Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você já definiu em quem votar para prefeito e vereador em 15 de novembro?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 13:10h
Mercado de Capitais

Ibovespa supera 108 mil pontos com negociação China-EUA

 

O Ibovespa avançava e superava os 108 mil pontos nesta sexta-feira, apoiado em sinalizações mais favoráveis sobre as negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China, com as ações da Vale entre as maiores altas. (Foto ilustração)

Às 12:03, o Ibovespa subia 0,73%, a 108.277,49 pontos. O volume financeiro somava 4,18 bilhões de reais.

O presidente norte-americano, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que um acordo comercial com a China está "potencialmente muito próximo", e que ele está do lado tanto do povo de Hong Kong quanto do presidente Xi Jinping.

Em Pequim, mais cedo, o presidente Xi Jinping disse que a China quer desenvolver um pacto comercial inicial com os EUA e vem tentando evitar uma guerra comercial, embora não tenha medo de retaliar quando necessário.

Em Wall Street, os pregões abriram em alta com os comentários de Trump e da China trazendo esperanças sobre um acordo comercial. O S&P 500 subia 0,2%.

De acordo com o chefe de renda variável da Eleven Financial Research, Carlos Daltozo, a bolsa brasileira já vinha dando continuidade ao movimento positivo da véspera, mas o fôlego ganhou força com a abertura das bolsas em Nova York.

Ele destacou os comentários de Trump, de que um acordo com a China está muito perto, como componentes que ajudaram o Ibovespa a renovar m&a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 11:49h
Política

CNM convoca gestores para mobilização contra Pec que pode extinguir municípios

 

Acontece no dia 3 de dezembro uma Mobilização Municipalista contra a extinção de Municípios. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) está convocando os gestores a participarem do movimento, que tem como objetivo pressionar parlamentares para a aprovação de pautas prioritárias que tramitam no Congresso Nacional e lutar para que 1.252 municípios brasileiros não sejam extintos, como propõe a PEC 188/2019, conhecida como Pec do Pacto Federativo. A Proposta de Emenda à Constituição prevê que a localidade que não atingir em 2023 o limite de 10% de impostos sobre suas receitas e que tenha até 5 mil habitantes será extinta. (As informações são da CNM/ Foto Reprodução) 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 11:31h
Política

Cinco nomes iniciam disputa pela prefeitura de Santo Amaro

 
Foto Reprodução/Recôncavo News

O município de Santo Amaro, situado a 79 quilômetros de Salvador, no Recôncavo Baiano, tem cinco nomes citados como pré-candidatos nas eleições municipais de 2020.

O atual prefeito Flaviano Bonfim (PP), que vai tentar reeleição, irá enfrentar como adversários políticos o vereador Cesar do Pão (PSL); a professora aposentada e presidente municipal do PSB na cidade, Aninha Melo; a esposa do ex-prefeito, Ricardo Machado (PT), Alessandra Gomes (PSD); e o servidor público aposentado, Miguel Reis (Sem partido).

Cesar do Pão, que foi o candidato a deputado estadual mais votado na cidade, com 6.644 votos, mas não foi eleito, acredita que a população da cidade deseja uma mudança no cenário político. “O ex-prefeito [Ricardo Machado] ficou no poder oito anos. O atual, já tem três anos de mandato e disse que seria diferente, mas foi até pior. A população quer mudança. Essa será a eleição mais importante da cidade. É uma questão de amor próprio, de não dar oportunidade de poder a quem foi desonesto com o povo”, criticou. 

Professora Aninha Melo (PSB) também crê em um desejo de mudança. “Já fui secretária Ação Social duas vezes, fui diretora do hospital Natividade e adquiri muita experiencia. Estou agora mesmo em uma reunião, apresentando minhas propostas”, disse à reportagem. Ela é esposa do ex-prefeito Jo&atild...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 11:03h
Reforma da Previdência

Otto diz que PEC que incluía estados e municípios em reforma será engavetada

 
Foto Agência Estado

A PEC Paralela da reforma da Previdência, que tinha o objetivo de incluir estados e municípios nas novas regras previdenciárias, deve ser engavetada na Câmara dos Deputados.

Segundo o jornal O Globo, há uma resistência entre os deputados a necessidade de mudar o texto da reforma aprovada no mês passado pelo Congresso.

O líder do PSD no Senado, Otto Alencar, disse à reportagem que não tem qualquer chance da PEC tramitar na Câmara.

“Ela não será nem apreciada. O Senado incluiu estados e municípios e não combinou com os líderes dos partidos na Câmara, que já tinha retirado esses entes da reforma”, disse.

Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara, explicou que a aprovação da matéria poderia trazer insegurança jurídica.

“A gente acabou de promulgar uma PEC e você muda um texto promulgado há duas semanas? Tem que tomar cuidado para não gerar uma insegurança, né? Temas como Previdência não devem ser modificados com tanta agilidade”, afirmou. (Bahia.ba/ Foto Agência Estado)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 10:49h
Custo de vida

Prévia da inflação em novembro é a menor taxa para o mês em 21 anos

 

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial do país, registrou 0,14% em novembro deste ano. O índice é superior ao observado em outubro (0,09%), mas inferior ao de novembro de 2018 (0,19%). (Foto ilustração)

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa é a menor taxa para meses de novembro desde 1998, quando houve deflação (queda de preços) de 0,11%.

O IPCA-15 acumula taxas de 2,83% no ano e de 2,67% em 12 meses. A taxa acumulada em 12 meses é menor que a registrada em outubro (2,72%).

Três dos nove grupos de despesas tiveram deflação e contribuíram para que esse fosse o mês de novembro com menor alta de preços dos últimos 21 anos, com destaque para habitação (-0,22%), influenciada pela redução média do custo da energia elétrica (-1,51%). Também tiveram deflação os artigos de residência (-0,06%) e comunicação (-0,02%).

Seis grupos tiveram alta de preços, com destaque para vestuário (0,68%), transportes (0,30%) e despesas pessoais (0,40%). No vestuário, destacam-se os itens de roupa masculina (1,15%), roupa infantil (0,65%) e roupa feminina (0,49%).

Nos transportes, os principais aumentos vieram da gasolina (0,80%), etanol (2,53%), óleo diesel (0,58%), gás veicular (0,10%...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 10:27h
Desinvestimento de ativos

Petrobras divulga nova fase do processo de venda de refinarias

 

A Petrobras divulgou hoje (22) uma nova fase do processo de venda de quatro refinarias, anunciado em agosto. Nesta fase, chamada de vinculante, os potenciais compradores receberão uma carta-convite sobre o processo. (Foto ilustração: refinaria Landulpho Alves na Bahia)

Com isso, os interessados poderão fazer a chamada diligência prévia, em que o investidor analisa os riscos do negócio, e também enviar as propostas vinculantes de compra das refinarias.

Estão sendo oferecidas quatro refinarias, com capacidade de processar 879 mil barris de óleo por dia (37% da capacidade total de refino no país): Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco; Landulpho Alves (RLAM), na Bahia; Presidente Getúlio Vargas (Repar) no Paraná; e Alberto Pasqualini (Refap) no Rio Grande do Sul; além de seus respectivos ativos logísticos.

De acordo com a Petrobras, o processo de venda está de acordo com as diretrizes para desinvestimentos da Petrobras e com o regime especial de desinvestimento de ativos pelas sociedades de economia mista federais, previsto no Decreto 9.188/2017.

O objetivo do projeto de desinvestimento é otimizar o portfólio e a melhora de alocação do capital da empresa. (ABr) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 10:04h
Política

Na Europa, Rui avalia que imagem do Brasil está "arranhada" no exterior

 
Foto Divulgação

Diretamente de Berlim, na Alemanha, onde integra a comitiva de articulação internacional do Consórcio Nordeste para atrair investimentos para região do nordeste brasileiro, o governador Rui Costa (PT) classificou como “arranhada” a imagem do Brasil no exterior. “É inegável que a imagem está arranhada no exterior. Esse foi um ano de muitos episódios, de muitas declarações, na minha opinião infelizes, sobre atos e ações que ocorreram. Isso mancha a imagem do Brasil no exterior, sobretudo na Europa. Aqui, em qualquer país que você vá, a questão do meio ambiente é basilar, ou seja, você não fala de negócios, de relação empresarial, de investimentos se não tiver como base valores de preservação da natureza, de energia renovável”, destacou Rui Costa em entrevista à Rádio Metrópole nesta sexta-feira (22). Em contrapartida, ao comentar a iniciativa do grupo de governadores nordestinos, o gestor baiano ressaltou que “a viagem serve também para reafirmar os valores brasileiros de união e compromisso com o meio ambiente”. A comitiva internacional do Consórcio Nordeste também passou por países como Itália e França. Rui Costa retorna à Bahia neste sábado (23). (Política Livre/ Foto Divulgação)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 09:36h
Imbróglio da movimentação financeira

STF consultou grupo internacional antes do julgamento da polêmica sobre ex-Coaf

 

É lorota a alegação de que do Supremo Tribunal Federal pode levar o Brasil à “lista cinza” (“negra” virou expressão politicamente incorreta) do Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (Gafi/FATF). O Ministro Dias Toffoli emitiu sinais e garantias de que nada afetará os compromissos do Brasil no combate à corrupção. Há 15 dias, ele até mandou a Paris três assessores de alto nível para uma conversa franca com o Gafi. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. (Foto ilustração)

Nove dias depois da reunião de Paris, Toffoli recebeu em Brasília, para um olho-no-olho, o eslavo Drogo Kos, dirigente do Gafi. Tudo em paz.

Toffoli mandou a Paris uma comissão formada por um juiz federal, um diplomata e um advogado, para a conversa esclarecedora com o Gafi.

Os assessores do STF foram também à sede da OCDE, por acaso no mesmo prédio do Gafi, para idênticos esclarecimentos. Tudo certo.

O “freio de arrumação” do STF, segundo Toffoli, teve o objetivo de impedir “investigações de gaveta para assassinar reputações”.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 09:12h
Defensoria Pública do Estado da Bahia

DPE garante na Justiça suspensão de exigência de exames ginecológicos em concursos do Município de Salvador

 
Foto Divulgação

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA obteve liminar que suspende a exigência de exames ginecológicos invasivos para mais de 6 mil candidatas dos concursos públicos de Editais 01, 02 e 03/2019 do Município de Salvador, nos quais constam mais de 12.700 candidatos aprovados nas provas objetivas. A liminar foi proferida em Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelas Especializadas de Fazenda Pública e de Direitos Humanos da DPE/BA.

Na ação, a Defensoria solicita que a prefeitura de Salvador se abstenha de exigir que candidatas do sexo feminino, aprovadas nas fases precedentes para os cargos de nível superior, médio e professora municipal, realizem os exames de avaliação ginecológica, colposcopia, citologia (Papanicolau), microflora e mamografia (este para candidatas com mais de 40 anos), uma vez que os exames solicitados não têm relevância para os cargos exigidos.

No âmbito municipal, o art. 6º da Lei Complementar 01/91 prevê como requisito para ingresso na carreira pública municipal boa saúde física e mental. No que diz respeito aos exames médicos admissionais, devem ter por única finalidade assegurar que a candidata possua aptidão física e mental para o desempenho do cargo público para o qual foi aprovada e convocada. Dessa maneira, qualquer requisito previsto no edital que não guarde restrita pertinência com a aptidão para o cargo a ser ocupado, deve ser considerado ilegal e inconstitucional, conforme art. 39, §3 º ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 09:06h
Brasília

Operação da PF mira suposto pagamento de propina em troca de decisões da Aneel

 

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira (22) mandados de busca e apreensão para apurar suposto recebimento de propina por ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) entre os anos de 2010 e 2013. Os mandados foram cumpridos em Brasília e miraram três pessoas. (Foto ilustração)

A investigação começou em 2016 a partir de nota técnica da Controladoria-Geral da União (CGU) que identificou indícios de irregularidades em decisões tomadas pela diretoria da Aneel. As decisões teriam contrariado pareceres técnicos da própria agência para beneficiar empresas do ramo de energia. Segundo a investigação, os prejuízos para o poder público ultrapassam R$ 12 milhões.

Segundo investigadores, depois das decisões controvertidas, um ex-diretor da agência, sete meses depois de deixar o cargo, constitui consultoria e foi nomeado diretor de empresas da área de energia. Na nova função, ele e sua consultoria receberam transferências e depósitos de empresas da área de energia elétrica, que teriam sido beneficiadas em decisões da agência.

Ainda de acordo com a investigação, entre os anos 2014 e 2015 houve um aumento de depósitos nas contas vinculadas ao ex-diretor e sua empresa, de aproximadamente 300% em relação aos anos de 2011 a 2013.

De acordo com os investigadores, parte do...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 08:50h
Política

Lula participa de Congresso do PT neste final de semana, em São Paulo

 
Foto: Ricardo Stuckert/PT

O ex-presidente Lula participará do 7º Congresso Nacional do PT, em São Paulo, que terá início nesta sexta-feira (22) e segue até domingo (24). A informação foi divulgada pelo Jornal Folha de São Paulo. O objetivo do encontro é discutir os rumos da sigla para 2020 e a oposição ao presidente Jair Bolsonaro. Para as eleições municipais, Lula defende que o PT tenha candidaturas no maior número de cidades possíveis em todo o país, porém há um problema em São Paulo. Como Fernando Haddad, candidato a presidente nas últimas eleições, reluta em se candidatar, os petistas poderão apoiar Marta Suplicy, que atualmente está sem partido. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 08:42h
Centro-sul baiano

Em Salvador, Zé Ribeiro busca apoio do PT para sua pré-candidatura à Prefeitura de Brumado

 

O vereador Zé Ribeiro, acompanhando do presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Brumado, Márcio Aguiar, esteve em Salvador para participar de uma reunião com o deputado federal Afonso Florence e com o presidente estadual do PT, Éder Valadares, em busca de apoio para que o partido tenha candidatura própria à Prefeitura de Brumado nas próximas eleições municipais, em 2020. O projeto, segundo Zé Ribeiro, já estaria acertado, inclusive com aval do governador Rui Costa e do senador Jaques Wagner, que contará com o apoio de todos os deputados aliados do governo que tiveram votos em Brumado. (Foto ilustração)

Ribeiro aproveitou a oportunidade também para reiterar sua solicitação ao Secretário da Educação Jerônimo Rodrigues as coberturas das quadras dos colégios estaduais no município – CEB, CEEP, e Getúlio Vargas. O secretário garantiu que irá se empenhar ao máximo para atender à reivindicação e também falou de outros avanços para as escolas estaduais em Brumado. Zé Ribeiro se encontrou ainda com a Superintendente de Segurança Alimentar Dra. Rosa Ponde e com o Secretário Estadual da Justiça Social Carlos Martins. (Fonte: Brumado Urgente/sertaohoje)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 08:28h
Governo do Estado

Saeb altera regras para concurso de médico e odontólogo da Polícia Militar

 

A Secretaria da Administração (Saeb) publicou nesta quinta-feira (21), no Diário Oficial do Estado (DOE), retificação no edital de abertura de inscrições ao concurso público para seleção de oficiais de saúde da Polícia Militar da Bahia. De acordo com a publicação, poderão concorrer no certame candidatos aptos, que tenham, no mínimo, 18 anos. Anteriormente, o concurso tinha entre seus pré-requisitos a exigência de idade entre 18 e 30 anos. A medida atende recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA). (Foto ilustração)

Com isso, o prazo para inscrição no concurso será estendido até o dia 20 de dezembro, às 23h59, no site da empresa organizadora, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), disponível no endereço www.ibfc.org.br. O prazo máximo para pagamento do boleto de inscrição, no valor de R$ 150, passa a ser o dia 23 de dezembro, observando o horário de Brasília. Outros prazos para o certame e o cronograma provisório de atividades também serão reajustados e podem ser consultados no DOE e no Portal do Servidor www.portaldoservidor.ba.gov.br.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 08:24h
Polêmica

Vereador no Pará posta vídeo dizendo que vai faltar sessão para "curtir praia"

 
Foto Reprodução

Um vereador do Pará causou polêmica ao divulgar um vídeo em que diz que faltará as sessões para curtir praia. O episódio, que aconteceu em Portel, no Marajó, gerou a expulsou do vereador Emerson Lobato do PRTB. Nas imagens, ele aparece na praia de Porto de Moz ao lado da esposa (que é funcionária de uma escola) dizendo que faltará o trabalho por dois meses, dando a entender que não haverá nenhuma punição. Em outro vídeo, Lobato aparece prometendo um novo cargo para a esposa. O vereador negou e disse que “tudo não passou de uma brincadeira” em um grupo da família nas redes sociais.

O assunto gerou discussão na Câmara Municipal de Portel e vereadores de oposição acreditam que houve quebra de decoro parlamentar e pediram a abertura de uma CPI para investigar. A promotora de Justiça do município vai pedir lista de presença e filmagens das sessões para verificar a assiduidade de Emerson Lobato. A Secretaria Municipal de Educação também deverá ser procurada para informar quanto à frequência da esposa do vereador. (Com informações do G1/ Foto Reprodução)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 08:06h
Saubara

Juiz obriga presidente da Câmara a pôr em votação projetos de prefeita

 
Foto Reprodução/ Acorda Cidade

Uma decisão do juiz José Ayres de Souza Nascimento Júnior ordenou que o presidente da Câmara de Vereadores de Saubara, no Recôncavo, coloque em votação projetos enviados pela prefeita Márcia Mendes Oliveira de Araújo. A medida atende mandado de segurança da gestora. Márcia Araújo acusou o presidente da Casa, Dinaldo Santana de Oliveira, seu adversário político, de impedir que três projetos enviados por ela fossem à votação. As iniciativas chegaram para apreciação da Câmara nos dias 7 e 9 de maio e 26 de junho.

No entanto, desde então, não foram votadas, ultrapassando prazos legais e regimentais, como afirma o mandado de segurança feito pela gestora. Os projetos pediam a autorização de dois convênios, um com a Colônia de Pescadores Z-16 de Saubara e outra com a Liga Saubarense de Desportos. O terceiro projeto pedia a autorização de abertura de crédito adicional especial de R$ 8,4 milhões no Orçamento Geral do Município, do exercício financeiro de 2019. A sentença foi deferida nesta terça-feira (19). (Bahia Notícias/ Foto Reprodução/ Acorda Cidade)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 07:58h
Porto Seguro

Concurso: Prefeitura antecipa provas para a área de educação

 
Foto Márcio Filho

A Prefeitura de Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, publicou alteração no edital do concurso público para o preenchimento de 579 vagas, além de 1.487 em cadastro de reserva.Com a mudança, as provas objetivas para os cargos de auxiliar de classe e professor nível I, que seriam no dia 1º de dezembro, serão aplicadas no próximo dia 30 de novembro.

De acordo com o edital, os candidatos ao cargo de professor nível 1 farão prova das 8h30min às 12h30min. O portão será fechado às 8h. A prova para quem vai concorrer a uma vaga para auxiliar de classe será aplicada a partir das 15h. A entrada será encerrada às 14h30min. Acesse aqui o comunicado sobre a mudança da data das provas na área de educação.

Para os candidatos que concorrem aos demais cargos, a data foi mantida. Ou seja, as aprovas serão aplicadas no dia 1º de dezembro, um domingo, em Porto Seguro. Os salários variam de R$1.250,00 a R$ 8.333,60, a depender da área e carga horária de trabalho semanal.

DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS

A maior oferta de vagas é para profissionais da educação, principalmente professores de Artes, Ciências, Biologia, Geografia, Inglês, Educação Física, História e Língua Portuguesa, Matemática e Libras, além de coordenadores pedagógicos. A remuneração inicial na educação é de R$ 1.278,87 para 2...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 07:54h
Universo do agronegócio

Entidades do Agronegócio participam da Fenagro 2019

 

O agronegócio do Oeste da Bahia estará presente na 32ª edição da Fenagro, em Salvador, evento que acontece de 23 de novembro a 01 de dezembro, no Parque de Exposições da capital baiana. Como já é tradição, as entidades representativas do setor viajam mais de mil quilômetros para demonstrar todo potencial agrícola da região. Em um estande conjunto, a Aiba, Abapa e Fundação BA expõem as principais culturas do oeste baiano: grãos (soja, milho e feijão) e fibra (algodão), além de mostrar como esses produtos fazem parte do nosso dia a dia, seja in natura ou através de seus derivados. (Foto ilustração)

O objetivo é apresentar, de forma lúdica, o universo do agronegócio a alunos da rede pública de ensino e a todos os visitantes da Feira Internacional da Agropecuária. Para tanto, serão utilizados jogos interativos, distribuição de material didático e pequenas aulas explicativas, para levar informação correta e segura à população, acerca de temas muitas vezes deturpados.

Além de expor insumos materiais e imateriais ligados ao setor produtivo, as três entidades realizarão na Fenagro o lançamento da Bahia Farm Show, a principal feira de tecnologia agrícola e de negócios do Norte e Nordeste do Brasil, que acontece todos os anos no município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste baiano. As novidades e as expectativas para a próxi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 06:47h
Câmara Federal

Comissão aprova proibição de venda de bebida alcoólica a pessoa armada

 

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço da Câmara dos Deputados aprovou proposta que proíbe bares, boates e restaurantes de venderem bebidas alcoólicas a pessoas armadas.

A regra vale inclusive para agentes de segurança: policiais, civis ou militares; bombeiros militares; guardas municipais; e integrantes das Forças Armadas.

O Projeto de Lei 433/19, do deputado Rubens Bueno (Cidadania-PR), foi aprovado com uma emenda do relator, deputado Joaquim Passarinho (PSD-PA). Ele determinou que os comerciantes só poderão ser punidos caso as armas portadas pelos consumidores forem perceptíveis visualmente.

As punições previstas são multa de até 100 vezes o valor da bebida consumida, suspensão ou interdição do estabelecimento.

Passarinho diz que o proprietário não pode ser punido por algo do que não tem conhecimento. “Não se pode penalizar os proprietários de bares, boates, restaurantes e outros estabelecimentos congêneres, sem que a arma esteja visível. Caso contrário, seria exigido indiretamente investimento em detectores de metais, um custo adicional para a tão sacrificada classe empresarial brasileira”, justificou. (Reportagem – Carol Siqueira)


 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 06:36h
Feira de Santana

Major Moacir vai para a SEPREV por indicação de Fernando Torres

 

A informação que chega ao site Bahia na Política é que na tarde de quarta-feira (20) foi batido o martelo pelo prefeito Colbert Martins. O ex-vereador e Major da Polícia Militar Moacir Lima (foto ilustração) vai assumir a Secretaria de Prevenção à Violência (SEPREV). O mesmo vai para a pasta por indicação do ex-deputado federal Fernando Torres (PSD), que no primeiro semestre declarou votar em Colbert Martins se o mesmo fosse candidato à reeleição. Conhecedor da área de Segurança Pública, Major Moacir tem trânsito fácil nas áreas política e militar.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 06:31h
Feira de Santana

Zé Neto precisa agregar forças para prefeito em 2020

 

Pré-candidato a prefeito pelo PT em Feira de Santana, o deputado federal Zé Neto (Foto ilustração), sempre em primeiro lugar nas pesquisas de opinião, tem um desafio. Agregar forças que possam tirar votos do grupo liderado pelo ex-prefeito José Ronaldo e uma proposta convincente de que ele é a mudança. Campanha com os mesmos já deu o que deu.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 06:28h
Investimento social

Fundo do Pré-Sal criado em 2010 tem mais de R$ 32 bilhões

 

O Fundo Social do Pré-Sal, criado em 2010 com a função de acumular parte da renda dos royalties e destinar para a Saúde, Educação e outras áreas sociais, não saiu do papel. E pasmem, hoje há no fundo R$ 32,7 bilhões parados, valores de outubro. A informação é da Secretaria-Geral da Presidência da República. A parada é à espera de decisão. A lei não permite que esses recursos sejam utilizados para pagar pessoal, mas não há restrições para outros usos, como a Previdência.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 06:27h
Bahia

Decisão do TRE-BA revogada no TSE surpreende políticos baianos

 

A cassação pelo TSE dos mandatos do prefeito de Pilão Arcado, Manoel Afonso (PP), e do vice, Daltro Melo, é um aviso que nem sempre a decisão do TRE-BA é seguida. Aqui os executivos do interior tiveram vitória de 4 a 3.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 06:23h
Eleições

PT ganha para governador e o DEM para prefeito em Feira de Santana

 

Se tem uma questão que tem intrigado os analistas de política em Feira de Santana é a opção do eleitorado em querer, desde 2002, votar em candidatos a governador do PT no Município, mas sempre votando em prefeitos do lado contrário, a exemplo de José Ronaldo e Tarcízio Pimenta. Em tempo: Para governador em 2018, o PT de Rui Costa perdeu em Feira de Santana, quando o candidato foi José Ronaldo. (Foto ilustração: José Ronaldo e Rui Costa)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 06:19h
Eleições municipais

Mário Gonçalves é candidato a prefeito de Serra Preta em 2020

 

Vereador de terceiro mandato, que na última eleição teve 670 votos, Mário Gonçalves  (PSD - Foto) deve ser candidato a prefeito na cidade de Serra Preta em 2020. Em contato com o site Bahia na Política, Mário Gonçalves disse que deve ser candidato pelo grupo político que está na Prefeitura, já que o prefeito Aldinho (Pode) diz que não deseja disputar a reeleição. “Já conversei com Aldinho e o mesmo tem me estimulado e pedido que eu converse com o grupo em busca da unidade. Sou de grupo, sou leal e estarei à disposição”, rafirma Mário, filho do ex-prefeito do município, Dr. Benedito Gonçalves.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 06:15h
Estatal brasileira

Petrobras quer valer R$ 414 bilhões até o final de 2019

 

A Petrobras, que em 2014 chegou a valer próximo de R$ 179 bilhões, hoje no mercado já retornou aos seus valores dos anos de 2010, R$ 380 bilhões. O objetivo é até o final do ano valer R$ 414 bilhões.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 06:03h
Economia

Brasil tem apenas 67 toneladas de ouro em reservas internacionais

 

Apesar do Brasil ter quase US$ 400 bilhões em reservas internacionais, tem apenas 67 toneladas de ouro, que corresponde a 0,9% em dólares. Estados Unidos, Alemanha e Itália juntos têm 13.952 toneladas, em estoque. Hoje o 11º produtor mundial de ouro, o Brasil já foi o líder no período colonial, com a exploração em Minas Gerais. (Finanças – Exame)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 05:59h
Olimpíada do Japão

Brasil completa 100 anos de participação em Olimpíada Mundial em 2020

 

Em 2020 o Brasil completa 100 anos de participação em Olimpíada Mundial. Para a sua 30ª participação, que será em Toquio no Japão, tramita no Senado Federal projeto de incentivo e apoio aos esportistas brasileiros, de iniciativa da senadora Leila Barros (PSB - foto ilustração), que também foi medalha de ouro olímpica pelo vôlei feminino.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 05:55h
Nacional

Polarização entre esquerda e direita abre espaço para um nome de centro

 

A polarização entre direita e esquerda, diga-se Jair Bolsonaro e Lula, deixa um espaço para a ideologia de centro, que está em aberto no país. O problema é que pouca ou nenhuma opção tem se projetado nacionalmente. Por enquanto.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 05:54h
Feira de Santana

Eleições de 2020 passa por DEM, PT, MDB, PSDB e PDT

 

As eleições municipais em Feira de Santana caminham para que cinco partidos – DEM, PT, MDB, PSDB e PDT – sejam os protagonistas em 2020. Pelas movimentações, quem não estiver para prefeito vai querer ter uma chapa forte de vereador. Em tempo: As cinco legendas têm tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV. Correm por fora o PL, Cidadania e PSB.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 05:50h
Investimentos

Joca: "Rui Costa faz pouco para os 80% de votação que teve em São Gonçalo dos Campos"

 

Crítico de Rui Costa no Município de São Gonçalo dos Campos, apesar de ser da base do Governo do Estado, o presidente da Câmara Municipal, Josué Oliveira (DC - foto ilustração), também conhecido por Joca, lamenta que tem sido feito muito pouco na cidade pelo Poder Executivo Estadual, em especial na Segurança Pública. “São Gonçalo deu 80% dos seus votos a Rui Costa e esse gesto não tem sido retribuído. A cidade está carente de benefícios em praticamente todas as áreas e o governo não dá resposta”, disse Joca.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 05:44h
Shopping Popular

"O que vale é o que está no papel", diz Roberto Tourinho

 
Vereador Roberto Tourinho (PV)

Vereador Roberto Tourinho (PV)

O vereador Roberto Tourinho (PV), em discurso quarta-feira (20), na Câmara Municipal, comentou os dados apresentados pelo professor Antônio Rosevaldo, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a respeito do Shopping Popular. A estimativa da receita em 30 anos é mais de R$400 milhões, o custo do empreendimento é R$92 milhões e a Prefeitura deu R$13 milhões. “Ou seja, em 10 anos a empresa vai retirar o que aplicou e vai passar 20 anos ganhando dinheiro. Por ano, o Shopping Popular vai arrecadar R$15 milhões, o que corresponde a mais de R$1 milhão por mês”, criticou. Quanto à declaração do vereador Luiz da Feira de que o ex-prefeito José Ronaldo havia garantido que o Shopping Popular seria para os ambulantes, Tourinho foi enfático: “Esqueça o que Joé Ronaldo falou, o que vale é o que está no papel”. (Daniela Oliveira)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 05:41h
Feira de Santana

Luiz da Feira diz que pontos do Shopping Popular já estão sendo vendidos a chineses

 

O vereador Luiz da Feira (PC do B – foto ilustração) voltou a chamar a atenção para a preocupação dos camelôs quanto ao Shopping Popular e defendeu que os ambulantes cadastrados não assinem contrato, se de fato for confirmada a venda de pontos para comerciantes chineses. Ele apelou para o bom senso do prefeito Colbert Martins e citou que o projeto foi iniciado na gestão de José Ronaldo de Carvalho. “O ex-prefeito garantiu que o Shopping Popular era do camelô e não está sendo”, lamentou. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 05:36h
Feira de Santana

Edvaldo Lima diz que é ameaçado de morte e destaca liberdade de expressão

 

O vereador Edvaldo Lima (Progressistas - foto ilustração), durante discurso na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, se defendeu dos questionamentos feitos ao seu mandato por meio da Procuradoria Geral da União, a pedido da Organização dos Estados Americanos e disse que mesmo sendo ameaçado, permanecerá defendendo o que acha certo. “Ao longo da minha vida pública tenho feito inúmeras defesas em favor da família tradicional e continuarei fazendo, da ética, da moral e inclusive criticando a distribuição da cartilha gay e da ideologia de gênero, porque os meus valores são inegociáveis. Estou no meu segundo mandato e durante todo esse período fui ameaçado de morte e continuo sendo”, afirmou, citando a Constituição para justificar a liberdade de expressão, garantindo que em nenhum momento violou qualquer norma. “Sempre agi dentro dos limites do mandato”, declarou. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2019 05:33h
Feira de Santana

Vereadores destacam importância do Dia da Consciência Negra

 

Em discurso quarta-feira (20), na Câmara Municipal de Feira de Santana, os vereadores Cadmiel Pereira (PSC), João Bililiu (Cidadania - foto ilustração) e Roberto Tourinho (PV) destacaram a importância do Dia da Consciência Negra e evidenciaram o quanto os jovens negros ainda estão à margem da sociedade, devido ao preconceito e à falta de oportunidades, além das desigualdades até mesmo na diferença na remuneração de trabalhadores brancos e negros. “Todo dia é Dia da Consciência Negra, da Consciência Evangélica, dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente, dos Direitos Humanos. Todo dia é dia do cidadão compreender e respeitar o outro dentro das suas necessidades”, afirmou Cadmiel.Sobre a diferença salarial entre brancos e negros, Tourinho também se pronunciou: “É inaceitável que as pessoas exerçam a mesma função e ganhem menos por conta da cor da sua epiderme”, lamentou. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.11.2019 17:10h
Senado Federal

Acordo prevê votação de 11 vetos em sessão do Congresso na terça-feira

 

Os líderes dos partidos no Senado e na Câmara fecharam um acordo para votar na próxima terça-feira (26), às 14h, 11 vetos do presidente Jair Bolsonaro a projetos aprovados pelo Legislativo. Cinco deles trancam a pauta e impedem a análise de outras matérias pelo Congresso.

O pacto foi definido na manhã desta quinta-feira (21) durante café da manhã na Residência Oficial da Presidência do Senado. Segundo o líder da Rede, senador Randolfe Rodrigues (AP), o acordo prevê a votação nominal de apenas dois destaques em separado, um da Rede e outro do Novo. Com isso, destaques apresentados por PT, DEM, PSL e Podemos seriam retirados, e os demais vetos seriam decididos na cédula de votação, cuja apuração é eletrônica.

Os dois destaques que devem ser votados em separado tratam do veto parcial (VET 35/2019) à reforma partidária e eleitoral (Lei 13.877, de 2019). A norma teve 45 dispositivos barrados pelo presidente Jair Bolsonaro. A Rede defende a manutenção do dispositivo que proíbe o uso de dinheiro do Fundo Eleitoral para o pagamento de multas aplicadas aos partidos pela Justiça Eleitoral. O destaque do Novo trata da propaganda eleitoral.

— Na sessão da última quarta-feira [20], não conseguimos construir um acordo de procedimentos para a apreciação dos vetos. A ideia agora é termos um acordo mínimo que não prejudique o direito dos partidos políticos na aprecia&ccedi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.11.2019 17:00h
Câmara Federal

Finanças rejeita compra de tablets para agentes comunitários de saúde

 

A Comissão de Finanças e Tributação rejeitou nesta quarta-feira (20) proposta (PL 7079/17) que obriga os estados, o Distrito Federal e os municípios a fornecerem equipamentos eletrônicos portáteis, como tablets, para o trabalho de agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. A proposta foi apresentada pelo deputado Angelim (PT-AC).

A rejeição foi pedida pelo relator da proposta, deputado Paulo Azi (DEM-BA - Foto). Segundo ele, parte da compra dos equipamentos teria que ser bancada pela União e o projeto não contém estimativas de impacto do gasto nas despesas federais. E nem projeção sobre o efeito nas metas fiscais do governo.

As normas regimentais da Câmara dos Deputados determinam que projetos nessa situação devem ser rejeitados por inadequação orçamentária e financeira. Com isso, ele será arquivado, a menos que haja recurso ao Plenário para manter a tramitação. (Agência Câmara)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.11.2019 16:50h
Nova política de combustíveis

Governo publica portaria que regulamenta Créditos de Descarbonização (CBIOs)

 

O governo publicou nesta quinta-feira (21) no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria 419/19, que regulamenta o mercado dos Créditos de Descarbonização (CBIOs). O programa, que representa a nova política de combustíveis, entra em vigor em janeiro de 2020. (Foto ilustração)

A portaria regulamenta o enquadramento de projetos prioritários no setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis. Segundo o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania – SP), presidente da Frente Parlamentar do Setor Sucroenergético, a medida publicada disciplina a negociação da cadeia de produção do CBIOs. “É uma moeda pilar do RenovaBio que fortalece os biocombustíveis. Essa modalidade da liquidez estabelece regras de transição para consolidar e garantir nova política que cumpre os protocolos no que diz respeito as metas de emissão de gás de efeito estufa com relação as mudanças climáticas,” explicou.

A principal inovação da nova política de combustíveis é a criação de um mecanismo que gera um ativo financeiro para os produtores de biocombustíveis, como etanol, biodiesel, biogás ou bioquerosene, proporcional ao volume produzido e que se baseia em critérios de eficiência. Quem fabrica biocombustíveis terá direito a Créditos de Descarbonização (CBIOs), títulos negociados em bolsas que constituirão uma nova fonte de renda para o setor. J&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.11.2019 16:45h
Economia

Bancos anunciam mutirão para renegociação de dívidas em dezembro

 

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, assinaram hoje (21) um acordo de cooperação técnica para promover ações coordenadas na área de educação financeira e de renegociação de dívidas. O acordo foi assinado no início da tarde de hoje, em São Paulo. (Foto ilustração)

A primeira ação do acordo será a realização de um mutirão para renegociação de dívidas, marcado para ocorrer entre os dias 2 e 6 de dezembro. Neste mutirão, participarão os bancos Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander e Banrisul. Uma novidade será que a renegociação de dívidas poderá ser feita nas próprias agências, de forma personalizada. Ao todo, 261 agências bancárias participarão do mutirão.

As agências deverão ficar abertas até as 20h para isso. A lista com as agências participantes da ação serão divulgadas na próxima segunda-feira (25), no site Papo Reto, da Febraban.

Durante o mutirão, disse o presidente da Febraban, também serão dadas orientações sobre educação financeira aos clientes. Cada um dos bancos envolvidos vai definir os valores e a forma de negociação. “Os bancos vão oferecer as condiç&otild...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.11.2019 16:40h
Mercado de Trabalho

Caged registra criação de 70,8 mil postos de trabalho em outubro

 

Beneficiada pelo comércio e pelos serviços, a criação de empregos com carteira assinada atingiu, em outubro, o sétimo mês seguido de crescimento. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, 70.852 postos formais de trabalho foram criados no último mês. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões. (Foto ilustração)

Esse foi o melhor nível de abertura de postos de trabalho para outubro desde 2016, quando as admissões superaram as dispensas em 76.599. A criação de empregos totaliza 841.589 de janeiro a outubro, 6,45% a mais que no mesmo período do ano passado. A geração de empregos atingiu o maior nível para os dez primeiros meses do ano desde 2014, quando tinham sido abertas 912.287 vagas no acumulado de dez meses. (Por Wellton Máximo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.11.2019 16:35h
Feira de Santana

Município faz adesão para aquisição de luminárias de LED

 

A partir do mês de janeiro, a iluminação de LED, considerado o que há de mais moderno e eficiente neste segmento, estará cada vez mais presente nas vias e logradouros públicos de Feira de Santana. A adesão a uma Ata de Registro de Preços para aquisição de luminárias junto a empresa União Brasil Corea (UNICOBA) foi o tema de um encontro entre o prefeito Colbert Martins Filho, o secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, e uma representante da empresa, na manhã desta quinta-feira, 21. (Foto ilustração)

A UNICOBA foi a empresa vencedora da licitação para fornecimento de luminárias no município de Salvador. A empresa é sediada em São Paulo e também possui fábrica em Minas Gerais.

O prefeito Colbert Filho observa que o objetivo do Governo é melhorar a iluminação da cidade dentro de um curto prazo. "Essa aquisição se dará independente da licitação que já foi feita. A partir da Ata de Registro de Preços vamos adquirir um quantitativo de luminárias para instalação em Feira de Santana de imediato", garantiu.

O secretário Justiniano França ressalta que a iniciativa proporcionará uma eficientização considerável em termos de iluminação pública na cidade. "A partir da adesão a Ata de Registro de Preços, estamos dentro do processo administrat...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
Lindiomar - Cerveja
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2020

2019

2018

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia