Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você daria um Título de Cidadão a Jair Bolsonaro?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima

Retomando as entrevistas com lideranças políticas e de destaque no Município ou de projeção em níveis estadual e nacional, estamos nesse mês com o químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima. Natural de Feira de Santana, 59 anos, casado, pais de dois filhos, nível superior, católico, pensa em ser candidato a prefeito em 2020. Foi uma conversa com o próprio diretor do site Bahia na Política, Jair Onofre, de pouco mais de duas horas. Ainda sem partido, diz que está analisando uma legenda. Já conversou com vários dirigentes e seu principal problema nesse momento é ter uma plataforma política administrativa para discutir com a sociedade. Veja a seguir:

O senhor sempre viveu Feira de Santana, participando das atividades seja da área administrativa ou política. Afinal, quem é Hamilton Ramos?

Hamilton é um camarada que procura ser o mais correto possível, sempre imaginou galgar profissionalmente um bom lugar na sociedade feirense e por ironia do destino, para não cumprir horário na Prefeitura, eu entrei no sindicato, mas nunca tive isso como profissão. Gosto da área de sindicato, gosto de atender o público, de resolver os problemas das pessoas, mas sou muito apaixonado mesmo é pela área de Química, onde presto serviço a várias empresas em Feira de Santana. Uma área não atrapalha a outra. Sou consultor de empresas, eu agradeço a Deus todo dia por ter batalhado muito e ter tido vários perfis, várias profissões e me dedicado ao meu trabalho. Tem muitos anos que eu pude tirar 15 dias de férias, porque quando eu me livro de uma atividade, não tenho como me afastar da outra. Eu continuo batalhando, continuo prestando meus serviços da melhor maneira possível e, profissionalmente falando, onde as empresas me requisitam eu estou sempre à disposição para prestar o melhor serviço possível.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 06:13h
Duas campanhas

Já há candidato em Feira de Santana fazendo campanha para prefeito em 2020

 

Apesar das eleições serem para deputado estadual e federal, além de governador, senador e presidente da República, já há candidato em Feira de Santana pedindo votos para também para 2020, quando haverá eleição para prefeito. É sinal que, passando dia 7 de outubro, já vamos entrar no clima da eleição municipal. É preciso combinar com o povo, que anda distante de política. Voltaremos ao assunto oportunamente.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 06:09h
Eleições na Bahia

Jutahy Júnior: "Não acho positivo misturar política com religião"

 

Questionado ontem, em entrevista ao jornal A Tarde, sobre o crescimento da bancada evangélica na Câmara, o candidato ao Senado Federal, deputado Jutahy Júnior (PSDB-foto ilustração) deu a seguinte declaração: “Somos um país laico, o que é um avanço na democracia, todavia não acho positivo misturar política com religião”.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 06:05h
Antônio Cardoso

Toinho Santiago comemora vitória de aliado na Câmara Municipal

 

O prefeito da cidade de Antônio Cardoso, Toinho Santiago (PT), logo que soube o resultado da eleição da Mesa Diretiva da Câmara Municipal correu para o Legislativo. Foi parabenizar a chapa eleita, tendo como presidente Filó (PP). Apesar do concorrente ser um aliado do governo, vereador Parido (PTB), a derrota foi da oposição que colocou os seus três vereadores na chapa e perdeu, comemorava Toinho Santiago. (Foto ilustração: Toinho Santiago e Filó)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 06:04h
Campanha em Feira de Santana

Ronaldistas vão aos bairros e distritos distribuir santinhos e adesivos

 

Nas últimas duas semanas, liderados de José Ronaldo resolveram dar uma movimentada na campanha em Feira de Santana. Têm saído em carreatas nos bairros e distritos distribuindo, santinhos e colocando adesivos nas residências de simpatizantes. Campanha é isso e a época é propícia.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 06:01h
Feira de Santana

Ex-vereador Romildo Campodonio apoia Carlos Geilson para estadual

 

Candidato a deputado federal que desistiu por problemas na documentação, o ex-vereador e representante comercial Romildo Campodonio (Pros-foto), depois de quase duas horas de conversa, fechou seu apoio para deputado estadual a Carlos Geilson (PSDB), que vai à reeleição. Argumenta que prefere votar em um candidato de Feira de Santana, cidade que o adotou.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 06:00h
Feira de Santana

Para ronaldistas apoio a Bolsonaro para presidente é importante

 

Quando nada em Feira de Santana, boa parte dos ronaldistas sonham com uma declaração de José Ronaldo em defesa da candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) para presidente. É que a situação do deputado no Município é boa eleitoralmente.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 05:57h
Para presidente

Chapa de José Ronaldo dividida entre Jair Bolsonaro e Geraldo Alckmin

 

A chapa liderada por José Ronaldo (DEM), candidato a governador da Bahia, tem a vice-governadora Mônica Bahia (PSDB) e Irmão Lázaro (PSC) que apoiam Jair Bolsonaro (PSL) e Jutahy Júnior com Geraldo Alckmin (PSDB). Já José Ronaldo gosta de Geraldo Alckmin, mas precisa dos votos de Jair Bolsonaro. (Foto ilustração: Jair Bolsonaro e Geraldo Alckmin)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 05:55h
Campanha presidencial

Pesquisa Ibope mostra que não houve alteração entre Bolsonaro e Haddad

 

Pesquisa Ibope divulgada ontem, feita a pedido da CNI, sem alteração da posição dos dois candidatos mais votados. Bolsonaro com 27% e Haddad com 21% estagnaram com esses números. Ou seja, não houve evolução. A anterior indicava Bolsonaro 28% e Haddad 22%. A pesquisa foi feita sábado (23) e domingo (24).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 05:52h
Flifs

Dom Itamar Vian lança nova obra na Feira do Livro

 

Acontece sexta-feira (28), a partir das 17h30, no Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS), a Feira do Livro, o lançamento do mais novo livro do Arcebispo Emérito Dom Itamar Vian, que completa 50 anos de vida presbiteral.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 05:50h
Em torno do PT

Sonho de Lula, união das esquerdas pode acontecer no segundo turno

 

O tão sonhado projeto de Lula de ver a esquerda unida, claro, em torno do PT, está prestes a acontecer. Basta Fernando Haddad passar para o segundo turno.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 05:49h
Campanha para governador

Depois de José Ronaldo foi a vez de Rui ir a Santo Estevão

 

Marcando passo a passo, o candidato a governador Rui Costa (PT) depois de 10 dias de seu concorrente, José Ronaldo, foi a Santo Estevão, na segunda-feira (24). Levou todo o seu staff.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 05:39h
Campanha presidencial

Henrique Meirelles tinha marcado visita a Feira de Santana, mas não apareceu

 

E o presidenciável Henrique Meirelles (MDB-foto ilustração), que estava previsto vir a Feira de Santana terça-feira (25) pela manhã, não apareceu e não deu satisfação. A informação é que sua agenda foi alterada por forças ocultas. Perdeu ele em não aparecer no segundo maior colégio eleitoral da Bahia.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 05:37h
Eleição presidencial

Jair Bolsonaro ganha em 14 estados e Fernando Haddad em 7

 

A última pesquisa Ibope mostra que, se a eleição presidencial fosse hoje, Jair Bolsonaro (PSL) ganharia em 14 estados, sendo os três maiores colégios eleitorais: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Já Fernando Haddad (PT) venceria em 7, todos do Nordeste. Ciro Gomes mantém-se isolado na liderança no Ceará. Em Alagoas Haddad e Bolsonaro estão empatados tecnicamente, no limite da margem de erro.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.09.2018 05:34h
Ponto de Vista

Presidente Donald Tramp e a esquerda contra a globalização

 

O presidente dos EUA Donaldo Trump, republicano e considerado pela esquerda das Américas como um retrocesso político, têm em comum a questão da globalização. Ambos criticam. Donald Trump defende o nacionalismo americano e a esquerda acredita que a globalização está a serviço do capitalismo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.09.2018 18:30h
Eleições 2018 - Bahia

Rui Costa lidera corrida pelo governo com 61% e Zé Ronaldo tem 10%, aponta Ibope

 

O candidato à reeleição, Rui Costa (PT), lidera a corrida pelo governo do estado, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (26). O levantamento aponta que ele tem 61% das intenções de voto, contra 10% do segundo colocado, Zé Ronaldo (DEM). Rui Costa lidera corrida pelo governo com 61% e Zé Ronaldo tem 10%, aponta Ibope (Foto ilustração: Rui Costa e Zé Ronaldo).

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou menos. O Ibope ouviu 1512 eleitores em 90 municípios entre o domingo (23) e esta terça-feira (25). O levantamento foi protocolado no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) com o registro BA-08144/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o registro BR?00231/2018. Confira abaixo o desempenho dos candidatos ao governo:

Rui Costa (PT): 61%
José Ronaldo (DEM): 10%
João Henrique (PRTB): 2%
Marcos Mendes (PSOL): 1%
Célia Sacramento (Rede): 1%
João Santana (MDB): 1%
Orlando Andrade (PCO): 0%
Brancos/nulos: 13%
Não sabe: 11%. (BN).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.09.2018 17:10h
Câmara Federal

Proposta obriga seguradoras a destinarem ao Samu 2% dos valores recebidos por seguros de vida

 

Proposta em análise na Câmara dos Deputados (PL 10070/18) obriga seguradoras a destinarem 2% do valor que o segurado paga por seguros de vida ou contra acidentes pessoais para financiar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu - 192). (Foto ilustração).

Autor da proposta, o deputado Hiran Gonçalves (PP-RR) argumenta que desde a criação do Samu 192, em 2004, o serviço tem contribuído para a redução do número de óbitos, do tempo de internação em hospitais e das sequelas decorrentes da falta de socorro no País.

“Acreditamos que se apenas 2% do valor recebido a título de prêmio em contratos de seguros de vida e de acidentes pessoais for destinado a cobrir os custos de manutenção do Samu 192, muitas cidades que hoje não conseguem ter acesso a esse serviço acabarão conseguindo custear suas despesas”, avalia Gonçalves.

Atualmente, o custeio do Samu é divido entre as três esferas de poder: 50% do governo federal, 25% estados e 25% dos municípios.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência tem como foco o atendimento rápido de vítimas em situação de urgência ou emergência. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde e realiza o atendimento em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.09.2018 16:55h
Porto Alegre

Dirceu tem pena reduzida no TRF-4 na segunda condenação na Lava Jato

 

José Dirceu (foto) teve a pena reduzida de 11 anos e 3 meses para 8 anos e 10 meses em julgamento no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, nesta quarta-feira (26). Essa é a segunda condenação dele na Lava Jato. Neste caso, o ex-ministro responde por irregularidades em contrato para fornecimento de tubos para a Petrobras.

Dirceu ainda pode recorrer da decisão no TRF-4. O julgamento havia começado em 30 de maio, mas foi suspenso pelo pedido de vista do desembargador Victor Laus. Na ocasião, o relator dos processos da Lava Jato em segunda instância, João Pedro Gebran Neto, havia votado pela redução da pena para 8 anos e 10 meses. Nesta quarta, o voto dele prevaleceu. (Com informações do: G1 RS e RBS TV/ Foto: Dida Sampaio).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.09.2018 16:40h
Lençóis

Ex-prefeito terá que devolver R$ 41 mil aos cofres públicos

 

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) desaprovou a prestação de contas de um convênio firmado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) com a prefeitura de Lençóis, sob a gestão do ex-prefeito Marcos Airton Alves de Araújo (foto).

O voto do relator do processo, conselheiro João Evilásio Bonfim, foi aprovado com unanimidade. Ainda foi aplicada multa de R$ 1 mil e imputada responsabilidade financeira, no valor de R$ 41.441,91, a Marcos Airton Alves de Araújo. A quantia que deve ser ressarcida aos cofres públicos após atualização monetária e aplicação de juros de mora. Também foi aplicada multa de R$ 1 mil ao ex-gestor do Fundo Estadual de Saúde do Estado da Bahia (Fesba), Egídio Borges Tavares Filho. (bahia.ba).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.09.2018 16:30h
Divergências sim, corrupção não

Barroso recua após "tom ácido" ao falar de corrupção no STF

 

Após falar da existência de uma suposta existência de corrupção dentro dos gabinetes do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso (foto) voltou atrás e divulgou uma nota sobre o "tom ácido" utilizado na entrevista ao jornal Folha de São Paulo. Segundo o jurista, no Supremo, existe "gabinete distribuindo senha para soltar corrupto".

Em nota, o ministro do STF ele adotou uma fala mais branda. "Há posições divergentes em relação às diferentes questões e todas merecem respeito e consideração", declarou Barroso.

Confira a nota na íntegra:

Em entrevista à jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, fiz uma análise severa da extensão e profundidade da corrupção no Brasil e uma crítica à própria atuação do Supremo Tribunal Federal na matéria. Todavia, o tom excessivamente ácido que empreguei não corresponde à minha visão geral do Tribunal. Há posições divergentes em relação às diferentes questões e todas merecem respeito e consideração.

Ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso. (m1).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.09.2018 16:20h
Feira de Santana

O Projeto Cidade Empreendedora será implantado em janeiro de 2019

 

A desburocratização dos processos legais para a abertura de micro e pequenas empresas, em Feira de Santana, mobilizou o Comitê da Rede Simples, organismo formado por técnicos de várias secretarias, a partir do convênio firmado entre o Governo Municipal e o SEBRAE, visando a implantação do Projeto Cidade Empreendedora. (Foto ilustração).

Previsto para ser concluído até o final deste ano, o Cidade Empreendedora abrange, basicamente, cinco eixos específicos: Educação Empreendedora, Compras Públicas, Aproveitamento de Energia, Gestão Pública e Desburocratização.

Respaldado pela Lei Geral da Pequena Empresa, a iniciativa, bem sucedida em estados das regiões Sul e Sudeste, tem como um dos seus principais pressupostos a redução drástica de cinco meses para apenas 24 horas o tempo em que uma empresa pode ser habilitada a funcionar.

Na Bahia, onde este sistema foi implantado há dois anos, as cidades de Vitória da Conquista, Camaçari e Guanambi já se beneficiam deste modelo, possibilitado através da otimização dos recursos e a aplicação correta das leis, numa sinergia de ações promovida pelas secretarias municipais envolvidas com a liberação dos alvarás de funcionamento das empresas.

Acompanhado do gerente-geral do Sebrae, Isailton Reis, o consultor do órgão, Fabrício Oliveira (foto), falou d...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.09.2018 16:10h
R$ 19,733 bilhões negativos

Déficit do Governo Central quase dobra em agosto

 

A transferência de recursos para estados e municípios e os gastos com as eleições fizeram o déficit primário do Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) quase dobrar em agosto. Segundo números divulgados hoje (26) pelo Tesouro Nacional, o resultado ficou negativo em R$ 19,733 bilhões em agosto, valor 95,2% maior que o registrado no mesmo mês do ano passado (R$ 10,111 bilhões).(Foto ilustração).

O déficit primário representa o resultado negativo nas contas do governo desconsiderando o pagamento dos juros da dívida pública. O resultado de agosto foi o segundo pior para o mês desde o início da série histórica, em 1997, só perdendo para agosto de 2016, quando o déficit chegou a R$ 20,302 bilhões.

De janeiro a agosto, o déficit acumulado chega a R$ 58,557 bilhões, queda de 32,5% em relação ao mesmo período de 2017. Mesmo com a alta mensal em agosto, esse é o melhor resultado acumulado para os oito primeiros meses do ano desde 2015.

De acordo com o Tesouro Nacional, dois fatores contribuíram para o aumento do déficit em agosto. O primeiro foi a elevação da repartição de receitas com estados e municípios, que subiu 18,9% acima da inflação em agosto deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado. Isso ocorreu porque a arrecadação de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (I...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.09.2018 16:00h
Alta Estação

Temporada de cruzeiros marítimos trará mais de 240 mil turistas à Bahia

 

A temporada de cruzeiros marítimos, que contribui para o aumento de turistas no verão baiano, começa no dia 19 de novembro, com a chegada do navio MSC Fantasia ao porto de Salvador. Até abril de 2019, é esperado o desembarque de 241.358 turistas nos portos da capital e de Ilhéus, o que representa um acréscimo médio de 7,5% em relação à temporada anterior, segundo a Companhia das Docas do Estado (Codeba). (Foto ilustração).

Para Salvador estão previstas 48 escalas de navio e o desembarque de 162.187 passageiros. Já o porto de Ilhéus receberá 20 escalas e 79.171 passageiros. O maior navio a atracar no porto da capital é o MCS Seaview, com capacidade para 5.210 passageiros; as escalas começam no início de dezembro e seguem até meados de fevereiro.

A chegada de navios de cruzeiro aquece a atividade turística da Bahia com a circulação de visitantes do Brasil e do exterior. Na passagem por Salvador, os turistas costumam circular principalmente pelo Pelourinho, Mercado Modelo e Igreja do Bonfim. O secretário estadual do Turismo, José Alves, destaca que esse movimento aquece a economia com bons resultados para segmentos como o de restaurantes, artesanato, aluguel e frete de veículos.

A temporada será precedida pela chegada do navio Aidaaura em Salvador, já no dia 22 de outubro, com capacidade para 1.266 passageiros. O MSC Fantasia, que abre oficialmente a temporada em novembro, virá de Santa Cruz do Ten...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.09.2018 15:40h
Propaganda e Marketing

Vitória da Conquista recebe projeto de qualificação digital do Sinapro-Bahia

 

O Projeto Qualificação Digital – Delegacias Regionais, promovido pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia), chega a Vitória da Conquista, na região Sudoeste. O evento será realizado nesta quinta-feira 27, das 18h30 às 22h30, na Sede da FTC, no bairro Recreio. O objetivo do Sinapro-Bahia é capacitar os profissionais das agências de propaganda para os desafios da Era Digital. A série de palestras será ministrada por Urbano Sampaio, CSO da Zygon. (Foto ilustração).

A capacitação, que já realizou edições em Feira de Santana e Barreiras, percorrerá outras cidades do interior até o final do ano. As agências associadas ao sindicato podem inscrever gratuitamente dois profissionais. A partir do terceiro, o custo será de R$ 25 por cada colaborador. Os profissionais não-associados pagam a taxa de R$ 50, já estudantes do 5º ao 8º semestre devem pagar R$ 25. Os professores da área estão isentos da taxa.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.09.2018 15:20h
Justiça Federal

TRF3 aplica a magistrado decisão do Supremo sobre restrição de foro

 

Um juiz do Trabalho em São Paulo não terá foro especial por acusação de violência doméstica. A decisão foi tomada pelo Órgão Especial do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) a partir do novo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre foro por prerrogativa de função. (Foto ilustração).

Uma das circunstâncias para que seja garantido o julgamento em tribunais de segunda instância é que o delito praticado tenha relação com a função desempenhada pela autoridade. O colegiado de cúpula do TRF3 entendeu que não há correlação funcional com o crime praticado.

O desembargador federal Paulo Fontes e a presidenta da Corte, desembargadora Therezinha Cazerta, divergiram do voto do relator, o desembargador federal Newton De Lucca. De acordo com a decisão, “tratando-se de violência doméstica e considerando o que foi descrito no processo, não há nenhuma ofensa a bens, serviços ou interesses da União, de suas autarquias ou empresas públicas, na forma do art. 109, IV, da Constituição, nem qualquer outro elemento que autorize o julgamento do caso pela Justiça Federal”.

O voto vencedor destacou que o Supremo não fez ressalvas sobre o alcance da interpretação restritiva do foro privilegiado e que seria “anti-isonômico se a decisão não considerasse também os magistrados. O outro ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.09.2018 15:00h
Meirelles que mais gastou

Presidenciáveis gastam R$ 130,4 milhões na campanha eleitoral

 

A 12 dias do primeiro turno das eleições, os candidatos a presidente da República já gastaram R$ 130,4 milhões, segundo dados disponíveis no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pelo menos R$ 64,8 milhões foram destinados à produção de vídeos para a internet e dos programas eleitorais gratuitos, o que representa 49,7% do total.

Nesse montante estão incluídas as despesas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teve a candidatura rejeitada pelo TSE, por causa da Lei da Ficha Limpa. Lula foi condenado em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP). Está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, desde abril.

A campanha de Lula declarou gastos de R$ 19,1 milhões e arrecadação de R$ 20,6 milhões. Foram aplicados R$ 13,5 milhões na produção dos programas de rádio e televisão. No último dia 11 de setembro, o ex-presidente foi substituído por Fernando Haddad (PT), que já aparecia nos programas iniciais do horário eleitoral gratuito. A campanha de Haddad declarou despesas de R$ 450 mil, com impulsionamento de conteúdo na internet.

Maiores gastos

Até agora, o candidato que mais gastou foi Henrique Meirelles, do MDB. Meirelles financia a sua própria campanha: destinou R$ 45 milhões para as eleições. Ao TSE, a campanha de Meirelles...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.09.2018 14:20h
Corrida presidencial

Pesquisa Ibope para presidente: Bolsonaro, 27%; Haddad, 21%; Ciro, 12%; Alckmin, 8%; Marina, 6%

 

O Ibope divulgou nesta quarta-feira (26) a mais recente pesquisa de intenção de voto para presidente. O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa ouviu 2 mil eleitores em 126 municípios no sábado (22), domingo (23) e segunda-feira (24). (Foto ilustração).

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.

Os resultados foram os seguintes:

Jair Bolsonaro (PSL): 27% Fernando Haddad (PT): 21% Ciro Gomes (PDT): 12% Geraldo Alckmin (PSDB): 8% Marina Silva (Rede): 6% João Amoêdo (Novo): 3% Alvaro Dias (Podemos): 2% Henrique Meirelles (MDB): 2% Guilherme Boulos (PSOL): 1% Cabo Daciolo (Patriota): 0% Vera Lúcia (PSTU): 0% João Goulart Filho (PPL): 0% Eymael (DC): 0% Branco/nulos: 11% Não sabe/não respondeu: 7%

Em relação à pesquisa Ibope anterior:

Jair Bolsonaro passou de 28% para 27%; Haddad saiu de 22% para 21%; Ciro foi de 11% para 12%; Alckmin se manteve com 8%; Marina saiu de 5% para 6%; Os indecisos oscilaram de 6% para 7% e os brancos ou nulos, de 12% para 11%. Simulações de segundo turno Haddad 42% x 38% Bolsonaro (branco/nulo: 16%; não sabe: 4%) Ciro 44% x 35% Bolsonaro (branco/nulo: 17%; não sabe...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.09.2018 14:10h
Sul da Bahia

PT transformou "Vale do Silício" de Ilhéus em vale do silêncio, afirma Zé Ronaldo

 

O candidato ao governo da Bahia pelo DEM, José Ronaldo (foto), disse hoje (26) que os governos de Jaques Wagner e Rui Costa, ambos do PT, são responsáveis pela derrocada do Polo de Informática de Ilhéus. “Era para ter sido o Vale do Silício baiano, mas o Polo foi transformado num Vale do Silêncio”, diz Zé Ronaldo, fazendo referência à região da Califórnia, nos Estados Unidos, onde estão localizadas as maiores empresas de informática do mundo.

O democrata disse que em 2005 o Polo tinha 70 empresas e gerava cinco mil empregos, com faturamento anual de R$ 2 bilhões. “O Polo de Ilhéus chegou a ser responsável pelo atendimento de 20% da demanda nacional de computadores fixos e portáteis. Mas o PT não fez a lição de casa, que era melhorar a infraestrutura e facilitar o acesso aos mercados internacionais. Por isso, as empresas deixaram a Bahia e seguiram para Minas Gerais”, pontua Zé Ronaldo. (Pimenta).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.09.2018 14:00h
Itabuna

Prefeitura assume a gestão da UPA Monte Cristo

 

A Unidade de Pronto Atendimento (24 horas), no bairro Monte Cristo, foi reaberta na noite de segunda-feira (24). A UPA estava fechada desde a semana passada por conta de uma dívida de cerca de R$ 3 milhões da Prefeitura de Itabuna com o Instituto Bom Jesus, que foi contratado em março para gerenciar os serviços. O município é acusado de atrasar o pagamento e não fazer os repasses integrais dos valores estabelecidos em contrato. (Foto ilustração).

A UPA será administrada diretamente pela Secretaria Municipal de Saúde, o que deve reduzir em mais de 50% as despesas para a manutenção. O município tinha um contrato com o Instituto Bom Jesus de R$ 960 mil mensais, valor considerado muita acima da média do pago para a manutenção de unidades de mesmo porte instaladas em outros municípios. A Prefeitura de Itabuna informou nesta terça-feira (25) que um processo administrativo será instaurado para apurar a decisão do instituto de suspender o atendimento. (Ascom).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.09.2018 13:45h
Presidente do STF

Toffoli defende mediação para um Judiciário eficiente e transparente

 

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli (foto), defendeu a mediação de conflitos como importante instrumento para o desenvolvimento de um Poder Judiciário mais eficiente e transparente. Ele avaliou como necessária a mudança de cultura para diminuir a judicialização excessiva

“O Judiciário tem que se abrir. Assim, temos a nossa legitimidade e a nossa responsabilidade a partir do nosso agir eficiente e transparente”, disse hoje (26) na abertura do Seminário de Aproximação Institucional para Mediação Judicial, na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Para o presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, a mediação tem se mostrado instrumento efetivo de pacificação social. “Promove a solução e a prevenção de litígios, valendo-se dos princípios da simplicidade, economia processual, celeridade, flexibilidade”.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.09.2018 13:35h
Gandu

Município sedia entre os dias 27 e 28 o assessoramento territorial do Baixo Sul

 

A prefeitura de Gandu, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e o CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) promovem nesta quinta (27) e sexta (28), o Assessoramento Territorial do Baixo Sul. O evento será realizado a partir das 8h da manhã, no auditório do Colégio Estadual CETEP/Baixo Sul e conta com o apoio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), da Superintendência de Assistência Social (SAS) e Governo do Estado. (Foto ilustração).

O tema deste ano do Assessoramento Territorial é as “Estratégias para o Fortalecimento do Acompanhamento Familiar no PAIF e PAEFI”. O encontro tem o objetivo de apoiar tecnicamente os municípios, orientando e qualificando os gestores e técnicos do SUAS, para melhor atuação na gestão de políticas públicas e oferta de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais na Bahia. (politicosdosuldabahia).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.09.2018 13:20h
Empréstimo consignado

FGTS poderá ser usado como garantia de empréstimos a partir desta quarta (26)

 

Operações de empréstimo consignado poderão ter o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia a partir desta quarta-feira (26). A nova linha de financiamento estará disponível na Caixa Econômica Federal (CEF) para 36,9 milhões de trabalhadores com carteira assinada. (Foto ilustração).

O uso de FGTS para crédito consignado foi aprovado pelo Conselho Curador do fundo e está previsto na Lei 13.313/2016. De acordo com as regras, o prazo para pagamento poderá ser de até 48 meses e os juros não poderão ultrapassar 3,5% ao mês. Esse percentual é até 50% menor do que o de outras operações de crédito disponíveis no mercado.

Como garantia, os trabalhadores poderão dar até 10% do saldo da conta e a totalidade da multa em caso de demissão sem justa causa. O banco poderá reter esses valores quando quem realizou o financiamento perder o vínculo com a empresa em que estava empregado. Outros bancos também poderão disponibilizar a nova linha de crédito, desde que sigam as regras estabelecidas. Fonte: Governo federal, com informações do Ministério do Trabalho   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.09.2018 13:00h
No virtual, perdeu de 7 a 1

Ministros do STF devem analisar recurso contra condenação de Lula

 

Os ministros do Supremo Tribunal Federal devem analisar hoje (26) recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a decisão que o condenou. No plenário virtual, o placar está 7 a 1 contra Lula. Mas o ministro Ricardo Lewandowski pediu vista e levou o julgamento para o plenário físico. (Foto ilustração).

Preso desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, Lula cumpre pena de 12 anos e um mês, determinada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) no caso do triplex no Guarujá, em São Paulo.

Placar

O placar do julgamento está em 7 a 1, formando maioria contra Lula, sendo realizado em ambiente virtual, quando os ministros do STF podem decidir remotamente sobre uma questão que trate de temas com jurisprudência já consolidada.

Segundo assessores de Lewandowski, o pedido de vista foi feito diante da divergência apresentada pelo ministro Marco Aurélio Mello, que votou pela soltura de Lula. Coube ao presidente da Corte, Dias Toffoli, marcar a data de apreciação do recurso.

O recurso protocolado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é contra a decisão do plenário da Corte que negou um habeas corpus antes de ele ser preso, em abril.

Já votaram sobre a questão os ministros Edson Fachin, relator; Alexandre de Moraes; Dias Toffoli; Lu&i...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.09.2018 12:30h
Eleições 2018

Paraná Pesquisas mostra Bolsonaro na liderança com 31,2% e Haddad em 2º lugar com 20,2%

 

O presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro, segue firme na liderança da corrida pelo Palácio do Planalto, com 31,2 por cento das intenções de voto, segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira, que mostrou o petista Fernando Haddad em segundo lugar com 20,2 por cento. (Foto ilustração: Jair Bolsonaro e Haddad).

Na última sondagem do Paraná Pesquisas, divulgada no dia 12, Bolsonaro tinha 26,6 por cento, enquanto Haddad estava com 8,3 por cento, num embolado empate técnico no segundo lugar, embora estivesse numericamente em quinto lugar.

Na pesquisa divulgada nesta manhã no site O Antagonista, o presidenciável do PSL tem 44,3 por cento das intenções de voto em uma simulação de segundo turno contra o petista, que aparece com 39,4 por cento.

Para o primeiro turno, Ciro Gomes (PDT) aparece com 10,1 por cento, ante 11,9 por cento do levantamento anterior, seguido por Geraldo Alckmin (PSDB), com 7,6 por cento, ante 8,7 por cento, e Marina Silva (Rede), com 4,3 por cento, ante 10,6 por cento.

Depois aparecem João Amoêdo (Novo), com 3,8 por cento, ante 3,3 por cento, Alvaro Dias (Podemos), com 1,9 por cento, ante 3,7 por cento, e Henrique Meirelles (MDB), com 1,3 por cento, ante 2,4 por cento.

Os eleitores que disseram que não votarão em nenhum candidato somaram 11,9 por cento, ante 16,0 por cento, e os que disseram que não sabem em que irão v...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.09.2018 09:30h
Corrupção na Suprema Corte?

Barroso denuncia corrupção no STF: "Tem gabinete distribuindo senha para soltar corrupto"

 

O ministro Luís Roberto Barroso (foto), do Supremo Tribunal Federal, denunciou uma suposta existência de corrupção dentro dos gabinetes do STF.

"Menos de 1% dos presos do sistema está lá por corrupção ou por crime de colarinho branco. Tem alguma coisa errada nisso. E ainda assim, no Supremo, você tem gabinete distribuindo senha para soltar corrupto. Sem qualquer forma de direito e numa espécie de ação entre amigos", apontou, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo. Ao ser perguntado sobre quais seriam os gabinetes, no entanto, Barroso desconversou.

Ao comentar a Constituição de 1988, ele frisou que a Carta Magna garantiu diversos direitos aos brasileiros em 30 anos, mas não deixou de apontar a corrupção "estrutural, sistêmica e programada" como um "ponto baixo" do "filme da democracia brasileira", que se reflete, inclusive, na Corte.

O ministro ainda falou sobre a necessidade de renovação dos compromissos democráticos que, para ele, podem ser definidos em duas regras básicas: "A primeira: quem ganhar a eleição leva. E deve se respeitar o direito de a maioria governar. A segunda regra: só é aceitável a maioria governar democraticamente. E, portanto, ela tem que respeitar as regras do jogo democrático e os direitos fundamentais de todos", enumerou. (m1). 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.09.2018 09:10h
De novembro 2018 a fevereiro 2019

Horário de verão muda de data e começará em novembro

 

O horário de verão deste ano será menor, por conta das eleições, e começará em 4 de novembro, uma semana após o segundo turno, marcado para 28 de outubro. (Foto ilustração).

Normalmente, o período começava no fim de outubro. No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral pediu ao presidente Michel Temer que o horário de verão de 2018 tivesse início somente após o segundo turno para evitar atrasos na apuração dos votos e na divulgação dos resultados do pleito.

Moradores dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, mais o Distrito Federal terão que adiantar os relógios em uma hora.
O horário de verão irá até 17 de fevereiro de 2019. (noticiasaominuto).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.09.2018 08:55h
Feira de Santana

Artistas brasileiros e do exterior participam do Grafitti Arte Feira neste final de semana

 

A 5ª edição do GAF – Grafitti Arte Feira será realizada no próximo sábado (29) e no domingo (30), no Colégio Estadual Uyara Portugal, no Conjunto Fraternidade, no bairro Tomba, em Feira de Santana. (Foto ilustração).

O evento vai contar com a participação de artistas da cidade, de todo o país e também do exterior (Argentina e México). Mantendo a tradição de promover a interação entre grafiteiros de vários locais, com experiências e olhares diversos.

A organização do GAF selecionou ao todo 60 artistas, mas espera-se que cerca de 120 pessoas participem da pintura do muro da escola, que tem 250 metros.

Ainda estão previstos show musicais durante o evento, sempre a partir das 18 horas. Se apresentarão diversos músicos de Feira e o DJ Kajaman, do Rio de Janeiro.

Na sexta-feira (28) haverá uma ação de caráter social no Fraternidade, quando os artistas vão pintar casas de moradores do local, oferecendo uma espécie de contrapartida a comunidade pelo apoio oferecido ao evento.

A realização do Encontro Nacional de Grafitti no Colégio Uyara Portugal representa uma reaproximação com as raízes do evento, uma vez que a primeira ação promovida por grafiteiros de Feira foi promovida naquele espaço.

O GAF é promovid...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.09.2018 08:40h
Lava Jato: 55ª fase

Polícia Federal cumpre mandados judiciais em nova fase da Operação Lava Jato

 

A Polícia Federal (PF) cumpre 92 mandados judiciais na 55ª fase da Operação Lava Jato desde a manhã desta quarta-feira (26) em cidades dos Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo. A ação foi batizada de Operação Integração II. (Foto ilustração).

Um dos alvos de prisão temporária é o empresário Luiz Abi Antoun, conforme o delegado Joel Cicotti, de Londrina, no norte do Paraná. O empresário é primo do ex-governador Beto Richa (PSDB) e até a última atualização da reportagem, não tinha sido preso.

O advogado dele Anderson Mariano, disse que o cliente está em viagem ao Líbano, com autorização da Justiça Estadual. A passagem de retorno ao Brasil está marcada para outubro, para as audiências da Operação Publicano, de acordo com o advogado.

O ex-diretor da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) João Chiminazzo Neto é alvo de prisão preventiva.

A investigação mira prática de corrupção, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, estelionato e peculato em um esquema relacionado à administração das rodovias federais no Paraná que fazem parte do chamado Anel da Integração.

Do total de mandados, 73 são de busca e apreensã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.09.2018 08:30h
Aferição eleitoral

Institutos de pesquisa têm média elevada de erros em eleições: 54%

 

Nas eleições de 2014 e 2016, os principais institutos de pesquisa erraram, em média, 54% dos prognósticos. Em 2016, o Ibope de 28 de setembro, quatro dias antes da eleição em São Paulo, “com 95% de grau de confiança”, apontou João Dória com 28% e Russomano em 2º com 22%. Contados os votos, Doria teve 53,7% e venceu no 1º turno. Em 2014, os resultados ficaram fora da margem de erro do Datafolha em 17 das 27 das pesquisas, 63%. No Ibope, 45% das 84 pesquisas. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. (Foto ilustração/dcm).

Na pesquisa a quatro dias da eleição de 2016, Haddad (PT) aparecia em 4º lugar. Apurados os votos o petista chegou em 2º com 16,7%.

Em nota, o Ibope explicou que pesquisa é “retrato do momento” etc, e da pesquisa à votação vários fatores “impactam diretamente o eleitor”.

A menos de 10 dias da eleição de 2014, em Pernambuco, o Datafolha cravou empate de Paulo Câmara (PSB) com Armando Monteiro (PTB).

Paulo Câmara foi eleito governador no primeiro turno, com espetaculares 68% dos votos. Armando Monteiro teve 31%.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.09.2018 08:20h
Receita Federal

Prazo para declarar Imposto sobre a Propriedade Rural termina na sexta (28)

 

As pessoas físicas ou jurídicas que sejam titulares ou proprietárias de imóveis rurais têm até esta sexta-feira (28) para entregar a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR). Para tanto, é preciso registrar os dados pelo Programa Gerador. (Foto ilustração).

Segundo balanço da Receita Federal, 4,5 milhões de contribuintes já transmitiram as informações ao órgão. A medida visa desestimular a manutenção de grandes latifúndios improdutivos.

Por isso, as alíquotas mais altas são cobradas das terras fora da região urbana dos municípios, com maior área e uso reduzido. A multa para quem perder o prazo é de 1% ao mês. Fonte: Receita Federal e Cadastro Rural.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.09.2018 08:10h
Interior da Bahia

MP recomenda anulação de processo seletivo de servidores temporários em Itajuípe

 

O prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral (PSD – foto), foi recomendado pelo Ministério Público estadual a anular processo seletivo simplificado aberto por meio do Edital 001/2018 para a contratação de mais de 100 servidores temporários nos quadros municipais. Segundo a recomendação expedida pela promotora de Justiça Cinthia Lopes no último dia 19, o prefeito deve comunicar ao MP as providências adotadas para a anular o processo em um prazo de 30 dias e realizar concurso público para provimentos dos cargos vagos em um máximo de 90 dias. (Foto ilustração).

A promotora afirma na recomendação que foram identificadas ilegalidades na realização do processo seletivo simplificado. Entre elas, estão a própria inadequação desse tipo de processo para cargos cuja existência é prevista e a vacância previsível; adoção de critérios subjetivos na análise curricular e evidências de relação de parentesco entre os candidatos e membros da comissão do processo seletivo, o que “poderia configurar violação ao princípio constitucional da impessoalidade”. (Fonte: MP-BA).

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Iau - cavalgada
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2019

2018

2017

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia