Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acredita que a democracia está ameaçada no Brasil?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.04.2020 08:15h
Vitória da Conquista

Prefeitura decreta uso obrigatório de máscaras em lojas, bancos e transporte

 
Foto Reprodução

A prefeitura de Vitória da Conquista tornou obrigatório o uso de máscaras em lojas, bancos, veículos de transporte público municipal, urbano e rural. Isso compreende ônibus e também táxis da região. O decreto foi publicado neste domingo (19), no Diário Oficial do Município (DOM), e passa a valer a partir de quinta-feira (23).

De acordo com o decreto, os responsáveis por fiscalizar o uso de máscaras pelos clientes é o próprio estabelecimento ou o motorista e/ou cobrador do veículo de transporte. O texto destaca que o decreto engloba a atuação de taxistas e motoristas por aplicativo.

Além disso, as lojas devem disponibilizar álcool em gel 70° na estrada e também em pontos estratégicos; devem limitar a quantidade de clientes dentro do estabelecimento, de acordo com o seu tamanho; devem organizar as filas, de modo que haja distância mínima entre os compradores; devem incentivar o pagamento por meio eletrônico, para evitar a circulação de dinheiro em espécie. (G1/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.04.2020 08:10h
Reação dos governadores

Bolsonaro afronta democracia com ataques a Maia e Davi, dizem governadores em carta

 

Em carta assinada por 20 dos 27 governadores, os chefes dos Executivos estaduais saíram em defesa dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), diante das declarações do presidente Jair Bolsonaro que incitaram manifestações contra o Congresso e os dois parlamentares neste domingo (19). Na avaliação deles, as críticas feitas pelo presidente da República aos chefes do Legislativo afrontam os princípios democráticos. (Foto ilustração)

Os governadores voltaram a defender o isolamento social como prevenção à covid-19, postura criticada por Bolsonaro e que resultou no afastamento deles em relação ao presidente. "Não julgamos haver conflitos inconciliáveis entre a salvaguarda da saúde da população e a proteção da economia nacional, ainda que os momentos para agir mais diretamente em defesa de uma e de outra possam ser distintos."

Sete governadores não assinaram o documento: Ibaneis Rocha (MDB-DF), Ratinho Junior (PSD-PR), Romeu Zema (Novo-MG), Antonio Denarium (PSL-RR), Wilson Lima (PSC-AM), Marcos Rocha (PSL-RO) e Gladson Cameli (PP-AC). (congressoemfoco)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.04.2020 07:50h
Suporte financeiro

BNDES espera finalizar em maio ajuda para indústrias automobilística, aérea e de energia

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) espera finalizar pacotes de ajuda para os setores automobilístico, aéreo, de restaurantes e de energia em maio, afirmou o presidente Gustavo Montezano em uma live no domingo. (Foto ilustração)

Montezano acrescentou que o BNDES tem “apetite” para comprar participações acionárias em empresas brasileiras para ajudá-las a passar pela crise do coronavírus, mas que essas participações têm que ser temporárias. (Reuters)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.04.2020 07:49h
Coronavírus

MP prorroga regime de teletrabalho até 30 de maio

 
Foto Reprodução

O Ministério Público estadual prorrogou até 30 de maio o regime de teletrabalho como medida de prevenção ao coronavírus. A portaria, que foi editada pela procuradora-geral de Justiça Norma Angélica Cavalcanti e publicada no Diário de Justiça Eletrônico reforça que o atendimento ao público fica restrito exclusivamente aos casos que envolvem perecimento do direito e risco à vida e à saúde. Durante o teletrabalho, os integrantes da Instituição ficam dispensados do comparecimento à sede física da sua unidade de lotação, mas não do exercício das suas atribuições e funções, devendo praticar todos os atos sob sua responsabilidade para que se evite violação ou perda de direitos, prescrição ou decadência.

A portaria institui ainda que permanecem suspensas as atividades e os serviços extrajudiciais que necessitem de atendimento presencial nas dependências do MP, tais como audiências, inspeções e perícias, exceto as atividades que possam ser desenvolvidas remotamente por meio digital. A portaria foi editada considerando a Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 313, que estabelece no âmbito do Poder Judiciário, regime de plantão extraordinário para uniformizar o funcionamento dos serviços judiciários, com o objetivo de prevenir o contágio pelo coronavírus e garantir o acesso à justiça nesse período emergencial. (MP-BA/ Foto Reprodu&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.04.2020 07:40h
Previdência Social

INSS cria serviço para ajustar marcação de perícia médica

 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) criou um serviço para que os segurados façam acertos na marcação de perícia médica. A medida tem por objetivo garantir o atendimento aos segurados. (Foto ilustração)

Nesse sentido, o INSS publicou portaria no Diário Oficial da União desta segunda-feira (20), que trata do assunto.

O serviço está disponibilizado exclusivamente para requerimento pela Central 135 a fim de que possa ser realizado filtro prévio antes da criação da demanda. (Aécio Amado)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.04.2020 07:30h
Retorno pra casa

Itamaraty freta voos e repatria mais de 600 brasileiros que estavam na Europa

 

O governo federal conseguiu viabilizar a volta de mais um voo repleto de brasileiros que estavam presos em Portugal. (Foto ilustração)

O avião que deixou a cidade do Porto neste domingo com 302 pessoas e é o terceiro de cinco fretados pelo Ministério das Relações Exteriores para auxiliar o retorno ao País.

Os dois anteriores já repatriaram 578 pessoas e o Itamaraty segue nas tratativas com o governo de Portugal e de outros países para proporcionar o regresso.

No sábado, foi a vez de outro voo com 320 passageiros brasileiros vindos de outras partes da Europa fazer o caminho de volta ao Brasil.

Ao todo, neste segundo voo, vieram 193 do Reino Unido, 48 da França, 40 da Irlanda, 22 da Bélgica, nove da Suíça e 8 de Luxemburgo.

No total, o Itamaraty contabiliza 11 mil brasileiros repatriados desde o início da pandemia, mas ainda há cerca de cinco mil tentando voltar. (DP)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.04.2020 06:50h
Poder Judiciário

TJ-SP aumenta pena de vereador condenado por improbidade administrativa

 

A legislação brasileira prevê expressamente a aplicação de multa civil no caso de prática de atos de improbidade administrativa que atentam contra os princípios da administração pública. (Foto ilustração)

Com esse entendimento, a 12ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo aumentou a pena do vereador João Carlos Pereira Silva, do município de Castilho, condenado por improbidade administrativa. O político foi acusado de reter parte do salário de um servidor comissionado e ainda se aproveitar dos serviços dele para resolver questões particulares.

Por unanimidade, o TJ-SP acrescentou à pena do réu o pagamento de multa civil de 10 vezes o valor da última remuneração à época dos fatos. Em primeira instância, o vereador foi condenado à suspensão dos direitos políticos por três anos e à proibição de contratar com o Poder Público também por três anos.

No voto, o relator, desembargador Osvaldo de Oliveira, destacou que as penalidades relativas ao desvio de conduta, desvinculadas de qualquer dano ao erário, previstas na Lei de Improbidade Administrativa consistem na perda do cargo, suspensão dos direitos políticos, imposição de multa civil e interdição de direitos.

"Na espécie, inegável a gravidade da conduta...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.04.2020 06:40h
Brumado

Parentes de detentos realizam manifesto cobrando inauguração e funcionamento do presídio

 

Parentes de detentos da cidade de Brumado que hoje se encontram em presídios fora do domicílio, realizaram uma manifestação cobrando do Governo do Estado a inauguração da unidade prisional do município. O ato foi realizado no último sábado (18) nas proximidades do presídio de Brumado. O equipamento de segurança está pronto há mais de três anos, porém ainda não foi entregue à comunidade. O secretário de ressocialização do estado da Bahia, Nestor Duarte, já havia garantido a abertura de licitação para administração do presídio, no último mês de março. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, uma das manifestantes, que preferiu não se identificar, disse que é um transtorno para a família ter que se deslocar para outras cidades para visitar os parentes detidos. “Independente de qualquer coisa, Brumado tem presídio para acolher todos os filhos da cidade. O que a gente quer é que inaugurem o presídio. Gastou-se muito dinheiro aqui. Pra que construíram o presídio se não vai inaugurar?”, questionou. (Foto ilustração)

No momento, por conta da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, segundo ela, as famílias estão tendo dificuldades para ter notícias dos parentes. “Estamos há mais de trinta dias sem ter notícias. Eles erraram, mas queremos que paguem o erro aqui. Pra facilitar pra todo mundo”, completou. No presídio de Vitória da Conquista,...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.04.2020 06:30h
Senado Federal

MP do Contrato Verde e Amarelo vence nesta segunda-feira se não for votada pelo Senado

 

A medida provisória (MP) que criou o contrato Verde e Amarelo perderá a validade se não for aprovada pelo Senado nesta segunda-feira (20). (Foto ilustração)

O texto foi editado pelo governo em novembro do ano passado, com o intuito de reduzir encargos trabalhistas de empresas e, dessa forma, estimular a geração de empregos, principalmente entre os jovens.

Por ser objeto de uma medida provisória, a modalidade de contrato Verde e Amarelo está em vigor desde a edição pelo Executivo, mas precisa ser aprovada pelo Congresso para se transformar em lei. O prazo para a análise de uma MP pelo Legislativo é de 120 dias.

Se o texto não for votado nesta segunda e perder a validade, caberá ao Congresso aprovar um projeto de decreto legislativo para regulamentar o que acontecerá com os contratos firmados durante a vigência da MP.

Neste domingo, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), sugeriu ao presidente Jair Bolsonaro que reedite a MP.

"Para ajudar as empresas a manter os empregos dos brasileiros, sugiro ao presidente @jairbolsonaro que reedite amanhã (20) a MP 905, do Contrato Verde e Amarelo. Assim, o Congresso Nacional terá mais tempo para aperfeiçoar as regras desse importante programa", escreveu Alcolumbre em uma rede social. (g1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.04.2020 06:20h
Presidente da Câmara

Rodrigo Maia repudia atos que defendem a ditadura e atentam contra a Constituição

 

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (Foto ilustração), repudiou por meio de suas redes sociais os atos da manhã deste domingo (19) que pediam a ditadura e a reedição do AI-5. Maia afirmou que apenas o Estado Democrático de Direito dá ao Brasil um ordenamento capaz de fazer o País avançar com transparência e justiça social. Diversas manifestações pelo País pediam intervenção militar mesmo diante das recomendações pelo isolamento social como medida para evitar as contaminações do coronavírus. O presidente da República, Jair Bolsonaro, participou de um desses atos, em Brasília.

Maia afirmou que o mundo inteiro luta contra a pandemia e aqui no País ainda é preciso lutar contra o “vírus do autoritarismo”

“O mundo inteiro está unido contra o coronavírus. No Brasil, temos de lutar contra o corona e o vírus do autoritarismo. É mais trabalhoso, mas venceremos. Em nome da Câmara dos Deputados, repudio todo e qualquer ato que defenda a ditadura, atentando contra a Constituição”, disse o presidente da Câmara.

Segundo ele, defender a ditadura é estimular a desordem e flertar com o caos. Maia lembrou ainda que até hoje no Brasil são 2.462 mortes registradas pela Covid-19 e que pregar uma ruptura democrática diante dessas mortes é uma crueldade.

“São, ao todo, 2462 mor...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.04.2020 06:07h
Rio de Janeiro

Hospital de campanha do Riocentro fica pronto

 

A prefeitura do Rio de Janeiro entregou otem (19) o hospital de campanha do Riocentro, na zona oeste da cidade. A unidade de campanha da capital fluminense é a maior da rede pública em todo o estado, com 16,5 mil metros quadrados de pavilhão e 13 mil metros quadrados de área construída. Tem 500 leitos, sendo 400 de clínica médica e 100 de UTI, entre os quais 15 com recursos para hemodiálise. (Foto ilustração)

Entretanto, a campanha do Riocentro entrará em funcionamento apenas quando o Hospital Ronaldo Gazolla chegar a 70% de ocupação dos seus 381 leitos. O hospital fica em Acari, zona norte da cidade, e é a referência para tratamento do novo coronavírus na capital.

Sobre o Ronaldo Gazolla, a prefeitura esclareceu que a ampliação dos leitos está sendo feita de maneira gradual e será concluída com a chegada, prevista para os próximos 10 dias, de novos respiradores e monitores, comprados pelo município antes da pandemia, visando reequipar os hospitais da cidade.

No hospital do Riocentro, foram montados um centro cirúrgico com aparelhos de autoclave e termodesinfectador, três salas para procedimentos, e um centro de imagens com tomógrafo e raio-x digital. (ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.04.2020 06:00h
Brasília

"Nós não vamos negociar nada! Chega de patifaria", diz Bolsonaro, em frente ao QG do Exército

 

O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste domingo, a uma multidão aglomerada em frente ao QG do Exército em Brasília, que acabou a "época da patifaria" e do que costuma chamar de "velha política". (Foto ilustração)

Vestidas de verde e amarelo, portando bandeiras do Brasil e faixas -- uma delas dizia "Fora Maia", em referência ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), contra quem Bolsonaro abriu fogo direto na última semana --, as pessoas aplaudiam o presidente no Setor Militar Urbano da capital do país enquanto ele, da carroceria de uma caminhonete, chegou a interromper sua fala am alguns momentos para tossir.

"Nós não queremos negociar nada. Nós queremos é ação pelo Brasil. O que tinha de velho ficou para trás, nós temos um novo Brasil pela frente", disse à multidão, que também trazia faixas em defesa de uma intervenção militar.

"Todos, sem exceção no Brasil, têm que ser patriotas e acreditar e fazer a sua parte para que nós possamos colocar o Brasil no lugar de destaque que ele merece", continuou, aplaudido a cada frase pelos manifestantes, que vez ou outra gritavam frases contra o Congresso, o Supremo Tribunal Federa (STF), e também a favor do AI-5, o ato institucional editado durante a ditadura e que marcou o endurecimento do regime. (CB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.04.2020 05:56h
Debate sobre a pandemia

Teich participa de reunião com ministros do G20 e pede combate às fake news

 

O ministro da Saúde, Nelson Teich (Foto ilustração), participou na manhã deste domingo (19/4) de uma reunião, por videoconferência, dos ministros da saúde do G20. Essa é uma das primeiras agendas oficiais de Teich, que tomou posse na sexta-feira (17/4).

A reunião debate a pandemia da Covid-19 e o impacto na população mundial. O G20 reúne os líderes das principais economias do mundo e representa cera de 90% do PIB do planeta.

Teich mencionou o trabalho do governo federal para combater e conter a Covid-19 no país. Ele também se mostrou preocupado com a circulação do volume de informações erradas, segundo trechos do discurso enviados pelo Ministério da Saúde ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), e defendeu iniciativas para estimular a comunicação adequada e combater as chamadas fake news. "Isso é um problema", avaliou no encontro.

O ministro salientou a importância de ações de combate à doença em níveis estadual e municipais e de distribuição de material hospitalar, testes, inaladores, acrescentando que medidas nesse sentido contaram com o equivalente a US$ 2 bilhões do governo federal.

A princípio, estava prevista a participação do agora ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, demitido pelo presidente Jair Bolsonaro nesta semana. Os dois divergiram por semanas sobre a estrat&eac...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.04.2020 05:50h
Itabuna

Prefeito Fernando Gomes vai ampliar o funcionamento do comércio

 

Depois de sofrer pressão de empresários, o prefeito Fernando Gomes (Foto ilustração) decidiu flexibilizar o funcionamento do comércio de Itabuna, a partir desta segunda-feira (20). Nesta semana, Gomes deve publicar um novo decreto autorizando a reabertura de lojas de setores importantes para quem possui veículos.

O prefeito deve autorizar a reabertura de estabelecimentos como oficinas mecânicas, revendedoras de pneus, autopeça e lojas de baterias e óleo para veículos. Para a liberação, serão exigidos que os comerciantes distribuam máscaras para os funcionários e limitem o número de pessoas no interior dos estabelecimentos.

Hoje, estão autorizados a funcionar os estabelecimentos como supermercados, açougues, feira livre, postos de gasolina, verdurões, casas lotéricas, agências bancárias, farmácias e revendedores de água mineral e gás de cozinha.

Itabuna registra 46 casos do novo coronavírus e uma morte. Com grande número de infectados pela doença, o município está com o transporte coletivo suspenso e a circulação de táxi e serviço por aplicativo é controlada. (pimenta)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.04.2020 05:45h
Contas atrasadas

91 milhões de brasileiros deixaram de pagar pelo menos uma conta em abril

 

Sem trabalhar há 40 dias, a biomédica Renata Dias acumula contas atrasadas do período: aluguel, telefone, cartão de crédito, a mensalidade da escola da filha, de 17 anos, e a sua faculdade. Ela tem um negócio na área de estética na cidade de São Paulo e não sabe quando voltará ao trabalho. "Eu, no começo, fiquei revoltada com a paralisação da economia. Mas, há um mês, meu tio de 69 anos foi dirigindo até o hospital e morreu, três dias depois, sozinho, com a covid-19. Não tenho mais coragem nem de sair no portão de casa", afirma. (Foto ilustração)

Com pouco mais de um mês de isolamento social, não é só Renata que viu as despesas se acumularem, sem pagamento. Pesquisa do instituto Locomotiva, obtida com exclusividade pelo jornal O Estado de S. Paulo, aponta que 91 milhões de brasileiros - o equivalente a 58% da população adulta do País - deixaram de pagar neste mês pelo menos uma das contas referentes ao consumo de março. Como comparação, no mês anterior, antes dos impactos da quarentena, eram 59 milhões (37%) com contas atrasadas - houve, portanto, um salto de 54% no período. (Estadão Conteúdo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.04.2020 05:40h
Rede estadual

Vale-alimentação estudantil será distribuído nesta segunda-feira (20)

 

O vale-alimentação estudantil começa a ser distribuído nesta segunda-feira (20), pelo Governo da Bahia, para 284 mil estudantes da rede estadual de ensino em Salvador e 21 cidades do interior do estado. A recomendação da Secretaria da Educação do Estado é para que o estudante, o pai, a mãe ou o responsável, cujo CPF está cadastrado na escola, procure evitar aglomerações como medida de proteção, diante do combate ao novo coronavírus, planejando a retirada dos alimentos ao longo da semana. O vale-alimentação poderá ser usado durante o período de suspensão das aulas. (Foto ilustração)

Parte dos estudantes receberá o benefício na Cesta do Povo e em suas lojas credenciadas, e parte, na Rede Assaí. A ida aos supermercados está orientada por escola. A lista com esta distribuição está disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Na lista há também uma indicação para que o estudante vá, preferencialmente, à rede localizada mais próxima da sua escola. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.04.2020 05:35h
Jaguaquara

Prefeito decide permitir que comércio funcione em dias alternados e com horário reduzido

 

O comércio de Jaguaquara, maior município do Vale do Jiquiriçá, funciona parcialmente, com muitos estabelecimentos fechados, desde o dia (18) de março, quando o prefeito Giuliano Martinelli (PP) baixou o primeiro decreto com as chamadas medidas restritivas contra o coronavírus. O chefe do Executivo, que desde o início da pandemia vinha se reunindo com outros gestores do Vale e representantes do Ministério Público e do Poder Judiciário decidiu pela reabertura do comércio mesmo antes do próximo encontro de prefeitos, marcado para a esta segunda-feira (20), quando os mandatários do território discutirão prorrogação ou revogação de decretos em suas respectivas cidades.(Foto ilustração: prédio da prefeitura de Jaguacara)

Contudo, Martinelli, que vem sofrendo críticas e muita pressão de comerciantes tomou a iniciativa de reabrir o comércio de forma gradativa. De acordo com o que apurou o Blog Marcos Frahm no novo Decreto Municipal Nº 064, a deliberação de Giuliano foi pelo escalonamento, com os estabelecimentos funcionando em dias alternados e horário reduzido, dependendo ainda da área de atuação.

A maior parte dos setores poderá abrir somente duas vezes por semana. As alterações passaram a valer nesta segunda-feira. Concessionárias de veículos, corretoras de seguro, floricultura, lojas de tecidos, de utilidades domésticas e outras, por exemplo, funcionarão as segundas e quartas-f...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.04.2020 05:30h
Presidente da Venezuela

Maduro chama Bolsonaro de "coronalouco" e de irresponsável

 

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, chamou o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, de "coronalouco", pela "irresponsabilidade que causou o contágio e a morte de milhares de brasileiros". (Foto ilustração: Maduro e Bolsonaro)

Maduro deu a declaração em entrevista a uma rádio argentina (AM750), na qual também disse que será bastante provável que as eleições legislativas da Venezuela, previstas para o dia 6 de dezembro, "tenham de ser adiadas" por conta do coronavírus. "Temos como prioridade combater a pandemia, e seria uma irresponsabilidade agora se eu confirmasse que haverá eleições".

Neste caso, porém, Maduro não explicou se a atual Assembleia Nacional, de maioria opositora e liderada por Juan Guaidó, considerado presidente do país por mais de 50 países, teria seu mandato estendido ou se haveria outra saída. (FOLHAPRESS)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.04.2020 05:25h
São Paulo

Covid-19: Apoiantes de Bolsonaro fazem buzinão em frente a hospitais

 

Depois do presidente do Brasil ter, novamente, criticado as medidas de contenção da pandemia adotadas em alguns estados, dezenas de apoiantes saíram às ruas de São Paulo, ontem (19), o estado mais afetado, para se manifestar contra o confinamento. (Foto ilustração)

Os manifestantes pró-Bolsonaro, diz a imprensa brasileira, bloquearam parcialmente o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, que está já lotado com pacientes de Covid-19, tendo recebido mais de 100 doentes por dia.

Centenas de pessoas estavam a fazer buzinão em frente a estas instituições de saúde, conforme pode ver pelo vídeo acima, partilhado nas redes sociais. Os manifestantes buzinavam contra João Doria, governador de São Paulo, por causa das medidas de restrição aplicadas.

O comediante Gregorio Duvivier, integrante do grupo Porta dos Fundos, partilhou as imagens no seu perfil, manifestando incredulidade.

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, apelou novamente aos brasileiros para não "fugirem" do coronavírus e voltou a criticar as medidas de contenção da pandemia

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.04.2020 05:20h
Itaguaçu

Deputado denuncia politicagem em tempos de Covid-19, calamidade pública e clima pré-eleitoral

 

Acostumado a criticar os desmandos que imperam na região de Irecê em função de tradicionais práticas políticas, o deputado estadual Jacó (PT) resolveu denunciar neste sábado (18) mais um caso, agora envolvendo a Prefeitura de Itaguaçu da Bahia, município com cerca de 13 mil habitantes e que teve, no dia 8 de abril, o decreto de calamidade pública aprovado em função da pandemia do novo coronavírus. Na cidadezinha próxima a Xique Xique, cestas básicas, remédios de uso contínuo e até vacinação estariam sendo delegados somente aos amigos do prefeito, com base em relatos de dezenas de moradores muito revoltados. (Foto ilustração: deputado Jacó e prefeito Ivan Oliveira)

"O prefeito Ivan Oliveira está perseguindo adversários políticos na entrega de cestas básicas: quem é opositor não ganha. Quem distribui a cesta é o pré-candidato dele à Prefeitura mais os vereadores com mandato candidatos à reeleição. A perseguição também é na distribuição de remédios no posto de saúde e na vacinação. Só favorecem os aliados. Imagina, o cara tá fazendo pré-campanha às custas da miséria do povo", afirma Jacó. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.04.2020 05:17h
Novo coronavírus

Bahia registra 1249 casos confirmados de Covid-19

 

A Bahia registra 1.249 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 12,1% do total de casos notificados. Até o momento, 5.294 casos foram descartados e houve 45 óbitos, registrados nos municípios de Adustina (1); Araci (1); Belmonte (1); Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (2); Ipiaú (1); Itabuna (1); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos é residente do Rio de Janeiro; Salvador (22); Uruçuca (2); Utinga (1); Vitória da Conquista (1). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até às 17 horas deste domingo (19)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.04.2020 05:15h
Feira de Santana

Duas mulheres testaram positivo para o Covid-19 neste domingo no munícipio

 

A exemplo dos registros da sexta-feira e do sábado, mulheres foram diagnosticadas com coronavírus em Feira de Santana neste domingo, 19. O dia registra mais duas pessoas do sexo feminino que testaram positivo para a Covid 19, uma de 35 e outra de 34 anos de idade. O total de casos confirmados na cidade é 59. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica. (Foto ilustração)

Nove pessoas que estavam sob suspeita da doença no município receberam o resultado do exame, todos negativos.

As altas hospitalares do dia foram duas. Em Feira de Santana, 4 pessoas se encontram em internamento hospitalar, recuperando-se do coronavírus. (secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.04.2020 15:03h
Feira de Santana

Em carta ao prefeito, Ícaro Ivvin pede desligamento da Sedeso e diz ter consciência tranquila

 

O desligamento de Ícaro Ivvin (Foto Reprodução) da Secretaria de Desenvolvimento Social , publicado hoje (17) no Diário Oficial, foi a pedido do próprio Ícaro. Em carta ao prefeito Colbert Martins, o também procurador do Município, deixou claro que chegou à secretaria, de maneira interina, com o compromisso e seriedade em trabalhar pelos mais vulneráveis, em especial pelo momento em que o mundo vive a pandemia do Coronavírus, e que chegou a entregar mil cestas em único dia, com a preocupação em dar celeridade ao processo de entrega e sanar as dificuldades dos assistidos pela pasta.

Ícaro citou ainda que desde que assumiu a pasta tem encontrado dificuldade em desenvolver seu trabalho, e que em poucos dias foi alvo de uma calúnia circulada por meio de áudio em redes sociais, por conta da substituição de funcionários que atuavam por meio de cooperativa pelos aprovados em seleção pública do Reda, feita pelo Município.

“Por último, e de forma mais cruel e covarde, estou sendo atacado em minha honra e dignidade”, escreveu na carta, referindo-se à acusação de assédio sexual feita por uma funcionária da secretaria.

Ícaro disse ainda: “quanto a mim, tenho a consciência tranquila; patrimônio inviolável e valoroso que, lamentavelmente a calúnia não possui. Crendo, por fim, na justiça humana e acima de tudo na justiça de Deus&rdquo...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.04.2020 14:40h
Feira de Santana

Paciente de 83 anos é primeira morte registrada por Covid 19 em Feira

 
Foto Reprodução

Uma paciente de Feira de Santana, de 83 anos, foi a primeira morte registrada por Covid 19, no município. A paciente estava internada no Hospital Couto Maia, em Salvador, e sofreu uma piora no seu estado de saúde. Feira de Santana tem 57, com 5 pacientes internados e 71 aguardam por resultados de exames. (Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.04.2020 12:00h
Boa Sorte!

Mega-Sena pode pagar R$ 20 milhões neste sábado

 

O concurso 2253 da Mega-Sena será sorteado na noite deste sábado (18) no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo. As seis dezenas premiadas serão sorteadas a partir das 20h. (Foto ilustração)

O prêmio está acumulado em R$ 20 milhões, e as apostas podem ser feitas até as 19h de hoje no site das Loterias Caixa.

É possível ganhar prêmios ao acertar quatro ou cinco números dentre os 60 disponíveis no volante de apostas.

Para tentar ser o próximo ganhador da Mega-Sena, o apostador deve marcar de seis a 15 números do volante, podendo inclusive deixar que o sistema escolha os números, na chamada Surpresinha, ou concorrer com a mesma aposta por dois, quatro ou oito concursos consecutivos, com a Teimosinha.

A aposta mínima, com seis números, custa R$ 4,50. (Nádia Franco)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.04.2020 11:30h
Rede estadual

Estado assina contrato com Assaí e Cesta do Povo para a entrega do vale-alimentação estudantil

 

Com o objetivo de agilizar o acesso dos estudantes e de suas famílias ao vale-alimentação estudantil, no valor de R$ 55 por aluno, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, assinou contrato, nesta sexta-feira (17), com a Cesta do Povo e o Assaí. A entrega ocorrerá a partir da próxima segunda-feira (20). (Foto ilustração)

Com isto, as duas redes de supermercados poderão atender 284 mil estudantes da rede estadual de ensino nas cidades onde suas lojas e redes de apoio estão distribuídas (veja relação abaixo). Para os alunos que moram em municípios não atendidas por essas duas redes de supermercado, estão sendo feitos os cartões alimentação, que serão entregues diretamente aos estudantes pelas escolas.

Toda a logística de acesso ao vale-alimentação está sendo organizado. Os detalhes serão informados posteriormente, para evitar aglomerações nos supermercados e a exposição ao risco ao novo coronavírus. Será divulgada uma lista, no domingo (19), no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), com o nome da escola e para qual rede a pessoa que tem o CPF cadastrado na unidade escolar (estudante, pai, mãe ou responsável) deve se dirigir. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.04.2020 11:10h
Estímulo aos Biocombustíveis

BNDES diz estar estruturando linha para RenovaBio e incentivo à emissão de CBIOs

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vem estruturando uma linha para o desenvolvimento do Programa de Estímulo aos Biocombustíveis (RenovaBio) e incentivo às emissões de Créditos de Descarbonização (Cbios). A informação é do chefe do Departamento do Complexo Agroalimentar e Biocombustíveis do banco, Mauro Mattoso. (Foto ilustração)

"A ideia é financiar as usinas e estabelecer para elas uma meta de emitir determinada quantidade de CBIOs, dentro de um prazo de 6 a 8 anos", disse Mattoso em webinar realizada pela Datagro na noite

Mattoso explicou que a linha teria também um mecanismo de estímulo, com a empresa sendo avaliada a cada dois ou três anos e, a depender de seu desempenho, tendo um desconto na taxa de juros. "Já tínhamos conversado com algumas usinas, Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), ANP (Agência Nacional de Petróleo), MME (Ministério do Meio Ambiente), mas aí veio a crise e pegou a gente no caminho. Mas não paramos de discutir a linha, achamos que tem potencial muito grande para estimular a emissão de Cbios", afirmou.

Segundo Mattoso, antes da crise do novo coronavírus, em janeiro e fevereiro, havia o objetivo de "colocar a linha na rua" até o fim do primeiro semestre. "Hoje, não sei dizer", comentou. (NA)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.04.2020 10:31h
Brasília

MP do Contrato Verde e Amarelo caduca; Senado tira texto da pauta

 

A pauta do plenário do Senado, ontem, disse muito sobre a disposição dos parlamentares com o governo federal. Ao mesmo tempo que aprovaram a Proposta de Emenda à Constituição 10/2020, do Orçamento de Guerra, que dá liberdade para o governo investir no combate ao coronavírus, adiaram a apreciação da Medida Provisória 905/2019, batizada de MP do Contrato Verde e Amarelo. O texto vai caducar se não for votado até segunda-feira. A boa vontade com a proposta do Executivo acabou depois que o presidente Jair Bolsonaro atacou, em entrevista, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). (Foto ilustração: presidentes da Câmara Rodrigo Maia e do Senado Davi Alcolumbre)

O líder do governo no Congresso, o senador Eduardo Gomes (MDB-TO), chegou a defender a votação da MP 905, mas não houve clima para acordos. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), prometeu que tentará debater a MP 905 no fim de semana. (cb)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.04.2020 10:20h
Governador do DF

Ibaneis acredita que Mandetta pegou o "vírus da mídia" durante a pandemia

 

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), admirava o trabalho desenvolvido pelo ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta “na fase pré-coronavírus”, quando reestruturava o atendimento básico de saúde, “mas com a chegada da crise, ele acabou pegando um vírus, talvez o vírus da mídia ou o vírus da política e aí poluiu um pouco o seu trabalho”, lamentou. Para Ibaneis, Mandetta demorou demais a sair. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. (Foto ilustração: Ibaneis Rocha e ex-ministro Mandetta)

Crítico de Mandetta na gestão da pandemia, o governador acha que o ex-ministro se perdeu, apesar do bom trabalho que vinha fazendo.

Em sua opinião, Mandetta sai perdendo nessa crise, “mas perde também o presidente Jair Bolsonaro, pela demora na definição do problema.”

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.04.2020 10:00h
Feira de Santana

Transporte público urbano passa a funcionar até as 22h, a partir deste sábado

 

Devido a redução na demanda de passageiros, que vem ocorrendo desde o mês de março, com as medidas de isolamento social de combate à pandemia da Covid -19, o serviço de transporte público urbano passa a operar diariamente até as 22h, a partir deste sábado (18). A medida está sendo informada pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). (Foto ilustração)

Números aferidos pela equipe técnica da SMTT apontam redução de mais de 70% no total de passageiros transportados nesse período, representando um percentual irrisório (0,3%) na demanda que utiliza o transporte após as 22 horas.

Com a redução da jornada, é possível minimizar o impacto econômico no serviço essencial de transporte coletivo do município neste momento de drástica redução de pessoas nas ruas e, consequentemente, de passageiros, especialmente no turno da noite. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.04.2020 09:30h
Educação

Inep vai garantir isenção do Enem a quem perdeu prazo de inscrição

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garante que nenhum participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que tentou a isenção da prova e não conseguiu, mas que cumpre os requisitos da isenção será prejudicado na prova deste ano. No período de inscrições para o exame o próprio órgão irá, de ofício, garantir a gratuidade. A informação é do presidente do Inep, Alexandre Lopes, em entrevista exclusiva à TV Brasil. (Foto ilustração)

“Nós do Inep vamos garantir essa isenção na inscrição, o aluno não vai precisar pedir. Não terá que fazer nada, nós do Inep vamos garantir que ele tenha esse direito”, destacou. O período de inscrição termina hoje (17), às 23h59. Segundo o presidente do Inep, foram garantidos mais de 3 milhões de gratuidades para a prova de 2020 e o resultado dos beneficiados sai no dia 24 de abril.

Estavam aptos a pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem estudantes que cursam a última série do ensino médio em 2020 em escola da rede pública, declarada ao Censo da Educação Básica; estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; e estudantes que estejam em situação de vulnerabilida...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.04.2020 08:22h
Moeda norte-americana

Dólar sobe 2,9% no acumulado de semana de dados negativos

 

O dólar fechou em queda ante o real nesta sexta-feira, mas acumulou firme ganho na semana, marcada pela divulgação de dados em todo o mundo que destacaram a profundidade da recessão global. (Foto ilustração)

No mais recente, a China divulgou a primeira contração trimestral de seu Produto Interno Bruto (PIB) desde pelo menos 1992. O número se seguiu a dados bastante negativos na quarta e quinta-feira nos Estados Unidos. Os países são as duas maiores economias do mundo.

Os relatórios foram divulgados na mesma semana que o Fundo Monetário Internacional (FMI) previu que a economia global sofrerá neste ano a maior contração desde a década de 1930, com o Brasil devendo amargar a maior retração desde pelo menos 1962.

Períodos de recessão aumentam a demanda por ativos seguros, o que acaba valorizando o dólar.

O dólar à vista caiu 0,39%, a 5,2359 reais na venda.

Na semana, a divisa ganhou 2,85%. (Web)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.04.2020 07:55h
Economia

Caixa paga neste sábado auxílio emergencial de R$ 600 para 1,4 milhão de inscritos via app e site

 
Foto Reprodução

A Caixa Econômica Federal segue com o calendário de pagamentos do auxílio emergencial de R$ 600. Neste sábado (18), serão creditados os pagamentos para 1.420.466 pessoas inscritas via aplicativo e site, que têm contas em bancos que não sejam a própria CEF.

Até as 10h de sexta-feira, já haviam sido pagos R$ 11,36 bilhões para 16,6 milhões de brasileiros. Entre os que já receberam a primeira parcela do benefício, estão 9,29 milhões de inscritos Cadastro Único que não recebem Bolsa Família; 3,85 milhões de beneficiários do Bolsa Família; e 3,44 milhões de cadastrados via aplicativo e site que já tinham conta poupança na Caixa.

Ao todo, 45,2 milhões de pessoas já haviam sido aprovadas para receber o auxílio emergencial, segundo a Dataprev. (G1/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.04.2020 07:47h
Política

Senado aprova PEC do Orçamento de Guerra; texto volta à Câmara

 
Foto Cleia Viana/ Câmara dos Deputados

O Senado aprovou no início da tarde de ontem (17) o texto substitutivo à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Orçamento de Guerra, em segundo turno. Foram 63 votos favoráveis e 15 contrários. Em virtude das alterações realizadas no texto, a proposta volta à Câmara dos Deputados.

A votação em primeiro turno havia sido concluída na última quarta-feira (15), após várias horas de debates. A sessão de segunda-feira (13), inclusive, foi reservada apenas para a leitura do relatório de Antonio Anastasia (PSD-MG) e para discussões.

Anastasia acolheu sugestões de colegas e fez várias alterações no texto que havia sido aprovado pelos deputados. E é por isso que ele volta à Câmara para nova apreciação.

Ajuda a empresas privadas A PEC tem a intenção de suavizar a crise econômica pela qual as empresas passam durante o período de pandemia do novo coronavírus. Com diversos setores do comércio fechados em muitas cidades, as empresas perdem em arrecadação e têm tido dificuldades para pagar despesas como aluguel e salários dos funcionários. Para auxiliar as empresas, a proposta traz medidas para socorrê-las.

Uma das medidas previstas autoriza o Banco Central a comprar e vender direitos creditórios e títulos privados de crédito (promessas de pagamento de dívidas, que viram pap&ea...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.04.2020 07:40h
Feira de Santana

Ícaro Ivvin deixa Sedeso, mas permanece procurador do Município

 
Foto Secom

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, publicou no Diário Oficial do Município, deste sábado (18), o decreto em que dispensa Ícaro Ivvin de acumular a função de Secretário de Desenvolvimento Social, permanecendo apenas como Procurador do Município. Ícaro está sendo acusado por uma funcionária da secretaria de assédio sexual e a Deam investiga o caso. O novo secretário da pasta ainda não foi escolhido pelo prefeito Colbert. (Daniela Oliveira/ Foto Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.04.2020 06:43h
Sexta – Feira

Feira de Santana: 19 exames negativos, cinco pessoas curadas e uma mulher que contraiu o Covid 19

 

Dezenove exames negativos, cinco pessoas curadas e uma mulher que testou positivo. Esse é o resumo dos números desta sexta-feira, 17, referentes ao coronavírus em Feira de Santana. As informações são da Vigilância Epidemiológica Municipal, órgão da Secretaria de Saúde da Prefeitura.

Agora, são 57 casos confirmados de Covid 19 nesta cidade. Os examinados com resultado negativo somam 560 pessoas. Recuperados do vírus e liberados da quarentena são 34. A mulher diagnosticada nesta sexta-feira tem 62 anos de idade. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.04.2020 06:35h
Feira de Santana

Isaías de Diogo diz que vai pedir destituição de Ícaro Ivvin da Procuradoria do Município

 

Presidente da Comissão de Reparação, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Proteção à Mulher, o vereador Isaías de Diogo (MDB-foto ilustração) anunciou que vai pedir na Câmara Municipal de Feira de Santana a destituição do Procurador Geral do Município (PGM), advogado Ícaro Ivvin do cargo. Tudo por conta de uma queixa na Delegacia da Mulher, apresentada por uma servidora da Secretaria de Desenvolvimento Social, que denunciou o procurador de assédio sexual. Isaias de Diogo está irritado com as declarações de Ícaro Ivvin de que tudo partiu da Câmara Municipal, com uma armação. O vereador acha que a declaração foi infeliz. Em tempo: O Prefeito Colbert Martins afastou hoje o advogado Ícaro Ivvin da secretaria de Desenvolvimento Social, onde respondia interinamente.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.04.2020 06:31h
Feira de Santana

Targino Machado pede que Colbert Martins demita Ícaro Ivvin

 
Deputado estadual Targino Machado (DEM)

Deputado estadual Targino Machado (DEM)

O deputado estadual Targino Machado (DEM), logo que soube que uma funcionária da Secretaria de Desenvolvimento Social, que não teve o nome divulgado, acusou o secretário interino da pasta e também procurador do Município, Ícaro Ivvin, de assédio sexual, saiu do isolamento social, quando nada nas redes sociais. Criticou o ato, disse que não é o primeiro caso e jogou o problema no colo do prefeito Colbert Martins. Em tempo: Ícaro Ivvin, na época diretor Procon, foi advogado numa ação de Colbert Martins contra Targino Machado na justiça. Como diz no jargão, faca vai, faca vem...
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.04.2020 06:29h
Subseção Feira de Santana

Raphael Pitombo é o novo presidente da OAB - Feira

 

Na manhã desta sexta-feira (17), em sessão do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados da Bahia (0AB/BA) , a qual ocorreu de forma virtual, o advogado Raphael Pitombo (Foto ilustração) teve o seu nome referendado, por unanimidade, como novo presidente da OAB Subseção Feira de Santana, até dezembro de 2021. O secretário adjunto, André Vieira, assume a vice-presidência, enquanto Pedro Mascarenhas Neto ocupa o cargo de secretário adjunto. Raphael Pitombo assume em decorrência da renúncia do ex-presidente, Marcus Carvalhal, que disputará uma vaga na câmara municipal nas próximas eleições. Formado pela universidade Católica do Salvador em 2007, Raphael Pitombo é pós-graduado em Direito Esportivo pelo Cedin-MG. Na OAB Feira de Santana, já ocupou os cargos de tesoureiro e vice - presidente.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.04.2020 06:23h
Aniversariantes do Dia

Personalidades que estão aniversariando hoje

 

O Site Bahia na Política faz o registro hoje, 18 de abril, das seguintes personalidades que estão aniversariando na região: José Raimundo Pereira de Azevêdo (ex-prefeito de Feira de Santana), Lílian Nilo (ex-vice-prefeita de Antônio Cardoso), líder rural Jurandi Carvalho, radialistas Jair Cezarinho, Jimycley Araújo e Lúcio Moura. 
 

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia