Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acredita que haverá segundo turno para presidente no Brasil em 2022?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 06.08.2019 07:44h
Jacobina

MP aciona Município por degradação do Parque Natural Municipal de Macaqueiras

 
Foto Arquivo Pessoal / Pablo Almeida

O Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Pablo Almeida, acionou hoje, dia 5, o Município de Jacobina, por conta da degradação do Parque Natural Municipal das Macaqueiras, localizado próximo à zona urbana da cidade. Na ação, o MP requer que a Justiça determine a revitalização do Parque e a implementação do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal. O Parque foi criado em setembro de 2003, pela Lei Municipal n° 651, após prévia consulta pública com o objetivo de preservação do ecossistema natural do Vale do Rio do Ouro. Segundo o promotor de Justiça Pablo Almeida, o MP, através de acordo com empresa de torres eólicas, destinou R$200 mil para a revitalização da Unidade de Conservação, “mas a ausência de segurança patrimonial no local tem permitido a constante ação de vândalos, caçadores e usuários de drogas”.

Na ação, o MP requer ainda que a Prefeitura seja obrigada a implementar, de maneira gradativa, a Lei Municipal n° 1.116/2012, que prevê a criação de grupamento ambiental da guarda municipal de Jacobina, designando, no prazo de 30 dias, pelo menos nove guardas municipais já concursados, para o exercício das atividades de proteção da Unidade de Conservação; que coloque à disposição da guarda veículo e equipamentos de segurança com câmeras de vídeo que filme de dia e noite; que realize o cercamento e sin...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 06.08.2019 07:30h
Feira de Santana

Comissão inspeciona Centro Comercial Popular e obras devem ser finalizadas até fim de setembro

 

As obras de construção do Centro Comercial Popular (CCP), promovidas pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho através de Parceria Público Privada (PPP), deverão ser concluídas até o fim do mês de setembro. A previsão foi apresentada pela empresa executora das obras, durante inspeção da comissão de obras, formada por técnicos da Prefeitura de Feira de Santana e do Consórcio Feira Popular. (Foto ilustração)

A comissão de obras observou que a empresa executora das obras não acompanhou a proposta do cronograma dos serviços, dilatando o prazo para o final de setembro.

Formada pelos secretários do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior; de Planejamento, Carlos Brito; e de Meio Ambiente, Arcênio Oliveira, além de técnicos da Prefeitura de Feira de Santana e do Consórcio Feira Popular, a comissão conferiu o cronograma de obras apresentado pelo empreendimento e observou o ritmo de desenvolvimento dos serviços.

São dezenas de homens e máquinas espalhados por todo o canteiro de obras em diversas frentes de serviço. Tudo para garantir agilidade nos serviços, conforme conferiram os técnicos da comissão de obras.

A inspeção também se estendeu a outras instalações do Centro de Abastecimento. Os técnicos ainda analisaram a estrutura do esgotamento sanit&aacu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 06.08.2019 06:38h
Arredores baianos

Grupo Petrópolis, da marca de cerveja Itaipava e a Lava Jato

 

A prisão do dono do Grupo Petrópolis, Walter Faria, concluída ontem, junto à Polícia Federal (PF) em Curitiba, não deixa de ser importante nos arredores baianos. O empresário é alvo da 62ª fase da Operação Lava Jato e estava foragido desde o dia 31 de julho, quando teve mandado de prisão preventiva expedido. Batizada de Rock City, a fase da operação mirou o pagamento de propinas disfarçadas de doações eleitorais e operações de lavagem de dinheiro feitas pelo Grupo Petrópolis, da marca de cerveja Itaipava. Vamos esperar... Lula e Walter Faria (à direita) em inauguração de uma fábrica da Itaipava (Foto: Valter Pontes/Secom)

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 06.08.2019 06:35h
Feira de Santana

Muda Feira de Targino Machado ainda não chegou na Câmara Municipal

 

Apesar da luta do deputado estadual Targino Machado (DEM-foto ilustração) em defesa de uma via política que o mesmo intitula de “Muda Feira”, para as eleições de prefeito em 2020, quando nada entre seus aliados, e que não são poucos entre os vereadores, o assunto ainda não chegou na Câmara Municipal de Feira de Santana. Targino Machado tem sido um crítico da atual administração, diferente dos vereadores aliados. Justiça seja feita, o pré-candidato a prefeito, vereador Roberto Tourinho (PV), que é aliado de Targino Machado, tem se manifestado nesse sentido.

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 06.08.2019 06:31h
Aniversariante do Dia

Jornalista e radialista Valdomiro Silva em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 06.08.2019 06:26h
Feira de Santana

Zé Neto visita Câmara Municipal e tem encontro com vereadores de partido e oposição

 

O deputado federal e pré-candidato à prefeitura de Feira de Santana, Zé Neto (PT), esteve nesta segunda-feira (5) fazendo uma visita à Câmara Municipal. Na oportunidade vereadores governistas, cobraram melhorias para o Município. Zé Neto também teve encontro com Alberto Nery, que é do mesmo partido, o PT. (Foto: Roberto Tourinho, Zé Neto, Luiz da Feira, Alberto Nery e Zé Filé - Texto: Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 06.08.2019 06:22h
Ideologia

Zé Neto: Conservadores no Brasil sempre foi entre 24% e 30 %

 

Em uma avaliação do quadro ideológico no Brasil, o deputado federal Zé Neto (PT) tem uma opinião. Entende que o país sempre teve entre 25% e 30% de eleitores conservadores, mas que não se manifestavam. Agora tem uma direita que assume esse papel, liderada por Jair Bolsonaro (PSL). Apenas isso.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 06.08.2019 06:18h
Eleições 2020

PSD de Feira de Santana é uma ilha quando o assunto é eleição de prefeito

 

Se o PSD da Bahia é uma ilha em relação ao PSD nacional, o de Feira de Santana com certeza é uma ilha em relação ao PSD baiano. É que o partido em Feira de Santana, nas eleições de 2020, vai apoiar um candidato, no caso Colbert Martins (MDB), que é oposição ao Governo do Estado. E o PSD da Bahia apoia e faz parte do governo Rui Costa. Já, já teremos um arquipélago... (Foto ilustração: Senador Otto Alencar e o ex-deputado federal Fernando Torres – respectivos dirigentes estadual e municipal do PSD)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 06.08.2019 06:14h
Pós-recesso branco

Senado Federal começa o período legislativo com três pautas importantes

 

O Senado Federal abre os seus trabalhos legislativos com três pautas importantes para no início desse semestre: Reforma da Previdência, decidir se Eduardo Bolsonaro pode ser embaixador dos EUA e referendar ou recusar o nome que o governo indicar para a Procuradoria Geral da República (PGR). (Foto ilustração: Plenário do Senado Federal)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 06.08.2019 06:07h
Feira de Santana

Nery diz que homem do campo está sofrendo por falta de gestão pública

 

O vereador Alberto Nery (PT - foto ilustração) chamou a atenção para a situação do homem do campo, especialmente neste período chuvoso, por conta da dificuldade com as estradas. Para o petista, trata-se de falta de gestão. “As pessoas que moram no campo sofrem, os ônibus não têm condições de irem até o destino e as pessoas ficam na estrada chegando a andar até 5 quilômetros a pé”, citou o vereador. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 06.08.2019 06:05h
Câmara Municipal de Feira

Tourinho lembra morte do ex-prefeito José Falcão

 

Nesta segunda-feira (5), os 22 anos do falecimento do ex-prefeito José Falcão, pai do vereador Roberto Tourinho (PV). Em discurso na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, ele lembrou a data. “Triste terça-feira quando aquele homem público querido, amado pelo povo, deixou esta vida e foi para o plano espiritual”, disse, saudoso. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 06.08.2019 06:00h
Educação municipal

Eremita diz que índice de Ideb em Feira é vergonhoso

 

De acordo com a vereadora Eremita Mota (PSDB - foto ilustração), há oito anos as escolas municipais não atingem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Como professora, ela lamentou a situação e previu que a cada dia que passa a tendência é piorar, sem que o problema seja resolvido. “O que acontece são as escolas vazias, o aumento da evasão escolar e o resultado de Feira de Santana é vergonhoso para todos”, lamentou. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 06.08.2019 05:59h
Índice do Ideb

Lulinha e Marcos Lima saem em defesa do Governo Municipal

 

Os vereadores Lulinha (DEM) e Marcos Lima (Patriota) saíram em defesa do Governo Municipal a respeito do baixo desempenho das escolas da rede municipal de Feira de Santana, que não atingiram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Lulinha ressaltou a quantidade de escolas construídas e reformadas ao longo dos anos, enquanto Marcos Lima citou ainda toda a estrutura, que segundo ele é dada pelo Município, e indagou qual a responsabilidade dos educadores para o registro desses índices, pois entende que a culpa não pode ser apenas do Governo. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 06.08.2019 05:55h
Política

Marcos Lima repercute nota do Bahia na Política sobre formação de chapa para vereador

 

O vereador e líder do Governo Municipal, Marcos Lima (Patriota - foto ilustração), repercutiu nota publicada no site Bahia na Política a respeito da formação de chapa para vereador. O edil demonstrou preocupação com a formação dessa chapa, que seria encabeçada pelo secretário de Desenvolvimento Social e vereador licenciado, Pablo Roberto. “Curioso é que com essa chapa dois vereadores praticamente já estão com as vagas garantidas. Pablo Roberto, que com certeza terá uma votação expressiva, e a vereadora Neinha. Os demais ficarão numa situação muito difícil, sem contar que o PDT, pela informação que tenho, faz parte de oposição em níveis federal, estadual e municipal”, disse, completando: “Chapa de tubarão para engolir os peixinhos”. O vereador Isaías de Diogo (PSC) alfinetou Marcos Lima, indagando o porquê da preocupação do líder do Governo com essa possível chapa. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 06.08.2019 05:52h
Política

Edvaldo Lima diz que é independente do Governo Municipal

 

O vereador Edvaldo Lima (PP) lembrou que o partido ao qual é filiado é oposição ao Governo Municipal, mas que ele teria preferido manter a independência, não sendo liderado do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho e nem do atual, Colbert Martins. “Não tenho o ex-prefeito como líder, nem o atual . Sou independente nesta Casa, sempre fui”, declarou, diante da discussão sobre formação de chapa para vereador. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.08.2019 17:10h
Senado Federal

Reguffe questiona não instalação da CPI dos Tribunais Superiores

 

O senador Reguffe (sem partido-DF - foto) criticou nesta segunda-feira (5), em Plenário, atitudes do Supremo Tribunal Federal (STF), que, na visão do parlamentar, está tentando reduzir as atribuições do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e da Receita Federal.

Na ocasião, o senador pediu a instalação da CPI dos Tribunais Superiores, para apurar eventuais irregularidades e também a análise, pelo Plenário do Senado, dos pedidos de impeachment de ministros da corte.

— A Constituição diz que é preciso um terço de assinaturas da Casa para instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). A CPI da Lava Toga obteve 29 assinaturas, ou seja, mais do que o necessário, e não foi instalada por esta Casa. Por que o Poder Judiciário não pode ser investigado? É um Poder intocável? Que medo é esse que se tem do Poder Judiciário? Quem não deve não teme — declarou. (Agência Senado)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.08.2019 16:44h
Câmara Federal

Governadores fazem reunião antes de 2º turno da Previdência

 

Representantes dos Executivos dos 26 estados e Distrito Federal vão se reunir em Brasília na terça-feira (6) para discutir as reformas da Previdência e tributária. A previsão é que a votação de 2º turno da Previdência comece no mesmo dia. (Foto ilustração)

Os governadores devem ter um primeiro encontro para discutir os assuntos entre eles e depois irão procurar os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-RJ).

Depois da reunião, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), vai se reunir com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e com o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Gustavo Montezano.

Pelo menos três governadores estão em viagem a China e vão mandar representantes para a capital federal. São eles Wellington Dias (PT-PI), João Doria (PSDB-SP) e João Azevedo (PSB-PB).

O governador do Piauí está descrente que os estado sejam incluídos na reforma previdenciária e já trabalha com a possibilidade de alterar o sistema de aposentadoria dos servidores do seu estado.

No dia 12 de julho, a Câmara dos Deputados aprovou a reforma da Previdência em 1º turno, mas sem incluir estados e municípios. No entanto, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), disse que no Senado será criada uma PEC (Projeto de Emenda à Co...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.08.2019 16:01h
Lava Jato

Dono do Grupo Petrópolis se entrega à PF

 

Walter Faria, dono do Grupo Petrópolis, que estava foragido desde quarta (31), se entregou à PF por volta das 12h de hoje em Curitiba, informa o G1 PR.

Faria, alvo da 62ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Rock City, estava com prisão preventiva decretada.

O Grupo Petrópolis é acusado de ajudar a Odebrecht a pagar propina por meio da troca de reais no Brasil por dólares em contas no exterior. (Foto reprodução G1 -PR)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.08.2019 16:00h
Vale do São Francisco

Bolsonaro em Sobradinho: aliados de Rui são maioria entre baianos em comitiva

 

Dos três deputados federais baianos que acompanharam nesta segunda-feira (5) o presidente Jair Bolsonaro na viagem a Sobradinho, no Vale do São Francisco, dois são de partidos da base do governador Rui Costa (PT) na Bahia. (Foto ilustração/correio)

Cláudio Cajado (PP) e João Bacelar (PL) integraram a comitiva presidencial, ao lado do tucano Adolfo Viana, aliado do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM).

Bacelar e Cajado, inclusive, também acompanharam o presidente na inauguração do novo aeroporto de Vitória da Conquista, no último dia 23 de julho.

Na ocasião, Rui anunciou sua desistência em participar da solenidade, por considerar que o evento seria uma “convenção político-partidária”, formada por apoiadores de Bolsonaro.

Três dias depois, no dia 26, os dois parlamentares estiveram ao lado do petista, na inauguração do Teatro Municipal Candinha Dória, em Itabuna. (bahia.ba)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.08.2019 15:00h
Agronegócio

Alho, milho, café e algodão terão custos de produção atualizados, diz Conab

 

Entre os dias 5 e 9 de agosto, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promove painéis em Cristalina/GO com produtores rurais do município para atualizar o custo de produção do alho, milho, algodão e café cultivados na região. (Foto ilustração)

Durantes os encontros, técnicos da Companhia pesquisam coeficientes técnicos (preços de maquinários, insumos, implementos) que impactam nos custos de cada um dos produtos para a atualização dos pacotes tecnológicos. Na ocasião, também realizarão visitas a propriedades modais próximas ao município.

Na programação, as visitas técnicas em propriedades rurais que cultivam alho ocorrem nos dias 5 e 6 de agosto. Na sequência, será a vez do milho (dia 6), café (dias 7 e 8) e por último o algodão, na sexta-feira (9).

A escolha por Cristalina, que faz parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), deve-se à intensa cadeia produtiva da região. A atualização de informações serve como base para a definição de políticas públicas, dentre elas a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), instrumento utilizado pelo governo federal nas ações de fortalecimento da agricultura. (Fonte: Conab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.08.2019 14:30h
Economia

Mercado financeiro prevê taxa Selic em 5,25% ao ano no fim de 2019

 

Com a redução de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros (Selic), que caiu para 6% ao ano na semana passada, analistas do mercado financeira reduziram a estimativa para a taxa no final de 2019. A expectativa passou de 5,5% ao ano para 5,25% ao ano. (Foto ilustração)

Para o fim de 2020, a previsão continua em 5,5% ao ano. Também não houve alteração na expectativa para o final de 2021 e 2022: 7% ao ano. É o que mostra o boletim Focus, resultado de pesquisa semanal em instituições financeiras, feita pelo Banco Central (BC) e divulgada às segundas-feiras, pela internet.

A projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – foi mantida em 0,82%, neste ano, 2,1%, em 2020, 2,5%, em 2021 e 2022. (Kelly Oliveira/AB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.08.2019 14:00h
Chapada Diamantina

MP recomenda que Prefeitura de Barra da Estiva anule contratações temporárias irregulares

 

O Ministério Público Estadual (MPE) recomendou que o município de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado, anule todas as contratações temporárias que não atendam às normas constitucionais de previsão legal, prazo predeterminado, caráter temporário, excepcional interesse público e necessidade indispensável. Além disso, que não se contrate novos temporários e realize um levantamento identificando os cargos efetivos vagos para realização de concurso público. (Foto ilustração)

A recomendação leva em conta informações levantadas em inquérito ministerial junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e à própria administração municipal, que revelaram que atualmente existem 333 trabalhadores temporários exercendo atividades que, por lei, competem a servidores efetivos. A promotoria destacou que o município já havia firmado, em 2006, um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público do Trabalho se comprometendo a regularizar a situação. (acheisudoeste)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.08.2019 13:30h
Mapa da violência

18 dos 20 municípios mais violentos do Brasil estão no Nordeste e Norte

 

Uma pesquisa realizada com 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes em 2017 mostra que as cidades mais violentas estão localizadas no Norte e no Nordeste do país. De acordo com o Atlas da Violência, divulgado nesta segunda-feira (05/8) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 18 dos 20 municípios mais violentos estão localizados nas regiões citadas acima. (Foto ilustração)  

Maracanaú, no Ceará, é município mais violento do Brasil. Foram registrados pelo levantamento 145,7 homicídios para cada 100 mil habitantes. Em segundo lugar está Altamira, no Pará, cidade onde 62 presos foram mortos no massacre do Centro de Recuperação Regional. Altamira é um dos quatro municípios do Pará, que integram a lista dos 20 mais violentos. Segundo o estudo, o crescimento das mortes nas regiões Norte e Nordeste foi influenciado pela guerra do narcotráfico, a rota do fluxo das drogas e o mercado ilícito de madeira e mogno nas zonas rurais.

A pesquisa também mostra que o estado de São Paulo tem 14 das 20 cidades menos violentas. A cidade mais pacífica do Brasil, de acordo com o Atlas da Violência é Jaú (SP), que tem uma taxa de 2,7 homicídios para cada 100 mil habitantes. Indaiatuba e Valinhos, também situadas em São Paulo, ocupam o segundo e o terceiro lugar na lista,

Centro-Oeste

Na região Centro-Oeste,...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.08.2019 13:00h
Feira de Santana

Tem novo single da Iorigun nas plataformas digitais

 

A banda feirense Iorigun acaba de lançar o single “Wasting My Time”. A música, produzida por Iuri Moldes e Moyses Martins, fala sobre o nosso tempo, a nossa realidade atual. (Foto ilustração)

“A pós modernidade nos transforma em peixes num cardume. Nascer, crescer, trabalhar, procriar, morrer. Existe sempre um senso de urgência, o tempo está sempre contra nós”, descreve o vocalista Iuri Moldes.

A novidade sucede o segundo EP da banda, lançado em novembro de 2018. “Skin” recebeu muitos elogios do público e também da crítica especializada.

Idealizada em 2015, a Iorigun é formada por Iuri Moldes (guitarra/voz), Moysés Martins (contrabaixo), Edson Henrique (guitarra) e Leonel Oliveira (bateria). (Elsimar Pondé)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.08.2019 12:30h
Mês de outubro em Lisboa

Prefeito Colbert Martins Filho palestra em Fórum Mundial

 

O prefeito Colbert Martins vai palestrar no Council Meeting 2019 (Reunião do Conselho do WBCSD), durante o Diálogo com CEOs de Cidades e Mobilidade, em Lisboa, Portugal, no dia 15 de outubro, entre 14h30 e 16 horas. (Foto ilustração)

O WBCSD - World Business Council For Sustainable Development é o Conselho Empresarial Mundial Para o Desenvolvimento Sustentável, organização liderada por CEOs de 200 empresas globais de pensamento prospectivo que "trabalham juntas para acelerar a transição para um mundo sustentável".

Além do prefeito, Feira de Santana também estará representada no evento mundial, que ocorre entre 14 e 17 de outubro, pelo secretário de Planejamento Carlos Brito, que na quarta-feira, 16, entre 11 horas e 13h30, compartilha a experiência de Feira de Santana na transformação de mobilidade, desafios, soluções e lições aprendidas com o trabalho com o SiMPlify, na sessão "Transformando Mobilidade Urbana".

Na segunda-feira, 14, primeiro dia do evento, o prefeito Colbert Martins participa de jantar com os membros do Conselho Empresarial Mundial - que reúne 200 representantes de empresas, com receitas unificadas de 8,5 trilhões de dólares e que empregam 19 milhões de colaboradores.

O convite para o evento mundial partiu do presidente do WBCSD Peter Baker, em virtude da "excelente colaboração da prefeitura municipal durante a execu&cced...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.08.2019 11:47h
Preso por corrupção

MDB e PT ignoram estatutos e mantêm filiados Cabral e Lula, presos por corrupção

 

Apesar de estar condenado a quase 216 anos de cadeia, Sérgio Cabral continua filiado ao MDB. É o mesmo caso de Lula, que já cumpre pena por corrupção e lavagem de dinheiro, mas continua filiado ao PT. Os estatutos dos partidos preveem expulsão de filiados condenados por crimes. Há casos até de expulsões apenas por desobediência ao partido, mas corruptos condenados são mantidos. Em ambos os partidos, a sentença transitada em julgado é pré-requisito da expulsão. (Foto ilustração: Lula e Cabral)

A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

O artigo 231 do estatuto do PT prevê expulsão em caso de “condenação por crime infamante”. No MDB, o artigo 13º prevê as mesmas condições.

Então presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Jorge Picciani disse em 2016 que Cabral é “o melhor quadro que o PMDB tem”.

A ala jovem do MDB chegou a ameaçar pedir a expulsão de Sérgio Cabra no início do ano passado, mas a ação não prosperou.

Nos últimos anos, o MDB expulsou apenas Kátia Abreu (TO), que votou contra o impeachment de Dilma e a reforma trabalhista de Temer.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.08.2019 11:30h
Guerra comercial

China responde aos EUA e suspende compras de produtos agrícolas norte-americanos

 

A China resolveu responder ao último movimento de Donald Trump de forma diferente dessa vez e, pela primeira vez em mais de dez anos, permitiu que o yuan rompesse a marca de 7 por dólar, registrando seu mais baixo patamar neste intervalo. O movimento, segundo explicam especialistas, intensifica a guerra comercial e mais do que isso responde à última acusação do presidente norte-americano de "manipulação da moeda" pela nação asiática. (Foto ilustração)

Não fosse suficiente, a China ainda suspendeu as compras de produtos agrícolas dos Estados Unidos diante do aquecimento das tensões entre os dois países, informou nesta segunda-feira (5) a agência de notícias Bloomberg. O governo chinês pediu às estatais que que parem com suas aquisições de produtos agrícolas dos Estados Unidos. Mais do que isso, as esmagadoras de soja do país que foram isentas da tarifação sobre a oleaginosa dos EUA também pararam suas compras diante das incertezas sobre o futuro do conflito.

Para o analista sênior da INTL FCStone, Darin Friederichs, em entrevista à agência internacional, "as grandes compras agrícolas norte-americanas são a maior alavancagem" que a China possui agora, sendo essa sua principal carta. Afinal, "isso afeta diretamente o setor agrícola norte-americano ainda mais, que é uma das principais bases eleitorais de Donald Trump. Se eles reagirem antes da eleição, essa é man...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.08.2019 11:25h
Cachoeira

Sindiguardas realiza manifestação na porta da prefeitura

 

Na última quinta-feira (01) o Sindguardas-Bahia realizou uma manifestação na frente da prefeitura de Cachoeira cobrando ao prefeito, Tato Pereira (PSD), o fim das perseguições e a convocação dos aprovados no concurso de 2014. (Foto ilustração)

De acordo com a categoria os profissionais estão sofrendo e os aprovados aguardam a muitos anos. O Sindiguardas foi procurado mas até o fechamento da nota ninguém retornou contato com a redação. (reconcavoagora)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.08.2019 11:20h
Sul da Bahia

Apesar do aumento da tarifa, empresas reduzem frota de ônibus em Itabuna

 

Usuários de ônibus urbano em Itabuna não para de reclamar dos atrasos em várias linhas, principalmente em bairros mais afastados do Centro. Não se sabe porque, mas a Prefeitura permitiu que as empresas reduzissem a frota. Em vez dos 92 ônibus nas ruas, apenas 82 estão circulando. Isso, apesar do aumento da tarifa de R$ 3,00 para R$ 3,20. (Foto ilustração)

A redução, tradicionalmente, ocorre no período do recesso escolar, porém as empresas mantiveram apenas 82 ônibus nas ruas mesmo após o retorno das aulas no início de julho. Com a palavra, o titular da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, Gilberto Santana… (pimenta)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.08.2019 11:15h
Eleição suplementar

Paraty e mais 4 municípios elegem novos prefeitos

 

Os eleitores de Paraty, na região da Costa Verde do Rio, foram às urnas neste domingo (4) e escolheram Luciano Vidal (MDB) como prefeito e Valdecir Ramiro, vice. Os dois concorreram pela coligação Paraty Não Pode Parar (MDB/PRB/PDT/PP/Solidariedade). (Foto ilustração)

A chapa foi eleita com 9.093 votos, representando 44,29% do total. A diferença de votos da eleição suplementar para o segundo candidato, José Carlos Porto Neto, o Zezé, da coligação Experiência e Renovação (PTB/Pros), ficou em 34 votos.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), não foi preciso substituir nenhuma das 83 urnas utilizadas nos 30 locais de votação no município. No pleito suplementar 29.150 eleitores estavam aptos a votar, entre eles, 7.782 que não compareceram às urnas, o que representa 26,7% do total de aptos a votar. Brancos e nulos somaram 837 votos.

A eleição foi marcada para este domingo pelo TRE-RJ, após a cassação, por abuso de poder político, do prefeito Carlos José Miranda, o Casé Miranda, e do vice Luciano Vidal, ambos do MDB, confirmada em decisão unânime pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na sessão do dia 23 de abril.

O resultado foi em resposta a um recurso do prefeito e do vice à decisão anterior do TRE-RJ, que concluiu uso irregular, pela chapa, do Programa Paraty, Minha Casa é Aqui. Com a ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.08.2019 11:10h
Alagoinhas

Prefeitura efetua reembolso da taxa de inscrição do Concurso 01/2019

 

Cumprindo o cronograma de devolução da taxa de inscrição do Concurso Público 01/2019, a Prefeitura de Alagoinhas realizou, na última quarta-feira (31/07), a transferência, via Banco do Brasil, do valor de R$ 133.212,00 para os candidatos que preencheram o formulário online disponibilizado entre os dias 12 de junho e 3 de julho. Do total de 16.153 inscritos, 3.680 fizeram a solicitação de reembolso. (Foto ilustração)

De acordo com a Secretaria de Administração (SEMAD), as transferências para cerca de 500 candidatos foram estornadas pelo sistema bancário e para estes, o pagamento será realizado no prazo máximo de 15 dias, após análise dos dados fornecidos pelo arquivo de retorno do banco.

A SEMAD informa, ainda, que logo após a conclusão do processo de reembolso da taxa de inscrição, será publicado o edital do novo concurso público da prefeitura, no qual constará todas as orientações sobre os critérios para a aplicação da prova.

O processo seletivo será aberto a todas as pessoas interessadas, e os candidatos que não solicitaram o reembolso ,terão sua participação garantida mediante atualização dos dados cadastrais junto à nova organizadora do concurso. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.08.2019 11:00h
Difusão da língua portuguesa

Começam inscrições para exame que certifica português como 2ª língua

 

Começa hoje (5), e termina no dia 18 de agosto, o prazo de inscrições para o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira, reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro – o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).

As inscrições devem ser feitas na internet, no endereço celpebras.inep.gov.br/inscricao.

Destinado a estrangeiros que querem o português como segunda língua, o exame é aplicado anualmente no Brasil e no exterior pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com o edital, os testes serão aplicados entre 16 e 18 de outubro, em "Postos Aplicadores", como instituições de ensino superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais e outras instituições interessadas na promoção e difusão da língua portuguesa.

O exame é constituído de parte escrita, que inclui uma produção escrita em língua portuguesa; e parte oral, para avaliar o desempenho na compreensão e produções orais em língua portuguesa, informa o portal do Inep.

O Celpe-Bras certifica quatro níveis de proficiência em Língua Portuguesa. Para obter o certificado é preciso alcançar, nas partes escrita e oral, pelo menos o n...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.08.2019 10:10h
Ilhéus

Prefeito Marão exige das empresas de transporte coletivo cumprimento do decreto da tarifa

 

O prefeito Mário Alexandre exigiu dos gestores das empresas Viametro e São Miguel, concessionárias dos serviços de transporte coletivo, o cumprimento das condições impostas no Decreto 133/2018, que ao mesmo tempo em que reajustou a tarifa, também estipulou algumas medidas para a melhoria do atendimento ao cidadão, a exemplo da instalação de aplicativo de celular para monitoramento dos ônibus (CittaMobi), implantado desde março último, construção de 10 pontos de ônibus, um deles na Praça Coronel Pessoa e outro no Paredão do Hospital São José, além da inclusão de 14 novos ônibus até 30 de julho de 2019 e mais 20 até julho de 2020. (Foto ilustração)

Diante da demora no cumprimento de todas as obrigações por parte das empresas de ônibus, o chefe do Executivo ilheense determinou a abertura de um processo e a convocação dos representantes das empresas para uma reunião, que ocorreu no final da tarde desta sexta-feira (2), em seu gabinete do Centro Administrativo, bairro da Conquista, onde autorizou a Procuradoria-Geral a tomar providências para impulsionar o cumprimento de todas as obrigações. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.08.2019 10:00h
Política

Assembleia de Deus confirma apoio à reeleição de Edvaldo Lima e Cadmiel Pereira

 
Foto Rota da Informação

O vereador Edvaldo Lima (PP), nesta segunda-feira (5), na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, informou que a Assembleia de Deus confirmou apoio ao seu nome, juntamente com o vereador Cadmiel Pereira (PSC), para concorrer nas próximas eleições como vereador.

“Quero agradecer a todo o ministério, a toda a igreja que pela quinta vez me dá este apoio e renova a minha pré-candidatura à reeleição”, afirmou.

O discurso do vereador Cadmiel Pereira (PSC) também tratou do mesmo assunto. (Daniela Oliveira/ Foto Rota da Informação)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.08.2019 09:53h
Injeção de 30 milhões na economia

Caixa anuncia regras e prazos pra saques do FGTS e cotas do PIS

 

Em coletiva à imprensa realizada hoje (5), a Caixa Econômica Federal apresenta as regras para saques das contas ativas e inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e também de cotas do PIS. (Foto ilustração)

Conforme a Medida Provisória nº 889, as liberações relacionadas ao FGTS ocorrerão de setembro deste ano a março de 2020. Os trabalhadores poderão retirar até R$ 500 por conta. De acordo com a MP, os saques poderão ser feitos entre setembro deste ano a março de 2020. A expectativa do Ministério da Economia é alcançar 96 milhões de trabalhadores e injetar R$ 30 bilhões na economia.

Além do saque imediato, a MP 889 traz a modalidade do saque aniversário que prevê, a partir de 2020, a possibilidade de o trabalhador retirar, anualmente, um percentual de seu saldo no FGTS. A previsão é de que o saque aniversário dê aos trabalhadores acesso a R$ 12 bilhões.

A liberação dos saques depende, no entanto, da adesão individual do trabalhador. As duas modalidades de saque criadas pela MP somam R$ 42 bilhões para serem liberados em 16 meses (quatro de 2019 e doze de 2020).

Em relação aos cotistas do Fundo do PIS/Pasep, que atendia a trabalhadores com carteira assinada antes da Constituição de 1988, o governo pretende permitir o saque de R$ 2 bilhões, de um estoque total de R$ 23 bilhões. (Narjar...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.08.2019 09:14h
Norte da Bahia

Com a presença de Bolsonaro, Chesf inaugura Usina Solar Flutuante no lago de Sobradinho

 

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) inaugura, neste dia 5 de agosto, às 10h, a primeira etapa da Usina Solar Flutuante instalada no Reservatório de Sobradinho, na Bahia. Para a solenidade, há a previsão da presença do Presidente República, Jair Messias Bolsonaro, e de autoridades do Governo Federal e Estadual e do Setor Elétrico Nacional. (Foto ilustração)

O evento marca a energização da Usina Solar Flutuante, que tem uma potência de geração de 1MWp (Mega Watt pico) e está interligada à Usina. Esse é o maior projeto de Pesquisa & Desenvolvimento desse tipo de tecnologia instalado em reservatório de hidrelétrica do País. A segunda etapa do projeto contemplará uma nova Usina Solar Flutuante, também no Reservatório de Sobradinho, e ao término da conclusão da segunda etapa, a capacidade instalada será de 2,5MWp. O valor do investimento nessas duas plantas solares totaliza a R$ 56 milhões.

Este é primeiro estudo sobre a instalação de usina solar flutuante em lagos de hidrelétricas, aproveitando a área sobre a lâmina d'água dos reservatórios e evitando desapropriação de terras. Além desse fato importante, esse tipo de usina permite aproveitar as mesmas subestações e linhas de transmissão que escoam a energia produzida pela hidrelétrica. Projetos similares já foram iniciados em outros países, mas não em...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.08.2019 09:14h
Política

Presidente da Caixa se reúne com parlamentares baianos na quarta (7)

 
Foto Agência Brasil

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, convidou parlamentares da bancada do Nordeste para um café da manhã, que será realizado na próxima quarta-feira, dia 7. Segundo a coluna BR18, do Estadão, a tentativa de aproximação ocorre após o Estadão/Broadcast revelar que a Caixa reduziu a concessão de novos empréstimos para a região. A repercussão negativa fez com que a Caixa acelerasse empréstimos a Estados e municípios do Nordeste, como também mostrou o Estado. O porcentual então subiu de 2,2% para 3% nos últimos dias.

Ainda conforme o BR18, levantamento com base nos números do próprio banco e do sistema do Tesouro Nacional, em 2019, até julho, aponta que o Nordeste recebeu cerca de R$ 89 milhões em empréstimos concedidos pela Caixa.

O valor equivalente a cerca de 2,2% do total distribuído para todo o País no mesmo período, R$ 4 bilhões. Em 2018, a região recebeu 21,6% dos R$ 6 bilhões concedidos pela Caixa em operações para governos regionais. (Bocão News/ Foto Agência Brasil)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.08.2019 08:48h
Operação Invalidez 2019

Aposentados por invalidez com vínculo empregatício ativo são convocados pelo Estado

 

A Secretaria da Administração do Estado (Saeb), por meio da Corregedoria Geral (CGR), convoca 105 servidores em situação irregular para apresentarem esclarecimentos. A ação correicional denominada “Operação Invalidez 2019” tem como objetivo identificar situações de servidores aposentados por invalidez no Poder Executivo Estadual com vínculos ativos em outros entes (Governo Federal, Prefeituras e empresas privadas), o que é vedado pela Constituição Federal e pela Lei Estadual 6.677/94 (Estatuto do Servidor). (Foto ilustração)

Dos 105 servidores, 82 mantém vínculos com instituições públicas, a maioria prefeituras da Bahia. Além desses, 23 exercem funções em empresas privadas. Nos casos em que ficar comprovada a conduta irregular dos servidores, será instaurado um procedimento de investigação preliminar, que poderá gerar um processo de administrativo disciplinar (PAD).

A operação foi realizada através do cruzamento de folha de pagamentos de servidores inativos aposentados por invalidez do Poder Executivo, fornecida pela Superintendência de Previdência (Suprev), e a folha de pagamentos de todas as prefeituras do Estado da Bahia, fornecida pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A Saeb ainda realizou o cruzamento da mesma folha de servidores inativos com a base de dados do INSS, que contém os dados cadastrais de todos os empregados registrados no Cadastro Nacional de Informaçõ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.08.2019 08:36h
Feira de Santana

Circuito Cultural apresenta "O Barão nas Árvores"

 

O Circuito Cultural Belgo Bekaert apresenta o espetáculo “O Barão nas Árvores”, no próximo sábado (10), às 16 horas, no Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU), no bairro Cidade Nova, em Feira de Santana. A entrada é gratuita. (Foto ilustração)

Encenada pelo Coletivo Duo, a peça conta, de forma lúdica e poética, a história de Cosme Chuvasco de Rondó, filho de nobres, que aos 12 anos decide subir nas árvores e nunca mais descer, se transformando num grande defensor da natureza e do meio ambiente.

Misturando teatro, música e contação de histórias para narrar as aventuras do Barão, a adaptação da obra de Ítalo Calvino traz elementos que no passado eram próximos do universo infantil e hoje tornaram-se quase desconhecidos. (Elsimar Pondé)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.08.2019 08:13h
Educação

Prouni abre inscrições para bolsas remanescentes em universidades privadas

 
Foto Reprodução

As inscrições para bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni) começam nesta segunda-feira (5) e se estendem até o dia 30 de setembro. Para quem ainda não estiver matriculado em uma instituição de ensino, o prazo é mais curto: termina em 16 de agosto.

Nesta etapa, o Ministério da Educação (MEC) oferece vagas que não foram preenchidas nas duas chamadas do programa e na lista de espera. São casos em que os candidatos inicialmente selecionados não apresentaram a documentação exigida ou desistiram de participar do programa.

O Prouni, criado em 2004, oferta bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% da mensalidade) e integrais em universidades privadas.(G1/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
Magno Felzemburg - Consumidor
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia