Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você daria um Título de Cidadão a Jair Bolsonaro?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima

Retomando as entrevistas com lideranças políticas e de destaque no Município ou de projeção em níveis estadual e nacional, estamos nesse mês com o químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima. Natural de Feira de Santana, 59 anos, casado, pais de dois filhos, nível superior, católico, pensa em ser candidato a prefeito em 2020. Foi uma conversa com o próprio diretor do site Bahia na Política, Jair Onofre, de pouco mais de duas horas. Ainda sem partido, diz que está analisando uma legenda. Já conversou com vários dirigentes e seu principal problema nesse momento é ter uma plataforma política administrativa para discutir com a sociedade. Veja a seguir:

O senhor sempre viveu Feira de Santana, participando das atividades seja da área administrativa ou política. Afinal, quem é Hamilton Ramos?

Hamilton é um camarada que procura ser o mais correto possível, sempre imaginou galgar profissionalmente um bom lugar na sociedade feirense e por ironia do destino, para não cumprir horário na Prefeitura, eu entrei no sindicato, mas nunca tive isso como profissão. Gosto da área de sindicato, gosto de atender o público, de resolver os problemas das pessoas, mas sou muito apaixonado mesmo é pela área de Química, onde presto serviço a várias empresas em Feira de Santana. Uma área não atrapalha a outra. Sou consultor de empresas, eu agradeço a Deus todo dia por ter batalhado muito e ter tido vários perfis, várias profissões e me dedicado ao meu trabalho. Tem muitos anos que eu pude tirar 15 dias de férias, porque quando eu me livro de uma atividade, não tenho como me afastar da outra. Eu continuo batalhando, continuo prestando meus serviços da melhor maneira possível e, profissionalmente falando, onde as empresas me requisitam eu estou sempre à disposição para prestar o melhor serviço possível.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2019 06:20h
Feira de Santana

Neinha vai à tribuna e critica Comissão de Saúde da Câmara

 

A vereadora Neinha (PTB-foto ilustração), em discurso na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, criticou a Comissão de Saúde da Casa, da qual inclusive ela é membro. De acordo com Neinha, foi proposta uma visita ao Hospital Geral Clériston Andrade para buscar informações de uma briga entre médicos, mas a visita não aconteceu. “Vou esperar para não ser truculenta, não vou pressionar, mas tem que ser apurado”, defendeu a vereadora, destacando que o médico que apanhou estava defendendo um paciente. Segundo ela, a visita ao hospital estava certa, mas acabou caindo no esquecimento. Em tempo: A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Feira é presidida pelo vereador Zé Curuca (DEM) e tem como vice-presidente Luiz da Feira (PPL). (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2019 06:14h
Meio Ambiente

Marcos Lima diz que Atacadão foi construído na Lagoa do Subaé e nada foi feito

 

O vereador e líder do governo, Marcos Lima (PRP) usou a tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta quarta-feira (24), para chamar atenção que existem outros supermercados construídos com agressões ao meio ambiente e nenhuma providência foi tomada. Marcos Lima citou o Atacadão, que segundo ele foi construído na Lagoa do Subaé, e acabou acusando o vereador Roberto Tourinho (PV) de ter aprovado licenciamentos na condição de secretário de Meio Ambiente. O debate terminou com troca de farpas entre ele e o Tourinho (PV), que também alfinetou o líder governista e cobrou a CPI sugerida pelo colega Isaías de Diogo para apurar essas questões. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2019 06:09h
Representação no MP

Tourinho volta a criticar governo por obra irregular do Atakarejo

 

O vereador Roberto Tourinho (PV) voltou a falar nesta quarta-feira (24), na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, sobre a situação de irregularidade na construção do Atakarejo, recém- inaugurado. “Tomamos conhecimento que foi feito um Termo de Ajuste de Conduta, um TAC, entre a empresa e a Prefeitura. Vamos dar entrada em um requerimento solicitando o licenciamento fornecido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e uma cópia do TAC estabelecido”, informou. Tourinho salientou que se os demais vereadores não aprovarem o requerimento, ele acionará o Ministério Público Estadual. Segundo ele, houve crime ambiental quando foi coberto um canal de macrodrenagem. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 17:10h
Senado Federal

Comissão da Câmara não discutiu pontos polêmicos da reforma da Previdência, afirma Paim

 

O senador Paulo Paim (PT-RS - foto) afirmou nesta quarta-feira (24) em Plenário que a reforma da Previdência foi aprovada sem a discussão necessária pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados. Para o parlamentar, não foram discutidos pontos relevantes e polêmicos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional. O sigilo imposto pelo governo aos dados que teriam embasado a PEC piorou esse quadro, disse Paim.

— Por exemplo, a capitalização foi mantida na íntegra. Quem entra na capitalização? Aí, eu pergunto: servidor público entra? Eu não sei. Por isso, vou fazer o requerimento de informação desse tal de sigilo que agora fizeram. Eles vão ter que me responder. Vou fazer em nome da Comissão de Direitos Humanos — afirmou o senador, que é presidente da CDH.

Paim disse que a troca do regime de participação, que rege atualmente a Previdência, pelo de capitalização, como proposto pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, deveria ser retirado da PEC. Para ele, essa possibilidade de capitalização deveria ser colocada mais adiante, e de forma que tanto os empregados quanto os patrões contribuam.

— Daí, pode dar certo. Mas não querer, como eles estavam dizendo, que vai ser só a parte do empregado — afirmou o senador.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 16:30h
Câmara Federal

Grupo de trabalho sobre legislação penal tem audiência nesta quinta

 

O Grupo de Trabalho sobre Legislação Penal e Processual Penal realiza audiência pública amanhã (25), para debater mudanças legislativas contidas nos projetos de lei 10.372/18 e 882/19.

No encontro desta quinta-feira o GT vai debater o Tema 3: “Perdimento de bens; Ação Civil de Perdimento de Bens; Fundo Nacional de Segurança Pública; Fundo Penitenciário Nacional; impactos financeiros”.

Foram convidados para a audiência:

- Egbert Buarque, secretário de Controle Externo da Defesa Nacional e Segurança Pública do TCU;

- Samira Bueno, diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública;

- Érika Mialik Marena, diretora do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça e Segurança Pública;

- Luiza Cristina Fonseca Frischeisen, subprocuradora-geral da República e coordenadora da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão Criminal; e

- Samuel Vida, advogado.

Hora e local

A audiência será às 9h30, em plenário a definir. (Agência Câmara)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 15:55h
Feira de Santana - Micareta 2019

Esquema especial de transporte público garante acesso rápido do folião ao circuito

 

A partir desta quinta-feira, 25, o folião terá à disposição atendimento especial de transporte público urbano durante os quatro dias da Micareta de Feira 2019. (Foto ilustração)

Este ano, a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), implementa uma novidade com a criação da linha especial interligando o Terminal Central, na plataforma A1, ao circuito Maneca Ferreira.

A operação será feita por quatro ônibus exclusivos a partir das 18h, na quinta e sexta, e a partir de 10h, no sábado e no domingo, até o último balão da 0h, com intervalo de frequência entre um veículo e outro de apenas 15 minutos.

Além da linha especial, dezesseis veículos extras das concessionárias São João e Rosa entram em operação, a partir de 0h, para garantir a mobilidade do folião até o término do evento. Os roteiros serão dinamizados com o itinerário das linhas especiais de ônibus passando pela Avenida Sampaio (via paralela ao circuito da festa) seguindo até o Terminal Central.

Os passageiros terão o conforto de dois pontos provisórios de embarque e desembarque com cobertura e iluminação instalados na Avenida Presidente Dutra (ao lado do Colégio Luís Eduardo Magalhães), local de concentração de ônibus, e mais dois localizados no cruz...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 15:40h
Tribunal Superior Eleitoral

STF envia a Bolsonaro lista com indicações ao TSE

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu hoje (24) a lista tríplice que será enviada ao presidente da República, Jair Bolsonaro, para a escolha de uma vaga de ministro titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão do Judiciário responsável pela organização das eleições. (Foto ilustração)

No dia 27 de abril, termina o mandato do ministro Admar Gonzaga, que poderia ser reconduzido ao cargo por mais dois anos, mas desistiu de participar da lista diante do processo no qual foi acusadopela ex-mulher de violência doméstica.

Para a primeira vaga, foram definidos, em votação feita pelos ministros, os nomes da ex-advogada-geral da União, Gracie Mendonça, a candidata mais votada, que recebeu 10 votos, e dos advogados Carlos Horbach e Sergio Banhos, que já são ministros-substitutos no TSE. Ambos receberam sete votos.

Na segunda-feira (22), o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rego Barros, confirmou que Bolsonaro vai seguir a lista e escolher um dos nomes para realizar a nomeação. De acordo com a Constituição, cabe ao presidente da República nomear os advogados que compõem o tribunal. Os demais ministros fazem parte do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do STJ, e dois advogados com notório saber jurídico. (André Rich...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 15:00h
Brasília

Indígenas pedem apoio no Congresso contra MP da demarcação de terras

 

Lideranças indígenas que participam do 15ª Acampamento Terra Livre, em Brasília, estiveram nesta quarta-feira (24) com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Segundo o coordenador da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Lindomar Terena, a principal demanda do movimento indígena é impedir no Congresso a aprovação da Medida Provisória 870/19. A norma transfere a demarcação das terras indígenas para o Ministério da Agricultura e retira a estrutura da Funai do Ministério da Justiça para o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. (Foto ilustração)

“Essa não é a única, mas é a demanda principal do movimento indígena, uma demanda que preocupa. Por parte do presidente do Senado, ficou o compromisso dele de ajudar no retorno da Funai para o Ministério da Justiça”, disse Terena.

Outra preocupação manifestada pelos indígenas é a vontade do governo brasileiro de municipalizar a saúde indígena. A avaliação do movimento é de que a medida pode precarizar o atendimento à saúde dessa população.

Representantes do movimento aguardam uma audiência também com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Até sexta-feira (26) o acampamento Terra Livre, que reúne mais de quatro mil índios de todo o país, fi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 14:30h
Base de Rui Costa

Fabíola Mansur confirma insatisfação da base com demora para fechar 2º escalão

 

A deputada estadual Fabíola Mansur, (PSB - foto) afirmou em entrevista nesta quarta-feira (24), a insatisfação da base aliada com a demora nas decisões do governo. Ela se refere à possível insatisfação com a agenda restrita de Rui e a espera para definição dos cargos restantes do segundo escalão da administração estadual.

De acordo com Fabíola, há uma necessidade de conversa com o governador, pois existem questões regionais e municipais que se modificaram e precisam ser ajustadas. “Há um novo quadro político nessas regiões e municípios. Nós somos cobrados para fazer as políticas e precisamos dar uma resposta”, afirmou a deputada.

Ela disse também que a demora em anunciar nomes e fechar o segundo escalão interferem no andamento do trabalho. “Naturalmente, isso impacta nas decisões regionais que são importantes. Porque nós também defendemos a representatividade nos municípios”.

Fabíola pondera, contudo, que a demora não está refletindo nas votações, já que os projetos do governo estão sendo aprovados na Assembleia Legislativa. Segundo a deputada, os aliados estão “dando um tempo para o governador, em respeito a tudo de mais prioritário que ele precisa resolver”. (bahia.ba)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 13:30h
Moeda americana

Bolsa opera em baixa, mas dólar está em alta cotado a R$ 3,95

 

Após a proposta de reforma da Previdência passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, a bolsa de valores registra queda nesta manhã. O dólar está em alta. (Foto ilustração)

Por volta das 11h, o Ibovespa, índice da B3 (antiga Bolsa de Valores de São Paulo) acusava 95.034,92 pontos, com queda de 0,93%. O dólar comercial estava cotado para venda a R$ 3,95, com alta 0,94%.

Ontem (23), a CCJ da Câmara dos Deputados aprovou, por um placar de 48 votos a 18, o texto do relator, deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), pela admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 6/19), que trata da reforma da Previdência.

A PEC segue agora para análise de uma comissão especial que, segundo a líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann, deve ser instalada nesta quinta-feira (25).

A PEC da reforma da Previdência está em tramitação na Câmara há dois meses. (Kleber Sampaio/ab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 11:30h
Devolução do dinheiro

Amigos de Lula planejam vaquinha para pagar multa de R$ 3 milhões do STJ

 
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Advogados e amigos de Lula já pensam em organizar uma vaquinha para que ele pague a multa de cerca de R$ 3 milhões estabelecida pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) e possa cumprir o restante do tempo de prisão em casa, informa a colunista Mônica Bergamo, da Folha.

Segundo a publicação, se for beneficiado pela progressão de regime, Lula poderá ir para casa por volta do dia 29 de setembro. Mas antes tem que desembolsar o dinheiro.

Apesar da redução da pena, os advogados esperavam que o STJ derrubasse também o crime de lavagem de dinheiro. A esperança agora é que a condenação por esse crime seja revista no STF (Supremo Tribunal Federal).

A coluna lembra que, em 2014, familiares e amigos de José Dirceu conseguiram levantar, em dez dias, quase R$ 1 milhão para que ele pagasse o débito do mensalão.

Também condenados naquele processo, os petistas José Genoíno e Delúbio Soares levantaram, juntos, R$ 1,7 milhão. (Bahia.ba/Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 11:15h
Tributos federais

Arrecadação tem queda de 0,58% em março, informa a Receita Federal

 

A arrecadação das receitas federais somou R$ 109,854 bilhões, em março de 2019, informou hoje (24) a Secretaria da Receita Federal do Ministério da Economia. Houve queda real (descontada a inflação) de 0,58%, na comparação com o mesmo mês de 2018. (Foto ilustração)

As receitas administradas pela Receita Federal (como impostos e contribuições) chegaram a R$ 107,912 bilhões, com queda real de 0,60%.

De janeiro a março, a arrecadação somou R$ 385,341 bilhões, com crescimento real de 1,09%. As receitas administradas pela Receita chegaram a R$ 371,166 bilhões, com aumento real de 0,52%. As receitas administradas por outros órgãos (principalmente royalties do petróleo) totalizaram R$ 14,175 bilhões, com crescimento de 18,44%. (Kelly Oliveira/ab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 11:13h
Inelegível até 2031

TSE nega novo recurso e mantém inelegibilidade de Luiz Caetano

 
Foto Reprodução

A ministra Rosa Weber, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou um novo recurso do ex-deputado federal Luiz Caetano (PT) e manteve o indeferimento do registro de candidatura do petista, que tentou a reeleição no ano passado. Em decisão monocrática, a ministra confirmou decisão da Corte que, por unanimidade, ratificou a inelegibilidade do ex-prefeito de Camaçari, em dezembro de 2018. Caetano recorreu da decisão alegando suposta ofensa ao artigo 5º da Constituição. Contudo, Rosa Weber afirma que “o recorrente não aponta em que se fundamentou a ofensa” ao texto constitucional e, ao negar o pedido, diz que a argumentação de Caetano é deficiente. “A sua pretensão esbarra, portanto, no óbice da Súmula nº 284/STF: ‘É inadmissível o recurso extraordinário, quando a deficiência na sua fundamentação não permitir a exata compreensão da controvérsia'”, escreveu a presidente do TSE. Este foi o último recurso de Caetano no TSE. Agora, cabe ao petista recorrer no Supremo Tribunal Federal (STF). Relator do caso do ex-prefeito de Camaçari na Suprema Corte, o ministro Gilmar Mendes já indeferiu, em fevereiro passado, um pedido de Caetano para assumir o mandato de deputado federal. Na sentença do ano passado, os ministros do TSE seguiram a determinação da Lei da Ficha Limpa de considerar inelegíveis os políticos condenados por improbidade administrativa com dano ao erário por órgão colegiado. Eles acompanharam o voto do relator, ministro Admar Gonzaga...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 11:05h
Micareta de Feira 2019

Ministério Público apresenta projeto de atuação durante a festa

 
Foto Divulgação

O Ministério Público do Estado da Bahia por mais um ano estará presente na Micareta de Feira de Santana, que será realizada entre os dias 25 e 28 deste mês. O lançamento oficial do plantão integrado da instituição durante os dias de festa foi feito na tarde desta terça-feira (23) pela coordenadora do projeto, promotora de Justiça Dila Mara Freire Neves, na sede da Promotoria de Justiça, onde funcionará o posto fixo de atendimento.

Oito promotores de Justiça e cerca de 20 servidores do MP percorrerão o circuito oficial da Micareta, realizando visitas institucionais e técnicas a postos de saúde, centros de acolhimento de crianças, conselho tutelar, postos policiais integrados, centrais de coleta seletiva de resíduos sólidos, dentre outros espaços. O plantão começará nesta quinta-feira, dia 25, e segue até o domingo, dia 28, das 8h às 20h.

Este ano, a população também contará com o caminhão do Ministério Público, que ficará localizado na Avenida Maria Quitéria, em frente ao Colégio Estadual de Feira de Santana, das 10h às 22h. O telefone 08006424577 estará à disposição para receber denúncias de irregularidades.

O objetivo da atuação é coibir casos de violência contra a mulher e população LGBT, racismo, injúria e discriminação racial, intolerância religiosa, viola&cce...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 10:56h
Feira de Santana

OAB Feira promove audiência pública sobre Reforma da Previdência

 
Foto Divulgação

A Ordem dos Advogados do Brasil seccional Feira de Santana realiza no dia 02 de maio de 2019, às 8h30, no auditório da sede da Ordem, uma audiência pública para discutir a Reforma da Previdência. Dentre os temas abordados estão o reflexo da reforma na vida das mulheres, o benefício de prestação continuada, o panorama geral e as mudanças que ocorrerão com a Reforma da Previdência e os impactos na vida do homem do campo. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 10:40h
Em greve desde 9 de abril

Professores das universidades estaduais realizarão ato público em Salvador

 

Na próxima quinta-feira (25), os professores em greve estarão reunidos na capital baiana para a realização de um ato público em defesa das universidades estaduais da Bahia. O protesto deve reunir além de professores, estudantes e técnicos-administrativos das instituições, outras categorias. A mobilização está marcada para às 14h30, no Campo Grande. A concentração será em frente ao Teatro Castro Alves, a partir das 14h. (Foto ilustração)

Diante de negociações que, até o momento, não apresentaram proposta concreta à pauta de reivindicações dos docentes em greve, a categoria, mais uma vez, convoca toda a comunidade para um diálogo franco sobre as reais condições das universidades estaduais. É mais um momento de esclarecimento em que o movimento se mostra aberto ao diálogo, ao contrário da postura do Governo.

Entre as reivindicações do movimento estão o aumento do repasse da Receita Líquida de Impostos (R.L.I), de 5% para 7%, para as universidades estaduais baianas. Além disso, os docentes reivindicam também melhorias nas condições de trabalho, já que estão sofrendo o maior arrocho salarial dos últimos 20 anos, sem direito a reposição inflacionária desde o ano de 2016. Além disso, o Estatuto do Magistério Superior sofreu arbitrárias modificações através da Lei 14.039/18, que altera a distribui&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 10:13h
Avaliação Bolsonaro

35% aprovam governo Bolsonaro, e 27% reprovam, diz pesquisa Ibope

 
Foto Evaristo SA/ AFP

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (24) indica os seguintes percentuais de avaliação sobre o governo Jair Bolsonaro (PSL - foto Evaristo SA/AFP):

Ótimo/bom: 35%
Regular: 31%
Ruim/péssimo: 27%
Não sabe/não respondeu: 7%

A pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a entidade, o levantamento foi feito entre os dias 12 e 15 de abril e ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios.

Esta é a primeira pesquisa Ibope encomendada pela CNI desde que Bolsonaro assumiu o governo.

Em março, o Ibope divulgou uma pesquisa (não encomendada pela CNI), sobre a aprovação do presidente. O Ibope afirmou que as duas pesquisas podem ser comparadas. Os números de março foram: Ótimo/bom: 34%; Regular: 34%; Ruim/péssimo: 24%; Não sabe/não respondeu: 8%

Confiança no presidente

A pesquisa divulgada nesta terça também questionou os entrevistados se confiam no presidente Jair Bolsonaro. As respostas foram:

Confia: 51%

Não confia: 45%
Não sabe/não respondeu: 4% (G1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 10:05h
Norte da Bahia

Rosy Costa diretora do Museu Regional, se lança pré-candidata a prefeita de Juazeiro

 

Além dos nomes tradicionais e já conhecidos da população Joseph Bandeira, Misael Aguilar, Allan Jones, Wank Medrado, Coronel Anselmo Bispo, Targino Gondim e Bené Marques as eleições para prefeito de Juazeiro em 2020 devem apresentar algumas surpresas, entre elas o Capitão Moreira e agora surge o nome da pré-candidata Rosy Costa, (PTB – foto), em contato com o Blog GJ Notícias revelou a vontade de dirigir os destinos da sua cidade.

Numa rápida entrevista Rosy Costa expressou insatisfação com os candidatos que apoiou nos últimos pleitos razão maior que a motivou a colocar seu nome para apreciação na disputa pelo Paço Municipal em 2020. Rosy dirige o Museu Regional do São Francisco há anos e tem como principal proposta a valorização dos bairros de Juazeiro. (geraldojose)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 10:00h
Quatro homicídios

Lulinha diz que com revogação de lei, violência aumentou na Sexta-feira da Paixão em Feira

 
Foto Reprodução

O vereador Lulinha (DEM), em discurso na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana,nesta quarta-feira (24), lembrou que após a lei de sua autoria- que proibia a abertura de bares e restaurantes com comercialização de bebidas alcoólicas durante a Sexta-feira da Paixão - ter sido revogada pela Justiça, a violência neste período aumentou.

“Final de semana com quatro assassinatos, mais de 30 acidentes de moto, fora entrada nas policlínicas. Eles derrubaram uma lei que estava funcionando e agora volta o índice de violência na Semana Santa”, lamentou. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 09:40h
Luís Eduardo Magalhães

Famílias carentes assinam os contratos e realizam o sonho da casa própria em LEM

 

Na manhã desta terça-feira (23), a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, a Caixa Econômica Federal e os beneficiários das casas do Residencial Solar Santa Cruz, assinaram os contratos de entrega de 133 imóveis. (Foto ilustração)

O residencial, que fica na Avenida Ayrton Senna, no bairro Santa Cruz, beneficiará um total de 176 famílias. Cada apartamento tem 44,50 m², distribuídos em dois quartos, sala de estar, cozinha e banheiro.

O local, conta ainda com centro de capacitação para a realização de cursos e oficinas da secretaria de Trabalho e Assistência Social, quadra poliesportiva, estacionamento, quiosque, parque infantil, praça para ginástica, área verde, calçadas com piso tátil, rampas de acesso para cadeirantes e ruas pavimentadas. (muraldooeste)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 09:23h
Estado da Bahia

Governo anuncia promoção de 900 professores das universidades estaduais

 

O Governo da Bahia elaborou uma proposta de remanejamento de vagas de professores universitários que possibilitará a abertura de 900 vagas de promoção nas quatro universidades estaduais. O projeto para a promoção dos docentes gera um impacto financeiro estimado em R$ 12,7 milhões neste ano e R$ 16,9 milhões em 2020. (Foto ilustração: pórtico da Uefs)

Os professores universitários vão ter um ganho de até 22,75% sobre seus vencimentos. Pela proposta, serão promovidos professores auxiliares, assistentes, adjuntos e titulares. Os docentes contemplados pertencem à Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e à Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

De acordo com o projeto de lei, a Uneb terá um total de 398 vagas abertas para promoção de docentes. Serão 139 vagas para a promoção do cargo de professor auxiliar para assistente e 139 vagas de assistente para adjunto. Outras 83 vagas serão para promoção do cargo de adjunto para titular, além de 37 de professor titular para pleno. Na Uesb serão 227 vagas para promoção de professores, sendo 97 promoções do cargo de assistente para adjunto, 97 de adjunto para titular e 33 do cargo de titular para pleno.

O projeto prevê que a Uesc terá 151 vagas para promoção de docentes. Deste total, 68 vagas ser&at...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 09:10h
Vitória das Conquista

Ex-prefeito Guilherme retorna a cidade para planejar candidatura

 

O ex-prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes (PT), está retornando a cidade depois e ficar dois anos como chefe do escritório do governo do estado em Brasília. O mesmo vai priorizar a sua pré-candidatura a prefeito em 2020. (Foto ilustração: Guilherme Menezes e  Herzem Gusmão)

Guilherme Menezes foi prefeito por quatro vezes da cidade e responsável pelo desenvolvimento da cidade de 1997 a 2016. O atual prefeito Herzem Gusmão (MDB), está com baixa popularidade e considerado o maior cabo eleitoral do petista. (politicosdosuldabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 08:50h
Itabuna

Comissões da Câmara recusam cargos de R$ 14 mil no Hospital de Base

 

Acompanhando o relator, vereador Babá Cearense (PHS), as Comissões técnicas da Câmara de Itabuna posicionaram-se contra a criação de dois cargos comissionados (remunerados em R$ 7 mil cada) na Fundação de Atenção à Saúde (FASI). (Foto ilustração)

Além disso, o órgão do Legislativo rejeitou a proposta do Executivo para aumentar em 83% a remuneração de diretor administrativo e financeiro (de R$ 6 mil para R$ 11 mil).

No voto, Babá apontou inconstitucionalidade na proposição. Segundo o relator, a matéria deveria ser formalizada por lei complementar (cujo quórum de votação requer maioria absoluta) e não ordinária.

Babá também alegou que a criação dos cargos sem comprovar adequação orçamentária e financeira fere a Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Na Veia”

Na discussão do parecer, os vereadores Enderson Guinho (PDT) e Jairo Araújo (PCdoB) recordaram a Operação Na Veia, deflagrada em fevereiro pelo Ministério Público da Bahia, para apurar irregularidades no Hospital de Base.

Na ocasião, a Justiça afastou um advogado e três diretores. A ação, lembrou Guinho, originou-se da auditoria que constatou desvio de R$ 800 mil no Base em 2018.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 08:15h
Aniversariante do Dia

Radialista Gil Batista em festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 08:03h
Auditoria

Ex-prefeito de Vera Cruz é multado por irregularidades na aplicação de recursos do Fundeb

 
Foto Reprodução

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (23/04), julgou procedente relatório de auditoria que apontou irregularidades na aplicação de recursos do FUNDEB no município de Vera Cruz, pelo ex-prefeito Antônio Magno Souza Filho, no período de 2013 a 2016. O relator do parecer. Conselheiro Fernando Vita, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Federal contra o gestor, para que seja apurada a eventual prática de ato de improbidade administrativa.

Também foi determinado o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$32.276,69, com recursos pessoais, referente ao pagamento a título de “Adicional de Especialização” e pagamento a maior do percentual previsto para a “Função Gratificada”, ambos sem respaldo legal. O ex-prefeito ainda foi multado em R$10 mil.

A auditoria, realizada a pedido da Procuradoria da República na Bahia, apontou que o ex-prefeito promoveu pagamentos irregulares aos professores da rede municipal de ensino nos exercícios de 2015 e 2016, vez que houve adimplemento do denominado “Adicional Especialização”, sem respaldo legal, no montante de R$11.724,13. Além disso, restou constatada a existência de divergência na remuneração no ano de 2016, de modo a gerar perdas salariais aos servidores municipais.

A equipe técnica do TCM também identificou a existência de pagamento indevido destinado à Lorena de Cast...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 08:02h
Controladoria-Geral da União

Seis em cada 10 órgãos públicos criaram plano de integridade no prazo

 

Até o fim de março, 187 órgãos públicos deveriam ter criado planos próprios de integridade pública, conforme diretriz da Controladoria-Geral da União (CGU). Contudo, ao fim do prazo, 63% das instituições designadas cumpriram a meta. A informação foi divulgada pelo ministro da CGU Wagner Rosário (foto), em entrevista ao Brasil em Pauta, da TV Brasil, nessa terça-feira (23).

Os planos de integridade são um conjunto de medidas que devem ser incorporadas por órgãos da administração pública como princípio de governança, com o intuito de prevenir, detectar e punir irregularidades diversas, como fraudes, corrupção e desvios de conduta. A CGU lançou um Programa de Integridade em 2016, no qual definiu prazos para a implementação de medidas nesse sentido.

Uma delas é a indicação de uma unidade de gestão para o tema. Até o momento, 72% dos órgãos cumpriram essa exigência, percentual mais alto entre as diretrizes. Do total das instituições, 66% estruturaram comissões de ética e 65% designaram uma área dentro da administração para ficar responsável por processos disciplinares.

A definição de um fluxo para o recebimento, encaminhamento e tratamento de denúncias foi comunicada por 64% dos órgãos públicos. O estabelecimento de fluxos internos com foco específico em conflito ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 07:50h
Feira de Santana - Micareta 2019

Prefeitura entrega barracas a comerciantes nesta quarta-feira

 

Os barraqueiros que trabalharão durante a Micareta de Feira de Santana, que será aberta às 19h desta quinta-feira, 25, com o cantor Gabriel Diniz, serão autorizados a ocupar seus espaços a partir desta quarta-feira, 24, à noite. (Foto ilustração)

Terão quase 24 horas para arrumar os estabelecimentos onde trabalharão de quinta-feira até a madrugada de domingo, 28. Entretanto, a fiação da energia elétrica será instalada a partir da manhã de quinta-feira, por técnicos da Coelba.

Todos os espaços colocados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), foram reservados pelos comerciantes até o final da tarde desta terça-feira. As barracas serão identificadas por prepostos do órgão municipal.

Alguns espaços foram adquiridos após a reclassificação e as ofertas foram feitas diretamente pelos comerciantes à Secel. A média linear dos preços deste ano passou de R$ 600. A Micareta de Feira de Santana acontece até domingo, 28. Várias atrações reconhecidas nacionalmente foram contratadas pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho para animar o folião pipoca. (Secom/Fsa)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 07:05h
Ponto de vista

Pesquisa eleitoral, o objetivo é mostrar o momento político

 

Sou obrigado a concordar com o ex-prefeito e experiente político, José Ronaldo de Carvalho, que pesquisa agora serve apenas para especulação, mas não posso deixar de dizer que quem desejar ser candidato a prefeito em 2020, tem que começar a montar sua estratégia eleitoral agora.

A pesquisa ainda é o melhor balizador para quem deseja chegar ao Paço Municipal, em especial o da Princesa do Sertão. E quem atua na política, principalmente o site Bahia na Política, que é especializado na área, não para de receber pesquisas de consumo na redação, contratadas pelos mais diversos políticos de Feira de Santana e de Salvador, que têm interesses políticos na cidade. Todas, claro, com objetivo de dar um panorama eleitoral para aqueles que pretendem ser candidatos nas eleições de 2020. Buscando ter uma posição de isenção nesse processo, que agita o Município, o site Bahia na Política e o jornal Folha do Estado, vão fazer as suas pesquisas, que serão divulgadas, sendo a primeira agora no mês de maio e mais três durante o ano de 2019.

Pretendemos avaliar os governos federal, estadual e municipal. Aferir os nomes para prefeito na estimulada e espontânea. Eleição para vereador e, por último, simulações em segundo turno para prefeito. Evidente que não vamos agradar a todos, principalmente aqueles que se sentirem prejudicados pelos números publicados. Mas o nosso desejo &e...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 06:57h
Eleições gerais em 2022

PEC que tramita na Câmara quer dar mais dois anos para prefeitos e vereadores

 

Assunto que foi muito debatido para as eleições de 2018, volta à baila no Congresso Nacional. A possibilidade de eleições gerais em 2022 e com isso dar mais dois anos para prefeitos e vereadores. Para que isso aconteça, uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional), de autoria do deputado federal Peninha Mendonça (MDB/SC) e que tramita na Câmara Federal, tem conseguido apoio de entidades nacionais que representam prefeitos e vereadores. Não seria diferente, afinal são mais dois anos para esses agentes políticos. 

O caminho 

O deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC) autor da Proposta de Emenda Constitucional, PEC 49/2019, que prorroga os mandatos dos atuais prefeitos, vice-prefeitos e vereadores por mais dois anos, escolheu o dia 10 de abril para o protocolo da proposta, coincidindo com a grande presença de prefeitos de todo o país, que participavam da Marcha Nacional em Brasília.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 06:53h
Câmara Federal

CCJ da Câmara aprova relatório da reforma da Previdência

 

A CCJ da Câmara aprovou o relatório da reforma da Previdência por 48 a 18 votos. A sessão durou quase nove horas. A PEC da reforma seguirá para a comissão especial, que deve ser instalada no dia 25. (Foto reprodução - Pátria Digital)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 06:45h
Desiludido

"O povo não me quer mais na política", diz Sérgio Carneiro

 
Ex-deputado federal Sérgio Carneiro (PV)

Ex-deputado federal Sérgio Carneiro (PV)

O ex-deputado federal e mais recentemente ex-secretário Municipal de Meio Ambiente Sérgio Carneiro (PV) demonstrou desilusão ao falar da política, em entrevista ao radialista Luiz Santos, no programa Levante a Voz, nesta terça-feira (23) pela manhã. “Eu acho que o povo não me quer mais na política. As tentativas que tivemos não foram bem-sucedidas. Às vezes fico refletindo o que fiz de errado, eu me empenhei ao máximo”, afirmou.

Indagado pelo radialista, se ele jogou a tolha, ele disse estar sempre disposto para a política.  “A gente nunca joga. O marinheiro está sempre a postos para o convite para ir ao mar”, declarou. Sérgio lembrou que as pessoas reclamam muito dos políticos, mas estão sempre exigindo benesses pessoais. “Exigem dos políticos na hora das eleições muitas vantagens e durante o mandato seguem da mesma forma”, lamentou. Vale ressaltar que Sérgio Carneiro aparece como um dos possíveis candidatos à Prefeitura de Feira de Santana em 2020. (Daniela Oliveira)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 06:42h
Feira de Santana

Vereador diz que secretarias estão preparadas para a Micareta

 
Vereador Marcos Lima (PRP)

Vereador Marcos Lima (PRP)

O líder do governo, vereador Marcos Lima (PRP), usou a tribuna da Câmara Municipal, para destacar os preparativos das secretarias municipais para a Micareta, que começa nesta quinta-feira (25) e segue até domingo (28) e citou que a Secretaria de Serviços Públicos atuará com 400 funcionários na limpeza do circuito, além de todo o equipamento necessário.

“As secretarias já estão preparadas para a maior festa do interior da Bahia, algo que dará maior segurança ao folião e aos comerciantes, que estarão transitando pelo circuito da festa”, disse. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 06:40h
Feira de Santana

Isaías de Diogo se coloca à disposição para contribuir com iluminação pública

 

O vereador Isaías de Diogo (PSC-foto ilustração), em discurso na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, colocou seu mandato à disposição da população para que os pedidos de melhorias na rede de iluminação cheguem com maior celeridade ao Departamento de Iluminação Pública, da Secretaria de Serviços Públicos. Isso depois de ouvir várias reclamações em um programa de rádio.

“Liguei para o novo diretor, João Banha, e ele pediu que transmitisse à população, até porque ele assumiu agora e já tem atendido algumas localidades”, contou o vereador, destacando que agora as coisas começam a dar certo na iluminação pública. Isaías de Diogo informou que existe uma programação, inclusive está prevista a realização de um mutirão, envolvendo os administradores de bairros. (Daniela Oliveira)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 06:36h
Feira de Santana

Roça Sound mais uma vez na Micareta de Feira

 

Um dos grupos de maior destaque no cenário atual da música produzida em Feira de Santana nos últimos anos vai participar da Micareta mais uma vez. O espaço deveria ser o circuito principal da festa, o Maneca Ferreira, mas o local definido pela Prefeitura foi o Palco Jota Morbeck.

A apresentação será realizada às 20 horas do domingo (28). Horário que também não faz jus ao público que a banda Roça Sound tem conquistado na cidade.

Com 12 anos de trajetória, o Roça Sound já se apresentou no Carnaval de Salvador e em importantes festivais de música do estado como o Feira Noise, Arena Sound System, Terra em Transe e Suíça Baiana entre outros eventos. Este ano o grupo lança um novo álbum intitulado “Tabaréu Moderno”. (Elsimar Pondé) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 06:32h
IBAMETRO

Hoje é o último dia para aferição dos taxímetros em Feira de Santana

 

Encerra hoje (24) o prazo para que proprietários de táxis em Feira de Santana façam a vistoria de seus veículos. O chefe regional do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (IBAMETRO), advogado Thierry Sena Nery (foto), informou ao site Bahia na Política que desde o dia 10 de abril prepostos do órgão estão à disposição da classe para a aferição dos taxímetros. Thierry Nery alerta para a procura de última hora, que só prejudica os profissionais.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 06:31h
Torre de Babel

PSL tem sido o principal protagonista contra Bolsonaro na Câmara

 

O PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, e hoje a segunda maior bancada na Câmara Federal, com seus desencontros internos, tem sido tão importante na desintegração do governo no parlamento, quanto Jair Bolsonaro e seus filhos na política nacional. Uma verdadeira torre de babel. O governo não precisa de oposição melhor do que ele mesmo e seu principal aliado.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 06:22h
Encontro Municipal

PSD faz encontro em Salvador com a presença do presidente nacional Gilberto Kassab

 

O PSD de Salvador promove encontro municipal no próximo dia 6 de maio, mas com dimensão estadual. É que o presidente estadual, Otto Alencar, e o presidente municipal, Edvaldo Brito, estão convidando deputados federais, estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas para o evento, que começará a partir das 9h, no auditório da UPB. O convite confirma a presença do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab. (Foto ilustração: Gilberto Kassab e Otto Alencar) 

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 06:20h
Greve dos professores

ADUFS cobra posição de Jerônimo Rodrigues, que é professor da UEFS

 

A Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (ADUFS), sempre que questionados sobre a greve dos professores, que lutam por reajuste salarial, não perdem a oportunidade para colocar o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues (foto ilustração), numa saia justa. “Quem bem sabe o que passamos é o professor Jerônimo Rodrigues, que é da UEFS, nesses quatro anos sem aumento. Vamos ver de que lado ele vai ficar”, afirmam os dirigentes.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 06:17h
Pax San Marco

Assaltantes atacam funerária na cidade de Miguel Calmon

 

Um fato interessante ocorreu na cidade de Miguel Calmon, no final de semana. Marginais roubaram uma moto e depois resolveram fazer um assalto em uma funerária, a Pax San Marco. Como não levaram urnas funerárias, sobrou para a funcionária, que além de ser atingida por uma coronhada na cabeça, teve que dar seu celular e objetivos pessoais, como brincos, pulseiras e correntes aos meliantes. Em tempo: A moto já foi localizada. (Fonte: Jacobina FM -  foto ilustração)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2019 06:13h
Leite derramado

Marcos Lima diz que agora é tarde para denunciar supermercado

 

O vereador Marcos Lima (PRP), líder do governo, comentou a situação do supermercado Atakarejo, que durante sua construção barrou a Comissão de Obras e Infraestrutura da Câmara Municipal e o próprio secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, por conta de irregularidades na obra. Para ele, foi feito tudo o que era da alçada dos vereadores. “A empresa já está lá funcionando, gerando emprego. Nosso papel nós fizemos, de cobrar e fiscalização, agora não adianta chorar pelo leite derramado”, disse. (Daniela Oliveira)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Iau - cavalgada
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2019

2018

2017

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia