Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você daria um Título de Cidadão a Jair Bolsonaro?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima

Retomando as entrevistas com lideranças políticas e de destaque no Município ou de projeção em níveis estadual e nacional, estamos nesse mês com o químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima. Natural de Feira de Santana, 59 anos, casado, pais de dois filhos, nível superior, católico, pensa em ser candidato a prefeito em 2020. Foi uma conversa com o próprio diretor do site Bahia na Política, Jair Onofre, de pouco mais de duas horas. Ainda sem partido, diz que está analisando uma legenda. Já conversou com vários dirigentes e seu principal problema nesse momento é ter uma plataforma política administrativa para discutir com a sociedade. Veja a seguir:

O senhor sempre viveu Feira de Santana, participando das atividades seja da área administrativa ou política. Afinal, quem é Hamilton Ramos?

Hamilton é um camarada que procura ser o mais correto possível, sempre imaginou galgar profissionalmente um bom lugar na sociedade feirense e por ironia do destino, para não cumprir horário na Prefeitura, eu entrei no sindicato, mas nunca tive isso como profissão. Gosto da área de sindicato, gosto de atender o público, de resolver os problemas das pessoas, mas sou muito apaixonado mesmo é pela área de Química, onde presto serviço a várias empresas em Feira de Santana. Uma área não atrapalha a outra. Sou consultor de empresas, eu agradeço a Deus todo dia por ter batalhado muito e ter tido vários perfis, várias profissões e me dedicado ao meu trabalho. Tem muitos anos que eu pude tirar 15 dias de férias, porque quando eu me livro de uma atividade, não tenho como me afastar da outra. Eu continuo batalhando, continuo prestando meus serviços da melhor maneira possível e, profissionalmente falando, onde as empresas me requisitam eu estou sempre à disposição para prestar o melhor serviço possível.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 06:29h
Shopping Popular

Borges Júnior tem encontro com vereadores, mas não convence

 

A reunião, ontem pela manhã, entre os vereadores e o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, que era para tirar dúvidas quanto ao número de boxes do Shopping Popular, só aumentou os questionamentos. Puxado pelo presidente do Legislativo, José Carneiro, insatisfeito com o encontro, os vereadores deixaram a reunião um a um, sem entendimento. Ainda bem que a Câmara Municipal entrou em recesso. (Foto: Momento quando Borges Junior falava para os vereadores)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 06:26h
Feira de Santana

Borges Júnior: Os espaços dos camelôs estão assegurados no Shopping Popular

 

Questionado pelo site Bahia na Política sobre a possibilidade de haver 3 mil boxes no futuro Shopping Popular, em Feira de Santana, que deve ser inaugurado até o fim do ano, o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior (foto) disse que os espaços dos camelôs do centro da cidade estão garantidos. “Temos no contrato 9 mil metros quadrados para os ambulantes cadastrados, que são 1.800. O restante da área é para estacionamento, lojas âncoras e mais lojas que venham a ser instaladas. São 30 mil metros quadrados, é um novo vetor econômico e comercial para Feira de Santana” disse Borges Júnior. Sobre o shopping ter a mais 1.200 lojas, disse que não existe isso, mas uma área que pode ter mais lojas, provavelmente 400. Mas isso não está definido.


 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 06:23h
Feira de Santana

Justiniano França descarta ser vice e diz que é candidato a reeleição

 

O vereador licenciado e secretário de Serviços Públicos Justiniano França (DEM-foto), que tem sido especulado para a vaga de vice-prefeito numa possível chapa liderada pelo prefeito Colbert Martins (MDB), disse ao site Bahia na Política que é candidato a vereador. “Não existe candidato a vice. Existe candidato a prefeito. E eu sou candidato à reeleição. Tenho feito no mínimo duas reuniões na semana de olho na minha reeleição em 2020”, declarou Justiniano França.
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 06:20h
Eleições 2020

Cristovaldo Neves quer ser vereador com o apoio de Sargento Isidoro

 

Militante político em Feira de Santana e pré-candidato a vereador em 2020, o líder comunitário Cristovaldo Neves (Avante - foto ilustração) está com um apoio para a disputa eleitoral que o tem deixado eufórico. Trata-se do deputado federal Sargento Isidoro (Avante), que teve quase 15 mil votos na cidade em 2018. Em tempo: Cristovaldo Neves é assessor do parlamentar Sargento Isidoro e o apoiou nas eleições de outubro de 2018.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 06:14h
Feira de Santana

Silvio Dias: "Acabar com as multas aplicadas a quem transportar crianças sem a cadeirinha é um retrocesso"

 

O Projeto de Lei apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro, que altera Código de Trânsito Brasileiro e propõe acabar com as multas aplicadas a quem transportar crianças sem a cadeirinha, como prevê uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que regula o tema, não conta com o apoio do chefe da Ciretran, Silvio Dias (foto ilustração). “Considero um grande retrocesso retirar a cadeirinha de um dos ítens de segurança. A cadeirinha ou o bebê conforto é uma garantia de que a criança está sendo conduzida em segurança”, argumenta Silvio Dias.

Menos acidentes

Desde que foi determinada a obrigatoriedade dacadeirinha adaptada para o transporte de crianças com até sete anos e meio de idade, em 2008, o número de mortes na faixa etária de 0 a 7 anos no trânsito caiu no país. O total de indenizações por morte pagas pelo DPVAT, por exemplo, registrou queda de 60%, de 1.703 casos, em 2008, para 680, no ano passado.

    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 06:12h
Feira de Santana

Magno Felzemburg diz que será candidato a vereador e que o PSL terá candidato a prefeito

 

Depois da publicação de matéria pelo site Bahia na Política, informando que o PSL pode seguir os mesmos caminhos do partido em Salvador, aliado do DEM, o ex-vereador e dirigente do PSL em Feira de Santana, Magno Felzemburg (foto ilustração), disse que não. “Em Feira de Santana estamos distantes do DEM. Não por culpa nossa. Temos um partido forte, com deputada federal, Dayane Pimentel, tempo de televisão, pois somos o segundo maior em bancada e o partido do presidente Jair Bolsonaro”, argumentou disse Magno Felzemburg, que aproveitou para dizer que é candidato a vereador em 2020. Ex-vereador e ex-secretário do Município, Magno teve passagem pela Procuradoria do Legislativo e Chefia do Procon e vem com essa bagagem para chegar mais uma vez à Câmara Municipal de Feira de Santana.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 06:06h
Feira de Santana

Presidente da Caixa ainda deixa sequelas da relação política

 

A informação de bastidores é que o grupo liderado por Dayane Pimentel (PSL) não perdoa a pouca atenção do Governo Municipal no episódio da visita do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães (foto ilustração), a Feira de Santana, e que foi determinante a intervenção da deputada, que também não esteve no evento. Publicamente paz e amor, mas...
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 06:02h
Reforma da Previdência

Fim da aposentadoria obrigatória remunerada para juízes e procuradores punidos

 

O texto da reforma da Previdência compra briga com o Judiciário. Põe fim à aposentadoria obrigatória remunerada para juízes e procuradores punidos por crimes ou irregularidades cometidas na função.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 05:57h
São João / São Pedro

Governo do Estado diz que patrocinou 140 cidades nos festejos juninos

 

O Governo do Estado, que não revela quanto gastou nos festejos juninos de 2019, informa que 140 cidades receberam ajuda ou patrocínio da Bahiatursa, entidade de fomento do turismo na Bahia. Alega que o apoio às manifestações contribuiu para o estímulo à economia de cada cidade, gerando emprego e renda e o aumento do fluxo turístico. Em tempo: O governador Rui Costa prestigiou o interior passando as festas juninas em Amargosa.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 05:55h
Feira de Santana

Nery lamenta violência contra a mulher e defende prisão perpétua para criminosos

 

Durante discurso na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Alberto Nery (PT-foto ilustração) lamentou o grande número de estupros registrados contra mulheres no município, citando uma matéria publicada pelo Jornal Folha do Estado. “30 mulheres foram estupradas e 2 assassinadas em Feira de Santana. Por mais que se busque justiça em defesa das mulheres, eu não sei o que se passa na cabeça desses homens”, afirmou. Nery acredita que a única forma de reduzir esses números é a instituição de prisão perpetua para homens que estupram mulheres. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 05:51h
Feira de Santana

Câmara aprovou 36 projetos de lei ordinária no primeiro semestre

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana apresentou um balanço das atividades legislativas no primeiro semestre, que está sendo concluído, entrando em recesso do dia 1º de julho a 1º de agosto de 2019. Nestes primeiros seis meses foram aprovados 36 projetos de lei ordinária. Deste total, 14 foram de autoria do Executivo, sendo 12 aprovados por unanimidade e dois por maioria, enquanto 19 foram oriundos do próprio Legislativo e aprovados de forma unânime – apenas um foi aprovado por maioria. Foram realizadas 95 sessões, entre ordinárias, solenes e especiais. 97 requerimentos aprovados por unanimidade, quatro por maioria e 14 rejeitados. Foram lidas e encaminhadas 808 moções e 21 projetos de decreto legislativo. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 05:48h
Violência contra a mulher

Eremita Mota lamenta incentivo ao uso de armas de fogo

 

A violência contra a mulher voltou a ser assunto do discurso da vereadora Eremita Mota (PSDB), na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta quarta-feira (26), em que lamentou e criticou que o Governo Federal venha incentivando o uso de armas de fogo. “Quando vejo uma mulher sendo violentada, sendo morta, fico pensando em quanto poderia se diminuir isso, não se colocando esse assunto de armas em pauta, ou melhor, colocando no sentido de diminuir a violência”, pontuou, citando que segundo uma pesquisa, a cada 100 mulheres 5 são mortas por armas de fogo dentro de casa. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 05:45h
Contra o suicídio

Vereadora pede maior divulgação do Disk 188

 

A vereadora Gerusa Sampaio (DEM-foto) falou na Câmara Municipal de Feira de Santana sobre o grande número de suicídios registrados em todo o país e cobrou do Município uma maior divulgação do Disk 188, número que presta atendimento no sentido de prevenir o ato.“A doença que mais tem matado no Brasil é a depressão. O número 188 já existe, mas precisa ser divulgado”, cobrou, sugerindo que a divulgação seja inclusive no site da Prefeitura Municipal. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2019 05:36h
Balanço da Câmara Municipal

Primeiro semestre: Misto de dever cumprido com decepção, diz Tourinho

 

O vereador Roberto Tourinho (PV - foto ilustração), em discurso na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, fez avaliação do primeiro semestre do Legislativo, citando como frustração e decepção por perceber que o que foi denunciado de errado permanece acontecendo. “No fim do semestre e a sensação é uma mistura da consciência de dever cumprido e decepção de saber que nada mudou, especialmente aquilo de errado na cidade de Feira de Santana”, disse citando o caos na saúde, falta de remédios e de médicos, abandono do Centro de Abastecimento e situação do BRT, dentre outras questões. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 17:20h
Lava Jato

Procuradoria pede ao TRF4 aumento da pena de Lula no caso do sítio

 

A Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR4) se manifestou nesta quarta-feira, 26, pelo aumento da pena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo da Operação Lava Jato referente ao sítio de Atibaia (SP). Em fevereiro, o petista foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão em primeira instância pela juíza federal substituta Gabriela Hardt. Após recursos do Ministério Público Federal e dos réus condenados, incluindo Lula, a ação foi remetida ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), onde será julgada em segunda instância.

No parecer assinado pelo procurador regional da República Maurício Gotardo Gerum e anexado ao processo no TRF4, a PRR4 pede que Lula seja condenado pelo crime de corrupção passiva em função das reformas feitas na propriedade pelo pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente, ao custo de 150.500 reais. Gabriela considerou o petista culpado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro somente em relação às obras feitas pelas empreiteiras Odebrecht e OAS no sítio, ao custo total de cerca de 900.000 reais.

No documento remetido ao TRF4, Gotardo ainda pede que os quesitos “culpabilidade” e “conduta social” de Lula na sentença sejam agravados e a pena, assim, aumentada também com base neste aspecto. (Veja)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 17:00h

Rui Costa anuncia aprovação de estatuto do Consórcio do Nordeste

 

Presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, o governador Rui Costa (PT) anunciou nesta quarta-feira (26) a aprovação do estatuto da entidade. O petista está reunido em Brasília com outros governadores da região.

Conforme o estatuto, o Consórcio do Nordeste poderá realizar licitação para prestação de serviços públicos; realizar estudos técnicos e pesquisas para obtenção de recursos, inclusive internacionais; formular sistemas de informações articulados com sistemas estaduais e nacional; entre outros.

O órgão é composto por Assembleia Geral, Presidência, Secretaria Executiva e Conselho Consultivo. As decisões da Assembleia Geral serão tomadas pela maioria de, pelo menos, metade mais um dos votos dos presentes, porém o documento prevê casos de exceção.

A presidência será sempre exercida por algum chefe do Executivo estadual, sendo possível uma reeleição. O mandato é de um ano.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 15:41h
Transporte de cocaína

Militar preso com cocaína não tinha cargo na Presidência

 

Manoel Silva Rodrigues, segundo-sargento da Aeronáutica, é o militar que foi preso em Sevilha, na Espanha, acusado de transportar 39 kg de cocaína num avião da FAB, segundo informa o Globo.

Silva Rodrigues não tinha cargo na Presidência e não estava ligado diretamente à equipe presidencial de Jair Bolsonaro, que está em viagem para o Japão. Ele poderia ser requisitado em caso de emergência.

A pedido do presidente – profundamente irritado com o episódio, segundo a revista Veja, assessores do Planalto já identificaram que o segundo-sargento não passou pelo raio-X de uso obrigatório na Base Aérea da FAB.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 14:25h
Haja privilégios

Justiça autoriza senador em prisão domiciliar a passar férias no Caribe

 
A Justiça autoriza senador em prisão domiciliar a passar férias no Caribe autorizou o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que cumpre prisão domiciliar, a passar férias em um resort em Aruba, no Caribe, em julho deste ano. A autorização suspende temporariamente a execução da pena aplicada ao parlamentar enquanto ele estiver fora do país.

De acordo com as regras da Vara de Execuções Penais para prisões domiciliares, o senador não pode consumir bebida alcoólica e não pode frequentar “locais de prostituição, jogos, bares e similares”. Além disso, não pode ficar fora de casa depois das 22h.

O Renaissance Aruba Resort & Casino, resort em que Acir Gurgacz ficará hospedado, além de vender bebida alcoólica, possui um cassino em sua propriedade.

O parlamentar foi condenado no ano passado a 4 anos e 6 meses de prisão por crimes contra o sistema financeiro. Gurgacz foi acusado de obter, por meio de fraude, um financiamento no Banco da Amazônia para renovar a frota de ônibus da empresa de transporte gerida por ele.

De acordo com a denúncia, dos R$ 1,5 milhão financiados, R$ 525 mil foram apropriados pelo senador. Com o restante, Gurgacz comprou ônibus velhos, apresentando notas fiscais falsas. O objeto do empréstimo detalhava a compra de veículos novos.

Até maio deste ano, o parlamentar cumpria a pena em regime semiaberto, até o entendimento da juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais (VEP), de que ele já havia cumprido tempo suficiente para ser beneficiado com a progressão de regime. Gurgacz ficou 9 meses e 9 dias na prisão. (diariodopoder)
 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 13:10h
Camamu

TSE publica acordão mantém prefeita afastada e presidente da Câmara assumi prefeitura

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já encaminhou para publicação o acórdão da decisão que manteve a cassação da prefeita Iona Queiroz (PT), e que dá posse imediata ao presidente da Câmara Municipal, Enoc Souza (PEN). (Foto ilustração: Iona Queiroz e Enoc Souza)

O acórdão deve ser publicado nesta quarta-feira (26) e o presidente da Câmara tomará posse após a Casa Legislativa receber um comunicado do TRE. A posse se concretizará após o Tribunal comunicar oficialmente

Os ministros do TSE consideraram que Iona Queiroz não poderia ter se candidatado nas eleições de 2016, pois, na data do pleito daquele ano (2 de outubro), ainda estava inelegível em virtude de condenação por abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2008.

Depois de publicado o acórdão o Tribunal encaminhará um comunicado para que a Câmara Municipal emposse o seu presidente como prefeito interino até a realização de novas eleições, que deverão acontecer em noventa dias. (sulbahia1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 12:50h
Sul da Bahia

Movimento cria abaixo-assinado contra reajuste da tarifa de ônibus em Itabuna

 

Movimento liderado por estudantes secundaristas e universitários de Itabuna criou um abaixo-assinado contra o reajuste de 16,67% da tarifa de ônibus em Itabuna. Hoje, a passagem custa R$ 3,00 e deverá saltar para R$ 3,50 até o final de julho, conforme acordo assinado entre empresários e o prefeito Fernando Gomes na Justiça do Trabalho, há duas semanas. (Foto ilustração)

A Frente Contra o Aumento da Tarifa foi criada há cerca de dois anos e conseguiu manter a passagem em R$ 3,00, ano passado, quando as empresas cobravam reajuste para R$ 3,30. O movimento aponta deficiências no sistema de transporte público em Itabuna. “Chega de tarifa cara, ônibus cheios e passageiros amontoados”, justifica.

De acordo com a Frente, a frota de ônibus é insuficiente para atender Itabuna, os veículos não têm manutenção e os passageiros são penalizados com “frota velha e infraestrutura precária”. O movimento ainda sinaliza que exigirá o respeito às cláusulas contratuais da concessão as quais as empresas Viação Sorriso da Bahia e São Miguel estão submetidas, mas descumprem.

OUTRO LADO

As empresas de ônibus reclamam que estão há 14 meses sem reajuste de tarifa e o município enfrenta alto índice de gratuidade. Por dia, as duas empresas transportam cerca de 50 mil passageiros.

O últi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 12:40h
Economia

Juros do rotativo do cartão de crédito subiram para 299,8% ao ano

 

Os consumidores que caíram no rotativo do cartão de crédito pagaram juros um pouco mais caros em maio. A taxa média do rotativo subiu 1,2 ponto percentual em relação a abril, chegando a 299,8% ao ano. Os dados foram divulgados hoje (26) pelo Banco Central. A taxa média é formada com base nos dados de consumidores adimplentes e inadimplentes. (Foto ilustração)

No caso do consumidor adimplente, que paga pelo menos o valor mínimo da fatura do cartão em dia, a taxa chegou a 279,9% ao ano em maio, aumento de 1,9 ponto percentual em relação a abril. A taxa cobrada dos consumidores que não pagaram ou atrasaram o pagamento mínimo da fatura (rotativo não regular) subiu 0,4 ponto percentual, indo para 314% ao ano.

O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão. O crédito rotativo dura 30 dias. Após esse prazo, as instituições financeiras parcelam a dívida.

Em abril de 2018, o Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu que clientes inadimplentes no rotativo do cartão de crédito passem a pagar a mesma taxa de juros dos consumidores regulares. Essa regra entrou em vigor em junho do ano passado. Mesmo assim, a taxa final cobrada de adimplentes e inadimplentes não será igual porque os bancos podem acrescentar à cobrança os juros pelo atraso e multa.

Enquanto a taxa de juros do rotativo chegou a 299,8%...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 11:38h
Feira de Santana

Jurandy da Feira se apresenta em show especial na Cúpula do Som

 

O cantor e compositor Jurandy da Feira deve voltar para o Rio de Janeiro nos próximos dias, onde vive há muitos anos e mantém intensa atividade artística, mas antes disso se apresentará em um show especial em nossa cidade.

No próximo dia 5 de julho, a partir das 21 horas, Jurandy faz show no espaço Cúpula do Som com a presença das cantoras convidadas Márcia Porto, Kareen Mendes e Clara Pires e do cantor e compositor Cescé Amorim.

Também estarão presentes no show o ator Roberval Barreto, os poetas Roberval Pereyr e Setúval e o cordelista Nivaldo Cruz, além do advogado e incentivador cultural Vitalmiro Cunha. (Elsimar Pondé )
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 10:06h
Primeiro semestre

José Carneiro destaca produtividade da Câmara Municipal de Feira de Santana

 
Foto Reprodução

O presidente da Câmara Municipal de Feira, vereador José Carneiro (PSDB), em discurso na tribuna da Câmara, nesta quarta-feira (26), ressaltou a produtividade do legislativo feirense durante o primeiro semestre de 2019.

“Prova que realmente é uma das câmaras que tem produzido e tem procurado corresponder à expectativa da população de Feira de Santana. Sem dúvida é motivo e orgulho para qualquer ser humano ser vereador em uma cidade como Feira de Santana, ser vereador de Feira de Santana. Sinto orgulho em estar nessa tribuna como vereador e também na presidência desta Casa. Claro que o homem público está exposto a críticas, elogios, mas o que mais me dói é às vezes de forma mesquinha fazerem ao invés de críticas, calúnias, isso sem dúvidas não vale só para o homem público”, afirmou. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 10:00h
Feira de Santana

Até maio, Prefeitura apreendeu 177 aparelhos devido a som alto

 

Nos quatro primeiros meses deste ano, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Meio Ambiente, já apreendeu 177 aparelhos de som, durante as blitzen que são realizadas aos finais de semana ou por denúncias de cidadãos que se sentem incomodados devido ao som acima do permitido por lei. (Foto ilustração)

A quantidade apreendida em 2019 corresponde a 83% das apreensões registradas no ano passado, que foram 211. Em 2017, este número chegou a 232. Os equipamentos ficam sob a responsabilidade da Semmam enquanto a Justiça decide o destino deles.

Se são devolvidos aos donos ou se são destruídos – como já aconteceu uma vez na cidade, quando um rolo compressor passou sobre centenas destes equipamentos, na praça João Barbosa de Araújo, a praça do Fórum.

“A poluição sonora é um dos mais graves problemas ambientais da cidade e que a gente enfrenta com veemência. Basta ver os números”, afirmou o secretário Arcênio Oliveira. “E os abusos são constatados tanto em automóveis como em residências”.

Permite-se que o nível sonoro chegue a 70 decibéis, entre as 7h e 22h e 60 db entre 22h e 7h. Os fiscais da Semmam fazem a medição usando um decibelímetro.

Outro problema, disse o secretário, é a quantidade de caixas de som colocadas à frente das loj...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 09:40h
Japão

Cúpula do G20 afeta vida dos moradores de Osaka

 

A próxima cúpula do Grupo dos Vinte, na cidade de Osaka, oeste do Japão, está afetando a vida das pessoas que vivem nas redondezas do local em que será realizada. (Foto ilustração)

O encontro ocorrerá na sexta-feira e no sábado na ilha artificial de Sakishima.

A partir de amanhã (27), o controle de tráfego em larga escala passará a vigorar na cidade de Osaka e região. Veículos da polícia já foram posicionados nas ruas de Sakishima, provocando congestionamento.

Muitos moradores da região estão estocando alimentos e outros produtos de necessidade básica, já que as condições de trânsito devem piorar ainda mais durante a cúpula.

Ao saírem de casa, as pessoas que moram nas proximidades do local do encontro são obrigadas a portar algum documento de identidade, como, por exemplo, carteira de motorista ou cartão do sistema de seguro de saúde, para que a polícia possa conferi-lo. (Por NHK, organização pública de mídia do Japão)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 09:00h
Recôncavo da Bahia

Fanfarras escolares abrilhantam Desfile Cívico de Cachoeira

 

As ruas da histórica Cachoeira (120 km de Salvador) foram povoadas, na tarde desta terça-feira (25), por cerca de 400 estudantes integrantes das fanfarras de cinco colégios estaduais da região do Recôncavo da Bahia. Eles participaram do desfile cívico em comemoração à conquista dos 196 anos da Independência do Brasil, cujas batalhas tiveram início no dia 25 de junho de 1822. Como já se tornou uma tradição pelo 12º ano, a transferência da sede do Governo do Estado da Bahia – representado pela secretária de Cultura, Arany Santana – para o município, neste dia, marca o momento histórico. O dia contou, também, com uma programação especial, com atos religiosos e culturais, com destaque para as fanfarras escolares. (Foto ilustração)  

A celebração da data, representativa para a história da Bahia e que dá início às comemorações para o Desfile 2 de Julho (Independência da Bahia), tem como objetivo reconhecer a importância do município nas batalhas travadas pela conquista da Independência do Brasil. É neste contexto que a Banda Marcial do Colégio Estadual da Cachoeira (BAMCEC) participou da ação pedagógica, junto à Banda Marcial de Acupe do Colégio Estadual Castro Alves, do distrito de Acupe, em Santo Amaro; à Fanfarra do Colégio Estadual Gehard Meyer Suerdick, de Maragogipe; à Fanfarra do Colégio Estadual Yeda Barradas Carneiro, de Conceiçã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 08:55h
Viagem internacional

Bolsonaro embarca para o Japão para participar de cúpula do G20

 
Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro embarcou na noite desta terça-feira (25) para Osaka, no Japão, onde participará da cúpula de líderes do G20, grupo que reúne as 20 principais economias do mundo. A previsão é que o presidente desembarque na cidade na quinta (27).

Antes de embarcar, Bolsonaro transmitiu o cargo para o vice-presidente, Hamilton Mourão. As imagens da transmissão e do embarque foram divulgadas pela Presidência.

O encontro do G20 acontecerá na sexta-feira (28) e no sábado (29). Bolsonaro fará a estreia no G20 e, segundo a assessoria, terá compromissos a partir de quinta-feira (27) – leia detalhes mais abaixo.

Além das atividades da cúpula, Bolsonaro se reunirá com líderes de outros países, entre os quais o presidente da China, Xi Jinping, e o primeiro ministro da Índia, Narendra Modi. A China é o principal parceiro comercial do Brasil, e Bolsonaro deve visitar o país em agosto. (G1/ Foto: Alan Santos/PR) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 08:42h
Brumado

Prefeito Eduardo Lima cobra repasse da UTI e declara que Rui Costa faz pouco pelo município

 

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), criticou o Estado e diz que o ente faz muito pouco pelo município. Segundo ele, a única contribuição do Estado nos últimos anos foi concordar em inaugurar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Nós carregamos a maior parte do barco sozinho e a parte do Estado está atrasada. Já estamos no mês de junho e a última parte que toca ao Estado foi paga em janeiro. O município está honrando os pagamentos atrasados para depois receber. Essa é a realidade nua e crua de uma administração que faz milagre”, declarou. (Foto ilustração: Rui Costa e o prefeito Eduardo Lima/acheisudoeste)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 07:57h
Bom Jesus da Lapa

Defensoria Pública do Estado da Bahia inaugura sede nesta quarta-feira (26)

 
Foto Reprodução

Será inaugurada nesta quarta-feira, 26, a sede da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA no município de Bom Jesus da Lapa, a 780 km de Salvador, pertencente ao território de identidade Velho Chico. Presente na comarca desde março de 2019, a Defensoria passa a contar agora oficialmente com instalações próprias para receber e atender a população da região.

A inauguração ocorre às 17h na sede da Instituição, localizada na Avenida Vasco da Gama, 74, bairro São João. A unidade em Bom Jesus da Lapa será a primeira inaugurada na gestão do defensor público geral, Rafson Ximenes, que estará presente na celebração junto a membros da Administração Superior da Defensoria, coordenadores institucionais, defensores públicos que atuam na comarca (Cláudia Conrado e Rafael Couto) e convidados.

Com a missão de assegurar os direitos da população em situação de vulnerabilidade e sem condições de arcar com as custas advocatícias e processuais, a Defensoria Pública atende a casos em diferentes áreas do Direito como Família, Infância e Juventude, Cível e Fazenda Pública, Crime e Execução Penal, Direitos Humanos e Saúde.

A Defensoria em Bom Jesus da Lapa funcionará das 8h às 12h e das 13h às 17h. O agendamento para o atendimento começará a partir da próxima semana, quando os cid...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 07:54h
AL-BA

Deputado pede à Agerba providências na melhoria da qualidade de serviços de transporte em Juazeiro

 
Foto Reprodução

O deputado Tum (PSC) protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) indicação na qual pede providências à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) no sentido de viabilizar melhorias na qualidade dos serviços de transporte prestados à população de Juazeiro pela empresa Falcão Real.

A empresa, explica o deputado, há muitos anos atende aos municípios do Sertão do São Francisco e “praticamente monopoliza o transporte de pessoas”. Tum ressalta que a maioria dos veículos “está ultrapassada e a qualidade é, visivelmente, a pior possível”. Segundo ele, são ônibus antigos, que quebram com frequência durante as viagens; ar-condicionado precários, pneus que furam constantemente; poltronas defeituosas; insetos voadores e rastejantes no interior dos veículos, “denunciando a total falta de higiene”. O parlamentar afirmou ainda que, em época de chuvas, os vazamentos são constantes.

No documento, Tum lembra que a Resolução 27/01 da Agerba preconiza “transporte com pontualidade e em condições de segurança, higiene e conforto, do início ao término da viagem”. Isto “não está sendo respeitado, inclusive no que se refere a pontualidade”, denuncia o parlamentar, para quem “falar de conforto nestes transportes é até burlesco”.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 07:50h
Por omissão de dados

TRF multa WhatsApp e Facebook por descumprimento de decisões judiciais

 

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) multou o Facebook e o WhatsApp em R$ 23 milhões por descumprimento de decisões judiciais. As representações no Brasil de ambas as plataformas, controladas pelo conglomerado Facebook, desrespeitaram uma ordem da 1a Vara Federal de Umuarama (PR), que impôs sanção de R$ 2 bilhões às empresas. (Foto ilustração)

A decisão veio após as duas redes sociais se negarem a fornecer dados sigilosos e a interceptar comunicações em contas investigadas na Operação Malote, da Polícia Federal (PF). A turma do TRF4 que avaliou o caso considerou o valor alto e fixou novo montante.

Entenda

A operação foi deflagrada em 2017 e investigou uma rede de narcotraficantes sediada na cidade paranaense. Como parte das investigações, a PF solicitou ao Judiciário a quebra do sigilo de dados e a interceptação das comunicações realizada por meio do WhatsApp dos suspeitos de integrarem a organização criminosa.

Como as empresas não cumpriram as ordens judiciais, a PF requereu que fossem impostas multas, com o bloqueio de valores pelo sistema do Banco Central do Brasil (Bacenjud).

A 1a Vara da Justiça Federal de Umuarama condenou o Facebook e o WhatsApp aplicando multa de R$ 2 bilhões. O Whatsapp argumentou que não teria condições técnicas de cumprir a de...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 07:29h
Feira de Santana

Justiça determina que Município ofereça consultas com reumatologista pelo SUS

 
Foto Reprodução

A pedido do Ministério Público estadual, a Justiça determinou que o Município de Feira de Santana ofereça consultas com médico reumatologista na rede municipal de saúde, no prazo de trinta dias. Segundo o promotor de Justiça Audo Silva Rodrigues, autor da ação civil pública, a inexistência de oferta dessas consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Feira de Santana desampara a população assistida nos 126 municípios abrangidos pela pactuação regional. “A ausência de reumatologista impossibilita a realização de diagnósticos e procedimentos cirúrgicos indispensáveis ao adequado tratamento de patologias, ocasionando graves riscos à saúde de pacientes usuários do SUS”, destacou o promotor de Justiça. A decisão foi assinada pelo juiz Roque Ruy Barbosa de Araújo no dia 19 de junho. Na ação, o promotor de Justiça Audo Rodrigues destacou ainda que, antes do processo judicial, entrou em contato com o Município de Feira, que não sinalizou qualquer ação no sentido de efetivar a contratação dos profissionais. (MP-BA/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 07:13h
Ponto de vista

Shopping Popular era para tirar camelôs do centro da cidade

 

A proposta inicial do Shopping Popular em Feira de Santana, que sempre foi ter 1.800 boxes, como foi divulgado na imprensa pelos dirigentes da PPP (Parceria Publica Privada), era para atender os ambulantes da economia informal, estabelecidos no centro da cidade e com isso retirar os camelôs do centro comercial. O projeto politicamente correto visa fluir o comércio formal e limpar as calçadas, proposta dos comerciantes. O problema é que apareceu espaço para mais 1,2 mil lojas, que não são destinadas para o mercado informal, mas para empresários que desejam se estabelecer no local. Será desigual ter um ambulante disputando espaço com empresários estabelecidos no Shopping Popular de Feira de Santana. Portanto, se resolve o problema de espaço no centro da cidade, deixa esses camelôs ou ambulantes, como queiram, à mercê de um capital competitivo e com lastro, numa disputa desigual. Sem perder de vista que esses camelôs, se não conseguirem vender seus produtos, podem retornar ao centro da cidade, colocando por terra o objetivo inicial, que é manter esse segmento informal em um local único. Não custa lembrar que esse tipo de comércio está sempre aonde há circulação de pessoas. É preciso que se tenha as garantias que esses 1.800 ambulantes terão preservados seu comércio, com respeito àqueles que estão trabalhando atualmente no centro da cidade e acreditam na proposta da PPP. Segundo, que se abrirem espaços tem que ser para lojas âncoras, como agências bancárias, que visam dar suporte à estrutura do comé...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 07:00h
Feira de Santana

Rafael Cordeiro deixa cargo na Prefeitura e é substituído pelo presidente da OAB

 

O advogado Rafael Cordeiro, que é pré-candidato a prefeito, desde o dia 21 de junho não é mais coordenador de Projetos Especiais Nível I, no Gabinete do prefeito Colbert Martins. Assumiu o cargo o presidente da subseção da OAB Feira de Santana Marcus Carvalhal, que era diretor de Regulação Jurídica da Diretoria Executiva da ARFES – Agência Reguladora de Feira de Santana. (Foto ilustração: Rafael Cordeiro e Marcus Carvalhal)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 06:52h
Aniversariante do Dia

Ex-vereador e radialista Jorge Oliveira em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 06:49h
Congresso Nacional

Senado pode propor PEC da reeleição no legislativo sem limitação

 

Um grupo de parlamentares avalia a possibilidade de apresentar uma PEC para permitir reeleições ao comando do Legislativo, sem limitação. A proposta pode sair do Senado Federal.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 06:46h
Feira de Santana

Com quem Zé Neto vai no primeiro momento para a disputa em 2020

 

Disposto a ir mais uma vez à disputa eleitoral em 2020 para prefeito de Feira de Santana, uma pergunta a ser feita é quem serão os aliados de Zé Neto (PT-foto ilustração) no primeiro momento. O deputado federal tem dito que será construído ao longo do tempo. E que pretende conversar com todo mundo.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 06:36h
Feira de Santana

Radialista Lúcio Moura, 14 anos de programa Voz dos Municípios

 

No dia de hoje (26) o radialista Lucio Moura completa 14 anos de programa Voz dos Municípios. Sempre aos domingos a partir das 13h a Voz dos Municípios é transmitido pela rádio Sociedade News FM de Feira de Santana. A redação do site Bahia na Política parabeniza o comunicador e colocaborador deste veiculo de informação política. 
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 06:24h
Duplicação da BA 502

Targino Machado: "Já fiz 11 indicações aos governadores Jaques Wagner e Rui Costa"

 
Deputado estadual Targino Machado (DEM - Líder da Oposição na AL-BA)

Deputado estadual Targino Machado (DEM - Líder da Oposição na AL-BA)

“Já fiz 11 indicações aos governadores Jaques Wagner e Rui Costa. Nos próximos dias, farei outra indicação, inclusive com as imagens e notícias da tragédia previamente anunciada pela inação dos governos estaduais. Sequer acostamentos para fugas dos carros não existem. Absurdo”, disse Tragino Machado (DEM) indignado em razão do acidente que vitimou 8 pessoas na BA 502, quinta-feira (20), trecho que liga Feira de Santana a São Gonçalo dos Campos.

A duplicação deve atingir todo o trecho entre a BR-101 e Feira de Santana. Este trecho é muito mais movimentado que a continuação desta mesma rodovia conhecida como “Estrada do Feijão”, que o governo estuda privatizar.

O povo pede socorro. Quanto vale as vidas perdidas? Quantos filhos precisarão ainda serem pranteados pelos pais por causa deste absurdo? Não estamos pedindo favor, somente responsabilidade com as nossas vidas e com os nossos impostos. Enquanto a duplicação não chega, Deus nos abençoe e proteja, declarou Targino Machado.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 06:21h
Feira de Santana

Professor da Uefs lança livro nesta quarta no Cuca

 

O professor de História Antiga e Medieval da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Brian Gordon Kibuuka (foto) lança o livro “Prefácio ao Antigo Testamento – Uma perspectiva cristã”.

A obra será lançada em noite de autógrafos no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), nesta quarta-feira (26), a partir das 19 horas, aberta ao público em geral.

Kibuuka é doutorando em História Social na Universidade Federal Fluminense (RJ) e tem notável experiência com os temas gênero, violência e discurso na Antiguidade, especialmente no Teatro Grego e no Novo Testamento. (Elsimar Pondé)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Iau - cavalgada
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2019

2018

2017

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia