Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você daria um Título de Cidadão a Jair Bolsonaro?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima

Retomando as entrevistas com lideranças políticas e de destaque no Município ou de projeção em níveis estadual e nacional, estamos nesse mês com o químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima. Natural de Feira de Santana, 59 anos, casado, pais de dois filhos, nível superior, católico, pensa em ser candidato a prefeito em 2020. Foi uma conversa com o próprio diretor do site Bahia na Política, Jair Onofre, de pouco mais de duas horas. Ainda sem partido, diz que está analisando uma legenda. Já conversou com vários dirigentes e seu principal problema nesse momento é ter uma plataforma política administrativa para discutir com a sociedade. Veja a seguir:

O senhor sempre viveu Feira de Santana, participando das atividades seja da área administrativa ou política. Afinal, quem é Hamilton Ramos?

Hamilton é um camarada que procura ser o mais correto possível, sempre imaginou galgar profissionalmente um bom lugar na sociedade feirense e por ironia do destino, para não cumprir horário na Prefeitura, eu entrei no sindicato, mas nunca tive isso como profissão. Gosto da área de sindicato, gosto de atender o público, de resolver os problemas das pessoas, mas sou muito apaixonado mesmo é pela área de Química, onde presto serviço a várias empresas em Feira de Santana. Uma área não atrapalha a outra. Sou consultor de empresas, eu agradeço a Deus todo dia por ter batalhado muito e ter tido vários perfis, várias profissões e me dedicado ao meu trabalho. Tem muitos anos que eu pude tirar 15 dias de férias, porque quando eu me livro de uma atividade, não tenho como me afastar da outra. Eu continuo batalhando, continuo prestando meus serviços da melhor maneira possível e, profissionalmente falando, onde as empresas me requisitam eu estou sempre à disposição para prestar o melhor serviço possível.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 28.09.2018 06:16h
Eleições 2018

Cabos eleitorais agora só querem combustível e dinheiro para o dia da eleição

 

A cantilena agora dos cabos eleitorais, com a proximidade das eleições de 7 de outubro, é combustível e ajuda de custo para o dia da eleição. Se não aparecer, não tem voto. O problema é que o dinheiro tem que sair de algum lugar. Ou seja, quem der com certeza vai tirar depois. Ou seja, o povo diz que não vota em político corrupto mas quer o seu. Muda Brasil...
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 28.09.2018 06:15h
Feira de Santana

Pedir votos no conjunto Feira X é com Zé Neto e Isaías de Diogo

 

Pedir votos para Zé Neto (PT) no bairro Feira X, em Feira de Santana, ao lado do seu companheiro Robinson Almeida (PT), que é candidato a deputado estadual, está proibido. No conjunto a dobradinha é com Isaías de Diogo (PSC). (Foto ilustração: Zé Neto e Isaías de Diogo)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.09.2018 06:13h
Mesa Diretora

Acontece hoje eleição na Câmara Municipal de São Gonçalo dos Campos

 

Acontece hoje na Câmara Municipal de São Gonçalo dos Campos a eleição para a nova Mesa Diretora que comandará o Legislativo em 2019/2020. Concorre como favorito o atual presidente Josué Oliveira (DC-foto), também conhecido como Joca. A expectativa é que uma segunda chapa está para ser montada, mas enfrenta dificuldades, pois até agora só conta com apenas dois nomes. E a chapa tem que ter quatro vereadores.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 28.09.2018 06:11h
Feira de Santana

José Carneiro e Alberto Nery e a Prefeitura e APLB

 

Afinados na Câmara Municipal, quando o assunto é de interesse da comunidade, os vereadores José Carneiro e Alberto Nery tiveram uma participação importante na busca de entendimentos entre o Governo Municipal e a APLB. Coube aos dois vereadores, na terça-feira (25), buscar o entendimento para que os sindicalistas deixassem a Prefeitura, após a ocupação. Também foram os dois vereadores que conseguiram fazer o encontro entre a APLB e o Poder Executivo para solucionar a questão dos precatórios junto ao Fundeb. Os professores reivindicam 60% para que sejam distribuídos entre os educadores municipais. Em tempo: José Carneiro, que é presidente da Câmara Municipal, é aliado do governo e Alberto Nery (PT) é vereador de oposição. (Foto ilustração: José Carneiro e Alberto Nery)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.09.2018 06:07h
Feira de Santana

Líder do governo Lulinha da Conceição distante das negociações com a APLB

 

O líder do governo na Câmara Municipal, Lulinha da Conceição (DEM-foto ilustração), passou distante nas negociações entre a Prefeitura e a APLB, na discussão do repasse de 60% dos precatórios para os professores. Aliás, já há quem comente no Legislativo que está insustentável Lulinha da Conceição na liderança do governo depois das eleições. Argumentam que o mesmo perdeu o controle da bancada. E que nunca teve.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.09.2018 06:04h
Feira de Santana

Líder do Núcleo Odungê Lourdes Santana receberá a Comenda Maria Quitéria

 

A líder do Núcleo Odungê em Feira de Santana, Maria Lourdes Souza Santana (foto), será comendadora. A mesma vai receber a mais alta honraria do Legislativo, a Comenda Maria Quitéria. O autor da proposta é o vereador José Carneiro (PSDB).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.09.2018 06:02h
Eleições na Bahia

Pedir voto único para o Senado é mais um erro da chapa de oposição

 

Pedir voto para uma única vaga de senador, que segundo as pesquisas resta, e que vem sendo veiculado nos programas de rádio e TV por Jutahy Júnior (PSDB), é um claro sinal de que a campanha da chapa de oposição, liderada por José Ronaldo, começou errada. Afinal, sabe-se do favoritismo de Jaques Wagner (PT), mas assumir publicamente que só tem uma vaga na disputa é um erro grave na estratégia de campanha, já que a chapa tem ainda o nome de Irmão Lázaro (PSC) e que está, até o momento, assegurando a segunda vaga. O próprio Jutahy Magalhães, pai do deputado Jutahy Júnior, que foi senador entre os anos 1987/1994, era o favorito para ser o mais votado na chapa de Waldir Pires e deu Rui Bacelar. A segunda vaga naquela oportunidade confiava-se a Lomanto Júnior e deu zebra. (Foto ilustração: Irmão Láaro e Jutahy Junior)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.09.2018 05:59h
Deputado estadual

Ex-vereador Jorge Oliveira está com Tarcízio Pimenta

 

No garimpo por apoios à sua candidatura a deputado estadual, o ex-prefeito de Feira de Santana Tarcízio Pimenta (DEM-foto ao lado de Jorge Oliveira) já tem mais um ex-vereador em sua campanha. Trata-se do advogado Jorge Oliveira.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.09.2018 05:56h
Justiça Eleitoral

Camisas de Fernando Haddad e Jair Bolsonaro mesmo a lei proibindo

 

Apesar de a legislação eleitoral proibir o uso de camisetas alusivas a candidaturas eleitorais, é comum vermos desfilar em eventos e no cotidiano pessoas com as marcas de Jair Bolsonaro ou Haddad ao lado de Lula em suas vestes.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.09.2018 05:51h
Inelegível

Com a saída de Isaac Carvalho PC do B pode fazer apenas dois deputados

 

A inelegibilidade de Isaac Carvalho (Foto ilustração)  a deputado federal pelo PC do B, confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), muda a estratégia dos comunistas que desejavam eleger três federais. É que o partido colocou na suplência de Ângelo Coronel, candidato ao Senado, Davidson Magalhães, que até pouco tempo era deputado federal. Agora conta com apenas Daniel Almeida e Alice Portugal.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.09.2018 05:49h
Pesquisa

Ibope Bahia: Haddad tem 39% contra 17 % de Jair Bolsonaro

 

Na última pesquisa Ibope contratada pela TV Bahia foi constatado que Fernando Haddad (PT) tem 39% do eleitorado e Jair Bolsonaro (PSL) 17%. Ciro Gomes (PDT) tem 10% e Geraldo Alckmin 5%. Já Marina Silva (REDE) tem 5%.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.09.2018 05:47h
Ibope

Maiores rejeições estão com João Henrique e José Ronaldo

 

A pesquisa Ibope contratada pela TV Bahia e divulgada quarta-feira (26) coloca os dois candidatos da oposição melhor posicionados como os também de maior rejeição. João Henrique (PRTB), que tem 2% na pesquisa, tem 36% de rejeição. Já José Ronaldo (DEM), que tem 10% na pesquisa, tem rejeição de 26%, seguido de Célia Sacramento (REDE), com 22%, e João Santana (MDB) e Marcos Mendes (PSOL), ambos com 20%. Rui Costa (PT), que tem 14 % de rejeição, se a eleição fosse hoje ganharia no primeiro turno, pois tem 60% das intenções de votos. (Foto ilustração: João Henrique e José Ronaldo)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.09.2018 05:44h
Governador

Pesquisa pouco alterou para Rui Costa e José Ronaldo na Bahia

 

A segunda rodada da pesquisa Ibope pouco alterou a disputa na Bahia, comparando com a feita há 15 dias, que colocava José Ronaldo com 7% e Rui Costa com 60%. Na divulgada quarta-feira (26), Rui Costa tem 61% e José Ronaldo 10%. A novidade está entre José Ronaldo e João Henrique, hoje 2%, pois houve um distanciamento para o democrata.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.09.2018 05:42h
Eleição para federal

Candidato de Tom é pastor Abílio, apesar das alianças locais

 

O vereador e candidato a deputado estadual Ewerton Carneiro (Patriota-foto ilustração), também conhecido por Tom, que tem feito alianças com vários candidatos a deputado federal em Feira de Santana, deixa claro que as alianças são pontuais e que o seu nome é o do pastor Abílio (PHS).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 17:10h
Senado Federal

Senado pode aprovar fundo para apoiar combate a corrupção

 

O Senado pode aprovar um fundo para ajudar a Controladoria-Geral da União a combater a corrupção. A proposta (PLS 765/2015) já foi aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e aguarda votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O senador Otto Alencar (PSD-BA - foto) explicou que sucessivos cortes orçamentários e contingenciamentos têm atrapalhado a CGU a cumprir suas metas. O dinheiro viria das próprias ações contra a corrupção. A reportagem é de Bruno Lourenço, da Rádio Senado.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 16:50h
Câmara Federal

Escolas particulares poderão ser obrigadas a devolver aos pais material escolar não utilizado

 

Conforme o projeto, a escola deverá comprovar em até 15 dias depois do encerramento do ano letivo quais foram os materiais efetivamente usados. O excedente não utilizado, ou o seu equivalente em dinheiro, será devolvido proporcionalmente por aluno. Caso o contrato do estudante com a instituição seja encerrado antes do fim do prazo de vigência, essa devolução também precisará acontecer. (Foto ilustração: deputado Celso Russomanno, autor do Projeto).

O texto desobriga os alunos de todas as faixas etárias de levarem para as escolas artigos de limpeza pessoal — sabonete, papel higiênico e papel toalha. Esses artigos serão disponibilizados necessariamente pelas escolas.

O autor da proposta argumenta que, todos os anos, as famílias de jovens e crianças precisam se preocupar com as despesas com material escolar. “Não raro, esses itens têm elevação de preço acima da inflação. Por exemplo, de fevereiro de 2016 a janeiro de 2017, as despesas com educação subiram 8,76%, bem acima do índice de preços ao consumidor medido para esse mesmo período, de 5,04% (IPC/FGV)”, afirma Celso Russomanno.

Em alguns estados, como Pernambuco, de acordo com o deputado, houve variação de até 100% no início de 2017 nos preços de alguns itens de material escolar. “Considerando o forte peso econômico das despesas com educação no orçamento das fam&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 16:30h
Combate a notícias falsas

Facebook e Google apresentam código contra "fake news"

 

O Facebook, Google, Twitter, entre outras associações, apresentaram um código de conduta à Comissão Europeia nesta quarta-feira (26) com uma série de práticas para combater as fake news e a desinformação online. (Foto ilustração).

A União Europeia pediu, em abril, que as plataformas da internet efetuassem um plano para combater esses problemas ou, caso contrário, estariam sujeitas a possíveis regulamentações criadas pelo bloco.

As empresas se comprometeram em colocar fim ao "clickbait", conteúdo que chama atenção para o clique, mas não oferece o que foi prometido. As associações querem colocar um fim na ligação entre a publicidade online e os sites que difundem informações falsas.

Ainda, para tornar mais transparente a publicidade eleitoral na internet, as redes eliminarão as contas falsas e contas robô das plataformas; ampliarão o acesso dos usuários a diversas fontes de informação, melhorando a visibilidade de conteúdos relevantes; e facilitarão também as denúncias de mentiras.

Será consentido, segundo o documento, aos pesquisadores e acadêmicos entrar nos dados das plataformas para monitorar a desinformação online. "Essa é a primeira vez que a indústria concordou voluntariamente com uma série de autorregulamentações para combater a desin...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 15:50h
Feira de Santana

Secretaria de Saúde divulga tempo e classificação de participantes da II Corrida Pink and Blue

 


Os participantes da 2ª Corrida Pink and Blue que obtiveram melhores performances de tempo no percurso de 5km na Avenida Nóide Cerqueira, podem conferir a classificação no site da Prefeitura Municipal através do link:http://www.feiradesantana.ba.gov.br/servicos.asp?id=14&link=sms/corrida.asp . Os dados foram publicados na terça-feira, 25, nas categorias masculino e feminino. (Foto ilustração).

Francisco Rodrigues foi o primeiro colocado, cumprindo o menor tempo dentre participantes das duas categorias. O atleta fez 5km em 17 minutos e 15 segundos. “Essa é a primeira edição que participo. Correr é muito bom”, ressalta.

Na categoria feminina, Maria Santos, 30 anos, alcançou o menor tempo. Em 20 minutos e 17 segundos ela conseguiu completar o percurso. A atleta informou que vem treinando há quatro meses.

A Corrida Pink and Blue aconteceu no último domingo, 23, e reuniu cerca de mil pessoas. O evento organizado pela Prefeitura, através da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, marcou a abertura das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul em Feira de Santana. (Secom/fsa).  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 15:30h
Programa Cidades Inovadoras

Governo libera R$ 1 bilhão para projeto de inovação em municípios

 

O governo federal disponibilizará R$ 1 bilhão para o financiamento de projetos de inovação visando ao desenvolvimento das cidades brasileiras. O anúncio de lançamento do programa Cidades Inovadoras foi feito hoje (27) pelo presidente Michel Temer (foto).

“Hoje, damos mais um passo que coloca o Brasil no século 21: lançamos o Cidades Inovadoras. São R$ 1 bilhão, nos próximos dois anos, para projetos que transformarão nossas cidades. É uma conquista para a ciência brasileira”, disse o presidente na cerimônia de lançamento do programa, no Palácio do Planalto.

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, o programa tem o objetivo de descentralizar, por meio de parceria com agentes financeiros credenciados – bancos de desenvolvimento, agências de fomento e outras instituições financeiras –, os financiamentos de atividades de inovação e, dessa forma, expandir a atuação da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) no país.

Quatro setores receberão apoio de forma prioritária: saneamento e recursos hídricos (tratamento, compostagem, aproveitamento de água de chuva); mobilidade urbana (sistemas de transporte e circulação visando à eficiência e redução de emissões); eficiência energética; e energias renováveis (tecnologias e sistemas para energias fotovolt...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 12:50h
Expectativa de crescimento

Ipea revisa previsão de crescimento do PIB para 1,6%

 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou hoje (27) a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para 2018 e 2019. Os números foram divulgados em entrevista coletiva na qual o Ipea apresentou sua Carta de Conjuntura Número 40. (Foto ilustração).

Segundo o Ipea, o PIB, que é a soma dos bens e serviços produzidos no país, deve crescer 1,6% neste ano e 2,9% em 2019. Na previsão anunciada três meses atrás, o instituto estimava altas de 1,7% e 3%.

Já no início deste ano, o Ipea projetava crescimento de 3% nos dois períodos.

De acordo com o diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas, José Ronaldo de Castro Souza Júnior, o cenário se deteriorou ao longo do ano com a perda de confiança do mercado na continuidade das reformas e também com a greve dos caminhoneiros, em maio.

O economista afirmou que as projeções do instituto dependem da manutenção da crença de que o governo conseguir reverter o déficit nas contas públicas. Com as regras em vigor hoje, o Ipea prevê que somente em 2023 o Brasil terá superávit primário. "Caso não haja confiança em relação à política fiscal, essa trajetória fica comprometida", disse Castro, que considera difícil manter o teto de gastos públicos sem rever as regras da Previdência Social.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 12:00h
Feira de Santana

Hospital da Mulher, CMPC e CMDI receberão mais de 750 mil reais em novos equipamentos

 

Mais de 750 mil reais (R$ 764.335,82) de recursos próprios serão aplicados pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), na aquisição de novos equipamentos para melhoria da infraestrutura do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, do Hospital Municipal da Criança Dr. José Eduacy Lins, além de unidades de atendimento de saúde como o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) Dr. Eugênio Laurine e o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC). (Foto ilustração).

Os novos equipamentos beneficiarão setores como laboratório de exames, enfermarias B.C e D, central de esterilização, centro obstétrico, UTI neonatal, berçário de médio risco.

Na lista de aquisições conta foco cirúrgico de teto com tecnologia LED, mesa ginecológica com acionamento elétrico, bisturi elétrico e automatizada, aparelho de fototerapia para tratamento de hiperbilirrubina em pacientes neonatal, videocolposcópio, ultrassom e ecografia com sistema digital, radiômetro, e cardiotocógrafo, este último indicado para monitoração da gestação durante as fases que antecedem o parto, por meio da ausculta e visualização dos batimentos cardíacos fetais, da monitoração da contração uterina e dos movimentos fetais.

O conjunt...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 11:40h
Rio de Janeiro

Tribunal Superior Eleitoral barra candidatura de Anthony Garotinho

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou nesta quinta-feira (27), por unanimidade, o registro da candidatura de Anthony Garotinho (PRP) ao governo do Rio de Janeiro. (Foto ilustração).

Todos os 7 membros da Corte votaram por negar recurso da defesa contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que já havia barrado a candidatura.

Em tese, Garotinho ainda poderá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas a decisão do TSE terá efeito imediato, impedindo o ex-governador de fazer campanha, inclusive em propaganda no rádio e na TV. Com informações do G1.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 11:20h
Eleições 2018 - Bahia

Candidatos da majoritária já receberam R$ 16 milhões em campanha

 

Os candidatos das chapas majoritárias já gastaram mais de R$ 16 milhões para a campanha ao Governo da Bahia em 2018. O governador Rui Costa (PT), por enquanto, segue na dianteira do levantamento com R$ 5.089.994,41. O segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto, José Ronaldo (DEM), aparece com R$ 2.851.000,00. Já João Santana (MDB), que vinha chamando a atenção por receber uma fatia menor de fundo partidário que o postulante Lúcio Vieira Lima (MDB), que tenta a reeleição na Câmara dos deputados, agora aumentou o cofrinho: recebeu R$ 2.500.000,00 do partido. A ex-vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento (Rede), recebeu uma das maiores fatias da sigla de Marina Silva no Brasil: R$ 50.100,00. O socialista Marcos Mendes (PSOL) faz campanha com R$ 112.741,87 (desse valor, ele conseguiu R$1.276,00 de financiamento coletivo). O ex-prefeito de Salvador, João Henrique (PRTB), está fazendo uma campanha modesta, com R$1.500,00. Ele não recebeu nenhum recurso do partido e conta apenas com a doação de pessoas físicas. Por último, o candidato Orlando Andrade (PCO) é o que recebeu a menor fatia até agora: apenas R$600,00. (Foto ilustração).

Na campanha ao Senado, apesar de aparecer em quarto lugar nas pesquisas, o deputado federal Jutahy Magalhães (PSDB) é o que está investindo mais pesado na campanha: R$1.955.897,00. Em seguida aparece o presidente da Assembleia Legislativa, Ângelo Coronel (PSD), que já recebeu R$1.466.600,00. Já o líder isolado nas pe...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 11:00h
Verba do diretório nacional

Novato no PRB, Roma recebe mais que Tia Eron e Marcio Marinho do diretório nacional

 

Ex-chefe de gabinete do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), o candidato a deputado federal João Roma recebeu R$ 1 milhão do diretório nacional do PRB. Roma tem como padrinho o próprio gestor soteropolitano, e nos bastidores falam que ele é a aposta pessoal do democrata. (Foto ilustração: João Roma, Tia Eron e Marcio Marinho).

Filiado ao PRB em 2016, Roma tem, por enquanto, a maior arrecadação da legenda comandada por Marcos Pereira. Presidente do partido na Bahia, a deputada federal Tia Eron vem logo atrás com R$ 925 mil. Marcio Marinho, também parlamentar, foi agraciado com R$ 700 mil.


O PRB também fez doações para diversos candidatos fora da sigla, como Tonha Magalhães, do DEM, que abocanhou R$ 200 mil; Marcell Moraes (PSDB) recebeu R$ 65 mil; Alan Sanches e Leo Prates, ambos do DEM, R$ 50 mil; além de Marcelle Moraes (PV), irmã de Marcell, que já recebeu verba do DEM, também garantiu recursos do PRB (R$ 35 mil). (BN).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 10:40h
Eleições 2018 - Bahia

Oposição ao PT baiano, Lúcio não descarta apoio do MDB a Bolsonaro

 

O MDB baiano, comandado pelo deputado federal e candidato à reeleição, Lúcio Vieira Lima (foto), ainda espera que o candidato à Presidência da República pela sigla, Henrique Meirelles, decole e chegue ao segundo turno. Caso a possibilidade não se concretize, a sigla ainda não se definiu. (Foto ilustração: Lúcio e Jair Bolsonaro).

“Nós queremos Meirelles lá, mas se ele não for, não temos veto ao nome de ninguém. Vamos sentar para discutir o que é melhor para o Brasil. Precisamos ouvir todo o MDB, que é um partido grande, o maior do País. Mas isso só no segundo turno mesmo”, disse Lúcio em conversa com ao site, nesta quinta-feira (27).

Questionado se o partido poderia compor com Jair Bolsonaro (PSL), o cacique ressaltou que “sim”.

“Todos. Nenhum veto será feito. O futuro do Brasil estará em jogo, então, conversaremos com todos os nomes possíveis”, destacou.

Informações de bastidores dizem que o MDB estaria mais inclinado a apoiar o PT, de Fernando Haddad, mas Lúcio desconversa. “Todos são todos, inclusive o Haddad”, finalizou. (bahia.ba).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 10:15h
Suprema Corte

Lewandowski pede vista de mais um recurso pela liberdade de Lula

 

O ministro Ricardo Lewandowski (foto), do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu na noite de ontem (26) vista de mais um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que se encontrava no plenário virtual do plenário da Corte. Trata-se do segundo recurso de Lula no plenário virtual do qual o ministro pede vista. Ao fazê-lo, Lewandowski obriga que os recursos sejam analisados presencialmente no plenário do STF. Isso só deve ocorrer, no entanto, quando ele liberar os processos para julgamento, o que não tem previsão de ocorrer.

Na noite de quarta-feira, Lewandowski pediu vista de um agravo contra a decisão do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, em que negou a suspensão do cumprimento da pena de 12 anos e um mês de prisão a qual Lula foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do troplex no Guarujá (SP). Nesse caso, somente Fachin já havia votado, no sentido de rejeitar o recurso.

No último dia 14, Lewandowski já havia pedido vista de um outro agravo, dessa vez contra decisão de Fachin que havia rejeitado os embargos de declaração apresentados pela defesa de Lula questionando um acórdão (decisão colegiada) do plenário. Em abril, o pleno negou, por 6 a 5, um habeas corpus ao ex-presidente. Neste caso, a vista foi pedida quando o placar estava em 7 a 1 pela rejeição do recurso no plenário virtual.

Em ambos os casos, a defesa de Lula busca garantir a ele o direito de recorrer...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 10:00h
Sul da Bahia

Itabuna: Justiça Federal proíbe que FPM seja bloqueado em 100 %

 

A justiça federal concedeu uma liminar em favor do município de Itabuna na qual proíbe que seja realizado o bloqueio de 100% do repasse do FPM. Desde o início do mandato do prefeito Fernando Gomes, o município está sofrendo com constantes bloqueios do FPM. (Foto ilustração).

O advogado Dinailton Oliveira, foi responsável por acionar a justiça para tentar reverter a situação. Na liminar ficou determinado que o bloqueio só poderá ser feito em até 9% do repasse do FPM.

Vale lembrar que o município de Itabuna recebe na média mensalmente o valor de R$ 6 milhões referentes ao INSS. (politicosdosuldabahia).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 09:40h
Justiça Eleitoral

Ouvidor do TRE-BA lança guia para mesários com orientações sobre acessibilidade

 

Já está disponível para consulta o primeiro “Guia Prático: Acessibilidade, Posturas Éticas e Cidadania”. O material, voltado para os mesários, foi lançado pelo juiz ouvidor do TRE baiano, Rui Barata Filho, durante a sessão de julgamento desta quarta-feira (26/9). A cartilha, que apresenta orientações para o atendimento a eleitores no dia da eleição, foi idealizada pela servidora da 39ª Zona Eleitoral (Vitória da Conquista), Zélia Sousa, e desenvolvida em conjunto pela Comissão de Acessibilidade do TRE-BA, GT-Mesários Bahia, Seção de Atenção ao Cliente (SEACLI/COPEG) e Corregedoria Regional Eleitoral. (Foto ilustração).

O juiz ouvidor Rui Barata Filho, que também preside a Comissão de Acessibilidade do Regional, destacou o essencial trabalho dos mesários e a importância do bom diálogo com os eleitores no dia do pleito. “A Ouvidoria recebeu de braços abertos a iniciativa da servidora Zélia Sousa. O guia orienta os mesários – nossos parceiros – e promove a aproximação respeitosa com o cidadão no momento do voto. Ficamos muito felizes com o resultado”, afirmou. (Fonte> TER-BA).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 09:30h
Improbidade administrativa

Prefeito e ex-prefeito de Itabuna são punidos

 

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (26/09), julgou procedente o termo de ocorrência lavrado contra o atual prefeito de Itabuna, Fernando Gomes de Oliveira, e o ex-prefeito, José Nilton Azevedo Leal. Os gestores foram punidos com a obrigação de ressarcimento, com recursos pessoais, para os cofres municipais, de R$10.618,47 e R$33.362,48, respectivamente. Segundo o relator do processo, conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza, a decisão foi tomada em razão da omissão na cobrança de multas aplicadas pelo TCM, o que acarretou na sua prescrição. (Foto ilustração: Fernando Gomes e Nilton Azevedo).

Os gestores foram notificados a respeito das multas de R$20.672,00, R$1mil e R$3 mil, cujos valores atualizados totalizam R$ 43.980,95. Todavia, apenas o José Nilton Azevedo apresentou defesa.

“A omissão, dolosa ou culposa, que possibilita qualquer perda patrimonial, desvio, apropriação ou dilapidação, constitui um ato de improbidade administrativa com lesão ao erário” – observou o relator. O atual gestor, Fernando de Oliveira, também foi advertido quanto ao seu dever de adotar providências necessárias para garantir a cobrança das multas impostas pelo TCM. Cabe recurso na decisão.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 09:00h
Mercado Financeiro

BC reduz previsão de crescimento da economia para 1,4% este ano

 

O Banco Central (BC) reduziu a previsão de crescimento da economia este ano. A projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, passou de 1,6% para 1,4%, de acordo com o Relatório de Inflação, divulgado hoje (27), em Brasília. (Foto ilustração).

“A revisão reflete a incorporação dos resultados do PIB no segundo trimestre e o arrefecimento na atividade econômica após a paralisação no setor de transporte de cargas, ocorrida em maio, como sugerido por indicadores”, diz o BC, no relatório.

A previsão do BC ficou próxima da estimativa de crescimento do PIB feita pelo mercado financeiro, que é 1,35% este ano. (AB).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 08:40h
Aniversariante do Dia

Jornalista Filipe Oliveira em festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 08:30h
Brasília

Joaquim Roriz, ex-governador do Distrito Federal, morre aos 82 anos

 

O ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz (foto) morreu às 7h50 desta quinta-feira (27), após um choque séptico decorrente de complicações de infecção pulmonar. Ele tinha 82 anos. A informação foi confirmada pela família e pelos médicos.

Roriz estava internado no Hospital Brasília desde 24 de agosto, após sofrer um quadro de pneumonia e febre.

Nesta quarta (26), o quadro clínico do ex-governador piorou. Segundo familiares, ele sofreu um infarto à tarde e duas paradas cardíacas e respiratórias no fim da noite, além de enfrentar um quadro infeccioso. Nas primeiras horas da noite, um padre foi chamado para ministrar a extrema-unção, ligada à tradição católica.

Nos últimos anos, Roriz lidava com diversas doenças crônicas como diabetes, mal de Alzheimer, demência, hipertensão e insuficiência renal (veja detalhes abaixo). Ele deixa a mulher, Weslian, três filhas – Jaqueline, Liliane e Wesliane – e quatro netos. (G1).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 08:20h
Efeito colateral

Vídeos "ele não" recebem enxurrada de avaliações negativas em "dislikes"

 

Vídeos de celebridades contra a candidatura presidencial de Jair Bolsonaro (PSL), divulgados no YouTube, têm recebido enxurrada de manifestações de desagrado (ou “dislikes”), que superam em muito o número de “likes”, curtidas de apoio à mensagem. O vídeo da cantora pop Anitta, por exemplo, até o fechamento da coluna, tinha a aprovação de 17 mil pessoas, contra 783 mil “descurtidas” do vídeo. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. (Foto ilustração).

O vídeo onde Daniella Mercury também se posicionou pelo “#Elenão” teve 19 mil likes (favoráveis) contra 1 milhão de dislikes.

As atrizes Letícia Sabatella (11 mil likes e 790 mil “dislikes”) e Letícia Colin (10 mil contra 650 mil dislikes) também aderiram ao “#Elenão”.

A hashtag “Elenão” recebeu pouco mais de 14,5 mil menções nas redes sociais nas últimas 24 horas, segundo o site Hashtracking. (DP).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 08:00h
Economia

Eletrobras faz leilão para tentar vender 71 participações societárias

 

Em leilão na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, a Eletrobras tentará vender hoje (27) um total de 71 participações da estatal em Sociedades de Propósito Específico (SPE). O leilão ocorrerá de manhã e o preço mínimo estipulado é de R$ 3,1 bilhões para a totalidade dos ativos. (Foto ilustração).

As participações foram agrupadas em 18 lotes, que incluem ativos de geração eólica e linhas de transmissão. O leilão foi anunciado em agosto.

O preço mínimo mais elevado é o da Santa Vitória do Palmar Holding, lote A, no valor de R$ 635,6 milhões. A Eletrobras tem 78% desse empreendimento, dedicado à geração eólica. De acordo com a estatal, os preços estão referenciados à data-base de 31 de dezembro de 2017 e incluem os custos de transação.

A SPE é uma sociedade empresarial, com as mesmas características do consórcio, que é formada para a execução de um determinado empreendimento, podendo inclusive ter seu prazo de existência determinado. Normalmente é utilizada para isolar o risco financeiro de uma atividade.

O capital social da SPE pode ser constituído pelos sócios com dinheiro, bens móveis e imóveis e ainda com direitos, desde que esses tenham valor econômico. Uma vez formado o capital, as contribuições dos s&oac...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 06:51h
Eleições 2018

Anastasia e Tasso jogam a toalha sobre Alckmin

 

Um tucano que conversou recentemente com Antonio Anastasia e Tasso Jereissati revela que ambos já tratam a derrota de Geraldo Alckmin como fato consumado. Difícil, à essa altura, é encontrar quem ainda acredite no milagre. (Radar – Veja)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 06:33h
Bahia

Jaques Wagner e Irmão Lázaro continuam liderando pesquisa para o Senado

 

O ex-governador Jaques Wagner lidera a disputa por uma vaga no Senado na Bahia. De acordo com pesquisa Ibope divulgada pela TV Bahia nesta quarta-feira (26), ele tem 43% das intenções de voto. Irmão Lázaro (PSC) fica em segundo na corrida, com 26%. Ângelo Coronel segue em terceiro, com 22%.

 A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou menos. O Ibope ouviu 1512 eleitores em 90 municípios entre o domingo (23) e esta terça-feira (25). O levantamento foi protocolado no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) com o registro BA-08144/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o registro BR-00231/2018. (BN)

Confira abaixo o desempenho dos candidatos ao Senado:

Jaques Wagner (PT): 43%
Irmão Lázaro (PSC): 26%
Ângelo Coronel (PSD): 22%
Jutahy Magalhães Júnior (PSDB): 14%
Jorge Vianna (MDB): 4%
Fábio Nogueira (PSOL): 4%
Comandante Rangel (PSL): 4%
Marcos Maurício (DC): 2%
Francisco José (Rede): 2%
Adroaldo dos Santos (PCO): 1%
Celsinho Cotrim (PRTB): 1%
Brancos/nulos (1ª vaga): 18%
Brancos/nulos (2ª vaga): 27%
Não sabe/Não respondeu: 31%

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 06:25h
Lula contra

Apoio do PSDB a Haddad: "Me jogue no fogo, não me jogue na água"

 

A declaração atribuída a Lula de que um eventual apoio do PSDB a Fernando Haddad (PT) para presidente da República no segundo turno, adversário histórico nem pensar, parece a história do sapo: “Me jogue no fogo, não me jogue na água”. (Foto ilustração: Geraldo Alckmin e Fernando Haddad)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 06:21h
Eleição presidencial

Pesquisa Ibope mostra tendência entre Bolsonaro e Haddad

 

Um dado na pesquisa Ibope de ontem chama a atenção. 44% dos entrevistados acham que Jair Bolsonaro (PSL) será o presidente do Brasil contra 20% que acreditam na vitória de Fernando Haddad (PT). Ainda segundo a pesquisa, 28% dos entrevistados ainda podem mudar o voto para que seu candidato indesejável não chegue ao 2º turno. (Foto ilustração: Fernando Haddad e Jair Bolsonaro)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 06:20h
Eleições em Feira de Santana

Descompasso entre os eleitos para deputado estadual e federal

 

Faltando apenas 10 dias para as eleições e em Feira de Santana a possibilidade de eleição de deputados federais e estaduais, apesar do grande número de candidatos, poderão ter desfechos imprevisíveis. A cidade pode eleger entre cinco e seis estaduais e apenas um a dois.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 06:15h
Feira de Santana

Candidata a vice-governadora prestigia caminhada de Gerusa Sampaio

 

Na tarde de terça-feira (25), a candidata a vice-governadora na chapa de José Ronaldo (DEM), Mônica Bahia (PSDB), prestigiou a caminhada no centro da cidade de Feira de Santana organizada pela candidata a deputada federal Gerusa Sampaio (DEM). Mais tarde teve um encontro com o prefeito Colbert Martins (MDB).

 

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Iau - cavalgada
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2019

2018

2017

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia