Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acredita que a democracia está ameaçada no Brasil?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 18.04.2020 06:18h
Novo Coronavírus

Pedrão tem colocado barreira na BA 503 na prevenção contra o Covid - 19

 

A cidade de Pedrão tem tido cuidado na prevenção ao Coivd - 19 quanto ao acesso à cidade. Tem colocado barreira com prepostos da Vigilância Sanitária na sua principal entrada, a BA 503 (foto), que liga o Município à BR 101. Além do trabalho de conscientização, tem é feita a medição térmica dos condutores de veículos e acompanhantes que chegam à cidade.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 18.04.2020 06:12h
Aniversário

Antônio Cardoso completa hoje 58 de emancipação política

 

O Município de Antônio Cardoso completa hoje 58 anos de emancipação política. A pandemia do Covid - 19 tirou o brilho da festa da cidade. Não haverá a tradicional sessão solene, desfile cívico e o ato solene da Prefeitura Municipal. Tudo por conta da proibição de aglomeração em razão do novo Coronavírus.

Antônio Cardoso

Antônio Cardoso é um Município brasileiro do Estado da Bahia, pertencente à Área de Expansão Metropolitana de Feira de Santana e localizado na margem esquerda do rio Paraguaçu. Sua população é estimada em 11.554 habitantes.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 18.04.2020 06:11h
Ministério da Saúde

Governador Rui Costa evita falar da demissão de Henrique Mandetta

 

O govenador Rui Costa (PT) preferiu não se pronunciar sobre a demissão do ministro da Saúde, Henrique Mandetta, ocorrida quinta-feira (16). Afinal, trata-se de nome do DEM e o partido tem como presidente o prefeito de Salvador, ACM Neto, seu maior opositor na Bahia.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.04.2020 06:08h
Feira de Santana

Os 15 mil testes rápidos de Covid - 19 vão custar R$ 1,35 milhão

 

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Hospitalar, comprou com recursos próprios 15 mil kits para testes rápidos de Covid - 19. Serão gastos R$ 1.350.000.00 na compra e a empresa fornecedora é da China. Gilberte Lucas (Foto ilustração), diretora da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, informa que os testes rápidos devem chegar até dia 5 de maio e que a compra foi feita através de dispensa de licitação, seguindo as normas da ANVISA.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.04.2020 06:04h
Feira de Santana

Colbert Martins autoriza distribuição da merenda nas escolas

 

O prefeito Colbert Martins da Silva (Foto ilustração) publicou ontem, no Diário Oficial Eletrônico, portaria determinando que os gestores das unidades escolares da Rede Municipal de Feira de Santana realizem a distribuição da Alimentação Escolar armazenada na escola aos pais ou responsáveis dos estudantes matriculados. Caberá aos diretores escolares a definição da forma e dos critérios de distribuição da Alimentação Escolar, garantindo que não haja aglomeração nas escolas. Essa é a parte mais difícil.

Alternativa alimentar

Ficam também os diretores de escolas autorizados a quando os tipos e as quantidades de alimentos disponíveis em estoque não forem suficientes e/ou adequadas para a confecção de kits, e a unidade escolar possuir quantidade de aluno e estrutura física adequada que permita o fornecimento de alimentos cozidos aos estudantes, sem que haja aglomeração, poderá optar por essa modalidade de distribuição.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.04.2020 06:01h
Feira de Santana

Cadmiel destaca respeito mútuo entre vereadores e ressalta sustentação ao prefeito Colbert

 

Durante discurso na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Cadmiel Pereira (DEM - foto ilustração) salientou o respeito entre os vereadores que compõem a base de sustentação do Governo Colbert Martins. “Projeto que tem o DEM, MDB, Republicanos, PROS e todos os outros partidos que juntos com o prefeito Colbert Martins da Silva e o ex-prefeito José Ronaldo, com o propósito de trabalhar e fazer o melhor por Feira de Santana”, afirmou, destacando que os vereadores continuarão ligados, se respeitando. “Siglas partidárias são ‘casinhas’ em que precisamos estar por conta da legislação eleitoral, mas o respeito mútuo estará sempre nesta Casa”, pontuou. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.04.2020 05:58h
Feira de Santana

Zé Curuca sugere que Colbert siga exemplo de ACM Neto e crie o "Feira Por Todos"

 

O vereador Zé Curuca (DEM) chamou a atenção do prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, para que também crie um auxílio emergencial municipal, como foi feito pelo prefeito de Salvador, ACM Neto. E chegou a sugerir o nome do programa: “Feira Por Todos”. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.04.2020 05:55h
Feira de Santana

Lulinha quer mais fiscalização para manter comércio fechado

 

O posicionamento do prefeito Colbert Martins em manter o comércio fechado voltou a ser defendido pelo vereador Lulinha (DEM - foto ilustração), que sugeriu mais fiscalização para garantir o cumprimento das medidas de proteção aos clientes e funcionários. “É função da Prefeitura fiscalizar os estabelecimentos que não estão cumprindo a norma, estão cheios ou se não fizeram nenhuma medida de prevenção”, citou Lulinha. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.04.2020 05:53h
Verba dos precatórios

Zé Filé sugere que dinheiro seja destinado para o combate à fome durante pandemia

 

O vereador Zé Filé (PSD - foto ilustração) sugeriu, que os recursos dos precatórios da Educação em Feira de Santana sejam destinados para auxiliar as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, por conta da pandemia do Coronavírus. Ele contou que recebe em média 200 a 300 telefonemas por dia de pessoas que estão desempregadas. “Tenho certeza que até os professores que estão lutando pelo rateio dessa verba querem que a mesma seja destinada para os mais favorecidos, para sanar a fome”, observou. Zé filé sugeriu ainda que a Prefeitura siga o exemplo do Governo do Estado, que aprovou o Vale Refeição Estudantil para ajudar os estudantes da rede estadual que se encontram sem merenda escolar, por conta da paralisação das aulas. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 17:50h
Senado Federal

MP do fim do DPVAT perderá a validade na segunda-feira (20)

 

A medida provisória que extinguia o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) vai perder a validade na próxima segunda-feira (20). Com isso, o DPVAT, que teria sido encerrado em janeiro, permanecerá valendo. (Foto ilustração)

A MP 904/2019 não chegou a ser votada pela comissão mista de deputados e senadores, responsável pelo parecer preliminar antes das análises nos Plenários da Câmara e do Senado. A comissão se reuniu apenas duas vezes (uma delas para sua instalação), não fez nenhuma audiência pública e não recebeu nenhum relatório.

O DPVAT é pago anualmente por todos os proprietários de veículos do país no início de cada ano. Sua arrecadação ampara as vítimas de acidentes de trânsito, independentemente do responsável, oferecendo coberturas para morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas.

Do total arrecadado com o seguro obrigatório, vai para o Ministério da Saúde, para custear o atendimento médico-hospitalar de vítimas, e 5% vai para programas de prevenção de acidentes. O restante (50%) vai para o pagamento das indenizações.

Segundo o texto editado pelo Executivo em 12 de novembro passado, os repasses a órgãos públicos acabariam e a Seguradora Líder, atual gestora do DPVAT, ficaria ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 17:20h
Câmara Federal

Projeto determina licença de trabalhadoras grávidas e grupos de risco durante pandemia

 

O Projeto de Lei 1615/20 determina a licença de trabalhadoras grávidas e mães de recém-nascidos, além de outros trabalhadores incluídos nos grupos de risco da Covid-19, durante o estado de calamidade pública. (Foto ilustração)

Conforme o texto, em análise na Câmara dos Deputados, esses trabalhadores deverão ficar à disposição para trabalho remoto.

Inicialmente, o Ministério da Saúde reconheceu como integrantes do grupo de risco os idosos, além de pessoas de qualquer idade com doenças crônicas como cardiopatia, diabetes, pneumopatia, doença neurológica ou renal, imunodepressão, obesidade, asma, entre outras. A partir de abril, o órgão incluiu as gestantes e as puéperas - mães de recém-nascidos - no grupo de risco, por considerá-las como mais vulneráveis a infecções no geral.

Autora do projeto de lei, a deputada Marília Arraes (PT-PE) defende a licença dessas mulheres do trabalho. “Devido às mudanças no organismo, essas mulheres acabam com o sistema imunológico fragilizado e ficam mais suscetíveis a infecções respiratórias”, reitera. “Além disso, as mães com crianças recém-nascidas amamentam e têm contato direto com a criança; assim, poupá-las é uma forma de proteger os bebês, que ainda não têm imunidade desenvolvida”, compleme...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 16:00h
Medida Provisória 936/2020

Moraes vota contra aval de sindicatos para fechar acordos individuais

 

O ministro Alexandre de Moraes (Foto ilustração), do Supremo Tribunal Federal (STF), votou hoje (17) contra o aval de sindicatos para validar acordos individuais entre empresas e empregados para redução de jornada de trabalho e salários. Com o voto do ministro, o placar da votação está empatado em 1 a 1. Mais oito ministros devem votar.

Os acordos estão previstos na Medida Provisória 936/2020, editada para preservar o vínculo empregatício e permitir acesso a benefícios durante os efeitos da pandemia do novo coronavírus (covid-19) na economia.

No entendimento de Moraes, a MP foi criada para manter o vínculo empregatício e evitar as demissões durante o período de 90 dias em troca da redução das horas trabalhadas e do salário. Para o ministro, se o acordo depender do aval dos sindicatos, os contratos poderão ser cancelados e provocar demissões em massa.

“Qual a insegurança jurídica que o empregador teria para fazer os acordos podendo ter que complementar [os salários]. Mas, complementar como se as horas trabalhadas não foram as horas integrais?”, questionou o ministro. (Por André Richter) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 15:10h
"Faça o que eu digo..."

Mandetta ignora cuidados contra Covid19 ao se despedir dos assessores.

 

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta é apenas mais um dos casos clássicos que confirmam o velho adágio “faça o que digo, não o que eu faço”. (Foto ilustração: Mandetta abraçando funcionários na despedida do ministério)

Na noite desta quinta-feira (16), um pouco antes de deixar o prédio do Ministério da Saúde, Mandetta confraternizou com um grupo de assessores, todos aglomerados em uma sala pequena, sem quaisquer cuidados com proteção contra a contaminação do novo coronavírus.

O vídeo mostra o ex-ministro com assessores sem que ninguém utilize equipamento de proteção individual, como máscara, nem mesmo pendurada no pescoço, conforme ele mesmo recomendou à exaustão, durante suas entrevistas coletivas enquanto esteve à frente do cargo.

O ex-ministro sai de uma sala e entra em outra, também pequena, quando abre um largo sorriso e abraça fortemente uma primeira servidora, a quem ele chama de “melhor voz do ministério”.

Com essa servidora, Mandetta canta plenos pulmões, espargindo milhares de gotículas no ambiente apertado, a canção “O que é, o que é?”, de Gonzaguinha, um dos hinos de resistência ao regime militar no Brasil. (DP)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 14:40h
Suprema Corte

STF retoma nesta sexta-feira votação de MP que corta salários

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, votou na quinta-feira (16/4), pela validade imediata dos acordos individuais firmados entre empregadores e trabalhadores para redução de jornada e salário ou suspensão temporária de contrato. (Foto ilustração)

O ministro reiterou que, de acordo com a própria medida do governo, os sindicatos devem ser comunicados num prazo de até dez dias. Os outros dez ministros do STF ainda precisam apresentar seus votos. Uma nova sessão foi marcada para esta sexta-feira (17/4).

A necessidade de comunicação permitirá, segundo Lewandowski, que o sindicato, querendo, deflagre negociação coletiva. Mas, enquanto não houver a negociação coletiva, são válidos e legítimos os acordos individuais negociados nas condições impostas pela medida do governo. Eles valerão não apenas nos dez dias em que o sindicato precisa se manifestar, mas também durante a negociação coletiva.

Os trabalhadores poderão aderir à negociação coletiva, que prevalecerá nos dispositivos em que for mais benéfica ao trabalhador. "Na inércia do sindicato, subsistirão integralmente os acordos individuais", esclareceu Lewandowski. (agência estado)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 14:10h
Mercado de Capitais

Ibovespa avança com NY com esperanças de alívio em quarentenas e medicamento contra coronavírus

 

O Ibovespa voltava a se aproximar dos 80 mil pontos nesta sexta-feira com fortes ganhos, embalado pelo viés de alta nas praças acionárias no exterior, em meio a esperanças relacionadas a alívio nas medidas de confinamento em razão do Covid-19, bem como de avanço no desenvolvimento de medicamento contra o vírus. (Foto ilustração)

Às 12:00, o Ibovespa subia 0,89 %, a 78.502,19 pontos, caminhando para mais um desempenho semanal positivo. Na máxima, chegou a 79.846,43 pontos. O volume financeiro somava 6 bilhões de reais.

O presidente dos EUA, Donald Trump, apresentou na véspera planos para reabrir a economia após bloqueios para conter a disseminação do Covid-19, que já matou mais de 32,6 mil norte-americanos. Ele argumentou que uma paralisação prolongada pode ser profundamente prejudicial à economia.

Investidores também repercutem notícia publicada na véspera detalhando dados encorajadores sobre um medicamento para potencialmente tratar o Covid-19. O futuro do S&P 500 avançava 2,5%.

Ainda na cena externa, o PIB chinês recuou 6,8% entre janeiro e março na comparação com o ano anterior, mostraram dados oficiais nesta sexta-feira, contra expectativa de analistas de queda de 6,5%, na primeira contração da segunda maior economia do mundo desde ao menos 1992.

Mas o lado bom foi uma queda muito menor do que a esperad...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 13:50h
Senado Federal

Suplente da ex-senadora Juíza Selma toma posse no Senado

 

O terceiro suplente da ex-senadora Juíza Selma (Podemos – MT), Carlos Fávaro (PSD-MT-Foto), foi empossado como senador da República nesta sexta-feira (17). Logo depois de prestar juramento, na sala de comando das votações remotas montada no Prodasen, Fávaro já teve o nome incluído no plenário virtual da Casa e já participa da sessão deliberativa de hoje.

Em dezembro passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu cassar o mandato de Selma Arruda por abuso de poder econômico e caixa 2 nas eleições de 2018. Depois de quatro meses da decisão da Justiça Eleitoral, a Mesa Diretora do Senado, formalizou na última quarta-feira (15) a perda de mandato da juíza aposentada, que diante da decisão disse que se dedicará à advocacia.

A Justiça Eleitoral determinou uma nova eleição para preencher o cargo, no dia 26 de abril, mas sem condições de realização do pleito, devido à pandemia do Covid-19, Fávaro ganhou no Supremo Tribunal Federal (STF) o direito de ocupar a cadeira até a realização de novas eleições. (ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 12:00h
Feira de Santana

Secretário Ícaro Ivvin diz que "denúncia caluniosa" será esclarecida

 
Foto Secom

O procurador do Município e secretário interino de Desenvolvimento Social, Ícaro Ivvin, comentou a respeito da denúncia envolvendo uma funcionária da secretaria, que o acusa de abuso sexual.

Segundo ele, os dois [ele e a funcionária] não estavam sozinhos no prédio, como teria sido dito, mas não quis entrar em detalhes.

Indagado se a questão envolvia política, ele optou por não comentar. “Prefiro não entrar nesse clima, porque envolve muitas questões. Tenho certeza que o fato, essa denúncia caluniosa, será esclarecida”, disse.

Questionado sobre uma outra possível acusação de assédio envolvendo-o no município de Cachoeira, Ícaro disse desconhecer o fato. (Daniela Oliveira com informações do programa Levante a Voz/ Foto Secom)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 11:35h
Feira de Santana

Tourinho defende redução de salários dos vereadores para ajudar no combate ao Coronavírus

 
Foto Reprodução

O vereador Roberto Tourinho (PSB) tem divulgado, em sua página em uma rede social, a defesa de que os vereadores reduzam seus salários, pelo menos durante os próximos três meses, para que o dinheiro seja destinado ao combate ao Covid 19. “Todos devem dar sua parcela de contribuição”, afirma.

Tourinho lembra que a medida tem sido adotada por diversos políticos no país. “Penso eu que a Câmara de Feira de Santana, através dos vereadores, também deve dar a sua parcela de contribuição. Por isso sou favorável, de nos próximos três meses haja uma redução no salário dos vereadores”, declara.

Feira de Santana já registra (até a noite de ontem) 56 casos confirmados de Coronavírus. Esta semana o prefeito Colbert Martins anunciou redução de 20% do próprio salário, 15% no salário dos secretários municipais e 10% nas gratificações de servidores, exceto daqueles que atuam na área de saúde e serviços essenciais. (Daniela Oliveira/ Foto Reprodução)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 11:20h
Educação

Pedido de isenção de taxa de inscrição do Enem termina nesta sexta

 
Foto Marcello Casal Jr

Os interessados em fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 têm até as 23h59 desta sexta-feira (17), para pedir a isenção de pagamento da taxa de inscrição. A solicitação é feita, exclusivamente, por meio da plataforma virtual Página do Participante, dentro do site do Enem. O procedimento não garante a participação no exame. As inscrições devem ser realizadas de 11 a 22 de maio.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem, o participante habilitado para a isenção em 2019 que não compareceu aos dois dias de exame deve comprovar o motivo da ausência para pedir nova gratuidade neste ano. O processo também deve ser realizado pela Página do Participante.

Tem direito à isenção da taxa quem cursar a última série do ensino médio em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; tiver cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

A pessoa precisa também declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), que requer renda familiar per capita de até me...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 10:25h
Bacia do Jacuípe

Vice prefeito de Ipirá está com coronavírus

 
Foto Interior da Bahia

O vice-prefeito de Ipirá, na Bacia do Jacuípe, José Ricardo, testou positivo para o novo coronavírus. O médico chegou a ser internado no Hospital Aliança, em Salvador, com suspeita de pneumonia. A confirmação do caso foi informada nesta sexta-feira (17) pelo prefeito Marcelo Brandão. Esse é o primeiro caso da Covid-19 que envolve morador do município.

Segundo informou Marcelo Brandão, o estado de saúde do médico é estável, sendo que ele não precisou ser entubado nem encaminhado para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ainda segundo o prefeito, José Rircardo, que é médico ortopedista, atendeu pacientes em Ipirá na última segunda-feira (13) e que essas pessoas já estão em monitoramento pela secretaria de saúde local. Em relação a um boato de que o vice-prefeito teria participado de um churrasco, a família do médico nega o caso. Além de Ipirá, o vice-prefeito atende também emSalvador onde tem residência. (Bahia Notícias/ Foto Interior da Bahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 10:15h
Feira de Santana

Tribunal de Contas proíbe realização de qualquer festejo com dinheiro público

 

O Poder Executivo municipal deve se abster de autorizar a realização de despesas com festejos de qualquer natureza, conforme Recomendação Administrativa 01/2020 do Ministério Público Especial de Contas, do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), segundo informa o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana, Edson Felloni Borges. (Foto ilustração)

Salientando que a desobediência à Recomendação “acarretará a adoção, pelo Ministério Público de Contas, de medidas cabíveis”, o comunicado, assinado pelo Procurador Geral de Contas, Guilherme Costa Macedo, diz claramente num trecho:

“Durante o combate à COVID-19, se ABSTENHAM de autorizar a realização de despesas com festejos de qualquer natureza (EX: festa da padroeira, aniversário da cidade etc) inclusive através de transferência de recursos públicos para associações, clubes ou entidades congêneres, com o objetivo de promover e realização de festas ou eventos, sob pena de caracterizar desvio de finalidade de recursos públicos”. (Secom/Fsa)  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 10:00h
"Má gestão crônica"

Líderes do G7 pediram revisão completa e reforma da OMS, em meio à pandemia

 

Em reunião virtual liderada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, os líderes do G7 discutiram a "falta de transparência e má gestão crônica" da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo comunicado divulgado pela Casa Branca. O governo americano, que suspendeu o repasse de verbas à entidade internacional, afirma que o grupo quer uma revisão completa da Organização. (Foto ilustração)

De acordo com a nota, os países concordaram em se comprometer a tomar todas as medidas necessárias para garantir uma resposta "forte e coordenada" à pandemia de coronavírus e à consequente "calamidade econômica e humanitária", estabelecendo os pilares para a recuperação.

Ainda conforme o comunicado, as sete nações vão trabalhar juntas para reabrir as economias de forma segura, a fim de permitir a retomada do crescimento econômico sem ameaçar a resiliência dos sistemas de saúde. O texto diz também que os líderes debateram esforços para unir talentos e pesquisas científicas sobre o combate à covid-19. (Conteúdo Estadão)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 09:49h
Sul da Bahia

Coordenadora da Ciretran em Teixeira de Freitas vai para partido de oposição a Rui

 
Foto Reprodução

A coordenadora da 24ª Ciretran de Teixeira de Freitas, Tatiane Ruas decidiu trocar o PSD pelo partido Republicanos. Ela é o nome mais cotado para ser vice na chapa do pré-candidato a prefeito Marcelo Belitardo (DEM).

O curioso é que Tatiane Ruas ocupa um cargo do Governo no Estado, mas decidiu ir para um partido da base de oposição ao governo. (Políticos do Sul da Bahia/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 09:25h
Feira de Santana

Diretores de escolas ficarão responsáveis por distribuição de merenda escolar para alunos matriculados na rede

 
Foto Reprodução

Foi publicado no Diário Oficial do Município, nesta sexta-feira (17), um decreto assinado pelo prefeito Colbert Martins, em que determina que os diretores das escolas da rede municipal de ensino distribuam os alimentos destinados à merenda escolar, que estão armazenados nas unidades, para pais ou responsáveis. Fica a critério de cada gestor a forma como esses kits serão distribuídos, desde que não haja aglomeração nas escolas. Caso não exista alimentos suficientes para formação de kits nas unidades, o gestor deverá optar por fornecer esses alimentos cozidos, desde que não exista aglomeração. As determinações sanitárias e de higiene deverão ser observadas e os gestores terão que fornecer relatório informando a quem foram entregues esses kits. O decreto entra em vigor a partir da data de sua publicação, ou seja, hoje.  (Daniela Oliveira/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 09:22h
Economia

IGP-M acumula taxa de inflação de 6,89% em 12 meses, diz FGV

 

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel, registrou inflação de 1% na segunda prévia de abril deste ano. A taxa ficou levemente acima da segunda prévia de março (0,99%), segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com isso, o indicador acumula taxa de 6,89% em 12 meses. (Foto ilustração)

A leve alta na taxa foi puxada pelos preços no varejo. O Índice de Preços ao Consumidor, que mede o varejo, subiu de 0,04% em março para 0,28% em abril.

Por outro lado, houve queda na taxa do atacado e na construção. O Índice de Preços ao Produtor Amplo, que mede o atacado, passou de 1,41% em março para 1,36% em abril.

O Índice Nacional de Custo da Construção passou de 0,37% para 0,22%. (ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 08:45h
Barreiras

MP recomenda uso da estrutura da Policlínica Regional para realização de exames

 
Foto Paula Fróes/GOVBA

O Ministério Público estadual recomendou ao Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Oeste da Bahia (Consob) que delibere pela disponibilização da infraestrutura da Policlínica Regional de Barreiras para realização de exames de ultrassonografia e raio-X, com a revogação das férias dos técnicos responsáveis pelo serviço. A recomendação foi encaminhada pelo promotor de Justiça André Fetal para o presidente do Consob, Gilvan Pimental Ataíde. Foi recomendado também que o Consórcio informe a lista de profissionais que efetuarão o trabalho, apoiando as atividades de combate ao coronavírus.

Segundo a recomendação, a realização de exames de diagnóstico pela unidade é necessária para garantir o adequado funcionamento do Hospital Municipal Eurico Dutra (HMED), de Barreiras, como centro de triagem e de assistência aos casos leves e moderados da Covid-19. O promotor de Justiça aponta que o hospital foi adaptado para funcionar com Pronto Atendimento Coronavírus e atender a toda a região oeste da Bahia, o que, com aumento do número de infectados, sobrecarregará a já “limitada capacidade hospitalar” de Barreiras. Conforme a recomendação, o Consob chegou a suspender o atendimento da Policlínica por 15 dias, a partir do último dia 23. (MP-BA/ Foto Paula Fróes/GOVBA)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 08:30h
Covid 19

Número de mortos por coronavírus na Bahia sobe para 35

 
Foto Reprodução

Foi registrada mais uma morte por Covid 19 no município de Lauro Freitas, fazendo o número de vítimas do coronavírus subir para 35 na Bahia. Os dados foram informados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), em boletim na noite de ontem (16). O paciente de 28 anos tinha quadro de obesidade, o que é grupo de risco para a doença. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 08:05h
Tribunal de Contas dos Municípios

Prefeito de Várzea do Poço tem contas rejeitadas

 
Foto Reprodução

O Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou, na sessão desta quinta-feira (16/04), realizada por meio eletrônico, as contas da prefeitura de Várzea do Poço, da responsabilidade do prefeito Manoel Carneiro Filho, relativas ao exercício de 2018. O relator do parecer, conselheiro substituto Cláudio Ventin, multou o gestor em R$5 mil em razão das irregularidades apontadas no relatório técnico.

Também foi determinada uma segunda multa, no valor de R$57,6 mil, equivalente a 30% dos subsídios anuais do prefeito, devido a extrapolação do limite para despesa total com pessoal – o que motivou o parecer pela rejeição, além da abertura de créditos adicionais sem autorização da Câmara de Vereadores. De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal as prefeituras podem investir até 54% da receita corrente líquida em gastos com pessoal. No caso de Várzea do Poço, foram investidos 62,76%. O conselheiro Ronaldo Sant’anna divergiu quanto a multa, opinando pela aplicação da penalidade de 12%. Os demais conselheiros acompanharam o relator.

Entre as irregularidades apontadas no relatório técnico, destacam-se o orçamento elaborado sem critérios adequados de planejamento; a Lei de Diretrizes Orçamentárias não consigna as metas e as prioridades da administração pública municipal; inconsistências contábeis; falha na transparência pública e no relatório de controle interno.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 08:02h
Governo do Estado

Mais cinco cidades têm transporte suspenso na Bahia; total chega a 79

 

O Diário Oficial do Estado acrescentou, nesta sexta-feira (17), Aiquara, Amélia Rodrigues, Buerarema, Conceição do Jacuípe e Curaçá à lista de cidades com transporte suspenso até 3 de maio. Nestes municípios, a medida entra em vigor a partir deste sábado (18). Com a decisão do governador Rui Costa, a Bahia alcança a marca de 79 cidades com a restrição. (Foto ilustração: Terminal Rodoviário de Feira de Santana)

Também estão com transporte suspenso: Abaíra, Adustina, Alagoinhas, Araci, Aurelino Leal, Barra, Barra do Choça, Barra do Rocha, Belmonte, Brumado, Cachoeira, Camacã, Camaçari, Campo Formoso, Canavieiras, Cansanção, Capim Grosso, Catu, Coaraci, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Floresta Azul, Gandu, Gongogi, Ibirataia, Ibotirama, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Itacaré, Itagi, Itagibá, Itajuípe, Itaparica, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itarantim, Itatim, Itororó, Ituberá, Jaguaquara, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Palmeiras, Piripá, Porto Seguro, Prado, Rio do Pires, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santa Teresinha, São Félix, São Francisco do Conde, Serra do Ramalho, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Ubatã, Una, Uruçuca, Utinga, Vera Cruz e Vitória da Conquista.

A determinação considera ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 07:40h
Feira de Santana

PSB publica nota de repúdio contra decreto Municipal e diz que acionará o MP

 
Foto Reprodução

O PSB de Feira de Santana divulgou uma nota de repúdio contra um decreto publicado esta semana pelo prefeito Colbert Martins, em que permite reabertura de mais alguns setores do comércio de Feira de Santana. Segundo a nota, o Município não está preparado para a pandemia, não tendo leitos de UTI suficientes, além de autoridades de saúde alertaram que o pico da doença está previsto para o mês de maio, e com a reabertura de quase todos os estabelecimentos comerciais atacadistas e varejistas, Feira pode ser vetor do coronavírus para 127 municípios situados em seu entorno e no qual há consumidoras frequentando o comércio feirense. (Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 07:40h
Queda de braço

Após demitir Mandetta, Bolsonaro ataca Maia: "Intenção é me tirar do governo"

 

O presidente da República, Jair Bolsonaro, fez na noite desta quinta-feira, 16, uma série de ataques ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e sugeriu que intenção do parlamentar é tirá-lo do governo. Em entrevista à CNN Brasil, Bolsonaro utilizou como pretexto para as críticas o projeto de socorro a estados e municípios aprovado na Câmara para compensar perdas de receitas com impostos durante a pandemia do novo coronavírus. Segundo o presidente, a proposta pode quebrar o País. (Foto Bolsonaro e Rodrigo Maia)

"Não pode apenas o parlamento mandar a conta para a gente pagar. Da forma como está proposta, a conta vai ficar na casa de R$ 1 trilhão, um número enorme, excessivo. O Brasil vai quebrar, já temos uma dívida interna na casa dos R$ 4 trilhões, vamos passar para R$ 5 trilhões. Nossa dívida vai crescer de forma que vai ficar impagável, vamos entrar em insolvência", afirmou o presidente, que comparou a situação imaginada à Venezuela.

Bolsonaro disse que a economia projetada com a reforma da Previdência foi engolida pela atual crise com a proposta da Câmara, que ainda deve passar pelo Senado. E ampliou os ataques. "Eu lamento a posição do Rodrigo Maia, resolveu ele assumir o papel do Executivo. O senhor Rodrigo Maia resolveu não conversar com mais ninguém. Qual o objetivo do senhor Rodrigo Maia, resolver o problema ou atacar o presidente da República?", questionou. "O sentimento ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 07:30h
Brasília

Câmara aprova regras para evitar bloqueio de auxílio por falta de CPF

 

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite de ontem (16), dois destaques ao Projeto de Lei 873/20, cujo texto-base foi aprovado nesta quinta-feira. Os dois destaques têm o objetivo de assegurar o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 a quem não tenha o CPF regularizado. (Foto ilustração)

De autoria do PSB, um dos destaques proíbe a recusa do auxílio a quem declarar não ter CPF e apresentar outro documento de identificação. O segundo destaque aprovado foi apresentado pelo PSOL e prevê a regularização automática dos CPFs, proibindo a cobrança de quaisquer taxas bancárias a quem receber o auxílio.

Os destaques tiveram apoio de parlamentares de diversos partidos. O deputado André Janones (Avante-MG), disse que a exigência do CPF para garantir o benefício emergencial de R$ 600 é uma “burocracia desnecessária” para aqueles que têm fome.

O líder do Patriota, deputado Fred Costa (Patriota-MG), também defendeu a mudança para facilitar o acesso de todos ao benefício. (Fábio Massalli/ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 07:03h
Saúde Pública

Com mais dois novos pacientes de coronavírus Feira de Santana conta agora com 56 casos

 

Feira de Santana passou a contabilizar mais um idoso infectado pelo coronavírus. Trata-se de um homem de 94 anos de idade, testado positivo nesta quinta-feira, 16. Além dele, uma mulher de 37 anos também contraiu o vírus. Ambos se encontram em internamento hospitalar. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica.

São 2 novos casos, mas as estatísticas vão aumentar em apenas 1 paciente. É que um infectado foi retirado da relação local, uma vez que apurou-se que sua origem e domicílio é o Distrito Federal. Dessa forma, os 55 casos relacionados ontem se tornam 54. Mais os dois de hoje, total de 56 pacientes locais.

Agora, são 5 pessoas infectadas pelo coronavírus em tratamento hospitalar. São dois novos casos nesta quinta-feira, mas um paciente ganhou alta e retornou para casa, onde cumprirá o restante do período de quarentena.

Foram liberados do isolamento social, hoje, 4 pacientes, aumentando o total de curados do Covid-19 para 29 pessoas.

Nesta quinta, enquanto os registros indicam dois casos positivos, um total de 25 pessoas foram testadas com resultado negativo para o vírus, conforme os exames feitos no Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen). (Secom)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 06:57h
Feira de Santana

Pablo Roberto secretário é um desfalque para a chapa do DEM

 

A informação que chega ao site Bahia na Política é que uma movimentação vem sendo articulada para que Pablo Roberto volte à Secretaria de Desenvolvimento Social. O próprio prefeito Colbert Martins admitiu, ontem à tarde, que hoje vai conversar com Pablo Roberto sobre o assunto. Perde o DEM, que deixa de ter um candidato competitivo para vereador. Pablo Roberto teve em sua primeira eleição, em 2012, 7.592 votos, sendo o mais votado na época. Hoje está no seu segundo mandato.  (Foto ilustração: Colbert Martins e Pablo Roberto)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 06:52h
Feira de Santana

Grupo no poder há quase 20 anos tem estrutura política gigante

 

No poder em Feira de Santana desde de 2001, há quase 20 anos, o grupo liderado pelo ex-prefeito José Ronaldo (DEM), e que agora tem o prefeito Colbert Martins (MDB), portanto cinco mandatos de prefeito consecutivos e sempre com vitória em primeiro turno das eleições, tem um domínio da máquina pública municipal, que se perder haverá um desmantelo. Informações que chegam ao site Bahia na Politica dão conta de que só no quadro funcional, entre cargos de confiança e servidores contratados, são quase 10 mil pessoas. (Foto ilustração: José Ronaldo e Colbert Martins)

   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 06:46h
Segurança Pública

Em 2019 foram mortas 5.804 pessoas por policiais no Brasil

 

No ano de 2019 a coisa não foi boa na Segurança Pública do Brasil. O país teve 5.804 pessoas mortas por policiais. No mesmo período, 159 policiais foram assassinados. É o que mostra um levantamento feito pelo G1, com base nos dados oficiais de 25 estados e do Distrito Federal.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 06:44h
Segurança Pública

Amapá é o estado com maior taxa de mortes por policiais

 

Ainda segundo os dados apurados pelo G1, o Amapá é o Estado com maior taxa de mortes por policiais: 15,1 a cada 100 mil. Tocantins e Rio Grande do Norte são os que têm a maior taxa de policiais mortos do país: 1,3 a cada mil.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 06:42h
Aniversariante do Dia

Blogueiro Anderson Dias em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 06:37h
Congresso Nacional

Jair Bolsonaro precisa construir uma base parlamentar sólida

 

Ao presidente Jair Bolsonaro, hoje sem partido, só há um caminho. Ou tem uma base mínima no Congresso Nacional, ou vai sangrar até perder o mandato. Ficar até o fim, com mínimas condições de se reeleger, é um desafio. E o Brasil é quem paga esse preço.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.04.2020 06:35h
Feira de Santana

Ícaro Ivvin deixa claro que a denúncia de assedio veio da Câmara Municipal

 

O Governo Municipal ainda não tem a dimensão do estrago com a queixa na Delegacia da Mulher, feita por uma funcionária da Secretaria de Desenvolvimento Social, que não teve o nome divulgado, e que acusou o secretário interino da pasta, e também procurador do Município, Ícaro Ivvin (foto ilustração), de assédio sexual. Os desdobramentos deverão acontecer na próxima semana na Câmara Municipal. Afinal, Ícaro Ivvin disse que foi uma armação que veio do Legislativo feirense.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia