Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acredita que haverá segundo turno para presidente no Brasil em 2022?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 16.11.2019 09:16h
Senado Federal

Senado pode concluir votação da Pec Paralela à Reforma da Previdência

 

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP - Foto), marcou a votação da Pec Paralela à Reforma da Previdência (PEC133/19) para a próxima terça-feira (19). Entre outros pontos o texto permite a inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência. Eles poderão adotar integralmente as mesmas regras aplicáveis ao regime próprio da Previdência Social para os servidores públicos civis da União por meio de lei ordinária.

Além de emendas ao texto principal, os senadores também precisam votar o a Pec em segundo turno. Alcolumbre já adiou a votação duas vezes, a última tentativa, na última terça-feira (12) pela falta de quórum. Sem votos suficientes para aprovar alterações, no texto, a oposição, pediu o adiamento. Alcolumbre quer concluir a votação dos dois turnos na terça. "Se der tudo certo", ponderou. Ele enfatizou que a proposta será o primeiro item da pauta.

O texto-base da PEC Paralela foi aprovado em primeiro turno na semana passada com 56 votos a favor e 11 contra , mas ficaram pendentes de votação quatro destaques de bancadas partidárias referentes a emendas rejeitadas pelo relator Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Além de abrir a caminho para inclusão de estados e municípios, o texto estabelece regras diferentes para servidores da área de segurança pública e abre a possibilidade de criaç&atild...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 16.11.2019 09:01h
Santo Antônio de Jesus

SAJ: Colaboradores do Hospital Regional denunciam atraso no pagamento de salários

 

Alguns colaboradores do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (BA), procuraram a redação do site, neste sábado, dia 16, reclamando sobre o atraso no pagamento dos seus salários. (Foto ilustração)

Segundo eles, além dos salários atrasados, até o presente momento os mesmos não receberam a primeira parcela do décimo terceiro. “Estamos com contas vencidas, aluguel vencido, sem mantimentos em casa e com as contas de água e luz sem pagar”.

Os reclamantes cobram do Instituto Fernando Filgueiras uma satisfação, pois não foi dada nenhuma previsão de pagamento. (fortenoreconcavo)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 16.11.2019 08:30h
"Cadê a zorra da mudança?"

Ex-bolsonarista, Alberto Pimentel volta a atacar governo no Twitter: "Cadê Queiroz?"

 

Ex-bolsonarista, o secretário municipal do Trabalho, Esportes e Lazer de Salvador (Semtel), Alberto Pimentel, marido da deputada federal Dayane Pimentel (PSL), voltou a atacar o governo de Jair Bolsonaro, que ajudou a eleger, no Twitter. (Foto ilustração: Dayene Pimentel, Bolsonaro e Alberto Pimentel)

Alberto comentou em uma publicação de Dayane. A deputada questionou “cadê a zorra da mudança?” ao compartilhar uma matéria sobre PGR ignorar lei e não responder sobre trabalho da Lava Jato. Em seguida, o secretário de ACM Neto fez três questionamentos ao governo Bolsonaro.

“Eduardo Bolsonaro gastou recentemente em um único dia 1 milhão de reais do fundo partidário do PSL. Alguma reclamação para fazer sobre isso???”; “Pq tiraram o COAF de Moro? Quero Moro com autonomia!?”; e, por fim, “cadê queiroz???”. (bahianoticias)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 16.11.2019 08:20h
Sul da Bahia

Sutram promove leilão de veículos apreendidos em Ilhéus nesta terça (19)

 

Mais de 100 veículos, entre automóveis e motos, vão a leilão público na próxima terça-feira (19), às 9h, no auditório do Hotel Praia do Sol. São veículos em condições de circulação que foram apreendidos em operações de trânsito realizadas na cidade nos últimos meses e que não foram retirados pelos proprietários no período estabelecido por lei. (Foto ilustração)

O pregão, o segundo do ano organizado pela Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram), ocorre nas modalidades on-line e presencial, pelo maior lance. Antes do leilão, foi concedido aos proprietários o direito de ações de regularização. As notificações foram enviadas via e-mails e cartas, além de publicação em um jornal de grande circulação.

As visitações acontecem até o próximo dia 18, no Distrito Industrial de Ilhéus, Quadra N, lote 01, no bairro Iguape, zona norte da cidade. Cadastros e lances online em www.focoleiloes.com.br

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 16.11.2019 08:03h
Sertão da Bahia

Pesquisador apresentará diferentes visões sobre Antônio Conselheiro na Feira Literária de Canudos

 

A 1ª Feira Literária de Canudos (Flican) trará para a Bahia o paulista Leopoldo Bernucci (foto divulgação), estudioso da obra de Euclides da Cunha e professor da Universidade da Califórnia-Davis, nos Estados Unidos, onde leciona literaturas brasileira e hispano-americana e ocupa a cátedra Russel F. and Jean H. Fiddyment de Estudos Latino-americanos. Ele está entre os convidados mais aguardados desta edição e fará a conferência de abertura no próximo dia 21, às 20h, no Espaço Edivaldo Boaventura.

Bernucci abordará as diversas faces de Antônio Conselheiro e como o líder de Belo Monte (antiga Canudos) era visto por Euclides da Cunha; jornalistas brasileiros e estrangeiros; testemunhas locais; escritores de ficção; párocos do interior baiano, autoridades do Estado da Bahia e militares que participaram da Guerra de Canudos.

Além de professor, Bernucci é autor e editor de numerosos ensaios e livros acadêmicos sobre literatura e cultura espanhola e americana dos séculos 19 e 20. Entre suas obras estão 'A imitação dos sentidos', 'Discurso, ciência e controvérsia em Euclides da Cunha', ambos dedicados a estudos sobre 'Os sertões'. Mais recentemente, ele lançou 'Paraíso suspeito: a voragem amazônica', no qual resgata as relações intertextuais entre Euclides da Cunha, Alberto Rangel e o famoso escritor colombiano José Eustasio Rivera. (Fonte: Ascom/Flican)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 16.11.2019 07:50h
América do Sul

Bolívia rompe relações com Maduro e anuncia saída de médicos cubanos

 

A nova ministra das Relações Exteriores da Bolívia, Karen Longaric (Foto ilustração), anunciou nesta sexta-feira, 15, o rompimento das relações com o governo de Nicolás Maduro na Venezuela, a retirada da União de Nações sul-americanas (Unasul) e da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba) e a saída de médicos cubanos do país, em uma mudança de 180 graus em relação à política exterior empregada por quase 14 anos pelo ex-presidente Evo Morales.

A ministra disse em uma coletiva de imprensa que a Bolívia deixará a Unasul porque, na verdade, “o bloco não funciona mais, já não existe e não serve”.

“Não somos mais a Alba”, disse ela sem dar muitas explicações, acrescentando que o embaixador venezuelano na Bolívia será declarado persona non grata. (veja)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 16.11.2019 07:20h
Sudoeste da Bahia

Justiça Eleitoral faz plantão em Barra da Estiva de 15 a 17 de novembro

 

A 169ª Zona Eleitoral realizará plantão da biometria nos dias 15, 16 e 17 de novembro. O objetivo é oferecer mais uma opção de atendimento aos eleitores de Barra da Estiva, Ibicoara e Iramaia, cidades em fase de revisão biométrica obrigatória. O atendimento extraordinário ocorrerá no cartório eleitoral localizado na Rua Prof. Sta. Vieira de Castro, 106, Fórum Eliezer Rodrigues de Souza, Centro, das 08h às 14h (sex) e das 08h às 12h (sábado e domingo). (Foto ilustração)

Durante os dias de plantão, o atendimento ocorrerá por ordem de chegada ou hora marcada. Para essa última opção, o cidadão deverá antecipadamente agendar dia e horário de sua preferência por meio do telefone 0800 071 6505, WhatsApp (71) 3373-7223 ou site (agendamento.tre-ba.jus.br). O eleitor deverá apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência atual e o título de eleitor (se o tiver). Para homens com idade entre 18 e 45 anos que, além de fazer a biometria, vão solicitar o primeiro título de eleitor, é necessário levar também um documento que comprove a quitação junto a Justiça Militar. (acheisudoeste)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.11.2019 07:11h
Proclamação da República

Ministro da Educação sobre feriado da República: "infâmia contra Pedro II"

 

O ministro da Educação, Abraham Weintraub (foto), criticou por meio de seu perfil no Twitter as comemorações nesta sexta-feira (15) em alusão à proclamação da República.

"Há 130 anos foi cometida uma infâmia contra um patriota, honesto, iluminado, considerado um dos melhores gestores e governantes da História (Não estou restringindo a afirmação ao Brasil)", disse sobre o imperador Dom Pedro II, que cedeu o comando do país em 15 de novembro de 1889 ao Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente do regime republicano.

O chefe da pasta de Educação do governo de Jair Bolsonaro também criticou a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e fez elogios à princesa Isabel, filha de Dom Pedro II , e à dona Leopoldina, mulher de Dom Pedro I.

Abraham Weintraub e seu irmão, o assessor especial da presidência da República Arthur Weintraub são, dentro do governo, os responsáveis pelos discursos mais inflamados contra políticos de esquerda que fazem oposição a Bolsonaro. (congressoemfoco)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.11.2019 07:00h
Rio de Janeiro

Bolsonaro acusa PT de "ir para cima" do filho "02" no caso Marielle Franco

 

O presidente Jair Bolsonaro (PSL – foto ilustração) afirmou nesta sexta-feira(15/11) estar chateado com a notícia de um possível mandado de busca e apreensão na residência do filho, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), motivada pelas investigações da morte da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes por possível obstrução de Justiça no acesso aos registros do condomínio visitado por Élcio Queiroz, um dos suspeitos do crime.

O chefe do executivo apontou que a intenção do PT é “ir para cima” do filho “nº 02”. “Vi uma matéria de que o PT quer uma busca e apreensão na casa do meu filho. O pessoal pensa, o que é busca e apreensão? Está metido com que coisa de errado? Eles querem saber se tem alguma ligação com o caso Marielle. Não conseguiram nada comigo, vão para cima de um filho meu agora. É muita marola e isso deixa a gente chateado”, afirmou ao embarcar em São Paulo.

Uma nota publicada no site O Antagonista aponta que está nas mãos de Alexandre de Moraes, do STF, um pedido do PT para que a Polícia Federal faça uma perícia na memória do interfone dos últimos 10 anos. Bolsonaro ainda ressaltou não ter envolvimento na morte de Marielle.

“O que eu tenho a ver com a morte dessa senhora? Nada a ver. Inclusive, no mesmo dia que a matéria foi veiculada, que nem deveria ser veicul...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.11.2019 06:51h
Crise venezuelana

Homens armados invadem sede do partido de Guaidó em Caracas, na Venezuela

 

Homens armados e com os rostos cobertos invadiram nesta sexta-feira (15) na sede, em Caracas, do partido do Juan Guaidó (foto ilustração), um dia antes de um protesto contra o presidente Nicolás Maduro, e levaram computadores, denunciaram dirigentes e testemunhas.

Vestidos de preto, com armas longas e pistolas, os encapuzados entraram à força nos escritórios do Vontade Popular, no leste da capital, onde havia cerca de 30 pessoas.

"Foram vítimas de um sequestro, de amedrontamento", denunciou à imprensa Guaidó, reconhecido como presidente encarregado da Venezuela por meia centena de países, após chegar ao local minutos depois da partida dos homens.

Segundo declarações de testemunhas à imprensa, os encapuzados, que não se identificaram como membros de uma instituição armada, levaram câmeras de segurança e suas gravações, alguns computadores, dinheiro e as identificações dos presentes.

Em um vídeo difundido pelo grupo político no Twitter ouve-se um homem gritando "todos no chão" e pedindo os celulares das pessoas ali reunidas, que depois depositaram em uma caixa.

"Já chega da ditadura continuar amedrontando nossa gente, por isso vamos amanhã com força às ruas em toda a Venezuela!", disse Guaidó, que convocou protestos para o sábado para exigir que Maduro deixe o poder.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.11.2019 06:30h
Acumulação de cargos

Enfermeira é acusada de acumular ilegalmente cargos públicos em três municípios

 

O Ministério Público estadual acionou a Justiça contra uma enfermeira sob acusação de que ela estaria acumulando ilegalmente cargos públicos em três municípios baianos: Camaçari, Feira de Santana e Conceição de Feira. (Foto ilustração)

Uma ação civil pública foi ajuizada na quinta-feira (14) contra Mariuxa Portugal Moreira Conceição pedindo o bloqueio de bens no valor atualizado do montante recebido indevidamente. Segundo o MP, ela comete ato de improbidade administrativa de enriquecimento ilícito em cerca de R$ 300 mil.

Foi solicitado ainda à Justiça que a enfermeira seja condenada a perder a função pública em Camaçari, a ter seus direitos políticos suspensos por oito anos e a pagar multa.

Segundo o promotor de Justiça Everardo Yunes, a enfermeira é servidora lotada da Secretaria Municipal de Camaçari e atua concomitantemente, desde maio de 2015, em Unidade de Saúde da Família no bairro Ficam II e, desde julho do mesmo ano, na Policlínica de Feira de Santana.

Yunes explicou que, embora o acúmulo de cargos para profissional de saúde seja permitido, é necessário que haja compatibilidade de horário, o que não aconteceu no caso da enfermeira.

Com base em análise dos registros de frequência fornecidos pelos dois Municípios, que foram disponibiliza...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.11.2019 06:20h
Costa do Cacau

Governo do Estado e prefeitura garantem permanência do hospital de Itacaré

 

Numa ação conjunta da Prefeitura de Itacaré, Câmara de Vereadores, Governo do Estado da Bahia e o deputado estadual Rosemberg Pinto, o governador Rui Costa publicou no Diário Oficial de quinta-feira (14) o decreto 19.336 considerando de utilidade pública, para fins de desapropriação, o imóvel sede da Fundação Hospitalar de Itacaré, com os bens móveis e benfeitorias nele existentes. Desta forma, o imóvel da Fundação Hospitalar não irá mais a leilão, como estava previsto, e será destinado, conforme o decreto, ao funcionamento da Unidade Hospitalar e Ambulatorial de Saúde de Itacaré. (Foto ilustração)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.11.2019 06:10h
Brasília

Governo federal prepara conjunto de ações para área social

 

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, conduziu uma reunião ministerial nesta sexta-feira (15) para discutir políticas sociais do governo federal. Segundo o ministro, serão anunciadas em dezembro novas políticas públicas voltadas para a área. Participaram do encontro os ministros Abraham Weintraub, da Educação; Damares Alves, da Mulher, Família e Direitos Humanos, e Osmar Terra, da Cidadania, mais técnicos de cada pasta. (Foto ilustração)

“O nosso foco fundamental é na criança e, particularmente, na primeira infância – desde a sua concepção, passando pelo seu nascimento, primeiros passos até que ela se forme no primeiro grau [ensino fundamental]”, afirmou Lorenzoni. “Vamos trabalhar para apresentar nas próximas semanas um plano de ação social”, completou.

Sem detalhar as atividades que serão anunciadas, Lorenzoni afirmou que “alguns programas serão revistos, outros ampliados e novos programas serão lançados”. “Será um plano para o avanço social no Brasil, particularmente cuidando melhor da família e das crianças. Esse sempre foi um compromisso do presidente Bolsonaro. O detalhamento dele vai ser feito no mês de dezembro e nós estamos dando concretude a ele”, afirmou o ministro chefe da Casa Civil.

O ministro Osmar Terra ressaltou a importância da primeira infância para o desenvolvimento de políticas púb...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.11.2019 06:00h
"Fascista e imperialista"

Grupo de Whatsapp em universidade de Alagoas fala em fuzilar e depois queimar direitistas

 

Tratar “fascista e imperialista” na ponta do fuzil, dar tiro na cabeça, no peito, e ainda queimar o corpo “para garantir”, estão entre as pregações de um grupo de mensagens de Whatsapp identificado como membros do do curso “História Geral”, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). O discurso de ódio, de conotação claramente esquerdista, foi registrado durante comentários do grupo sobre a renúncia do cocaleiro Evo Morales da presidência da Bolívia, após fraudar as eleições para manter o cargo. (Foto ilustração)

No grupo da Uneal prega-se a intolerância e a violência sem saber, por ignorantes, que se utilizam dos métodos fascistas que criticam.

“Quando a gente diz que facista [sic] e imperialista se trata na ponta do fuzil. A esquerda centrista acha ruim”, diz um deles em mau português.

Outra radicaliza ainda mais: “Um tira [sic] na cabeça e um no peito pra ter a confirmação”. Um terceiro reforça: “Depois queima só por garantia”.

A leitura das mensagens mostra como fazem falta a essa turma estudar História de fato e, se possível, também revisitar a Cartilha do ABC. A informação é da coluna do jornalista Cláudio Humberto. (DP)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.11.2019 05:45h
Queda de braço

Toffoli nega pedido de Aras e mantém acesso a relatórios sigilosos

 

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, negou o pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, para revogar a entrega e o acesso de dados financeiros de 600 mil pessoas e empresas coletados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), atual Unidade de Inteligência Financeira (UIF), nos últimos três anos. (Foto ilustração: Dias Toffoli e Augusto Aras)

Na decisão, Toffoli refutou o argumento de Aras de que o acesso aos dados seria “desproporcional e invasivo”. Segundo o presidente do Supremo, a própria Receita Federal concedeu acesso à autoridade policial, ao Ministério Público e à Justiça, antes de o Supremo requerer dos dados.

Para rejeitar o argumento de desproporcionalidade, Toffoli lembrou que o processo corre em segredo de Justiça, justamente para proteger informações sensíveis. O presidente do Supremo informou que o STF não realizou o cadastro necessário na UIF, hoje sob responsabilidade do Banco Central (BC), para ter acesso aos relatórios de inteligência.

Além de pedir acesso aos dados, Toffoli determinou que a UIF especifique quais instituições e agentes estão cadastrados para o acesso às informações financeiras sigilosas das 600 mil pessoas e empresas. O ministro também quer saber quantos relatórios foram emitidos por iniciativa da própria da UIF, quantos foram pedidos por instituições e quais agentes pe...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.11.2019 05:30h
Feira de Santana

Serviço de remoção de veículos voltará neste sábado, 16

 

Os serviços prestados pela Resoluti, empresa de remoção e guarda de veículos, serão retomados a partir deste sábado, 16, após providências tomadas pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito- SMT. (Foto ilustração)

"Após o episódio do último dia 26/10, quando um guincho reserva que presta serviços à Empresa Resoluti ter sido retido pela Polícia Rodoviária Federal - PRF, a Superintendência Municipal de Trânsito - SMT suspendeu de imediato as remoções realizadas através da empresa, apurando os fatos junto à PRF e determinou mais uma vez que toda a frota de veículos que prestam serviços à Resoluti fosse vistoriada pela Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito - SMTT. Decorridos os 21 dias e feitos os ajustes devidos, a empresa volta a operar a partir deste sábado, 16, conforme estabelece o contrato", explica o Superintendente Maurício Carvalho.

Os motoristas devem continuar atentos com as situações de estacionamento proibido, respeitando as leis de trânsito para evitar transtornos. (Secom/Fsa)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.11.2019 11:00h
Suprema Corte

Toffoli tem informações capazes de deixar preocupados empresários e políticos

 

A notícia de que o Supremo Tribunal Federal pediu que a Unidade de Inteligência Financeira informe os relatórios produzidos pelo antigo Coaf nos últimos três anos foi uma “bomba” na política. Há quem diga que, ao querer saber quem estava sendo objeto de análise por ali, com produção de relatórios com ou sem tipificação de crimes (algo que só pode ser feito pela Justiça), o presidente do STF, Dias Toffoli (foto), terá em mãos informações capazes de deixar preocupados empresários, políticos e quem mais chegar. E informação é poder.

Da parte do governo, entretanto, não se ouviu qualquer reclamação desde que o pedido de informações veio a público, na Folha de S.Paulo. Afinal, está prestes a ser julgada pelo plenário a suspensão das investigações que tentam colocar o senador Flávio Bolsonaro no olho do furacão do caso envolvendo a movimentação atípica do ex-funcionário de seu gabinete Fabrício Queiroz e a suspeita de cobrança de parte dos salários dos servidores dos tempos em que Flávio era deputado estadual. (Denise Rothenburg)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.11.2019 10:40h
Pesquisa de opinião

Maioria dos brasileiros prevê mais corrupção com o fim da prisão em 2ª instância

 

A maioria dos brasileiros (61,4%) acredita que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de proibir as prisões após condenação em Segunda Instância, vai contribuir para o aumento da corrupção no Brasil, segundo levantamento Paraná Pesquisas. (Foto ilustração)

Para 27,2% dos entrevistados, os níveis de corrupção continuarão os mesmos e 7,2% acreditam que haverá diminuição. Apenas 4,2% não souberam ou não quiseram opinar sobre o tema.

A decisão do STF foi considerada importante ou muito importante para a vida de 51,8% dos brasileiros e 30,5% a classificaram como pouco ou nada importante. Há ainda 12,2% que consideraram que a decisão será indiferente em suas vidas e 5,5% que não souberam ou não quiseram responder. (CB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.11.2019 10:20h
Aniversariante do Dia

Jornalista Luiz Mario Cerqueira em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.11.2019 10:00h
Rede estadual

Estado implanta matrícula 100% online com o SAC Digital

 

A partir desta segunda-feira (18), estudantes da rede estadual de educação irão realizar suas matrículas de forma totalmente on-line através do SAC Digital, plataforma que unifica todos os serviços do Estado em um único portal. Isto será possível graças à parceria da Secretaria da Educação do Estado (Sec) com a Secretaria da Administração do Estado (Saeb), e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb). Para se matricularem, os estudantes, pais ou responsáveis precisam baixar o aplicativo do SAC Digital nas lojas App Store, Google Play ou acessar o endereço https://www.sacdigital.ba.gov.br e realizar um cadastro. (Foto ilustração)  

Para realizar o cadastro, o estudante precisa acessar o SAC Digital (portal ou aplicativo) e clicar em “Cadastre-se” no menu principal. Em seguida, é só preencher um formulário. No campo “E-mail”, é necessário informar um e-mail que o usuário costuma acessar e que lembra a senha. No final do cadastro, será necessário acessar este e-mail para ativar a conta no SAC Digital. A matrícula só poderá ser realizada mediante este cadastro.

Matrícula online - O processo de matrícula on-line da rede estadual começa em 18 de novembro e segue até o dia 20 de novembro, com a pré-matrícula de estudantes da Educação Inclusiva. Logo em seguida, no dia 21 de novembro, começa a renovação da matr&ia...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.11.2019 09:40h
Norte da Bahia

Sicredi Vale do São Francisco anuncia expansão e inaugura agência em Senhor do Bonfim

 

O município baiano de Senhor do Bonfim vai receber na próxima quarta-feira (20) de novembro uma agência da cooperativa de crédito Sicredi Vale do São Francisco. Após a inauguração da moderna unidade, que vai funcionar na Praça Nova do Congresso, 275, bem no centro da cidade, a nova agência irá funcionar no horário de 10h às 15h, de segunda a sexta-feira.(Foto ilustração)  

Projetada para oferecer mais de 300 produtos e serviços financeiros seguindo os princípios do Sistema Sicredi, a unidade de Senhor do Bonfim vai oferecer todos os benefícios da primeira instituição cooperativa financeira do Brasil que hoje conta com mais de 4 milhões de associados em 1.711 agências distribuídas em 22 estados e no Distrito Federal.  

“Temos uma grande expectativa com a inauguração desta nova agência e certamente ampliaremos os horizontes oferecendo no mesmo espaço a localização privilegiada, facilidade e a comodidade no atendimento por uma equipe multifuncional de três competentes profissionais”, adiantou o presidente do Sicredi Vale do São Francisco, Antônio Vinícius Ramalho Leite.  

Após a entrega da unidade de Senhor do Bonfim, o Sicredi Vale do São Francisco dá continuidade ao plano de expansão com o início da construção de mais uma agência em Petrolina, em terreno já adquirido na avenida da Integra...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.11.2019 09:20h
"Sem litígio"

Saída do PSL é "separação amigável", diz Bolsonaro

 

O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje (14) que deve se desfiliar do PSL nos próximos dias e classificou sua saída do partido como uma "separação amigável". Ele ainda agradeceu correligionários e desejou boa sorte aos que permanecerão na sigla. (Foto ilustração: Bolsonaro e Bivar)

"A única certeza é que me desfilio, nos próximos dias, do PSL. Agradeço todo apoio e consideração que tive até o momento no partido. É uma separação amigável. Boa sorte ao presidente do partido, aqueles que apoiaram o presidente do partido, bem como o líder antigo, vão ser felizes todo mundo, cada um segue seu destino. É como uma separação, infelizmente acontece na vida da gente", afirmou o presidente durante live semanal transmitida no Facebook. Bolsonaro ainda mencionou a criação de um novo partido, o Aliança pelo Brasil, que havia sido anunciada na última terça-feira (12). (Por Pedro Rafael Vilela)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.11.2019 09:14h
Nacional

ACM Neto diz que fusão com PSL e DEM nunca foi tratada

 

O prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto (Foto ilustração), logo que viu na rua que o PSL deve fundir-se com o seu partido, não perdeu a oportunidade. Disse que esse assunto nunca foi tratado e que não tem nada certo. Quer fugir da polêmica briga entre Jair Bolsonaro e PSL.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.11.2019 09:09h
Feira de Santana

Fernando Torres vê chance do grupo eleger quatro vereadores

 

O ex-deputado federal e pré-candidato a vereador Fernando Torres (PSD - foto ilustração) não perde a oportunidade, quando está com amigos, para dizer que seu grupo elege entre três a quatro vereadores. Entende também que o fim da coligação dos partidos na proporcional será um divisor na formação de chapa de vereadores.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.11.2019 09:08h
Economia

Bolsonaro abrir o comércio com China e Índia é atrair quase 3 bilhões de pessoas

 

Abrir o comércio e buscar relação com países como China e Índia, como quer o governo Bolsonaro, é colocar o Brasil no mercado que tem quase 3 bilhões de habitantes. A população do Brasil é de pouco mais de 200 milhões de habitantes.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.11.2019 09:06h
Feira de Santana

Ex-vereador Fábio Lucena deve ser candidato a vereador em 2020

 

Ex-vereador em duas oportunidades, Fábio Lucena (Foto ilustração), questionado pelo site Bahia na Política se será candidato a vereador em 2020, disse que tem 99% de chances de entrar na disputa de uma vaga na Câmara Municipal. Ou seja, é candidato.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.11.2019 09:04h
Feira de Santana

Cadmiel destaca os 100 anos da Igreja Assembleia de Deus

 

O vereador Cadmiel Pereira (PSC) informou que estará coordenando as festividades do aniversário de 100 anos da Igreja Assembleia de Deus em Feira de Santana. Na oportunidade, agradeceu ao pastor Joeser Cruz por tê-lo escolhido para contribuir com os festejos. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.11.2019 09:01h
Feira de Santana

"Não existe nada mais democrático que a fila da regulação", diz Tourinho

 

O vereador Roberto Tourinho (PV - foto ilustração) fez uma importante análise a respeito da Saúde, citando que o problema não é a regulação, mas sim o número insuficiente de leitos que faz com que a regulação não encontre vagas para transferir os pacientes. O oposicionista lembrou que antigamente, antes do Governo implantar o Samu, as pessoas eram atendidas por meio de pedidos políticos. “A Saúde dava tanto voto que às vezes até o motorista da ambulância se elegia vereador e deputado Brasil a fora. O Governo Federal implantou o Samu e acabaram as ambulâncias, os políticos perderam votos”, avaliou. De acordo com o vereador, “não existe nada mais democrático que a fila de regulação, pois permite que qualquer paciente seja transferido para um hospital, independente de político. “O que devemos cobrar é o aumento do número de leitos, porque a quantidade de vagas é inferior à necessidade”, defendeu. Tourinho salientou ainda necessidade de se construir um Hospital Municipal. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.11.2019 08:59h
Feira de Santana

Vereador Lulinha agradece ao prefeito por atender indicação

 

Em discurso na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta quarta-feira (13), o vereador Lulinha (DEM) agradeceu ao prefeito Colbert Martins por ter atendido uma indicação sua para pavimentação da rua Braço Forte, importante via de acesso ao bairro Pedra Ferrada, interligando a Estrada do Besouro à rua Primavera. São cerca de mil metros de extensão. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.11.2019 08:50h
Brasil Republicano

Proclamação da República completa 130 anos

 

Em 1888, a Lei Áurea aboliu oficialmente a escravidão, mas o Império estava em crise. Por um lado acreditava-se que os antigos escravizadores aderiram aos ideais republicanos para destituir a família real. Mas o cenário era bem mais amplo. (Foto ilustração)

Dom Pedro II estava muito doente e a sucessora seria a princesa Isabel, que era casada com um francês, o conde D'Eu, considerado impopular, figura que também já havia criado conflitos com os militares na ocasião da Guerra do Paraguai.

“A participação do conde D'eu na Guerra do Paraguai é um dos fatores de impopularidade. Ele era arrogante. Dizem que ele promoveu massacres. Não tinha aptidão para administrar”, conta a historiadora Catia Faria.

Quem também tinha pouco prestígio entre os militares era o visconde de Ouro Preto, chefe do gabinete do Império e conhecido pela intransigência. Ele foi nomeado por Dom Pedro II para fazer as reformas que os republicanos buscavam.

Em 1870, o Brasil saiu vitorioso da Guerra do Paraguai e os militares não tinham recebido do imperador o reconhecimento que esperavam.

O Brasil estava em crise econômica por causa de dívidas motivadas, principalmente, pela guerra. O sistema de governo da Monarquia era considerado atrasado.

“Os ideais republicanos chegam ao Brasil a partir da França, da ideologia do positivismo. ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.11.2019 08:30h
Feira de Santana

Prefeitura promove no Hospital da Mulher Dia da Gentileza

 

A Prefeitura Municipal de Feria de Santana promove este ano uma corrente de gentilezas. Com iniciativa da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), funcionários e colaboradores do Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS), o Hospital da Mulher, vão desenvolver ações que serão realizadas em conjunto para benefício de pessoas em situação de vulnerabilidade e incentivar principalmente atos de gentilezas e conscientização da importância do olhar para os que estão a sua volta, de uma forma mais empática, assim como promover uma maior interação entre os setores da unidade hospitalar. (Foto ilustração)

A II Gincana da Gentileza decorre durante um mês a partir da segunda quinzena do mês de novembro e encerra na segunda quinzena do mês de dezembro. A psicóloga organizacional e incentivadora do projeto, Milla Leão, disse que o objetivo maior é estimular a colaboração, interação, o acolhimento e a empatia entre os setores do hospital, consequentemente criando um ambiente humanizado, onde todos sairão beneficiados.

A psicóloga lembrou que “na primeira gincana, ano passado, os resultados foram positivos, pois as equipes formadas arrecadaram quase uma tonelada de alimentos e foram arrecadados 3 mil brinquedos. Fizemos os kits que beneficiaram dez instituições, a exemplo da AFAS, Casa de Amparo, Nosso Lar, Lar do Irmão Velho, Programa de Anemia Falciforme, AAPC, Orfanato Evangélico, Fraternidade M&atil...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.11.2019 17:25h
11ª Cúpula dos Brics

Brics reforça discurso de Bolsonaro por soberania nacional na Amazônia

 

O governo brasileiro conseguiu emplacar sua defesa à soberania sobre a região Amazônica na declaração conjunta dos países membros do Brics. O documento, composto por 73 parágrafos, dispõe em alguns deles combinações que valorizam a soberania nacional. Interlocutores do Ministério das Relações Exteriores admitem que a sugestão partiu do presidente Jair Bolsonaro, mas foi prontamente acatada pelos demais chefes de Estado. (Foto ilustração)

A 11ª Cúpula dos Brics acatou por unanimidade o compromisso fundamental com o “princípio da soberania, respeito mútuo e igualdade”, com o objetivo comum de construir um “mundo pacífico, estável e próspero”. “Esses conceitos, valores e objetivos fornecem uma base sólida e uma orientação clara para nossa cooperação mutuamente benéfica e pragmática”, destacam as nações do bloco.

Outro detalhe emplacado pelo governo brasileiro é a defesa pelo desenvolvimento sustentável em suas três dimensões, econômica, social e ambiental, “de maneira equilibrada e integrada”. Desde a crise na Amazônia, ocasionada por queimadas na região da Amazônia Legal, Bolsonaro passou a defender o interesse em discutir regras que viabilizem a preservação do meio ambiente em conjunto com o progresso da economia.

Os termos contidos na declaração representam u...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.11.2019 17:10h
Tesouro Nacional

BNDES vai antecipar devolução de recursos para a União, diz Montezano

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai cumprir a meta de antecipação da devolução de recursos ao Tesouro Nacional. A informação foi dada pelo presidente do banco, Gustavo Montezano, durante a apresentação do balanço da instituição no terceiro trimestre de 2019. Até agora, já foram repassados R$ 100 bilhões. Até o fim do ano o volume vai alcançar R$ 123 bilhões. (Foto ilustração)

“A gente vai terminar o ano com a meta superada. A gente tinha o número de R$ 126 bilhões que colocamos como objetivo. Esse número será cumprido. O número redondo seria 123 bilhões de reais, mas como está antecipando, economiza uns meses de juros. Já está, totalmente, aprovado. Agora é só mero trâmite burocrático [para fazer a liberação], disse Montezano.  

“A expectativa é que a gente pague até o final de novembro”, completou a diretora financeira do BNDES, Bianca Nasser.

Além disso, o BNDES pagará R$ 9 bilhões ao governo federal, a título de adiantamento de dividendos. Com isso, os recursos pagos ao Tesouro chegarão a R$ 132 bilhões em 2019. A título de dividendo obrigatório relativo ao lucro de 2018, nos primeiros nove meses de 2019, o BNDES pagou ao Tesouro Nacional R$ 1,6 bilhão. Já quanto ao lucro apurado no primeiro semestre de 2019, o banco efetu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.11.2019 17:00h
Feira de Santana

Prefeitura divulga resultado final do concurso para guarda municipal

 

A Prefeitura de Feira de Santana publicou na edição do Diário Oficial do Município o resultado final do concurso para a Guarda Municipal. Foram convocados para nomeação 52 pessoas, incluindo vagas garantidas por decisão judicial e sub judice – em condicional. O concurso público foi promovido pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho no ano passado. (Foto ilustração)

Os convocados têm 30 dias, no máximo, para apresentar a documentação elencada abaixo no Departamento de Recursos Humanos, na Secretaria de Administração, à avenida Sampaio, 344, Centro.

Foram convocados 22 aprovados pelo sistema de ampla concorrência, três candidatos com deficiência, dez que concorreram as vagas destinadas a indígenas e afrodescendentes e 15 que estudaram em escolas públicas ou como bolsistas em escolas particulares.

Os candidatos sub judice com vaga garantida por determinação judicial, dependendo para a efetivação e contratação do candidato à aprovação na etapa eliminatória faltante a cada candidato seja reprovado em qualquer uma das etapas do concurso ou tenha sua demanda judicial revogada, terá automaticamente sua vaga eliminada, sendo convocado o candidato subsequente conforme a classificação.

Para tomar posse, o candidato aprovado e habilitado deverá, obrigatoriamente, submeter-se à Avaliação Físi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.11.2019 15:30h
Investigada na Lava Jato

Com acordo de leniência, OAS pode participar contratos com governo

 

A Advocacia-Geral da União (AGU) e a Controladoria-Geral da União (CGU) assinaram hoje (14) um acordo de leniência com a OAS, empreiteira investigada pela Operação Lava Jato. Pelo acordo, a empresa assume o compromisso de ressarcir em R$ 1,92 bilhão os cofres públicos até dezembro de 2047. Em contrapartida, a OAS fica habilitada para celebrar novos contratos com o governo federal. (Foto ilustração)

Este foi o 11º acordo de leniência assinado com diferentes empresas, o que, segundo a CGU, já totaliza R$ 13,6 bilhões em valores devolvidos. A expectativa é que, até o final de 2020, mais 22 acordos já em andamento sejam celebrados, resultando em um total de R$ 25 bilhões em ressarcimentos. “Claro que para atingirmos essa meta dependemos ainda da colaboração das empresas”, explica o advogado-geral da União, André Luiz Mendonça.

Os valores a serem pagos pela OAS correspondem a restituição de valores pagos a título de propinas (R$ 720,14 milhões); a enriquecimento ilícito obtido em razão de influência em contratos fraudulentos (R$ 800,37 milhões); multa administrativa (R$ 320,06); e multa civil (R$ 84,73 milhões).

Como a OAS se encontra em recuperação judicial, os valores a serem pagos anualmente consideram a capacidade financeira da empresa. As primeiras parcelas anuais terão valores menores e, gradualmente, aumentam à medida que a empresa se recuperar....

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.11.2019 15:00h
Índices vexatórios

"Governo do Estado deve se espelhar na Prefeitura de Salvador para combater evasão escolar", diz Targino

 

 

A evasão escolar é um desafio para os próximos anos, por isso o deputado estadual Targino Machado (DEM - foto), sugeriu que o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, faça uma visita técnica ao modelo pioneiro de escola laboratório criado pela Prefeitura de Salvador.

“A metodologia adotada faz com que o aluno tenha maior interesse pelo ensino. As instituições trabalham em parceria com o Google e com a SmartLab”, explica Targino, destacando que “os estudantes frequentam a escola normal de manhã ou de tarde e vão aos laboratórios no contraturno”.

“Que a situação da Educação no estado da Bahia é vexatória, todo mundo já sabe. Afinal, as posições alcançadas pelo governo do estado no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) estão aí para que todos vejam. Ficamos em último lugar. Já no índice de abandono do Ensino Médio, o estado é o segundo pior, com média de 15,3, atrás apenas de Sergipe. No abandono do Ensino Fundamental a posição se repete e o estado fica com nota 30,6, atrás de Roraima. Por isso, achamos que, em lugar de ficar chorando o leite derramado, o governo deveria tentar dar a volta por cima, calçando a sandália da humildade e reconhecendo que o trabalho feito por ACM Neto no setor de Educação pode ser modelo para o governo do estad...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.11.2019 14:40h
Economia

BNDES registra lucro líquido de R$ 2,7 bi no terceiro trimestre

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social(BNDES) registrou um lucro líquido de R$ 2,7 bilhões no terceiro trimestre do ano. O resultado é estável em relação ao trimestre anterior, mas representa crescimento de quase 70% na comparação ao mesmo período do ano passado, quando alcançou o valor R$1,1 bilhão a menos. (Foto ilustração)

No acumulado do ano até setembro, o lucro líquido foi de R$ 16,5 bilhões, um crescimento de 159,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Impulsionado por alienações de ações, o resultado com participações societárias alcançou R$ 14,7 bilhões, com aumento de 155,8%.

Também no período, a inadimplência de 90 dias passou de 1,67% para 0,08%, abaixo da média do Sistema Financeiro Nacional, de 3,05%.

Balanço

O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, disse que apesar de o resultado em relação ao trimestre anterior ficar estável, o mais importante foi a evolução estratégica do banco. “A gente acha que está indo bem. O banco e os clientes estão reagindo bem. A ideia é ser um banco um pouco menos com foco financeiro, [e com] mais foco no impacto. A nossa função aqui é melhorar a vida do cidadão brasileiro”, disse.

&ld...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.11.2019 14:00h
Governo do Estado

Policiais baianos recebem R$ 40 milhões em PDP nesta quinta

 

Cerca de R$ 40 milhões estão sendo pagos, nesta quinta-feira (14), aos policiais militares, civis e técnicos que alcançaram redução de 6% das mortes violentas, na Bahia. O prêmio reconhece o esforço dos efetivos, no primeiro semestre de 2019, comparando com o mesmo período do ano passado. (Foto ilustração)

Pela PM, cerca de 19,6 mil homens e mulheres foram contemplados, com valores mínimos entre R$ 619 e 2,4 mil reais. Já os efetivos das polícias Civil e Técnica, que também alcançaram a meta, receberam premiações variando entre 371 reais e R$ 2,4 mil.

No total, 25,3 mil policiais no estado receberam o PDP. Desde a implantação, em 2013, aproximadamente R$ 172 milhões foram pagos, para cerca de 132,5 mil integrantes da PM, PC e DPT. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.11.2019 13:15h
Feira de Santana

Comércio funciona no feriado, enquanto a prefeitura fecha e volta a atender na segunda-feira

 

As lojas comerciais de Feira de Santana vão funcionar nesta sexta-feira, 15, feriado nacional, quando é comemorada a Proclamação da República, que aconteceu em 1889. (Foto ilustração)

A Prefeitura autorizou que o comércio abrisse porque os sindicatos patronal e dos funcionários deste setor solicitaram o seu funcionamento – as loja também abriram no dia 2 de novembro, quando é celebrado o Dia de Finados.

As lojas comerciais localizadas no centro da cidade abrirão das 9h às 14h, as do Shopping America Outlet, das 10h às 22h e as do Boulevard Shopping, das 14h às 20h.

Na Prefeitura de Feira de Santana os órgãos que não prestam serviço continuado fecharão no final da tarde desta quinta-feira, 14, e voltarão a atender ao público na segunda-feira, 16.

Funcionarão o Hospital da Mulher, as oito policlínicas, as duas UPAs, SAMU, parques. Equipes plantonistas do SMT trabalharão nestes dias.O Centro de Abastecimento não funciona no feriado, mas abre normalmente no sábado. (Secom/Fsa)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.11.2019 11:56h
Política

Wagner defende que base de Rui tenha 3 candidatos a prefeitura de Salvador

 
Foto Mila Cordeiro

O senador Jaques Wagner (PT) defendeu, nesta quinta-feira (14), que a base do governador Rui Costa (PT) tenha três candidaturas para disputar a prefeitura de Salvador. O ex-governador citou, ainda, três nomes: o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante), a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) e o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani.

"Não acho que três candidatos seja pulverização. Até três candidatos, não vejo nenhum problema. Até três candidatos, cabe. Isidório está fazendo esforço para ser candidato. Está na nossa base. E teve um potencial de votos significativo. [...] O PCdoB lançou o nome de Olívia. O PT está numa discussão se lança um nome ou apoia. Tem a questão de Bellintiani que poderia vir para um partido da base. Mas o quadro não está definido", declarou antes de uma reunião da Executiva nacional do PT, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para o senador, "está mais do que na hora" de o governador Rui Costa (PT) reunir o Conselho Político para tratar da eleição nas 50 maiores cidades baianas. Sobre 2022, Wagner afirmou que "ainda não decidiu" se será candidato ao governo da Bahia.

"Eu não decidi ainda. Nós ainda estamos discutindo a prefeitura em 2020. 2022 está longe. Vou continuar com a minha tese [...] de renovação”, pontuou. “Se o presidente [Lula] vier a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
Magno Felzemburg - Consumidor
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia