Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

O presidente Jair Bolsonaro deve deixar o PSL, partido que foi eleito?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima

Retomando as entrevistas com lideranças políticas e de destaque no Município ou de projeção em níveis estadual e nacional, estamos nesse mês com o químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima. Natural de Feira de Santana, 59 anos, casado, pais de dois filhos, nível superior, católico, pensa em ser candidato a prefeito em 2020. Foi uma conversa com o próprio diretor do site Bahia na Política, Jair Onofre, de pouco mais de duas horas. Ainda sem partido, diz que está analisando uma legenda. Já conversou com vários dirigentes e seu principal problema nesse momento é ter uma plataforma política administrativa para discutir com a sociedade. Veja a seguir:

O senhor sempre viveu Feira de Santana, participando das atividades seja da área administrativa ou política. Afinal, quem é Hamilton Ramos?

Hamilton é um camarada que procura ser o mais correto possível, sempre imaginou galgar profissionalmente um bom lugar na sociedade feirense e por ironia do destino, para não cumprir horário na Prefeitura, eu entrei no sindicato, mas nunca tive isso como profissão. Gosto da área de sindicato, gosto de atender o público, de resolver os problemas das pessoas, mas sou muito apaixonado mesmo é pela área de Química, onde presto serviço a várias empresas em Feira de Santana. Uma área não atrapalha a outra. Sou consultor de empresas, eu agradeço a Deus todo dia por ter batalhado muito e ter tido vários perfis, várias profissões e me dedicado ao meu trabalho. Tem muitos anos que eu pude tirar 15 dias de férias, porque quando eu me livro de uma atividade, não tenho como me afastar da outra. Eu continuo batalhando, continuo prestando meus serviços da melhor maneira possível e, profissionalmente falando, onde as empresas me requisitam eu estou sempre à disposição para prestar o melhor serviço possível.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.02.2019 09:30h
Feira de Santana

Frota de ônibus escolar está pronta para o ano letivo

 

A frota de ônibus escolar utilizada no transporte de alunos da Rede Municipal de Ensino está pronta para o início do ano letivo. Após passar por revisão mecânica e elétrica, além de recuperação dos assentos, os veículos começam a rodar no dia 11 de fevereiro, quando começam as aulas. (Foto ilustração).

São 24 veículos que compõem a frota municipal. Deste total, apenas um não vai estar disponível no primeiro dia, pois passa por recuperação de motor. Porém, segundo o diretor do Departamento de Veículos, Joedson Sena, isso não irá comprometer o serviço para os alunos. A documentação dos veículos também está regular.

O serviço de recuperação dos assentos também foi realizado. O número de assentos que foi depredado durante o ano letivo passado foi menor do que o registrado em 2017. Respectivamente, 41 e 68, queda de 60%.

O transporte escolar oferecido pela Prefeitura de Feira de Santana atende alunos que frequentam escolas municipais dos oito distritos e também alguns alunos da Rede Estadual de Ensino na sede do município. (Secom/Fsa).

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.02.2019 09:15h
Ilhéus

Soares Lopes será liberada para blocos populares neste sábado e domingo de Carnaval

 

Por medida de contenção de despesas e devido ao alto custo da festa, este ano Ilhéus não terá programação oficial durante o Carnaval. Em contrapartida, a Prefeitura Municipal vai garantir, apenas no sábado e domingo de Carnaval (2 e 3 de março), serviços essenciais de saúde, trânsito e segurança, durante os tradicionais desfiles das entidades carnavalescas, blocos afros e de arrastão, conforme determinou o prefeito Mário Alexandre em reunião com secretários municipais nesta sexta-feira (1º), no Centro Administrativo. (Foto ilustração).

Os recursos que seriam utilizados no Carnaval, segundo o prefeito, servirão para dar continuidade às obras, programas e ações nas áreas de educação, saúde e infraestrutura. “Vamos fazer o possível para dar continuidade ao trabalho inédito que faz de Ilhéus hoje uma cidade em transformação para um futuro melhor, investindo recursos próprios na melhoria da qualidade de vida da população”, explica o prefeito.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.02.2019 09:00h
Alta Estação

Verão baiano tem 4 mil voos extras

 

Com o maior litoral do país, temperaturas agradáveis durante todo o ano, diversos patrimônios históricos e atrativos culturais, a Bahia tem recebido mais turistas a cada ano. De acordo com a Secretaria do Turismo do Estado (Setur), seis milhões de visitantes de diversas partes do mundo devem chegar à Bahia durante o verão 2018-2019. O número é 7,5% maior que na temporada anterior. (Foto ilustração).

Incentivos estaduais, realizados por meio de políticas públicas, têm alimentado toda a cadeia de serviços, gerando novos empregos e alavancando a economia baiana, a exemplo da capacitação de profissionais da área turística e da promoção da Bahia em feiras nacionais e internacionais. Já os incentivos fiscais possibilitaram a criação de 4 mil voos extras para a alta temporada de 2019. (Com informações da Setur).

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.02.2019 08:30h
Aniversariante do Dia

Executivo da TV Geral, Humberto Cedraz Filho em festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.02.2019 08:15h
Senadores baianos

Otto e Coronel defenderam voto aberto no Senado; Wagner não ficou com a maioria

 

Dos três senadores baianos, dois votaram pelo voto aberto na eleição para a presidência do Senado. Ambos do PSD, Otto Alencar e Ângelo Coronel estiveram entre os 50 parlamentares que se posicionaram pela votação aberta nesta sexta-feira (1º). (Foto: Otto, Wagner e Coronel).

Jaques Wagner (PT), por sua vez, seguiu orientação do partido e ficou contra a maioria dos integrantes da Casa. Após muita confusão, a sessão foi interrompida na sexta e será retomada na manhã deste sábado (2).

Coronel registrou candidatura à presidência do Senado. A votação aberta é encarada como prejudicial a Renan Calheiros (MDB), porque poderia causar constrangimento a muitos parlamentares que pretendem apoiar o emedebista. (bahia.ba).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.02.2019 08:00h
Salvador

Festa de Iemanjá: baianos e turistas celebram a rainha do mar

 

Baianos e turistas lotam a praia do Rio Vermelho hoje (2) para celebrar a rainha do mar, Iemanjá, em um dos principais eventos do calendário de festas populares da Bahia. Nas religiões de matriz africana, Iemanjá – também chamada de Dandalunda, Janaína e Odoyá –, é conhecida como a mãe de todos os orixás. (Foto ilustração).

As homenagens começaram ainda ontem (1º), com a abertura do Caramanchão, local onde são colocados os presentes levados por pescadores para a Rainha do Mar. Por volta das 5h da manhã, uma alvorada de fogos de artifício marcou a chegada do presente principal ao Rio Vermelho.

Durante todo o dia, uma enorme fila se forma na Rua da Paciência para a entrega dos presentes, que podem ser deixados ao lado da Colônia de Pescadores Z1, próximo ao Largo de Santana. A procissão para a entrega do presente principal do mar, além de cerca de 600 balaios com oferendas depositadas pelos devotos e admiradores, está prevista para sair às 15h30 da Colônia de Pescadores.

Para a realização da festa, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) montou um esquema especial de trânsito no entorno da orla do Rio Vermelho. Linhas de ônibus que passam pelo local foram reforçadas, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Além disso, um esquema especial de segurança foi montado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.02.2019 07:40h
STF "enquadra" Senado

Toffoli determina que votação para a presidência do Senado seja secreta

 

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli (foto), decidiu neste sábado, (2/1), atender ao pedido formulado pelo Solidariedade e pelo MDB e determinar que seja secreta a votação que vai definir o novo presidente do Senado.

Em 9 de janeiro, Toffoli já havia determinado a votação secreta para a eleição, afastando decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do STF, que havia decidido que a escolha fosse feita com voto aberto.

MDB e Solidariedade fizeram três pedidos ao STF: que fosse assegurada a validade do regimento interno da Casa que prevê a eleição de forma secreta; que fosse anulada a votação da "questão de ordem", submetida ao plenário pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), que tratava da votação aberta aos cargos da mesa diretora; e que fosse reconhecido que candidatos à Presidência do Senado Federal não possam em nenhum momento presidir reuniões preparatórias.

"Defiro o pedido incidental formulado (Petição/STF nº 3361/19) para assegurar a observância do art. 60, caput , do RISF, de modo que as eleições para os membros da Mesa Diretora do Senado Federal sejam realizadas por escrutínio secreto", determinou Toffoli, em decisão assinada na madrugada deste sábado.

"Por conseguinte, declaro a nulidade do processo de votação da questão de ordem submetida ao Plen&a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.02.2019 07:20h
Senado Federal

Sessão do Senado é suspensa e escolha do presidente fica para hoje (2)

 

A sessão preparatória para eleição do novo presidente do Senado foi suspensa na noite de ontem (1º) e está prevista para ser reaberta neste sábado (2), às 11h. A presidência interina da Mesa passará do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) para o senador mais idoso da casa, José Maranhão (MDB-PB). (Foto ilustração).

Mais cedo, os senadores decidiram, com 50 votos a favor, que a eleição dos membros da Mesa Diretora seria feita em votação aberta.

A reunião em que seria escolhido o novo presidente do Senado foi adiada após cinco horas de discussões. O impasse se deu em torno da decisão pelo voto aberto. A sessão foi marcada por reações acaloradas de senadores, vários dos quais não aceitaram a mudança do rito para escolha do novo presidente. Como não houve acordo, a sessão foi suspensa e remarcada para este sábado.

Também houve um debate sobre a presidência interina da sessão preparatória. O senador Davi Alcolumbre foi questionado pela senadora Kátia Abreu e outros senadores que reivindicavam que a presidência fosse repassada ao senador mais idoso, José Maranhão. Alcolumbre é um dos candidatos à presidência do Senado. (Com informações da Agência Senado).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.02.2019 07:10h
Líder do governo Rui Costa

"Serei o líder que vai trabalhar para que o Executivo tenha respaldo de todos vocês"

 

O novo líder do Governo da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Rosemberg Pinto (PT - foto), afirmou nesta sexta-feira (1º), após tomar posse para o seu terceiro mandato como deputado estadual que não será apenas "um líder escolhido pelo governador Rui Costa".

“Serei o líder que vai trabalhar para que o Executivo tenha respaldo de todos os membros do Parlamento baiano”, disse o petista, escolhido pelo líder baiano para ser o porta voz do seu governo no Parlamento.

Rosemberg afirmou ainda que liderar a Bancada da Maioria na Alba sempre foi considerado por ele "uma das mais nobres funções" da Casa de Leis. “Quero agradecer ao governador Rui Costa pela confiança depositada nessa importante missão e declarar a minha total lealdade, amizade e gratidão”, disse.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.02.2019 07:00h
Feira de Santana

Pablo Roberto tem conversa com Colbert Martins e continua secretário

 

Como em política o que vale não é o que está exposto, mas o que está por trás, o vereador licenciado Pablo Roberto (foto), que em várias oportunidades ameaçou voltar à Câmara Municipal de Feira de Santana, continua na Secretaria da Prevenção a Violência. Ou seja, sentou com o prefeito Colbert Martins e se acertaram.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.02.2019 06:50h
Feira de Santana

Colbert Martins tem encontro com o vereador Alberto Nery

 

Momentos antes da abertura dos trabalhos na Câmara Municipal de Feira de Santana, ontem pela manhã, o prefeito Colbert Martins (MDB) teve uma conversa com o vereador de oposição Alberto Nery (PT). Na pauta o transporte coletivo na zona rural. Os dois consideraram a conversa positiva. (Foto ilustração: Alberto Nery e Colbert).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.02.2019 06:35h
Feira de Santana

Roberto Tourinho vai propor uma CPI para tratar de denúncias na Saúde

 

O vereador Roberto Tourinho (PV - foto) anunciou, na manhã de ontem, que vai apresentar um requerimento segunda-feira (4) propondo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para tratar de possíveis desvios na Saúde em Feira de Santana. A prisão de 11 pessoas ligadas à Cooperativa Coopersaude, no mês de dezembro, foi determinante para a iniciativa do vereador. Roberto Tourinho informa que o próximo passo é conseguir as sete assinaturas necessárias para a formação da CPI.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.02.2019 06:25h
Feira de Santana

Lulinha lamenta Colbert não ter lhe agradecido publicamente

 

O vereador Lulinha da Conceição (DEM - foto), que ainda é o líder do governo, após ouvir o discurso do prefeito Colbert Martins (MDB), dirigiu-se ao alcaide e disparou: “Obrigado Colbert, por não ter lembrado do meu nome na sua saudação. Eu que fui seu líder e lhe ajudei muito na Câmara”. Ao site Bahia na Política o vereador disse que no período em que foi líder todos os projetos de lei de iniciativa do Executivo Municipal foram aprovados.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.02.2019 06:15h
Feira de Santana

Projeto transforma Guarda Municipal em Polícia Municipal

 

O vereador por Feira de Santana Edvaldo Lima (PP) voltou a apresentar o Projeto de Lei que transforma a Guarda Municipal em Polícia Municipal (foto ilustração). O projeto foi lido ontem na abertura dos trabalhos do Legislativo.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.02.2019 06:10h
Feira de Santana

Apenas dois vereadores estiveram ausentes na sessão de abertura

 

Na abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Feira de Santana, ontem pela manhã, dos 21 vereadores apenas dois estiveram ausentes, Carlito do Peixe (DEM) e Marcos Lima (PRP). Carlito do Peixe fez uma cirurgia oftalmológica. Já Marcos Lima não conseguimos contato para saber o motivo da ausência. (Foto ilustração: Marcos LIma e Carlito do Peixe).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.02.2019 06:05h
Feira de Santana

Colbert Martins diz que liderança do governo só na próxima semana

 

Momento antes de fazer a leitura de sua mensagem na Câmara Municipal, ontem (1º) pela manhã, o prefeito Colbert Martins (foto) disse que só tratará sobre a liderança do governo no Legislativo feirense na próxima semana. “Vou convocar os vereadores e tomar uma decisão coletiva”, declarou. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.02.2019 06:00h
Livro/Salvador

Gal Barradas lança "Novas Questões, Respostas Diferentes"

 

A publicitária Gal Barradas, que vem a ser filha do ex-governador João Durval Carneiro, estará lançando na próxima segunda-feira (4), seu livro Novas Questões, Respostas Diferentes. “Já lancei centenas de campanhas, já lancei agência e até aplicativo. E agora resolvi lançar um livro para dividir o que aprendi com tudo isso”, declara Gal Barradas. O evento vai ser no Shopping Paseo Itaigara, 1º andar, a partir das 18h, Salvador, Bahia. (Foto ilustração).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.02.2019 05:55h
Feira de Santana

DC faz reunião de olho nas eleições de 2020 para vereador

 

O DC, antigo PSDC, estará se reunindo em Feira de Santana, na próxima quarta-feira (6), às 18h. Na pauta as eleições de 2020, com destaque para a montagem de estratégia da chapa de vereadores. O DC, que não conseguiu passar a cláusula de barreira, tem um vereador no Município, Gilmar Amorim. Quem está à frente da convocação é o blogueiro Cloves Pedreira (foto).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.02.2019 05:40h
Feira de Santana

Colbert saúda o Legislativo em nome do companheiro Ildes Ferreira

 

Na leitura de sua mensagem na Câmara Municipal de Feira de Santana, ontem pela manhã, o prefeito Colbert Martins (MDB) fez questão de iniciar suas palavras saudando a todos, em especial os secretários municipais, na pessoa do sociólogo Ildes Ferreira, que está afastado de suas funções na Secretaria de Desenvolvimento Social, por problemas de saúde. Ildes Ferreira (foto ilustração) é companheiro de Colbert Martins Filho desde quando seu pai era prefeito, Colbert Martins (1989/1992), quando o mesmo foi secretário de Habitação.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.02.2019 17:10h
Senado Federal

Angelo Coronel registra candidatura à presidência do Senado

 

No primeiro mandato no Senado Federal, Angelo Coronel (PSD-BA - foto) registrou a candidatura à presidência, na tarde desta sexta-feira (1º).

O primeiro candidato registrado foi Fernando Collor (Pros-AL), de acordo com a Folha. Depois formalizaram as candidaturas Reguffe (sem partido -DF), Alvaro Dias (PODE-PR) e Major Olímpio (PSL-SP).

Até então, apenas Tasso Jereissati (PSDB-CE) abriu mão de tentar chegar ao posto.

Coronel foi presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e eleito no ano passado na chapa do governador Rui Costa (PT), juntamente com Jaques Wagner (PT). Ele não contou com suporte do PSD, que decidiu não apoiar Renan Calheiros (MDB) e defender o voto aberto. (bahia.ba). 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.02.2019 16:50h
Câmara Federal

Eleição para presidente da Câmara tem sete candidatos

 

A eleição para presidente da Câmara dos Deputados terá sete candidatos. O prazo de registro das candidaturas encerrou há pouco, às 17 horas. (Foto ilustração).

Vão disputar o principal cargo da Casa os deputados Fábio Ramalho (MDB-MG), 1º vice-presidente na legislatura passada; JHC (PSB-AL), que ocupou a 3ª secretaria da Mesa Diretora na legislatura passada; General Peternelli (PSL-SP); Ricardo Barros (PP-PR); Marcel Van Hattem (Novo-RS); Marcelo Freixo (Psol-RJ) e o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Desses candidatos, apenas Rodrigo Maia tem apoio oficial do bloco a que pertence. Os demais são avulsos.

A eleição para presidente e os demais cargos da Mesa Diretora da Câmara começa às 18 horas. A sessão será presidida pelo deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) – o mais velho entre os que têm mais mandatos. Essa regra é determinada pelo Regimento Interno da Câmara. A Mesa possui sete cargos fixos e quatro suplências. (Agência Câmara).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.02.2019 16:20h
Delatores violaram cláusulas

Dodge pede inclusão de provas em processo da J&F e reafirma que delatores "violaram" acordo

 

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu nesta quinta-feira (31) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a inclusão de novas provas no procedimento sobre a validade da delação de executivos do grupo J&F. (foto ilustração: Joesley Batista, Ricardo Saud e Marcelo Miller).

Ela também reafirmou que, na visão da Procuradoria, os colaboradores violaram o acordo firmado com o Ministério Público.

Em setembro de 2017, a Procuradoria – na gestão de Rodrigo Janot – pediu a revogação dos acordos de quatro executivos (Joesley Batista, Wesley Batista, Francisco de Assis e Ricardo Saud) por suposta omissão. Eles teriam deixado de informar sobre suposta orientação do ex-procurador Marcelo Miller quando ele ainda integrava o MP.

Depois de assumir a PGR, Dodge reiterou o pedido para anulação dos acordos. O STF deve julgar ainda em 2019 a validade das colaborações e o destino das provas entregues pelos delatores. Eles negam qualquer tipo de omissão ou irregularidade e afirmam que colaboraram efetivamente com a Justiça.

O relator das delações, ministro Luiz Edson Fachin, autorizou coleta de provas sobre o episódio e ouviu uma série de depoimentos – em dezembro de 2018, os executivos foram ouvidos por um juiz auxiliar de Fachin.

Dodge informou que já havia pedido a juntada de duas novas provas, mas que ainda não havia sido...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.02.2019 16:00h
Economia

Superávit da balança comercial cai 22,4% em janeiro

 

O crescimento das importações em ritmo maior que o das exportações fez o superávit da balança comercial cair em janeiro. No mês passado, o país vendeu para o exterior US$ 2,192 bilhões a mais do que comprou, recuo de 22,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. (Foto ilustração).

Apesar da retração, esse é o terceiro melhor resultado para o mês, só perdendo para janeiro de 2006 (US$ 2,83 bilhões) e de 2018 (US$ 2,82 bilhões). No mês passado, o país exportou US$ 18,579 bilhões e importou US$ 16,387 bilhões.

Apesar do recuo no saldo da balança comercial, as exportações bateram recorde para meses de janeiro, tendo crescido 9,1% em relação ao mesmo mês do ano passado pelo critério da média diária. As importações, no entanto, aumentaram em ritmo maior, tendo subido 15,4% na mesma comparação, impulsionadas pela recuperação da economia. (Fernando Fraga/AB).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.02.2019 15:10h
Brasília

Partidos formalizam três blocos parlamentares na Câmara

 

Os partidos com representação na Câmara dos Deputados formalizaram hoje (1º) três blocos parlamentares. Segundo o regimento interno da Casa, esses blocos servem de base para a divisão dos cargos da Mesa Diretora pelos próximos dois anos e de parâmetro para a distribuição das vagas nas comissões pelos próximos quatro anos. (Foto ilustração).

O bloco de apoio ao governo terá 301 deputados e será composto por PSL (52), PP (38), PSD (35), MDB (34), PR (33), PRB (30), DEM (29), PSDB (29), PTB (10), PSC (8) e PMN (3). Apesar do tamanho do bloco, o número de parlamentares ainda não garante a aprovação de propostas de emenda à Constituição, como a da reforma da Previdência. A medida é considerada prioridade para o governo federal no primeiro semestre e precisa do voto de 308 deputados - em dois turnos de votação – para ser analisada pelos senadores.

O segundo maior bloco, com 105 deputados, será formado por PDT (28), Pode (17), Solidariedade (13), PCdoB (10), Patri (9), PPS (8), Pros (8), Avante (7), PV (4) e Democracia Cristã (1).

Integrado por 97 parlamentrares, o bloco de oposição será composto por PT (54), PSB (32), PSOL (10) e Rede (1). Até ontem (31), líderes desses partidos tentaram costurar o ingresso de PCdoB e PDT, legendas alinhadas com a pauta da esquerda. As negociações, no entanto, não avançaram.

...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.02.2019 14:30h
Assembleia Legislativa da Bahia

Assembleia elege nova Mesa Diretora; veja composição

 

Após a posse dos novos deputados estaduais, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) elegeu nesta sexta-feira (1º), em sessão presidida pelo deputado Sandro Régis (DEM) a sua nova Mesa Diretora. (Foto ilustração).

Veja abaixo a composição:

Presidência: Nelson Leal (PP) – 62 votos
1ª Vice-Presidência: Alex Lima (PSB) – 57 votos
2ª Vice-Presidência: Ivana Bastos (PSD) – 58 votos
3ª Vice-Presidência: Fabrício Falcão (PCdoB) – 59 votos
4ª Vice-Presidência: Marco Prisco (PSC) – 57 votos
1ª Secretaria: Maria del Carmen (PT) – 56 votos
2ª Secretaria: Tom Araújo (DEM) – 58 votos
3ª Secretaria: Talita Oliveira (PSL) – 59 votos
4ª Secretaria: Euclides Fernandes (PDT) – 58 votos

Suplentes:

Fabíola Mansur (PSB) – 58 votos
Samuel Júnior (PDT) – 61 votos
Neusa Cadore (PT) – 57 votos
Pedro Tavares (DEM) – 60 votos
Jurailton Santos (PRB) – 59 votos (bahia.ba).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.02.2019 14:00h

Lula orienta PT a explorar caso Queiroz e Brumadinho contra Bolsonaro

 

O ex-presidente Lula orientou o PT no Congresso a explorar o desastre de Brumadinho (MG) e o caso de Fabrício Queiroz, motorista e ex-assessor de Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), para desgastar o governo de Jair Bolsonaro. (Foto ilustração).

Segundo a reportagem apurou com parlamentares que visitaram o petista em Curitiba às vésperas do início da nova legislatura, nesta sexta-feira (1º), Lula afirmou que é preciso centrar fogo nos episódios que complicaram a largada do novo governo.

A ordem de Lula é explorar exatamente as ideias da equipe de Bolsonaro que, na avaliação dos petistas, têm impacto negativo na vida das pessoas.

Por isso, o ex-presidente pediu que deputados e senadores do PT continuem com o discurso de que o novo governo retira direitos da população com medidas como a reforma da Previdência -principal bandeira da equipe econômica de Bolsonaro.

Para os petistas, as mudanças na aposentadoria devem ser feitas após um debate com empresas e centrais sindicais. Com informações da Folhapress.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.02.2019 13:40h
Feira de Santana

Equipamentos da Sedeso registram 13 assaltos e arrombamentos desde 2017

 

Equipamentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) de Feira de Santana, porta de entrada para a inclusão social dos menos favorecidos, também estão enfrentando vulnerabilidade com os constantes assaltos e arrombamentos em suas instalações. O problema vem se agravando desde 2017 e assume proporções cada vez mais preocupantes com os constantes registros, já somando 13 ocorrência até o início deste mês de janeiro. (Foto ilustração).

A situação preocupa o secretário interino da Secretaria de Desenvolvimento Social, Denilton Brito, que está monitorando os equipamentos e avaliando a adoção de medidas preventivas necessárias para tentar evitar que novas ações de marginais sejam registradas.

A primeira ocorrência foi registrada no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Baraúnas, em 2017. Já no ano passado foram registrados arrombamentos e roubos aos CRAS do George, ao CRAS da Mangabeira e também ao CRAS de Humildes. Ainda foram alvos dos marginais o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) Ruth Gusmão e por duas vezes o Centro Pop Rua, todos no ano passado.

Também no ano passado, o Centro de Convivência Para Idosos Dona Zazinha Cerqueira foi vítima de roubos por duas vezes e voltou a ser alvo por mais duas vezes já neste primeiro mês de 2019. E o CREAS Maria Régis sofreu a ação ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.02.2019 13:10h
Câmara Federal

Após cerimônia de posse, deputados vão escolher comando da Câmara

 

Durou pouco mais de uma hora a cerimônia de posse dos deputados federais eleitos e reeleitos em sessão solene, na manhã de hoje (1º) no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara. Ainda nesta sexta-feira, os deputados da nova legislaturavão escolher a nova composição da Mesa Diretora. Além da presidência, estão em disputa a primeira e segunda vice-presidência das duas Casas, quatro secretarias e as respectivas quatro suplências. (Foto ilustração).

Dos 513 deputados, 512 compareceram e fizeram o juramento: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”. Cada deputado disse “assim o prometo” ao responder à chamada nominal, por estado.

O deputado Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG), que assumiu o cargo de ministro do Turismo, foi o único que não compareceu. Ele tem 30 dias para tomar posse, prazo prorrogável por mais 30 dias. Para que seja convocado o suplente, o ministro precisa tomar posse.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), informou a renúncia do deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ). David Miranda (PSOL-RJ) assumiu o lugar dele. Maia também comunicou o falecimento do deputado eleito Wagner Montes (PRB-RJ) após as eleições. A vaga ficou com o suplente Jorge Braz de Oliveira (PRB-RJ).

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.02.2019 12:00h
Sudoeste da Bahia

Terceirizados do Hospital Regional de Guanambi denunciam atraso nos salários

 

Funcionários terceirizados da empresa Globo, que presta serviço ao Hospital Regional de Guanambi (HRG – foto ilustração), a 141 km de Brumado, denunciam que estão com os salários atrasados há dois meses. De acordo o Sudoeste Bahia, eles também não teriam recebido o décimo terceiro salário. O vice-diretor da unidade de saúde culpa as burocracias fiscais para justificar o atraso salarial. No entanto, ele disse que as providências já foram tomadas e os pagamentos serão regularizados nesta semana. (acheisudoeste).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.02.2019 11:30h
Feira de Santana

MP arquiva inquérito e representação contra José Ronaldo referentes ao Plano Diretor

 

O Ministério Público Estadual publicou na quarta-feira, 30, ato promovendo o arquivamento de Inquérito Civil aberto em 2015 para apurar supostas inadequações no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Feira de Santana. A investigação foi motivada por representação tendo como autores o ex-candidato s prefeito pelo Psol, Jhonatas Lima Monteiro, Cléo dos Santos Lima e José Carneiro Filho . Eles tentaram responsabilizar os ex-prefeitos José Ronaldo (foto ilustração) e Tarcísio Pimenta e o atual secretario de Planejamento, Carlos Brito, a quem acusaram de improbidade, alegando não ter sido atualizado o PDDU "dentro do lapso temporal legalmente fixado".

"Restou comprovado nos autos que não houve omissão dolosa", afirma o promotor Thiago de Almeida Quadros, que fiscaliza o Patrimônio Público e a Moralidade Administrativa. Ele concluiu que os representados "acostaram nos autos vasta documentação para comprovar as providências adotadas com o propósito de atualizar o PDDU", desde 2009, na tentativa de realização do processo de Participação Popular e discussão para elaboração do projeto, passando por três licitações, todas desertas.

Relata o promotor que o Município empreendeu diversas diligências buscando a atualização do Plano. Lembra das tentativas feitas junto a UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), Fundação Escola de Administra&cce...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.02.2019 10:40h
Câmara Federal

Rodrigo Maia anuncia no plenário renúncia de Jean Wyllys

 

Logo na abertura dos trabalhos da Câmara dos Deputados, o presidente da sessão Rodrigo Maia (DEM-RJ) informou que a Mesa Diretora recebeu o comunicado de renúncia ao mandato de deputado de Jean Wyllys (PSOL-RJ - foto). David Miranda (PSOL-RJ) assume o cargo no seu lugar.

Primeiro deputado a chegar, às 8h30, Alexandre Frota (PSL-SP) fez uma live pelo Facebook com o plenário ainda vazio. “Como só estava eu, e todos os funcionários e servidores, aproveitei e dei uma palavra a eles agradecendo essas pessoas que vão nos ajudar aqui dentro: secretários, secretárias, seguranças, médicos, o pessoal da limpeza e o pessoal do cafezinho também”.

“Vou trabalhar bastante a questão da dependência química. É um processo difícil no país. Eu fui dependente químico durante muitos anos e sei exatamente o que é isso. Vou lutar também contra as pautas que pretendem acabar com a corrupção. Coloquei meu nome [para integrar] na Comissão de Cultura, na Comissão das Crianças com Deficiência Física”, adiantou o deputado.

Frota disse estar tranquilo para o início da sua atividade parlamentar. “O povo fez uma mudança muito grande dentro dessa Câmara dos Deputados. Temos uma missão pela frente difícil, dias, meses difíceis, uma oposição forte, muitos temas polêmicos. Mas temos que respeitar aquele que nos elegeu e dar tranquilidade ao povo brasi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.02.2019 10:20h
Bolsa de Valores

Ibovespa opera em alta e dólar vale R$ 3,66

 

O índice Ibovespa, principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3 (Bolsa de Valores), opera hoje (1º), em alta de 0,34% ao atingir os 97.726 pontos. As ações da empresa Vale aparecem entre as mais negociadas do pregão, com alta de 1,19%. (Foto ilustração).

A moeda americana é negociada neste momento a R$ 3,66 (R$ 3,6634), com variação de negativa de 0,15% em relação ao pregão anterior. (Flávia Açburquerque/AB). 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.02.2019 10:00h
Poder Judiciário

Superior Tribunal de Justiça reajusta tabela de custas processuais em 3,7%

 

A nova tabela está na Instrução Normativa STJ/GP 2/2019. A atualização segue a regra prevista na Lei 11.636/2007, que institui a correção anual desses valores, de acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). (Foto ilustração).

O novo regulamento não modifica as regras da Resolução STJ/GP 2/2017. As alterações estão restritas à revisão da tabela de custas judiciais e porte de remessa e retorno dos autos.

Como pagar

As custas processuais — da mesma forma como o porte, quando necessário — devem ser pagas exclusivamente por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), emitida após o preenchimento de formulário eletrônico disponível no site do STJ.

Desde 2017, o usuário pode gerar a GRU Cobrança no próprio site do tribunal. Além de oferecer mais segurança, o sistema permite a reimpressão do boleto, o pagamento em dobro (nos casos em que não for comprovado, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo — artigo 1.007, parágrafo 4º, do Código de Processo Civil) e a geração de guia complementar.

No caso de ações originárias (ajuizadas diretamente no STJ), o comprovante de recolhimento e a guia das custas devem ser apresentados no ato do protocolo. Já quando se tratar d...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.02.2019 09:50h
R$ 1,4758 por litro

Petrobras reduz preço da gasolina em 1% nas refinarias

 

A Petrobras anunciou hoje (1º) uma redução de 1% no preço da gasolina negociada em suas refinarias. A partir de amanhã (2), o litro do combustível será vendido a R$ 1,4758 para as distribuidoras. (Foto ilustração).

O último anúncio de queda no preço da gasolina havia sido feito no dia 30 de janeiro, quando o combustível caiu de R$ 1,5104 para R$ 1,4907.

Já o preço do litro do óleo diesel foi mantido em R$ 2,0198, segundo a Petrobras. (Tags: Petrobras).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.02.2019 09:30h
Senado Federal

Áudios mostram Renan negociando cargos no governo Dilma com Joesley e Saud

 

Áudios gravados pela Polícia Federal flagraram o ex-presidente do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL) negociando cargos no governo Dilma com o empresário Joesley Batista, dono da JBS, e o executivo da empresa Ricardo Saud, segundo reportagem da Folha de S.Paulo. (Foto ilustração).

De acordo com o jornal, o alvo principal seria o Ministério da Agricultura, posição estratégica para a JBS ter um “amigo”, e envolvia o nome de Vinícius Lages, ex-chefe de gabinete do senador e então ministro do Turismo.

Como Dilma tinha definido a senadora Kátia Abreu como ministra da Agricultura, a ideia seria viabilizar Lages como secretário-executivo da pasta. Para acertar detalhes, Renan e Saud marcaram encontro com Joesley.

“Deixa eu te dizer uma coisa, era importante a gente bater um papo com o Joesley para a gente conversar um pouco sobre essa questão aí da Agricultura”, disse o senador a Saud. Pouco tempo depois, o executivo retorna a ligação e Renan continua.

“Tem um cenário que estou construindo, de levar o Vinicius (Lages), que é ministro do Turismo, para ser o secretário-executivo. Então acho que era importante a gente conversar um pouco sobre algumas estratégias”.

Ao final da conversa, Saud confirma o encontro e brinca. “Eu levo o vinho”. Segundo a matéria, o jornal teve acesso a 18 áudios de 2014. Em 2017, os empresá...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.02.2019 09:15h
Gás de cozinha em pauta

Gleisi apresentará projeto que fixa preço do gás de cozinha em R$ 49

 

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR – foto ilustração), vai estrear na Câmara apresentando três projetos de apelo social, informa a coluna Painel, da Folha.

Um deles, bandeira do presidenciável derrotado Fernando Haddad, estabelece o valor máximo de R$ 49 para o gás de cozinha. O outro prega a obrigatoriedade do reajuste real do salário mínimo. O terceiro isenta de IR quem ganha até cinco salários mínimos.

A isenção do imposto de renda foi aventada pelo agora ministro da Economia, Paulo Guedes, e defendida por Jair Bolsanaro ainda durante a campanha eleitoral.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.02.2019 09:00h
Imbróglio do Coaf

Marco Aurélio nega pedido de Flávio Bolsonaro para suspender investigação

 

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou hoje (1º) pedido do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL) para suspender as investigações do Ministério Público do Rio de Janeiro acerca de movimentações financeiras consideradas "atípicas" pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). (Foto ilustração: ministro Marco Aurélio Mello e Flávio Bolsonaro).

Flávio Bolsonaro e seu ex-motorista Fabrício Queiroz são alvos de procedimento investigatório do Ministério Público do Rio de Janeiro iniciado a partir de relatórios do Coaf. O conselho identificou uma movimentação suspeita na conta de Queiroz de R$ 1,2 milhão.

Os depósitos, concentrados no autoatendimento da agência bancária que fica dentro da Assembleia Legistativa do Rio (Alerj), foram feitos sempre no mesmo valor: R$ 2 mil.

As informações são da jornalista Andréia Sadi, da GloboNews.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.02.2019 08:50h
Brasília

Ministros deixam temporariamente governo para assumir vaga na Câmara

 

Três ministros do governo federal deixam os cargos hoje (1º) para assumir o mandato de deputado federal. As exonerações foram assinadas pelo presidente Jair Bolsonaro, que se recupera de cirurgia no Hospital Albert Einstein, e publicadas no Diário Oficial da União. O ato de tomar posse como parlamentar é uma praxe no país. (Foto ilustração: Onyx, Tereza Cristina e Osmar Terra).

Deixarão os cargos hoje Osmar Terra (Cidadania), Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Tereza Cristina (Agricultura).

Depois de tomar posse, pela manhã na Câmara, os três políticos retornam à Esplanada dos Ministérios e seus mandatos são assumidos por suplentes da bancada do partido ou coligação dos estados pelos quais foram eleitos.

Do Rio Grande do Sul, serão substituídos Osmar Terra (MDB) e Onyx Lorenzoni (DEM). Tereza Cristina (DEM) é de Mato Grosso do Sul. (Talita Cavalcante/AB).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.02.2019 08:20h
Sul da Bahia

Estádio Mário Pessoa em Ilhéus passará por ampla reforma em toda sua estrutura

 

O Estádio Mário Pessoa em Ilhéus, cenário de diversas apresentações esportivas que atende ao Colo Colo Clube de Futebol e Regatas, ao longo dos seus 79 anos de inauguração, terá os serviços de melhorias em seu gramado sob a responsabilidade do estado. Com o cancelamento da emenda impositiva do deputado federal, Davidson Magalhães, o Governo do Estado passa a assumir todas as melhorias necessárias ao Estádio que, segundo os especialistas, se igualam aos da Arena Fonte Nova, em Salvador. (Foto ilustração).

Sob responsabilidade do Estado, a reposição e benfeitorias do gramado no campo do Estádio Mário Pessoa aguardam realização de uma nova licitação para que as obras recomecem. Os serviços contemplam desde o plantio de sementes da grama tipo bermuda, que possui alta capacidade de regeneração e rapidez ao desgaste excessivo, além de um moderno sistema de irrigação.

Os serviços a serem realizados pelo município incluem a reforma dos vestiários e da casa de árbitros, reimplantação do banco dos jogadores de reserva, com a realização de pintura em geral, além da abertura de um novo portão ao lado da geral, visando cumprimento do projeto de combate a incêndio, que obedece às exigências do Corpo de Bombeiros no prazo estabelecido pelo órgão de dois anos, para adequação no local, também exigidos dentro das normas técnicas p...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.02.2019 08:10h
Norte da Bahia

Policlínica Regional em Paulo Afonso contratará profissionais com salários de até R$ 10 mil

 

A partir de hoje (1º), os profissionais interessados em trabalhar na Policlínica Regional de Saúde em Paulo Afonso podem se inscrever no processo seletivo da Fundação de Apoio a Educação e Desenvolvimento Tecnológico (Fundação Cefet Bahia). São vagas para as funções de médico, enfermeiro, psicólogo, farmacêutico, nutricionista, ouvidor, assessor técnico, assistente social, técnico em enfermagem, técnico em radiologia e assistente administrativo. (Foto ilustração).

A policlínica será inaugurada no primeiro semestre e os funcionários serão contratados em regime CLT pelo Consórcio Interfederativo de Saúde. O edital estará disponível no sitewww.fundacaocefetbahia.org.br e as inscrições ficam abertas até 10 de março de 2019.

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Iau - cavalgada
 
LADO A LADO COM VOC
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2019

2018

2017

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia