Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acredita que haverá segundo turno para presidente no Brasil em 2022?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 16:40h
Brumado

Por sete votos à zero, TRE-BA acata recurso e mantém mandatos de prefeito e vice-prefeito

 

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) manteve os mandatos do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB-Foto ilustrsação) e de seu vice Édio da Silva Pereira (PCdoB), o Continha. O TRE julgou nesta segunda-feira (27), o recurso impetrado por Vasconcelos e Pereira, após a cassação dos mandatos pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, em Brumado. Por unanimidade, o pleno da corte seguiu o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia (PRE-BA), que opinava pela manutenção dos políticos nos cargos. (acheisudoeste)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 15:30h
Setor Bancário

Bancos adiam R$ 22 bi em dívidas de empresas e consumidores

 

Os bancos brasileiros já adiaram 22,2 bilhões de reais em parcelas de dívidas que venceriam nos próximos meses, em uma tentativa de ajudar consumidores e empresas em meio à pandemia de coronavírus, disse a Febraban nesta segunda-feira. (Foto ilustração)

A Febraban afirmou em comunicado que o valor refere-se a 3,8 milhões de contratos, com valores totais de 230,6 bilhões de reais.

Em março, os cinco principais bancos do país -Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Bradesco, Santander Brasil e Caixa Econômica Federal - disseram que ofereceriam aos clientes carência de dois a seis meses para pagamento de parcelas de dívidas em meio à crise do coronavírus.

Quase 14 bilhões de reais em adiamentos referem-se a empréstimos ao consumidor, disse a Febraban.

Ainda assim, grandes empresas contrataram 101,5 bilhões de reais em novos empréstimos, enquanto consumidores pegaram 36 bilhões de reais, disse a Febraban. A associação não forneceu uma base para a comparação com o ano anterior.

A associação dos bancos também disse que renovou 66,5 bilhões de reais em contratos de empréstimos até o momento. (Reportagem de Carolina Mandl)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 13:50h
Pesquisa de opinião

Primeira pesquisa após saída de Moro mostra queda na popularidade de Bolsonaro

 

A saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública piorou a avaliação do presidente Jair Bolsonaro, segundo a primeira pesquisa realizada após a demissão do ex-juiz. De acordo com levantamento do Atlas Político, Bolsonaro só ganhou pontos com 4,2% dos entrevistados e perdeu com dois terços deles. Para 66,1% das pessoas ouvidas, piorou a avaliação que elas fazem do presidente. Outros 27,8% disseram que o episódio não alterou sua visão a respeito de Bolsonaro. (Foto ilustração)

Também caiu para 21% o índice dos que consideram ótima ou boa a gestão do presidente. Em 20 de março, essa aprovação era de 26%. Já o percentual dos que o avaliam como ruim ou péssimo saltou de 41% para 49% no mesmo período. Para 28%, Bolsonaro tem desempenho regular (eram 33% há pouco mais de um mês).

O levantamento mostra que, na queda de braço entre o presidente e o ex-ministro, a grande maioria ficou do lado do ex-juiz da Lava Jato. De acordo com a pesquisa, 72,2% concordam com as críticas feitas por Moro a Bolsonaro; 19,1% discordam e 8,7% não têm opinião formada. Conforme o Atlas, 15,7% deram razão ao presidente no episódio, 75,6% acreditam que ele esteja errado e 17% entendem que nenhum dos dois agiu corretamente. (congressoemfoco)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 13:16h
Setor do Petróleo

ANP publica regras para desativação de poços de petróleo e gás

 

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou hoje (27) um conjunto de regras para a desativação de instalações de exploração e produção de petróleo e gás no Brasil. As regras estão na Resolução 817/2020, publicada no Diário Oficial da União, e poderão ser utilizadas para desativações que precisem ser adiantadas para este ano, devido aos impactos da pandemia de coronavírus no mercado. (Foto ilustração)

A desativação de uma unidade é chamada de descomissionamento no setor de óleo e gás. Além desse procedimento, a resolução prevê regras para a devolução das áreas contratadas à ANP e para a alienação e reversão de bens.

Segundo o texto, a agência reguladora poderá incluir na Oferta Permanente, durante o processo de devolução, os campos de exploração e produção de petróleo e gás localizados em terra. A inclusão se dará a partir de 24 meses antes da data prevista para o término da produção, com o objetivo de permitir uma transição entre operadores que não interrompa a produção. Para tal, o plano de descomissionamento já deve ter sido aprovado pela ANP.

A aprovação das desativações se dará a partir da entrega de um Plan...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 12:40h
Ex-ministro da Defesa

Pensão que pedi ao presidente dependeria de nova lei, alega Sergio Moro

 

Na sexta-feira (24/4), ao se despedir do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro (Foto ilustração) afirmou que a única condição que impusera ao presidente Jair Bolsonaro para entrar no governo foi uma pensão para a família caso ele morresse no trabalho. Nesse domingo, o ex-ministro afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo que o pedido foi "genérico" e que uma pensão deste tipo precisaria ser criada por meio de uma lei.

"Foi uma solicitação genérica de pensão para a minha família caso fosse assassinado no combate ao crime organizado, a concessão dependeria de lei nova", disse Moro. Segundo ele, o benefício seria similar ao que é pago para ex-combatentes e só valeria caso fosse assassinado por organizações criminosas.

O ex-juiz da Lava-Jato vem sendo criticado, desde sexta-feira, por pessoas que interpretaram o pedido dele como uma ilegalidade. O deputado federal Rui Falcão (PT) pediu sábado à Procuradoria Geral da República (PGR) que investigue uma possível solicitação de vantagem indevida por Moro.

"Pedi apenas que, já que nós íamos ser firmes contra a criminalidade, que se algo me acontecesse, pedi que a minha família não ficasse desamparada sem uma pensão. Foi a única condição que eu coloquei para assumir essa posição específica no Ministério da Just...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 12:01h
Feira de Santana

Máscaras e álcool em gel doados pelo Estado são distribuídos em Feira de Santana

 
Foto: divulgação/Settdec

Cerca de mil máscaras faciais de tecido e 310 frascos de álcool em gel, doados pelo Governo do Estado à Prefeitura de Feira de Santana, foram distribuídos neste domingo (26), na feirinha do Tomba, no município. A ação foi realizada pela Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec) do município.

“Esta é uma feirinha tradicional na cidade, que funciona nos dias de sábado e domingo. Fui pessoalmente para a entrega dos materiais, junto com uma equipe de 10 funcionários da secretaria, devidamente paramentados para esta ação. Entregamos álcool em gel e máscaras para os feirantes, além de máscaras também para as pessoas que estavam fazendo suas compras e orientamos sobre a importância do uso como prevenção ao Coronavírus”, destacou o secretário da Settdec, Antônio Carlos Borges Júnior.

As máscaras fazem parte do lote de 200 mil unidades que começaram a ser distribuídas, na capital e no interior, a partir da última sexta-feira (24). São 50 mil unidades, fruto do edital estadual para fabricação de máscaras artesanais, e 150 mil máscaras arrecadadas pela Associação Comercial da Bahia (ACB). A iniciativa é fruto de uma parceria das secretarias estaduais do Planejamento (Seplan), da Educação (SEC), de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Desenvolvimento Econômico (SDE).

“Esta é uma ação import...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 12:00h
Justiça Eleitoral

Presidente do TRE-BA fará live para comentar os impactos da Covid-19 no calendário eleitoral

 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, desembargador Jatahy Júnior, fará uma live nesta segunda-feira (27/4), às 20h, no Instagram oficial do TRE-BA. O objetivo é chegar mais perto dos eleitores por meio de um pronunciamento ao vivo, recurso da rede social que mais tem sido acessado durante a quarentena. Na pauta, a situação da Justiça Eleitoral em tempos de Covid-19. A live será transmitida como uma entrevista, realizada pelo analista judiciário e professor de direito, Jaime Barreiros, servidor do TRE-BA. (Foto ilustração)

Eleito presidente do Coptrel (Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais) em 2020, o desembargador Jatahy Júnior irá falar diretamente aos eleitores sobre as medidas que o TRE-BA tem adotado para continuar prestando serviços, mesmo com a suspensão do atendimento presencial. Entre essas medidas, destaca-se o Título Net, sistema que passou a ser usado durante a pandemia de coronavírus para o cadastramento de eleitores. Quem vai tirar o título ou realizar mudança de domicílio eleitoral tem até o próximo dia 6 de maio, data de fechamento do Cadastro Nacional pelo TSE.

As Eleições Municipais de 2020, que tem rendido muita especulação e notícias falsas, também estarão entre os assuntos abordados na live do TRE-BA, que fará, ainda, uma referência ao uso da tecnologia como principal recurso para que o Tribunal venha se mantendo atuante. Servidores e magistrados seguem trabalhando ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 11:39h
"Estamos juntos"

Após ausência em discurso, Regina Duarte diz que mantém apoio a Bolsonaro: "juntos pelo Brasil"

 

Alvo de especulação após o discurso do presidente Jair Bolsonaro, na última sexta-feira, a secretária de Cultura, Regina Duarte, escolheu um comentário no Instagram para marcar sua posição após a ruptura entre o presidente e o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro. (Foto ilustração: Regina Duarte e Bolsonaro)

Regina Duarte vinha mantendo silêncio desde a demissão de Moro, sobre quem já fez vários elogios públicos desde o ápice da operação Lava Jato, que marcou a escalada da popularidade nacional do então juiz federal em Curitiba.

Em uma resposta escondida a um seguidor em uma publicação, na madrugada de domingo para segunda, Regina demonstrou manter o apoio ao Presidente da República.

"Regina, uma palavra de apoio ao presidente?", escreveu um seguidor na publicação em que a secretária comemorava 1,4 milhão de seguidores na rede social.

"SIM! #tamosjuntos pelo #Brasil", escreveu Regina.

Ausência

A ausência de Regina Duarte no grupo que apareceu atrás do presidente Jair Bolsonaro durante o discurso em que ele reagiu à saída de Moro na sexta-feira (24/4) gerou especulações sobre a reação da atriz ao afastamento de Moro.

O próprio ex...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 11:02h
Suprema Corte

Lewandowski pede vista sobre prisão após condenação do Tribunal do Júri

 

O ministro Ricardo Lewandowski (Foto ilustração), do Supremo Tribunal Federal, pediu vista no julgamento do recurso que discute a constitucionalidade de execução imediata de condenações impostas pelo Tribunal do Júri.

O julgamento, que acontece no Plenário Virtual da corte, havia começado na última sexta-feira (24/4). O relator, ministro Luís Roberto Barroso, propôs a seguinte tese: "A soberania dos veredictos do Tribunal do Júri autoriza a imediata execução de condenação imposta pelo corpo de jurados, independentemente do total da pena aplicada".

Até o momento, seu voto foi seguido pelo presidente do STF, ministro Dias Toffoli. A divergência foi aberta pelo ministro Gilmar Mendes.

Na última semana, o procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou um memorial aos ministros em que defende o cumprimento imediato da pena aplicada pelo Júri. Aras é contra a aplicação no Júri do recente entendimento fixado pelo STF, que derrubou execução antecipada da pena. Repercussão geral

A matéria teve repercussão geral reconhecida em outubro pelo plenário virtual da Corte. Barroso entendeu que o tema trata da soberania do veredicto do Tribunal do Júri, além da presunção de inocência e dignidade da pessoa humana. O processo chegou ao Supremo depois que o Superior Tribunal de Justiça negou a prisã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 10:52h
Política

"Homem que decide a economia no Brasil é um só: Paulo Guedes", diz Bolsonaro

 
Foto EVARISTO SA / AFP

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (27), em uma entrevista coletiva na saída do Palácio da Alvorada, que o "homem que decide a economia" no Brasil é o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Bolsonaro deu a declaração ao sair de uma reunião com Guedes, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Netto. Os ministros estavam ao lado de Bolsonaro na coletiva.

"Acabei mais uma reunião aqui tratando de economia. E o homem que decide a economia no Brasil é um só: chama-se Paulo Guedes. Ele nos dá o norte, nos dá recomendações e o que nós realmente devemos seguir”, disse Bolsonaro. O ministro afirmou que o governo segue firme em sua política econômica de responsabilidade fiscal. Ele afirmou que os gastos públicos extraordinários feitos em decorrência da crise do coronavírus são uma "exceção" na condução da política econômica.

"Queremos reafirmar a todos que acreditam na política econômica que ela segue e a mesma política econômica", ressaltou Guedes. “Quando há um problema, como de saúde, o presidente fala: ‘Olha vamos par um programa de exceção'", explicou o ministro.

Na semana passada o governo apresentou o programa Pró-Brasil, com medidas para injetar dinhei...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 10:28h
Moeda norte-americana

O dólar tem aumentado antes do real após o registro e no meio do otimismo internacional

 

O dólar iniciado na segunda-feira, em queda acentuada contra o real, mostra o ajuste depois do registro disparado na semana passada, em meio ao otimismo nos mercados internacionais em relação à flexibilização das medidas de combate ao coronavírus.

Às 9:15, o dólar recuava 1,78%, uma venda de 5,5670 reais. O contrato mais negociado de dólar futuro opera em cerca de 0,46%, a 5.5605 reais.

Na última sessão, na sexta-feira, uma moeda norte-americana no mercado interbancário atingiu alta de 2,54%, uma venda de 5.6681 reais, recorde máximo para uma conclusão. O real registrou sua pior semana em um ano na semana passada.

O Banco Central efetuou este leilão de swap tradicional para rolagem de até 10 mil contratos com vencimento em setembro de 2020 e janeiro de 2021. (reutere)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 10:20h
Economia

Confiança do comércio tem maior queda desde 2010

 
Foto Tânia Rego/ Ag Brasil

O Índice de Confiança do Comércio (Icom), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), teve queda de 26,9 pontos na passagem de março para abril deste ano. Com esse, que foi o maior recuo do indicador em toda a série iniciada em abril de 2010, o Icom chegou a 61,2 pontos, em uma escala de zero a 200. Esse também é o menor patamar do indicador na série.

A confiança caiu em todos os seis segmentos pesquisados pela FGV. Houve pioras na confiança dos empresários do comércio tanto em relação ao presente quanto em relação ao futuro.

O Índice de Expectativas, que mede a percepção sobre o futuro, caiu 19,5 pontos e atingiu 63,2 pontos, o menor patamar desde o início da série. Já o Índice de Situação Atual, que mede a opinião dos empresários em relação ao presente, recuou 33 pontos, registrando 60,9 pontos, o segundo menor valor da série histórica, perdendo apenas para outubro de 2015 (58,4 pontos).

De acordo com o pesquisador da FGV Rodolpho Tobler, a confiança foi impactada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19) e pelas consequentes medidas de isolamento social.

“Ainda é difícil observar um cenário de recuperação no curto prazo, mesmo com algum afrouxamento do isolamento social, dado o nível elevado de incerteza e a grande cautela que é observada na percepção dos consumidor...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 10:12h
Feira de Santana

Líder do Governo, Marcos Lima critica corte de estagiários

 
Foto Reprodução

O vereador e líder do Governo, Marcos Lima (DEM), afirmou nesta segunda-feira (27), na Câmara Municipal de Feira de Santana, que discorda da atitude do prefeito Colbert Martins em suspender o contrato dos estagiários da educação e que irá conversar com o gestor a respeito do assunto. “Acho que não é o caminho, não posso concordar, pois entendo que estagiário é um meio social de ajuda, porque muitos pagam a faculdade e ajudam em casa com esse dinheiro”, afirmou. A medida teria sido tomada pelo gestor como forma de destinar recursos para o combate ao Coronavírus no município, assim como gratificações dos servidores municipais foram reduzidos, bem como os salários dos secretários e do próprio prefeito.  (Daniela Oliveira/ Foto Reprodução) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 09:31h
Alagoinhas

Pacientes que foram a óbito no Hospital Regional Dantas Bião testaram negativo para COVID-19

 

A Prefeitura informa que os 3 óbitos registrados em Alagoinhas, no último dia 23 de abril, pelo Hospital Regional Dantas Bião, não têm relação com coronavírus. Como medida protocolar, diante do enfrentamento à pandemia, os pacientes – que chegaram a óbito – tiveram amostras colhidas, na unidade hospitalar, para testagem. Todos eles apresentaram diagnóstico negativo para COVID-19, segundo dados divulgados no sábado (25) pelo Núcleo Regional de Saúde da Macrorregião Nordeste. 

De acordo com a coordenação geral do Núcleo, as amostras foram encaminhadas à capital baiana, para o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), que faz uma análise específica para a identificação. Com os resultados negativos, o município reitera que não há relação causal entre as mortes e a pandemia do coronavírus.

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) reforça ainda que as equipes de Vigilância Epidemiológica seguem mobilizadas, com monitoramento em tempo real dos casos da COVID-19 em Alagoinhas e o cumprimento em integralidade dos protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. (Secom/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 08:51h
Salvador

Major Denice é escolhida pré-candidata a prefeita pelo PT

 
Foto Reprodução/ Arquivo pessoal

Favorita desde que teve seu nome ventilado pelo governador Rui Costa, Major Denice foi homologada neste domingo como pré-candidata do PT à prefeitura de Salvador. Correndo por fora mais com apoio fortes dentro da legenda, ela venceu a disputa interna com nomes como o ex-ministro Juca Ferreira, o deputado estadual Robinson Almeida, a secretária estadual Fabya Reis e a socióloga Vilma Reis. A decisão foi tomada pela legenda em uma videoconferência.

7“Mulher, negra, mãe, nascida no bairro do São Gonçalo do Retiro na nossa capital, Denice é psicóloga com mestrado pela UFBA, fundadora e coordenadora da Ronda Maria da Penha”, descreveu o presidente estadual do PT, Eden Valadares, em nota. Denice Santiago Santos do Rosário comandou a ronda Maria da Penha e se lança na sua primeira experiência eleitoral.

Para Eden Valadares, com a diversidade de nomes lançados no processo sucessório de Salvador, ” estou certo, o PT sai mais unido e fortalecido”.”Com enorme capacidade de liderança, articulação política e social, e um carisma do tamanho do seu sorriso, Denice tem a cara, a voz e o coração do PT e de Salvador. Parabéns e boa sorte, companheira!”, completou Eden. (Bahia.ba/ Foto Reprodução/ Arquivo Pessoal)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 08:40h
Ainda sobre a demissão de Moro

Rosângela Moro: "Deixar governo era única atitude eticamente aceitável"

 

Em sua conta de Instagram, Rosângela Moro, mulher do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, se manifestou, pela primeira vez, neste domingo, 26, sobre a saída do ex-juiz da Lava Jato do governo Jair Bolsonaro. "Eu não poderia esperar outra atitude do meu marido; deixar o governo era a única eticamente aceitável". (Foto ilustração Rosângela Moro e o ex-ministro Sérgio Moro)

Defensora do isolamento social durante a crise do novo coronavírus, ela voltou a defender os cuidados contra a pandemia e reclamou, assim como o ex-ministro, de ser alvo de fake news. Eu lamento que, em meio a uma gigante pandemia, o foco tenha sido desvirtuado, porque acredito que a vida precisa estar acima de tudo. Sou cidadã e, ao mesmo tempo, esposa de uma pessoa que lutou fortemente contra a corrupção sob a máxima: a lei é para todos, em defesa do estado de direito".

"Usem máscaras e se protejam. Não podemos sair iguais dessa pandemia. Precisamos nos transformar em pessoas melhores", disse Rosângela, que já chegou a postar mensagem de apoio ao ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, antes de ele deixar a pasta - a mensagem foi apagada por ela minutos depois.

"A Lava Jato é uma conquista da sociedade brasileira. Também somos uma família que sempre, com muita fé em Deus, defendeu valores de ética e verdade. Nunca ofendi qualquer autoridade do País, mesmo quando discordava. ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 08:20h
Bahia

Detran-BA passa a oferecer impressão do CRLV-e em casa nesta segunda (27)

 
Foto Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), em parceria com o SAC Digital, passa a oferecer nesta segunda-feira (27), a partir das 9h, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico obrigatório ( CRLV-e), que acaba com a versão impressa e a segunda via do documento. O serviço será oferecido no site www.sacdigital.ba.gov.br, onde a pessoa poderá também fazer uma cópia do CRLV-e.

Assim que o acesso estiver disponível, o cidadão terá a comodidade de baixar gratuitamente o documento do veículo digital no celular, válido em todo o país, se estiver com o licenciamento em dia. Ele deverá fazer o cadastro no site do SAC Digital, clicar em CRLV-e e digitar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Para pessoa jurídica, será necessário informar também a placa do carro, se a empresa não possuir certificado digital. A cópia do CRLV-e só poderá ser feita pelo site, com validade atestada por um QR Code que deve constar na impressão.

"Agora, a renovação anual do licenciamento do veículo já nasce digital. Acabamos com a impressão e o envio do CRLV pelos Correios e a possibilidade de buscar o documento em nossas unidades, o que consumia um volume importante de recursos. Trocamos por economia, mais segurança e facilidade para o cidadão, em tempos de coronavírus e seu isolamento social", explicou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 08:14h
Educação

TV Escola estreia 200 horas de programação inédita

 

A partir desta segunda-feira (27), a TV Escola exibirá mais de mil horas de conteúdo educativo. Desse total, 200 horas são de vídeos e documentários inéditos. (Foto ilustração)

Estarão disponíveis no âmbito da iniciativa Seguimos Conectados, programas para o ensino fundamental e ensino médio, e de formação para professores e outros educadores - com destaque para o programa Hora do Enem, que prepara alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Além da internet, o sinal da TV Escola pode ser sintonizado via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país. O sinal também está disponível nas TVs por assinatura Sky (Canal 112), Telefônica TV Digital (Canal 694), Via Embratel (Canal 123), Oi TV (950) e NET Brasília (Canal 4). Em Brasília, a TV Escola pode ser assistida no canal 2.3 (digital).

Segundo nota de divulgação da Fundação Roquette Pinto, o objetivo da iniciativa é “ajudar a reorganizar as rotinas de mais de 50 milhões de crianças e jovens brasileiros sem aulas por causa da Covid-19.”

Professores das redes de ensino pública e privada também podem colaborar com a programação da TV Escola enviando vídeo aulas pelo e-mail conexaoescola@tvescola.org. Uma curadoria de especialistas em educação analisará o material para decidir sobre a publicação na plataform...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 08:10h
Sudoeste baiano

MP recomenda série de medidas de prevenção ao prefeito de Brumado para enfrentamento a Covid-19

 
Foto Lay Amorim

O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Brumado, recomenda ao prefeito do município Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) que, no prazo de cinco dias, forneça aos profissionais de saúde Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre os quais: máscara cirúrgica, capote, luva, proteção ocular (óculos ou máscara facial), gorro e álcool em gel 70º INPM. O gestor também deverá oferecer a todos os servidores municipais que tenham contato direto com o público: máscara, álcool em gel 70º INPM, luvas e protetor ocular, bem como afaste, temporariamente de contato com o público, colocando-os preferencialmente em teletrabalho, os servidores públicos enquadrados no grupo de risco: as pessoas com idade superior a 60 anos, diabéticos, hipertensos, asmáticos, cardiopatas, grávidas e portadores de doenças crônicas. As recomendações levam em consideração o enfrentamento ao novo coronavírus. (Achei Sudoeste/ Foto Lay Amorim)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 08:02h
Política

Ex-secretário Fernando Schmidt está hospitalizado em estado grave

 
Foto Divulgação/ EBC

Internado no Hospital Jorge Valente desde a quinta-feira (23), o ex-vereador e ex-secretário nos governos de Jaques Wagner, Fernando Roth Schmidt, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva. O estado de saúde do político, de 75 anos, é considerado grave.

A informação foi veiculada no site ecbahia.com, mantido por torcedores, e confirmada por um conselheiro do Esporte Clube Bahia, clube no qual Schmidt foi presidente em duas ocasiões.

Na segunda, entre 2013 e 2014, ele se tornou o primeiro presidente da agremiação a ser eleito em votação direta dos sócios. (Bahia.ba/ Foto Divulgação ECB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 07:00h
Auxílio Emergencial

Saques em dinheiro da poupança digital começam a ser liberados nesta segunda

 

A Caixa Econômica Federal (CEF) começa a liberar nesta segunda-feira (27) os saques em dinheiro dos recursos do Auxílio Emergencial depositados nas poupanças digitais do banco. Esses depósitos foram feitos para os beneficiários que não recebem Bolsa Família e que não possuem conta em outro banco. (Foto ilustração)

A liberação de saques em dinheiro segue um calendário que depende da data de nascimento do beneficiário, que vai desta segunda até 5 de maio.

Para quem ainda não teve o saque liberado em dinheiro, mas já teve a quantia depositada na poupança digital, os recursos podem ser usados de forma digital, para o pagamento de faturas ou usando código de barras, e para transferência para contas de outros bancos.

A limitação só vale para quem está recebendo o auxílio pela poupança digital criada pela Caixa. Quem indicou conta bancária anterior ou vai receber os R$ 600 em substituição ao Bolsa Família não tem restrição para saque.

- Confira o calendário de saques:
- 27 de abril: pessoas que nasceram em janeiro e fevereiro
- 28 de abril: nascidos em março e abril
- 29 de abril: nascidos em maio e junho
- 30 de abril: nascidos em julho e agosto
- 4 de maio: nascidos em setembro e outubro
- 5 de maio: nascidos em novembro e dezembro. (G1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 06:30h
Proteção facial

Covid-19: Brasil adota uso de máscaras como política de saúde pública

 

O uso de máscaras de proteção facial já vinha sendo apontado como uma medida importante de proteção para evitar a infecção do novo coronavírus (covid-19). Com a ampliação da pandemia, essa atitude passou a ser tratada como políticas públicas de prefeituras e governos estaduais, com regras recomendando ou até mesmo obrigando a adoção deste recurso de prevenção contra a doença. (Foto ilustração)

Distrito Federal

Um exemplo foi o Distrito Federal. Decreto editado, na última semana, pelo governador Ibaneis Rocha, tornou obrigação o uso de máscaras de proteção por toda a população em locais públicos e comércios a partir do dia 30 de abril. O texto recomenda máscaras caseiras para a população e a priorização das máscaras profissionais para trabalhadores de saúde.

Bahia

Na Bahia, a exigência do uso de máscaras também tem como foco os trabalhadores de atividades cuja natureza envolva o atendimento ao público. A regra estipulou a necessidade dos empregadores fornecerem o material e fiscalizarem o seu uso, sob pena de multa de R$ 1 mil por funcionário.

Prefeituras

Embora diversos estados tenham optado pela obrigatoriedade de máscaras, prefeituras expediram normativos próprios sobre o t...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 06:10h
Imbróglio da demissão de Moro

PT e partidos radicais se posicionam contra pedido de impeachment de Bolsonaro, diz Estadão

 

As acusações feitas pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, dividiram os partidos de oposição. Diante das revelações de Moro, cada sigla decidiu agir por conta própria, disputando protagonismo no pedido de impeachment. A proposta de um processo conjunto de impedimento do presidente fracassou. (Foto ilustração)

Parlamentares e dirigentes de PDT, PSB e Rede entraram cada um com o seu próprio pedido.

Uma parte da bancada do PSOL já havia feito o mesmo semanas atrás.

O PT pisou no freio, por orientação do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Em reunião com a presidente do partido, a deputada federal Gleisi Hoffmann, o ex-presidenciável Fernando Haddad, o ex-ministro Aloisio Mercadante e os líderes das bancadas na Câmara e no Senado, Lula orientou o partido a ter cautela diante das revelações de Moro.

Anteontem, o ex-juiz da Lava Jato anunciou sua demissão com um pronunciamento em que acusou Bolsonaro de interferir politicamente na indicação de nomes para chefia da Polícia Federal (PF).

Horas depois, Lula participou de uma reunião com a executiva nacional do partido e outras lideranças na qual ficou decidido que a legenda não entraria isoladamente com um pedido de impeac...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 06:02h
Brasília

Bolsonaro exonera menos ministros, mas suas demissões fazem mais barulho

 

As demissões de ministros do governo Bolsonaro têm ganhado enorme repercussão, com exceção de Sérgio Moro, por serem incomuns. São 8 saídas em 16 meses ao contrário do que ocorreu com Temer e Dilma, que demitiram nove no primeiro ano de mandato, e Lula que atingiu o mesmo número de Bolsonaro em apenas 12 meses. No geral, Dilma é imbatível com 86 demissões de 2011 a 2016. Verdadeiro recorde. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. (Foto ilustração)

Se contar Onyx Lorenzoni, que trocou a Casa Civil pela Cidadania, Bolsonaro tem nove demissões no total. Ainda assim, é o mais paciente.

No caso de Bolsonaro, ao contrário dos antecessores que demitiam os ministros enrolados em escândalos, as trapalhadas surgem no Planalto.

Ao final de oito anos, Lula nomeou quase uma centena de ministros ou cargos com status de ministério. Apenas três ficaram do início ao fim.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 05:55h
Aniversariante do Dia

Jornalista Reginaldo Júnior em festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 05:52h
Feira de Santana

Um caso confirmado, dois internados e três recuperados da Covid-19 neste domingo, 26

 

O exame de uma mulher, 30 anos, testou positivo para diagnóstico da Covid-19 em Feira de Santana neste domingo, 26. Com este novo resultado o total de casos registrados para a doença no município sobe para 77. A informação é da Vigilância Epidemiológica. (Foto ilustração)

Dentre o total de casos confirmados, três pessoas foram liberadas do isolamento social neste domingo, aumentando o índice de recuperados para 47.

Uma pessoa recebeu alta hospitalar e agora são duas as que continuam internadas em tratamento da doença.

Cinco pessoas que aguardavam resultados do exame podem ficar tranquilas, pois testaram negativo para a doença, segundo informa a Vigilância Epidemiológica. (Secom) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 05:46h
Estado da Bahia

Bahia tem 2.209 casos confirmados de Covid-19 e registra 73 óbitos

 

A Bahia registra 2.209 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Considerando o número de 471 pacientes recuperados e 73 óbitos, 1.665 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. (Foto ilustração)

No momento, 243 pacientes confirmados para Covid-19 em toda a Bahia encontram-se internados, sendo 72 em UTI. O boletim epidemiológico registra 5.360 casos descartados e 11.283 notificações. Até esse domingo 26, já são 202 profissionais de saúde positivos para coronavírus. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais. (Fonte: Sesab/BA)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 05:43h
Câmara Federal

Deputados pressionam por PEC que muda ritual de escolha do diretor da PF

 

Deputados delegados federais que compõem a bancada do PSL apresentaram uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com mudanças na escolha do diretor geral da Polícia Federal (PF). Segundo nota divulgada pelo partido, o motivo da proposta é o impasse que resultou na demissão do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, que saiu do governo após o presidente Jair Bolsonaro trocar o diretor geral da instituição "por motivos políticos", segundo o ex-juiz. (Foto ilustração)

"Os Delegados de Polícia Federal subscritores, no transitório exercício da função de Deputados Federais, em razão dos acontecimentos recentes envolvendo o Senhor Presidente da República e o então Ministro da Justiça Sérgio Moro, vêm, por meio desta, manifestar-se", iniciou assim a carta dos deputados.

Segundo os congressistas, "a Polícia Federal é instituição republicana! Não se presta a servir a este ou aquele governante, mas à nação brasileira". Essa é uma resposta direta à coletiva de Moro, onde o ex-juiz afirmou que o presidente Bolsonaro confessou pra ele que trocaria o diretor Valeixo, por motivos políticos.

"Defendemos a autonomia da Polícia Federal, o que só será possível com a aprovação da PEC 412/09, ainda dormitando no Congresso Nacional", disseram os deputados em no...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 05:40h
Paris

França: governo avalia medidas para flexibilizar isolamento a partir do dia 11

 

O número de mortos por coronavírus na França aumentou em 242, para 22.856, informou o Ministério da Saúde neste domingo, enquanto o governo se prepara para analisar como pode flexibilizar um isolamento nacional que está em vigor desde meados de março. (Foto ilustração)

A taxa de novas mortes vem caindo nas últimas duas semanas, encorajando aqueles que desejam que a França comece a suspender as medidas de confinamento.

O número de pacientes com alta de unidades de terapia intensiva (UTIs) também superou o número de pessoas que entram nessas unidades.

O isolamento ordenado pelo presidente Emmanuel Macron para conter a propagação do vírus está em vigor desde 17 de março e deve ser retirado em 11 de maio.

Macron pretende afrouxar algumas das medidas em 11 de maio, reabrindo inicialmente as escolas, embora o governo ainda não tenha finalizado como isso pode funcionar na prática.

A França também ofereceu algum alívio aos varejistas, dizendo que pretende determinar que eles reabram em 11 de maio, mas algumas restrições podem permanecer em certas áreas para conter possível nova onda do vírus.

O primeiro-ministro Edouard Philippe deve apresentar o plano do governo de flexibilizar o isolamento em 28 de abril ao Parlamento, que então votará as medidas.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 05:35h
Campanha de conscientização

Projeto de extensão da UFRB Educa Rap produz música "Fica em Casa"

 

Estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que integram o Projeto de Extensão Educa Rap, produziram o rap “Fica em Casa”, como forma de contribuir com a conscientização das pessoas quanto a necessidade de isolamento social, para impedir a contaminação e a proliferação do novo coronavírus, CoVid-19. (Foto ilustração)

O rap aborda a necessidade de seguir as orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades em saúde locais. Como diz o estudante de Agroecologia da UFRB, Roger Ramalho Hanna Vance, o “ErriVance”, em trecho do rap: “Se ainda não sabe quais são os cuidados que se deve tomar, lave suas mãos com frequência e evite se aglomerar”.

Através do canto-falado, expressão típica do rap, a música contou com a participação dos artistas ErriVance, Leepão, Raissa Caldas e Uh Neto. A produção musical é do Studio Lk (@studiolkrec) e audiovisual de Gabriel Miranda, o Chogau (@gabriel.sfrt).

O grupo do Educa Rap está promovendo campanhas de conscientização sobre a pandemia de coronavírus, para mobilizar os jovens das periferias, na conta do Instagram @educa.rap, em parceria com outras organizações do movimento hip-hop de Cruz das Almas, como a Batalha do Coreto (@batalhadocoreto_cda) e a Batalha da Escola (@batalhadaescola075). O evento digital chama-se "Freestyle 075: uma batalha...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 05:30h
Europa

Itália inicia reabertura de parte dos negócios nesta semana

 

A Itália, primeiro país europeu a ser duramente atingido pelo coronavírus, permitirá que alguns negócios reabram ainda nesta semana, e cogita a reabertura dos setores de fabricação e construção a partir de 4 de maio, disse o primeiro-ministro Giuseppe Conte.

Conte forneceu o esboço mais detalhado até agora dos planos para reabrir a economia em entrevista publicada no domingo, antes de anúncio sobre o roteiro do governo para sair do isolamento que será divulgado no início desta semana, segundo ele.

A Itália, atingida com força pelo vírus semanas antes de outros importantes países ocidentais, foi usada como modelo para combatê-lo. O país está sendo observado de perto em todo o mundo enquanto toma as primeiras medidas para traçar um caminho para sair de um isolamento rigoroso que impôs no início de março.

Conte descreveu um processo em fases que permitirá retomar grande parte da produção no início de maio, embora empresas frequentadas pelo público em geral, como bares e restaurantes, precisem esperar um pouco mais. As escolas permanecerão fechadas até setembro.

"Estamos trabalhando nessas horas para permitir a reabertura de boa parte dos negócios, da manufatura à construção, em 4 de maio", disse Conte ao jornal italiano La Repubblica. (reuteres)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 05:28h
Recôncavo da Bahia

Prefeitura de Cruz das Almas prorroga prazo de divulgação do resultado do Processo Seletivo

 

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas (foto ilustração), por meio da Secretaria de Saúde, prorrogou para o dia 30/04/2020 (quinta-feira), até às 17h, o prazo de divulgação do resultado do Processo Seletivo Emergencial, para contratação em caráter complementar, de acordo as necessidades, visando atender aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, com suspeita ou caso confirmado do Covid-19, no combate à pandemia do coronavírus. (Fortenanoticia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 05:26h
Itabuna

Câmara envia Comissão para averiguar o uso de verba devolvida à prefeitura

 

Dois vereadores foram fiscalizar o uso da verba de R$ 150 mil devolvida pela Câmara à Prefeitura de Itabuna para o combate ao coronavirus. Eles estiveram no Hospital de Base, que recebeu Equipamentos de Proteção Individual para os funcionários. O dinheiro foi transferido há 20 dias. (Foto ilustração)

A devolução foi possível com a diminuição dos custos do Legislativo, que vem trabalhando em sessões virtuais ou sem a presença do público no plenário para evitar contaminação. A comissão que visitou o hospital foi formada pelos vereadores Enderson Guinho e Babá Cearense.

Na visita, o presidente da FASI, Roberto Gama Pacheco, confirmou a chegada do dinheiro e o processo para compra do material. Os vereadores avisaram que vão cobrar o repasse de R$ 2 milhões, dos R$ 8,9 milhões enviados pelo Ministério da Saúde, para o Hospital de Base.

Este foi o valor citado pelo secretário municipal de Saúde, Uildson Nascimento, em sessão onde explicou para onde iria toda a verba. Mas o secretário não explicou o destino de R$ 3,3 milhṍes da verba federal, nem foi cobrado por isso. Ninguém sabe o destino final. (politicosdosuldabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 05:23h
Itajuípe

Marcone Amaral se reúne com Associação Comercial e decide que comércio permanece fechado

 

O prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral realizou, no sábado, 25, uma reunião com a Associação Comercial e Empresarial de Itajuípe, a ACEI, sobre a possibilidade de flexibilização para a reabertura do comércio local. (Foto ilustração)

Considerando os últimos acontecimentos no município de Itajuípe, que já conta com 12 casos confirmados de COVID-19, e o crescimento exponencial de casos em Itabuna e Ilhéus, grandes centros comerciais próximos a Itajuípe, foi decidido entre os representantes da ACEI e o Prefeito Marcone Amaral que se mantenha o fechamento do comércio.

Outro ponto decisivo na tomada desta deliberação foi a observação do Governo da Bahia de apenas flexibilizar a abertura do comércio somente após 14 dias a partir da última confirmação de um caso positivo na cidade.

Para o Prefeito Marcone Amaral, “A situação que o comércio está passando é de muita tristeza e de muita preocupação para a cidade, mas entendemos que são necessárias muitas ações para que cheguemos à flexibilização do comércio. Estamos todos juntos trabalhando para que isso aconteça com segurança”, declarou.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 05:20h
Costa do Cacau

Quase dois meses após casamento, Itacaré confirma primeiro caso de covid-19

 

Dos maiores destinos turísticos da Bahia, Itacaré registrou o primeiro caso positivo do novo coronavírus. O resultado do exame foi divulgado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) de sábado (25). Outras três pessoas aguardam resultado de testes encaminhados ao Lacen-BA. Foto ilustração)

A confirmação do primeiro caso ocorre quase dois meses depois de um casamento polêmico. O município é dos mais implacáveis em ação para evitar o espalhamento do vírus no sul da Bahia, com fiscalização intensa e barreiras sanitárias em todos os acessos terrestres.

Segundo a Secretaria de Saúde de Itacaré, o paciente que testou positivo para covid-19 é um homem de 82 anos que já estava em tratamento, há vários dias, no Hospital Regional Costa do Cacau por causa de problemas renais. O idoso encontra-se internado no hospital ilheense e o estado de saúde dele é estável.

Contatos próximos ao idoso foram identificados e orientados a permanecer em isolamento domiciliar e monitorados pela Vigilância Epidemiológica. “O paciente não está na cidade, não foi notificado com a doença no município, mas o Comitê de Monitoramento contra o coronavírus alerta para a necessidade dos cuidados que todos devem ter”, informou a Prefeitura de Itacaré em nota.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 05:17h
Ilhéus

Prefeitura publica novo decreto obriga uso de máscara e impõe medidas duras

 

 Prefeitura de Ilhéus, por meio da atuação do Gabinete de Crise, diante do alarmante crescimento dos casos confirmados de Covid-19 na cidade, publicou na noite de sábado (25) um novo decreto no Diário Oficial do Município com medidas mais duras. O uso de máscaras por todos os munícipes passa a ser obrigatório, alguns estabelecimentos essenciais funcionarão em dias intercalados e restrições no trânsito serão realizadas. O objetivo, conter o avanço da contaminação do novo coronavírus em Ilhéus. A vigência inicia na primeira hora desta segunda-feira (27). (Foto ilustração: Prefeitura de Ilhéus)

A partir desta segunda-feira (27) todas as pessoas no território do município de Ilhéus serão obrigadas a usar máscara facial de proteção, seja nas vias públicas, praças, em veículos, para acesso a estabelecimentos públicos ou privados, seja no trabalho ou não. Qualquer pessoa poderá acionar a polícia para a condução de quem não respeitar a norma à Delegacia de Polícia, podendo ser indiciado ou indiciada por crime contra a saúde pública.

Estabelecimentos autorizados a funcionar devem afixar avisos na entrada do imóvel com advertência aos clientes sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, caso contrário, o consumidor não será atendido. (Mais informações no site ilheus.ba.gov.br)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 05:13h
Pedido de intervenção Federal

Governo do Amazonas superfatura equipamentos em 300%, acusam deputados

 

Treze dos 24 deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas assinaram carta aberta à população e ao governo federal, por meio de três ministérios (Saúde, Defesa e Justiça) renovando a necessidade da intervenção federal na Saúde do Estado. (Foto ilustração)

A carta aberta reforça que “há claros indícios de malversação do erário com a compra de equipamentos inadequados por valores 300% acima do mercado” sem justificativa.

A Assembleia já havia aprovado o pedido de intervenção federal na área de saúde, mas é necessário que o governo estadual concorde com isso. O presidente Jair Bolsonaro ofereceu a opção de intervenção, mas o governador Wilson Lima recusou.

Entre as recomendações estão a fiscalização das ações do governo do Amazonas no combate a pandemia e auditoria nos contratos e recursos aplicados.

“O que nos deixa com o sentimento de dever cumprido é que os motivos citados na manifestação dessas instituições são exatamente os mesmos apresentados no nosso pedido de intervenção federal aprovado pela Assembleia Legislativa do Amazonas e entregue ao presidente Jair Bolsonaro”, afirmam os deputados.

Apenas dez não assinaram o documento: além de Roberto Cidade, cujas empresas têm co...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2020 05:10h
Vitória da Conquista

Prefeito Herzem Gusmão renova decreto que medidas preventivas precisam continuar

 

O Prefeito Herzem Gusmão (Foto ilustração) assinaou o Decreto Municipal 20.273 que renova por mais sete dias as medidas de prevenção e combate ao coronavírus.

Com esse novo Decreto, continuam autorizadas a funcionar as empresas consideradas de natureza essencial, seguindo todas as medidas de segurança já estabelecidas em decretos anteriores, a exemplo da obrigatoriedade do uso de máscaras para clientes e comerciários e a disponibilização de álcool em gel.

As outras empresas devem permanecer sem atendimento ao público. Mas podem utilizar o serviço de drive thru e o site criado pela prefeitura para vendas de produtos pela internet. O site é exclusivo para os comerciantes de Vitória da Conquista.

A Prefeitura vem adotando diversas medidas de prevenção e controle para garantir a segurança da população. Até o momento, o número de casos confirmados no município tem se mantido inferior aos de outras cidades do mesmo porte. A gestão tem tomado todas as medidas para atender as pessoas que necessitem de cuidados de saúde. Nesta semana, vai ser inaugurado o Centro Municipal de Atenção – Coronavírus para atender pacientes com quadros leves e moderados. A partir de maio, o Hospital São Vicente, contratado pela Prefeitura, passa a disponibilizar 30 leitos exclusivos para o tratamento de pacientes com a Covid-19 (10 UTIs e 20 leitos clínicos).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2020 12:00h
Boa Sorte!

Mega-Sena sorteia neste sábado (25) um prêmio estimado em R$ 36 milhões.

 

As seis dezenas do concurso 2.255 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. (Foto ilustração)

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer loja lotérica credenciada pela Caixa em todo o país ou pela internet.

A cartela, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50. (Aécio Amado)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2020 11:10h
Setor de Biocombustíveis

Etanol hidratado cai 10,6% nas usinas paulistas, e anidro recua 6,1% (Cepea)

 

O valor do etanol hidratado nas usinas paulistas caiu 10,6% nesta semana ante a anterior, de R$ 1,4545 para 1,3003 o litro, em média, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq). Já o valor do anidro recuou 6,1%, de R$ 1,6390 para R$ 1,5388 o litro, em média. (cepea)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
Magno Felzemburg - Consumidor
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia