Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

O presidente Jair Bolsonaro deve deixar o PSL, partido que foi eleito?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima

Retomando as entrevistas com lideranças políticas e de destaque no Município ou de projeção em níveis estadual e nacional, estamos nesse mês com o químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima. Natural de Feira de Santana, 59 anos, casado, pais de dois filhos, nível superior, católico, pensa em ser candidato a prefeito em 2020. Foi uma conversa com o próprio diretor do site Bahia na Política, Jair Onofre, de pouco mais de duas horas. Ainda sem partido, diz que está analisando uma legenda. Já conversou com vários dirigentes e seu principal problema nesse momento é ter uma plataforma política administrativa para discutir com a sociedade. Veja a seguir:

O senhor sempre viveu Feira de Santana, participando das atividades seja da área administrativa ou política. Afinal, quem é Hamilton Ramos?

Hamilton é um camarada que procura ser o mais correto possível, sempre imaginou galgar profissionalmente um bom lugar na sociedade feirense e por ironia do destino, para não cumprir horário na Prefeitura, eu entrei no sindicato, mas nunca tive isso como profissão. Gosto da área de sindicato, gosto de atender o público, de resolver os problemas das pessoas, mas sou muito apaixonado mesmo é pela área de Química, onde presto serviço a várias empresas em Feira de Santana. Uma área não atrapalha a outra. Sou consultor de empresas, eu agradeço a Deus todo dia por ter batalhado muito e ter tido vários perfis, várias profissões e me dedicado ao meu trabalho. Tem muitos anos que eu pude tirar 15 dias de férias, porque quando eu me livro de uma atividade, não tenho como me afastar da outra. Eu continuo batalhando, continuo prestando meus serviços da melhor maneira possível e, profissionalmente falando, onde as empresas me requisitam eu estou sempre à disposição para prestar o melhor serviço possível.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.08.2019 07:30h
Feira de Santana

SMTT vai implantar linha especial de passageiros para Parque de Exposição

 

A SMTT (Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito) vai implantar uma linha especial convencional de transporte de passageiros para atender a demanda para o Parque de Exposição João Martins da Silva entre os dias 1º e 8 de setembro, durante a Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2019). (Foto ilustração)

Os ônibus sairão do Terminal Central Modezil Cerqueira, com destino ao Parque de Exposição, a partir das 8h até as 23h – neste mesmo horário sai o último veículo do parque com destino ao terminal central – como neste ano não haverá shows, o transporte vai ser encerrado mais cedo.

Os roteiros serão os seguintes: ida - Terminal Central, rua Olímpio Vital, Praça da Bandeira, avenidas Getúlio Vargas e Noide Cerqueira, BR – 324. Volta - Parque de Exposição, BR – 324, avenida Presidente Dutra, rua JJ Seabra, avenida Getúlio Vargas, Praça da Bandeira, rua Olímpio Vital e Terminal Central.

A SMTT vai implantar uma Estação Especial de Embarque do Transporte Coletivo Convencional de Passageiros e Bilheteria de Venda de Cartões de Passagem (Via Feira) no Parque de Exposição João Martins da Silva, que funcionarão durante a realização do evento. (Secom/Fsa)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.08.2019 06:19h
Direção nacional

Cresce chance de Jaques Wagner ser vice-presidente do PT

 

O ex-presidente Lula, que já bateu o martelo para que Gleisi Hoffmann continue na presidência do PT, tem também o nome para a vaga de vice-presidente. O senador baiano Jaques Wagner. Seria um vice com status de presidente.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.08.2019 06:14h
Feira de Santana

Luiz da Feira diz que camelôs estão sendo "atropelados" em Shopping Popular

 

Com a presença dos ambulantes nas galerias da Casa da Cidadania, nesta segunda-feira (26), o vereador Luiz da Feira (foto ilustração) fez um discurso mais uma vez criticando a forma como vem sendo conduzido o Shopping Popular. “Nós somos contra a situação desse consórcio que está atropelando os nossos camelôs. Queremos ir para o shopping, mas não dessa forma”. Luiz da Feira destacou que segundo projeto da prefeitura os camelôs ficariam na frente. “Agora, de acordo com o empresário, as lojas que foram comercializadas ficarão na frente e os camelôs atrás”, criticou. O vereador afirmou que vai procurar o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho para que o mesmo possa “abraçar a causa”. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.08.2019 06:11h
Embaixador do Brasil na França

Estranho 300 ONGs na Amazônia e nenhuma no Nordeste

 

O embaixador do Brasil na França, Luís Fernando Serra (foto reprodução), disse à Folha que é hora de “virar a página” sobre a crise bilateral. “Houve excessos de parte a parte.”

Serra, que chegou a ter seu nome cotado para chanceler durante a transição, ratificou o discurso de desconfiança de Jair Bolsonaro sobre as ONGs que atuam na Amazônia.

“Dá para desconfiar que tem uma agenda escondida quando você vê 300 ONGs na Amazônia e zero no Nordeste. Por que 55 milhões de nordestinos não merecem uma ONG, e os 25 milhões que moram na Amazônia merecem 300?”

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.08.2019 06:01h
Aniversariante do Dia

Jornalista Azevedo Junior em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.08.2019 06:00h
Feira de Santana

Na agenda de Colbert consta encontro com Tarcízio Pimenta e Fernando Torres

 

O prefeito Colbert Martins tinha marcada ontem, em sua agenda, uma audiência com o ex-prefeito Tarcízio Pimenta (DEM) e o ex-deputado federal Fernando Torres (PSD). O assunto não foi divulgado.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.08.2019 05:57h
União Europeia

Países da Europa passarão a exigir permissão de viagem para brasileiros

 

A partir de 2021, alguns países da Europa passarão a exigir permissão de viagem para brasileiros. Quem fizer uma viagem de turismo, negócios, para cuidados médicos ou simplesmente uma conexão na Europa vai precisar de uma nova permissão da União Europeia (EU). Além do Brasil, outros 14 países da América Latina estão na lista deste novo requisito. A proposta de exigir permissão de viagem foi aprovada no Parlamento Europeu.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.08.2019 05:55h
Feira de Santana

Zé Neto na Câmara Municipal em meio a protesto de camelôs

 

Em meio à revolta dos ambulantes por conta do Shopping Popular, a presença do deputado federal Zé Neto (PT) não poderia passar despercebida. Anunciado como pré-candidato a prefeito de Feira de Santana, o petista fez questão de conversar com os vereadores Luiz da Feira (PPL), Edvaldo Lima (PP), Roberto Tourinho (PV) e Eremita Mota (PSDB) para estar a par da situação. Zé Neto também disse ao site Bahia na Política que nessa questão ele tem lado. E vai ficar do lado de quem sempre o apoiou, os camelôs. (Daniela Oliveira)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.08.2019 05:53h
Ministério da Economia

Depois de extinguir 13 mil cargos governo quer mais 170 mil

 

Informações do Ministério da Economia dão conta que existem hoje 712,5 mil cargos na administração federal direta, autárquica e fundacional. Destes, 535 mil estão ocupados. O próprio ministério pensa em extinguir 170 mil cargos. Em abril o Governo Federal extinguiu 13 mil cargos.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.08.2019 05:44h
Feira de Santana

Gilmar Amorim manda recado: "Me respeite, senhor secretário!"

 

Em um discurso extremamente irritado, o vereador Gilmar Amorim (PSDC) contou a forma como foi tratado por um secretário municipal. “Secretário não merece atenção não, quem merece atenção é o vereador”, disse. Sem citar nome, Gilmar afirmou que foi informado que na Secretaria Municipal o tratamento com “tolerância zero” e questionou: “Por que não é tolerância zero com o Atacarejo, as empresas que se instalam em Feira de Santana matando as nascentes? Por que não é tolerância zero à água que empoça no Campo Limpo, no George Américo?”, indagou. O vereador disse ainda que “se o secretário tem salário é porque o vereador foi colocar o pé na lama e pedir voto para o prefeito” e bradou: “Me respeite, senhor secretário!”.

Colegas apoiam

Os vereadores João Bililiu (Cidadania) e Isaías de Diogo (PDT) endossaram as palavras de Gilmar, lamentando que o vereador venha sendo desrespeitado quando visita Secretaria Municipal. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.08.2019 05:41h
Shopping Popular

"Empresário presta parceria, não é o dono do empreendimento", diz líder do Governo

 

A respeito da manifestação dos camelôs, na manhã de ontem, o líder do Governo, vereador Marcos Lima (Patriota - foto), garantiu que após o diálogo com o prefeito Colbert Martins a situação será solucionada. Apesar dos ambulantes exigirem que o encontro com o gestor municipal acontecesse de imediato, Marcos Lima informou que seria nesta terça-feira (27). “Acho que a manifestação é legítima, se está doendo no calo de vocês tem que se manifestar, mas também precisamos do diálogo com o prefeito, que é o gestor da cidade, que deverá com certeza ter o controle da situação. O empresário presta uma parceria, não é o dono do empreendimento”, afirmou. (Daniela Oliveira)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.08.2019 05:40h
Feira de Santana

Silêncio de Lulinha, ex-vendedor ambulante

 

Diante do protesto dos vendedores ambulantes na Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta segunda-feira (26), e da manifestação de vários vereadores sobre o assunto, o silêncio de um vereador chamou atenção. Ex-vendedor ambulante, Lulinha (DEM) se manteve em silêncio boa parte da sessão, mexendo no aparelho celular, e não se manifestou em nenhum momento. A posição foi notada por ambulantes que lotavam as galerias da Casa da Cidadania. Outro vereador que também teve seu posicionamento cobrado foi Ron do Povo (PTC), que antes de estar na Câmara era vendedor de lanches. ( Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.08.2019 05:34h
Feira de Santana

"Grito não resolve, o que resolve é ação", diz vereador, sugerindo acampamento no Shopping Popular

 

O vereador governista Gilmar Amorim (DC  - foto ilustração) fez um discurso no mínimo surpreendente, nesta segunda-feira (26), dirigindo-se aos camelôs que lotavam as galerias da Câmara Municipal de Feira de Santana, protestando contra os valores cobrados pelos boxes no Shopping Popular e a forma como os espaços serão distribuídos, por meio de sorteio. “Grito não resolve, resolve é ação”, disse, e completou: “Acampem dentro do Shopping Popular e aí vai ter solução”, sugeriu. Gilmar Amorim lembrou ainda do que aconteceu com o BRT. “Não colocaram barracas nas avenidas?”, declarou. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.08.2019 17:10h
Senado Federal

Kajuru pede diplomacia a Bolsonaro na condução da política ambiental

 

O senador Jorge Kajuru (Patriota-GO-foto) sugeriu, nesta segunda-feira (26), em Plenário, que o presidente Jair Bolsonaro tenha humildade e adote outra postura em relação à política ambiental, reconhecendo erros cometidos em sua condução.

Para o senador, Bolsonaro, num primeiro momento, questionou o aumento do número de queimadas. Em seguida, diante dos dados que comprovavam o fato, buscou apontar supostos responsáveis pelos incêndios, sem a devida comprovação, com foco especial nas organizações não governamentais.

Além disso, segundo o senador, ele diz ser desnecessária a confrontação do governo brasileiro com o presidente francês Emanuel Macron, o que, de acordo com Kajuru, piorou o cenário que só se normalizou com o anúncio de ajuda de países do G-7 no combate aos incêndios.

— Se, por um lado, temos de analisar bem como aceitar a ajuda de países ricos, sem comprometer a nossa soberania, por outro lado, tudo o que está acontecendo pode significar também a grande oportunidade para uma mais atenta reflexão sobre uma política ampla, geral e duradoura para a região amazônica, que contemple o desenvolvimento econômico local e a preservação do meio ambiente — defendeu.

Kajuru destacou ainda o fato de a Amazônia ser valiosa para o mundo. Daí justificar-se a preocupação de países do G-7 ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.08.2019 16:45h
Câmara Federal

Maia vai pautar projetos de consenso entre agronegócio e meio ambiente

 

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ - foto), afirmou que parlamentares ligados ao agronegócio e ao meio ambiente vão se reunir nesta semana para apresentar uma lista de projetos de consenso entre as duas áreas para demonstrar a importância do Parlamento na preservação ambiental.

Segundo Maia, o coordenador da Frente Agropecuária, deputado Alceu Moreira (MDB-RS) e o presidente da comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Agostinho (PSB-SP), vão apresentar propostas para serem votadas nas próximas semanas pelo Plenário da Câmara. Maia concedeu coletiva em São Paulo nesta segunda-feira(26).

“Queremos dar uma sinalização clara do Parlamento de que todos estão juntos na da preservação da região amazônica”, afirmou Rodrigo Maia.

O presidente da Câmara disse ainda que pautas polêmicas, como as novas regras para o licenciamento ambiental, não devem ser votadas de imediato, mesmo sendo importantes. Segundo Rodrigo Maia, neste momento é importante trabalhar projetos que gerem unidade no Plenário.

“Tudo o que gerar polemica agora não vamos pautar, mesmo tendo clareza que um projeto é importante e não avance nenhuma flexibilização no nosso meio ambiente. Se no momento o projeto pode gerar polêmica e distorções de narrativas, é melhor deixar para depois”, argumentou o presidente....

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.08.2019 16:20h
Pesquisa Nacional de Saúde 2019

IBGE inicia hoje mais completa pesquisa sobre saúde da América Latina

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou hoje (26) a coleta de dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2019 (PNS). Ao todo, 1.200 entrevistadores visitarão 108,5 mil domicílios de 2.167 municípios de todo o país.(Foto ilustração)

É o segundo levantamento da PNS, feita pela primeira vez em 2013, em parceria com o Ministério da Saúde. Nos anos de 1998, 2003 e 2008, o IBGE incluiu um suplemento de saúde na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad). A expectativa é que a PNS seja feita a cada cinco anos.

Segundo o IBGE, esta é a maior e mais completa pesquisa sobre saúde já feita na América Latina. A gerente da PNS, Maria Lúcia Vieira, disse que o objetivo é retratar a situação da saúde do país, além de levantar indicadores para o acompanhamento de políticas públicas para avaliação de programas existentes e implantação de novos.

“Ela traz uma infinidade de informações e de indicadores voltados para a área de saúde. Indicadores sobre a procura de atendimento por uma pessoa, se tem esse atendimento, como está a questão de doenças crônicas, que são uma das maiores causas de morte no país. A questão dos acidentes com a Lei Seca, que é uma política que foi implementada: a gente pergunta se a pessoa dirige depois de consumir álcool”, acrescentou Maria L&uac...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.08.2019 15:20h
Feira de Santana

Município irá oferecer formação para atuação em Atendimento Pedagógico Domiciliar e Classes Hospitalares

 

O direito à escolarização é garantido a todos os estudantes tendo respeitadas suas especificidades, inclusive suas condições de saúde. Pensando nisso, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Educação passará a oferecer a Formação para Professores para Atuação no Atendimento Pedagógico Domiciliar e Classes Hospitalares (FORPRADH). (Foto ilustração)

O principal objetivo é discutir com os professores efetivos da Rede Municipal de Educação acerca de conteúdos de natureza pedagógica para garantir a continuidade da aprendizagem de estudantes impossibilitados de frequentar a escola por suas condições de saúde.

Serão disponibilizadas 30 vagas para estes encontros. As inscrições devem ser realizadas presencialmente, no Centro Interprofissional de Atendimento Educacional Professora Marliete Santana Bastos (InterEduc), até o dia 28 de agosto. A primeira formação acontece no dia 5 de setembro.

Fique atento aos pré-requisitos para participar das formações: ser professor efetivo da Rede Municipal de Educação; não estar em estágio probatório; e ter no mínimo dois anos de experiência, atestados pela escola.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.08.2019 14:40h
Preso na operação Cui Bono

Fachin mantém prisão de ex-ministro Geddel Vieira Lima por não ver ilegalidade

 

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, negou um pedido de liberdade ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB – foto ilustração), preso desde setembro de 2017. A decisão é do dia 22/8.

Na decisão, Fachin afirma que não há ilegalidades na prisão e negou soltar ou conceder medidas cautelares, como prisão domiciliar, porque o emedebista não preenche os requisitos para ficar preso em casa.

“As hipóteses taxativas de colocação do preso provisório em prisão domiciliar são previstas no artigo 318 do Código de Processo Penal, sendo certo que a situação fática do requerente não se amolda a estas, cuja configuração enseja, ademais, prova idônea de sua ocorrência”, afirmou o ministro.

Segundo Fachin, o histórico processual, por si só, evidencia a regular tramitação dos autos da Ação Penal. "Isso, assim, não exsurgindo de tal cenário qualquer constrangimento ilegal decorrente do lapso temporal em que se encontra submetido preventivamente ao cárcere", disse.

Em 2017, a Polícia Federal encontrou mais de R$ 51 milhões em dinheiro vivo em uapartamento que seria utilizado por Geddel em Salvador. A ação, chamada de Tesouro Perdido, é um desdobramento das investigações sobre fraudes na liberação de créditos da Caixa Econômica Feder...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.08.2019 14:00h
Feira de Santana

HGCA realiza capacitação em excelência no atendimento e boas práticas no serviço público

 

Profissionais da recepção do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) participaram, neste sábado, 24, de treinamento voltado para o acolhimento de pacientes e seus familiares, acompanhantes e visitantes. Cerca de 50 colaboradores das recepções da unidade (geral, emergência, ambulatório, bioimagem, manutenção, auxiliares administrativos do Serviço de Arquivos Médicos e Estatística - SAME, setor pessoal, fiscais) participaram da capacitação que teve como objetivo prestar um serviço de excelência no atendimento e boas práticas no serviço público. (Foto ilustração)

O treinamento foi promovido pelo SAME com apoio do Centro de Educação Permanente (CEPER) e envolveu vários setores na unidade tais como: Grupo de Trabalho Humanizado (GTH), Ouvidoria, Gerência de Risco e Segurança do Paciente, Psicologia, apoio jurídico e Serviço Social.

Para a coordenadora do SAME, Karla Rios, o curso vai fortalecer ainda mais a relação entre o hospital e seus usuários. “Foi um dia muito produtivo, utilizamos metodologias ativas de aprendizagem, dinâmicas de grupo, momentos de discussão, simulação realística, dentre outros métodos visando capacitar colaboradores envolvidos no atendimento ao público, a fim de qualificar e trazer maior eficiência e um atendimento ainda mais humanizado no Hospital Clériston Andrade”, disse Karla. (Ascom) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.08.2019 13:21h
avaliação negativa

Desaprovação pessoal de Bolsonaro sobe de 28% para 53%, aponta pesquisa

 

Mais da metade da população desaprova o desempenho pessoal do presidente Jair Bolsonaro (foto ilustração). É o que mostra a pesquisa CNT/MDA divulgada nesta segunda-feira. O índice de desaprovação aumentou significativamente, chegando a 53,7%, ante 28,2% de fevereiro. No início do ano, 57,5% diziam aprovar o desempenho do presidente, mas esse índice caiu agora para 41%. Não quiseram ou não souberam responder 5,3% dos entrevistados.

Com relação ao governo de Jair Bolsonaro, também aumentou a reprovação em 20 pontos percentuais. A avaliação negativa do governo passou de 19% em fevereiro para 39,5% em agosto. A avaliação positiva diminuiu, passando de 38,9% em fevereiro para 29,4% agora. A avaliação regular do governo é de 29,1% e 2% não souberam responder.

Foram realizadas 2.002 entrevistas, entre os dias 22 e 25 de agosto, em 137 municípios de 25 Unidades da Federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. (istoé)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.08.2019 13:05h
"Ele foi oportunista"

Macron atinge imagem do Brasil ao falar sobre Amazônia, diz ministra

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse hoje (26) que o presidente francês, Emmanuel Macron, foi “oportunista” e prejudicou a imagem brasileira com suas declarações sobre os incêndios na Amazônia. “Eu acho que foi oportunista. É um problema interno. Prejudica sim a imagem do Brasil, que já não anda muito bem”, disse ao discursar na Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. (Foto ilustração: ministra Tereza Cristina e o presidente francês, Emmanuel Macron)

Macron havia acusado o Brasil de não cumprir acordos ambientais internacionais e chegou a se posicionar contrário à parceria comercial entre o Mercosul e a União Europeia.

Durante a reunião de cúpula do G7, que ocorreu na França no último fim de semana, o tema das queimadas na floresta foi incluído na pauta pelo mandatário francês. Os líderes das sete nações acordaram em ajudar os países da região amazônica a combater o problema.

“Só que o bom-senso prevaleceu e, ontem, na reunião do G7, nós tivemos apoio de sete países dizendo que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”, comentou a ministra sobre o resultado do encontro.

Interesses comerciais

Para Tereza Cristina, alguns países têm atacado o Brasil por sentirem seus inetresse comerciais ameaçados. &ldquo...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.08.2019 12:24h
Feira de Santana

Lançamento do novo livro de Bel Pires tem data alterada

 

O lançamento do novo livro do professor e mestre de capoeira Bel Pires teve a data alterada. “O Urucungo de Cassange – Um Ensaio sobre o Arco Musical no Espaço Atlântico” será lançado no Museu de Arte Contemporânea (MAC), no dia 12 de setembro, às 19h30 e não mais no dia 5.

Consagrado como o principal instrumento do conjunto musical da capoeira no Brasil, o berimbau ou urucungo, atravessou o Atlântico juntamente com homens e mulheres capturados para serem comercializados no mercado da escravaria brasileira.

A obra é a sétima lançada por Bel Pires, foi editada pela Mondrongo Editora e conta com ilustrações do artista plástico Gabriel Ferreira. (Elsimar Pondé)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.08.2019 11:40h
Porto Velho

Força Nacional fica mais 180 dias na segurança de presídio em Rondônia

 

A Força Nacional de Segurança Pública vai ficar mais 180 dias, participando das ações de policiamento da Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia. O prazo anterior terminou nesse domingo (25). (Foto ilustração)

A prorrogação foi autorizada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, de acordo com portaria publicada hoje (26), no Diário Oficial da União, e começa a valer a partir desta segunda-feira.

De acordo com o documento, as ações serão de policiamento de guarda e vigilância no perímetro de segurança da penitenciária, tendo caráter episódico e planejado.

O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pelo ministério. (ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.08.2019 11:24h
Incêndios na floresta Amazônica

Hora da ação? Brasil inicia combate ao fogo na Amazônia

 

Depois de ser bombardeado com críticas por parte da comunidade internacional, o governo deve inicia a partir de hoje ações mais concretas para combater os inúmeros focos de incêndio que queimam a floresta amazônica há mais de duas semanas. (Foto ilustração)

Um dos compromissos de Jair Bolsonaro deverá ser um encontro com os governadores da Amazônia legal, que pediram, em carta endereçada ao presidente, uma reunião de emergência para tratar sobre o assunto. A reunião deve acontecer na terça-feira.

O ministro da Justiça, Sergio Moro, deve publicar hoje uma portaria autorizando o uso da Força Nacional de Segurança, com 1.200 homens, para ajudar a combater o fogo. Além deles, cerca de 400 dos 44.000 militares já lotados na Amazônia iniciaram ontem ações de combate a incêndio, atenção à população e repressão a crimes ambientais.

Bombeiros estão sendo deslocados para engrossar os trabalhos. O governo também deve apurar denúncias de que sindicalistas e produtores rurais combinaram um “dia do fogo” no Pará. O Planalto informou ainda que vai liberar 28 milhões de reais, verba que estava contingenciada, para bancar as atividade extraordinárias.

A coordenação das operações deve ficar a cargo do Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, instalado no s&a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.08.2019 11:00h
Feira de Santana

Parque de Exposição é o "maracanã" do Team Penning na Bahia

 

Criado nos Estados Unidos e hoje difundido em todo Brasil, o Team Penning é uma prova de apartação de gado que acontece durante a Exposição Agropecuária de Feira de Santana desde 2014. Este ano é presença garantida mais uma vez na Expofeira. (Foto ilustração)

A competição tornou-se uma das grandes atrações da mostra agropecuária feirense. É realizada em uma área do Parque de Exposição João Martins da Silva, com uma arquibancada de mais de 50 metros. "E considerada pelos participantes como o Maracanã do Team Penning, atraindo um grande público, que grita e vibra a cada apartação", ressalta Pedro Dias de Carvalho Neto, conhecido como Paco, chefe da Divisão de Desenvolvimento Comunitário da Secretaria de Agricultura, e um dos organizadores do evento.

A pista oficial montada no Parque de Exposição João Martins da Silva tem 60m de comprimento por 30m de largura. Na pista são colocados 30 bois, com números de 0 à 9, que serão separados em grupos de 3 animais com a mesma numeração. Durante a disputa eles são apartados por 3 competidores, que terão o tempo de 30 segundos para colocá-los em um pequeno curral e de 90 segundos para permanecerem na competição.

“Cada ano um competidor fica responsável pela prova da Expofeira e, em 2019, o evento ficou sob a responsabilidade dos comerciantes Luiz Ângelo, que tem...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.08.2019 10:44h
Protesto contra cobrança do shopping popular

Câmara Municipal de Feira encerra atividades mais cedo por conta de protesto

 
Foto Daniela Oliveira

Por conta da manifestação dos ambulantes, nesta segunda-feira (26), a Câmara Municipal de Feira de Santana encerrou as atividades mais cedo, sem a realização da ordem do dia. A pauta que continha 7 projetos e um requerimento foi transferida para esta terça-feira (27). (Daniela Oliveira)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.08.2019 10:30h
São Paulo

Bovespa avança com discurso mais brando de Trump, expectativa sobre questão comercial

 

A bolsa paulista começava a segunda-feira no azul, em meio a um relativo alívio nas apreensões comerciais, após o presidente norte-americano, Donald Trump, amenizar o discurso em relação à disputa com a China, após escalada nas tensões na última sexta-feira, bem como falas de ambos os lados no fim de semana. (Foto ilustração)

Na França, Trump disse nesta segunda-feira que as negociações comerciais com Pequim estão em uma posição melhor do que nunca e, quando questionado se poderia adiar as tarifas planejadas para os produtos chineses, respondeu que "tudo é possível".

Mais cedo, nos bastidores da cúpula do G7 em Biarritz, Trump também disse acreditar que a China quer fazer um acordo comercial, citando que autoridades do gigante asiático entraram em contato com representes dos EUA durante a noite para dizer que querem voltar à mesa de negociações.

Às 10:09, o Ibovespa subia 0,46 %, a 98.114,77 pontos. (NA)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.08.2019 10:20h
Congresso Nacional

Congresso reúne-se nesta terça para discutir e votar a LDO 2020

 

O Congresso Nacional deve ser reunir nesta terça-feira (27), às 19 horas, para discutir e votar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2020. A pauta traz ainda proposta que altera regras de funcionamento da Comissão Mista de Orçamento (CMO) devido à recente constitucionalização das emendas impositivas de bancada. (Foto ilustração)

Antes, deputados e senadores terão de votar 14 vetos que trancam os trabalhos da sessão conjunta. Entre eles estão os relacionados às regras para fiscalização de benefícios previdenciários (Veto 22), ao funcionamento das agências reguladoras (Veto 23) e às novas normas para proteção de dados pessoais (Veto 24).

Parlamentares questionam alguns pontos do parecer ao projeto da LDO apresentado pelo relator, deputado Cacá Leão (PP-BA). Outros apontam a necessidade de ajustes nas dotações orçamentárias deste ano e do próximo, especialmente na educação e na saúde. (DP)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.08.2019 10:00h
Feira de Santana

Com apitaço, camelôs lotam as galerias da Câmara Municipal contra taxa e sorteio do shopping popular

 
Foto Daniela Oliveira

Com gritos de protesto e indignação, apitos e cartazes, os ambulantes selecionados para o shopping popular estiveram na manhã desta segunda-feira (26), na Câmara Municipal de Feira de Santana. A grande reclamação é que a categoria não quer que a escolha dos boxes seja feita por meio de sorteio e que a alta taxa cobrada para se manter no equipamento vai inviabilizar a permanência no shopping popular.

O presidente do Legislativo, José Carneiro Rocha (PSDB) suspendeu a sessão para que pudesse dialogar com os camelôs, que criticavam também o adiamento da audiência pública que seria realizada na Câmara no dia 30 de agosto (próxima sexta-feira), e que por motivo de viagem do empresário Elias Targilene, foi remarcada para o dia 19 de setembro.

“Aqui é a Casa do povo, a Casa do cidadão”, disse Carneiro ressaltando o direito de manifestação. O presidente da Câmara concedeu 5 minutos, com a sessão suspensa, para que um representante da categoria se manifestasse e expusesse os questionamentos.

“Queremos valores justos. Que ele até explore os 1200 metros quadrados, mas que os 1800 boxes sejam para o camelô. Esse projeto surgiu por causa do camelô e nós estamos sendo prejudicados”, afirmou Jerdisom, representando a associação da categoria.

Por determinação do presidente da Câmara, o líder do Governo, Marcos Lima (Patriota), juntamente com Luiz...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.08.2019 09:55h
Moeda americana

Dólar recua frente ao real de olho em relações EUA-China e cautela no exterior

 

O dólar recua frente ao real nos primeiros negócios desta segunda-feira, com agentes do mercado de olho nos desenvolvimentos da guerra comercial entre Estados Unidos e China, em dia marcado por cautela no exterior. (Foto ilustração)

Também permanecia no radar o anúncio do Banco Central na sexta-feira da programação de leilões de venda de dólar à vista ao longo do mês de setembro, em operações que podem somar 11,6 bilhões de dólares.

Às 9:05, o dólar recuava 0,44%, a 4,1062 reais na venda

Na sexta-feira, o dólar fechou em alta de 1,15%, a 4,1244 reais na venda.

Neste pregão, o dólar futuro tinha queda de 0,4%. (Reuteres)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.08.2019 09:38h
Centro Cultural e Restaurante Sesc

Palco Giratório apresenta Chocobrothers em Feira

 


No próximo domingo (1º de setembro), o Palco Giratório - maior projeto de artes cênicas da América Latina -, aportará pela primeira vez no Centro Cultural e Restaurante Sesc Feira de Santana.

A cidade receberá a apresentação de circo Chocobrothers, uma co-produção brasileira e espanhola realizada pelo malabarista Montanha Carvalho (SP) e pelos acrobatas Guga Carvalho e Sílvia Compte (Barcelona/ESP).

O espetáculo será apresentado a partir das 16 horas, no Teatro do Sesc Centro. Ingressos R$ 5 (Cartão Sesc e meia-entrada) e R$ 10 (Inteira) já à venda na bilheteria do Teatro. (Elsimar Pondé - foto credito: Paulo Barbuto)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.08.2019 09:27h
Brumado

Líder sindical critica modelo de zona azul e pede que munícipes se reajam

 

Em pronunciamento durante o evento que debateu os impactos da implantação da zona azul em Brumado, Vanúzia Lobo (foto ilustração), diretora da APLB-Brumado, destacou o governo autoritário do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), que, segunda ela, age como se não existissem munícipes na cidade. Ela ainda cobrou maior participação da população na Câmara Municipal de Vereadores a fim de que os parlamentares possam intervir em seu favor, pressionando o Executivo. “Hoje, o prefeito entende que os munícipes não se manifestam. Como doeu no bolso, o comércio resolveu se manifestar. Entendemos que do jeito que está não pode ficar. O povo de Brumado precisa se manifestar e dizer não”, disse a sindicalista.

Para a diretora, o modelo está sendo imposto pelo gestor “goela abaixo” da comunidade e o mesmo está se aproveitando da passividade do povo brumadense. “Só quem faz a lei é o coronel. Não podemos fechar os olhos para as arbitrariedades que ele está fazendo”, criticou, acrescentando que a Administração está cometendo uma série de abusos no uso do poder. (acheisudoeste) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.08.2019 09:09h
Economia

Mercado financeiro espera por menos inflação para este ano

 

O mercado financeiro reduziu a projeção para o crescimento da economia e a estimativa de inflação para este ano. Segundo o boletim Focus, pesquisa divulgada todas as semanas pelo Banco Central (BC), a previsão para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – foi ajustada de 0,83% para 0,80% em 2019. (Foto ilustração)

Segundo a pesquisa, a previsão para 2020 também caiu, ao passar de 2,20% para 2,10%. Para 2021 e 2022 não houve alteração nas estimativas: 2,50%.

Inflação

A estimativa de inflação, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), caiu de 3,71% para 3,65%, este ano. Para 2020, a estimativa caiu de 3,90% para 3,85%. Não houve alteração nas estimativas para os anos seguintes: 3,75%, em 2021, e 3,50%, em 2022.

A meta de inflação, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é 4,25% em 2019, 4% em 2020, 3,75% em 2021 e 3,5% em 2022, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 6%. Quando o Copom reduz a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzin...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.08.2019 08:50h
Norte da Bahia

SEC realiza formação continuada de professores indígenas em Paulo Afonso

 

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) inicia, nesta segunda-feira (26) e segue até sexta (30), a formação continuada de 187 professores indígenas, em Paulo Afonso. A formação também contemplará professores das redes municipais em função do regime de colaboração da SEC com os municípios. A atividade será realizada por educadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), inclusive indígenas de etnias como Guarani, Tupinambá e Pataxó, e acontecerá em três módulos. A abertura será às 9h, na Escola de Formação Técnica Josefa Gomes. (Foto ilustração)

A formação continuada envolverá professores indígenas das regiões Norte e Oeste da Bahia, dos Núcleos Territoriais de Ensino de Bom Jesus da Lapa (NTE 02), Ribeira do Pombal (NTE 17) e Paulo Afonso (NTE 24), contemplando os povos Tuxá Aldeia Mãe; Tuxá Banzaê; Tuxá Oeste; Pankararé Brejo do Burgo; Pankararé Ponta D'água; Pankararé Serrota; Xucuru kariri; Truka Tupan; Kantarure Baixa das Pedras; Kantarure Batida; Kiriri Mirandela; Kiriri Araças; Kiriri Cajazeira; Tumbalala; Tuxi e Kaimbé.

A iniciativa propõe a discussão de temas relevantes e atuais para o processo de ensino e aprendizagem nas escolas indígenas, sendo fundamentada no fortalecimento do pertencimento étnico; na valorização dos conhecimentos tradicionais índ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.08.2019 08:34h
Bahia

TCM adere a Programa de Fortalecimento de Corregedorias

 
Foto Reprodução

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia aderiu, nesta semana, ao Programa de Fortalecimento de Corregedorias – Procor, coordenado e implementado pela Corregedoria-Geral da União. O termo de adesão foi assinado em solenidade que contou com a presença do Corregedor Geral da CGU, Gilberto Waller Júnior, e do Superintendente Regional da CGU no Estado da Bahia, Ronaldo Machado de Oliveira. O Conselheiro Corregedor do TCM/BA, Fernando Vita, foi representado pelo servidor Maurício Trindade Miranda.

Com a adesão ao programa, servidores do TCM/BA receberão cursos e treinamentos sobre temas correcionais e poderão utilizar os sistemas informatizados da Corregedoria-Geral da União (CRG/CGU). Já para este semestre, a CGU tem programado três cursos presenciais sobre os temas: Processo Administrativo Disciplinar (PAD), Processo Administrativo de Responsabilização (PAR) e Sindicância Patrimonial.

O Procor busca aprimorar, fomentar e fortalecer os mecanismos de controle interno para apoiar e auxiliar os órgãos e as entidades de todos os poderes e esferas de governo na execução de suas atividades de correição.

Com a adesão, o TCM/BA passa a integrar a Rede de Corregedorias, composta pela CGU e pelas corregedorias-gerais dos estados, municípios e de outros poderes da União. Servidores de órgãos que integram a rede se reúnem periodicamente para debater temas de interesse das corregedorias e traçar estratégias conjunta de atua&cce...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.08.2019 08:33h
Rio de Janeiro

Alerj discute uso de helicópteros e snipers em ações policiais

 

A Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) discute, nesta segunda-feira (26), o uso de snipers, blindados e helicópteros em operações policiais. (Foto ilustração/globo)

A intenção do grupo é discutir as "garantias legais" dadas aos policiais que utilizam este equipamento, de acordo com edital publicado na semana passada.

O grupo é formado, em sua maioria, por deputados do PSL — sigla com mais deputados na Casa. São cinco, entre os 11 — considerando titulares e suplentes.

Membros efetivos são sete. Dois deles são ex-delegados: Carlos Augusto (PSD) e Martha Rocha (PDT). Completam o grupo titular Coronel Salema (PSL), Márcio Canella (MDB), Alexandre Freitas (Novo), Bruno Dauaire (PRP) e Márcio Gualberto (PSL).

A comissão, na Alerj, é conhecida como "bancada da bala".

Bombas de efeito moral

A audiência ocorre uma semana depois de um vídeo mostrar o lançamento de bomba de efeito moral em ação policial na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio.

Na ocasião, a Polícia Civil afirmou que usou a bomba para "minimizar a necessidade de emprego de arma de fogo".

Dias depois, ao Bom Dia Rio, o secretário da Polícia Civil ar...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.08.2019 08:26h
Feira de Santana

Ambulantes fecham rua em protesto contra taxa cobrada em shopping popular

 
Foto Daniela Oliveira

A insatisfação dos camelôs como a forma como vem sendo gerida a questão do shopping popular tomou as ruas de Feira de Santana, na manhã desta segunda-feira (26). Com apitos, um grupo de ambulantes fechou a rua Visconde do Rio Branco, em frente à Câmara Municipal de Feira de Santana, protestando contra o valor cobrado por boxe, que foi considerado alto e inviável para os camelôs, além disso, alegam que não querem que a escolha dos espaços seja feita por meio de sorteio. (Daniela Oliveira)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.08.2019 08:10h
Brasília

Governo federal pode extinguir 170 mil cargos da administração pública

 

O Ministério da Economia estuda uma medida que pode extinguir 170 mil cargos da administração pública federal. Alguns dos postos são de hialotécnico, especialista em moldar vidros, discotecário, seringueiro, detonador, linotipista e operador de telex. (Foto ilustração)

Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, os servidores que prestaram concurso para esses cargos e ainda estão na ativa permanecerão desse modo até a aposentadoria. Mas, em geral, eles já exercem atividades diferentes.

Esse corte está sendo analisado pela Secretaria Especial de Desburocratização, que finaliza a proposta de um desenho para uma nova estrutura do serviço público, defendida pelo ministro Paulo Guedes. Atualmente, de acordo com a publicação, há 712,5 mil cargos na administração federal direta, autárquica e fundamental. Desse total, 535 mil estão ocupados. (BN)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.08.2019 07:57h
"O protagonista da Democracia é o, povo"

Antes de nos propor a mudar leis, devemos efetivamente cumprir as que existem

 

O ministro Luiz Edson Fachin (foto ilustração) é o coordenador de um grupo no Tribunal Superior Eleitoral encarregado de verificar conflitos entre normas eleitorais. Tarefa nada fácil, diante da quantidade de regras sobre eleições no Brasil. Mas o trabalho do grupo, explica o ministro, não é propor alterações legislativas. Mas formas de resolver os conflitos pela via jurisprudencial. A tarefa é de harmonização, não de proposição, enfatiza. "A finalidade imediata não é propor novas leis. Temos tantas, precisamos a rigor cumpri-las."

Em entrevista exclusiva à ConJur, Fachin nega que a Justiça Eleitoral tenha assumido o protagonismo das eleições. O protagonista da democracia, diz ele, é o povo. Mas reconhece que acertos precisam ser feitos. Como o excesso de decisões monocráticas, não só no TSE, que afastam políticos eleitos de seus cargos.

"Os tribunais devem primar pelas decisões colegiadas. A decisão monocrática somente cabe em casos excepcionais e deve ser, de imediato, posta à apreciação do colegiado, para referendá-la ou não", afirma.

Fachin também discorda da análise de que o Judiciário assumiu papeis que não eram seus, construindo o que alguns críticos chamam de "juristocracia" — ou "Supremocracia". "A questão central é autoridade com legitimidade, se...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.08.2019 07:41h
Instituto Nacional do Seguro Social

INSS começa a pagar hoje a primeira parcela do 13º dos aposentados

 

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar nesta segunda-feira (26) a primeira parcela do 13º salários dos aposentados e pensionistas. A data de pagamento varia de acordo com o número final do benefício. O dinheiro será depositado junto com a folha mensal de agosto. (Foto ilustração)

A antecipação vai beneficiar aqueles que, durante o ano, tenham recebido auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, auxílio-reclusão ou pensão por morte e demais benefícios administrados pelo INSS que também façam jus ao abono anual. A parcela dos 50% restantes será paga no fim do ano.


Segundo Marinho, o presidente Jair Bolsonaro, ao assinar a Medida Provisória (MP) 891/2019, transformou a antecipação dos pagamentos em regra. Anteriormente, a gratificação em agosto era determinada com assinatura de decreto presidencial a cada ano.

A antecipação representará uma injeção de R$ 21,9 bilhões na economia neste terceiro trimestre. Terão direito à primeira parcela do abono anual cerca de 30 milhões de benefícios. Não haverá desconto de Imposto de Renda nessa primeira parcela, que será cobrado apenas em novembro e dezembro, quando for depositada a segunda parte do abono.(ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Iau - cavalgada
 
LADO A LADO COM VOC
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2019

2018

2017

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia