Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você já definiu em quem votar para prefeito e vereador em 15 de novembro?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 30.05.2018 06:18h
Pesquisa eleitoral

Instituto Paraná sem contestação dos petistas

 

A pesquisa do Instituto Paraná que coloca Rui Costa (PT) eleito no primeiro turno, não teve contestação entre os pré-candidatos, em especial do PT. Diferente das pesquisas divulgadas ano passado, que colocavam ACM Neto com 49% contra 26% de Rui Costa.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 30.05.2018 06:15h
Senado Federal

Jutahy Júnior aposta na experiência e tradição familiar

 

Deputado federal com oito mandatos e um de deputado estadual, Jutahy Júnior (PSDB-foto), filho de senador da República, aposta na sua experiência e na tradição da família para chegar ao Senado Federal. Quando nada é o que demonstram suas entrevistas.

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 30.05.2018 06:12h
Na entrega da Policlínica

São Gonçalo dos Campos recebe ambulância e ônibus do Estado

 

Na entrega da Policlínica Regional da região de Feira de Santana, que vai atender 27 municípios, segunda-feira pela manhã, a Prefeitura de São Gonçalo dos Campos ganhou uma ambulância e um ônibus para o transporte de pacientes do Município para a unidade hospitalar. O prefeito Carlos Germano recebeu os benefícios ao lado do governador e do presidente da Câmara Municipal, Josué Oliveira.

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 30.05.2018 06:09h
Candidato a governador

Ex-prefeito João Henrique surpreende na pesquisa Paraná

 

Os números dados ao pré-candidato a governador João Henrique (PRTB-foto) na pesquisa do Instituto Paraná, feira entre os dias 26 e 28 deste mês, que coloca o mesmo em terceiro lugar com 5,8%, não deixam de ser um estímulo para o seu projeto. Afinal a pesquisa o coloca a apenas 4% do principal candidato da oposição José Ronaldo (DEM), que tem 9,5%.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.05.2018 06:06h
Eleições na Bahia

PRP deve apoiar Rui Costa à reeleição, mas em Feira fica com José Ronaldo

 

Ligado ao prefeito José Ronaldo, tendo inclusive sido seu vice-líder na Câmara Municipal, o vereador Marcos Lima (PRP-foto), que é pré-candidato a deputado federal, vive um dilema. É que o seu partido o PRP, provavelmente deverá apoiar Rui Costa à reeleição. Mas em contato com o site Bahia na Política, Marcos Lima disse que caso isso aconteça em Feira de Santana a legenda fica com José Ronaldo. Valeu.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.05.2018 06:04h
Feira de Santana

Bancada independente já começa com três defecções

 

Nos bastidores da Câmara Municipal de Feira de Santana a bancada independente, criada no início da semana e que conta com sete vereadores, já começa a ter defecções. É que os vereadores Zé Curuca (DEM), Ron do Povo (PTC) e Luiz da Feira (PPL) estão repensando se continuam ou não no grupo. O caso é para pensar mesmo...

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.05.2018 06:00h
Câmara Municipal de Feira de Santana

Vereadora Eremita Araújo não quer nem saber de bancada independente

 

A experiente vereadora de quatro mandatos Eremita Araújo (PSDB), ao saber da criação da bancada independente, não perdeu a oportunidade. “Já houve essa ladainha em governos passados, e terminou em nada. Todos se ajustaram ao prefeito. Nesse novo grupo, como insinuaram, eu não farei parte, podem tirar meu nome da tal lista”, declarou Eremita.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.05.2018 05:58h
Audiência

Roberto Tourinho diz que não precisa de intermediário para chegar a Colbert Martins

 

O vereador Roberto (PV-foto), ao comentar sobre a tão falada bancada independente, disse que não faz parte e que já fez um pedido de audiência ao prefeito Colbert Martins Filho (MDB), através de sua assessoria. “Tenho certeza que serei atendido, não preciso de intermediário para chegar ao chefe do Executivo, mas não tenho nada contra a formação de grupo”, afirmou. Tourinho.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.05.2018 05:56h
Bancada independente

Depois de 50 dias Edvaldo Lima descobre que governo não atende suas reivindicações

 

O recém-ronaldista vereador Edvaldo Lima (PP), eleito na oposição nas eleições de 2016, ontem na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana falou da sua decisão em ir para o grupo “independente”, composto de sete vereadores. Disse que vem sofrendo na pele as cobranças de suas comunidades. Faz indicações e requerimentos e não são atendidos. E só descobriu isso agora depois de 50 dias de Colbert Martins no governo. Na mesma linha de pensamento, os vereadores governistas Gilmar Amorim (PSDC) e João Bililiu disseram que também estão sendo prejudicados.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.05.2018 05:53h
Pré-candidato a estadual

Ex-prefeito Tarcízio Pimenta prestigia cavalgada de Antônio Cardoso

 

O pré-candidato a deputado estadual Tarcízio Pimenta (DEM) esteve domingo em Antônio Cardoso. Foi prestigiar a 5ª Cavalgada que acontece no Município. E, claro, aproveitou para tirar uma foto ao lado de um dos organizadores do evento, Luiz André, e o ex-vereador Zequinha (MDB). (Foto: Zequinha, Tarcizio Pimenta e Luiz André)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.05.2018 05:52h
Brasil

A crise política e econômica e a iminência de um retrocesso

 

Que existe uma crise política e econômica no país existe. E que tem sido estimulada pelos extremos não temos dúvidas. O problema é termos um retrocesso político, na iminência de uma eleição, que deverá ocorrer a menos de cinco meses.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.05.2018 05:48h
Evento agropecuário

Greve dos caminhoneiros faz EXPOIPIRÁ mudar de data em Ipirá

 

Expositores e coordenadores da EXPOIPIRÁ, em reunião com o prefeito da cidade, Marcelo Brandão (DEM) e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, resolveram adiar o evento. Argumentam que a crise dos combustíveis foi determinante. A festa agropecuária acontecerá entre os dias 5 e 8 de julho.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.05.2018 05:46h
É melhor prevenir

Prefeitos deverão ter queda na receita com a greve dos caminhoneiros

 

Um alerta para os prefeitos da Bahia, em especial os que vão fazer grandiosas festas juninas. Não custa dar um freio nos gastos. É que a greve dos caminhoneiros deverá reduzir os repasses de FPM e ICMS nos meses de junho e julho. Cai a produção, cai a comercialização, cai a arrecadação.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.05.2018 05:42h
Brasil

Greve dos caminhoneiros fortalece o pedido de renúncia de Temer

 

Cresce entre os setores que foram contra o impeachment de Dilma Rousseff o discurso defendendo a renúncia do presidente Michel Temer (MDB). A proposta ganhou força nas ruas com a greve dos caminhoneiros.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2018 16:56h
Brasil

PRF prendeu 7 por obstrução de rodovia - nenhum era caminhoneiro

 

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen (foto), disse hoje que as forças federais prenderam sete manifestantes que estavam obstruindo as rodovias do país. Desde ontem, o governo federal tem atribuído a pessoas infiltradas entre os caminhoneiros a dificuldade para encerrar a greve, que entrou no nono dia nesta terça-feira.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2018 15:30h
Bauru (SP)

Trem carregado com combustível descarrila após parafusos serem retirados da linha férrea

 

Um trem carregado com combustível descarrilou na manhã desta terça-feira (29), na altura do Jardim Guadalajara, em Bauru (SP). O descarrilamento foi provocado por um ato de vandalismo, segundo funcionários da concessionária responsável pela ferrovia. (Foto ilustração)

De acordo com os trabalhadores ouvidos pela reportagem da TV TEM, por volta das 8h30 uma pessoa usou uma chave-mestra para tirar os parafusos da talas de ferro que unem um trilho a outro. Sem os parafusos, os trilhos ficaram instáveis, provocando o descarrilamento da composição formada por 10 vagões

O trem está carregado com 650 mil litros de óleo diesel que seriam entregues a distribuidoras em Bauru - parte do combustível que chega à cidade vem de trem.

Funcionários da empresa estão no local para fazer o reparo dos trilhos. A previsão é de que o trem possa seguir viagem em aproximadamente duas horas.

A polícia tenta identificar quem retirou os parafusos da linha férrea. O autor pode ser enquadrado no crime de perigo de desastre ferroviário, previsto em lei.

Em nota, a concessionária confirma o descarrilamento de uma locomotiva, mas não fala em ato de vandalismo ou sabotagem. A nota destaca ainda que "parafusos soltos não comprometem a linha por si, há normas da ABNT parra garantir a segurança, mesmo na ausência de parafusos" e que "a empresa abr...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2018 15:11h
Começa amanhã (30)

Petrobras e AGU querem que TST julgue greve de petroleiros ilegal

 

A Petrobras e a Advocacia-Geral da União (AGU) foram ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) pedir que a greve de petroleiros, prevista para amanhã (30), seja considerada ilegal, sob pena de multa de R$ 10 milhões por dia aos sindicatos responsáveis caso haja paralisação. (Foto ilustração)

Para a empresa e o órgão, a greve de petroleiros, caso ocorra, será abusiva, por ofender direitos fundamentais de toda a sociedade, e nula, por trazer reivindicações que não são de cunho trabalhista, mas político. O petroleiros pedem, por exemplo, a demissão do atual presidente da Petrobras, Pedro Parente.

O movimento dos petroleiros ocorre após nove dias de paralisação de caminhoneiros, que resultou em uma crise de abastecimento em diversas cidades brasileiras, sobretudo de combustíveis e alimentos.

Uma greve neste momento, argumenta a AGU, levaria a um severo agravamento da situação em hospitais e escolas, por exemplo, uma vez que “a redução da produção ou a sua completa paralisação geram prejuízos gravíssimos à sociedade, tendo em vista o potencial para prejudicar o abastecimento do mercado interno de gás natural, petróleo e seus derivados”.

“Nessa linha é inadmissível admitir que a atuação oportunista de determinado grupo enseja a ausência de serviços públicos essenciais, em ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2018 14:25h
Juazeiro

Presidente determina suspensão do funcionamento da Câmara de Vereadores

 

O Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Alex Tanuri, diante do desabastecimento ocasionado pela paralisação dos caminhoneiros, decidiu, na tarde de segunda-feira (28/05) suspender todas as atividades da Câmara, incluindo a sessão programada para esta terça-feira (29/05). (Foto ilustração)

Ficam suspensos os atendimentos, as atividades administrativas e legislativas, incluindo-se aí sessões ordinárias, especiais e solenes, mantendo-se apenas em funcionamento o departamento financeiro.

A Câmara de Vereadores de Juazeiro retornará às atividades normais assim que houver estabilidade no abastecimento de combustíveis. (Manoel Leão Ascom CMJ). (Com informações de: didigalvao)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2018 14:00h
Norte da Bahia

Em apoio aos caminhoneiros manifestantes bloqueiam acesso à Barragem de Sobradinho

 

Manifestantes bloquearam o acesso à Barragem de Sobradinho, no norte da Bahia, nesta terça-feira (29). De acordo com informações, o protesto é em apoio à greve dos caminhoneiros. (Foto ilustração)

Os dois trechos da estrada estão bloqueados. Não há previsão para o término da manifestação. Vale lembrar que a BA-210, trecho de acesso ao município, também foi interditado na semana passada. (carlosbritto)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2018 13:45h
PGR

Para Raquel Dodge, greve já atinge direitos fundamentais dos brasileiros

 

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou nesta terça (29) que a paralisação de caminhoneiros não tem somente como consequência uma crise de abastecimento, mas “já atinge direitos fundamentais no país”.(Foto:José Cruz/Agência Brasil)

Raquel Dogde fez as declarações durante sessão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), presidido por ela, em que destacou que o MP “não fechou as portas” e mantém funcionamento regular.

A procuradora comunicou aos conselheiros do CNMP a criação de um comitê de acompanhamento das consequências da paralisação, instituído por ela via portaria publicada na última sexta (25). Segundo ela, o MP “está atento” a abusos decorrentes da paralisação.

A PGR, no entanto, não detalhou se alguma providência já foi tomada no sentido de processar eventuais responsáveis por tais abusos. Ela destacou que a prioridade de atuação tem sido identificar cargas de materiais hospitalares e orientar as forças de segurança para que façam a escolta desses carregamentos até o destino.

Raquel Dodge também cobrou que os membros do MP trabalhem para fazer valer a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que na última sexta-feira determinou o desbloqueio de vias sob pena de multas de até R...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2018 13:22h
Sudoeste da Bahia

Oficina abre debates sobre mobilidade urbana em Jequié

 

Uma oficina realizada pelo Ministério Público estadual em Jequié, sudoeste baiano, no último dia 24, iniciou o processo de debate público sobre a implementação da política e plano municipais de mobilidade urbana da cidade. Secretários municipais, vereadores, estudantes universitários e outros representantes da sociedade civil (foto) conheceram o projeto “Movimenta - Planejando a Mobilidade Urbana”, do MP, cujo objetivo é cobrar, auxiliar e acompanhar a elaboração dos planos municipais de mobilidade urbana pelo estado. Intitulada “Mobilidade Urbana: Planejar a Cidade para Viver Melhor”, a oficina foi promovida pelo Centro de Apoio às Promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama), responsável pelo projeto, a pedido do promotor de Justiça Maurício Foltz Cavalcanti. (Fonte: MP-BA)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2018 13:10h
Salvador

Com a volta de abastecimento nos postos da capital, TCE e TCM voltam a funcionar

 

Em razão do abastecimento nos postos de combustíveis na capital baiana estar voltando à normalidade, os Tribunais de Contas do Estado da Bahia e dos Municípios do Estado da Bahia (TCE/BA e TCM/BA) retomam suas atividades nesta-terça (29.05). Os servidores das duas instituições deverão retornar ao trabalho no horário normal de expediente, das 8h às 12h e das 14h às 18h. (Foto ilustração)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2018 12:50h
Capital Federal

Governo reforça segurança do Palácio do Planalto

 

Desde o início da paralisação dos transportadores de cargas, vêm crescendo os movimentos contra o governo. Na noite de segunda-feira, uma manifestação tomou conta da Esplanada com o grito de “Fora Temer”. Um grupo mais radical de caminhoneiros pede intervenção militar. (Foto ilustração)  

Diante da fragilidade demonstrada pelo governo, líderes políticos, inclusive da oposição, têm se articulado para garantir uma travessia tranquila até as eleições de outubro e nos sete meses que restam à gestão Temer. Na visão desses políticos, não interessa para ninguém tirar Temer do poder agora faltando pouco mais de quatro meses para as eleições.  

Esse movimento dentro do Congresso tem o apoio da maioria dos pré-candidatos à Presidência da República. Para eles, não interessa o país mergulhar numa convulsão com as eleições tão perto. Ninguém também quer assumir um país conflagrado, com uma economia em retração.  

A greve dos caminhoneiros provocou estragos profundos na economia. Analistas estão refazendo as contas e já falam em crescimento bem menor do que o previstos, entre 1,5% e 1,9%. Eles avisam que o viés é de baixa. Ou seja, as estimativas podem diminuir um pouco mais.  

Ao mesmo tempo, a inflação voltou a dar...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2018 12:41h
Exame Nacional do Ensino Médio

Enem 2018 tem 5,5 milhões de inscritos confirmados

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve 5.513.662 inscritos confirmados, de acordo com balanço divulgado hoje (29) pelo Ministério da Educação (MEC). No ano passado, foram 6.731.203 inscritos confirmados. (Foto ilustração - web)

Neste ano, 6.774.891 fizeram a inscrição, mas 18,7% não pagaram a taxa de inscrição e não foram confirmados no exame.

O ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, acredita que a queda no número de inscritos se deve às medidas adotadas pelo MEC para reduzir o número de faltantes. "O processo que desejamos é que cada vez mais as pessoas que se inscrevem participem efetivamente do exame".

De acordo com a pasta, nos últimos 5 anos, a média de abstenções no Enem foi 29%, gerando um prejuízo de R$ 962 milhões. "Temos que cada vez mais combater o desperdício do dinheiro público", ressaltou. No ano passado, apesar de 6,7 milhões terem tido a inscrição confirmada, 4,7 milhões compareceram.

Mesmo que o candidato pague para fazer o exame, há prejuízos caso ele não compareça no dia da aplicação. Segundo o ministro, o valor cobrado pela inscrição é insuficiente para arcar com todos os custos do exame. (AB) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2018 12:24h
Luís Eduardo Magalhães

Bahia Farm Show mantém tradicional Fórum do Canal Rural nesta terça-feira (29)

 

Apesar do adiamento da Bahia Farm Show 2018, que será realizada na próxima semana, entre os dias 05 e 09 de junho, a organização do evento definiu por manter o Fórum do Canal Rural para hoje, terça-feira (29), a partir das 14h. O tradicional evento que integra a programação oficial da feira trará o tema “O papel do agricultor na preservação do cerrado”, e contará com a presença do chefe-geral da Embrapa Monitoramento de Satélite, Evaristo Eduardo de Miranda. Também participam do Fórum, os presidentes da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e da Bahia Farm Show, Celestino Zanella, e da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Júlio Cézar Busato. (Foto ilustração)

O adiantamento de uma das maiores feiras agrícolas do Brasil foi anunciado no início da tarde desta segunda-feira (28), diante do prolongamento da greve nacional dos caminhoneiros, que entrou no seu oitavo dia. Segundo a organização, a medida foi tomada juntamente com os expositores, e visa garantir o bom funcionamento do Complexo Bahia Farm Show, o conforto e segurança dos expositores, palestrantes e público em geral. Alterações na grade da programação oficial de palestras e debates da Bahia Farm Show 2018, assim como de qualquer evento realizado na feira serão divulgadas em breve. (muraldooeste.)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2018 12:04h
Rio de Janeiro

MPF pede informações sobre operação na Refinaria Duque de Caxias

 

O Ministério Público Federal (MPF) expediu ontem (28) ofício ao Gabinete de Intervenção Federal na segurança do Rio de Janeiro solicitando informações sobre a operação dos militares na Refinaria Duque de Caxias (Reduc). As Forças Armadas ocuparam a refinaria para garantir o abastecimento de combustível ao estado, que estava comprometido devido à paralisação dos caminhoneiros. (Foto ilustração)

O ofício foi enviado depois de uma diligência na Reduc, feita na manhã de ontem pelo procurador da República Julio José Araújo Junior. O prazo para resposta do gabinete é de 24 horas.

O objetivo do procurador, segundo o MPF, é acompanhar a situação do abastecimento na região. Um dos questionamentos feitos foi sobre as medidas que estão sendo adotadas para impedir as obstruções feitas por caminhoneiros, mesmo depois do anúncio do acordo do governo com a categoria.

O procurador fez mais duas perguntas: “Considerando a participação de outras categorias e setores, como o das vans, quais medidas serão adotadas?” e “considerando a importância dos meios pacíficos de solução de controvérsias, mas tendo em vista o papel do Estado na defesa estratégica da refinaria, por que não há clareza quanto ao quantitativo de caminhões a serem liberados e à sua destinação?”

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2018 11:05h
Sul da Bahia

Impasse faz Itabuna amanhecer sem ônibus

 

Não resultou em acordo a mais recente rodada de negociações entre rodoviários e patrões. Por isso, foi anunciada uma greve que interromperá a circulação de ônibus em Itabuna, a partir desta terça-feira (29). A paralisação também afeta os veículos intermunicipais da Rota e Águia Branca. (Foto ilustração)

A reivindicação dos rodoviários é um aumento salarial de 6% e outros 10% no ticket-refeição. Já os patrões, seguem propondo 1,78% de reajuste e 0,78% no ticket.

Atualização:

Os ônibus intermunicipais estão rodando normalmente. Houve acordo com os motoristas. (diariobahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2018 10:43h
Setor de Combustíveis

Cade propõe medidas para reduzir preços dos combustíveis

 

Com a crise de abastecimento gerada pela greve dos caminhoneiros, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) divulgou um estudo com nove propostas para aumentar a concorrência no setor de combustíveis e por consequência, reduzir os preços ao consumidor final. As sugestões envolvem questões regulatórias (cinco medidas), estrutura tributária (duas medidas) e outras alterações institucionais de caráter geral (duas medidas). O estudo “Repensando o setor de combustíveis: medidas pró-concorrência” foi divulgado hoje (29). (Foto ilustração)

“As propostas já estavam sendo maturadas e discutidas internamente há algum tempo, como sugestões do Departamento de Estudos Econômicos e da Superintendência–Geral. Além disto, acredita-se que o impacto das medidas propostas seja positivo para sociedade. O que se espera é, de maneira realista, incentivar o debate social e democrático a respeito de alguns temas específicos, que podem favorecer a concorrência no setor”, ponderam os pesquisadores responsáveis pelo estudo.

Segundo o Cade, apesar de o setor de combustíveis ser o principal alvo de denúncias de prática de cartel (acordo entre empresas concorrentes para aumentar os preços e para a divisão de mercado) no Brasil, nem todos os problemas desse mercado são provocados por condutas anticompetitivas. Para o órgão, existem questões ligadas ao desenho institucional que poderi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2018 10:27h
Brasilia

Maia diz que Congresso não aprovará aumento de tributos

 

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ - foto), disse nesta terça-feira que o Congresso não vai aprovar um aumento de tributos para compensar a redução no preço do diesel. Ele ainda chamou de "irresponsável" a fala do ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, que nesta segunda (28) disse que poderia haver uma alta de tributos para fazer a compensação.

A redução do preço do diesel foi uma das medidas anunciadas pelo governo federal para encerrar a paralisação de caminhoneiros. O desconto é de R$ 0,46 por litro de diesel por um período de 2 meses.

“Não vai ter [aumento de imposto] porque isso aqui é uma democracia e ele [Guardia] não manda no Congresso Nacional. Aliás, o que ele fez ontem foi muito irresponsável, num momento de crise em que se está tentando debelar, diminuir a mobilização, tentar colocar o Brasil no eixo novamente, ele vem falar em aumento de imposto”, afirmou Maia.

Segundo Maia, Guardia "sabe muito bem que no Congresso não haverá aumento de impostos" e deveria ter proposto outras saídas.

"De jeito nenhum [a Câmara vai aprovar aumento de imposto]. Não tem a menor chance. Enquanto eu for presidente da Câmara não se vai votar nenhum aumento de imposto. Os brasileiros pagam impostos demais, ninguém aguenta pagar mais imposto. Vamos discutir a redução do tamanho do Estado", dis...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2018 10:18h
Eleições 2018

Paraná Pesquisa: Sem Neto, Rui Costa ganharia disputa ao governo no primeiro turno

 

O Instituto Paraná Pesquisa divulgou a mais nova pesquisa nesta terça-feira (29) para governador da Bahia, a primeira sem a presença do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), na disputa. Conforme levantamento, avaliando a estimulada, o atual governador do Estado, Rui Costa (PT - foto), seria eleito no primeiro turno, com 58,8% das intenções de voto. O pré-candidato ao Palácio de Ondina pelo DEM, José Ronaldo, aparece com 9,5%, seguido por João Henrique (PRTB) 5,8%, Marcos Mendes (PSOL), com 1,8%; e João Santana, 1,3%. O levantamento Paraná Pesquisas ouviu 1.540 eleitores entre os dias 23 e 28 de maio e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº BA-08989/2018. Possui margem de erro de 2.5% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. (BN)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2018 09:51h
Aniversariante do Dia

Vereador por Feira de Santana Zé Filé em festa hoje

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2018 09:05h
Para governo do estado

Paraná Pesquisa: 11,2% acreditam que ACM Neto vai apoiar Rui Costa

 

A pesquisa Instituto Paraná Pesquisa, divulgada nesta terça-feira (29), mostra que 11,2% dos entrevistados acreditam que o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), vai apoiar o governador da Bahia, Rui Costa (PT), em sua campanha à reeleição. O candidato mesmo do gestor soteropolitano, José Ronaldo (DEM), aparece com 17,1%. O ex-prefeito João Henrique (PRTB) tem 8,5% da certeza do eleitorado ouvido pelo instituto de que receberá o apoio do democrata, seguido por João Santana (MDB), com 2,2%; Marcos Mendes (PSOL), 1,9%; e Marcos Maurício (PSDC) 1,7%. O levantamento Paraná Pesquisas ouviu 1.540 eleitores entre os dias 23 e 28 de maio e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº BA-08989/2018. Possui margem de erro de 2,5% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. (Foto: Rui e ACM Neto) (BN)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2018 08:51h
Eleições 2018

"Pesquisa engavetada e divulgada um mês depois não tem credibilidade", diz Colbert

 

“Muito estranho, que uma pesquisa de opinião para governador de um estado, seja divulgada 30 dias depois de feita”. A declaração é do prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho (foto), ao avaliar os dados levantados pelo instituto P&A e divulgados nesta segunda-feira pelo site soteropolitano “Bahia Notícias”. A pesquisa foi realizada no período de 24 a 30 de abril e registrada somente em 21 de maio, tendo o custo de R$ 25 mil.

Para o prefeito feirense, há algo “de suspeito no ar”: “Se a imprensa for pesquisar, não vai encontrar nenhuma outra sondagem dessa natureza que tenha sido guardada a sete chaves por um mês, para depois ser apresentada publicamente, por alguma razão altamente suspeita, é lançada de forma desesperada”.

Diz Colbert: “engavetar uma pesquisa e depois divulga-la, já mofada, é algo absurdo do ponto de vista da credibilidade da informação. Está na cara que não se trata de algo em que se possa confiar e acho que a estratégia expõe o governador a uma situação vexatória e suspeita, pelo inusitado da coisa”. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2018 08:35h
Manifestação na BR 101

PRF usa spray de pimenta e bomba de efeito moral contra caminhoneiros acampados na BR

 

O Blog do Valente esteve na BR-101, em Santo Antônio de Jesus na base montada pelos caminhoneiros durante a mobilização para verificar ação da Polícia Rodoviária Federal no local. (Foto ilustração)

De acordo com os caminhoneiros, a PRF chegou à rodovia em comboio na noite desta segunda-feira (28), oitavo dia de paralisação, derrubou a barraca montada por eles, deflagrou tiros para cima, usou spray de pimenta e uso da força para dispersá-los e determinou que liberassem a via. Bastante revoltados, afirmaram que foram tratados como marginais. Os manifestantes suspeitam de ação pontual e disseram que não houve esse tipo de repressão em outros pontos. Apesar da ação da PRF, eles afirmaram que a manifestação continua. 

Em contato com a PRF, que não quis gravar entrevista, mas explicou ao Blog do Valente que a intervenção ostensiva foi em resposta a maneira que foram recebidos pelos caminhoneiros que jogaram pedras e agiram de forma agressiva. Eles informaram também que alguns caminhoneiros estavam no ambiente de maneira forçada e após a intervenção foram imediatamente embora.

A rodovia está parcialmente liberada, apenas com alguns caminhões no acostamento, mas sem interferir no tráfego. A PRF alegou que interferiu em todo o estado onde ainda há via bloqueadas. E em outros pontos no país, houve acordo para liberação das pistas. (blogdovalente)

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2018 08:21h
Greve dos Caminhoneiros

Rui garante a UPB apoio para combustível chegar ao interior da Bahia

 

"Todas as medidas serão tomadas para fazer com que os combustíveis cheguem aos municípios para abastecer as ambulâncias e ônibus escolares, para transportar oxigênio e medicamentos, dentre outros produtos fundamentais à vida humana e animal”. A declaração foi dada pelo governador Rui Costa após encontro com o prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, no fim da tarde desta segunda-feira (28). (Foto ilustração)

No encontro, Rui ouviu as principais demandas dos municípios baianos diante dos transtornos causados pela greve nacional dos caminhoneiros, que nesta segunda-feira chegou ao oitavo dia. De acordo com o governador, “a UPB vai ajudar a fazer esse mapeamento da situação nos municípios para manter as atividades essenciais".

Também participaram da reunião o tesoureiro da UPB e prefeito de Santana, Marco Cardoso, o secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Barbosa, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, e a titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Cibele Carvalho. (Secom) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2018 08:05h
Feira de Santana

Biblioteca Municipal suspende atendimento até reparo de danos causado por curto-circuito

 

Em virtude de um curto-circuito nas instalações elétricas, registrado no fim de semana, a Biblioteca Municipal Arnold Silva, da Prefeitura de Feira de Santana, suspendeu temporariamente o atendimento ao público. Nesta segunda-feira, o Departamento de Iluminação Pública (órgão da Secretaria Municipal de Serviços Públicos) fez uma análise do problema. (Foto ilustração)

Os próximos dias serão dedicados ao reparo dos danos, informa o presidente da Fundação Cultural Egberto Costa, Antonio Carlos Coelho. Ainda não há uma data estabelecida para reabertura da Biblioteca, mas será “muito em breve”, diz o gestor. Ele pede a compreensão dos usuários do equipamento, uma vez que o imprevisto lhes impede de utiliza-lo neste momento. (Secom/Fsa.)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2018 07:49h
Eleições 2018

TSE decide se réus em ação penal podem ser candidatos à Presidência

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve decidir hoje (29) se um cidadão que se tornou réu em ação penal pode ser candidato à Presidência da República. Ao menos dois pré-candidatos à Presidência encontram-se na condição de réus: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que responde a seis ações penais na primeira instância da Justiça Federal, e o deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ), que é alvo de duas ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF). (Foto ilustração)

A consulta foi feita pelo deputado Marcos Rogério (DEM-RO), que se baseou no que diz o Artigo 86 da Constituição, segundo o qual o presidente ficará suspenso de suas funções, “nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal”.

O deputado também mencionou julgamento do STF no qual ficou decidido pelo plenário, em fevereiro de 2017, que réus na linha sucessória da Presidência da República estão impedidos de substituir o presidente.

Para a área técnica do TSE, responder às indagações do parlamentar estaria ainda além da competência da Justiça Eleitoral, pois as perguntas se referem também a questões posteriores à diplomação do candidato vencedor no cargo. (AB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2018 06:49h
Greve dos caminhoneiros

PRF vai prender caminhoneiro que impedir fim da greve

 

Em um novo balanço sobre a greve dos caminhoneiros, o Ministério da Defesa e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) anunciaram no fim da tarde desta segunda-feira, 28, que não existem mais bloqueios totais ou parciais nas rodovias do país. De acordo com o levantamento da PRF, ainda há 494 pontos de aglomeração de motoristas, mas todos estão parados nos acostamentos ou nos pátios de postos de gasolina.

Policiais da inteligência da PRF estão infiltrados no movimento para tentar identificar e prender líderes que insistem para que os caminhoneiros permaneçam parados, afirmou o diretor-geral da instituição, Renato Antonio Borges.(Veja)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2018 06:31h
Feira de Santana

Governador Rui Costa entrega Policlínica e dá dimensão estadual ao fato

 

O governador Rui Costa (PT) esteve ontem em Feira de Santana, cidade do seu maior concorrente nas eleições de outubro, José Ronaldo (DEM). Ao entregar a Policlínica Regional que vai atender 27 municípios, fez questão de dar uma dimensão política regional. Trouxe para a unidade hospitalar a imprensa radiofônica, envolvendo próximo de 20 emissoras.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2018 06:26h
Feira de Santana

Vereadores criam grupo independente na Câmara Municipal

 

Surgiu ontem pela manhã, na Câmara Municipal de Feira de Santana, um grupo composto de sete vereadores que se auto denomina de bancada independente. Ou seja, não estão com o prefeito Colbert Martins condicionalmente. A famosa BVI, existente nos velhos tempos dos saudosos prefeitos Colbert Martins e José Falcão, sempre foi fruto de descontentamento e barganha por cargos. Compõem o grupo: Edvaldo Lima (PP), Ron (PTC), Luiz da Feira (PPL), Ewerton Carneiro (PEN), conhecido com Tom, João Bililiu (PPS), Gilmar Amorim (PSDC) e Zé Curuca (DEM). Vamos acompanhar o comportamento desse segmento no Legislativo, afinal todos têm cargos no governo.

 

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
Lindiomar - Cerveja
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2020

2019

2018

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia