Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você lembra em quem votou para vereador em 2016?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 03.04.2018 06:06h
Eleições majoritárias

Senadora Lídice da Mata deveria ter um plano B na chapa de Rui Costa

 

A senadora Lídice da Mata (PSB), que ainda sonha estar na chapa do governador Rui Costa (PT), candidato à reeleição, bem que deveria ter um plano B. Quando nada foi o que constatou o site Bahia na Política, ao conversar com alguns dirigentes socialistas. Eles entendem que a chapa está praticamente montada com as presenças de Jaques Wagner, João Leão e uma indicação de Otto Alencar.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 03.04.2018 06:03h
Eleições na Bahia

Semana decisiva para candidatura de ACM Neto a governador

 

A semana que chega será decisiva para as forças de oposição lideradas pelo prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM-foto). Com a possibilidade de ser candidato a governador mais do que continuar prefeito, ACM Neto vai montando seu tempo de propaganda no Rádio e na TV, bem como alianças que possam dar robustez na chapa majoritária. A princípio já estaria composto com o DEM, PSDB e PR. Uma nova legenda ainda pode compor, caso o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, se filie a outro partido.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 03.04.2018 06:02h
Eleições na Bahia

PPS entre os partidos nanicos e o chapão na proporcional

 

O PPS, legenda que na Bahia tem dois deputados estaduais, Soldado Prisco e Targino Machado, e apoia a candidatura de ACM Neto a governador, vive uma grande dificuldade para se coligar na proporcional. Apesar de ser um partido pequeno, conta com dois deputados de boa densidade eleitoral e isso tem dificultado a coligação, já que as legendas menores não estão dispostas a compor. Em tempo: Targino Machado foi eleito pelo DEM e Soldado Prisco pelo PSDB.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 03.04.2018 05:58h
Eleições 2018

Jairo Miranda se filia ao PC do B de olho na eleição de deputado

 

O ex-diretor do CIS e contabilista Jairo Miranda, que sempre foi ligado ao deputado estadual Zé Neto (PT), resolveu destoar do petista. Vai se filiar na próxima quinta-feira (5) ao PC do B. Candidato a deputado estadual, pesou na decisão de Jairo Miranda o coeficiente eleitoral. No PT o candidato a deputado estadual precisa ter acima de 45 mil votos para se eleger.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.04.2018 05:57h
Feira de Santana

Paixão de Cristo se confirma como evento turístico religioso do distrito de Humildes

 

A encenação da Paixão de Cristo ao ar livre no distrito de Humildes, em Feira de Santana, ocorrida quinta-feira (29), reuniu quase cinco mil pessoas. Entre boa parte dos observadores presentes ficou confirmada a existência de mais um evento turístico religioso da cidade. O vice-prefeito Colbert Martins, por exemplo, chegou a dizer ao site Bahia na Política que a Prefeitura precisa investir mais nesse tipo de evento.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.04.2018 05:55h
31 de março

Zé Neto comemora aniversário no mesmo dia do golpe militar

 

O dia 31 de março, que para muitos é lembrado como o dia do golpe militar, para o deputado estadual Zé Neto tem outro significado. É que o esquerdista nasceu nesse mesmo dia, em 1964 e comemora a data. Em tempo: Nessa mesma data o vereador petista Alberto Nery faz aniversário, mas sem ter nascido em 1964.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.04.2018 05:54h
Eleições 2018

Alianças do PT para o centro dificultam frente de esquerda para 2018

 

As alianças feitas pelo PT liderado por Lula nas ultimas quatro eleições presidenciais, todas vitoriosas, e que contou com nomes como Jader Barbalho (PA), José Sarney (MA), Renan Calheiros (AL), Maluf (SP), Michel Temer (SP), Romero Jucá (RO), Geddel Vieira Lima (BA), entre outros expoentes de centro e de direita, levaram as forças de esquerda a se distanciarem da legenda. Recompor esse segmento, tendo o PT como força hegemônica, só no segundo turno. Pelo menos é o que pensam integrantes do PSol, PDT e PC do B.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.04.2018 05:51h
Habeas Corpus

Ex-presidente Lula tem semana decisiva sobre a possibilidade de ser preso

 

Na política nacional as atenções essa semana estarão voltadas para a liminar do STF para o Habeas Corpus que impede o ex-presidente Lula de ser preso até a próxima quarta-feira (4), quando será julgado o HC. As forças a favor e contra Lula se mobilizam para manifestações em Brasília. São esperados próximo dos 40 mil manifestantes.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.04.2018 05:49h
Brasil

Dívida da União, estados e municípios só cresce a cada ano

 

Dados do Banco Central, divulgados no final de semana passado, informam que a dívida bruta consolidada da União, estados e municípios chegou a 75,1% do PIB (Produto Interno Bruto) – a pior posição da série histórica, iniciada em 2006, em alta de quase 24 pontos percentuais do PIB em relação a dezembro de 2013. A preocupação é que em 2018 a dívida pode ficar próximo de 80% do PIB. (Flavia Lima)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.04.2018 05:46h
Feira de Santana

O ex-vereador Osvaldo Ventura lançará o livro "Bravo, Excelência"

 

O advogado e escritor Osvaldo Ventura estará lançando o seu novo livro, “Bravo, Excelência”, na próxima quinta-feira (5), às 19h. O vento será no hall do hotel Íbis, em Feira de Santana. Ex-vereador, Osvaldo Ventura também atuou na área sindical bancária.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 17:15h
Câmara Federal

Comissão da privatização da Eletrobras debate plano de trabalho e vota requerimentos dia 4

 

A comissão especial que analisa a proposta de privatização da Eletrobras (PL 9463/18) se reúne nesta quarta-feira (4) para debater o plano de trabalho e votar requerimentos.

O relator da comissão, deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA - foto), apresentou em março seu plano de trabalho, que ainda precisa ser aprovado pelos demais integrantes do colegiado.

No plano, Aleluia propôs a apresentação de seu relatório entre os dias 23 e 24 de abril e o debate em torno de seis eixos: a posição do governo e da diretoria da estatal; a revitalização da bacia do Rio São Francisco; as pesquisas no setor elétrico; a nova estatal que vai controlar a Eletronuclear e a parte brasileira de Itaipu; o impacto tarifário e social da desestatização; e a definição da participação acionária do governo na empresa privatizada. “Meu plano de trabalho é para discutir o assunto”, ressaltou Aleluia.

Além da comissão especial da Câmara, uma comissão mista analisa a medida provisória que autoriza a privatização da Eletrobras (MP 814/17).

Todos os requerimentos em pauta sugerem audiências públicas, inclusive no Ceará, em Sergipe e Pernambuco. A reunião da comissão especial será nesta quarta, às 14h30 em plenário a definir. (Agência Câmara) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 16:50h
África do Sul

Winnie Mandela, militante sul-africana contra o apartheid, morre aos 81 anos

 

Winnie Madikizela-Mandela (foto), militante sul-africana que lutou contra o apartheid, morreu aos 81 anos nesta segunda-feira (2) . Ela era ex-esposa do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, que se tornou um ícone na defesa da igualdade racial.

O porta-voz da família, Victor Dlamini, disse em comunicado que ela morreu em um hospital de Joanesburgo depois de “uma longa doença”, que a obrigou a ser internada várias vezes desde o início do ano. "Ela sucumbiu pacificamente nas primeiras horas da tarde desta segunda-feira cercada por sua família e entes queridos."

Winnie e Nelson se casaram em 1958, seis anos antes de ele ser condenado à prisão perpétua pelo regime de minoria branca.

Durante os 27 anos de prisão de Mandela, Winnie continuou com a luta anti-apartheid, passou pela prisão, por prisões domiciliares, e confinamentos em uma localidade afastada de todos. O casal se divorciou em 1996 - dois anos depois que Mandela se tornou o primeiro presidente negro do país.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 15:30h
Feira de Santana

Hospital Clériston Andrade recebe 11 novos médicos residentes

 

A diretoria-geral e a Coordenação de Residência Médica (Coreme) do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) recepcionou os novos residentes de Clínica Médica e Cirurgia Geral na manhã desta segunda-feira (02). O encontro de Boas-vindas aos estudantes ocorreu no auditório da unidade e contou com as presenças do diretor-geral, Dr. José Carlos de Carvalho Pitangueira, coordenador do COREME, Dr. Francisco Freitas, coordenadora do programa de cirurgia geral, Dra. Tereza Valois, coordenadores do HGCA e residentes de anos anteriores. (Foto ilustração)

A coordenação do programa de resíduos sólidos e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) falaram sobre o funcionamento do hospital e seus processos de trabalho. A infectologista Betania Nogueira palestrou sobre o papel do residente no controle de infecção hospitalar. (Ascom) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 15:02h
Família Cedraz

Muitos políticos marcaram presença no sepultamento de João Cedraz  

 

Na sexta-feira (30) à tarde faleceu aos 95 anos, o senhor João Cedraz, pai de seis filhos, dentre eles Humberto e Cloves Cedraz. O corpo do comerciante, foi sepultado sábado (31) pela manhã. Destaque para a presença de muitos políticos no velório e no sepultamento, ocorrido no cemitério Jardim Celestial.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 15:00h
Universidades estaduais da Bahia

Fórum das ADS aponta calendário de abril com indicativo de ato público

 

Diante do maior arrocho salarial dos últimos 20 anos, o Fórum das ADs discutiu no último dia 19 de março ações de mobilização para o mês de abril. As representações docentes avaliaram o quadro de insatisfação da categoria com a restrição aos direitos trabalhistas e a crise orçamentária das universidades. Foi indicada a realização de um grande ato público na capital baiana no dia 25 de abril. A proposta deverá ser apreciada nas Assembleias Docentes, que ocorrerão entre os dias 9 e 18 do mesmo mês. (Foto ilustração)

De acordo com Sérgio Barroso, coordenador do Fórum das ADs, a manifestação será importante para denunciar à sociedade baiana a situação dos docentes e das universidades. “As perdas salariais dos últimos três anos atingem duramente nós professores. Além da questão salarial, o governo estadual insiste em não cumprir os direitos trabalhistas e há centenas de docentes nas filas dos processos de promoção, progressão e mudança de regime de trabalho. A categoria está muito insatisfeita, por isso iremos às ruas. Queremos que o governo dê respostas efetivas ao movimento docente”, destacou Barroso.

Atualmente o número de docentes com processos na fila de promoção, progressão e mudança de regime de trabalho subiu para 957 no total. Estão travadas nas quatro universidade...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 14:29h
Sudoeste da Bahia

Acordo prevê regularização de Sistema Municipal de Meio Ambiente de Condeúba

 

O Ministério Público estadual e o Município de Condeúba firmaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o objetivo de regularizar o Sistema Municipal de Meio Ambiente (Sismuma) da cidade. O Termo foi assinado no último dia 28 pela promotora de Justiça Karina Cherubini; o prefeito Silvan Baleeiro, o diretor municipal de Meio Ambiente, Jesuíno Heber Santos; e pelo presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Manoel José Pereira Neto. (Foto ilustração)

O acordo prevê que, dentro de um ano, seja realizada a revisão e adequação do Código Ambiental de Condeúba; a estruturação do órgão executivo do Sistema; a unificação da nomenclatura das licenças ambientais emitidas no município com a legislação ambiental; a edição de decreto regulamentar da Lei da Política Municipal de Meio Ambiente (PMMA) e a regularização do Conselho Municipal do Meio Ambiente. Já em um prazo de dois anos, o compromisso é regularizar o órgão ambiental municipal, com contratação via concurso público de equipe técnica capacitada para acompanhar e analisar os processos de licenciamento e fiscalização, além da aquisição e manutenção de equipamentos básicos como GPS, computadores, máquinas fotográfica digital, scanner, automóvel, entre outros. (Fonte: MP-BA)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 14:15h
Governo da Bahia

Prefeito de Feira, José Ronaldo diz não enxergar ACM Neto fora da disputa ao governo

 

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM - foto), em entrevista ao Bahia Notícias, na manhã desta segunda-feira (2), afirmou que não enxerga a possibilidade de um plano B da oposição para candidatura ao governo. Pré-candidato ao Senado, o gestor precisa se desincompatibilizar da prefeitura até sexta-feira (6). “Sempre comentei esse desejo [de ser candidato ao Senado]. A gente tem trabalhado nessa linha. Não enxergo essa hipótese [de ACM Neto não ser candidato ao Palácio de Ondina]. Se isso ocorrer [de ele não ser] todos os partidos aliados precisam se reunir para tomar uma decisão política até quinta”, afirmou.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 14:00h
Salvador

Detran realiza leilão de veículos apreendidos nesta quarta, 04

 

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) realiza, na próxima quarta-feira (4), um leilão de veículos e sucatas apreendidos em Salvador. As disputas serão simultâneas, a partir das 9h, e o usuário deve se cadastrar gratuitamente no site para participar. (Foto ilustração)

Há lotes com lances iniciais abaixo de R$ 30. Os veículos estão em depósitos públicos e não foram retirados por seus proprietários no prazo mínimo de 60 dias.

Os interessados poderão visitar os veículos apreendidos nos dias 2 e 3 de abril, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no SPE Salvador, localizado na Estrada da Pedreira, nº 526, próximo ao pedágio CIA. Os interessados podem participar do leilão presencial, no auditório do Detran, ou por meio do site www.brbid.com.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 13:45h
Distrito Federal

GDF lança portal de acompanhamento das ações previstas pelo governo

 

O governo de Brasília lançou nesta segunda (2) o Portal de Balanço das Prioridades, plataforma onde a população pode acompanhar o andamento de todas as ações do Executivo previstas no plano de governo. Atualmente, de acordo com o site, 43% das prioridades já foram executadas; 45% ainda estão em andamento; e 12% não saíram do papel. (Foto ilustração Palácio do Buriti, sede do governo Distrital)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 13:37h
Norte da Bahia

Lago de Sobradinho começa mês de abril com mais de 33%

 

O Lago de Sobradinho, no norte da Bahia, continua mostrando recuperação e começou o mês de abril com 33,60% de seu volume total de armazenamento, segundo dados divulgados pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). E a tendência é que o reservatório mantenha esse ritmo. As previsões apontam que até o próximo dia 11, o volume de água aumente para 36,06%. (Foto ilustração)

Nos últimos dias, o lago estava recebendo um volume de até 2 mil metros cúbicos de água por segundo (m³/s). Esse volume já começou a diminuir e, de acordo com as previsões da Chesf, até o próximo dia 11 deve reduzir para 1.400 (m³/s). Vale lembrar que a vazão do lado, conforme o Boletim da Chesf, mostra que está mantida em 600 m³/s.

Com esse volume maior de água no Rio São Francisco, a situação melhorou na região. Na cidade de Sobradinho, por exemplo, o Canal da Batateira, que leva água a diversas localidades da região, voltou a receber água por gravidade, após passar cerca de três anos recebendo água por rebombeamento. (carlosbritto)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 12:56h
Guanambi

Mulher perde bebê em chão de unidade de pronto atendimento e causa revolta em rede social

 

Uma mulher, que não teve a identidade divulgada, com cerca de oito semanas de gestação, perdeu o bebê quando estava no chão da parte externa de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guanambi, sudoeste da Bahia, na noite de sábado (31). (Foto ilustração)

O caso revoltou um moradora que também estava na UPA em busca de atendimento. Ela fez um desabafo na rede social.

Por meio de relato no Facebook, ela contou que a mulher estava no chão, gemendo de dor e gritando, sem receber socorro. Ela conta que chamou os funcionários da UPA, mas a mulher só foi atendida quando já perdia o bebê e com muito sangramento.

Procurada pelo G1 nesta segunda-feira (2), a assessoria da prefeitura da cidade negou que houve demora no atendimento e afirmou que a mulher não tinha conhecimento da gravidez.

A moradora que fez o relato também afirmou que a equipe da unidade encaminhou a gestante para o Hospital Regional de Guanambi. Ela também disse que a grávida mora no bairro Alto Caiçara, que fica na cidade. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 12:46h
Teixeira de Freitas

Casal faz sexo em frente à câmara de vereadores em protesto contra políticos

 

Um casal encontrou uma forma inusitada de protestar contra os políticos da cidade de Teixeira de Freitas. Na noite deste domingo (1), começou a circular nas redes sociais e sites locais um vídeo em que o casal aparece fazendo sexo em frente à Câmara de Vereadores. (Foto ilustração)

Enquanto pratica o ato, o homem narra: “Estou aqui em frente à Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas reivindicando saneamento básico, asfaltamento, emprego. Essa é uma maneira de reivindicar os direitos de todos nessa cidade defasada onde políticos só sabem ganhar dinheiro”.

De acordo com o site Bahia Extremo Sul, o casal já é conhecido pela prática de sexo ao ar livre na cidade.

Após a divulgação, o presidente do Legislativo do município, vereador Agnaldo da Saúde, emitiu uma nota de repúdio. “Nesta segunda-feira (02/03), a presidência da Câmara Municipal tomará todas às providencias jurídicas cabíveis: primeiro registrando um boletim de ocorrência na Polícia Civil para que a polícia judiciária instaure um procedimento de investigação contra este cidadão e lhe enquadre nos termos do artigo 233 do Código Penal Brasileiro, por atos obscenos ou importunação ofensiva ao pudor, pelo afronto direto ao um Poder Constituído, em que seu papel maior é representar legitimamente a sociedade”, diz um trecho da nota.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 12:38h
Oeste da Bahia

Luís Eduardo Magalhães terá o seu Hospital Municipal

 

Um antigo anseio da população de Luís Eduardo Magalhães será concretizado em breve, o hospital municipal. A unidade hospitalar terá 110 leitos no total, sendo 20 unidades de tratamento intensivo, além de equipamentos de última geração e a obra está orçada em R$ 30 milhões. (Foto ilustração)

Os recursos, segundo explicou o prefeito Oziel Oliveira, serão conseguidos junto ao DesenBahia, a partir de autorização concedida pelos vereadores, o que deverá acontecer nos próximos dias.

O anúncio do projeto aconteceu na manhã de sábado (30), com as presenças também de servidores da Saúde, vereadores, secretários e imprensa. A apresentação ficou a cargo da secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira. (maisoeste)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 11:55h
Poções

Prefeito poderá apoiar três deputados federais

 

O prefeito de Poções, Leandro Mascarenhas (PTB - foto) poderá apoiar até três deputados federais na eleição deste ano. Isso tem deixado a oposição na cidade bastante animada, já que com a divisão do grupo do prefeito muito provavelmente os deputados da oposição serão os mais votados.

O blog apurou que o prefeito poderá apoiar os deputados Josias Gomes (PT), Antônio Brito (PSD) e Antônio Imbassahy (PSDB). Essa posição tem deixado os três deputados preocupados com a votação na cidade. (Fonte: politicosdosuldabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 11:44h

Temer indica servidora de carreira para diretoria do Banco Central

 

O presidente da República, Michel Temer, encaminhou ao Senado o nome de Carolina de Assis Barros, servidora de carreira do Banco Central (BC), para ocupar o cargo de diretora de Administração da autarquia. O despacho está publicado na edição de hoje (2) do Diário Oficial da União. (Foto ilustração)

Para ocupar o cargo, os diretores do BC passam por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e precisam ter o nome aprovado pelo plenário da casa legislativa.

A última vez que o BC teve uma mulher como diretora foi de janeiro de 2008 ao início de 2010, quando Celina Berardinelli foi diretora de Assuntos Internacionais.

No último dia 22, o presidente do BC, Ilan Goldfajn, encaminhou a Temer a indicação para a diretoria. Carolina Barros, que já exerceu as funções de secretária-executiva do Banco Central e chefe de gabinete da Diretoria de Administração, ocupa desde 2012 o cargo de chefe do Departamento de Comunicação.

O atual titular da área de Administração, Maurício Moura, assumirá a Diretoria de Relacionamento Institucional e Cidadania.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 11:31h
STF

Rosa e o destino de Lula

 

Os olhos do país se voltam para a ministra Rosa Weber (foto), do Supremo Tribunal Federal (STF). Caberá a ela o voto decisivo no julgamento do habeas corpus que tenta impedir a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcado para a próxima quarta-feira.

Condenado por unanimidade a mais de doze anos de cadeia pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Lula argumenta no STF que não deve ser preso, pois a Constituição garante que todo réu é inocente até que se esgotem todos os recursos à disposição dele, situação definida no jargão jurídico como “trânsito em julgado”.

Embora a presunção de inocência esteja assegurada no inciso 57 do artigo 5º da Constituição, vários juristas afirmam que ela não entra em contradição com o início do cumprimento da pena, uma vez encerrado o julgamento pela segunda instância (no caso de Lula, o TRF-4).

Essa interpretação decorre da natureza dos recursos à disposição dos condenados a partir desse ponto. Tanto o recurso especial – ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) – quanto o extraordinário – ao Supremo Tribunal Federal (STF) – não examinam as provas ou a qualidade da decisão. Apenas contestam se ela é compatível com a Constituição (o extraordinário) ou com o resto da legislação (o especi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 11:22h
PLanserv

Novas regras para propostas pelo Governo do estadual destruíram direitos do funcionalismo: diz Prisco

 

O Governo do Estado da Bahia só maltrata o servidor público. As mudanças na Lei que regulamenta o Planserv, aprovadas na Alba, embora tenha tido voto contrário do deputado soldado Prisco, só tem destruído os direitos das categorias estaduais. O GOLPE foi dado pelo Executivo baiano quando estabeleceu um limite orçamentário para o Planserv, provocando barreiras ao atendimento desde o começo de 2017. (Foto reprodução do Facebook do deputado Prisco)

Diversas instituições credenciadas deixaram de prestar os serviços médicos/hospitalares em todo o Estado. E as que ainda atendem foram obrigadas a estipular um sistema cruel de cotas incapaz de suprir as necessidades de, sequer, pequena parcela dos servidores público. MAIS UM GOLPE DO GOVERNO DO ESTADO PARA ATACAR O FUNCIONALISMO PÚBLICO. Você que está insatisfeito com o Planserv, compartilhe este card! Faça parte desta corrente! (Fonte: Facebook dep. Prisco)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 11:09h
"Golpe do streaming?"

Pelegrino exige autocrítica pública da Netflix pela série O Mecanismo

 

Indignado com a manipulação de fatos na série O Mecanismo, o deputado federal Nelson Pelegrino (PT-BA) cancelou a assinatura da Netflix e exige um pedido de desculpas público do serviço de streaming para reativá-la. “A imoral deturpação de fatos na série deixou os assinantes revoltados. O Mecanismo deveria ser retirado do ar com, no mínimo, um pedido de desculpas aos assinantes” – protestou o deputado. (Foto ilustração)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 10:57h
Lauro de Freitas

Quilombolas protestam amanhã no CAB, em defesa de território

 

Moradores do Quilombo Kingoma, localizado em Lauro de Freitas na Região Metropolitana de Salvador (RMS), realizam protesto amanhã, às 14h, em frente ao prédio da Governadoria do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Os quilombolas questionam a proposta apresentada pelo governo estadual que reduz o território quilombola a 20% da área atual. (Foto ilustração)  

“É inadmissível os ataques que o governo estadual vem direcionando ao povo de Kingoma. Primeiro, invadiu nosso território, derrubou nossa mata e construiu a Via Metropolitana, sem nenhum diálogo com a comunidade. Agora, quer retirar 80% de nossas terras para entregar às empreiteiras. Não vamos aceitar. Retirar nossas terras é acabar com as nossas vidas e com a nossa história”, afirma Ana Lúcia, coordenadora da Associação do Quilombo Kingoma.  

Audiência

Na tentativa de resolver o problema, a Associação do Quilombola Kingoma apresentará uma contraproposta em audiência que acontecerá amanhã, às 14h, com representantes da Casa Civil do governo do Estado, prefeitura de Lauro de Freitas e Ministério Público Federal (MPF) no prédio da Governadoria.  

“Vamos participar da audiência, apresentar uma proposta em defesa do território quilombola, mas estaremos em mobilização. Há anos estamos segue atacados, desrespeitados e agredido...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 10:49h
Apesar da intervenção...

Subtenente é o 35º policial morto neste ano no Rio

 

O subtenente Marcílio de Melo Ferreira, de 54 anos, foi assassinado na madrugada de hoje (2), durante assalto a posto de gasolina, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. O policial militar estava abastecendo o carro no posto localizado na Avenida Intendente Magalhães, em Campinho, quando os assaltantes perceberam que ele estava armado. (Foto ilustração)

O policial lutou com os criminosos, que conseguiram roubar sua arma e atiraram contra ele. Marcílio chegou a ser levado para o Hospital Estadual Carlos Chagas, mas não resistiu aos ferimentos.

Logo em seguida, policiais militares que faziam o patrulhamento daquela avenida prenderam três pessoas que supostamente se envolveram no roubo e assassinato do policial. A Delegacia de Homicídios da Capital investiga o caso.

Marcílio, que estava na Polícia Militar há 31 anos, era casado e tinha seis filhos. Ele foi o 35º policial assassinado neste ano no estado do Rio de Janeiro.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 10:45h
Alagoas

Rival de Renan recebe demonstração de apoio de Heloísa Helena

 

Além de contar com o apoio da base de oposição ao governo de Renan Filho (MDB), em Alagoas, o deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB-AL) obteve a declaração pública de apoio da ex-senadora Heloísa Helena (Rede-AL). Cunha avalia se disputa os cargos de governador, contra Renan Filho; de senador, contra Renan Calheiros (MDB-AL), ou de deputado federal, concorrendo com Heloísa, que disputará uma das vagas de Alagoas na Câmara dos Deputados. (Foto: Deputado Rodrigo Cunha e ex-senadora Heloisa Helena - Facebook)

A declaração de apoio da ex-senadora ao principal nome da oposição aos Calheiros em Alagoas não envolve, ainda, a possibilidade de aliança com a Rede. E foi publicada por Heloísa em suas redes sociais, depois de um café entre ela e Rodrigo Cunha, numa livraria de Maceió.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 10:38h
Maceió (AL)

Criminosos pretendiam matar secretário de segurança de Alagoas

 

O titular da Secretaria da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), coronel Paulo Domingos de Araújo Lima Júnior (foto), era alvo de um plano de morte descoberto na última quinta-feira (29), após a prisão de um suspeito durante operação, no bairro do Clima Bom, em Maceió (AL).

As referências aos planos de “abalar o Estado” e matar o titular da SSP do governo de Renan Filho (MDB) estavam escritas em duas cartas apreendidas com Weverton da Silva Moura, alvo de mandado de prisão expedido pela 17ª Vara Criminal da Capital do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), especializada no combate ao crime organizado.

As cartas eram endereçadas a criminosos citados como "Aranha" e “Baixinho”. Para o primeiro, Weverton dizia integrar uma facção criminosa e ter o objetivo de abalar a SSP, atentando contra a vida do secretário Lima Júnior. E, para "Baixinho", o suspeito sugere atear fogo em ônibus na parte alta da capital como represália ao combate ao crime feito pela Secretaria de Segurança Pública.

Para o site TNH1, Lima Júnior confirmou o teor das cartas e afirmou que a inteligência da SSP já investiga o caso. “Faz parte. Mas preciso me inteirar do que a inteligência já tem para me pronunciar”, disse ele ao TNH1, por telefone.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 10:30h
Autonomia profissional

Advogado não pode ser responsabilizado por opinião emitida em parecer

 

Advogado não pode ser responsabilizado apenas por opiniões jurídicas e técnicas emitidas em razão de sua função, pois a culpa e o dolo não são presumidos. Com base nesse entendimento, a 6ª Turma do Tribunal de Justiça do Distrito Federal arquivou ação de improbidade administrativa contra Paulo Machado Guimarães, ex-dirigente da seccional do DF da Ordem dos Advogados do Brasil. (Foto ilustração)

A ação civil foi ajuizada pelo Ministério Público com base em parecer administrativo emitido por Paulo Guimarães quando desempenhou o cargo de consultor jurídico do DF.

Ele era acusado de ter contribuído para a perda patrimonial do Distrito Federal ao assinar manifestação a favor de reincorporar um policial militar excluído há mais de dez anos.

Para o MP-DF, a conduta de improbidade ficou clara na defesa por anular ato administrativo já atingido por prescrição e decadência. O juízo de primeiro grau concordou com os argumentos e determinou a suspensão dos direitos políticos do advogado por cinco anos. Ele também foi proibido de contratar com o poder público e receber benefícios fiscais por três anos.

O advogado recorreu, pedindo o arquivamento liminar do processo. Ele afirmou que exerceu a autonomia e independência do cargo, não possuindo poder decisório em sua manifestação, algo j&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 10:23h
Feira de Santana

Com participação de Sarajane, Ensaios de Micareta registrou seu maior público

 

A participação da cantora Sarajane foi de apenas seis músicas, mas suficiente para aumentar alguns graus a temperatura na área de eventos do MAP (Mercado de Arte Popular). E quando mandou os foliões abrir a roda eles enlouqueceram. A tarde do projeto Ensaios de Micareta registrou o seu maior e dançante público. "Tava apertadinho", como diz parte do refrão de um dos sucessos mais conhecidos de Sarajane. (Foto ilustração)

A cantora disse que estava muito contente por participar daquela festa e que gostava de ver as pessoas dançando muito. “Gosto muito de Feira de Santana e de seu povo”. Interagiu com a galera, ao revelar a sua dieta que a fez perder alguns quilos: chupem laranja.

E o público se divertiu como se fosse a primeira edição do evento, que em dez sábados – desde fevereiro, levou milhares de pessoas de todas as idades ao MAP. Como dona Margarida, que já passou dos 90 e não perde a alegria de dançar todos os ritmos. Dona Heloísa, com quase 80, não perdeu um ensaio. E a turma que viveu a musicalidade dos anos 70, 80 e 90 marcou presença firmemente. Todos renovaram a energia para a Micareta, que acontece de 19 a 22.

O evento é realizado pela Fundação Cultural Egberto Costa, com o apoio da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico. (Secom/Fsa)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 10:15h
Puxada pela habitação

Inflação pelo IPC-S fecha primeiro trimestre com alta de 1,03%

 

A inflação - medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) - fechou a última semana de março com variação acumulada de 0,17%, alta de 0,03 ponto percentual em relação à semana anterior. Com o resultado, o IPC-S encerrou o primeiro trimestre com alta acumulada de 1,03%. Nos últimos 12 meses, o indicador registra alta de 2,76%. (Foto ilustração)

Os dados foram divulgados hoje (2), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), e indicam que, na última semana de março, quatro das oito classes de despesa componentes do IPC-S apresentaram elevações de preços.

A maior contribuição partiu do grupo Habitação, que passou de 0,17% para 0,27% entre uma semana e outra, impulsionado pela tarifa de eletricidade residencial, cuja taxa subiu de 0,91% para 1,19%.

Também registraram acréscimo em suas taxas de variação os grupos: Saúde e Cuidados Pessoais (de 0,34% para 0,42%), Educação, Leitura e Recreação (de -0,20% para -0,09%) e Comunicação (de -0,17% para -0,09%).

Em contrapartida, fecharam com retração nos preços os grupos Alimentação, que saiu de uma pequena alta de 0,01% para uma inflação negativa (deflação) de 0,02%; Transportes (de 0,3% para 0,23%); e Despesas Diversas (de 0,08% para 0,05%).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 10:07h
Em troca de apoio

Temer quer manter DEM como aliado e pode oferecer Ministério da Educação ao partido

 

Depois de dar posse nesta segunda-feira (2) aos novos ministros do PP e PR, o presidente Michel Temer vai acelerar as negociações com os demais partidos e quer manter o DEM como seu aliado. Dentro dessa estratégia, pode indicar para o Ministério da Educação um deputado do partido. (Foto ilustração)

Na noite de domingo (1º), durante reunião com sua equipe, Temer citou o nome do deputado Carlos Melles (DEM-MG), ligado ao setor de educação, como uma das possibilidades para suceder Mendonça Filho, que vai deixar a pasta para disputar a eleição de outubro.

O DEM está num processo de distanciamento do governo Temer desde que lançou a pré-candidatura de Rodrigo Maia à Presidência da República. Mesmo assim, o partido vinha conversando com o presidente sobre a sucessão no Ministério da Educação.

Um nome visto com bons olhos pelo Palácio do Planalto era a efetivação da secretária-executiva da Educação, Maria Helena Guimarães, ao posto de ministra. Deputados do DEM, porém, preferiam alguém mais ligado à bancada. Agora, Temer volta a discutir essa possibilidade na busca de agradar o partido de Rodrigo Maia.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 08:56h
Na mira da PF

Combate à corrupção fica mais difícil com uso crescente de moedas virtuais

 

A popularização do uso de moedas virtuais no Brasil tem potencial para alavancar o mercado financeiro nacional e fazer com que o país acompanhe as novidades do setor a nível global. Mas, por outro lado, esse tipo de serviço cria um grande desafio para as autoridades que atuam no combate à corrupção. A complexidade dos sistemas utilizados para produzir moedas virtuais, e a proteção, utilizada para garantir a isonomia das transações, pode servir como uma ferramenta perfeita para quem pretende lavar dinheiro ou esconder o verdadeiro patrimônio dos órgãos públicos. (Foto ilustração)

Moeda virtual mais popular no mundo, o bitcoin já atingiu a marca de 1 milhão de adeptos no Brasil. Em março, a Receita Federal e a Polícia Federal prenderam, pela primeira vez, uma organização criminosa que utiliza bitcoin para enviar dinheiro ilegal para o exterior. Em um desdobramento da Operação Lava-Jato, no Rio de Janeiro, as autoridades descobriram criminosos que fraudavam licitações para o fornecimento de pães em presídios. Ao analisar os computadores dos envolvidos, investigadores descobriram pelo menos quatro operações com bitcoin que enviaram R$ 300 mil ao exterior. (CB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 08:45h
Jejuou

Coordenador da lava jato, Deltan Dallagnol faz jejum pela prisão de Lula

 

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) retomam nesta quarta (4) o julgamento sobre o pedido de habeas corpus feito pela defesa do ex-presidente Lula, condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá, São Paulo. (Foto: Deltan Dallagnol)

Em 2016, os ministros já haviam decidido que a prisão de condenados em segunda instância é permitida, mesmo que exista a possibilidade de recurso em instâncias superiores. Mesmo assim, sete ministros votaram pela análise do habeas corpus de Lula na Corte.

Para que o petista seja condenado, basta apenas a decisão do STF, já que na última segunda (26) o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) manteve a condenação do ex-presidente em segunda instância. A decisão do Supremo desta quarta é bastante aguardada, principalmente por magistrados – como o procurador do Ministério Público Federal (MPF) e coordenador da Operação Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol.

Em uma rede social, Dallagnol afirmou que "o cenário não é bom", por isso estará "em jejum, oração e torcendo pelo país". O procurador declarou ainda que "uma derrota significará que a maior parte dos corruptos de diferentes partidos, por todo país, jamais serão responsabilizados, na Lava Jato e além".

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 08:36h
Educação Superior

Isenção no ENEM 2018 pode ser solicitada a partir desta segunda

 

Tem início, a partir das 10h desta segunda-feira (02), o período de solicitação da isenção no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018. O prazo se estende até as 23h59 do dia 11 de abril, conforme calendário divulgado pelo Ministério da Educação. No ENEM 2017, edição em que a taxa foi reajustada de R$ 68 para R$ 82, o exame registrou 6.731.341 inscrições e 4.731.592 de participantes isentos, o equivalente a cerca de 70%. (Foto ilustração)

O pedido de isenção no ENEM 2018 deve ser feito exclusivamente na página do participante mediante inscrição do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha, a qual também será usada para a inscrição, acesso ao Cartão de Confirmação da Inscrição e visualização dos resultados do exame. (Fonte: MEC)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2018 08:29h
"Estou com Rui"

"O PSD não abre mão de seu espaço na chapa"

 

Presidente do PSD na Bahia, o senador Otto Alencar (foto) criticou duramente, em entrevista exclusiva à Tribuna, o “desprestígio” que hoje a Bahia tem, segundo ele, com o governo federal. “Para fazer uma comparação do desprestígio que o governo Michel Temer teve com a Bahia, o governo dele deu quatro ministérios para Pernambuco. Alagoas tem dois. Ou seja, dois estados que somados não chegam a metade do PIB da Bahia. Os dois juntos têm seis ministérios. O governo Temer ignorou completamente o estado da Bahia. Marcou Rui Costa não passando quase nenhum recurso, mas o governador conseguiu administrar bem. Portanto, avalio como altamente positivo o governo de Rui Costa. Foi muito discriminado pelo governo Michel Temer”, disse o congressista. Ainda na entrevista, Otto disse que o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, é o melhor nome do PT para ser candidato a presidente, se Lula for barrado pela Justiça. “Tem um conhecimento muito grande do Brasil. Tem uma vocação natural para fazer um governo bem voltado para as questões sociais do país. Acho que ele mostrou isso quando foi governador. É um nome que tem condições para ser presidente do Brasil”, avaliou o senador, que também refirmou o espaço do PSD na chapa majoritária de Rui. (Trbn)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
CMARA MUNICIPAL SO GONALO DOS CAMPOS
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2020

2019

2018

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia