Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acredita que haverá segundo turno para presidente no Brasil em 2022?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 09:41h
Política

"Passou dos limites", avalia FHC sobre pronunciamento de Bolsonaro

 
Foto Reprodução

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (Foto Reprodução) usou sua conta, em uma rede social, para criticar o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, transmitido em rede nacional na noite de ontem (24).

“Eu não ia voltar ao tema, mas o Pr repetiu opiniões desastradas sobre a pandemia. O momento é grave, não cabe politizar, mas opor-se aos infectologistas passa dos limites. Se não calar estará preparando o fim. E é melhor o dele que de todo o povo. Melhor é que se emende e cale”, escreveu FHC.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 09:35h
Itabuna

MP recomenda medidas para garantir probidade em gasto público em ações de prevenção e contenção

 
Foto Reprodução

O Ministério Público estadual orientou ao Município de Itabuna,que adote procedimentos para garantir a adequada utilização e transparência dos recursos públicos em ações de prevenção e contenção ao coronavírus. O Município tem cinco dias para enviar ao MP as informações sobre as providências tomadas.

Entre as medidas recomendadas pela promotora de Justiça Susila Ribeiro Machado, estão ampla publicidade dos procedimentos de dispensa e da execução dos contratos correspondentes em sítio oficial e a adoção de medidas fiscalizatórias necessárias à garantia da correta execução contratual, dentre as quais a designação individualizada de gestores e/ou fiscais de contratos. A promotora recomendou também a formalização de contratos administrativos relacionados às ações preventivas e curativas relacionadas à transmissão e consequências da COVID-19 no Sistema de Registro de Preços. (MP-BA/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 09:05h
Salvador

Prefeito ACM Neto anuncia que cobrança da zona azul está suspensa

 
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

O prefeito ACM Neto anunciou, em vídeo divulgado no início da noite desta terça-feira (24), que está suspensa a cobrança pelas 11 mil vagas de estacionamento de Zona Azul estapalhados em Salvador, a partir desta quarta (25).

“Enquanto estivermos vivendo essa crise, não haverá a cobrança. Estamos muito atentos a cada detalhe e tomando todas as providências que sejam necessárias e que nossa capital precisa. Novas decisões serão tomadas. O acompanhamento e enfrentamento a essa crise são prioridade absoluta e nossa gestão”, afirmou o prefeito.

ACM Neto anunciou ainda a antecipação do pagamento dos salários dos aposentados e pensionistas para 48 antes dos vencimentos dos servidores. Para a folha deste mês, o pagamento aos inativos já acontece nesta quinta-feira (26). A medida visa evitar filas e aglomerações em bancos entre o público de maior risco para complicações em função do coronavírus, ainda de acordo com a gestão municipal.

Outra iniciativa pensada em benefício dos idosos, segundo o prefeito, é a obrigatoriedade de que os mercados abram das 7h às 9h para atender exclusivamente o público a partir de 60 anos.

“Alguns estabelecimentos já vinham adotando essa prática, só que no horário de 6h às 8h. Terá que ser, com o decreto, de 7h às 9h”, salientou o prefeito. A medida começa a vigo...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 08:55h
Setor agroindustrial

Presidente da CNA pede a municípios funcionamento das agroindústrias no País

 

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, pediu à Confederação Nacional de Municípios (CNM) que mantenha as agroindústrias funcionando para garantir alimentos à população durante a pandemia do Covid-19. (Foto ilustração)

Em carta enviada na terça (24) a Glademir Aroldi, presidente da CNM, Martins pediu o cumprimento da Medida Provisória 926/20 e do Decreto 10.282/20 que estabelecem o trabalho das agroindústrias como essencial. Segundo o documento, a legislação não está sendo cumprida em alguns municípios do País devido às restrições impostas pelas prefeituras.

“Contamos com a colaboração da CNM para esclarecer as prefeituras a respeito do direito e do dever das agroindústrias brasileiras para continuarem o desenvolvimento dessas atividades essenciais ao País,” afirma o presidente da CNA na carta. (NA)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 08:31h
Mais ricos do mundo

Rei saudita vai comandar reunião virtual de líderes do G20 sobre coronavírus

 

O rei Salman, da Arábia Saudita, vai comandar uma reunião virtual extraordinária dos líderes do G20, o grupo das principais economias do mundo, em 26 de março, para discutir uma resposta coordenada global à pandemia de coronavírus, de acordo com um comunicado desta terça-feira. (Foto ilustração)

O reino, que detém a presidência do G20 neste ano, solicitou na semana passada que os líderes se reunissem por videoconferência, em meio a críticas de que o grupo demorou a responder à crise global. (Por Stephen Kalin)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 08:30h
Ilhéus

Prefeitura abre vagas para voluntários na prevenção do coronavírus

 
Foto Divulgação/ Prefeitura

A prefeitura da cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, abriu, nesta terça-feira (23), vagas para médicos, enfermeiros, profissionais de saúde e estudantes da área que queiram trabalhar de forma voluntária em ações preventivas contra o coronavírus.

As vagas são para homens e mulheres com idades entre 18 e 45 anos, que estejam em boas condições de saúde.

Os interessados devem preencher um formulário eletrônico, disponibilizado no site da Prefeitura de Ilhéus. (G1/ Foto Divulgação/Prefeitura de Ilhéus)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 08:10h
Congresso Nacional

Senadores aprovam MP da renegociação de dívidas com a União

 
Foto Agência Brasil

O Senado aprovou nesta terça-feira (24) a Medida Provisória (MP) 899 de 2019, que trata da renegociação de dívidas com a União. A MP foi aprovada por unanimidade, com 77 votos favoráveis e nenhum contrário. O texto vai à sanção presidencial e, com isso, o governo tenta reaver parte das verba de dívidas de difícil recuperação. Isso poderá ser feito facilitando a renegociação dos contribuintes com o fisco, podendo aplicar descontos e parcelamento dos débitos.

A expectativa do governo é regularizar a situação de 1,9 milhão de contribuintes, que devem R$ 1,4 trilhão nessa modalidade. A MP foi assinada em outubro pelo presidente Jair Bolsonaro. À época, ele disse que além de “dar uma segunda chance a quem não deu certo no passado e tem uma dívida grande”, a MP está “ajudando muitos magistrados pelo Brasil que têm sobre sua mesa uma quantidade enorme de processos que tratam de natureza tributária”.

O texto havia sido aprovado pela Câmara no último dia 18 e perderia a validade amanhã (25), caso não tivesse sido votada hoje. Foi o calendário que justificou a votação da matéria hoje, em sessão remota. Esse tipo de sessão, feita à distância, por meio de internet, só será usado para votação de matérias urgentes ou projetos relacionados ao combate ao novo coronavírus e seus impactos. (Agência Brasil...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 08:00h
Recôncavo da Bahia

Pedra do Cavalo abre comportas a partir de hoje (25)

 

A Votorantim Energia informa que as fortes chuvas que contribuem para o reservatório da UHE Pedra do Cavalo continuaram a se elevar desde o último comunicado do dia 22/03, provocando elevação do nível do reservatório, com previsão de atingir o nível definido pelos órgãos competentes para abertura das comportas. O início da abertura das comportas está previsto para ocorrer a partir das 09h do dia 25 de março. (Foto ilustração)

A abertura prevista das comportas, apesar de elevar significativamente as vazões liberadas, não muda a condição de operação da Barragem que segue classificada como “Normal”. A Votorantim Energia segue monitorando a situação e trará atualizações se ocorrerem mudanças no cenário operativo. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 07:50h
Ministério Público do Estado

Coronavírus: Municípios são recomendados a fornecer alimentação para alunos com aulas suspensas

 
Foto Reprodução

O Ministério Público estadual, por meio das Promotorias de Justiça de Iraquara e Catu, recomendou que os Municípios de Seabra, Iraquara, Souto Soares, Novo Horizonte, Ibitiara, Palmeiras e Catu continuem a fornecer alimentos às crianças e adolescentes afetados pela suspensão das aulas em virtude da pandemia de coronavírus. O objetivo dos promotores de Justiça Gustavo Pereira Silva, Anna Karina Senna e Fernando Rogério Pessoa Vila Nova Filho é garantir a segurança alimentar dos estudantes da rede pública municipal. As recomendações visam atender, em especial, os alunos pertencentes a famílias cadastradas no Cadastro Único do Governo Federal ou cuja renda seja inferior a dois salários mínimos.

Os promotores recomendaram que a distribuição dos alimentos seja realizada de forma a evitar aglomerações, com horários de retirada agendados. Propuseram ainda que seja vedada a venda ou a destinação dos alimentos para outras finalidades, que não a alimentação dos alunos. Orientaram ainda que seja dada ampla publicidade ao processo de distribuição dos alimentos, de forma que todos que precisem tenham conhecimento do benefício. Caberá a cada Secretaria Municipal de Educação realizar o controle da entrega, com dia, local e nome dos alunos contemplados, garantindo assim a regularidade do fornecimento. O MP recomendou também que os alimentos perecíveis que, eventualmente, venham a exceder o que for distribuído aos alunos, sejam distribuídos &agr...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 07:43h
Pandemia

Secretários de Saúde do Nordeste dizem que Bolsonaro "desfaz todo o esforço" para combater coronavírus

 
Foto Reprodução

O pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), transmitido em cadeia de rádio e TV, na noite desta terça-feira (24), provocou a reação dos secretários de Saúde do Nordeste. Em carta aberta, os gestores disseram que assistiram “estarrecidos” ao discurso, no qual o presidente da República “desfaz todo o esforço e nega todas as recomendações para combate à pandemia do coronavírus”.

Na noite desta terça, o presidente contrariou o que especialistas e autoridades sanitárias do país e do mundo inteiro vêm pregando e criticou o pedido para que todas aqueles que possam fiquem em casa. Bolsonaro também culpou os meios de comunicação por espalharem, segundo ele, uma sensação de "pavor".

Ele também disse que, se contrair o vírus, não pegará mais do que uma "gripezinha". Durante o pronunciamento foram registrados panelaços em várias cidades como Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Este foi o oitavo dia consecutivo de manifestações contra o presidente.

Assinado por secretários todos os estados da região, o texto ressalta que os gestores percebem, “com espanto”, os “graves desencontros entre o pronunciamento do presidente e as diretrizes cotidianas do Ministério da Saúde”. Na carta, os gestores afirmam: “Esta fala atrapalha não só o ministro, mas todos nós!”

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 07:39h
Moeda norte-americana

Dólar fecha em queda de mais de 1% ante real com trégua externa

 

 O dólar caiu mais de 1% ante o real nesta terça-feira, seguindo movimento global de vendas da moeda norte-americana em dia de maior apetite por risco, à medida que agentes financeiros avaliaram que os estímulos anunciados por bancos centrais e governos podem suprir demanda pela divisa. (Foto ilustração)

O dólar à vista caiu 1,10%, a 5,0821 reais na venda. Na B3, em que os negócios com dólar futuro vão até as 18h, o contrato de primeiro vencimento tinha queda de 1,51%, a 5,0720 reais, às 17h31.

No exterior, moedas emergentes se apreciavam, com rand sul-africano, won sul-coreano e rublo russo entre os destaques positivos. O dólar caía ante 30 dentre 34 pares de países emergentes e desenvolvidos nesta sessão.

Na segunda-feira, o Fed anunciou que compraria títulos em número ilimitado e apoiaria empréstimos diretos a empresas, na mais recente de uma série de medidas adotadas nos últimos dez dias para acalmar os mercados e apoiar a economia. (reuteres)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 07:25h
Feira de Santana

Prefeitura determina fechamento de bares e restaurantes durante quarentena, exceto delivery

 

O prefeito Colbert Martins Filho baixou nova medida restritiva, estendendo também a bares e restaurantes a quarentena para evitar a disseminação do coronavírus Covid-19. O decreto entra em vigor a partir da zero hora desta quarta-feira, 25, e prossegue até a meia noite do próximo domingo, 29. (Foto ilustração)

Durante a quarentena somente será permitido o funcionamento de serviços delivery, medida que visa garantir o abastecimento da população feirense e ao mesmo tempo evitar a disseminação da pandemia.

A decisão de estender a suspensão temporária e preventiva do comércio e serviços no município para os bares e restaurantes se deve à necessidade de adoção de medidas mais enérgicas e abrangentes neste período em que especialistas da área de saúde consideram de maior atenção diante da tendência de aumento substancial do registro de casos em todo o país.(Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 06:34h
Câmara Federal

Projeto limita juros do cartão à taxa Selic durante pandemia de coronavírus

 

O Projeto de Lei 688/20 limita temporariamente os juros do cartão de crédito à taxa básica de juros da economia (Selic). Se aprovada, a medida valerá enquanto durarem os efeitos da pandemia do novo coronavírus.

A proposta, do deputado Denis Bezerra (PSB-CE), tramita na Câmara dos Deputados. “Estamos enfrentando um momento ímpar, que exige do Parlamento medidas que protejam os cidadãos brasileiros de abusos cometidos pelas instituições financeiras. A proposta é diminuir a taxa de juros do cartão, que atualmente é de mais de 300% ao ano”, justifica o parlamentar.

Bezerra acredita que a medida diminuirá o prejuízo do cidadão que se endividar para obter o essencial para sua sobrevivência.

O texto insere a regra, como disposição transitória, no Código de Defesa do Consumidor. (Reportagem – Noéli Nobre; Agência Câmara Notícias)


 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 06:25h
Prorrogação de mandatos

Prefeito Colbert Martins defende eleições gerais em 2022

 

O prefeito de Feira de Santana Colbert Martins (MDB-foto ilustração), quando questionado se as eleições municipais devem ser adiadas, não titubeou. Acha que devem acontecer em 2022, coincidindo com as de presidente, governador, senador mais deputados estadual e federal. Ou seja, teríamos eleições gerais. Com o novo Coronavírus, a situação é difícil em 2020.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 06:23h
Brasil

Economia com alta de desemprego é recessão certa

 

A crise econômica criada por conta da proliferação do novo Coronavírus no Brasil pode deixar um saldo de desempregados para 2021 entre 30 e 40 milhões de pessoas. Recessão, juros altos e baixa liquidez.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 06:20h
Aniversariante do Dia

Presidente da Câmara José Carneiro Rocha em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 06:19h
Brasil

Fundo eleitoral de campanha podem ir para o combate ao Coronavírus

 

Já há quem acredite que os R$ 2 bilhões do fundo eleitoral da campanha de 2020 podem, sim, ser destinados para o combate ao novo Coronavírus no Brasil. É que crescem as chances das eleições municipais serem adiadas.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 06:16h
Brasil

Safra recorde de grãos nas mãos dos chineses, americanos e russos

 

O Brasil terá safra recorde de 251 milhões de toneladas de grãos este ano, avisa a Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab. O que poucos sabem é que boa parte das plantações hoje, no Centro Oeste e Sul da Bahia, está nas mãos de chineses, americanos e russos. Muito disso será para exportação. Há anos, deputados federais dos maiores Estados plantadores são anfitriões de grandes empresários asiáticos, em comitivas que partem de Brasília para visitas a Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Bahia – onde a turma arrenda e compra terras. As câmaras bilaterais de comércio viraram um grande negócio. (Esplanada)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 06:15h
Feira de Santana

Festejos juninos e Expofeira podem ser suspensos

 

Em Feira de Santana está por um triz a realização de mais dois grandes eventos. Os festejos juninos e a Expofeira. Com a expansão do vírus gripal, a tendência é a suspensão esse ano.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 06:11h
De olho nas eleições

Filó assume o Progressista para mais um mandato em Antônio Cardoso

 

O Partido Progressista renovou sua direção na cidade de Antônio Cardoso com mandato que vai até o o mes de março de 2022. Ficou na presidência o vereador Filemon Alves Moreira (Foto ilustração). Os demais membros ficaram assim definidos: José Fernando de Brito – vice-presidente; Eduardo Lobo – 1º secretário; Jaciara Mascarenhas Moreira – 2ª secretária; Gilvando Carvalho Moreira – tesoureiro; Jacira da Conceição e Segismundo Medeiros – membros.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 06:09h
De olho em 2022

Jair Bolsonaro deve ir para o Patriota se o APB der errado para 2022

 

O Patriota é o Plano B de Bolsonaro para disputar a reeleição em 2022, se não conseguir criar o APB. É que só há 8 mil das 494 mil assinaturas reconhecidas até agora.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 06:05h
Eleições municipais

Partido Unidade Popular vai participar das eleições de 2020

 

Mais um partido se alinha à lista das siglas oficiais pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Trata-se do Unidade Popular (UP), que tem o número 80. É o 33º partido político brasileiro que poderá participar das eleições municipais de 2020. Unidade Popular é um nome inspirado na frente de partidos do Chile que deu sustentação ao governo Allende, derrubado por um golpe militar em 1973. Segundo seu estatuto, o partido pretende “apoiar a luta pelo socialismo no Brasil e promover a unidade das forças populares para intervir no processo político do país”. A legenda se orienta pela teoria do socialismo científico desenvolvida por Karl Marx e Friedrich Engels. Diferentemente do socialismo utópico, prega práticas diretas contra o capitalismo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 06:04h
Economia

Bahia deixará de pagar R$ 46 milhões mensais ao Governo Federal

 

Dos cerca de R$ 12,6 bilhões que o Governo Federal propôs abrir mão nos próximos seis meses em dívidas estaduais, a Bahia deixará de pagar por seis meses R$ 46 milhões mensais. Esses recursos serão investidos na Saúde. Diga-se, no combate ao novo Coronavírus.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 06:01h
De olho em 2022

Jair Bolsonaro sempre defendeu coincidência de todos os mandatos eletivos

 

Ganha força no Congresso a ideia de cancelar as eleições e prorrogar os mandatos de prefeitos e vereadores, em razão do Coronavírus. Jair Bolsonaro defende coincidência de todos os mandatos eletivos. Seria o fim da eleição a cada dois anos. (Claudio Humberto)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.03.2020 16:29h
Câmara Federal

Maia defende redução de salário nos Três Poderes da República

 

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ - foto ilustração) falou, na manhã desta terça-feira (24/3), sobre como conter a crise do coronavírus. O deputado trata o problema como situação de guerra. Entre outros pontos, defendeu a redução do salário de funcionários públicos concursados ou dos eleitos nos Três Poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário.

Maia afirmou que a folha de pagamento atinge um valor de R$ 200 bilhões e que uma economia de 15% a 20% por mês poderia ajudar, mas destacou que o assunto ainda será debatido. (CB/Luiz Calcagno)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.03.2020 13:40h
Feira de Santana

Coronavírus: Executivo enviará à Câmara projeto para garantir assistência às pessoas carentes

 

O presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, José Carneiro Rocha (sem partido), esteve reunido na manhã desta terça-feira (24), no gabinete da Presidência, com o defensor público Glauco Teixeira, vereador Roberto Tourinho (PV), o procurador geral do Município, Ícaro Ivvin, para ajustar um projeto do Executivo que deverá ser enviado ao Legislativo para garantir à população feirense carente que não lhe falte atendimentos essenciais durante o período de pandemia por conta do coronavírus. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.03.2020 13:20h
Efeitos da Pandemia

Adiamento da Olimpíada causa mais um golpe na economia japonesa

 

O adiamento da Olimpíada é um duro golpe que quase certamente levará à recessão a economia persistentemente fraca do Japão, a terceira maior do mundo.

Para o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe (foto ilustração), que tenta revitalizar o crescimento por meio de um mix maciço de flexibilização monetária, reformas de governança e do turismo, o surto de coronavírus desmontou o que deveria ter sido um ano olímpico triunfante.

Abe já prometeu um "enorme" estímulo para combater o coronavírus, que envolverá pelo menos 137 bilhões de dólares em gastos, disseram fontes à Reuters. Parte disso será financiado por novos empréstimos, apesar da péssima posição fiscal do Japão.

"Agora estamos enfrentando uma situação muito grave", disse Hiroshi Ugai, economista-chefe do JPMorgan Securities Japan, à Reuters.

O JP Morgan estima que o adiamento dos Jogos reduzirá 1,1 trilhão de ienes (10 bilhões de dólares), ou 0,2%, da economia neste ano.

Embora isso possa não parecer muito, ocorre em um contexto em que o coronavírus prejudica o turismo e pressiona as pequenas e médias empresas, levantando a perspectiva de um aumento nas falências.

A pandemia também ameaça frear o consumo.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.03.2020 13:10h
Países no topo da industrialização

G7 diz que vai manter expansão fiscal para combater coronavírus

 

Os ministros das Finanças e os presidentes dos bancos centrais do G7 se comprometeram hoje (24) a ampliar as ações fiscais e monetárias pelo tempo necessário para restaurar o crescimento e a confiança abalados pelo coronavírus (covid-19). O Grupo dos Sete (G7) reúne os países mais industrializados do mundo, composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. (Foto ilustração)

Em comunicado divulgado após uma ligação semanal na manhã desta terça-feira, o grupo afirmou: "Faremos o que for necessário para restaurar a confiança e o crescimento econômico e proteger empregos, negócios e a resiliência do sistema financeiro. Também prometemos promover o comércio e o investimento globais para sustentar a prosperidade." (Por David Lawde)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.03.2020 11:55h
Política

Dayane Pimentel destaca que PSL sugere redução dos salários em 50% dos três poderes

 
Foto Reprodução

A deputada federal feirense Dayane Pimentel (PSL) informou que o partido tem sugerido ao presidente da República, Jair Bolsonaro, medidas para aumentar as verbas Federal e estaduais para que possam ser usadas no combate ao coronavírus.

“PSL fez uma primeira proposta ao Presidente da República solicitando que ele libere o seguro desemprego enquanto os brasileiros estão em quarentena. A gente não sabe quanto tempo vai durar. Ainda hoje, nós da bancada do PSL nos reunimos, entendendo que é preciso aumentar o caixa para combater o coronavírus, a gente propôs a redução de 50% dos salários dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário”, afirmou.

Dayane lembra que a medida, se aceita, iria atingir vereadores, deputados, juízes, prefeitos, governadores e o próprio presidente Jair Bolsonaro. (Daniela Oliveira com informações do programa Levante a Voz/ Foto Reprodução)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.03.2020 11:50h
Politica Externa

Bolsonaro conversa com presidente Xi e diz que reforçou "laços de amizade" com China

 

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira em sua conta no Twitter que conversou por telefone com o presidente chinês, Xi Jinping, e reforçou com ele os "laços de amizade" do Brasil com a China, além de tratar das relações comerciais entre os dois países e discutir o novo coronavírus. (Foto ilustração: Xi Jinping e Bolsonaro)

"Nesta manhã, em ligação telefônica com o presidente da China, Xi Jinping, reafirmamos nossos laços de amizade, troca de informações e ações sobre o Covid-19 e ampliação de nossos laços comerciais", escreveu o presidente em uma publicação acompanhada por uma foto em que aparece reunido com os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Tereza Cristina (Agricultura) e Ricardo Salles (Meio Ambiente).

Também em sua conta no Twitter, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, informou que os presidentes dos dois países concordam com a proposta da Arábia Saudita de realizar o mais rapidamente uma reunião virtual das nações do G20 que tratará de ações globais contra a epidemia de coronavírus. O encontro, que está sendo preparado, pode acontecer na próxima sexta-feira.

Wanming disse ainda que os presidentes conversavam sobre "importantes temas de interesse comum." (reuteres/ Foto globo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.03.2020 10:50h
Bahia

Governador anuncia compra de respiradores da China e agradece doação da Fieb

 
Foto: Fernando Vivas /GovBa

Em entrevista à Record TV Itapoan, na manhã desta terça-feira (24), o governador Rui Costa anunciou a compra conjunta de 600 respiradores de uma indústria chinesa, sendo 400 adquiridos pelo Governo do Estado para a Bahia e 200 pelo Estado do Ceará, com previsão de entrega já no dia 13 de abril, para utilizar nas unidades de campanha, no tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19.

Durante a participação, Rui agradeceu ainda à Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), que comprou 100 respiradores para doar ao Estado da Bahia. No total, afirma o governador, “nós teremos 500 respiradores no estado e isto vai ajudar a equipar nossas unidades. Estamos dedicando o Couto Maia exclusivamente para isto e ainda queremos montar uma estrutura externa para acrescentar mais leitos. Dentro de 15 dias, o Hospital Espanhol deve estar em funcionamento também”.

Enquanto prepara a rede pública de saúde no combate ao novo coronavírus, o governador tranquilizou a população quanto à pandemia no estado, bem abaixo da média no país. “Estamos com 3% dos casos nacionais, ou seja, estamos muito abaixo do que a população da Bahia representa em relação à população do Brasil. Não temos, na rede pública, nenhum caso grave registrado. Na rede privada, temos três pacientes entubados, mas com informação de que já passaram pelo momento mais difícil e devem, em breve, ser desentubados”, relatou Rui em ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.03.2020 10:25h
Catu

Prefeitura é oficiada para informar medidas adotadas quanto a médico diagnosticado com Covid-19

 
Foto Reprodução

A Prefeitura de Catu foi oficiada pelo Ministério Público estadual a prestar em 48 horas informações sobre as medidas adotadas em relação ao médico que atendeu pacientes no município e foi diagnosticado com a Covid-19. O ofício foi expedido hoje, dia 23, pela promotora de Justiça Anna Karina Senna. A promotora encaminhou ainda recomendações à Prefeitura para que adote medidas de prevenção e combate ao coronavírus, como também procedimentos que garantam a probidade no uso do recurso público em gastos relacionados às ações contra o coronavírus. Entre outras, foram recomendadas medidas fiscalizatórias para garantir a correta execução contratual, como a designação individualizada de gestores e/ou fiscais de contratos, e a ampla publicidade dos procedimentos de dispensa e da execução dos contratos correspondentes. Anna Karina Senna recomendou também que seja garantido aos consumidores o fornecimento de produtos de primeira necessidade, sem cobrança de valores abusivos, como água mineral, alimentos, combustíveis, Gás Liquefeito de Petróleo, medicamentos, álcool e máscaras cirúrgicas descartáveis. Os preços cobrados devem ser os mesmos de antes da epidemia, com exceção de aumentos decorrentes de alterações de custos devidamente comprovados. Foram recomendadas também medidas e orientações de prevenção às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI's) no munic...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.03.2020 10:20h
Moeda norte-americana

Dólar cede mais de 1% acompanhando apetite por risco no exterior após onda de estímulo

 

O dólar era negociado em queda acentuada contra o real logo após a abertura desta terça-feira, abaixo de 5,10 reais, em meio a melhor apetite por risco no exterior depois de grande onda de estímulo pelos bancos centrais globais em resposta à pandemia de coronavírus. (Foto ilustração)

Às 9:10, o dólar recuava 1,11%, a 5,0816 reais na venda.

Na véspera, a moeda norte-americana à vista subiu 2,21%, a 5,1385 reais na venda. (Por Luana Maria Benedito)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.03.2020 10:10h
Setor Financeiro

BB libera operações de crédito para micro e pequenas empresas

 

O Banco do Brasil começou nessa segunda-feira (23) a liberar as operações de crédito para garantir a liquidez financeira das micro e pequenas empresas nesse período de pandemia do coronavírus. Esses clientes poderão prorrogar as próximas duas parcelas a vencer, que serão migradas para o final do cronograma de pagamento de suas dívidas. (Foto ilustração)

Além da prorrogação das parcelas, a incidência dos juros será diluída ao longo de todo o cronograma de pagamentos. As linhas contempladas utilizam recursos próprios do BB. O objetivo é garantir que as micro e pequenas empresas não necessitem dispor de seus caixas para pagar empréstimos neste momento, liberando recursos para garantir o pagamento de funcionários e fornecedores.

O pequeno empresário que quiser se valer das medidas pode fazer a contratação diretamente no Gerenciador Financeiro. Também é possível realizar na agência, mas o BB orienta que o empreendedor utilize o canal remoto.

As linhas contempladas são: - BB Giro Digital; - BB Giro Empresa; - BB Giro Rápido; - BB Giro; Cartões; - BB Giro Corporate; - BB Financiamento

Além disso, o Banco do Brasil informou que está com todas as suas linhas de crédito de capital de giro à disposição dos clientes, também no sentido de prover liquidez às micro e pequenas empresas. (Graç...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.03.2020 10:00h
Defensoria Pública do Estado

DPE recomenda que crianças em situação de vulnerabilidade sejam incluídas na prioridade da vacina contra gripe

 
Foto Reprodução

A inclusão de crianças e adolescentes que se encontram em unidades de acolhimento institucional e em cumprimento de medidas socioeducativas como prioridade na campanha de vacinação contra a gripe foi recomendada pela Defensoria Pública do Estado da Bahia à Secretaria de Saúde do Município de Salvador.

A recomendação, assinada pela defensora pública Gisele Aguiar (coordenadora da Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente) e pelo defensor público Pedro Fialho, que tem atuação na área temática, aponta a importância de avaliar a possibilidade da vacinação desse grupo vulnerável logo após os idosos e profissionais da Saúde,

No documento, a Defensoria Pública ressalta a grande densidade populacional das Unidades de Acolhimento Institucional, Comunidades de Atendimento Socioeducativo e programas de cumprimento de semiliberdade. Este grupo é formado por crianças e adolescentes distanciados de sua família devido a medidas protetivas de acolhimento ou cumprimento de medida socioeducativa.

Na Recomendação da Defensoria são citadas como exemplo as crianças que estão nas Unidades de Acolhimento Pérolas de Cristo, as UAI (unidades Bonocô, Boca do Rio, Dois de Julho, Jardim Baiano, Pituaçu), Lar da Criança, Lar Vida, ACOPAMEC (I e II), CAASAH, OAF, Nova Semente, Instituição Cristã de Amparo ao Jovem, Lar Luz do Amanhã, Elcy Freire, Ajuda Social &agra...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.03.2020 09:50h
Penitenciárias federais

Depen suspende visitas de familiares e advogados nas penitenciárias

 

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) suspendeu por 30 dias as visitas sociais, os atendimentos de advogados, as atividades educacionais e de trabalho, as assistências religiosas e as escoltas dos presos custodiados nas penitenciárias federais. A medida é uma forma de prevenção à disseminação do novo coronavírus nas unidades prisionais. (Foto ilustração)

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União e entra em vigor hoje (24). No dia 16 de março, o Depen, ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, já havia determinado algumas suspensões por 15 dias nas prisões federais.

De acordo com a portaria desta terça-feira, o atendimento de advogados pode acontecer em caso de necessidades urgentes ou que envolvam prazos processuais não suspensos. As escoltas de requisições judiciais, inclusões emergenciais e daquelas que, por sua natureza, precisam ser realizadas também serão liberadas.

O Depen orienta ainda que, durante as movimentações internas, as penitenciárias federais deverão adotar as providências necessárias para promover o máximo isolamento dos presos maiores de 60 anos ou com doenças crônicas.

Na semana passada, os ministérios da Justiça e da Saúde também editaram as medidas que devem ser seguidas em todo o sistema prisional para evitar casos de coronav&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.03.2020 09:40h
Feira de Santana

Presidente do Conselho de Assistência Social responde à carta aberta de membros da sociedade civil

 
Foto Reprodução

O presidente eleito para o Conselho de Assistência Social do Município de Feira de Santana, Pedro Américo, enviou ao site Bahia na Política uma resposta à matéria publicada a respeito de uma carta aberta enviada por membros da sociedade civil que fazem parte do conselho, a respeito da convocação de uma reunião extraordinária, mesmo durante a pandemia do coronavírus.

Em trecho da carta, Pedro Américo justifica a pauta da reunião. “A Pauta: Implantação de novos CRAS/Divisão Territorial, serve a toda sociedade, amplia a capacidade de atender a população mais vulnerável, é aprovando essa pauta que pessoas que moram em Bairros e Distritos nunca antes atendidos serão beneficiados. Essa proposta reorganiza locais de trabalho para o servidores e melhora a política de Assistência Social em nosso Município. Antes de divulgar insinuações peço que perguntem aos moradores de Jaíba, Bonfim de Feira e Ipuaçu se eles acham, ou não, que seja urgente ter um serviço dessa importância em suas comunidades”, diz a carta. 

A publicação diz ainda: “Infelizmente, após derrota democrática no conselho, ainda se busca levantar mentiras e calunia-se as pessoas que pensam diferente, nada mais anti-democrático, nada mais tirano, peço que repensem essa estratégia”. (Daniela Oliveira/ Foto Reprodução)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.03.2020 09:25h
Operação Faroeste

Desembargadora Sandra Inês é presa em 5ª fase da Operação junto com filho

 
Foto Reprodução

A desembargadora Sandra Inês Rusciolelli foi presa na manhã desta terça-feira (24), por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A Corte determinou a prisão temporária da magistrada e de dois advogados, sendo um deles, o filho dela, Vasco Rusciollelli. A operação a 5ª fase da Faroeste e aconteceu nas cidades de Salvador, em Praia do Forte, além de Rondonópolis, no Mato Grosso.

Operação Faroeste visa desarticular um possível esquema criminoso voltado à venda de decisões judiciais, por juízes e desembargadores, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Os crimes investigados, além de corrupção ativa e passiva, são lavagem de ativos, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico influência.(Bahia Notícias/ Foto Reprodução)  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.03.2020 09:11h
Feira de Santana

Transporte público de passageiros está mantido

 

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT), esclarece que está mantido o transporte público urbano de passageiros no município. (Foto ilustração)

A operação continuará sendo realizada pelas concessionárias Rosa e São João com redução progressiva de frota mediante análise diária da demanda de usuários e, também, otimização de roteiros, priorizando o atendimento de itinerários nas áreas de hospitais e indústrias.

Ainda, a SMTT ratifica que o transporte público é um serviço essencial garantido à população pela Constituição Federal. Municípios que optaram pela paralisação retornaram imediatamente com o serviço público de transporte por determinação judicial. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.03.2020 09:03h
Oeste da Bahia

Organizadores da Bahia Farm Show suspense evento que aconteceria no mês de maio

 

A organização da Bahia Farm Show vem a público informar que, em virtude do estado de calamidade pública, ocasionado pela pandemia do coronavírus, foi postergada a realização da feira, prevista para acontecer de 26 a 30 de maio de 2020, no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. A Aiba, entidade realizadora da feira, analisa junto aos apoiadores, expositores e patrocinadores uma nova data, a ser anunciada oportunamente, assim que o cenário nacional se normalizar. (Foto divulgação)

A decisão atende às orientações das autoridades competentes e está em consonância com o posicionamento dos organizadores dos demais eventos de grande porte, sejam eles do segmento agrícola ou não. Permaneceremos em alerta e constante vigilância, acompanhando os desdobramentos desta pandemia e adotando todas as medidas cabíveis para garantir a segurança da população, com a responsabilidade e transparência que a situação exige. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
Magno Felzemburg - Consumidor
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia