Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

O prefeito da sua cidade está investindo corretamente os recursos para o combate ao COVID -19



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 09:15h
Defesa do consumidor

Deputado defende maior visibilidade nas embalagens sobre validade dos produtos

 

Entendendo que o prazo de validade “é uma das informações mais relevantes a respeito dos produtos oferecidos aos consumidores”, o deputado Alex da Piatã (PSD) apresentou à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) projeto de lei que obriga aos fabricantes a exibirem, de forma “destacada e facilmente legível”, as informações sobre a validade dos seus produtos ao lado dos códigos de barras constantes nas embalagens. (Foto ilustração)

Piatã justifica a proposição alertando que “itens perecidos podem causar danos irreparáveis à saúde humana”. Normalmente, continua, a anotação de dados sobre o perecimento dos produtos em suas embalagens não atende a requisitos legais de padronização, o que dificulta a consulta pelos consumidores.

A fim de oferecer solução a esse problema, o deputado propôs estas normas, convicto de que, quando postas em prática, “o consumidor saberá imediatamente onde localizar tais referências” sobre o prazo de validade. (Ascom)  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 09:05h
Sul da Bahia

Parceria entre cooperativa e UESC beneficia alunos do curso de Agronomia

 

Para concluir o curso de Agronomia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), é obrigatório completar o estágio supervisionado, diante desta realidade a Cooperativa de Desenvolvimento Territorial - COOPERAST em parceira com a UESC, esta abrindo suas portas para a realização desta etapa em que o aluno exerce algumas atividades dentro da COOPERAST, ligada ao seu campo de estudo, tendo a supervisão da equipe técnica da Cooperativa e ainda a orientação de um professor da universidade. (Foto ilustração)  

O coordenador da COOPERAST, engenheiro Agrônomo Maicon Silva de Oliveira, destaca que, o principal objetivo do estágio supervisionado é oferecer uma situação da vida real para que cada estudante possa aplicar os conhecimentos adquiridos no curso. No estágio, o aluno tem que ter jogo de cintura para lidar com imprevistos e é indispensável para qualquer pessoa, além do aprendizado o estágio supervisionado também pode ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho.  

Neste semestre os formandos em Agronomia Allan da Silva, Mirella Brandão e Kaíque Ribeiro, foram contemplados com estágio na COOPERAST, podendo vivenciar o excelente trabalho que a cooperativa vem desenvolvendo em parceria com a coordenação da BAHIATER no Serviço Territorial da Agricultura Familiar-SETAF, que é uma estrutura organizacional para a gestão das Políticas Públicas de Agricultura Familiar, ligada à SDR (Secretaria de Desenvol...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 08:35h
Norte da Bahia

Concorrência pública para linhas rodoviárias que ligam as cidades de Juazeiro e Jacobina a Salvador

 

O Governo do Estado, por meio da Agerba, agência que regula serviços públicos na Bahia, realiza, no dia 3 de setembro, a concorrência pública número 16/2019, que trata da exploração de linhas rodoviárias que ligam as cidades de Juazeiro e Jacobina a Salvador e outros municípios. Os trechos estavam sob responsabilidade da empresa Falcão Real, mas reclamações sobre o serviço, externadas através do mandato do deputado estadual Tum (PSC - foto), levaram o Estado a suspender a licença. (Foto ilustração)

De acordo com o deputado, as reclamações contra a empresa são volumosas. Ao gabinete do parlamentar chegaram denúncias de ônibus que não terminavam as viagens por apresentar problemas mecânicos, limpeza deficitária e sistema de refrigeração ineficiente. A empresa também é acusada de não cumprir horários, o que acarretava em prejuízos severos à população.

Além de buscar uma nova operadora para os trechos que ligam Juazeiro e Jacobina a diversas cidades baianas, a concorrência pública do próximo dia 3 vai reativar a linha Canudos-Juazeiro, que estava sem operar por falta de veículo. A demanda para o trecho é grande e voltará a ser suprida com a escolha da nova concessionária. (Ascom) 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 08:17h
Política

Site do PSDB é hackeado e exibe foto de Lula e Dilma

 
Foto : Reprodução

O site do PSDB foi hackeado na noite de ontem (18) por um invasor que se identifica como "rflh4xo3".

O hacker apagou todo o conteúdo da página inicial e o substituiu por uma foto dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff. Logo abaixo da imagem, o invasor também escreveu uma frase: "o tempo passa, os dias ficam mais chatos e algumas pessoas mais ignorantes".

O partido tirou o site do ar e afirmou, por meio do Twitter, que o invasor é um "militante da extrema esquerda desocupado". (M1/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 08:17h
Concurso público

Conselho Regional de Farmácia da Bahia abre inscrições para concurso

 

O Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia faz saber aos interessados a abertura de novo edital de concurso público (Concurso CRF BA 2019) para o preenchimento de 14 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva de 59 vagas, para contratação conforme necessidade (durante a validade do certame). As oportunidades são para candidatos de ensino médio e superior. O Instituto Quadrix tem a responsabilidade do certame. (Foto ilustração)

As oportunidades são destinadas aos cargos de Assistente Técnico Administrativo, com requisito de nível médio, Analista de Documentação, Farmacêutico Fiscal e Jornalista, com exigência de nível superior.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF/BA) é uma autarquia Federal, dotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa e financeira, criada pela Resolução nº 02, de 5 de julho de 1961, do Egrégio Conselho Federal de Farmácia, conforme determinação da Lei Federal nº 3.820, de 11 de novembro de 1960.

Inscrição

As inscrições começaram no dia 14 de agosto e o encerramento será no dia 23 de setembro de 2019, no site oficial da banca organizadora do concurso (www.quadrix.org.br). A taxa de inscrição custará R$ 60,00 para os cargos de nível superior e R$ 50,00 para nível médio.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 08:12h
Política

Pedro Simon critica Romero Jucá e diz que MDB pode "desaparecer"

 
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O ex-senador e ex-governador do Rio Grande do Sul Pedro Simon fez duras críticas ao MDB, partido que se filiou em 1965. O político também não poupou o atual presidente da sigla, Romero Jucá.

“Acho que o MDB deveria fazer uma profunda reflexão. Se ficar como está, há o risco de desaparecimento do partido. Fui na Assembleia Legislativa de São Paulo e vi que o MDB só tem 3 deputados de quase 100. Lembro quando o MDB tinha metade do Parlamento. Na época da ditadura, ser do MDB era lutar contra ela. Era mais fácil ser do partido. Mas, com o tempo, isso foi se esvaziando”, disse em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

Simon disse ainda que Jucá deveria estar “afastado” da presidência do MDB.

“O presidente do partido tem de ser uma figura unânime na seriedade, dignidade e correção. Sem um pingo de resquício. Romero não é a pessoa certa para ser presidente do MDB. É negativo”, salientou. (Bahia.ba/ Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 07:58h
Informações sob sigilo

Moro se recusa a responder sobre documentos que deu a Bolsonaro sobre "laranjas" do PSL

 

O gabinete do ministro Justiça e Segurança Pública Sergio Moro se recusou a responder a um pedido feito pela Folha, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), para que divulgasse uma cópia da documentação que o ministro deu ao presidente Jair Bolsonaro no caso das "laranjas" do PSL. (Foto ilustração: Sérgio Moro e Bolsonaro)

O próprio presidente falou sobre os documentos durante entrevista coletiva no Japão, em junho deste ano.

A documentação trata da investigação da Polícia Federal (PF) - que estava sob sigilo - sobre candidaturas "laranjas" do PSL.

A Presidência também foi procurada com o mesmo pedido, no entanto, se recusou a fornecer a documentação, com a justificativa de que a solicitação era "uma duplicata" e que a pasta comandada por Moro é que seria responsável por responder.

Além da PF, o caso dos laranjas do PSL também é alvo de investigações do Ministério Público em Minas Gerais e em Pernambuco. Os episódios, revelados pela Folha em fevereiro deste ano, levaram à queda do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, que comandou a siga no ano passado. (m1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 07:40h
AgroNordeste

Agropecuária nordestina ganha plano de ação para o seu desenvolvimento

 

A agropecuária nordestina tem a partir de hoje (19) um instrumento importante para o seu desenvolvimento. A Portaria 164, de 16 de agosto, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, estabelece no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento o Plano de Ação para o Nordeste (AgroNordeste). (Foto ilustração)

O AgroNordeste vai apoiar a organização das cadeias agropecuárias da região para ampliar e diversificar os canais de comercialização, “atuando com pertinência social, ambiental e econômica e buscando aumentar a eficiência produtiva e o benefício social”.

De acordo com a portaria, o plano trabalhará também na identificação de obstáculos que travam a competitividade de setores da agropecuária nordestina com potencial de crescimento e apoiar a melhoria dos sistemas produtivos, do beneficiamento e do processamento de produtos.

O AgroNordeste trabalhará também no acesso dos produtores a crédito, assistência técnica e tecnologias, objetivando o desenvolvimento de produtos com maior valor agregado e de estratégias de convivência com a seca. (Aécio Amado/AB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 06:20h
Feira de Santana

SMT realiza modificações no trânsito devido a interdição de prédio da Getúlio Vargas

 

O tráfego em algumas das principais avenidas de Feira de Santana vão sofrer mudanças em sua rotina, devido a interdição de um prédio localizado na Avenida Getúlio Vargas, próximo à Praça da Bandeira. A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito - SMT vai trabalhar em vários pontos da cidade garantindo segurança e organização no trânsito. (Foto ilustração)

A partir das 06h da manhã desta segunda feira (19), será realizada uma interdição no trânsito da Getúlio Vargas, na região da Praça da Bandeira, e algumas intervenções no trânsito da região devido à interdição e ao isolamento de um prédio na Praça da Bandeira, realizado pela Defesa Civil, pelo risco de desabamento. A operação acontece enquanto durar o isolamento do prédio.

Durante este processo, para garantir a segurança da população, todo o trânsito será direcionado para a Avenida Senhor dos Passos, sentido rua Monsenhor Mário Pessoa. O tráfego do lado da Praça da Bandeira sentido Prefeitura será normal. Outra modificação será realizada no Semáforo do cruzamento da Getúlio Vargas com a J.J. Seabra/Visconde do Rio Branco, já que os veículos não poderão seguir em frente sentido Mercado de Arte, desviando para a Visconde do Rio Branco, na rua da C&aci...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 06:15h
Economia

Caixa e BB iniciam pagamento de cotas do PIS/Pasep

 

Quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 4 de outubro de 1988 começará a receber hoje (19) as cotas do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). A Caixa Econômica Federal, que administra o PIS, e o Banco do Brasil (BB), que administra o Pasep, começarão a depositar o dinheiro nas contas dos correntistas das duas instituições. (Foto ilustração)

Os demais cotistas poderão fazer os resgates conforme calendário divulgado pela Caixa e o Banco do Brasil. Segundo a Medida Provisória (MP) 889/2019, os recursos do fundo ficarão disponíveis para todos os cotistas, sem limite de idade. Diferentemente dos saques anteriores, agora não há prazo final para a retirada do dinheiro.

A MP facilita o saque por herdeiros, que passarão a ter acesso simplificado aos recursos. Eles terão apenas de apresentar declaração de consenso entre as partes e a declaração de que não existem outros herdeiros conhecidos. (Graça Adjunto)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 06:10h
Feira de Santana

Mercado de Arte estará fechado por orientação da Defesa Civil, nesta segunda

 

Por recomendação da Defesa Civil Municipal, o Mercado de Arte Popular (MAP) não vai abrir nesta segunda-feira, 19. A medida é preventiva, uma vez que o equipamento municipal está instalado no lado oposto ao Edifício Sarkis, no Calçadão da Sales Barbosa, cuja estrutura está ameaçada em desabar. (Foto ilustração)

Técnicos da Defesa Civil e engenheiros da Prefeitura estiveram no local, na manhã deste domingo, para interditar o prédio onde funcionam o Centro Médico Regional e, no térreo, uma das lojas da Ricardo Eletro.

Os responsáveis pelos estabelecimentos foram orientados a desocupar o local, bem como as barracas instaladas naquela área devem ser retiradas. Esses ambulantes serão transferidos temporariamente para a praça Bernardino Bahia.

O coordenador interino da Defesa Civil, Pedro Américo, informou que nesta segunda-feira uma empresa deverá fazer a escavação para identificar a origem do problema, dando início aos primeiros reparos. Enquanto isso, a área permanecerá isolada por motivo de segurança.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 06:05h
Troca de Superintendente

OAB defende atuação da Receita contra interferências do governo

 

Representantes das comissões de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgaram uma nota em apoio aos servidores da Receita Federal, diante de notícias sobre a possibilidade de interferência do poder Executivo no órgão. (Foto ilustração)

Nos últimos dias, os principais meios de comunicação do país anunciaram que o presidente Jair Bolsonaro tem a intenção de exonerar o superintendente da Receita Federal no Rio de Janeiro, Mário Dehon, o delegado da alfândega do porto de Itaguaí , José Alex de Oliveira, e a chefe da Delegacia da Receita da Barra da Tijuca, Adriana Trilles.

Em resposta, segundo o jornal O Globo, a cúpula da Receita fez chegar ao presidente um dossiê que alerta sobre o alto risco de substituição, no porto de Itaguaí, do atual delegado da alfândega por um fiscal menos experiente para comandar uma unidade cercada pela milícia da Zona Oeste.

O Colégio de Presidentes das Comissões de Direito Tributário da OAB, por sua vez, emitiu uma nota de apoio à Receita Federal, ressaltando que "o Poder Executivo deve agir com cautela e, sempre que necessário, aplicar a autotutela dos seus atos, de modo que a legalidade e todos demais princípios republicanos sejam observados em máxima medida". (conjur)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 06:00h
Capacitação de Oficiais Militares

ALBA conclui mais um curso de assessoria parlamentar

 

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Nelson Leal (PP), participou na última sexta-feira (16), do encerramento do II Curso de Assessoria Parlamentar para Oficiais Policiais Militares e Bombeiros da Bahia. “Com muita alegria abrimos a casa para recebê-los. É fundamental que cada vez mais o Poder Legislativo se insira no seio da sociedade. Podem ter a certeza de que estamos com as portas abertas a todas as demandas da corporação”, afirmou Nelson Leal, saudando os oficiais presentes, ao lado do deputado estadual Marcelino Galo (PT) e do assistente militar da ALBA, tenente-coronel Motta Lima. (Foto ilustração)

O curso, iniciado segunda-feira passada (12.08), aconteceu pelo segundo ano no Plenarinho da ALBA e é promovido pela Associação dos Oficiais Militares Estaduais da Bahia (Força Invicta) e Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme). O objetivo é capacitar oficiais militares para o exercício da função de Assessoria Parlamentar, na elaboração de projetos que possam subsidiar os parlamentares em questões relacionadas à segurança pública e representatividade da classe. (Alba/web)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 05:57h
Distrito Federal

Projeto que reduz em R$ 75 milhões gastos da Câmara Legislativa ganha apoio de 12 distritais

 

Doze dos 24 deputados distritais declararam apoio à tramitação do projeto de lei de iniciativa popular Câmara+Barata. As medidas previstas na proposta devem gerar uma economia anual de R$ 75 milhões. O texto foi protocolado em outubro de 2018, mas até hoje não foi examinado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. (Foto ilustração)

O projeto aguarda decisão da Mesa Diretora para iniciar sua tramitação. Além de reduzir gastos com verba indenizatória, verba de gabinete e publicidade, o projeto inclui novos mecanismos de transparência e de fiscalização da Casa pela população. A iniciativa é encampada pelo Observatório Social de Brasília (OSBrasília) e pelo Instituto de Fiscalização e Controle (IFC). O Legislativo do Distrito Federal é um dos mais caros do Brasil.

Já manifestaram apoio à proposta os deputados distritais Agaciel Maia (PL), Arlete Sampaio (PT), Cláudio Abrantes (PDT), Eduardo Pedrosa (PTC), Fábio Félix (Psol), Iolando (PSC), João Cardoso (Avante), Jorge Vianna (Podemos), Júlia Lucy (Novo), Leandro Grass (Rede), Professor Reginaldo Veras (PDT) e Roosevelt Vilela (PSB).

“Somos favoráveis que esse projeto caminhe, seja discutido, seja bem avaliado e que atenda a população e a Câmara Legislativa também”, disse o terceiro-secretário, João Cardoso.

Inicialmente, o...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 05:55h
Salvador

Ex-deputado da constituinte Eujácio Simões Filho morre aos 71 anos

 

O ex-deputado federal constituinte, Eujácio Simoes Filho (foto ilustração), faleceu em Salvador, depois de lutar por três anos contra um câncer agressivo. A morte foi confirmada neste domingo (18). Eujácio Simões começou a carreira como deputado estadual pelo PFL tendo dois mandatos na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), de 1987 a 1991, e de 1991 a 1995, quando já havia migrado para o PL.

Pelo PL, foi deputado federal por duas vezes de 1995 a 2003, tendo participado da elaboração da atual Constituição do País em 1998. Eujácio foi presidente da Alba de 1994 a 1995, e era conhecido pelo estilo autêntico e fidelidade aos amigos.

Nascido em Itororó e formado em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Eujácio se realizou na política e nos últimos anos de vida vinha se dedicando ao agronegócio. Eujácio deixa um casal de filhos e um neto. A cremação aconteceu às 15h no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. (correio24h)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 05:50h
Competição entre universitários

JUBA – Encerrados os Jogos Universitários da Bahia

 

Os Jogos Universitários da Bahia 2019 foram encerrados neste domingo (18). Durante quatro dias de disputas, estiveram reunidos mais de 1.300 mil atletas de 19 cidades, em 14 modalidades, divididas entre esportes coletivos como handebol, vôlei, basquete, basquete 3 x 3 e futsal. O certame contou, ainda, com disputas no karatê, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei de praia, JUBA acadêmico e jogos eletrônicos (FIFA e League Of Legend). (Foto ilustração)

As competições foram realizadas no Centro Pan-Americano de Judô – local que também abrigou centenas de atletas do interior –, Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, clube da Adelba, ginásios do IFBA (Barbalho) e Unirb (Patamares), Centro de Treinamento da Ribeira, Ginásio Municipal de Lauro de Freitas e na piscina olímpica da Bonocô.

O JUBA tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Secretaria de Educação. A etapa estadual é seletiva para garantia de vaga nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que depois de 51 anos voltam a acontecer na Bahia, entre os dias 21 e 28 de outubro. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 05:45h
Cruz das Almas

Prefeitura divulga decreto para concurso; salários variam de R$ 998,00 a R$ 3.069,00

 

A Prefeitura de Cruz das Almas, no recôncavo baiano, por meio da Secretaria de Administração, divulgou no Diário Oficial do Município, da última sexta-feira (16), o Decreto de nº 220/19, que define os requisitos necessários para o preenchimento de cargos que serão disponibilizados através de concurso público. (Foto ilustração)

As vagas estão distribuídas entre Professores, Técnicos em raio X, Operador de Máquinas, Auxiliar de Creche e Secretária Escolar, com salários que variam de R$ 998,00 a R$ 3.069,00. As inscrições serão divulgas nos próximos dias através do edital. Conforme ato de dispensa divulgado pelo Governo Municipal em agosto deste ano, a empresa contratada para realização do certame é a Fundação Apoio a Educação Teológico, com sede em Salvador. (infosaj)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 05:40h
São Paulo

Morre, aos 96 anos, o ex-ministro Roberto Gusmão

 

O ex-ministro Roberto Herbster Gusmão (foto ilustração) morreu, na tarde de sábado (17/8), de uma insuficiência respiratória. Ele faleceu por volta das 15h30 em casa, em São Paulo. O velório ocorreu na manhã deste domingo (18), no Cemitério do Morumbi, e o enterro aconteceu às 13h.

Com carreira longeva na política, Roberto Gusmão foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) entre 1947 e 1948 e também presidiu o Banco de Desenvolvimento do Estado de São Paulo no governo de Franco Montoro, de 1983 a 1985.

Gusmão ficou conhecido por ter participado da campanha O petróleo é nosso, no governo de Getúlio Vargas, da articulação da chapa Jan-Jan, com Jânio Quadros e João Goulart em 1960, e também da campanha de Tancredo Neves à Presidência da República.

Entre os cargos políticos, chefiou a Casa Civil do governo de São Paulo na gestão de Franco Montoro, e foi ministro da Indústria e Comércio do governo de José Sarney, até 1986, além de ter sido vereador na Câmara Municipal de São Paulo em 1965. Ao longo da trajetória, foi filiado aos partidos PP e PMDB, esse último chegou a presidir.

No currículo ainda os cargos fundador da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (Eaesp), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e diretor-presidente da Ce...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 05:35h
Fórum de Educação

Bienal do Livro ajudará professores a formar novos leitores

 

A 19ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que acontece a partir do próximo dia 30, no Riocentro, pretende ajudar na grande missão dos professores de levar cultura aos estudantes por meio da leitura. A Bienal preparou o Fórum de Educação, a ser realizado nos dias 2 e 3 de setembro. “A gente resolveu que era necessário investir também no professor”, disse à Agência Brasil a diretora da Bienal, Tatiana Zaccaro. (Foto ilustração)

O fórum é focado no profissional de sala de aula, no professor, no educador, “para que ele possa levar para dentro da escola o que ele vai aprender na Bienal, para disseminar a importância do hábito da leitura”, disse Tatiana.

As inscrições já estão abertas. Para ajudar o professor a educar em um mundo em transformação, estão programadas palestras, entre outros, do monge zen budista Haemin Sunim; do educador português José Pacheco, e do ex-judoca, fundador e presidente do Instituto Reação, Flávio Canto. (AB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.08.2019 05:30h
"PT ignorou as bases"

Lula acha certa estratégia de Bolsonaro de atacar os adversários todos os dias

 

O ex-presidente Lula jamais não dirá isso publicamente, mas advogados que o visitaram esta semana relataram seus elogios à estratégia do presidente Jair Bolsonaro de atacar diariamente os opositores e a imprensa. “Ele está falando para o público dele, seu eleitor”, disse o presidiário, “e não tenta agradar quem já não gosta dele”. Lula acha que, agindo assim, Bolsonaro manterá sua tropa de 35% do eleitorado. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. (Foto ilustração: Bolsonaro e Lula)

Para o petista condenado por corrupção, ao contrário de Bolsonaro, o PT ignorou as bases e mudou o discurso quando chegou ao governo.

Assessores de Bolsonaro desconfiam do elogio de Lula. “Ele quer ver o circo pegar fogo”, disse um ministro com gabinete no Planalto.

O candidato derrotado Fernando Haddad teve em 2018 7,5 milhões de votos a menos que Dilma Rousseff conquistou em 2014.

Nas últimas eleições municipais, o efeito anti-PT foi ainda mais grave: o partido de Lula venceu 630 municípios em 2012 e só 256 em 2016.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.08.2019 10:40h
Oeste baiano

CNJ manda TJ-BA anular portaria que transferiu 366 mil hectares a um único homem

 
Foto Acervo Aprochama

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) anule imediatamente a portaria através da qual transferiu 366 mil hectares de terra em Formosa do Rio Preto, no oeste do estado, para uma única pessoa, José Valter Dias. A área corresponde a cinco vezes o tamanho da cidade de Salvador.

Em 1º de março, o Conselho já havia derrubado, por 12 votos a um, a decisão da Corte baiana que invalidou matrículas de imóveis de cerca de 300 agricultores, transferindo-as apenas para José Dias. Na época, o CNJ entendeu que o judiciário baiano não poderia ter deliberado sobre a questão em ato administrativo, sem ouvir as pessoas que estão na região desde a década de 1980.

O caso foi levado ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Dias Toffoli, que chancelou a posição do colegiado e afirmou caber à relatora Maria Thereza Uille Gomes “prover a execução de suas próprias decisões ou dos acórdãos”.

A decisão final veio no despacho assinado na última quarta-feira (14), onde Maria Uille Gomes pede que a Corregedoria Nacional de Justiça acompanhe o cumprimento da decisão.

“Intime-se o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e o cartório de registro de imóveis da comarca de Formosa do Rio Preto/BA para imediato cumprimento das determinações contidas no acór...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.08.2019 10:32h
Loteria

Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 24 milhões

 
Foto Agência Brasil

O Concurso nº 2.180 da Mega-Sena sorteia hoje (17) prêmio principal estimado em R$ 24 milhões para quem acertar as seis dezenas. Os números serão sorteados às 20h.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa em todo o país e também no Portal Loterias Online. Clientes com acesso ao Internet Banking Caixa podem ainda fazer suas apostas na Mega-Sena pelo computador pessoal, tablet ou smartphone.

O bilhete simples, com seis dezenas, custa R$ 3,50. Quanto mais números forem marcados, maior o preço da aposta e maiores as chances de faturar o prêmio.

A Mega-Sena paga prêmios aos acertadores de quatro, cinco ou seis números sorteados, dentres as 60 dezenas disponíveis no volante de apostas. (Texto e foto Agência Brasil)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.08.2019 10:18h
Salvador

População de Itapuã recebe Câmara Itinerante na segunda-feira (19)

 
Foto Reprodução/ Ascom

Itapuã é a próxima parada do Câmara Itinerante. Promovido pela Câmara Municipal de Salvador, o projeto leva toda estrutura do Legislativo Municipal aos bairros com o objetivo de integrar o Poder Legislativo e as comunidades, acolhendo as demandas e sugestões. A próxima edição será realizada na próxima segunda-feira (19), a partir das 14h, no Colégio Estadual Rotary, na Ladeira do Abaeté.
A atividade vai contemplar os moradores dos bairros do Aeroporto, Alto do Coqueirinho, Areia Branca, Bairro da Paz, Boca do Rio, Cassange, Imbuí, Itapuã, Itinga, Jardim das Margaridas, Mussurunga, Nova Esperança, Patamares, Piatã, Pituaçu, São Cristóvão e Stella Maris.
“O Câmara Itinerante é uma contribuição para que o futuro de Salvador seja mais discursivo e propositivo, elevando a qualidade do debate em nossa cidade”, afirmou o coordenador do projeto, o vereador Luiz Carlos Suíca (PT). Suíca também destaca que nesse biênio, a atividade também atuará de forma didática conscientizando os alunos de escola pública sobre a importância do voto.
“Essa é uma iniciativa que aproxima a Câmara do cidadão de Salvador. Paralelo a isso, queremos que a nossa juventude conheça mais sobre política para que tomem conhecimento dos trabalhos desenvolvidos no parlamento”, disse Suíca. (CMS/ Foto Divulgação/ Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.08.2019 10:14h
Política

Lula diz ter "consciência tranquila" por não ter disputado eleição em 2014

 
Foto Reprodução/ Facebook

O ex-presidente Lula (PT) disse ter a “consciência tranquila” por não ter voltado a disputar o Palácio do Planalto em 2014, quando se reelegeu a sua correligionária Dilma Rousseff.

Em entrevista à TVE Bahia, o petista comentou o movimento do “Volta, Lula”, ocorrido na época. “A Dilma era presidenta da República e tinha o direito de querer ser candidata a reeleição”, afirmou o ex-presidente.

“Posso ter errado? Posso. Mas estou com a consciência tranquila de que não fiz nenhuma sacanagem nem estuprei o direito político que ela tinha”, acrescentou.

Lula falou ainda sobre seus planos políticos futuros, em caso de liberdade. “Se sair daqui, não vou para a rua contra ninguém. Não faz parte do meu feitio ir para a rua falar mal dos outros. Eu vou para a rua levantar a autoestima desse povo. […] Se tem medo de mim, arrumem outro jeito de me calarem. Não posso me calar”, declarou. (Bahia.ba/ Foto Reprodução/ Facebook)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.08.2019 10:10h
Política

Câmara pode votar na semana que vem projeto sobre posse e porte de armas

 
Foto Reprodução

O projeto de lei que altera as regras para o porte e posse de armas pode ser votado pela Câmara dos Deputados na semana que vem. A proposta consta da previsão de pauta do plenário, para ser discutido e votado em sessão marcada para terça-feira (20).

Na última quarta-feira, o relator do texto, Alexandre Leite (DEM-SP) divulgou o parecer sobre o tema, horas depois de a Câmara aprovar um requerimento de tramitação em urgência (o que permite a votação diretamente em plenário, sem votação em comissões).

No relatório, Leite sugeriu mudanças em relação ao texto enviado pelo governo federal, entre as quais:

retirada do trecho que previa concessão do porte a categorias profissionais por regulamento (sem mudança na lei);
inclusão das regras para caçadores, atiradores e colecionadores que constava de um projeto do Senado.
O direito ao porte é a autorização para transportar a arma fora de casa. É diferente da posse, que só permite manter a arma dentro de casa.

A proposta em discussão na Câmara foi enviada pelo governo em junho, logo após a revogação de dois decretos que facilitavam o porte de armas de fogo, editados pelo presidente Jair Bolsonaro. (G1/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.08.2019 10:03h
TJ-BA

Canavieiras e região participam de debates sobre regularização fundiária na quinta (22)

 
Foto Reprodução

Na quinta-feira (22/08), a partir das 9h, a população de Canavieiras e região tem uma nova oportunidade para aprofundar conhecimentos sobre os atos da regularização fundiária urbana e esclarecer dúvidas sobre o procedimento. Isso porque os debates do Projeto Área Legal serão realizados na Secretaria de Educação de Canavieiras.

O evento reúne os delegatários (tabeliães e registradores de imóveis) das serventias extrajudiciais do estado da Bahia, prefeitos, vereadores, agentes políticos e/ou administrativos, e demais cidadãos interessados no tema.

A Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), responsável pelo projeto, também convida para participar representantes das comunidades vizinhas de Canavieiras, tais como Arataca, Belmonte, Buerarema, Camacan, Guaratinga, Ibicaraí, Itabela, Itaju do Colônia, Itapé, Itarantim, Jussari, Macarani, Maiquinique, Mascote, Pau Brasil, Potiraguá, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, São José da Vitória, Una, entre outros municípios adjacentes.

O encontro contará com a presença do Desembargador Salomão Resedá, Corregedor das Comarcas do Interior; da Juíza de Direito Substituta da Vara de Registros Públicos da Comarca de Canavieiras, Karina Silva Araújo; da Presidente da Associação dos Registradores de Imóveis do Estado da Bahia (Ariba), Andréa Pinhate; do Prefeito de Canavieira...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.08.2019 09:55h
Brasil

Cadeia em que está José Dirceu tem princípio de rebelião

 
Foto: Joel Rodrigues / Folhapress

O Complexo Médico-Penal, na região de Curitiba, no Paraná, onde está preso o ex-ministro José Dirceu teve um princípio de rebelião, na sexta-feira (16). Conforme o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), a situação foi controlada. (Varela Notícias/ Foto: Joel Rodrigues / Folhapress)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.08.2019 09:50h
Educação

Com novos convênios, 41 universidades portuguesas aceitam o Enem

 
Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta sexta-feira (16) que mais quatro instituições de ensino superior de Portugal firmaram convênio com a pasta para aceitar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de seleção de estudantes brasileiros em seus cursos de graduação. Com isso, 41 universidades portuguesas já aceitam o exame como mecanismo de admissão.

“O jovem brasileiro que vai fazer a prova do Enem em 2019 tem que saber que, além das universidades públicas e privadas brasileiras, a prova também pode ser utilizada para acessar o ensino superior português. Essa é uma oportunidade para o jovem brasileiro que queira estudar fora”, disse o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes.

Segundo Lopes, os interessados podem acessar a página do Inep e conhecer as instituições portuguesas que já firmaram convênio. Após o resultado do exame, em janeiro, os estudantes podem procurar as universidades que têm critérios de admissão específicos.

“Ele [o estudante] não vai precisar fazer novas provas. Ele vai apresentar outros tipos de documentações ou exigências da universidade. A proficiência foi medida pelo Enem”, destacou o presidente do Inep.

Os convênios interinstitucionais não envolvem transferência de recursos e não preve...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.08.2019 09:45h
AL-BA

Legislativo baiano inicia semana com homenagem ao Dia da Capoeira

 
Foto Divulgação/AgênciaALBA

Na segunda-feira (19), às 9h30, o plenário sediará uma sessão de homenagem ao Dia da Capoeira, de iniciativa do deputado Rosemberg Pinto (PT). No mesmo horário, na Sala José Amando, a Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa da ALBA e a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados, presididos respectivamente pelos deputados José de Arimateia (PRB) e Lídice da Mata (PSB), realizam reunião conjunta para tratar sobre “Envelhecimento e políticas públicas para a população idosa no Estado da Bahia”.

Haverá, ainda pela manhã, às 9h, na Sala Luís Cabral, um debate com o economista Rodrigo Pizarro sobre a ONU e o Meio Ambiente, proposto pelo deputado Jacó (PT). Pela tarde, acontece uma palestra sobre legislação ambiental, às 14h, na Sala Herculano Menezes – uma solicitação do deputado Marcelino Galo (PT), que é coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia e vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos.

A Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano, na tarde da segunda, fará audiência pública para discutir os impactos da crise econômica na indústria da construção civil pesada na Bahia. O colegiado também deverá tratar da formação de consórcios para destinação de resíduos sólidos e do relatório de solicitações de reunião com a Secretaria estadual de Desenvolv...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.08.2019 08:55h
Feira de Santana

Centro de Convivência Zazinha atende necessidades dos idosos, diz presidente do Conselho

 

O Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira será o espaço adequado para que idosos desenvolvam habilidades e participem de atividades que elevarão suas autoestimas. O investimento foi na ordem de R$ 1 milhão. (Foto ilustração)

A avaliação é da presidente do Conselho Municipal do Idoso, Cacilda Miranda. “O município ganha por adotar políticas públicas compromissadas com esta população”.

Cacilda Miranda diz que o novo Centro de Convivência foi pensado para atender as necessidades dos idosos. “Estamos vivendo mais e este espaço revela compromisso da gestão para com os idosos”.

O espaço será inaugurado neste sábado, 17 – a solenidade está marcada para as 10h, pelo prefeito Colbert Filho, com a presença da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

Para ela, os idosos ganharão porque o novo espaço vai oferece a oportunidade para a reconstrução das suas, desenvolver atividades, entre outras iniciativas focadas na qualidade de vida.

O centro terá refeitório, cozinha, despensa, sanitários, salas para atendimento técnico, massagem, atividades, multidisciplinar, primeiros socorros, salão de beleza, jogos, academia, laboratório de informática, piscina e vestiário.

O espaço vai m...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.08.2019 08:40h
Governo Federal

Governo não tem mais dinheiro e está tentando sobreviver a este ano, diz Bolsonaro

 

O presidente Jair Bolsonaro (foto ilustração) afirmou na quarta-feira (14) que o governo não tem mais dinheiro e seus ministros estão fazendo “milagres” para tentar sobreviver a este ano.

Bolsonaro foi questionado sobre o corte de 4,5 mil bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por falta de orçamento.

“O Brasil todo está sem dinheiro. Em casa que falta pão, todos brigam e ninguém tem razão. Os ministros estão apavorados, estamos aqui tentando sobreviver no corrente ano. Não tem dinheiro. Eu sabia disso, estamos fazendo milagre, conversando com a equipe econômica para ver o que a gente pode fazer”, disse o presidente. “Não é maldade da minha parte. Não tem dinheiro, só isso.”

Perguntado sobre o que se pode fazer para recuperar o Orçamento, Bolsonaro afirmou que o governo está trabalhando com privatizações, está cortando consultorias e “programas absurdos” para tentar economizar. (reuteres)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.08.2019 08:30h
Aniversariantes do Dia

Jornalista Daniele Amancio e ex-vereador Roque Pereira em festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.08.2019 08:00h
Chapada Diamantina

Estudantes movimentam segundo dia da Feira Literária de Mucugê

 

Nos diferentes espaços da Feira Literária de Mucugê (Fligê), a movimentação do público, principalmente estudantil, foi intensa nesta sexta-feira (16), segundo dia do evento. Entre os destaques, a mesa de conversa sobre afrofuturismo, a exposição de xilogravuras de Hansen Bahia e oficinas para crianças e adolescentes promovidas para a Secretaria da Educação do Estado. (Foto ilustração)

A forte presença de estudantes da região foi uma marca na edição passada da Fligê e se repete neste ano, como destacou o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues. "Durante esses dias, escolas da rede, tanto de Mucugê quanto da região, se deslocam para o evento, a fim de garantir uma experiência inovadora na vida de aprendizagem de cada um dos estudantes".

Ontem mesmo, já ocorreram workshops e oficinas, a exemplo da 'Toim, cadê você - o que o corpo diz de nós?, conduzida pela superintendente de Políticas para Educação Básica, Manuelita Falcão, e de quadrinhos, com ensinamentos da equipe do Centro Juvenil de Ciência e Cultura. (Ascom) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.08.2019 07:40h
Salvador

Exporural se despede com atrações para toda família e a realização de três leilões de animais

 

A Exporural - 20 ANOS ainda não acabou, mas a organização já prevê recorde de público. Neste fim de semana, a exposição, realizada no Parque de Exposições de Salvador, abre as portas mais uma vez para as maravilhas do campo. Aos investidores de outros estados e países, a feira mostra o potencial da pecuária baiana e, para a família, oportuniza um momento único de convivência. O ingresso custa R$ 10, crianças (até 12 anos) e idosos, acima de 60 anos, não pagam. (Foto ilustração)  

Considerada uma das maiores feiras agropecuárias do Norte-Nordeste, a Exporural segue até domingo (18) com uma programação diversificada, que reúne exposições de animais e produtos, feiras, gastronomia, música, parques, leilões, montaria e diversão garantida para a garotada. Negócios e entretenimento num só espaço, com ampla estrutura, segurança e estacionamentos exclusivos.  

O show de ED Banana será hoje (17) e domingo (18), a partir das 15h, e promete movimentar as áreas comuns do Parque, sem deixar ninguém parado. Esse é o novo personagem de Edílson Oliveira da Silva, apresentador que ficou conhecido por interpretar Bozo, o Tereuteuteu, o Mago Merlin, o Palhaço Fosco e, finalmente, o Chiquinho, famoso assistente do programa da Eliana.  

A bordo de um ônibus que vira palco, ele fará apresentações musica...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.08.2019 07:30h
Itabuna

Ouvidoria na Câmara abre portas para itabunense reclamar e sugerir

 

Já está à disposição do itabunense, por meio do site, de um telefone gratuito e até de forma presencial, o serviço de Ouvidoria na Câmara de Vereadores. Como o nome sugere, é um canal para ouvir a comunidade em reclamações, sugestões e, também, elogios à Casa (de representantes eleitos pelo povo, como é válido lembrar). (Foto ilustração)

Acompanhado pelos vereadores Charliane Sousa, Enderson Guinho e Jairo Araújo, o presidente do Legislativo, Ricardo Xavier, frisou: “Não vamos desistir de buscar a aproximação com a sociedade. Receberemos críticas, denúncias, mas também sugestões de projetos que beneficiem a nossa cidade; então, creio que essa ferramenta terá um efeito muito positivo. A Ouvidoria é mais uma oportunidade para o munícipe acompanhar e participar ativamente do Legislativo de Itabuna”.

O responsável pelo setor é o graduado em Direito Thales Rodrigues, que detalhou sobre o sistema nesta sexta-feira (16), no Plenário Raymundo Lima, diante de funcionários, edis e da imprensa. Segundo ele, a busca foi por algo mais acessível, de fácil compreensão, para o diálogo sobre as questões que afetam o cotidiano dos moradores de Itabuna. “Um elo entre a população e o Poder Legislativo”, resumiu. (diariobahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.08.2019 07:20h
Vice-governador

Após segunda internação, João Leão recebe alta

 

Após três dias internado, o vice-governador João Leão (foto ilustração) recebeu alta na tarde desta sexta (16). É a segunda internação em dez dias do político que também comanda a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia.

João Leão ficou internado, de acordo com a assessoria, para reavaliação do quadro de infecção urinária, motivo da internação por cinco dias na semana passada.

Ainda conforme a assessoria, o vice-governador passa bem e retornou para casa após a alta médica. Ele estava internado no Hospital Aliança, em Salvador. (web)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.08.2019 07:10h
Câmara Federal

Reestruturação não afetará direitos dos servidores da Câmara, diz Sampaio

 

O auditório Nereu Ramos (foto ilustração), na Câmara dos Deputados, ficou lotado de servidores para ouvir do diretor-geral da Casa, Sérgio Sampaio, os detalhes sobre o acordo de cooperação com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) para a reestruturação e mapeamento dos serviços e fluxos de trabalho. Mas logo no início do discurso, Sampaio deixou claro que ainda não há um "produto acabado". "Vamos apenas falar de expectativas e diretrizes", explicou.

Ele fez questão de enfatizar, porém, que não haverá perdas de direitos para os servidores atuais, com salário médio de R$ 30 mil, nos seus cálculos. Para os que entrarão por concurso público, a ideia é adotar um projeto que já vem sendo discutido para reduzir as remunerações de entrada e prolongar o prazo para chegar ao fim da carreira — o que deverá demorar em torno de 25 anos, por causa da lei do teto dos gastos, que não permite aumento de despesas nos próximos 20 anos. Redução de pessoal

A necessidade de trabalhar a reestruturação — em parceria com a consultoria Falconi, contratada pelo MEC — se deve à redução de pessoal. "A Câmara tinha 3,7mil servidores, hoje tem 2,8 mil e, segundo estudo do TCU (Tribunal de Constas da União), terá menos 50% em 12 anos. Como será possível entregar o serviço? Por isso precisamos refletir e fazer um mapeamento", assinalou...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.08.2019 07:00h
"Amigos para sempre"

Roberto Jefferson leva Delcídio, que o investigou no mensalão, para o PTB

 

O ex-senador Delcídio Amaral mostra que na política o mundo também dá voltas. Líder do governo Dilma Rousseff que acabaria preso, ele assinou ficha de filiação ao PTB. Delcídio virou personagem nacional na presidência da CPI dos Correios, que investigou o mensalão criado pelo o governo Lula para subornar políticos. Entre os investigados pela CPI estava o deputado Roberto Jefferson… atual presidente do PTB. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. (Foto ilustração)

A filiação de Delcídio ao PTB foi prestigiada pelo próprio Roberto Jefferson, que cumpriu pena de prisão no processo do mensalão.

Jefferson elogiou muito o comandante da CPI dos Correios, que o pegou: “determinado, experiente, preparado, que agrega e constrói”.

Após derrotas e vitórias na Lava Jato, Delcídio Amaral tenta retomar sua carreira política interrompida com sua prisão, em 2017.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.08.2019 06:40h
Moeda americana

Dólar volta a fechar acima de R$ 4; bolsa cai 4% na semana

 

Depois de ter dado trégua na quinta-feira (15), a moeda norte-americana voltou a subir e a superar a barreira dos R$ 4. O dólar comercial encerrou esta sexta-feira (16) vendido a R$ 4,004, com leve valorização de 0,34%. A divisa encerrou a semana com alta de 1,57%. (Foto ilustração)

No mercado de ações, o dia foi de trégua. Depois de duas quedas seguidas, o índice Ibovespa, da B3 (antiga Bolsa de Valores de São Paulo), fechou a sessão aos 99.806 pontos, com alta de 0,76%. Apesar da alta de hoje, o indicador acumulou perdas de 4,03% na semana.

A semana foi marcada pelo pânico nos mercados financeiros de todo o planeta em meio a temores de uma nova recessão na economia global. Depois que dados da Alemanha e da China vieram mais fracos que o esperado, indicando desaceleração em duas das principais economias do planeta, o mercado financeiro tem enfrentado dias de volatilidade.

O mercado global também tem reagido à escalada nas tensões comerciais entre Estados Unidos e China. O país asiático anunciou que pretende retaliar o aumento de tarifas imposto pelo governo de Donald Trump sobre US$ 300 bilhões em produtos chineses.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 17:10h
Senado Federal

CCJ inicia debate sobre reforma tributária nesta segunda

 

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 110/2019, que institui a reforma tributária, começará a ser discutida na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta segunda-feira (19). O requerimento para o debate é do senador Roberto Rocha (PSDB-MA), relator da proposta na comissão. (Foto ilustração)

A audiência será a primeira de uma série já anunciada pela presidente do colegiado, senadora Simone Tebet (MDB-MS). Serão ouvidos o secretário da Receita Federal, Everardo Maciel; o ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly; o diretor do Centro de Cidadania Fiscal, Bernard Appy; o diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI), Felipe Salto; o deputado federal Luciano Bivar (PSL-PE) e o economista e professor Eduardo Giannetti.

Em coletiva à imprensa na última sexta-feira (9), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, defendeu uma proposta única de reforma tributária. Atualmente, o Senado analisa a PEC 110/2019, a Câmara dos Deputados debate proposta diferente e o governo federal estuda apresentar outro texto.

A audiência pública terá início às 14h30, no plenário 3, da ala Senador Alexandre Costa. (Agência Senado)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
CMARA MUNICIPAL SO GONALO DOS CAMPOS
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2020

2019

2018

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia