Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você é a favor da terceira dose de vacina contra a covid - 19?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2018 08:42h
Economia

BC prefere não sinalizar próximos passos na definição da Selic

 

Por conta das incertezas relacionadas à economia brasileira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) optou por não sinalizar os seus próximos passos. Na última semana, o comitê decidiu manter a taxa básica de juros, a Selic, em 6,5% ao ano. (Foto ilustração).

“Em termos de sinalização futura, todos concordaram que o maior nível de incerteza da atual conjuntura recomenda se abster de fornecer indicações sobre os próximos passos da política monetária”, diz a ata da reunião, divulgada hoje (26) pelo Banco Central, em Brasília.

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2018 08:29h
Aniversariantes do Dia

Ex-vereador e radialista Jorge Oliveira e a jornalista Roberta Costa em festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2018 08:06h
Feira de Santana

Plano de Desenvolvimento Econômico deverá ficar pronto em seis meses, informa Sudene

 

Deverá estar pronto em um prazo de seis meses o Plano de Desenvolvimento Econômico de Feira de Santana. O município está sendo contemplado com o projeto pela Sudene – Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste. Nesta segunda-feira, o presidente em exercício do órgão, Antonio Ribeiro, esteve reunido com o prefeito Colbert Martins e com o secretário Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antonio Carlos Borges Júnior, para informa-los das ações relacionadas ao Plano, que também conta com participação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), agência líder da rede global de desenvolvimento da ONU. (Foto ilustração).

Ribeiro, que esteve acompanhado de sua assessoria, disse aos representantes do Governo presentes ao encontro que os estudos estão sendo acelerados a partir da contratação, pela Sudene, através de chamamento público, da empresa de consultoria Ernst Young. “Trabalhamos com a ideia de apresentar o Plano, finalizado, em um prazo de 180 dias”, estimou. (Ascom/Fsa.).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2018 08:02h
Contribuição obrigatória

STF decide se põe o Brasil no caminho do atraso sindical

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) pode ter esta semana um encontro marcado com o atraso: o julgamento de uma ação da Confederação dos Servidores contra dispositivo da reforma trabalhista que tornaram facultativa a contribuição sindical, antes obrigatória. Graças a essa cobrança abusiva, que deixou muitos pelegos ricos, o Brasil soma hoje cerca de 97% de todos os sindicados existentes em todo o planeta. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. (Foto ilustração).

A reforma trabalhista pôs ordem, eliminando o pagamento obrigatório, até como força de privilegiar sindicatos realmente representativos.

O “bolo” anual de R$3,5 bilhões a ser dividido entre entidades sindicais fez surgir o fenômeno da proliferação desse rentável negócio.

Sindicatos ficaram valorizados e aí começou outra safadeza: a venda de registros sindicais. Só no governo Dilma, a PF fez duas operações.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2018 07:54h
"Eleição de governador é bobagem"

Prefeito de BH diz que está ocupado demais para apoiar candidaturas

 

Considerado peça importante no xadrez eleitoral de Minas Gerais, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS - foto), afirmou ontem (25) que não deve apoiar nenhum candidato ao Palácio da Liberdade. Em mais uma demonstração de seu estilo despachado, chamou a eleição de bobagem e criticou o fato de receber pouca ajuda do governo do estado.

“Provavelmente vou ficar neutro porque estou muito ocupado com a prefeitura. E não posso perder tempo com bobagem de eleição para governador até porque nos próximos quatro anos, como fizeram nesse quase um ano e meio que estou aqui, ajudarão muito pouco”, disse.

Kalil reafirmou que sua posição atual é de neutralidade e que deverá se manter assim até outubro. “O PHS liberou todo mundo para [apoiar] quem quiser. A minha posição continua a mesma de neutralidade e repito que nenhum deles me ajudou em nada”, completou. (DP).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2018 07:44h
Politica internacional

Em visita ao Brasil, vice de Trump tem encontro com Temer nesta terça-feira

 

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence (foto), será recebido nesta terça-feira (26) pelo presidente Michel Temer no Palácio do Planalto.

Pence tem previsão de chegar a Brasília por volta das 7h40. Além da capital federal, o roteiro do político americano inclui passagem por Manaus na quarta (27).

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), Pence e Temer terão uma audiência e seguirão para um almoço no Palácio do Itamaraty, sede do ministério. Em seguida, eles devem fazer uma declaração à imprensa.

Conforme o Itamaraty, Temer e Pence discutirão diferentes assuntos na reunião, entre os quais:
Crianças brasileiras em abrigos nos EUA; cooperação espacial; sobretaxa dos EUA ao aço e alumínio e imigração venezuelana.

Em briefing a jornalistas realizado na segunda (25), o embaixador Fernando Simas Magalhães, subsecretário-geral de Assuntos Políticos Multilaterais, Europa e América do Norte, afirmou que a visita de Pence tem “importância alta” para o governo brasileiro.

O diplomata lembrou que é a primeira passagem do vice-presidente americano pelo Brasil desde a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, em janeiro de 2017. (g1).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2018 06:33h
Pedido de liberdade

Fachin envia recurso de Lula ao plenário do STF

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin (foto ilustração)  decidiu nesta terça-feira (25) enviar o pedido de liberdade feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para julgamento no plenário da Corte.

A decisão do ministro foi motivada por uma petição feita, mais cedo, pelos advogados de Lula. Os defensores pediram que o ministro reconsidere decisão que rejeitou analisar o caso, na sexta-feira (22). Além disso, a defesa também pretendia que a questão fosse julgado pela Segunda Turma do tribunal, formada por Fachin e os ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Celso de Mello.

Com a decisão do ministro, o caso deverá ser julgado somente em agosto, após o recesso de julho na Corte. Nesta semana, o plenário fará as duas últimas sessões antes do recesso e as pautas de julgamento já foram definidas. Antes disso, a Procuradoria-Geral da República (PGR) deverá enviar parecer sobre a questão. Após a tramitação formal, caberá à presidente do STF, Cármen Lúcia, pautar o pedido. (Agência Brasil)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2018 06:28h
Em nota

PSB expressa indignação com escolha de Rui Costa

 

Após reunião de sua executiva estadual na tarde desta segunda-feira (25), o PSB baiano manifestou sua insatisfação com o anúncio oficial da chapa liderada pelo governador Rui Costa (PT), que deixou de fora da composição a senadora Lídice da Mata (PSB), em detrimento do presidente da Assembleia Legislativa, Ângelo Coronel (PSD).

Rui anunciou nesta segunda que Coronel será candidato ao Senado na chapa, ao lado do ex-governador Jaques Wagner (PT). Ao deixar a reunião socialista, um dos integrantes da executiva falou que, antes de anunciar o caminho eleitoral de Lídice, é preciso “demonstrar a nossa indignação” e voltou a elencar motivos que, no entendimento do PSB, davam à senadora vantagem sobre Coronel.

“Temos que ouvir o povo”, defendeu. Alas da militância têm defendido que Lídice tente a reeleição fora da chapa de Rui. Pelo menos um dos participantes da reunião, porém, parece não ter concordado com o posicionamento partidário, expresso por meio de nota.

Ao deixar a sede da legenda, antes do final do encontro, o ex-secretário e ex-presidente do Esporte Clube Bahia Fernando Schmidt brincou: “Estão na fase do delírio”. (bahia.ba)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2018 06:21h
Anualmente

Câmara Municipal poderia divulgar balanço das presenças dos vereadores

 

Comum nas Assembleias Legislativas, Senado e Câmara Federal, a Câmara Municipal de Feira de Santana deveria seguir o exemplo de divulgar as presenças em plenário dos vereadores, ao final do período legislativo anual. No Município não se sabe quem dá exemplo de trabalho em plenário e quem acumula faltas. Tudo em nome do bom senso e da transparência.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2018 06:09h
Eleição em Feira de Santana

Deputados Carlos Geilson e Targino Machado e o apoio a Otto Filho

 
Foto ilustração: Deputados Carlos Geilson (PSDB) e Targino Machado (DEM)

Foto ilustração: Deputados Carlos Geilson (PSDB) e Targino Machado (DEM)

Os deputados estaduais Carlos Geilson (PSDB) e Targino Machado (DEM), que contam com as maiores bancadas de apoio à reeleição na Câmara Municipal, também é quem tem o maior número de vereadores apoiando Otto Alencar Filho para deputado federal. Targino Machado conta com Zé Filé e Gilmar Amorim (PSDB) e Carlos Geilson (PSDB) com José Carneiro (PSDB), Fabiano da Van (PPS) e João Bililiu (PPS). Interessante é que Carlos Geilson tem o apoio de dois vereadores que são candidatos a deputado federal, Luiz da Feira (PPL) e Marcos Lima (PRP).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2018 06:05h
R$ 1 bilhão das lotéricas

Recursos para Segurança Pública virá do Fies, Cruz Vermelha, APAE e Santas Casas

 

Diz o ditado que “a corda sempre quebra do lado mais fraco”. E quando a questão é buscar recursos para a Segurança Pública no Brasil, não é diferente. A Medida Provisória que destina recursos das loterias federais para o FNSP (Fundo Nacional da Segurança Pública) causará prejuízo de R$ 1 bilhão ao Fies (financiamento estudantil). O valor representa 15% dos R$ 6,3 bilhões destinados pelo Tesouro Nacional ao programa no ano passado. A medida também cancelará os recursos repassados à Cruz Vermelha, à APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e às Santas Casas.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2018 06:02h
Reconhecimento

Servidor Municipal de Pedrão terá descanso em seu aniversário

 

Tramita na Câmara Municipal de Pedrão Projeto de Lei que concede descanso para o servidor público municipal, efetivo ou não, no dia do seu aniversário natalício. O projeto é de autoria do vereador Ranivaldo Bitencourt do Rosário (PDT - foto), também conhecido como Guito. Os servidores que estiveram atuando em serviços essenciais, em sistema de plantão, coincidindo este com a data de seu aniversário, a falta será abonada dentro dos 10 dias subsequentes.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2018 05:58h
Eleições presidenciais

Aliança de Ciro com o DEM desorienta a direita e joga a esquerda em uma sinuca

 

Além de desorientar a direita, o flerte inesperado entre o bloco liderado pelo DEM e Ciro Gomes (PDT) tem potencial para jogar a esquerda em uma sinuca nesta eleição. Em fase inicial, as negociações confundem as bússolas partidárias e podem bloquear os caminhos do PT na corrida presidencial (Bruno Boghossian).

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2018 05:52h
Aplicativo

WhatsApp pode ser um problema nas eleições de 2018

 

Se tem um instrumento de divulgação que será um problema para as eleições é o WhatsApp, por conta do fake news. É que o pleito deste ano pode ser afetado pelo uso do aplicativo, uma vez que as ferramentas de checagem de fatos estão moldadas para outras plataformas.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2018 05:51h
Eleição para deputado federal

Otto Filho conta com o apoio de três ex-vereadores em Feira de Santana

 

Ainda sobre os apoios a Otto Alencar Filho para deputado federal, estiveram presentes ontem na residência do deputado federal Fernando Torres, para assistir o jogo Brasil e Costa Rica ao lado do senador Otto Alencar, os ex-vereadores Roque Pereira, David Neto e Correia Zezito.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2018 05:49h
Na chapa ou avulso

Irmão Lázaro recebe apoio importante e reafirma que será candidato ao Senado

 

O deputado federal Irmão Lázaro (PSC-foto), que já conta com o apoio do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) na disputa de uma vaga para o Senado Federal, tem como certo que se não for o nome da chapa liderada por José Ronaldo (DEM) sai avulso. O recente apoio do Pastor Valdomiro, presidente da Convenção Estadual da Assembleia de Deus da Bahia (CEADEB), reforçou o posicionamento de Irmão Lázaro na disputa das eleições de outubro.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2018 17:54h
Eleições na Bahia

Coronel está confirmado na segunda vaga ao Senado

 

O governador Rui Costa (PT) anunciou, por meio de assessoria de imprensa, a confirmação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Angelo Coronel (PSD), para a candidatura ao Senado.

De acordo com o comunicado, a decisão foi anunciada depois de reunião com o conselho político na tarde desta segunda-feira (25), no Palácio de Ondina, em Salvador. Mais cedo, chegou a ser anunciado que o encontro aconteceria em um hotel, no mesmo horário da reunião do PSB.

Segundo comunicado do governo, Rui apresentou ao conselho a proposta de um Programa de Governo Participativo (PGP) e um cronograma de viagens pelo interior, onde acontecerão caravanas a fim de colher sugestões dos mais diversos setores sociais. Está confirmado também os nomes de Jaques Wagner na outra vaga para o Senado e João Leão como vice-governador. (Juliana Almirante – bahia.ba - Foto - Matheus Morais/)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2018 17:10h
Senado Federal

Comissão da MP do frete ouve caminhoneiros e produtores amanhã

 

A comissão mista que analisa a Medida Provisória 832/2018 volta a se reunir nesta terça-feira (26) e realiza audiências públicas com representantes dos caminhoneiros e dos setores industrial e do agronegócio. A MP 832 instituiu o preço mínimo do frete rodoviário por quilômetro rodado, como parte do acordo para por fim à greve dos caminhoneiros, no mês passado. (Foto ilustração).

Com a MP, estão vigentes desde 30 de maio tabelas com preços mínimos para o transporte de cargas geral, a granel, frigorífica, perigosa e neogranel (mercadorias de carga geral, sem embalagem, transportada em lotes, como automóveis, por exemplo). Mas este tabelamento tem sido criticado pelo setores produtivos e foram impetradas mais de 50 ações contra a medida no Supremo Tribunal Federal (STF). Por outro lado, os caminhoneiros reclamam que, na prática, ele vem sendo desrespeitado.

No período da manhã, a partir das 9h30, serão ouvidos representantes da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (ABCAM), do Sindicato dos Transportadores Rodoviários de Bens do Estado de São Paulo (Sindicam) e de entidades representativas dos caminhoneiros e transportadores autônomos do Rio Grande do Sul, Ceará, Rio de Janeiro, Paraná, Goias e de outros estados. (Agência Senado).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2018 16:50h
Câmara Federal

Publicada lei de assistência a venezuelanos e outros imigrantes no Brasil

 

A edição da MP foi motivada pela crescente imigração de venezuelanos para o estado de Roraima, que saem de seu país por causa da crise político-econômica. De acordo com a Polícia Federal, até fevereiro mais de 40 mil cidadãos da Venezuela tinham atravessado a fronteira e estavam abrigados em Boa Vista (RR). (Foto ilustração).

Porém, as regras podem ser aplicadas também a outras situações, como o fluxo de haitianos para o Acre – cujo auge foi entre 2012 e 2015. A nova lei condiciona a execução das ações de assistência à disponibilidade orçamentária.

As medidas incluem a priorização de políticas de proteção social, atenção à saúde, oferta educacional, garantia de direitos humanos, logística de distribuição de insumos, entre outras. Também será priorizada a mobilidade e distribuição dos estrangeiros no País, conforme desejo manifesto deles.

Para o presidente da comissão mista que analisou a MP, senador Paulo Paim (PT-RS), a matéria tem o mérito de garantir a presença da sociedade civil na execução das medidas emergenciais.

Veto a “cotas” de estados

Depois de fechar acordo com os parlamentares, o presidente da República vetou uma emenda que previa uma espécie de cota para ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2018 16:25h
Avaliação de graduação

Inscrições para o Enade começam dia 2 de julho; Inep publica edital

 

As inscrições para o Exame Nacional Desempenho de Estudantes (Enade) deste ano começam no dia 2 de julho. O edital foi publicado hoje (25) no Diário Oficial da União. Os coordenadores de cursos deverão fazer as inscrições dos estudantes ingressantes regulares e dos concluintes regulares entre 2 de julho e 12 de agosto. Os estudantes concluintes regulares deverão também fazer o próprio cadastro, entre os dias 14 de agosto e 21 de novembro. (Foto ilustração).

O candidato, previamente inscrito pela instituição de ensino superior, deverá criar login e senha para ter acesso ao Sistema Enade. Para fazer o cadastro é necessário informar o CPF, um número de telefone com DDD e um endereço de e-mail válido.

O exame será aplicado em todo o Brasil, em 25 de novembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação e vai avaliar 27 áreas do conhecimento.

A prova é voltada para estudantes concluintes de cursos de graduação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no exame deve constar em seu histórico escolar. Os estudantes ingressantes terão que ser inscritos, mas serão dispensados, não precisarão fazer a prova.

De acordo com o Inep, a prova terá dez questões do componente de for...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2018 16:10h
"Medidas cautelares"

Gilmar Mendes solta doleiro preso na Operação Câmbio, Desligo

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes (foto) mandou soltar hoje (25) mais um investigado preso pela Polícia Federal (PF) na Operação Câmbio, Desligo. Na operação, a PF investiga esquema de corrupção que atuava, por meio de doleiros, no Rio de Janeiro.

Com a decisão, Marcelo Rzezinski será libertado mediante o cumprimento de medidas cautelares diversas da prisão, como proibição de deixar o país e de manter contato com outros investigados.

A Operação Câmbio, Desligo desarticulou um esquema de movimentação de ilícitos no Brasil e no exterior. As operações eram do tipo dólar-cabo, uma forma de movimentação paralela, sem passar pelo sistema bancário, de entrega de dinheiro em espécie, pagamento de boletos e compra e venda de cheques de comércio.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), a atuação de doleiros foi necessária para operacionalizar recursos desviados durante a gestão de Sérgio Cabral no governo do Rio de Janeiro.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2018 15:55h
Brasília

MP apresenta denúncia contra o ex-procurador Marcelo Miller e o empresário Joesley Batista

 

O Ministério Público Federal apresentou nesta segunda-feira (25) uma denúncia contra o ex-procurador da República Marcello Miller, a advogada Esther Flesch, o empresário Joesley Batista e o ex-diretor jurídico da JBS Francisco de Assis e Silva. (Foto: Joesley e Marcelo Miller).

A acusação foi apresentada em segredo de justiça à Justiça Federal de Brasília, segundo a assessoria de imprensa do órgão.

O Ministério Público Federal afirmou que o ex-procurador Marcelo Miller recebeu vantagem indevida de R$ 700 mil para ajudar a J&F (grupo do qual a JBS faz parte) a obter informações para fechar acordo de delação premiada.

Antes de sair da Procuradoria-Geral da República, Miller atuou na Operação Lava Jato, que tem o grupo J&F entre os investigados.

Conforme a acusação do MPF, "Joesley Batista e Francisco de Assis ofereceram promessa de vantagem indevida a Marcelo Miller Ester Flesch, para que o primeiro, ainda que potencialmente, praticasse atos de ofícios em seu favor".

Para que eles virem réus, a denúncia precisa ser analisada pela Justiça. O MP pediu que os acusados sejam notificados a apresentar suas versões. (Por Renan Ramalho e Mariana Oliveira, G1/Brasília)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2018 15:35h
Santo Antônio de Jesus

Desaparecimento de sindicalista completa 4 dias, polícia investiga o caso

 

Após 96 horas do desaparecimento do Presidente dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Bom Jesus da Lapa, Eduardo Pereira dos Santos (foto), de 64 anos, a Polícia Civil afirma que não há maiores informações sobre o caso. Ele foi visto pela última vez na manhã de quinta-feira (18), por um moto taxi, na Av. Manoel Novaes. Informações preliminares através de câmara de vigilância mostram que o presidente saiu falando ao telefone, e seguiu sentido da rotatória, rumo o Posto Gruta. No entanto, não se sabe qual sentido de fato ele pegou depois. Como Eduardo estava sobre tratamento de saúde que exigem o uso de remédios contra a pressão, o caso se torna ainda mais delicado. O Departamento da Polícia Civil da 24 COORPIN de Bom Jesus da Lapa investiga o caso. (bomjesusdalapanoticias).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2018 15:17h
Barreiras

Vem aí o maior concurso regional do oeste da Bahia

 

Nos dias 30 de junho e 01 de julho na cidade de Barreiras, acontecerá a XIV edição do Concurso Regional de Quadrilhas Juninas. Barreiras como cidade povo do movimento junino, seria mais uma etapa. Vem quadrilhas das cidades de Correntina, LEM , Ibotirama, Buritirama e os grupos de Barreiras . A campeã desse evento representará sua cidade e o estado da Bahia no Concurso nacional Arraia Brasil em Brasília DF.
Esse evento é esperado por todos, pois é o oficial da liga.(barreirasnoticias). 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2018 15:04h
Mobilização política

Movimento "Reaja Alagoas" é lançado por pré-candidato tucano ao Senado

 

O pré-candidato ao Senado por Alagoas e deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB-AL - foto) lançou, nesta segunda-feira (25), o movimento “Reaja Alagoas”, que é uma ação de sua pré-campanha com objetivo de estimular a cidadania e a atitude proativa dos eleitores alagoanos, para a mobilização política diante da insatisfação popular com a classe política do Estado e no Brasil.

A ideia do parlamentar tucano é levar o alagoano a transcender o debate político muitas vezes restrito às redes sociais e refletir sobre o seguinte questionamento: “Qual é Alagoas que você quer para você?”. A busca pelo engajamento político tem como base a estimativa de que 50% do eleitorado alagoano não tem interesse em votar este ano. (DP).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2018 14:54h
Distrito Federal

CLDF abre inscrições de concurso com 86 vagas e salários de até R$ 15 mil

 

A partir desta segunda-feira (25/6), estão abertas as inscrições do concurso lançado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). São oferecidas 86 vagas com salários iniciais de R$ 10.650,18 a R$ 15.879,40. Podem concorrer candidatos com nível médio e superior. A Fundação Carlos Chagas (FCC) é a empresa organizadora da seleção. (Foto ilustração).

Interessados podem efetuar inscrição por meio do site da banca organizadora www.concursosfcc.com.br, a partir das 10h de hoje até às 14h do dia 25 de julho de 2018. A taxa de participação é de R$ 54 para nível médio e R$ 78 para nível superior.

Os candidatos farão provas objetivas, discursivas, avaliação de títulos, avaliação de conduta, avaliação psicológica, avaliação médica e curso de formação a depender do cargo escolhido. Os que concorrem à chance de taquígrafo especialista também participarão de prova prática. As provas objetivas têm data prevista para os dias 15, 16 e 23 de setembro de 2018. (CB).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2018 14:48h
Suspensão de fornecimento

Embasa informa interrupções no abastecimento de água entre 27 e 30 de junho

 

A Embasa está realizando a conexão de novas redes implantadas na obra do Centro de Reservação Leste. Para isso, será necessário interromper o abastecimento de água em parte da região leste de Feira de Santana em três dias da próxima semana. (Foto ilustração).

Cada interrupção será iniciada às seis horas da manhã e o abastecimento será retomado, de forma gradativa, após a finalização dos serviços, prevista para o início da noite.

Confira a programação de interrupções: 27/06 – Jaíba e parte da Av. Artêmia Pires e entorno; 29/06 – Av. Centenário (SIM) e Santa Mônica II e 30/06 – SIM e Jaíba

A Embasa recomenda que os moradores utilizem de forma econômica a água armazenada nos seus reservatórios domiciliares no período. Dessa forma, não sentirão os efeitos das interrupções.

A obra de implantação do Centro de Reservação Leste deve ser entregue ainda em 2018 e objetiva melhorar a distribuição de água na área leste do município, incluindo os bairros SIM, Lagoa Salgada, Santo Antônio dos Prazeres, Santa Mônica, Conceição, Jaíba e Parque Getúlio Vargas. A obra atenderá também as avenidas Nóide Cerqueira e Artêmia Pires, importantes vetores de crescimento i...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2018 14:40h
Recôncavo da Bahia

Acordo prevê recuperação ambiental das margens do Rio Caquende no município de Cachoeira

 

O Município de Cachoeira deverá remover as ocupações e intervenções urbanas indevidas existentes em todas as Áreas de Preservação Permanente (APP) às margens do Rio Caquende. Esse foi um dos compromissos assumidos pelo Município em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público estadual por meio do promotor de Justiça Sávio Damasceno. As medidas deverão ser adotadas em um prazo de seis meses, junto com a realização de um diagnóstico das APPs que necessitem de cercamento ou outra forma de delimitação e proteção. (Foto ilustração).


O acordo prevê ainda que, dentro de um ano, o Município apresente projeto de regularização fundiária de interesse social dos assentamentos inseridos em áreas urbanas de ocupação consolidada que ocupem as APPs localizadas às margens do rio. O projeto deve trazer estudo técnico que demonstre a melhoria das condições ambientais em relação à situação anterior. Já em seis meses, deverá ser elaborado um Projeto de Recomposição de Área Degradada e Alterada (Prada) para recuperar as APPs que não podem ser objeto de regularização fundiária. O descumprimento de qualquer prazo estabelecido no acordo resulta em multa de R$ 1 mil por dia de atraso. (fortenoreconcavo).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2018 14:26h
Petróleo e gás natural

Petrobras anuncia entrada em produção do campo de Tartaruga Verde

 

A Petrobras começou a produzir petróleo e gás natural no campo de Tartaruga Verde, em águas profundas da Bacia de Campos, no litoral norte do Rio de Janeiro. Em nota divulgada hoje (25), a Petrobras informou que os deu início à produção no local na sexta-feira (22), a partir da plataforma FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes – unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás. (Foto ilustração).

Localizada em lâmina d’água de 765 metros, a plataforma está a cerca de 127 quilômetros (km) da costa do Rio de Janeiro e tem capacidade de processar diariamente até 150 mil barris de petróleo e 3,5 milhões de metros cúbicos de gás, além da compressão de 5 milhões de metros cúbicos de gás natural.

Essa é a segunda plataforma a entrar em operação este ano e contribuirá para o aumento da produção da Petrobras em conformidade com o Plano de Negócios e Gestão 2018-2022.

Localizado na área sul do pós-sal da Bacia de Campos, o campo de Tartaruga Verde possui óleo de boa qualidade, situado em reservatórios a 3 mil metros de profundidade. É formado por duas jazidas, Tartaruga Verde, onde a Petrobras detém 100% de participação, e Tartaruga Mestiça, jazida compartilhada entre a União, representada pela Pré-Sal Petróleo (PPSA), com 30,65% de parti...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2018 14:13h
Sul da Bahia

Prefeitura de Itabuna define nome para Secretaria de Educação

 

Depois de muita especulação, tanto entre os professores quanto no meio político, a Secretaria de Educação de Itabuna tem uma nova titular: Nilmecy Santos Gonçalves (foto). Ela é professora e tem mais de 25 anos de experiência na área.

Após reuniões com o prefeito Fernando Gomes, a posse da nova secretária foi marcada para esta segunda-feira, dia 25, às 15 horas.

Em 2016, Nilmecy presidiu a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) durante nove meses – de 1º de abril a 31 de dezembro –, ainda durante o governo do ex-prefeito Claudevane Leite. (diariobahia).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2018 14:00h
Itapé

Barragem alaga estrada e deixa moradores isolados

 

Depois que colocaram válvulas nas comportas da barragem do Rio Colônia, em Itapé, as águas do rio começaram a subir invadindo propriedades e a estrada vicinal.

A situação dos moradores está complicada. Quem mora nas localidades do distrito de Estiva, estão praticamente sem acesso.

Todos foram pegos de surpresa depois que as águas do rio colônia começaram alagar a estrada. Os moradores contam que o estado ficou de fazer uma nova estrada, para só depois alagar a atual.

O blog deixa espaço aberto para o esclarecimento da assessoria de comunicação do estado. (politicosdosuldabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2018 13:52h
Supremo Tribunal Federal

STF suspende aplicação do piso nacional ao vencimento de professores no Pará

 

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Cármen Lúcia (foto), suspendeu a decisão que determinava ao estado do Pará a aplicação do piso salarial nacional ao vencimento-base dos professores da rede pública de ensino do estado.

O Tribunal de Justiça do Pará (TJ-AP) havia concedido dois mandados de segurança em favor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) para determinar ao governador que pague aos professores do estado o piso salarial nacional previsto em lei nos valores de R$ 2.135,64 e R$ 2.298,80.

Segundo o governo do Pará, os professores recebem, além do vencimento-base, a gratificação de escolaridade, vantagem permanente e uniforme para todos os integrantes da carreira, calculada na ordem de 80% sobre o vencimento-base. Assim, a retribuição mínima paga aos professores corresponde, atualmente, a R$ 3.662,80, superando o piso salarial nacional.

Para a ministra, o argumento do estado é plausível. A presidente do Supremo apontou ainda que o pagamento causaria grave lesão à economia pública do estado. A execução do acórdãos, de acordo com o governo, traria gasto extra da ordem de R$ 843,7 milhões. (DP).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2018 13:35h
Operação Lava Jato

Moro encaminha inquérito Beto Richa à Justiça Eleitoral, mas afirma que competência é da Justiça Federal

 

O juiz federal Sérgio Moro remeteu, nesta segunda-feira (25), o inquérito relacionado ao ex-governador do Paraná e pré-candidato ao Senado, Beto Richa (PSDB - foto), à Justiça Eleitoral.

Contudo, no despacho, Moro afirma que a competência é a Justiça Federal e não da Justiça Eleitoral. Moro é responsável pelos processos da Operação Lava Jato na 1ª instância.

O inquérito apura suposto caixa dois nas campanhas eleitorais de 2008, 2010 e 2014. No entanto, Moro afirma que "não se trata de mero caixa dois de campanha". (g1).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2018 13:15h
Copa do Mundo

"Fale com Queiroz": CR7 reencontra técnico como rival oito anos após polêmica

 

– Quer que eu explique? Fale com Carlos Queiroz.

A relação entre Cristiano Ronaldo e o ex-técnico de Portugal não existe mais desde a fatídica frase do atual melhor jogador do mundo. (Cristiano Ronaldo e Carlos Queiroz, juntos por Portugal na Copa de 2010).

CR7 deu a declaração logo após a eliminação de Portugal diante da Espanha, nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Agora, todos os holofotes estarão voltados para o reencontro do melhor do mundo com o técnico do Irã. Haverá cordialidade entre os compatriotas?

O duelo pessoal entre jogador e técnico será um capítulo à parte no decisivo confronto entre Portugal e Irã, nesta segunda-feira, às 15h (de Brasília), em Saransk. (globoesporte).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2018 12:56h
Brasília

Setor privado deve assumir riscos de projetos de infraestrutura

 

O ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Esteves Colnago, disse hoje (25) que o setor privado deve assumir os riscos e as garantias dos grandes projetos de infraestrutura. “Vivemos restrição fiscal crescente. O governo está tendo cada vez menos espaço para manter esse papel de conceder garantias soberanas para estados e municípios. A União não tem espaço [no Orçamento] como tinha no passado. Precisamos de mecanismos de mercado para capitalizar investimentos”, afirmou o ministro. (Foto: representante do BID Luciano Schweizer, ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Esteves Colnago, e o diretor-presidente da ABGF, Guilherme Estrada).

Colnago participou, em Brasília, de Workshop sobre gestão de capital de risco, promovido pelo ministério em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF). A ABGF é uma empresa pública criada em 2013 para administrar fundos e prestar garantias às operações de risco em áreas de interesse econômico e social, entre outras finalidades.

De acordo com o ministro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e outros bancos públicos, como Caixa Econômica e Banco do Brasil, tomaram para si esse papel que o mercado tinha dificuldade, de tomar crédito para projetos de maior complexidade. “Agora estamos com a inflação controlada e com taxas de juros menores. Mantendo-se essa situaç&atil...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2018 12:45h
Mercado de trabalho

Ipea: perfil do desempregado é mulher, nordestina, entre 18 e 24 anos

 

O desempregado no Brasil tem um perfil: é mulher, nordestina, e com idade entre 18 e 24 anos. Ela tem ensino fundamental incompleto e mora em regiões metropolitanas. É o que consta da seção Mercado de Trabalho, da Carta de Conjuntura, divulgada hoje (25) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). (Foto ilustração).

Tendo por base dados obtidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o estudo identifica um comportamento distinto da ocupação, dependendo da idade do trabalhador e de seu grau de instrução. De acordo com o Ipea, o recuo da taxa de desocupação ocorre “de modo disseminado em todas as categorias, sendo mais significativo nas regiões Norte e Centro-Oeste e no grupo de trabalhadores com idade entre 25 e 39 anos, com ensino médio incompleto e não residente nas regiões metropolitanas”.

Na comparação com os números obtidos em 2017, os estados que registraram aumento da desocupação foram Piauí, Sergipe, Maranhão, Pernambuco e Rio de Janeiro. Já os estados que apresentaram queda mais acentuada no índice de desemprego foram Amazonas, Tocantins, Goiás e Mato Grosso do Sul.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2018 12:00h
Acordo de US$ 3 bilhões

Petrobras diz que acordo para encerrar ação coletiva nos EUA foi aprovado

 

A Petrobras informou nesta segunda-feira (25) que o acordo para encerrar a ação coletiva (class action) nos Estados Unidos foi aprovado na sexta-feira (22) "de forma definitiva" pela Corte Federal de primeira instância em Nova York. (Foto ilustração).

O acordo, de quase US$ 3 bilhões, foi assinado em janeiro. A "class action" foi movida por investidores da estatal em decorrência de perdas provocadas pelo envolvimento da companhia nos desvios revelados pela operação Lava Jato, da Polícia Federal.

Segundo a petroleira, essa decisão pode ser objeto de recurso à Corte de Apelações do Segundo Circuito, "porém, a partir de agora, a class action está encerrada em primeira instância".

"O acordo não constitui admissão de culpa ou de prática de atos irregulares pela Petrobras, reconhecida pelas autoridades brasileiras como vítima dos fatos revelados pela operação Lava Jato", acrescentou a empresa no comunicado. (Reuteres).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2018 11:47h
Curitiba

Ex-deputado do PT é apontado como "xerife" do presídio da Lava Jato

 

O ex-deputado do PT André Vargas (foto) é apontado como líder do grupo de detentos que desfrutam de regalias dentro do Complexo Médico Penal (CMP), o presídio da Lava Jato, em Curitiba. Segundo a carta escrita de dentro do presídio, que motivou a reabertura das investigações pela Polícia Federal e Ministério Público Federal (MPF), Vargas seria ainda o principal interlocutor com agentes e a direção da unidade. “Aqui dentro da carceragem do CMP, o líder deles é o André Ilário Vargas, assessorado por João Vaccari Neto e Jorge Afonso Argello (Gim Argello).”

Ainda de acordo com o documento, as celas das alas que abrigam os presos pela Lava Jato ficam abertas até às 21h30, enquanto as demais fecham às 17h. “Por algumas vezes, o funcionário sequer fechou-os durante a noite, assim os cubículos dormem abertos. Isso foge totalmente ao protocolo de segurança do Depen Paraná”, diz o texto.

Vargas e Gim Argello têm livre circulação pelo corredor da ala 6, mesmo durante o toque de recorrer. Além disso, os dois andariam escoltados por dois detentos que entram “em ação para resolver qualquer problema que alguma pessoa tiver com um dos ‘Lava Jatos’”. Eles teriam ainda cozinheiros, responsáveis por pratos como bacalhau e risotos. Banhos de sol em horas e dias proibidos também seriam parte das regalias. Segundo a carta, ninguém toma uma atitude quanto às regalias por medo ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2018 11:33h
Eleições 2018

Haddad discute plano de governo de Lula com Rui Costa e Wagner

 

Coordenador do programa de governo do PT designado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) passou o final de semana em Salvador, colhendo sugestões e informações para o plano, que, segundo ele, deve ser concluído até 15 de julho.(Foto: Fernando Haddad, Wagner e Rui Costa).

Haddad teve encontros com os também petistas governador Rui Costa e com o ex-ministro Jaques Wagner. “Estou incumbido pelo presidente Lula para coordenar o plano de governo, e vim tratar de alguns assuntos relacionados a isso”, informou o ex-prefeito de São Paulo em entrevistas, durante velório do ex-governador e ex-ministro Waldir Pires, sábado, 23, no Mosteiro de São Bento.

Indagado se o nome dele continuava cotado no PT para substituir o ex-presidente Lula na campanha, caso o petista seja impedido pela Justiça, Haddad disse que não tratou disso nos encontros. “Lula é o nome [do PT à Presidência], e mais importante do que isso, é o que ele significou e significa”, argumentou o ex-prefeito.

Haddad citou as pesquisas de opinião, nas quais Lula aparece na liderança, como uma demonstração, segundo ele, de que o eleitor brasileiro quer Lula na Presidência.

“Qual nossa tarefa? fazer um belo plano de governo, porque o Brasil está com muitos desafios e, certamente, ele é a figura mais importante neste momento para liderar um processo de recupera&c...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2018 11:19h
Candidato à reeleição

Correligionários de Rui Costa aguardam para as próximas horas o anúncio da chapa majoritária

 

Correligionários do governador Rui Costa (PT - foto) aguardam para as próximas horas o anúncio da chapa com que ele vai concorrer à reeleição. Alegam que ele não pode permanecer adiando o comunicado à sociedade sob pena de parecer que está enfraquecido diante das pressões que vem recebendo das forças aliadas ou então que ainda não sabe o que fazer com relação à escolha dos melhores companheiros para estarem ao seu lado na chapa. Alguns dizem que Rui retardou o anúncio porque ainda não sabe se contará com o ex-governador Jaques Wagner para concorrer ao Senado, já que há sinais a toda hora de que ele pode substituir o ex-presidente Lula na corrida presidencial. Outros, que ele ainda não conseguiu resolver a pendenga dos suplentes ao Senado. (Raio Laser/Trbn.).

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
Lindiomar - Cerveja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2021

2020

2019

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia