Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acredita que a democracia está ameaçada no Brasil?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 17:30h
Congresso Nacional

Proposta destina crédito especial de R$ 20,9 milhões a três ministérios

 

O Poder Executivo encaminhou ao Congresso Nacional uma proposta que destina crédito especial no valor de R$ 20,9 milhões aos ministérios da Educação; da Infraestrutura; e do Desenvolvimento Regional. Os recursos são oriundos do cancelamento de dotações previstas inicialmente no Orçamento de 2020. (Foto ilustração)

Conforme a proposta (PLN 19/20), os recursos serão destinados à construção em Mato Grosso do Sul do Instituto da Mulher e da Criança, ligado à rede federal de hospitais universitários; a obras na ponte sobre o rio Madeira, em Porto Velho (RO), e no anel rodoviário de Fortaleza (CE); e em projeto de irrigação em Balsas (MA).

Tramitação

A proposta deve ser agora analisada pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional, que ainda não foi instalada nesta sessão legislativa. Depois seguirá para discussão e votação por deputados e senadores em sessão conjunta do Congresso.

Ato conjunto da Câmara dos Deputados e do Senado regulamentou a deliberação remota, pelo Congresso, de propostas de leis orçamentárias enquanto durar o estado de calamidade pública devido à pandemia do novo coronavírus, em casos de urgência ou relacionados ao combate da Covid-19 e com apoio de líderes partidários. (Agência Câmara)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 17:00h
Senado Federal

Otto Alencar cobra votação de projeto que suspende pagamento de consignado

 

Já faz mais de um mês que o Senado aprovou um projeto que prevê a suspensão por 120 dias do pagamento das parcelas dos empréstimos consignados, em que o desconto é feito diretamente no contracheque. O objetivo é apoiar os devedores no período de crise econômica e sanitária provocada pela pandemia do novo coronavírus. O texto original do PL 1.328/2020 beneficiava aposentados e pensionistas do INSS, mas os senadores ampliaram os benefícios para os trabalhadores do setor público e da iniciativa privada que estão na ativa. O autor do projeto, senador Otto Alencar (PSD-BA-Foto), está em tratativas com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para que o projeto seja posto em pauta para votação pelos deputados. (Fonte: Agência Senado)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 16:30h
Brasília

Ministério da Educação demite assessores da ala ideológica

 

Sob nova direção, o ministério da Educação demitiu de uma só vez todos assessores especiais da ala ideológica da pasta. Eles eram muito próximos do ex-ministro Abraham Weintraub. (Foto ilustração)

Para o lugar deles, vão ser escolhidos nomes de confiança do novo ministro Milton Ribeiro, que está afastado da pasta por causa do novo coronavírus.

No primeiro dia no ministério, Ribeiro já havia informado que faria mudanças. No discurso, não comprou briga pelo enfrentamento ideológico, uma das bandeiras dos chamados "olavistas", como a CNN divulgou.

Sérgio Sant’anna, que chegou a ser cotado para ministro da Educação, além de Auro Hadano, Victor Metta e Eduardo Celino tiveram as exonerações publicadas no Diário Oficial da União, desta segunda-feira (27), assinadas pela novo número dois da pasta, Victor Godoy Veiga.

Coronel Paulo Roberto, que é considerado da ala militar e fazia parte da gestão Weintraub, foi o único a continuar. (CNN)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 15:51h
Bahia

DetranBA valida o oferecimento de aulas pela internet por autoescolas

 

Por meio do sistema eletrônico do Departamento Estadual de Trânsito (DetranBA), integrado ao Centro Virtual do Sindicato das Autoescolas (Sindauto), terá início nesta terça-feira (28), em Salvador, a primeira turma de aula teórica remota do curso de formação de condutores, com 50 alunos. Durante a semana, as autoescolas que aderiram ao novo modelo deverão anunciar a abertura de novas turmas, na capital e no interior. (Foto ilustração)

A medida foi autorizada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no enfrentamento à Covid-19, mas não é obrigatória para os alunos. Aqueles que desejarem aguardar o retorno das aulas presenciais não terão prejuízos econômicos. O prazo do laudo para a primeira habilitação, que era de 12 meses, foi prorrogado para 18 meses.

As aulas virtuais terão que ser validadas pelo DetranBA. A autoescola deverá enviar ao órgão, em 72 horas, um relatório contendo as seguintes informações: identificação do estabelecimento, data e horários de início e término da aula, registro facial biométrico dos alunos e instrutores, conteúdo oferecido e quantidade de candidatos, com a presença de cada um confirmada virtualmente.

Já para a retomada das aulas e exames práticos, o DetranBA está finalizando os protocolos de segurança sanitária, que deverão ser seguidos pelas autoescolas. O órgão...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 15:03h
Educação

Começam amanhã as inscrições para o Fies

 

Começam nesta terça-feira (28) e seguem até 31 de julho, pelo site as inscrições no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para o 2º semestre de 2020. O resultado será divulgado no dia 4 de agosto. Pelo cronograma, o período para complementação da inscrição dos candidatos pré-selecionados será do dia 4 até 6 de agosto. (Foto ilustração)

Inicialmente, as inscrições no programa eram esperadas para a semana passada, mas foram adiadas depois que o Ministério da Educação (MEC) identificou inconsistências no processamento da distribuição das vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior. Segundo o MEC, a medida foi importante para assegurar “a lisura e a transparência do processo seletivo”.

Lista de espera

Os candidatos não pré-selecionados na chamada única do Fies podem disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. Diferentemente dos processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni), para participar da lista de espera do Fies não é necessário manifestar interesse. Todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos na lista de espera. O prazo de convocação por meio da lista de espera é do dia 4 até às 23h59 de 31 de agosto. (Valéria Aguiar)

...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 14:40h
Agronegócio

Brasil produzirá 1,3 milhão de toneladas de suco de laranja em 2029, indica levantamento feito pela Fiesp

 

Produtores de citros do estado de São Paulo e do sul de Minas Gerais têm muitos motivos para comemorar. As regiões brasileiras que concentram a maior parte da produção de plantas cítricas do país tiveram um desempenho excelente em 2019, com o crescimento de quase 100 milhões de caixas da commodity em relação à safra anterior. E tudo indica que os ventos devem continuar favoráveis para os produtores desse alimento. (Foto ilustração)

Projeções do Outlook Fiesp 2029, levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, indicam que o Brasil produzirá 1,3 milhão de toneladas de suco de laranja em 2028/2029, o que representa um crescimento de 33% em relação à safra de 2018/2019.

Apesar de uma tendência de decréscimo global no consumo do produto, uma eventual perda de controle dos Estados Unidos sobre seus problemas fitossanitários pode aumentar a competitividade do Brasil no mercado global. Internamente, espera-se que, embora a área plantada no Brasil permaneça relativamente estável, os pomares novos continuem adotando um maior adensamento de plantas e assim, melhorando sua produtividade.

As estimativas para a demanda doméstica por suco de laranja e para a exportação líquida do produto também são otimistas. De acordo com a pesquisa, a demanda dos brasileiros deve chegar a 45 mil toneladas em 2028/2029, um aumento de 13% em compara&cced...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 14:20h
Moeda norte-americana

Dólar cai ante real com estímulos e Fed no radar

 

O dólar tentava firmar queda contra o real nesta segunda-feira, dia de fraqueza da moeda norte-americana no exterior em meio a expectativas de novos estímulos e com investidores em modo de espera antes da reunião de política monetária do Federal Reserve. (Foto ilustração)

Às 12:20, o dólar recuava 0,65%, a 5,1730 reais na venda. Na mínima, a cotação desceu a 5,1535 reais (-1,03%) e na máxima foi a 5,225 reais (+0,35%).

O contrato mais negociado de dólar futuro tinha queda de 1,19%, a 5,1715 reais.

Jefferson Rugik, da Correparti Corretora, disse em nota que os mercados internacionais dividiam atenções entre as expectativas sobre um pacote de estímulo econômico nos Estados Unidos e novas escaladas nas tensões entre as duas maiores economias do mundo, além de saltos nos casos de coronavírus. (reuteres)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 13:10h
Governo Federal

Ministério altera regras de movimentação de servidores federais

 

O Ministério da Economia alterou as regras de movimentação de servidores e empregados públicos entre os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta e indireta, fundações e autarquias, incluídas as empresas públicas e sociedades de economia mista. A Portaria nº 282, publicada na última sexta-feira (24), define as regras. (Foto ilustração)

De acordo com as novas regras, haverá duas modalidades de movimentação: indicação consensual e processo seletivo. Na indicação consensual, os órgãos e entidades interessados são parceiros na movimentação do servidor. Eles acertam os termos e prazos e, após a concordância do servidor, o pedido é feito pelo dirigente da área de gestão de pessoas. Depois de analisar se os requisitos básicos foram preenchidos, cabe ao Ministério da Economia autorizar a movimentação

Segundo a Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, na modalidade de processo seletivo, o órgão interessado seleciona candidatos com base “no perfil, no mérito, na transparência e na isonomia”. Após a seleção, o órgão pede ao Ministério da Economia a movimentação do servidor selecionado. Se os critérios e requisitos da portaria forem atendidos, o órgão de origem deverá liberar o servidor...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 12:40h
Setor dos Biocombustíveis

A queda das vendas de combustíveis que afeta postos, também atinge produtores de etanol

 

Postos em grandes cidades evitaram subir os preços da gasolina para manter as vendas, mesmo com o aumento dos custos das refinarias. Desde abril, o custo no atacado aumentou 59%, enquanto os preços nas bombas caíram 4% no estado de São Paulo, segundo dados da Petrobras (PETR3; PETR4) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP). (Foto ilustração)

Com isso, a gasolina tem se apresentado mais atrativa aos motoristas do que o etanol. Isso tem adiado a recuperação das vendas do biocombustível, disse Tarcilo Rodrigues, diretor da trading de etanol Bioagência.

As vendas de etanol abaixo do esperado neste ano podem elevar os estoques de biocombustíveis, já acima dos níveis do ano passado.

Além disso, mesmo com as usinas tendo desviado o máximo possível de caldo da cana para produzir açúcar, a produção de etanol está acima das expectativas, pois o tempo seco melhorou o teor de açúcar na cana, disse Rodrigues.

Em maio, as vendas de gasolina caíram 20%, enquanto para o etanol a baixa foi de 30% em relação ao ano anterior, segundo estatísticas da Bioagência com base em dados da ANP.

Em junho, a situação pode não ter mudado muito, afirmou Rodrigues. “Podemos ver uma virada a partir de agosto, quando os preços mais altos da gasolina podem se refletir nas bombas”, disse.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 12:10h
Feira de Santana

Prefeitura publica mais uma tabela com receitas e despesas com o coronavírus

 

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana já investiu cerca de R$ 21 milhões no combate ao coronavírus. Até agora, o município conta com uma receita de aproximadamente R$ 34 milhões, fruto de transferências do governo federal, emendas parlamentares e doações. (Foto ilustração: Planilha de custos)

Os dados são de uma planilha elaborada pela Secretaria da Fazenda, com a última movimentação financeira ocorrida em 22 deste mês. Ela é atualizada quando houver nova movimentação.

Na planilha, o empenhado corresponde ao processo que está tramitando já com a garantia de pagamento programada. O liquidado significa que o serviço já foi prestado, ou o produto já foi entregue, e o processo está pronto para o pagamento. (Secom) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 11:40h
Sul Baiano

Ilhéus: incêndio destrói vários ônibus da empresa Viametro

 

Um incêndio destruiu vários ônibus da empresa Viametro, do Grupo Brasileiro, em Ilhéus, na manhã desta segunda-feira (27). O sinistro ocorreu na sede da Viametro, na Esperança, em Ilhéus e destruiu ao menos cinco veículos. No momento, ao menos metade da frota da empresa que opera no transporte público do município ainda estava na garagem. (Foto ilustração)

As chamas levantaram uma grande coluna de fumaça escura que assustou moradores do entorno da sede da empresa. O Grupamento do Corpo de Bombeiros foi acionado e debelou as chamas. Ninguém ficou ferido.

Uma investigação será aberta para apurar as causas do incêndio. Confira vídeo feito por um morador da Avenida Esperança, em frente à Viametro. A empresa ainda não se pronunciou quanto ao incêndio. (pimenta)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 11:30h
Suprema Corte

Ministros do STF estranham ação da AGU contra bloqueio de perfis bolsonaristas em redes sociais

 

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estranharam a ação protocolada pela Advocacia-Geral da União (AGU) na Corte pedindo a suspensão de decisões que bloquearam perfis em redes sociais. (Foto ilustração)

Nas palavras de um integrante do STF, a AGU “não tinha motivos para agir”. Para ministros da Corte, ouvidos pelo blog, Bolsonaro fez um gesto aos apoiadores mais radicais, mostrando que não abandonará sua base.

No governo, ministros defendem a iniciativa de Bolsonaro argumentando que ministros do STF foram sondados antes a respeito da intenção de Bolsonaro para “marcar posição”. E afirmam que o presidente “mudou sua postura” ao adotar a via jurídica e não atacar o STF pelas redes sociais.

Já outro assessor de Bolsonaro avalia que o governo errou ao usar a AGU para questionar a decisão de Alexandre de Moraes, assim como pensam lideranças do Congresso.

Um integrante da cúpula do Congresso afirmou ao blog que a decisão pode e deve ser questionada pelos acusados se se sentirem injustiçados, mas que este papel não é da AGU. “Assim, quando o governo compra uma briga que, tecnicamente, não é dele, ele deixa claro qual é a sua turma”, diz o parlamentar. (G1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 11:02h
Previdência Social

INSS autoriza bancos a renovar prova de vida por procuração

 

A partir desta segunda-feira (27), agentes bancários estão autorizados a realizar comprovação de vida, por meio de procurador ou representante legal, de beneficiários do Instituto Nacional do Serviço Social (INSS) com idade igual ou superior a 60 anos, sem o prévio cadastramento na instituição. A dispensa da autenticação pode ser feita quando apresentada procuração, termo de tutela, curatela ou guarda. (Foto ilustração)

A procuração também deverá ser aceita quando for apresentado instrumento de mandato público, nas situações de ausência por viagem, impossibilidade de locomoção ou moléstia contagiosa e durante o período de 120 dias, podendo ser prorrogado por ato do presidente. A portaria, assinada pelo presidente do Instituto, Leonardo Guimarães, está publicada na edição de hoje (27) do Diário Oficial da União. (Graça Adjuto)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 10:40h
Novo Coronavírus

OMS diz que covid-19 é, de longe, pior emergência global de saúde

 

A pandemia do novo coronavírus, que já infectou mais de 16 milhões de pessoas em todo o mundo, é facilmente a pior emergência global de saúde já enfrentada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), disse nesta segunda-feira (27) o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Gebreyesus (Foto ilustração).

Durante entrevista coletiva virtual, em Genebra, Tedros salientou a importância do respeito as medidas restritivas neste momento. “Onde essas medidas são seguidas, os casos caem. Onde elas não são, os casos sobem”, disse ele.

Para ele somente com a adesão estrita às medidas de saúde, desde o uso de máscaras até evitar aglomerações, o mundo será capaz de vencer a pandemia.

Como exemplo de boa conduta, por controlarem os surtos do coronavírus em seus países, Tedros elogiou os governos da China, Alemanha e Coreia do Sul. (ABr)  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 10:15h
Ministro da Economia

Guedes sofre a terceira baixa em sua equipe em julho

 

O ministro da Economia, Paulo Guedes (Foto ilustração), sofrerá sua terceira baixa em julho. O diretor especial da Secretaria de Fazenda, Caio Megale, já comunicou ao ministério que deixará o cargo na próxima sexta-feira (31). Ele pretende voltar ao setor privado. Megale foi secretário municipal da Fazenda no início da gestão do prefeito Bruno Covas (PSDB).

Em julho, Guedes perdeu o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, e o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, que renunciou ao cargo na semana passada, alegando cansaço e a necessidade de a instituição passar por um processo de renovação. (congressoemfoco)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 10:00h
Ministério Público Federal

Agosto será decisivo para Dallagnol, que deve ser removido da coordenação da Lava-Jato

 

Relator do caso de Deltan Dallagnol (Foto ilustração) no Conselho Nacional do Ministério Público, o advogado Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho pautou para 18 de agosto o pedido de remoção do procurador da coordenação da Lava-Jato em Curitiba. A solicitação foi feita pela senadora Kátia Abreu (PDT-TO).

A senadora considera que Dallagnol terminou por expor a Lava-Jato por causa de seus métodos e, por isso, é hora de o procurador deixar a coordenação da força-tarefa, a fim de não comprometer o todo. As apostas de quem conhece o conselheiro são as de que Bandeira de Mello acolherá o pedido.

Até aqui, ele deu 10 dias de prazo para que três pessoas se pronunciem sobre o pedido de Kátia Abreu: o procurador-geral, Augusto Aras, o corregedor nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis Lima, e o conselheiro Otávio Luiz Rodrigues Jr, relator de processo disciplinar contra Dallagnol.

A pauta em agosto ocorre 20 dias antes do prazo que o procurador-geral, Augusto Aras, tem para decidir sobre a prorrogação da Lava-Jato. Com Dallagnol fora, acreditam alguns, será um problema a menos para a continuidade das investigações em Curitiba. E, de quebra, uma avenida para que os acusados apresentem recursos contra a operação. Agosto sempre é um mês da bruxa solta na política. Desta vez, acreditam muitos, a bruxa vai focar seus agouros em Dallagnol. (Coluna Eixo Capital/Por Ana Mari...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 09:47h
Justiça do Trabalho

TST divulga calendário de sessões telepresenciais de agosto

 

Já está disponível o calendário das sessões telepresenciais de julgamento dos órgãos judicantes do Tribunal Superior do Trabalho do mês de agosto. A abertura dos trabalhos do segundo semestre judiciário de 2020 será no dia 3/8, às 13h30, com sessão do Órgão Especial. Confira aqui o calendário das sessões de agosto. (Foto ilustração)

Desde março, em razão da epidemia do coronavírus e das recomendações das autoridades sanitárias no sentido do distanciamento social, o TST suspendeu as sessões presenciais e passou a julgar os processos por meio do Plenário Virtual. No início de abril, a direção do Tribunal autorizou os julgamentos telepresenciais, que têm valor jurídico equivalente ao das sessões presenciais.

As sessões são transmitidas em tempo real pelo canal do TST no YouTube e monitoradas pela equipe de TI do TST, a fim de garantir a estabilidade da ferramenta utilizada e prestar eventual suporte técnico a magistrados e servidores. Os arquivos são gravados e armazenados.

Página de sessões telepresenciais

Todas as informações e serviços referentes à nova modalidade de julgamento estão reunidos na Página de Sessões Telepresenciais. Partes, advogados, membros do Ministério Público do Trabalho e demais interessados têm acesso às pau...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 09:39h
União dos Municípios da Bahia

UPB emite Nota Informativa sobre a lei de Emergência Cultural Aldir Blanc

 

A Coordenação Jurídica da UPB emitiu Nota Informativa orientando os gestores sobre a lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (14.017/2020) que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante a pandemia de Covid-19. De acordo com a lei, fica assegurado o valor total de R$ 3 bilhões a serem divididos de forma igualitária entre estados e municípios do país. Sendo assim, os municípios brasileiros receberão R$ 1,5 bilhão a serem distribuídos em ações como renda emergencial aos trabalhadores da cultura, subsídios para manutenção dos espaços culturais e instrumentos como editais e prêmios. (Foto ilustração)

Para auxiliar os gestores na viabilização dos recursos a União dos Municípios da Bahia (UPB), montou esquema especial de atendimento desde o início do processo. A UPB disponibiliza todo o passo a passo do cadastramento operacional para que os municípios se habilitem ao recebimento do recurso.

O recurso está disponível para que o município dê o aceite na proposta com a previsão desde sábado, dia 25 de julho. A previsão é que o crédito ocorra em conta corrente a partir do dia 06 de agosto. Em caso de dúvidas o técnico responsável deve entrar em contato com o coordenador de captação de recursos da UPB, Joelson Azevedo, pelo telefone ou whatsapp 71 99948-0271 ou e-mail joelson@upb.org.br. (UPB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 09:30h
Feira de Santana

Tudo pronto para a Jornada Virtual da Uefs; Começa hoje (27)

 

“A expectativa é que a Jornada Virtual seja um fórum de debates e reflexões que permitam à Uefs reafirmar seu papel de transformação social em um dos momentos mais críticos da história recente do nosso país”. A fala do reitor da Instituição, Evandro do Nascimento, antecipa o delinear do evento que tem como propósito desvendar “Trilhas para a Pluriversidade”. (Foto divulgação)

Durante toda semana, a Jornada Virtual da Uefs vai promover encontros entre o grande público, debatedores, oficineiros e palestrantes, num enredo protagonizado, sobretudo, pela busca do conhecimento diante dos desafios impostos pelos novos tempos.

Seis dias de conexão entre 122 mesas-redondas, 60 minicursos, 27 oficinas, 100 vídeos, 64 podcasts, além de 5 grandes debates. O evento contará com a presença de muitos debatedores como os ex-ministros Celso Amorim, José Gomes Temporão, da ativista indígena Márcia Mura, da historiadora Virgínia Fontes, e do ator Vladimir Brichta.

A abertura da Jornada Virtual acontece nesta segunda-feira, às 10h, com o tema “A Universidade Pública: realidade e virtualidades: guerra de movimento ou guerra de trincheiras?”. A atividade terá como conferencista, Vladimir Safatle, filósofo e escritor. A cerimônia também será transmitida pelo canal da TV Olhos D’Água, no Youtube.

De acordo com o reitor ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 09:20h
Economia

Mercado financeiro reduz projeção de queda do PIB para 5,77% neste ano

 

A previsão do mercado financeiro para a queda da economia brasileira este ano foi ajustada de 5,95% para 5,77%. A estimativa de recuo do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – está no boletim Focus, publicação divulgada todas as semanas pelo Banco Central (BC), com a projeção para os principais indicadores econômicos. (Foto ilustração)

Para o próximo ano, a expectativa é de crescimento de 3,50%, a mesma previsão há nove semanas consecutivas. Em 2022 e 2023, o mercado financeiro continua a projetar expansão de 2,50% do PIB.

Inflação

As instituições financeiras consultadas pelo BC também ajustaram a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 1,72% para 1,67%, neste ano.

Para 2021, a estimativa de inflação permanece em 3%, há seis semanas consecutivas. A previsão para 2022 e 2023 também não teve alteração: 3,50% e 3,25%, respectivamente.

A projeção para 2020 está abaixo do piso da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 4% em 2020, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 2,5% e o superior, 5,5%.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 08:40h
Brasília

Governo Bolsonaro define retorno do ministério de Segurança Pública

 

Presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública, o deputado Capitão Augusto (PL-SP) marcou reunião na próxima quinta-feira (30) com o ministro André Mendonça (Justiça) para tratar da recriação do Ministério de Segurança Pública. Interlocutor frequente do presidente da República, o deputado garante que está mantida a ideia e que a recriação aguarda apenas que Jair Bolsonaro se livre do coronavírus. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. (Foto ilustração)

Capitão Augusto reiterou sua aposta na escolha do ex-deputado e coronel da reserva da PM Alberto Fraga (DF) para o novo ministério.

Para ele, o novo ministério terá muito a fazer, coordenando as polícias militares e civis, guardas municipais e bombeiros em todo o País.

Capitão Augusto vai disputar a presidência da Câmara, segundo ele, para priorizar projetos ligadas à área de segurança pública. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 08:31h
Operação Topique 3ª Fase

Governo do Piauí é alvo de operação da PF por desvios na Educação

 

A Polícia Federal realiza nesta segunda-feira (27) uma operação como desdobramento da investigação que apura os crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e fraudes em licitações, na secretaria de Educação do Piauí. (Foto ilustração)

Entre os alvos da operação estão a casa do governador Wellington Dias (PT), a Secretaria de Educação do estado e também a Câmara de Deputados, em Brasília.

A 3ª fase da Operação Topique, realizada em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF), cumpre 12 mandados de busca e apreensão em Teresina (PI) e em Brasília (DF). As ordens foram expedidas pela Justiça Federal no Piauí.

As ações são uma continuidade das investigações das operações Topique e Satélites, realizadas em agosto de 2018 e setembro de 2019, respectivamente. Nelas, foram investigados crimes de organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e crimes de licitação contra a educação do Piauí.

Segundo as investigações, entre os anos de 2015 e 2016, agentes públicos da cúpula administrativa da secretaria de Educação do Piauí se associaram a empresários do setor de locação de ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 08:20h
Feira de Santana

Cidadãos já podem sugerir propostas ao Município para o orçamento de 2021

 

O link “Consulta Pública”, no site da Prefeitura de Feira de Santana, é o canal que garante a participação dos cidadãos, com suas ideias e opiniões, na elaboração do Projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA), para o próximo ano. (Foto ilustração)

A consulta virtual deve-se à pandemia do coronavírus. O município quer conhecer a opinião de todos. Os interessados poderão participar pelo site oficial do município, através do endereço eletrônico www.feiradesantana.ba.gov.br. E depois é só clicar em “Consulta Pública”.

A LOA é elaborada pelo Executivo e analisada pelo Legislativo, que tem o poder de transforma-lo em lei. Nele, são estimadas as entradas das receitas e onde estes recursos serão aplicados ao longo do ano.

Depois de preencher o formulário simples, o cidadão poderá escrever a sua contribuição em três eixos. No primeiro: “Inclusão social e produtiva e qualidade de vida da população” – divido em oito temas. No segundo: “Infraestrutura, desenvolvimento sustentável”, em sete temas. No terceiro: “Gestão pública de excelência transparente e democrática”, que traz apenas um tema.

Antes, a Secretaria de Planejamento realizava audiências públicas em todas as regiões administrativas da cidade, ma...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 08:00h
Tribunal Penal Internacional

Bolsonaro é acusado em Haia de crimes contra a humanidade

 

Um grupo de entidades sindicais brasileiras ingressou neste domingo (26) com uma ação no TPI (Tribunal Penal Internacional), em Haia, na Holanda, contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por crime contra a humanidade. (Foto ilustração)

A Rede Sindical Brasileira Unisaúde, formada por entidades de saúde e que representa mais de um milhão de trabalhadores do setor, acusa o presidente de "falhas graves e mortais" no combate à pandemia do coronavírus.

Segundo ela, desde o início da crise sanitária o governo brasileiro tem adotado postura negligente e irresponsável que contribuiu para que o país atingisse a marca de mais de 80 mil mortes pela nova doença.

A Unisaúde é coordenada pela UNI Americas, um braço regional da UNI Global Union, federação sindical que representa mais de 20 milhões de trabalhadores do setor de serviços em cerca de 150 países.

"O governo federal deveria ser considerado culpado por sua insensível atuação frente à pandemia e por se recusar a proteger os trabalhadores da saúde", afirmou o secretário regional da UNI Americas, Marcio Monzane. "Buscar a Corte Penal Internacional é uma medida drástica, mas os brasileiros enfrentam uma situação extremamente difícil", acrescentou.

Além da Unisaúde, responsável pela iniciativa, ass...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 07:40h
Estatal do Petróleo

Petrobras avança no desenvolvimento do campo de Búzios, no pré-sal

 

A Petrobras aprovou o início do processo de contratação de três novas plataformas do tipo FPSO (sigla em inglês para a unidade que produz, armazena e transfere petróleo e gás) para o campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. As três novas unidades serão as primeiras contratadas após a aquisição dos volumes excedentes da cessão onerosa do campo de Búzios, em novembro de 2019, em parceria com as companhias chinesas CNOOC Petroleum Brasil Ltda. e a CNODC Brasil Petróleo e Gás Ltda. (Foto ilustração)

A aquisição desses volumes adicionais, pelos quais a Petrobras pagou R$ 61,4 bilhões como bônus de assinatura, é resultado da gestão ativa de portfólio realizada pela companhia. A venda de ativos que trazem menor retorno financeiro e que não fazem parte do negócio principal da empresa disponibiliza recursos para investimentos em projetos mais promissores e de maior retorno, como é o caso do campo de Búzios.   

De acordo com a companhia, as novas plataformas fazem parte do Plano de Desenvolvimento do ativo, que prevê um total de 12 unidades instaladas até o fim da década. Ao término da fase de desenvolvimento, “é esperado que o campo de Búzios produza mais de 2 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), tornando-se o maior ativo da Petrobras, com maior produção”.

Atualmente, há quatro uni...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 07:30h
Previdência Social

INSS regulamenta mudanças nos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas

 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) regulamentou novas regras de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas. As mudanças foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) para o período de calamidade pública, causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e vale até 31 de dezembro de 2020. A Instrução Normativa nº 107 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na quinta-feira (23). (Foto ilustração)

De acordo com a norma, a partir do dia 27 de julho, fica autorizado o desbloqueio para consignados em 30 dias após a concessão do benefício. O prazo anterior era de 90 dias. Segundo normativo do INSS, o desbloqueio do benefício é realizado por meio de uma pré-autorização — instrumento indispensável para que as informações pessoais do segurado fiquem acessíveis e o contrato seja formalizado. O procedimento é realizado todo pela internet e deve conter documento de identificação do segurado e um termo de autorização digitalizado.

As instituições financeiras ou entidades de previdência complementar poderão ofertar prazo de carência para o início do desconto da primeira parcela no benefício previdenciário, para o pagamento de empréstimos nas modalidades consignação e retenção, no prazo máximo de 90 dias, a contar do início do contrato.

A norma t...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 06:14h
Senado Federal

Alcolumbre quer submeter futura decisão do STF sobre sua reeleição ao Senado

 

Segundo interlocutores, Alcolumbre (Foto ilustração) pretende submeter a futura decisão da corte ao plenário do Senado, em um gesto de deferência aos senadores e para medir o apoio a seu nome para a eleição interna de fevereiro.

O presidente do Senado quer apresentar a consulta ao STF antes da eleição municipal, prevista para 15 de novembro, para que possa submeter a decisão da corte aos demais senadores antes do recesso parlamentar de dezembro.

O recurso ao Supremo questionará a interpretação o artigo 57º da Constituição, que diz que o mandato para presidentes da Câmara e do Senado é de dois anos, vedada recondução na eleição imediatamente subsequente.

A contestação será de que é preciso “equilibrar” a regra, pois, na Câmara, esses dois anos equivalem à metade do mandato de quatro anos, enquanto os senadores eleitos ficam na cadeira por oito anos.

Segundo aliados, a aposta de Alcolumbre é de que, se o Supremo liberar, a maioria dos senadores também dará aval para ele disputar reeleição. Dos 81 senadores, ele calcula ter mais de 60 votos a seu favor. (CNN) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 06:10h
Caixa Econômica Federal

Caixa deposita FGTS emergencial para 5 milhões nascidos em maio

 

A Caixa Econômica Federal deposita nesta segunda-feira (27) o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) emergencial para 5 milhões de trabalhadores nascidos em maio. (Foto ilustração)

O dinheiro será creditado na poupança digital gratuita criada pela Caixa e pode ser utilizado pelo aplicativo Caixa Tem para pagamento de boletos, contas e compras. Quem preferir sacar o dinheiro em espécie ou transferi-lo para outra conta precisa esperar até o dia 19 de setembro.

A Caixa determinou duas datas para cada mês de nascimento para evitar aglomerações em agências bancárias.

De acordo com o governo federal, a liberação do saque emergencial deve beneficiar 60 milhões de contas. (caixa)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 06:00h
Poder Judiciário

Presidente do STJ, Noronha testa positivo para coronavírus

 

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro João Otávio de Noronha (Foto ilustração), testou positivo para o novo coronavírus, informou a assessoria da Corte. Assintomático, o magistrado continuará atuando de casa no plantão do Judiciário, que se encerra na próxima sexta (31).

Noronha tem 63 anos, idade que o enquadra no grupo de risco da doença.

O risco de complicações decorrentes da covid-19 levou o presidente do STJ a conceder a prisão domiciliar ao ex-assessor parlamentar Fabrício Queiroz, investigado pelo Ministério Público do Rio por integrar esquema de 'rachadinha' (apropriação parcial ou total dos salários de servidores) no gabinete de Flávio Bolsonaro, na Assembleia Legislativa fluminense.

Segundo o ministro, 'não é recomendável' manter Queiroz preso durante a pandemia. O ex-assessor estava detido em Bangu 8, e saiu da unidade no último dia 10. (R7)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 05:55h
Planos Bresser, Verão e Collor

Acordo sobre perdas com planos econômicos tem 118 mil adesões

 

O acordo para compensar perdas com planos econômicos das décadas de 1980 e 1990 foi fechado por 118 mil pessoas até março deste ano. (Foto ilustração)

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), um dos órgãos que monitoram o acordo, R$ 1,6 bilhão foram pagos aos titulares de cadernetas de poupança na época, valor que envolveu 98 mil processos.

Em 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) homologou um acordo entre entidades que atuam em defesa do consumidor e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), na tentativa de encerrar a disputa judicial pelo ressarcimento, que tramita desde a década de 80.

As ações envolvem as perdas inflacionárias com os planos econômicos Bresser (1987), Verão (1989), Collor 1 (1990) e Collor 2 (1991).

Segundo o CNJ, dos 118 mil poupadores, 46 mil têm conta na Caixa, 25 mil, no Itaú, 24 mil, no Bradesco, 11 mil, no Santander, e 11 mil, no Banco do Brasil.

Os poupadores que estiverem interessados podem buscar mais informações no site criado para tirar dúvidas e solicitar o acordo, que pode ser assinado até 2025. Na página é possível fazer simulações, verificar quem pode aderir e obter detalhes sobre a tramitação dos pedidos nos bancos. A orientação é para que o advogado do poupador seja consultado sobre as condições da adesão.&nbs...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 05:50h
Juazeiro

Paulo Bomfim anuncia reabertura do comércio e outras atividades não essenciais hoje (27)

 

O prefeito Paulo Bomfim (Foto ilustração) anunciou no sábado, 25, a retomada das atividades comerciais para esta segunda-feira, 27. A medida foi adotada de forma conjunta com a vizinha cidade de Petrolina.

“Temos dialogado com Miguel Coelho para caminharmos em sintonia uma vez que as duas cidades são vizinhas, compartilham as redes de saúde e têm constante interação entre as populações”, declarou o prefeito Paulo Bomfim.

O novo plano de reabertura do comércio de Juazeiro retoma as atividades a partir dos critérios da segunda fase do plano anterior, com algumas alterações. A prefeitura tem trabalhado pela ampliação de leitos de UTI e conta com a parceria do Governo do Estado neste objetivo.

“Esta semana entram em funcionamento dez novos leitos de UTI no Hospital Regional, trazendo a ocupação para a casa dos 70%, e outros vinte leitos de unidade de tratamento intensivo estão sendo aguardados para meados de agosto com a inauguração do Unacon. A Prefeitura de Juazeiro também já iniciou as instalações do seu hospital de campanha. Isto nos traz uma retaguarda que permite a reabertura das atividades comercias”, declarou o prefeito Paulo Bomfim.

Conheça os detalhes do plano de retomada:

27 DE JULHO

Lojas em geral, óticas, suplementos, produtos naturais e outros estabelecimentos de...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 05:48h
Oeste da Bahia

Barreirenses contam com Observatório Social para monitorar aplicação dos recursos públicos

 

Um dos municípios mais populoso da Bahia com mais de 155 mil habitantes (estimativa IBGE 2019), maior produtor de grãos do estado e maior produtor de gado bovino na região. Com esta apresentação, Barreiras é tida como Capital do Oeste Baiano. O crescimento da cidade trouxe também a necessidade de a população se organizar e dispor de mecanismos de monitoramento e controle da gestão pública. Foi neste contexto que surgiu a filial do Observatório Social do Brasil (OSB) em 2015. (Foto ilustração)

Espaço para o exercício da cidadania, a entidade é composta por profissionais de diversas áreas, em atuação voluntária, preventiva e proativa, buscando a qualidade na aplicação dos recursos e a sustentabilidade do setor público. Exemplo deste trabalho é o Relatório Quadrimestral sobre os movimentos financeiros da Prefeitura e da Câmara Municipal de Barreiras, que traz informações como receita prevista e repassada, despesa prevista e realizada, proventos de servidores públicos e licitações, de forma simplificada e acessível para o cidadão.

O Observatório Social-Barreiras trabalha em parceria com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-Barreiras), a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB) a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e outras entidades de classes.

Já a entidade nac...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 05:40h
Recôncavo da Bahia

Esposa do vice-prefeito de Cruz das Almas, Aline Brandão, testa positivo para Covid-19

 

O vice-prefeito de Cruz das Almas, Max Passos (Foto ilustração), utilizou a rede social neste domingo, 26, para confirmar que a sua mulher, a enfermeira Aline Brandão, testou positivo para Covid-19. Segundo Max, ela está bem e encontra-se isolada, cumprindo as recomendações da Secretaria de Saúde. “(..)Ela está bem, isolada, e desde quinta-feira já entrou em isolamento quando fez os exames”, disse Max, que acrescentou ainda que estará ausente de todas as atividades relacionadas as comemorações do 29 de Julho, data em que o município comemora sua emancipação política. “Me deixa muito triste não poder participar da data magna da nossa cidade”, finalizou. (fortenanoticia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 05:36h
Santo Amaro

Caeteno Veloso grava vídeo apelando que prefeito e vereadores proíbam instalação de fábrica

 

O cantor e compositor Caetano Veloso (Foto ilustração), que é natural de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, fez um pedido aos vereadores e Prefeito da cidade para que vetem a instalação de uma fábrica da Orbi Química, uma empresa de produtos químicos voltados para os setores automotivo e da construção civil.

Em vídeo publicado no final da noite deste último sábado (25), o artista pediu que os parlamentares pensem nos problemas já enfrentados por Santo Amaro, principalmente aqueles deixados pela Plumbum, uma fábrica que produzia lingotes de chumbo e que deixou poluídos o solo e a água do Rio Subaé.

“Eu peço aos vereadores de Santo Amaro que se lembrem que a Câmara Municipal é pioneira na história da independência do Brasil. Pensem profundamente nos problemas que Santo Amaro já vem enfrentando há muitos anos por causa de questões ambientais causadas por aquela fábrica de chumbo instalada naquela parte de cima, depois do Bonfim”.

Quanto à unidade da Orbi Química, o cantor ressaltou que, de acordo com a Prefeitura, a previsão é que a instalação aconteça no centro da cidade, “em um terreno que hoje pertence à Universidade Federal do Recôncavo Baiano”.

“Essa [fábrica], junto do Rio Subaé, é uma nova ameaça que nós não devemos admitir, além d...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 05:33h
Santo Antônio de Jesus

SAJ: Bancos e lotéricas funcionarão em novo horário a partir desta segunda

 

Um decreto publicado pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus (BA) estabeleceu novo horário de funcionamento para agências bancárias, correspondentes bancários e casas lotéricas a partir desta segunda-feira (27). A medida é uma das determinações para prevenção à contaminação pelo coronavírus. (Foto ilustração)

De acordo com o documento, bancos, cooperativas, correspondentes e lotéricas funcionarão das 8h às 12h. As instituições financeiras ficarão responsáveis pela formação de filas utilizando organizadores, como fita retrátil ou corrente.

Marcadores deverão ser instalados no chão para manter o distanciamento mínimo de 2 metros entre os clientes o uso de máscaras é obrigatório. A disponibilização de álcool em gel também é imprescindível. (blogdovalente)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 05:33h
Ubatã

Prefeita Siméia Queiroz testa positivo para covid-19

 

A Prefeita Siméia Queiroz (Foto ilustração) testa positivo para covid-19. A informação foi confirmada pela própria gestora vias redes social, no sábado (25). “Olá, comunidade. Informamos que eu e meu esposo fomos submetidos a testes rápidos e testamos positivo para coronavírus na tarde deste sábado, 25 de julho. Já entramos imediatamente em isolamento social e nos encontramos bem, assintomáticos. Que Deus nos abençoe!”, destacou Siméia na publicação.

Em tempo, a prefeita informou a reportagem, que seus filhos também foram submetidos a testes e os resultados foram negativos. “Graças a Deus eles não foram infectados e já estão com nossos familiares”, encerrou. (Ubatã Notícias) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 05:30h
Sul da Bahia

Justiça bloqueia bens do secretário de saúde de Ilhéus; Magela é acusado de golpe

 

O juiz da 4ª Vara Cível de Ilhéus, Júlio Gonçalves da Silva Júnior, determinou o bloqueio de contas bancárias e bens do secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela (Foto ilustração). Conforme denúncia, o secretário e família são acusados de aplicar golpe na compra de imóvel de uma idosa, Clarice de Cunto, de 73 anos.

Magela reside no imóvel, em Olivença, Ilhéus. O golpe foi revelado pelo Blog do Gusmão. A liminar também determina a busca de veículos que estejam em nome de Magela, da esposa dele e de duas das filhas do secretário de Saúde de Ilhéus.

Na liminar em que também proíbe a esposa de Magela de vender ou transferir um imóvel em Itabuna, o juiz Júlio Gonçalves aponta que Dona Clarice de Cunto é hipervulnerável, com saúde física e psicológica prejudicada pelos acontecimentos envolvendo a venda pela qual não recebeu. A história vai além da venda do imóvel, pois a senhora foi convencida a contrair empréstimos na ilusão de receber os R$ 240 mil restantes dos R$ 350 mil da transação. (pimenta)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 05:28h
Coronavírus no Brasil

Em 24 horas, Brasil registra mais 555 mortes por covid-19

 

O balanço divulgado hoje (26) pelo Ministério da Saúde (MS) revela que 555 morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Com isso, chega a 87.004 o total de vidas perdidas para o novo coronavírus desde o começo da pandemia. Além disso, foram confirmados 24.578 casos, elevando para 2.419.091 o total. Este número inclui 1.634.274 pessoas (67,6%) que tiveram a doença e foram curadas. (Foto ilustração)

Estados

Os estados com mais registro de mortes por covid-19 são: São Paulo (21.606), Rio de Janeiro (12.835), Ceará (7.493), Pernambuco (6.352) e Pará (5.716). As unidades da Federação com menor número de óbitos pela pandemia são: Mato Grosso do Sul (305), Tocantins (346), Roraima (473), Acre (486) e Amapá (554).

Os estados com mais casos confirmados da doença são: São Paulo (483.982), Ceará (162.085), Rio de Janeiro (156.325), Pará (148.463) e Bahia (148.179). As unidades da Federação que tiveram menos pessoas infectadas até agora são: Acre (18.745), Mato Grosso do Sul (21.514), Tocantins (21.767), Roraima (29.829) e Amapá (35.220). (Marcelo Brandão/ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 05:25h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 1.780 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.780 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,2%), 42 óbitos (+1,3%) e 2.470 curados (+1,9%). Dos 148.179 casos confirmados desde o início da pandemia, 131.209 já são considerados curados, 13.788 encontram-se ativos e 3.182 tiveram óbito confirmado de Covid-19. (Foto ilustração)

Os casos confirmados ocorreram em 407 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (35,59%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (3.530,54%), Itajuípe (3.113,56), Ipiaú (2.903,83), Almadina (2.708,64) e Ipiaú (2.596,30).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 299.913 casos descartados e 79.550 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (26).

Na Bahia, 14.269 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2020 05:20h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 57 novos casos confirmados; não houve óbito neste domingo (26)

 

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou os dados do boletim epidemiológico do novo coronavírus (Covid-19) desta quarta-feira, 22. Confira abaixo: (Foto ilustração)

Casos confirmados no dia: 57

Pacientes recuperados no dia: 12

Resultados negativos no dia: 111

Pacientes internados no dia: 06

Óbito comunicado no dia: 0

A Secretaria de Saúde ressalta que a inclusão no boletim dos registros de óbito por covid-19 é feita quando a declaração de óbito, ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à Vigilância Epidemiológica.

NÚMEROS TOTAIS

Total de pacientes ativos: 2.349

Total de casos confirmados no município: 6.680 (Período de 06 de março a 26 de julho de 2020)

Total de pacientes em isolamento domiciliar: 2.285

Total de pacientes hospitalizados no município: 64

Total de recuperados no município: 4.200

Total de exames negativos: 6.045 (Período de 06 de março a 26 de julho de 2020)

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia