Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você lembra em quem votou para vereador em 2016?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2018 08:05h
Universidades estaduais da Bahia

Professores fazem protesto contra o maior arrocho salarial dos últimos 20 anos

 

Professores das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) farão um ato público nesta quarta-feira (25), a partir das 9h, na Praça da Piedade, em Salvador. O movimento docente denunciará a maior perda salarial dos últimos vinte anos, os ataques do governo aos direitos trabalhistas e reafirmarão a luta em defesa das instituições públicas de ensino superior. (Foto ilustração)

Haverá paralisação das atividades acadêmicas nas universidades estaduais do Sudoeste da Bahia (Uesb), de Santa Cruz (Uesc) e do Estado da Bahia (Uneb). Na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), os trabalhos não serão suspensos, mas a diretoria da Associação dos Docentes da Uefs (Adufs) convocou a comunidade acadêmica a endossar a mobilização a ser realizada na capital baiana.

Além da manifestação, a Praça da Piedade servirá de espaço para uma panfletagem e aulas públicas sobre “Os ataques do governo às universidades estudais da Bahia” e “A importância das universidades estaduais da Bahia”.

O ato público foi organizado pelo Fórum das ADs, entidade que reúne as diretorias das quatro associações docentes das universidades. De acordo com Sérgio Barroso, coordenador do Fórum, a atividade será importante para denunciar à sociedade baiana o descaso do governo Rui Costa com a situação dos professores e das instituiç...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2018 06:30h
Eleições 2018

Na esperança de ter o PT ou o PSB, partido de Ciro registrará candidatura no fim do prazo legal

 

O PDT lançará Ciro Gomes (foto)  candidato à Presidência no dia 20 de julho, primeiro dia do prazo para a realização das convenções partidárias. Porém, o partido vai deixar aberta a vaga de vice até o limite legal, 15 de agosto. A esperança é coligar com o PT ou o PSB. Apesar dos encontros frequentes entre Ciro e o petista Fernando Haddad, o núcleo mais próximo do pedetista não acredita que o PT abrirá mão de ser cabeça de chapa. (Expresso)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2018 06:25h
Feira de Santana

Rui Costa deverá ser homenageado com a Comenda Maria Quitéria

 

O governador Rui Costa (PT-foto), que já tem a esposa Aline Peixoto agraciada com a Comenda Maria Quitéria, honraria maior da Câmara Municipal de Feira de Santana, ainda sem data para ser entregue, em breve poderá ser homenageado também. Uma proposta de autoria da vereadora tucana Eremita Araújo (PSDB) e com a assinatura do vereador Alberto Nery (PT) deverá ser apresentada no Legislativo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2018 06:23h
Feira de Santana

Comenda Maria Quitéria e a posição da bancada de José Ronaldo

 

Nesse ano eleitoral veremos como se comportará a bancada de vereadores liderada pelo ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo (DEM), após a apresentação do Projeto de Decreto Legislativo concedendo a Comenda Maria Quitéria ao governador Rui Costa. A proposta precisa de 14 assinaturas para tramitar.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2018 06:22h
Aniversariante do Dia

Radialista Gilson Ferreira em festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2018 06:12h
Paraíba e Rio Grande do Norte

Em Campina Grande e Natal é proibido multar a partir das 22h quem passar em sinal vermelho

 

Foi aprovado em dezembro de 2017, pela Câmara Municipal da cidade de Campina Grande (PR), um Projeto de Lei que garante que condutores não sejam multados caso ultrapassem o semáforo no vermelho ou excedam a velocidade nos radares eletrônicos após as 22h, na cidade. O período livre de multa duraria até às 5h. No mês de janeiro de 2018 o Projeto de Lei, de autoria do vereador Sargento Neto (PRTB), foi sancionado pelo prefeito Romero Rodrigues. Já na capital potiguar, Natal (RN), o horário é de 23h para que não seja cobrado multa.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2018 05:59h
Câmara de Vereadores

Presidente Joca critica secretária de Educação de São Gonçalo dos Campos

 

O presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo dos Campos, Josué de Oliveira (PSDC-foto), também conhecido por Joca, não anda nada satisfeito com a atuação da secretária de Educação, Elisabeth Maciel Araújo. Joca alega que a mesma não visita as escolas da rede municipal e consequentemente não acompanha as condições físicas das unidades, nem as atividades educacionais. Outra questão é que Elisabeth Maciel Araújo não dialoga com a comunidade e a imprensa. “É preciso ser mais presente e comprometida com a função”, lamenta Joca.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2018 05:58h
Exercício 2016

Câmara Municipal aprova contas de José Ronaldo

 

As contas do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, relativas ao exercício 2016, foram aprovadas ontem na Câmara Municipal. Votos contrários apenas de Zé File (Pros) e Alberto Nery (PT). O TCM recomendou a aprovação, com ressalvas.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2018 05:55h
Bahia

Emancipacionistas se reúnem para discutir situação de 29 distritos

 

Em busca de emancipação política, representantes de 29 distritos que têm decretos aprovados e não realizados os plebiscitos, em razão da falta de uma lei complementar federal, estiveram reunidos segunda-feira (23), na capital baiana. Os manifestantes aproveitaram para fazer uma visita à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), onde tiveram uma reunião com a Comissão de Divisão Territorial. Aproveitaram para informar aos deputados como está o encaminhamento dos processos de emancipação. De Feira de Santana participou o emancipacionista e ex-vereador pelo distrito de Humildes em Feira de Santana José Nery, que na foto está ao lado do presidente da ALBA, Ângelo Coronel.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2018 05:54h
Feira de Santana

Deputados apoiam emancipação do distrito de Humildes

 

Os deputados estaduais de Feira de Santana, na tarde de segunda-feira (23), tiveram um momento de unidade. Foi quando uma comissão da Federação de Emancipação da Bahia estava reunida no auditório da ALBA, defendendo a emancipação do distrito de Humildes. Defenderam a emancipação os deputados Zé Neto (PT), Carlos Geilson (PSDB) e Targino Machado (DEM- presente na foto).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2018 05:47h
Piso salarial

Professores fazem protesto em defesa do piso salarial em Iaçu

 

O prefeito da cidade de Iaçu, Adelson Oliveira (PPS), que pode perder o mandato a qualquer momento, não vive um bom momento astral. A mais nova é a paralisação dos professores da rede municipal, ocorrida ontem pela manhã. Os professores querem o cumprimento da Lei do Piso Salarial do Magistério. A manifestação terminou em frente da Prefeitura Municipal. Lamentavelmente, os manifestantes da educação não foram recebidos pelos representantes do Poder Público
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2018 05:44h
Feira de Santana

Alberto Nery quer Micareta em outro local para não prejudicar comércio

 

O vereador Alberto Nery (PT-foto), que evita emitir opinião sobre a Micareta de Feira de Santana, com o argumento de que não é folião e que pouco entende do assunto, defendeu a mudança do local da festa. Segundo ele, as queixas dos comerciantes da avenida Presidente Dutra são grandes. Alberto Nery acha que a festa deverá ser transferida para a avenida Nóide Cerqueira ou avenida Airton Sena.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2018 05:43h
Feira de Santana

Rui Costa não participa da micareta dos 80 anos

 

Quem esperava o governador na Micareta de Feira de Santana, que completou 80 anos, ficou frustrado. Repetiu a mesma ausência da Expofeira.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2018 05:38h
Governo Federal

José Ronaldo vai a Iaçu na inauguração da sede do INSS

 

No próximo sábado, o pré-candidato a governador José Ronaldo vai à cidade de Iaçu, que é governado pelo oposicionista Adelson Oliveira (PPS). Participa da inauguração do novo prédio do INSS.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2018 05:36h
Feira de Santana

Lulinha da Conceição quer festas da zona rural no calendário oficial

 

O vereador Lulinha da Conceição (DEM-foto), que tem sido um dos incentivados das festas populares, quando nada no papel, na pauta da sessão de ontem teve quatro projetos de lei de sua autoria propondo a inclusão de várias festas da zona rural no calendário oficial dos festejos populares do Município aprovados.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2018 17:13h
Operação Lava Jato

É possível reduzir crimes atribuídos a Lula, diz Gilmar Mendes

 

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), cogitou nesta terça-feira 24 uma nova possibilidade que pode beneficiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos recursos que move contra sua condenação em primeira e segunda instância na Operação Lava Jato: reduzir o número de crimes pelo qual foi sentenciado.

Lula foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) a doze anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso envolvendo um tríplex no Guarujá, que teria sido propina paga pela empreiteira OAS em troca de favores do governo, principalmente na Petrobras.

Para Gilmar, é possível que Lula tenha a sentença reformada para ser condenado apenas por corrupção passiva, já que a lavagem de dinheiro poderia ser considerada um delito “embutido” na prática de corrupção passiva. “É preciso discutir se os dois crimes a que ele foi condenado realmente são dois crimes”, afirmou.

Após ter sido condenado em segunda instância e preso no dia 7 de abril, Lula recorre contra a decisão ao STF e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Um desses recursos foi encaminhado pelo relator da Lava Jato na Corte, ministro Edson Fachin, na segunda-feira, 24, à Segunda Turma, da qual Gilmar faz parte. No recurso, Lula contesta o fato de ter sido preso quando a tramitação do processo ainda não havia, segundo ele, se...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2018 15:25h
Feira de Santana

Show de Jazz anima MAC no dia 28

 

No primeiro final de semana depois da micareta, o Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira - MAC realiza a segunda edição do Jazz no MAC. O evento que valoriza este gênero musical que está em plena ascensão na cidade, começa às 16h30, deste sábado, 28. (Foto ilustração)

Com um repertório formado por composições autorais, standarts do Jazz mundial e clássicos da música instrumental brasileira, o compositor e pianista Tito Pereira vai comandar mais uma edição do projeto com seu Quarteto, ao lado do músico Rony Santini, que fará participação na apresentação.

O Jazz no MAC tem o apoio da Fundação Egberto Costa e Prefeitura de Feira de Santana. A proposta também prevê abordagens diversas sobre o Jazz, sua história e nomes importantes do ritmo. (Secom/Fsa.)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2018 15:20h
Facilitar acesso

Plataforma facilita o acesso à legislação sobre assistência social

 

O Ministério do Desenvolvimento Social lançou uma plataforma para reunir todas as normas da área desde 2001. A intenção é facilitar o acesso à legislação que rege o Sistema Único de Assistência Social (Suas), do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). (Foto ilustração)

Segundo a pasta, até o momento, são 1.572 registros entre instruções normativas, portarias, decretos e resoluções que podem ser pesquisados por palavra-chave, ano e tipo de ato normativo. A ferramenta pode ser utilizada tanto por usuários quanto por profissionais da assistência social. Um dos objetivos é dar transparência e publicidade aos direitos da população. (Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2018 15:11h
Setor naval

Fundo Marinha Mercante completa 60 anos com entregas em Pernambuco

 

Durante visita ao estaleiro Atlântico Sul, no Complexo Portuário de Suape, em Ipojuca (PE), o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, relembrou a entrega, neste mês, de duas embarcações por meio do Fundo Marinha Mercante (FMM). Com a medida, os investimentos do Governo do Brasil ao setor naval no estado somam R$ 1,25 bilhão. A ação celebra os 60 anos do FMM. Em sete anos, já foram financiadas 510 embarcações em estaleiros brasileiros. (Foto ilustração)

“O FMM tem financiado a construção de embarcações de grande porte para a atividade de apoio offshore e cabotagem que são fundamentais para o processo de produção e distribuição de petróleo, derivados, além do incentivo à atividade econômica do Brasil”, afirmou Casimiro.

O fundo, constituído em abril de 1958, é gerenciado pelo Ministério dos Transportes, e seus recursos são destinados ao financiamento para projetos de embarcações e estaleiros. Em março deste ano, em reunião do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM), foram aprovados R$ 5 bilhões para financiamento de projetos do setor naval com recursos do Fundo. (Fonte: Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2018 14:51h
Imposto de renda

Mais de 11 milhões de contribuintes ainda não enviaram a declaração do IRPF 2018

 

A menos de uma semana para o fim do prazo de entrega do Imposto de Renda 2018, mais de 11 milhões de declarações ainda não foram entregues. A Receita Federal informou que recebeu 17.089.906 declarações do Imposto de Renda até as 11h desta terça-feira (24). (Foto ilustração)

Segundo o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, a expectativa é que 28,8 milhões de contribuintes entreguem a declaração até o dia 30 de abril. A Receita alerta que os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

A declaração pode ser feita de três maneiras: pelo computador, mediante utilização do Programa Gerador da Declaração (PGD), disponível na página da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB); pelo computador, mediante acesso ao serviço "Meu Imposto de Renda", disponível no Portal e-CAC; e por meio dos dispositivos móveis, tablets e smartphones, mediante utilização do serviço "Meu Imposto de Renda", no App "Meu Imposto de Renda".

Uma das mudanças desta edição é a obrigatoriedade de informar o CPF de dependentes a partir de 8 anos ou mais, completados até a data de 31/12/2017. (Fonte: Receita Federal)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2018 14:41h
Tribunal de Contas dos Municípios

TCM divulga resultado final da prova objetiva do concurso público

 

O Tribunal de Contas dos Municípios divulgou, nesta terça-feira (24/04), o resultou final na prova objetiva e a convocação para a prova discursiva do concurso público do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia para os cargos de auditor estadual de controle externo e auditor estadual de infraestrutura. A lista completa está disponível no diário oficial eletrônico do TCM/BA. (Foto ilustração)

A prova discursiva será realizada no dia 13 de maio, às 08 horas (horário local). O candidato deverá, obrigatoriamente, acessar o endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/tcm_ba_17, a partir do dia 2 de maio, para verificar o seu local de prova, por meio de consulta individual, devendo, para tanto, informar os dados solicitados. O candidato somente poderá realizar a prova no local designado na consulta individual disponível no endereço eletrônico citado acima. (Fonte: TCM)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2018 14:28h
Cirurgias Eletivas

Rui lança segunda etapa do Mutirão de Cirurgias com previsão de dez mil procedimentos até dezembro

 

Depois de pouco mais de um ano de ação em todas as regiões da Bahia e mais de 14 mil procedimentos cirúrgicos realizados, foi lançada, nesta terça-feira (24), pelo governador Rui Costa, a segunda etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas, promovido pelo Governo do Estado. A meta é realizar dez mil cirurgias até dezembro deste ano. O evento de lançamento ocorreu no auditório do Senai Cimatec, em Salvador, e contou com a participação da primeira-dama Aline Peixoto, uma das idealizadoras da ação. (Foto ilustração)

"Graças a Deus, a Bahia hoje é referência para o Brasil em várias áreas. Esse projeto é exemplo também. Nossa equipe está sendo convidada por vários estados brasileiros que desejam replicar o modelo do mutirão. Isso é motivo de muito orgulho e felicidade. A Bahia é o estado que mais investe em saúde pública no país. Somos referência porque nós temos conseguido reunir paixões de peças importantes da gestão pública que, assim como eu, querem cuidar de gente", afirmou Rui Costa.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2018 14:14h
Custo de R$ 300 mil por mês

PF pede transferência de Lula para outra unidade prisional

 

A Polícia Federal pediu a transferência do ex-presidente Lula de suas dependências, em Curitiba, para "um estabelecimento prisional adequado para o cumprimento da pena". O petista foi preso no dia 7 de abril para cumprir 12 anos e um mês de prisão no caso triplex do Guarujá (SP). (Foto ilustração)

Em ofício "urgente" endereçado à juíza Carolina Lebbos, da execução penal, os policiais afirmam que os transtornos causados pela presença do ex-presidente na carceragem da PF são inúmeros e os gastos para mantê-lo, muito altos.

De acordo com o documento, "tem-se uma perspectiva de gastos de aproximadamente R$ 300 mil" no mês com diárias de policiais, passagens e deslocamentos de pessoal de outras unidades para reforçar a segurança da superintendência.

Em cerca de quinze dias, já foram gastos R$ 150 mil.

Em sua terceira semana encarcerado na PF, a defesa do ex-presidente não pediu até aqui a remoção para uma unidade prisional próxima do domicílio, um direito previsto na Lei de Execução Penal. (DP)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2018 13:55h
Minas Gerais

TJMG julga hoje último recurso do ex-governador Eduardo Azeredo

 

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) vai julgar nesta terça-feira, 24, mais um recurso da defesa de Eduardo Azeredo (PSDB - foto). O ex-governador mineiro e ex-senador foi condenado em segunda instância a mais de 20 anos de prisão no processo do mensalão tucano prisão pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro. Ele recorre em liberdade.

Os desembargadores da 5ª Câmara Criminal vão analisar os embargos infringentes apresentados pelos advogados de Azeredo depois de o tribunal manter a condenação do tucano em agosto do ano passado. O ex-governador foi condenado em primeira instância em dezembro de 2015.

O resultado do julgamento dos embargos, que são os últimos recursos no TJMG, será conhecido 11 anos depois de a primeira denúncia ser feita ao Supremo Tribunal Federal (STF). A acusação da Procuradoria-Geral da República foi aceita em 2009, quando Azeredo era senador por Minas Gerais. Em fevereiro de 2014, quando era deputado federal, o tucano renunciou ao mandato, após a PGR entregar as alegações finais do processo ao STF. Sem o foro privilegiado, Azeredo teve seu caso enviado para o Tribunal de Justiça mineiro, onde recomeçou. Na ocasião, ele disse, em carta, considerar injustas e agressivas as acusações.

O ex-governador é acusado de ter desviado R$ 3,5 milhões em recursos de três estatais mineiras para sua campanha à reeleição em 1998. Segundo a PGR, o tucano foi o prin...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2018 13:15h
Tesouro Nacional

Resgates no Tesouro Direto superam investimentos pelo oitavo mês

 

Os resgates de títulos do Tesouro Direto superaram as vendas pelo oitavo mês seguido. Segundo dados do Tesouro Nacional, divulgados hoje (24), em Brasília, o resultado negativo ficou em R$ R$ 99,77 milhões em março. No mesmo mês de 2017, houve mais vendas do que resgates, com resultado positivo de R$ 265,18 milhões. (Foto ilustração)

Os investidores podem receber o resultado das aplicações na data do vencimento do título ou quando resgatam antes de vencer. Em março, todos os resgates foram feitos antes do vencimento, somando R$ 1,225 bilhão.

Já os investimentos no Tesouro Direto ficaram em R$ 1,125 bilhão, com 179.700 operações.

O estoque fechou em R$ 47,582 bilhões, um crescimento de 0,57% com relação ao mês anterior (R$ 47,3 bilhões) e de 9,1% comparado a março de 2017 (R$ 43,5 bilhões). (Fonte: Banco Central)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2018 13:06h
Lavagem de dinheiro

STF julgará no dia 8 denúncia da PGR contra Geddel e parentes

 

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julga, no próximo dia 8 de maio, a denúncia contra o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), seu irmão, o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), e a matriarca da família, Marluce Vieira Lima, todos acusados pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa. (Foto ilustração)

A denúncia, oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR), também acusa dos mesmos crimes o ex-assessor parlamentar Job Brandão, que atuou no gabinete do deputado. A investigação está relacionada à apreensão, pela Polícia Federal (PF), dos R$ 51 milhões em dinheiro vivo dentro de um apartamento em Salvador. (AB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2018 13:00h
Obstrução de justiça

Em tour na Europa, Ciro Nogueira diz a advogado para ficar "100% tranquilo"

 

O senador Ciro Nogueira (PP-PI - foto) disse nesta manhã por telefone ao seu advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, para ficar "100% tranquilo" em relação à operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (24).

A PF fez buscas no gabinete e no apartamento funcional do senador. A investigação apura se o senador obstruiu a Justiça ao tentar comprar o silêncio de um ex-assessor. O senador se disse "perplexo" e negou qualquer "tentativa de obstrução de justiça".

Ciro conversou por telefone com Kakay porque ele está em um tour pela Europa. No final de semana, o senador estava em Portugal, segundo a defesa. Nesta terça-feira, desembarcou na Bélgica. A assessoria do senador diz se tratar de uma missão oficial.

Da Europa, o senador enviou uma procuração para que seu advogado peça cópia da decisão do ministro Edson Fachin, que autorizou a operação policiais desta manhã.

Os policiais que estavam na casa de Ciro queriam acesso aos cofres do senador. Para não ter de arrombar, o senador, da Bélgica, passou as senhas para a advogada que estava acompanhando a busca dos policiais. Um cofre é do senador. O outro, de sua esposa, a deputada Iracema Portella, segundo a defesa.

Também nesta manhã, segundo o blog apurou, o presidente Michel Temer chamou no Palá...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2018 11:57h
Luís Eduardo Magalhães

Bahia Farm Show 2018: a feira da inovação será lançada nesta quinta (26)

 

A 14ª edição da Bahia Farm Show, maior feira de tecnologia agrícola e de negócios do Norte-Nordeste do Brasil, será lançada na próxima quinta-feira (26), às 19h, no Espaço Olavo Nascimento, em Luís Eduardo Magalhães, oeste do Estado. As novidades do evento, confirmado para os dias 29 de maio a 02 de junho, serão apresentadas durante coletiva de imprensa conduzida pelo presidente da Bahia Farm, Celestino Zanella, e pela coordenadora geral da feira, Rosi Cerrato. (Foto ilustração)

Consolidada como uma das maiores do Brasil em volume de negócios, a Bahia Farm Show traz, na edição de 2018, o otimismo de uma região onde o agronegócio impulsiona e movimenta a economia. A feira, segundo a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), realizadora do evento, promete repetir o sucesso de 2017, quando atingiu a marca histórica de R$ 1,531 bilhão em intenções de negócios.

A Bahia Farm Show é organizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Fundação Bahia, Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda. (Assomiba) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2018 11:36h
Emprego - REDA

Detran-BA vai abrir inscrições para concurso com 47 vagas

 

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN - BA) vai abrir inscrições para concurso público com vagas para nível médio. Ao todo, são 47 vagas para contração imediata. Para participar, os interessados devem fazer as inscrições entre os dias 30 de abril e 7 de maio, através do site de seleção do governo. (Foto ilustração)

As oportunidades oferecidas são para as cidades de Salvador (21), Alagoinhas (1), Camaçari (2), Catú (2), Feira de Santana (5), Ilhéus (2), Irecê (1), Itaberaba (1), Itabuna (2), Juazeiro (1), Miguel Calmon (1), Morro do Chapéu (1), Paulo Afonso (1), Porto Seguro (1), Riachão do Jacuípe (1), Santo Amaro (1), Vitória da Conquista (2) e Cachoeira (1).

O processo seletivo consiste em avaliação curricular. Os aprovados irão atuar em jornadas de trabalho de 40h semanais, em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), com remuneração de R$ 1.629,74 ao mês, além de benefícios. A seleção será válida por dois anos, com possibilidade de prorrogação. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2018 11:25h
Santo Antônio de Jesus

Conferencia Pública da Defensoria "Orçamento Participativo" será realizada em SAJ

 

A Defensoria Pública do Estado da Bahia vai realizar em Santo Antônio de Jesus, na quarta-feira, 25/04, no Fórum Wilde Oliveira Lima, a Conferencia Pública “Orçamento Participativo”. (Foto ilustração)

Para o Subcoordenador da Defensoria, Dr. Murillo Bahia Menezes, o Orçamento Participativo de 2019 tem a função de ouvir a comunidade e captar quais são as suas prioridades, para que a Defensoria Pública possa investir nas áreas do direito que a comunidade mais precisa, possibilitando a melhor orientação jurídica.

“Participe com a gente, venha nos ajudar a desenvolver um trabalho cada vez melhor”, convidou Menezes. O evento será realizado às 9h da manhã. (Tribuna do Recôncavo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2018 11:16h
Servidores estaduais

Fetrab diz que 12 mil servidores recebem abaixo do mínimo na Bahia e pede equiparação

 

Sem reajuste salarial desde 2016, os servidores estaduais elegeram uma prioridade nas negociações com o governador Rui Costa (PT) para aumento nos vencimentos mensais. Segundo a presidente da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), Marinalva Betro (Foto), a categoria quer elevar ao valor do mínimo, que atualmente é de R$ 954, o salário de vários servidores que recebem abaixo desse piso.

De acordo com ela, atualmente, cerca de 12 mil trabalhadores estão nessa situação no estado. “Precisamos regularizar essa situação imediatamente. Tem três anos que a gente está na pendenga. É uma situação vexatória”, criticou a dirigente da Fetrab.

Ela disse, ainda, que o plano da entidade é “implodir o planão”, como classifica o grupo que está nessa situação salarial. “O governo assumiu um compromisso, desde 2006, de que nenhuma categoria no estado receberia menos que o salário mínimo. Então, precisa cumprir isso. Foi uma bandeira do governo”, pediu. (BN)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2018 11:06h
Acima da inflação

OAB-BA cobra explicação à Coelba sobre reajuste abusivo em conta de energia

 

A Comissão de Proteção do Direito do Consumidor da OAB-BA solicitou à Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) explicações a respeito do reajuste na conta de energia, no valor de 17,22%, no mês de abril. (Foto ilustração)

Através de ofício encaminhado à companhia, a comissão pontuou que o valor "supera em muito os índices de inflação, IGP-M e reajuste do salário mínimo de 2018, que foi de 1,81%". O documento afirma ainda que tal aumento é uma afronta as disposições do art. 39, X do CDC e artº, §1º da Lei Federal nº 8.987/1995.

De acordo com o presidente da Comissão de Proteção ao Direito do Consumidor, Mateus Nogueira, o encaminhamento da solicitação veio para cumprir o papel da Ordem de defender os diretos da população.

"A OAB busca proteger os direitos do consumidor, especialmente num caso deste de aumento exorbitante da Coelba. Agora vamos aguardar a resposta da companhia ao passo que já estamos tomando as medidas judiciais cabíveis", afirmou. (Fonte: OAB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2018 10:56h
Mirangaba

Pedro Tavares participa de inauguração e realiza entrega de ambulância no interior da Bahia

 

O deputado estadual Pedro Tavares (DEM) esteve em Mirangaba na última sexta-feira, 20, onde participou da entrega da reforma do Centro de Saúde da cidade. O parlamentar prestigiou a entrega ao lado do prefeito Adilson, do vice Adriano, de vereadores, secretários e munícipes. Tavares também realizou a entrega de uma nova ambulância para Mirangaba. O novo equipamento é fruto de sua emenda parlamentar e vai reforçar o atendimento médico de socorro. (Foto ilustração)

Durante o evento, o deputado fez questão de destacar a parceria com o município desde 2010 e os laços de amizade com o prefeito Adilson, o vice Adriano e toda equipe."É sempre uma alegria retornar a Mirangaba, principalmente em um evento como esse. Quero parabenizar o prefeito Adilson, que recebeu a cidade com sérias dificuldades administrativas após uma gestão desorganizada, mas, com muito trabalho tem conseguido colocar a casa em ordem, projetando o município para receber novos investimentos. Estarei sempre pronto para trabalhar por Mirangaba!", exclamou o parlamentar. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2018 10:46h
Feira de Santana

Publicado o Edital de Abertura para o Concurso Público da UEFS

 

O Instituto AOCP comunica que estão abertas as inscrições para o concurso da Universidade Estadual de Feira de Santana | UEFS, no Estado da Bahia. (Foto ilustração)

O concurso, que visa o provimento de 72 vagas e formação de cadastro de reserva, oferta remunerações que variam entre R$ 1.289,38 e R$ 1.981,98. Podendo ser acrescidos, em razão da jornada de trabalho e do local de residência do servidor, o auxílio-alimentação e o auxílio transporte.

Organizado pelo Instituto AOCP, as inscrições tiveram início às 08h do dia 19 de abril e podem ser feitas até às 14h do dia 07 de maio de 2018 (horário oficial de Brasília/DF), pelo site: www.institutoaocp.org.br O concurso público destaca-se ainda pelo panorama de cargos em diversas áreas de formação, divididos nas carreiras de: Técnico Universitário e Analista Universitário.  

Para ingressar no certame, o candidato deve efetuar sua inscrição até a data limite indicada no Edital de Abertura e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que varia conforme os níveis de ensino exigidos, como é o caso dos profissionais com nível médio e técnico de nível médio, onde a taxa é de R$ 90,00. Já para os candidatos que possuem o nível superior, a taxa tem o valor de R$ 120,00.  

Prevista para o dia 27 de m...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2018 10:35h
Indústria farmacêutica

Bahiafarma inicia fornecimento de insulinas para o SUS

 

A Bahiafarma, laboratório público do Estado da Bahia, inicia nesta semana o fornecimento de insulinas para abastecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Os primeiros lotes do medicamento, usado para controle da Diabetes, devem chegar aos postos de saúde nos próximos dias. O procedimento marca a primeira etapa do processo de transferência de tecnologia que vai tornar o Brasil um dos poucos países a dominar o processo de fabricação de insulina, um dos medicamentos mais utilizados no mundo – e considerado estratégico pelo Ministério da Saúde. (Foto ilustração)

A compra do medicamento, por parte do ministério, foi publicada no dia 16 deste mês, no Diário Oficial da União, concretizando a redistribuição dos projetos de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) para produção de insulina no País, que havia sido definida por meio da Portaria número 551, publicada no DOU em 21 de fevereiro de 2017. Pelo documento, a Bahiafarma passa a ser responsável pelo abastecimento de 50% da demanda de insulinas do ministério, fornecendo para o SUS as insulinas de maior uso - a Regular (R) e a de ação prolongada, NPH.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2018 10:24h
Agronegócio

Conab: produção de cana-de-açúcar diminui 3,6%

 

A produção de cana-de-açúcar no Brasil registrou, na safra 2017/2018, queda de 3,6% na comparação com a safra anterior. Foram produzidos 633,26 milhões de toneladas, ante 657,18 milhões obtidos no ano anterior. Os números do encerramento da safra 2017/2018 foram divulgados hoje (24) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). (Foto ilustração)

De acordo com o levantamento, a queda na produção se deve, entre outros fatores, à diminuição da área usada para a produção de cana, que ficou em 8,73 milhões de hectares – número 3,5% menor do que a área da safra 2016/2017.

O açúcar apresentou retração de 2,1%, totalizando uma produção de 37,87 milhões de toneladas. A Conab avalia que a queda se deve ao menor preço do produto no mercado internacional, o que levou ao direcionamento de parte desta safra para a produção de etanol. Foi por causa desse direcionamento que houve menor quantidade de cana disponível no mercado. (Fonte: Conab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2018 10:16h
Esquema criminoso

PF deflagra operação contra fraudes no INSS em São Paulo

 

A Policia Federal (PF), juntamente com a Inteligência Previdenciária, Advocacia-Geral da União, Ministério Público Federal e o INSS, realizam hoje (24) uma operação para desarticular uma organização criminosa, chefiada por uma auxiliar de enfermagem, com o objetivo de praticar fraudes contra o INSS, em especial, nos benefícios de auxílio-doença. Equipes da PF cumprem pela manhã 12 mandados de prisão (7 temporárias, 5 preventivas) e 16 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio patrimonial no valor de R$ 25 milhões, de integrantes do esquema criminoso. (Foto ilustração)

As investigações começaram em novembro de 2017 e até o momento apurou-se um prejuízo de mais de R$ 6 milhões apenas nos auxílios-doença. Os indícios apontam que a quadrilha agia há mais de 10 anos, estimando os desvios da ordem de R$ 60 milhões.

As fraudes consistiam em requerer auxílios-doença para pessoas, algumas que não eram segurados do INSS, com o uso de documentos falsos e diversos artifícios. O grupo usava dublês, ou seja, pessoas se faziam passar pelo requerente durante a perícia médica, onde fingiam doenças mentais, tinham membros engessados e usavam falsos relatórios médicos. (AB) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2018 08:40h
Resposta do PT

Afonso Florence rebate fala de Gualberto sobre PT

 

O deputado federal Afonso Florence (PT - foto) rebateu as declarações de João Gualberto (PSDB), pré-candidato oposicionista ao governo, que alfinetou o grupo de Rui Costa (PT) afirmando que os petistas não têm nomes de peso na chapa. “Gostaria de saber se os nomes de peso que eles têm é o de João Leão, Ronaldo Carletto, Otto Alencar... Todos eles foram ligados a ACM Neto, né?”, criticou o deputado tucano em entrevista à Tribuna, ontem. “Gualberto não tem o que dizer”, rebateu Florence. “Que eu saiba, essa coalizão eleitoral já tem muitos anos. Essa afirmação não se sustenta nos fatos. Nós temos uma coligação que vai ser firmada após as convenções. É uma coalizão que tem como referência nacional Lula e Dilma. É um grupo muito forte. Ao lado de Gualberto estão, além de ACM Neto, Geddel, Eduardo Cunha, Temer e Aécio. Esse é o grupo dele. Densidade eleitoral a gente vai aferir depois da eleição. Foi ACM Neto que fugiu da disputa eleitoral”. (Trbn)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2018 08:33h
Salvador

"Carnaval de Ivete": patrocinadora terá de pagar por segurança da PM, diz secretário

 

O carnaval fora de época promovido pela Schin e pela prefeitura de Salvador, com a participação de Ivete Sangalo (foto), só terá o aparato da segurança do governo do Estado se a cervejaria pagar pela estrutura. A informação é do chefe da Segurança Pública, Maurício Barbosa. O evento está marcado para este domingo (29), na Barra.

Segundo Barbosa, como o evento é “privado”, uma taxa será cobrada. “Vamos, por lei, fazer a cobrança que é feita quando a festa é privada e acontece em espaços públicos. Como acreditamos que a prefeitura deu todas as liberações, eles serão cobrados como se uma festa exclusivamente privada fossem”, afirmou, ao Metro1. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2018 08:25h
Brasilia

Lava Jato faz buscas nos gabinetes do deputado Eduardo da Fonte e do senador Ciro Nogueira, do PP

 

A Polícia Federal (PF) está cumprindo mandado de busca nesta terça-feira (24) no gabinete e também na casa do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) e também no gabinete do senador Ciro Nogueira (PP-PI). (Foto: deputado Eduardo da Fonte e senador Ciro Nogueira)

O mandado foi autorizado pelo ministro Edson Fachin, relator dos processos da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). A investigação é sobre tentativa de obstrução de Justiça.

A operação foi deflagrada em conjunto com a Procuradoria Geral da República. A PF também cumpre um mandado de prisão contra o ex-deputado Márcio Junqueira, de Roraima.(g1)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
CMARA MUNICIPAL SO GONALO DOS CAMPOS
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2020

2019

2018

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia