Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você lembra em quem votou para vereador em 2016?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 06:39h
Feira de Santana

Incêndio no Iguatemi I tem laudo pericial e remete a distúrbio elétrico

 

Recentemente na Câmara de Vereadores de Feira de Santana, o vereador Isaías de Diogo (PDT) disse nada foi feito passados nove meses da tragédia que vitimou seis pessoas em um incêndio que aconteceu no Residencial Iguatemi I, do programa Minha Casa, Minha Vida, no bairro Mangabeira, ocorrido dia 4 de dezembro de 2018. O mesmo criticou a demora da conclusão do inquérito instaurado para apurar as causas do incêndio e chegou a dizer na tribuna que houve negligência do poder público. O advogado Carlos Wilson, que tem vários moradores como clientes no referido conjunto e que são vítimas da tragédia, disse que os processos de seus clientes estão em andamento. E que já há laudo de exame pericial feito pelo Departamento de Polícia Técnica desde março de 2019 e com determinação da causa do incêndio. Também informou que alguns processos de seus clientes já estão com audiência marcada na Justiça para o próximo dia 1º de outubro, na busca de uma conciliação. (Foto: G1)

Conclui o laudo:

A hipótese mais robusta remete à ocorrência de um distúrbio elétrico, que em momento subsequente e simultâneo foi transmitido através dos cabos de alimentação de cada unidade consumidora e contribuiu para que eles se inflamassem. Diz ainda o laudo: O disjuntor dentro da caixa de distribuição, constata-se que o condutor na cor preta e outro na cor vermelha ambos com seções transve...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 06:32h
Feira de Santana

Pesquisas colocam Zé Neto, Colbert, Targino e Geilson na disputa

 

Um dado tem sido considerado na política em Feira de Santana. As pesquisas de opinião até aqui, na sua grande maioria, colocam na disputa os nomes de Zé Neto (PT), Colbert Martins (MDB), Targino Machado (DEM) e Carlos Geilson (PSDB), nessa ordem. Todos com chances reais de estarem na disputa no segundo turno, quando o quesito é a margem de erro. (Foto ilustração: Zé Neto, Colbert Martins, Targino Machado e Carlos Geilson)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 06:29h
Feira de Santana

Luiz Mercês ressalta a importância do Aeroporto para o Município

 

Em pronunciamento na passagem dos 186 de Feira de Santana, durante homenagem prestada pela Câmara Federal, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Luís Mercês (Foto ilustração), ao cobrar a geração de emprego e renda, fez questão de destacar a importância do Aeroporto para Feira de Santana.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 06:19h
Eleições 2020

Irmão Lázaro diz que só trata de política no ano que vem

 

A informação chegada à redação do site Bahia na Política de que o ex-deputado federal Irmão Lázaro (PL - foto ilustração) estaria transferindo seu domicílio eleitoral de Feira de Santana para Salvador teve resposta: “Só pensarei em política ano que vem. Enquanto isso vamos lendo o que os outros pensam (risos)”, declarou Irmão Lázaro, que na eleição de 2018 foi candidato ao Senado Federal pelo PSC.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 06:17h
Feira de Santana

Estratégia do Governo Municipal é só tratar de eleição de prefeito em 2020

 

No núcleo duro do Governo Municipal em Feira de Santana a estratégia é uma só. Discutir eleição de prefeito só em 2020. Agora, no máximo, é acompanhar a movimentação das forças de oposição.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 06:13h
Feira de Santana

Festival de música infantil está com inscrições abertas

 

O festival de música infantil IHEF Music Kids, voltado para crianças e adolescentes de 9 a 15 anos, está com inscrições abertas até o dia 20 de outubro.

Nesta 3ª edição, a iniciativa, que vem estimulando a revelação de artistas infantis desde 2015, realizará a semifinal no dia 27 de outubro e a final no dia 10 de novembro.

Interessados e interessadas em garantir a participação precisam enviar um vídeo com a criança cantando, com nome completo, idade, nome do pai e da mãe e o endereço.

O envio deve ser feito para o e-mail ihef.cultural@meddi.com.br até o dia 20 de novembro, ao meio-dia. (Elsimar Pondé)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 06:12h
Feira de Santana

PSD quer vaga de vice se não tiver candidato a prefeito em 2020

 

Apesar do anúncio do ex-deputado federal Fernando Torres de que Colbert Martins Filho é o seu candidato a prefeito em 2020, o mesmo não descarta o partido ter um nome para prefeito ou para vice. Principalmente depois da possibilidade do ex-deputado federal Fernando de Fabinho sinalizar que pode entrar no PSD. Tudo pode acontecer...
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 06:09h
Feira de Santana

PSD deve ampliar base na Câmara Municipal de olho em 2020

 

Os vereadores Edvaldo Lima (PP) e Zé Filé (PROS), que não escondem seu alinhamento com o ex-deputado federal Fernando Torres, podem ir para o PSD. A estratégia é ter um partido forte capitaneado por Torres, com densidade eleitoral para eleger acima de três vereadores. Atualmente o PSD não tem representação na Câmara Municipal. (Foto: Edvaldo Lima, Fernando Torres e Zé Filé)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 06:05h
Bahia

Félix Mendonça diz que PDT está à disposição de Rui Costa

 

O presidente do PDT na Bahia, deputado federal Félix Mendonça Júnior (Foto ilustração) disse que o partido está à disposição do governador Rui Costa (PT), caso o mesmo deseje se filiar. “Rui é um nome sério, comprometido com a população. Por isso fica o convite para o governador. O PDT está de portas abertas para receber”, disse Félix Mendonça, ao comentar a reação do PT e do ex-presidente Lula às declarações do governador Rui Costa. (Entrevista ao jornal Tribuna da Bahia)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 06:02h
Feira de Santana

PDT se fortalece ao lado de Colbert Martins de olho nas eleições de 2020

 

Se em nível estadual o PDT está na base de Rui Costa (PT), em Feira de Santana deve ficar ao lado de Colbert Martins (MDB), provável candidato à reeleição. O que evidencia essa posição é o vereador Pablo Roberto estar em uma secretaria, a de Desenvolvimento Social, e o vereador Isaías de Diogo, também recém-filiado, ter declarado apoio à reeleição de Colbert Martins. O PDT pode se transforma em um forte aliado do governo municipal para 2020.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 05:59h
Feira de Santana

PTB perde representação na Câmara de Vereadores

 

Com um vereador há dois mandatos na Câmara Municipal de Feira de Santana, o PTB está órfão no Legislativo. É que a vereadora Neinha deixou a legenda e migrou para o PDT. Neinha não esperou nem a janela partidária para tomar a decisão. O PTB é uma legenda que tem tempo, 10 deputados federais, dois senadores e 31 deputados estaduais. Em Feira de Santana estava sem perspectiva eleitoral.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 05:55h
Feira de Santana

José Carneiro destaca sessão solene realizada por Zé Neto na Câmara dos Deputados

 

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, José Carneiro Rocha (PSDB-foto ilustração), destacou a sessão solene realizada na Câmara dos Deputados, em homenagem aos 186 anos de emancipação política de Feira de Santana, por iniciativa do deputado federal Zé Neto (PT). “Quero de público agradecer o carinho e respeito demonstrado pelo deputado Zé Neto. Somos de ideologias e partidos diferentes, mas o deputado acertou quando fez a sessão. Parabéns Zé Neto, parabéns Feira de Santana e não tenha dúvidas que nós vereadores estávamos orgulhosos de estar presentes representando esta Casa, ao lado do prefeito Colbert Martins”, afirmou. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 05:51h
Feira de Santana

Lulinha diz que audiência pública sobre Shopping Popular foi proveitosa

 

O vereador Lulinha da Conceição (DEM-foto ilustração), que é presidente da Comissão de Infraestrutura da Câmara Municipal, comentou a audiência pública realizada sobre o Shopping Popular na semana passada e avaliou como proveitosa. Lulinha disse que quem trouxe o empresário Elias Tergilene para Feira de Santana foi o então presidente da Associação dos Camelôs, atual assessor de Luiz da Feira (PPL), Robson Leite. O presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, José Carneiro Rocha (PSDB), discordou do que foi dito pelo empresário e repetido pelo vereador Lulinha. “Que poder Robson Leite tem de trazer Elias?”, indagou. (Daniela Oliveira)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 05:48h
Shopping popular

"Estou do lado do camelô e não do lado do empresário", diz Luiz da Feira

 

Sobre a audiência pública para discutir o Shopping Popular, realizada pela Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Luiz da Feira (PPL) reiterou seu posicionamento a favor do camelô e não do empresariado. O pronunciamento foi a propósito da defesa que Lulinha (DEM) fez ao empresário Elias Tergilene, responsável pela parceria- público- privada. “Saí triste com aquela situação [audiência pública]. Estou aqui para falar a verdade. Estou do lado do camelô, não estou do lado do empresário. Fui eleito para defender o povo da nossa cidade”, enfatizou. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2019 05:46h
Feira de Santana

Câmara institui o Dia Municipal das Organizações da Sociedade Civil

 

Nesta segunda-feira (23), na Câmara Municipal de Feira de Santana, foi aprovado em segunda discussão o Projeto de Lei de autoria da vereadora Gerusa Sampaio (DEM) que institui o dia 31 de julho como o Dia Municipal das Organizações da Sociedade Civil no Município de Feira de Santana. Em alusão ao dia será realizada uma sessão especial com a participação de todas as Organizações da Sociedade Civil que executam atividades no Município, com o objetivo de parabenizar as que mais se destacaram no ano corrente. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 17:23h
Senado Federal

SUS poderá ser obrigado a fornecer medicamentos à base de Canabidiol

 

Um projeto de lei (PL 5158/2019) do senador Eduardo Girão (Podemos-CE - foto) obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a distribuir medicamentos que tenham o Canabidiol (CBD) como único princípio ativo. Segundo o senador Girão, estudos comprovam que a substância extraída da maconha não tem ação psicoativa, além de possuir propriedades medicinais. As informações são da repórter Lara Kinue, da Rádio Senado. (Agência Senado)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 16:30h
Câmara Federal

Comissão sobre improbidade administrativa ouve representante de prefeitos e especialistas

 

A Comissão Especial que analisa a atualização da Lei de Improbidade Administrativa promove audiência pública nesta quarta-feira (25) para debater a proposta (PL 10887/18). (Foto ilustração)

O pedido para o debate é do relator da matéria, deputado Carlos Zarattini (PT-SP). Ele quer ouvir prefeitos porque os considera os mais prejudicados pelas pressões políticas locais. "A falta de parâmetros de dosimetria nas sanções impede inclusive a diferenciação entre os agentes públicos bem-intencionados daqueles que praticam atos graves, inclusive de corrupção", destacou.

Foram convidados para a audiência pública, o representante da Frente Nacional de Prefeitos, Prefeito Izaías José de Santana; o consultor jurídico Ricardo de Mello Araújo; e o diretor do departamento de Patrimônio e Probidade, representando a Advocacia Geral da União (AGU), Vanir Fridriczewki.

O debate ocorre às 15 horas desta quarta-feira, no plenário 8. (Agência Câmara)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 16:00h
Feira de Santana

Professores visitam Arquivo Público e encontram ata da Câmara que registra a Lei do Ventre Livre

 

Há 148 anos, em setembro de 1871, um vereador de Feira de Santana pediu a palavra para fazer um pronunciamento na Câmara Municipal. Ele comunicaria ali a vigência de uma nova regra que mudaria os rumos da história local: a Lei do Ventre Livre. A partir dali, toda criança feirense que nascesse de uma mulher escrava seria considerada livre, segundo a nova legislação. A lei não enquadrava aqueles já que fossem escravos. (Foto ilustração)

A ata da Câmara de Vereadores que comunica e oficializa a vigência da norma está disponível no Arquivo Público Municipal de Feira de Santana e esteve nas mãos de Daniela Nascimento, professora de História das escolas municipais Jonathas Telles de Carvalho e Ana Brandoa, na última terça-feira, 17. Isso por que ela e outros 47 professores da disciplina visitaram o local para coletar informações sobre o período de escravatura em Feira de Santana no século XIX.

A visita ao Arquivo Público integra a programação das atividades complementares formativas de História, cujo objetivo é implementar de maneira prática a Proposta Curricular do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação – que prevê o tratamento dos conteúdos de forma relacionada à realidade das escolas – e o levantamento de informações para posterior disponibilização virtual aos demais docentes.

Simone Dias, coordenadora geral do Grupo de...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 15:25h
Feira de Santana

Atividades da Flifs acontecem também no Sesc Centro

 

A 12ª edição da Feira do Livro de Feira de Santana (Flifs - foto ilustração) acontece no período de 24 a 29 de setembro, na Praça Padre Ovídio. Este ano, algumas atividades do evento vão acontecer, de forma simultânea, na nova unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc-Centro), inaugurada em julho, na Praça Carlos Bahia, ao lado do local da Flifs. O Sesc é um dos parceiros da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), na realização da Feira do Livro. Confira toda programação no site: uefs.br

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 15:00h
Presidente interino

"Ele está tendo seus minutos de fama", diz Mourão sobre Macron

 

O presidente em exercício Hamilton Mourão afirmou, na tarde desta segunda-feira (23/9), que o presidente francês Emmanuel Macron “está tendo seus minutos de fama”. A resposta foi dada após Mourão ser questionado sobre a crítica que o chefe do Executivo francês fez em relação a ausência de Bolsonaro na Reunião da Cúpula do Clima, realizada na véspera da abertura da Assembleia Geral da ONU. (Foto ilustração: general Mourão e o presidente Francês Emmanuel Macron)

 “Eu podia me lembrar das palavras em francês, mas vou lembrar em inglês: He is getting his minutes of fame (ele esta tendo seus minutos de fama)”, alfinetou. Na solenidade do Clima, Macron apontou: “Vamos falar francamente. Estamos discutindo tudo isso sem o Brasil presente", disse. Ele ainda falou sobre o Fundo Amazônia, cujos repasses foram suspensos pela Noruega e Alemanha.

“Vamos falar do Fundo Amazônia. O Brasil não está levando a sério esses critérios”, salientou. Pela manhã, Mourão despachou do gabinete. À tarde, compareceu ao Centro de Inteligência do Exército e aproveitou para cortar o cabelo. Mourão viaja às 16h30 desta segunda-feira (23/9) para o Rio de Janeiro, onde cumpre agenda. (CB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 14:40h
Breve aparição

Donald Trump aparece de surpresa na Cúpula do Clima da ONU em Nova York

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto ilustração), chegou de surpresa no auditório da ONU onde acontece a Cúpula do Clima nesta segunda-feira (23). Trump não havia confirmado presença anteriormente. Sua ausência era um dos pontos mais comentados na reunião, convocada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres. Trump chegou durante o discurso do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e ouviu a fala da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, antes de deixar o auditório. (Com informações do G1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 14:20h
Cúpula de Ação Climática

Brasil atuou "de forma construtiva" na Cúpula do Clima, diz Itamaraty

 

O Ministério das Relações Exteriores informou hoje (23) que participou de forma construtiva do processo preparatório da Cúpula de Ação Climática, que ocorre paralelamente à 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos. O evento começou no sábado (21) com a Cúpula da Juventude pelo Clima, e termina nesta segunda-feira com a participação de líderes mundiais. (Foto ilustração)

“O governo brasileiro está plenamente comprometido com o cumprimento de seus compromissos internacionais na área ambiental”, diz a nota do Itamaraty. O presidente Jair Bolsonaro, entretanto, não vai paraticipar da cúpula. Ele embarcou hoje para Nova York, onde participará da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Coalizões temáticas

Segundo o Itamarty, nos meses que antecederam o evento, foram formadas nove coalizões temáticas, uma delas dedicada a Infraestrutura, Cidades e Ação Local, da qual o Brasil participou.

Em parceria com o Quênia e o programa ONU-Habitat, o Brasil apresentou uma proposta de ações sobre aprimoramento da resiliência de grupos urbanos vulneráveis.

Além disso, na coalizão sobre Transição Energética, o governo propôs a promoção de biocombustíveis no setor de transportes, baseada...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 14:01h
Oeste da Bahia

Drones auxiliam fiscalização da ADAB e detectam plantação ilegal no vazio sanitário da soja

 

Graças à ajuda dos drones (veículos aéreos não tripulados), a fiscalização de rotina da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) detectou ilegalidade em uma propriedade rural da região oeste por risco de infestação da ferrugem asiática, considerada a principal praga que ameaça a soja, carro-chefe da agricultura e das exportações baianas. A partir das imagens enviadas da lavoura irrigada produzidas pelos equipamentos, os fiscais da autarquia localizaram a propriedade rural no município de Jaborandi, constatando a semeadura durante o período determinado por lei de vazio sanitário da cultura, entre 1º de julho a 7 de outubro em todo o estado. A ADAB determinou a destruição de 280 hectares plantados e o agricultor foi multado. (Foto ilustração)

“Os drones estão sendo utilizados como importante ferramenta de fiscalização pois temos grandes propriedades na Bahia. Além do vazio da soja que, de acordo com o calendário legal, está vedada a plantação, os drones nos auxiliam em diversas ações de fiscalização. Estamos otimizando as ações com a ajuda tecnológica para agilizar o trabalho da defesa agropecuária”, explica o diretor-geral da ADAB, Maurício Bacelar.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 13:40h
Alteração de Estatuto

Lei reduz de cinco para três anos tempo de advocacia para conselheiro de seccional

 

Foi publicada, nesta segunda-feira (23/9), a Lei 13.875, que reduz de cinco para três anos tempo de advocacia para ocupar o cargo de conselheiro de seccional, alterando o Estatuto da Advocacia. A norma foi publicada no Diário Oficial da União. (Foto ilustração)

O texto altera o parágrafo 2º do artigo 63 do Estatuto da Advocacia. Segundo novo texto, o candidato deve comprovar situação regular perante a OAB, não ocupar cargo exonerável ad nutum, não ter sido condenado por infração disciplinar, salvo reabilitação, e exercer efetivamente a profissão há mais de três anos, nas eleições para os cargos de conselheiro seccional e das subseções, quando houver, e há mais de cinco anos, nas eleições para os demais cargos.

A nova lei também mantém outros requisitos para candidaturas já previstos no dispositivo do Estatuto, como as regras para a chapa para o conselho seccional, que deve ser composta dos candidatos ao conselho e à sua diretoria e, ainda, à delegação ao Conselho Federal e à diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados para eleição conjunta.

Antigo texto

No texto revogado, o candidato deveria comprovar situação regular junto à OAB, não ocupar cargo exonerável ad nutum, não ter sido condenado por infração disciplinar, salvo reabilitação, e ex...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 13:15h
Câmara Federal

Câmara promove esta semana a 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro

 

A Câmara dos Deputados promove esta semana a 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro. Criado em 2004, o programa simula o dia a dia da atividade parlamentar, na qual estudantes do ensino médio participam de debates e votações como se fossem deputados federais. (Foto ilustração)

A edição deste ano reúne 78 alunos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, com idades entre 16 e 22 anos. Eles representarão os 26 estados e o Distrito Federal, distribuídos de maneira proporcional, como nas eleições oficiais.

A iniciativa tem por objetivo informar sobre o processo legislativo, participação e cidadania. Na seleção dos participantes, os alunos elaboram um projeto de lei, de tema livre, com propostas de melhorias para o país.

Durante o programa, os estudantes participarão de atividades como formação de partidos políticos, posse como deputados, eleição da Mesa Diretora e das presidências das comissões, reunião partidária, elaboração de pareceres e sessão plenária.

Na abertura do evento, o diretor de Recursos Humanos da Câmara, Milton Pereira Filho, destacou a importância de os estudantes aprenderem sobre o processo legislativo e sobre os diversos canais de participação da sociedade no Parlamento brasileiro. “Levem consigo também o conhecimento da forma de se participar do proces...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 11:50h
Economia

Contas externas têm déficit de US$ 4,27 bilhões em agosto

 

O déficit em transações correntes, que são compras e vendas de mercadorias e serviços e transferências de renda do Brasil com outros países, chegou a US$ 4,274 bilhões, segundo dados divulgados hoje (23) pelo Banco Central (BC). O resultado ficou bem acima do registrado em igual mês de 2018: déficit de US$ 1,757 bilhão. (Foto ilustração)

De janeiro a agosto, o déficit chegou a US$ 30,277 bilhões, contra US$ 18,372 bilhões em igual período do ano passado.

Entre os dados das contas externas está a balança comercial, que registrou superávit de US$ 2,664 bilhões, em agosto e acumulou US$ 27,164 bilhões, nos oito meses do ano.

Por outro lado, a conta de serviços (viagens internacionais, transporte, aluguel de investimentos, entre outros) registrou saldo negativo de US$ 2,461 bilhões, em agosto, e de US$ 23,327 bilhões, de janeiro a agosto deste ano.

A conta renda primária (lucros e dividendos, pagamentos de juros e salários), que também faz parte das transações correntes, ficou negativa em US$ 4,727 bilhões no mês passado e em US$ 35,107 bilhões, em oito meses.

A conta de renda secundária (renda gerada em uma economia e distribuída para outra, como doações e remessas de dólares, sem contrapartida de serviços ou bens) teve resultado positivo de US$ 249 milhõ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 11:20h
Distrito Federal

Ibaneis Rocha é um crítico da Lava-Jato

 

O governador Ibaneis Rocha tem uma boa interlocução com o presidente Jair Bolsonaro, mas com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, a relação continua entre fria e gelada. (Foto ilustração: governador Ibaneis Rocha e ministro Sérgio Moro)

Depois do bombardeio à decisão de transferir para Brasília presos ligados a facções criminosas, como Marcos Camacho, o Marcola, Ibaneis tem sido publicamente um grande crítico dos métodos adotados na Operação Lava-Jato.

Embora não cite diretamente Moro, Ibaneis integra o grupo que aponta falhas na condução dos processos e que até podem levar à anulação da condenação do ex-presidente Lula. (Coluna Eixo Capital/Ana Maria Campos/foto metrópoles)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 10:51h
Emirados Árabes

Ministra vê distorções na associação entre agricultura e desmatamento

 

“A associação internacional entre a produção de alimentos no Brasil e o desmatamento e queimadas na Amazônia são distorções que, nem de longe, correspondem à realidade”, disse a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para uma plateia de empresários e autoridades locais ao participar de seminário sobre oportunidades de comércio e investimento no Brasil, na Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, em Dubai, nos Emirados Árabes, nesse domingo (22). “O problema na Amazônia existe e está sendo tratado com a seriedade que merece, como pude comprovar em recente visita à região”, acrescentou. (Foto ilustração)

Tereza Cristina ressaltou que o Brasil desenvolve políticas e mecanismos para proteger o meio ambiente ao mesmo tempo em que busca aumentar a produtividade e qualidade da sua agropecuária. Ela lembrou que a preservação ambiental é uma preocupação não apenas do governo brasileiro, mas dos próprios produtores rurais.

Ao falar sobre as oportunidades de comércio entre os Brasil e os Emirados, ministra disse ainda que o potencial de comércio e investimentos entre o Brasil e os Emirados Árabes é enorme e precisa ser aprofundado. “Existem oportunidades ao longo de toda a cadeia produtiva do agro: insumos, maquinário, produção, processamento, estocagem, distribuição, transporte, pesquisa, tecnologia e inovação”.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 10:30h
Festejos populares de Feira de Santana

José Carneiro diz que secretário Edson Borges "faz o que quer, deita e rola e o prefeito aceita"

 
Foto Reprodução

O vereador e presidente do Legislativo, José Carneiro Rocha (PSDB), voltou a criticar o secretário de Cultura, Esporte e Lazer Edson Borges. Em discurso nesta segunda-feira (23), Carneiro afirmou que os festejos populares de Feira de Santana não tem tido a atenção necessária e se esta situação permanecer correm o risco de acabar.

“Se continuamos com o secretário Edson Borges as festas populares vão acabar. Ele tem não respeito nenhum pelos festejos populares. Aconteceu a festa no Alecrim Miúdo e chegou ao ponto dele anunciar a presença de Canindé, maior atração e tirou sem justificativa nenhuma. A festa aconteceu, mas sem a presença do cantor”, lamentou.

José Carneiro continuou: “Me parece que vou ter que dar meus óculos à Colbert para ele enxergar um pouquinho. Não pode continuar como está com a falta de respeito, mesmo sendo da mesma aliança política não podemos nos calar diante desses fatos. Nem o portão que é comum colocar nas festas, ele autorizou. Sempre existiu para não permitir que aconteça o que aconteceu, com carros circulando e o acesso ficou quase impossibilitado. A secretaria pecou de novo. A Secretaria de Cultura está entregue a um super secretário que faz o que quer, deita e rola e o prefeito Colbert aceita, se aceita é porque está bom. Pode estar bom para alguns, mas a população está repudiando”, declarou, citando que o secretário está de “nariz em p&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 10:20h
Prejuízo de 55 milhões de reais

PF deflagra operação para coibir fraudes na concessão de aposentadoria

 

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (23) uma operação para colher provas da participação de advogados, contadores e servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na prática de fraudes contra o Sistema Previdenciário. As fraudes possibilitaram que pessoas que não tinham tempo de contribuição suficiente recebessem a aposentadoria sem ter direito, depois de informarem vínculos de trabalho inexistentes. (Foto ilustração)

“O prejuízo real causado pelas fraudes é da ordem de 55 milhões de reais, sendo que a estimativa de economia com a desarticulação do esquema criminoso, caso as fraudes não tivessem sido descobertas e as aposentadorias continuassem sendo pagas, é de 347 milhões de reais”, diz a PF.

Segundo as investigações, o esquema consistia no cômputo extemporâneo de tempo de contribuição fictício para aposentadorias, o que era feito por meio da transmissão de Guias de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIPs) por meio de empresas inativas. “As GFIPs são utilizadas pelas empresas para o recolhimento do FGTS e para disponibilizar a Previdência Social informações relativas aos segurados, inclusive para comprovar o tempo de contribuição dos funcionários”, explicou a PF.

Depois de averiguar centenas de benefícios concedidos, a PF constatou que todos os requerimentos de...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 10:10h
Agronegócio - Cacau

Linhas de crédito e incentivos fiscais são apresentados para cacauicultura no PA

 

A política de desenvolvimento econômico do Estado do Pará, a partir de instrumentos legais que asseguram incentivos fiscais e o acesso ao crédito, foi apresentada para um auditório lotado de produtores de cacau e chocolate na tarde do sábado, (21), penúltimo dia da edição de 2019 do Festival Internacional do Chocolate e do Cacau e Flor Pará, no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. (Foto ilustração)

As estratégias para fortalecer e alavancar o setor produtivo econômico no Pará, em um cenário fiscal nacional fortemente competitivo, foram apresentadas pelo diretor de incentivos fiscais, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Pará (Sedeme), Danilo Souza, pelo coordenador de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços, Mauro Barbalho, também, da Sedeme, pelo gerente de Novos Negócios, da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Augusto César Anunciação; pelo gerente de Negócios de Fomento, do Banpará, Felipe Ribeiro; e pelo gerente Regional, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Rodrigo da Silva Lima.

A política de incentivos do Estado do Pará, enfatizou o diretor Danilo Souza, tem como principal finalidade incentivar projetos que atendam objetivos estratégicos de governo, a exemplo da geração de emprego e renda; verticalização das cadeias produtivas; descentralização geográfica dos empreendiment...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 10:03h
Política

Vereadora Neinha agora é PDT em Feira de Santana

 
Foto Reprodução

A vereadora Neinha (PDT- Foto Reprodução) é a mais nova filiada ao PDT. O anúncio foi feito na Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta segunda-feira (23), onde a vereadora será a vice-líder do partido. O PDT já conta com o vereador Isaias de Diogo e o secretário de Desenvolvimento Social, vereador licenciado Pablo Roberto. (Daniela Oliveira)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 09:51h
Região Metropolitana de Salvador

Caetano critica Elinaldo: "Prefeito, tome vergonha na cara"

 

O ex-prefeito de Camaçari e ex-deputado federal Luiz Caetano (PT) usou suas redes sociais para criticar o atual prefeito da cidade, Antonio Elinaldo (DEM). Na postagem, ele pediu que o democrata tomasse “vergonha na cara”. (Foto ilustração: prefeito Antônio Elinaldo e Luiz Caetano)

“Está acontecendo um absurdo. O prefeito do DEM transferiu o desfile da parte da tarde para a parte da manhã. Quase 13h30 e tem criança desmaiando, passando mal. Ele insiste com isso. Ele quer impedir que o povo de Abrantes se manifeste, que diga não ao seu governo”, disse sobre a alteração do horário de um desfile na comunidade de Abrantes, na Região Metropolitana de Salvador.

“Ele faz uma perseguição a esse povoado, a todos os povoados de Camaçari. Prefeito, tome vergonha na cara. Respeita o povo, respeita as tradições. Respeita o povo de Abrantes”, completou.

O petista pensa em lançar o nome de sua mulher, Ivoneide Caetano, como candidata a prefeita nas eleições de 2020. (bahia.ba)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 09:32h
Salvador

Observação de corpos celestes é atração do Museu Geológico

 

Que tal observar as constelações que chegam no início da primavera? Isso será possível de 23 a 29 de setembro, no Museu Geológico da Bahia (MGB), durante a 13ª edição da Primavera dos Museus, que este ano traz como tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”, a partir das 9h, com entrada gratuita. Uma maratona de atividades irá envolver a programação, que contará com a observação noturna de objetos celestes, visíveis no início da primavera, por meio de binóculos e telescópios portáteis, entre outras atrações. (Foto ilustração)

Consta na programação do evento exibição de filme sobre os mistérios do Universo, a oficina “Orientar-se em Salvador para cegos”, que tem maquetes da Bahia e instrutores para auxiliar os cegos a se locomoverem no estado, dinâmicas investigativas e palestra sobre o reino mineral.

O Museu Geológico tem um acervo com mais de 27 mil peças, salas temáticas de Minerais Radioativos, Gemas do Brasil, Salas do Universo e do Sistema Solar. Além da sala dos fósseis, onde fica exposta uma réplica, em tamanho real, de um mastodonte. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 09:21h
Ação social

Caravana da Justiça Social estará no município de Oliveira dos Brejinhos hoje (23)

 

A Caravana da Justiça Social, ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), continuará com os serviços de emissão de documentos e assistência social, desta vez no município de Oliveira dos Brejinhos, nesta segunda-feira (23). (Foto ilustração)

A população terá acesso à Emissão da segunda via de RG e das certidões de Nascimento, Casamento e Óbito; CPF e Carteira de Trabalho (CTPS); orientações para emissão do Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência; emissão do ID Jovem; e realização de exame de DNA, voltado ao reconhecimento de paternidade de crianças e adolescente que não possuem registro paterno na Certidão de Nascimento.

O público ainda poderá participar da Roda de Diálogo com a Coordenação LGBT/SJDHDS; Diálogo Informativo para os Idosos da Coordenação de Políticas para as Pessoas Idosas da SJDHDS (CAPI) e ao bate-papo os jovens dos municípios no Diálogos com a Juventude. Profissionais dos direitos das crianças e adolescentes e das pessoas com deficiência também terão acesso à Oficina do SIPIA, mediada pela Coordenação de Proteção à Criança e ao Adolescente (CPCA/SJDHDS).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 09:05h
Economia

Mercado reduz estimativa de inflação pela sétima vez seguida

 

Instituições financeiras reduziram, pela sétima vez seguida, a estimativa para a inflação neste ano. De acordo com pesquisa do Banco Central (BC) ao mercado financeiro, a previsão para a inflação, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deste vez, passou de 3,45% para 3,44%, em 2019. (Foto ilustração)

Para 2020, foi mantida em 3,80%. A previsão para os anos seguintes também não teve alterações: 3,75%, em 2021, e 3,50%, em 2022.

As estimativas para 2019 e o próximo ano estão abaixo da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta de inflação, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é 4,25% em 2019, 4% em 2020, 3,75% em 2021 e 3,50% em 2022, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

O principal instrumento usado pelo BC para controlar a inflação é a taxa básica de juros, a Selic. Quando o Copom reduz a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.

Quando o Comitê de Política Monetária aumenta a Selic, a finalidade é conter a demanda aquecida e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 08:53h
Meio Ambiente

Temperatura média do planeta pode subir 3,4°C até 2100

 

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que a média da temperatura do planeta poderá aumentar em até 3,4 º C até o final deste século. (Foto ilustração)

O documento, que reúne estudos científicos da Organização Meteorológica Mundial e outros órgãos especializados, foi publicado nesse domingo (22), um dia antes do início da Cúpula sobre a Ação Climática em Nova York.

Segundo o documento, que defende a adoção de medidas para combater o aquecimento global, a média da temperatura do planeta de 2015 para 2019 será 0,2 º C acima do período anterior de cinco anos. Além disso, ela é 1,1º C mais quente que os níveis pré-industriais de 1850 a 1900.

O relatório ainda aponta que o aumento dos níveis dos mares tem acelerado, e indica que a acidez dos oceanos aumentou 26% desde o início do período industrial por causa da absorção do CO2 liberado na atmosfera pelo uso de combustíveis fósseis.

O documento afirma que as emissões de gases de efeito estufa continuam a subir porque combustíveis fósseis como o carvão e o petróleo ainda são as principais fontes de energia da humanidade.

Por fim, o relatório alerta que a temperatura média global poderá aumentar 3,...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 08:45h
Sul da Bahia

Vereador faz grave denúncia contra novo sistema implantado no setor de Tributos em Eunápolis

 

O vereador Jota Batista subiu à tribuna da Câmara Municipal, na última quinta-feira, 19/9, e fez graves denúncias contra o novo sistema de emissão de Notas Fiscal eletrônica implantado recentemente em Eunápolis. (Foto ilustração)

Segundo o edil, a prefeitura trocou o contrato anterior que seria de R$ 10 mil mensal por outro de R$ 100 mil, que agora ainda também obriga às empresas pagar uma taxa para emissão da Nota Fiscal, além dos impostos de praxe.

Ainda mais grave: Jota Batista diz também:

“1 – A cobrança da taxa seria ilegal e não poderia ser implantada sem a autorização do Legislativo municipal;

2 – Por trás do novo contrato estaria o ex-secretário de Finanças de Eunápolis e Porto Seguro, Alex Hermógenes, homem da confiança do prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, que chegou a ser preso na Operação Fraternos e depois liberado”. (bahia40graus) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 08:39h
AL-BA

Assembleia sedia ato em defesa da permanência da Petrobras na Bahia

 
Foto PauloMocofaya/AgênciaALBA

Um ato público em defesa da Petrobras, com a criação de uma rede de apoio pela permanência da estatal no Estado, será realizado nesta segunda-feira (23), a partir das 9h, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O evento é uma iniciativa da bancada do PT na Casa, em parceria com o Sindicato de Petroleiros da Bahia (Sindipetro).

A liderança do PT na ALBA informa que, entre os convidados, estão o geólogo Guilherme Estrela, ex-diretor de Exploração e Produção da Petrobras, responsável pela descoberta do Pré-Sal; o pesquisador William Nozaki, do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep); e Vagner Freitas, presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

As atividades da Petrobras na Bahia compreendem a Refinaria Landulpho Alves (Rlam), a Transpetro, a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), a Petrobras Biocombustíveis (PBio), o prédio administrativo (Ediba), termoelétricas e campos terrestres.

Segundo o Sindipetro, além do possível fechamento da Ediba, “resultando na transferência da maioria dos cerca de 1.500 trabalhadores diretos e na rescisão dos cerca de 2 mil terceirizados”, há grave impacto na economia do estado. O ato deve reunir dirigentes sindicais, trabalhadores do setor de petróleo e gás, parlamentares, prefeitos, secretários estaduais, entre outros representantes da sociedade civil. (AL-BA/ Foto PauloMocofaya/Ag&ecir...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 08:35h
Salvador

Ademário Costa vence Gilmar Santiago e é eleito presidente do PT soteropolitano

 
Foto: Divulgação/ Ascom Ademário Costa

Ademário Costa venceu o segundo turno da eleição interna e foi eleito no domingo (22) como novo presidente do PT de Salvador. Ele teve 1.767 votos (51%) contra 1.711 votos (49%) de Gilmar Santiago, que disputava a reeleição.

Costa foi apoiado pelo deputado federal Jorge Solla, de quem é assessor. Já Santiago, teve o apoio do senador Jaques Wagner. (Bahia.ba/Foto: Divulgação/ Ascom Ademário Costa)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
CMARA MUNICIPAL SO GONALO DOS CAMPOS
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2020

2019

2018

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia