Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você lembra em quem votou para vereador em 2016?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2019 07:40h
TCM

Prefeito de Baixa Grande é punido por desvio de finalidade de recursos do Fundeb

 
Foto Reprodução

Na sessão desta terça-feira (24/09), o Tribunal de Contas dos Municípios julgou procedente termo de ocorrência lavrado contra o prefeito de Baixa Grande, Heraldo Alves Miranda, diante da aplicação em desvio de finalidade de recursos do Fundeb, oriundos de precatório judicial pago pela União. Foram gastos de forma irregular o montante de R$5.783.483,05, no exercício de 2018, que terão agora que ser devolvidos pelo gestor à conta do Fundeb, com recursos do município.

O relator do processo, conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Federal para que apure a prática de ato de improbidade administrativa decorrente da irregularidade apurada neste termo de ocorrência. O prefeito foi multado em R$5 mil. Cabe recurso da decisão. (TCM/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2019 07:40h
Servidores do Executivo Federal

Ministério define recesso de fim de ano no serviço público federal

 

O período de recesso para a comemoração das festas de fim de ano (Natal e Ano Novo), para os servidores públicos federais da administração direta, autárquica e fundacional, foi definido pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, do Ministério da economia, em portaria publicada nesta quarta-feira (25) no Diário Oficial da União. (Foto ilustração)

De acordo com o documento, o recesso compreenderá os períodos de 23 a 27 de dezembro de 2019 e de 30 de dezembro de 2019 a 3 de janeiro de 2020. “Os agentes públicos devem se revezar nos dois períodos comemorativos, preservando os serviços essenciais, em especial o atendimento ao público”.

O servidor poderá compensar as horas do recesso a partir de hoje, data da publicação da portaria, até 29 de maio de 2020. Quem não “compensar as horas usufruídas em razão do recesso sofrerá desconto na sua remuneração, proporcionalmente às horas não compensadas”, diz a portaria. (Aécio Amado/ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2019 07:30h
Feira de Santana

É fake news, informação sobre licitação para Fundação Hospitalar

 

É inverídica (fake news) informação divulgada em veículos de comunicação na internet, de que “foi considerada deserta” a licitação, na modalidade pregão presencial número 029/2019, para contratação de empresa prestadora de serviços de saúde em unidades vinculadas à Fundação Hospitalar de Feira de Santana.

Na verdade, a sessão pública relativa a esta licitação, na última segunda-feira, 23, contou com a presença de representantes de várias empresas participantes do processo, na Sala de Licitações da Prefeitura, localizada na Secretaria de Administração.

Após a sessão e a decisão de adiamento, as empresas registraram presença em ata, o que comprova a presença de seus representantes e a inverdade na informação de que a licitação teria dado "deserta".

Também não procede a notícia de que o adiamento da licitação ocorreu “de forma inexplicável”. O secretário de Administração do Município, Sebastião Cunha (foto ilustração), informa que a medida foi adotada diante de pedidos de impugnação apresentados na sexta-feira, 21, por parte de três das licitantes.

“A explicação é extremamente simples: como não haveria tempo hábil para an...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2019 06:35h
Abusos no uso e na divulgação de imagens

Projeto prevê autorização por escrito para uso de imagem, voz ou texto

 

O Projeto de Lei 4076/19 determina que a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, voz ou pronunciamento pessoal, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa dependem de autorização em contrato formal e específico.

Conforme a proposta, antes de assinar o contrato, a pessoa deverá ter conhecimento detalhado sobre o que será realizado em virtude de tal autorização e poderá, em qualquer tempo, desta desistir, sem que isto implique a sujeição a qualquer espécie de sanção ou penalidade.

Se a divulgação ocorrer sem prévia autorização, esta poderá ser proibida, a requerimento do interessado, que também terá direito a indenização, caso a publicação atinja sua honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se esta se destinar a fins comerciais.

O projeto, que altera o Código Civil, foi apresentado pela deputada Bia Kicis (PSL-DF). Ela ressalta que “os contratos mais corriqueiros firmados por pessoas físicas com universidades, escolas, academias, clubes e outros prestadores de serviços buscam, sem o consentimento expresso e específico do usuário, vincular a sua imagem a serviços prestados”.

Para ela, “situações dessa natureza constituem abusos ou excessos e demandam o aprimoramento da disciplina legal dos direitos de personalidade”. A parlamentar ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2019 06:26h
Comunista

Agora é oficial, Luiz da Feira é PC do B em Feira de Santana

 

Finalmente a fusão PPL e PC do B foi homologada pelo TSE. Em Feira de Santana, quando nada até o mês de abril de 2020, os comunistas vão ter um representante, o vereador Luiz da Feira (foto ilustração), que foi eleito pelo PPL. Luiz da Feira já tem como certo que está comunista. Permanecer é difícil.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2019 06:21h
Feira de Santana

Carlos Wilson diz que laudo alerta para problemas elétricos no Iguatemi I

 

A tragédia que vitimou seis pessoas em um incêndio no Residencial Iguatemi I, do programa Minha Casa, Minha Vida, no bairro Mangabeira, ocorrido dia 4 de dezembro de 2018, tem o advogado Carlos Wilson (foto ilustração) como representante legal de vários moradores vítimas do acidente, mas nenhum deles está na relação das famílias que tiveram óbitos. A defesa trata apenas de moradores que tiveram prejuízos materiais e danos nos imóveis. Carlos Wilson busca conciliação junto à empresa de energia e a construtora responsável, com fundamento no laudo pericial. Carlos Wilson alerta as autoridades para os demais blocos do conjunto, que têm o mesmo tipo de eletrificação e estão sujeitos aos mesmos problemas.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2019 06:16h
Líder da oposição

Targino Machado fecha com ACM Neto

 

Líder da oposição na Assembleia e sempre citado como prefeiturável em Feira de Santana, onde pontua bem nas pesquisas, o deputado Targino Machado (DEM - foto ao lado de ACM Neto) disse segunda-feira (23) que nunca se disse pré-candidato, nem anda correndo atrás de candidatura. Fez questão de ressalvar: - Nada farei sem ouvir ACM Neto. Nunca, em tempo algum, chamei alguém de líder. Mas já estou me auto-proclamando liderado dele. (A Tarde – Levi Vasconcelos)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2019 06:12h
Segundo o Ministério do Trabalho

Brasil é recorde mundial em número de sindicatos

 

Até meio de setembro, o Ministério do Trabalho emitiu 70 autorizações de criação de sindicatos laborais e 11 patronais. Só em 2006, o governo Lula autorizou a criação de 9.382 sindicatos. Mais de 25 novos sindicatos por dia, incluindo sábado e domingo. O Brasil tem recorde mundial de sindicatos. Atualmente, são 16.889, além de 603 federações, 50 confederações e 14 centrais sindicais. (Claudio Humberto)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2019 06:09h
Descompasso

Salvador com dois centros de convenções e Feira à espera de um

 

Enquanto Salvador está na disputa para ter dois centros de convenções em breve, um do Município e outro do Estado, Feira de Santana padece para concluir o seu, que começou a ser construído em 2006, quando ainda era governador Paulo Souto. Evidente que Salvador tem espaço para dois centros de convenções. O problema é a falta de empenho para resolver o de Feira de Santana. (Foto ilustração: Maquete do Centro de Convenções)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2019 06:02h
Feira de Santana

Proposta de Comenda Maria Quitéria para ministra Damares Alves cai por falta de votos

 

O vereador Edvaldo Lima (PP) apresentou um Projeto de Decreto Legislativo concedendo a Comenda Maria Quitéria à ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves (Foto ilustração). Mas a proposta não foi aprovada porque não atingiu a quantidade mínima de votos (14) para esse tipo de homenagem. Já o Título de Cidadã Feirense para a ministra, de autoria do vereador Isaías de Diogo (PDT), foi aprovado pela Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta terça-feira (24), com 14 votos, e teve os votos contrários dos vereadores Roberto Tourinho (PV), Alberto Nery (PT) e Eremita Mota (PSDB). O autor justificou que a ministra já teve ações em Feira de Santana, mas foi questionado pelo vereador Roberto Tourinho (PV), que fez a leitura do currículo de Damares e disse não constar nada que ela tenha feito em prol do Município, o que não a torna apta a receber o título. (Daniela Oliveira)


 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2019 06:00h
Feira de Santana

Pesquisas colocam Zé Neto como nome certo em um segundo turno

 

No núcleo mais próximo de Zé Neto (PT) a expectativa é quem iria para o segundo turno contra o petista, se a eleição para prefeito de Feira de Santana fosse agora. É que em todas as pesquisas seu nome está em primeiro lugar. Como a eleição ainda é no próximo ano...
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2019 05:57h
Feira de Santana

Assassinato de delegado leva autoridades a repensarem Centro de abastecimento

 

Precisou ser assassinado um delegado de polícia para as autoridades administrativas e policiais que atuam no Centro de Abastecimento, em Feira de Santana, perceberem que a falta de segurança no entreposto comercial é gravíssima. Necessário se faz uma força tarefa e um projeto de ação contínua para que o espaço possa ser frequentado. (Foto ilustração)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2019 05:54h
Feira de Santana

Bililiu cobra da deputada Dayane Pimentel recursos para Obra da Lagoa Grande

 

Mais uma vez o vereador João Bililiu (Cidadania - foto ilustração) reivindicou melhorias para a comunidade do Caseb, como a execução das obras da Lagoa Grande e cobrou da deputada federal Dayane Pimentel (PSL) que também contribua, por meio de recursos, para que a obra saia do papel. “Que se faça uma parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal em prol daquela comunidade”, sugeriu. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2019 05:52h
Feira de Santana

Gerusa Sampaio pede atenção para a violência doméstica nos distritos

 

A vereadora Gerusa Sampaio (DEM - foto ilustração) informou, nesta terça-feira (24), que fez uma indicação ao Governo Municipal de Feira de Santana para que a rede de proteção à mulher seja levada também aos distritos. A mesma sugeriu que a realização de ações em conjunto entre os órgãos envolvidos na proteção da mulher vítima de violência doméstica. Segundo Gerusa, o Município que tem uma rede mais fortalecida na Bahia é Feira de Santana, mas precisa ser estendida aos distritos. A vereadora citou ainda a decisão do presidente Jair Bolsonaro que sancionou modificações na Lei Maria da Penha para que o agressor possa ressarcir ao Sistema Único de Saúde (SUS) os gastos com a vítima. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2019 05:50h
Feira de Santana

Marcos Lima destaca encontro com prefeito e secretário de Educação

 

Contrariando o que foi dito pelo vereador Zé Filé a respeito do prefeito Colbert Martins não receber os vereadores, o líder do Governo, Marcos Lima (Patriota), usou a tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana para destacar um encontro entre ele, o chefe do Executivo e o secretário de Educação, Marcelo Neves. “Conversamos sobre os pleitos que fizemos na área da Educação, como a ampliação ou construção de uma nova creche para atender ao bairro Rua Nova”, afirmou. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2019 05:46h
Feira de Santana

Aprovada criação do Setembro Verde para inclusão social

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, nesta terça-feira (24), em segunda discussão, a criação da campanha Setembro Verde, com o objetivo de dar visibilidade à inclusão social da pessoa com deficiência. A proposta, de autoria do vereador Lulinha (DEM), determina a realização de ações de conscientização sobre a importância da inclusão social, promoção, informação e difusão dos direitos dos deficientes, divulgação das políticas públicas existentes, realização de palestras, eventos, divulgação de boas práticas, encontros comunitários, iluminação de espaços públicos com a cor verde dentre outras. O projeto autoriza ainda parcerias com a iniciativa privada, a fim de disseminar a ideia. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 17:22h
Governo Federal

Moro diz que Bolsonaro tem "compromisso contra o crime e a corrupção"

 

Além de dizer que o discurso de Jair Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU foi “assertivo”, Sergio Moro afirmou que o presidente demonstrou ter compromisso com o combate ao crime e à corrupção.

No Twitter, o ministro da Justiça também postou uma foto de um anúncio publicitário sobre o pacote anticrime. (O Antagonista)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 15:20h
São Paulo

Funcionários da Embraer entram em greve em São José dos Campos

 

Funcionários da Embraer entraram hoje (24) em greve. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, eles reivindicam aumento real e manutenção de todos os direitos previstos na convenção coletiva de trabalho. (Foto ilustração)

Os empregados rejeitaram - em assembleia - a reposição da inflação do último ano em um percentual de 3,28% oferecido em negociação com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Os trabalhadores pedem reajuste real de 6,37%. Além disso, querem que o acordo coletivo mantenha a estabilidade dos empregados lesionados e que a terceirização permaneça restrita à fábrica.

Adesão

A Embraer informou, por nota, que a maior parte dos funcionários não aderiu à greve. Segundo a empresa, “todas as áreas produtivas e administrativas da unidade estão operando com cerca de 80% de suas equipes”.

O comunicado diz ainda que a Polícia Militar foi chamada para desfazer o bloqueio que havia sido feito por parte dos trabalhadores para impedir o acesso de funcionários e veículos à fábrica.

Ainda segundo a empresa, as outras duas unidades da Embraer em São José dos Campos e as fábricas de Botucatu, Campinas, Gavião Peixoto, Sorocaba e Taubaté est&ati...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 15:00h
Segurança Pública

Futuros escrivães, investigadores e delegados da Polícia Civil iniciam curso de formação

 

A aula inaugural do Curso de Formação 2019 da Academia da Polícia Civil da Bahia (Acadepol) reuniu, na manhã desta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa do Estado (Alba), todos os aprovados no último concurso realizado para preenchimento de vagas na corporação. Ao todo, 340 futuros delegados, investigadores e escrivães iniciaram a preparação, que acontecerá nos próximos quatro meses. (Foto ilustração)

Presente no evento, o titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Maurício Barbosa, fez questão de desejar boa sorte aos formandos da Polícia Civil da Bahia (PC-BA). "Essa formação é necessária e obrigatória. Só depois da aprovação do grupo será possível nomear e dar posse aos novos escrivães, investigadores e delegados, e boa parte deve atuar no interior do estado. Há municípios com cerca de 50 mil habitantes que clamam por um reforço na polícia investigativa", explicou.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 14:40h
Receita Federal

Arrecadação é a melhor para agosto em 5 anos e atinge R$ 1 trilhão na parcial de 2019

 

A arrecadação de impostos, contribuições e demais receitas federais teve uma alta real (descontada a inflação) de 5,67% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado. Segundo informou nesta terça-feira (24) a Receita Federal, o total arrecadado ficou em R$ 119,951 bilhões, contra R$ 113,514 bilhões em agosto de 2018. (Foto ilustração)

Foi o melhor resultado para meses de agosto desde 2014 (ou seja, em 5 anos) – quando o resultado foi de R$ 124,372 bilhões. Os valores foram corrigidos pela inflação.

De acordo com números da Receita, a alta na arrecadação em agosto deste ano, de 5,67% em termos reais, foi a maior desse ano. A comparação foi feita contra o mesmo mês do ano anterior. Esse também foi o quinto mês seguido com crescimento dos valores arrecadados acima da inflação.

Em agosto, houve crescimento real (acima da inflação) de 35,26% na arrecadação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), para R$ 20,48 bilhões. O fisco explicou que houve "pagamentos atípicos" de R$ 5,2 bilhões nesses tributos no mês passado.

Parcial do ano

No acumulado dos oito primeiros meses deste ano, a arrecadação somou R$ 1,015 trilhão, com aumento real de 2,39% frente ao mesmo perío...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 14:20h
Simplificação e desburocratização

Carteira de Trabalho Digital entra em vigor a partir de hoje

 

Os brasileiros passam a contar, a partir de hoje (24), com a Carteira de Trabalho Digital, documento totalmente em meio eletrônico e equivalente à antiga Carteira de Trabalho e Previdência Social física. (Foto ilustração)

Segundo a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, a mudança vai assegurar facilidades para trabalhadores e empregados, com redução da burocracia e custos. Por exemplo: ao ser contratado, o novo empregado não precisará mais apresentar a carteira em papel. Bastará informar o número do CPF ao empregador e o registro será realizado diretamente de forma digital.

Prevista na Lei da Liberdade Econômica, sancionada na últma sexta-feira (20), a Carteira Digital é disciplinada pela Portaria nº 1.065, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União .

O documento digital está previamente emitido para todos os brasileiros e estrangeiros que estejam registrados no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Cada trabalhador terá de habilitar o documento, com a criação de uma conta de acesso no endereço específico.

eSocial

Empresas que já usam o eSocial poderão contratar funcionários sem a necessidade de exigir deles o documento físico. Isso vai facilitar o acesso ao mercado, pois ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 14:00h
Nova York (EUA)

Em discurso na ONU, Bolsonaro destaca riqueza da Amazônia

 

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (24) que a Organização das Nações Unidas (ONU) não pode aceitar a volta do colonialismo e defendeu a soberania brasileira na Amazônia. Durante seu discurso na abertura da 74ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York, nos Estados Unidos, Bolsonaro reafirmou o compromisso do país com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável da região. (Foto ilustração)

“O Brasil é um dos países mais ricos em biodiversidade e riquezas minerais, nossa Amazônia é maior que toda Europa Ocidental e permanece praticamente intocada, prova de que somos um dos países que mais protege o meio ambiente”, disse ele aos chefes de Estado.

Cerca de 14% do território brasileiro é demarcado como terras indígenas e Bolsonaro destacou que não pretende demarcar novos territórios. "Quero deixar claro: o Brasil não vai aumentar para 20% sua área já demarcada como terra indígena, como alguns chefes de Estados gostariam que acontecesse", afirmou. “O índio não quer ser latifundiário pobre em cima de terras ricas. Especialmente das terras mais ricas do mundo. É o caso das reservas Ianomâmi e Raposa Serra do Sol. Nessas reservas, existe grande abundância de ouro, diamante, urânio, nióbio e terras raras, entre outros”, disse, destacando que o Brasil usa 8% de seu território para produção de alimentos.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 13:36h
Feira de Santana

Fenatifs será aberto com espetáculo alagoano

 

De 01 a 12 de outubro, a Cia. Cuca de Teatro realiza a 12ª edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs) com espetáculos teatrais, circenses, de dança, teatro de animação, contação de histórias, recital de poesias e oficinas.

A programação da abertura do Fenatifs 2019 terá o espetáculo “Maiuei - É do meu jeito!”, da Turma do Biribinha (Arapiraca - AL) às 19 horas, no Teatro do Cuca.

Logo em seguida haverá a Homenagem Fenatifs, com a instituição do Troféu Cultural Henrique Motté, às 20 horas, e por fim, será realizado o Fala Fenatifs com o tema “O que será de nós?!” às 20h30. Para ter acesso basta levar 1 kg de alimento estocável.

Com mais de 50 apresentações, de diversos estados do país, o projeto conta com o apoio financeiro do Governo do Estado e as atividades ocupam diversos espaços culturais da cidade. (Elsimar Pondé - foto Michele Roário)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 11:57h
Feira de Santana

SAMU comemora 15 anos nesta sexta, confira programação

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Feira de Santana promove programação especial em comemoração aos 15 anos do órgão, a completar nesta sexta-feira, 27. (Foto ilustração)

Em agradecimento pelo aniversário, uma missa será realizada nesta terça-feira (24) na Paróquia Santo Antônio dos Capuchinhos, a partir das 17h. A celebração é aberta ao público e terá como sacerdote celebrante o Frei Mário Sérgio.

Já no dia 27, a partir das 8h, a II Mostra de Pesquisa e a III Exposição do SAMU será realizada no Centro de Cultura Maestro Miro. A atividade contou com inscrição prévia e gratuita, que já foi encerrada, na modalidade ouvinte e como apresentador de trabalhos científicos.

A programação conta também com a inauguração da nova base norte, que faz parte da descentralização do SAMU e será implantada no Ginásio Oyama Pinto. A entrega será realizada ainda na sexta-feira (27), às 17h.

Às 19h, a comemoração continua com homenagens aos profissionais que atuam no serviço há 15 anos. A atividade de reconhecimento acontece no espaço de eventos Graça Magalhães e não é aberta ao público.

A programação de celebração é uma i...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 11:15h
Custo de vida

Prévia da inflação oficial é de 0,09% em setembro

 

A prévia da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), ficou em 0,09% em setembro. A taxa é a mesma da prévia de setembro do ano passado e maior que a de agosto deste ano (0,08%). (Foto ilustração)

Segundo dados divulgados hoje (24), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA-15 acumula 0,26% no terceiro trimestre, 2,6% no ano e 3,22% em 12 meses.

Em setembro, o grupo de despesas habitação foi o principal responsável pela inflação, com uma alta de preços de 0,76%, influenciado pelo aumento do custo com energia elétrica (2,31%).

Outro grupo com impacto importante na inflação foi vestuário (alta de 0,58%). Por outro lado, os alimentos e bebidas, com uma deflação (queda de preços) de 0,34%, foram os principais responsáveis por evitar uma inflação maior.

Foram observadas quedas do tomate (-24,83%), cenoura (-16,11%), hortaliças e verduras (-6,66%), frutas (-0,93%) e carnes (-0,38%). (Kleber Sampaio/ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 10:45h
Feira de Santana

Parte da história da Princesa do Sertão nas lentes de Antônio Magalhaes em exposição no MAP

 

A última feira livre, a inauguração da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana, do Observatório Antares, do Centro de Abastecimento, a beleza da ponte Rio Branco, casarões. (Foto ilustração)

A luz que passou pela lente da câmera do decano da fotografia feirense, Antônio Magalhães, e chegou ao filme registou momentos, prédios e equipamentos públicos históricos.

E setenta destas fotografias estão sendo expostas no box C6, no MAP (Mercado de Arte Popular), onde funciona o Foto Magalhães, até o final da próxima semana.

Alguns não mais existem. A exposição tem o apoio das secretarias de Cultura, Esporte e Lazer, Comunicação Social e da Fundação Cultural Egberto Costa. A exposição é uma homenagem do fotografo, aos 186 anos de emancipação política de Feira de Santana.

“Mantendo viva a história de Feira de Santana” mostra o que existe e muito que não mais existe, como a bela Ponte Rio Branco e a boate do Jerimum e o Restaurante Carro de Boi, autoria de Amélio Amorim.

Feira de Santana vista sob o olhar atento do experiente fotógrafo, lá pelos anos 70, tem suas peculiaridades. Contam muitas histórias que caminham para o esquecimento da população.

Como uma que ele está com amigos, com o figurino na épo...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 10:20h
Rio de Janeiro

Governador do Rio modifica regras de gratificação a policiais

 

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (foto), publicou hoje (24) um decreto que modifica as regras para concessão de gratificação a policiais por redução de indicadores de criminalidade no Rio de Janeiro. O novo decreto deixa de considerar a redução dos homicídios decorrentes de intervenção policial como uma meta estratégica para a concessão da gratificação.

O decreto mantém apenas os homicídios dolosos, latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte entre as metas de redução de letalidade violenta.

Com a mudança no texto, não há mais a necessidade de se reduzir as mortes provocadas pela polícia para que a gratificação seja recebida.

O novo decreto foi publicado menos de uma semana depois da morte da menina Ágatha Félix, de oito anos, durante uma operação policial no Complexo do Alemão, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, na última sexta-feira (24). A Polícia Civil investiga se o tiro foi disparado por policiais militares e se havia confronto no momento do disparo.

Além de retirar os homicídios decorrentes de intervenção policial do texto, o novo decreto inclui a redução do roubo de cargas como meta, ao lado dos roubos de veículos e roubos de rua. (AB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 10:01h
Feira de Santana

Edvaldo Lima sugere um ano de isenção para ambulantes no shopping popular

 
Foto Reprodução

Em discurso, nesta terça-feira (24), o vereador Edvaldo Lima (PP - Foto Reprodução) defendeu que os ambulantes tenha um ano de isenção no pagamento da taxa para utilização do boxe no shopping popular.

“Um ano isentar e depois de um ano pagar R$50 reais, está no Ministério Público essa proposta”, informou.

Edvaldo criticou o posicionamento do empresário Elias Tergilene, durante audiência pública realizada na semana passada, na Câmara Municipal.“Desrespeito total com os comerciantes e com os vereadores desta Casa. Na audiência aquele cidadão chegou ao ponto de chamar os vereadores de palhaços, mas quando ele chamou o vereador Edvaldo Lima foi para cima dele e ele teve que se retratar. Ele manda em quem ele quiser, mas no vereador Edvaldo Lima nesta Casa não”, bradou. (Daniela Oliveira)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 10:00h
Moeda norte-americana

Dólar cai ante o real com exterior e após ata do Copom

 

O dólar tinha queda moderada ante o real no começo dos negócios desta terça-feira, espelhando o movimento de baixa da moeda no exterior, com divisas emergentes se apreciando em meio a um ambiente mais propício a risco diante de esperanças sobre as negociações comerciais entre Estados Unidos e China. (Foto ilustração)

Uma ata do Copom tida como de forma geral neutra também dava algum suporte ao câmbio, uma vez que avaliações iniciais sugerem que o documento não alimentou ainda mais apostas de cortes de juros do que as que já estão em vigor.

Às 9:12, o dólar recuava 0,29%, a 4,1586 reais na venda.

Na B3, o dólar futuro tinha queda de 0,14%, a 4,1590 reais.

No exterior, divisas pares do real, como rand sul-africano, lira turca e peso mexicano, se apreciavam contra o dólar. (Paula Arend Laier/tr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 09:50h
Economia

Inflação deve recuar, mas fecha ano perto dos níveis vistos em agosto, diz BC

 

O Banco Central destacou que a inflação acumulada em doze meses deve recuar nos próximos meses mas voltar, ao fim do ano, para níveis próximos aos observados até agosto, reiterando mensagem de que há espaço para novo afrouxamento na taxa básica de juros. (Foto ilustração)

“Essa trajetória de curto prazo (para a inflação) reflete, dentre outros fatores, comportamento benigno de alguns componentes mais voláteis da inflação e dinâmica da inflação importada, cujos vetores altistas têm sido moderados pela trajetória de preços externos”, assinalou o BC em sua ata do Comitê de Política Monetária (Copom), publicada nesta terça-feira.

Na semana passada, o BC cortou a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, a 5,50% ao ano, dando sequência ao ciclo de queda de juros, em processo que indicou que deve seguir adiante, em meio à débil recuperação econômica.

A mensagem foi repetida nesta manhã, com o BC lembrando que seus cenários contêm projeções para a inflação abaixo ou ligeiramente abaixo da meta para 2020, considerado o horizonte relevante para a política monetária. (Reuters)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 09:43h
Operação Plantão

PF faz operação contra venda de sentenças no Rio de Janeiro

 

Policiais federais (PF) fazem hoje (24) uma operação contra um esquema de vendas de sentenças na Justiça do Rio de Janeiro. O Setor de Inquéritos Especializados (Sinq) da Polícia Federal cumpre 11 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). (Foto ilustração)

A PF não divulgou o nome dos alvos da chamada operação Plantão.

De acordo com a PF, o esquema criminoso envolvia a negociação de medidas liminares deferidas, pela Justiça, mediante o pagamento de vantagens indevidas a autoridades públicas. (Vitor Abdala/ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 09:30h
Alagoinhas

Prefeitura apresenta resultados do 2º Quadrimestre de 2019 em Audiência Pública hoje (24)

 

Objetivando demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais definidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias para o período, conforme disposto no § 4° do artigo 9° da Lei de Responsabilidade Fiscal, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e da Controladoria Geral do Município (COGER), apresenta, nesta terça-feira (24), às 15h, em Audiência Pública, a Gestão Fiscal do 2º Quadrimestre de 2019, na Câmara Municipal. (Foto ilustração)

Na Casa Legislativa, serão apresentadas a dinâmica da Execução Orçamentária no que tange aos aspectos pertinentes a receitas arrecadadas, tributárias e de contribuições, transferências correntes e despesas executadas, bem como os indicadores fiscais que demonstram os resultados, dentre outros quesitos que configuram o interesse da Gestão Municipal em primar pela transparência das contas públicas em Alagoinhas, regularmente publicadas no Diário Oficial do Município, cujos dados são informados no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI), com relatórios encaminhados ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM). (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 09:16h
Cachoeira

Moção de Repúdio ao prefeito Tato Pereira é aprovada pela maioria dos vereadores

 

Uma Moção de Repúdio ao prefeito da Cachoeira, Tato Pereira (foto ilustração), foi aprovada pela maioria dos vereadores na Sessão Ordinária da Câmara Municipal desta segunda (23/09). O placar foi de 4 votos a favor da Moção, 2 contra e duas abstenções.

A Moção nº 17/2019, de autoria do Vereador Josmar Barbosa, ao prefeito Tato Pereira, foi porque "em algumas entrevistas aos programas de rádio local o mesmo cita que o povo Cachoeirano é mal-educado."

Esta é a segunda Moção de Repudio que o prefeito Tato Pereira recebe da Casa Legislativa. A primeira foi aprovada pela maioria dos edis presentes no dia 19/03/2018. (diariodanoticia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 09:00h
Itapetinga

Vereador pode perder o mandato por ter cuspido no rosto de cidadão

 

Nesta segunda-feira o cidadão Moisés Prado (foto ilustração), esteve na câmara de vereadores de Itapetinga protocolando um pedido de abertura de um processo contra o vereador Diga Diga (PL).

No último dia 13, o vereador teria “cuspido” no rosto de Moisés, as imagens da câmara foram usadas para fundamentar a denúncia.

Moisés Prado solicita a abertura de um processo no conselho de ética por quebra de decoro, com isso o edil poderia ter suspenso e até mesmo perder o mandato. (politicosdosuldabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 08:35h
Crime contra a honra

Presidente do TJ de Alagoas vira réu por chamar advogada de vagabunda

 

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) aceitou denúncia contra o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), desembargador Tutmés Airan de Albuquerque (foto ilustração), por enviar mensagens a jornalistas chamando a advogada Adriana Mangabeira de “vagabunda”, “sacana” e “desonesta”.

Por seis votos a três, a Corte Especial do STJ decidiu aceitar a queixa-crime apresentada pela advogada, que foi ofendida quando cobrava honorários de um processo em que atuou contra o desembargador, acusado de corrupção.

Apesar de aceitarem a denúncia, os ministros entenderam que não cabe o afastamento preventivo do cargo, uma vez que trata-se de um crime contra a honra.

Durante a representação oral, a advogada disse que tem sofrido retaliações por conta do trabalho realizado contra Albuquerque, mas que acredita na condenação do desembargador. “Todas as vezes que recebi áudios, jornalistas querendo que eu me manifestasse, minha manifestação sempre foi a de que confiava na Justiça. Continuo confiando na Justiça”, explicou. (diariodopoder)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 08:07h
Semana da Inclusão

TRE-BA convida eleitores com deficiência para atualização cadastral

 
Foto Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) deu início, nesta segunda-feira (23/9), a Semana da Inclusão (23 a 27 de setembro). O evento de abertura da ação foi conduzido pelo presidente do órgão, desembargador Jatahy Júnior, e contou com a participação dos membros da Associação Baiana dos Deficientes Físicos (ABADEF); do diretor-geral do TRE baiano - Raimundo Vieira; do ouvidor eleitoral, juiz Antônio Scarpa; da representante da OAB/BA e vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiências - Isadora Oliveira Maia; da servidora Rita de Cássia Souza, chefe da 5ªZE e também integrante da Comissão de Acessibilidade do TRE-BA; do juiz e vice-diretor da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), Diego Castro; e do juiz José Batista Santana.

O objetivo é incentivar que eleitores com deficiência compareçam aos postos e cartórios da Justiça Eleitoral e informem quanto a sua condição. A atualização do cadastro serve para que as zonas eleitorais se organizem no que diz respeito à garantia de acessibilidade. Conforme o presidente do TRE-BA, a iniciativa da Semana da Inclusão 2019 surge com a necessidade de chamar a atenção para os direitos das pessoas com deficiência e nortear os passos da Justiça Eleitoral para o acolhimento de todos. “É importante que todas as pessoas com deficiência registrem junto essa sua condição para que saibamos e que possamos atendê-los de forma digna. Acolhendo com r...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 07:50h
Salvador

Prevenção ao suicídio é tema de palestra gratuita no Hospital Salvador

 

Por ano são registrados 11 mil casos de suicídio no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Esta é a quarta causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no país. Para alertar sobre a importância da prevenção ao problema o Hospital Salvador, em parceria com a Rede FTC, realiza nesta terça-feira (24), às 14h, palestra gratuita sobre o assunto para estudantes e profissionais de saúde. Com o tema: Quando morrer parece ser a solução para acabar com o sofrimento: dos aspectos psicológicos aos modelos de assistência em saúde mais humanizados, a palestra será ministrada pela professora e psicóloga Solange Diaz. Formada em Psicologia pela Universidade Central de Chile, Solange é mestra em Estudos Interdisciplinares, com formação Internacional em Análise Bioenergética e em Biossíntese, Psicologia Corporal Somática e especialista em Recursos Humanos. (Foto divulgação/Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 07:42h
Câmara Municipal de Salvador

João Leão apresentará projeto da ponte Salvador-Itaparica nesta terça-feira (24)

 
Foto Reprodução/ Instagram

Vice-governador e secretário de Desenvolvimento, João Leão comparecerá à Câmara Municipal de Salvador nesta terça-feira (24), às 15h30, para expor aos vereadores o projeto da ponte Salvador-Itaparica. O convite foi feito pelo presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (SD), que, na sessão ordinária desta segunda-feira (23), pediu a presença de todos os legisladores, independentemente de pertencer à bancada da situação ou da oposição.

“Será uma oportunidade para conhecermos este projeto que será de grande impacto para a nossa cidade e nosso estado”, argumentou Geraldo Junior, destacando a presteza com que o vice-governador se colocou à disposição para comparecer ao Legislativo municipal. O edital de licitação da obra foi publicado na edição de quarta-feira (18) do Diário Oficial do Estado, sendo que a construção será por meio de Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade de concessão patrocinada. (CMS/ Foto Reprodução/Instagram)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 07:37h
Indústria do Futuro

No Brasil, 76% das indústrias aplicam economia circular, diz pesquisa

 

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 76,4% das indústrias do país desenvolvem algum tipo de economia circular, modalidade que engloba ações que visam o aumento da vida útil de produtos e materiais a partir do uso mais eficiente de recursos naturais. (Foto ilustração)

Os dados, divulgados hoje (24), serão apresentados na manhã desta terça-feira, às 9h40, no Encontro Economia Circular e a Indústria do Futuro, na capital paulista.

Segundo o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, parte da indústria brasileira já tem adotado práticas como o reúso de água, a reciclagem de materiais e a logística reversa.

Ele vê, no entanto, que ainda há muito potencial a ser explorado no uso eficiente de recursos naturais.

“Esse é o caminho para a inserção do país na economia de baixo carbono. Para isso, é imprescindível que haja uma ação articulada entre iniciativa privada, governo, academia e sociedade no sentido de criar novas formas de produzir e consumir”, disse.

Compartilhamento

Economia circular, diferente do modelo tradicional – que envolve produção, consumo e descarte - defende um ciclo que contemple o compartilhamento, a manutenção, a reutilização, remanufatura e reciclagem de materiais e produ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 07:25h
Feira de Santana

Semana Nacional do Trânsito segue com atividades e serviços no estacionamento da Prefeitura

 

 Após a abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito, que aconteceu no último dia 18, com o Seminário Estadual sobre municipalização e segurança no Trânsito, a programação segue com vários serviços e ações ofertados nos stands no estacionamento da Prefeitura, até o dia 26 de setembro. (Foto ilustração)

A ação organizada pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito - SMT, conta com a participação da 3ª Ciretran, PRF, Pelotão Asa Branca da Polícia Militar, SAMU, 2° GBM ( Bombeiros), OAB - Subsecção Feira de Santana, Casa do Estudante, SESC, Hospital Geral Clériston Andrade, HEMOBA, IHEF/MEDDI, Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito - SMTT, Centro de formação de Condutores e AFAT - Associação Feirense dos Agentes de Trânsito.

Além de serviços de saúde e orientações, serão oferecidas diversas atividades com o tema da campanha para conscientizar motoristas e pedestres, como oficinas, palestras, simulados e blitz educativas, ressaltando a importância da formação do condutor como cidadão no trânsito para redução dos índices de acidentes e mortes. A programação segue até o dia 26 de setembro.

Participando pela primeira vez da ação, a Ordem dos Advogados da Bahia - OAB, ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
CMARA MUNICIPAL SO GONALO DOS CAMPOS
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2020

2019

2018

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia