Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você daria um Título de Cidadão a Jair Bolsonaro?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima

Retomando as entrevistas com lideranças políticas e de destaque no Município ou de projeção em níveis estadual e nacional, estamos nesse mês com o químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima. Natural de Feira de Santana, 59 anos, casado, pais de dois filhos, nível superior, católico, pensa em ser candidato a prefeito em 2020. Foi uma conversa com o próprio diretor do site Bahia na Política, Jair Onofre, de pouco mais de duas horas. Ainda sem partido, diz que está analisando uma legenda. Já conversou com vários dirigentes e seu principal problema nesse momento é ter uma plataforma política administrativa para discutir com a sociedade. Veja a seguir:

O senhor sempre viveu Feira de Santana, participando das atividades seja da área administrativa ou política. Afinal, quem é Hamilton Ramos?

Hamilton é um camarada que procura ser o mais correto possível, sempre imaginou galgar profissionalmente um bom lugar na sociedade feirense e por ironia do destino, para não cumprir horário na Prefeitura, eu entrei no sindicato, mas nunca tive isso como profissão. Gosto da área de sindicato, gosto de atender o público, de resolver os problemas das pessoas, mas sou muito apaixonado mesmo é pela área de Química, onde presto serviço a várias empresas em Feira de Santana. Uma área não atrapalha a outra. Sou consultor de empresas, eu agradeço a Deus todo dia por ter batalhado muito e ter tido vários perfis, várias profissões e me dedicado ao meu trabalho. Tem muitos anos que eu pude tirar 15 dias de férias, porque quando eu me livro de uma atividade, não tenho como me afastar da outra. Eu continuo batalhando, continuo prestando meus serviços da melhor maneira possível e, profissionalmente falando, onde as empresas me requisitam eu estou sempre à disposição para prestar o melhor serviço possível.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2019 10:00h
Meio Ambiente

França se opõe a acordo Mercosul-UE; presidente acusa Bolsonaro de mentir sobre clima

 

As declarações do presidente brasileiro Jair Bolsonaro sobre a crise na Amazônia continuam tendo desdobramentos importantes na Europa nesta sexta-feira (23). O escritório do presidente francês Emmanuel Macron (foto ilustração) acusou Bolsonaro de mentir durante o encontro do G20 em Osaka, no Japão, ao minimizar as preocupações com o a mudança climática. Dado esse contexto, aponta o escritório, a França se opõe ao acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.

Macron não é o único a se opor ao acordo. O primeiro-ministro da Irlanda ameaçou votar contra se o Brasil não respeitar seus "compromissos ambientais", em meio a críticas ao presidente Jair Bolsonaro pelos incêndios que assolam a Amazônia. Segundo o primeiro-ministro Leo Varadkar, "De maneira alguma a Irlanda votará a favor do acordo de livre comércio UE-Mercosul se o Brasil não cumprir seus compromissos ambientais". (Com informações do G1)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2019 09:46h
Brasil

"Governo estuda privatizar qualquer coisa", diz Bolsonaro sobre Petrobras

 
Foto Reprodução/ Instagram

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (22) que não descarta a possibilidade de vender a Petrobras, uma das empresas mais valiosas do Brasil.

Recentemente o governo federal anunciou que a Eletrobras, Casa da Moeda, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Correios e Ceagesp integram as 17 estatais que deverão ser privatizadas.

Segundo Bolsonaro, seu governo “estuda privatizar qualquer coisa”. “Tudo é levantado, tudo é discutido. Vai ter que analisar o custo-benefício do que é bom para o Brasil e o que não é”, disse.

Ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni explicou que há estudos sobre a privatização da estatal já em curso, para que, quando concluídos, sejam apresentados ao presidente.

“Vou ver ainda a proposta a ser apresentada para mim. Quando a proposta chegar, eu falo. Não aconteceu ainda”, explicou. (Bahia.ba/ Foto: Reprodução/Instagram)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2019 09:25h
Incêndios florestais

Ibama vai contratar brigadas para prevenir e combater incêndios

 

O Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) vai receber brigadistas temporários para as ações de combate a incêndios florestais em estados declarados em emergência ambiental pelo Ministério do Meio Ambiente, conforme Portaria nº 153, de 18 de março de 2019, publicada em 9 de abril de 2019. (Foto ilustração)

São eles: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Tocantins e o Distrito Federal.

A portaria editada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), autorizando as contratações, está publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (23).

De acordo com o documento, as brigadas temporárias terão a estrutura de um brigadista chefe de brigada, dois brigadistas chefes de esquadrão e dez brigadistas. (ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2019 09:12h
Itabela

APLB perde ação contra a Prefeitura que exigia rateamento dos recursos do FUNDEF

 

A APLB Sindicato, de Itabela, promoveu na Justiça uma ação contra a Prefeitura Municipal, preterindo parte dos recursos dos precatórios do FUNDEF. (Foto ilustração)

Exigia uma parte de 60% do precatório do FUNDEF, no valor global de R$ 27.528.236,3. como todos sabem, este dinheiro é relativo à perda de receita da Educação, no período dos anos de 1997 a 2006, com repasses a menor feitos pelo Governo Federal aos municípios.

Conforme sentença prolatada, nesta terça-feira, 20 de agosto, a APLB perdeu a ação. A decisão do Juiz Roberto Costa Freitas Júnior, teve como base os fundamentos em outras decisões do TCU, TCM e STF.

Na sentença, o Juiz ressaltou que a verba intitulada Precatório do Fundef, não pode, na forma requerida pelo Sindicato, ser rateada entre seus filiados. O Juiz ainda extinguiu o processo. (agazetabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2019 08:54h
Bahia

Biometria: mais de 19 mil títulos serão cancelados em Nordestina e Queimadas

 
Foto Reprodução

Os eleitores dos municípios de Queimadas e Nordestina, pertencentes à 106ª Zona Eleitoral, que ainda não realizaram o recadastramento biométrico, obrigatório para as eleições de 2020, precisam regularizar a situação o quanto antes. Isto porque, de acordo com o BioMaps – aplicativo para monitoramento online da biometria – somadas as duas cidades, cerca de 19.248 cidadãos ainda não atenderam a convocação da Justiça Eleitoral.

Em Queimadas, dos 19.845 eleitores, apenas 41,13% (8.162) realizaram o procedimento. Já em Nordestina, dos 10.321, somente 26,70% (2.756) fizeram o recadastramento. O posto de atendimento de Queimadas fica na Rua Dr. Élzio Ferreira de Souza, 113 - Centro (vizinho ao fórum da cidade). Enquanto o de Nordestina está localizado na Rua 2 de julho, S/N - Centro (antigo fórum da cidade). O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 8 às 14 horas, em ambos os postos.

No decorrer deste ano, o TRE da Bahia realizou uma série de audiências públicas para alavancar o recadastramento eleitoral em 24 municípios no interior do estado, alertando sobre a importância do apoio da classe política à revisão, transportando eleitores e facilitando o agendamento dos mesmos.

Estão obrigados a fazer o recadastramento todos os eleitores, inclusive aqueles cujo voto é facultativo (analfabetos; eleitores com idade entre 16 e 18 anos; os maiores de 70 anos de idade), que tenham interesse de ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2019 08:27h
Câmara Municipal de Feira de Santana

Juiz Gustavo Hungria agora é cidadão feirense

 
Foto Ascom

Foi realizada na noite desta quinta-feira (22), a sessão solene de outorga do Título de Cidadão Feirense ao juiz de Direito Gustavo Rubens Hungria, atendendo a decreto de autoria do presidente do Legislativo, José Carneiro Rocha (PSDB).

Natural de Goiânia, no estado de Goiás, o magistrado concluiu a graduação do Bacharelado em Direito, no ano de 1996, pela Pontifícia Universidade Católica do Estado de Goiás. Em 2011, veio ao município para assumir a função de juiz titular da Vara do Júri e Execuções Penais da Comarca de Feirade Santana e, no ano de 2013, assumiu a titularidade da Segunda Vara de Fazenda Pública, permanecendo até a presente data. Em 2017, o seu desempenho levou esta a conquistar a primeira colocação no ranking de produtividade da Semana Estadual de Sentenças e Baixas Processuais, entre as demais comarcas do Estado da Bahia.

José Carneiro argumentou que o juiz Gustavo Hungria presta serviços extremamente relevantes para o município “o Doutor Gustavo Rubens Hungria é um exemplo de ser humano e de profissional que prima pelo fortalecimento do Poder Judiciário, exercendo o seu ofício com maestria, ética, competência e imparcialidade, na distribuição da justiça. Com participação ativa na sociedade, nas áreas jurídica e acadêmica deste Município e atuação exemplar, o Doutor Gustavo Hungria, é motivo de orgulho para a nossa cidade e faz jus ao recebimento d...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2019 08:17h
Intriga ambiental

Macron usou imagem de fotógrafo morto em 2003 para criticar queimadas sob Bolsonaro

 

A foto usada pelo presidente Emmanuel Macron para falar sobre a disparada no número de queimadas na Amazônia não é a atual. A imagem foi feita pelo fotojornalista da National Geographic Loren McIntyre, que morreu em 2003, nos EUA. (Foto antiga do fotojornalista Loren McIntyre, feita em 2003)

McIntyre era um explorador que inclusive dá nome a uma das nascentes do Rio Amazonas, a Lagoa McIntyre, no Peru.

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) usou a origem da foto para atacar Macron, afirmando que o presidente francês usa questões internas do Brasil para ganho político pessoal. “O tom sensacionalista com que se refere à Amazônia (apelando até p/ fotos falsas) não contribui em nada para a solução do problema”.

Também via redes sociais, Macron convocava os membros do G7 para discutir a situação das queimadas no Brasil.

Em resposta ao presidente francês, Bolsonaro afirmou que a ideia de tratar do tema amazônico entre membros do G7 “evoca mentalidade colonialista descabida” no século 21.

Uma reportagem da CNN também mostrou que, apesar da Amazônia estar realmente sofrendo com queimadas, várias das fotos compartilhadas nas redes sociais não são atuais, mas de incêndios passados.

A matéria cita os exemplos do ator Jaden Smith, filho de Will Smith, e do youtuber Logan Paul. Ambos compartilhar...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2019 08:00h
Irregularidade em licitação

Ex-prefeito de Luís Eduardo Magalhães é multado pelo TCM

 
Foto Reprodução

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quinta-feira (22/08), julgou procedente relatório de Termo de Ocorrência lavrado contra o ex-prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz Filho, em razão de irregularidades na condução de dois procedimentos licitatórios, bem como na celebração de contratos deles decorrentes, no exercício de 2015. Os contratos envolveram recursos da ordem de R$15 milhões, levantados em operação financeira realizada com a Desenbahia. O relator do processo, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, determinou a multa no valor de R$8 mil.

Após a análise dos elementos contidos no processo, o inspetor regional destacou em seu relatório para diversas irregularidades praticadas na gestão de Humberto Santa Cruz, em processos licitatórios para contratação de serviços de urbanização, pavimentação, drenagem pluvial, regularização e rejuvenescimento de pavimentação, calçadas, meio-fio, bem como obras de acessibilidade e sinalização.

O ex-gestor foi notificado, todavia, não apresentou defesa. O relator destacou que não houve apresentação de termo circunstanciado de recebimento definitivo da obra, assinado pelas partes, após o decurso do prazo de observação, ou vistoria que comprove a adequação do objeto ao termo contratual, nos termos da fundamentação.Cabe recurso da decisão. (TCM/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2019 07:41h
Política

Diretório do PSDB fala até em Justiça comum contra Aécio

 
Foto: Waldemir Barreto/Agência Brasil

O diretório do PSDB em São Paulo avalia acionar o diretório nacional da sigla e até apelar à Justiça comum para reverter decisão tomada nesta quarta-feira, 21, pela Executiva, que rejeitou pedido para a expulsão do deputado Aécio Neves (MG). O resultado foi visto como uma derrota principalmente para o governador João Doria, que defendia a saída do ex-presidenciável tucano – acusado de corrupção – como uma forma de evitar que a presença de Aécio no partido gerasse futuros constrangimentos. Existe a avaliação de que a permanência do deputado mineiro poderia afetar, no curto prazo, a campanha à reeleição de Bruno Covas à Prefeitura paulistana, em 2020.

Aliados de Covas não descartaram nesta quinta-feira, 22, a possibilidade de ele mudar de partido, sendo que o mais cotado é o Novo. “Se ele (Bruno Covas) anunciar amanhã que vai deixar o PSDB, cresceria pelo menos 6% nas pesquisas”, disse Fernando Alfredo, presidente do PSDB paulistano. Aliados e auxiliares de Covas afirmaram que ele foi sondado por outros partidos e recebeu sugestões para deixar o PSDB. “Essa matéria (a expulsão) não foi exaurida. Bruno tem tempo para tomar sua decisão quando achar melhor. Não será a opinião pública que irá pautá-lo”, afirmou Alfredo. Em julho, Covas chegou a condicionar sua permanência no partido à saída de Aécio.

O deputado mineiro é réu, sob acus...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2019 06:10h
Feira de Santana

Colbert desconhece avaliação de Dayane Pimentel sobre seu governo

 

Questionado como via a nota 5, dada à sua administração pela deputada federal Dayane Pimentel (PSL), no quadro “Pra quem você tira o chapéu”, do programa Silvério Silva, Colbert Martins (MDB-foto ilustração) preferiu não dar importância. Disse que não tomou conhecimento sequer. O repórter Danilo Freitas insistiu e Colbert Martins voltou a dizer que continuava desconhecendo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2019 06:05h
Feira de Santana

Sexta e sábado de teatro com o grupo Cordel no Cuca

 

O espetáculo A Cidade da Rua Direita, do grupo Cordel, está de volta em curta temporada nesta sexta (23) e também no sábado (24), na programação do ótimo Projeto Feira tem Teatro.

Resultado de dois anos de pesquisa e montagem, o espetáculo tem como pano de fundo a cidade de Feira de Santana na década de 1930. O texto e a direção é do polivalente Geovane Mascarenhas.

A programação do Feira Tem Teatro começa sempre às 19 horas com as atividades extras e o espetáculo é apresentado às 20 horas, no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).

Os ingressos para acompanhar o espetáculo são vendidos na bilheteria do Cuca por R$ 30 (inteira) e R$ 20 (meia). Vamos prestigiar o teatro de Feira. (Elsimar Pondé)


 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2019 05:50h
Feira de Santana

Governos dos últimos 20 anos não conseguiram resolver o problema do Centro de Abastecimento

 

Construído na época do então prefeito de Feira de Santana José Falcão, em 1976, o Centro de Abastecimento (foto ilustração) deixa uma reflexão para essa gestão de 19 anos que teve a hegemonia do ex-prefeito José Ronaldo. Depois dessas duas décadas, o Centro de Abastecimento venceu o governo. A sensação é que os dois administradores, José Ronaldo e Tarcízio Pimenta, foram vencidos por este grande entreposto comercial, pois os problemas são os mesmos de 20 anos atrás, com mais agravantes.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2019 05:46h
Eleições em Feira de Santana

Rui Costa fritar Carlos Geilson não é um bom sinal para quem quer ganhar eleição

 

Nas hostes políticas ligadas ao prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), a aliança do ex-deputado estadual Carlos Geilson (foto ilustração) com Rui Costa (PT), que chegou a dizer que o mesmo teria um espaço do tamanho de Feira de Santana e que virou ouvidor estadual, foi como jogá-lo na cova dos leões. Rui Costa “namorou, casou e depois isolou”, numa alusão à atual relação hoje entre os dois. Ou seja, para quem quer construir um grupo competitivo para 2020, fritar um aliado não é bom caminho. Conselho dado...

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2019 05:44h
De olho em 2020

Targino Machado e Carlos Geilson cada dia mais próximos

 

Quem pensa em distância entre Targino Machado (DEM) e Carlos Geilson (PSDB) se engana. Na quarta-feira almoçaram juntos e tiveram uma longa conversa, na capital baiana. Claro, a política deve ter sido o prato principal.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2019 05:40h
Eleições 2020

Pesquisa coloca o médico Tarcísio na dianteira para prefeito em São Gonçalo dos Campos

 

Pesquisa que chega ao site Bahia na Política, feita pelo Instituto de Pesquisa IPEX, realizada agora no mês de agosto, na cidade de São Gonçalo dos Campos, mostra que o médico Tarcísio (Cidadania - foto ilustração) é o primeiro colocado para prefeito. Foram ouvidas 800 pessoas na sede e distritos do município. Na mesma pesquisa foi feito avaliação de governo municipal, índice de rejeição e avaliação da atuação dos vereadores. Voltaremos ao assunto. Em tempo: O site Bahia na Política e o jornal Folha do Estado estarão contratando Instituto de Pesquisa para aferir como estão os eleitores para prefeito na cidade. A proposta é fazer a pesquisa no mês de setembro.

Veja os números na espontânea:

Tarcísio: 33,0%
Argolinha: 12,0%
Furão: 9,0%
Carlos Germano: 7,0%
Dr. Rafael: 3,0%
D. Luciene 2,0%
Não sabe/não opinou: 34,0%

Veja os números na estimulada:

Tarcísio: 41,0%
Argolinha: 17,0%
Luciene: 8,0%
Carlos Germano: 6,0%
Dr. Rafael: 5,0%
Valter Júnior : 3,0%
Não sabe/não opinou: 20,0%

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2019 05:38h
Sessão especial

Câmara Federal fará sessão pela passagem do aniversário de Feira de Santana

 

A Câmara Federal realizará, no dia 19 de setembro, sessão especial pela passagem do aniversário de Feira de Santana, que ocorre dia 18 do mesmo mês. É autor da iniciativa o deputado federal Zé Neto (PT). Um grupo de empresários e políticos da cidade já está se mobilizando para prestigiar o evento.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2019 05:34h
Feira de Santana

Hoje é dia de rock na Cúpula do Som

 

A produtora Banana Atômica e o Feira Coletivo promovem nesta sexta-feira (23), o show Rock Até os Ossos. O evento marca o retorno da banda sergipana The Baggios aos palcos de Feira de Santana, onde eles não tocam desde o Feira Noise 2017.

Também se apresentam no evento, que vai rolar no espaço Cúpula do Som, no bairro Kalilândia, a banda feirense Sofie Jell e o grupo soteropolitano Meus Amigos Estão Velhos.

Este é mais um dos shows que celebram os 10 anos de fundação do Feira Coletivo Cultural. A apresentação está prevista para começar às 21 horas e os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Sympla e na portaria da Cúpula. (Elsimar Pondé)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2019 05:33h
Feira de Santana

Pablo Roberto tem sido presença em atos do Governo Municipal

 

Secretário de prestígio no governo Colbert Martins, Pablo Roberto tem estado presente em tudo que é organizado pela administração. Desde as atividades da Secretaria de Prevenção à Violência, até as da Secretaria de Desenvolvimento Econômico: visitou recentemente o Shopping Popular e o prédio que apresentou rachaduras no centro da cidade. Sempre ao lado do prefeito.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2019 05:30h
Encontro

Presidente do Patriota baiano vem a Feira de Santana

 

Na tarde de ontem, quem esteve em Feira de Santana foi o presidente estadual do Patriota, Alexandre Marques. Teve encontro com o presidente municipal da legenda, Léo Amorim e o ex-prefeito José Ronaldo. Tratou do fortalecimento do partido e da montagem para 2020. Alexandre Marques é o atual secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Lauro de Freitas. (Foto: Alexandre Marques, José Ronaldo e Léo Amorim)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2019 05:26h
Movimento nacional

Criação de um grupo de centro para 2022 é visível

 

A possibilidade de PSDB, DEM e PSD se fundirem pode até não se concretizar, mas é visível que há um movimento nacional para que as forças de centro se articulem com um só nome para as eleições de 2022, quando haverá eleição para presidente da República.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2019 05:24h
Decisão adiada

Expulsão de Aécio Neves gera crise entre o PSDB paulista e mineiro

 

A expulsão do deputado federal Aécio Neves (Foto ilustração) do PSDB, que acabou não acontecendo por decisão da ampla maioria da executiva nacional, adia mas não resolve o problema. Existe hoje uma crise entre o PSDB de São Paulo, liderado pelo governador João Doria e o prefeito Bruno Covas, que deseja a expulsão, e o PSDB mineiro, que tem como principais lideranças o senador Anastásia e o próprio Aécio Neves.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2019 05:22h
Shopping Popular

Edvaldo Lima demonstra preocupação com situação dos camelôs

 

O vereador Edvaldo Lima (PP) afirmou que buscará uma audiência com o prefeito Colbert Martins para tratar da questão dos camelôs de Feira de Santana. Ele disse que vem recebendo mensagens de comerciantes ambulantes, que não sabem como irão manter seus comércios nos moldes do Shopping Popular. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2019 05:19h
Feira de Santana

Alberto Nery critica extinção de três escolas municipais

 

O vereador Alberto Nery (PT - foto ilustração), nesta quarta-feira (21), na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, criticou a educação no Município e o anúncio por parte do Governo Municipal da extinção de três escolas. “Três escolas da rede municipal estão sendo extintas e ninguém aqui falou nada”, declarou, salientando que os próprios números do Ideb mostram a deficiência da educação em Feira de Santana, que segundo ele é “das piores nos últimos anos”. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2019 05:18h
Feira de Santana

Tourinho destaca os 35 anos da APAE na cidade

 

O vereador Roberto Tourinho (PV) destacou os 35 anos da APAE em Feira de Santana e a realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que terminará no dia 28 de agosto, com uma caminhada e uma sessão solene na Câmara Municipal de Feira de Santana. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2019 05:15h
Feira de Santana

Gerusa destaca implantação de duas casas de parto e mamografia digital no CMDI

 

Na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, a vereadora Gerusa Sampaio (DEM - foto ilustração) destacou o atendimento de uma indicação sua para a construção de uma casa de parto, ressaltando que duas unidades do gênero serão construídas. “Gilbert Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, nos deu o retorno sobre a criação da Casa de Parto de Feira de Santana, da necessidade da gestante ser ainda melhor acolhida’, disse. As casas de parto serão construídas no bairro Baraúnas e no Feira VII e vão ampliar a quantidade de leitos para parto no Hospital da Mulher. Gerusa informou também que o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) agora conta com mamografia digital. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2019 05:12h
Feira de Santana

Fake News volta a repercutir na Câmara Municipal

 

A fake News de que o projeto nº 3.369/2015 estaria propondo casamento entre pais e filhos, ou seja, incesto, proposta chamada de “Estatuto da Família do Século XXI” repercutiu na Câmara Municipal de Feira de Santana, quarta-feira (21). Evangélicos, os vereadores Cadmiel Pereira (PSC) e Edvaldo Lima (PP) fizeram discursos duros criticando a medida, que inclusive já foi desmentida a forma como vem sendo interpretada e divulgada. Vale ressaltar que a Câmara de Feira também já apresentou no passado uma Moção de Repúdio de autoria de Edvaldo Lima, para uma notícia inexistente envolvendo o então deputado Jean Willys (PSOL).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.08.2019 15:40h
Exame de Certificação de Competências

Quase 3 milhões de brasileiros devem fazer a prova do Encceja no domingo (25)

 

Desde 2017, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) passou a ter a função de emitir o certificado de conclusão dos cursos de ensino fundamental e médio para brasileiros que não puderam concluir os estudos na idade correta. A prova deste ano contará com a participação de 2.973.375 pessoas, em todo o país, e será aplicada neste domingo (25), em todo o território nacional.(Foto ilustração)

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), faz um alerta para que os estudantes consultem com antecedência o Cartão de confirmação do Encceja 2019. É nele que estão informações importantes como endereço, data, local, número de inscrição, horário das provas, indicação das áreas de conhecimento e do nível de ensino, solicitação de atendimento especializado, nome social, se for o caso.

É comum candidatos se perderem ou confundir o local da prova, justamente por falha na checagem das informações. Por isso, o Inep pede que os interessados acessem a Página do Participante, imprima o comprovante e verifique rotas para chegar ao local com antecedência.

A apresentação do comprovante não é obrigatória, mas ajudará o candidato a se localizar e chegar mais tranquilo para ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.08.2019 15:10h
Economia

Arrecadação chega a R$ 137,7 bi em julho, melhor resultado desde 2011

 

A arrecadação das receitas federais somou R$ 137,735 bilhões, em julho de 2019, informou hoje (22) a Secretaria da Receita Federal do Ministério da Economia. O crescimento real (descontada a inflação) comparado ao mesmo mês de 2018 chegou a 2,95%. É o maior resultado para o mês desde julho de 2011 (R$ 141,801 bilhões). (Foto ilustração)

Segundo o chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita, Claudemir Malaquias, o resultado do mês foi influenciado por eventos atípicos. O principal motivo foi o aumento da arrecadação de receitas extraordinárias de aproximadamente R$ 3,2 bilhões com Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. De acordo com Malaquias, isso aconteceu devido a reorganizações societárias, em que há incidência dos tributos sobre o ganho de capital com a nova organização societária das empresas. De acordo com a Receita, também houve influência do crescimento da arrecadação de depósitos judiciais.

Nos sete meses do ano, a arrecadação chegou R$ 895,330 bilhões, com aumento real de 1,97%. O valor corrigido pela inflação chegou a R$ 902,506 bilhões, o maior volume arrecadado no período também desde 2014, quando chegou a R$ 905,371 bilhões, em valores corrigidos pela inflação.

As receitas administradas pela Receita Federal...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.08.2019 14:45h
Agornegócio

Brasil deve produzir 31,6 bilhões de litros de etanol este ano

 

O Brasil deverá produzir este ano 30,3 bilhões de litros de etanol da cana-de-açúcar e mais 1,35 bilhão de litros a partir do milho: um total de 31,6 bilhões de litros do produto. Os dados do 2º levantamento da Safra de Cana 2019/20 foram divulgados hoje (22) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). (Foto ilustração)

Segundo a Conab, o etanol anidro, usado na mistura com a gasolina, deve chegar a 10,5 bilhões de litros, ou seja, 12,6% a mais que em 2018/19. No caso do hidratado, vendido nos postos de combustíveis, a tendência é redução de 14,1%, em relação à safra passada, chegando a 19,8 bilhões de litros.

A Conab informou ainda que o milho vem assumindo um papel de destaque na produção do combustível no País. Segundo a companhia, o Centro-Oeste é a região que mais usa o cereal para produzir etanol: 94,2% da oferta nacional em 2019, ou seja, 1,27 bilhão de litros, um crescimento de 62,4% em relação à safra passada.

Açúcar

Os dados do levantamento indicam ainda que a produção de açúcar deverá alcançar 31,8 milhões de toneladas este ano, um aumento de 9,5%. No plantio da cana, o levantamento aponta um acréscimo de 0,3% na produção em relação à safra passada, chegando a 622,3 milhões de toneladas. Em compensação, a área colhida ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.08.2019 13:00h
Feira de Santana

Por determinação judicial, Governo Municipal obtém a posse do Feira Tênis Clube

 

O juiz de Direito Gustavo Rubens Hungria, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Feira de Santana, concedeu a Prefeitura Municipal a posse do imóvel onde funcionou o Feira Tênis Clube, na Rua Visconde do Rio Branco, cuja desapropriação para fins de utilidade pública se deu mediante depósito judicial de R$ 9,2 milhões, ocorrido em meados do mês de julho. (Foto ilustração)

A sentença judicial, datada desta quarta-feira, 21, foi recebida pelo prefeito Colbert Martins da Silva Filho como sendo “ uma vitória histórica para o Município, e um passo decisivo para transformar o Feira Tênis Clube em um Centro de Educação Complementar, voltado à captação e formação pedagógica permanente da Rede Municipal de Ensino, com ênfase na promoção de atividades esportivas e culturais”.

A desapropriação da área de 12 mil metros quadrados, onde por décadas funcionou o tradicional clube social, ocorreu através de Decreto Municipal declarando o espaço de utilidade pública, com vistas a preservar o importante patrimônio arquitetônico da cidade.

Um vídeo ilustrativo sobre o futuro Complexo Educacional produzido pela Secretaria de Comunicação, demonstrando, numa maquete, o projeto arquitetônico concebido por técnicos da Secretaria de Planejamento foi apresentado para a imprensa pelo prefeito Colbert Filho, na manhã desta quinta-...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.08.2019 12:14h
Feira de Santana

Múltiplo artista Don Guto lança novo videoclipe

 

Em formato de videoclipe que utiliza animação, ciência e ficção científica, "Nota que vem" é o mais novo lançamento do múltiplo artista feirense Don Guto, que será disponibilizado nesta sexta (23).

Filmado no Espaço Solar, em Feira de Santana, em parceria com o videomaker Arivaldo Públio e a empresa Lampião Filmes, o segundo clipe de Don Guto é fruto do EP Artifício.

O vídeo ainda conta com as participações especiais de dois dos integrantes do grupo Roça Sound, Don Maths e Paulo Balla. O EP Artifício pode ser conferido em todas as plataformas digitais. (Elsimar Pondé)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.08.2019 11:39h
Política

ACM Neto descarta fusão partidária entre DEM, PSDB e PSD

 
Foto: Reprodução/Instagram

O prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, negou, através de uma publicação em uma rede social, uma suposta fusão entre os partidos DEM, PSDB e PSD. A informação da junção das siglas foi noticiada pelo UOL.

“Não participei de nenhuma conversa sobre fusão partidária com o PSDB e o PSD. A prioridade absoluta do DEM é consolidar o seu caminho de crescimento, se mantendo como o partido que vai conduzir a agenda de construção de um novo país”, escreveu o prefeito, em seu perfil oficial no Twitter, nesta quinta-feira (22).

“Lamento que existam tantas especulações infundadas, na imprensa, sobre esse tema. Gostaria de saber a quem interessa essas especulações, que são disseminadas mesmo com a firme negativa dos dirigentes partidários do DEM”, completou Neto. (Bahia.ba/ Foto Reprodução/ Instagram)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.08.2019 11:20h
Fiscalização ambiental

Ibama lança edital para contratar empresa que monitore desmatamento

 

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) publicou edital no Diário Oficial da União dessa quarta-feira (21) chamamento público de empresas especializadas no fornecimento diário por imagens de satélites de alta resolução espacial para geração de alertas diários de indícios de desmatamento. (Foto ilustração)

O documento, assinado pelo diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Olivaldi Alves Borges de Azevedo, diz que a medida justifica-se pela “busca de uma solução viável e operacional para atuação mais eficiente, eficaz, efetiva e com maior celeridade na gestão das ações de fiscalização ambiental no combate ao desmatamento ilegal e exploração florestal seletiva ilegal na região Amazônica”.

O texto do edital diz ainda que o Ibama, por mor meio de sua Diretoria de Proteção (Dipro), objetiva combater o desmatamento ilegal na Amazônia Legal de forma preventiva ou, no mínimo, contemporânea, para que seja possível interromper a ação criminosa, viabilizando uma atuação mais expedita e não permitindo a evolução e consolidação da ocorrência do ilícito.

Nesse sentido, segundo o instituto, faz-se necessário obter alertas de desmatamento diários das áreas mais críticas na Amazônia, em uma área pré...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.08.2019 10:51h
Feira de Santana

Defensoria Pública realiza 238 atendimentos em Ação Cidadã Sou Pai Responsável

 
Foto Reprodução

A campanha de intensificação da Ação Cidadã Sou Pai Responsável registrou 238 atendimentos em apenas cinco dias em Feira de Santana, entre os dias 9 e 13 de agosto de 2019. Destes, 49 resultaram em coleta de material biológico para realização de exames de DNA, que viabilizam o reconhecimento de paternidade.

Os dados registrados na Princesa do Sertão incluem tanto os atendimentos realizados na sede local da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, situada na Avenida Maria Quitéria, quanto no Boulevard Shopping, um dos parceiros da instituição na campanha de 2019. Na avaliação da coordenadora da 1ª Regional – Feira de Santana, Liliane Amaral, os números refletem um resultado positivo da campanha deste ano.

“Podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que a Ação Sou Pai Responsável deste ano se superou e alcançou um público bem maior. É o resultado do empenho de todos os envolvidos e, acima de tudo, da condução e apoio prestados pela Administração Superior, em sintonia com o processo já avançado de valorizar e assistir melhor o interior da Bahia”, destacou Liliane.

Ação Cidadã Sou Pai Responsável

Apesar de encerrado o período da intensificação, a Ação Cidadã Sou Pai Responsável é permanente e segue durante todo o ano prestando atendimentos à populaç...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.08.2019 10:13h
Salvador

Câmara Municipal vai votar projeto dos aplicativos de transporte no dia 28

 
Foto Tácio Moreira/Metropress

O tão comentado projeto que regulamenta os aplicativos de transporte será votado no dia 28 de agosto. A informação foi passada pelo presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Jr (Foto Tácio Moreira/Metropress), em entrevista ao site Bahia.ba.

“Vamos votar o projeto dia 28. Não votamos nada enquanto não votar o projeto dos aplicativos. Nem sessão especial, nem moção, nada. Já deixei isso bem claro aos líderes da oposição e do governo”, afirmou.

Geraldo Jr salientou que apesar de viverem em harmonia, os poderes Legislativo e Executivo são independentes.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.08.2019 09:45h
Carta de Teresina

Em carta, governadores do Nordeste demonstram preocupação com privatizações

 

Na Carta de Teresina, divulgada após reunião nesta quarta-feira (21), os governadores do Nordeste demonstram preocupação com o anúncio do governo federal sobre a privatização de 17 empresas estatais. O documento foi elaborado em encontro do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. (Foto ilustração)

"Essa carta resume o posicionamento dos estados do Nordeste. Entre eles, nos preocupa bastante que esse anúncio de privatizações realizado hoje não venha endossado com estudos que demonstram o que será feito de prestação de serviços nessas áreas", afirmou o governador da Bahia e presidente do consórcio, Rui Costa, em entrevista coletiva.

No documento, os governadores dão atenção especial aos Correios e à Eletrobras. "Sem estudos técnicos aprofundados e a necessária compreensão de todos os impactos, tais vendas poderão trazer consequências negativas para a soberania nacional e um possível retrocesso à integração regional", diz trecho da carta. (Secom) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.08.2019 09:39h
TCM

Ex-prefeito de Barreiras é punido por irregularidades em obras

 
Foto Reprodução/ TV Bahia

Na sessão desta quarta-feira (21/08), o Tribunal de Contas dos Municípios julgou procedente relatório de auditoria que apontou irregularidades na contratação da empresa Almeida Souza Serviços Ltda. pela Prefeitura de Barreiras, na gestão do ex-prefeito Antônio Henrique Moreira, no exercício de 2015. O contrato tinha por objeto a execução de serviços de manutenção e reforma de unidades escolares do município, no valor estimado de R$2.940.549,32. O relator do processo, conselheiro Fernando Vita, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa.

Os conselheiros do TCM também aprovaram a determinação de ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$62.059,25, com recursos pessoais, em razão da ausência de prestação de serviços. O ex-prefeito Antônio Henrique Moreira ainda sofreu multa de R$15 mil.

A equipe técnica analisou as reformas realizadas nas escolas municipais: Valdete Piedade de Holanda, São João (Povoado de Riachinho), Santa Luzia, Anjo Querubim, Tarcilo Vieira de Melo, Antônio Machado (Localidade de Váu do Teiú), Major Cândido, Luiz Viana Filho, Deputado Juarez de Souza, Joaquim Neto, Presidente Médici e São José. Pelos serviços executados em 2015, a prefeitura pagou à empresa o total de R$301.887,93.

De acor...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.08.2019 09:19h
Presidente do Brasil de 1956 a 1961

22 de agosto: 43 anos da morte de JK, o fundador de Brasília

 

Foi no dia 22 de agosto de 1976 que faleceu, vítima de um acidente automobilístico, o presidente Juscelino Kubitschek (Foto reprodução/Twitte). Ele ocupou o cargo entre 1956 a 1961, e foi o responsável pela construção de Brasília.

O dia também ficou marcado, em 1942, quando o governo brasileiro declarou guerra à Alemanha, Japão e Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. (Web)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.08.2019 09:00h
Ministério Público da Bahia

MP aciona Hospital Municipal de Barra do Mendes por irregularidades

 
Foto Reprodução

Instalações em mau estado de conservação, quantidade insuficiente de material de limpeza e de gêneros alimentícios e descarte inadequado do material hospitalar são algumas das irregularidades encontradas no Hospital Municipal de Barra do Mendes. A situação motivou o Ministério Público estadual a ajuizar ação civil pública contra o Município e o Estado. Segundo o promotor de Justiça Marco Aurélio Nascimento Amado, autor da ação civil pública, vistoria e inspeção realizadas no estabelecimento de saúde constataram inúmeras desconformidades, como sala de esterilização inadequada; aparelho de ultrassom em perfeito estado de funcionamento, mas guardado em sala utilizada como depósito de materiais e equipamentos; ausência de carrinho de emergência; e aparelho de raio-x em caixas aguardando instalação, dentre outras.

Na ação, o promotor de Justiça requer que o Município de Barra do Mendes e o Estado da Bahia solucionem as irregularidades constatadas no Hospital Municipal Manoel Novaes, sendo obrigados pela Justiça a adquirir e instalar lâmpadas em todas as áreas do estabelecimento de saúde; acomodar a quantidade de leitos na enfermaria pediátrica, conforme padrões estabelecidos; e descartar adequadamente o lixo hospitalar. Além disso, o MP requer que o Município apresente um plano de ação com cronograma de adequação a ser pactuado com a Vigilância Sanitária do Estado da Ba...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.08.2019 08:31h
Projeto Em frente Brasil

Ministério da Justiça autoriza uso da Força Nacional em cinco estados

 

O Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta (projeto Em Frente Brasil) terá o apoio da Força Nacional de Segurança Pública nas ações de combate ao crime nos estados de Goiás, Pernambuco, do Pará, Espírito Santo e Paraná. (Foto ilustração)

As portarias assinadas pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, autorizando a medida estão publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (22). As equipes deverão atuar nas capitais e cidades da região metropolitana.

Por um período de 120 dias, a contar do dia 30 de agosto e podendo ser prorrogado, os militares da Força Nacional vão apoiar as ações de policiamento ostensivo, preservação da ordem pública e da segurança do cidadão e do patrimônio.

De acordo com a portaria, o contingente de militares a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, cabendo aos estados e municípios dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional. (Aécio Amado/ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Iau - cavalgada
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2019

2018

2017

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia