Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você daria um Título de Cidadão a Jair Bolsonaro?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima

Retomando as entrevistas com lideranças políticas e de destaque no Município ou de projeção em níveis estadual e nacional, estamos nesse mês com o químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima. Natural de Feira de Santana, 59 anos, casado, pais de dois filhos, nível superior, católico, pensa em ser candidato a prefeito em 2020. Foi uma conversa com o próprio diretor do site Bahia na Política, Jair Onofre, de pouco mais de duas horas. Ainda sem partido, diz que está analisando uma legenda. Já conversou com vários dirigentes e seu principal problema nesse momento é ter uma plataforma política administrativa para discutir com a sociedade. Veja a seguir:

O senhor sempre viveu Feira de Santana, participando das atividades seja da área administrativa ou política. Afinal, quem é Hamilton Ramos?

Hamilton é um camarada que procura ser o mais correto possível, sempre imaginou galgar profissionalmente um bom lugar na sociedade feirense e por ironia do destino, para não cumprir horário na Prefeitura, eu entrei no sindicato, mas nunca tive isso como profissão. Gosto da área de sindicato, gosto de atender o público, de resolver os problemas das pessoas, mas sou muito apaixonado mesmo é pela área de Química, onde presto serviço a várias empresas em Feira de Santana. Uma área não atrapalha a outra. Sou consultor de empresas, eu agradeço a Deus todo dia por ter batalhado muito e ter tido vários perfis, várias profissões e me dedicado ao meu trabalho. Tem muitos anos que eu pude tirar 15 dias de férias, porque quando eu me livro de uma atividade, não tenho como me afastar da outra. Eu continuo batalhando, continuo prestando meus serviços da melhor maneira possível e, profissionalmente falando, onde as empresas me requisitam eu estou sempre à disposição para prestar o melhor serviço possível.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 16:00h
Suprema Corte

STF decidirá se é valida prova obtida com violação de correspondência

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) deverá decidir se evidências obtidas mediante a abertura de correspondência postada nos Correios servem como prova em processos criminais, mesmo diante da violação do sigilo postal assegurado pela Constituição. (Foto ilustração)

Na semana passada, os ministros aprovaram a repercussão geral de um caso que tramita no STF sobre o assunto. Isso quer dizer que a resolução desse processo servirá como parâmetro para todos os outros questionamentos do tipo na Justiça brasileira.

No caso específico, o processo que será julgado no Supremo diz respeito a um Policial Militar do Paraná que, no horário de expediente, tentou enviar pelo serviço expresso conhecido como Sedex uma caixa com 36 frascos de uma substância líquida transparente.

Após verificação, constatou-se tratar-se de ácido gama-hidroxibutírico, substância vulgarmente conhecida como “Boa Noite, Cinderela”, um psicotrópico de circulação proibida, e também de cetamina, um anestésico.

O juiz do Conselho Permanente da Justiça Militar da Comarca de Curitiba condenou o policial a três anos de reclusão, em regime inicial aberto, substituídos por penas restritivas de direitos, pelo crime de tráfico de drogas cometido por policial em serviço. Em seguida, ele apelou contra a condenação.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 15:30h
Norte do Brasil

Terra Indígena Raposa Serra do Sol recebe recursos para saúde

 

A partir de hoje (29), a população da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, recebe um reforço na assistência à saúde por meio da Ação Clínica Odontológica e Oftalmológica. (Foto ilustração)

A previsão, de acordo com o Ministério da Saúde, é que sejam ofertados 900 atendimentos oftalmológicos entre clínica e exames, 700 procedimentos odontológicos e 60 próteses odontológicas para indígenas de quatro etnias da região.

A ação ocorre até 4 de maio na Unidade Básica de Saúde da Raposa, no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste de Roraima, voltada para os polos bases São Francisco, Camará, Bismark, Raposa1 e Raposa Napoleão.

Os atendimentos serão conduzidos em parceria com a Associação Médicos da Floresta e vão permitir a realização de exames como acuidade visual, auto refração, teste de refração, biometria (cálculo de lente intraocular) e exames clínicos. (Paula Laboissière /AB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 14:40h
Enquadrar afiliado sob suspeição

PSDB discute código de ética e quer acelerar processo de expulsão

 

A Executiva do PSDB elabora um código de ética que tende a acelerar o processo de expulsão para casos de tucanos suspeitos de participação em crimes. Segundo o jornal Estado de São Paulo, o documento preliminar será discutido com deputados em uma reunião marcada para esta segunda-feira (29), em Brasília. (Foto ilustração)

No texto, há um pedido para que o envolvido se antecipe e acione o Conselho de Ética imediatamente ao ser citado em qualquer denúncia. Caso contrário, caberá ao presidente do PSDB suspender o suspeito, enquanto o caso é analisado pelo Conselho de Ética do partido. Mas, se após a investigação, o colegiado avaliar que é o caso de absolver o denunciado, o presidente deverá voltar atrás da decisão e readmitir a filiação então suspensa.

Se essas regras já estivessem valendo, as filiações do deputado federal Aécio Neves e dos ex-governadores Eduardo Azeredo e Beto Richa estariam suspensas até o Conselho de Ética julgá-los. (BN)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 14:20h
Reacendeu o antepetismo

Entrevista de Lula ajuda Bolsonaro

 

O presidente Jair Bolsonaro jamais admitirá publicamente, mas, nas internas, seus aliados comemoraram a entrevista de Lula. Explica-se: o que uniu os representantes do mercado, os militares e a turma de investigadores da Lava-Jato (encabeçada por Sérgio Moro) ao atual presidente foi o antipetismo. No momento em que Lula reaparece, os grupos se reaglutinam novamente em torno de Bolsonaro. A ideia dos governistas agora é aproveitar esse amálgama que a entrevista de Lula produziu, a fim de reposicionar o presidente Bolsonaro. É o mote perfeito para afastá-lo das polêmicas geradas pelo filho Carlos e dos tropeços, como querer controlar as campanhas publicitárias das estatais, ditar preço de combustível e por aí vai. Com Lula no pedaço, dizem os bolsonaristas, o governo está salvo. (Denise Rothenburg/correiobraziliense) (Foto ilustração)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 13:45h
Diretoria Especial de Reparação

Vale cria nova diretoria baseada em Brumadinho pra lidar com tragédia

 

Em um comunicado da Vale publicado hoje (29) em jornais impressos de grande circulação no país, a mineradora anunciou a criação da Diretoria Especial de Reparação e Desenvolvimento. Baseada em Brumadinho (MG), ela será subordinada diretamente à presidência da mineradora. (Foto ilustração)

A nova diretoria foi criada para dar continuidade e agilidade à execução de ações de reparação dos danos causados na tragédia ocorrida em 25 de janeiro com rompimento de uma barragem da mineradora Vale. Segundo os dados mais recentes da Defesa Civil de Minas Gerais, 232 pessoas morreram e outras 40 estão desaparecidas.

No anúncio, a mineradora também listou algumas ações que já foram adotadas, tais como as doações emergenciais às famílias dos mortos e às pessoas que tiveram seus negócios impactados, a compensação financeira a municípios afetados e a realização de obras para restabelecer a rotina das comunidades. "Reiteramos nosso compromisso de reparação e desenvolvimento de Brumadinho e região com transparência, respeito e trabalho", diz o texto anunciado.

Na semana passada, o município de Mário Campos, vizinho à Brumadinho, assinou um acordo com a Vale que prevê apoio emergencial aos serviços públicos de assistência social, saúde, fomento à agricultura e limpeza urb...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 13:20h
Ilhéus

Sebrae seleciona Ilhéus para o Programa Cidade Empreendedora

 

A iniciativa empreendedora do Sebrae, selecionou Ilhéus para participar do Cidade Empreendedora, programa de transformação econômica de municípios voltado para a gestão pública e lideranças locais (prefeitos). A notícia chegou até o prefeito Mário Alexandre, através de representantes da entidade, no final da manhã da última sexta-feira (26), em seu gabinete. O início do curso está previsto para o dia 16 de maio. O encontro foi acompanhado pelos secretários municipais, Paulo Sérgio (Indústria e Comércio) e Hélio Ricardo (Comunicação). (Foto ilustração)

A proposta tem como foco melhorar o ambiente de negócios através da implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos negócios. “Saímos daqui com uma relação ainda mais estreita. O intuito é proporcionar um ambiente mais favorável para os pequenos negócios, onde o poder público, Sebrae e a iniciativa privada se unem para criar uma pujança de desenvolvimento que a gente tanto espera para a região”, destaca a coordenadora Regional Sebrae, Claudiana Figueiredo. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 12:50h
Ministério Público de Contas da União

Procurador recomenda que TCU anule eleição na Confederação Nacional do Comércio

 

O procurador do Ministério Público de Contas da União, Júlio Marcelo de Oliveira, apresentou parecer pedindo ao Tribunal de Contas da União (TCU) que anule a eleição para a diretoria da Confederação Nacional do Comércio (CNC), ocorrida em setembro do ano passado. O empresário José Roberto Tadros foi eleito presidente após quase 40 anos de mando de Antonio Oliveira Santos. O procurador mandou ainda que a CNC se adeque a princípios de moralidade, isonomia etc. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. (Foto ilustração)

Júlio Marcelo criticou a decisão de nova diretoria de gastar R$24,5 milhões em dois imóveis para hospedar diretores no Rio de Janeiro.

A CNC é uma das entidades mais ambicionadas, com orçamento anual superior a R$10 bilhões. E com R$1,2 bilhão, limpos, em caixa.

A CNC nega as irregularidades e afirma que o TCU não pode intervir em sindicatos, o que levou o ministro Bruno Dantas a arquivar uma ação sobre o caso. Adicionalmente, promete fazer representação contra o procurador Júlio Marcelo junto ao MP de Contas por atuar de “forma criminosa”.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 11:38h
Feira de Santana

Cantor e compositor Bruno Bezerra lança nova música

 

O cantor, compositor e multi-instrumentista feirense Bruno Bezerra lança na próxima sexta-feira (03 de maio), o single “Cantador” nas principais plataformas de streaming.

A música destaca a poética e o sotaque nordestino, os timbres da viola caipira e da sanfona, os ritmos do triângulo e da zabumba, e a psicodelia dos sintetizadores e batidas eletrônicas.

O single é autoral e tem a produção de André T, que também produziu álbuns da grandes nomes da música baiana e nacional como Pitty, Cascadura, Retrofoguetes e Luiz Caldas, entre outros.

Além de Bruno Bezerra nas vozes e viola caipira, a música “Cantador” tem Tonico Freitas na percussão, Rogério Ferrer na sanfona, Anderson Silva no baixo elétrico, Dade Oliveira nos violões de aço e nylon e André T nos sintetizadores e bateria eletrônica. (Elsimar Pondé)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 11:20h
Saiba como recuperar

Mais de 250 documentos perdidos são recuperados durante a Micareta de Feira

 

Mais de 250 documentos perdidos foram recuperados durante a Micareta de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador. Os documentos serão devolvidos a partir de terça-feira (30), em horário comercial, na sede do Comando de Policiamento da Região Leste (CPRL), situada na Avenida Maria Quitéria, 3.159.

Antes de comparecer pessoalmente ao comando de policiamento, o folião deve acessar o site da Polícia Militar www.pm.ba.gov.br e entrar na opção “Documentos Perdidos” para verificar se o seu nome consta na lista de pessoas que tiveram documentos encontrados no circuito. (G1 Bahia/ Foto Divulgação PM)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 11:00h
Oeste da Bahia

Produtores rurais apostam na educação ambiental para transformar a realidade do oeste baiano

 

Com a adoção de práticas conservacionistas e o apoio a projetos de preservação e recuperação de nascentes, os agricultores do oeste baiano têm contribuído com o meio ambiente. Até o momento, 35 nascedouros da região receberam algum tipo de intervenção fomentada pela categoria. Com intuito de ampliar o alcance e os benefícios desta iniciativa prática, os produtores rurais resolveram levar a teoria às comunidades do entorno das áreas recuperadas, implantando a educação ambiental nestas localidades. Neste mês, a ação chegou a nove municípios do Oeste da Bahia: Barreiras, Baianópolis, Cocos, Correntina, Jaborandi, Formosa do Rio Preto, Mansidão, São Desidério e Wanderley. (Foto ilustração)

Em cada encontro, os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, representantes do Parque Vida Cerrado e educadores das escolas de ensino fundamental de cada cidade contemplada se reúnem com agricultores familiares, lideranças locais e representantes das comunidades, que serão multiplicadores de conhecimento, para discutir a adoção de medidas simples, mas eficazes. (Ascom/Aiba)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 10:30h
Defende "sangue novo"

"Por enquanto é zero de chance", diz Wagner sobre disputar governo do estado em 2022

 

O senador Jaques Wagner (PT – foto ilustração) afirmou na manhã desta segunda-feira (29), que “por enquanto” sua chance de disputar o governo do estado em 2022 é “zero”.

“Por enquanto é zero de chance. Não tem sentido, eu estou defendendo que estou com 68 anos. É preciso que a gente puxe as novas gerações. Eu tenho 68, Rui tem 55 ou 56 anos, estou defendendo que a gente puxe o pessoal de 40, 40 e poucos anos para cá. Na minha opinião, eu acho que na Prefeitura de Salvador, que dentro dos nossos aliados, que venha um nome que represente a renovação. Estou pregando isso dentro do PT”, disse em entrevista a uma emissora de rádio de Salvador.

O petista voltou a dizer que seu objetivo é terminar o mandato de senador. (bahia.ba)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 10:15h
Norte da Bahia

Superlotação compromete atendimento de pacientes em unidades de saúde de Juazeiro

 

Os serviços municipais de saúde de Juazeiro (BA) estão com os atendimentos comprometidos devido à superlotação em que se encontra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Materno Infantil de Juazeiro (HMIJ). O alerta é da própria prefeitura municipal, que enviou nota justificando que o aumento no número de atendimentos diários é elevado, mas aos finais de semana isso triplica, e com isso as equipes dos serviços enfrentam dificuldades para atender às demandas. (Foto ilustração)

“A Secretaria Municipal de Saúde solicita aos usuários que busquem pelos serviços em caso de urgência e emergência, caso contrário esperem até o primeiro dia útil e busquem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A solicitação também serve para os municípios que são pactuados na Rede PEBA (Pernambuco-Bahia)“, diz nota enviada pela assessoria de comunicação.

Segundo a prefeitura, a gestão investe, somente na saúde do município 24% de sua receita. Mesmo assim esses recursos não estão sendo suficientes devido à grande procura pelo serviços na cidade. Somente de janeiro a março o HMIJ realizou 1.243 partos. Na triagem obstétrica foram 4.763 atendimentos e na pediatria do Hospital da Criança foram realizados 8.528 atendimentos. (carlosbrito)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 10:00h
Exame Nacional do Ensino Médio

Convocada nova gráfica para impressão do Enem 2019

 

O nome da gráfica Valid S.A foi confirmado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a impressão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O governo federal garante que o cronograma do exame está mantido, com as provas marcadas para 3 e 10 de novembro. As inscrições também estão confirmadas para o período de 6 a 17 de maio. (Foto ilustração)

A troca da gráfica foi necessária devido à decretação de falência da empresa RR Donnelley, que era detentora do contrato. A Valid era a gráfica seguinte na ordem de classificação na licitação realizada em 2016, e foi convocada para evitar atrasos na edição deste ano. Segundo o Inep, esta foi a alternativa segura encontrada, dentro da legislação vigente, já que não haveria tempo hábil para iniciar um novo processo licitatório. Ainda de acordo com o órgão, a medida está em conformidade com os ditames estabelecidos na Lei nº 8.666/93, que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. (Agência Brasil) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 09:35h
Economia

Mercado reduz projeção para expansão da economia pela 9ª vez seguida

 

Instituições financeiras reduziram pela nova vez seguida a projeção para o crescimento da economia brasileira este ano. (Foto ilustração)

A estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – agora caiu de 1,71% para 1,70% este ano. Há quatro semanas, a estimativa estava em 1,98%.

Para 2020, a projeção foi mantida em 2,50%, após cinco reduções consecutivas. As estimativas de crescimento do PIB para 2021 e 2022 permanecem em 2,50%.

Os números constam do boletim Focus, publicação semanal elaborada com base em estudos de instituições financeiras sobre os principais indicadores econômicos. O boletim é divulgado às segundas-feiras, pelo Banco Central (BC), em Brasília. (Kelly Oliveira/AB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 09:25h
Minas Gerais

PF faz busca na sede do PSL em Minas em operação que investiga candidaturas-laranja

 

Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Belo Horizonte e mais quatro cidades mineiras, nesta segunda-feira (29), relacionados à investigação de supostas candidaturas-laranja pelo PSL nas eleições de 2018. A informação é da Polícia Federal (PF). Na época, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, presidia o partido em Minas Gerais, mas ele não é alvo direto da operação.

A reportagem tenta contato com a sede do partido, mas nenhum representante foi encontrado até as 9h.

Os mandados foram expedidos pela 26ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte, e a operação recebe o nome "Sufrágio". Houve a apreensão de documentos relativos à produção de material gráfico de campanhas eleitorais.

A sede do partido, na Rua Inconfidentes, na Região Centro-Sul da capital mineira, é um dos endereços das buscas, além de uma gráfica no bairro Ipanema, na Região Noroeste. As buscas ocorrem também em mais duas gráficas em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e Lagoa Santa. Há endereços também em Coronel Fabriciano e Ipatinga, no Vale do Rio Doce.

Desde fevereiro, a Justiça de Minas Gerais apura supostas irregularidades no repasse de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha pelo PSL a quatro candidatas nas eleições de 2018.

A in...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 09:15h
Greve nas universidades baianas

Crueldade de Rui Costa mostra ser sem limites com cortes de salários, afirma deputado

 

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), criticou com veemência o corte dos salários dos docentes das universidades da Bahia em razão da greve da categoria. “É um absurdo que um ex-sindicalista e ex-defensor dos direitos dos trabalhadores, agora que virou governador, atue desta forma antidemocrática. As crueldades do governo estadual de Rui Costa não têm fim. Os cortes nos salários dos docentes são de um autoritarismo que merece o repúdio da sociedade”, afirma. (Foto ilustração: Hilton Coelho e Rui Costa) 

O parlamentar classifica como um desrespeito à autonomia universitária e o direito de greve “determinar o corte de salários e tentar acabar com uma greve democrática e decidida pela maioria da categoria através da repressão. Será que ele esquece que o patronato do Pólo Petroquímico tentou o mesmo em 1985 e os trabalhadores não cederam? Está agora usando os mesmos métodos dos patrões autoritários? ”, questiona. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 09:00h
Agronegócio

Bolsonaro participa da abertura da Agrishow em Ribeirão Preto (SP)

 

O presidente Jair Bolsonaro participa, nesta segunda-feira (29), da cerimônia de abertura da Agrishow, a maior feira do agronegócio do país e uma das maiores do mundo, em Ribeirão Preto (SP). (Foto ilustração)

Produtores rurais esperam que sejam anunciados planos de novas linhas de financiamento para o setor tanto federal como estadual, já que o governador de São Paulo, João Doria, também participará da abertura do evento. (r7)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 08:50h
Mercado imobiliário

Pesquisa diz que inflação do aluguel é de 8,64% em 12 meses

 

O Índice Geral de Preços–Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel, registrou inflação de 0,92% em abril, percentual inferior ao observado em março (1,26%). (Foto ilustração)

Segundo informou hoje (29), no Rio de Janeiro, a Fundação Getulio Vargas (FGV), o IGP-M acumula inflação de 3,1% no ano e de 8,64% nos últimos 12 meses.

A queda da taxa de março para abril foi provocada pelos preços no atacado. A inflação do Índice de Preços ao Produtor Amplo, que mede o atacado, recuou de 1,67% em março para 1,07% em abril.

Ao mesmo tempo, o varejo e a construção tiveram alta em suas taxas. O Índice de Preços ao Consumidor, que mede o varejo, subiu de 0,58% em março para 0,69% em abril. O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) passou de 0,19% para 0,49% no período. (Vitor Abdala/ab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 08:40h
Bom Jesus da Lapa

Começa nesta quinta (02) a II Feira de Flores de Holambre

 

Acontecerá nos dias 2, 3, 4 e 5 de maio, na Praça Marechal Deodoro (Praça da antiga Prefeitura), a III Feira de Flores de Holambra de Bom Jesus da Lapa. (Foto ilustração)

Esse é um evento nacional, que acontece no Brasil inteiro em prol da diversidade ambiental e para incentivar as pessoas a preservar e cultivar as espécies.

É a terceira vez que o município irá organizar a feira, e no geral, todos os municípios pedem o apoio da Secretaria do Meio Ambiente de sua cidade para a realização da exposição.

A ideia da Secretaria e Prefeitura Municipal é de trazer um movimento ambiental e fazer com que a população conheça uma diversidade de flores e plantas.

Compareça no começo de maio na praça principal da cidade do dia 2 ao dia 5 de maio e prestigie. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 08:20h
"Não é caça às bruxas"

Ministro da Educação diz que filmar professores em aula é direito dos alunos

 

Novo ministro da Educação, Abraham Weintraub (foto) afirmou que os alunos têm direito de filmar os professores. Ainda de acordo com Weintraub, ele vai analisar o conteúdo dos vídeos compartilhados nas redes sociais neste domingo, 28, pelo presidente Jair Bolsonaro e por seu filho, Carlos, para saber se alguma irregularidade foi cometida pelos educadores.

“Não incentivo ninguém a filmar uma conversa na rua, mas as pessoas têm o direito de filmar. Isso é liberdade individual de cada um. Vou olhar os casos com calma. Não faremos nada de supetão”, afirmou Weintraub ao Estado, lembrando que, como professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) sempre deixou que seus alunos gravassem as aulas e fotografassem a lousa.

Segundo o ministro, o objetivo não é “criar um clima de caça às bruxas” e os professores devem ficar tranquilos, pois “o direito de todos será preservado”. Ele afirmou, porém, que podem ser necessárias medidas para “melhorar o ambiente escolar” nos casos relatados.

Bolsonaro compartilhou no Twitter na manhã deste domingo um vídeo com a legenda "professor tem que ensinar e não doutrinar". Ele mostra uma aluna questionando uma professora sobre críticas que teriam sido feitas por ela ao governo, ao projeto “Escola sem Partido” e ao guru bolsonarista, Olavo de Carvalho. (M1)  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 08:00h
Governo da Bahia

Próximo sorteio da Nota Premiada Bahia será realizado no dia 15 de maio

 

Ainda dá tempo de participar do próximo sorteio da Nota Premiada Bahia, que irá distribuir dez prêmios de R$ 100 mil reais para cada ganhador. Vão concorrer os bilhetes gerados nas compras realizadas durante o mês de abril, por isso o prazo para participar se encerra na próxima terça-feira (30). O sorteio acontece no dia 15 de maio. (Foto ilustração)

Quem não se inscreveu na campanha ainda pode preencher o formulário no site da Nota Premiada. Recém-chegado ou não, o participante precisa, para concorrer, informar o CPF cadastrado a cada compra realizada em estabelecimento emissor da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e). (Sefasz/BA)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 07:40h
Câmara Federal

Comissão especial definirá calendário para reforma da Previdência

 

O presidente da comissão especial da reforma da Previdência, deputado Marcelo Ramos (PR-AM), reúne-se com lideranças partidárias nesta terça-feira (30) para definir um calendário para os trabalhos da comissão. Instaurado na semana passada, o colegiado terá a primeira reunião ordinária em 7 de maio, às 14h30. (Foto ilustração)

Marcelo Ramos se reunirá com o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 6/2019), deputado Samuel Moreira (PSDB-SP); o vice-presidente do colegiado, deputado Silvio Costa Filho (PRB-PE), e líderes dos partidos que compõem o colegiado. Em uma semana com poucas atividades legislativas por causa do feriado de 1º maio, Ramos deve definir o cronograma de trabalhos, com reuniões de audiência pública com autoridades e especialistas, além das datas prováveis de discussão e votação da proposta. (Heloisa Cristaldo/AB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 07:20h
Fazer política na Bahia

Presidência do DEM era oportunidade de José Ronaldo estar no cenário estadual

 

Apesar de publicamente as duas maiores estrelas do DEM na Bahia, ACM Neto e José Ronaldo, mostrarem que o melhor foi o nome do deputado federal Paulo Azi para a presidência estadual do partido, nos bastidores a avaliação é que o ex-prefeito de Feira de Santana perdeu a oportunidade de ter um espaço para fazer política no Estado. Ser presidente do DEM é estar na mídia estadual e acompanhar a estrutura partidária nos municípios. (Foto ilustração: José Ronaldo de Carvalho)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 07:16h
Micareta de Feira de Santana

Marcelo Alexandrino: "Fecha o comércio no centro, mas não fecha shoppings, Centro de Abastecimento e o comércio de bairro"

 

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), Marcelo Alexandrino (foto ilustração), ao comentar sobre o fechamento do comércio sábado de Micareta, deu a seguinte declaração: “Existe uma questão política simbólica. Os shoppings abrem, o Centro de Abastecimento funciona normalmente, o comércio de bairro não tenho dúvidas que abre, só o centro que tem que fechar? Por que?”. Marcelo Alexandrino informou que no dia 6 de maio haverá uma reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para tratar da Micareta.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 07:14h
Facilitar atendimento

Requerimento pede loja de atendimento da Embasa em Humildes

 

O vereador Zé Curuca (DEM) apresentou, semana passada, na Câmara Municipal de Feira de Santana, um requerimento solicitando a instalação de uma loja de atendimento da Embasa para o distrito de Humildes, com o objetivo de facilitar o atendimento aos clientes, uma vez que a localidade tem mais de 6 mil ligações de água. O requerimento foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 07:12h
Feira de Santana

Suspensão da contribuição sindical atinge também Sindicato dos Servidores e Guarda Municipal

 

Quem pensava que a suspensão do recolhimento da contribuição sindical dos professores atingia apenas a APLB, se enganou. Estão na lista também o Sindicato dos Servidores Públicos de Feira de Santana e a Associação dos Guardas Municipais. (Foto: Presidentes de entidades sindicais Marlede Oliveira, Hamilton Ramos e Gerson Santos).
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 07:10h
Feira de Santana

Micareta em outubro de 2020, a da reeleição

 

Com o anúncio do secretário de Cultura, Esporte e Lazer Edson Borges de que a Micareta de 2020 deverá ter nova data, e a sugestão de outubro ganha corpo, nos meios políticos já ganhou nome. A micareta da reeleição. Que maldade...
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 07:05h
Prestígio político

PDT indica Marcílio Menezes para segundo escalão na Secretaria de Agricultura

 
Marcílio Menezes (PDT)

Marcílio Menezes (PDT)

Assumiu o cargo de superintendente de Políticas de Agronegócios da Secretaria de Agricultura do Estado o advogado Marcílio Menezes (PDT), que em 2012 foi candidato a prefeito na cidade de Pedrão. Não logrou êxito, mas tem uma história na cidade. Seu pai já foi prefeito no Município e o seu irmão Jair Menezes está no segundo mandato de vereador. Nome que chegou a ser cotado para a pasta, sua indicação foi do deputado federal e presidente do PDT na Bahia, Félix Mendonça Júnior.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 06:58h
Feira de Santana

Jefferson Moura e Don Maths na reinauguração da Agridoce

 

Na próxima sexta-feira (3 de maio), a partir das 17 horas, o cantor e compositor Jefferson Moura e o DJ Don Maths se apresentam no evento de reinauguração da loja colaborativa Agridoce.

A loja passa a funcionar em uma nova área na avenida João Durval Carneiro, nº 2881 – Loja 2, no bairro Estação Nova. Além de produtos artesanais e exclusivos, a Agridoce também oferece ao público um espaço de estética, práticas integrativas e holísticas.

Primeira iniciativa do gênero em Feira de Santana, a Agridoce é voltada para os empreendedores e artistas buscam um ambiente para expor seus trabalhos criativos e manuais. (Elsimar Pondé)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 06:56h
Feira de Santana

Candidatura de prefeito será tema de discussão a partir de agora

 

Passada a Micareta, festa maior do Município que aconteceu de 25 a 28 de abril, a partir de hoje fica inevitável deixar de falar de eleição de prefeito em Feira de Santana. Contribui para isso a necessidade de chapa majoritária para eleger vereador em 2020.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 06:50h
Eleição de prefeito

Renan de Ziza tem encontro com presidente da AL-BA de olho em 2020

 

Ex-prefeito da cidade de Água Fria, Renan de Ziza (PRB), que pretende voltar à Prefeitura em 2020, tem atendido semanalmente na cidade e na articulação política vem mantendo contatos com lideranças de expressão estadual para dar lastro a sua candidatura a prefeito. A mais recente foi o encontro com o deputado estadual Nelson Leal, atual presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), ocorrido terça-feira (24). Teve do mesmo o compromisso de acompanhá-lo no projeto municipal de Água Fria em 2020. (Foto: Nelson Leal e Renan de Ziza)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 06:48h
O Rei do Maranhão

José Sarney chega aos 89 anos sendo o que quis na República

 

O quase centenário político e escritor José Ribamar Sarney (foto ilustração) completou 89 anos quarta-feira (24). Nome que nos últimos 50 anos foi o que quis na República, aonde chegou até a presidente, mesmo por acidente, chega ao final da vida política, com um problema. Perde o controle do seu reduto eleitoral que o projetou na política nacional, o Maranhão. Justamente para um partido que tem posições antagônicas às suas, o PC do B, que elegeu Flávio Dino governador pela segunda vez.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 06:46h
Governo Federal

Kassab sonha ampliar o PSD na Câmara e no Senado de olho no Ministério das Comunicações

 

Gilberto Kassab faz prognóstico de que até o final do ano o seu partido, o PSD, deve sair dos 37 deputados federais para 40 e dos atuais 8 senadores para 12. Quer o Ministério das Comunicações no governo do presidente Jair Bolsonaro.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 06:42h
Deputado federal

ACM Neto traz Igor Kannário e se fortalece no DEM Nacional

 

A filiação quinta-feira (25) na Convenção Estadual do Democratas da já anunciada adesão do deputado federal Igor Kannário ao partido, deixa o presidente nacional ACM Neto em situação confortável. É que o mesmo tem uma bancada pessoal e que vem se ampliando. Isso lhe cacifa dentro e fora do DEM. Poderia ter filiado o pastor Abílio, hoje no PR. Mas preferiu perder um deputado e ter a legenda nas eleições de 2020 e, talvez, em 2022. (Foto ilustração: Igor Kannário e ACM Neto)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 06:41h
Para prefeito

PT e aliados nas eleições de 2020 na região de Feira de Santana

 

O grupo liderado pelo governador Rui Costa, que teve o PT nas eleições de 2016 elegendo prefeitos nas cidades de Anguera, Santo Estevão, Antônio Cardoso, Santa Bárbara, Lamarão e Coração de Maria, região de Feira de Santana, e que também elegeu aliados nas cidades de Serra Preta, Tanquinho, Santanópolis, Pedrão, São Gonçalo dos Campos e Conceição da Feira, para 2020 tem um desafio: Manter essa hegemonia eleitoral.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 06:37h
A velha história

DEM volta a ter de novo o nome de ACM Neto para governador em 2022

 

O DEM, que nas eleições de 2018 teve uma derrota fragorosa nas urnas na Bahia, em todos os níveis, volta a ensaiar a candidatura do prefeito de Salvador ACM Neto (Foto ilustração) a governador em 2022. O grande problema é que essa derrota acachapante teve como fator determinante os partidos de oposição terem trabalhado o nome de ACM Neto por oito anos e na hora de definir ACM Neto preferiu dizer que ouviu o povo de Salvador e que os soteropolitanos preferiam ele na prefeitura. O bom é que em 2022 ele não vai mais precisar fazer a consulta, mas pedir o voto dos baianos.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 06:35h
De olho em 2020

Wagner Pereira assume o Avante m Feira de Santana

 

O Avante em Feira de Santana tem novo presidente. Assumiu a Comissão Provisória Wagner Pereira (Foto ilustração), que vem a ser irmão do já falecido, Waldeir Pereira, vereador entre os anos 1983/1988, e tio do atual vereador Cadmiel Pereira. O projeto eleitoral para 2020 no Município é ambicioso, promete.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.04.2019 06:00h
Feira de Santana - Micareta 2019

Parangolé arrasta multidão e vocalista faz declaração de amor

 

Foi a Micareta mais especial de todas”. A avaliação foi do vocalista Tony Sales, líder da banda Parangolé, que se apresentou nesse domingo, 28, na Micareta de Feira. Ele ainda fez uma declaração de amor à cidade: “eu te amo, Feira!” (Foto ilustração)

Intérprete da música “Abaixa que é Tiro”, hit atual da banda e escolhida a melhor música do Carnaval de Salvador esse ano, Tony Sales comandou uma das maiores pipocas da Micareta 2019. Um mar de gente invadiu o circuito Maneca Ferreira na apresentação da Parangolé.

Ao chegar em frente ao camarote do prefeito Colbert Martins Filho, Tony Sales fez um agradecimento especial: “Prefeito, obrigado pelo convite. A festa está maravilhosa. Todos os envolvidos na organização estão de parabéns”, disse o vocalista.

Logo em seguida Tony Sales e o Parangolé seguiram o circuito com sua apresentação, arrastando milhares de foliões e fãs da banda. (Secom/Fsa)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2019 10:10h
Feira de Santana - Micareta 2019

Promotora de Justiça do Ministério Público elogia estrutura do Posto de Saúde

 

Nessa primeira visita fomos surpreendidos positivamente e encontramos todos os setores extremamente organizados”, elogiou a promotora de Justiça, do Ministério Público da Bahia, Monia Ghignone, durante fiscalização realizada na noite desta sexta-feira, 26, no posto de saúde de pronto atendimento e no anexo da Vigilância em Saúde, montados pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho, no circuito da Micareta. (Foto ilustração)

Segundo observou a promotora de Justiça todas as instalações preconizadas pelo Ministério da Saúde foram cumpridas. “Percebemos também que todos os acessos ao posto têm acessibilidade a deficientes, o que é muito bom para a promoção da saúde de todos”, afirmou.

Monia Ghignone foi recepcionada pelos coordenadores do Programa de IST/HIV/AIDS, Vigilância Sanitária e CEREST, que estão alocados no posto. Os profissionais da Saúde prestaram as devidas informações.

“Fui informada que existe uma integração da rede de atendimento, onde as vítimas de abuso sexual têm um socorro imediato com a profilaxia pré-exposição ao HIV. O caso é notificado para que a rede de atendimento seja solicitada e possa promover um tratamento mais integral possível. Isso também me chamou atenção positivamente”, comentou a promotora de Justiça. (Secom/Fsa)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2019 09:59h
Aniversariante do Dia

Jornalista Reginaldo Júnior em festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Iau - cavalgada
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2019

2018

2017

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia