Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você daria um Título de Cidadão a Jair Bolsonaro?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima

Retomando as entrevistas com lideranças políticas e de destaque no Município ou de projeção em níveis estadual e nacional, estamos nesse mês com o químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima. Natural de Feira de Santana, 59 anos, casado, pais de dois filhos, nível superior, católico, pensa em ser candidato a prefeito em 2020. Foi uma conversa com o próprio diretor do site Bahia na Política, Jair Onofre, de pouco mais de duas horas. Ainda sem partido, diz que está analisando uma legenda. Já conversou com vários dirigentes e seu principal problema nesse momento é ter uma plataforma política administrativa para discutir com a sociedade. Veja a seguir:

O senhor sempre viveu Feira de Santana, participando das atividades seja da área administrativa ou política. Afinal, quem é Hamilton Ramos?

Hamilton é um camarada que procura ser o mais correto possível, sempre imaginou galgar profissionalmente um bom lugar na sociedade feirense e por ironia do destino, para não cumprir horário na Prefeitura, eu entrei no sindicato, mas nunca tive isso como profissão. Gosto da área de sindicato, gosto de atender o público, de resolver os problemas das pessoas, mas sou muito apaixonado mesmo é pela área de Química, onde presto serviço a várias empresas em Feira de Santana. Uma área não atrapalha a outra. Sou consultor de empresas, eu agradeço a Deus todo dia por ter batalhado muito e ter tido vários perfis, várias profissões e me dedicado ao meu trabalho. Tem muitos anos que eu pude tirar 15 dias de férias, porque quando eu me livro de uma atividade, não tenho como me afastar da outra. Eu continuo batalhando, continuo prestando meus serviços da melhor maneira possível e, profissionalmente falando, onde as empresas me requisitam eu estou sempre à disposição para prestar o melhor serviço possível.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 28.06.2019 06:56h
Foram vice

Os prefeitos Bruno Covas e Colbert Martins de olho em 2020

 

Aliados do prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), dizem que ele trabalha para chegar às vésperas do início da campanha num patamar entre 6% e 10% das intenções de votos nas pesquisas. Largando daí, avaliam, há chances. Em Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), que também assumiu a Prefeitura pelos mesmos motivos, tem hoje, segundo pesquisa IPAC, 13,8%. Pelos números, sai na frente. (Foto ilustração: Bruno Covas e Colbert Martins)

Detalhe

Covas era vice e assumiu o comando da capital paulista quando João Doria (PSDB) se elegeu governador. Em Feira de Santana, uma pequena diferença. José Ronaldo deixou a Prefeitura para ser candidato a governador da Bahia, mas não se elegeu.

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 28.06.2019 06:54h
Feira de Santana

Zé Neto teve mais votos para deputado federal em 2018 do que para prefeito em 2016

 

Na eleição de 2016, que teve seis candidatos a prefeito, os dois principais candidatos na disputa foram José Ronaldo (DEM) e Zé Neto (PT-foto ilustração). O primeiro teve 212.408 votos, 71,12% do total, e o segundo 46.912 votos, 15.71%. Os demais: Jhonatas Monteiro (PSOL) 9,21%, Jairo Carneiro (PP) 2.95%, Ângelo Almeida (PSB) 0,93% e Leonardo Pereira (PCO) 0,09%. O dado novo é que em 2018, para deputado federal, Zé Neto teve em Feira de Santana mais votos do que para na eleição de prefeito. 50.685 votos, 18,20%.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.06.2019 06:52h
Festas juninas

Forró para celebrar o São Pedro em Feira de Santana

 

O forró continua ditando o ritmo no espaço Cidade da Cultura e nesta sexta-feira e sábado (28 e 29) o grupo “Se Avexe Não”, da cidade de Pé de Serra, anima o público sempre a partir das 21 horas.

Na Cúpula do Som, nesta sexta, o palco será ocupado pelo grupo de forró Pedra Ferrada celebrando o dia de São Pedro. O som também começa às 21 horas, no bairro Kalilândia.

Pra quem quiser curtir o forró em praça pública as opções são os distritos de Humildes, Jaíba e Bonfim de Feira, com apresentações de artistas como Capim Molhado, Bié dos Oito Baixos, Raízes do Nordeste, entre outros. (Elsimar Pondé)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 28.06.2019 06:44h
Feira de Santana

Fernando Torres diz que será candidato a vereador por uma Câmara mais independente

 

Ao anunciar que será candidato a vereador em 2020, o ex-deputado federal Fernando Torres (PSD - foto) deixou claro qual será o seu posicionamento, se eleito. Quer o Legislativo feirense seja mais independente. “Vou contribuir para o governo de Colbert Martins, que será eleito, mas acho que a Câmara precisa de mais independência para trabalhar para o povo de Feira de Santana”, declarou Fernando Torres.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.06.2019 06:38h
Feira de Santana

O desafio da construção da terceira via nas eleições de 2020

 

O grande desafio nas eleições de 2020 em Feira de Santana é a construção de uma via alternativa para aqueles que não querem um candidato de José Ronaldo (DEM) ou Zé Neto (PT), lideranças que vêm se enfrentando eleitoralmente desde 2000, com exceção de 2008, quando o candidato do PT foi o ex-deputado federal Sérgio Carneiro. Bem verdade que quem levantou essa bandeira foi o deputado estadual Targino Machado (DEM), bem nas pesquisas, mas que diz que não coloca seu nome na disputa. Estão no páreo os nomes de Carlos Geilson (ainda no PSDB), Ângelo Almeida (PSB), Roberto Tourinho (PV), Jhonatas Monteiro (PSOL). Orbitam próximos a José Ronaldo: Dayane Pimentel e Pastor Tom, ambos do PSL, Irmão Lázaro (PR), Zé Chico (DEM) e Rafael Cordeiro (Partido Novo).

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.06.2019 06:34h
Feira de Santana

Roberto Tourinho e o caminho para as eleições de 2020

 

O vereador Roberto Tourinho (PV-foto ilustração), que já disse que vai ser candidato a prefeito em 2020 em Feira de Santana, deve montar uma chapa de candidatos a vereador que possa fazer seu nome ser competitivo. De namoro com legendas como PC do B e PSDB, tem experiência para saber que sozinho não vai para lugar nenhum. Em tempo: Roberto Tourinho foi eleito vereador em 2016 pela coligação PHS/PTB/PV/PRP/PEN, com 4.231 votos.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.06.2019 06:31h
Feira de Santana

PSDB e o desafio de montar uma chapa de candidatos a vereador para 2020

 

Distante do Governo Municipal e sem condições de ter uma aliança com o PT, o PSDB da vereadora Eremita Araújo (foto ilustração) tem um desafio. Montar uma chapa de candidatos a vereador para que possa viabilizar a sua reeleição. Boa de voto, não é à toa que está no quarto mandato, Eremita Araújo precisa abrir perspectiva de eleição de no mínimo dois na chapa, para que possa atrair nomes de densidade eleitoral. É que a eleição de vereador em 2020 não poderá haver coligação partidária.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.06.2019 06:25h
Aniversariante do Dia

Radialista Aldo Matos em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.06.2019 06:23h
Feira de Santana

Eleição de vereadores para 2020 com chapão e chapinha

 

Na base do governo Colbert Martins (MDB), que tem o ex-prefeito José Ronaldo como principal articulador de olho em 2020, os vereadores que dão sustentação política, hoje 17, têm dois caminhos nas eleições. O chapão com todos ou duas chapas que possam agregar vereadores de acordo com a sua densidade eleitoral. A segunda chapa já é chamada de chapinha.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.06.2019 06:19h
Governo do Estado

Ouvidor Geral homenageado em Alagoinhas

 

A atuação da Ouvidoria Geral do Estado (OGE) foi destaque, na manhã desta quinta-feira (27), durante visita do Ouvidor, Carlos Geilson ao município de Alagoinhas. No primeiro trimestre de 2019, a OGE registrou mais de 170 mil manifestações, através de seus canais de acesso.

O Ouvidor Geral, Carlos Geilson, foi recebido pela vice-prefeita de Alagoinhas, Iraci Gama, além de secretários municipais, vereadores, e pelo ouvidor municipal, David Ribeiro. Também participou do encontro o Ouvidor Adjunto do Estado, Valdenor Cardoso.

Na oportunidade, Carlos Geilson recebeu uma placa comemorativa pelos números alcançados pela OGE no primeiro trimestre do ano. A placa foi entregue pela vice-prefeita de Alagoinhas.

“Para nós é motivo de grande satisfação receber o Ouvidor Geral em nosso município. Alagoinhas também conta com uma ouvidoria ativa, que tem como finalidade a transparência e compromisso com o cidadão”, disse a vice-prefeita Iraci Gama.

OUVIDORIA ATIVA

O ouvidor da Prefeitura de Alagoinhas, David Ribeiro, parabenizou a OGE pelos números do primeiro trimestre, mas também ressaltou a atuação da Ouvidoria municipal, chamando atenção para o índice de 8,76, alcançado na escala da transparência.

“A nossa Ouvidoria tem buscado soluções práticas e efetivas pa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.06.2019 06:12h
Governador

Candidatura tem que ter grupo, estrutura de campanha e aporte

 

Recentemente o senador Otto Alencar (PSD-foto ilustração), passando por Feira de Santana, em almoço num restaurante da cidade, foi questionado por um eleitor se pensa em ser candidato a governador da Bahia em 2022. Otto Alencar foi curto na resposta. Ser candidato a governador da Bahia não basta vontade. Tem que ter grupo, estrutura de campanha e aporte financeiro. Quem não tiver isso fica difícil. E é verdade.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.06.2019 06:07h
Feira de Santana

Ângelo Almeida já deixou claro que não vai com Zé Neto para prefeito

 

O ex-deputado estadual Ângelo Almeida (PSB), que deve disputar mais uma vez as eleições de prefeito em Feira de Santana, em 2020, já disse. Quer distância de Zé Neto (PT), que também candidato a prefeito. O problema é o segundo turno, pois a escolha não é pessoal. (Foto ilustração: Angelo Almeida e Zé Neto)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.06.2019 06:01h
São Gonçalo dos Campos

Joca: Poço artesiano vai atender 70 famílias em Bom Jardim

 

O presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo dos Campos, Josué Oliveira (DC – foto entre morador e preposto da Coelba), conhecido como Joca, não tem perdido tempo no recesso legislativo. Depois de um poço artesiano para a localidade de Bom Jardim, agora conseguiu a ligação de rede de energia no equipamento hídrico. O objetivo, após a conclusão, é atender 70 famílias.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.06.2019 05:57h
Feira de Santana

Carlito parabeniza presidente da Câmara por boa relação com vereadores

 

Em discurso na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta quarta-feira (26), o vereador Carlito do Peixe (DEM - foto ilustração) fez um balanço das atividades no primeiro semestre, salientando a boa relação do presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, José Carneiro Rocha (PSDB), com os colegas vereadores. Carlito parabenizou aforma como o presidente conduziu as atividades e também no relacionamento com os colegas vereadores. “Entendo que cada vereador, sendo um representante de Feira de Santana, de suas comunidades, buscou melhorias, através de indicações e requerimentos”, disse Carlito. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.06.2019 05:55h
Cobrança

Nery diz que visita de secretário não acrescenta e pede esclarecimentos a empresário

 

Para o vereador Alberto Nery (PT-foto ilustração), a visita do secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, à Câmara Municipal de Feira de Santana não vai ajudar a acabar com as dúvidas dos vereadores sobre o polêmico Shopping Popular. “Para mim não satisfaz. Gostaria que estivesse trazendo era o senhor Elias, para que ele prestasse os esclarecimentos que os vereadores e a sociedade tanto reivindicam”, sugeriu. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.06.2019 05:53h
Tudo esclarecido

Borges Júnior diz que respondeu a todos os questionamentos dos vereadores

 

Após visita à Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta quarta-feira (26), o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, afirmou que respondeu a tudo o que foi questionado. “Estou muito tranquilo. Eu respondi as considerações. Sabemos que existem as questões políticas, por mais que a gente explique, uns levam para o lado político. Já vimos isso na cidade, com outros projetos como o BRT”, disse. O secretário garantiu que tudo o que foi pré-determinado em contrato está sendo rigorosamente cumprido. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.06.2019 05:51h
Sobre o Shopping Popular

"Falou, falou, mas não disse a verdade", diz Luiz da Feira sobre Borges Júnior

 

O principal crítico do Shopping Popular e defensor dos vendedores ambulantes de Feira de Santana, o vereador Luiz da Feira (PPL-foto ilustração) não ficou satisfeito com as explicações dadas pelo secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, que esteve na Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta quarta-feira (26). “Falou, falou, mas não disse a verdade sobre o que está acontecendo. A gente quer saber sobre essas 1.200 lojas, se tem autorização ou não da prefeitura para vender. Só disseram que são essas 30 lojas âncoras que serão transformadas em 1.200”, comentou. Luiz da Feira disse que as perguntas feitas pelos vereadores não tiveram resposta. “Enrolou, enrolou e não respondeu”, criticou. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 15:40h
Brumado

MP será acionado por agentes de saúde e endemias por causa de retroativo salarial

 

Um agente de endemias de Brumado, que preferiu não se identificar temendo represálias, denunciou que o Município tem obrigação de oferecer o reajuste salarial com retroativo ao mês de janeiro, porém, em negociação, a atual Administração não aceitou pagar o que deve de imediato e irá parcelar o valor. Em entrevista ao site, o servidor disse que a categoria se reuniu com o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, e com o secretário municipal de finanças, João Nolasco, e ambos informaram que a prefeitura não tem dinheiro para pagar os agentes e a única forma é fazendo o parcelamento da dívida em cinco vezes. (Foto ilustração)

“Acho isso o cúmulo, um absurdo. Se o dinheiro veio para nos pagar, por que não nos pagaram desde janeiro e deixaram acumular? Eles desviaram o dinheiro para outra coisa, como o próprio Cláudio Feres falou, foi usado para pagar os nossos próprios encargos, e a gente agora é obrigado a receber esse retroativo de forma parcelada”, destacou. Segundo o servidor, a Administração está irredutível e não aceitou a opção de parcelar em duas vezes proposta pela comissão representativa da categoria. Diante da falta de acordo, os agentes irão acionar o Ministério Público Estadual (MPE). “Isso pra eles é uma merreca. Pra eles que estão com o bolso cheio não faz falta, mas pra nós que somos assalariados faz falta sim”, reivindicou....

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 15:30h
Ubaitaba

Prefeitura assina contrato com Embasa

 

Cerca de trinta dias depois de assinar com a Embasa, a Carta de Intenções, na segunda fase para elaboração do convênio programa para gestão plena dos sistemas de água e esgotamento sanitário de Ubaitaba, a prefeita Suka Carneiro assinou na quarta-feira, dia 26, o contrato com prazo de 30 anos. (Foto ilustração)

Dentre as vantagens listadas pela empresa estão a captação de investimentos nacionais e internacionais, a capacidade de ampliação dos serviços de água e esgotamento sanitário no município. Além disso, a Embasa informou que haverá facilidades para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e o município pode cobrar a execução dos serviços contratados.

A empresa foi representada por Felipe Madureira, Gerente de Unidade Regional Itabuna; Erick Souza Fernandes; Gerente de Contratualização; Manoel Batista, Gerente do Escritório de Ubaitaba; Manoel Batista; Gerente do Escritório de Ubaitaba; e Marluce de Menezes Pimentel. (politicosdosuldabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 15:15h
"Não existe chantagem"

Campos Netos nega pressão do Banco Central por reforma da Previdência

 

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campo Neto (foto), disse hoje (27) que o Comitê de Política Monetária (Copom) não tem intenção usar sua política monetária para pressionar o Congresso Nacional a aprovar a reforma da Previdência.

“De nenhuma forma tem pressão no Congresso, é nossa forma de trabalhar. Quando, obviamente, existe fator de risco atribuído a isso [reformas estruturantes], nós temos que mencionar, porque faz parte da análise do Copom”, disse Campos Neto ao apresentar o Relatório Trimestral de Inflação.

Na reunião da semana passada, o Copom decidiu manter a taxa básica de juros da economia (Selic) em 6,5%, seu menor nível histórico, e informou que os avanços concretos na agenda de reformas que reduzam os gastos públicos, como da Previdência, são fundamentais para consolidação do cenário benigno para a inflação. De acordo com Campos Neto, este é um dos fatores analisados pelo BC que compõem o balanço de riscos da inflação, que inclui também o mercado externo e a ociosidade da economia, em especial de mão de obra e na indústria.

“O mercado também tem essa sensibilidade [na expectativa da aprovação da reforma] porque entende que é fator predominante de risco”, ressaltou. “Não existe nenhum tipo de chantagem. Nós analisamos sempre o balanço de risco,...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 15:00h
Grande São Paulo

MP pede bloqueio de R$ 5,4 bilhões por irregularidades no Rodoanel

 

O Ministério Público de São Paulo ajuizou uma ação civil pública de improbidade administrativa contra 30 pessoas e três empresas por irregularidades na licitação para construção do trecho leste do Rodoanel, o anel rodoviário de 176 quilômetros de extensão que circunda a região central da Grande São Paulo. A ação pede o bloqueio de bens dos acusados no valor de R$ 5,4 bilhões. (Foto ilustração)

Entre os apontados como responsáveis pelos prejuízos causados pelas falhas na concorrência estão os ex-governadores Geraldo Alckmin e Alberto Goldman, que estavam à frente do Executivo de São Paulo entre 2010 e 2011, período em que, segundo a investigação, ocorreram os fatos.

Segundo o inquérito da promotoria de Patrimônio Público e Social, os órgãos do governo estadual selecionaram uma proposta sem sustentabilidade econômica para a construção do trecho leste e exploração do trecho sul do Rodoanel. No texto da ação, o promotor Marcelo Milani afirma que a concessionária Spmar, vencedora da concorrência, apresentou uma proposta que não permitia a execução do contrato.

Proposta insustentável

A ação chama atenção para o fato de a empresa ter pedido valores de tarifa de pedágio 63% menores do que o teto mínimo es...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 14:30h
Feira de Santana

Motoristas e transeuntes aprovam duplicação de viadutos

 

A duplicação dos viadutos Deputado Wilson Falcão (que liga as avenidas Maria Quitéria e Francisco Fraga Maia) e Chico Pinto (interliga Getúlio Vargas e Noide Cerqueira) anunciada recentemente pelo prefeito Colbert Martins Filho tem sido avaliada positivamente pela população. Motoristas e transeuntes que trafegam diariamente pelos respectivos trechos, além de comerciantes e moradores das regiões, estão com boas perspectivas. (Foto ilustração)

O investimento nas obras será de R$ 15 milhões. A ordem para a autorização de despesa para a contratação da empresa, por meio de licitação pública, que vai elaborar o projeto básico foi assinado no último dia 17 pelo prefeito Colbert Filho. A reestruturação dos equipamentos faz parte do Programa Nova Feira – da operação financeira de R$ 100 milhões com a Caixa Econômica Federal.

Construídos há cerca de 12 anos, os viadutos Chico Pinto e Deputado Wilson Falcão atendiam plenamente a necessidade daquela época, conforme lembra o secretário de Planejamento, Carlos Brito (foto). O equipamento que liga a avenida Getúlio Vargas a Noide Cerqueira - que na verdade só foi urbanizada em 2011 - foi implantado com o objetivo de evitar mortes de pessoas por atropelamento e acidentes de trânsito.

"É bom perguntar as pessoas se na época da construção do viaduto Chico Pinto os problemas for...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 13:14h
Concurso

Candidatos do concurso da Polícia Civil da Bahia são convocados para prova de títulos

 
Foto: Divulgação/Polícia Civil

Candidatos que fizeram o concurso da Polícia Civil da Bahia foram convocados para a 6ª etapa de seleção, a prova de títulos. A convocação foi publicada no no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (27).

O chamamento é direcionado aos candidatos considerados aptos pela quinta etapa do certame, que incluiu a realização de exame psicotécnico.

Também foi publicado o resultado final de quinta etapa e a convocação para a perícia médica de candidatos que se declararam deficientes no momento da inscrição. A prova de títulos será realizada no dia 7 de julho, em Salvador, em local e horário informados na convocação. As informações serão disponibilizadas em cartão informativo, pela internet, no site da organizadora do concurso, a Fundação Vunesp. Os candidatos também podem consultar informações no Portal do Servidor. (G1/ Foto: Divulgação/Polícia Civil)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 13:06h
Educação

Ensino Médio na Bahia terá 1h a mais de aula a partir de 2020

 
Foto: Mauro Akin Nassor

A carga horária dos estudantes da rede estadual será ampliada em 200 horas, passando de 800 h/ano para 1 mil h/ano. A mudança, que será implantada a partir de 2020, é uma das estratégias da Secretaria Estadual da Educação (SEC) para tentar melhorar o desempenho do Ensino Médio e vai representar, diariamente, uma hora a mais dos jovens na escola. A medida será exclusiva para as escolas da rede estadual não valendo por exemplo para as instituições federais que têm sede no estado.

O subsecretário da Educação, Danilo Souza, diz que os detalhes dessa mudança estão em discussão e que, por isso, ainda não está definido se essa hora a mais será no começo ou no final das aulas. A inspiração para a mudança surgiu analisando outros países.

“Percebemos que nos países que têm resultados melhores no ensino, os estudantes passam mais tempo na escola, existem mais horas de estudo. As questões ainda estão sendo discutidas porque precisamos levar em consideração diversos fatores. Isso está sendo feito no âmbito da Secretaria e será feito também nas escolas”, afirma.

O prazo para a conclusão do estudo é novembro deste ano e não está descartada a possibilidade de contratar mais professores. Os especialistas, porém, veem a medida com desconfiança e defendem que é preciso avaliar as alterações com cuidado an...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 13:04h
Eleições

Presidente do PT diz que partido ainda não conversou com Rui sobre eleições de 2020

 
Foto: Roberto Viana / bahia.ba

O presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, disse ao bahia.ba, na manhã desta quinta-feira (27), que ainda não conversou com o governador Rui Costa (PT) sobre as candidaturas que o partido lançará nas eleições de 2020 —tanto em Salvador quanto em outras cidades da Bahia.

Segundo ele, a sigla vai organizar grupos de trabalhos nas 50 maiores municípios do estado, visando o pleito do ano que vem. “Só iremos conversar com Rui quando os grupos tiverem engrenados”, salientou.

“O governador pediu que os partidos da base se organizassem, dialogassem com a população, criassem programas e projetos para suas cidades. Isso que iremos fazer. Só iremos conversar com o governador quando tudo tiver organizado nas cidades. O PT de Salvador conversou com Jaques Wagner, mas ainda está tudo muito no começo. Com certeza, queremos sair com o maior número possível de prefeitos da base eleitos no estado”, completou. (Bahia.ba/ Foto Roberto Viana / bahia.ba)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 12:59h
Bahia

Última fase da biometria será a de maior impacto em eleição, diz presidente do TRE-BA

 
Foto Divulgação

Conforme os artigos 28, 29 (inciso II) e 77 da Constituição Federal de 1988, poderá haver segundo turno em eleições para prefeito e vice-prefeito somente nos municípios com mais de 200 mil eleitores. Na prática, significa dizer que aquelas cidades com eleitorado inferior a esse número poderão ter eleições decididas de forma mais acirrada, com possibilidade de os gestores municipais serem eleitos com diferença de apenas um voto.

A questão foi levantada pelo presidente do TRE da Bahia, desembargador Jatahy Júnior, ao comentar a importância da última fase da revisão biométrica no estado, que abarca 281 municípios. Conforme o magistrado, todas as cidades envolvidas estão inseridas no contexto de impossibilidade de segundo turno, o que torna o impacto da revisão biométrica muito maior.

“Nesta fase, a nossa preocupação é no sentido de biometrizarmos o maior número de eleitores possível, uma vez que sabemos da importância de cada voto para a eleição do próximo ano nesses municípios. Por isso, estamos buscando todo tipo de apoio, investindo na realização das audiências públicas para chegarmos mais perto dos eleitores e conscientizá-los sobre a necessidade de realizarem, o quanto antes, o procedimento”, afirmou o desembargador.

Nesse sentido, o presidente do Eleitoral baiano convocou cidadãos, empresas, gestores, legisladores, políticos e futuros can...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 12:57h
Feira de Santana

Programação especial durante o mês de julho marcará os 14 anos da Fundação Egberto Costa

 

A Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura Egberto Tavares Costa, autarquia da Prefeitura de Feira de Santana, completará 14 anos no mês de julho. Para celebrar o aniversário da instituição será realizada uma programação de eventos em todos os seus equipamentos.

A abertura será no dia 04 de julho, às 19h, no Teatro Municipal Margarida Ribeiro, quando será realizada uma homenagem a personalidades importantes para cultura feirense e que fazem parte da história da Fundação Egberto Costa. O evento que terá como tema "Uma história feita por sonhos" também contará com a apresentação da peça teatral "Hoje eu não tô boa".

Durante o mês de julho a programação contará ainda com peças teatrais, exposições de arte, homenagens aos artistas feirenses, e apresentações musicais - feitas por alunos que fazem parte dos projetos desenvolvidos pela Fundação.

A Funtitec conta com 11 equipamentos: Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo; Centro de Cultura Maestro Miro e Teatro Municipal Ângela Oliveira; Teatro Municipal Margarida Ribeiro; Biblioteca Municipal Professora Raquel de Freitas Araújo; Biblioteca Municipal Arnold Ferreira da Silva; Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira; Biblioteca Municipal Manoel Pereira Pimenta – Humildes; além de três praças ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 11:21h
Municípios

Presidente da CNM reivindica inclusão dos Municípios na Reforma da Previdência em reunião com Rodrigo Maia

 
Foto Reprodução

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, entregou na tarde desta quarta-feira, 26 de maio, ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o manifesto pela inclusão dos Municípios na Reforma da Previdência. O documento detalha as reivindicações do movimento municipalista no texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019 e destaca o impacto negativo que a exclusão desses entes traria para a administração municipal e para a população. A reunião também contou com a participação de governadores.

Estimativas da CNM apontam que a inclusão dos Municípios na reforma da Previdência vai significar redução de despesas de R$ 41 bilhões em quatros anos e de R$ 170 bilhões em dez anos. “Vamos buscar um diálogo para encontrar alternativa para que os Estados e os Municípios participem dessa reforma. Isso é muito importante para o Brasil”, reforçou o presidente da CNM.

Além da inclusão dos Municípios, o manifesto destaca outras 4 reivindicações. A permissão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) realizarem empréstimos consignados, a manutenção das regras atuais do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da aposentadoria rural; e o fim da incidência do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 10:57h
Sul da Bahia

Rui inaugura obras em Ilhéus e Ipiaú, nesta sexta (28)

 

Nesta sexta-feira (28), o governador Rui Costa visita os municípios de Ilhéus e Ipiaú. Primeiro, ele seguirá para Ilhéus, onde, às 10h30, participa da inauguração de unidades de saúde, entrega a ampliação e melhorias da Estação de Tratamento de Água do Pontal e assina ordem de serviço para início das obras da Vila Gastronômica da localidade de Banco da Vitória, além de marcar presença nas comemorações dos 485 anos de fundação da cidade.

Às 15h, Rui estará em Ipiaú para o lançamento do sinal digital da TVE, emissora do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb). No município, o governador também inaugura dos Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água das localidades de Córrego de Pedra, Cajueiro e Passa com jeito. (Secom/BA/ Foto Reprodução)  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 10:53h
Aniversariante do Dia

Presidente do PC do B Luciano Soares em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 10:41h
Lauro de Freitas

Moema Gramado e ex-prefeito terão que devolver R$8 mil aos cofres públicos, determina TCM

 
Foto Bocão News

O Tribunal de Contas dos Municípios puniu a atual prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, e o ex-prefeito, Márcio Paiva, com a determinação de que devolvam aos cofres municipais R$1.789,31 e R$7.142,56, respectivamente, com recursos pessoais, em razão da omissão na cobrança de multas aplicadas pelo TCM, o que acarretou na sua prescrição. O relator do processo, conselheiro substituto Cláudio Ventin, também multou a prefeita Moema em R$3 mil. A decisão foi tomada pelos conselheiros na sessão desta quarta-feira (26/06).

Segundo a relatoria, cabia a Márcio Paiva – responsável pelo período de 01/01/2013 a 31/12/2016 – e a Moema Gramacho – gestora no período de 01/01/2012 a 31/12/2017 –, promover as medidas judiciais necessárias à cobrança da penalidade imputada à própria Moema, no valor atualizado de R$8.321,93, vencida em 28/04/2012 e prescrita em 29/04/2017.

Cabe recurso da decisão. (TCM/ Foto Bocão News)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 10:23h
Itabuna

Justiça bloqueia bens do ex-prefeito Vane e do ex-secretário Trindade

 

O juiz da Vara da Fazenda Pública de Itabuna, Ulisses Maynard Salgado, determinou o bloqueios de bens do ex-prefeito Claudevane Leite (Vane do Renascer) e do ex-secretário de Assistência Social José Carlos Trindade. O bloqueio também atinge sócios da empresa Solução Inox Comércio Manutenção e Locação de Equipamentos Industriais em licitação de lixeiras para o Restaurante Popular.

O magistrado decidiu pelo bloqueio em ação civil pública que denunciou o ex-prefeito, colaborador e empresários na licitação para adquirir lixeiras para o Restaurante Popular de Itabuna, informa o site Políticos do Sul da Bahia. Vane foi prefeito de Itabuna no período de 2013 a 2016.

Segundo investigou o Ministério Público do Estado da Bahia, autor da ação, as lixeiras de inox (carro porta-detritos) nunca foram entregues ao Restaurante Popular. As lixeiras entregues foram bem mais baratas que as licitadas, fato confirmado pelo então diretor responsável pela gestão do Restaurante Popular, Edinaldo Francisco dos Santos. (pimenta/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 09:59h
Polícia Federal

Assessor do ministro do Turismo é preso em operação que investiga candidaturas laranjas do PSL

 
Foto: Reprodução/TV Globo

Um assessor especial do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, foi preso na manhã desta quinta-feira (27) na investigação da Polícia Federal sobre supostas candidaturas de laranjas do PSL em Minas Gerais. Mateus Von Rondon foi detido em Brasília. Além dele, foi preso em Ipatinga um dos coordenadores da campanha de Álvaro Antônio à Câmara dos Deputados em 2018, Roberto Silva Soares, conhecido como Robertinho.

Desde fevereiro, a PF e o Ministério Público Eleitoral investigam o uso de candidatas para desvio de recursos do fundo eleitoral. Promotores veem indícios de fraude em caso de mulheres que receberam volume considerável de dinheiro, mas tiveram poucos votos. A suspeita é que elas não fizeram campanha e combinaram a devolução de recursos ao partido.

A empresa do assessor Mateus Von Rondon aparece na prestação de contas de quatro candidatas a deputada estadual e federal suspeitas de terem sido usadas como laranjas pelo PSL de Minas.

Ao todo, Lilian Bernardino, Naftali Tamar, Débora Gomes e Camila Fernandes declararam ter pago quantia de R$ 32 mil à empresa de Von Rondon. De acordo com a PF, ao que tudo indica, a empresa foi criada só para esta finalidade, pois foi fechada logo após o fim das eleições.Policiais chegaram por volta de 5h40 na residência do assessor, em Brasília. Ele foi encaminhado para a superintendência da Polícia Federal em Brasília por volta das 7h40. (G1/Foto: Reprodu&cc...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 08:07h
Duplo vínculo

TCM pune acumulação irregular de cargos em São Sebastião do Passé

 
Foto Reprodução

Na sessão desta quarta-feira (26/06), o Tribunal de Contas dos Municípios julgou procedente termo de ocorrência lavrado contra o gestor da Câmara Municipal de São Sebastião do Passé, Magno Santos de Sousa, em razão da acumulação irregular de cargos por servidores do município, no exercício de 2018. O relator do processo, conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza, multou o gestor em R$2 mil.

De acordo com a relatoria, o presidente da Câmara informou que a servidora Anaide Fernandes dos Santos foi nomeada para o cargo em comissão de Assessor Parlamentar em 05 de janeiro de 2016, e exonerada em 30 de setembro de 2016, sendo os atos de responsabilidade do presidente da Câmara à época dos fatos, Jorge Alexandre Araújo Vasquez. Já o prefeito de Candeias, Pitágoras Alves da Silva Ibiapina, alegou que a referida servidora foi admitida na função de professor em 01 de outubro de 2013 e exonerada em 31 de março de 2016, conforme demonstrado na declaração do Diretor do Departamento de Recursos Humanos, bem como na ficha cadastral da funcionária, colacionados aos autos na defesa.

O relator destacou que não ficaram comprovadas as compatibilidades de horários da servidora, demonstrando que houve acumulação indevida de cargos no período de janeiro a março de 2016, por não contemplar nenhuma das hipóteses previstas na Constituição Federal. Cabe recurso da decisão. (TCM/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 07:45h
Feira de Santana

Prefeito Colbert Martins Filho dá posse a 141 professores concursados

 

Em solenidade presidida pelo prefeito Colbert Martins Filho, 141 professores aprovados em concurso público realizado em 2018, foram empossados para atuarem no Município. (Foto ilustração)

O ato, ocorrido na tarde desta quarta-feira, 26, no auditório do Centro de Cultura Maestro Miro, contou ainda com as presenças dos secretários de Educação, Jayana Ribeiro, e João Marinho Gomes, de Administração.

Na próxima sexta-feira, 28, mais 140 novos professores também estarão tomando posse. De acordo com o secretário de Administração, outros 108 professores serão empossados no dia 1 de Julho. (Secom/Fsa)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 06:46h
Feira de Santana

Lei do Uso do Solo não permite UFRB no distrito de Ipuaçu

 

Apesar de já estarem asseguradas as 50 tarefas no distrito João Durval Carneiro, antigo Ipuaçu, doado por um empresário local para a construção da sede da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), não há segurança jurídica municipal para as obras do segmento acadêmico. É que a Lei do Uso do Solo trata de Zona Urbana ou de Expansão Urbana com relação à área para a construção do campus da UFRB. Está na Zona Rural. Quem afirma é o secretário de Meio Ambiente, Arcênio Oliveira (foto), que defende que ao ser doada a área, antes de qualquer discussão, que se consultasse a Prefeitura de Feira de Santana, através dos seus setores competentes. “Vejo defender tanto o Plano Diretor, mas na hora de escolher o local para as obras da UFRB não procuraram observar a Lei Municipal e até mesmo buscar um entendimento”, declarou Arcênio Oliveira. Ele considerou uma incoerência não terem o cuidado de ver a viabilidade e ordenação do local. “Não tenho nada contra a UFRB, até acho que temos que ter esse equipamento educacional funcionando no Município, mas é preciso observar que existe uma lei a ser seguida”, observou.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 06:44h
Feira de Santana

Fernando Torres: "Justiniano França vice-prefeito é um bom nome, é a cara de José Ronaldo"

 

O ex-deputado federal Fernando Torres (PSD - foto ao lado de Justiniano França), que visitou a Câmara Municipal de Feira de Santana, ontem pela manhã, foi questionado sobre o nome do vereador licenciado Justiniano França (DEM), que também estava na casa legislativa, para a vaga de vice-prefeito na chapa de Colbert Martins (MDB), nas eleições de 2020. “Justiniano é um bom nome, porque é a cara de José Ronaldo (DEM)”, declarou Fernando Torres, que aproveitou para dizer que tem o senador Otto Alencar como seu líder estadual e que em Feira de Santana tem independência para tomar qualquer posição. Fernando Torres declarou recentemente que é candidato a vereador e que vai apoiar o atual prefeito Colbert Martins à reeleição. (Colaboração do radialista Framário Mendes)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 06:41h
Feira de Santana

Nomeação de presidente da OAB-Feira na Prefeitura pode ser questionada pela Seccional Bahia

 

Nomeado inicialmente como diretor de Regulação Jurídica da Diretoria Executiva da ARFES – Agência Reguladora de Feira de Santana, para em seguida assumir a função de coordenador de Projetos Especiais Nível I, no Gabinete do prefeito Colbert Martins, o presidente da subseção da OAB Feira de Santana, Marcus Carvalhal (foto ilustração), pode ter dor de cabeça junto à Seccional da OAB Bahia. É que tem um grupo de advogados que pretende questionar junto a instancia superior acúmulo de função por incompatibilidade. Alegam que há uma Súmula do Conselho Federal da entidade que proíbe tal acumulação. É esperar...

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 06:39h
Feira de Santana

Conexão Feira – Salvador na Cúpula do Som

 

O espaço Cúpula do Som em Feira de Santana também é rock n’roll e no dia 6 de julho (sábado) vai sediar a edição local do festival Rock n’ Booze com três atrações.

Estão confirmadas as presenças das bandas feirenses Calafrio e Iorigun e da soteropolitana Bruma. A festa começa às 20 horas e o ingresso custa apenas R$ 10 e será vendido no local.

O Rock n’ Booze chega a Feira com a proposta de fortalecer a cena independente a partir de uma conexão entre o interior e a capital baiana. (Elsimar Pondé)


 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 06:33h
Feira de Santana

PSL fará campanha de filiação e diz que não há alinhamento com Colbert Martins

 

Presidente do PSL em Feira de Santana, o secretário do Trabalho, Esporte e Lazer, em Salvador Alberto Pimentel (Foto ilustração) informa que o partido vai fazer uma campanha de filiação no Município, dia 6 de julho. Vai ser no Multiplace, Shopping Boulevard. Aproveitou para dizer que o partido vai lançar candidato a prefeito, elegerá quatro vereadores e que não existe alinhamento com o prefeito Colbert Martins (MDB). (Colaboração: Rotativo News – Joilton Freitas)

 

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Iau - cavalgada
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2019

2018

2017

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia