Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você é a favor da terceira dose de vacina contra a covid - 19?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.02.2018 11:35h
Não candidato a reeleição

Temer diz que intervenção total no Rio foi

 

A presidente Michel Temer afirmou (foto) nesta sexta-feira (23), em entrevista à Rádio Bandeirantes, que uma intervenção federal total no Rio de Janeiro chegou a ser cogitada. Mas, segundo o presidente, ele descartou a hipótese por ser uma "coisa muito radical".

O decreto de intervenção federal na área de segurança do estado do Rio foi assinado há uma semana. Com isso, o comando das polícias civil e militar e do corpo de bombeiros passou, até o dia 31 de dezembro deste ano, para o comando do general do Exército Walter Sousa Braga Netto.

Possibilidade de disputar reeleição

Temer também foi questionado se pensa em concorrer à reeleição em outubro. No meio político, foi comentado ao longo da semana que a intervenção no Rio, se bem-sucedida, pode aumentar as chances do presidente em uma eventual disputa.

A exemplo do vem dizendo em declarações recentes, Temer disse que não vai ser candidato à reeleição.

"É uma jogada de mestre [a intervenção no Rio], mas não é eleitoral. Eu sou candidato a fazer um bom governo. Eu tenho dito reiteradamente que em política as circunstâncias é que ditam a conduta. Minhas circunstâncias ditam minha conduta [...] Eu não vou ser candidato", afirmou o presidente.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.02.2018 11:24h
Eleições 2018

ACM Neto diz que ele, Zé Ronaldo ou Bruno Reis é plano A

 

Pressionado por aliados a anunciar candidatura mas ainda sem decidir se disputa o governo da Bahia este ano, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse nesta sexta-feira (23) que o escolhido para concorrer ao Palácio de Ondina será “o plano A” do grupo, que teria “vários nomes” para tentar o comando do Executivo estadual.

Ao ser questionado sobre qual poderia ser o “plano B” caso resolva não sair candidato, Neto refutou a expressão. “Não tem plano B, nem plano C, nem nada. Qualquer um que seja apresentado como candidato será o plano A. Eu, Zé Ronaldo, Bruno [Reis], ou um dos deputados federais, ou um dos estaduais, ou outro prefeito. Temos vários nomes que podem disputar o governo da Bahia”, declarou o gestor.

O democrata também foi curto, ao responder se convidou o vice-prefeito Bruno Reis (MDB) para se filiar ao Democratas: “Não”. (bahia.ba- foto ilustração: ACM Neto, José Ronaldo e Bruno Reis)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.02.2018 11:08h
Receita Federal

Entrega da declaração do Imposto de Renda 2018 começa em 1º de março

 

A Secretaria da Receita Federal informou que o prazo de apresentação da declaração do Imposto de Renda 2018, ano-base 2017, começa na próxima quinta-feira (1º) e se estende até o dia 30 de abril. (Foto ilustração)

A expectativa da Receita é receber 28,8 milhões de declarações neste ano, 340 mil a mais do que o registrado no ano passado (28,5 milhões).
Quem deve declarar?

Deve declarar o IR neste ano quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2017. O valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado. (Site Receita)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.02.2018 09:11h
Agora é oficial

Governo publica no "Diário Oficial" o cancelamento da nomeação de Cristiane Brasil para o ministério

 

O governo publicou nesta sexta-feira (23) no "Diário Oficial da União" um decreto que torna sem efeito a nomeação da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ -foto) para o Ministério do Trabalho.

O Palácio do Planalto já havia anunciado a desistência do nome da parlamentar para ocupar a vaga e informado que o ministério será interinamente comandado pelo secretário-executivo, Helton Yomura, até março.

Cristiane Brasil foi escolhida para a pasta no início de janeiro, após uma reunião do presidente Michel Temer com o presidente do PTB e pai da deputada, o ex-deputado Roberto Jefferson.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.02.2018 09:01h
Segurança pública

Baralho do crime recebe primeira atualização em 2018

 

Sete criminosos procurados pela polícia baiana foram inseridos, nesta quinta-feira (22), no 'Baralho do Crime', ferramenta lúdica criada pela Secretaria da Segurança Pública para estimular a participação popular nesta busca. Na primeira atualização de 2018, três dos quatro naipes sofreram modificações. (Foto ilustração)

O 'Valete de Paus', a maior carta alterada, passa a apresentar a fotografia de João Cleison Mota Carvalho, o 'Didi', homicida e traficante com atuação na cidade de Ribeira do Pombal. Ele substituirá Allan Keyson Regis de Souza, o 'Jegue', capturado em novembro.

Ainda no naipe de Paus, Manoel Rafael Bispo de Jesus, o 'Jorge Bocão', ilustra a carta 'Nove de Paus' no lugar de Ronaldo Santos de Carvalho, o 'Nal', cujo mandado de prisão foi revogado. Jorge Bocão é procurado por sequestro e agia na região de Valença.

O também sequestrador Amauri Francisco de Sousa, o 'Babá', radicado em Seabra, é o novo 'Oito de Paus', em substituição a Artur Arlindo Barbosa Pacheco, o 'Arturzinho', preso recentemente durante operação policial em Ondina.

Procurado por homicídio qualificado, o 'Dez de Ouros' é agora Cláudio Santos Nascimento, o 'Zinho', que costuma agir no bairro de Itapuã. Ele remove Douglas Santos desta carta.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.02.2018 08:48h
A contragosto da cúpula do PT

Lula dá aval para articulação de Haddad com Ciro

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto) deu aval para que o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, mantenha conversas com outros partidos para a construção de uma unidade da centro-esquerda antes do início formal da campanha eleitoral, em agosto. Haddad é coordenador do programa de governo do PT para a eleição presidencial deste ano. Haddad se reuniu anteontem com Lula para relatar o teor da conversa que teve com o pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, durante jantar, anteontem, no apartamento do ex-deputado Gabriel Chalita.

Conforme revelou o jornal O Estado de S. Paulo, Haddad e Ciro falaram sobre a necessidade de construção de uma unidade da centro-esquerda na eleição de outubro. A conversa não girou em torno de nomes nem da possibilidade de um plano B caso Lula fique mesmo impedido de disputar a eleição - o petista pode ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa. O encontro de Haddad com Ciro provocou insatisfações na cúpula do PT. Dirigentes que participaram da reunião da Executiva Nacional do partido, ontem, em São Paulo, reclamaram da postura do ex-prefeito que, segundo eles, reforça as especulações sobre um plano B a Lula.  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.02.2018 08:41h
Micro e pequenas empresas

"Todo mundo sofreu com a crise, menos os bancos", ressalta Afif

 

O diretor-presidente nacional do Sebrae, Guilherme Afif Domingos (foto), afirmou que, na crise financeira, apenas os bancos se deram bem. “Essa crise, todo mundo sofreu, menos os bancos, que tiveram os melhores lucros. Nós tivemos essa crise e eu, por exemplo, não sou a favor de toda hora ficar fazendo Refis. Para quem pagou é injusto. Mas aqui se trata de uma excepcionalidade”. O Refis é o mecanismo se destina a regularizar créditos da decorrentes de débitos relativos a tributos e contribuições administrados pelos órgãos Federais.

Afif afirmou ainda que tratou diretamente com o presidente Michel Temer (PMDB) sobre a sanção da proposta, que foi vetada pelo Congresso. “Em uma reunião que tivemos, ele disse que iria sancionar. Foi aprovado por unanimidade na Câmara e no Senado e na última hora ficaram quietos, deixaram correr o processo para na hora da sanção dizer que não podia por que não tinha o cálculo necessário e se assinado. Ele estaria suscetível a um crime de responsabilidade fiscal”, lembrou, em entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metrópole.

A única saída, aponta Domingues, é “derrubar o veto”. “Ou seja, para ele cumprir o desejo dele, o congresso tem que derrubar o veto dele. É a burocracia, a burocracia está amarrando o país. Não se fala mais de planejamento em prol do desenvolvimento, se fala em economia fiscal, não social. O precisa Eunício coloca...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.02.2018 08:35h
Rio de Janeiro

Intervenção no rio ainda ignora denúncia de ministro da justiça

 

Uma semana depois da intervenção decretada na segurança pública do Rio de Janeiro, não foram deflagradas investigações da denúncia do ministro da Justiça, Torquato Jardim (Foto), de que comandantes da Polícia Militar foram indicados pelo crime organizado em articulação com deputados estaduais ligados ao tráfico. A denúncia provocou reações no governo fluminense e na PM do Rio, mas jamais foi investigada. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Na PM havia a expectativa que já nesta semana rolariam cabeças de oficiais de sabidas ligações a políticos suspeitos de ligação ao tráfico.

Especialistas em segurança alertam que uma ofensiva contra o crime deve começar pela “limpeza” das polícias Civil e Militar.

A denúncia de Torquato Jardim incomoda até o próprio Ministério da Justiça, que até o fechamento desta edição não comentou o caso.

O Comando Militar do Leste, onde se concentra o trabalho do interventor, as coisa ainda estão em “fase de planejamento”. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.02.2018 08:24h
Na contramão

Congresso barra tentativas do governo de cortar benefícios

 

Todas as medidas de ajuste fiscal enviadas pelo governo Temer ao Congresso para cortar benefícios (parte deles de servidores e empresas) foram barradas pelos parlamentares. É o que o mostra estudo do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Se essas propostas tivessem sido aprovadas por deputados e senadores, o impacto positivo no Orçamento deste ano seria de R$ 31,8 bilhões, entre aumento de receitas e redução de despesas. (Foto ilustração)

Na lista, estão medidas que afetam diretamente os servidores, como o adiamento do reajuste dos salários, o aumento da contribuição previdenciária e a redução de benefícios, como ajuda de custo e auxílio-moradia.

Também compõem o pacote o fim da desoneração da folha de pagamento para 50 setores – proposta que deve ser alterada na Câmara para afetar menos segmentos – e a tributação de fundos exclusivos para investidores de alta renda. A reforma da Previdência, por sua vez, produziria economia de R$ 5 bilhões neste ano, mas foi engavetada.

O economista Manoel Pires, responsável pelo levantamento, destaca que houve uma predominância, no governo Temer, de medidas que proporcionam um aumento de receita, com efeito temporário no Orçamento. Os cortes de despesa se deram de forma administrativa, sem passar pelo Congresso, como foi o caso do pente-fino no auxílio-doença. (AE).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.02.2018 08:17h
"Vergonha no ar"

Gol agora cobra para marcar assento escolhido na compra da passagem

 

A Gol passou a cobrar pela marcação de assentos na hora da compra da passagem. Os clientes que desejarem selecionar seu lugar no avião no momento da aquisição do bilhete terão de pagar uma taxa adicional. A escolha do assento só será gratuita no período do check-in, a partir de uma semana antes do voo. A mudança vale para as passagens compradas a partir desta quinta-feira. (Foto ilustração)

A companhia também anunciou a criação da tarifa Promo, com descontos de até 30% em relação à menor tarifa já praticada pela empresa, a Light. A novidade vale para voos nacionais e internacionais.

Para escolher o assento com antecedência, o passageiro terá de pagar R$ 10 na Tarifa Light e R$ 20 na Promo – as modalidades mais baratas da empresa –, seja em voos nacionais ou internacionais. Os clientes que comprarem a passagem nessas tarifas não terão direito a despacho de bagagem gratuito.

A marcação de assentos com antecedência só será gratuita para as tarifas Max e Plus. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.02.2018 08:11h
Economia

Ibovespa bate novo recorde, com 86.686 pontos

 

O índice Ibovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo, bateu ontem (22) mais um recorde nominal ao encerrar o dia em 86.686 pontos, alta de 0,74% em relação ao pregão anterior, que havia sido recorde, com 86.051 pontos, registrado ontem (21). Desde o início deste ano, o índice vem batendo sua marca histórica sucessivamente. O Ibovespa é principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3 (antiga BM&F Bovespa). (Foto ilustração)

O economista Joelson Sampaio, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), diz que os números indicam recuperação da Bolsa de Valores de São Paulo após o período mais agudo da crise econômica. “A bolsa foi uma das que mais sofreu durante a crise, sofreu bastante, ou seja, durante 2015 e 2016 perdeu muito valor, e hoje a bolsa também está na frente em termos de recuperação”.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.02.2018 08:07h
Processos Redistribuídos

Processos de Lula, Geddel, Cunha e Alves no DF são transferidos para a 12ª Vara

 

Os processos envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os ex-deputados Geddel Vieira Lima, Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves, todos do MDB, além do doleiro e delator Lúcio Funaro, saíram da jurisdição do juiz Vallisney Oliveira, da 10ª Vara Federal, e foram transferidos para a 12ª Vara Federal, cujo titular é o juiz federal Marcus Vinícius Reis Bastos. São ações oriundas das operações Zelotes, Sépsis e Cui Bono. As ações referentes a esses réus já aparecem redistribuídas no sistema da Justiça Federal do DF. (Foto ilustração)

A mudança dos processos é resultado de decisão do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador Hilton Queiroz, que, por meio de uma resolução, converteu a 12ª Vara Federal em unidade especializada em crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro. Até então, apenas a 10ª Vara Federal atuava com esta especialização. Como a alteração só poderia ser feita em seção judiciária com pelos três varas criminais, a 15ª Vara Federal, que era de direito cível, foi convertida para o direito criminal, o que permitiu a alteração na 12ª Vara. Com as mudanças, os processos já estão sendo redistribuídos. (AB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.02.2018 06:19h
População ativa

Bahia tem 4 milhões no Serasa, Salvador 1 milhão e Feira 213 mil

 

A Serasa, empresa privada que possui um dos maiores bancos de dados do mundo e dedica sua atividade à prestação de serviços de interesse geral, divulgou essa semana um dado preocupante dos cidadãos negativados na Bahia. Os números do mês de janeiro informam que o Estado da Bahia tem 4 milhões de cidadãos impedidos de fazer compras por falta de crédito. Ou seja, devendo no mercado. Em Salvador esse número chega a 1 milhão e em Feira de Santana 213 mil. Praticamente metade da população ativa e maior de 18 anos está sem crédito em Feira de Santana.
 

 
Comente Ler Comentários (2)
 
Enviado por Jair Onofre - 23.02.2018 06:16h
Eleições 2018

Candidatura de José Ronaldo a governador, ele só tem a ganhar

 

Nas hostes ronaldistas é bem vista a possibilidade do prefeito de Feira de Santana ser candidato a governador pelas oposições. Primeiro porque ninguém está eleito de véspera e o PT da Bahia está como exemplo, pois elegeu Jaques Wagner e Rui Costa. Segundo que, mesmo não sendo eleito, o nome de José Ronaldo será consolidado como liderança estadual dentro do Democratas nacional. E por último, eleito presidente de centro, tem vaga garantida em um cargo federal de destaque. Não custa lembrar que José Ronaldo já está no quarto mandato como prefeito de Feira Santana.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.02.2018 06:15h
Rio de Janeiro

Esquerda contra intervenção é a mesma que defende militares de Cuba, Venezuela, Correia no Norte e China

 

A esquerda que diz ser contra a “intervenção militar” na segurança pública, no Rio de Janeiro, é a mesma que defende os governos militares de Cuba, Venezuela, Correia do Norte e China. Em tempo: Houve no Rio de Janeiro uma intervenção federal chefiada por um militar. Não custa explicar...
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.02.2018 06:05h
Aniversariante do Dia

Ativista político Rocha do CSU em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Ler Comentário (1)
 
Enviado por Jair Onofre - 23.02.2018 06:02h
Lava Jato

Rui Costa e ACM Neto não se manifestam sobre Mário Negromonte

 

Réu na Lava Jato desde quarta-feira (21) e afastado do TCM pelo STJ, o conselheiro Mário Negromonte conseguiu uma proeza aqui na Bahia. Os dois maiores grupos políticos liderados pelo governador Rui Costa e o prefeito ACM Neto não se manifestaram sobre o episódio. Claro, tudo por conta do momento eleitoral que se avizinha. Só lembrando, Mário Negromonte foi indicado para o TCM pelo governador à época Jaques Wagner, mesmo sendo denunciado no maior escândalo de corrupção da história do Brasil. (Foto ilustração: ACM Neto, Rui Costa e Mário Negromonte)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.02.2018 05:58h
Para o Senado Federal

José Sarney não será mais candidato, mesmo sendo o favorito

 

O ex-presidente José Sarney (MDB-foto), aquele que deixou o país com a hiperinflação na década de 80, não será mais candidato ao Senado Federal pelo Amapá, estado que lhe deu dois mandatos. Interessante é que as pesquisas o colocava como favorito, se as eleições fossem hoje. Entenda o povo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.02.2018 05:56h
Presidente do PSDB Mulher

Vereadora Eremita Araújo sai em defesa do governador Rui Costa

 

Vereadora e presidente do PSDB Mulher na Bahia, Eremita Araújo surpreendeu quarta-feira (21) ao elogiar a administração do governador Rui Costa (PT). Tudo por conta de críticas do seu colega Cadmiel Pereira (PSC) ao Governo do Estado. “Tenho visto diversas obras do Governo do Estado em Feira e em toda a Bahia. Não tenho compromisso com ele, mas sei que foi um dos governadores que mais trabalhou pela Bahia e as pesquisas e o povo dizem isso. Respeito a posição dos vereadores que fazem oposição ferrenha ao governador, mas também estou usando meu bom senso para dizer que Rui Costa, construindo ou não este hospital geral, trabalha por nossa cidade”, afirmou. (Foto ilustração: Eremita Araujo e Rui Costa)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.02.2018 05:54h
Brasil

94,6% dos usuários acessam internet pelo telefone celular

 

O Brasil já tem 64,7% da população conectada à internet, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O mesmo levantamento indica que a Bahia tem 7 de cada 10 pessoas online, e as mulheres são quase 70% do total online. Outro dado é que 94,6 % dos usuários de internet no país acessam a rede via telefone celular.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.02.2018 05:50h
Eleições presidenciais

Irmão Lázaro tem encontro com Jair Bolsonaro e aliança para 2018 é especulada

 

O deputado federal Irmão Lázaro (PSC) surpreendeu essa semana, ao se reunir em Brasília com os colegas do PSC presidenciável Jair Bolsonaro e o líder do partido, Victório Galli. Segundo a assessoria de Irmão Lázaro, não está descartada uma aliança para as eleições presidenciais em outubro. Influente no PSC, Irmão Lázaro tem sido um importante interlocutor do partido na definição da legenda para as eleições. (Foto ilustração: Jair Bolsonaro, Irmão Lázaro e Victório Galli)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.02.2018 05:49h
Cachoeira

ACM Neto fará palestra na Faculdade Adventista da Bahia

 

O prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) estará na cidade de Cachoeira na próxima segunda-feira (26). Vai proferir uma palestra na Faculdade Adventista da Bahia, durante a aula magna no auditório central do campus. ACM Neto é graduado em Direito pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.02.2018 05:47h
De olho nas eleições

Marcelo Nilo aproveita a janela e se filia ao PSB em março

 

O deputado estadual Marcelo Nilo (PSL), que vinha conversando com o PSB da senadora Lídice da Mata, finalmente marcou data para a filiação. Aproveitará a janela partidária e se filiará dia 12 de março. O ato será no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia. Marcelo Nilo é candidato a deputado federal. O PSB, que deve ganhar um deputado federal em 2019, abre a legenda para a conquista de prefeituras, já que Marcelo Nilo tem forte penetração no interior baiano.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.02.2018 05:42h
Públicos e privados

Diretores do BNDES ganham até R$ 105 mil e os privados até R$ 364 mil

 

Entre os cinco bancos estatais federais, o BNDES é a instituição que paga a maior remuneração aos seus diretores. O salário fixo da diretoria do banco é de R$ 80.110,10 e o do presidente, R$ 87,4 mil. Só que com as vantagens o valor do salário dos diretores pode chegar a R$ 105 mil.

Bancos privados

Os altos salários e bônus pagos pelos bancos privados aos diretores é um dos principais argumentos do BNDES para justificar a remuneração dos seus dirigentes. No Bradesco, o salário médio da diretoria superou os R$ 140 mil em 2016. No Itaú, foi de R$ 84 mil. Esses valores chegaram ao equivalente a R$ 280 mil e R$ 364 mil mensais.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.02.2018 05:38h
Reserva financeira

SPC diz que 56,6% aplicam na poupança e 27,1 % guardam dinheiro em casa

 

Mesmo com o fim da recessão, a parcela dos que fazem reservas não aumentou, segundo pesquisa do SPC Brasil e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). Entre os que fazem uma reserva, 56,6% aplicam na caderneta de poupança e 27,1% guardam dinheiro em casa. Na prática perdem dinheiro. Interessante é que 50,6% não têm o hábito de fazer reservas. A baixa renda é apontada como o principal fator para esses índices.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.02.2018 15:42h
Interior

Justiça Federal determina perícia em obra de esgotamento em Amélia Rodrigues

 

A Justiça Federal determinou a realização de perícia em obra de esgotamento sanitário no município de Amélia Rodrigues, atendendo à solicitação do Ministério Público Federal (MPF). A medida faz parte uma ação judicial proposta pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) contra o prefeito Paulo Falcão.

A perícia visa apurar o percentual de execução da obra de esgotamento sanitário, com base no cronograma relativo ao convênio nº 0038/2006. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (21), no Diário Oficial da Justiça Federal.

Na decisão, o juiz federal Robson da Silva Mascarenhas, oferece prazo de 15 dias para que as partes apresentem seus quesitos, além de assistentes técnicos. O juiz federal Robson da Silva Mascarenhas determinou, ainda, que o prefeito Paulo Falcão junte aos autos do processo os cronogramas dos convênios nºs 189/2013, 1551/2004 e 038/2006, informando o valor exato de recursos recebidos no convênio 038/2006 durante sua gestão, juntando documentos comprobatórios e planilhas de cálculo.

A decisão impõe também que o prefeito de Amélia Rodrigues liste os materiais que foram adquiridos e repassados ao gestor que o sucedeu, mediante uso da verba do convênio 038/2006, assim como qual o valor exatamente pago por eles.

PERÍCIA

De ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.02.2018 15:31h
Terrorista italiano

Governo defende no STF soberania para decidir extradição de Battisti

 

O governo federal defendeu no Supremo Tribunal Federal (STF) que a Presidência da República tem competência legal para dar a palavra final sobre a extradição de estrangeiros. A manifestação foi elaborada pela subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil e a Advocacia-Geral da União (AGU) no processo no qual o terrorista italiano Cesare Battisti pretende suspender preventivamente eventual decisão que determine sua expulsão do Brasil. Ainda não há data para julgamento. (Foto ilustração)

 A extradição de Battisti voltou a ser cogitada no final do ano passado, após autoridades italianas afirmarem que mantém conversas com o Brasil para garantir a devolução do italiano, que obteve visto de permanência após decisão do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o manteve no país.

Na petição, protocolada na semana passada no STF, a Casa Civil argumenta que o próprio Supremo decidiu que a decisão final envolvendo casos de extradição cabe ao presidente da República, chefe do Executivo.

Decisão soberana

“Inexiste direito que dê ao cidadão italiano Cesare Battisti o direito de não ser extraditado ou de não ser deportado ou de não ser expulso do Brasil. A pe...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.02.2018 15:00h
Distrito Federal

No DF, professor de escola pública ganha o triplo da média nacional

 

Educação consome a maior fatia do orçamento do governo do Distrito Federal, e os vencimentos ficam com a parte do leão: hoje, professores da rede pública recebem salário médio de R$9 mil mensais. Esse valor é o maior do País e representa o triplo da média nacional de R$3.335, atestada pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais (Inep), em 2017. No governo do DF, Educação responde por um terço da folha. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder. (Foto ilustração)

O orçamento global da Secretaria de Educação do Rio Janeiro chega a R$3,9 bilhões, enquanto no DF só a folha salarial da Educação totaliza R$6,9 bilhões. O detalhe é que há 17 milhões de habitantes no Estado do Rio, e menos de 3 milhões em Brasília.

Os salários da Educação no DF custam mais que todo o orçamento do Amapá (R$ 5,8 bilhões) e o dobro de Roraima (R$ 3,6 bilhões).

Apesar desses custos espetaculares, o DF não tem sido citado exatamente como uma unidade da Federação que prioriza Educação.

Salário de professor deve ser cada vez melhor, mas ao menos Brasília deixou para trás o “coitadismo” que alimenta a pelegada dos sindicatos. (DP)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.02.2018 12:43h
Rio de Janeiro

Ex-governador Garotinho é internado no Rio com dores no peito

 

O ex-Governador Anthony Garotinho foi internado na noite da última quarta-feira (21), no Hospital Quinta D'or, Zona Norte do Rio. Segundo advogado Carlos Azeredo, a ex-Governadora e esposa de Garotinho, Rosinha Mateus, disse ao telefone, na manhã desta quinta-feira (22), que o ex-governador estaria bem e passando por exames na unidade de saúde. (Foto ilustração)

De acordo com a assessoria do Hospital Quinta D’Or, os exames iniciais foram normais, mas o paciente permanece internado, clinicamente estável, aguardando a conclusão de outros exames. (g1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.02.2018 12:38h
Secretaria de Comunicação

Governo manda ministérios cortarem até dois terços de gastos com publicidade

 

A Secretaria de Comunicação (Secom) do Palácio do Planalto encaminhou um e-mail para os ministérios informando que, em função de restrições orçamentárias, as pastas deverão reduzir em até dois terços os investimentos publicitários programados para o ano. O comunicado pegou os ministros de surpresa. Alguns ministérios até mesmo já contrataram esses serviços e terão de avisar aos fornecedores que não terão condições de honrar os pagamentos. Em razão de ser um ano eleitoral, as propagandas devem ser veiculadas até o mês de junho. (EXPRESSO –Murilo Ramos)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.02.2018 11:50h
Feira de Santana

Pavimentação asfáltica da rua Ipanema será concluída na próxima segunda-feira

 

Iniciadas há cerca de uma semana, as obras de pavimentação asfáltica da rua Ipanema (antiga Homero de Figueiredo), no bairro Gabriela, serão concluídas na próxima segunda-feira, 26. Medindo 25.200 metros quadrados, as duas pistas desta artéria representam uma importante via de acesso aos moradores da região. (Foto ilustração)

As informações são do secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, ao enfatizar que, nos últimos anos, a Gabriela foi contemplada com uma gama de investimentos.

Além da pavimentação a paralelepípedo da Homero de Figueiredo, implantada há quatro anos e que serviu como base para aplicação do asfalto, o bairro também ganhou uma unidade de ensino e uma unidade de saúde, com capacidade para duas equipes do Programa Saúde da Família. (Secom/Fsa.)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.02.2018 11:30h
Camaçari

Denúncia contra secretária de Camaçari é rejeitada

 

O juiz de Direito da 1ª Vara Criminal de Camaçari, Ricardo Dias de Medeiros Netto, rejeitou a denúncia oferecida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra a secretária de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) da cidade, Juliana Franca Paes (foto), que era acusada junto com o seu marido, Aridã de Souza Carneiro, de exigir de empresários o pagamento de valores a título de "propina" para aprovação de obras e loteamentos no Município. Segundo o MP-BA, a chefe da Sedur, além de impor vantagens indevidas a empresários, se apropriou de uma caminhonete, que pertencia à prefeitura de Camaçari, e ameaçou uma testemunha. Teria, também, aprovado, por interesse pessoal, um projeto imobiliário denominado Luau de Arembepe, em área de proteção permanente. Juliana Paes foi acusada ainda de substituir diversos funcionários concursados da sua pasta por servidores comissionados, de confiança dela, para a prática de atos de corrupção.

Ao rejeitar a denúncia, o juiz Ricardo Medeiros Netto disse que não cabe a 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Camaçari, que ofereceu a denúncia contra a secretária, fazer acusações criminais. Citando resolução do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça do Estado da Bahia, o magistrado afirmou que a 7ª Promotoria tem atribuições apenas para apurar casos sobre patrimônio público e moralidade administrativa, Fazenda Púb...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.02.2018 11:24h
Eleições 2018

Herzem Gusmão lança Nilo Coelho para vice de Neto

 

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (foto), lançou o ex-governador Nilo Coelho como possível nome para compor a chapa majoritária ao Governo da Bahia nas eleições 2018. Sendo assim, Nilo poderia ser o vice do prefeito de Salvador, ACM Neto - que deve enfrentar o atual governador Rui Costa (PT) no pleito - e fortaleceria a influência política de Vitória da Conquista no cenário estadual. Em entrevista à Tribuna, Gusmão falou da importância do nome de Nilo - que atualmente está filiado ao PSDB, mas que poderia se filiar ao MDB. “No ano passado, cheguei em Salvador e tinha aquela discussão de dois nomes. Lembro que o MDB não estava aceitando dois grandes nomes: José Ronaldo e o ex-ministro Imbassahy. Dizia que eu estava levando três nomes: Nilo Coelho, Arthur Maia e Arthur solicitou que eu também incluísse o nome de Benito. Então, chegamos com cinco grandes nomes e eu entendo que um partido como o MDB não poderia ficar no papel de coadjuvante”, disse. (trbn)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.02.2018 11:16h
Palavras de "Coronel"

"Não quero ser um peso morto na chapa" de Rui, diz Coronel

 

Questionado sobre a chapa majoritária do governador Rui Costa (PT), durante entrevista a José Eduardo, na Rádio Metrópole, na manhã desta quinta-feira (22), o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e pré-candidato ao Senado, Angelo Coronel (PSD - foto), falou em "especulações" e disse não ter nenhum problema com a senadora Lídice da Mata (PSB), que quer a reeleição.

"Deveremos ter uma reunião no próximo mês com o nome homologado para a chapa. Lídice é uma boa pessoa, uma grande senadora. Não temos nenhum problema com o nome de Lídice, mas o PSD está lutando pela vaga dela. Eu não gosto de me envolver no time dos outros. Vamos ver qual o partido tem maior densidade eleitoral e vai contribuir para a chapa", declarou.

Coronel aproveitou para ressaltar a atuação do PSD. "Não quero ser candidato na chapa sendo um peso morto. Hoje o PSD tem 85 prefeitos, mais 110 de outras agremiações. Eu estou tentando fazer meu trabalho calado para ser nome viável", acrescentou. O deputado federal Antonio Brito (PSD) também disputa a vaga na chapa. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.02.2018 10:04h
Expansão de 37,1%.

Banco do Brasil tem lucro líquido de R$ 11,1 bilhões em 2017

 

O Banco do Brasil registrou lucro líquido ajustado (resultado sem itens extraordinários) de R$ 11,1 bilhões em 2017, valor 54,2% maior que o verificado em 2016. O lucro líquido sem ajuste ficou em 11,01 bilhões, com expansão de 37,1%. (Foto ilustração)

Segundo o banco, o resultado teve impacto, principalmente, do aumento das rendas de tarifas, da redução das despesas de provisão (recursos reservados para o caso de inadimplência) e das despesas administrativas.

As receitas do banco com tarifas cresceram 9% em 2017 (R$ 25,794 bilhões), comparado ao ano anterior (R$ 23,794). De acordo com o relatório de análise de desempenho do banco, esse crescimento foi resultado “dos esforços de aumento do relacionamento com os clientes e da qualificação das contas correntes com maior uso de produtos e serviços”. O banco destacou as tarifas relacionadas à administração de fundos (26,5%), reflexo da elevação dos recursos administrados que passaram de R$ 730,9 bilhões em dezembro de 2016 para R$ 864,5 bilhões no final do ano passado, com alta de 18,3% em 12 meses.

No quarto trimestre de 2017, o lucro líquido ajustado foi de R$ 3,2 bilhões, o que mostra desempenho 82,5% superior ao do mesmo trimestre do ano anterior - R$ 1,7 bilhão - e o maior resultado trimestral desde 2012. “Esse crescimento foi motivado pela expansão dos negócios, controle de despesas administrativas e, principalmente, pe...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.02.2018 09:50h
Cruz das Almas

Primeiras edições da Sessão Itinerante devem acontecer na Pumba e na Sapucaia

 

A Câmara de Vereadores está implantando o projeto de Sessões Itinerantes, com o objetivo de levar as atividades legislativas para mais perto da população. Nesta quarta-feira (21), o presidente da Câmara, Renan de Romualdo, esteve nas comunidades da Pumba e da Sapucaia para visitar locais, onde possivelmente devem acontecer as primeiras sessões itinerantes. “Estamos trabalhando para colocarmos o nosso Projeto de Sessões Itinerantes em funcionamento. Aos poucos estamos ajustando tudo para logo em breve levarmos as nossas atividades legislativas para mais próximo das comunidades, para que todos os cidadãos cruzalmenses, possam ter a facilidade de acesso ao trabalho que cada vereador desenvolve na Câmara”, disse o presidente. (Foto ilustração) (fortenoreconcavo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.02.2018 09:41h
Improbidade administrativa

Prefeita de Maragogipe sofre representação ao Ministério Público

 

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) determinou nesta quarta-feira (21/02) a formulação de representação ao Ministério Público estadual (MP-BA) contra a prefeita de Maragogipe, Vera Lúcia Maria dos Santos (foto). O conselheiro e relator do processo, Paolo Marconi, solicitou que seja apurada a suposta prática de ato de improbidade administrativa, em função dos indícios de irregularidade detectados nas contratações para aquisição de combustíveis, sem a devida fiscalização e controle por parte da administração contratante. . A decisão cabe recurso.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.02.2018 09:30h
Oeste da Bahia

Novidade: As sessões da câmara de vereadores de Barreiras serão ao vivo pela TV

 

Um grande passo foi dado no dia 20/02 quando a equipe da Tv Câmara de Barreiras colocou no ar a primeira sessão ao vivo, ou como poderiam dizer os mais novos on line ou em tempo real, pela Tv Câmara de Barreiras canal 4.1 e outro ainda mais relevante foi a primeira Tv Câmara do interior da Bahia a fazer essa operação ao vivo. (Foto ilustração)

Segundo o empresário Alex Marques, dono da empresa Detalhe Filmes que gerencia a Tv Câmara e um dos precursores da Tv Oeste disse com exclusividade ao Site Mais Oeste que está nova fase da Tv Câmara é muito importante e que esforços não estão sendo medidos para que uma programação melhor e mais perto do povo de Barreiras seja levada, sendo agora com as sessão ao vivo, um jornal ao meio dia que deve ter estreia em breve e ainda um programa Rural aos domingos.

Para o Diretor da Tv Câmara George Medeiros as sessões sendo ao vivo o cidadão vai poder cobrar melhor do seu vereador, ações que ele ache benéfica para a cidade. George que também vai fazer toda a direção durante as sessões falou ainda que um investimento em torno de 120 mil reais foram feitos para as sessões sejam ao vivo a partir de agora.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.02.2018 09:20h
Eleições 2018

Haddad diz a Ciro que PT terá candidato mesmo se Lula não concorrer

 

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), avisou na terça-feira (20) a Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, que o PT terá candidato ao Planalto nas eleições deste ano, mesmo que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja impedido de concorrer. Haddad, inclusive, é um dos cotados para representar o partido nas urnas, assim como o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner. De acordo com a coluna Expresso, da revista Época, Ciro não gostou das palavras de Haddad, já que espera contar com o apoio dos petistas, caso Lula esteja de fora da corrida eleitoral. Pesquisas eleitorais apontam que o pedetista aparece como o segundo que herdará mais votos de Lula, caso o ex-presidente não consiga se candidatar. (Foto: Web)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.02.2018 09:00h
Itabuna

Câmara vai julgar contas de Capitão Azevedo

 

Na primeira sessão ordinária de 2018 em Itabuna, nessa quarta, 21, o Plenário distribuiu duas proposições para tramitação nas Comissões técnicas. O processo com as contas da Prefeitura Municipal – exercício financeiro de 2011 – e o projeto de lei com a denominação de logradouro público – proposto por Júnior Brandão (PT) – para uma rua no bairro São Pedro. (Foto: Ex-prefeito Capitão Azevedo)

Os relatores serão designados nesta segunda, 26. No caso das contas do ex-prefeito Capitão Azevedo, o relatório tem que sair da Comissão de Finanças. O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, que aprecia previamente as contas prestadas pelos chefes do Executivo, opinou pela rejeição das de Azevedo. Somente 2/3 da Câmara Municipal invalida a decisão do TCM. (politicosdosuldabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
Lindiomar - Cerveja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2021

2020

2019

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia