Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

O presidente Jair Bolsonaro deve deixar o PSL, partido que foi eleito?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima

Retomando as entrevistas com lideranças políticas e de destaque no Município ou de projeção em níveis estadual e nacional, estamos nesse mês com o químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima. Natural de Feira de Santana, 59 anos, casado, pais de dois filhos, nível superior, católico, pensa em ser candidato a prefeito em 2020. Foi uma conversa com o próprio diretor do site Bahia na Política, Jair Onofre, de pouco mais de duas horas. Ainda sem partido, diz que está analisando uma legenda. Já conversou com vários dirigentes e seu principal problema nesse momento é ter uma plataforma política administrativa para discutir com a sociedade. Veja a seguir:

O senhor sempre viveu Feira de Santana, participando das atividades seja da área administrativa ou política. Afinal, quem é Hamilton Ramos?

Hamilton é um camarada que procura ser o mais correto possível, sempre imaginou galgar profissionalmente um bom lugar na sociedade feirense e por ironia do destino, para não cumprir horário na Prefeitura, eu entrei no sindicato, mas nunca tive isso como profissão. Gosto da área de sindicato, gosto de atender o público, de resolver os problemas das pessoas, mas sou muito apaixonado mesmo é pela área de Química, onde presto serviço a várias empresas em Feira de Santana. Uma área não atrapalha a outra. Sou consultor de empresas, eu agradeço a Deus todo dia por ter batalhado muito e ter tido vários perfis, várias profissões e me dedicado ao meu trabalho. Tem muitos anos que eu pude tirar 15 dias de férias, porque quando eu me livro de uma atividade, não tenho como me afastar da outra. Eu continuo batalhando, continuo prestando meus serviços da melhor maneira possível e, profissionalmente falando, onde as empresas me requisitam eu estou sempre à disposição para prestar o melhor serviço possível.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 11:40h
Garantir acesso aos beneficiários

MPF ajuíza ação civil para abertura de seleções e concurso para o INSS

 

Após a recomendação de abertura de concurso público ter sido negada, o Ministério Público Federal (MPF) resolveu entrar com ação civil pública na Justiça para que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e a União, recomponha seu quadro de servidores. De acordo com a ação, o órgão deve, em até 45 dias, recrutar temporariamente agentes públicos em número suficiente para suprir as demandas acumuladas há mais de 60 dias. O instituto ainda deve proceder à contratação temporária sempre que, pelo acúmulo de tarefas, a análise ultrapasse o mesmo prazo de 45 dias. Além do recrutamento de mão-de-obra temporária, o MPF pede ainda que seja realizado concurso público, para provimento de cargos efetivos vagos. (Foto ilustração)

Segundo dados do governo, julho deste ano o quadro de servidores do INSS já acumulava mais de 19 mil cargos vagos de técnicos e analistas vagos, sem falar no fato de que cerca de 4.721 servidores já têm direito à aposentadoria. Segundo o MPF, esse cenário, somado à falta de estrutura física, tem impossibilitado os cidadãos de exercerem seu direito constitucional à seguridade social.

De acordo com o MPF, as medidas de informatização de alguns serviços do INSS, como o Meu INSS e o teleatendimento 135, facilitam apenas os pedidos, mas análises dependem de servidores. Para as procuradoras da República, autoras da ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 11:30h
Ação sobre compra de semáforos

Flailton Frankles diz que não houve prejuízo ao erário

 
Foto Reprodução

O ex-secretário de Transporte e Trânsito de Feira de Santana, Flailton Frankles, na gestão do ex-prefeito Tarcízio Pimenta, explicou em entrevista ao radialista Luiz Santos, a ação na Justiça acatada por meio de um pedido do Ministério Público sobre irregularidades no pagamento de semáforos à empresa Trafit Indústria e Comércio Ltda.

“Está longe dos 3 milhões e 900 mil que está no parecer determinado pela Justiça. Estou muito a vontade para dizer que não há o que se falar em prejuízo ao erário público”, disse, informando que o valor não chegou a R$600 mil.

Major da Polícia Militar, atualmente atuando em Jacobina, Flailton deixou claro que sempre foi um homem honrado e que está “muito a vontade para prestar todos os esclarecimentos”, afirmou. (Daniela Oliveira com informações do programa Levante a Voz/ Sociedade News/ Foto Reprodução)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 11:24h
Salvador

Deputado federal Bacelar deve disputar prefeitura, diz líder da oposição

 
Foto: Reginaldo Ipê/CMS

Ao que parece, o Podemos não abrirá mão da candidatura do deputado federal Bacelar à prefeitura de Salvador, nas eleições de 2020.

Contatado pelo bahia.ba, o líder da oposição na Câmara de Vereadores de Salvador, Sidninho, disse que a probabilidade do parlamentar ser candidato é de quase 100%.

“Além de sua grande popularidade, o partido precisa de um candidato próprio para eleger quatro ou cinco vereadores, já que não teremos mais as coligações para as proporcionais. Então, pelo que eu tenho conversado, tenho essa convicção que ele será nosso nome em 2020”, afirmou.

Sidninho também se coloca como candidato à reeleição no ano que vem.

“Sabemos da dificuldade, mas também testaremos nosso trabalho, nossos apoios. Eu, sem dúvida, conto com Bacelar como candidato, espero que isso aconteça. Não vai ser fácil, a eleição para vereador é complicada, vamos enfrentar”, analisou. (Bahia.ba/ Foto: Reginaldo Ipê/CMS)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 11:10h
Agronegócio: Cana-de-açúcar

Etanol alavanca consumo de combustíveis no 1º semestre de 2019

 

Em dados publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e compilados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) indicam um recorde histórico de consumo de etanol hidratado no Brasil no primeiro semestre de 2019. O volume registrado de 10,76 bilhões de litros representa um forte aumento de 33,02% em relação ao mesmo período de 2018. (Foto ilustração)

Esse cenário positivo ao biocombustível reflete a alta competitividade do hidratado frente a gasolina durante todos os primeiros seis meses do ano, com inclusive ampliação da viabilidade nas localidades onde a relação de preços entre os combustíveis não era favorável historicamente. Com efeito, o etanol hidratado apresentou a maior média mensal de consumo de toda série histórica, com 1,8 bilhão de litros consumidos em todo País a cada 30 dias.

O resultado se torna ainda mais relevante nos principais estados consumidores, onde a presença do renovável (hidratado e anidro) na matriz de combustíveis brasileira utilizado pela frota de veículos de passeio e de carga leve (Ciclo Otto – em gasolina equivalente) é superior a 50% do combustível consumido, sendo que em Goiás, Mato Grosso e São Paulo a parcela supera os 65%. No Brasil, o indicador aponta 48,1%, a maior desde 2009.

Por sua vez, no mesmo período, o volume de gasolina C demandado caiu 6,36%...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 10:46h
Brasil

Bolsonaro diz que errou ao insistir em demarcação de terras indígenas pela Agricultura

 
Foto: Nilton Fukuda/Estadão

O presidente Jair Bolsonaro reconheceu nesta sexta-feira (2) que cometeu um erro ao ter assinado uma nova medida provisória transferindo para o Ministério da Agricultura a responsabilidade de demarcar terras indígenas. Por unanimidade, o STF (Supremo Tribunal Federal) manteve a suspensão da iniciativa e a prerrogativa de demarcação com a Funai (Fundação Nacional do Índio).

O Poder Legislativo já tinha se posicionado contra a mudança, mas o presidente insistiu e enviou uma nova medida provisória sobre o mesmo assunto, o que a legislação não permite que seja feito na mesma legislatura. “Teve uma falha nossa. Eu já adverti a minha assessoria, teve uma falha nossa. A gente não poderia no mesmo ano fazer uma medida provisória de um assunto. Houve falha nossa. É falha, é minha, né? É minha porque eu assinei”, disse. Bolsonaro fez questão de ressaltar que a decisão da Suprema Corte foi “acertada”. Em seu voto, o ministro Celso de Mello disse considerar a reedição da iniciativa “um resquício de autoritarismo”. O presidente reconheceu o equívoco após cumprimentar simpatizantes na entrada do Palácio do Alvorada. No local, ele avaliou ainda que há um mal-entendido no país sobre a atividade de garimpagem.

Segundo pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (2), 86% rejeitam proposta elaborada pelo Palácio do Planalto de permitir a garimpagem em reservas indígenas. “Eu acredito que possa s...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 10:30h
Bacia do São Francisco

Governo do Estado avança na gestão dos recursos hídricos no Oeste

 

O secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, a diretora do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles, e o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, assinaram na noite desta quinta-feira (01), um Acordo de Cooperação Técnica para o levantamento dos usuários de recursos hídricos na Bacia do Rio Corrente. A partir deste levantamento, realizado em parceria com a Agência Peixe Vivo, será elaborado o plano de ação para o cadastramento de usuários de água na região, importante instrumento de gestão dos recursos hídricos para o Estado da Bahia. (Foto ilustração)

"Esse levantamento significa um grande avanço para a gestão da Bacia do Rio Corrente. Viemos de um período de escassez de água naquela região, que gerou conflitos envolvendo o uso da água. Assumimos então o compromisso de conhecer melhor a bacia do Rio Corrente, para de fato fazer uma gestão mais justa, em que todos tenham atendidas as suas demandas pelo uso da água de forma social e ambientalmente equilibrada", afirmou o secretário João Carlos, acrescentando que a assinatura do termo de cooperação vai viabilizar a realização do cadastro de usuários de recursos hídricos na região. (Secom) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 10:29h
Teixeira de Freitas

Prefeito Timóteo Brito troca PSD pelo PP

 
Foto Reprodução

O prefeito de Teixeira de Freitas, Timóteo Brito decidiu sair do PSD e vai se filiar ao PP. Ele foi convidado para se filiar ao PP pelo deputado federal Ronaldo Carletto (PP). Foi uma resposta ao deputado Cajado (PP), que tinha convidado Caio Checon para o partido.

Timóteo Brito entrou em rota de colisão com o deputado federal Paulo Magalhães (PSD), como o deputado que comanda o partido na cidade ele já estava convidando nomes da oposição para se filiar ao partido.

Ronaldo Carletto também ficou com receio de perder o comando do partido na cidade para Cajado, por isso articulou a ida de Timóteo Brito para o PP. (PolíticosdoSuldaBahia/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 10:14h
Alagoinhas

Greve dos rodoviários termina após sete dias de duração

 
Foto Alexandre Almeida

Após sete dias de duração, terminou, nesta quinta-feira (1º), a greve dos motoristas e cobradores de Alagoinhas. O movimento foi encerrado após categoria e empresários entrarem em acordo numa rodada de negociações mediada pelo prefeito Joaquim Neto , no início da noite, na sede da Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT). A categoria aceitou o reajuste salarial de 5,10% , o aumento de 10% no ticket – alimentação, além de outros benefícios.

Na reunião, o prefeito ratificou o aumento de 8% na tarifa, conforme decreto publicado nesta quarta-feira (31), e os empresários se comprometeram em realizar a integração do Corredor Ayrton Senna já na próxima semana e a implantação de 100% da bilhetagem eletrônica nos veículos, em 100 dias.

“Prevaleceu o bom senso, uma vez que o governo não poderia conceder o aumento de R$ 3,10 na tarifa pedido pelos empresários. Entendemos que a população não poderia ser sacrificada com um reajuste neste valor”, ressaltou o prefeito Joaquim Neto. (Ascom/ Foto Alexandre Almeida)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 10:00h
Acusado de lavagem de dinheiro

STF remete processos de Lúcio Vieira Lima para 1° instância após ex-deputado perder foro

 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que o processo que investiga a participação do ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB - foto) em uma suposta lavagem de dinheiro a partir de locação de maquinário agrícola e venda simulada de gado deve ser encaminhado para a Primeira Instância.

De acordo com a decisão, Moraes determinou a imediata remessa dos autos à 10ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Distrito Federal, responsável pelos demais casos e desdobramentos da operação “Cui Bono?”, “preservando-se a validade de todos os atos praticados e decisões proferidas”.

“O agravo interno não apresentou qualquer argumento apto a desconstituir a decisão monocrática proferida em 29/4/2019. Nesse contexto, não há reparo a fazer no entendimento aplicado. Diante do exposto, nego provimento ao Agravo Interno”, diz um trecho, proferido nesta quinta-feira (1°), após um pedido da defesa do ex-parlamentar para que o processo permanecesse no STF. (BN)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 09:43h
Feira de Santana

Em carta aos servidores, Jayana diz que havia pedido exoneração da Seduc desde abril

 
Foto Reprodução

Em carta enviada aos servidores da Secretaria Municipal de Educação, Jayana Ribeiro, que foi exonerada nesta sexta-feira (2), deseja boa sorte ao novo secretário Marcelo José Almeida das Naves e diz que desde o mês de abril já havia pedido seu desligamento ao prefeito Colbert Martins Filho.

 “Como já era do conhecimento de vocês, pedi exoneração do cargo em abril. Hoje um novo secretário assume a Seduc, Marcelo Neves, conheço ele, é uma pessoa íntegra, gente boa, competente e tem experiência em gestão pública, além de forte ligação política com Zé Ronaldo. Fiquei feliz e tranquila com a escolha do prefeito”, disse, em carta.

Jayana diz ainda que participará de um evento na próxima segunda-feira (5), em São Paulo, como sendo o último ligado à Secretaria de Educação. (Daniela Oliveira/ Foto Reprodução)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 09:22h
Itabuna

Eleição do PT une Geraldo, Everaldo e Josias

 

O Processo de Eleição Direta-PED do PT em Itabuna está juntando, novamente, as três maiores lideranças políticas do partido no município: o ex-deputado Geraldo Simões, o presidente do PT na Bahia Everaldo Anunciação e o secretário Josias Gomes, do Desenvolvimento Agrário. (Foto ilustração)

Os três concordaram em lançar o nome de Jackson Moreira para presidente, costuraram apoios, e ainda buscam o diálogo com outras tendências do partido. A ideia do grupo é formar uma ampla unidade, para reforçar as trincheiras do Lula Livre e encarar os desafios já postos para o ano de 2020.

“Construímos um bom entendimento, junto com os companheiros Geraldo Simões, Josias Gomes e os demais agrupamentos, e vamos trabalhar, primeiro, para assegurar uma chapa única, com todas as representações, e em seguida eleger o companheiro Jackson Moreira presidente.” (politicosdosuldabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 09:18h
Feira de Santana

Colbert exonera Jayana Ribeiro e nomeia ex-superintendente da Sudene

 
Foto Reprodução

O prefeito Colbert Martins exonerou a secretária de Educação Jayana Ribeiro e nomeou para o seu lugar o advogado Marcelo José Almeida das Neves, ex-superintendente da Sudene. Marcelo, que é aliado do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, já foi superintendente administrativo da União dos Municípios da Bahia (UPB), consultor de campanha do ex-governador Paulo Souto (DEM) em 2014 e secretário parlamentar de integrantes da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A mudança foi publicada nesta sexta-feira (2) no Diário Oficial Eletrônico do Município.

Jayana Ribeiro que é funcionária efetiva do Município adquiriu recentemente a estabilidade econômica. Esta é a segunda mudança no secretariado municipal feita pelo prefeito Colbert Martins, em menos de duas semanas. (Daniela Oliveira/ Foto Reprodução)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 08:44h
Educação

Reitor da UFRB é nomeado

 
Foto Divulgação

O terceiro nome que constava na lista tríplice foi o escolhido para ser o novo reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), nesta quinta-feira (1º).

A indicação do professor Fábio Josué Souza dos Santos deve ser oficializada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Antes de assumir o cargo oficialmente, ele deve ir à Brasília tomar posse no Ministério da Educação.

O professor irá assumir o cargo deixado pelo antigo retiro Silvio Luiz Soglia. A mais votada para o comando da UFRB entre 2019 e 2023, no entanto, era a vice-reitora, Georgina Gonçalves dos Santos.

A consulta havia sido feita aos alunos e também na votação do Conselho Universitário para a lista. Segundo a lei, o presidente pode nomear qualquer um dos três nomes entregues, sem apresentar justificativa. A escolha do terceiro nome, contudo, é inédita desde o governo Lula.

No fim de fevereiro, a votação do Consuni computou 17 dos 25 votos de diretores, professores, alunos e técnicos administrativos para Georgina, que ficou em primeiro lugar, seguida de Tatiana Velloso, com 5 votos. Em terceiro ficou Fábio Josué, com 3 votos. (Varela Notícias/ Foto Divulgação)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 08:43h
Aumento de 368%

Petrobras tem lucro líquido recorde de R$ 18,9 bilhões no 2º trimestre

 

A Petrobras informou que registrou lucro líquido de R$ 18,9 bilhões no segundo trimestre deste ano, um recorde histórico. Nota divulgada pela estatal informa que o resultado representa aumento de 368% em relação ao lucro líquido do primeiro trimestre do ano (R$ 4 bilhões) e 87% na comparação com o segundo trimestre de 2018 (R$ 10,1 bilhões). (Foto ilustração)

A principal explicação para o lucro foi a conclusão da venda de 90% da participação da Petrobras na Transportadora Associada de Gás S.A.(TAG), no valor de R$ 33,5 bilhões, dos quais R$ 2 bilhões foram usados para liquidar dívida da transportadora com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Também contribuíram para o resultado o aumento do preço internacional do petróleo e a valorização do dólar frente ao real.

O Ebitda ajustado - lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização - ficou em R$ 32,7 bilhões no trimestre, um aumento de 19% em relação ao primeiro trimestre. O resultado foi impactado pelos preços mais elevados do petróleo, o maior volume de venda de diesel e o incremento nas margens da gasolina, nafta e gás natural.

Dívida líquida

O fluxo de caixa livre foi positivo pelo 17º trimestre consecutivo, somando R$ 11,3 bilhões. Já...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 08:17h
Camaçari

MP aciona conselheiro tutelar que usava veículo para fins pessoais

 
Foto Reprodução

O conselheiro tutelar de Camaçari, Leonardo Oliveira Santana, foi acionado hoje, dia 1º, pela 7ª Promotoria de Justiça do Ministério Público estadual em Camaçari por atos de improbidade administrativa que teriam sido cometidos no âmbito do Conselho Tutelar da Orla da cidade. Na ação civil pública, o promotor de Justiça Everardo José Yunes Pinheiro pede que a Justiça determine a perda do cargo de Leonardo, suspenda seus direitos políticos e condene o réu a ressarcir aos cofres públicos os valores atualizados correspondentes ao prejuízo que causou ao erário, por meio da utilização pessoal do veículo e de serviços de motoristas do conselho.

Na ação, Everardo Yunes afirma que Leonardo utilizou diversas vezes o veículo do conselho e o serviço de motoristas para realizar atividades particulares. A irregularidade foi noticiada ao MP por um motorista que informou ter recebido, entre os meses de fevereiro e junho de 2018, solicitações do conselheiro para que “fizesse favores pessoais”, a exemplo de levar seu filho ao médico, sua esposa para realizar compras, além de transportar outras pessoas, “sempre usando o veículo público e os serviços de motoristas do conselho”.

A ação dá conta ainda de que um dos motoristas chegou a ser transferido para outra unidade por ter se recusado a atender os pedidos de Leonardo. Na apuração dos fatos, o MP confirmou a notícia prestada pelo mo...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 07:52h
Feira de Santana

Juiz determina bloqueio de quase R$ 4 milhões de ex-secretário de Feira, da SMT e empresa Trafit

 
Foto Reprodução

O juiz Gustavo Hungria, da 2ª Vara da Fazenda Pública, atendeu pedido do Ministério Público (MP) e determinou a indisponibilidade de bens, no montante de cerca de R$ 4 milhões, do ex-secretário municipal de Feira de Santana, Flailton Frankles, da empresa Trafit Indústria e Comércio Ltda, além da SMT e outras duas pessoas. A decisão foi publicada na última quarta-feira (31).

A decisão do magistrado atende a pedido formulado pelo MP em uma ação civil pública, proposta contra a aquisição de semáforos pela Superintendência Municipal de Transito, no valor original de R$ 3.990.976,88. A indisponibilidade dos bens visa garantir eventual execução no final do processo.

De acordo com o MP, o Município pagou esse valor por equipamentos semafóricos que teriam sido disponibilizados gratuitamente pela empresa Trafit Indústria e Comércio. O MP reforça que a empresa agiu em conluio com os demais réus para fraudar licitação em prejuízo dos cofres públicos de Feira de Santana.

COMODATO

O MP narra que a Trafit Indústria e Comércio ofereceu ao município gratuitamente os serviços, por meio de comodato, por um período de cem dias. O contrato foi celebrado em dezembro de 2010. Esse mesmo contrato foi prorrogado por mais 100 dias.

A promotoria de Justiça destaca que o contrato de comodato foi uma estratég...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 07:52h
Aniversariantes do Dia

Jornalistas Antonildes dos Santos e Hamurabi Dias em festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 07:44h
Barro Alto

TCM multa prefeito por acumulação indevida de cargos de servidores

 
Foto Reprodução

Foto Reprodução

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quinta-feira (01/08), julgou parcialmente procedente termo de ocorrência lavrado contra o prefeito de Barro Alto, Orlando Amorim Santos, em razão da acumulação indevida de cargos públicos por sete servidores municipais. O relator, conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza, multou o gestor em R$2 mil.

Segundo a relatoria, o gestor não comprovou a compatibilidade de horários, necessária para a possibilidade de acúmulo, em relação aos servidores Edilene Rosa Silva, Rivalha Miranda dos Anjos e Ronieres Cecílio dos Santos. Já em relação aos servidores Antônio Osório Alves Dourado, Eulália Patrícia de Andrade, Maria Cristina Oliveira e Claudionor Fernandes Farias, todos possuíam vínculos em cargos públicos inacumuláveis, vez que não previstos nas exceções previstas na Constituição Federal. Cabe recurso da decisão. (TCM/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 06:45h
Combate a corrupção

Deltan Dallagnol continua a dar palestras

 

Apesar dos ataques contra suas palestras, Deltan Dallagnol (Foto ilustração) continua atraindo plateias interessadas em seu trabalho de combate à corrupção.

Ontem, ele falou no 23º Congresso de Reprodução Assistida, em Curitiba. No contrato, estabeleceu que R$ 20 mil reais pagos pelo evento serão repassados à Associação Cristã de Assistência Social.

No próximo dia 25, o procurador vai ao Congresso de Urologia, também na capital do Paraná. Os R$ 20 mil serão doados para o Hospital Universitário Cajuru comprar um equipamento para exames de pulmão. (O Antagonista – Renan Ramalho)


 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 06:40h
Feira de Santana

PT terá quatro chapas na disputa da direção em setembro

 

O PT, que até aqui vinha se gloriando da unidade em torno do nome de Zé Neto para prefeito de Feira de Santana nas eleições de outubro de 2020, quando o assunto é a direção do partido a prática não é a mesma. Quatro chapas estão inscritas para o processo eleitoral que ocorrerá em setembro próximo. São elas: Novo Tempo Militante (formada por membros da Articulação de Esquerda); Chapa da Unidade Lula Livre (Democracia Socialista, Esquerda Popular Socialista e Diálogo e Ação Petista); Lula Livre: partido é pra lutar (Resistência Socialista e Coletivo 2 de Julho) e Chapa Unidade na Luta (composta por militantes da tendência Construindo um Novo Brasil).

Nomes para presidente do PT

Cada chapa inscreveu também um candidato a presidente. São eles: Vereador Alberto Nery (foto ilustração); Gerinaldo Costa; Gabriel Cavalcante; e Ivannide Santa Bárbara.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 06:31h
Feira de Santana

Formação de chapa de vereador já é assunto corriqueiro na Câmara

 

Na Câmara Municipal de Feira de Santana, ontem, quando foram abertos os trabalhos legislativos após o recesso, um assunto nos bastidores chamou a atenção, em especial de parte dos vereadores. A movimentação que vem sendo feita pelo vereador licenciado e secretário de Desenvolvimento Social, Pablo Roberto (PHS), para criar uma opção partidária que atenda 7 vereadores, de olho nas eleições de 2020. A ideia é montar uma chapa, e o PDT é uma opção, que eleja no mínimo dois vereadores. Nesse grupo estariam nomes como: João Bililiu (Cidadania), Fabiano da Van (Cidadania), Ron do Povo (PTC), Gilmar Amorim (DC), Neinha (PTB), Edvaldo Lima (PP) e o próprio Pablo Roberto (PHS). Voltaremos ao assunto em breve.  (Foto ilustração: Plenário da Câmara Municipal de Feira de Santana)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 06:27h
Lançamento de livro

"O Cadete e o Capitão" retrata a vida de Jair Bolsonaro militar

 


Eleito presidente em outubro de 2018, Jair Messias Bolsonaro já tem o seu primeiro livro a ser lançado. Trata-se de “O Cadete e o Capitão”, de Luiz Maklouf Carvalho. Não se trata de uma biografia de Bolsonaro, mas de um recorte de uma fase fundamental de sua vida. Apesar de eximir-se da pretensão de traçar um perfil do presidente, Luiz Malklouf Carvalho também oferece detalhes pitorescos dos dias de caserna de Bolsonaro. “O Cadete e o Capitão” será lançado no próximo dia 7.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 06:23h
De olho na prefeitura

Targino Machado critica o Governo Municipal e dá o tom para 2020

 

O deputado estadual Targino Machado (DEM), que tem dito que só será candidato a prefeito de Feira de Santana se o povo quiser, já deu o tom para sensibilizar os eleitores. Está divulgando um vídeo com críticas à gestão do Centro de Abastecimento e ao mesmo tempo com a chamada “Muda Feira”. Falou tá falado...
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 06:18h
Interior da Bahia

PSD sai de 82 prefeitos eleitos em 2016 para 91 em 2019

 

O PSD, que na Bahia elegeu 82 prefeitos, hoje já conta com 91. O projeto tem um objetivo. Crescer o partido de olho em 2022. A legenda tem ainda dois senadores, cinco deputados federais e nove deputados estaduais.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 06:17h
Enquete

Internautas dizem que mensagens divulgadas no site The Intercept Brasil sobre Sérgio Mouro são verdadeiras

 

Entre os internautas que acompanham o site Bahia na Política, em enquete no mês de julho, 64,22%, disseram que as mensagens divulgadas no site The Intercept Brasil sobre o ministro da Justiça, Sérgio Mouro são verdadeiras, enquanto 35,78% disseram que são falsas.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 06:15h
Câmara e Senado

Esquerda representa apenas 25% do Congresso Nacional

 

Apesar de toda a movimentação do centrão, que tem momentos contra e outros a favor do Governo Federal, a oposição consolidada tem apenas 132 parlamentares na Câmara Federal, dos 513 legisladores: PT (54); PSB (32); PDT (27); PSOL (10); PC do B (8) e Rede (01). No Senado Federal a esquerda está assim representada: PT (06); PDT (04); PSB (03) e Rede (03) dos 81 parlamentares.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 06:12h
Feira de Santana

Câmara Municipal deve apreciar orçamento para 2020 esse ano

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana deve apreciar esse semestre, entre os meses de outubro e dezembro, a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020. A LOA será de fundamental importância para o ano que vem, quando haverá eleição.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 06:09h
Feira de Santana

Garçons comemoram seu dia com 3ª Corrida do Garçom 2019

 

Os garçons de Feira de Santana estarão comemorando a sua data no próximo dia 12, apesar de oficialmente ser dia 11. Haverá a 3ª Corrida do Garçom 2019, a partir das 15h. A organização é do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SindFeira) e Sindicato dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade de Feira de Santana (SINDTTURHFS). Quem informa é o presidente do Sindfeira, Getúlio Andrade (foto ilustração).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 06:07h
Feira de Santana

Hamilton Ramos satisfeito com a repercussão da sua candidatura a prefeito

 

O químico e servidor público Hamilton Ramos (foto ilustração), que pensa em ser candidato a prefeito de Feira de Santana em outubro de 2020, não esconde o seu contentamento com a repercussão do anúncio. Informa que tem sido incentivado por cidadãos que confiam em sua proposta. “O momento é de conversar e ouvir o povo. E isso eu estou fazendo”, afirmou Hamilton Ramos.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 06:04h
Eleição presidencial

Governador João Doria de olho em 2022 repensa governo Bolsonaro

 

Eleito na baila da eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que morria de amores pelo Governo Federal, não é mais o mesmo. Está repensando o apoio do partido no Congresso Nacional. Tudo por conta de 2022. É que Jair Bolsonaro já pensa na reeleição. (Foto ilustração: João Doria e Jair Bolsonaro)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 06:02h
Feira de Santana

Partido Novo é contra aumento de número de vereadores

 

A possibilidade de aumentar o número de vereadores em Feira de Santana, podendo chegar a 27, já tem um partido contra. O presidente do Partido Novo, Tiago Martins (foto ilustração), se manifestou. “Nós do Novo somos contra, não vemos com bons olhos esse aumento”, declarou.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2019 05:58h
Cursos de pós-graduação

FTC foca em inovação e oferece especializações em cinco áreas de atuação

 

Especialistas em empregabilidade são taxativos ao afirmar que o mercado está em busca de um novo perfil de profissional. Disruptivo, dinâmico e com múltiplos interesses, o “funcionário do mês” dos novos tempos também busca potencializar competências que o destaquem na multidão. Atenta a este movimento, a Rede FTC investiu em inovação para entregar também o mais moderno conceito de pós-graduação. Na FTC Feira de Santana serão ofertados nesse semestre 11 cursos em cinco áreas de atuação: Gestão, Tecnologia, Direito, Saúde e Engenharia. Alguns deles acabaram de entrar no portfólio da unidade, como Gestão da Informação e Novas Tecnologias, Gestão em Planejamento Tributário, Marketing e Mídias Digitais e Ciências Criminais e Penais. Os três últimos são novos.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.08.2019 15:31h
Telejornais

Demissão de Dony de Nuccio assusta colegas da Globo

 

Jornalistas e apresentadores de telejornais da Rede Globo estão assustados com o episódio envolvendo Dony de Nuccio. O jornalista violou uma regra da casa ao estrelar conteúdo interno ao Bradesco, seja entrevistando executivos do banco ou treinando equipe do banco, sem avisar a emissora para a qual trabalhava. Esse serviço pode ser interpretado como comunicação interna, algo que fica a cargo de uma “assessoria de imprensa” – e não de um âncora de telejornal. Segundo o UOL revelou, a empresa de Nuccio faturou 7 milhões de reais com o banco. Como ficou com uma situação insustentável, e sua demissão era dada como certa, Nuccio pediu para sair. (Veja/foto reprodução/divulgação)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.08.2019 15:13h
STF

Moraes suspende investigações da Receita sobre ministros

 

Alexandre de Moraes suspendeu investigações da Receita sobre os ministros do Supremo, apontando “graves indícios de ilegalidade no direcionamento das apurações”, informa a Folha.

A decisão foi proferida dentro do inquérito sigiloso aberto por Dias Toffoli para apurar supostos ataques à Corte.

Quando a investigação foi aberta, vazaram levantamentos da Receita sobre o patrimônio do presidente do STF e sua mulher, Roberta Rangel, bem como de Gilmar Mendes e Guiomar Mendes. (O Antagonista)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.08.2019 12:50h
Presidente ameaçado de impeachment

Itamaraty afirma que acompanha "com grande atenção" crise no Paraguai

 

O Ministério das Relações Exteriores informou hoje (1) que acompanha “com grande atenção” os desdobramentos da crise política no Paraguai desencadeada após a divulgação da ata de um acordo entre o Brasil e o país vizinho, voltado para a compra de energia elétrica produzida pela Usina de Itaipu.

“O Brasil acompanha com grande atenção os acontecimentos no Paraguai que envolvem o processo de "juízo político" contra o presidente Mario Abdo Benítez” (foto ilustração), diz o comunicado do Itamaraty.

O caso, que resultou na renúncia do chanceler Luis Castiglioni e do embaixador paraguaio no Brasil Hugo Caballero, aumentou a pressão sobre o presidente Mario Abdo Benítez, que corre o risco de sofrer um processo de impeachment.

“Ao reiterar total respeito ao processo constitucional do Paraguai, o Brasil confia em que o processo seja conduzido sem quebra da ordem democrática, em respeito aos compromissos assumidos pelo Paraguai no âmbito da cláusula democrática do Mercosul - Protocolo de Ushuaia”, afirma a nota do ministério.

A diplomacia brasileira disse esperar que a cooperação com Benítez possa prosseguir, “o que permitirá a plena implementação das iniciativas em curso e a consecução de novos avanços, inclusive no que tange à implementação, em benefíci...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.08.2019 11:41h
Brasil

Funcionários dos Correios adiam greve após pedido do TST

 
Foto Elza Fiuza/Agência Brasil

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) orientou, após reunião na tarde de quarta-feira (31), que os funcionários dos Correios aceitassem o prazo de 30 dias solicitado pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Renato Paiva, para tentar construir uma nova proposta de acordo para a categoria. O estado de greve, sem paralisação até 31 de agosto, está mantido.

Após assembleias, a categoria havia anunciado o início da paralisação para a noite de ontem. Os trabalhadores protestam contra o baixo “reajuste salarial e contra a retirada de direitos históricos da categoria”.

Uma das alterações propostas pela empresa é a exclusão de pais como dependentes no plano de saúde dos funcionários e aumento na coparticipação do plano, que hoje está por volta de 30%. O reajuste salarial proposto é de 0,8%, valor considerado irrisório pela federação. (Bocão News/ Foto Elza Fiuza/Agência Brasil)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.08.2019 11:20h
Política

Lídice admite que pode disputar a prefeitura de Salvador pelo PSB

 

A deputada federal Lídice da Mata admitiu que pode ser a candidata do PSB à prefeitura de Salvador em 2020.

"Temos muitos planos para 2020. O partido pretende crescer, temos novas filiações e pré-candidatos a prefeito. Esse balanço ainda está novo para se fazer. É uma hipótese também, o partido estuda muito essa hipótese de eu voltar a ser candidata em Salvador", declarou a deputada.

Lídice foi a única prefeita da capital baiana, eleita em 1992. (M1/ Foto Reprodução)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.08.2019 11:11h
Suprema Corte

Moraes prorroga inquérito que apura fake news e ameaças

 

O controverso inquérito instaurado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar ofensas, ameaças e fake news disparadas contra integrantes da Corte e seus familiares foi prorrogado por mais 180 dias.

Segundo a reportagem apurou, o prazo da apuração foi esticado no fim de junho em decisão sigilosa pelo relator do inquérito, ministro Alexandre de Moraes (foto ilustração). O prazo das investigações terminou em 18 de julho, em pleno recesso do tribunal - e agora se estenderá para meados de janeiro de 2020.

O inquérito entrou na mira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Procuradoria-Geral da República (PGR), da cúpula dos militares e de integrantes do Congresso Nacional após levar à censura de reportagem publicada na revista digital Crusoé e no site O Antagonista e à operação de busca e apreensão em endereços de pessoas que já criticaram o Supremo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.08.2019 10:51h
Irregularidade em contrato

Prefeito e ex-prefeito de Nova Viçosa são punidos pelo TCM

 
Foto Reprodução

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (31/07), julgou parcialmente procedente o termo de ocorrência lavrado contra o atual prefeito de Nova Viçosa, Manoel Costa Almeida, e contra o ex-prefeito, Márvio Lavor Mendes (01/01/2016 até 24/06/2016), em decorrência de irregularidades na prorrogação de dois contratos, no exercício de 2016. O relator do processo, conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza, multou os gestores em R$6 mil e R$5 mil, respectivamente.

Os contratos em questão são referentes ao segundo Termo Aditivo ao Contrato decorrente da Tomada de Preços nº 002/2014, celebrado para prestação de serviços de Publicidade para plano de mídia e comunicação, propaganda e marketing, no valor de R$ 295.000,00, cuja contratada foi a empresa A. S. Figueredo & Cia LTDA; e ao segundo Termo Aditivo ao Contrato decorrente Pregão Presencial nº 022/2014, para prestação de serviços de licenciamento de software, por R$168 mil, com a empresa Instituto Municipal de Administração Pública – IMAP.

Durante a análise dos termos aditivos, foram encontradas diversas irregularidades. Os gestores foram notificados para que apresentassem defesa. No entanto, somente o atual prefeito se manifestou. Segundo ele, houve uma “mudança repentina de gestão”, dada a cassação dos mandatos do prefeito e do vice-prefeito em junho de 2016. Disse também que, em razão da instabilidade administrativa, foi publicado o Decr...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.08.2019 10:45h
Agronegócio

Suínos: Apesar de recuo do vivo, poder de compra aumenta

 

Em julho, as cotações do suíno vivo registraram movimento de baixa, segundo informações do Cepea. A retração gradativa nos valores pagos pelo animal vivo esteve relacionada, dentre outros fatores, ao menor ritmo de compras por parte das indústrias, principalmente as que exportam. Apesar disso, a média do mês ainda supera a de junho. Com as quedas nos preços de milho e farelo de soja, o poder de compra do suinocultor melhorou nas regiões SP-5 (Bragança Paulista, Campinas, Piracicaba, São Paulo e Sorocaba) e Oeste Catarinense. (Foto ilustração)

Segundo a Equipe de Grãos do Cepea, a baixa nos preços do milho se deve ao avanço da colheita da segunda safra, o que aumenta a disponibilidade do produto no País. Para o farelo de soja, as negociações estiveram mais lentas, pois os compradores que adquirem grandes volumes estavam abastecidos e, em alguns casos, o insumo está sendo substituído por farelo de algodão e polpa cítrica. (noticiasagricolas)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
LADO A LADO COM VOC
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2019

2018

2017

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia