Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você daria um Título de Cidadão a Jair Bolsonaro?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima

Retomando as entrevistas com lideranças políticas e de destaque no Município ou de projeção em níveis estadual e nacional, estamos nesse mês com o químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima. Natural de Feira de Santana, 59 anos, casado, pais de dois filhos, nível superior, católico, pensa em ser candidato a prefeito em 2020. Foi uma conversa com o próprio diretor do site Bahia na Política, Jair Onofre, de pouco mais de duas horas. Ainda sem partido, diz que está analisando uma legenda. Já conversou com vários dirigentes e seu principal problema nesse momento é ter uma plataforma política administrativa para discutir com a sociedade. Veja a seguir:

O senhor sempre viveu Feira de Santana, participando das atividades seja da área administrativa ou política. Afinal, quem é Hamilton Ramos?

Hamilton é um camarada que procura ser o mais correto possível, sempre imaginou galgar profissionalmente um bom lugar na sociedade feirense e por ironia do destino, para não cumprir horário na Prefeitura, eu entrei no sindicato, mas nunca tive isso como profissão. Gosto da área de sindicato, gosto de atender o público, de resolver os problemas das pessoas, mas sou muito apaixonado mesmo é pela área de Química, onde presto serviço a várias empresas em Feira de Santana. Uma área não atrapalha a outra. Sou consultor de empresas, eu agradeço a Deus todo dia por ter batalhado muito e ter tido vários perfis, várias profissões e me dedicado ao meu trabalho. Tem muitos anos que eu pude tirar 15 dias de férias, porque quando eu me livro de uma atividade, não tenho como me afastar da outra. Eu continuo batalhando, continuo prestando meus serviços da melhor maneira possível e, profissionalmente falando, onde as empresas me requisitam eu estou sempre à disposição para prestar o melhor serviço possível.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.04.2019 06:01h
Contra importunação sexual

Gerusa Sampaio pede tatuagens "não é não" na Micareta de Feira

 

A vereadora Gerusa Sampaio (DEM-foto ilustração), em discurso na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, pediu que as entidades que atuam em prol da mulher levem para a Micareta as tatuagens de uma campanha “não é não”, desenvolvida em Salvador, durante o Carnaval. “Na quinta-feira equipes da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres assim como da Secretaria de Igualdade Racial estarão distribuindo panfletos, e que tragam as tatuagens usadas no Carnaval que “não é não”. Pode observar que a violência tem diminuído durante as festas, por causa de ações assim”, defendeu. A vereadora ressaltou que, independente de questões partidárias, é preciso elogiar quando boas ações são realizadas. “Hoje está acontecendo uma reunião no Centro de Referência da Mulher, estarão presentes técnicas da Secretaria de Políticas para as Mulheres para capacitar para a Micareta”, informou. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.04.2019 05:58h
Resposta às críticas

Marcos Lima diz que estão sendo feitas melhorias nas estruturas do Minha Casa, Minha Vida

 

Diante das críticas constantes do vereador Roberto Tourinho (PV) à situação dos empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida, o líder do governo, vereador Marcos Lima (PRP), defendeu que o Governo Municipal tem se preocupado com a situação desses residenciais. Ele admitiu que precisa melhorar, mas que há sim uma preocupação com esses empreendimentos. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.04.2019 05:56h
Casas desocupadas

Alberto Nery sugere blitz nos empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida

 
Vereador Alberto Nery (PT)

Vereador Alberto Nery (PT)

O vereador Alberto Nery (PT), em discurso na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta segunda-feira (22), sugeriu que prepostos da Secretaria de Habitação, juntamente com a Caixa Econômica, realizem uma blitz nos empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida, em busca de imóveis fechados. “É preciso averiguar o número de casas desocupadas. Tivemos no último final de semana no Condomínio Asa Branca 1. Lá constatamos casas que as pessoas depredaram, estão sem janelas e portas e sem moradores. Milhares de pessoas se inscreveram e ainda têm esperança de serem contempladas. Esses empreendimentos poderiam ser destinados a quem realmente precisa”, afirmou.

Nery ressaltou que se o prefeito Colbert Martins realmente tiver intenção de melhorar a mobilidade e construir creches próximo aos empreendimentos, merece os parabéns, ainda que considere tarde, pelo tempo em que esses residenciais foram inaugurados. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.04.2019 05:48h
Taxa sindical

Tourinho critica possível retaliação do Município à APLB

 

O vereador Roberto Tourinho (PV-foto) lamentou a informação que recebeu, de que o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), estaria fazendo uma retaliação à APLB, através da suspensão do débito no contracheque da contribuição sindical de professores da rede municipal. “Não quero acreditar que o prefeito Colbert Martins, insatisfeito com as críticas da APLB, estaria propenso a suspender a consignação que é autorizada pelos professores do desconto da mensalidade da APLB”, disse o vereador, defendendo que sindicato ou associação não é para estar beijando mão de quem quer que seja, mas defender uma categoria.

Tourinho disse acreditar que o prefeito não tomará essa atitude, até porque por muitos anos Colbert esteve ao lado dessas entidades. “Ainda não foi feito e espero que não seja, porque causa estranheza um prefeito que nasceu em partidos de oposição, apoiando sindicatos, associações, buscando fortalecer que estes órgãos representem a sua categoria, tome essa atitude”, ressaltou. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 17:10h
Senado Federal

Mudanças nas regras de aposentadorias especiais são criticadas na CDH

 

Mudanças nas regras das aposentadorias especiais, previstas na reforma da Previdência Social em análise no Congresso, foram criticadas por representantes de trabalhadores que participaram de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), nesta segunda-feira (22). O ciclo de debates sobre a PEC 6/2019 atende a requerimento do presidente do colegiado, senador Paulo Paim (PT-RS). (Foto ilustração)

O presidente da Confederação Nacional dos Vigilantes e Prestadores de Serviços, José Boaventura Santos, ressaltou que os vigilantes são “ficha limpa” e estão presentes em todos os setores da sociedade, prestando apoio às ações de segurança pública. O especialista informou que todos os 2,5 milhões de profissionais registrados junto à Polícia Federal passam por testes de idoneidade a cada dois anos. Para Boaventura, as limitações de idade impostas ao exercício da profissão justificam a necessidade de manutenção da aposentadoria especial da categoria.

— Após completarem 40 anos, as portas do mercado de trabalho se fecham para esses profissionais, que já não têm tantas condições de correr ou permanecer de pé por mais de 12 horas, como a carreira exige. Não vale a pena o governo justificar economia retirando direitos dos trabalhadores.

O deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF) defendeu os vigilantes e...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 16:40h
Câmara Federal

Legislação Participativa discute 18 anos da Lei da Aprendizagem

 

 A Comissão de Legislação Participativa realiza audiência pública nesta quarta-feira (24) para debater os 18 anos da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00). (Foto ilustração)

convidados para o evento:

– a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves; – a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Kátia Arruda; – a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Mariane Josviak; – o ex-deputado federal e secretário especial de Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra, autor da Lei da Aprendizagem; – a secretária Nacional de Juventude, Jayana Nycaretta; – o secretário de Juventude do Distrito Federal, Leocádio Bijos; – a conciliadora da Justiça Federal, Mafra Merys; – o diretor da Associação Solidária Estudantil do Empreendedor Individual Ijanduy Paz; e – o presidente da Associação do Jovem Aprendiz Com Deficiência Visual, Josef Andrer.

Após o debate haverá uma segunda parte do evento, para discutir a “Articulação Parlamentar e as Políticas Públicas de Juventude”, com o lançamento e instalação da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Protagonismo Juvenil e a participação dos parlamentares do Congresso que aderiram ao movimento.

Hora e local

A audiência está prevista para começar &a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 16:20h
Estado de São Paulo

São Paulo registra 1,2 mil mortes no trânsito no primeiro trimestre

 

Foram registradas no estado de São Paulo 1.205 mortes no trânsito nos primeiros três meses do ano. O balanço foi divulgado hoje (2) pelo Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga). O número representa uma ligeira queda (-0,6%) em relação as 1.212 mortes ocorridas entre janeiro e março do ano passado. (Foto ilustração)

A maior redução foi do atropelamento de pedestres. No primeiro trimestre deste ano foram registrados 289 mortes, -15,4% do que as 338 registradas no mesmo período de 2018. Houve uma alta de 12,8% nas vítimas de acidentes entre automóveis, saindo de 275 fatalidades no ano passado para 310 em 2019. As mortes de motociclistas também cresceram, de janeiro a março deste ano com 439 ocorrências, representando 5,8% da 415 registradas no ano passado.

Em março, houve uma queda de -4% no número de mortes no trânsito no estado, com 429 ocorrências, contra 447 no mesmo mês de 2018. (Daniel Mello)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 15:45h
Recôncavo da Bahia

Câmara Municipal da Cachoeira entrega moção de aplauso à FADBA

 

A Câmara Municipal da cidade de Cachoeira agraciou a Faculdade Adventista da Bahia (FADBA) pelos 40 anos de relevantes serviços prestados à comunidade cachoeirana. (Foto ilustração)

Indicada pelo vereador Edirami Clementino dos Santos, a FADBA foi homenageada com uma Moção de Aplausos e Congratulações. A moção nº 06/2019 foi inserida na Ata dos Trabalhos da Câmara Municipal de Cachoeira, estado da Bahia em 29 de Março de 2019.

A entrega é uma forma de homenagear as pessoas que como profissionais ou voluntários, contribuem para a comunidade. Essas moções promovem um vínculo com o cidadão, valorizando suas ações e a diferença que elas fazem no desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade.

Sobre a FADBA: Em 2019 a instituição celebrando 40 anos. “Somos uma instituição nova em contexto de Brasil, mas pelo empenho dos nossos servidores, igreja e lideres temos crescido e já somos uma grande instituição, para a glória de Deus”, afirma o diretor geral da FADBA, Eber Liessi.

Eber conta que receber esta moção da câmara de vereadores da nossa comunidade de Cachoeira, nos felicitando, parabenizando e agradecendo pelo que a FADBA representa na cidade, aumenta nosso interesse em ter mais encontros com autoridades civis e políticas.

“Queremos divulgar mais ainda o qu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 15:20h
Educação

Alunos que tiveram a isenção no Enem negada podem entrar com recurso

 

Os estudantes que tiveram o pedido de isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) negado, podem entrar com recurso pela internet, a partir de hoje (22), no Sistema Enem. O prazo para que isso seja feito vai até sexta-feira (26). (Foto ilustração)

Para a solicitação de recurso, o participante deverá enviar documentação específica, prevista no edital do exame. Serão aceitos somente documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB.

O resultado do recurso será divulgado também pela internet, a partir de 2 de maio.

Ao todo, 3.687.527 estudantes solicitaram a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O prazo para pedir a isenção da taxa do Enem terminou no último dia 10. A taxa de inscrição deste ano é R$ 85. O resultado está disponível desde o dia 17 na Página do Participante. Para consultar o resultado, é necessário informar o CPF e a senha criada na hora de fazer a solicitação.

Para participar do exame, os estudantes - com ou sem isenção da taxa - devem fazer a inscrição no período de 6 a 17 de maio. (Mariana Tokarnia/AB) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 15:00h
Imbróglio da fake news

Moraes diz que inquérito aberto para investigar "ameaças graves" à Corte vai continuar

 

O ministro Alexandre de Moraes (foto) disse nesta segunda-feira (22) que o Supremo Tribunal Federal (STF) vai manter as investigações do inquérito sobre "ameças graves" à Corte e aos ministros.

O inquérito foi aberto em 14 de março pelo presidente do STF, ministro Dias Toffoli, que escolheu Moraes para ser o relator. Desde o início a abertura da investigação gerou críticas no Ministério Público e no Judiciário.

Um dos principais argumentos de quem se opõe à medida é que o STF não tem competência para abrir investigação sem ser provocado por outra instituição. Toffoli argumenta que a possibilidade é prevista no regimento interno.

Dentro do inquérito, Moraes já determinou buscas e apreensões nas residências de suspeitos de serem autores de ofensas e ameaças contra integrantes da STF e censurou os sites "O Antagonista" e a revista eletrônica "Crusoé". Na última quinta (17), diante da pressão de colegas do tribunal, o relator revogou a censura.

Ele também arquivou manifestação da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pelo arquivamento o inquérito.

Nesta segunda, Moraes falou sobre o tema em Lisboa, ao ser questionado por jornalistas sobre a continuidade do inquérito. Na capital portuguesa, ele participou de um semin&aacut...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 14:00h
Advocacia-Geral da União

AGU é contra arquivamento de inquérito do STF sobre fake news

 

A Advocacia-Geral da União (AGU) manifestou-se hoje (22) contra um pedido da Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR) que pleiteava o arquivamento do inquérito conduzido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para apurar ofensas e ameaças contra a Corte, seus ministros e familiares. (Foto ilustração)

A investigação foi aberta por uma portaria publicada pelo presidente do STF, ministro Dias Toffoli, que nomeou o ministro Alexandre de Moraes como relator. A iniciativa não previu nenhuma participação da Procuradoria-Geral da República (PGR) no caso, como costuma ocorrer em todos os processos abertos no Supremo, causando polêmica.

Trata-se do mesmo inquérito em que Moraes, determinou, na semana passada, a retirada do ar de uma reportagem publicada no site O Antagonista e na página da revista Crusoé sobre o presidente do STF, Dias Toffoli. Após críticas, incluindo de colegas de Supremo, o relator voltou atrás e liberou a publicação.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, chegou a arquivar o inquérito, argumentando que o STF é um órgão julgador, e, por isso, não poderia figurar também como acusador no inquérito, pois esse seria um papel exclusivo do Ministério Público. Em resposta, porém, Moraes recusou o arquivamento.

Na manifestação enviada ao Supremo, o advogado-geral da União, André ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 13:34h
Rodovias federais

PRF registra queda de 50% no número de mortes durante feriado

 

A Operação Semana Santa 2019 registrou redução de 50% no número de mortes nas rodovias federais em comparação com o ano passado. Houve queda também no número de acidentes. O balanço foi divulgado hoje (22) pela Polícia Rodoviária Federal. A operação começou na quinta-feira (18) e foi encerrada à meia noite de ontem (21). (Foto ilustração)

Nos quatro dias de operação, duas pessoas perderam a vida nas rodovias federais. Em 2018, foram quatro mortes. As duas mortes envolveram motociclistas na BR-101. Foram registrados 95 acidentes com 123 feridos. Na comparação com o ano passado, esses números representam redução de 25% no número de acidentes e aumento de 4% no de feridos. Em 2018, foram registrados 127 acidentes com 118 feridos.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a queda no número de acidentes e vítimas pode ser atribuída à estratégia de fiscalização nos pontos e horários mais críticos de acidentes, combinada com a maior conscientização dos motoristas. (Yara Aquino/AB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 12:02h
Assembléia Legislativa da Bahia

A Frente Parlamentar em Defesa da Previdência Social já pode se tornar realidade na ALBA

 

O requerimento de instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Previdência Social apresentada pelo deputado Hilton Coelho (PSOL) à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA - foto ilustração) já tem mais assinaturas que as previstas para sua instalação. Até o momento, 23 parlamentares assinaram pela criação. “Estamos em contato com a Mesa Diretora da ALBA para que a Frente se instale com a presença de deputados, universidades, sindicatos, associações, trabalhadoras e trabalhadores em geral para debatermos coletivamente o texto apresentado pelo governo federal para a reforma da Previdência e que ações concretas devemos tomar para impedir este ataque a um direito conquistado há várias gerações com muitas lutas”, afirma o autor. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 11:40h
Meio Ambiente

ICMBio terá reforço de brigadistas para combater incêndio florestal

 

Com a proximidade do meio do ano, período em que os incêndios florestais ocorrem com maior frequência, o governo lançou editais para contratar brigadistas e assim reforçar a prevenção em unidades de conservação, entre elas parques nacionais. (Foto ilustração)

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou 98 editais com 1.169 vagas para brigadistas trabalharem por períodos que variam entre 6 meses e dois anos.

As vagas serão para atuar em 88 unidades de conservação distribuídas pelo país, entre elas o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, que em outubro de 2017 sofreu o maior incêndio de sua história. Também fazem parte dos editais o Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia; a Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia; e a Floresta Nacional de Brasília, no Distrito Federal, entre outros.

Serão destinados R$ 18 milhões para as contratações, além dos recursos usados na aquisição de equipamentos para proteção individual e de combate a incêndios florestais.

A seleção

A contratação dos brigadistas será feita de acordo com a Lei 13.668 de 2018 e prevê recrutamento de pessoal para emergências ambientais no ICMBio e no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovávei...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 11:20h
Santo Amaro

Câmara de Vereadores inicia julgamento das contas de Ricardo Machado

 

A Câmara de Vereadores de Santo Amaro, no Recôncavo do estado, vai iniciar o processo de julgamento das contas do ex-prefeito da cidade, o petista Ricardo Machado (foto ilustração), referentes ao exercício de 2016.

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) já havia rejeitado as contas do ex-prefeito e determinado que ele devolva aos cofres públicos um total de R$ 279.783,00. Machado ainda foi multado em R$15 mil e foi denunciado ao Ministério Público da Bahia para que se apure a prática de crime contra as finanças públicas.

O petista precisa de 10 votos favoráveis para derrubar o parecer do TCM na Câmara, que conta com um total de 15 vereadores. (bahia.ba)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 11:00h
"Cometeu erro ao censurar"

"Nunca vi o Supremo tão exposto como agora"

 

Jurista e magistrada baiana, além de ter sido a primeira mulher a compor o Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon (foto) tem opiniões fortes a respeito da crise institucional na qual o Supremo Tribunal Federal está envolvido atualmente. Para ela, a mais alta Corte do Brasil cometeu um grande erro ao censurar os sites O Antagonista e a revista Crusoé, além de deflagrar investigações contra cidadãos comuns baseadas em opiniões nas redes sociais. "Nunca vi o Supremo tão exposto como está agora", declara, em entrevista exclusiva à Tribuna. Ela diz que o presidente do colegiado, Dias Toffoli, deveria ter consultado os seus pares antes de dar o aval para a continuidade do processo. "Não é o Toffoli que se sente ofendido [quando se faz críticas ao STF]. Ele não pode agir como um cidadão qualquer, e sim em nome da Corte. E, para isso, era preciso que ele tivesse o aval do colegiado". Ainda no papo, Calmon se mostra favorável as investigações no Judiciário e relembra a famosa frase de que 'existem bandidos escondidos atrás de togas'. "Agora acho que ficou muito claro o que quis dizer. Disseram que foi muito 'forte' o que eu disse, mas hoje está claro que ela traduz muito forte o que acontece atualmente". (Osvaldo Lyra e Paulo Roberto Sampaio/Trbn)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 10:30h
Reforma da Previdência

Mudança no parecer da Previdência deve garantir primeira vitória do governo

 

Após pressão dos partidos de centro, as mudanças no parecer da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara devem garantir a primeira vitória do governo no colegiado ainda nesta semana. A votação, marcada para as 14h de terça-feira (23/4), encerrará a primeira fase de tramitação da proposta da emenda à Constituição (PEC) 6/2019 no Congresso. A sessão da CCJ será marcada pela boa vontade de parlamentares governistas em aprovar a matéria, enquanto oposicionistas apresentarão o kit obstrução na tentativa de atrasar ainda mais a análise do texto. (Foto ilustração)

Os pontos que foram atualizados no relatório do delegado Marcelo Freitas (PSL-MG) agradaram aos congressistas que negociavam com o governo pelo voto favorável à proposta. Depois dos acertos, saíram do parecer quatro itens considerados “jabutis” pelo Centrão, como o pagamento da multa de 40% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS); a concentração, na Justiça Federal, de ações judiciais contra a reforma da Previdência; a exclusividade do Executivo para propor mudanças à reforma e a possibilidade de que a idade de aposentadoria compulsória dos servidores públicos seja alterada por lei complementar, em vez de ser definida pela Constituição.

Apesar das alterações, ainda há trechos que são atacados ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 10:20h
Intolerância religiosa

Confederação Israelita do Brasil processará Ciro Gomes por antissemitismo

 

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) vai processar o ex-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT - foto) por antissemitismo. Em entrevista ao site HuffPost Brasil publicada no sábado 20, Ciro afirmou que “agora Bolsonaro diz aos grupos de interesse o que eles querem ouvir”. “Por exemplo, para os amigos dele aí, esses corruptos da comunidade judaica, que acham que, porque são da comunidade judaica, têm direito de ser corrupto. Corrupto, para mim, não interessa se é curdo ou cearense. Corrupto é corrupto, ladrão é ladrão”, disse o ex-ministro.

“Mais uma vez, Ciro Gomes nos ataca de forma generalizada, agora chamando membros da comunidade de ‘corruptos’. Não vemos Ciro ligar outras minorias ou grupos à corrupção no Brasil”, disse a Conib em nota, pedindo retratação. Ciro não foi localizado. (veja.com)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 10:08h
É Competência da União

Entidades de educadores vão ao STF contra lei de Escola Sem Partido no Paraná

 

A Lei Complementar 9/2014, que instituiu o Programa Escola sem Partido no município de Santa Cruz de Monte Castelo, no Paraná, é questionada no Supremo Tribunal Federal pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e a Associação Nacional de Juristas pelos Direitos Humanos de Lésbicas, Gays Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros e Intersexuais (Anajudh LGBTI). (Foto ilustração)

As duas entidades ajuizara uma arguição de descumprimento de preceito fundamental com pedido de liminar para suspender a norma que, entre outros pontos, veda a doutrinação política e ideológica em sala de aula e a veiculação, em disciplina obrigatória, de conteúdos que possam estar em conflito com as convicções religiosas ou morais dos estudantes ou de seus pais ou responsáveis. A relatoria é do ministro Luiz Fux.

As autoras sustentam que o município, ao editar lei que estabelece diretrizes e bases da educação, invadiu competência federal para tratar da matéria, em violação ao inciso XXIV do artigo 22 da Constituição Federal. A norma fere ainda, segundo as organizações, a liberdade de expressão, que, na Constituição, se apresenta como a liberdade de pensamento e de expressão de atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, com expressa proibição da censura. (Com informações da Asse...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 10:04h
Perdeu o brilho

Nery defende que Micareta seja debatida

 
Foto Reprodução

A Micareta de Feira de Santana foi tratada no discurso do vereador Alberto Nery (PT), nesta segunda-feira (22), na tribuna da Câmara Municipal, que demonstrou preocupação com a festa, que para ele, vem perdendo o brilho a cada ano e por isso merece ser debatida pelas entidades envolvidas no evento.

“A Micareta de Feira de Santana a cada ano vai perdendo seu brilho e acredito que todos nós que somos verdadeiramente feirenses, que vimos e vivenciamos a Micareta dos anos 80, gostaríamos de ter uma Micareta onde o povo pudesse efetivamente participar. Nos anos 80 eram os clubes como Euterpe Feirense e Cajueiro e nas ruas eram repletas de turistas, pessoas que vinham participar da Micareta”, disse.

Nery continuou: “hoje a Micareta é restrita apenas ao povo de Feira de Santana porque não tem ocupação dos hotéis de turistas, não há interesse de moradores de outros estados em participar da festa. Precisamos debater a mudança da Micareta, mudança do local para que possa voltar a ter o brilho que a Micareta sempre teve, porque hoje a Micareta é algo esquecido. Passamos ali na avenida Presidente Dutra vindo de Salvador, e nem parece que vai haver Micareta em Feira de Santana. Uma ou outra barraca ali, um ou outro camarote”, lamentou. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 09:48h
Arquipélago da Insulíndia

Forte terremoto atinge as Filipinas, mas sem vítimas

 

Um forte terremoto foi hoje registrado hoje (22) na ilha filipina de Luzón, sem relatos de vítimas ou danos, nem alerta de um possível tsunami, segundo o governo local. (Foto ilustração)

O tremor ocorreu às 5h11 (horário de Brasília) com o epicentro a uma profundidade de 40 quilômetros, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

O terremoto atingiu a ilha filipina Luzón, localizada a 60 quilômetros a noroeste de Manila, capital das Filipinas. Com informações da RTP, emissora pública de televisão de Portugal/AB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 09:40h
Mercado financeiro

Projeção de expansão da economia cai pela oitava vez e vai para 1,71%

 

Instituições financeiras reduziram pela oitava vez seguida a projeção para o crescimento da economia brasileira este ano. (Foto ilustração)

A estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – agora caiu de 1,95% para 1,71% este ano.

Para 2020, também houve redução: de 2,58% para 2,50%. Essa foi a quinta redução consecutiva. As estimativas de crescimento do PIB para 2021 e 2022 permanecem em 2,50%.

Os números constam do boletim Focus, publicação semanal elaborada com base em estimativas de instituições financeiras sobre os principais indicadores econômicos. O boletim é divulgado às segundas-feiras, pelo Banco Central (BC), em Brasília. (Kelly Oliveira/Agência Brasil)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 09:25h
Barreiras

Prefeitura realiza hoje audiência pública para apresentação do projeto da LDO 2020

 

A Prefeitura de Barreiras realiza nessa segunda-feira (22), Audiência Pública para apresentação de Projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentarias) para o exercício financeiro de 2020 a partir das 15h no Plenário da Câmara de Vereadores de Barreiras. (Foto ilustração)

A Lei de Diretrizes Orçamentárias é a lei que antecede a lei orçamentária e define as metas e prioridades em termos de programas e ações a ser executado pelo Gestor. Na Audiência Pública será explanado sobre as prioridades do governo para o ano seguinte. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 09:18h
Suspeita de contaminação

Embasa diz que análises demonstram que não há presença de agrotóxicos na água

 

Diante dos resultados divulgados pelo Repórter Brasil sobre a presença de agrotóxicos na água, a Embasa informa que, de acordo com as análises realizadas semestralmente pela empresa no período entre 2014/2017, todas apresentaram valores que demonstram a inexistência de substâncias presentes em agrotóxicos. Isso significa que os parâmetros de potabilidade da água distribuída pela empresa está de acordo com as determinações da Portaria de Consolidação nº 05, anexo XX, de 2017, do Ministério da Saúde, legislação brasileira que está conforme com a 4° Edição do Guia de Qualidade de Água da Organização Mundial da Saúde (OMS). (Foto ilustração)

Ao seguir os procedimentos de vigilância da qualidade da água para o consumo humano, a Embasa reforça que segue rigorosamente a legislação e assegura que a água tratada está sendo distribuída em condições de potabilidade e não apresenta riscos à saúde humana. Os dados são divulgados em uma plataforma – o Siságua – à qual os municípios têm acesso por meio dos técnicos da vigilância sanitária, e também podem ser solicitados à empresa. (Ascom/Embasa)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 09:11h
Economia

Prévia da confiança da indústria sinaliza aumento de 0,4 ponto

 

Em decorrência da melhora na percepção dos empresários em relação aos negócios, a prévia da Sondagem da Indústria de abril de 2019, divulgada hoje (22), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), sinaliza avanço de 0,4 ponto, devendo fechar o mês em 97,6. (Foto ilustração)

A comparação é com o número final de março de 2019 para o Índice de Confiança da Indústria (ICI), quando o indicador fechou em 97,2 na série dessazonalizada. O número fechado para abril será divulgado na próxima segunda-feira (29).

Segundo a prévia, o Índice da Situação Atual (ISA) subiria 1,0 ponto, indo para 98,1 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) recuaria apenas 0,2 ponto, ficando em 97,2.

Já para o Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (Nuci), o resultado preliminar de abril sinaliza queda de 0,3 ponto percentual, para 74,4%.

A prévia de abril de 2019 foi feita com base em consulta a 782 empresas, entre os dias 1ºe 16 deste mês. (Por Akemi Nitahara/AB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 09:05h
Feira de Santana

Projeto de pesca em tanques de rede produz 7 toneladas de tilápia em Ipuaçu

 

O primeiro ciclo da despesca do Projeto Peixe na Rede, na Fazenda Amarela, distrito de Ipuaçu, encerrada há cerca de um mês, rendeu aos pescadores sete toneladas de tilápia, espécie que se adapta à criação em tanques de rede. A engorda é feita em gaiolas instaladas no lago da Barragem de Pedra do Cavalo. (Foto ilustração)

O projeto, que objetiva a geração de emprego e renda sustentável para famílias de pescadores, teve o apoio do Governo do prefeito Colbert Martins Filho, por meio da Secretaria de Agricultura, que doou as gaiolas, e do Alphaville, que contribuiu com a ração, contêiner usado como depósito, balança e outros equipamentos.

“A parte teórica vimos em um curso, mas foi na prática, no dia a dia, que a gente vem aprendendo como lidar com este tipo de criação de peixe”, diz Lucivaldo do Nascimento Pedreira, um dos coordenadores do projeto. Ele disse considerar que os resultados são positivos para a primeira experiência.

E foi observando que erros cometidos no manejo durante o primeiro ciclo estão sendo evitados no segundo ciclo, iniciado há pouco mais de um mês. Um deles é não estressar as tilápias, sob pena de vê-las morrer. Outro foi colocar uma lona sobre as gaiolas para evitar que tucunaré, espécie carnívora, ataque os alevinos. Cada ciclo, de alevino a peso ideal para abate, demora cinco meses.

E...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 08:56h
Centro-sul baiano

Vereadores debatem qualidade da Escola de Tempo Integral em Brumado

 

Durante a última sessão legislativa, o vereador José Ribeiro Neves (PT) questionou novamente a qualidade das Escolas de Tempo Integral (ETI) em Brumado. Em seu pronunciamento, ele informou que entrou, juntamente com os vereadores Lek Cabeleireiro e Elias Piau (ambos do PV), com uma representação no Ministério Público Estadual (MPE) solicitando a interferência do órgão diante da questão, visto que, segundo ele, diversos pais de alunos são contrários ao novo modelo aplicado na totalidade das escolas públicas municipais. Em contrapartida, o líder da bancada do prefeito na câmara, José Santos, o Santinho (Sem Partido), defendeu a administração lembrando do pioneirismo do município na implantação da ETI em 2017. Ele ainda ressaltou o crescimento do IDEB e a evolução da educação na cidade. Santinho reconheceu que existem falhas no modelo, porém frisou que, no geral, a mudança é positiva. (acheisudoeste)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 08:46h
Previdência Social

Um terço das cidades tem mais aposentados do que trabalhadores

 

Há cinco anos, Claudete Lopes Nascimento, de 67 anos, decidiu mudar de vida: trocou o agitado bairro de Itaquera, em São Paulo, pela pacata Iguape, no litoral sul paulista. Encontrou na cidade de 31 mil habitantes uma qualidade de vida impensável na maior metrópole do país. E, sem saber, ajudou a reforçar um fenômeno: uma em cada três cidades brasileiras já tem mais aposentados do INSS que trabalhadores com carteira assinada, que contribuem para o Regime Geral da Previdência Social. Os dados são de levantamento feito, a pedido do GLOBO, pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). (Foto ilustração)

No fim de 2017, essa era a realidade de 1.874 cidades, 33% dos 5.570 municípios do país. Se também são consideradas cidades onde o número de aposentados é igual ao de ocupados no setor formal, esse percentual alcança 38%. Os dados foram extraídos de relatórios da Secretaria da Previdência e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Para especialistas, os números reforçam a necessidade da reforma da Previdência , que acaba com as aposentadorias precoces, deixando os trabalhadores mais tempo em atividade. São justamente as aposentadorias precoces que aprofundam o desequilíbrio entre o contingente de pessoas contribuindo para o sistema e o total de beneficiários. Além disso, os dados evidenciam a falta de dinamismo econômico das pequenas cidades, que convivem com alta informalidade &mdas...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 08:26h
Sudoeste da Bahia

Rui vai a Maiquinique e Itarantim para inauguração de novo trecho da BA-270

 

Na segunda-feira (22), o governador Rui Costa visita os municípios de Maiquinique e Itarantim, no sudoeste baiano. A agenda começa às 9h, em Maiquinique, com descerramento da placa de inauguração da recuperação da rodovia BA-270, no trecho que faz a ligação até Irantim. (Foto ilustração)

Ainda em Maiquinique, Rui inaugura a nova Estação de Tratamento de Água e assina ordem de serviço para início das obras de ampliação da rede de distribuição e execução de ligações domiciliares no Sistema de Abastecimento de Água da Sede da cidade.

De Maiquinique, o governador percorre o trecho recuperado de 27,5 quilômetros da BA-270 até Itarantim, onde vai entregar à população, às 11h, o novo Sistema de Abastecimento de Água do município, a partir da barragem do rio Mandim. (Secom) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 08:18h
Agronegócio - Soja

Soja volta do feriado trabalhando com leves baixas em Chicago nesta 2ª feira

 

Nesta segunda-feira (22), depois do final de semana prolongado pelo feriado da Páscoa, os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago retomam seus trabalhos ainda atuando com estabilidade, porém, do lado negativo da tabela. Na manhã de hoje, por volta de 7h15 (horário de Brasília), as cotações recuavam entre 1,25 e 1,50 ponto, com o maio valendo US$ 8,79 por bushel. (Foto ilustração)

Entre os contratos mais negociados, apenas o setembro ainda se mantinha acima dos US$ 9,00, sendo cotado a US$ 9,03. O mercado segue caminhando de forma bastante lateralizada e, claramente, ainda sem força.

As informações que continuam movimentando o mercado - o que acontece muito timidamente - são as relativas à guerra comercial entre China e EUA e a demanda pela soja norte-americana; as condições de clima nos EUA; os trabalhos de campo no Meio-Oeste americano e os números do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) sobre o desenvolvimento dos trabalhos de campo.

Ainda nesta segunda, o mercado recebe também os números dos embarques semanais de grãos dos EUA. (noticiasagricolas) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 08:07h
Internacional

Humorista Zelensky vence eleição presidencial na Ucrânia

 

O humorista Vladimir Zelensky é o vencedor do segundo turno das eleições presidenciais na Ucrânia, realizado nesse domingo (21), com aproximadamente 73% dos votos. Assim ele desbancou o atual presidente, Petro Poroshenko, que obteve apenas 25%, segundo as pesquisas finais de boca de urna. (Foto ilustração)

Poroshenko reconheceu logo a derrota, ao aceitar os resultados de boca de urna, acrescentando que deixará o cargo no próximo mês. "Quando vejo os resultados das pesquisas de boca de urna, são evidentes. É motivo para ligar para meu oponente e parabenizá-lo", comentou, mostrando-se disponível a apoiar o seu rival na transição: "Vou deixar o cargo, mas quero frisar firmemente que não vou deixar a política."

Zelensky, de 41 anos, alcançou um resultado histórico, dominando as urnas em todas as regiões do país, inclusive no oeste mais nacionalista. No leste, onde nasceu, sua vitória seria arrasadora, somando mais de 88% dos votos. Os resultados corroboraram as pesquisas realizadas durante a campanha eleitoral, que davam a Zelensky mais de dois terços dos votos.

"Obrigado a todos os ucranianos que me apoiaram. Obrigado a todos os ucranianos, onde quer que estejam. Prometo que não falharei com vocês", declarou o comediante em seu comitê, após os resultados das pesquisas serem divulgados.
 (Com informações da Deutsche Welle, agência pública da Alemanha/AB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 08:00h
Senado Federal

Senadores pró-CPI querem votação aberta de pedido para investigar o Judiciário

 

Senadores que querem a abertura da chamada CPI da Lava Toga, que poderia investigar o Judiciário baiano, vão pressionar o presidente do Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP - foto), a submeter o recurso contra o arquivamento da investigação à votação aberta, de acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo.

Hoje, a chance de a CPI vingar no Senado é remota. Senadores dizem que há mais votos contra do que a favor da comissão. (BN)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 07:40h
Governo Federal

Governo quer instituir meritocracia como critério para reajuste do servidor público

 

O governo Jair Bolsonaro pretende encerrar o período de reajuste linear para os servidores públicos e instituir o que o ministro Paulo Guedes chamou, em reunião com sua equipe no Ministério da Economia, de meritocracia. (Foto ilustração: Jair Bolsonaro e Paulo Guedes)

O valor do reajuste passaria a ser diferenciado. Ainda não está decidido se por categoria ou por funcionário, a partir de avaliação feita pelo cidadão ao utilizar o serviço público.

Técnicos do Ministério da Economia estão estudando como implementar este tipo de avaliação para o servidor público.

Uma das ideias é repetir o que já acontece em empresas privadas e lojas do comércio: na saída da loja, o cliente é instado a fazer sua avaliação; numa máquina, ele aperta o botão verde se sair satisfeito; amarelo se o atendimento foi regular ou vermelho se não gostou do atendimento.

O ministro Paulo Guedes disse que o funcionário público precisa entender que não é uma autoridade diante do cidadão que paga impostos. "Ele é um servidor, e seu serviço precisa ser avaliado por quem paga os impostos para receber um bom serviço público", disse.

Com esse mesmo sentido, ele instituiu, no Ministério da Economia, que o tratamento a ser dado a todas as autoridades da pasta é o de senhor...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 07:30h
Atacado em Juiz de Fora (MG)

PF quer ampliar prazo para investigação de ataque contra Bolsonaro

 

A Polícia Federal (PF) vai pedir a prorrogação, por 90 dias, do inquérito que apura o atentado contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL) durante a eleição do ano passado. (Foto ilustração)

A solicitação deve ser feita à Justiça amanhã (23).

Em setembro de 2018, o então candidato à Presidência levou uma facada, durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG). O autor do ataque, Adélio Bispo de Oliveira, foi preso em flagrante após o ataque.

O delegado Rodrigo Morais, da Superintendência da PF em Minas Gerais, está à frente da investigação, que deve terminar até o fim deste novo prazo.

Nos próximos 90 dias da investigação, a polícia deve se concentrar nas pessoas que tiveram relação com Adélio nos últimos anos.

Até então, a PF mantém a conclusão do primeiro inquérito que apontou que Adélio Bispo agiu sozinho. (m1) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 06:21h
Salvador

Abílio Santana defende que PR passe a integrar base de Neto no estado

 

Presidente municipal do PR, o deputado federal Abílio Santana já disse por diversas vezes que o partido, pelo menos em Salvador, marcha ao lado do prefeito ACM Neto. (Foto: Abílio Santana e José Carlos Araújo)

Em entrevista, ele foi além e defendeu também que o PR estadual, comandado por José Carlos Araújo, deixe a base do governador Rui Costa (PT) para integrar a do prefeito de Salvador.

“Na minha opinião, o PR do estado deveria estar com ACM Neto. Não sei se ele virá concorrer ao governo do Estado [em 2022], mas eu particularmente acho que o PR deveria estar no grupo de ACM Neto”, falou. “O diretório de Salvador é ACM Neto. Já disse e reitero”.

“ACM Neto é o futuro governador do estado da Bahia ou senador do estado. O PR deveria apoiar ACM Neto, porque há um legado deixado pelo grande ACM. Eu defendo que muitos outros partidos devem apoiar o melhor para a Bahia, que é ACM Neto”, acrescentou.

Abílio ainda rasgou elogios ao prefeito da capital baiana, o apontando como “uma mente pensante, um homem que de fato ama a Bahia e um político de palavra. Tudo que ele diz ele cumpre. Tudo”. (Bruno Cunha/bahia.ba)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 06:15h
Feira de Santana

Projeto Ensaios de Micareta marca contagem regressiva para festa momesca

 

Em contagem regressiva para a festa momesca, que será realizada em Feira de Santana no período de 25 a 28 deste mês, o projeto Ensaios da Micareta atraiu um grande público que gosta da festa ao Mercado de Arte Popular (MAP). No início da tarde deste sábado, 20, a animação ficou por conta de Átila Porto com a banda Pegada Elétrica e, na sequência, o agito de Ítala Dias. (Foto ilustração)

A dobradinha de Átila Porto com a Pegada Elétrica mostrou o talento de artistas da terra e agradou em cheio o grande público, que lotou o espaço de eventos do MAP. E a mistura de ritmos, que vão desde o merengue, lambada até o axé, alucinou quem está contando os minutos para a chegada da Micareta.

Carismática, Átila Porto entrou em sintonia perfeita com o guitarrista Eliel Nunes, que deu um show na guitarra e arrancaram aplausos do público. E a cada música, a plateia pedia sempre mais uma.

Para quem foi assistir ao projeto musical Ensaios de Micareta, promovido pelo Governo de Feira de Santana, através da Fundação Municipal Cultural Egberto Costa, este sábado, 20, também teve a animação de Ítala Dias para fechar a programação. (Secom/Fsa)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 06:10h
Preço acima da média

Comparação revela que o diesel no Brasil é um dos mais caros do mundo

 

A Petrobras tenta fazer acreditar em “preço justo” do diesel, divulgando que o valor na bomba está 13% abaixo da média mundial. Mas isso é uma lorota. A comparação deve ser feita com países com produção semelhante. Enquanto no Brasil um litro do diesel custa US$0,91, nos Emirados Árabes o diesel é 25% mais barato (US$ 0,68 o litro), e no Kuwait, que produz menos que o Brasil, custa US$0,38 ou 58% menos. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. (Foto ilustração)

Na América do Sul, Venezuela, Equador, Bolívia, Colômbia, Paraguai e Chile cobram menos pelo diesel e todos produzem menos que o Brasil.

A Petrobras enviou nota citando o site globalfuelprices.com como fonte de comparação de preços. Só que o site simplesmente não existe.

O único país que produz mais petróleo que o Brasil e pratica preços mais altos do diesel é a China, mas lá ninguém pode reclamar.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 05:54h
Sul da Bahia

Prefeitura de Ilhéus só reabre quarta

 

A Prefeitura de Ilhéus publicou o Decreto n. 039 no Diário Oficial do Município de quarta-feira (17), suspendendo o expediente nas repartições públicas municipais no dia 22 (segunda-feira), véspera do feriado municipal de 23 de abril, Dia de São Jorge, padroeiro da cidade. (Foto ilustração)

O decreto determina que “os servidores deverão compensar as horas não trabalhadas, à razão de uma hora diária, no período de 24 a 29 de abril, observada a jornada de trabalho a que estiverem sujeitos”. Determina também que “caberá ao superior hierárquico determinar a compensação a ser feita.

"A não compensação das horas de trabalho acarretará os descontos pertinentes ou, se for o caso, falta ao serviço correspondente ao dia sujeito à compensação”. Segundo o decreto, os serviços e as atividades essenciais, as áreas de saúde, educação, limpeza, iluminação e segurança terão expediente normal. (aregiao)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 05:50h
Saúde Pública

Ministério da Saúde abre hoje segunda fase da vacinação contra gripe

 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe entra em nova etapa hoje (22) em todo o país. A primeira fase, que teve início em 10 de abril, vacinou crianças, gestantes e puérperas. A partir da próxima segunda-feira (29), o Ministério da Saúde abrirá ao restante do público-alvo. (Foto ilustração)

A partir desta segunda, também podem receber a vacina trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

De acordo com o ministério, 41,8 mil postos de vacinação estão à disposição da população. Além disso, 196,5 mil profissionais estão envolvidos, com a utilização de 21,5 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.(AB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2019 05:45h
Recôncavo da Bahia

Município de Nazaré das Farinhas realiza a tradicional Feira de Caxixis 2019

 

A tradicional Feira de Caxixis, realizada na cidade de Nazaré, no Recôncavo baiano, atraiu milhares de visitantes durante a Semana Santa. O evento, que reúne música e a venda de artesanatos, teve início nesta sexta-feira (19), e terminou neste domingo (21). A entrada é gratuita. A programação musical da festa inclui apresentação da cantora Yasmin Santos, Gabriel Diniz, Lincoln e Duas Medidas, Dayane Felix, Diego Moraes, Daniel Vieira, Olodum, Nenho, Denny Denan, Sem Retoque, Lá Furia, Parangolé e Bandana. (Foto ilustração)

Essas atrações se apresentara nos três dias de festa, na Arena Caxixis. Outras atrações também agitaram a Arena Central que contou com diversos palcos. A Feira de Caxixis em 2019 teve mais de 300 barracas. O destaque é o artesanato típico, principalmente peças esculpidas em barro. A maioria dos objetos em exposição para venda é produzida nas olarias de Maragogipinho, distrito do município vizinho, Aratuípe. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Iau - cavalgada
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2019

2018

2017

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia