Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você daria um Título de Cidadão a Jair Bolsonaro?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima

Retomando as entrevistas com lideranças políticas e de destaque no Município ou de projeção em níveis estadual e nacional, estamos nesse mês com o químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima. Natural de Feira de Santana, 59 anos, casado, pais de dois filhos, nível superior, católico, pensa em ser candidato a prefeito em 2020. Foi uma conversa com o próprio diretor do site Bahia na Política, Jair Onofre, de pouco mais de duas horas. Ainda sem partido, diz que está analisando uma legenda. Já conversou com vários dirigentes e seu principal problema nesse momento é ter uma plataforma política administrativa para discutir com a sociedade. Veja a seguir:

O senhor sempre viveu Feira de Santana, participando das atividades seja da área administrativa ou política. Afinal, quem é Hamilton Ramos?

Hamilton é um camarada que procura ser o mais correto possível, sempre imaginou galgar profissionalmente um bom lugar na sociedade feirense e por ironia do destino, para não cumprir horário na Prefeitura, eu entrei no sindicato, mas nunca tive isso como profissão. Gosto da área de sindicato, gosto de atender o público, de resolver os problemas das pessoas, mas sou muito apaixonado mesmo é pela área de Química, onde presto serviço a várias empresas em Feira de Santana. Uma área não atrapalha a outra. Sou consultor de empresas, eu agradeço a Deus todo dia por ter batalhado muito e ter tido vários perfis, várias profissões e me dedicado ao meu trabalho. Tem muitos anos que eu pude tirar 15 dias de férias, porque quando eu me livro de uma atividade, não tenho como me afastar da outra. Eu continuo batalhando, continuo prestando meus serviços da melhor maneira possível e, profissionalmente falando, onde as empresas me requisitam eu estou sempre à disposição para prestar o melhor serviço possível.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 06:02h
Composição com o DEM

PSL pode ter em Feira o mesmo destino de Salvador

 

O PSL que ameaça lançar candidatura de prefeito em Feira de Santana, pode ter o mesmo fim do partido em Salvador. Ser um aliado do DEM em 2020. É esperar pra ver...
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 05:59h
Balanço

Governo Federal deve chegar aos seis meses com economia pífia

 

Após seis meses de governo, a letargia econômica tem incomodado os próprios aliados do presidente Jair Bolsonaro, já que o desemprego não diminui, a indústria está estagnada, o dólar permanece em alta e o PIB com previsão pífia para 2019, até aqui com 0,87% de crescimento.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 05:52h
Feira de Santana

Senador Otto Alencar deverá receber Comenda Maria Quitéria

 

Deverá tramitar no início do segundo semestre, na Câmara Municipal de Feira de Santana, Decreto Legislativo que concede a Comenda Maria Quitéria ao senador Otto Alencar (PSD - foto ilustração). É autor da proposta o vereador Zé Filé (PROS).
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 05:49h
Câmara Feira de Santana

Hoje é a última sessão do semestre e volta só em agosto

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana entra em recesso hoje (26), só retornando dia 1º de agosto. Não deixa de ser uma trégua entre o Executivo e Legislativo. Câmara funcionando sempre tem surpresas. (Foto ilustração: Plenário da Câmara Municipal)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 05:46h
Troca de mensagens

MBL quer manifestantes em ato pró-Moro domingo

 

O MBL estar chamando manifestantes para atos pró-Moro no próximo domingo (30) não deixa de ser um teste para os bolsonaristas, que estão à frente do movimento. A troca de mensagens entre o ex-juiz e procuradores, revelada pelo site The Intercept Brasil, é o estopim do movimento.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 05:42h
Feira de Santana

Borges Júnior vai à Câmara nesta quarta-feira para reunião fechada

 

O líder do Governo, vereador Marcos Lima (Patriota), informou que nesta quarta-feira (26), o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior (foto ilustração), estará na Câmara Municipal de Feira de Santana para esclarecer dúvidas a respeito da construção do Shopping Popular. O secretário falará de forma fechada, na sala de reuniões, apenas com vereadores, no horário em que estaria ocorrendo o grande expediente. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 05:40h
Críticas

Zé Filé diz que empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida são obras condenadas

 

O vereador Zé Filé (PROS) fez duras críticas à estrutura dos empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida, durante discurso nesta terça-feira (25), na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana. “Pelo menos 50% são condenados a cair. Quem viver, verá. São obras provisórias, mal feitas, não têm segurança nenhuma e não há nenhuma fiscalização”, afirmou o vereador, que pedi mais atenção por parte da Prefeitura. “Quando tiver um acidente e morrer mais gente, aí vamos lamentar”, disse. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 05:37h
Feira de Santana

Tourinho cobra Audiência Pública sobre Shopping Popular

 

O vereador Roberto Tourinho (PV-foto ilustração) afirmou que não se opõe à ida do secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, à Câmara Municipal, nesta quarta-feira (26). No entanto, destacou a necessidade de uma Audiência Pública, para que o assunto possa ser debatido de forma mais ampla e aberta. Tourinho informou que os questionamentos apresentados pela Aspra, através do advogado Hércules Oliveira, serão transformados em requerimentos.

“O que a população de Feira de Santana quer saber é quantos boxes serão feitos, quantos ambulantes existem nas ruas, essa conversa de 30 lojas âncoras não existem em lugar nenhum. Este Elias do Shopping Popular é um malandro, acostumado com malandragens no país inteiro”, disparou o vereador, acrescentando que o empresário é réu em ações do Ministério Público ou de entidades. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 05:34h
Feira de Santana

Cadmiel destaca Semana do Homem do Campo em Feira

 

O vereador Cadmiel Pereira (PSC) destacou a necessidade de valorizar o homem do campo e lembrou que há uma lei de sua autoria que cria a Semana do Homem do Campo, em Feira de Santana. “Através da economia familiar vamos valorizar a história da nossa cidade, do comércio dos produtos que eram em mercados livres e depois seguiam para o Centro de Abastecimento. Feira começou com o comércio de toda a região que vinha aqui para ser vendido e ainda temos essa cultura. Precisamos assegurar a vida do homem do campo”, defendeu. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2019 05:30h
Feira de Santana

Nery defende aumento do subsídio dos vereadores

 

O vereador Alberto Nery (PT - foto ilustração), assim como o presidente do Legislativo, José Carneiro Rocha (PSDB), defenderam o projeto de autoria da Mesa Diretiva, que reajusta os subsídios do prefeito para R$26.723,13, enquanto vice-prefeito, vereadores e secretários receberão R$18.991,69.

A proposta foi aprovada por unanimidade dos presentes, nesta terça-feira (25). “Não faço parte de nenhuma quadrilha, não faço parte de corrupção, eu defendo que os vereadores tenham uma remuneração justa. Pelo trabalho que prestamos temos que ser remunerados”, disse, Alberto Nery, lembrando que muitas vezes, acaba sendo inevitável que os vereadores façam ações sociais com seus próprios salários. Já o presidente da Câmara, José Carneiro (PSDB), disse que nenhum vereador receberá um centavo a mais do que vem recebendo até o último dia do seu mandato. Só lembrando, o reajuste é válido para a próxima legislatura. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 17:10h
Senado Federal

Especialistas defendem mais rigor na legislação que protege animais

 

O Brasil é detentor de 20% de todas as espécies de animais do mundo. Ao mesmo tempo, integra o ranking dos países com maior número de espécies ameaçadas de extinção. O alerta foi feito nesta terça-feira (25) por participantes de uma audiência pública da Comissão de Meio Ambiente (CMA). Eles pediram mais rigor na legislação e nas ações de proteção aos animais. (Foto ilustração)

Os impactos silenciosos diários que esses bichos sofrem, principalmente nas rodovias nacionais, foram destacados pela diretora da ViaFauna Consultoria Ambiental, Fernanda Abra. Ela expressou preocupação com o alto número de atropelamentos e mortes das espécies e com os problemas causados pelas barreiras de bloqueio, que impedem os animais de fazer a travessia em busca de alimentos e procriação, por exemplo.

A especialista afirmou que a questão requer medidas protetivas urgentes e garantiu que as soluções para a conservação dessa biodiversidade são ações simples, eficazes e baratas. Entre elas, mais investimentos em pesquisas transdisciplinares e o fortalecimento do quesito “ecologia de estradas” para o licenciamento ambiental.

— Precisamos de rodovias mais sustentáveis, inovações tecnológicas e de uma visão integrada de todos os grupos de trabalho que acompanham esse processo. Eu gostaria que todos saíssem daqui certos de que h&aa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 16:40h
Câmara Federal

Projeto facilita troca de passagens aéreas compradas em agências de turismo

 

O Projeto de Lei 2065/19 acaba com a obrigatoriedade da intermediação das agências de turismo nos casos de alteração ou cancelamento de passagens aéreas compradas nessas agências. A proposta, do deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE - foto), tramita na Câmara dos Deputados.

“Tal prática gera imensos transtornos aos passageiros que estão em viagem para localidades distantes da área de atuação da empresa de turismo. Em casos de imprevistos em fins de semana e feriados ou em viagens ao exterior, as dificuldades de contato com a empresa de turismo colocam o consumidor em situações de vulnerabilidade que poderiam ser evitadas se lhe fosse franqueada a comunicação imediata com as empresas aéreas”, defende o parlamentar.

O projeto estabelece como nulas as cláusulas contratuais que obriguem o consumidor a utilizar exclusivamente as agências de turismo para efetuar a alteração ou o cancelamento de passagens aéreas.

Por outro lado, segundo o texto, as companhias aéreas ficam obrigadas a oferecer aos consumidores que comprarem passagens em agências as mesmas condições e os mesmos canais de atendimento dispensados aos consumidores que adquirem os serviços diretamente.

De acordo com a proposta, a empresa que descumprir a medida será punida com base no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

Tramitaçã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 16:00h
Feira de Santana

Adelmário Coelho está entre as atrações do São Pedro que acontece em Humildes, Jaíba e Bonfim de Feira

 

Quem pensa que o Arraiá de Feira acabou está enganado. Passado o São João, a expectativa agora é o São Pedro, que será festejado nos distritos de Humildes, Jaíba e Bonfim de Feira, nos dias 28 e 29. Entre as atrações contratadas pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho, o veterano Adelmário Coelho (foto ilustração), o forró da banda Capim Molhado e o cantor Timbaúba.

O cantor Adelmário Coelho é uma das atrações mais esperadas em Humildes. Ele vai se apresentar no sábado. Enquanto isso, a cantora Rayane Martins abrirá a festa na sexta-feira. Na sequência subirá ao palco Forró do Tico, João Almeida e a banda Capim Molhado. No sábado, além do cantor Adelmário Coelho, a programação contará com as apresentações de Seu Ciço, Neném do Acordeom, Kixote e Naldinho e Leone.

No distrito de Jaíba, o São Pedro será animado na sexta-feira pela banda Raízes do Nordeste, Forró do Zé, Caciques do Nordeste, Cangaia de Jegue e Osnir. No segundo dia o cantor Jota Sobrinho será a primeira atração a subir ao palco. Logo depois será a vez de Sarakura, Trio Nordestino e Balão Beijo.

Já em Bonfim de Feiram a festa será aberta pelas seguintes atrações: HD. Com, Bié, Carlos Pinta, Lua Cheia e o cantor Sandro de Castro, que fechará a primeira noite. No sábado ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 15:20h
Preso em Curitiba

Gilmar Mendes propõe soltar Lula imediatamente

 

O ministro Gilmar Mendes informou que havia pedido o adiamento do habeas corpus, previsto para hoje, mas deu razão à defesa de Lula, que alega alongamento da prisão, decretada após a segunda instância. (Foto ilustração: Lula e Gilmar Mendes)

“Diante das razões que eu expus, e do congestionamento da pauta, havia indicado o adiamento. Tem razão o nobre advogado quando alega o alongamento desse período de prisão diante da sentença e condenação confirmada em segundo grau. Como temos toda a ordem de trabalho organizada, o que eu proponho é de fato conceder uma medida para que o paciente aguardasse em liberdade a nossa deliberação completa. Encaminharia nesse sentido, se o colegiado assim entendesse.”, disse Gilmar. (diariodopiaui)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 15:00h
Mercado internacional

Após 10 anos, porto de Ilhéus retoma exportação de madeira e manganês

 

O Porto de Ilhéus voltará a exportar manganês e madeira (eucalipto), segundo a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). As operações começam em julho, mas há um mês as cargas começaram a ser estocadas no terminal internacional, no Malhado. (Foto ilustração)

De acordo com a Codeba, 50 mil toneladas de madeira, provenientes de Minas Gerais, terão Portugal como destino, enquanto as 30 mil toneladas de manganês, extraídas em Coribe (BA), serão exportadas para a China. Para a retomada das operações com este tipo de carga, a Codeba assegurou isenção da taxa de armazenamento nas dependências do Porto ilheense, por 60 dias.

As isenções para estocagem no terminal do pátio, segundo o gerente do Porto de Ilhéus, Sérgio Figueiredo, valem para cargas provenientes de locais distantes a 400 quilômetros ou mais do terminal, que é o mais próximo para os exportadores de Minas e Bahia. O manganês baiano estava sendo exportado por Barcarena, no Pará, há cerca de 10 anos. O porto ilheense também não exportava eucalipto há cerca de 20 anos. (pimenta)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 14:30h
Gratificação pode chegar a R$ 900,00 dia

Publicada Portaria que regulamenta revisão de benefícios do INSS

 

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia publicou, hoje (25), no Diário Oficial da União, Portaria 617 regulamentando o Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade. (Foto ilustração)

Instituído pela Lei nº 13.846, de 18 de junho de 2019, o programa permitirá ao INSS acelerar a revisão de benefícios por incapacidade pagos a trabalhadores que não passam por perícia médica há mais de seis meses e que não têm previsão de retornar ao trabalho. Também poderão ser revistos outros benefícios de natureza previdenciária, assistencial, trabalhista ou tributária.

Assinada pelo secretário especial Rogério Marinho, a portaria disciplina o pagamento do Bônus de Desempenho Institucional por Perícia Médica em Benefícios por Incapacidade, gratificação que será paga aos peritos médicos federais que, voluntariamente, aderirem ao programa de revisão dos benefícios previdenciários e assistenciais. Para cada perícia médica extraordinária realizada no âmbito do programa, o profissional receberá R$ 61,72.

Os profissionais que aceitarem participar da iniciativa deverão periciar os beneficiários convocados pela Subsecretaria da Perícia Médica Federal, além de manter o fluxo de atendimento habitual, ou seja, deverão realizar um número de perícia...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 13:40h
Polo Rio Ventura

Petrobras inicia causa não vinculante em venda der campos terrestres na Bahia

 

A Petrobras informou nesta terça-feira que avançou para a chamada fase não vinculante do processo para a venda da totalidade de suas participações em oito concessões de exploração e produção terrestres na Bahia, conhecidas como Polo Rio Ventura. (Foto ilustração)

Em comunicado, a estatal afirmou que os interessados classificados para essa fase do processo receberão instruções sobre como elaborar e enviar as propostas pelos ativos.

As empresas interessadas na aquisição das concessões ainda poderão ter acesso a uma sala virtual de informações sobre o Polo Rio Ventura antes da apresentação das ofertas não vinculantes.

De acordo com a Petrobras, a operação está alinhada à sua busca por otimizar o portfólio e melhorar a alocação de capital, visando geração de valor para os acionistas.

O Polo Rio Ventura foi responsável pela produção de 1,5 mil bpd em petróleo e 43 mil m³/dia de gás no ano passado, segundo informação divulgada pela petroleira no início de junho, quando foi iniciado o processo para desinvestimento do ativo. (Por Luciano Costa/reuteres) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 13:16h
Feira de Santana

Bando do Cuca vai puxar o Bando Anunciador 2019

 

Pela primeira vez o Bando Anunciador, surgido em 1860 e revitalizado pela Uefs desde 2007, terá o cortejo puxado pelo “Bando do Cuca”, que reunirá servidores, professores e alunos da instituição, além de contar com a presença especial de rainhas de edições anteriores do evento.

A festa popular é composta por diversos bandos de bairros de Feira de Santana e outros foliões que percorrem as ruas do centro da cidade em um cortejo que encanta pela alegria e espontaneidade dos participantes.

Este ano o Bando Anunciador da Festa de Santana vai às ruas no dia 7 de julho, em um novo horário, às 6 horas, com saída do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), na rua Conselheiro Franco. (Elsimar Pondé)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 12:50h
Imbróglio do The Intercept

"Se anular não quer dizer que ele é inocente", diz Ciro sobre condenação de Lula

 

O ex-ministro e candidato derrotado à Presidência nas eleições de 2018, Ciro Gomes (PDT - foto), afirmou que embora haja a possibilidade de que as supostas conversas entre o ex-juiz Sérgio Moro e o procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, levem à anulação da condenação do ex-presidente Lula, esse desfecho não significa que ele seja inocente. A declaração foi dada em entrevista ao programa Morning Show da rádio Jovem Pan, hoje (25).

“Quer dizer que o processo todo é rasgado, menos a denúncia. Porque se anular não quer dizer que ele é inocente”, afirmou.

Sobre o adiamento do julgamento de um habeas corpus da defesa de Lula pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), Ciro disse acreditar que a Corte vai "empurrar isso aí com a barriga esperando ver a qualidade das novas informações que vem por aí". “Aí vai esperar a condenação do Lula no outro processo”, avaliou. (m1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 11:40h
Câmara Federal

Comissão na Câmara retoma debate do parecer da reforma da Previdência

 

A comissão especial da reforma da Previdência (PEC 6/19) na Câmara dos Deputados entrou hoje (25) no terceiro dia de discussões do parecer do relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP - foto). Na semana passada, em dois dias de debates, 75 deputados foram ouvidos. Ainda há 77 parlamentares inscritos para discutir o relatório.

O presidente da comissão, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), disse que espera encerrar a discussão do texto ainda hoje. Segundo Ramos, após o encerramento da fase de debates, o relator irá apresentar um voto complementar com algumas alterações ao seu texto. Assim, explica o deputado, será necessário abrir prazo para apresentação dos destaques dos parlamentares com sugestões de mudanças na matéria.

“Os destaques dar-se-ão não mais sobre o texto original, mas sobre o voto complementar. E aí sim a gente iniciaria o processo de votação. Não necessariamente a votação vai durar um dia só, já que vamos ter muitos destaques e vamos ter a oposição em obstrução”.

Perguntado se o parecer poderá ser votado ainda esta semana na comissão, Ramos não quis informar uma data. “Vamos esperar o desenrolar dos trabalhos durante esta semana”.

Após a votação do relatório na comissão especial, o texto será apreciado no plenário da Câmara e prec...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 11:20h
Santo Antônio da Platina (PR)

Vereadores reajustam salários de R$ 998 para R$ 4.251 e deixam a Câmara escoltados pela PM

 

Os vereadores de Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro do Paraná, aprovaram em primeiro turno na noite desta segunda-feira (24) um projeto que aumenta os próprios salários de R$ 998 para R$ 4.251. (Foto ilustração)

A votação, que terminou em 5 a 4, precisou do voto de desempate do presidente da Casa. A discussão do projeto em segundo turno está marcada para quinta-feira (27), às 13h30. Se aprovado, o aumento passa a valer em 2021.

Moradores lotaram a Câmara nesta segunda. Vereadores favoráveis ao aumento de salário saíram escoltados pela Polícia Militar (PM).

Outro projeto criticado por parte da população, que prevê o aumento de vagas na Câmara de nove para 13, seria discutido nesta segunda, mas foi retirado de pauta. (Por Fábio Silveira, RPC Londrina e G1 PR)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 11:00h
Distrito Federal

Com ataques a Moro, procurador do DF passa a ser cotado para o STF

 

Desde que o presidente Jair Bolsonaro sinalizou que gostaria de indicar um evangélico para a próxima vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), teve início uma bolsa de apostas sobre quem poderia ser o escolhido, ou a escolhida. O nome mais forte sempre foi o do ex-juiz Sérgio Moro, mas as circunstâncias atuais podem dificultar esse projeto.

No Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), há um integrante cotado: o ex-procurador-geral de Justiça do DF José Eduardo Sabo Paes (foto ilustração). Especialista em terceiro setor, com várias obras publicadas, ele conversou sobre o assunto com alguns interlocutores.

Sabo tentou migrar para o Judiciário, como o colega e amigo Rogério Schietti, ex-procurador que hoje é ministro do Superior Tribunal de Justiça. Sabo concorreu à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do DF e também de ministro do STJ. Ele é bem relacionado, sereno e equilibrado. Discreto. (Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos/CB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 10:39h
Aos 76 anos

Morre ex-vereador Ivan de Miranda Kruschewsly

 
Foto Ascom

Morreu, na madrugada desta terça-feira (25), aos 76 anos, o ex-vereador de Feira de Santana Ivan de Miranda Kruschewsly. O político faleceu no Incardio e será sepultado às 16 horas. Natural de Coaraci, Kruschewsly recebeu em 2018 o Título de Cidadão Feirense atendendo a decreto legislativo de autoria do vereador Lulinha (DEM).

Kruschewsly exerceu funções de Conselheiro da Santa Casa de Misericórdia, da AFAS – Associação Feirense de Assistência Social, sendo responsável pela construção do abrigo para idosos. Além de vereador, foi delegado do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) e tem participação marcante na história do Rotary Club de Feira de Santana. (Daniela Oliveira/ Foto Ascom)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 10:31h
Vitória da Conquista

Herzem revela que recebeu convite de Bruno Reis para se filiar ao DEM, mas rejeitou

 

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (foto ilustração), revelou que recebeu convite do vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), para se filiar ao DEM, mas rejeitou e decidiu permanecer no MDB.

"Bruno me convidou para ir para o DEM. E eu convidei ele para ir ao MDB", declarou, em entrevista à Rádio Bandeirantes de Vitória da Conquista e divulgada no Blog do Anderson.

Sobre a empresária Ana Sheila Lemos Andrade, filha da vice-prefeita Irma Lemos Santos Andrade, ser sua vice na chapa à reeleição, Herzem desconversou. "É um grande nome, mas eu preferia não falar agora, porque está cedo”, pontuou. (BN) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 10:23h
"Só o povo pode melhorar o Brasil"

"Os políticos são nossos empregados", diz o cantor Jorge Vercillo

 

O cantor Jorge Vercillo, que está em turnê nacional com o espetáculo “Nas Minhas Mãos”, tem aproveitado as apresentações para estimular o debate sobre cidadania e a importância da participação popular na vida política do país. “Cidadania é você entender que não é o dono da verdade”, afirma. Para ele, a população também precisa ter ciência de que os políticos são seus empregados. (Foto ilustração)

Vercillo conversou com a jornalista Roseann Kennedy, no programa Impressões, da TV Brasil, que vai ao ar nesta terça-feira (25), às 23h. Ele deixou claro que, muito além da carreira artística, queria falar sobre o clima hostil nas redes sociais, a polarização partidária e os processos de mudança no país. “Eu tô falando muito nisso, nas entrevistas e nos shows, porque é onde eu posso ajudar”.

No novo álbum, o artista gravou a música Garra, em parceria com o jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho. A letra fala de corrupção, do jogo sujo de quem governa em causa própria e diz que isso tem de acabar. A dobradinha repercutiu nas redes sociais. “Nas minhas redes eu aprendo muito, mas sem agressividade. Vamos trocar informação. Senão, tanta gente inteligente fica sendo mais burra do que um animal, que é muito mais inteligente”, comparou.

Jorge Vercillo ressaltou que ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 10:14h
Custo de vida

Prévia da inflação é de 0,06%, menor taxa para o mês em 13 anos

 

A prévia da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), ficou em 0,06% em junho. A taxa é inferior ao 0,35% de maio e é a menor para o mês de junho desde 2006 (-0,15%). O dado foi divulgado hoje (25), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (Foto ilustração)

Com o resultado da prévia, o IPCA-15 acumula inflação de 1,13% no trimestre, de 2,33% no ano e de 3,84% em 12 meses.

A desaceleração da inflação foi provocada principalmente pela queda de preços (deflação) de 0,64% dos alimentos.

Queda

Entre os itens com maior queda de preços, destacam-se o feijão-carioca (-14,99%), tomate (-13,43%), feijão-mulatinho (-11,48%), batata-inglesa (-11,30%), feijão-preto (-8,84%) e frutas (-5,25%).

A alimentação fora de casa também teve deflação (-0,33%).

A queda de preços de 0,67% dos combustíveis também teve impacto no recuo da taxa do IPCA-15. A gasolina, que havia tido inflação de 3,29% em maio, acusou uma alta de preços de apenas 0,10% em junho. Já o etanol registrou deflação de 4,57%.

Apesar disso, os transportes registraram inflação de 0,25% por conta da alta de 18,98% nos preços das...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 10:02h
Feira de Santana

Procon de Feira realiza fiscalização em postos de combustíveis

 

Fiscais da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Feira de Santana (Procon/FSA) - autarquia da Prefeitura - estiveram em postos de combustíveis na sexta-feira, 21, a fim de realizar testes de qualidade da gasolina, do diesel e do álcool. (Foto ilustração)

Além disso, foi feita a aferição na bomba com o intuito de verificar se a quantidade do combustível que está entrando no tanque do veículo é a mesma que está marcando na bomba.

De acordo com o chefe de Fiscalização do Procon, Alexandre Simas, as fiscalizações em postos de combustíveis são rotineiras, seguindo a linha de trabalho do Governo do prefeito Colbert Martins Filho. “Caso algum destes testes apresente alteração será emitido um auto de constatação e a ANP (Agência Nacional do Petróleo) será comunicada”, afirma.

Ele explica é um direito do consumidor solicitar a realização desses testes. As lojas de conveniências também são fiscalizadas pelo órgão. O objetivo é verificar se os produtos que estão colocados à venda estão dentro do prazo de validade. Dados do Procon apontam que há entre 90 a 95 postos na cidade. (Secom/Fsa)  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 09:44h
Norte da Bahia

IFBA de Juazeiro realiza consulta pública para implantação de novo curso superior

 

O campus Juazeiro do Instituto Federal de Educação da Bahia (IFBA) está realizando consulta pública, através de questionário online, para definir a futura implantação de curso Superior do Campus. A consulta segue até o dia 19 de Julho e pode ser acessada. (Foto iludstração)

A pesquisa tem por objetivo verificar a demanda da sociedade para a futura implantação de curso superior no Campus. Os participantes poderão votar entre os cursos de Tecnologia em Logística e Tecnologia em Processos Gerenciais, como também o turno de interesse.

Após a consulta e definição do perfil do curso, a equipe responsável irá elaborar projeto pedagógico, analisando as disciplinas e suas ementas, para, a partir disso, submetê-lo a instâncias deliberativas (PROEN, Reitoria e Consup) para futura aprovação e autorização de funcionamento. (carlosbritto)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 09:31h
Sul da Bahia

Viva Ilhéus entra oficialmente para o calendário junino baiano

 

Ilhéus não teve festejos oficiais de São João. No entanto, o Viva Ilhéus entra oficialmente no calendário junino do estado, pois, as festividades do São Pedro coincidirão com as comemorações alusivas aos 485 anos de fundação e 138 anos de elevação à categoria de cidade. O município, em parceria com a Bahiatursa e Rede Bahia está ultimando uma grade de shows e eventos culturais que marcarão as comemorações, que acontecem entre os dias 27, 28 e 29 de junho, a partir das 16h, na Avenida Soares Lopes, no centro.(Foto ilustração)

A proposta deste ano é o resgate das tradições juninas e principalmente apresentar à Bahia um novo roteiro turístico de época, já que Ilhéus integra o Mapa do Turismo Brasileiro pelo Ministério do Turismo. Confirmado, o cantor Bell Marques é a atração principal, seguido de Lauana Prado, Anna Catarina e Edu e Maraial. O evento, que tem 12 horas de programação diária, se tornou uma marca da gestão municipal, e destaques na movimentação do turismo e da economia local.

Outros nomes de sucesso nacional e regional confirmaram presença como Lauana Prado, Anna Catarina, Edu e Maraial, Boteco das Amigas, Raneychas, e mais, Parangolé, Trio da Huanna, Dimitre Lorran, Boyzinho, DJ, Pancadeixxoon, Xote Apimentado, Pipoco do Trovão e Top Gan. No espaço, completa infraestrutura denominada “Vila Junina” que vai abrigar pa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 09:27h
Pedido de informações

Aspra questiona sobre dúvidas envolvendo shopping popular

 
Foto Daniela Oliveira

A Associação dos Praças, Policiais e Bombeiros Militares (Aspra) usou a tribuna livre da Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta terça-feira (25), para através da fala do advogado Hércules Oliveira trazer à tona dúvidas envolvendo a licitação do shopping popular que está divergente do que vem sendo construído.

“Surgiram diversas dúvidas que nos levou a pedir informações à Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, o Departamento de Licitação e Secretaria de Administração do Município para que as dúvidas sejam esclarecidas. A área cedida inicialmente nos parece que foi ampliada. Se houve ampliação existiu aditivo para que isso ocorresse? Se houve ampliação da área cedida, houve ampliação do valor econômico pelo Município e pela iniciativa privada? Pode o concessionário trazer nossos empreendedores para dentro da unidade além dos 1800 inicialmente cadastrados pelo Município? A licitação não fala sobre isso. Se a lei criada e a licitação diz que ali tinha um nome, pode ser modificado? 16 pontos de dúvidas sobre este fato shopping popular de Feira de Santana”, informou.

O advogado deixou claro que ainda não tomará medidas legais, mas que busca essas informações que até o momento não foram respondidas. (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 09:19h
Economia

Em ata, BC prevê que PIB deve ficar próximo da estabilidade no 2º trimestre

 

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) avaliou que a interrupção da recuperação da economia brasileira nos últimos trimestres é “nítida” quando se analisa um período mais longo de tempo, e que a perda de ímpeto deverá levar a economia a flertar com estagnação no segundo trimestre de 2019.

“Após leve recuo no primeiro trimestre de 2019, em decorrência dessa perda de dinamismo e de alguns choques pontuais, o Produto Interno Bruto (PIB) deve apresentar desempenho próximo da estabilidade no segundo trimestre”, avaliou o Copom na ata da sua última reunião, na semana passada, quando o colegiado deixou a Selic em 6,50% ao ano.

Na ata, o Copom reconheceu a melhora do balanço de riscos para a inflação entre o começo de maio e meados de junho, mas ainda apontou riscos do lado da agenda de reformas, classificados pelo colegiado como “preponderantes”. Com isso, “a evolução do cenário básico e do balanço de riscos prescreve manutenção da taxa Selic no nível vigente”.

O Copom voltou a destacar a importância de reformas econômicas para “consolidação do cenário benigno para a inflação prospectiva” e disse que as reformas ajudam a reduzir incertezas, estimulando o investimento privado num contexto de ambiente fiscal limitado para investimentos públicos. (Por José de Castro/Reu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 09:00h
Agronegócio

Preços firmes no mercado de suíno

 

Mesmo com a segunda quinzena do mês, época que tipicamente o consumo tende a cair em função da descapitalização da população, as cotações do suíno seguem com preços firmes. (Foto ilustração)

No atacado, em sete dias, o preço da carcaça suína subiu 3,8% e o produto está cotado em R$8,20/kg.

Nas granjas paulistas a valorização no mesmo período foi de 5,1%. O animal terminado está cotado em R$103,00/@, aumento de R$5,00 por arroba na comparação semanal.

Na comparação anual, nas granjas paulistas e no atacado, as valorizações foram de 51,5% e 49,1%, respectivamente.

Lembrando que em junho de 2018 a greve dos caminhoneiros estava prejudicando o fornecimento da mercadoria, o que gerou valorizações para o suíno. Ou seja, se não fosse a greve, as variações poderiam ser ainda maiores.

As exportações, que seguem em bom ritmo, dão sustentação aos preços no mercado interno. Até a segunda semana de junho, o volume exportado de carne suína in natura foi de 2,7 mil toneladas diárias. O volume é 85,9% maior que o exportado em junho de 2018 e está nos mesmos patamares que o exportado em maio último.

Se as embarcações continuarem nesse ritmo, até o final do mê...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 08:47h
De olho no Palácio de Ondina

Rodrigues afirma que está "à disposição" para disputar governo em 2022

 

O secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT - foto), disse que seu nome está à disposição para uma eventual disputa para a sucessão do governador Rui Costa (PT) nas eleições de 2022.

O petista tem sido apontado nos bastidores como provável candidato de Rui no pleito.

“Então, estou dentro do projeto, e a missão que vier, a gente vai ter que lidar. Quem está no exército é para isso. Eu não sei o que me aguarda. Eu sei o que está na minha mão é que essa missão [da Secretaria da Educação]. Estou com o nome à disposição, mas nós estamos agora com a missão de não desistir dos estudantes. A gente não vai desistir de nenhum estudante. Nós não vamos desistir da Educação”, avaliou em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia. (bahia.ba)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 08:40h
Financiamento estudantil

Fies do segundo semestre de 2019 abre inscrições nesta terça

 

Começa nesta terça-feira (25) o período de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2019. O programa oferece financiamento para estudantes pagarem cursos de graduação em universidades privadas. O prazo para se candidatar é 1º de julho. (Foto ilustração)

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), serão oferecidos 150 mil contratos, dos quais 50 mil terão juro zero.

Na modalidade "Fies", são oferecidas vagas com juro zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos.

Já a modalidade "P-Fies" se destina a estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Eles podem receber um empréstimo a juros relativamente baixos, variando de acordo com o banco que atua como agente financeiro.

As inscrições são feitas pela internet no endereço: http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br. Basta inserir CPF, data de nascimento, o código de verificação que aparece na tela e, se o candidato tiver tirado uma nota suficiente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pode dar continuidade à inscrição.

Para participar, o estudante tem de ter feito o Enem a partir de 2010, não pode ter zerado a redação e tem de ter feito pontuaçã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 08:37h
Educação

Pesquisa: número de jovens no ensino médio aumenta 61% em 6 anos

 
Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

O número de jovens de 15 a 17 anos cursando o ensino médio aumentou de 61% em 2012 para 68,7% em 2018. O percentual de jovens nessa faixa etária que frequentam a escola também vem crescendo e chegou a 91,5% em 2018. Os dados estão no Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019, divulgado hoje (25) pelo movimento Todos pela Educação em parceira com a Editora Moderna e traz dados organizados de acordo com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

“É uma avanço estatisticamente significante, mas um avanço ainda tímido. O modelo que temos acaba fazendo com que adolescentes e jovens saiam da escola e, mesmo os que frequentam a escola, não veem um ambiente atrativo para seguir e encaixar a ideia de escolarização do ensino médio nos seus projetos de vida”, disse o coordenador de projetos do Todos pela Educação, Caio Callegari.

A conclusão do ensino médio na idade adequada ainda é um desafio, como mostram os dados do relatório. Em 2018, apenas 63,6% dos jovens de 19 anos matriculados concluíram o ensino médio. Em 2012, 51,7% dos jovens de 19 anos haviam concluído essa etapa do ensino. (Agência Brasil/ Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 08:21h
Economia

Governo diz que até 2021 venderá 44 aeroportos

 
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O governo quer repassar todos os aeroportos da Infraero para a iniciativa privada até 2021, inclusive Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, informou na última segunda, 24, o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Segundo ele, o Brasil está na mira dos investidores estrangeiros e a abertura do setor de aviação para o capital estrangeiro, já aprovada pelo Congresso, vai ajudar a fazer crescer o setor.

"Já fizemos 12 leilões de aeroportos. Houve interesse da iniciativa privada. Em outubro, vamos leiloar 22 aeroportos. E depois outro leilão de mais 22 aeroportos, incluindo Santos Dumont e Congonhas. Será até o fim de 2021, ou no mais tardar no início de 2022. Mas a ideia é passar tudo para a iniciativa privada até 2021", disse Freitas em evento promovido pela Lide, Conselho de Líderes Empresariais, no Rio de Janeiro.

O ministro avaliou que a abertura do mercado de aviação para empresas estrangeiras ajuda a criar concorrência também para os aeroportos. "Tivemos uma vitória que vai impulsionar o mercado de aviação que é o capital estrangeiro. Depois da Air Europa, tem mais três ou quatro empresas estrangeiras interessadas em vir para o Brasil", afirmou o ministro, explicando que a Infraero passará a se dedicar aos voos regionais.

A maior dificuldade apontada pelos investidores, segundo Freitas, é o ambiente regulatório brasileiro, altamente complexo, e o preço do comb...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 08:15h
Política

Barroso suspende MP que transferiu demarcação de terras indígenas para Agricultura

 
Foto Ailton de Freitas

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta segunda-feira (24) o trecho da medida provisória (MP) editada pelo presidente Jair Bolsonaro que transferiu a demarcação de terras indígenas para o Ministério da Agricultura.

Com a decisão, a demarcação volta a ser responsabilidade da Fundação Nacional do Índio (Funai), vinculada ao Ministério da Justiça.

A decisão de Barroso é liminar (provisória) e ainda terá de ser analisada definitivamente pelo STF. O ministro já pediu para o caso ser analisado com urgência.

Procurada, a assessoria de imprensa da Presidência informou que não comentará o assunto. A Advocacia-Geral da União, por sua vez, divulgou a seguinte resposta:

"Tendo em vista a cautelar deferida pelo ministro Luís Roberto Barroso que suspende alguns artigos da Medida Provisória 886/2019, a Advocacia-Geral da União aguarda que o plenário do Supremo Tribunal Federal aprecie a decisão com urgência. O advogado-geral da União, André Mendonça, defende que as ações que questionam a MP tenham prioridade na pauta de julgamentos da Corte".

Uma medida provisória tem força de lei assim que é publicada no "Diário Oficial da União". Para se tornar uma lei em definitivo, porém, precisa ser aprovada pelo Congresso e...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 08:14h
Rio de Janeiro

Baía de Guanabara terá ampliados sistemas de segurança

 

A Marinha, a Companhia Docas do Rio de Janeiro e terminais privados do Porto do Rio estão elaborando estudos para adotar sistemas de segurança na Baía de Guanabara, que, além de buscar a melhoria no gerenciamento do tráfego marítimo, pretende ampliar o calado [termo que define a distância entre a profundidade do ponto mais baixo da quilha de uma embarcação e a superfície da água] da região para permitir a navegação de navios maiores nas suas águas. (Foto ilustração)

A informação foi dada pelo comandante da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, capitão André Luiz de Andrade Félix, durante a nona edição do Seminário Ação Ambiental, que teve como tema Soluções Sustentáveis para a Baía de Guanabara, organizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), na sede da entidade.

O comandante disse que o projeto começou em janeiro e o trabalho desenvolve três sistemas. O que trata do calado dinâmico já está em avaliação há algum tempo e atualmente é utilizado para a segurança de navegação, não para aumentar o calado, mas para garantir que os navios que entram na Baía de Guanabara estão dentro das normas e, além disso, não causem acidentes. (Cristina Índio do Brasil/AB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 07:54h
Aniversariantes do Dia

Vereador Edvaldo Lima e o fotojornalista Silvio Tito em festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 07:24h
Festival Feira Noise

Banda Zimbra lança novo disco em Feira de Santana

 

Depois de um show marcante, realizado no Festival Feira Noise em 2018, a banda Zimbra retorna à Feira de Santana, agora para apresentar o álbum Verniz, lançado em abril.

O show será realizado no domingo (30), a partir das 19 horas, no espaço Cúpula do Som no bairro Kalilândia e tem apoio local do Feira Coletivo Cultural.

Verniz conta com 10 faixas e com duas participações muito especiais: Dinho Ouro Preto em “Quem Diria” e Esteban Tavares em “Céu de Azar”.

O grupo, formado em Santos -SP, está rodando o Brasil em turnê de lançamento do disco e somente neste mês foram realizados shows em cidades como Rio de Janeiro, Florianópolis, Fortaleza e Natal. (Elsimar Pondé)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Iau - cavalgada
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2019

2018

2017

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia