Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você daria um Título de Cidadão a Jair Bolsonaro?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima

Retomando as entrevistas com lideranças políticas e de destaque no Município ou de projeção em níveis estadual e nacional, estamos nesse mês com o químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima. Natural de Feira de Santana, 59 anos, casado, pais de dois filhos, nível superior, católico, pensa em ser candidato a prefeito em 2020. Foi uma conversa com o próprio diretor do site Bahia na Política, Jair Onofre, de pouco mais de duas horas. Ainda sem partido, diz que está analisando uma legenda. Já conversou com vários dirigentes e seu principal problema nesse momento é ter uma plataforma política administrativa para discutir com a sociedade. Veja a seguir:

O senhor sempre viveu Feira de Santana, participando das atividades seja da área administrativa ou política. Afinal, quem é Hamilton Ramos?

Hamilton é um camarada que procura ser o mais correto possível, sempre imaginou galgar profissionalmente um bom lugar na sociedade feirense e por ironia do destino, para não cumprir horário na Prefeitura, eu entrei no sindicato, mas nunca tive isso como profissão. Gosto da área de sindicato, gosto de atender o público, de resolver os problemas das pessoas, mas sou muito apaixonado mesmo é pela área de Química, onde presto serviço a várias empresas em Feira de Santana. Uma área não atrapalha a outra. Sou consultor de empresas, eu agradeço a Deus todo dia por ter batalhado muito e ter tido vários perfis, várias profissões e me dedicado ao meu trabalho. Tem muitos anos que eu pude tirar 15 dias de férias, porque quando eu me livro de uma atividade, não tenho como me afastar da outra. Eu continuo batalhando, continuo prestando meus serviços da melhor maneira possível e, profissionalmente falando, onde as empresas me requisitam eu estou sempre à disposição para prestar o melhor serviço possível.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 03.09.2018 10:48h
Feira de Santana

Câmara Municipal elege José Carneiro presidente por unanimidade

 

Na manhã de hoje a Câmara Municipal de Feira de Santana elegeu a nova Mesa Diretiva para o mandato de dois anos (2019/2020), que começa a partir do dia 1º de janeiro de 2019. O vereador José Carneiro (PSDB) foi reconduzido para mais um mandato por unanimidade. Estão também na chapa: Alberto Nery – 1º vice-presidente; Marcos Lima – 2º vice-presidente; Lulinha da Conceição – 3º vice-presidente; Cadmiel Pereira – 1º Secretário; Eremita Araújo – 2º Secretária e Fabiano da Van – 3º Secretário. A posse ocorre dia 2 de janeiro de 2018.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 03.09.2018 10:40h
Feira de Santana

Concurso para professor: coordenação projeta baixa abstenção

 

Com projeção de baixa abstenção e sem ocorrência de anormalidades, o concurso para professores da rede municipal ocorreu com tranquilidade nas 29 escolas e colégios onde as provas foram aplicadas. (Foto ilustração).

A informação é da coordenação da AOCP, empresa paranaense responsável pelo concurso. A prova de conhecimentos específico e a redação foram aplicadas no domingo, 2, com 11.897 candidatos às 100 vagas.

No Instituto de Educação Gastão Guimarães (IEGG), a lista na porta das salas, que confirmava as presenças dos candidatos, indicava a desistência de aproximadamente 10% dos candidatos.

Lilian Ravagnani, que coordenou o concurso, disse considerar que, se confirmada a projeção, o número é baixo, levando-se em consideração a quantidade de candidatos.

Outro ponto evidenciado pela coordenadora foi com relação à quantidade de candidatos, que se aproximou de 12 mil. “A expectativa era de quatro mil candidatos”, diz. (Secom/Fsa).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.09.2018 10:20h
Justiça Eleitoral

Ministro do TSE proíbe propaganda eleitoral veiculada pelo PT na rádio

 

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu o PT de veicular a propaganda eleitoral transmitida em rádio neste sábado (1º) em que o ex-presidente Lula ainda é citado como o candidato do partido à Presidência da República. A decisão deste domingo (2), no entanto, não faz referência à propaganda veiculada na televisão. (Foto ilustração).

Ainda de acordo com a determinação do ministro, o partido terá que pagar R$ 500 mil em multa por cada propaganda veiculada em desconformidade com a decisão do TSE.

Na madrugada deste sábado, os ministros do tribunal decidiram pela impugnação da candidatura de Lula com base na Lei da Ficha Limpa. O petista está preso desde abril após condenação em segunda instância pela sua condenação na Lava Jato por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP).

Os ministros do TSE decidiram ainda que o até então candidato a vice-presidência da República Fernando Haddad estava autorizado a fazer campanha na rádio e na televisão desde que Lula aparecesse apenas como apoiador de Lula. No entanto, o PT continua a fazer a defesa da candidatura de Lula no rádio e na TV.

Neste domingo, o Partido Novo entrou no TSE com uma medida cautelar para retirar do rádio, televisão e internet a propaganda presidencial do PT em que Lula ainda parece como ca...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 03.09.2018 10:00h
Fake News

Sindicatos de caminhoneiros negam que vão parar nesta segunda-feira

 

Sindicatos de caminhoneiros ouvidos pelo Estado de Minas neste domingo (2) afirmaram que não estão organizando uma nova greve da categoria e que não há motivo para o temor causado por boatos espalhados nas redes sociais. (Foto ilustração).

“Até onde eu sei isso tudo é boato, ninguém do nosso grupo está organizando qualquer tipo de greve. Também estou recebendo esse tipo de notícia, mas, para mim elas são falsas”, afirma o presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga de Minas Gerais, Antonio Vander Silva Reis.

Segundo ele, a Federação dos Caminhoneiros também não está envolvida. “Toda a situação está sendo negociada com o governo, agora basta a ANTT sotlar a nova tabela do frete corrigida, então não vejo motivo para greve até que saia essa tabela para alguém fazer isso”, disse.

Não vai ter greve

O presidente da Federação dos Caminhoneiros Autônomos de São Paulo, Claudinei Pelegrini, também negou o risco de paralisação. “Estou afirmando categoricamente para você que não vai ter greve. Isso aí são intervencionistas ainda tentando trazer pânico para o nosso país. Os caminhoneiros estão cientes de que o que foi negociado com este governo foi cumprido e que agora é esperar o próximo”, disse. (CB).

...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.09.2018 09:45h
Economia

Mercado reduz estimativa de inflação e crescimento da economia

 

Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) reduziram a estimativa de crescimento da economia e da inflação neste ano. A informação consta do boletim Focus, publicado semanalmente pelo BC, com projeções dessas instituições para os principais indicadores econômicos. (Foto ilustração).

A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 4,17% para 4,16%, neste ano. Para 2019, a projeção caiu de 4,12% para 4,11%. Para 2020 e 2021, a estimativa permanece em 4% e 3,92%, respectivamente.

Para 2018 e 2019, as estimativas estão abaixo do centro da meta que deve ser perseguida pelo BC neste ano, de 4,5%, com limite inferior de 3% e superior de 6%. Para 2019, a meta é 4,25%, com intervalo de tolerância entre 2,75% e 5,75%. Para 2020, a meta é 4% e 2021, 3,75%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para os dois anos (2,5% a 5,5% e 2,25% a 5,25%, respectivamente).

Para alcançar a meta de inflação, o BC usa como instrumento a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 6,5% ao ano. (AB).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.09.2018 09:30h
Sul da Bahia

Professores de Itabuna iniciam nesta segunda, greve por tempo indeterminado

 

Os professores da rede municipal de ensino de Itabuna iniciam hoje,3, greve por tempo indeterminado. A categoria adotou o movimento grevista como forma de pressionar o Governo a retirar da pauta da Câmara Municipal o projeto de lei nº 015/2018, que visa alterar o regime jurídico de trabalho dos servidores de celetista para estatutário, bem como reivindicar outras situações, como atrasos e reajuste salarial. (Foto ilustração).

De acordo com a Presidente do SIMPI, Profa. Maria do Carmo Oliveira (Carminha) há dois meses que os sindicatos de toda municipalidade estão unidos e mobilizados contra a implantação do regime estatutário, mas infelizmente o prefeito não tem atendido ao clamor dos servidores. “Tivemos uma reunião com mediação do Ministério Público Estadual, fizemos alguns pedidos, como uma audiência pública com a superintendência da Caixa Econômica para tratar da individualização do nosso fundo de garantia, mas nenhum de nossos pedidos foi atendido”, afirma a sindicalista. (Ascom).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.09.2018 08:50h
Corrida presidencial

Pesquisa encomendada por BTG mostra Bolsonaro à frente de Ciro e Marina em cenário sem Lula

 

Pesquisa de intenção de votos para a eleição de outubro encomendada pelo BTG Pactual ao Instituto FSB Pesquisa, divulgada nesta segunda-feira, mostrou novamente o candidato Jair Bolsonaro (PSL) na liderança da disputa pela Presidência da República. (Foto ilustração).

– Bolsonaro aparece com 26 por cento de apoio, à frente de Ciro Gomes (PDT), com 12 por cento, e de Marina Silva (Rede), que registra 11 por cento. A seguir aparecem Geraldo Alckmin (PSDB), com 8 por cento; Fernando Haddad (PT), com 6 por cento; João Amoêdo (Novo), com 4 por cento; e Alvaro Dias (Podemos), com 3 por cento. Neste cenário, brancos/nulos e nenhum dos candidatos somam 22 por cento.

– Na semana passada, Bolsonaro liderava com 24 por cento, Marinha tinha 15 por cento e Ciro tinha 8 por cento; Alckmin tinha 9 por cento, e Haddad, 5 por cento; Amoêdo e Dias tinham o mesmo patamar desta semana, e o número de brancos/nulos e nenhum dos candidatos somava 23 por cento.

– Em cenário ainda com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve sua candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na Lei da Ficha Limpa na sexta-feira, a pesquisa desta segunda-feira mostra o petista com 37 por cento, contra 22 por cento de Bolsonaro; 7 por cento de Ciro; 6 por cento de Alckmin; 5 por cento de Marina; 4 por cento de Amoêdo; e 3 por cento de Dias. Neste cenário, brancos/nulos e nenhum dos candidatos somam 11 por cento.

– A p...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.09.2018 08:00h
Feira de Santana

Exposição encerra Oficina de Fotografia sobre Meio Ambiente na FTC

 

Uma pequena borboleta encontra um ponto verde em meio à folhagem seca; duas formigas transportam o alimento, indiferentes à presença humana; o material plástico descartado sem cuidado junto à nascente; um pássaro engaiolado em pleno parque. Situações como essas foram destaque na mostra que encerrou, nesta quinta-feira (30), a Oficina de Fotografia, realizada pela FTC Feira de Santana, em parceria com a Abrienger Engenharia Ambiental. (Foto ilustração).

Os registros foram captados pelas lentes dos alunos de Engenharia Ambiental que participaram do curso, dividido em duas partes, teoria e prática, sob a orientação do professor Luciano Macêdo. Depois das aulas no campus da Faculdade, os estudantes foram a campo para colocar em prática o aprendizado de dois dias. No Parque da Cidade Frei José Monteiro, o grupo produziu fotografias artísticas e flagrantes de degradação do meio ambiente.

Formado em Cinema, Luciano Macêdo afirmou que os alunos, em sua maioria, demonstraram sensibilidade, o que é fundamental para a fotografia. “Mas a técnica é essencial, inclusive para que eles conheçam o potencial dos próprios equipamentos”, disse o professor. Pensamento semelhante ao de Jasmini Tomé, que registrou “a resiliência da natureza, que renasce até em um tronco de árvore cortado”, conforme frisou.

Rayanne Lima apurou o olhar sobre as formigas e gostou do resultado, da mesma forma que Raicka Tell...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.09.2018 07:00h
Incêndio

Incêndio de grandes proporções atinge Museu Nacional no Rio de Janeiro

 

Um incêndio de grandes proporções atingiu neste domingo (2) o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, na zona norte do Rio. Cerca de 50 homens de sete quartéis estão no local combatendo as chamas desde às 19h30. Parte do interior do edifício já desabou.

O fogo começou depois que o local já havia encerrado a visitação —tanto do museu quanto do zoológico que também fica na Quinta da Boa Vista. Ainda não há informações sobre vítimas.

Mais antigo do país, o Museu Nacional é subordinado à UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e vem passando por dificuldades geradas pelo corte no orçamento para a sua manutenção. Desde 2014, a instituição não vinha recebendo a verba de R$ 520 mil anuais que bancam sua manutenção e apresentava sinais visíveis de má conservação, como pareces descascadas e fios elétricos expostos.

A instituição está instalada em um palacete imperial e completou em junho 200 anos —foi fundada por d. João 6º em 6 de junho de 1818. Seu acervo, com mais de 20 milhões de itens, tem perfil acadêmico e científico, com coleções focadas em paleontologia, antropologia e etnologia biológica, entre outras. Menos de 1%, porém, estava exposto. (BN - foto reprodução TV Globo)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.09.2018 06:27h
Feira de Santana

José Carneiro deve ser reconduzido para mais um mandato

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana realiza hoje (3), pela manhã, a eleição para a nova diretoria da Mesa Diretiva que administrará o Legislativo nos anos de 2019/2020. A expectativa é que o atual presidente, José Carneiro (PSDB), seja conduzido para mais um mandato. Devem permanecer na Mesa Marcos Lima (PRP), Lulinha da Conceição (DEM) e Fabiano da Van (PPS). Deixam seus cargos Tom (Patriota), Gerusa Sampaio (DEM) e Isaías de Diogo (PPS), que provavelmente serão substituídos por Alberto Nery (PT), Cadmiel Pereira (PSC) e Eremita Araújo (PSDB).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.09.2018 06:24h
Feira de Santana

Eremita Araújo faz campanha sem José Ronaldo e Irmão Lázaro

 

Quem esperava que a vaga de primeira suplente pudesse amaciar o coração da vereadora Eremita Mota Araújo (PSDB), no que diz respeito à eleição deste ano na majoritária, se enganou. Nas peças de campanha divulgadas no seu Instagram, em um possível comitê de campanha, estão apenas os nomes de Targino Machado (DEM) para deputado estadual, Jutahy Júnior (PSDB) ao Senado, o seu próprio como primeira suplente ao Senado e o do candidato a deputado federal Adolfo Viana (PSDB). Ficaram de fora o candidato a governador José Ronaldo (DEM) e o também candidato ao Senado Irmão Lázaro (PSC).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.09.2018 06:19h
Eleição 2018

Colbert Martins volta a pedir votos para os candidatos de Feira de Santana

 

Em seu pronunciamento sábado (1º) pela manhã, no Prime Eventos, em Feira de Santana, ao participar do lançamento da candidatura do deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) à reeleição, o prefeito Colbert Martins defendeu que o povo vote nos candidatos da terra. Ele entende que só dessa forma haverá o fortalecimento da representação política do Município na Assembleia Legislativa da Bahia e na Câmara Federal.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.09.2018 06:15h
Feira de Santana

José Ronaldo e Colbert Martins no mesmo evento, mas não se viram

 

O prefeito Colbert Martins (MDB) e o candidato a governador José Ronaldo (DEM), que estiveram no lançamento oficial da candidatura de Carlos Geilson a deputado estadual, não se encontraram. Colbert Martins foi um dos primeiros a falar e deixou o local alegando outro compromisso. José Ronaldo chegou depois de passar por dois eventos políticos.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.09.2018 06:12h
Feira de Santana

Secretariado de José Ronaldo e hoje de Colbert Martins distantes da política

 

É visível a pouca presença política do secretariado de José Ronaldo, que continua no governo Colbert Martins. Dá para contar a dedo aqueles que estão envolvidos em uma campanha de deputado, senador, e até mesmo do candidato a governador José Ronaldo de Carvalho. No evento realizado sábado pelo deputado estadual Carlos Geilson esse era o assunto comentado por uma boa parte de políticos presentes. Os quase 20 anos no poder e o perfil distante das campanhas são fortes motivos para a falta de compromisso eleitoral.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.09.2018 06:10h
Antônio Cardoso

Ex-prefeito Baixa Fria apoia Targino Machado e João Roma

 

O ex-prefeito em três oportunidades na cidade de Antônio Cardoso, Baixa Fria (PDT-foto ilustração) já tem a sua chapa na proporcional para as eleições de outubro. Apoia Targino Machado para deputado estadual (DEM) e João Roma (PRB) para deputado federal. Para governador está com José Ronaldo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.09.2018 06:08h
Feira de Santana

Lú de Ronny: "Se não chegar agora, em 2020 me aguarde"

 

Na manhã de sábado, quando participava do lançamento da candidatura do deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) à reeleição, a candidata a deputada federal Lú de Ronny (PHS) deixou seu recado no discurso. “Se não chegar agora, em 2020 me aguarde”. Para um bom entendedor...
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.09.2018 06:00h
Eleições 2018

Dinheiro do fundo de campanha ainda não chegou a Feira de Santana

 

Os quase 40 candidatos a deputado estadual e federal de Feira de Santana, na sua quase totalidade, estão ainda à espera do fundo partidário para colocarem suas campanhas nas ruas. Como as legendas têm como prioridade deputados federais de mandatos ou potenciais nomes que possam se eleger, está difícil o dinheiro chegar ao Município. Já tem candidato ameaçando desistir.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.09.2018 05:59h
Feira de Santana

Câmara Municipal e o orçamento da gestão Colbert Martins

 

A expectativa na Câmara Municipal é a chegada do Orçamento Municipal que deverá ser votado ainda esse ano. É que apesar de Colbert Martins (MDB) estar à frente da Prefeitura há quatro meses, o atual orçamento foi elaborado na gestão de José Ronaldo de Carvalho (DEM).

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.09.2018 05:57h
Feira de Santana

Romildo Campodonio não será mais candidato a deputado federal

 

O ex-vereador por Feira de Santana e representante comercial Romildo Campodonio (Pros-foto) está informando que não será mais candidato a deputado federal, desejo que vinha alimentando pelo interior da Bahia. Alega que o Pros não fez a entrega da sua documentação junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) corretamente.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.09.2018 05:55h
Deputado estadual

Em clima de festa, Carlos Geilson deu a largada para a reeleição

 

Está dada a largada oficial da campanha à reeleição do deputado estadual Carlos Geilson (PSDB). O parlamentar reuniu lideranças políticas e centenas de militantes durante o lançamento de sua candidatura na manhã deste sábado (1º), em uma casa de shows de Feira de Santana. “A nossa candidatura é de amor à cidade e região. Nasci na zona rural feirense e sou eternamente grato à Princesa do Sertão por tudo que ela tem feito por mim”, declarou o deputado.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.09.2018 05:54h
Programa Silvério Silva

Professor Amarildo Gomes tira o chapéu e elogia vereador Roberto Tourinho

 

Entrevistado de ontem do programa Silvério Silva, na Rádio Sociedade News, no quadro “Pra quem você tira o chapéu”, o professor Amarildo Gomes não poupou elogios ao vereador e ex-secretário municipal de Meio Ambiente Roberto Tourinho. “Um bom vereador e um grande homem”, justificou. Só lembrando, Amarildo já foi candidato a vereador em Feira de Santana seis vezes.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.09.2018 05:48h
Eleição 2018

Carlos Geilson apresenta seus federais de Feira de Santana

 

Se tem uma pessoa que tem que ficar satisfeito com o time de candidatos a deputado federal na sua campanha à reeleição em Feira de Santana é o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB). O evento de lançamento de sua candidatura, sábado (1), demonstrou isso. Presentes Gerusa Sampaio (DEM), Marcos Lima, Luiz da Feira (PPL), Lú de Ronny (PHS) e João de Furão (PHS), que apesar de ser de Conceição da Feira tem influência eleitoral em Feira de Santana.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.09.2018 05:45h
Feira de Santana

Lú de Ronny lança candidatura oficialmente terça-feira

 

Está marcado para amanhã, no início da noite, o lançamento oficial da candidatura a deputada federal de Lú de Ronny (PHS). Primeira vez a ser testada eleitoralmente, Lú de Ronny aposta no legado do seu marido, já falecido, Reinaldo Miranda, e no seu trabalho social, com destaque para a área da saúde.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.09.2018 05:42h
Força política

Eleição de Irmão Lázaro e a representação de Feira de Santana

 

Feira de Santana pode ser uma das principais beneficiadas politicamente com a possível eleição de Irmão Lázaro (PSC-foto ilustração) ao Senado Federal. É que o mesmo tem domicílio no Município. As recentes pesquisas apontam Irmão Lázaro sempre na segunda colocação. O último senador por Feira de Santana foi João Durval, entre os anos 2006/2014.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.09.2018 05:40h
Feira de Santana

Gerusa Sampaio chega a evento pelos braços do povo

 

No sábado (1º) pela manhã, a vereadora Gerusa Sampaio (DEM), que é candidata a deputada federal, foi surpreendida por seguidores ao chegar no Prime Eventos, em Feira de Santana, para prestigiar o lançamento da candidatura de Carlos Geilson a deputado estadual. Foi carregada pelos braços do povo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.09.2018 05:36h
Feira de Santana

Tarcízio Pimenta lembra o Dia do Repórter Fotográfico

 

Atento, o candidato a deputado estadual Tarcízio Pimenta (DEM) lembrou ontem a passagem do Dia do Repórter Fotográfico. Aproveitou para falar da importância dessa profissão no registro dos fatos e acontecimentos marcantes. (foto Blog De Rocha)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.09.2018 05:33h
Lava Jato

Cândido Vaccarezza coloca duas fazendas como fiança

 

Com uma fiança de R$ 1,5 milhão para ser paga à Justiça Federal de Curitiba até as 23h59 da última sexta-feira (31), o ex-deputado federal e ex-líder dos governos Lula e Dilma Cândido Vaccarezza (Foto reprodução) colocou, a título de hipoteca, duas fazendas pertencentes aos seus familiares, depois do insucesso na tentativa de empréstimo e ajuda de amigos. As duas fazendas ficam situadas na cidade de Candeal, próximo de Feira de Santana.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.09.2018 05:31h
Vídeos

Elba Ramalho e Chitãozinho investigam inserções suas com Lula

 

Elba Ramalho e Chitãozinho, para citar apenas dois, estão bravos com um vídeo que caiu nas redes, usando imagens suas com inserções de imagem de Lula. Advogados já investigam para processar o autor. No vídeo aparecem mais artistas famosos cantando. (Coluna Esplanada - foto reprodução YouTube)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.09.2018 15:25h
Aniversariante do Dia

Nau Santana Secretário Municipal em festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.09.2018 11:00h
Feira de Santana

Visitante da Expofeira terá internet rápida

 

O Sistema Feira Digital vai oferecer internet com velocidade rápida aos visitantes do Parque João Martins da Silva, durante a 43ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana. O wi fi vai ser aberto ao público, pela primeira vez, a partir deste sábado, 1º de setembro. (Foto ilustração).

Não será necessário o uso de senha para ter acesso ao sinal. Ao usuário basta acessar à rede Feira Digital, que é gerido pela Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa.

Segundo Diego Leone, da Wimaxi, que fornece a estrutura de tecnologia da informação à Funtitec, centenas de pessoas poderão se conectar ao mesmo tempo, sem que haja problema na velocidade da internet.

O wi-fi vai permitir que os visitantes enviem fotografias e selfies tiradas dentro do Parque de Exposição para parentes e amigos das redes sociais. (Secom/Fsa).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.09.2018 10:45h
Boa Sorte!

Mega-Sena deve pagar neste sábado prêmio de R$ 45 milhões

 

A Mega-Sena pode pagar hoje (1º) um prêmio de R$ 45 milhões para quem acertar sozinho asa seis dezenas do Concurso 2.074. O sorteio está marcado para as 20h, em São José do Cedro (SC). (Foto ilustração).

Segundo a Caixa Econômica Federal, aplicado na poupança o prêmio renderia quase R$ 167 mil por mês.

A aposta mínima na Mega-Sena custa R$ 3,50 e pode ser feita até as 19h (horário de Brasília) deste sábado em qualquer uma das mais de 13 mil casas lotéricas do país. Também é possível jogar pelo computador, tablet ou smartphone. Para isso é preciso ter mais de 18 anos e preencher o cadastro na plataforma de Loterias Online da Caixa.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.09.2018 10:20h
Itabuna

Regime de servidores: emenda adia votação novamente

 

Na tarde de ontem (31/8), depois de discussões acaloradas entre vereadores, com o plenário lotado, a Câmara de Itabuna adiou mais uma vez a votação da proposta de mudança no regime de servidores de celetista para estatutário. (Foto ilustração).

Inicialmente, os vereadores questionaram porque o colega Ronaldão (PMN) havia recuado do pedido de vistas. Enquanto isso, o edil Jairo Araújo (PCdoB) pediu vistas e apresentou emenda. Já Ninho da Saúde (PR) havia tentado uma emenda ontem (30), via secretaria parlamentar, o que o Regimento Interno da Casa não permite.

Nessas “idas e vindas”, o projeto acabou novamente sendo retirado de pauta.

O polêmico assunto só voltará a ser apreciado na terça-feira (4). (Com informações do: diariodabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.09.2018 09:50h
Aniversariante do Dia

Radialista Paulo José em festa hoje em Feira de Santana

 

Radialista há mais de três décadas em Feira de Santana, Paulo José (foto), que atua pela manhã no programa Acorda Cidade e à tarde no Jornal das Duas (Leia-se J2), ambos na Rádio Sociedade News, 102.1 FM está aniversariando hoje. A redação do site Bahia na Política deseja muitos anos de vida e felicidade.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.09.2018 09:30h
Nordeste da Bahia

Rio Real tem metade da população envolvida na produção de laranja

 

Um dos maiores produtores de laranja no Brasil e maior produtor da Bahia, o município de Rio Real, no nordeste baiano, tem na produção da fruta uma de suas principais fontes de renda, gerando o envolvimento de mais de 50% da população. Nos últimos anos, o milho também passou a ser cultivado como uma segunda opção no município, atraindo o interesse de investidores e melhorando as possibilidades de renda dos produtores. (Foto ilustração).

Um dos fatores que ajudam a manter a produção em alta na região é que a laranjeira tem três florações, ou seja, dá fruto o ano inteiro. Entretanto, nesse ano, a falta de chuvas está afetando a qualidade da colheita. Para amenizar a situação, o Governo do Estado tem realizado chamadas públicas e contratado técnicos via convênios para dar assistência ao pequeno produtor.

O município também foi contemplado no edital de Fruticultura do Projeto Bahia Produtiva, com um investimento de mais R$ 2,5 milhões para a aquisição de um atomizador, pá agrícola roçadeira e outros equipamentos para a Cooperativa Agropecuária Litoral Norte da Bahia (Coopealnor), que trabalha com sustentabilidade e produção orgânica e já exporta o suco de laranja para a Europa. (Secom).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.09.2018 09:00h
Temer: "Só depende deles"

Metade do dinheiro do Bolsa Família dependerá de aprovação do Congresso

 

O presidente Michel Temer colocou nas mãos do Congresso a responsabilidade de aprovar ou não metade dos recursos para o Bolsa Família em 2019. (Fotoilustração).

A proposta de Orçamento encaminhada nesta sexta-feira (31) pelo governo ao Legislativo garante apenas R$ 15 bilhões dos R$ 30 bilhões previstos para o programa de transferência de renda.

A outra metade dependerá da aprovação de um crédito suplementar pelo Congresso até o mês de junho.

"Não há por que isso não ser ser aprovado pelo Congresso, não há nenhuma dificuldade em tese em de isso ser aprovado", disse o ministro Esteves Colnago (Planejamento) em entrevista coletiva para apresentar a proposta orçamentária do ano que vem.

Ao justificar a decisão, Colnago afirmou que a medida é necessária para que a chamada regra de ouro do orçamento não seja descumprida.

A norma, prevista na Constituição, define que o governo não pode se endividar para bancar despesas correntes, como salários e aposentadorias.

Para não estourar o limite da regra, o governo optou por apresentar ao Congresso projetos com previsão de crédito suplementar, uma exceção prevista na Constituição.

A mesma estratégia usada para o Bolsa Família...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.09.2018 08:30h
Feira de Santana

Práticas jurídicas e investigação são assuntos de Aula Magna na FTC

 

 A ideia inicial era promover uma palestra, mas acabou acontecendo duas. E o que seria uma aula terminou virando um grande evento, que reuniu aproximadamente 400 pessoas, entre estudantes, professores e advogados, no Auditório Professora Terezinha Mamona. Foi assim a Aula Magna do curso de Direito da FTC Feira de Santana, realizada na noite de quinta-feira (30/8). (Foto ilustração).

O juiz Luciano Ribeiro Guimarães Filho, titular da Comarca de Jequié e substituto do município de Alagoinhas, também é professor universitário. E, reunindo a experiência nas duas áreas, não foi difícil abordar com propriedade o tema “Direito é Vida”, para a plateia que lotou o espaço do evento. Em uma verdadeira aula show, o magistrado falou não somente de práticas jurídicas, mas sobretudo de vida.

A importância do profissional de Direito na sociedade foi destacada pelo palestrante, ao abordar os cuidados que o mesmo deve ter ao lidar com os clientes. “O maior bem do homem é a vida”, enfatizou Luciano Ribeiro, que já participou na FTC do projeto “O juiz vai à sala de aula”. Na mesma noite, o delegado Felipe Vittig Ghiraldelli, especialista em Direito Penal e docente da Faculdade, falou sobre o conhecimento da percepção penal, “do momento do crime à investigação do fato”.

Ao avaliar o evento, a coordenadora do Colegiado de Direito, professora Geruza Gomes ressaltou a parceria com os convi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.09.2018 08:13h
Eleições 2018

Nome de Lula para presidente é rejeitado pelo TSE por 6 votos a 1

 

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram por 6 votos a 1, em julgamento concluído na madrugada deste sábado (1º), pela rejeição do pedido de registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República.

Na sessão, a maioria dos ministros também proibiu Lula de fazer campanha como candidato, inclusive na propaganda de rádio e TV, que começa neste sábado (1º) para os presidenciáveis. O PT terá agora dez dias para substituir o candidato.

A maioria dos ministros entendeu que decisão entra em vigor desde já, embora ainda exista possibilidade de recurso ao próprio TSE ou ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Após o julgamento, a defesa não adiantou o que pretende fazer. Os advogados afirmaram que ainda vão discutir com o PT se e como vão recorrer da decisão.

Na última parte da sessão, os ministros decidiram que, até a substituição de Lula, o PT poderá continuar fazendo propaganda eleitoral, mas sem a participação dele como candidato.

Segundo a defesa, Lula poderá aparecer, mas somente na condição de apoiador do candidato a vice-presidente, Fernando Haddad, que poderá vir a substituí-lo como cabeça de chapa. (G1-Foto: Carlos Moura/Ascom/TSE)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.09.2018 08:07h
Feira de Santana

Mesa da Câmara deverá ter renovação em três cargos

 

A possível composição da Mesa Diretiva da Câmara Municipal de Feira de Santana deverá sofrer algumas alterações. A nova composição inclui os vereadores Alberto Nery (PT-foto ilustração), Eremita Araújo (PSDB) e Cadmiel Pereira (PSC) e prevê a saída de Gerusa Sampaio (DEM), Isaías de Diogo (PSC) e Tom (Patriota). Deverão continuar na Mesa Marcos Lima, Lulinha da Conceição e Fabiano da Van. Detalhe: Marcos lima e Lulinha da conceição continuarão nos cargos mesmo sendo candidatos a deputado federal e estadual, respectivamente.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.09.2018 08:03h
Homenagem

São Paulo agora tem o "Dia do Policial Militar do Choque"

 

São Paulo, que tem hábito de criar dia tudo, agora tem o “Dia do Policial Militar do Choque”. A data será celebrada em 6 de janeiro. A proposta foi aprovada na Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Márcio França (PSB).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.09.2018 07:56h
Eleições 2018

Gilberto Gil defende o voto útil contra a direita para presidente

 

Depois de ter votado duas vezes em Fernando Henrique Cardoso (PSDB), a mesma quantidade em Lula (PT) e em Marina da Silva (REDE), o cantor e compositor Gilberto Gil (foto ilustração)  defende, nessa eleição, o voto útil. Lamenta as candidaturas separadas da esquerda: Marina, Ciro (PDT), Boulos (PSOL) e, provavelmente, Haddad (PT). A busca é o voto contra a direita a um nome que possa ir para o segundo turno. A declaração foi dada recentemente, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Iau - cavalgada
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2019

2018

2017

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia