Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você lembra em quem votou para vereador em 2016?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 08:00h
Efeito da reforma trabalhista

Criação de sindicatos deixou de ser bom negócio: queda chega a 72,6%

 

Uma das grandes evoluções promovidas pela reforma trabalhista foi o fim do imposto obrigatório, que fez dos sindicatos um grande e lucrativo negócio. O resultado foi a queda vertiginosa nos pedidos para abertura de entidades. De acordo com Ministério do Trabalho, foram apenas 92 cartas emitidas em 2018, o que representa queda de 72,6% em relação aos criados em 2016, antes da reforma sepultar a fonte de grana fácil. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. (Foto ilustração)

Não foi apenas a proliferação de sindicatos de trabalhadores que caiu. A criação das entidades patronais despencou ainda mais: 78,6%.

Até meio de setembro, o Ministério do Trabalho emitiu 70 autorizações de criação de sindicatos laborais e 11 patronais. Na média pós-reforma.

Só em 2006, o governo Lula autorizou a criação de 9.382 sindicatos. Mais de 25 novos sindicatos por dia, incluindo sábado e domingo.

O Brasil tem o recorde mundial de sindicatos. Atualmente, são 16.889, além de 603 federações, 50 confederações e 14 centrais sindicais.

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 07:48h
Segue a tradição de primeiro a discursar

Bolsonaro viaja aos EUA onde participará da Assembleia Geral da ONU

 

O presidente Jair Bolsonaro (foto) viaja nesta segunda-feira (23) para Nova York, nos Estados Unidos, onde falará na 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Será a primeira vez que ele participará do evento, que reúne anualmente a maior parte dos chefes de Estado do planeta.

A ida do presidente chegou a ser dúvida, após ele ser submetido a mais uma cirurgia para o tratamento das sequelas da facada que recebeu no ano passado, mas a equipe médica - liderada pelo cirurgião Antonio Macedo - autorizou o presidente a viajar, após exames realizados na sexta-feira (20) .

Tradicionalmente, cabe ao presidente do Brasil fazer o discurso de abertura na Assembleia da ONU. Bolsonaro já deixou claro que o ponto principal do seu pronunciamento será mesmo a defesa das ações do governo na Amazônia, após a repercussão negativa dos incêndios que vêm ocorrendo na região ao longo das últimas semanas.

Defesa da soberania brasileira

Ele deve argumentar, entre outras coisas, que as queimadas estão na média dos últimos 15 anos e defender a soberania do Brasil, e dos demais países amazônicos, sobre este território. Durante a live semanal da última quinta-feira (19), o presidente ponderou que "não vai brigar com ninguém" na assembleia e fará um discurso objetivo. Na visão de Bolsonaro, há uma tentativa de desconstruir a imagem do Brasil no exter...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 07:40h
Feira de Santana

Feirenses têm diversão garantida com Projeto Rua Viva

 

A avenida Fraga Maia fervilhou e se tornou pequena para tanta animação, na manhã deste domingo, 22, com a sexta edição do projeto Feira Viva, promovido pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho através da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). Além de diversão, a iniciativa também proporciona educação para o trânsito. (Foto ilustração)

Em um trecho de 600 metros da avenida Fraga Maia, interditado pela SMT, pessoas de todas as idades passearam de bicicleta, brincaram de patins, triciclos, brincaram de peteca, de tênis e diversas outras brincadeiras.

O superintendente de Trânsito, Maurício Carvalho, explica que também foram desenvolvidas atividades educativas para o trânsito. Dentre elas, teatro e filmes educativos.

Maurício Carvalho destaca ainda outras ações voltadas para a educação para o trânsito. "Também promovemos jogos educativos e orientações sobre sinalização no trânsito para crianças", revelou Maurício Carvalho. (Secom) 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 07:00h
Aniversariante do Dia

Jornalista e repórter do site Bahia na Política Daniela Oliveira em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 06:50h
Feira de Santana

Fernando Torres diz que logo Fernando de Fabinho vai estar no PSD

 

Questionado pelo site Bahia na Política se o ex-deputado federal Fernando de Fabinho vai se filiar ao PSD de Feira de Santana, o ex-deputado federal Fernando Torres (PSD - foto) disse que sim. “Já está confirmado, Fernando vai para o PSD. Estamos apenas vendo a data. O PSD quer Fernando de Fabinho candidato a prefeito. Nós teremos um nome a prefeito ou vice-prefeito em 2020” disse Fernando Torres.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 06:35h
Câmara Federal

Isidório ora ao lado da Bíblia antes de fazer pronunciamento

 

A sessão de quinta-feira (19) na Câmara Federal em Brasília, um fato chamou a atenção. O comportamento do deputado federal Sargento Isidório (Avante - foto ilustração). Antes de discursar pela passagem dos 186 anos de Feira de Santana fez questão de fazer uma oração de joelhos, com a sua tradicional Bíblia.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 06:30h
Câmara Federal

Sessão em homenagem a Feira de Santana tem presença parlamentar baiana

 

Na sessão de quinta-feira (19), quando foram comemorados os 186 de emancipação política de Feira de Santana na Câmara Federal, usaram a palavra os seguintes parlamentares baianos: Zé Neto (PT) que foi autor da proposta, Dayane Pimentel (PSL), Charles Fernandes (PSD), João Roma (PRB), Pastor Márcio Marinho (PRB) e Sargento Isidoro (Avante). Também se pronunciaram o prefeito Colbert Martins, deputado estadual Robinson Almeida, presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana José Carneiro, presidente da CDL, Luiz Mercês, Ivannide Santa Bárbara, presidente, do PT e Conceição Borges.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 06:28h
Congresso Nacional

Benito Gama acredita que reforma tributária só no ano que vem

 

Parlamentar de vários mandatos e respeitado na área tributária, o ex-deputado federal Benito Gama (PTB-foto), questionado pelo site Bahia na Política sobre o momento que o Congresso vive com a discussão desse tema, disse acreditar que reforma tributária aprovada só no ano que vem. Benito Gama entende que essa questão vem sendo discutida há 30 anos e o assunto está vencido, mas a reforma tributária está sendo construída.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 06:20h
De olho em 2020

Márcio Marinho quer o PRB forte em 2020 em Feira de Santana

 

O deputado federal Bispo Márcio Marinho (PRB-foto), quando o assunto é a eleição em Feira de Santana em 2020, mostra sua preocupação e a necessidade de que se faça uma construção sólida de alianças. Márcio Marinho entende que em 2020 vamos viver uma nova situação, que é a eleição proporcional de vereador sem coligação. A meta é fortalecer o PRB.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 06:18h
Câmara Federal

Câmara Municipal participa de homenagem a Feira de Santana com quatro vereadores

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana esteve presente na sessão de quinta-feira (19) da Câmara Federal, em comemoração aos 186 de Feira de Santana, com os seguintes vereadores: José Carneiro (PSDB), Alberto Nery (PT), Zé Filé (PROS) e Edvaldo Lima (PP).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 06:16h
Feira de Santana

Zé Neto tem pesquisa em mãos para prefeito, mas com pouca alteração

 

A informação que chega ao site Bahia na Política é que o deputado federal Zé Neto (PT - foto ilustração) tem em mãos uma pesquisa eleitoral para prefeito em Feira de Santana. Os números não são diferentes dos já divulgados pelo site. Zé Neto na frente, seguido de Colbert Martins, Targino Machado e Carlos Geilson. Os números são para consumo interno.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 06:10h
Feira de Santana

Fabiano da Van pede psicólogos nas escolas da rede municipal de ensino

 

O vereador Fabiano da Van (Cidadania - foto ilustração) usou a tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana para informar que fez uma indicação ao Poder Municipal para que contrate psicólogos para atender a todas as unidades de ensino da rede municipal. Fabiano salientou que é importante que o Poder Público trate da questão da depressão. “Precisamos inserir políticas públicas, para que não sejam feitas manifestações apena no mês de setembro”, defendeu o vereador. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 06:09h
Sul da Bahia

Por 11 votos, Jackson vence disputa pela presidência do PT em Itabuna

 

Jackson Moreira (foto ilustração) venceu o segundo turno do Processo de Eleições Diretas (PED) do PT e será o novo presidente do diretório do partido em Itabuna. Ele venceu a professora Miralva Moitinho por 12 votos de diferença. Jackson obteve 676 votos ante 664 de Miralva.

O pleito teve participação de 1.372 filiados neste domingo. A votação foi encerrada por volta das 17h, na Câmara de Vereadores de Itabuna. Devido a pequena diferença, a chapa de Miralva pediu recontagem de votos, quando foi apontada vantagem de 13 votos.

Após o recontagem e fechamento do mapa eleitoral, os fiscais contabilizaram mais um voto para Miralva, encerrando o pleito com 665 votos ante 676 de Jackson.(pimenta)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 06:03h
Nordeste da Bahia

Cícero Dantas terá candidato a prefeito com apoio de Marcelo Veiga em 2020

 

 Vereador mais votado na última eleição municipal e um dos nomes para disputar a prefeitura de Cícero Dantas, município do nordeste da Bahia, Nininho de Nedito (PSC) ganha o reforço político do deputado estadual Marcelo Veiga (PSB). No último sábado (21), o parlamentar cumpriu agenda na região semiárida do estado, ratificou o apoio político ao pré-candidato e defendeu a união para consolidar o nome do edil. Conforme Marcelo, o nome do vereador deve ter ainda o apoio dos partidos de oposição em Cícero Dantas, o que também reforçará a disputa pela prefeitura no pleito de 2020. (Foto ilustração/Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2019 06:00h
Ilhéus

Sesab publica licitação que transformará Hospital Luiz Viana Filho em maternidade

 

Foi publicado, no Diário Oficial do Estado (DOE) de sábado (21), o edital de licitação para as obras de reforma e ampliação do Hospital Geral Luiz Viana Filho, em Ilhéus, no sul da Bahia, que o transformarão em uma unidade materno-infantil referência para alta complexidade. (Foto ilustração)

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, as obras terão início ainda neste ano. "Serão investidos cerca de R$ 34 milhões entre obras e equipamentos. Com 90 leitos, a unidade contará com UTI neonatal e pediátrica, além de um moderno centro cirúrgico e obstétrico”, garante Vilas-Boas.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.09.2019 10:00h
Senado Federal

Reforma da Previdência poderá ser votada em primeiro turno na terça

 

A reforma da Previdência (PEC 6/2019) poderá ser votada em primeiro turno na terça-feira (24). A presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senadora Simone Tebet (MDB-MS - foto), convocou uma sessão extraordinária no mesmo dia. Segundo Simone Tebet, a votação em segundo turno está mantida para o dia 10 de outubro. Na quarta-feira (25), a CCJ sabatinará o indicado para a Procuradoria-Geral da República, Augusto Aras. Segundo o relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM), o subprocurador será questionado sobre vários assuntos, incluindo a posição ideológica. (Agência Senado)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.09.2019 09:40h
Câmara Federal

Comissão do Código de Trânsito definirá roteiro de trabalho nesta quarta

 

A comissão especial que vai analisar o Projeto de Lei 3267/19, do governo Bolsonaro, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/97) reúne-se nesta quarta-feira (25) para apresentação do roteiro de trabalho do relator, deputado Juscelino Filho (DEM-MA). (Foto ilustração)

Ele lembra que o atual código já tem mais de 20 anos. "Nada mais correto do que buscarmos uma atualização devido às evoluções, inclusive tecnológicas, que tivemos nesse período."

O relator reconhece que o projeto tem pontos polêmicos e delicados, como o da cadeirinha. O projeto mantém a obrigatoriedade de cadeirinha para crianças com até sete anos e meio, no banco traseiro do veículo.

A proposta, no entanto, prevê apenas advertência por escrito para quem descumprir a regra. Hoje, não utilizar cadeirinha é considerado infração gravíssima punida com multa. "É óbvio que você educa mais quando tem uma penalidade, é um problema cultural. Mas vamos enriquecer as discussões e formatar o melhor texto", afirmou.

O relator prevê a realização de audiências públicas para conhecer a visão dos diversos grupos ligados ao tema. A reunião ocorre às 14h30 desta quarta-feira, em local a definir. (AC)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.09.2019 09:20h
Feira de Santana

Museu Regional de Arte realiza programação neste domingo (22)

 

Degustar a arte, a cultura e muita história. Já imaginou poder ver obras exclusivas produzidas por artistas que foram referências em suas épocas? A visita aos museus possibilita esse tipo de vivência e muito enriquece o saber. Com o intuito de ampliar o acesso do público a estes espaços, o Museu Regional de Arte (MRA) promove o “Domingo tem Museu”, no dia 22 de setembro, neste final de semana. (Foto ilustração)

Das 9 às 12 horas o Museu estará aberto para visitação da Exposição “Coleção Inglesa, muito prazer!”, oficina de Releituras no MRA e intervenção artística com o artista Luciano dos Anjos. A programação é gratuita e tem classificação livre.

O MRA funciona no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), localizado na Rua Conselheiro Franco, Centro.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.09.2019 09:15h
Encontro de Prefeitos

Mediação e arbitragem foi um dos temas debatidos no 7º Encontro de Prefeito

 

O último tema debatido no 7º Encontro de Prefeitos que está acontecendo em Camaçari foi Mediação e arbitragem com fins de recuperação de recursos e tributos. O objetivo do debate foi apresentar aos gestores uma forma rápida, eficiente e econômica de custos para aliviar o judiciário em seus municípios. (Foto ilustração)

O painel foi mediado pelo diretor da UPB e prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, que destacou a importância da discussão do tema e a necessidade do esclarecimento das dúvidas sobre o assunto debatido.

A palestrante convidada Melanie de Carvalho, abordou a Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem (Acordia) uma solução para desafogar o judiciário dos municípios e que se torna uma grande aliada da prefeitura. Entre as vantagens está a rapidez, eficiência e economia de custos.

“A Acordia é uma instituição com foco em resolução de conflitos. Oferece métodos exclusivos de prevenção, avaliação e resolução de problemas. Um modo rápido, eficiente, econômico, especializado e seguro de Solução de Conflitos, por meio da Conciliação, da Mediação e da Arbitragem, dentre outros. Formas inteligentes e inovadoras”, destacou Melanie. (UPB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.09.2019 09:00h
Rede de Controle

Ministro quer unir forças contra corrupção

 

Ao participar do 5º Encontro da Rede de Controle da Gestão Pública que se encerrou nesta sexta-feira (20/09), em Salvador, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro José Múcio Monteiro, defendeu uma maior integração entre as instituições que compõem a Rede, com o objetivo de melhorar a efetividade no combate à corrupção. Estiveram presentes ao evento, representantes de 18 instituições que integram a Rede de Controle na Bahia e profissionais de controle de outros estados. (Foto ilustração)

O ministro José Múcio, em seu discurso, destacou que o brasileiro precisa superar às intempéries que a democracia e o tempo nos impõem. E conclamou o público a seguir na luta pelo combate à corrupção, tomando para si a responsabilidade das transformações. “Não podemos nos acomodar e achar que alguém vai consertar as coisas. Nós é que temos de consertar. Temos aqui, hoje, representantes dos Tribunais de Contas estaduais, municipais, Tribunal de Contas da União e Ministério Público. Somos um conjunto de brasileiros que não desiste do país. O que não podemos, todos nós da Rede de Controle, é perder o entusiasmo”, disse.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.09.2019 08:50h
Caso das malas de dinheiro

Geddel e Lúcio Vieira Lima serão julgados pelo STF na próxima terça-feira

 

Réus pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa, os irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima (MDB) serão julgados na próxima terça-feira (24) pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), no caso do “bunker”, de acordo com o G1. (Foto ilustração)

Em denúncia, a Procuradoria-Geral da República (PGR) afirma que os R$ 51 milhões apreendidos em um apartamento em Salvador são decorrentes de propinas da Odebrecht, repasses do operador financeiro Lúcio Funaro e desvios de políticos do MDB.

A PGR pediu a condenação de Geddel a 80 anos de prisão. A Procuradoria também quer que os irmãos devolvam R$ 43,6 milhões aos cofres públicos e paguem uma multa por danos morais no valor de US$ 2,688 milhões.

Compõem a Segunda Turma do Supremo os ministros Celso de Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Edson Fachin. (bahia.ba)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.09.2019 08:40h
Concurso público

Processo seletivo da Prefeitura de Teixeira de Freitas acontece neste domingo, 22

 

Os candidatos inscritos no processo seletivo simplificado da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas – BA deverão comparecer aos locais determinados fixados através de Edital de Convocação, publicado no site da MSM Consultoria e afixada no quadro de avisos da Prefeitura, para as provas neste domingo, 22 de setembro. (Foto ilustração)

Entres as orientações aos candidatos estão: o comparecimento ao local determinado, 60 (sessenta) minutos antes do início das provas, munidos do Cartão definitivo de inscrição, ou anotações do horário e local de prova, Documento de identidade (original), conforme subitem 14.8 do Edital nº 001/2019, caneta azul ou preta. Não será permitido portar qualquer tipo de equipamento eletrônico, relógio, telefone celular e demais objetos mencionados no subitem 14.15 do Edital, nem realizar qualquer tipo de consulta no recinto das provas. Acesse o site www.msmconsultoria.com.br 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.09.2019 08:20h
Sul da Bahia

Prefeitura de Porto Seguro abre processo seletivo salário chega a R$ 8,3 mil

 

A Prefeitura de Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, publicou no Diário Oficial do Município o edital do concurso com 761 vagas para o preenchimento imediato e outras 2.033 para cadastro de reserva. As oportunidades são para os níveis médio, técnico e superior em todas as áreas da administração pública municipal. (Foto ilustração)

O concurso oferece 320 vagas para as funções de Agente de Combate às Endemias (56), Agente Comunitário de Saúde (52), Agente de Trânsito (20) e Auxiliar de Classe (189). Além disso, há 640 vagas em cadastro de reserva para esses cargos.

O salário base para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias é de R$ 1.250 mensais por 40 horas semanais de trabalho. O vencimento básico para as funções de Agente de Trânsito e Auxiliar de Classes é de R$ 1.338,59 mensais.

A taxa de inscrição varia de R$ 50 a R$ 150. A inscrição começa no dia 30 deste mês e prosseguirá até o dia 27 de outubro. Os candidatos que comprovarem não possuir condições de pagar a taxa serão isentos da inscrição. A prova objetiva será aplicada no dia 1º de dezembro em Porto Seguro. Acesse o edital do concurso a partir da página 7 do Diário Oficial do Município de Porto Seguro. (pimenta)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.09.2019 07:55h
Senado Federal

Senador baiano usa cota parlamentar para abastecer jatinho

 

Nos últimos dois meses, o baiano Angelo Coronel (PSD - foto), senador de primeiro mandato, usou R$ 14.610,75 da cota parlamentar para abastecer o jatinho que usa para viajar pelo estado e para fazer o deslocamento semanal até Brasília.

Pelas notas fiscais apresentadas pelo senador, ele gastou R$ 719,95 em agosto e R$ 14.890,80 neste mês. Nos meses anteriores, não há registro desse tipo de despesa.

A assessoria de Coronel informou a O Antagonista que o senador viaja em um jatinho de sua empresa, a Jet Gold Serviços Aéreos. A empresa pertence ao Grupo Corel, cujo acionista único é uma offshore sediada no Panamá.

Durante a campanha do ano passado, os jatinhos da empresa foram usados pelo também candidato ao Senado Jaques Wagner (PT) e pelo governador reeleito da Bahia, Rui Costa (PT).

Sobre os gastos com combustível para aeronave nos últimos dois meses, a assessoria de Coronel enviou a seguinte explicação ao site:

“O senador, mesmo tendo direito a ressarcimento, não tinha, até então, solicitado o reembolso dos gastos com deslocamento Salvador/Brasília/Salvador, de acordo com cotas pré-estabelecidas para exercício do mandato de todos os senadores em seus respectivos estados.

O senador resolveu, então, usar a verba disponibilizada, o que é um direito de todo o parlamentar.” (oantagonista)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.09.2019 07:40h
Rio de Janeiro

Com participação da deputada Flordelis e filhos, polícia faz reconstituição da morte do pastor Anderson neste sábado

 

A Polícia Civil marcou para este sábado (21), às 21h, a reconstituição da morte do pastor Anderson do Carmo, ocorrida em 16 de junho em Pendotiba, Niterói, na Região Metropolitana do Rio. A deputada federal Flordelis e filhos do casal, investigados pela Delegacia de Homicídios de Niterói por suspeita de envolvimento com o crime, participarão da reprodução simulada. (Foto ilustração: pastor Anderson e a deputada Flordelis)

Os dois filhos de Flordelis que estão presos também vão participar da reconstituição. São eles:

Flávio Rodrigues – apontado pela polícia como o autor dos disparos.

Lucas de Souza – suspeito de conseguir a arma do crime.

Flávio é filho biológico de Flordelis. Lucas foi adotado. Eles viraram réus pela participação no crime e terão que aguardar o julgamento em regime fechado. (Com informações do G1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.09.2019 07:30h
Dia do Radialista!

Parabéns a todos os profissionais que militam no rádio, em especial aos feirenses

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.09.2019 07:00h
Redes Sociais

Zuckerberg recusa proposta de vender WhatsApp e Instagram

 

O fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, tem participado em reuniões com senadores e legisladores nos EUA no âmbito de uma possível regulamentação de tecnologia. O tema tem levado muitos críticos a defenderem o desmantelamento das gigantes tecnológicas, uma proposta que aparentemente não parece interessar a Zuckerberg. (Foto ilustração)

O CEO da maior rede social do mundo teria recusado a ideia de vender o WhatsApp e o Instagram, afirmou o senador republicano do estado do Missouri, Josh Hawley, numa publicação de Twitter

“Acabei de me encontrar com o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg. Tivemos uma conversa franca. Desafiei-o a fazer duas coisas para mostrar que o Facebook está falando a sério sobre imparcialidade, privacidade e concorrência. 1) Vender o WhatsApp e o Instagram 2) Submeter-se a uma auditoria externa e independente. Ele disse que não às duas [propostas]”, escreve Hawley.

Zuckerberg não é o único fundador de uma grande tecnológica a não ser fã da proposta do desmantelamento de empresas e serviços. O fundador da Microsoft, Bill Gates, também já afirmou que essa não é uma solução viável a longo prazo.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.09.2019 06:40h
Salvador

Cineasta Flaviano Oliveira lança seu primeiro filme, "O Fio da Meada", no Shopping da Bahia

 

Envolto em um clima de muita ação e suspense, o longa-metragem O Fio da Meada, do cineasta Flaviano Oliveira, tem estreia nesta quinta-feira (26), às 20h no Shopping da Bahia, em Salvador. (Foto ilustração)

Atores consagrados pela Rede Globo compõem o elenco da trama, como Edmundo Félix (ex-Zorra Total), que vive um bicheiro no filme; Neusa Borges, que interpreta a mãe de santo Margareth Cerqueira; Alexandre Barillari, que faz o papel do engenheiro civil Álvaro Lima; e o próprio Flaviano Oliveira que, além de autor e roteirista, dá vida, no filme, a Ivo Pertence, um delegado da polícia antissequestro.

Figurinhas carimbadas da Bahia têm participação especial na película, sendo eles: o comediante Jorge Santana, com sua irreverente personagem Dona Concinha; o ex-deputado e delegado de polícia de Salvador, Deraldo Damasceno; o pugilista Reginaldo Holyfield; Adan Nascimento, jornalista e colunista de entretenimento; o cantor, compositor e mestre de capoeira Tonho Matéria e a ex-vereadora, dançarina e funkeira transexual Léo Kret. (Ascm)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.09.2019 06:28h
Educação Superior

Curso da UCSAL obtêm nota máxima do MEC

 

A Universidade Católica do Salvador (UCSAL) obteve nota máxima (5) na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), no curso de Arquitetura e Urbanismo. Vale ressaltar que a Universidade também tem nota máxima nos cursos de Música, Ciências Contábeis e Psicologia. Nesta última visita do MEC, o curso de Engenharia de Software recebeu nota 4, tendo a mesma avaliação que as graduações em Direito, Engenharia Química, Gastronomia, Enfermagem e Biomedicina. “Esse resultado reflete o empenho da instituição em proporcionar um ensino de excelência à nossa sociedade. Vamos continuar trabalhando focado na inovação para que a qualidade da nossa Universidade seja cada vez maior”, afirma o Padre Maurício Ferreira, Reitor da UCSAL. (Foto ilustração)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.09.2019 06:25h
Economia

Ibovespa avança e atinge maior fechamento semanal da história

 

Em mais uma sessão de alta volatilidade, o Ibovespa avançou e atingiu o maior nível de fechamento semanal da história, com papéis de bancos e da JBS sustentando a alta do índice, enquanto novos desdobramentos na guerra comercial EUA-China prejudicaram o viés positivo. (Foto ilustração)

O Ibovespa subiu 0,46%, a 104.817,40 pontos. O volume financeiro somou 22,3 bilhões de reais. Na semana o índice teve a quarta alta consecutiva, de 1,27%.

O bom humor nos mercados internacionais no início desta sexta-feira, diante de sinais de progresso nas negociações comerciais entre Estados Unidos e China, foi anulado quando a delegação asiática encurtou sua viagem a solo norte-americano, cancelando visita a áreas agrícolas do Estado de Montana.

Em Wall Street, o S&P 500 não segurou a alta e fechou em queda de 0,5%, em sessão também marcada pelo "vencimento quádruplo" - quando expiram índices futuros, opções sobre índices, opções sobre ações e contratos futuros de ações.

O descolamento do Ibovespa em relação aos índices de Wall Street ocorre principalmente com o mercado doméstico ainda absorvendo o impacto positivo da reunião do Copom na última quarta-feira, apontou Bruno Madruga, responsável pela área de renda variável da Monte Bravo Investimentos.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.09.2019 06:15h
Moeda norte-americana

Dólar recua contra o real em sessão volátil marcada por ajustes

 

O dólar encerrou em queda contra o real nesta sexta-feira, depois de oscilar entre altas e baixas na sessão, com agentes do mercado ajustando posições ao fim de uma semana agitada marcada por reuniões de diversos bancos centrais globais. (Foto ilustração)

O dólar à vista teve queda de 0,26%, a 4,1535 reais na venda. Na mínima da sessão, a moeda chegou a 4,1478 reais, enquanto na máxima tocou 4,1845 reais.
Na semana, o dólar acumulou alta de 1,60%

"Todos os mercados operaram sem uma tendência clara na sessão. Os investidores procuraram ajustar suas posições depois de uma semana com pressões de todos os lados", afirmou Alvaro Bandeira, economista-chefe do Banco digital Modalmais. (Reuters)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.09.2019 06:09h
Poder Judiciário

Briga por gabinetes na nova sede expõe fogueira das vaidades no CNJ

 

Há uma briga de foice no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pelos melhores gabinetes no novo prédio. Cada detalhe a mais gera uma disputa a mais. A briga é por gabinete com banheiro, com janela maior ou com vista, a rigor, para o nada. A brigalhada envolve um conselho de 15 pessoas, sendo nove magistrados, dois membros do ministério público, dois advogados e dois cidadãos de notável saber jurídico. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. (Foto ilustração)

Os conselheiros do CNJ têm seus próprios gabinetes e escritórios nos respectivos locais de trabalho. A rigor, o CNJ nem precisa de sede.

O CNJ deve se mudar ainda este ano para um prédio alugado, próximo ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O CNJ funciona desde 2016 em dois prédios na 514 norte. No primeiro, ficam os gabinetes, presidência, plenário. No outro, área administrativa.

Quando alguém se aposenta em tribunais de Brasília, gabinete vira alvo de disputa. Mas nada parecido com o que ocorre agora no CNJ.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.09.2019 06:00h
Feira de Santana

Debate sobre acessibilidade marca o Dia da Luta da Pessoa com Deficiência

 

Representantes de diversos segmentos organizados da sociedade de Feira de Santana se reuniram, no auditório da OAB, na manhã desta sexta-feira, 20, para debater a “Acessibilidade: desafiando barreiras”. A iniciativa, promovida pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência com apoio do Governo Municipal, marcou as comemorações pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. (Foto ilustração)

A iniciativa faz parte das comemorações pelo Setembro Verde, sensibilizando a sociedade para a inclusão social das pessoas com deficiência. E reuniu principalmente pessoas com deficiência física ou intelectual para debater questões referentes à garantia de direitos.

O secretário de Desenvolvimento Social (Sedeso), Pablo Roberto Gonçalves, ressaltou a importância da iniciativa. “Reafirmamos o compromisso do Governo do prefeito Colbert Martins Filho em promover ações com o compromisso de amenizar os problemas e continuarmos avançando e enfrentando os desafios”, frisou.

Já a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Gorete Cerqueira, saudou a todos os participantes do evento, recitando um poema de Mário Quintana que trata sobre deficiência, e destacou a importância da luta pela garantia de direitos.

Em nome dos demais conselhos de direito de Feira de Santana, a presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial, Lurdes Santana, também destaco...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.09.2019 05:50h
Governo Federal

Educação, Economia e Defesa vão receber 65% dos recursos desbloqueados

 

Com o anúncio do governo de que vai desbloquear R$ 8,3 bilhões do Orçamento, três ministérios foram mais beneficiados e vão receber o equivalente a 65% dos recursos: Educação, Economia e Defesa. No total, as três pastas receberão o total de R$ 5,39 bilhões. A Advocacia-Geral da União (AGU), o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e a Controladoria Geral da União (CGU) aparecem na outra ponta com as menores liberações, somando R$ 80,4 milhões. (Foto ilustração)

A Educação é quem vai receber a maior quantia: R$ 1,99 bilhão. Os recursos devem ir para recompor parte dos cortes aplicados a universidades, institutos federais, para a aquisição de livros didáticos e para o pagamento de bolsas de pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

No início do mês, o Ministério da Educação anunciou o corte de 5.613 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado que estavam previstas para os quatro meses restantes do ano.

A pasta também receberá recursos adicionais de R$ 1,6 bilhão provenientes de uma multa paga pela Petrobras às autoridades brasileiras após um acordo junto ao governo dos Estados Unidos para encerrar as investigações sobre a empresa nos EUA referentes a prejuízos causados a acionistas estrangeiros nos casos de corrupção investigados pel...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.09.2019 17:15h
Senado Federal

CRA debate comércio internacional agropecuário na quarta

 

A Comissão de Agricultura (CRA) fará, na próxima quarta-feira (25), a partir das 11h, a segunda audiência pública para instruir a avaliação da Política Pública "Comércio internacional Agropecuário", escolhida pelo colegiado para análise em 2019. Inicialmente, estão previstas seis reuniões sobre o tema. (Foto ilustração)

O debate será feito em duas mesas. A primeira, discutirá a atuação do setor privado no processo de exportação: "Iniciativas e recepção de demandas do setor privado em relação ao papel do Estado e sua atuação". Foram convidados para discutir o tema representantes da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), entre outros.

Na segunda mesa, será debatida a contribuição da academia e dos institutos de pesquisa para a exportação: "Estudos acadêmicos sobre a pesquisa agropecuária e seus impactos no setor agropecuário exportador e nas cadeias do agronegócio". Dessa mesa participarão representantes do Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV); da Escola Superior de Agricultura da Universidade Federal de São Paulo (USP); da Universidade Federal de Viçosa (UFV); e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplica...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.09.2019 16:45h
Câmara Federal

Comissão pode votar MP dos Médicos pelo Brasil

 

A comissão mista que analisa a MP 890/19, que institui o programa Médicos pelo Brasil pode votar o relatório do senador Confúcio Moura (MDB- RO) sobre a matéria nesta terça-feira (24). Comissão pode votar MP dos Médicos pelo Brasil(Foto ilustração)

Moura apresentou parecer no qual acolhe regra “excepcional e transitória” para incorporação dos médicos cubanos, na condição de intercambistas e pelo prazo de dois anos, no novo programa.

Moura afirmou que houve uma grande demanda de deputados e senadores pelo aproveitamento dos cerca de dois mil profissionais cubanos, remanescentes do Mais Médicos, que decidiram ficar no País após o governo da ilha romper o convênio com o Brasil, em novembro de 2018.

“Em função da situação humanitária difícil em que se encontram esses profissionais e da sua importância para a atenção à saúde nas localidades mais carentes, foram inúmeros os apelos para sua reincorporação”, disse o relator.

O projeto de lei de conversão apresentado por ele, e lido no dia 17, acolheu 113 emendas, das 365 apresentadas por deputados e senadores.

A reunião para discutir e votar o parecer ocorre às 14h30 desta terça-feira, no plenário 2, da ala Nilo Coelho, no Senado. (Agência Câmara)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.09.2019 16:30h
Feira de Santana

Festa do Vaqueiro de Alecrim Miúdo acontece neste final de semana

 

Diversas atrações são esperadas na Festa do Vaqueiro da Comunidade do Alecrim Miúdo, distrito de Matinha, em Feira de Santana, este final de semana. (Foto ilustração)

No sábado, 21, a programação começa às 22h, com apresentação da banda Cometa da Paixão, seguida do Bonde do Arrocha.

A atração mais esperada da noite, o cantor Léo Rios, deve subir ao palco às 2h.

No domingo, 22, a festa começa mais cedo, com Dinho Mortadela, se apresentando a partir das 15h.

Logo depois, a animação fica por conta da banda Pegada das Antigas e do cantor Márcio Alves.

Encerrando os festejos, a banda Vaqueirama, subirá ao palco oficial às 21h.

A festa é uma tradição na comunidade e reúne milhares de pessoas durante os dias de realização, o que movimenta o comércio local. O Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, fomenta as tradições culturais do município. (Secom) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.09.2019 16:00h
Receita Federal

Auditor fiscal José Barroso Tostes Neto é novo secretário da Receita

 

O auditor fiscal José Barroso Tostes Neto (foto) foi escolhido para ser o novo secretário da Receita Federal. Ele assume no lugar de Marcos Cintra, exonerado na semana passada.

“O ministro da Economia, Paulo Guedes, indicou o nome do auditor fiscal aposentado José Barroso Tostes Neto para ser o novo Secretário Especial da Receita Federal do Brasil”, diz nota divulgada hoje (20) pelo Ministério da Economia.

Formado em Engenharia Mecânica e em Administração de Empresas, Tostes Neto foi superintendente da Receita Federal na 2ª Região Fiscal e secretário de Fazenda do Pará.

Atuou também como consultor no Fundo Monetário internacional (FMI) e no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Ele assumirá o cargo após a nomeação por decreto do presidente Jair Bolsonaro, informou o ministério.

Cintra deixou a Secretaria da Receita depois de defender a criação de um imposto parecido com a extinta Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF).

Em seu lugar, ocupou o cargo interinamente o auditor fiscal José de Assis Ferraz Neto. (Kelly Oliveira/AB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.09.2019 15:30h
Aperfeiçoar a fiscalização

Agência Nacional do Petróleo firma acordo de cooperação com a Sefaz/Bahia

 

O diretor da ANP Aurélio Amaral, o superintendente de Fiscalização do Abastecimento da ANP, Francisco Nélson Castro Neves, e o secretário da Fazenda da Bahia, Manoel Vitório, assinaram hoje (20/9), em Salvador, acordo de cooperação técnica e operacional.

A parceria prevê o compartilhamento de informações, a exemplo da situação cadastral das empresas junto aos dois órgãos, e a comunicação imediata à ANP, pela Sefaz-Ba, de situações consideradas irregulares. Inclui ainda a cooperação técnica e operacional para fiscalização das atividades relativas ao abastecimento de combustíveis, implantação de sistemas de intercâmbio de informações e o georreferenciamento das empresas do setor.

A Agência irá treinar servidores do fisco baiano em procedimentos necessários à fiscalização.

O diretor Aurélio Amaral ressaltou que “o convênio é importante porque aproxima as duas instituições para que atuem juntas e com maior agilidade no combate à sonegação”. (Ascom/ANP)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.09.2019 15:00h
Operação Verde Brasil

Exército prende garimpeiros em unidades de conservação do Amazonas

 

O Exército deteve dez pessoas supostamente envolvidas com a exploração de garimpos ilegais em três da Unidade de Conservação Campos Amazônicos, no sul do Estado do Amazonas. Todos foram conduzidos à sede da Polícia Federal em Rondônia. A ação faz parte da Operação Verde Brasil. (Foto ilustração)

Conforme nota da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, foram apreendidos na ação “nove celulares, um detector de metais, duas motosserras, um rádio amador, uma balança para pesagem e uma espingarda Cal 20 com sete cartuchos”.

Também foram confiscados veículos e maquinários utilizados pelas pessoas sob investigação, como um trator, uma pá carregadeira, uma motocicleta, dois geradores, um caminhão Scania, e 10 mil litros de óleo diesel e dez barracas de acampamento.

Japão

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) recebeu do Governo do Japão a doação de 330 barracas individuais e 998 colchonetes com isolantes térmicos, para apoio nas ações da Operação Verde Brasil, que ao todo mobiliza 7 mil homens e mulheres para o combate ao desmatamento e à ações ilegais como exploração de garimpo em unidades de conservação.

Conforme informações divulgadas pelo Ministério da ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
CMARA MUNICIPAL SO GONALO DOS CAMPOS
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2020

2019

2018

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia