Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você daria um Título de Cidadão a Jair Bolsonaro?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima

Retomando as entrevistas com lideranças políticas e de destaque no Município ou de projeção em níveis estadual e nacional, estamos nesse mês com o químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima. Natural de Feira de Santana, 59 anos, casado, pais de dois filhos, nível superior, católico, pensa em ser candidato a prefeito em 2020. Foi uma conversa com o próprio diretor do site Bahia na Política, Jair Onofre, de pouco mais de duas horas. Ainda sem partido, diz que está analisando uma legenda. Já conversou com vários dirigentes e seu principal problema nesse momento é ter uma plataforma política administrativa para discutir com a sociedade. Veja a seguir:

O senhor sempre viveu Feira de Santana, participando das atividades seja da área administrativa ou política. Afinal, quem é Hamilton Ramos?

Hamilton é um camarada que procura ser o mais correto possível, sempre imaginou galgar profissionalmente um bom lugar na sociedade feirense e por ironia do destino, para não cumprir horário na Prefeitura, eu entrei no sindicato, mas nunca tive isso como profissão. Gosto da área de sindicato, gosto de atender o público, de resolver os problemas das pessoas, mas sou muito apaixonado mesmo é pela área de Química, onde presto serviço a várias empresas em Feira de Santana. Uma área não atrapalha a outra. Sou consultor de empresas, eu agradeço a Deus todo dia por ter batalhado muito e ter tido vários perfis, várias profissões e me dedicado ao meu trabalho. Tem muitos anos que eu pude tirar 15 dias de férias, porque quando eu me livro de uma atividade, não tenho como me afastar da outra. Eu continuo batalhando, continuo prestando meus serviços da melhor maneira possível e, profissionalmente falando, onde as empresas me requisitam eu estou sempre à disposição para prestar o melhor serviço possível.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 06:20h
Brasília

Cartórios devem informar óbitos em até 24 horas, diz Bolsonaro

 

O presidente Jair Bolsonaro usou sua conta na rede social Twitter para destacar uma das mudanças promovidas pela nova lei de combate a fraudes previdenciárias, sancionada na última terça-feira (18). (Foto ilustração)

"Na Lei 13.846/19 (Combate à Fraude), os cartórios devem informar a relação de óbitos até 24 horas após seu registro. Antes, esse prazo era de 40 dias onde, pelo lapso de tempo, o falecido tinha depositado em sua conta mais dois salários", tuitou.

Segundo o presidente, a economia prevista apenas com essa medida será de R$ 1,7 bilhão ao ano. A lei também obriga os bancos a devolverem valores referentes a benefícios depositados após o óbito do beneficiário.

Legislação A nova legislação é resultado da Medida Provisória 871, aprovada pelo Congresso Nacional no último dia 3 de junho. O texto cria um programa de revisão de benefícios com indícios de irregularidades e autoriza o pagamento de um bônus a servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para cada processo analisado fora do horário de trabalho.

A proposta prevê ainda a criação de um cadastro para o trabalhador rural feito pelo governo e não mais por sindicatos. O texto cita também o endurecimento de regras do auxílio-reclusão e da pensão por morte.

O gove...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 06:10h
Suprema Corte

Cármen Lúcia mantém julgamento de mais um recurso de Lula para esta terça

 

A ministra Cármen Lúcia (foto ilustração), presidente da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), divulgou nota na noite desta segunda-feira (24) recuando de anúncio durante a tarde e confirmando para esta terça-feira (25) o julgamento de mais uma tentativa, entre dezenas, da defesa do ex-presidente e atual presidiário Lula de anular a pena que cumpre por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá, por ele recebido a título de propina, como ficou demonstrado nos autos segundo todos os tribunais que já examinaram o processo, em razão da chicana promovida pela defesa do acusado.

Sempre com o poder de passar à frente de milhares de ações à espera de julgamento no STF, Lula terá mais um habeas corpus avaliado.

O julgamento começou em dezembro do ano passado alegando a “suspeição” do ex-juiz Sérgio Moro apenas em razão do fato de sua aceitação ao convite para assumir o Ministério da Justiça. Dois ministros já haviam votado contra a pretensão do corrupto condenado, inclusive a própria Cármen Lúcia, para além do relator Edson Fachin, quando o ministro Gilmar Mendes, que hostiliza a força-tarefa da Lava Jato, pediu vista.

Após a divulgação de supostos mensagens atribuídas a Moro e a procuradores da Lava Jato, Gilmar devolveu o processo para que o julgamento prossiga. A expectativa é que ele e o m...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 06:05h
Feira de Santana

Última noite do São João de São José teve o novo e o velho forró juntos

 

A noite de domingo (23) no São João de São José não poderia ter sido melhor. Teve do forró das antigas à juventude talentosa de Luan Estilizado. Até som de violino. (Foto ilustração)

O cantor Beto Pitombo abriu a noite. Apresentou um show de qualidade, resgatando a essência da autêntica música nordestina. Beto, além de ter um repertório rico em verdadeiras jóias do cancioneiro popular, inovou ao introduzir um violino em sua banda. O resultado é surpreendentemente muito bom.

A segunda atração da noite foi a cantora Valkyria Santos. Ex-integrante da banda Magníficos, a artista apresentou um show com a pegada do forró das antigas, com sucessos de bandas como Mastruz com Leite e a própria Magníficos. Com voz firme e marcante, Valkyria agradou em cheio. Fez uma gostosa viagem ao baú do forró.

Quando a banda A Vaqueirama subiu ao palco já era madrugada. Uma chuva fina até caiu na área de shows em Maria Quitéria, mas não espantou o público. Difícil ao menos não arriscar um balanço no corpo com a batida inconfundível do grupo.

Última atração da noite, Luan Estilizado era aguardado com ansiedade, principalmente pelo público feminino. Um dos nomes emergentes na música nordestina, o jovem sanfoneiro agradou a mulherada e também quem apenas gosta de boa música.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 06:00h
Uruçuca

Prefeitura entrega novo centro administrativo a comunidade

 

Após meses de planejamento e obras, a Prefeitura de Uruçuca inaugurou e entregou a comunidade o Novo Centro Administrativo, no bairro Waldeck Ornellas (foto ilustração). Com o objetivo de oferecer uma melhor qualidade no atendimento, otimizando o espaço com um novo conceito de integração com a população, o Prefeito Moacyr Leite Junior, acompanhado da Presidente da Câmara de Vereadores, Magnólia Barreto, Vereadores, Secretários e dirigentes municipais, afirmou que as pessoas merecem ter dignidade. “Agora os funcionários terão um espaço digno para trabalhar e a população ganha um espaço de qualidade para ser atendida”. (bnnewsitacare)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 05:55h
Sul da Bahia

Ilhéus sedia palestras internacionais sobre turismo sustentável e startups

 

Até o próximo dia 29 deste mês, Ilhéus é a cidade anfitriã do Projeto GLOBUS (Global Business), co-financiado pelo Programa Eramus + da União Europeia. A delegação formada por membros do Brasil, Eslovênia, Filipinas, Maldivas, Singapura e Vietnã chegou ao sul da Bahia no último sábado (22) e foi recebida pela Cooperativa de Turismo e Promoção Social (Cooperbom). (Foto ilustração)

Até o final da visita, entre as atividades do projeto estão incluídas visitas técnicas e palestras abertas sobre ao público com as empresárias Maryam Shakeela, das Ilhas Maldivas, e Tingting Wang, de Singapura. Durante as conferências e seminários de formação transnacionais serão abordados temas como desenvolvimento de ideias de negócio (startups), capacitação das organizações, marketing digital e a construção de redes de cooperação em políticas públicas.

As conferências abertas ao público serão realizadas no auditório do Sebrae, no Edifício Premier Business, em Ilhéus. A primeira palestra será na quarta-feira (26) às 10h, quando a empresária Maryam Shakeela falará sobre “Turismo sustentável – caso de sucesso nas Ilhas Maldivas”.

A empresária dos setores de hotelaria e telecomunicações, além de cônsul honorária da Bélgica...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 05:50h
Oeste da Bahia

Com apoio da prefeitura, São Desidério sediou encontro de escaladores

 

O Distrito de Sítio Grande em São Desidério foi cenário do 18º Encontro de Escaladores do Nordeste (EENe). Realizado entre os dias 20 a 23, o evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal. Centenas de escaladores, vindos de diversas partes do Brasil, e simpatizantes do esporte participaram da programação que incluiu palestras, exposição fotográfica, veiculação de documentários, oficinas de escalada, Yoga e Tecido Acrobático. (Foto ilustração)

Os paredões do Distrito de Sítio Grande atraem centenas de escaladores todos os anos e chamam atenção pela quantidade e qualidade das rochas, o conforto da proximidade com rio e o relevo plano, por isso o local foi escolhido para ser cenário deste EENe.

Para o diretor de Turismo, Juscelino Ferreira, apoiar o evento é uma forma de apresentar o potencial turístico da região, fortalecer a prática da escalada no Distrito e desenvolver o lazer. “Uma marca importante do encontro foi a integração entre participantes e comunidade, o que valoriza os costumes e a economia local, sempre estamos disponíveis para apoiar as ações em prol do desenvolvimento turístico e cultural do nosso município”, confirma. (muraldooeste)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 05:45h
Mansidão

Prefeito Ney Borges e João Leão vistoriam obra da estrada que liga Mansidão à Santa Rita de Cássia

 

O Prefeito Ney Borges recebeu no domingo dia 23 de junho de 2019 o Vice-Governador do Estado da Bahia, Senhor João Leão. O objetivo da recepção foi para vistoriarem o andamento da obra de pavimentação asfáltica da BA 351 que neste primeiro trecho vai de Mansidão até a comunidade de Cercado em Santa Rita de Cássia. (Foto ilustração)

“Esta importante obra de infraestrutura faz parte do compromisso que eu, juntamente com o Governador Rui Costa, o deputado federal Cacá Leão e o deputado estadual Antônio Henrique Jr., assumimos com a população dos municípios de Buritirama, Mansidão e Santa Rita de Cássia, para melhorar a mobilidade e levar o progresso à Região.”Disse João Leão.

Para o Prefeito Ney Borges “ Nossa luta tem sido grande e o resultado está aparecendo. Desde que entrei na política eu venho defendendo esta bandeira. Em breve, concluiremos o primeiro trecho e na sequência será iniciado o segundo que vai até Santa Rita de Cássia, conforme garantiu o nosso Governador Rui Costa quando veio à Mansidão. Agradeço a presença do Vice-Governador João Leão e Comitiva em nossa cidade, assim como de Romualdo-Prefeito de Santa Rita e Comitiva. Aos mansidãoenses eu garanto que lutarei até o fim para esta obra ser concluída e nos tirar do total isolamento. Disse

Compareceram diversas autoridades municipais como Vereadores, Secre...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 05:40h
Recôncavo da Bahia

Governador do Estado não virá a Cachoeira neste 25 de junho

 

A cerimônia do dia 25 de junho tem como objetivo reconhecer a importância do município da Cachoeira, no Recôncavo Baiano, nas batalhas travadas pela conquista da Independência do Brasil, que tiveram início no ano de 1822. (Foto ilustração)

Neste dia Cachoeira se torna a Capital da Bahia por um dia, Lei esta sancionada pelo ex-governador Jaques Wagner.

Em meio as suas comemorações, uma das figuras mais esperadas para está presente nos festejos, é o Governador do Estado, Rui Costa. No entanto, mais uma vez, a Secretária de Cultura, Arany Santana terá a incumbência de representar o governador do estado Rui Costa (PT) nos atos de transferência da sede do governo para a cidade - vale ressaltar que desde quando assumiu o governo, o petista nunca prestigiou o ato.

A cerimônia contará com desfile cívico, honras militares e o ‘Te Deum’, ato religioso em memória aos que lutaram pela independência, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário. (Leilane Guerra/Olha a Pititinga).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 05:35h
Educação

MEC abre inscrições para o Encceja Exterior 2019

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) começa a receber hoje as inscrições dos estudantes interessados em participar da prova do Encceja Exterior 2019. Os interessados devem concluir o cadastro até dia 05 de julho. A prova será aplicada em 15 de setembro, em 12 países. (Foto ilustração)

O Encceja é um exame para jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. Os interessados em tentar o certificado do ensino fundamental devem ter, no mínimo, 15 anos de idade, completos na data da prova. Já para o certificado do ensino médio, a idade mínima exigida é 18 anos.

O exame do Encceja Exterior 2019 será aplicado em 18 cidades:

Bélgica (Bruxelas)

Espanha (Barcelona e Madri)

Estados Unidos (Boston, Houston, Nova Iorque e Miami)

França (Paris)

Guiana Francesa (Caiena)

Holanda (Amsterdã)

Itália (Roma)

Japão (Nagoia, Hamamatsu e Tóquio)

Portugal (Lisboa)

Reino Unido (Londres)

Suíça (Genebra)

Suriname (Paramaribo) (Mayk Souza)

...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2019 05:30h
Economia

Arrecadação federal de maio chega a R$ 113,2 bilhões

 

A arrecadação das receitas federais somou R$ 113,278 bilhões em maio de 2019, informou hoje (24) a Secretaria da Receita Federal do Ministério da Economia (SRF). Houve aumento real (descontada a inflação) de 1,92%, na comparação com o mesmo mês de 2018. Esse foi o maior resultado para o mês de maio desde 2014, quando a arrecadação ultrapassou R$ 116 bi. (Foto ilustração)

No acumulado do ano (de janeiro a maio), as receitas federais totalizaram uma arrecadação de R$ 637,649 bilhões, um aumento real de 1,28% em relação ao mesmo período de 2018, quando haviam sido arrecadados R$ 603,400 bilhões.

Entre os setores da economia, contribuíram para o aumento na arrecadação a venda de bens e de serviços, que cresceram 2,35% e 0,93%, respectivamente, nos cinco primeiros meses do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Já a rrecadação vinculada à produção industrial acumula queda de 2,05% nos cinco primeiros meses de 2019, na comparação com o mesmo período de 2018.

Em maio, as receitas administradas por outros órgãos (principalmente royalties do petróleo) totalizaram R$ 2,535 bilhões. As receitas administradas pela SRF (como impostos e contribuições) chegaram a R$ 110,753 bilhões, uma variação real de 1,84% em relação a abril do ano passado. (Pedro Rafael Vilela/AB) ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2019 10:34h
Flagrante da semana

Personalidades da imprensa e do campo jurídico de Feira de Santana

 

Em momento de descontração se encontraram em um restaurante de Feira de Santana: Jornalistas Antônio José Larangeira e Jair Onofre, advogado João Veloso e o também jornalista Zé Coió. Flagrante da semana.
   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2019 10:28h
Único vereador

Zé Raimundo: Líder da oposição em Santo Estevão

 

A Câmara Municipal de Santo Estevão, que conta com 15 vereadores, vive uma divisão de forças desigual. Enquanto a base do governo, liderada pelo prefeito Rogério Costa (PT), tem 14 vereadores a oposição tem apenas um. Trata-se de Zé Raimundo (PV-foto), eleito na chapa de Carlinhos LM (DEM) na eleição de 2016.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2019 10:24h
Legislativo

Coronel Tadeu: "O PSL não terá a menor chance na Câmara"

 

Para Coronel Tadeu (Foto ilustração), do PSL, seu partido “não terá a menor chance” de disputar a presidência da Câmara em 2021. Ao Estadão, o deputado afirmou que “o partido é muito desunido” e “não tem condições de administrar uma Casa dessas e, hoje, nem mereceria, mas, daqui a seis meses, vamos ver.” (O Antagonista)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2019 09:50h
Boa Sorte!

Mega-Sena paga neste sábado prêmio de R$ 2.500.000,00

 

Quem acertar as seis dezenas da Mega-Sena deste sábado deverá receber R$ 2.500.000,00. As informações são do site da Caixa Econômica Federal. (Foto ilustração)

Também serão contemplados neste concurso 2.162 quem acertar a quina (5 números) e a quadra (4 números).

A aposta mínima, de seis números, custa R$ 3,50.

Quanto mais números marcar, maior o preço da aposta e maiores as chances de faturar o prêmio maior.

Os números serão sorteados às 20 horas (horário de Brasília).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2019 09:40h
Rio de Janeiro

Deputada Flordelis passa a ser uma das investigadas por morte de marido pastor

 

A deputada federal Flordelis (PSD-RJ - foto) se tornou uma das investigadas pela morte do marido e pastor Anderson do Carmo. Segundo o G1, um dos filhos do casal teria dito em depoimento, na quinta-feira (20), que suspeita da participação de mais três irmãs e da mãe no planejamento do crime. De acordo com investigadores, todos os integrantes da família que estavam na residência no dia e horário da morte de Anderson estão sendo investigados.

"Não podemos descartar ninguém que estava próximo da cena do crime. Provavelmente, a motivação do crime é relacionada a uma questão que envolve a família, mas não se sabe de que natureza. Tudo indica que tem relação com as relações familiares, quem convivia com a vítima", informou a delegada responsável pelo caso Barbara Lomba.

Em meio a apuração do assassinato do pastor, dois suspeitos foram presos acusados na participação do crime. Flávio dos Santos, de 38 anos, teria confessado à polícia que deu seis tiros no padrasto. Ele também informou as autoridades que o irmão Lucas dos Santos, de 18 anos, teria comprado a arma usada no crime.

Em nota, a assessoria da deputada negou que ela está sendo investigada após declaração de um dos filhos: "A deputada federal Flordelis recebeu a intimação para depor como testemunha do caso, e não como investigada, porque não está sendo investigada” (web) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2019 09:30h
Inclusão social

Governo anuncia reinclusão de deficientes auditivos no Bolsa Atleta

 

Esporte e inclusão social mobilizam surdoatletas de vários estados do Brasil, até domingo (23), no município de Pará de Minas (MG). As Surdolimpíadas 2019 foram abertas nesta sexta-feira (21) pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Na ocasião, foi anunciada a reinclusão de deficientes auditivos no Bolsa Atleta e parceria para viabilizar sede da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS). (Foto ilustração)

Os anúncios foram feitos pela primeira-dama, que se dirigiu aos 315 surdoatletas, de 14 estados, em Libras, a linguagem de sinais, e pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra. A competição, em 11 modalidades, ocorre no município mineiro de pouco menos de 100 mil habitantes e que fica a 80 quilômetros de Belo Horizonte. Michelle Bolsonaro definiu o esporte como um caminho para integrar saúde, amizade, respeito, disciplina, solidariedade e paz.

"Para a comunidade surda, tenho certeza de que valores fundamentais têm sido agregados, como união, interação social e a superação. Olhando para vocês, prontos para uma série de competições, fico imaginando o que passaram, as dificuldades e barreiras. Eu me coloco em seus lugares e me emociono", afirmou a primeira-dama. (Agência Brasil)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2019 09:25h
Economia

Ibovespa registra recorde ao ultrapassar 102 mil pontos

 

O Ibovespa, principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3, antiga Bovespa, registrou recorde nesta sexta-feira (21) ao bater 102.012 pontos. Isso representa alta de 1,70% em relação ao pregão anterior. (Foto ilustração)

O otimismo do mercado segue desde o fechamento do último pregão, na quarta-feira (19), quando o Ibovespa também bateu recorde ao alcançar 100.303 pontos.

O dólar fechou a R$ 3,825, com queda de 0,56%. (AB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2019 09:20h
Rio de Janeiro

Presidente do PTC é encontrado morto no Rio

 

O presidente do PTC no Rio de Janeiro, Daniel Tourinho Filho (foto ilustração), 35 anos, foi encontrado morto nesta sexta-feira (21) em seu apartamento no centro do Rio. Bombeiros do quartel central foram acionados e estiveram no apartamento às 13h22, onde foi constatado que Tourinho Filho estava morto. De acordo com a corporação, Tourinho Filho foi vítima de um mal súbito. A vítima é filho do presidente nacional do PTC, Daniel Tourinho.

Em nota, a executiva nacional do partido informou que o presidente do PTC no Rio de Janeiro (PTC-RJ) foi encontrado morto dentro de seu apartamento nesta sexta-feira (21).

“A família PTC vem a público lamentar com muita dor a morte do presidente regional do partido, Daniel Tourinho Filho. Já faz algum tempo que o presidente enfrentava problemas de saúde, tendo sido atendido em outras ocasiões em rede hospitalar. Daniel vinha trabalhando de forma incansável para montar nominatas justas em todo Rio de Janeiro. A política de nosso estado perde uma grande figura, atuante e sonhadora de um mundo melhor para todos. Descanse em paz”, informou o comunicado.

O deputado estadual pelo partido no Rio, Giovani Ratinho, lamentou, em nota publicada em seu Twitter, a morte precoce do presidente do PTC-RJ. “Um jovem promissor, atuante, sonhador e que se dedicava a política do estado do Rio de Janeiro. Uma perda irreparável. Toda solidariedade aos familiares e amigos”, escreveu. (AB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2019 09:10h
Feira de Santana

Pátio que presta serviço à SMT funciona em regime de plantão neste sábado

 

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito - SMT, vai realizar neste sábado, 20, um plantão especial de atendimento de pátio para os motoristas que porventura cometerem infração no trânsito e tiverem o carro guinchado. (Foto ilustração)

Para proceder a retirada do veículo do pátio, a Resoluti, empresa de remoção e guarda de veículos, localizada no bairro Novo Horizonte, funcionará das 09h até as 13h deste sábado, 20, retornando a abrir somente na terça feira, 25. A empresa disponibiliza um site onde todas as informações e simulação para pagamentos podem ser acessadas. Para mais detalhes, acesse:

O superintendente Maurício Carvalho, explica que a medida pretende evitar que os veículos permaneçam retidos por muitos dias devido ao feriado prolongado. "Nosso papel é também dar meios para que o motorista solucione suas pendências, não necessitando aguardar até a terça feira para retirar o veículo do pátio", afirma. (Secom/fsa) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2019 09:07h
Aniversariante do Dia

Publicitário Xico Melo em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2019 08:28h
BA 502

Colbert Martins defende duplicação de BA que liga Feira a São Gonçalo dos Campos

 

O acidente de veículos ocorrido na manhã de quinta-feira (20), entre as cidades de Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos, que deixou o saldo de 8 pessoas mortas, levou o prefeito feirense Colbert Martins (foto ilustração) a se manifestar. Colbert está cobrando a duplicação da BA-502 com urgência. A ideia é criar um movimento suprapartidário para viabilizar as obras junto ao Governo do Estado.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2019 08:27h
Tempo de Rádio e TV

Partidos com bancadas grandes serão importantes em 2020

 

Nas eleições de 2020, sete partidos serão de grande interesse nas composições eleitorais: PT (56), PSL (52), PP (37), MDB (34), PSD (34), PR (32) e PSB (32), pela ordem, são as maiores bancadas. Esse critério de bancada será de fundamental importância nos municípios onde há a propaganda de Rádio e TV.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2019 07:46h
Feira de Santana

Shopping Popular ainda será assunto terça-feira na Câmara Municipal

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana promete muita discussão na sessão de terça-feira (25). O assunto será ainda o Shopping Popular. Em tempo: Na quarta-feira (26) será a última sessão do semestre. O retorno do recesso só dia 1º de agosto.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 16:00h
Senado Federal

Fundeb será tema de novo debate na Comissão de Educação

 

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) vai promover, na próxima quarta-feira (26), mais uma audiência pública para discutir a reformulação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a pedido do senador Flávio Arns (Rede-PR - foto).

A audiência, que integra um ciclo de debates promovido pela comissão sobre o tema, terá como ponto central de discussão o modelo de distribuição dos recursos do Fundeb, “avaliando-se as vantagens e desvantagens da atual configuração do fundo e as possibilidades de mudança com vistas a alcançar a equidade e a qualidade na educação brasileira”, ressalta o senador.

Foram convidados para participar da reunião o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette; o coordenador de Estudos e Pesquisas em Educação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Herton Ellery Araújo; o consultor legislativo da Câmara dos Deputados na área de Educação Maurício Holanda Maia; e o consultor de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados Claudio Riyudi Tanno.

O Fundeb tem prazo de vigência até o dia 31 de dezembro de 2020. Após essa data, caso não haja aprovação de novo fundo, o sistema educacional brasileiro perderá seu principal financiamento. Estima-se que o fundo seja responsável...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 15:40h
Câmara Federal

Projeto prevê cancelamento do registro de partido em caso de improbidade

 

O Projeto de Lei 2159/19 altera a Lei dos Partidos Políticos (9.096/95) para criar novas hipóteses de cancelamento do registro civil e do estatuto dos partidos. (Foto ilustração: deputado General Girão, autor do projeto)

De acordo com a legislação atual, os cancelamentos ocorrem quando há decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) comprovando que o partido recebeu recursos financeiros de procedência estrangeira; está subordinado a entidade ou governo estrangeiros; não prestou contas à Justiça Eleitoral; ou mantém organização paramilitar.

A proposta passa a prever que os cancelamentos ocorrerão também nos casos em que o TSE condenar dirigentes do partido por ato doloso de improbidade administrativa ou comprovar que o partido deixou de aplicar, no caso dessas condenações, as sanções disciplinares previstas no estatuto.

Para fins de cancelamento do registro e do estatuto do partido, segundo o texto, basta que um dos dirigentes, membros do diretório nacional, do conselho fiscal ou de comissões executivas seja condenado pelo crime de improbidade, mesmo que já não exerça mais a função.

O projeto assegura aos membros não condenados o direito de filiar-se a outro partido dentro do prazo de 30 dias após o trânsito em julgado da decisão do TSE que cancelar o registro civil e o estatuto do partido político.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 15:30h
São João da Bahia

Quadrilha de Vera Cruz vence concurso realizado em Periperi

 

A categoria especial do Concurso de Quadrilhas do São João da Bahia foi vencido, nesta quinta-feira (20), pela Cia Junina da Ilha, do município de Vera Cruz. A competição, realizada em Periperi, tem o apoio do Governo do Estado, através da Bahiarursa, órgão da Secretaria de Turismo do Estado (Setur). (Foto ilustração)

O concurso começou na quarta-feira (19) e reuniu grupos competidores de todo o estado, na Praça da Revolução. Confira o vídeo: https://bit.ly/2KtMYup

São João da Bahia

Na abertura do São João da Bahia em Salvador, ontem, se apresentaram 15 atrações em três largos do Pelourinho. No Largo Tereza Batista, animaram o público Filomena Bagaceira, A Patroa, Gereba, Forró Passa Pé e Viny Brasil. No Largo Quincas Berro D’Água, baianos e turistas dançaram ao som do Forró Sobepoeira, Norberto Curvelo, Xote de Anjo, Carlos Villela e Xote Bakana. Já no Largo Pedro Arcanjo, a festa ficou por conta de Tio Barnabé, Rebeca Tarique, Lucas Mel, Edd Bala e Utal do Xote. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 15:05h
Sobre vazamentos de mensagens

PGR é contra anulação da sentença de Lula no caso triplex

 

Em manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Procuradoria-Geral da República (PGR) se colocou contrária à anulação da sentença contra o ex-presidente Lula (PT) no caso do triplex do Guarujá, de acordo com O Globo. (Foto ilustração: Raquel Dodge, chefe da PGR)

A Corte julgará um pedido de suspeição do ex-juiz Sérgio Moro apresentado pela defesa do petista.

Mensagens reveladas pelo site The Intercept Brasil apontam colaboração entre Moro e o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato.

No entanto, para a procuradora-geral da República, não é possível averiguar a autenticidade do material nem saber se ocorreu adulteração, já que as conversas não foram apresentadas ao Judiciário.

“É que o material publicado pelo site The Intercept Brasil, a que se refere a petição feita pela defesa do paciente, ainda não foi apresentado às autoridades públicas para que sua integridade seja aferida. Diante disso, a sua autenticidade não foi analisada e muito menos confirmada”, escreveu Raquel Dodge. (bahia.ba)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 14:40h
Operação Cash Delivery

Marconi Perillo é denunciado por corrupção e organização criminosa

 

O Ministério Público Federal em Goiás, (MPF-GO) apresentou denúncia contra o ex-governador do estado Marconi Perillo (PSDB – foto ilustração). De acordo com o documento enviado à Justiça pelo procurador Hélio Telho, Marconi praticou os crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Além do ex-governador, outras quatro pessoas também foram denunciadas no âmbito da operação Cash Delivery. Ele chegou a ser preso em decorrência dessa investigação. De acordo com a Polícia Federal, Perillo chefiou uma organização criminosa para beneficiar a construtora Odebrecht no estado.

Em contrapartida, ele recebeu R$ 1,2 Milano. Todo o esquema movimentou R$ 12 milhões, de acordo com o esquema. A empresa teria sido beneficiada em obras públicas, como a construção do VLT, que não chegou a ser concretizado, e a criação de rede de esgoto no Entorno do Distrito Federal.

O montante enviado a Perillo, teria como foco abastecer suas campanhas eleitorais de 2010 e 2014. Os outros denunciados são: Jayme Eduardo Rincón , ex-presidente da Agência Goiana de Transporte e Obras, Márcio Garcia Moura , motorista, Pablo Rogério de Oliveira, ex-policial militar e advogado e o empresário Carlos Alberto Pacheco Júnior. (correiobraziliense) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 14:00h
Imbróglio do site Intercept

Dilma e Gleisi fizeram viagem secreta à Rússia antes de ataque hacker

 

Procuradas dias atrás, a ex-presidente Dilma e Gleisi Hoffmann, presidente do PT, não deram sinal de vida. É que estavam bem longe, em Moscou, enquanto circulavam informações não confirmadas de suposto conluio petista com os russos para roubar as mensagens do ex-juiz Sérgio Moro no Telegram. Não contavam com a indiscrição do Partido Comunista russo, que divulgou foto de reunião com as duas. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. (Foto ilustração)

Na foto do PC russo, Dilma e Gleisi exibem as melhores expressões de crentes comunistas dos anos 1960 em busca de “socorro socialista”.

Indagada, a assessoria do PT não explica quais os motivos da viagem de Gleisi e Dilma e nem mesmo compartilha a agenda da dupla.

Com a arrogância de sempre, a deputada Gleisi, ré na Lava Jato por corrupção, também não explicou sua viagem com Dilma a Moscou.

Além de Gleisi e Dilma, o PT também enviou o secretário-geral do partido e sua “secretária de relações exteriores”. (diariodopoder)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 12:53h
Resposta

Prefeito de Antônio Cardoso rebate crítica da oposição

 

O prefeito de Antonio Cardoso, Toinho Santiago (PT-foto ilustração), estranhou nota divulgada no site Bahia na Política, onde vereadores de oposição sugerem instalação de CPI para investigar contas da educação e saúde. Segundo ele, trata-se de "oba-oba eleitoreiro e de irresponsabilidade. Não tenho o que me preocupar e os vereadores sabem que todas as contas estão aprovadas pelo TCM e abertas. Ao mesmo tempo, sempre me coloquei à disposição para qualquer esclarecimento", disse o prefeito.

Toinho Santiago pede mais compromisso da Câmara com a situação do povo cardosense. "Estamos vivendo um dos momentos mais difíceis dos últimos tempos. Uma crise sem precedentes. E nós gestores fazendo o impossível para seguir em frente. O momento é de união pelo bem do nosso povo. Por isso peço que os senhores vereadores trabalhem, fiscalizem e cobrem. Mas com responsabilidade", argumenta o prefeito.


 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 12:50h
Feira de Santana

Doação de sangue em unidade móvel do Hemoba superou expectativas

 

A quantidade de bolsas de sangue coletadas pela Unidade Móvel do Hemoba foi mais de 10% maior do que esperada. Entre segunda-feira e quarta-feira, 19, 205 pessoas doaram sangue e mais 38 se cadastraram no banco de medula óssea. A iniciativa teve o apoio do Governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Secretaria de Saúde. (Foto ilustração)

O veículo esperou os doadores, que antes passaram por uma triagem, estacionado no estacionamento da Prefeitura, à avenida Getúlio Vargas. As bolsas contribuirão para aumentar o estoque deste produto, principalmente num período festivo, quando a demanda aumenta.

A estimativa inicial da enfermeira Nilza Azevedo, que coordenou o serviço, era de que o número de bolsas chegasse a 60, diariamente. “Mas na segunda-feira foram 62, na terça-feira, mais 66 e na quarta-feira, outras 77. O resultado foi muito bom”, comemorou.

Entretanto, segundo a enfermeira, estatisticamente, 4% das doações são consideradas inapropriadas para uso por apresentarem alterações – alguma doença, positivo para hepatite. Mas, continuou, como a coleta foi realizada na rua, este número pode ser um pouco maior. (Secom/Fsa)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 11:37h
Bahia

Governo do Estado apoia 140 municípios para os festejos juninos

 
Foto Reprodução

No mês de junho, diversas cidades baianas celebram seu santo de devoção. Pode ser Santo Antônio, São João ou São Pedro. Por isso, o Governo do Estado, por meio da Bahiatursa, em 2019, patrocina 140 cidades de diversas zonas turísticas. O apoio é resultado da seleção de projetos para os festejos juninos que acontecem até o inicio do mês de julho.

Para Santo Antônio, São João e São Pedro, foram contemplados municípios de diferentes zonas turísticas baianas: costas do Cacau, dos Coqueiros, do Descobrimento, do Dendê, Baía de Todos-os-Santos, Chapada Diamantina, Caminhos do Sertão, do Oeste e do Sudoeste, Vale do Jiquiriçá, Lagos e Cânions do São Francisco e Vale do São Francisco.

Os festejos movimentam a maioria dos municípios baianos, durante o mês. O apoio às manifestações contribui para o estímulo à economia de cada cidade, gerando emprego e renda, e o aumento do fluxo turístico.

Cidades como Barra do Mendes, Caetanos, Candiba, Caraíbas, Contendas do Sincorá, Ibipeba, Itaberaba, Itiúba, Jaborandi, Jandaíra, Lagedo do Tabocal, Lapão, Lençóis, Luís Eduardo Magalhães, Santa Cruz Cabrália, São Domingos, São José do Jacuípe, Sento Sé e Teolândia apresentaram seus projetos e passaram pela seleção do governo para realizar o Santo Antônio e o São Joã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 11:20h
Educação

Professora escreve livro sobre princesa guerreira quilombola

 

A procura por uma literatura infantojuvenil que tivesse referências na cultura negra para a filha Sara, de 3 anos, levou a professora Sinara Rúbia a criar a princesa Alafiá. A princesa Alafiá ganhou corpo durante a elaboração da monografia de Sinara no curso de letras, na Universidade Estácio de Sá (Unesa), em Petrópolis (RJ), virou conto e um livro que traz histórias da guerreira e quilombola imaginada em 2003, quando a professora se preocupava com a construção da identidade da filha, uma menina negra que crescia e precisava ter referências tanto em filmes, como nas bonecas e em narrativas. (Foto ilustração)

“[Em 2003] foi quando eu me deparei com este tema, comecei a procurar personagens e referenciais dentro da literatura. Entendi a escassez e praticamente ausência de personagens negros com referenciais positivos e saudáveis. Quando tinha, eram sempre estereotipados e narrados de uma outra forma a partir do racismo”, disse à Agência Brasil.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 11:00h
Processo Seletivo

SAAE inscreve para concurso no município de Catu

 

Estão abertas até o dia 5 de julho as inscrições para o concurso público do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Catu, destinado a contratação de candidatos de nível fundamental e médio. Os selecionados serão remunerados com salários entre R$ 1.168,85 e R$ 1.772,50. (Foto ilustração)

As 42 vagas são para os cargos de auxiliar de serviços (7), agente de infraestrutura (12), vigia (4), motorista (4), agente comercial (5), agente administrativo (6), e operador de sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário (4).

Com taxas de R$ 45 e R$ 60, os candidatos devem realizar a inscrição por meio da internet. Mais informações podem ser obtidas no edital. (vozdabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 10:40h
Senhor do Bonfim

MP recomenda que o Espaço Gonzagão adapte sua estrutura para a festa

 
Foto Reprodução

Após fiscalização em parceria com o Corpo de Bombeiros, realizada nesta quinta-feira (20), no Espaço Gonzagão, onde acontecerá a festa de São João do Município de Senhor do Bonfim, o Ministério Público estadual, por meio dos promotores de Justiça Daniele Cochrane Dantas Cordeiro, Joseane Mendes Nunes e Rodolfo Ribeiro de la Fuente, recomendou que a Líder Park Empreendimentos e Diversões, responsável pelo espaço, inicie as atividades juninas somente após regularizar a situação dos extintores de incêndio e dos brinquedos do parque. “O parque só poderá funcionar com o número de extintores previsto no projeto, todos devidamente regularizados, bem como apenas com os brinquedos que constam no documento apresentado inicialmente aos Bombeiros”, afirmou Daniele Cochrane.

Na fiscalização, da qual também participou o promotor de Justiça Rui Sanches Gomes Júnior, foram localizados quatro extintores de incêndio sem selo de comprovação de recarga válido, bem como identificados 13 brinquedos no parque de diversões que não constam do projeto apresentado ao Corpo de Bombeiros. Também foi fiscalizado o espaço onde acontecerão os shows, que tem capacidade estimada pelos coordenadores do evento para receber cerca de 30 mil pessoas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, toda a documentação exigida está regular, conforme atestado pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea). (MP-BA/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 10:22h
Brasil

Major da PM vai assumir a Secretaria-Geral da Presidência

 
Foto Assessoria da Presidência

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na manhã desta sexta-feira (21) o advogado e major da Polícia Militar Jorge Antonio de Oliveira Francisco para assumir a Secretaria-Geral da Presidência da República, no lugar de Floriano Peixoto Neto que, por sua vez, vai assumir a presidência dos Correios.

Pouco antes do anúncio oficial as informações foram antecipadas ao blog pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno. É a quarta troca de ministros em quase seis meses de governo.

Floriano Peixoto Neto substitui o general Juarez Cunha, que teve a demissão anunciada por Bolsonaro na semana passada, durante encontro com jornalistas. Bolsonaro justificou a demissão pelo comportamento "sindicalista" de Cunha, que se manifestou contrários à privatização dos Correios, avalizada pelo presidente. (G1/ Foto Assessoria da Presidência)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 09:58h
Lauro de Freitas

TCM aponta Moema e Márcio Paiva como maiores devedores da prefeitura

 
Foto Divulgação

Prefeita da cidade de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT) é a política que mais deve à prefeitura em multas e ressarcimentos aplicadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O relatório de devedores da Corte aponta que a petista, ao longo dos seus quase 12 anos no Executivo, acumulou mais de R$ 83 mil em multas e R$ 2,2 milhões em ressarcimentos.

O TCM já anotou 18 infrações da gestora, que disputa, muito de perto, o posto de mais multada no município. Em segundo lugar vem Márcio Paiva (PP), ex-prefeito, com 17 notificações.

O pepista deve aos cofres da cidade o valor de R$ 556 mil em multas e quase R$ 55 mil em ressarcimentos. Além deles, outros agentes políticos estão em débito com a cidade. A reportagem procurou a prefeitura para saber em que passo anda a cobrança dos devedores, mas não obteve resposta até o fechamento da matéria. (M1/ Foto Divulgação)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 09:39h
Cruz das Almas

Ministério Público inicia visitas e inspeções durante plantão nos festejos juninos

 
Foto Reprodução

Tradicional destino turístico nas festividades do São João na Bahia, o município de Cruz das Almas conta este ano com atuação intensificada do Ministério Público estadual. O trabalho de fiscalização dos serviços públicos oferecidos aos moradores e visitantes da cidade durante os festejos juninos já foi iniciado e segue até a próxima segunda-feira, dia 24. Desde o início da manhã de quinta-feira (20) uma equipe formada por promotores de Justiça e servidores do MP circulou pelos circuitos da festa distribuindo materiais educativos e realizou visitas e inspeções a unidades de saúde e de segurança pública.

A distribuição de panfletos, adesivos e cartilhas educativas começou pela tradicional Praça Senador Themistocles e pela rodoviária do município. O combate à “guerra de espadas”, que é tema da campanha ‘A vida vem antes da tradição’ lançada no início do mês pelo Ministério Público, foi destacada pelo turista Edson Andrade como um ponto positivo da atuação da instituição. “Esta campanha é importante, mas é preciso ampliá-la para ter como foco as escolas do município e as crianças e adolescentes, pois a cultura já está arraigada em quem já tem mais de 30 anos. É preciso trabalhar conscientizando os mais jovens”, sugeriu ele. Também foram realizadas visitas ao Centro Administrativo Municipal, localizado na Pra&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 09:36h
Santo Antônio de Jesus

Espaço São João conta com Unidade de Pronto Atendimento para intercorrências

 

Além de promover uma festa com segurança e música boa, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de jesus, através da Secretaria de Saúde, incrementou ainda mais o atendimento esse ano, com uma Unidade Central de Atendimento de Saúde, na Policlínica Municipal, completamente equipada. A Unidade conta com uma equipe multidisciplinar capacitada e articulada com o SAMU – Serviço Médico de Urgência, Hospital Regional e Santa Casa de Misericórdia. (Foto ilustração)

A estrutura do espaço possui sala de reanimação totalmente equipada, sala de nebulização, sala de curativos e sutura, sala de curativos especiais para queimados, sala de hidratação; dois consultórios médicos completos, posto de enfermagem centralizado, treze leitos de retaguarda com sala espera, sala de inteligência monitorada pela Vigilância Epidemiológica com observatório de ocorrências, além de uma equipe da Vigilância Sanitária, farmácia completa, refeitório, espaço adequado com estacionamento para ambulância UTI e da Secretaria de Saúde e articulação com núcleo dos Brigadistas e Conselho Tutelar.

O objetivo é oferecer a quem vai para o circuito a estrutura necessária para quaisquer tipos de intercorrências. (tribunadoreconcavo/Ascom/SAJ)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 09:10h
Programa Mais Médicos

Bahia receberá 242 Mais Médicos

 

A partir deste mês, mais de 6 milhões de pessoas que vivem nas áreas mais vulneráveis do Brasil poderão contar com reforço profissional do Programa Mais Médicos. O Ministério da Saúde publicou o resultado final da 1ª fase dos médicos selecionados neste 18º ciclo. (Foto ilustração)

Os 1.975 profissionais foram selecionados para atuar na Atenção Primária das unidades de saúde de mais de mil municípios, localizados nos 26 estados, além de 10 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Esses profissionais devem se apresentar entre os dias 24 e 28 de junho.

A Bahia receberá 242 deles, incluindo cidades do sul da Bahia como Firmino Alves, Iguai, Itacaré, Itajuípe, Floresta Azul (2), Ilhéus (4), Itapé (3), Jussari (2) e Una (2). Os municípios contemplados neste edital são de áreas que dependem do atendimento do SUS.

Foram oferecidas aos médicos 2.149 vagas, conforme indicação dos gestores locais sobre a quantidade necessária de profissionais para atendimento em suas unidades de saúde. Esta primeira fase do 18º ciclo do programa priorizou a participação de profissionais formados e habilitados no Brasil. (aregiao)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Iau - cavalgada
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2019

2018

2017

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia