Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você daria um Título de Cidadão a Jair Bolsonaro?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima

Retomando as entrevistas com lideranças políticas e de destaque no Município ou de projeção em níveis estadual e nacional, estamos nesse mês com o químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima. Natural de Feira de Santana, 59 anos, casado, pais de dois filhos, nível superior, católico, pensa em ser candidato a prefeito em 2020. Foi uma conversa com o próprio diretor do site Bahia na Política, Jair Onofre, de pouco mais de duas horas. Ainda sem partido, diz que está analisando uma legenda. Já conversou com vários dirigentes e seu principal problema nesse momento é ter uma plataforma política administrativa para discutir com a sociedade. Veja a seguir:

O senhor sempre viveu Feira de Santana, participando das atividades seja da área administrativa ou política. Afinal, quem é Hamilton Ramos?

Hamilton é um camarada que procura ser o mais correto possível, sempre imaginou galgar profissionalmente um bom lugar na sociedade feirense e por ironia do destino, para não cumprir horário na Prefeitura, eu entrei no sindicato, mas nunca tive isso como profissão. Gosto da área de sindicato, gosto de atender o público, de resolver os problemas das pessoas, mas sou muito apaixonado mesmo é pela área de Química, onde presto serviço a várias empresas em Feira de Santana. Uma área não atrapalha a outra. Sou consultor de empresas, eu agradeço a Deus todo dia por ter batalhado muito e ter tido vários perfis, várias profissões e me dedicado ao meu trabalho. Tem muitos anos que eu pude tirar 15 dias de férias, porque quando eu me livro de uma atividade, não tenho como me afastar da outra. Eu continuo batalhando, continuo prestando meus serviços da melhor maneira possível e, profissionalmente falando, onde as empresas me requisitam eu estou sempre à disposição para prestar o melhor serviço possível.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 22.02.2019 06:32h
Aniversariante do Dia

Radialista Fabio Negriny em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 22.02.2019 06:29h
São Paulo

João Doria exige que secretários vistam terno azul e multa quem chegar atrasado a reuniões

 

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com seu estilo iniciativa privada, traz inovações para a sua administração que começou dia 1º de janeiro. Nas reuniões às sextas-feiras, há a exigência de que seus secretários estejam de terno azul, sempre impecáveis. Todas as demais cores são vetadas, principalmente vermelho. Os secretários são obrigados a usar gravata da mesma cor e devem chegar à reunião do governo, às sextas, sem gravata. Só devem tirá-la do bolso se o governador estiver usando. E serão multados se atrasarem para a reunião. Doria já disse que organização e disciplina o ajudaram muito a ser vitorioso. (Colaboração – Claudio Humberto)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.02.2019 06:24h
Código de Obras e Edificações do Município

Targino Machado entra com representação no MP pedindo apuração em lei que disciplina a construção de postos de gasolina

 

Líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Targino Machado (DEM - foto ilustração) entrou com uma representação, nesta quinta-feira, na Procuradoria-Geral de Justiça do Estado da Bahia, para que o órgão apure as mudanças realizadas na Lei n° 3.473/2014, que se refere ao Código de Obras e Edificações do Município de Feira de Santana, que visa disciplinar a construção de postos de combustíveis.

Essas modificações, aprovadas pela Câmara de Vereadores do município em 2018, através do seu presidente, o vereador José Carneiro, foi aprovada em um rito célere, deixando de lado o interesse da população feirense.

“Entrei com uma representação para que se apure as circunstâncias existentes na modificação de uma importante Lei no Município de Feira de Santana, pela Câmara de Vereadores, de autoria do seu presidente. As mudanças propostas e sancionadas pelo prefeito Colbert Martins Filho permitem que a cada 1100 metros se construam cinco postos de combustíveis. Esse fato evidencia a gravidade do que foi proposto, aprovado e sancionado, através de rito célere, à revelia dos interesses da população da cidade. Essa Lei foi aprovada no mesmo dia em que deu a entrada. No mesmo dia teve a tramitação total. Recebeu o parecer, apenas, da Comissão de Constituição e Justiça, e na mesma manh&a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 22.02.2019 06:18h
Eleição 2020

João de Furão será candidato a prefeito em Conceição da Feira

 

Nome que já disputou a Prefeitura da cidade de Conceição da Feira em 2016 e ficou em segundo lugar, na disputa contra o atual prefeito, Pompílio (PSD), João de Furão, 25 anos, vai tentar mais uma vez em 2020. João de Furão informou ao site Bahia na Política que deve se candidatar pelo PSB, com o aval da presidente estadual, deputada federal Lídice da Mata. João de Furão é filho de Antônio Dessa, o conhecido Furão, prefeito de São Gonçalo dos Campos em três oportunidades. Em 2018 João foi candidato a deputado federal, e teve 3.149 votos só na cidade de Conceição da Feira, ficando em primeiro lugar.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.02.2019 06:16h
Pregão presencial

Prefeitura de Antônio Cardoso fará licitação para transporte escolar

 

A Prefeitura de Antônio Cardoso está anunciando que fará, no próximo dia 7 de março, licitação para a contratação de empresa especializada em serviços de transporte escolar para a condução de alunos e professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio nos povoados e distritos do Município. O processo será via pregão presencial.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.02.2019 06:14h
Assembleia Legislativa da Bahia

Deputado propõe Título de Cidadão Baiano para o ministro Sérgio Moro

 

Tramita na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) Projeto de Resolução que concede o Título de Cidadão Baiano ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro (Foto ilustração). É autor da proposta o deputado estadual Capitão Alden (PSL). Sérgio Moro foi o juiz federal que comandou a Operação Lava Jato, a partir de Curitiba (PR).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.02.2019 06:10h
Feira de Santana

Rui Costa deve assinar o convênio do Centro de Convenções com a Prefeitura em março

 

O governador Rui Costa (PT-foto ilustração) anunciou que em março deve ter um encontro com o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB). O objetivo é concluir os estudos do Centro de convenções, gerido hoje entre Prefeitura e Conder, e fazer o convênio passando as obras e o espaço para o Município.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.02.2019 06:06h
Reitor da UEFS é cidadão feirense

Evandro Nascimento: "Escolhi viver em Feira de Santana e aprendi a gostar da cidade"

 

O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Evandro Nascimento, foi homenageado na noite de quarta-feira (20), na Câmara Municipal, com o Título de Cidadão Feirense. Natural do município de Conde (PB), Evandro Nascimento vive em Feira de Santana há 31 anos. “Escolhi viver em Feira de Santana e aprendi a gostar da cidade e da sua gente simples e trabalhadora. Eu só não imaginava que fosse viver esse momento”. Como reitor da UEFS desde 2015, disse que a maior contribuição que tem dado é a responsabilidade e a resistência para manter a instituição como patrimônio do povo feirense. Foi autor da honraria o vereador José Carneiro Rocha (PSDB). (Foto: Senhora Damares Rocha, Evandro Nascimento e o vereador Alberto Nery)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.02.2019 06:01h
Assembleia Legislativa da Bahia

Hospital Geral da Bahia poderá ter o nome de Waldir Pires

 

Proposta do deputado estadual Eduardo Salles (PP) que tramita na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) quer dar nova denominação ao Hospital Geral da Bahia. A ideia é colocar o nome do ex-governador Waldir Pires. Eduardo Salles justifica que o Hospital Geral do Estado foi inaugurado no dia 10 de abril de 1990, porém o projeto para construção do mesmo foi idealizado e iniciado na administração do ex-governador Francisco Waldir Pires de Souza. Waldir Pires foi governador, deputado federal, estadual e vereador de Salvador. (Foto ilustração)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 15:10h
Ajuda humanitária

Maduro fecha fronteira da Venezuela com o Brasil

 

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou o fechamento da fronteira terrestre com o Brasil nesta quinta-feira, 21. “A partir das 20 horas de hoje, quinta, 21 de fevereiro, fica fechada, total e absolutamente, até novo aviso, a fronteira terrestre com o Brasil. É melhor prevenir do que lamentar. Tomem todas as medidas de segurança, disse Nicolas Maduro.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 12:50h
Feira de Santana

Prefeitura recebe ônibus adaptados do Governo Federal para atender aos setores de Saúde e Educação

 

Oriundos dos ministérios da Saúde, Educação e do Desenvolvimento Social, três ônibus adaptados para atender a pessoas com deficiência foram repassados à Prefeitura Municipal, e apresentados à imprensa pelo prefeito Colbert Martins, na manhã desta quinta-feira, 21. (Foto ilustração).

Os três veículos estão orçados em R$ 629,530. De acordo com Colbert Filho, o Governo da União não exigiu nenhuma contrapartida do Município, a quem caberá custear as despesas referentes à documentação, e manutenção dos veículos.

Dois deles serão utilizados no transporte de pacientes pela Secretaria de Saúde, enquanto o ônibus escolar será destinado pela Prefeitura Municipal para atender alunos da APAE ( Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). (Secom/Fsa).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 11:45h
Rodovia BR-356

Risco de rompimento de barragem interdita estrada em Minas Gerais

 

A rodovia BR-356, que dá acesso a Itabirito, Ouro Preto e Mariana, na região central de Minas Gerais, continua interditada durante esta quinta-feira (21). (Foto ilustração).

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, a liberação do trecho - que vai do km 35, altura da Lagoa das Codornas, ao km 50, em Nova Lima - depende de um laudo técnico sobre a situação da barragem Vargem Grande.

O risco de rompimento da barragem mantida pela mineradora Vale, que fica em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi registrado na tarde de ontem. Quando as sirenes tocaram a rodovia foi interditada e moradores da região retirados de suas casas.

Os motoristas que seguem de Belo Horizonte para as três cidades afetadas estão usando rotas alternativas. Uma delas, segundo agentes rodoviários, é uma estrada de terra.

Com as chuvas que caem na região, motoristas têm enfrentado dificuldades e os veículos mais pesados, como caminhões, estão sendo desviados para outros trechos levando mais tempo para chegar ao destino. Um dos acessos alternativos é a Estrada Real, mais estreita e com pouco acostamento.

Ontem (20), 75 moradores de áreas próximas a cinco barragens construídas pelo método a montante nas cidades de Ouro Preto e Nova Lima foram retirados da região para a desativação de empreendimentos “a montante”, determina...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 11:20h
Juazeiro

Pais de alunos interditam BA-210 protestando contra a suspensão de ônibus escolar

 

Insatisfeitos com a posição da Secretaria Municipal de Educação e Juventude que suspendeu o transporte escolar em algumas comunidades da área urbana de Juazeiro pais e mães de alunos resolveram realizar manifesto na manhã desta quinta-feira (21) desta feita interditando a BA-210 sentido Juazeiro/Sobradinho, em frente ao contorno do Residencial Dr. Humberto Pereira. O manifesto só foi encerrado com a presença de policiais militares que explicaram que eles não podiam interditar a pista, impedindo o livre trânsito das pessoas e veículos. (Foto ilustração).

Esta semana por meio de nota a Secretaria de Educação e Juventude - SEDUC informou que a política de transporte escolar prevê o atendimento para os alunos da zona rural do município. A SEDUC informou também que está realizando um reordenamento na Rede para que os alunos da sede do município, que moram nos Residenciais Minha Casa, Minha Vida, estudem em unidades mais próximas das suas residências. Com o Programa Minha Escola, Minha Vida, que já entregou duas unidades escolares (uma escola e uma creche) no Residencial Juazeiro I, e está construindo mais uma creche, no São Francisco de Assis e uma escola, no Dr. Humberto, a SEDUC irá garantir que os alunos estudem próximo às suas casas e não precisem mais de transporte escolar. (geraldojose).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 11:10h
Economia

Prévia da inflação registra menor taxa para fevereiro desde Plano Real

 

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, registrou uma taxa de 0,34% em fevereiro deste ano, a menor para meses de fevereiro desde o Plano Real, implantado em 1994. A taxa é, no entanto, superior à registrada em janeiro (0,3%). (Foto ilustração).

O dado foi divulgado hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a prévia de fevereiro, o IPCA-15 acumula taxas de 0,64% no ano e de 3,73% em 12 meses.

Educação

Na prévia de fevereiro, a maior inflação foi registrada no grupo de despesas educação (3,52%), que sofreu com os reajustes de mensalidades escolares, que costumam ser feitos no início do ano. Os cursos regulares subiram 4,6% e os cursos diversos, 3,16%.

Também registraram inflação os grupos alimentação e bebidas (0,64%), saúde e cuidados pessoais (0,56%), artigos de residência (0,47%), despesas pessoais (0,3%), habitação (0,18%) e comunicação (0,05%).

Por outro lado, os grupos de despesas vestuário e transportes registraram deflação (queda de preços) e ajudaram a frear a inflação. Os custos com vestuário caíram 0,92%. Já os transportes ficaram 0,46% mais baratos, devido às quedas de preços da gasolina (2,43%), etanol (1,31%) e óleo diesel...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 10:50h
Distrito Federal

GDF se prepara para enviar proposta de reajuste da PC ao Planalto

 

O Palácio do Buriti se prepara para encaminhar ao governo federal a proposta de equiparação salarial da Polícia Civil que, por meio de medida provisória, segundo a assessoria do GDF, será enviada ao Congresso Nacional. O reajuste teve o aval de agentes, delegados, escrivães e peritos criminais, que aceitaram a divisão do aumento de 37% em seis parcelas até 2021. O governador Ibaneis Rocha (MDB) espera o sinal verde de deputados e senadores para, enfim, conceder a paridade exigida pela corporação. Caso seja aprovada, a medida significará um impacto financeiro de R$ 645 milhões aos cofres públicos. (Foto ilustração).

O governo esperava a concordância de sindicatos de trabalhadores da Polícia Civil para dar sequência ao reajuste. Na segunda-feira, mesmo dia em que Ibaneis tornou pública a proposição, o Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do DF (Sindepo/DF) aceitou a forma de pagamento. Ontem, foi a vez do Sindicato dos Peritos Criminais Oficiais do DF (Sindiperícia/DF) e do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol/DF) darem o aval. (correiobraziliense).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 10:10h
Preso em Curitiba

Fachin rejeita pedido de liberdade feito pelo ex-presidente Lula

 

O ex-presidente foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro em processo do caso do triplex do Guarujá a 12 anos e 1 mês de prisão. A sentença foi do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, que ampliou a pena originalmente determinada por Moro (9 anos e 6 meses de prisão). (Foto ilustração: Fachin e Lula).

Desta vez, o argumento da defesa era de nulidades no processo. A defesa argumentou que o relator da Lava Jato no Superior Tribunal de Justiça, Felix Fischer, não poderia ter negado em decisão individual o recurso de Lula para tentar reverter a condenação do caso triplex. Para os advogados, o recurso deveria ser julgado pelo colegiado.

Lula já recorreu no próprio STJ e aguarda resultado. Depois, um recurso contra a condenação ainda deverá ser analisado no próprio STF.

Fachin negou seguimento ao novo pedido, ou seja, arquivou por não considerar cabível.

O habeas corpus foi apresentado no inicio de dezembro do ano passado. Por causa dele, a defesa pediu adiamento do julgamento - que já estava em andamento na segunda Turma - de outro pedido de liberdade que tinha como principal alegação a nulidade de todos os processos nos quais o ex-juiz Sérgio Moro havia atuado depois que ele aceitou ser ministro do governo Jair Bolsonaro.

Na ocasião, Fachin e Carmen Lúcia já haviam votado contra a liberdade, mas Gilma...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 09:50h
Assembleia Legislativa da Bahia

Marcelo Veiga usa plenário pela primeira vez e reafirma compromisso com a renovação na Alba

 

Renovação. Essa palavra é como um mantra para o deputado estadual Marcelo Veiga (PSB - foto) dentro e fora da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Nesta quarta-feira (20), o político usou o plenário da Casa pela primeira vez e disse que vai honrar cada um dos 70.612 votos que o conduziu a uma vaga no parlamento baiano. Vice-líder do governo, Veiga tem demonstrado sintonia com o governo de Rui Costa (PT) e fortalecido suas ações no interior e na capital, como nesta quinta (21) cumprindo agenda em Aramari, no nordeste do estado.  

“Para mim é uma data muito especial. Apesar de caminhar nos bastidores da Alba há 12 anos, hoje uso a tribuna como deputado estadual. Gostaria de dizer que vou honrar cada voto que obtive - espalhado por toda Bahia. Acredito muito na política jovem, na política nova, na renovação, mas uma renovação junto com a experiência, a experiência de quem está aqui a mais tempo. É por isso que chego aqui com humildade, pé no chão através de quem está aqui a mais tempo e tenho muito orgulho de dizer que sou parceiro do deputado do time de Rui Costa”, destaca o deputado.  

Veiga lembrou que esta semana deu entrada em uma indicação ao governo para recuperação de estrada que o município de Heliópolis à divisa com Sergipe. Também falou que o governador foi eleito com 76% dos votos e que a Bahia demonstrou que Rui “realmente fez um trabalho popular, de gestão junto do povo&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 09:40h
Salvador

Secretário promete licitação da Nova Rodoviária em 60 dias; Detran também muda de lugar

 

A licitação para a construção da Nova Rodoviária de Salvador, que será erguida em Cajazeiras/Águas Claras, será lançada nos próximos 60 dias, segundo o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster. (foto ilustração).

Em entrevista à Rádio Metrópole hoje (21), Dauster afirmou que o Estado tenta negociação de aquisição do terreno, para que não seja preciso fazer desapropriação e atrasar o processo licitatório.

Sobre a provável transferência da sede Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) para o mesmo local, o titular da pasta garantiu apenas que o órgão “não vai mais ficar no centro”, sem especificar qual o destino.

“O Detran é uma área que nós vamos utilizar. Poderá ser alienada para financiar outros projetos ou usaremos como garantia para alicerçar outros projetos. O local já cumpriu o seu papel”, resumiu. (m1). 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 09:20h
Muvuca baiana

Alice rebate Dayane Pimentel: "Devia se preocupar com a saúde de Feira de Santana"

 

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) criticou o posicionamento da colega, a também deputada Dayane Pimentel (PSL), que pretende solicitar a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue a União Nacional dos Estudantes (UNE) na Câmara. (Foto ilustração: Alice Portugal e Dayane Pimentel).

A CPI pretende apurar os recursos repassados para o movimento estudantil ligado à UNE nos últimos anos.

“É lamentável que uma parlamentar tão nova, tão bem votada, tenha esse tipo de postura. Ela devia se preocupar e se empenhar em propor algo relevante, devia se preocupar com a saúde de Feira de Santana, por exemplo, que não está nada bem. Não é possível que ela se levante assim contra a UNE, que tenha essa atitude. Ela parece não saber a importância da UNE”.

O presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, já havia criticado a bancada do PSL na Câmara dos Deputados, chamando-a de “desqualificada”. (bahia.ba).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 09:00h
Bahia

Prazo para recadastramento anual dos servidores estaduais aposentados é prorrogado

 

O prazo para os servidores estaduais aposentados realizarem o recadastramento anual dos servidores inativos foi prorrogado até 30 de março. Previsto originalmente para ser feito até 28 de fevereiro, o recadastramento é voltado para mais de 14 mil aposentados de 46 órgãos do executivo baiano, diz o Governo do Estado. Quem não fizer o recadastramento dentro do prazo pode ter os benefícios suspensos. (Foto ilustração).

O recadastramento pode ser feito em uma das 68 unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev), abrigadas em Postos e Pontos SAC da capital e interior, além do SAC Servidor, que atende no Multishop Boca do Rio, em Salvador.

É possível também agendar atendimento de hora marcada para o serviço em sete postos da Rede SAC. Para esse serviço, o interessado deve fazer agendamento pelo Portal SAC ou pela plataforma do SAC Digital, disponível para aplicativo de celular e no endereço site do serviço.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 08:45h
Vice continuará falando

Enquanto Bolsonaro não decide, Mourão opina

 

O general Hamilton Mourão faz balanço positivo de sua atuação vice-presidente da República, sem se importar com as críticas a sua atitude de até fazer declarações discordantes do governo. “Enquanto não houver uma posição oficial, eu emito opinião. Mas a partir do momento em que o presidente tome decisão sobre determinado tema, a posição passará a ser minha e vou defendê-la com unhas e dentes”, disse. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. (Foto ilustração: Bolsonaro e Mourão).

O vice diverge de Bolsonaro em questões como o aborto, que, para ele, é questão de saúde pública. A visão do presidente tem viés religioso.

Mourão concedeu entrevista à coluna e à Rádio Bandeirantes, nesta quarta (20), ainda sob impacto de uma derrota do governo na Câmara.

Os deputados derrubaram o decreto de Mourão sobre a Lei de Acesso à Informação. Ele acha que foi um recado dos deputados ao governo.

O vice-presidente também acha que dar entrevistas é dever das autoridades, até para evitar o que chama de “ilações”.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 08:25h
Crise venezuelana

Guaidó vai à fronteira com a Colômbia garantir entrada de ajuda

 

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, parte hoje (21) para a fronteira com a Colômbia, na tentativa de trazer para o país a ajuda humanitária bloqueada pelo governo de Nicolás Maduro, anunciou um porta-voz. (Foto ilustração).

"Membros da Assembleia Nacional acompanharão o presidente Juan Guaidó na viagem", diz mensagem enviada aos jornalistas, citada pela agência de notícias France Press.

Nessa quarta-feira, Guaidó, que é também líder da Assembleia Nacional, majoritariamente da oposição, já havia manifestado a determinação de romper o bloqueio militar imposto por Maduro.

"A ajuda humanitária chegará por ar, por mar, por terra e assim conseguirá entrar. Precisamos abrir um corredor humanitário, aconteça o que acontecer", disse o presidente interino, referindo-se à operação agendada para sábado (23), data que impôs para a entrada de ajuda humanitária internacional.

Juan Guaidó falou em Caracas, durante encontro com dezenas de motoristas de ônibus, que se concentraram no leste da capital para apoiar o líder opositor e oferecer apoio à operação de entrega de ajuda humanitária, prevista para o sábado.

"Neste 23 de fevereiro, haverá brigadas voluntárias e humanitárias, que aqui há muitas...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 08:00h
Sul da Bahia

Vereadores propõem diagnóstico da educação pública de Itabuna

 

A elaboração de um diagnóstico da situação da educação pública em Itabuna para traçar um perfil da atual situação do setor, a mobilização de todos os segmentos da sociedade em torno do tema e a realização de Audiências Públicas para ouvir sugestões da comunidade foram algumas das propostas apresentadas durante a Sessão Especial da Câmara que discutiu o assunto, nesta terça (19). (Foto ilustração).

Proposta pelo vereador Junior Brandão, do PT, a sessão conduzida pelo presidente Ricardo Xavier contou com a presença de vereadores, líderes sindicais, professores, pais e alunos. As professoras Alba Lúcia Gonçalves, da Uesc, e Rosemary Santiago, do Conselho Municipal de Educação, e o jornalista Ederivaldo Benedito foram os convidados para debater o assunto. Representando o Executivo, a secretária de Educação, Nylmecy Gonçalves, fez um balanço da sua atuação à frente da pasta. Apresentando números e dados, ela mostrou o atual panorama do setor educacional no município.

O vereador Junior Brandão, que também é professor, considerou a sessão muito proveitosa. “A Câmara conseguiu mostrar à sociedade a importância da discussão do tema. Ouvimos sugestões e propostas da sociedade e vamos aprofundar no tema. Com o plenário repleto, abrimos às várias manifestações de professor...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 07:50h
Mercado de trabalho

Mulheres ocupam 69% dos cargos de liderança em comunicação empresarial

 

A pesquisa inédita Perfil da Liderança em Comunicação no Brasil, divulgada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), mostra que apesar de ocupar 69% dos cargos de liderança na comunicação corporativa no Brasil, as mulheres representam 45% do total de cargos de direção ou vice-presidência nas empresas onde trabalham. (Foto ilustração).

A pesquisa foi feita com 578 profissionais de 20 estados, dos quais 78% são empregados em empresas privadas de grande porte (62%), sendo 41% em multinacionais e 37% em companhias nacionais de todos os setores da economia, com destaque para o de serviços (27%), que inclui agências de comunicação. São Paulo abriga a maioria dessas lideranças (57%). Do total de participantes, 398 são mulheres. Setenta e quatro por cento dos profissionais estão contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e 11% sob regime societário.

Embora as mulheres já estejam bem representadas nas empresas, o estudo mostra que é mais lento o processo para elas chegarem aos cargos de direção, informou o coordenador da pesquisa da Aberje, Carlos Ramello. (Com informações da: Agência Brasil).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 07:40h
Feira de Santana

SAMU retoma sessões científicas, nesta quinta

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) retorna nesta quinta-feira (21) com a Sessão Cientifica. O treinamento mensal inicia o ano de 2019 com o tema “Abordagem ao Politraumatizado – Grande Queimado”. (Foto ilustração).

Aberta e gratuita, a capacitação terá início ás 19h, conduzida pelo facilitador Dr. Rinaldo Barros no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

Realizada uma vez por mês, a Sessão Cientifica tem como finalidade socializar temas da área de urgência e emergência com estudantes e profissionais de saúde. (Secom/Fsa).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 07:30h
Débitos com o Fisco

Receita Federal invalida CNPJ de 3,3 milhões de empresas

 

A Receita Federal declarou inapto o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) de 3.309.404 empresas, que deixaram de fazer a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) por dois anos consecutivos entre 2013 e 2017. (Foto ilustração).

A obrigação é anual e deve indicar o recolhimento ou isenção de 11 tributos federais como Imposto de Renda, Imposto de Produtos Industrializados, Contribuição para o PIS/Pasep e a Cide-Combustível.

A inaptidão do CNPJ invalida a inscrição da empresa, anula documentos fiscais, pode bloquear a movimentação de contas-correntes em bancos e responsabiliza sócios e administradores por eventuais débitos com o Fisco.

Antes de declarar a inaptidão, a Receita Federal procurou cada empresa contribuinte e avisou das pendências. As comunicações foram feitas entre agosto do ano passado e este mês (fevereiro). De todas empresas contatadas, apenas 116,8 mil entregaram a declaração em atraso e reverteram o processo de invalidade.

De acordo com o coordenador-geral de Arrecadação e Cobrança da Receita Federal, Marcos Hubner Flores, não foi feito um perfil das empresas consideradas inaptas e nem há um levantamento das razões para a não apresentação da declaração.

Ele não considera que a razão da omiss...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 06:45h
Feira de Santana

MPE quer restabelecimento do atendimento de urgência ginecológica no Hospital Cleriston Andrade

 

O promotor de Justiça Audo da Silva Rodrigues ajuizou ação civil pública com pedido de tutela de urgência, solicitando à Justiça que determine o o restabelecimento, no prazo de dez dias, do atendimento de urgência/emergência ginecológica no âmbito do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). “Constatamos que a interrupção do atendimento de urgência/emergência ginecológica do HGCA se deu por decisão unilateral da administração local após a transferência do serviço de Obstetrícia para o Hospital Estadual da Criança (HEC). Com a cessão dos profissionais médicos estatutários que atendiam no HGCA para o HEC, o serviço foi indevidamente interrompido, gerando grande instabilidade aos usuários e aos diversos outros estabelecimentos de saúde do Município”, destacou o promotor de Justiça.

Ele complementou que além de Feira de Santana, a população de 126 municípios da região ficou sem atendimento em urgência/emergência ginecológica. “Com a transferência da obstetrícia para o Hospital Estadual da Criança, este acabou por absorver o material humano para o desenvolvimento das atividades de obstetrícia de alto risco, que até então eram desempenhadas pelo HGCA”, afirmou. No entanto, segundo o promotor de Justiça Audo Rodrigues, a unidade hospitalar do Clériston Andrade é a única credenciada para o atendimento de ginecologia de urgência/emerg&e...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 06:38h
Aniversariante do Dia

Ex-deputado estadual e radialista Carlos Geilson em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 06:32h
Câmara Federal

Deputado cearense quer acabar com carroças em área urbana

 

As carroças puxadas por animais podem estar com os dias contados. Segundo mais votado no Estado do Ceará, o deputado federal Célio Studart (PV) apresentou Projeto de Lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro para proibir veículos de tração animal em área urbana. O objetivo é proteger os animais de uma atividade que provoca sofrimento. (Esplanada)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 06:23h
Militância inquieta

MDB pode se reunir a qualquer momento em Feira de Santana

 

Informação que chega ao site Bahia na Política e que está prevista para qualquer momento uma reunião da Executiva Municipal do MDB de Feira de Santana. Com certeza uma das pautas será o Governo Municipal. Já é visível a inquietação de alguns dirigentes com a falta de espaço da legenda no governo, apesar de ter a sua maior liderança, Colbert Martins, como prefeito. Ainda são Secretários do MDB, Edson Borges (Cultura, Esporte e Lazer) e Ildes Ferreira (Desenvolvimento Social), que está de licença. (Foto ilustração: Prefeito Colbert Martins e o presidente do MDB, professor Luciano Ribeiro)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 06:19h
Feira de Santana

Licitação para compra de material de higiene e limpeza para educação acontece em março

 

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana publicou no Diário Oficial Eletrônico do Município licitação, através de pregão presencial, para aquisição de material de higiene e limpeza para atender a Secretaria de Educação e escolas da rede municipal de ensino. A licitação está prevista para o dia 11 de março. (Foto ilustração)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 06:13h
Wagner

Ministério Público do Trabalho apura contratação de cooperativa

 

A contratação da cooperativa Coops (Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Saúde -  foto ilustração) pelo município de Wagner será investigada pelo Ministério Público do Trabalho. O MPT instaurou inquérito civil (nº 000375.2019.05.000/6) com este objetivo.

A investigação será concentrada na denúncia de desvirtuamento do trabalho por meio de cooperativa. Caso a apuração seja confirmada, o Município poderá ser alvo de uma ação civil pública.

O inquérito civil foi instaurado no último dia 18 de fevereiro e tem à frente das investigações a procuradora do Trabalho, Geisekelly Bomfim de Santana Marques. (Fabrício Almeida)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 06:09h
Duplo grau

Pablo Roberto diz que vai cumprir decisão sobre concurso da Guarda

 

O secretário de Prevenção a Violência e Direitos Humanos, Pablo Roberto (Foto: Momento quando Pablo Roberto concedia entrevista na rádio Subaé), afirmou que o Governo Municipal vai cumprir a decisão judicial que decidiu pela anulação da lista de convocação dos aprovados no concurso da Guarda Civil, dando seguimento à próxima fase.

Apesar de ainda não ter sido notificado, Pablo Roberto revelou que já esteve reunido com a Procuradoria Geral do Município e a empresa organizadora do concurso, buscando solução para o problema.

“A organização do concurso não tem interesse em protelar o resultado. Opinei pelo cumprimento da ordem, publicando uma nova lista, atendendo o que determina a sentença judicial”, disse Pablo Roberto.

A decisão de anular a lista de classificados do concurso da Guara Municipal foi motivada, segundo a Justiça, pela não observância de critérios estabelecidos no edital para candidatos inscritos no sistema de cotas para afrodescendentes.  A decisão cabe recurso. Nesses casos, o duplo grau é necessário. (Fabrício Almeida)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 06:07h
Bancada do PT

Zé Neto na vice-liderança do PT se projeta nacionalmente

 

Determinado a não ser apenas mais um na Câmara Federal, o deputado Zé Neto (PT) deu o primeiro passo para participar das decisões no Legislativo em Brasília. Oficialmente, desde terça-feira (19) é o vice-líder da maior bancada na Casa, o Partido dos Trabalhadores. Leva no currículo ser advogado, deputado estadual de quatro mandatos e militante ativo do PT. É líder do PT na Câmara o experiente Paulo Pimenta (PT-RS).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 06:05h
Filiação

Deputado Pastor Tom deve aceitar convite do PSL

 

O PSL deve ser o destino do deputado estadual pastor Tom (Foto ilustração). Filiado ao Patriota, o deputado feirense recebeu convite dos dirigentes da sigla no estado, durante visita do secretário do Trabalho e Esporte de Salvador, Alberto Pimentel, nesta quarta-feira (20).

Em entrevista na rádio Subaé, programa Diário da Feira, pastor Tom não escondeu o convite muito menos o interesse de migrar para o partido do presidente da República, Jair Bolsonaro.

“Na próxima semana devo me pronunciar a respeito do meu destino. Fiquei muito honrado com o convite, participando, principalmente, deste amigo e marido de nossa deputada federal Dayane Pimentel”, disse Tom. (Fabrício Almeida)


 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 06:02h
Governo do Estado

Rui Costa queria Carlos Geilson secretário, mas faltou força política

 

Ter Carlos Geilson em uma Secretaria, bem que o governador Rui Costa queria. O problema é que partidos como o PSD, PP, PSB, PDT, PC do B e PT precisavam ser acomodados no primeiro escalão. Por último, Carlos Geilson sem partido e sem grupo, ainda tinha um problema em Feira de Santana. Zé Neto (PT) deputado federal e o suplente de deputado estadual Ângelo Almeida (PSB). Afinal, Carlos Geilson chegou depois.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 06:00h
Pregão Presencial

Prefeitura de Mairi faz licitação para aquisição de urna funerária

 

A Prefeitura Municipal de Mairi vai fazer licitação para a contratação de empresa de urnas funerárias, adulto e infantil, e serviço de translado. O objetivo é atender aos serviços de Auxilio Funeral da Secretaria de Assistência Social às famílias carentes. A abertura será dia 1º de março de 2019, às 9h30. Quem informa é a pregoeira Gilmara Lane Cedraz Carneiro.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 05:57h
São Bernardo dos Campos

Aliança com Donald Trump começa com o fechamento da Ford

 

A aliança do governo do presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) com o governo dos EUA, que tem como presidente Donald Trump, começa a dar os primeiros resultados. A Ford anunciou o fechamento de sua fábrica em São Bernardo dos Campos, no ABC paulista, que pode ter um efeito nas demissões que deverá passa de 20 mil trabalhadores.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 05:53h
Feira de Santana

35º Batalhão de Infantaria lança Sentinela do Sertão - 50 anos

 

O 35º Batalhão de Infantaria, que ano passado completou 50 anos de existência em Feira de Santana, estará na próxima sexta-feira (22) lançando a revista “Sentinela do Sertão – 50 anos”. O evento acontece no Clube dos Oficiais e é uma obra dos Oficiais e Praças do 35º BI, Batalhão Sentinela do Sertão.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.02.2019 05:50h
Feira de Santana

PSB faz encontro e tem presença dos prefeituráveis da oposição

 

Diferente do evento do PC do B, o deputado federal Zé Neto (PT) não participou do encontro promovido pelo PSB em Feira de Santana. Dos prefeituráveis socialistas presentes estavam Roberto Tourinho (PV), Carlos Geilson (PSDB) e Ângelo Almeida (PSB), que é da legenda. Em tempo: Zé Neto telefonou para o PSB informando que não poderia estar presente.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Iau - cavalgada
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2019

2018

2017

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia