Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você daria um Título de Cidadão a Jair Bolsonaro?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima

Retomando as entrevistas com lideranças políticas e de destaque no Município ou de projeção em níveis estadual e nacional, estamos nesse mês com o químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima. Natural de Feira de Santana, 59 anos, casado, pais de dois filhos, nível superior, católico, pensa em ser candidato a prefeito em 2020. Foi uma conversa com o próprio diretor do site Bahia na Política, Jair Onofre, de pouco mais de duas horas. Ainda sem partido, diz que está analisando uma legenda. Já conversou com vários dirigentes e seu principal problema nesse momento é ter uma plataforma política administrativa para discutir com a sociedade. Veja a seguir:

O senhor sempre viveu Feira de Santana, participando das atividades seja da área administrativa ou política. Afinal, quem é Hamilton Ramos?

Hamilton é um camarada que procura ser o mais correto possível, sempre imaginou galgar profissionalmente um bom lugar na sociedade feirense e por ironia do destino, para não cumprir horário na Prefeitura, eu entrei no sindicato, mas nunca tive isso como profissão. Gosto da área de sindicato, gosto de atender o público, de resolver os problemas das pessoas, mas sou muito apaixonado mesmo é pela área de Química, onde presto serviço a várias empresas em Feira de Santana. Uma área não atrapalha a outra. Sou consultor de empresas, eu agradeço a Deus todo dia por ter batalhado muito e ter tido vários perfis, várias profissões e me dedicado ao meu trabalho. Tem muitos anos que eu pude tirar 15 dias de férias, porque quando eu me livro de uma atividade, não tenho como me afastar da outra. Eu continuo batalhando, continuo prestando meus serviços da melhor maneira possível e, profissionalmente falando, onde as empresas me requisitam eu estou sempre à disposição para prestar o melhor serviço possível.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 08:55h
Sul da Bahia

Exposição de Arte Sacra destacará projeto de 500 anos de Ilhéus

 

O Salão Paroquial da Catedral de São Sebastião, receberá a Exposição de Arte Sacra “Imagens da nossa terra”, que reúne obras que vão do século XVI ao XIX de grandes artistas, peças cedidas por particulares e acervos da Igreja Matriz de São Jorge. O evento acontece entre os dias 28 de junho e 27 de julho, das 8 às 12h e das 13 às 17h, e faz parte do Projeto Ilhéus 500 Anos. (Foto ilustração)

A exposição deve reunir pessoas apaixonadas por cultura sacra, devotos e apreciadores de imagens e esculturas. A iniciativa cultural é elaborada pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Olivença e Ilhéus (CEPOI), Diocese do município, Instituto Nossa Senhora da Piedade, Capela e Museu de Arte Sacra da Capitania de Ilhéus, com apoio da Prefeitura e demais patrocinadores.

A mostra integra as programações alusivas aos 485 anos de fundação de Ilhéus e 138 anos de elevação à categoria de cidade, comemorados no próximo dia 28 de junho. Durante todo o período colonial, a arte sacra foi predominante no Brasil, e anos mais tarde, modernistas e contemporâneos também transitaram por este tema.

A imponente Catedral de São Sebastião está localizada no centro histórico de Ilhéus e foi inaugurada em 1967. O imponente templo católico reúne em sua fachada detalhes minuciosos do estilo neoclássico, como vitrais artísticos,...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 08:43h
TCE

Diagnóstico inicial mostra 2.555 obras públicas paralisadas ou suspensas em todo o Brasil

 
Foto Reprodução

Os primeiros resultados do diagnóstico de grandes obras suspensas e paralisadas no Brasil realizado pelos 33 Tribunais de Contas do País, sob coordenação da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), mostram a existência de 2.555 obras paralisadas ou suspensas, com valores contratados que atingem a cifra de R$ 89.559.633.165,90. Trata-se da consolidação de um levantamento executado pelos TCs entre os dias 15 de fevereiro e 15 de março deste ano, que, em razão do exíguo prazo, teve como metodologia uma pesquisa declaratória, a partir de um questionário elaborado pelas Cortes de Contas e aplicado junto aos jurisdicionados de cada um deles.

O presidente da Atricon, Fábio Nogueira, conselheiro do TCE/PB, destaca que, embora não tenha sido empregado um procedimento de auditoria, os números são expressivos e corroboram a necessidade da união de forças interinstitucionais, referindo-se à cooperação técnica envolvendo a Atricon, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Contas da União (TCU), com fundamento na Lei 8.666/1993, cujo termo foi assinado no último 4 de junho, em solenidade na sede do CNJ.

Para a obtenção do diagnóstico preliminar, foram consideradas as obras com valores de contrato acima de R$ 1,5 milhão e iniciadas a partir de 2009. Os números mais expressivos de obras paralisadas ou suspensas estão na região Sudeste: São Paulo com 325; Rio de janeiro com 224; e Minhas Gerais c...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 08:18h
São João na Bahia

Forças de segurança empregam mais de 25 mil profissionais durante festejos juninos

 
Foto Reprodução

Mais de 25 mil policiais militares, civis e bombeiros serão empregados no esquema de segurança montado pela Secretaria da Segurança Pública para atender à população durante o São João 2019, em Salvador, região metropolitana e interior.

A PM empregará mais de 21.484 profissionais, monitorando os locais de festa e principais vias de acesso da capital (nas estações de transbordo e nos terminais marítimos), rodovias (que direcionam para as cidades conhecidas pelas festas juninas) e também nos municípios como Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Cachoeira, Ibicuí, Teixeira de Freitas, Irecê.

Baianos e turistas contarão ainda com ampliação do efetivo da Polícia Civil. Serão empregados 1.077 policiais, entre delegados, escrivães, investigadores, além de funcionários administrativos, no atendimento em delegacias e postos distribuídos nos locais de festa.

As atividades do Corpo de Bombeiros Militar durante as festividades juninas serão executadas por 2.747 integrantes, que estarão divididos em pontos estratégicos para atender as ocorrências de atendimento e fiscalização de estruturas e edificações, pré-hospitalar, ambulâncias e viaturas de combate a incêndio. O Departamento de Polícia Técnica também receberá reforços nas Coordenadorias Regionais que atendem municípios onde há festas juninas. (Se...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 07:54h
Política

Bolsonaro diz que abre mão da reeleição se Brasil passar por reforma política

 
Foto Rovena Rosa/Agência Brasil

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse na tarde desta quinta-feira (20), após participar da 27ª edição da Marcha Para Jesus, na capital paulista, que abriria mão da reeleição se o Brasil passar por uma séria reforma política. "Agora, se não tiver uma boa reforma política e o povo quiser, estamos aí para continuar mais quatro anos".

Durante seu discurso, Bolsonaro disse que o estado é laico, mas o presidente é cristão. "Vocês [evangélicos] foram decisivos para mudar o destino dessa pátria maravilhosa chamada Brasil. Todos nós compartilhamos dessa responsabilidade, onde primeiro Deus, depois a família respeitada e tradicional acima de tudo".

Aos evangélicos, Bolsonaro disse que todos sabem que o Brasil tem problemas sérios de ética, moral e economia, mas entende ser possível reverter essa condição. "Podemos ser o ponto de inflexão mas entendemos que é possível fazer com que um dia o Brasil seja colocado no local de destaque que merece". (Agência Brasil/ Foto Rovena Rosa/Agência Brasil)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 07:52h
Acidente na BA 502 Feira São Gonçalo

Colbert decreta luto por tragédia envolvendo feirenses e oferece espaço para velório coletivo

 

O prefeito Colbert Martins Filho vai decretar luto oficial em Feira de Santana, nesta sexta-feira, em virtude da tragédia ocorrida hoje, com oito pessoas mortas em um acidente automobilístico. De acordo com a imprensa, sete das vítimas fatais na colisão de uma van com um caminhão, a caminho do trabalho em uma indústria de frangos em São Gonçalo dos Campos, eram de Feira de Santana. (Foto ilustração)

A Prefeitura está oferecendo aos familiares das vítimas a possibilidade de um velório coletivo, podendo ser utilizado um dos ginásios de esportes pertencentes ao Municipio. Secretários municipais estão entrando em contato com as famílias para lhes prestar condolências e colocar o governo à disposição para ajuda-las neste momento de dor profunda.

"Estamos todos nós feirenses, consternados com esta notícia terrível. Sentimos esta dor junto aos entes queridos dessas pessoas que perdem a vida em um acidente tão brutal. Infelizmente as rodovias continuam sendo um caminho que nem sempre nos permite chegar ou retornar aos nossos destinos", diz o prefeito Colbert Filho. (Secom/Fsa)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 06:52h
Jamais gostei do Lula

General Heleno: "Sempre tive horror ao PT"

 

O general Augusto Heleno disse para o Valor: “Sempre fui um grande opositor do PT e de tudo que o cerca. Jamais gostei do Lula e muito menos da Dilma. Sempre tive horror ao PT. Eu achava que tudo que eles faziam era uma enganação, nunca acreditei nesses programas sociais do PT. O Bolsa Família é uma necessidade hoje? É, e reconheço que o Bolsa Família não pode terminar. Mas o Bolsa Família tem que ter uma porta de saída!”(Foto ilustração: Augusto Heleno - O Antagonista)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 06:47h
Feira de Santana

CPI do Shopping Popular já é pensada na Câmara Municipal

 

O clima na Câmara Municipal de Feira de Santana, quando o assunto é o Shopping Popular, está tão quente que já tem vereador pensado em pedir uma CPI. Tudo por conta da construção de 3 mil boxes, quando o projeto original previa 1,8. Há ainda a possibilidade de repasse para empresários de fora da cidade nos 1,2 mil que estão disponíveis. Os edis querem também saber a metragem real do investimento na área cedida pela Prefeitura e qual a participação dos cofres públicos. Afinal, um box está mais caro do que uma casa no Programa Minha Casa Minha vida, segundo avalia um influente vereador. (Foto ilustração Shopping Popular)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 06:44h
Espaço comercial

Shopping Avenida vai gerar 700 empregos diretos em Feira de Santana

 

Empreendimento com investimento de aproximadamente R$ 50 milhões, o Shopping Avenida, em Feira de Santana, traz uma boa notícia. Deve gerar entre 700 e 1.000 empregos diretos. Localizado na Avenida Nóide Cerqueira, promete ser um grande espaço comercial no Município, dirigido pelo empresário Silvio Pedra. A proposta é gerar emprego e renda na cidade.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 06:41h
De Feira de Santana

Hoje tem Bié dos 8 Baixos em São Paulo

 

Nesta sexta-feira (21), às 16 horas, no Cine Matilha, em São Paulo, será exibido mais uma vez o documentário “Bié dos 8 Baixos’, como parte da programação do 11º Festival Internacional do Documentário Musical In-Edit.

O filme, dirigido por Eduarda Gama e Uyatã Rayra, conta a história do sanfoneiro feirense Francisco da Silva Sena (Bié), de 75 anos e do samba que ele comandava no Centro de Abastecimento de Feira de Santana às segundas.

A programação do festival internacional In-Edit, que será encerrado no domingo (23), pode ser conferida no endereço eletrônico: http://br.in-edit.org (Elsimar Pondé)


 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 06:38h
Shopping Popular

José Carneiro diz que vai convocar Borges Júnior para esclarecer venda de boxes

 

O presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador José Carneiro Rocha (PSDB - foto ilustração), anunciou que a Casa Legislativa vai convocar o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, para esclarecer a respeito da venda de lojas âncoras do Shopping Popular. “O secretário tem que trazer esclarecimentos se as 30 lojas âncoras podem ser transformadas em mil para que o empresário Elias Tergilene possa encher os bolsos de dinheiro”, disse. A Comissão de Infraestrutura apresentará um requerimento convocando Borges Júnior. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 06:35h
Feira de Santana

Fernando Torres trabalha para ter uma chapa forte em 2020

 

Decidido a ser candidato a vereador em 2020, o ex-deputado federal Fernando Torres (Foto ilustração)  promete uma chapa forte de candidatos a vereador em Feira de Santana, pelo PSD. Presidente Municipal do partido, Fernando Torres promete surpresas na disputa eleitoral. Quer eleger entre três e quatro vereadores.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 06:32h
Feira de Santana

Jhonatas Monteiro pode ser candidato a prefeito ou vereador

 

O processo político em Feira de Santana tem um ingrediente na esquerda identificada pelo PSOL, que deve ser motivo de comentários na cidade. É que o partido ainda não definiu qual o destino da sua maior expressão, Jhonatas Monteiro (Foto ilustração), em 2020. O PSOL não sabe se o “Rasta”, como é conhecido, será candidato a prefeito ou vereador.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 06:25h
Brasília

Brasil se prepara para a XI Cúpula dos BRICS em setembro

 

O Brasil se prepara para a XI Cúpula dos BRICS, que ocorrerá entre os dias 13 e 14 de setembro, em Brasília. O presidente da China, Xi Jinping, é esperado. Fazem parte dos BRICs, além de Brasil e China, Índia, Rússia e África do Sul.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 06:22h
Aniversário

Feira de Santana terá sessão especial na Câmara Federal

 

O deputado federal Zé Neto (PT-foto ilustração) anunciou nas redes sociais que no dia 19 de setembro deste ano a Câmara Federal fará uma sessão especial em homenagem ao aniversário de Feira de Santana. “Faremos uma grande festa em Brasília, convidando todos os atores da cidade, dentre eles o prefeito, trabalhadores, os movimentos sociais, representantes do comércio, da indústria, os religiosos, etc”, declarou Zé Neto para justificar a realização do evento.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 06:19h
Feira de Santana

Antecipação do pagamento dos servidores da Prefeitura aquece comércio

 

A antecipação do pagamento dos servidores efetivos da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, de 30 de junho para sexta-feira (21), não deixa de ser importante para o aquecimento do comércio às vésperas dos festejos de São João, 23 e 24 deste mês. O setor agradece. (Foto:Prefeitura Municipal de Feira de Santana)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 06:13h
Prefeitura Municipal

Oposição em Antônio Cardoso quer CPI da Educação

 

Hoje com quatro vereadores, a oposição na Câmara Municipal de Antônio Cardoso já disse que a partir de agosto terá novidade no Legislativo municipal. Vai propor uma CPI para investigar a aplicação dos recursos do Governo Federal na Educação, pelo prefeito Toinho Santiago (PT). Gerson do Mocó (MDB), que é o líder da oposição, diz que o bloco de vereadores estuda incluir também os recursos da Saúde na proposta de CPI. Entendem que as duas pastas estão cheias de problemas, principalmente de gerenciamento e aplicação de recursos. Além de Gerson do Mocó, compõem a oposição Vânia Nery (MDB), Cecília Silva (PSL) e Edinaldo Borges Almeida (PTB-foto ilustração), autor da proposta. Em tempo: A Câmara Municipal é composta de 9 vereadores.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 06:09h
Prefeitura Municipal

Câmara de São Gonçalo dos Campos aprova contas de Carlos Germano

 

A Câmara Municipal de São Gonçalo dos Campos aprovou, na manhã de terça-feira (18), as contas do prefeito Carlos Germano (PP - foto ilustração), exercício 2017, por unanimidade dos presentes (11 dos 13 votos). O parecer do TCM é pela aprovação com ressalvas e os vereadores seguiram o órgão.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 06:07h
Eleições 2020

Partido Novo deverá ter candidato a prefeito em Feira de Santana

 

O Partido Novo que em Feira de Santana é novo mesmo, pois nunca participou de um pleito eletivo, deverá ter candidatura a prefeito no município. Quando nada é o que definiu o partido para 2020.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 06:04h
Feira de Santana

Forças ocultas impedem Targino Machado de conceder entrevista à rádio Transamérica

 

Estava marcada para segunda-feira (17), uma entrevista do deputado estadual Targino Machado (DEM-foto ilustração) ao radialista Carlos Geilson, na rádio Transamérica. Mas o parlamentar acabou não participando do programa. Targino já disse que não é de fugir da raia e jogou a culpa na Secretaria de Comunicação do Município, que assegurou não ter nada a ver com isso. Já uma fonte de prestígio informou ao site que houve interferência de forças ocultas ligadas ao Governo do Estado. Uma coisa é certa, o programa é terceirizado e alguém deu pitaco. E pitaco forte, pois Targino Machado estava a postos para a entrevista, que prometia balançar os meios políticos.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 06:02h
Feira de Santana

Vereador Zé Filé e a possibilidade de ser aliado de Colbert Martins

 

A informação que chega ao site Bahia na Política é que o vereador Zé Filé (PROS-foto ilustração) vai esperar o desenrolar da relação entre Fernando Torres e Colbert Martins (MDB). Até porque Zé Filé, que é um crítico forte do Governo Municipal, pode ficar em dificuldade com a sua mudança repentina de posição.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 05:57h
Desenvolvimento Social

Pablo Roberto cria Comissão de Sindicância para apurar irregularidade

 

Com menos de 15 dias à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social, o vereador licenciado Pablo Roberto (Foto ilustração) teve como primeiro ato assinar a Portaria 01/2019, criando uma Comissão de Sindicância para apurar possível irregularidade funcional na pasta. São membros: Ivone Vitória Fernandes Magalhães, Pedro Américo de Santana Silva Lopes e Leila Rocha dos Santos Brandão. O secretário Pablo Roberto informa que a sindicância tem por objetivo apurar possível duplo vinculo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 05:46h
Feira de Santana

Câmara Municipal em clima de São João declara ponto facultativo

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana, diferente da Prefeitura, preferiu decretar ponto facultativo sexta-feira (21). Em clima de festas juninas, só retorna às suas atividades legislativas terça-feira (25).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2019 05:20h
Aniversariante do Dia

Radialista Nelsão em festa hoje na cidade de Lamarão

 

Radialista com mais de duas décadas no meio radiofônico, Nelsão, que hoje administra a rádio Lamarão FM, completa mais uma data natalícia. Colaborador do site Bahia na Política, recebe as felicitações da redação.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.06.2019 12:59h
Feira de Santana

Pesquisa de José Ronaldo bem que poderia ser divulgada

 

O anúncio feito pelo ex-prefeito José Ronaldo de que tem uma pesquisa em mãos, que dá uma diferença de 7 pontos percentuais comparada com a feita pela empresa EQUALIP, contratada pelo site Bahia na Política e o jornal Folha do Estado, feita entre os dias 27 de maio e 1º de junho, tem levado os curiosos e fazerem a seguinte observação: Bem que o ex-prefeito poderia divulgar quando e quem fez a pesquisa, afinal esse ano ainda podem ser divulgadas pesquisas sem a obrigação do registro na Justiça Eleitoral. Quem faz a observação é o vereador Alberto Nery (PT). (Foto ilustração: Alberto Nery e José Ronaldo)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.06.2019 10:52h
Eleições 2020

ACM Neto quer oposição unida, mas em torno do DEM

 

O prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto (foto ilustração), tem dito que vai trabalhar para que os partidos de oposição a Rui Costa estejam unidos nas próximas eleições. Mas em torno do DEM, seu partido.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.06.2019 09:30h
Indicações

Governo Federal quer fazer pacote de nomeações e Feira de Santana à espera

 

A Casa Civil vai ter de acelerar a entrega de cargos a partidos de centro e centro-direita. As negociações não deslancharam porque o governo quer fazer todas as nomeações em pacote, mas a demora abriu espaço para disputas. A Codevasf, por exemplo, é alvo de queda de braço entre Câmara e Senado. Feira de Santana está na expectativa, pois tem o nome do ex-prefeito José Ronaldo com chances de assumir um cargo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.06.2019 09:27h
Câmara Municipal

Após relatório da Corregedoria, Luiz da Feira agradece apoio de colegas

 

O vereador Luiz da Feira (PPL) usou a tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta quarta-feira (19), para agradecer ao presidente do Legislativo, José Carneiro Rocha (PSDB), e aos colegas pelo apoio após ter ação da Corregedoria arquivada, devido a denúncia do empresário Elias Tergilene, que o acusou de extorsão.
(Daniela Oliveira)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.06.2019 09:24h
Críticas

Tourinho diz que empresário de Shopping Popular é “malandro” e tem apoio do Município

 

O vereador Roberto Tourinho (PV - foto ilustração) fez duras críticas ao Município, por permitir a venda de boxes no Shopping Popular, empreendimento feito com a participação de dinheiro público. “Não conheço em lugar nenhum do mundo onde existam 30 lojas âncoras. O malandro pega o dinheiro público em conluio com a Prefeitura”, lamentou. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.06.2019 09:22h
Shopping Popular

Líder do Governo garante que prefeito não permitirá irregularidades

 

O vereador Marcos Lima (Patriota), defendeu o Governo Municipal de críticas e questionamentos que vêm sendo feitos a respeito do Shopping Popular, e garantiu que o Município não permitirá irregularidades. “Se estamos aqui nesta Casa discutindo isso é porque não vamos permitir. Não adianta tomar decisões precipitadas porque o shopping ainda não foi concluído. O prefeito não irá permitir nada de errado naquele empreendimento”, garantiu. (Daniela Oliveira)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.06.2019 09:19h
Prefeito e vereadores

José Carneiro diz que aumento do subsídio não é legislar em causa própria

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, nesta quarta-feira (19), o reajuste dos subsídios dos vereadores, secretários, vice-prefeito e prefeito a partir de 2021. Com a aprovação, o prefeito passará a receber R$26.723,13, enquanto vice-prefeito, vereadores e secretários receberão R$18.991,69.Justificando o projeto, o presidente do legislativo, vereador José Carneiro Rocha (PSDB - foto ilustração), afirmou que não está legislando em causa própria, porque o reajuste se dará a partir de 2021, com os vereadores eleitos na próxima legislatura. “Os vereadores tiveram aumento salarial pela última vez em janeiro de 2008”, argumentou, afirmando não ter receio algum com relação ao reajuste. “Ninguém, em sã consciência, vai fazer qualquer crítica, pois não estamos legislando em causa própria”, enfatizou.

Prorrogação de mandatos

Carneiro acrescentou ainda que caso ocorra a aprovação da PEC que está no Congresso, prorrogando os atuais mandatos para seis anos, o reajuste não atingirá os vereadores feirenses da atual legislatura. “Havendo prorrogação de mandatos, os vereadores não poderão ter reajuste de salário em 2021”, concluiu. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.06.2019 09:17h
Sul da Bahia

MP aciona dez municípios por não possuírem plano municipal de saneamento básico

 
Foto Reprodução

O Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Yuri Lopes, ajuizou ações civis públicas contra dez municípios da região sul da Bahia pedindo que a Justiça determine a implantação de políticas públicas de saneamento básico e resíduos sólidos e a interrupção do lançamento de resíduos in natura em lixões. Foram acionados os municípios de Almadina, Arataca, Barro Preto, Itapé, Itapitanga, Itajuípe, Floresta Azul, Jussari, Potiraguá e São José da Vitória. O MP busca que sejam atendidas as determinações da Lei 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e a Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Saneamento Básico.

Na ação, o MP requer que os municípios iniciem, no prazo de 30 dias, a elaboração do plano municipal de saneamento básico e do plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, com o prazo máximo de conclusão de 12 meses; que interrompam de modo definitivo, no prazo de 30 dias, o lançamento in natura a céu aberto de resíduos ou rejeitos na área dos lixões; que realizem, no prazo de 12 meses, destinação ou disposição final ambientalmente adequada dos resíduos coletados a serem depositados em aterro sanitário devidamente licenciado pelo órgão ambiental competente; e que recuperem os danos ambientais provocados pelo descarte inadequado...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.06.2019 09:14h
Camaçari

Prefeito é multado em R$8 mil pelo TCM

 
Foto Reprodução

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (19/06), julgou parcialmente procedente denúncia formulada pela COBRAPE – Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos contra o prefeito de Camaçari, Antônio Elinaldo Araújo da Silva, em razão de irregularidades em Concorrência Pública realizada no exercício de 2017. O processo licitatório teve por objeto a elaboração de estudos e projetos de infraestrutura urbana, projetos civis e captação de recursos federais e internacionais, no valor total de R$7.595.571,48. O relator, conselheiro Fernando Vita, multou o gestor em R$8 mil pelas irregularidaes.

A relatoria considerou abusiva a exigência de atestado técnico referente a execução de projeto executivo de ciclovias em áreas urbanas, já que a própria Lei de Licitações estabelece que essa documentação apenas poderá ser exigida quando se tratar de parcelas de maior relevância técnica e de valor significativo. Nesse caso específico, o valor do projeto de ciclovia foi de R$24.196,75, de modo a representar apenas 0,32% do orçamento do certame, o qual, alcançou o montante de R$7.595.571,48. Cabe recurso da decisão. (TCM/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.06.2019 09:11h
TRE

Conceição do Coité receberá audiência pública sobre avanço da biometria na Bahia

 
Foto Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) promoverá, nesta quarta-feira (26/6), uma audiência pública para pautar a nova logística da biometrização em Conceição do Coité e outros quinze municípios da região. A sessão terá início às 9h30 na Câmara Municipal de Conceição do Coité e será presidida pelo juiz ouvidor Rui Carlos Barata Lima Filho.

A pauta da audiência será a revisão biométrica extraordinária nas cidades de Araci, Candeal, Capela do Alto Alegre, Cipó, Conceição do Coité, Ichu, Nova Fátima, Nova Soure, Pé de Serra, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Ribeira do Amparo, Santaluz, São Domingos, Teofilândia e Valente. Juntos, os dezesseis municípios totalizam 287.488 eleitores, dos quais quase 126 mil (43,82%) ainda não atualizaram o cadastro eleitoral com a biometria.

As audiências públicas são realizadas pelo TRE da Bahia com o objetivo de aproximar cidadãos e autoridades locais dos objetivos da Justiça Eleitoral. No momento, o debate tem sido em torno da conclusão do processo de biometrização no estado, visando as Eleições Municipais de 2020. (TRE/ Foto Reprodução) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.06.2019 09:08h
Feira de Santana

Estruturas para São João e o São Pedro estão sendo concluídas pela Prefeitura

 
Foto: Abnner Kaique

Palcos e outras estruturas para o São João – em Maria Quitéria, Tiquaruçu, mais o São Pedro – em Humildes, já estão sendo finalizadas pela Prefeitura de Feira de Santana, que realiza as festas. Terão as mesmas características do ano passado.

Em Feira de Santana o São Pedro também é comemorado nos distritos de Bonfim de Feira e Jaíba. Em Maria Quitéria e Tiquaruçu, a festa vai acontecer nos dias 22 e 23, e o nos demais distritos o forró está marcado para os dias 28 e 29. Todos com grandes atrações contratadas pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho.

Os palcos para o São João de São José e a festa em Humildes será duplo. Assim, não haverá problema de continuidade nas festas – enquanto uma atração ocupa um dos lados, no outro a próxima atração monta o cenário e passa o som. (Secom/ Foto: Abnner Kaique)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.06.2019 09:06h
Bahia

Donos de veículos com placas de finais 7 e 8 têm 5% de desconto no IPVA até 26 e 27 de junho

 
Foto Reprodução

Os contribuintes que possuem veículos com placas de finais 7 e 8 têm até os dias 26 e 27 de junho, respectivamente, para quitar o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto, em cota única. O alerta é da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz), que dá ainda a opção de pagar o IPVA em três parcelas. Para aderir ao parcelamento, o pagamento da primeira cota deve ser feito nas mesmas datas do vencimento do desconto de 5%, isto é, 26 e 27 de junho.

Caso os proprietários prefiram quitar o tributo em cota única, sem desconto, os prazos são até 29 de agosto, para carros de placas final 7, e 30 de agosto, para automóveis de final de placa 8. Para efetuar o pagamento, o contribuinte deve dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos.

Neste mês de junho, os donos de veículos de placas de finais 3, 4, 5 e 6 também devem estar atentos ao pagamento do IPVA. Os proprietários de automóveis com finais de placa 3 e 4 devem pagar até os dias 27 e 28/06, respectivamente, a terceira cota, para quem parcelou o tributo, ou a cota única sem desconto. Por serem os prazos finais para essas placas, caso percam as datas, esses contribuintes já serão considerados inadimplentes com o IPVA 2019. Já os donos de veículos com placas 5 e 6 que dividiram o imposto em três vezes precisam quitar a segunda cota até 27 e 28 de junho, respectivamente.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.06.2019 09:01h
Política

Após ser demitido, Santos Cruz diz que governo de Bolsonaro é "um show de besteiras"

 
Foto: Carolina Antunes/PR

Uma semana após sua demissão da Secretaria de Governo da Presidência da República, o general Carlos Alberto dos Santos Cruz criticou o governo de Jair Bolsonaro por perder tempo com “bobagens” quando deveria priorizar questões relevantes para o país.

“Tem de aproveitar essa oportunidade para tirar a fumaça da frente para o público enxergar as coisas boas, e não uma fofocagem desgraçada. Se você fizer uma análise das bobagens que se têm vivido, é um negócio impressionante. É um show de besteiras. Isso tira o foco daquilo que é importante. Tem muita besteira. Tem muita coisa importante que acaba não aparecendo porque todo dia tem uma bobagem ou outra para distrair a população, tirando a atenção das coisas importantes. Tem de parar de criar coisas artificiais que tiram o foco. Todo mundo tem de tomar consciência de que é preciso parar com bobagem”, disse Santos Cruz. (Época/ Foto Carolina Antunes/PR)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.06.2019 08:56h
Muniz Ferreira

MP detecta irregularidades em serviço de transporte escolar e recomenda suspensão de contrato

 
Foto Reprodução

Irregularidades detectadas na execução de contrato de prestação de serviço de transporte escolar no município de Muniz Ferreira acabam de levar o Ministério Público estadual a recomendar ao prefeito e à secretária de Educação a suspensão, cautelar e imediata, do contrato firmado com a empresa Fernandes Barbosa Serviços Administrativos Ltda. Segundo a promotora de Justiça Mirella Brito, procedimento administrativo instaurado para acompanhar a política pública identificou diversas falhas no serviço, como a utilização de veículos fora da frota da empresa contratada (algo vedado pelo contrato) e condutores dos veículos atuando sem habilitação específica. “Há um abismo entre o constante das normas vigentes e o serviço efetivamente prestado pela empresa incumbida pelo transporte escolar na rede pública de ensino de Muniz Ferreira, com seríssimo comprometimento da segurança dos alunos”, afirma ela.

Segundo as apurações, o transporte está sendo feito por veículos inadequados para o serviço, sem itens básicos, como cintos de segurança em todos os assentos, pneus em condições satisfatórias e tacógrafos funcionais. Além disso, condutores selecionados para a atividade não contam com certificado de conclusão de curso especializado ou habilitação específica para o transporte de passageiros, o que os torna inaptos para a execução dos serviços segundo os pa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.06.2019 08:53h
Ilhéus

Após greve, aulas na Uesc serão retomadas somente em julho

 
Foto Reprodução

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) aprovou, nesta quarta-feira (19), a recomposição do calendário acadêmico após mais de 60 dias de greve dos docentes das universidades estaduais da Bahia. A decisão tomada hoje é de que as aulas da graduação serão retomadas somente em 3 de julho.
“Diante da situação de excepcionalidade, aliada à conjuntura de afastamento de estudantes para os seus locais de residência acrescida a inexistência de transportes de prefeituras ou associações e, ainda a limitação econômica de parcela de estudantes que dificultam ou impedem seu comparecimento ao Campus da UESC, os Conselheiros fixaram e mantém atividades avaliativas no período de 17 de junho e 01 de julho e levando, também, em consideração a mobilização estudantil”, informou a instituição em nota.

A Resolução nº 37/2019 aprovada na 43ª. Reunião Extraordinária do Consepe altera a Resolução nº 49/2018. No artigo 1º da Resolução ficou definido que “eventuais avaliações realizadas na graduação nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2019 serão objeto automático de realização de segunda chamada.” O novo calendário deverá ser divulgado na próxima semana, após as devidas alterações. (pimenta/ Foto 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.06.2019 08:51h
Salvador

Campanha defende bem-estar animal nos festejos juninos

 
Foto Divulgação

A vereadora Ana Rita Tavares (PMB) alerta a população para os cuidados necessários com os animais no período junino. Em 2013, a legisladora apresentou o Projeto de Lei nº 414/13, visando proibir os fogos de alto impacto sonoro, permitindo apenas aqueles com efeitos visuais.

Ana Rita explica que os explosivos produzem ruídos que ultrapassam os 125 decibéis, valor maior que o dobro recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Os transtornos e as consequências dos fogos de artifício à saúde e bem-estar animal são o alvo de uma campanha de conscientização do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia (CRMV-BA), que recebe apoio da vereadora. “Qualquer som ou ruído acima de 60 decibéis pode causar estresse físico e psicológico”, explica a médica-veterinária Ilka Gonçalves, presidente da Comissão de Bem-Estar e Saúde Animal do Conselho.

Com o tema “Evite fogos. Para você, diversão. Para eles, problemão”, a ação será veiculada em outdoors, redes sociais e circuito digital em Salvador e Região Metropolitana. (CMS/ Foto Divulgação)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.06.2019 08:45h
Feira de Santana

Venda irregular de fogos de artifício será coibida, recomenda MP

 
Foto Reprodução

Empresas e pessoas físicas que estejam comercializando irregularmente fogos de artifícios no município de Feira de Santana devem ser autuadas e ter os produtos apreendidos. Essa foi umas das definições da reunião promovida  pela promotora de Justiça Márcia Morais Vaz com órgãos públicos municipais. O encontro teve o objetivo de debater a comercialização dos fogos na cidade. Segundo os representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, não há nenhum registro de autorização de licença de funcionamento para a atividade de vendas e/ou fabricação de fogos em Feira de Santana. Atentos a essa questão, os órgãos deliberaram pela ação de fiscalização, que percorrerá estabelecimentos comerciais, feiras livres, barracas e calçadas da cidade. Também participaram da reunião representantes do Corpo de Bombeiros, secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano (Sedur), de Trânsito (SMT), de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC), Defesa Civil e Departamento de Polícia Técnica. (MP-BA/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Iau - cavalgada
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2019

2018

2017

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia