval na capital baiana a convite do prefeito ACM Neto (DEM), nesta terça-feira (13). Em entrevista na sala de imprensa, no Campo Grande, Maia voltou a defender a reforma da Previdência, para acabar com privilégios, e uma candidatura do DEM à Presidência da República em outubro. O prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), também veio a Salvador nesta terça. (Foto ilustração)

Apesar de o nome dele ser o favorito para a disputa, Maia negou já haver definição e disse que o partido deverá definir a candidatura entre março e junho. "Eu acho que essa eleição está aberta. Aquele que conseguir se organizar politicamente vai ter chance de ganhar. Eu acredito que a política é um espaço para melhorar a vida das pessoas. Então, não há nenhum constrangimento", afirmou. (Correio)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 10:58h
Valença

Polícia confirma liberação do empresário e ex-prefeito Ramiro Campelo

 

O empresário Ramiro Campelo de Queiroz (foto), dono da rede de lojas Guaibim, postos de gasolina e faculdade em Valença e outras cidades da Bahia, foi libertado pelos sequestradores na manhã de segunda-feira (12/2), no Espírito Santo. A informação foi confirmada pelo coordenador regional da Polícia Civil de Valença, delegado José Raimundo Nery (5a Coorpin).

Segundo o delegado, a família viajou para a cidade capixaba para buscá-lo, mas não informou detalhes das negociações. “Os filhos dele viajaram agora pela manhã para ir buscá-lo. Agora só nos resta fazer a nossa parte”, disse o delegado”. O estado de saúde do empresário, que é diabético, também não foi informado.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 10:46h
Ilhéus

Detento fica entalado em parede ao tentar fugir de presídio na Bahia

 

Um detento, de nome não revelado, tentou fugir do presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus, na manhã de segunda-feira (12). (Foto reprodução)

O homem tentou fugir por uma das áreas de ventilação das celas, que dá acesso à área externa do presídio. Por pouco ele não ficou sem conseguir descer do local.

O detento, que cumpre pena por roubo, conseguiu pular para o lado de fora e foi conduzido novamente por policiais militares para dentro do presídio. (verdinhoitabuna1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 10:39h
Receita Federal

Receita libera R$ 210 mi para contribuintes que caíram na malha fina até 2017

 

A Receita Federal libera nesta quinta-feira (15) R$ 210 milhões a contribuintes que caíram na malha fina do Imposto de Renda entre 2008 e 2017. Ao todo, 102 mil pessoas tiveram suas declarações liberadas, dos quais 20 mil são idosos. (Foto ilustração)

A consulta do lote está disponível no site da Receita, mas pode ser feita também por meio do telefone 146. De acordo com a Folha, o dinheiro será depositado na conta informada na declaração.

Aqueles que não receberem devem ir a uma agência do Banco do Brasil ou ligar para 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades) para agendar o crédito. A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá pedir requisição por meio da Internet.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 10:26h
Pressão empresarial

Empresários farão pressão pró-reforma da Previdência

 

Caberá ao empresariado de cada estado pressionar os deputado federais a votarem favoravelmente à reforma da Previdência, de acordo com a Folha. (Foto ilustração)

Segundo a publicação, cerca de 120 parlamentares que ainda se declaram indecisos sobre a proposta negociada pelo governo com o Congresso estão na mira.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, acertou a iniciativa com o presidente Michel Temer num encontro na semana passada. Prometeu mobilizar centenas de entidades para apelar aos deputados. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 10:11h
R$ 1 milhão

Primeiro sorteio da Nota Premiada Bahia acontece nesta quinta-feira

 

O primeiro sorteio da Nota Premiada Bahia acontece nesta quinta-feira (15) e vai garantir um feliz pós-carnaval para dez participantes da campanha lançada pelo Governo do Estado, que irão receber R$ 100 mil cada, totalizando R$ 1 milhão. (Foto ilustração)

Os bilhetes vencedores serão conhecidos com base no primeiro sorteio da Loteria Federal após o feriado carnavalesco, que este ano não acontecerá na quarta-feira de Cinzas, mas na quinta. Essa mesma premiação passará a acontecer todos os meses de agora em diante, sempre com base nos sorteios da Loteria Federal, e a campanha ainda prevê sortear prêmios individuais de R$ 1 milhão em datas especiais, com a primeira já agendada para 20 de junho. Concorrem neste primeiro sorteio todos os bilhetes gerados até 31 de janeiro.

Os bilhetes gerados a partir de 1º de fevereiro valerão para o próximo sorteio, marcado para 14 de março, assim como para os sorteios especiais.

Quem estiver cadastrado na Nota Premiada pode conferir a lista dos bilhetes concorrentes no www.notapremiadabahia.ba.gov.br. Também estão disponíveis no site todas as informações sobre como funcionam os sorteios. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 09:54h
Jequié

Ex-candidato a prefeito declara apoio a Sandro Regis

 

O deputado estadual Sandro Regis (DEM) conseguiu um apoio de peso em Jequié, trata-se do ex-candidato a prefeito, Dº Fernando (PV), que durante o carnaval se reuniu na capital do estado com o deputado e com o prefeito ACM Neto (DEM). (Foto ilustração)

Dº Fernando ficou na segunda colocação na eleição passada, com mais de 17 mil votos, por isso o seu apoio é considerado bastante significativo na política da região. (politicosdosuldabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 09:39h
Hoje

Faleceu o ex-prefeito de São Gonçalo dos Campos Dr. Clovis Borja

 

Faleceu na manhã de hoje (14), o ex-prefeito da cidade de São Gonçalo dos Campos (1997/2000), Clovis José de Freitas Borja, conhecido como Dr. Clovis Borja. Nascido em 19 de abril de 1947, faria 71 anos este ano. O corpo será velado na Câmara Municipal e o sepultamento será às 16 horas de hoje.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 09:32h
Macarani

Banco do Brasil e Bradesco são alvos dos assaltantes na madrugada de Carnaval

 

Em contato com o blog do Anderson na madrugada de segunda-feira (12), internautas informaram uma série de explosões e tiros contra instituições bancárias em Macarani. Todos os caixas eletrônicos foram danificados e o dinheiro levado pelos bandidos. Conforme mostram as fotos, as estruturas físicas das duas instituições, Banco do Brasil e Banco Bradesco, ficaram bastantes danificadas. (Foto ilustração)

O primeiro alvo foi no BB, localizada no Largo São Pedro, e em seguida o Posto de Atendimento Bancário do Banco Bradesco, que fica na Avenida Camillo de Jesus Lima. Na fuga o grupo levou dois reféns, que foram liberados em seguida. Diversas companhias da Polícia Militar encontram-se no município do Sudoeste Baiano que fica a 148 quilômetros de Vitória da Conquista. (blog do Anderson)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 09:19h
Universidade para Todos

Prouni divulga resultado com listas de aprovados; site apresenta problema

 

O resultado do Programa Universidade para Todos (Prouni) foi divulgado nesta quarta-feira (14), no site http://siteprouni.mec.gov.br/, às 9h27 (veja imagem acima). No entanto, a página apresentou um problema no link e não foi possível visualizar os nomes dos estudantes. O G1 entrou em contato com o Ministério da Educação (MEC), mas ainda não obteve resposta. (Foto ilustração)

Cerca de 15 minutos depois, às 9h45, o site voltou a exibir o aviso de "Aguarde o resultado da 1ª chamada":

Nas redes sociais, candidatos se queixaram dos problemas técnicos e fizerampiadas com a ansiedade sobre o resultado.

Os candidatos pré-aprovados devem comprovar os dados pessoais informados na inscrição entre os dias 15 e 23 de fevereiro, na universidade onde estudarão. Só assim terão suas vagas garantidas.

O programa oferece 242.987 bolsas de estudo em 2.976 instituições de ensino particulares. Dessas, 113.863 são integrais e 129.124, parciais.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 09:13h
Feira de Santana

Previsão de término do túnel da Presidente Dutra-João Durval é confirmada para março

 

“O andamento do trabalho nos projeta o próximo mês como prazo para entrega oficial do equipamento público à comunidade”. A previsão é do secretário municipal de Gestão e Convênios, Ozeny Moraes, sobre a conclusão da obra da trincheira, popularmente chamada de túnel, que está sendo construída no cruzamento das avenidas Presidente Dutra e João Durval, em Feira de Santana. (Foto ilustração)

O piso de concreto está em fase final, bem como as new jersey, as barreiras de segurança colocadas em ambos os lados e em toda extensão. Operários estão concentrados nas grades de metal onde serão fixadas as placas cimentícias, utilizadas como vedação das paredes.

A meta da empresa Via Engenharia é que até o final desta semana o concreto, que tem 18 centímetros de espessura, seja concluído. Na pista, sentido Tomba/Presidente Dutra, a concretagem será de aproximadamente cem metros de extensão. No lado norte do túnel, a parte inicial da pista ainda não recebeu o concreto. (Secom/Fsa)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 09:08h
Perde validade dia 22

MP que altera pontos da reforma trabalhista não avança no congresso

 

A poucos dias de perder a validade – no dia 22 de fevereiro –, a medida provisória que altera pontos da reforma trabalhista (MP 808/2017) nem sequer teve os membros da comissão especial mista designados, para a primeira etapa de tramitação da matéria. (Foto ilustração)

O presidente deverá ser o senador Bendito de Lira (PP-AL). Já o relator será um deputado. Inicialmente, a ideia era que Rogério Marinho (PSDB-RN), que foi o relator da reforma na Câmara, também fosse o da MP, mas as conversas não avançaram.

“Infelizmente, qualquer pergunta em relação a esse tema tem que ser dirigida ao presidente do Congresso Nacional [Eunício Oliveira]. As medidas provisórias são congressuais [Câmara e Senado, com comissões mistas] e desde que a medida veio para o Congresso, dia 14 de novembro, até agora o presidente ainda não acenou de que forma essa comissão iria funcionar. Vários partidos já designaram membros, mesmo assim o presidente ainda não definiu o funcionamento da comissão. Eu fui indicado pelo líder do governo como relator, mas a rotina, a liturgia é de primeiro eleger o presidente, que será alguém do Senado”, explicou Marinho.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 08:55h
A alma do negócio

Petrobras torra mais de meio bilhão de reais em propaganda por ano

 

Apesar do monopólio na produção de petróleo e seus derivados, principalmente gasolina, e de controlar o mercado, a Petrobras presidida por Pedro Parente acha relevante gastar mais de meio bilhão de reais (exatos R$550 milhões) durante 30 meses em propaganda. Para ter tanto dinheiro em caixa, a Petrobras mantém margens de lucro elevadas com a política de preços que explora o consumidor brasileiro. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder. (Foto ilustração)

A Petrobras justifica a exploração com “preços internacionais”, mas não se conhece qualquer país com gasolina tão cara quanto a brasileira.

Pedro Parente convenceu o presidente Michel Temer e reproduzir a sua lorota dos “preços internacionais”, na qual poucos acreditam.

Até o Paraguai, que não produz petróleo, vende gasolina da Petrobras, nos postos da petroleira, a R$2,45 o litro (R$2,62 a gasolina aditivada).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 08:46h
Eleições 2018

TSE publica resolução que autoriza autofinanciamento de campanha para 2018

 

O Tribunal Superior Eleitoral publicou no início de fevereiro as regras sobre prestação de contas para as eleições gerais deste ano, incluída aí a autorização para que os candidatos financiem 100% da própria campanha. O tribunal tem até 5 de março para publicar o conjunto das resoluções em definitivo. Na última sessão de dezembro de 2017, 10 regras foram aprovadas. No entanto, o assunto do autofinanciamento ainda não havia tido publicidade até o momento. Já existem questionamentos sobre o modelo, inclusive no Supremo Tribunal Federal. (Foto ilustração)

O texto com as novas regras define que "o candidato poderá usar recursos próprios em sua campanha até o limite de gastos estabelecido para o cargo ao qual concorre, devendo observar, no caso de recursos financeiros, o disposto no § 1º do art. 22 desta resolução (Lei no 9.504/1997, art. 23, §1º)".

O ministro Luiz Fux, relator das resoluções e então vice-presidente do tribunal, destacou, na sessão extraordinária de dezembro, que todas as resoluções aprovadas podem, até o prazo final, ser objeto de ajustes e aperfeiçoamento.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 08:39h
MP-BA no Carnaval

Dados da atuação são apresentados em última reunião de avaliação do Carnaval 2018 promovida pela SSP

 

Os dados relativos à atuação do Ministério Público estadual no Carnaval 2018 foram apresentados na manhã de ontem, 13, na última reunião de avaliação da 'Operação Carnaval' realizada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). Os resultados alcançados em favor dos cidadãos são bastante relevantes, informou a promotora de Justiça Mônica Barroso. Ela lembrou que promotores de Justiça e servidores da instituição trabalharam nas ruas e no posto fixo do plantão desde a quinta-feira. Ontem, logo cedo, uma equipe esteve no 'Circuito Osmar' coletando amostras de substâncias utilizadas nos banheiros químicos e para lavar as ruas. As atividades continuaram até no último dia de festa. (Foto ilustração)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 08:21h
Oriente Médio

ONU cria plano de US$ 1 bilhão para estabilizar zonas de risco no Iraque

 

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Gutérres, anunciou nesta quarta-feira (14) no Kuwait um programa para estabilizar as "áreas de alto risco" no Iraque, que são vulneráveis a uma intensificação do jihadismo, com um custo de US$ 1,05 bilhão. (Foto ilustração)

A ONU busca arrecadar US$ 482 milhões para o primeiro ano deste plano e US$ 568 milhões adicionais para ajudar a estabilizar as áreas consideradas de alto risco, segundo um comunicado da organização internacional.

Em discurso no Kuwait, na jornada de encerramento da conferência de doadores para a reconstrução do Iraque, transmitido pela emissora de televisão estatal kuwaitiana, Gutérres afirmou que o mundo deve "continuar ao lado do Iraque enquanto se cura" dos efeitos da guerra contra o grupo terrorista Estado Islâmico.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 08:16h
Feriadão no Rio

Acidentes nas estradas federais do Rio deixam cinco mortos e 104 feridos

 

Cinco pessoas morreram e 104 ficaram feridas em 85 acidentes nas estradas federais do Rio de Janeiro, durante o carnaval, entre a sexta-feira (9) e terça-feira (13). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, no carnaval de 2017 foram mais acidentes (99) e mortos (seis), mas houve menos feridos (98). (Foto ilustração)

Um dos acidentes mais graves ocorreu na Rodovia Rio-Santos (BR-101), em Mangaratiba. Na manhã de domingo (11), uma colisão entre dois veículos deixou dois mortos e três feridos graves, na altura do quilômetro (km) 448.

Na noite do mesmo dia, na BR-493, em Magé, uma colisão frontal entre veículos deixou seis pessoas feridas com gravidade, na altura do km 18.

Outros três mortos foram registrados em acidentes na Via Dutra (BR-116), em Seropédica; na BR-356, em São João da Barra; e na Rio-Juiz de Fora (BR-040), em Duque de Caxias.

Foram registrados mais de 1.500 testes do bafômetro. Sessenta e duas pessoas foram multadas, seja pela constatação do consumo do álcool, seja pela recusa de fazer o teste.

Mais de 5 mil multas foram aplicadas, a maioria (2.616) por excesso de velocidade. Também foram aplicadas 1.206 infrações por ultrapassagem proibida. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.02.2018 08:10h
Senado Federal

41 suplentes de senadores assumiram mandato em algum momento da legislatura

 

Dos 81 senadores eleitos nas eleições de 2010 e 2014, cinco renunciaram, três morreram, dois foram cassados e outros 25 chegaram a se afastar do mandato. Desde então, 41 suplentes assumiram o cargo em algum momento da legislatura. Os dados são de um levantamento feito pelo G1. (Foto ilustração)

O principal motivo para o afastamento foi a nomeação para cargos políticos no Executivo, como um ministério ou uma secretaria. Pelo menos 15 senadores titulares saíram temporariamente do Legislativo por esse motivo. Neste ano, o eleitor votará duas vezes para senador. Como o mandato de senador é de 8 anos, 2/3 da Casa serão renovados nestas eleições.

O professor da FGV Direito Rio Michael Mohallem diz que, em muitos casos, o eleitor não tem consciência de quem são os suplentes em uma chapa para senador – o que pode trazer uma frustração "porque eles não foram escolhidos diretamente". "A verdade é que as pessoas são mais focadas em saber quem é o candidato que puxa a chapa, e não há essa cultura de fazer uma análise da suplência", afirma.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.02.2018 07:01h
Eleições 2018

José Ronaldo tem carta branca para ser senador ou vice na chapa de ACM Neto

 

Apesar de toda a especulação sobre qual a posição do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM-foto), na chapa da oposição liderada pelo prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), a informação é a seguinte: José Ronaldo tem carta branca para ficar em qualquer posição, já acertada com ACM Neto. O problema da definição é que o compromisso é ter uma chapa competitiva e que pesa na decisão o que for melhor para o grupo.

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
Lindiomar - Cerveja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2021

2020

2019

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia