Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você já definiu em quem votar para prefeito e vereador em 15 de novembro?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.11.2019 07:10h
Dia Nacional do Doador de Sangue

Só doação regular de sangue mantém estoques, diz ministério

 

A cada bolsa de sangue doada, até quatro vidas podem ser salvas no país, segundo estatísticas do Ministério da Saúde. No Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado nesta segunda-feira (25), a rede pública de saúde de todo o país reforça a importância da doação regular desse insumo vital. A data foi criada por meio de um decreto presidencial, em 1964, para marcar a fundação do primeiro centro de doadores voluntários de sangue no país. No Brasil, cerca de 3,3 milhões de pessoas são doadoras de sangue. Isso significa que 16, a cada mil pessoas, doam sangue regularmente. (Foto ilustração)

"A nossa situação de doação de sangue no Brasil está atualmente em conformidade com o que a OMS [Organização Mundial da Saúde] preconiza para a segurança, que é entre 1% e 3% da população. Nós temos tido um percentual de 1,6% da população brasileira doando em serviços de coleta que fornecem sangue para a rede SUS, ou seja, para o Sistema Único de Saúde", afirma Rodolfo Duarte Firmino, coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.

Apesar de estar dentro do padrão de doação recomendado internacionalmente, o Ministério da Saúde trabalha para ampliar o número de doadores, especialmente o de doadores regulares. Dados divulgados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostram que 42,9...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.11.2019 07:05h
Feira de Santana

Corrida Verão 2019 atraiu mais de 3 mil pessoas para a avenida Noide Cerqueira

 

A Corrida Verão 2019 contou com participação de cerca de 3.500 pessoas na manhã deste domingo, 24, na avenida Nóide Cerqueira. Este foi o recorde de participantes nas três edições do evento, que é promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. (Foto ilustração)

O diretor do Departamento de Esportes da Secel, Emerson Brito, observa que o crescimento no número de participantes a cada edição mostra uma importante adesão dos feirenses a prática esportiva. "Já realizamos 16 eventos de futebol para pessoas de todas as idades. Também abrimos espaço para outras modalidades, e a Corrida Verão tem se consolidado a cada ano. Na primeira edição foram 150 inscritos, na segunda 600, e agora mais de 2 mil pessoas participando da corrida", enumerou.

O prefeito Colbert Martins Filho participou da corrida - cruzou a linha de chegada em cerca de 6 minutos - e destacou o caráter público do evento. "O importante é que estamos movimentando a cidade, proporcionando esporte e saúde", disse.

Para participar da corrida os atlteas contribuíram com uma lata de leite. O alimento será distribuído para entidades filantrópicas de Feira de Santana. Os participantes receberam medalhas e os cinco melhores de cada categoria ganharam troféus.

O militar do Exercito, Nivaldo Oliveira Junior, cadeirante, foi em um triciclo...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.11.2019 06:54h
Mais um mandato

Gleisi Hoffmann é reeleita presidente nacional do PT

 

A deputada federal Gleisi Hoffmann, líder da mobilização para a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi reeleita neste domingo presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), duas semanas depois de Lula deixar a prisão.

Presidente do PT desde 2017, Gleisi, 54 anos, obteve um novo mandato de dois anos com 71% dos votos, após um congresso nacional iniciado na sexta-feira para redefinir a estratégia do partido frente ao presidente Jair Bolsonaro.

O 7º Congresso Nacional do PT também discutiu possíveis alianças com vistas às eleições municipais de 2020.(Veja / Foto: Paulo Pinto)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.11.2019 06:34h
Indica investigação da PF

DEM liderou maior esquema de candidatura laranja em 2018

 

O Democratas liderou o maior esquema de candidatura laranja da eleição de 2018, segundo uma investigação da Polícia Federal revelada pelo jornal Folha de São Paulo nesta segunda-feira (25).

Uma mulher concorreu a deputada estadual no Acre e recebeu R$ 240 mil do Diretório Nacional do DEM. Ela declarou ter contratado dois coordenadores, alugado 15 automóveis, confeccionado santinhos e anúncios, além de ter 46 funcionários na campanha. Apesar disso, obteve somente seis votos.

A maior parte da receita declarada pela policial militar Sonia de Fátima Silva Alves foi repassada por uma transferência eletrônica assinada em 13 de setembro de 2018 por Romero Azevedo, tesoureiro nacional, e “A Magalhães NT”, o prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto.

A utilização de Sonia como candidata laranja teria sido feita para beneficiar o deputado federal Alan Rick (AC), segundo a PF.

Em nota, o DEM afirmou que “continua acompanhando os desdobramentos das investigações” e citou uma resolução, de 2018, determinando a transferência direta de verbas para a conta bancária de candidaturas mulheres justamente para evitar a utilização indevida.

“Os critérios, fixados após iniciativa do presidente nacional do partido, ACM Neto, foram estabelecidos para impedir quaisquer desvios desses valores por parte dos candidatos homens&rdquo...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.11.2019 06:29h
Região

Criada a Câmara Técnica de Turismo Caminhos do Sertão

 

Foi criada recentemente a Câmara Técnica de Turismo Caminhos do Sertão. A entidade, que é composta pelos municípios de Adustina, Alagoinhas, Banzaê, Canudos, Cipó, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Itapicuru, Irará, Paripiranga, Santo Estevão, Tucano e Uauá, tem como presidente o feirense José Getúlio de Araújo Andrade (foto). A entidade foi criada no dia 11 deste mês, na cidade de Cipó.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.11.2019 06:24h
Madri/Espanha

Fluminense vai participar de Torneio Internacional Torrejon Cup Futebol Master 2019

 

O Time Master do Fluminense de Feira vai participar de torneio internacional. Trata-se do Torrejon Cup Ciudad Madri, que é o Torneio Internacional Torrejon Cup Futebol Master 2019, que é da faixa etária de 50 anos, sendo permitido quatro atletas com idade acima de 40 anos. O período será entre 1º e 8 de dezembro próximo. Entre as equipes participantes estão: Atlético de Madri, Real Madre, Raio Valicano, Barcelona, Torrejon, Flu Master – Bahia e Londrina /PR do Brasil.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.11.2019 06:21h
Feira de Santana

Bahia do Ônibus quer o mandato de vereador de Isaías de Diogo

 

O processo que pede o mandato do vereador Isaías de Diogo, que deixou o PSC para ir para o PDT, feito pelo suplente Romualdo Vieira da Silva, conhecido também por Bahia do Ônibus, tem um ingrediente novo. É que o vereador Isaías de Diogo vê a possibilidade de ser o escritório do advogado Ademir Ismerim, que atua nas questões jurídicas do Democratas na Bahia, como responsável. Para Isaías de Diogo tem jabuti em árvore... Em consulta ao advogado, o mesmo disse que não é parte do processo na defesa de Bahia do Ônibus.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.11.2019 06:17h
Bahia

Uldurico Pinto é membro da direção estadual do PC do B

 

A novidade da Conferência Estadual do PC do B foi a inclusão de Uldurico Pinto  (foto ilustração) entre os 106 dirigentes comunistas na Bahia. Uldurico é filiado em 2019, após a incorporação do PPL (Partido Pátria Livre) pelo PCdoB. Médico, vinculado ao MR8, foi presidente do DA de Medicina da UFMG, militou em movimentos populares de saúde e nas lutas dos trabalhadores rurais na região do Araguaia (Tocantins). Foi deputado federal por três mandatos, incluindo a Assembleia Nacional Constituinte.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.11.2019 06:15h
Feira de Santana

Câmara Municipal tem nove projetos de lei para votação hoje

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana tem na pauta para votação hoje (25) nove projetos de lei. Destaque para os dois de iniciativa do Poder Executivo Municipal, que cria o Conselho Municipal de Proteção, Defesa e Bem-estar dos Animais e outro que dispõe sobre o sistema de posse responsável de cães e gatos, regras de registros através de microchip e dá outras providências.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.11.2019 06:13h
Militância comunista

PCdoB na Bahia reúne representantes de 232 municípios em Conferência Estadual

 

O PCdoB da Bahia realizou, neste sábado (23), em Salvador, a Conferência Estadual, que reuniu a militância comunista de todo o Estado para debater questões da vida partidária, em especial o projeto eleitoral de 2020. Na ocasião, também foi eleito o Comitê Estadual para o biênio 2020/21 e definido o novo presidente estadual do partido. Por escolha do novo Comitê Estadual, logo após a eleição o presidente Davidson Magalhães foi reconduzido ao cargo. Davidson agradeceu aos militantes pela intensa mobilização nos municípios, o que deu amplitude à Conferência, e garantiu ainda mais disposição ao Partido para construir a resistência ao bolsonarismo. “O nosso partido sai daqui mais forte para cumprir o nosso projeto eleitoral vitorioso de 2020 e construir um partido cada vez mais sólido, funcionando, e vivo em cada um dos municípios, dirigindo essa luta contra a pauta regressiva no nosso país”, afirmou Davidson Magalhães, presidente reeleito do PCdoB-BA.

Comitês municipais

O processo de realização da Conferência Estadual mobilizou, ao todo, 232 municípios – 32 a mais do que a meta inicial, que era 200 – e cerca de 9 mil filiados – 11 mil pessoas se considerados os não-filiados. No encontro deste sábado, participaram cerca de 450 delegados, representantes dos comitês municipais.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2019 11:13h
Feira de Santana

Prefeito realiza cinco mudanças no primeiro escalão do Governo

 

Foram publicadas na edição do Diário Oficial Eletrônico deste sábado. 23, algumas substituições no primeiro escalão do governo. As mudanças feitas pelo prefeito Colbert Martins Filho aconteceram em cinco cargos. (Foto ilustração)

Foi exonerado do cargo de Chefe de Gabinete do prefeito, Mário Costa Borges, que foi nomeado nesta mesma edição do Diário Oficial para assumir a titularidade da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos.

Na Seagri, Mário Borges substitui Joedilson Machado de Freitas, que foi nomeado para a Secretaria Municipal Extraordinária de Relações Interinstitucionais. Por sua vez, Elionai de Carvalho Santana, conhecido como Nau Santana, que ocupava a Serin, passa a ser Diretor Presidente da Agência Reguladora de Feira de Santana - ARFS, autarquia vinculada ao Poder Executivo Municipal, símbolo DAS.

Já Denilton Pereira de Brito foi exonerado da Agência Reguladora para assumir a titularidade da Secretaria Municipal de Governo, enquanto Paulo Sérgio Aquino de Azevedo Souza foi exonerado da titularidade da Segov e assume a função de Chefe de Gabinete do Prefeito, símbolo NE. (Secom/Fsa) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2019 11:10h
Final da Libertadores

"Hoje somos todos Flamengo", diz Bolsonaro

 

O presidente da República, Jair Bolsonaro, ao discursar hoje (23) na comemoração dos 74 anos da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército, pediu torcida para o Flamengo. O time carioca disputa, à tarde, a final da Taça Libertadores contra o time argentino River Plate, em Lima, no Peru. (Foto ilustração)

"Respeitosamente, como futebol faz parte da cultura e da alma do povo brasileiro, hoje todos nós somos Flamengo", disse o presidente, durante a cerimônia na Vila Militar do Rio de Janeiro.

Bolsonaro também homenageou o apresentador de televisão Gugu Liberato, que morreu após sofrer uma queda acidental nos Estados Unidos.

"Gugu Liberato, por décadas, deixou sua marca em todo o Brasil. Esbanjava alegria e informação. Que Deus acolha sua alma e conforte sua família, amigos e fãs", disse. (ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2019 11:00h
TV brasileira de luto

Gugu Liberato, um dos maiores nomes da TV brasileira, morre aos 60 anos

 

Gugu Liberato (foto ilustração), um dos maiores nomes da TV brasileira, morreu aos 60 anos em Orlando, nos Estados Unidos, anunciou nesta sexta-feira (22) a sua assessoria de imprensa. Ele estava internado desde quarta-feira (20) em um hospital da cidade, depois de sofrer uma queda em casa e bater a cabeça.

A morte encefálica foi confirmada pelo médico Guilherme Lepski, neurocirurgião brasileiro chamado pela família, segundo o comunicado (leia a íntegra abaixo). Lepski chegou a Orlando nesta sexta.

Ele diz que Gugu voltou de viagem à Ásia na própria quarta. Ao subir ao sótão, para verificar o ar-condicionado, pisou em uma área feita de gesso (drywall) e caiu no chão da cozinha, de uma altura de quatro metros.

Doador de órgãos

Um dos motivos para a demora no traslado é que, segundo a família, Gugu expressou em vida o desejo de ser doador de órgãos. Só depois desse processo que o corpo será levado para o Brasil.

Nota divulgada pela família, amigos e colegas fala sobre a morte do apresentador. Leia o trecho final:

“Gugu sempre refletiu sobre os verdadeiros valores da vida e o quão frágil ela se revela. Sua partida nos deixa sem chão, mas reforça nossa certeza de que ele viveu plenamente”. (G1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2019 10:50h
Brasília

Em quase 11 meses de gestão, Bolsonaro teve oito vetos derrubados

 

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro concentra esforços na criação do partido Aliança Pelo Brasil, as lideranças do governo no Congresso intensificam o corpo a corpo para evitar a derrubada de 11 vetos presidenciais. A expectativa é que apenas três sobrevivam, o que aumentaria o desgaste à imagem do presidente, recordista em número de vetos indeferidos pelo Parlamento desde a redemocratização. Entre 1988 e 2014, apenas oito proposições vetadas por um presidente da República foram rejeitadas pelo Congresso. Bolsonaro teve oito rejeições, sozinho, em nove meses. A expectativa é que o número dobre. (Foto ilustração)

Se realmente apenas três vetos forem mantidos, costurados nesta semana em acordo entre líderes da Câmara e do Senado, o número de vetos derrubados do atual presidente subiria para 16, o dobro da soma dos demais chefes do Executivo. Devem ser mantidos o VET 34/2019, que proíbe a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) por meio eletrônico; o VET 44/2019, para o fim da preferência concedida às mulheres marisqueiras no pagamento de indenizações; e o VET 35/2019, que proíbe a utilização, pelos partidos políticos, de sistemas de prestação de contas diferentes do software fornecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (CB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2019 10:40h
Internet no mundo

Fórum internacional discute desafios para governança da internet

 

Na próxima semana, a cidade de Berlim, na Alemanha, será o palco do principal evento sobre Internet no mundo: o Fórum de Governança da Internet. O evento reúne autoridades governamentais, reguladores, pesquisadores, empresas do setor e ativistas para discutir a situação e os desafios do ambiente online em todo o planeta. (Foto ilustração)

De segunda (25) a sexta-feira (29), programação inclui debates e atividades propostas por órgãos públicos, empresas e associações privadas da sociedade civil. Também serão promovidas reuniões de redes internacionais e regionais sobre diferentes assuntos relacionados ao tema.

O foco é na chamada "governança da internet", processo para definir princípios, regras, padrões e coordenação do funcionamento da rede. Dado ao caráter mundial e à ausência de um órgão regulador central, os mecanismos complexos implicam na construção de parcerias e acordos entre os agentes do setor.

Participação brasileira

O Comitê Gestor promoverá uma série de debates no Fórum de Governança da Internet. Entre os temas, estão a proteção das crianças no ambiente online, a construção de sistemas de inteligência artificial centrados em pessoas, a transição dos endereços IP do modelo IPv4 para IPv6 e o papel dos algor...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2019 10:20h
Agronegócio

Arroba do boi sobe 34,04% no mês, fecha a R$ 228,80 e o Kg bate nos R$ 16

 

O preço da arroba do boi gordo no Estado de São Paulo atingiu 228,80 reais, novo recorde histórico, após registrar alta de 0,62% nesta sexta-feira, de acordo com o indicador Esalq/B3. (Foto ilustração)

No mês, o preço acumula alta de 34,04%, com a maior demanda da China, uma oferta restrita de animais prontos para abate e o mercado contando com uma maior demanda interna, à medida que consumidores receberão a primeira parcela do 13.o salário neste mês, segundo especialistas.

A fome chinesa para preencher o buraco deixado pela peste suína africana na criação de porcos já é sentida setorialmente nos índices de inflação no Brasil e ainda pressiona margens da maior parte dos frigoríficos do país.

Além da forte demanda da China após novas habilitações de indústrias de bovinos pelos chineses, o dólar em máximas históricas frente ao real também favorece as exportações, de acordo com integrantes da indústria. (web) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2019 10:10h
Moeda norte-americana

Dólar termina semana quase estável após bater máxima histórica na 2ª

 

O dólar ficou perto da estabilidade ao término da sessão do mercado à vista nesta sexta-feira, com o mercado evitando reforço nas compras com a cotação perto de máximas históricas. (Foto ilustração)

O dólar interbancário ficou quase estável, a 4,1929 reais na venda, ante taxa de 4,1927 reais da quinta-feira.

No acumulado da semana, a moeda teve variação negativa de 0,01%, depois de, na segunda-feira (dia 18), fechar a 4,2061 reais na venda, máxima histórica. Na B3, em que os negócios com derivativos cambiais vão até as 18h15, o contrato de dólar futuro mais negociado tinha leve baixa de 0,06%, a 4,1945 reais.

A sexta-feira de forma geral teve tom positivo nos mercados globais, após dados melhores nos Estados Unidos e notícias sobre maior disposição dos governos de China e EUA de chegarem a um acordo comercial.

O dólar subia frente a uma cesta de divisas no exterior, mas aqui a cotação teve menos fôlego. Para alguns agentes financeiros, aumentam as chances de uma correção positiva no real depois de a moeda ter atingido mínimas históricas nesta semana.

Analistas do Canadian Imperial Bank of Commerce veem o dólar a 3,90 reais no curto prazo, em parte por fluxos esperados com a privatização da Eletrobras. "Além disso, o Banco Central já sinalizou uma pa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2019 10:00h
Operação Faroeste

TJ-BA: juiz acusado de venda de sentenças tem prisão decretada

 

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou neste sábado (23) a prisão preventiva do juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio. Sérgio é um dos alvos da Operação Faroeste, deflagrada na última terça-feira (12). (Foto ilustração)

A investigação apura um suposto esquema de venda de sentenças em processos sobre grilagem de terras no oeste da Bahia. O juiz estava afastado de suas funções desde o dia em que a operação foi deflagrada, após investigação do Ministério Público Federal (MPF). Na ocasião, ainda foram afastados mais cinco magistrados.

O ministro do (STJ) Og Fernandes, determinou ainda a prisão temporária, de cinco dias, do borracheiro José Valter Dias, acusado de ser laranja de Adailton Maturino, que por sua vez se identificava como cônsul de Guiné-Bissau e era o suposto idealizador do esquema.

Além disso, a prisão temporária decretada contra Adailton Maturino, Geciane Souza Maturino, Antônio Roque, e o advogado Márcio Duarte Miranda foram estendidas. (bahia.ba)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2019 09:40h
Ministro do Meio Ambiente

Justiça quebra sigilo fiscal de Ricardo Salles

 

A Justiça de São Paulo quebrou o sigilo fiscal e bancário do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles (Foto ilustração), no âmbito de um inquérito que o investiga por suposto enriquecimento ilícito ocorrido no período entre 2012 e 2018. O processo é conduzido pelo Ministério Público de São Paulo desde julho.

A decisão data de segunda-feira e foi tomada pelo desembargador Antônio Celso Aguilar Cortez, da 10ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo. A promotoria já havia solicitado os dados em duas ocasiões anteriores, mas os pedidos foram negados pelo tribunal.

A investigação apura como o patrimônio de Salles saltou de 1 4 milhão de reais para 8,8 milhões de reais entre 2012 e 2018. Coordenada pelo promotor Ricardo Manoel Castro, a investigação teve início em julho a partir de representação feita por uma empresa chamada Sppatrim Administração e Participações, que levantou suspeita sobre a evolução patrimonial de Salles com base nas declarações de bens que ele mesmo prestou à Justiça Eleitoral.

Salles nega irregularidades em suas contas. “Todos os meus rendimentos e bens foram declarados por mim mesmo. Não tenho nenhum receio acerca da análise dos dados.”

Em uma declaração feita à Justiça Eleitoral em 2012...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2019 09:30h
Fundo Partidário

Em ano não eleitoral, partidos já embolsaram R$611 milhões com o Fundão Sem Vergonha

 

Os 23 partidos que superaram a cláusula de barreira e têm direito à bolada do Fundo Partidário já embolsaram R$611 milhões de janeiro a outubro. O valor mensal gira em torno de R$63 milhões, mas todo mês algumas centenas de milhares de reais são bloqueados por vários motivos, desde falhas na prestação de contas a multas aplicadas pela justiça eleitoral, que acabam voltando para o bolso dos partidos. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. (Foto ilustração)

A menos de dois meses do fim do ano, serão R$730 milhões para os partidos em ano não eleitoral, sem contar salários, verbas e privilégios.

A luta pelo comando do PSL tem explicação simples: grana. O partido é o que mais recebeu dinheiro do fundo: R$71,5 milhões em dez meses.

Os R$730 milhões do Fundo Partidário não são suficientes para saciar políticos. Em 2020, o Fundão Eleitoral pode chegar a R$3,7 bilhões.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2019 09:22h
Eleições 2020

Nelson Pelegrino na Sedur dificulta caminho para disputa da Prefeitura de Salvador

 

A confirmar o nome do deputado federal Nelson Pelegrino (PT-foto ilustração) para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), pelo governador Rui Costa, com certeza será um nome a menos para a disputa da Prefeitura de Salvador em 2020. É que Nelson Pelegrino teria que se desincompatibilizar até o final de março de 2020.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2019 09:20h
Aniversariante do Dia

Radialista Marcos Valentim em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2019 09:14h
De Bolsonaro

Partido Aliança pelo Brasil que defende "Deus e Armas" é 38

 

O Partido Aliança pelo Brasil, legenda que tem como maior líder o presidente da República, Jair Bolsonaro, e como lema “Deus e Armas”, tem o número 38. Coincidentemente uma marca de revólver das mais famosas no mundo: Tauros 38.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2019 09:13h
Minguar

PSL deve perder representação na Assembleia Legislativa da Bahia

 

A confirmar a saída a médio prazo dos deputados estaduais capitão Aden, Talita Oliveira e Pastor Tom do PSL para o Aliança pelo Brasil, partido de Jair Bolsonaro, a legenda ficará sem representação na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Pelo visto fica apenas a deputada federal Dayane Pimentel no PSL.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2019 09:11h
América do Sul

Instabilidade política e econômica chega agora a Colômbia

 

Depois das crises na Venezuela, Chile, Bolívia, Peru e Equador, agora é a vez da Colômbia. Com forte presença de estudantes e trabalhadores nas ruas, protestando contra a política econômica, o país vive em estado de alerta, já que está na iminência de uma greve geral. Entre os anos de 2016 e 2019 foram mortos na Colômbia 486 líderes sociais.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2019 09:09h
Portugal socialista

Governo português quer sindicalista no trabalho e sem estabilidade

 

O Governo de Portugal, na reforma trabalhista, acaba de impedir que sindicalistas fiquem sem trabalhar e tenham a estabilidade no emprego em razão da função sindical. Em tempo: O governo português é socialista.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2019 09:04h
Eleições 2020

Renan de Ziza é pré-candidato a prefeito em Água Fria

 

Ex-vereador e prefeito da cidade de Água Fria, Renan de Ziza (foto ilustração) só tem uma certeza. De que será candidato a prefeito no Município. Com um atendimento quase diário na cidade, não perde a oportunidade para dizer ao eleitor que é pré-candidato na disputa de 2020. Renan de Ziza, que também foi presidente da Câmara Municipal, ainda no Republicanos, antigo PRB, não sabe por qual partido vai disputar o pleito eleitoral.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2019 09:00h
Eleições 2020

Resolução do PSDB orienta partido a ter candidato a prefeito em Feira de Santana

 


A nova resolução do PSDB Nacional é clara. O partido deve ter candidatos a prefeito em cidades acima de 100 mil eleitores, que tenham geração de programa de televisão e nas consideradas estratégicas pela Executiva Nacional. A legenda deverá estar coligado ou não nas 5 maiores cidades de cada Estado. A Comissão Executiva Nacional atuará, em sintonia com as direções estaduais, na escolha de pré-candidatos, bem como na homologação das candidaturas e celebração de coligação, consideradas de acordo com as diretrizes nacionais estabelecidas. Como Feira de Santana tem acima de 380 mil eleitores, canal de TV emissoras de rádio e é a cidade mais importante do interior baiano, está dentro do que determina o PSDB. (Foto: Presidente do PSDB – Feira de Santana, vereadora Eremita Araújo)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2019 09:00h
Liberou geral

Cármen Lúcia manda TRF-4 soltar quem foi preso após 2ª instância

 

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia (foto) determinou que o Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4), em Curitiba, mande soltar quem está preso exclusivamente porque foi condenado na segunda instância, seguindo recente decisão do plenário da corte. Devem permanecer presos aqueles que tiverem mandado de prisão preventiva.

Voto contrário e vencido no julgamento, ela afirmou, na decisão, o dever de observar o “princípio da colegialidade”. A decisão de Cármen Lúcia foi tomada nesta quinta-feira, 21, e enviada nesta sexta, 22, ao tribunal.

A ministra é relatora de um habeas corpus que questiona a súmula 122 do TRF-4, segundo a qual as prisões passaram a ser automáticas após condenação em segunda instância.

“Concedo parcialmente a ordem apenas para determinar ao Tribunal Regional Federal da Quarta Região analise, imediatamente, todas as prisões decretadas por esse Tribunal com base na sua Súmula n. 122 e a coerência delas com o novo entendimento deste Supremo Tribunal, colocando-se em liberdade réu cuja prisão tiver sido decretada pela aplicação da jurisprudência, então prevalecente e agora superada”, decidiu Cármen Lúcia.

Ainda segundo a decisão, só poderá ser mantido preso quem tiver outra ordem de prisão preventiva por representar riscos. Conforme a min...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2019 08:59h
Bahia

Deputados dissidentes do PSL devem assumir o Aliança pelo Brasil

 

Os deputados estaduais Capitão Aden, Talita Oliveira e Pastor Tom, hoje todos no PSL, devem assumir o Partido Aliança pelo Brasil na Bahia, nova legenda de Jair Bolsonaro. À exceção do pastor Tom, os demais deputados estaduais já vinham fazendo oposição à deputada federal Dayane Pimentel, presidente estadual do PSL.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2019 08:20h
Competição entre deficientes

Paralimpíada Escolar prega inclusão da criança com deficiência

 

Terminou nesta sexta-feira (22) a 13ª edição da Paralimpíada Escolar. O evento, que é considerado o maior do mundo para jovens com deficiência em idade escolar, reuniu 1.220 atletas de todo o país (de 12 e 17 anos) no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. (Foto ilustração)

Foram disputadas 12 modalidades voltadas a estudantes com deficiências físico-motoras, visuais e intelectuais. Nessa última categoria houve uma novidade, uma subdivisão para jovens com síndrome de Down no atletismo e na natação.

"Essa iniciativa fisiologicamente foi necessária porque é uma classe que leva uma desvantagem muito grande (em relação a outros atletas com deficiência intelectual). O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) ainda não reconheceu, mas aqui é um palco para experimentar", afirmou o coordenador de Desporto Escolar do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Ramon Pereira

Cinquenta e cinco crianças e adolescentes com Down participaram do evento esportivo e puderam experimentar provas diferentes. "Fiz salto em distância e arremesso do peso, mas preferi a corrida", disse a gaúcha Emanuela Formaggionni, de 14 anos, exausta após a disputa dos 250 metros na pista de atletismo.

A prova foi vencida pela paranaense Karina Kamily, também de 14 anos, para satisfação da dona de casa Roseli Pereira, que acompanhava a jov...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2019 08:00h
Preso na Operação Patrón

TRF-2 nega liberdade para ex-presidente do Paraguai

 

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) negou pedido de habeas corpus do ex-presidente do Paraguai Horacio Manuel Cartes Jara (foto ilustração), que teve prisão preventiva decretada na terça-feira (19), pela Justiça Federal do Rio de Janeiro. A decisão, em caráter liminar, foi do juiz federal Gustavo Arruda Macedo. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (22) pela assessoria do TRF-2.

O magistrado também negou pedidos de liminar apresentados por Myra de Oliveira Athayde, namorada do doleiro Dario Messer, Cecy Mendes Gonçalves da Mota, Arleir Francisco Bellieny e Roland Pascal Gerbauld.

As ordens de prisão foram expedidas no inquérito da Operação Patrón, desdobramento da Lava Jato que apura esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo Messer, que também teve prisão preventiva determinada pela primeira instância.

O juiz entendeu que não houve, por parte do juízo de primeiro grau, “manifesta ilegalidade ou abuso na decisão acatada”. Ele levou em conta também que o esquema criminoso manteve, por tempo significativo, Messer em liberdade, bem como escondeu valores que não foram recuperados pela Justiça brasileira. (AB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2019 07:55h
Feira de Santana

João Bililiu diz que "blitz maldita do IPVA" voltou

 

O vereador João Bililiu (Cidadania) voltou a fazer críticas ao que chamou de “blitz maldita do IPVA”, realizada pela Polícia Militar com o objetivo apenas de arrecadar. “Mais uma vez o inferno voltou em Feira de Santana”, disse, citando ação realizada entre a avenida João Durval e o Anel de Contorno, até a avenida Iguatemi. Até carroça se, não tivesse emplacada, estava sendo guinchada. (Daniela Oliveira)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2019 07:30h
Feira de Santana

Cadmiel Pereira pede mutirão de cirurgia de gigantomastia

 

Durante discurso na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Cadmiel Pereira (PSC-foto ilustração) chamou a atenção da Secretaria Municipal de Saúde para a necessidade da Secretaria Municipal de Saúde realizar um mutirão para cirurgia de mamas gigantes, possibilitando que mulheres melhorem sua autoestima e principalmente a saúde. “Muitas mulheres estão sofrendo em Feira de Santana pois o peso da mama traz consequências como dores nas costas, nos ombros, sem falar na auto estima”. Cadmiel citou que “infelizmente quando se fala de cirurgia plástica o SUS entende que é questão de vaidade e não é verdade”. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 17:05h
Apoio para micro e pequenas empresas

BNB e Sebrae querem ampliar pequenos negócios no Nordeste, MG e ES

 

O Banco do Nordeste (BNB) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinaram hoje (22) acordo de cooperação técnica para ampliar a competitividade dos pequenos negócios da região Nordeste e também do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. (Foto ilustração)

Segundo o banco, os empreendedores de cerca de dois mil municípios na área de atuação do BNB serão atendidos por meio de ações coordenadas com o Sebrae, envolvendo capacitação gerencial e ampliação do acesso ao crédito.

Além disso, o acordo prevê soluções de educação financeira, realização de pesquisas conjuntas com segmentos de varejo e de eventos negociais e institucionais.

Ações integradas

Para o diretor de Administração e Finanças do Sebrae nacional, Eduardo Diogo, o acordo integrará ações das duas instituições. “Vamos dividir espaços físicos, compartilhar estudos e pesquisas e criar um grande fórum anual para discutir o desenvolvimento do Nordeste", disse. O presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, afirmou que o banco quer ser consultor das micro e pequenas empresas.

“O Sebrae fazendo seu papel antecedente ao crédito e o banco ofertando crédito de forma sustentável. Assim, contribuí...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 16:30h
Governo Federal

Defesa e Educação ficarão com maior parte dos R$ 14 bi descontingenciados

 

Foi publicado, hoje (22), no Diário Oficial da União o decreto relativo ao Relatório Extemporâneo de Avaliação de Receitas e Despesas de Novembro de 2019, com liberação de todas as despesas discricionárias (não obrigatórias) contingenciadas (bloqueadas) em meses anteriores. (Foto ilustração)

Na semana passada, o governo anunciou o descontingenciamento (desbloqueio) de R$ 13,976 bilhões do Orçamento de 2019.

O órgão que teve a maior liberação, de R$ 3, 473 bilhões, foi o Ministério da Defesa, seguido pela Educação, R$ 2,695 bilhões, e Desenvolvimento Regional, R$ 1,905 bilhão.

A liberação dos recursos foi possível porque o governo obteve receitas extraordinárias com a venda de ativos de estatais, que rendeu Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido sobre o ganho de capital das empresas, e pelos leilões do excedente da cessão onerosa e da partilha do pré-sal.

De acordo com o Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas referente ao 5º bimestre de 2019, haveria a possibilidade de liberar gastos em mais R$ 7,2 bilhões, e mesmo assim cumprir a meta de déficit nas contas públicas de R$ 139 bilhões. Entretanto, para isso, seriam necessários créditos adicionais. (Agência Brasil)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 15:40h
Norte da Bahia

Governo Federal autoriza ocupação de produtores em polo de irrigação na Bahia

 

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) autorizou a ocupação e a operação de produtores rurais nas etapas 1 e 2 do Projeto Público de Irrigação Baixio do Irecê, em Xique-Xique, na Bahia. O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, participou hoje (22) da solenidade de autorização no município baiano. (Foto ilustração)

O empreendimento foi executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e é um dos projetos que integram o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal.

O perímetro de irrigação está instalado na região norte da Bahia, entre os municípios de Xique-Xique e Itaguaçu. As principais produções locais são algodão, cana-de-açúcar, frutas e legumes. As etapas 1 e 2 abrangem 16,5 mil hectares irrigáveis, divididos em 375 lotes individuais e empresariais.

Quando essas partes estiverem concluídas, o Baixio do Irecê tem previsão de produzir 16 mil toneladas de frutas e 83 mil toneladas de grãos. A expectativa é que o empreendimento tenha um valor bruto de produção anual de R$ 140 milhões e gere 20 mil empregos diretos e indiretos.

De acordo com o MDR, até agora o governo federal já investiu R$ 968,5 milhões para a aquisição de 93,5 mil hectares de área irrigável e ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 15:00h
Justiça Eleitoral

Não há tempo de criar checagem de assinatura digital para eleições de 2020, dizem ministros do TSE

 

Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disseram reservadamente ao blog ser até possível e viável criar um modelo de checagem de assinaturas digitais no país. No entanto, ponderam não haver tempo hábil para criar o sistema , conferir as assinaturas, e aprovar o registro do partido do presidente Jair Bolsonaro, Aliança pelo Brasil, a tempo da sigla disputar as eleições municipais de 2020. (Foto ilustração)

“É possível criar um sistema de conferência digital de assinaturas, cruzando com a base de dados eletrônica hoje disponível no tribunal, mas isso demanda tempo, não é automático, e não estaria pronto para funcionar com segurança até março, prazo final para o registro de partidos que vão disputar a eleição do próximo ano”, afirmou um ministro do TSE.

Nesta quinta-feira (21), Bolsonaro afirmou que, caso a corte impeça o uso das assinaturas digitais no processo de criação da sigla, o Aliança não disputará o pleito do ano que vem.

Na próxima terça-feira (26), o TSE vai analisar um pedido de autorização da coleta digital de assinaturas para criação de partidos no Brasil.

Na avaliação de outro ministro do tribunal ao blog, o TSE precisa analisar se é o momento de facilitar a criação de partidos, diante do número excessivo de legendas hoje j&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 14:30h
Troca de Executivo

Em meio a críticas da Petrobras, presidente da Braskem deixará cargo em dezembro

 

O presidente da Braskem, Fernando Musa, deixará o cargo em dezembro deste ano. Ele será substituído pelo presidente do conselho de administração da empresa, Roberto Simões, que está na companhia desde 1994. (foto ilustração)

No comando da Braskem desde 2016, Musa havia recebido críticas da Petrobras, segunda maior acionista da empresa atrás da controladora Odebrecht, e que teria solicitado a saída do executivo.

As reclamações da Petrobras eram relacionadas à crise com uma mina de sal-gema, matéria-prima usada na produção de plástico, em Maceió.

Centenas de famílias do bairro de Pinheiro, na capital alagoana, foram removidas de suas casas após o aparecimento de rachaduras nas residências.

Em junho, a Braskem anunciou o fechamento da mina, por considerar que não há “mais licença social para operar” no local. (bahia.ba)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 14:00h
Deputados "bolsonaristas"

Risco de perder mandato faz deputado aliado evitar criação do Aliança

 

Pelo menos dois deputados do “PSL bolsonarista” evitaram assinar a ata de fundação do Aliança pelo Brasil, lançado ontem pelo presidente. (Foto ilustração: deputados General Peternelli e Carlos Jordy)

Foram orientados a isso, sob o risco de perderem seus mandatos por infidelidade. Há precedentes na Justiça Eleitoral.

O deputado General Peternelli (PSL-SP) evitou até mesmo ir ontem ao hotel onde ocorreu a convenção. E citou uma metáfora do futebol.

“Prudência. Claro que estou ao lado do Bolsonaro. Mas a legislação não é clara sobre isso. Não pode o Neymar, no PSG, assinar ficha de outro clube”, disse Peternelli ao Radar.

Carlos Jordy (PSL-RJ) foi, mas não assinou. Colocou o pai e irmão para endossarem.

A orientação que receberam de um advogado eleitoral foi a seguinte: a legislação diz que um simples filiado não pode assinar ficha de apoiamento para criação de um novo partido. Portanto, ninguém do PSL pode subscrever.

O antecedente utilizado é caso do ex-deputado federal Rodovalho, do Distrito Federal. Ele era do Democratas e foi para o Partido Progressista (PP), mas usou como justificativa e trampolim a criação do Partido Socialista da República (PSR). Teve o mandato cassado. (veja)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
Lindiomar - Cerveja
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2020

2019

2018

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia