Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

O prefeito da sua cidade está investindo corretamente os recursos para o combate ao COVID -19



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.08.2019 08:14h
"Nossos filhos não leem mais impressos"

Repórter fotográfico deixa redações para registrar casamentos

 

Ganhador de 16 prêmios de jornalismo, entre eles o Esso e o Vladimir Herzog, o repórter fotográfico Celso Júnior trocou as redações por uma empresa de fotos de casamento. Hoje, quase seis anos depois, afirma que já enxergava um esgotamento nos jornais. “Eu realmente achei que o jornalismo tinha saturado um pouco. Pensava em me antecipar a essa coisa de que os veículos impressos iam, cada vez mais, diminuir. Nossos filhos, por exemplo, não leem mais jornal impresso”, observa. (Foto ilustração)

Celso concedeu entrevista à jornalista Roseann Kennedy, no programa Impressões, que vai ao ar nesta terça-feira (20), às 23h, na TV Brasil. Ele trabalha com fotografia há mais de 30 anos e esteve à frente de vários veículos. Realizou o sonho de integrar a equipe do jornal O Estado de São Paulo por mais de uma década. Fez grandes coberturas como posses presidenciais, fatos históricos no Congresso, copas do Mundo, olimpíadas, os funerais do papa João Paulo II e a eleição de Bento XVI. Surpreendeu os jornalistas ao deixar esse universo a fim de migrar para uma área que era alvo de preconceitos.

O repórter fotográfico considera que também ajudou a mudar esse cenário. “Antigamente existia um preconceito com fotógrafo de casamento. Hoje, eu acho que a gente conseguiu um status, né?”. Celso conta que decidiu levar seu olhar de repórter para as cerimônias. “No casamento, se você pensar ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.08.2019 08:00h
Brumado

Prefeitura é notificada pela Justiça por não convocar aprovados em concurso público

 

Um mandado de segurança, com pedido liminar, foi impetrado por técnicos em enfermagem aprovados em concurso público, em face do secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, e do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Os candidatos alegam que prestaram concurso em 24 de setembro de 2017 e foram convocados, em 06 de fevereiro de 2017, para avaliação psicológica, no entanto, em 09 de fevereiro de 2017, foi publicado edital de suspensão da referida avaliação, e, até o presente momento, não foram convocados. Alegam ainda que na mesma data do concurso realizado pelos impetrantes houve Processo Seletivo, cujos candidatos aprovados para o mesmo cargo, técnico em enfermagem, já foram convocados. (Foto ilustração)

Os candidatos disseram que há vagas no Hospital Municipal e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sendo ocupadas por servidores temporários, quando deveriam ser reservadas a servidores permanentes, aprovados em concurso público. Diante do caso, a juíza Ely Christiane Esperon Lorena determinou a suspensão do prazo de validade do concurso público para técnico em enfermagem do município, bem como obstada a contratação temporária de empresa que preste serviços através da contratação de qualquer profissional técnico em enfermagem até posterior deliberação. O município também foi notificado a prestar esclarecimentos acerca do caso. (acheisudoeste)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.08.2019 07:43h
Feira de Santana

Sorteio de boxes do Centro Comercial Popular começa dia 21

 

O Governo do prefeito Colbert Martins Filho dá início ao sorteio dos boxes para o Centro Comercial Popular no próximo dia 21, quarta-feira. Neste dia será realizado com o setor de artesanato, no salão de eventos da Euterpe Feirense, na rua Conselheiro Franco, às 16hs. (Foto ilustração)

Já no dia 22 será a vez do sorteio dos boxes setorizados para os ambulantes dos setores de ourives e salão de beleza. O evento também será no mesmo horário, no prédio da Euterpe Feirense.

O sorteio será realizado por técnicos da Concessionária Feira Popular, responsável pela construção e administração do Centro Comercial Popular. Será feito tendo como base os dados arquivados pela Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), constando fotografias de barracas e dos proprietários e a biometria.

Em reunião com vendedores ambulantes, na noite de sexta-feira, 16, o secretário da Settdec, Antônio Carlos Borges Júnior, comunicou a decisão do Governo Municipal de fazer os sorteios dos boxes setorizados. Na reunião, realizada na sede da Secretaria, os dirigentes de entidades representativas dos vendedores ambulantes da Sales Barbosa, de artesanato e da rua Marechal Deodoro, além da comissão de representantes dos vendedores ambulantes.

O secretário Antônio Carlos ressaltou que para estas categorias, os sorteios...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.08.2019 07:32h
Política

TRE cassa mandatos de governador e vice de Sergipe

 
Foto: Secom

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe cassou nesta segunda-feira (19) os mandatos do governador Belivaldo Chagas (PSD) e da vice Eliane Aquino (PT).

Os dois foram condenados por abuso de poder político e econômico, por 6 votos a 1. A acusação é que usaram a estrutura do governo em favor de sua campanha.

Belivaldo continuará no cargo até a decisão definitiva, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (Bahia.ba/ Foto: Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.08.2019 06:25h
Feira de Santana

Dayane Pimentel diz que Colbert Martins ainda não mostrou para o que veio

 

Na entrevista de domingo (18) pela manhã, no programa Silvério Silva, a deputada federal Dayane Pimentel (PSL - foto) ao falar sobre o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, disse que o mesmo ainda não mostrou para o que veio. “Pensem vocês comigo. Não quero falar mal da pessoa de Colbert. Estou falando da gestão. Como é que aqui na cidade de Feira de Santana nós temos dois deputados federais, sendo que eu sou a única deputada federal da ideologia mais defendida pelo prefeito da cidade e não me sinto abraçada. Tenho as minhas emendas. Estou liberando para a cidade. Não sou chamada, não convidada para projetos, para inaugurações, psra nada. É só aquela questão, que ela tiver de dar que ela me traga. E minha participação junto ao meu Municipio? E para poder mostrar minha cara de uma forma mais efetiva e falar olha estou aqui gerindo, doando, trabalhando”, desabafou a deputada. Segundo Dayane o diálogo até começou de uma forma mais amistosa, “mas hoje você não vê a vontade da Prefeitura de Feira de Santana em relação ao meu mandato, que só tem a contribuir com a nossa cidade”, enfatizou. (Rádio Sociedade News FM)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.08.2019 06:20h
Eleições municipais

PSL terá sim candidato a prefeito em 2020 em Feira de Santana

 

A entrevista concedida pela deputada federal Dayane Pimentel domingo (18), no programa Silvério Silva, Rádio Sociedade News FM, deu claro sinal de que vai mesmo de carreira solo em 2020 para prefeito. O PSL terá sim um nome na disputa.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.08.2019 06:18h
Radicalismo

Querer exterminar quem pensa diferente é um ato de ditadura

 

Divergir, ser contra, não querer compor, tudo faz parte do processo democrático. Mas quando se chega à imprensa e diz que o objetivo é exterminar o PT ou a esquerda, a questão não é de democracia, mas de ditadura. E a democracia é maior do que as pessoas que pensam assim.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.08.2019 06:14h
Feira de Santana

Inscrições para o Aberto podem ser feitas até o dia 23

 

Estão abertas até a próxima sexta-feira (23) as inscrições para 13ª edição do Aberto do Cuca, evento que marca anualmente o aniversário do Centro Universitário de Cultura e Arte.

Para se inscrever é necessário comparecer ao Cuca, em horário comercial, e levar apenas um documento de identificação. Não existe qualquer cobrança de taxa para realizar o procedimento.

O Aberto do Cuca será realizado no dia 12 de setembro, a partir das 8 horas. Serão desenvolvidas atividades de literatura, dança, cinema, música, artes plásticas e teatro.

A programação reunirá artistas conhecidos e também iniciantes, durante todo o dia, com entrada franca. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (75) 3221-9611. (Elsimar Pondé)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.08.2019 06:12h
Ideologia

Ser anti-PT nem sempre é ser de direita

 

O extremo ideológico imposto a favor de Jair Bolsonaro ou a favor do PT nos traz uma lição. Ser anti-PT não é sempre de direita e ser PT nem sempre é de esquerda.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.08.2019 06:09h
Sociólogo

José Pastore: "O emprego é um trabalho muito específico"

 

O sociólogo José Pastore (foto reprodução), 84, um dos mais respeitados pesquisadores do universo das relações laborais no Brasil, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, questionado sobre a diferença entre emprego e trabalho, deu a seguinte definição: “O emprego é um trabalho muito específico, em que se caracteriza subordinação, assalariamento, continuidade, habitualidade. E o trabalho é a atividade de produção, criação de um modo geral. O emprego é um tipo de trabalho”.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.08.2019 06:07h
Encontro

Rui Costa marca ponto ao visitar Câmara de Salvador para tratar do VLT

 

A visita do governador Rui Costa (PT) à Câmara Municipal de Salvador, semana passada, marcou ponto. Foi tratar do VLT, sistema de transporte Veículo Leve sob Trilhos. O diálogo é sempre bom. E mais ainda quando é com os opositores.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.08.2019 06:03h
Reforma tributária

Bancada evangélica que manter isenções para templos religiosos

 

Uma das mais articuladas bancadas no Congresso Nacional, hoje composta de 200 parlamentares entre deputados e senadores, os evangélicos têm um objetivo junto ao governo Bolsonaro. Manter as isenções previstas atualmente para os templos. É que o governo pretende apresentar a sua proposta de reforma tributária aos parlamentares.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.08.2019 06:01h
Feira de Santana

Nome de Ildes Ferreira esquecido na entrega do Centro de Convivência Dona Zazinha

 

A entrega do Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira, sábado (17) pela manhã, que contou com as presenças do prefeito Colbert Martins (MDB), da ministra Damares Alves e do ex-prefeito José Ronaldo, foi um grande momento para as ações sociais que envolvem idosos do Município. Mas não passou despercebido o registro do sociólogo Ildes Ferreira, que foi secretário de Desenvolvimento Social nos dois governos, Colbert Martins e José Ronaldo, período em que foi feita a obra. Ildes Ferreira faleceu em maio passado.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.08.2019 05:58h
Dízimos e ofertas

Igrejas no Brasil dobraram arrecadação em oito anos

 

Em oito anos, a arrecadação de igrejas no Brasil praticamente dobrou. A alta é resultado do aumento de entidades religiosas no país e de mais doações, dízimos e ofertas aos templos. A renda das igrejas subiu de R$ 13,3 bilhões, em 2006, para R$ 24,2 bilhões, em 2013, segundo dados da Receita Federal, obtidos pela Lei de Acesso à Informação. Corrigindo o montante de 2013 pela inflação, seriam quase R$ 32 bilhões em valores atuais. Quase metade do que o governo espera gastar em 2019 com o BPC, benefício assistencial pago a idosos carentes e pessoas com deficiência. (Folha)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.08.2019 05:56h
Feira de Santana

Hamilton Ramos acredita que a ministra Damares Alves vai fazer a diferença em relação aos idosos

 

A visita da ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves a Feira de Santana, sábado (17), chamou a atenção do servidor público e químico  Hamilton Ramos (foto ilustração), quando a mesma falou da sua luta em defesa do idoso e as agressões que os mesmos vêm sofrendo no Brasil. “Vejo na ministra um sentimento de proteção ao idoso, com naturalidade e profundidade. Nesse Brasil a fora ela vai fazer a diferença. Isso é bom e o país precisa disso”, declarou Hamilton Ramos.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.08.2019 05:49h
Feira de Santana

Nery parabeniza Município por Feira itinerante e pede mais organização em feiras livres

 

O vereador Alberto Nery (PT-foto ilustração), em discurso nesta segunda-feira (19), na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, parabenizou a iniciativa do Governo Municipal de criar as feiras itinerantes que serão levadas aos bairros, mas cobrou que essa mesma organização seja implantada nas feiras livres já existentes.

“Gostaria que o prefeito pegasse o exemplo dessas barracas e levasse as feiras livres de Feira de Santana”, sugeriu. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.08.2019 05:47h
Feira de Santana

Cadmiel lamenta aumento da violência contra o idoso e cobra delegacia especializada

 

O vereador Cadmiel Pereira (PSC) lamentou o aumento da violência contra o idoso e cobrou que seja construída uma delegacia especializada no Município de Feira de Santana. De acordo com ele, em apenas 14 dias foram registrados 50 casos de violência contra o idoso. “O Conselho Municipal da Pessoa Idosa vem buscando, intercedendo, trazendo pedido para que haja a construção de uma delegacia especializada para a pessoa idosa”, disse, afirmando que encaminhará a solicitação ao Governo do Estado nesse sentido. (Daniela Oliveira)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.08.2019 05:43h
Política

Marcos Lima questiona Tourinho sobre propostas, caso seja candidato a prefeito

 

O vereador e líder do Governo, Marcos Lima (Patriota - foto) indagou ao oposicionista Roberto Tourinho (PV) que tipo de proposta será apresentado por ele, em caso de candidatura à Prefeitura. “Vai apresentar proposta ou vai apenas esculhambar?”, questionou Marcos Lima, lamentando que Tourinho só tenha críticas a fazer ao atual, ao invés de contribuir com sugestões. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.08.2019 05:42h
Câmara de Feira de Santana

Requerimento que questiona aplicação de precatórios da Educação gera polêmica

 

Um requerimento apresentado pelo vereador Roberto Tourinho (PV), em que indaga sobre a aplicabilidade do Município para os precatórios da Educação, gerou muita polêmica, nesta segunda-feira (19) na C^Mara Municipal de Feira de Santana. Apesar de rejeitado, o requerimento causou alvoroço entre vereadores da bancada governista, por conta da declaração do vereador Zé Filé (PROS) que questionava o porquê de tanta defesa dos governistas e chegou a perguntar se havia outros interesses. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.08.2019 05:38h
Feira de Santana

Zé Curuca defende Tarcízio Pimenta e diz que ele não foi um mau prefeito

 

O vereador Zé Curuca (DEM - foto ilustração) fez um discurso em defesa do ex-prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, que vem sendo criticado pelo vereador Roberto Tourinho (PV), que na época era oposição ao Governo Municipal e agora vem comparando a atual gestão à do ex-prefeito. “O único erro de Tarcízio foi manter um monte de traíra no governo dele”, disse, citando inclusive várias obras da gestão do ex-prefeito, a exemplo de melhorias na Guarda Municipal, Saúde Digital, melhorias na educação, Micareta e festejos juninos. O vereador Edvaldo Lima (PP) endossou as palavras de Curuca a favor do ex-prefeito Tarcízio Pimenta, salientando as melhorias que foram feitas por ele na saúde do Município. (Daniela Oliveira)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 17:10h
Senado Federal

Girão convida cidadãos a participarem de manifestação pelo combate à corrupção

 

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE - foto) convidou, em Plenário, nesta segunda-feira (19), os cidadãos para participarem da manifestação a favor da Operação Lava Jato, que acontecerá dia 25 de agosto por todo o país.

O parlamentar afirmou que os principais pontos reivindicados serão o fim do foro privilegiado, o veto integral ao projeto sobre abuso de autoridade e a instalação da CPI dos Tribunais Superiores.

— É importante que a população vá para as ruas, não é para defender governo, é para defender o país, pautas nacionais. Isso que é importante, pautas nacionais. (Agência Senado)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 16:40h
Câmara Federal

Cinco frentes parlamentares serão lançadas nesta semana

 

Uma série de eventos marca o lançamento de cinco frentes parlamentares durante esta semana. (Foto ilustração)

Nesta terça-feira (20), será lançada a Frente Parlamentar da Advocacia. O evento contará com a presença do presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, e de presidentes das seccionais. A frente é coordenada pelo deputado Fábio Trad (PSD-MS) e tem apoio de 199 deputados.

O colegiado foi instalado no dia 26 de junho e registrado no dia 1º de julho. O lançamento da frente está marcado para as 14 horas no Café do Salão Verde.

Nesse mesmo dia, outras duas frentes serão lançadas: a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem, coordenada pelo deputado Mauro Nazif (PSB-RO) e a Frente Parlamentar em Defesa das 30 Horas da Enfermagem, com coordenação do deputado Célio Studart (PV-CE). Este evento será realizado no Salão Nobre, às 15 horas.

Quarta

A Frente Parlamentar em Defesa do Ciclista será lançada nesta quarta-feira (21), às 14 horas, em local a ser definido. A frente é coordenada pelo deputado Juninho do Pneu (DEM-RJ) e propõe cuidar dos interesses dos ciclista e aprimorar a relação da sociedade com o parlamento.

Quinta

Na quinta-feira (22) será lançada a Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, c...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 15:55h
Feira de Santana

Divulgado o resultado do 18º Concurso Feirense de Fotografias

 

Foi divulgado na manhã desta segunda-feira (19/08), no Dia Mundial da Fotografia, o resultado do 18º Concurso Feirense de Fotografias, promovido pelo Sindicato dos Fotógrafos Profissionais de Feira de Santana (Sindfofs), com apoio da Prefeitura. (Foto ilustração)

Os trabalhos seriam expostos no Mercado De Artes Popular (MAP), mas devido a interdição do entreposto, a exposição acontecerá no Parque do Saber, Rua Tupinambás, 275, Bairro São João. A mostra será aberta a partir das 15 horas desta segunda, onde permanece até o dia 31 de agosto.

O concurso tem por objetivo comemorar o Dia Mundial da Fotografia, celebrado em 19 de agosto. A iniciativa do SINDFOFS conta com o apoio da Secretaria Municipal de Comunicação Social.  

O presidente do SINDFOFS, Antônio Carlos Magalhães, informa que as placas de premiação deste ano, confeccionadas em acrílico, vão homenagear Gernilton Santos Cordeiro, que foi um dos pioneiros da fotografia profissional em Feira de Santana. Elas foram projetadas e criadas em São Paulo pelo designer Leonardo Alves de Almeida.  

A comissão julgadora dos trabalhos fotográficos foi formada pela jornalista Daniela Ribeiro, coordenadora do curso de Comunicação da FAT; o jornalista Dimas Oliveira, especializado em Cinema; e o publicitário Ricardo Joilly, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Unef. Veja quem foram os premiad...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 15:00h
Salvador: Eleição 2020

Paraná Pesquisas: Isidório lidera cenários na corrida eleitoral de 2020 em Salvador

 

A segunda rodada de pesquisas realizada pelo Bahia Notícias em parceria com o Instituto Paraná Pesquisas aponta que o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante) lidera a corrida eleitoral de 2020 em Salvador em todos os cenários estimulados, quando são citados os nomes dos possíveis postulantes ao Palácio Thomé de Souza. Em um universo com 10 nomes, Isidório varia como opção entre 15,6% a 16,1% e com 25,5% das intenções de voto quando o cenário testado é reduzido a até cinco nomes. A primeira pesquisa foi realizada em fevereiro de 2019 e não é possível traçar paralelos diretos entre os números por trazerem diferentes candidaturas. (Foto ilustração)

O resultado do primeiro disco estimulado de pesquisa apresenta os nomes de Isidório, com 15,6%, Lídice da Mata (PSB), com 13,4%, Bruno Reis (DEM), com 12,9%, Nelson Pelegrino (PT), 8,5%, Alice Portugal (PCdoB), 8%, Irmão Lázaro (PL), com 7,4%, Guilherme Bellintani (sem partido), 5,7%, João Carlos Bacelar (Pode), com 2,5%, Geraldo Jr. (SD), com 2,2%, e Fábio Vilas-Boas, com 1,5%. Para 18,1% dos entrevistados, nenhum desses nomes merece o voto para prefeito de Salvador, enquanto que 4,2% não souberam. (BN)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 14:30h
Santo Antônio de Jesus

Prefeito Rogério Andrade anuncia programa Cartão SAJ Cidadão. Confira os detalhes

 

O Prefeito Rogério Andrade anunciou na manhã desta segunda-feira (19) o Cartão SAJ Cidadão – Programa Municipal de Transferência de Renda. O projeto, enviado à Câmara, altera a Lei n° 1277 de 2015. (Foto ilustração)

O projeto de lei encaminhado à Câmara prevê alterações importantes. A principal delas dispõe que quem ainda não recebe nenhum outro benefício, poderá ser contemplado e terá prioridade sobre quem já recebe. No projeto aprovado em 2015, apenas quem já recebia algum benefício poderia ser contemplado.

Além disso, prevê medidas e parcerias para incentivar o uso do crédito em compras no comércio local, nas empresas de pequeno e médio porte. O programa também está atrelado à qualificação profissional e ações socioeducativas. O objetivo é fortalecer a economia local, promover uma melhor distribuição da renda e tirar as famílias mais carentes da situação de extrema pobreza, não só através do valor recebido, mas em especial através da qualificação profissional.

Durante a assinatura, o Prefeito Rogério Andrade pediu celeridades aos vereadores na apreciação do projeto:

– “A nossa programação inicial é realizar o primeiro pagamento já em setembro. Estamos vivendo um momento dif&iacu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 14:19h
Feira de Santana

Nova unidade Sesc abre Inscrições para cursos de artes

 

A nova unidade do Sesc Feira de Santana está com inscrições abertas para dez turmas de cursos em artes que acontecerão de setembro a dezembro deste ano.

Os cursos, que fazem parte do projeto de formação sistemática “Fazendo Arte no Sesc’, são ministrados por instrutoras do Sesc especializadas no ensino das linguagens do Teatro, Música e Artes Visuais e voltados para iniciantes.

As inscrições vão até o dia 07 de setembro. Interessadas (os) devem comparecer à Central de Relacionamento do Centro Cultural e Restaurante Sesc, na Praça Carlos Bahia. Para saber mais, ligue: (75) 3602-0035. (Elsimar Pondé)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 14:10h
Chamou Bolsonaro de "bunda-suja"

Procurador baiano censurado pelo CNMP será homenageado durante debate na UFBA

 

Após ser punido com 30 dias de afastamento por criticar o presidente Jair Bolsonaro (PSL), o procurador de Justiça da Bahia, Rômulo Moreira, será homenageado em um debate na próxima sexta-feira (23). O evento, denominado “Liberdade de expressão e novas formas de censura no Brasil atual”, acontecerá às 19h na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Estão à frente do debate a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e o Instituto Baiano de Direito Processual Penal (IBADPP). (Foto ilustração: procurador Rômulo Moreira e o presidente Jair Bolsonaro)

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) censurou o procurador com 30 dias de afastamento por ter chamado Bolsonaro de “bunda-suja fascista” em um artigo divulgado pelo BNews e pelo Justificando. Para a entidade, o procurador “teria violado os deveres legais de manter, pública e particularmente, conduta ilibada e compatível com o exercício do cargo e de zelar pelo prestígio da Justiça”. (BNews)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 13:30h
Programa Universidade para Todos

ProUni: não matriculados têm até hoje para pedir bolsas remanescentes

 

O prazo para alunos não matriculados em uma instituição de ensino superior concorrerem a uma das bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni) acaba nesta segunda-feira (19). Os estudantes interessados devem fazer as solicitações pelo site do ProUni. Os candidatos matriculados podem se inscrever até 30 de setembro. (Foto ilustração)

O prazo terminaria na última sexta-feira (16), mas foi prorrogado devido a uma instabilidade no portal. Após identificar indícios de sabotagem no sistema, o Ministério da Educação (MEC) acionou a Polícia Federal (PF).

Vagas remanescentes

As vagas remanescentes são mais uma chance para quem não foi contemplado na primeira e segunda chamadas, além da lista de espera. A disponibilidade dessas vagas, voltadas para o segundo semestre do ano, ocorre por desistência dos candidatos pré-selecionados ou por falta de documentação.

Podem concorrer às bolsas remanescentes brasileiros sem diploma de curso superior e que tenham participado de qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota superior a 450 pontos e que não tenha zerado a prova de redação.

Os professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e que não tenham participado do Enem, podem se inscrever &agr...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 12:00h
Itabuna

TCM determina auditoria na EMASA

 

O Tribunal de Contas dos Municípios determinou a realização de auditoria na EMASA – Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Itabuna. O presidente do órgão, Jader Guedes poderá acompanhar pessoalmente o trabalho da auditoria. (Foto ilustração)

Vale lembrar que a EMASA está passando por um processo de concessão e quatro empresas manifestaram interesse em assumir a gestão por 30 anos, com investimento na casa dos R$ 350 milhões. (politicosdosuldabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 11:34h
De aliado a crítico

Bebianno: "Bolsonaro atira nos seus soldados pelas costas"

 

A caminho do Palácio dos Bandeirantes, onde se encontraria com o governador João Doria, pouco antes da filiação do deputado Alexandre Frota ao PSDB, Gustavo Bebianno adianta seus planos para o futuro: quer participar da eleição de 2020, talvez como candidato a prefeito do Rio, filiado ao próprio PSDB ou ao DEM. "Recebi alguns convites e, na hora certa, vai ser decidido", disse ele ao jornal O Estado de S. Paulo na última sexta-feira. (Foto ilustração: Gustavo Bebianno e Jair Bolsonaro)

Demitido da Secretaria-Geral da Presidência, Bebianno afirmou que sua saída do governo e a expulsão de Frota do PSL mostram um "viés autoritário" do presidente Jair Bolsonaro, cujo destino seria terminar o governo isolado. "Ele próprio atira nos seus soldados. E pelas costas."

O partido tem de ser composto por vozes que destoam entre si. Ele tem de ter um núcleo, um alinhamento, mas é muito saudável que haja divergências internas. Então, este tipo de atitude revela um viés muito autoritário que infelizmente vem sendo demonstrado pelo presidente desde a sua eleição. É muito preocupante o presidente determinar ao seu partido uma ordem sumária para que um de seus membros seja expulso. O presidente revela uma absoluta falta de lealdade com seus próprios soldados. Algumas pessoas dizem que o Jair tem deixado seus soldados para trás. Acho que é muito pior. Acho que ele próprio atira nos seus soldados. E pelas costas.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 11:15h
Imbróglio do Fundo da Amazônia

Governadores da Amazônia Legal lamentam posições do governo e querem negociar com europeus

 

Governadores da Amazônia Legal lamentaram, em nota divulgada neste domingo (18), que posições do governo brasileiro tenham levado Alemanha e Noruega a suspenderem repasses de recursos para ajudar na preservação da Amazônia. (Foto ilustração)

A nota foi divulgada pelo governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), presidente do Consócio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.

O grupo é formado ainda pelos governadores de Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

A nota diz que os governadores são "defensores incondicionais do Fundo Amazônia", que recebe doações de Noruega e Alemanha e financia ações e projetos contra o desmatamento.

O texto afirma ainda que o bloco "estará dialogando diretamente com os países financiadores", e que isso já foi informado oficialmente ao presidente da República e às embaixadas da Noruega, Alemanha e França.

"Os governantes do bloco amazônico desejam participar diretamente das decisões para reformulação das regras do Fundo Amazônia, que estão sendo feitas pelo BNDES. Queremos, ainda, que o Banco da Amazônia passe a ser o gestor financeiro do Fundo, em razão da proximidade da instituição financeira com os estados, já que o Banco da Amazônia possui ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 11:05h
Justiça do Trabalho

TRT-15 decide que trabalhador demitido por justa causa tem direito a FGTS

 

O trabalhador de uma empresa que não comprova de maneira devida o recolhimento de parcela do FGTS tem direito ao fundo mesmo sendo demitido por justa causa. (Foto ilustração)

Esse foi o entendimento da 9ª Câmara do TRT-15, que manteve a demissão por justa causa de um empregado que foi demitido por ter xingado o proprietário da empresa, mas determinou a comprovação da empresa reclamada dos depósitos do FGTS pertinentes ao período referente a mais de cinco anos em que o trabalhador desempenhou suas funções sem registro em carteira (de 1/1/2005 a 1/11/2010).

O empregado alegou que a empresa não comprovou os motivos de sua dispensa por justa causa e que, diante da rescisão sem justificativa, ele teria direito às verbas rescisórias próprias dessa modalidade de demissão, FGTS mais multa de 40% e indenização substitutiva do seguro-desemprego. O reclamante ainda alegou que a empresa não recolheu integralmente os valores devidos ao pacto laboral anotado na CTPS.

A primeira testemunha da empresa disse ter presenciado o momento da demissão e confirmou que o empregado usou palavras de baixo calão ao ser questionado por seu superior hierárquico. A mesma testemunha ainda relatou que o funcionário teve problemas com outras pessoas na empresa.

O relator do caso, desembargador Luiz Antonio Lazarim, julgou a conduta grave o bastante para ensejar a demissão. Por isso, manteve a decisão do Ju...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 10:55h
5ª Copa Internacional JKS

Feira estará representada em uma das maiores competições de Karatê do mundo

 

Vinte e dois atletas de Feira de Santana e mais um do município de Coração de Maria vão embarcar nesta terça-feira, 21, para a Irlanda, onde disputarão em Dublin a uma das maiores competições do esporte: a 5ª Copa Internacional JKS, que será realizada entre os dias 23 e 25 de agosto. Mais de 70 países estarão presentes. (Foto ilustração)

Enquanto isso, a maratona de treinos tem sido cada vez mais intensa – de domingo a domingo, na Associação de Treinamento e Estudos de Karatê Shotokan. São em média doze horas de treinos por semana.

O professor dessa turma é Oldack Andrade Araújo, que há mais de quatro décadas se dedica ao esporte. “Para mim é um orgulho treinar esses atletas, que já acumulam muitas vitórias nas competições que participam”, afirma.

Os atletas estarão disputando nas categorias infantil, infanto-juvenil, juvenil, adulto e master. E em duas modalidades: kata e kumitê, tanto individual quanto em equipe. “O karatê é uma arte marcial que não impõe limite de idade. Todos podem praticar”, diz o experiente professor que é responsável pela Federação de Karatê Shotokan na Bahia.

Dos 23 atletas, 17 deles foram contemplados com o financiamento do Pró Cultura/Esporte, que irá viabilizar a viagem. Quem vai presidir a comitiva é o técnico faix...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 10:46h
Investimento de R$ 714.225,00

Combate à criminalidade em Alagoinhas ganhará reforço com câmeras de videomonitoramento

 

O prefeito Joaquim Neto assinará, nesta sexta-feira (23), à 8h, na sede da Guarda Municipal, a Ordem de Serviço para a instalação de câmeras de videomonitoramento na cidade. Com investimento de R$ 714.225,00, originados de recursos próprios do município e de emendas coletivas de vereadores, a instalação do sistema tem como objetivo reforçar o patrulhamento preventivo e planejado, a proteção de espaços públicos e o combate direto da criminalidade, por meio de ações integradas entre a Guarda Municipal e os órgãos de segurança pública estaduais e federais. (Foto ilustração)

O sistema vai operar 24 horas, com 20 câmeras fixas, que serão instaladas em pontos estratégicos discutidos com a Polícia Militar , e a Central de Operações terá sede na Guarda Municipal, que encaminhará as imagens, em tempo real, para a CICOM da PM por meio de um Termo de Cooperação com a Startnet.

Na sexta-feira, também serão realizadas a entrega duas novas viaturas – uma para a Patrulha Maria da Penha e outra para Ronda Ostensiva Municipal – ROMU – e a assinatura de um convênio entre a Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) e a Policia Rodoviária Federal, documento que vai garantir a ampliação do mais sete câmeras, propiciando mais eficiência na atuação dos guardas municipais. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 10:34h
Centro-Sul Baiano

Mulher denuncia que explosões de obras da Fiol estão danificando casas em Caetité

 

Uma mulher da comunidade de Curral Velho, na zona rural de Caetité, a 100 km de Brumado, denunciou que operários da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) estão orientando as famílias da localidade a saírem de suas casas nos horários em que acontecem as explosões do empreendimento. A obra utiliza explosivos para detonação das rochas. Segundo a denunciante, várias casas já apresentam rachaduras e os moradores estão em risco. De acordo com o Radar 030, o Ministério Público foi procurado pelos moradores, mas até o momento nenhuma medida foi tomada. A empresa ainda não se pronunciou sobre as denúncias. (Foto ilustração/acheisudoeste)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 10:20h
Ilhéus

Prefeitura e Sindicato dos servidores municipais assinam acordo coletivo

 

Foi assinado na última  sexta-feira (16), o acordo coletivo entre a Prefeitura Municipal e o Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos de Ilhéus (Sinsepi). Além do prefeito Mário Alexandre, o ato contou com a presença do presidente do sindicato, Joaques Silva (Joca) e representantes sindicais da categoria. (Foto ilustração)

Os avanços foram conquistados durante as reuniões da mesa de negociação pela atual Administração. Com a assinatura do acordo coletivo, pela terceira vez consecutiva, houve revisão geral anual que evitou perda inflacionária do salário do servidor municipal, acumulando ganhos de 13,36%, sendo 3,75% da campanha deste ano.

Durante o encontro, o chefe do Executivo ilheense lembrou aos representantes sindicais, as conquistas obtidas pela categoria, a exemplo dos reajustes no ticket alimentação nos últimos dois anos e sete meses do seu governo, o que resultou um ganho expressivo de 125% a mais sobre o valor creditado se comparado com a antiga gestão.

Foi garantido no acordo o envio de Projeto de Lei para dar gratificações e auxilio proteção solar para os servidores que trabalham na varrição, além de assegurar melhorias no ambiente de trabalho, promovendo mais segurança e qualidade de vida aos servidores municipais. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 10:01h
Câmara Municipal de Feira

Audiência pública sobre shopping popular será dia 30

 
Foto Reprodução

A Câmara Municipal de Feira de Santana realizará no dia 30 de agosto uma audiência pública para tratar da questão do shopping popular. Entidades municipais e representantes dos camelôs deverão estar presentes, bem como o empresário responsável pela parceria-público – privado. A realização da audiência atende a promessa do Líder do Governo, vereador Marcos Lima (Patriota), de que o assunto seria discutido em audiência pública, ao invés de requerimentos sobre o assunto serem votados. (Daniela Oliveira/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 10:00h
Agronegócio - Algodão

Zoneamento agrícola do algodão herbáceo é atualizado para safra 2019/2020

 

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) do algodão herbáceo para a safra 2019/2020 foi atualizado para o Distrito Federal e 26 estados, menos o Amazonas. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (16). (Foto ilustração)

O novo estudo apresenta algumas novidades para essa cultura. A partir de agora, o zoneamento da cultura será apresentado em três níveis de riscos, ou seja, será possível identificar qual o risco de semeadura, por decêndio (dez dias), para os riscos de 20%, 30% e 40%. Até então, o zoneamento contemplava períodos de semeadura somente para o risco de 20%.

De acordo com o Departamento de Gestão de Risco da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, será possível uma melhor avaliação do risco por parte de agentes financeiros e seguradoras, e permitirá ao produtor identificar o risco ao qual estará exposto a depender da data de semeadura. Para conseguir seguro da safra, o produtor precisa cumprir as orientações do zoneamento agrícola.

Nessa metodologia, foi elaborado um calendário de plantio para cada município, correlacionado ao ciclo das cultivares e ao tipo de solo, conforme sua capacidade de retenção de água, utilizando dados de séries históricas com média de 20 anos de registros diários nas estações meteoroló...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 09:40h
Mercado Financeiro

Previsão de crescimento econômico aumenta; estimativa de inflação cai

 

O mercado financeiro aumentou a projeção para o crescimento da economia e reduziu a estimativa de inflação para este ano. Segundo o boletim Focus, pesquisa divulgada todas as semanas pelo Banco Central (BC), a previsão para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – foi ajustada de 0,81% para 0,83% neste ano. (Foto ilustração)

Segundo a pesquisa, a previsão para 2020 também subiu, ao passar de 2,1% para 2,2%. Para 2021 e 2022 não houve alteração nas estimativas: 2,5%.

Inflação A estimativa de inflação, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), caiu de 3,76% para 3,71%. Não houve alteração nas estimativas para os anos seguintes: 3,90%, em 2020, 3,75%, em 2021, e 3,5%, em 2022.

A meta de inflação, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é 4,25% em 2019, 4% em 2020, 3,75% em 2021 e 3,5% em 2022, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 6%. Quando o Copom reduz a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econ&oci...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 09:36h
Feira de Santana

Mamamute se apresenta em ação da Cervejaria Sertões

 

Ritmos brasileiros, blues, pitadas de jazz e muito improviso é o que compõe o som feito pela banda paulista Mamamute, atração desta segunda-feira (19), do projeto Segunda Sem Lei, da Cervejaria Sertões, às 19h30. (Foto ilustração)

Composta pelos músicos Thiago Vilela, Caio Pamplona e Ronaldo Aguiar, a banda inicia uma nova fase com o recém-chegado vocalista Biel Astolfi.

A Mamamute já participou de grandes eventos como o Psicodália, Buzina Festival e Festival de Rock de Indaiatuba. Atualmente a banda está trabalhando a turnê “Cinza Concreto II”. (Elsimar Pondé)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
CMARA MUNICIPAL SO GONALO DOS CAMPOS
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2020

2019

2018

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia