Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

O prefeito da sua cidade está investindo corretamente os recursos para o combate ao COVID -19



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 16:45h
Câmara Federal

Comissão aprova projeto que exige divulgação de decisões de companhia abertas pela internet

 

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço aprovou proposta que exige a comunicação por meio da internet de fatos ou deliberações relevantes das companhias abertas. O texto insere dispositivo na Lei das Sociedades Anônimas (Lei 6.404/76).

O texto foi aprovado na forma de substitutivo apresentado pelo relator, deputado Augusto Coutinho (Solidariedade-PE - Foto), ao Projeto de Lei 8657/17. O texto original, do deputado Carlos Bezerra (MDB-MT), responsabilizava o administrador da empresa pelos eventuais danos causados diretamente, no exercício da função, a sócios e a terceiros.

“Ainda que as ações dos administradores no exercício de suas funções ocasionem perdas aos sócios e terceiros, não há razão para que sejam pessoalmente responsabilizados, uma vez que o risco, que deve ser suportado pelos sócios, é intrínseco às atividades negociais”, anotou o relator.

Em relação à divulgação das decisões tomadas pelas empresas, Augusto Coutinho considerou a medida meritória. “A internet pode ser um elemento de grande importância para a disseminação de informações ao público”, afirmou.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Cons...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 16:20h
Economia

Peso argentino cai 17,6% na semana em meio à crise financeira

 

O peso argentino continuou sua recuperação nesta sexta-feira, embora tenha fechado a semana com forte depreciação, em meio a preocupações de investidores sobre o impacto de novas medidas econômicas tomadas pelo governo, disseram operadores. (Foto ilustração)

A moeda encerrou o dia com um avanço de 4,36%, para 54,60/55,00 pesos por dólar, fechando a semana com uma depreciação de 17,58%. No acumulado do ano, o peso acumula queda de 31,45%.

O peso caiu para uma mínima recorde nesta semana, após o resultado das eleições primárias de domingo, onde a oposição foi vencedora por uma diferença esmagadora.
Em meio à crise financeira desencadeada pela derrota nas urnas, o presidente Mauricio Macri buscou reduzir o impacto social da forte depreciação da moeda local com a eliminação temporária de imposto sobre o consumo de alimentos básicos. A medida é válida até dezembro, quando começa um novo mandato presidencial. (reuteres)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 16:00h
Operação Spoofing

Cármen Lúcia arquiva pedido do PT para que Moro fosse investigado por abuso de autoridade

 

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o arquivamento de um pedido do PT para que o ministro da Justiça, Sérgio Moro (foto ilustração), fosse investigado por abuso de autoridade pela atuação dele na Operação Spoofing - que apura o hackeamento de autoridades.

A ministra é a relatora do caso e seguiu parecer da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que não viu elementos para enquadrar atos de Moro na lei de abuso de autoridade, de 1965.

Na última quarta-feira (14), a Câmara dos Deputados aprovou projeto que atualiza a legislação sobre abuso de autoridade. (Com informações do G1)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 15:30h
Feira de Santana

Colbert apresenta Feira Itinerante e prevê bons resultados

 

A Feira Itinerante, promovida pelo Governo Municipal, começa a funcionar neste domingo, 18, das 6h às 12h, no Residencial Solar da Princesa, no bairro Gabriela, com a expectativa de bons resultados, gerando postos de trabalho e fomentando à economia local. A avaliação é do prefeito Colbert Martins Filho, ao apresentar a estrutura do novo modelo de feira livre, com barracas padronizadas e toda a dinâmica de funcionamento, na manhã desta sexta-feira, 16, no estacionamento da Prefeitura. (Foto ilustração)

O projeto, coordenado pela Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), oferece 100 barracas padronizadas desmontáveis e de fácil manuseio, a serem transportadas por caminhão da própria Prefeitura até o local onde o comércio itinerante irá funcionar.

Nesta primeira etapa, conforme o prefeito Colbert Martins Filho, serão instaladas cerca de 30 barracas na Feira Itinerante do Solar da Princesa, número que poderá ser ampliado. "Estamos avaliando propostas e solicitações para levar a Feira Itinerante para outros bairros, o que ainda será definido", afirmou, observando que todas as barracas são tombadas e pertencem ao patrimônio público municipal.

O secretário da Settdec, Antônio Carlos Borges Júnior, informa que a Feira Itinerante é uma das opções para os vendedores de hortifrutigranjeiros que estão na rua Marechal Deodoro, Nordestino, imedia...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 15:00h
Defesa da Mulher

Governo discute sugestões para diminuir violência contra mulheres

 

Começou hoje (16), no Ministério da Justiça, a Jornada de Trabalho de Promoção da Segurança e Defesa da Mulher, um dos desdobramentos do Pacto pela Implementação de Políticas Públicas de Prevenção e Combate à Violência contra as Mulheres, assinado no último dia 7. A ideia, segundo ministros presentes no evento, é a de que o debate de propostas resulte, posteriormente, na elaboração de políticas públicas visando a diminuição da violência praticada contra mulheres. (Foto ilustração)

“Temos aqui representantes de diversas áreas. Precisamos conversar e ouvir para buscar e construir propostas de políticas públicas consistentes. Esse aqui é o melhor lugar. Sempre que se possa pensar em aprimoramento legislativo, muito se depende de ações executivas que não necessariamente demandam lei. Para construir essas ações executivas, o ponto principal são boas ideias. Daí a presença de vocês aqui”, disse o ministro da Justiça, Sergio Moro, na abertura do evento.

Além do Ministério da Justiça, o pacto conta com a participação de mais 10 órgãos, entre eles o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. De acordo com a ministra da pasta, Damares Alves, em seis meses de governo o país já é outro. “Vivemos um novo momento no Brasil, e os números já mostram isso. A ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 14:30h
Itabuna

Vereador critica pressa da prefeitura e diz que venda da Emasa "tá cheirando a uma negociata"

 

O vereador Jairo Araújo afirmou que “foi uma farsa” a audiência pública promovida pela prefeitura de Itabuna, na quarta-feira (14), para tratar do plano de Concessão da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa - foto ilustração).

Jairo criticou a falta de diálogo com a população, já que as perguntas feitas pelo público não foram respondidas e cobrou mais transparência. “A audiência é para ouvir a população, mas nesse caso, [na] maioria do tempo, só falou o prefeito e membros do governo. As perguntas formuladas por populares não tiveram nenhuma resposta”, disse.

“O objetivo do governo é passar a ideia que a concessão está sendo debatida com a sociedade, mas na audiência que durou quase cinco horas, o prefeito usou a fala por quase duas horas” disse.

O vereador citou como exemplos a questão da política de reajuste tarifário, o futuro dos funcionários da empresa e a dívida da Emasa de R$ 100 milhões que ficará com a Prefeitura. “Como o município vai regular os serviços se a Arsepi não tem um concursado? Como ficará a compra da água bruta da barragem do Rio Colônia, que hoje a Emasa não paga, mas a concessionária privada terá que pagar, o que representa impacto no valor da tarifa. Pela pressa da Prefeitura, tá cheirando a uma negociata”, criticou. (pimenta)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 13:45h
Luís Eduardo Magalhães

Fórum de Inovação em Agronegócio discute produção sustentável no Oeste da Bahia

 

O grande desafio do produtor rural tem sido produzir em quantidade e qualidade suficiente para garantir a segurança alimentar do mundo. Contudo, para assegurar a continuidade da atividade agrícola, ele precisa cuidar também do meio ambiente. Nesta dicotomia entre produzir e preservar, a categoria tem investido pesado em modelos de agricultura sustentável, com vistas em aumentar a produtividade e diminuir o impacto sobre os recursos naturais.

A adoção de boas práticas agrícolas é a fórmula para o equilíbrio. No Oeste da Bahia, muitos agricultores praticam a chamada agricultura de baixo impacto. O modelo, baseado nos cuidados com o solo e com as águas, será tema do Fórum de Inovação em Agronegócio, que irá discutir, no próximo dia 21 de agosto, em Luís Eduardo Magalhães, soluções simples e eficazes para a sustentabilidade no agronegócio.

O evento, realizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) em parceria com a Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (Febrapdp), vai reunir especialistas renomados nacionalmente para debater o tema, apresentar cases de sucesso na região e mostrar os resultados parciais de experimentos conduzidos por instituições de pesquisas, a exemplo da Fundação Bahia e da Embrapa. (Aiba)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 12:40h
Feira de Santana

Inscrições de trabalhos para VII Mostra de Pesquisa do HGCA são prorrogadas

 

A Comissão Organizadora da VII Mostra Integrada de Pesquisa do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) decidiu prorrogar as inscrições de trabalhos até o dia 30 de agosto de 2019. O evento será realizado dia 26 de setembro, das 8 às 17h, no SEST/SENAT, Avenida Eduardo Frões da Mota, S/N, bairro 35º BI, em Feira de Santana. Este ano, o tema será: Implementação dos resultados das pesquisas na Rede de Atenção à Saúde: desafios e estratégias. (Foto ilustração)

A mostra é realizada pelo Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (NUGTES), em parceria com faculdades conveniadas ao hospital e tem como objetivo promover e incentivar a divulgação das pesquisas desenvolvidas no Clériston Andrade, além de identificar os estudos que possam subsidiar o processo de tomada de decisão dos gestores. Os trabalhos deverão ser enviados exclusivamente para o endereço eletrônico hgca.mostradepesquisa07@gmail.com, na forma de resumo. Poderão ser submetidos trabalhos realizados no HGCA nas seguintes categorias:

Pesquisa original com resultados parciais ou finais;
Projeto de pesquisa, extensão ou intervenção;
Relato de experiência;
Estudo de caso clínico. Ascom) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 11:50h
Política

Bolsonaro admite que deve vetar partes da Lei de Abuso de Autoridade

 
Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) falou nesta sexta-feira (16) sobre a Lei de Abuso de Autoridade, aprovado nesta quarta na Câmara dos Deputados. Existe a expectativa para que o presidente vete partes do projeto.

Em entrevista a jornalistas, ele admitiu que está avaliando os vetos e que, com a lei, algumas categorias de profissionais ficam vulneráveis a punições desproporcionais.

“Eu não quero é, em um primeiro momento, um policial militar, o cara vier a algemar alguém de forma irregular e ter uma cadeia para isso. Não pode existir. O resto a gente vai ver, analisar”, disse Bolsonaro.

“Vetando ou sancionando, ou vetando parcialmente, eu vou levar pancada, não tem como, vou apanhar de qualquer maneira”, acrescentou. (Bahia.ba/ Foto: Marcos Corrêa/PR)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 11:30h
Feira de Santana

Nova unidade Sesc abre Inscrições para Cursos em Artes

 

O Centro Cultural e Restaurante Sesc Feira de Santana abriu esta semana inscrições para dez turmas de cursos em artes que acontecerão de setembro a dezembro de 2019. Os cursos, que fazem parte do projeto de formação sistemática, Fazendo Arte no Sesc, são ministrados por instrutoras do Sesc especializadas no ensino das linguagens do Teatro, Música e Artes Visuais e voltados para iniciantes. A partir do dia 02 de setembro, a unidade Sesc localizada no Centro da cidade e inaugurada há menos de um mês, abrigará turmas regulares de Iniciação Teatral, Desenho, Aquarela, Canto, Violão, Teoria e Percepção Musical e Ilustração de Moda. (Foto ilustração)

As inscrições, abertas também ao público geral, vão até o dia 07 de setembro e tem benefício especial ao Trabalhador do Comércio de Bens Serviços e Turismo e seus dependentes. Para realizar a inscrição, as e os interessadas(os) devem comparecer à Central de Relacionamento do Centro Cultural e Restaurante Sesc Feira de Santana (Praça Carlos Bahia, s/n, Matriz) munidas(os) de documento de identificação com foto e Cartão Sesc - que pode ser emitido na hora, conforme orientações prévias da Central de Relacionamento. Para saber mais, ligue: (75) 3602-0035. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 11:25h
TRE Bahia

Eleitores de cinco municípios têm até domingo (18) para realizar recadastramento em horário especial

 
 Foto: Divulgação/TRE


Os eleitores dos cinco municípios que participam do primeiro Mutirão da Biometria têm até domingo (18/8) para fazer o recadastramento com dia e horário especial. O esquema montado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia visa uma melhor prestação do atendimento ao cidadão que busca os serviços da Justiça Eleitoral (JE).

Assim sendo, os eleitores das cidades de Brotas de Macaúbas, Ipupiara, Capela do Alto Alegre, Conceição do Coité e Itaguaçu da Bahia que ainda não realizaram a coleta dos dados, deverão procurar os postos da JE o quanto antes, a fim de evitar possíveis transtornos. O objetivo da ação é alavancar o recadastramento eleitoral nestas cidades.

Durante o plantão, postos e cartórios eleitorais vão funcionar das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 16h, aos sábados e domingos. Para ser atendido, basta levar documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência. Caso seja o primeiro título eleitoral é necessário comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos).  (TRE/ Foto Divulgação/ TRE) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 11:01h
Itabuna

Mangabeira vai se reunir com ACM Neto e pode garantir apoio do DEM à sua candidatura

 
Foto Reprodução

O pré-candidato a prefeito de Itabuna, Mangabeira (PDT) poderá se reunir nesta sexta-feira com o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). A pauta da reunião é a sucessão municipal.

ACM Neto está quebrando a “cabeça” com o DEM em Itabuna, já que o ex-prefeito Capitão Azevedo estaria muito perto de se filiar ao PL e ser candidato a prefeito por um partido da base do governador Rui Costa (PT).

Uma possibilidade é ACM Neto convidar Mangabeira para o DEM, mas o mesmo estaria decidido a continuar no partido. O certo é que muito provavelmente Mangabeira sairá da reunião com o apoio do DEM para a sua campanha a prefeito.(PolíticosdoSuldaBahia/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 10:20h
Política

Frota diz que tem convite de vários partidos; coluna diz que ele irá para o PSDB

 
Foto MICHAEL MELO/METRÓPOLES

Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota afirmou que já recebeu convite de vários partidos. Por telefone em entrevista à BBC News Brasil, ele disse estar tranquilo e “feliz por ter sido convidado por grandes partidos”. A emissora exibiu vídeo em que Frota chama Bolsonaro de hipócrita.

O motivo da expulsão pelo PSL foi justamente às críticas que o deputado vinha fazendo ao presidente Jair Bolsonaro, que em entrevista, disse desconhecer Frota.

De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, no Jornal Folha de São Paulo, Alexandre Frota vai se filiar ao PSDB, após reunião na noite desta quinta-feira (15). O anúncio deverá ser feito nesta sexta-feira (16). (Foto Michael Melo/ Metrópoles) 
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 09:51h
Feira de Santana

Bancos com novo horário de funcionamento a partir de 23 de setembro

 
Foto Reprodução

As agências bancárias de Feira de Santana terão seu horário de funcionamento alterado a partir do dia 23 de setembro, passando a funcionar das 9 às 16 horas. A mudança é proveniente de um acordo entre sindicatos, Procon e CDL. (As informações são do Programa da Manhã/ Sociedade News/ Foto Reprodução).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 09:19h
Ministério do Meio Ambiente

MMA negocia empréstimo de US$ 500 milhões com banco do Brics (NDB)

 

O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, se reuniu em São Paulo hoje com ministros do meio ambiente do Brics – grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. (Foto ilustração)

Entre os temas da reunião, foi discutida a elaboração de um livro de referências de todas as tecnologias disponíveis nos países dos Brics com análise de custo-benefício para atender às questões de saneamento e resíduos sólidos.

Os recursos para que essas tecnologias sejam implantadas deverão vir de organismos financeiros multilaterais como o Banco do Brics (NDB).

E é justamente com o NDB que o Ministério do Meio Ambiente está negociando aporte de recursos de US$ 500 milhões, já para o próximo ano. A ideia é que o fundo atenda preferencialmente prefeituras, para obras de saneamento básico, ações de tratamento de resíduos que visem ao fim dos lixões e projetos de energia renováveis.

 “O trabalho agora é estudar a melhor forma de implementação imediata do recurso, se será o repasse a consórcios de municípios, municípios individualmente ou montagens de estruturas de destinação do lixo feitas pelo Governo Federal em parcerias com os municípios”, afirmou Salles.

No final do encontro Salles fez um b...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 08:53h
Irecê

Rui faz entregas e anuncia novas obras de mobilidade e infraestrutura

 
Foto Reprodução

Nesta sexta-feira (16), a partir das 9h, o governador Rui Costa visita a cidade de Irecê, no centro-norte baiano, para cumprir agenda de entregas e anúncios de obras para a região. As primeiras entregas serão os acessos, com pavimentação asfáltica, ao Mercado do Produtor e ao CETEP, além da requalificação da Avenida Adolfo Moitinho.

Já na cerimônia que acontecerá na rua Coronel Terêncio Dourado, no centro da cidade, o governador autoriza a publicação do edital de licitação para a recuperação da BA-148, no trecho que passa por Irecê, Ibititá, Ibipeba e Barra do Mendes. Na mesma solenidade, Rui vai anunciar a licitação para implantação do setor de Hemodinâmica no Hospital Regional Dr. Mário Dourado. Também na ocasião, ele assina dois convênios do Programa Bahia Produtiva; e participa da entrega simbólica de pavimentação em mais de 40 ruas do município.

Antes de deixar Irecê, o governador irá visitar o Colégio Estadual Luís Viana Filho. Na ida à unidade escolar, Rui Costa deve conversar com estudantes, professores e direção do colégio para ouvir as demandas da comunidade e avaliar melhorias para a escola, repetindo o que tem feito na maioria das visitas ao interior do estado. (Secom/BA/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 08:17h
Sul da Bahia

Ex-prefeita de Gongogi morre em acidente na BR-101

 
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A ex-prefeita da cidade de Gongogi, no sul da Bahia, Eloísia Fernandes de Sousa Macedo morreu e uma outra pessoa ficou ferida em um acidente de carro, na manhã desta quinta-feira (15), na BR-101, em trecho da cidade de Itapebi, na mesma região do estado.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro em que as vítimas estavam caiu em uma ribanceira após sair da pista. O acidente ocorreu por volta das 11h, perto da ponte do Rio Jequitinhonha. O motorista do veículo não teve ferimentos. Segundo informações da PRF, estava chovendo bastante na região no momento em que as vítimas passavam no local, mas não se sabe ainda se a pista molhada pode ter sido a causa do acidente.

Em nota, a prefeitura de Gongogi lamentou o acidente, se solidarizou com a família de Eloísa Fernandes e decretou luto oficial de 3 dias pela morte da vítima, que era professora e também já tinha sido vereadora da cidade. (G1/ Foto: Reprodução/Redes Sociais)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 07:50h
Aniversariante do Dia

Jornalista Alean Rodrigues Farias em festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 07:45h
Tribunal de Contas dos Municípios

Prefeito de Alagoinhas é punido pelo TCM por irregularidade em licitação

 
Foto Reprodução

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quinta-feira (15/08), julgou parcialmente procedente denúncia formulada pela empresa T & D Business Pública e Privada contra o prefeito de Alagoinhas, Joaquim Belarmino Cardoso Neto, em razão de irregularidades em processo licitatório que teve por objeto a prestação de serviços de assessoria e consultoria na área tributária, assessoramento em auditorias fiscais e na elaboração de legislação municipal. O procedimento foi realizado no exercício de 2018.

O relator do parecer, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, multou o gestor em R$2 mil. Também foi determinado, por sugestão do Ministério Público de Contas, que o prefeito se abstenha de realizar nova prorrogação do contrato administrativo celebrado a partir da Tomada de Preços nº 016/2018, devendo ser adotadas medidas para garantir a efetiva capacitação dos servidores para a realização das atividades típicas da carreira.

A contratação de empresa para prestação de serviço dessa natureza foi considerada irregular, vez que a tarefa de realizar a gestão tributária, econômica e fiscal cabe aos servidores efetivos da procuradoria jurídica, contabilidade ou tributação do município, principalmente o acompanhamento dessa atividade no dia a dia, por se tratar de atividade típica da administração pública. O que se admite, efetivamente, é apenas a contrata&ccedi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 07:30h
Feira de Santana

Recuperação judicial da Via Engenharia não afeta obras que a construtora realiza em Feira

 

Com mais de 80% do contrato com a Prefeitura de Feira de Santana já executado, na realização de obras estruturais relacionadas a implantação do BRT nesta cidade, a Via Engenharia, empresa sediada no Distrito Federal que entrou em recuperação judicial, não é uma preocupação para a administração municipal. (Foto ilustração)

“Estamos absolutamente tranquilos. A empresa irá cumprir o restante da obra, conforme nos assegurou”, diz o secretário de Planejamento da Prefeitura, Carlos Brito. O Município, informa, pagou à empresa o valor correspondente ao que já foi realizado na obra. O pagamento referente a construção é feito mediante medição da parte concluída, não havendo qualquer risco de dano financeiro ao Governo Municipal.

Carlos Brito diz que a direção da Via Engenharia manteve contato com a Prefeitura e informou quanto ao processo de recuperação judicial. “Foram corretos em nos comunicar. Estão sinalizando que pretendem honrar os compromissos e nós estaremos atentos a isto. Qualquer coisa que saia da linha, não hesitaremos em suspender o que resta do contrato e finalizar a obra com outra construtora. No entanto, espero sinceramente que isto não seja necessário”.

A Via Engenharia é contratada, por licitação, da Prefeitura de Feira de Santana, para construção de terminais de transbordo para atender ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 07:28h
Economia

PIS/Pasep: benefício para os nascidos em agosto já está liberado

 
Foto Reprodução

O abono salarial do calendário 2019/2020 do Programa de Integração Social (PIS ) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), para os beneficiários nascidos em agosto, já está liberado desde essa quinta-feira (15).

Os trabalhadores com inscrição no PIS recebem na Caixa Econômica Federal. De acordo com o banco, o valor total disponibilizado para os nascidos em agosto é de R$ 1,4 bilhão destinado a 1,6 milhão de beneficiários. O trabalhador com inscrição no Pasep recebe o pagamento no Banco do Brasil.

O dinheiro do benefício pode ser sacado até 30 de junho de 2020 e pode ser consultado, no caso do PIS, pelo Aplicativo Caixa Trabalhador, no site do banco (www.caixa.gov.br/PIS) ou pelo telefone 0800 726 0207.

Os titulares de conta individual na Caixa, com cadastro atualizado e movimentação na conta, recebem o crédito de forma automática.

Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias, em 2018, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

É necessário ainda que os dados estejam corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2018. (Agência Brasil/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 06:22h
Feira de Santana

Transporte coletivo ainda é um problema para as pessoas de baixa renda

 

Na Câmara Municipal de Feira de Santana, que deve ser a ressonância dos reclames populares, quando o assunto é transporte coletivo, o pensamento é diferente do usuário. Parece que não há atraso no horário e a frota atende à altura a comunidade. Tem que ouvir mais as emissoras de rádio.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 06:19h
Feira de Santana

Qual secretário vai para o MDB de Colbert ou o DEM de José Ronaldo

 

A expectativa para 2020 é saber quem hoje, secretário ou dirigente de segundo escalão no governo do prefeito Colbert Martins e que será candidato a vereador em 2020, se filiará ao partido do prefeito, o MDB, ou o partido do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, o DEM. Nomes fortes eleitoralmente, supõem, têm que entender que o cargo tem o ônus e bônus. É o que observa um atento analista. (Foto ilustração: José Ronaldo e Colbert Martins)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 06:15h
Câmara Federal

Projeto proíbe veterinário de cobrar caução por internação de animais

 

O Projeto de Lei 3894/19 proíbe a cobrança de caução ou garantia na internação de animais quando houver urgência no tratamento. A proibição será aplicada a hospitais, clínicas veterinárias e similares.

Quem descumprir a regra será obrigado a devolver em dobro o valor cobrado e pagar multa de até cinco salários mínimos. As regras serão detalhadas em regulamento.
O autor, deputado Célio Studart (PV-CE), avalia que a exigência pode colocar em risco a vida do animal e destaca que alguns estados e municípios já proibiram a prática. “Em casos urgentes, a vida do animal está em questão, sendo imprescindível que o tratamento seja realizado de imediato”, disse. (Secom - Câmara Federal)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 06:00h
Feira de Santana

DEM deve montar chapa forte de candidatos a vereador para 2020

 

Com o fim das coligações na proporcional para vereador, nos bastidores a informação é que o DEM de Feira de Santana tem um projeto ambicioso. Ter uma chapa de candidatos com possibilidade de eleger até 10 vereadores. Para os senhores navegantes, o conselho é: Melhor disputar em um espaço com 10 chances do que espaço que pode eleger um ou dois. Esse conselho, claro, é principalmente para os atuais vereadores, conforme alerta um profundo analista e matemático feirense.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 05:56h
Feira de Santana

Pablo Roberto anuncia obra da Prefeitura, mas coloca marca pessoal

 

O secretário de Desenvolvimento Social e vereador licenciado Pablo Roberto (PDT), que está no cargo há pouco mais de dois meses, está divulgando um vídeo nas redes sociais com imagem da construção do equipamento Dona Zazinha Cerqueira, construído pelo governo Colbert Martins. E claro, fez questão de colocar sua marca na obra. Se não fosse seu testemunhal parecia obra de Pablo Roberto.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 05:53h
Eleição 2020

PSL deverá ter candidatos a prefeito em todas as capitais e cidades com mais de 100 mil habitantes

 

O PSL, que pensa em ter estrutura nacional para dar suporte a candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro, já definiu. Ano que vem quer lançar candidatos a prefeito em todas as capitais e cidades com mais de 100 mil habitantes. Feira de Santana, que tem acima de 600 mil habitantes e uma deputada federal, Dayane Pimentel (foto ilustração), está na lista de prioridade.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 05:51h
Feira de Santana

Isaías de Diogo pode ter que dar explicações sobre saída do PSC na Justiça Eleitoral

 

Quem pensa que a saída do vereador por Feira de Santana Isaías de Diogo do PSC e filiação ao PDT é consensual, se engana. Como não esperou a janela, deve ter dor de cabeça na Justiça Eleitoral. Com o argumento de abandono de legenda, pode ser questionado pelo seu suplente imediato, Bahia do Ônibus. Há quem entenda que Isaías de Diogo tinha que esperar a janela em março. Afinal, não houve quebra do estatuto ou desvio de conduta.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 05:47h
Tribunal Superior Eleitoral

Dos 271 mil filiados do PSL, 4% já passaram por partidos de esquerda

 

Apesar de ideologicamente o PSL estar bem distante do que pensam os partidos PT, PDT, PSB, PSOL, PC do B, PCB, PSTU e PCO, entre seus filiados, hoje 271 mil no país, 10,6 mil já passaram por essas legendas de esquerda. É o que informa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desses ex-esquerdistas, 2.837 passaram pelo PT.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 05:45h
Meta é 500 mil

PSL fará campanha de filiação sábado em todo o Brasil

 

Com o objetivo de sair dos 271 mil filiados e alcançar 500 mil membros, o PSL fará campanha nacional sábado (17). Legenda que hoje tem o presidente da República, Jair Bolsonaro, segunda maior bancada de deputados federais (53) e 7 senadores, tem uma meta arrojada até 2020. Ter 1 milhão de filiados no país.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 05:43h
Governador

Parte do PT acha que Jaques Wagner é a solução para 2022

 

Apesar de publicamente pouco se falar, e ainda ser cedo, a sucessão do governador Rui Costa dentro do PT é fato. O nome do senador Jaques Wagner (Foto ilustrção) é a solução para o partido não perder a hegemonia do grupo, quando nada é o que pensa boa parte da legenda. O problema é convencer Jaques Wagner a entrar na disputa. Enquanto isso, avança o senador Otto Alencar (PSD).
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 05:41h
Feira de Santana

Câmara Municipal vai ter sessão pela passagem do Dia do Maçom

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana realiza na próxima terça-feira (20) sessão solene para homenagear o Dia do Maçom. Será às 19h30. O evento deverá contar com um grande número de maçons.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 05:39h
Eleições municipais

PT pode não ter candidato a prefeito em São Paulo em 2020

 

O PT paulista vive um dos seus piores momentos, quando o assunto é a exposição eleitoral para 2020. Os petistas não têm candidato competitivo e pode acabar apoiando o nome do PSB numa frente de esquerda. O nome é o do socialista Márcio França, que foi governador de São Paulo e perdeu para João Doria, reeleito. Pode ficar com o PT a vaga de vice-prefeito.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 05:37h
Sem crescimento

Mais otimistas acham que 2019 servirá apenas para fechar as contas

 

Economistas mais otimistas acreditam que sinal de crescimento no país só ano que vem. Esse ano é tempo de fechar as contas. Com previsão de R$ 139 bilhões de déficit, excedente de despesas do Governo Federal para 2019, uma boa notícia. A previsão é que pode ser de R$ 105 bilhões.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 05:32h
Câmara Municipal

Zé Filé diz que se Otto oferecesse legenda, ele seria candidato a prefeito de Feira

 

Fazendo mais uma vez críticas ao Governo Municipal e à gestão do prefeito Colbert Martins, o vereador Zé Filé (PROS - foto ilustração), que segundo ele não ganha “nem para vereador, quanto mais para prefeito”, afirmou que se tivesse o apoio do PSD, se lançaria candidato a prefeito de Feira de Santana. “Se Otto Alencar me permitir, serei candidato a prefeito para ver como se administra”, disse, afirmando que se fosse eleito, faria uma auditoria para investigar os gastos do Município. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 05:26h
Câmara Municipal de Feira

Lulinha cobra melhorias que o Governo do Estado precisa fazer em Feira

 

Em pronunciamento na tribuna da Câmara, o vereador Lulinha (DEM - foto ilustração) criticou a possibilidade de construção de novo presídio em Feira de Santana, ressaltando que o Governo do Estado precisa é realizar outras melhorias, como a construção de um grande hospital, conclusão do Centro de Convenções e revitalização do Aeroporto João Durval Carneiro. (Daniela Oliveira)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 05:21h
Sobre cooperativa de transporte

"Feira parece cidade de ninguém, sem lei", diz Alberto Nery

 

O vereador Alberto Nery (PT-foto ilustração) fez duras críticas ao Governo Municipal, segunda-feira (12), a respeito de uma cooperativa de transporte de Salvador, que por meio de liminar foi autorizada a circular no município com mais de 100 vans, colocando em risco o emprego dos rodoviários, uma vez que as empresas licitadas para realizarem o transporte alegam prejuízos, podendo vir a gerar demissões. “Feira de Santana tem a Coopetrafs e de repente aparece uma associação de Salvador para explorar o sistema de transporte coletivo no nosso Município, sem vistoria, sem conhecimento do Poder Público. É demonstrar que Feira parece cidade de ninguém, cidade sem lei”, enfatizou. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 05:20h
Feira de Santana

Zé Filé diz que Governo Municipal não termina obras e já começa outras

 

O vereador Zé Filé (PROS) afirmou que o Governo Municipal não conclui obras e já inicia outras, a exemplo da reforma do casarão Olhos D´Água, que segundo ele, já havia sido restaurado antes, mas nunca teve utilidade. “É só para reformar e largar. Para quê gastar R$ 331 mil para fazer a mesma coisa?”, indagou. Zé Filé cobrou que conclua as obras antes de dar início a outras. Em defesa do Governo Municipal, o líder Marcos Lima (Patriota) disse que o casarão faz parte da história do Município. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2019 05:15h
Câmara de Feira

"Governador cara de pau", diz Cadmiel sobre Rui Costa

 

O vereador Cadmiel Pereira (PSC - foto ilustração) fez duras críticas ao Governo do Estado, definindo o gestor estadual Rui Costa como “governador cara de pau”. Ele citou denúncias de pedaladas fiscais no Estado e disse que para o Município “ele só quer algema”, referindo-se à construção de um novo presídio. Cadmiel falou ainda sobre a necessidade de construção de novo hospital, conclusão das obras de revitalização da Lagoa Grande e do Centro de Convenções. “Quem atrasa Feira é o PT. Quem não gosta de Feira é Rui Costa”, criticou. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.08.2019 17:30h
Senado Federal

Marcos Do Val é contra projeto que regulamenta o abuso de autoridade

 

O senador Marcos Do Val (Podemos-ES - foto) manifestou-se neta quinta-feira (15), em Plenário, contrário ao projeto de lei (PL 7.596/17 na Câmara e PLS 85/2017 no Senado), que define os crimes de abuso de autoridade cometidos por agente público, servidor ou não, no exercício de suas funções. A proposta foi aprovada na última quarta-feira (14) na Câmara dos Deputados e enviada à sanção presidencial.

O senador chamou a proposta de "Lei da Mordaça" e disse que as novas regras vão limitar a atuação de juízes, promotores e policiais.

— Quando passou aqui no Senado, eu votei contra, porque essas instituições já têm as suas corregedorias, já têm as suas estruturas para punir eventuais ações que não condizem com a profissão e envergonham outros parceiros. Mas tornar isso numa Lei da Mordaça realmente foi um retrocesso. Eu espero que, num futuro próximo, a gente possa reverter isso — disse Marcos Do Val.

Troca de partido

O senador informou ainda o que o levou a trocar de partido. O parlamentar pertencia ao Cidadania e filiou-se ao Podemos esta semana. Marcos Do Val ressaltou que a mudança não vai interferir na relação com o Cidadania e agradeceu o acolhimento daquela agremiação na campanha eleitoral de 2019.

— Eu estou vindo aqui para agradecer ao partido Cidad...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
CMARA MUNICIPAL SO GONALO DOS CAMPOS
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2020

2019

2018

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia