Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acredita que a democracia está ameaçada no Brasil?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2020 09:30h
Justiça Eleitoral

TSE determina que ações contra chapa Bolsonaro-Mourão retornem à fase de produção de provas

 

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu nesta terça-feira que duas ações que pedem a cassação da chapa Jair Bolsonaro-Hamilton Mourão (Foto ilustração), vitoriosa na eleição de 2018, retornem à fase de instrução para a produção de prova pericial.

As duas ações em análise foram movidas pelas chapas presidenciais encabeçadas por Marina Silva (Rede) e Guilherme Boulos (PSOL) em casos referentes a um ataque de hackers de uma página no Facebook intitulada “Mulheres Unidas contra Bolsonaro”.

As ações afirmam que, durante a campanha, a página --que reunia mais de 2,7 milhões de pessoas-- sofreu ataque de hackers que alteraram o conteúdo. Citam ainda que Bolsonaro agradeceu a postagem, após a modificação do conteúdo.

O julgamento do caso havia sido interrompido no último dia 9, com pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes, que votou nesta terça contra a reabertura da apuração.

O voto de desempate coube ao presidente do TSE, ministro Roberto Barroso, que também não tinha se pronunciado ainda e foi favorável a autorizar a produção de prova pericial, segundo o site do tribunal.

O placar final foi de 4 a 3. Os ministros Edson Fachin, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto e Carlos Velloso Filho já tinham votado a favor da reabertura da apuraç...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2020 09:20h
Ministério da Justiça

MJ prorroga emprego da Força Nacional na Paraíba

 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ) prorrogou, por mais 90 dias, o emprego da Força Nacional na Paraíba, para "prestar apoio técnico operacional em aviação policial". (Foto ilustração)

A portaria que prevê a prorrogação foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (1º), e seu prazo poderá ser prorrogado, caso seja necessário.

Com a prorrogação, a presença da Força Nacional está garantida até o dia 11 de outubro. O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela diretoria da Força, que é vinculada à Secretaria de Segurança Pública do MJ. (Valéria Aguiar)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2020 08:50h
Sul da Bahia

Itabuna: Fernando Gomes adia reabertura do comércio para dia 9

 

O prefeito Fernando Gomes (Foto ilustração) afirmou em entrevista coletiva, ontem (30), que o comércio somente reabrirá na próximo dia 9. Ele alegou a alta ocupação dos leitos de UTI Covid-19 para não autorizar a reabertura para esta quarta (1º). Segundo ele, 70% dos leitos de UTI estão ocupados por pacientes de outros municípios.

O novo prazo dado pelo prefeito coincide com a possível abertura de 10 novos leitos de UTI exclusivos para pacientes vítimas da covid-19. “Infelizmente, nas últimas 24 horas, aumentou a ocupação dos leitos de UTI na Santa Casa e no Hospital de Base”, justificou.

O prefeito disse que a instalação de novos leitos de UTI será concluída até o dia 8. “No dia seguinte, com todos os protocolos definidos, iremos reabrir o comércio de Itabuna. Já vamos deixar decretado”, disse. (pimenta)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2020 08:30h
Transporte intermunicipal

Mais sete municípios têm transporte suspenso na Bahia; total chega a 348

 

O transporte intermunicipal será suspenso em Cotegipe, Igaporã, Itaguaçu da Bahia, Paramirim, Remanso, São José do Jacuípe e Wagner, a partir de quinta-feira (2). A decisão, que foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quarta (1º), tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana. (Foto ilustração)

Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Também continuam suspensas, até o dia 6 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano.

O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Ibiquera, Santana, São Domingos e São Gabriel, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2020 08:00h
Organização Mundial da Saúde

OMS: relaxar medidas cedo pode causar nova onda de covid-19

 

Países, estados e municípios que relaxam cedo demais as medidas de restrição impostas para conter o novo coronavírus podem ser inundados com novos casos de covid-19, alertou a diretora regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas, Carissa Etienne, nessa terça-feira (30), em entrevista coletiva por videoconferência. (Foto ilustração)

Nos Estados Unidos (EUA), os estados de Washington e Nova York estão vendo números muito baixos de novos casos e mortes, mas 27 estados estão registrando crescimento exponencial, disse Etienne, que também é diretora-geral da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

A região das Américas registrou 5,1 milhões de casos e mais de 247 mil mortes devido à covid-19 até 29 de junho, acrescentou.

Alerta

O número de mortes em decorrência da covid-19 na América Latina pode chegar a 438 mil até outubro se as medidas preventivas não forem cumpridas pelos países da região, alertou a diretora.

No momento, as mortes pela doença respiratória provocada pelo novo coronavírus na região estão em quase 114 mil, cerca de um quinto do número global de óbitos, de acordo com mapeamento da Reuters.

As Américas são o epicentro mundial da pandemia de coronavírus atualm...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2020 07:45h
Imbróglio das rachadinhas

Gilmar pede informações ao TJRJ sobre decisão de foro privilegiado de Flávio

 

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, soliciou informações à 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro sobre a decisão que reconheceu foro privilegiado do hoje senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ-Foto) no caso que investiga as "rachadinhas" da Assembleia Legislativa do RJ.

“Solicitem-se informações à 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (autos do HC nº 0011759- 58.2020.8.19.0000), acerca do alegado na petição inicial da reclamação. Em seguida, ouça-se a Procuradoria-Geral da República”, afirmou. 

A 3ª Câmara Criminal do Tribunal, na última quinta-feira (25/6), decidiu que o Órgão Especial da Corte é quem deverá processar e julgar Flávio Bolsonaro no caso. Os desembargadores concordaram com a defesa do senador de que ele teria foro privilegiado já que os fatos investigados se referem ao período em que ele era deputado estadual.

O ministro se baseou em uma reclamação na qual o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) busca cassar a decisão do tribunal. O MPRJ quer que o parlamentar seja processado na primeira instância da Justiça estadual fluminense. (CNN)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2020 07:03h
Feira de Santana

Colbert Martins efetiva Denilton Pereira na Secretaria de Desenvolvimento Social

 

O prefeito de Feira de Santana Colbert Martins da Silva Filho (MDB) efetivou Denilton Pereira de Brito (foto ilustração) na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso). A oficialização está publicada no Diário Oficial Eletrônico do Município de hoje. Denilton Pereira que está na pasta interinamente pela terceira vez substitui o vereador Pablo Roberto (DEM). Na sessão de segunda feira (29) o vereador Cadmiel Pereira (DEM) cobrou do prefeito Colbert Martins a efetivação de um nome para a Sedeso.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2020 06:54h
Feira de Santana

Colbert Martins: "Condições econômicas e sanitárias devem mudar as eleições para 2022"

 

O prefeito Colbert Martins (MDB-foto ilustração), questionado pelo site Bahia na Política se é a favor da mudança da data das eleições, aprovada no Senado Federal para os dias 15 e 29 de novembro e que tramita na Câmara Federal, pensa diferente. Colbert Martins acha que deveriam ser em 2022 as eleições municipais, casadas com as de presidente, governador, senador e deputado federal e estadual. Ou seja, eleições gerais. “Não vejo condições econômicas e sanitárias para que haja eleição que represente a democracia esse ano. Sou a favor que aconteça em 2022. Temos desemprego em massa. Dificuldades imensas. Fim de ano dramático. Eleição esse ano não haverá representatividade democrática. Qual o discurso que teremos para os pobres que estão desempregados e passando fome? E não há nada do ponto de vista sanitário que justifique, pois são apenas 40 dias a mais”, declarou Colbert Martins.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2020 06:50h
Feira de Santana

Vereador da base cobra posicionamento de José Ronaldo para prefeito

 

Quieto no isolamento social, o ex-prefeito José Ronaldo (DEM) foi lembrado pelo vereador Isaías de Diogo (MDB-foto ilustração). O mesmo externou preocupação sobre quem será o nome indicado pelo ex-prefeito José Ronaldo para prefeito de Feira de Santana. “Até agora não sabemos quem é o candidato a prefeito apoiado por Ronaldo, pois até hoje ele não disse. Não sabemos também quem será o candidato a vice. Isso deixa esta Casa num prestígio tão grande... nunca vimos isso. Estamos indo para o segundo tempo de um campeonato e sem resposta. Colbert tem sido fiel e o silêncio ainda predomina”, pontuou Isaías.

Ainda Isaías...

Isaías disse não compreender a demora na declaração de apoio. “Por que essa demora? Que maldade é que Colbert está fazendo? Por que não dizer que Colbert é o candidato? Esta demora só faz dificultar a gestão de Colbert. Muitos podem estar dando tapinha nas costas de Ronaldo, mas não tem coragem de usar os microfones e avisar que isso está prejudicando. Esse anúncio era para ter acontecido na Micareta, no Carnaval, mas já tivemos até São João e nada foi dito”, observou.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2020 06:47h
Carnaval 2020

Edvaldo Lima culpa Rui Costa pela epidemia do Covid - 19 e vai ao MP

 

A pandemia do novo coronavírus, quando nada na Bahia, já tem um culpado pela sua proliferação e, consequentemente, pelo número de mortos. O governador Rui Costa (PT) e o secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas. É o que acha o vereador evangélico Edvaldo Lima (MDB-foto), autor de uma ação civil pública junto ao Ministério Público, pedindo a responsabilização civil e criminal dos dois, que segundo ele permitiram a realização do carnaval em Salvador entre os dias 20 e 25 de fevereiro. Informações do Ministério da Saúde dão conta de que os primeiros casos no Brasil foram no início de março, logo a dedução do vereador é que Rui Costa, ao fazer o carnaval, contribuiu para a propagação do vírus.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2020 06:42h
Feira de Santana

Zé Filé defende o nome de Fernando Torres para vice de Colbert Martins

 

Vereador recém chegado à base do governo Colbert Martins, Zé Filé (PSD) disse ser natural que todos queiram saber quem será o vice de Colbert. “E eu quero dar a sugestão do nome de Fernando Torres”, disse. (Foto ilustração: Fernando Torres e Zé Filé)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2020 06:38h
Contas partidárias

TSE esperou até ontem prestação de contas dos partidos

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) funcionou entre os dias 27 e 30 de junho em regime de plantão para receber as prestações de contas partidárias do exercício financeiro de 2019. A medida foi tomada em razão do alto número de prestações ainda pendentes de entrega, uma vez que cerca de 85% das contas ainda não terem sido apresentadas. A data limite para o envio das informações pelas legendas foi o dia 30 de junho. A não apresentação dos dados pode levar o partirdo a sofrer várias sanções, como a suspensão de repasses das cotas do Fundo Partidário.

Legislação

A entrega da prestação de contas anual pelos partidos é determinada pela Constituição Federal e pela Lei nº 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos) com a redação dada pela Lei nº 13.877/2019, que alterou o prazo para a apresentação.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2020 06:37h
Eleições presidenciais

Dilma e Bolsonaro eleitos tiveram no TSE a judicialização dos derrotados

 

Na eleição de 2014, quando Dilma Rousseff (PT) foi vencedora, o PSDB, que ficou em segundo lugar, foi ao TSE para tirar a presidente. Em 2018, eleito Jair Bolsonaro presidente, quem foi ao TSE pedir a cassação do mandato foi o PT, que ficou em segundo lugar. Assinou também o recurso o PSOL. A história se repete.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2020 06:35h
Feira de Santana

Críticas de Fábio Vilas Boas à abertura do comércio não são bem-vindas

 

As constantes críticas do secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas (Foto ilustração), à condução do prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), no combate ao novo coronavírus, tem incomodado o Governo Municipal. Primeiro pela indelicadeza, já que poderia tratar do assunto pessoalmente e não por meio da imprensa. Segundo porque trata com discriminação, quando existem muitos municípios em estado pior de proliferação do vírus e o governo não se manifesta. Fábio Vilas Boas tem criticado a abertura do comércio no Município e já há quem pense ser uma questão política e isso não é bom.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2020 06:33h
Eleições 2020

Profissionais da imprensa devem deixar veículo de comunicação enquanto PEC tramita na Câmara Federal

 

Sem que a Câmara Federal tenha votado a PEC que muda a data das eleições municipais, oriunda do Senado Federal, profissionais de rádio e TV que desejam ser candidatos nas eleições de outubro de têm que ficar fora dos veículos de comunicação. Exercendo a atividade correm o risco de ficar inelegíveis.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2020 06:30h
Feira de Santana

Câmara Municipal aprova nome de Moura Pinha para a PGM por unanimidade

 

Como era de se esperar, a escolha do nome do advogado Moura Pinho para a Procuradoria Geral do Município (PGM) foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Feira de Santana, ontem pela manhã. Antes da votação o líder do governo, Marcos Lima (DEM), apresentou Moura Pinho a cada vereador. (Foto: Momento da eleição na Câmara Municipal de Feira de Santana)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2020 06:28h
Bom comportamento

Presidente Jair Bolsonaro muda estilo e tem agenda positiva

 

O presidente Jair Bolsonaro, no seu novo estilo, não sabemos até quando, durante a semana buscou ter uma agenda positiva. Evitou falar com apoiadores, entrevistas, uso das redes sociais e por último anunciou mais duas parcelas de R$ 600,00 do auxílio emergencial. Ou seja, mais R$ 120 bilhões extras dos cofres públicos para a economia informal. Se não fosse o anúncio do novo ministro da Educação, na semana passada, Carlos Alberto Decotelli, com revelações sobre o currículo que incluiu informações equivocadas, fecharia com chave de ouro o período.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2020 06:24h
Feira de Santana

Luiz da Feira quer Pablo Roberto como vice de Colbert Martins

 

O vereador Luiz da Feira (PROS-foto ilustração) já tem seu nome para a vaga de vice-prefeito na chapa liderada por Colbert Martins. “Não sabemos, mas tem Pablo Roberto, que foi um excelente secretário e conhece bem a cidade. Já passou da hora de saber quem será o vice e se Colbert será apoiado por Ronaldo. Colbert tem feito um bom trabalho”, avaliou da tribuna da Câmara Municipal, nesta terça-feira (30).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2020 06:21h
Prefeito de Salvador

Prefeito ACM Neto é multado pelo TCM

 

Na sessão desta terça-feira (30/06), realizada por meio eletrônico, o Tribunal de Contas dos Municípios julgou parcialmente procedente o termo de ocorrência que apontou irregularidades relacionadas a processos seletivos simplificados para contratação de servidores pela Prefeitura de Salvador, para provimento de 1.039 vagas, no exercício de 2017. O prefeito da cidade, Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto (Foto ilustração), foi penalizado com multa de R$3 mil, proposta pelo conselheiro Francisco Netto, relator do processo.

Segundo o conselheiro relator, após análise do processo, foram encontradas irregularidades no que diz respeito a contratação de “técnico de nível superior I – suporte administrativo operacional”, vez que as atividades a serem executadas eram finalísticas da administração pública municipal, o que impede, desta forma, a contratação com base na Lei Complementar Municipal nº 65/2017. O edital previa para a função atribuições de “contribuir com a implantação e implementação de programas e projetos; contribuir para elaborar o planejamento estratégico da Prefeitura Municipal do Salvador; contribuir com estudos relacionados ao desempenho organizacional”, e exigia qualificação de nível superior de escolaridade.

Em relação à declaração do prefeito de que o aumento das despesas estaria adequado com a lei orçame...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2020 06:14h
Brasília

Bolsonaro prorroga benefício emergencial e destaca papel do Congresso e da equipe econômica

 

O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto nesta terça-feira para prorrogar o auxílio emergencial aos chamados vulneráveis e destacou a "sensibilidade" do Congresso Nacional e da equipe econômica. (Foto ilustração)

A assinatura do decreto de prorrogação do benefício por dois meses ocorreu em cerimônia no Palácio do Planalto, que contou com a presença dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e de vários ministros, dentre eles o da Economia, Paulo Guedes.

"É um dinheiro que não é meu. É um dinheiro que é de todos nós brasileiros que pagamos impostos. E só foi possível graças à sensibilidade de nossos ministros, tendo à frente o Paulo Guedes, bem como do Parlamento brasileiro, que votou de forma rápida essa questão porque eles tinham pressa", disse o presidente na cerimônia.

"Obviamente isso tudo não é apenas para deixar a economia funcionando, viva, mas também para dar o sustento a essas pessoas." (reuteres)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2020 06:10h
Câmara Federal

Câmara aprova texto-base de MP que flexibiliza ano letivo

 

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem (30) o texto-base da Medida Provisória 934/20, que trata da suspensão da obrigatoriedade de escolas e instituições de ensino superior cumprirem uma quantidade mínima de dias letivos neste ano devido à pandemia do nov coronavírus. A votação dos destaques, que podem alterar trechos do texto-base, foi suspensa com o encerramento da sessão. (Foto ilustração)

De acordo com o texto-base aprovado, os estabelecimentos de educação infantil serão dispensados de cumprir os 200 dias do ano letivo e também a carga mínima de 800 horas.

As escolas de ensino fundamental e médio deverão cumprir a carga horária mínima de 800 horas, mas não precisam cumprir, necessariamente, os 200 dias letivos.

O Conselho Nacional de Educação (CNE) deverá editar diretrizes nacionais para implantar a regra, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sem prejuízo da qualidade do ensino e da aprendizagem.

Em função do tempo que falta até fim do ano e da necessidade de se encaixar a carga horária, nos casos obrigatórios, dentro dos dias letivos, o projeto de lei de conversão, em que a MP foi transformada, permite que o conteúdo acadêmico deste ano seja aplicado em 2021, aglutinando duas séries ou anos escolares.

Para os alunos que estã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2020 06:05h
Norte da Bahia

TCM manda suspender pagamento por festa em Paulo Afonso

 

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios determinaram ao prefeito de Paulo Afonso, Luiz Barbosa de Deus (Foto ilustração), que se abstenha de realizar empenhos e pagamentos relacionados ao evento “Forró Esperança”, até que se comprove a regularidade das despesas. A liminar, em medida cautelar concedida de forma monocrática pelo conselheiro Paolo Marconi, foi ratificada na sessão plenária do TCM desta terça-feira (30/06), realizada por meio eletrônico.

A denúncia com pedido de medida cautelar foi oferecida e assinada por procuradores Ministério Público de Contas junto ao TCM, em razão da realização “em plena pandemia decorrente da Covid-19”, de evento junino com a participação de 33 artistas e bandas locais em um mini trio, no período de 23 a 30 de junho de 2020. Para os procuradores do MPC a realização do evento “viola os princípios da moralidade administrativa, da razoabilidade, da eficiência e da probidade, que devem nortear a atuação discricionária do gestor público, impedindo que este adote condutas incongruentes ou contraditórias com a realidade fática e o interesse público”.

O conselheiro Paolo Marconi, relator da denúncia, acatou parcialmente o pedido do Ministério Público de Contas, determinando a suspensão de atos administrativos – empenhos e pagamentos – relacionados ao evento. Em relação ao pedido para suspensão...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2020 05:57h
Santo Estêvão

1ª Câmara condena ex-prefeito de S. Estevão a devolver R$ 114 mil aos cofres públicos

 

Além de desaprovar a tomada de contas do convênio 014/2011 (Processo TCE/007988/2018), firmado pela Prefeitura de Santo Estevão com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), que visou à reforma do Centro de Abastecimento Lineu Cerqueira da Silva, a Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) decidiu, em sessão ordinária desta terça-feira (30.06), condenar o ex-prefeito Orlando Santiago (Foto ilustração) a devolver aos cofres públicos a quantia de R$ 114.167,94.

Por unanimidade, os conselheiros seguiram os opinativos dos órgãos técnicos que constataram irregularidade na aplicação dos recursos estaduais repassados, gerando a inexecução parcial do objeto conveniado. E também decidiram que a Prefeitura de Santo Estevão terá que devolver ao erário estadual R$ 17.727,19, relativos a não devolução de saldo do Convênio na conta aplicação (todos os valores acrescidos de correção monetária e juros de mora). (Fonte: TCE/BA)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2020 05:30h
Senado Federal

Senado aprova PL das Fake News; projeto segue para Câmara

 

O Senado aprovou ontem (30) o Projeto de Lei (PL) 2.630/2020, que propõe medidas de combate à propagação de notícias falsas. O projeto, conhecido como PL das fake news, teve 44 votos favoráveis e 32 votos contrários. O texto segue para a Câmara. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Foto ilustração), comemorou o resultado em sua conta no Twitter.

“A nova lei é imprescindível para a proteção da vida de todos os brasileiros. Precisamos entender esse universo e reconhecer que liberdade de expressão não pode ser confundida com agressão, violência ou ameaça”, disse Alcolumbre. O presidente da Casa já demonstrava seu apoio à aprovação do texto, desde sua concepção. O projeto é de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e foi relatado por Ângelo Coronel (PSD-BA).

Coronel, além de relator do PL, é presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga a disseminação de notícias falsas. “É fundamental saber com quem estamos debatendo. E no anonimato não sabemos com quem estamos debatendo e como nos defender. Minha principal preocupação foi vencer o anonimato irresponsável”, disse ele durante apresentação do seu relatório. (Reportagem Marcelo Brandão) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2020 05:27h
Covid-19 no Brasil

Brasil registra 1.280 óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas

 

A atualização do Ministério da Saúde desta terça-feira (30) mostra que o Brasil registrou 1.280 óbitos por covid-19 nas últimas 24horas, totalizando 59.594. A marca de hoje representa um aumento de 2,1% em relação ao balanço de segunda-feira (29), quando foram contabilizados 58.314 óbitos em função da covid-19. Ainda há 3.950 mortes em investigação. (Foto ilustração)

A taxa de letalidade (número de mortes pelo total de casos) ficou em 4,3%. A mortalidade (quantidade de óbitos por 100 mil habitantes) atingiu 28,4.

O levantamento do Ministério da Saúde mostra também 33.486 novos casos confirmados da doença, atingindo 1.402.041 casos acumulados de covid-19 em todo o país, um aumento de 2,4%, se comparado com os dados de ontem. Com isso, a incidência dos casos de covid-19 por 100 mil habitantes subiu para 667,2.

O balanço aponta ainda que 552.407 pacientes estão em observação, enquanto o total de recuperados desde o início da pandemia é de 790.040.

Geralmente, o número de novos registros de óbitos e casos confirmados de covid-19 é menor aos sábados, domingos e segundas-feiras devido à dificuldade de as secretarias estaduais alimentarem o banco de dados com as notificações. Já às terças-feiras, os números são maiores em razão do acúmulo de notifica&cce...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2020 05:25h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 3.840 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.840 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +5,5%), 53 óbitos (+2,9%) e 3.813 curados (+8,7%). Dos 73.307 casos confirmados desde o início da pandemia, 47.759 já são considerados curados, 23.695 encontram-se ativos e 1.853 tiveram óbito confirmado. (Foto ilustração)

As confirmações ocorreram em 385 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (47,05%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Itajuípe (1.898,39), Gandu (1.539,98), Ipiaú (1.510,69), Uruçuca (1.271,99) e Itabuna (1.210,00).

O boletim epidemiológico contabiliza 73.307 casos confirmados, 162.200 casos descartados e 75.726 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 18 horas desta terça-feira (30).

Na Bahia, 8.724 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. O boletim completo está disponível no site da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2020 05:20h
Feira de Santana

Covid-19: Feira atinge o total de 3.585 casos e registrou 3 óbitos nesta terça (30 )

 

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou os dados do boletim epidemiológico do novo coronavírus (Covid-19) desta terça-feira, 30. Confira abaixo: (Foto ilustração)

Casos confirmados no dia: 206

Resultados negativos no dia: 71

Pacientes recuperados no dia: 52

Óbitos no dia: 03

Pacientes internados no dia: 01

NÚMEROS TOTAIS

Total de pacientes ativos: 1.837

Total de casos confirmados no município: 3.585 (Período de 06 de março a 30 de junho 2020)

Total de pacientes em isolamento domiciliar: 1.780

Total de pacientes hospitalizados no município: 57

Total de recuperados no município: 1.686

Total de exames negativos: 4.040 (Período de 06 de março a 30 de junho 2020)

Aguardando resultado do exame: 359

Total de óbitos: 62

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana.

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia