Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acredita que a democracia está ameaçada no Brasil?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.07.2020 11:00h
Câmara Federal

Proposta determina que PF investigue crimes contra a vida de candidatos

 

O Projeto de Lei 3734/20 inclui os crimes contra a vida de candidatos a cargos eletivos no rol de infrações penais passíveis de investigação pela Política Federal. O texto em tramitação na Câmara dos Deputados altera a Lei 10.446/02, que trata de infrações penais de repercussão interestadual ou internacional e exigem repressão uniforme. (Foto ilustração)

“A gravidade dos crimes cometidos contra candidatos, sobretudo em razão do risco imposto a valores constitucionais – como o regime democrático e a normalidade e a legitimidade das eleições –, por si só já seria suficiente para justificar a atuação da Polícia Federal”, afirma o autor da proposta, deputado Coronel Chrisóstomo (PSL-RO).

Atualmente, explicou o parlamentar, já é possível autorização do Ministério da Justiça e Segurança Pública para que a PF investigue esses crimes, se atendidos determinados pressupostos legais. “Mas julgo indispensável que a lei seja clara e expressa, pois não pode haver margem de dúvida nesses casos”, justificou Chrisóstomo. (Reportagem – Ralph Machado)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.07.2020 10:50h
Transporte intermunicipal

Bahia tem mais três cidades com transporte suspenso; total chega a 391

 

O transporte intermunicipal será suspenso em Caculé, Malhada de Pedras e Matina a partir deste domingo (26). A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (25). (Foto ilustração: cidade de Caculé)

Ficam suspensas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Santana e Valente. 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.07.2020 10:20h
Livre do Coronavírus

Bolsonaro diz que novo teste para covid-19 deu negativo

 

Após quase três semanas com caso confirmado de covid-19, o presidente Jair Bolsonaro (Foto ilustração) afirmou neste sábado (25) que o resultado de um novo teste deu negativo. A informação foi compartilhada em uma rede social.

"RT-PCR para Sars-Cov 2: negativo. Bom dia a todos", postou. O presidente fez referência ao RT-PCR, que é o principal teste diagnóstico para identificar a presença ativa do vírus da covid-19 no organismo.

Bolsonaro tem 65 anos e está em tratamento desde o último dia 7, quando teve o diagnóstico positivo para o novo coronavírus. Desde então, ele segue em isolamento no Palácio da Alvorada, onde tem se reunido com ministros por videoconferência.

Na última quarta-feira (22), Bolsonaro havia feito um teste cujo resultado foi positivo para o vírus. (ABr)   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.07.2020 09:35h
Brasil

Bolsoanro lidera para presidente apesar da crise da pandemia

 

O governo Jair Bolsonaro, nos últimos meses passou por uma tempestade política, tem muito a comemorar. O mesmo lidera o processo eleitoral, se a eleição de presidente fosse hoje, e derrotaria seus principais adversários. Bolsonaro lidera todos os cenários de primeiro turno, com porcentuais que vão de 27,5% a 30,7% e derrotaria os seis potenciais adversários em um segundo round da corrida ao Planalto em 2022: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-¬prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), o ex-¬ministro Sérgio Moro, o governador paulista João Doria (PSDB) e o apresentador Luciano de TV Luciano Huck. Os dados são da Paraná Pesquisas.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.07.2020 09:27h
Feira de Santana

Colbert Martins tem recebido partidos da base de olho nas eleições

 

A informação que nos chega é que o prefeito Colbert Martins (Foto ilustração) tem recebido partidos da base que o apoiam no projeto da reeleição. Sempre com o presidente e o secretário da legenda, Colbert Martins tem conversado de dois a dois. Afinal, as eleições estão para acontecer a menos de 120 dias.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.07.2020 09:25h
Pós-eleições

Próximo prefeito de Feira de Santana terá muitos desafios em 2021

 

Pelo visto, chegando o final do ano projetos como Zona Azul, recuperação e ordenamento do centro da cidade, BRT e o Centro Educacional onde foi o Feira tênis Clube, ficarão para 2021. Ou seja, quando teremos um novo mandato de prefeito. Quem assumir terá essa tarefa. Colocar em prática essas obras e serviços, tão necessários para a cidade.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.07.2020 09:22h
Feira de Santana

Vereador Josafá Ramos mantém os mesmos assessores de Pablo Roberto

 

Como prometido, o vereador Josafá Ramos (Patriota-foto ilustração), ao assumir o mandato no lugar de Pablo Roberto (DEM), que agora é secretário de Desenvolvimento Social, manteve em seu gabinete os mesmos assessores. Isso é que é sintonia.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.07.2020 09:20h
Rubem Novaes sai em agosto

Disputa pela presidência do Banco do Brasil já começou

 

Tão logo o comunicado da queda de Rubem Novaes chegou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), quatro nomes surgiram no páreo para assumir o Banco do Brasil

O primeiro, que tem forte apelo no Palácio do Planalto, é o do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães (Foto ilustração), xodó do presidente Jair Bolsonaro.

Outros três seriam solução caseira, pois são vice-presidentes do Banco do Brasil: Carlos Hamilton (Gestão Financeira e Relação com Investidores), Walter Malieni (Negócios de Atacado) e Carlos Motta (Varejo).

Nada impede, porém, que Guedes, em acordo com Bolsonaro, leve para o BB alguém do mercado. (Blog do Vicente/em.com)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.07.2020 09:00h
Oeste da Bahia

Prefeitura decreta toque de recolher e fechamento de bares por 15 dias em São Desidério

 

Como medida para enfrentamento ao novo Coronavírus, a Prefeitura de São Desidério publicou nesta sexta-feira, 24 de julho em Diário Oficial do Município o Decreto n° 037/2020 que determina a partir da mesma data, a restrição de locomoção noturna, vedado a qualquer indivíduo a permanência ou circulação em vias, locais e praças públicas a partir das 21h até às 5h pelo prazo de 15 dias, em todo o município de São Desidério com exceção para serviços de saúde. (Foto ilustração)

A medida foi adotada pelos municípios signatários do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Barreiras e Ibotirama – CONSOB em prevenção e combate à Covid-19. O descumprimento às medidas do presente Decreto poderá acarretar ao infrator as penalidades impostas na legislação vigente.

O Decreto dispõe ainda sobre a proibição do funcionamento de bares, a realização de festas, eventos e confraternizações cujo número de pessoas seja superior a 10, ainda que realizadas em âmbito doméstico. (seligabarreiras)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.07.2020 08:35h
Luís Eduardo Magalhães

Produtores rurais iniciam obra para pavimentar mais uma estrada do Oeste da Bahia

 

Os produtores rurais baianos, por meio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), iniciaram na quinta-feira (23), a pavimentação de mais uma estrada na região agrícola do Oeste da Bahia. Com o apoio da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), por meio do Prodeagro, Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, e produtores do trecho, serão investidos R$ 12 milhões para asfaltar 31 Km e requalificar outros 14 Km da Linha Timbaúba, em Luís Eduardo Magalhães. (Foto ilustração)

Com previsão de ser concluída até setembro deste ano, a obra vai beneficiar cerca de 300 famílias que dependem diretamente da estrada, e vai impulsionar a economia de uma área que abrange 50 mil hectares que produzem soja, algodão e milho no Oeste da Bahia. (Aiba)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.07.2020 08:10h
Cruz das Almas

Prefeito Orlandinho divulga programação do 29 de Julho durante coletiva com imprensa

 

Na tarde desta sexta-feira, 24, o prefeito de Cruz das Almas, Orlandinho Pereira (Foto ilustração), divulgou durante edição do Papo com o Povo a programação dos festejos do dia 29 de Julho, ocasião em que o município completará 123 anos de história. Segundo o gestor, por conta da pandemia não haverá o tradicional desfile cívico e toda a comemoração referente a data não contará com a presença da população. “Nós vamos então ter uma programação muito enxuta, formal e sem participação do público”, disse Orlandinho, durante a coletiva, que foi transmitida pelas rádios e através da rede social. O prefeito aproveitou para informar aos munícipes que a Praça da Juventude será inaugurada durante o aniversário da cidade. (fortenanoticia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.07.2020 08:00h
Santo Antônio de Jesus

SAJ: Prefeitura diz que "Entidades Empresariais são contraditórias"; comércio abre dia 27

 

Após ofício enviado nesta sexta-feira (24), pelas Entidades Empresariais denominado “Sugestão de funcionamento do comércio de Santo Antônio de Jesus”, a prefeitura municipal enviou resposta as instituições. No ofício da gestão enviado a: ACESAJ (Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus), CDL (Clube dos Dirigentes Lojistas) e SINCOMSAJ (Sindicato dos Comerciários), entre um dos pontos tocados pela prefeitura foi que no mês de março, antes de qualquer caso confirmado, o município seguiu a prática de diversos países no mundo que tiveram êxito no combate ao Covid-19, editou Decreto suspendendo por 15 (quinze) dias as atividades não essenciais. (Foto ilustração)

Ainda segundo a administração municipal, houve o apoio expresso das 03 (três) entidades que também de acordo com a gestão: “hoje, lamentavelmente e de forma absolutamente contraditória, criticam tais medidas, ao afirmarem que constituindo-se os diversos fechamentos do comércio em desnecessários sacrifícios de empregos e renda”. (infosaj)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.07.2020 07:50h
Recôncavo da Bahia

UFRB divulga edital da Lista de Espera e Cadastro Seletivo 2020.2

 

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulgou o Edital da Lista de Espera e Cadastro Seletivo para preenchimento das vagas remanescentes do SISU 2020.2. (Foto divulgação)

A Lista de Espera e o Cadastro Seletivo da UFRB são dois processos seletivos, independentes, que possibilitam aos candidatos que se inscreveram no SISU de ingressarem nos cursos de graduação da UFRB, no semestre letivo de 2020.2.

O resultado da Lista de Espera da UFRB está programado para o dia 29 de julho. A pré-matrícula online dos convocados será no período de 03 a 07 de agosto.

Após a convocação dos candidatos da Lista de Espera, todos os demais candidatos relacionados nessa chamada, que não foram convocados para a pré-matrícula, independentemente de sua classificação, deverão confirmar seu interesse em participar no Cadastro Seletivo, no site de Processos Seletivos da UFRB, no período de 29 de julho a 09 de agosto, com vistas a continuar concorrendo às vagas porventura existentes de seu respectivo curso. O resultado do Cadastro Seletivo está programado para o dia 20 de agosto.

Estão previstas uma chamada para a Lista de Espera e uma chamada para o Cadastro Seletivo. As realizações das chamadas do Cadastro Seletivo estarão condicionadas à existência de vagas disponíveis, que não foram ocupadas, ou que foram preenchidas e desocupadas mediante desistências ou c...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.07.2020 07:45h
Câmara Federal

Demissões de intérpretes de libras serão revertidas, diz deputada

 

Segundo a deputada Erika Kokay (PT-DF-Foto), as demissões dos intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da TV Câmara serão revertidas. “Intérpretes no Plenário da Câmara existem desde 2002. São fundamentais para acessibilidade”, disse ela em vídeo. “Se você corta os intérpretes, você vai tirar o direito de uma parte da população brasileira de ter acesso a esse instrumento tão importante de um Poder fundamental para a democracia. Vitória da democracia, da cidadania e da acessibilidade reverter essas demissões inadmissíveis.”

Conforme mostrado pelo Congresso em Foco, a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) demitiu na sexta-feira (24) 20% do efetivo da Secretaria de Comunicação da Câmara (Secom). Joice é Secretária de Comunicação há pouco mais de um mês e recebeu a ordem da primeira secretária da mesa da Casa, Soraya Santos (PL-RJ).

Os profissionais que seguem trabalhando estão em clima de apreensão, pois a TV tem uma programação de 24 horas no ar e com os cortes, a continuidade de muitos dos programas pode se tornar inviável e a carga de trabalho dos funcionários que seguem por lá, tende a aumentar consideravelmente.

A própria deputada Joice, responsável pela decisão, assegurou que os intérpretes não foram demitidos: (congressoemfoco)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.07.2020 07:35h
São Paulo

Contra retomada, servidores do TJ-SP anunciam greve sanitária

 

A Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo informou ao Tribunal de Justiça de São Paulo que os trabalhadores não retomarão os trabalhos presenciais na próxima segunda-feira (27/7), conforme anunciado pela corte. Em vez disso, estarão em greve sanitária ou ambiental. (Foto ilustração: TJ São Paulo)

A decisão foi tomada após assembleia virtual e levou em conta o avanço da Covid-19 no Estado de São Paulo, com várias cidades no pico da doença e com o sistema de saúde em colapso. Para a associação de classe, a diminuição dos casos a ponto de reabrir o Judiciário ao trabalho presencial ainda é realidade distante.

"Entendemos que não é hora da volta ao trabalho presencial que deveria ter seu prazo estendido e com segurança, sem o que, ficaria o maior Tribunal de Justiça da América Latina, responsável por uma ampliação da pandemia com risco de vida dos servidores e de suas famílias", diz o comunicado endereçado ao presidente do TJ-SP, desembargador Geraldo Pinheiro Franco.

A Fespesp ainda informa que os servidores se sentem inseguros e "até mesmo aterrorizados" com a possibilidade de contaminação durante o trabalho presencial, inclusive porque haveria deslocamento para o local de trabalho. Isso significaria "risco iminente de contaminação dos servidores e de seus fami...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.07.2020 07:25h
Bahia

Governo do Estado estabelece toque de recolher em mais 22 cidades

 

Mais 22 cidades baianas terão toque de recolher a partir do próximo domingo (26). A medida passa a vigorar em América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Bonito, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, São Gabriel, Tapiramutá e Uibaí, de acordo com publicação que será feita no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (25). (Foto ilustração)

Fica estabelecida, das 18h às 5h, a restrição de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas. A medida adotada pelo Governo do Estado nessas cidades tem validade até 2 de agosto e visa conter o avanço da contaminação pelo novo coronavírus no interior da Bahia.

Também nessas 22 cidades fica autorizado, das 5h às 16h, somente o funcionamento dos serviços essenciais e, em especial, as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde.

Durante os horários de restrição, estão autorizados, excepcionalmente, os se...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.07.2020 07:15h
Setor dos Biocombustíveis

Linha do BNDES para o etanol completa um mês sem demanda

 

O BNDES não recebeu nenhum pedido de financiamento pela linha de R$ 3 bilhões criada para o setor sucroalcooleiro e garantida por estoques de etanol. Medida disponibilizada há um mês foi uma resposta ao pedido de socorro feito em março, em meio à crise causada pela pandemia de covid-19. (Foto ilustração)

As informações foram publicadas pelo Valor Econômico e confirmadas pela epbr. “A principal explicação é a melhora do mercado de combustíveis ocorrida após o lançamento do produto. Depois de uma queda abrupta de demanda e preço em março e abril, os preços se recuperaram em função da desvalorização do dólar, alta do preço do petróleo e recuperação da demanda”, afirma o BNDES.

Após chegar a atingir preços negativos em abril, a cotação do petróleo se recuperou, levando a reajustes da Petrobras no mercado interno de gasolina. Na última terça-feira, os preços internacionais do petróleo atingiram o maior patamar em quatro meses e meio, com o Brent avançando 3,19%, a US$ 44,66, enquanto o WTI chegou a registrar ganhos de 3,13%, a US$ 42,20.

O aumento dos preços eleva as margens do etanol hidratado, que concorre nas bombas. O BNDES afirma que preços do etanol para as usinas estão superiores aos usados como referência da linha de financiamento, R$ 1,54/litro de hidratado e R$ 1,62/litro de anidro, reduzin...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.07.2020 07:00h
Governo Federal

Imóveis da União desocupados serão vendidos pela internet

 

A Secretaria de Patrimônio da União (SPU) anunciou nesta sexta-feira (24) que abrirá concorrência pública para a venda de imóveis do governo federal pela internet, a partir de um sistema desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que é a empresa pública de tecnologia da informação. (Foto ilustração)

O novo sistema de concorrência eletrônica permite que os interessados possam fazer buscas e visualizar informações sobre o imóvel desejado. Uma das novidades, permitida pela Lei 14.011 (sancionada em junho pelo presidente Jair Bolsonaro), é que pessoas físicas também possam comprar os imóveis desocupados.

"Nesse momento, a SPU está focada em vender, em um primeiro momento, todos os imóveis que não têm uso para a administração pública, erradicar o abandono", afirmou o secretário de Coordenação e Governança do Patrimônio da União, Fernando Bispo, durante coletiva de imprensa para anunciar o novo sistema.

Segundo Bispo, existem diversos imóveis públicos e terrenos subutilizados. “Quando não há nenhuma política pública ou nenhum outro aproveitamento, esses imóveis devem ser alienados porque, ao serem alienados [transferidos de propriedade], eles passam a arrecadar IPTU nos municípios, o desenvolvimento socieconômico gera emprego, gera taxa, gera renda para o próprio...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.07.2020 06:50h
Setor do Petróleo

Preços do petróleo sobem com dados econômicos positivos, mas tensão EUA-China limita alta

 

Os preços do petróleo subiram nesta sexta-feira, apoiados por dados econômicos positivos, mas as tensões entre Estados Unidos e China limitaram os ganhos da commodity. (Foto ilustração)

Os contratos futuros do petróleo Brent fecharam em alta de 0,03 dólar, a 43,34 dólares por barril. Já o petróleo dos EUA (WTI) avançou 0,22 dólar, para 41,29 dólares o barril.

No acumulado da semana, o Brent teve ganho de 0,5%, enquanto o WTI subiu 1,7%.

Antes do final de semana, os participantes do mercado se mantiveram de olho na tempestade tropical Hanna, que deve passar pela Baía de Baffin, 74 quilômetros a sul de Corpus Christi, no Texas, no sábado. Até agora, as petroleiras que atuam na região não realizaram evacuações ou paralisaram bombeamento.

Em fator que elevou o entusiasmo do mercado, a atividade empresarial da Zona do Euro avançou em julho pela primeira vez desde os efeitos iniciais da pandemia de coronavírus, segundo o PMI da IHS Markit. O resultado é visto como um bom indicador da saúde econômica do bloco.

"O dado econômico da Europa veio muito acima do esperado, o que pode sugerir que a destruição de demanda dos últimos meses, por causa da Covid-19, pode não ter sido tão ruim quanto as pessoas imaginavam", disse Phil Flynn, analista sênior do Price Futures Group em Chicago.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.07.2020 06:40h
Aniversariantes do Dia

Vereadora Gerusa Sampaio em festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.07.2020 06:40h
Sul da Bahia

Ilhéus libera praias, hotéis e outros setores do comércio

 

Após 52 dias desde a publicação do último decreto de flexibilização da segunda fase do plano para reabertura do comércio de Ilhéus, o prefeito Mário Alexandre, após avaliação durante reunião do Gabinete de Crise, publicou no Diário Oficial do município, um novo decreto, nº 52, que autoriza a retomada dos segmentos da terceira fase, que são as atividades consideradas de risco médio. (Foto ilustração)

O funcionamento dos estabelecimentos está condicionado ao integral cumprimento das exigências de higiene e demais medidas de prevenção e controle da Covid-19. O acesso à praia também foi liberado, exceto para a prática de atividades em grupo como futebol, vôlei e afins, assim como as que gerem aglomeração. Com os serviços essenciais e de baixo risco das fases 1 e 2 já autorizados, novos segmentos, com essa medida, passam a funcionar a partir da 0 hora desta quarta-feira (22). Confira quais.

De acordo com o decreto, estão autorizados a retomar as atividades comerciais negócios como floriculturas; papelaria e livraria; lojas de eletrodomésticos, áudio e vídeo; varejo de equipamentos de telefonia e comunicação; tabacarias, cigarros e afins; lojas de brinquedos e artigos recreativos; lojas de departamentos e variedades ou magazines; comércio varejista de equipamentos e suprimentos de informática; lojas de cosméticos; hotéis e afins; estabelecimentos banc&aac...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.07.2020 06:20h
Vacina contra do Covid-19

Vacina do Instituto Butantan deve chegar no começo de 2021, diz Dimas Covas

 

Com as notícias de que as pesquisas sobre as vacinas contra o novo coronavírus estão avançando, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse à CNN esperar que a Coronavac -- vacina em desenvolvimento pelo laboratório chinês Sinovac com parceria com o órgão brasileiro -- comece a ser aplicada na população no início de 2021. (Foto ilustração)

"Estamos trabalhando para que o Brasil seja um dos primeiros países a ter acesso a essa vacina via SUS. A Coronavac tem grande vantagem em relação às outras vacinas que estão em desenvolvimento por usar uma tecnologia já conhecida. Então, temos a cadeia de suprimentos, fornecedores e equipamentos prontos para a aplicação em larga escala."

Dimas Covas ressaltou que a vacina sendo desenvolvida no Butantan usa tecnologia já utilizada em outras aplicações, que consiste em utilizar um vírus inativo para treinar o sistema imunológico, e que isso é um sinal de que o medicamento poderá ser mais barato e produzido em maior escala.

"Como é uma tecnologia já dominada, teremos uma vacina mais barata e sem tantos componentes desconhecidos. Além disso, é uma tecnologia que possivelmente trará menos problemas regulatórios, menos riscos associados, o que gera maior otimismo", afirmou.

A vacina da Universidade de Oxford desenvolvida em parceria com a Fundaç&atild...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.07.2020 06:15h
Governador Gaúcho

Governador do Rio Grande do Sul está com covid-19

 

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (Foto ilustração), anunciou ontem (24), em sua conta no Twitter, que está com covid-19. Leite fez um exame laboratorial (denominado RT-PCR) que atestou a infecção.

Na mensagem, o governador disse que ficou surpreso com o diagnóstico por não apresentar sintomas da doença. Diante do fato, ele informou que cancelou as agendas e iniciou o protocolo de isolamento conforme recomendado pelas autoridades.

Eduardo Leite se reuniu nesta semana com comitiva do Ministério da Saúde, incluindo o titular interino da pasta, Eduardo Pazuello. Eles discutiram ações de combate à pandemia no estado e demandas do governo gaúcho ao Executivo Federal.

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, na sede do ministério, em Brasília, a assessoria da pasta declarou que nenhum dos integrantes do grupo que foi até o Rio Grande do Sul apresentou sintomas de covid-19 e informou que todos farão exames. (Jonas Valente)  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.07.2020 06:10h
Só fica até agosto

Presidente do Banco do Brasil pede demissão do cargo

 

O presidente do Banco do Brasil (BB), Rubem Novaes (Foto ilustração), entregou nesta sexta-feira (24) um pedido de renúncia do cargo ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Economia, Paulo Guedes. A informação foi dada pelo próprio banco, em comunicado de fato relevante distribuído à imprensa e ao mercado financeiro. Ele ocupava o posto desde o início do governo, em janeiro de 2019.

Segundo o BB, a demissão vale a partir de agosto, em data a ser definida. O comunicado informa que Novaes, de 74 anos, deixa o cargo por entender que a "companhia precisa de renovação para enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário".

O Banco do Brasil é uma sociedade de economia mista, com participação majoritária da União, sendo a maior instituição financeira do país, com mais de R$ 1,57 trilhão em ativos. Juntamente com a Caixa Econômica Federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco da Amazônia e o Banco do Nordeste, o Banco do Brasil é um dos cinco bancos públicos controlados pelo governo brasileiro. (ABr)   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.07.2020 06:05h
Auxílio Emergencial

Caixa libera saque do auxílio e do FGTS para 8,7 milhões neste sábado

 

A Caixa libera neste sábado (25) o saque em dinheiro de novas parcelas do auxílio emergencial de R$ 600 e do FGTS emergencial para nascidos em janeiro. São 3,8 milhões de beneficiários que poderão sacar a primeira, segunda, terceira ou quarta parcelas do auxílio, além de 4,9 milhões que têm direito à retirada de até R$ 1.045 do fundo de garantia. (Foto ilustração)

Por isso, 680 agências da Caixa estarão abertas das 8h às 12h, mas os resgates também podem ser feitos nos caixas eletrônicos e lotéricas, utilizando o código que deve ser gerado no aplicativo Caixa Tem. Também será possível resgatar o valor por meio de transferências para outras contas.

Os beneficiários, tanto do auxílio, como do FGTS, já tiveram creditados o valor na conta poupança digital e puderam movimentar para pagamento de contas, boletos e compras por meio do aplicativo Caixa Tem.

Novo calendário

Com as novas duas parcelas do auxílio, o calendário para o grupo que se cadastrou pelo aplicativo e site da Caixa ou CadÚnico passou a ser organizado em ciclos de crédito e saque, de acordo com o mês em que o trabalhador recebeu a primeira parcela do benefício ou o período de inscrição no programa.

Para os beneficiários do Bolsa Família, as datas seguem o pagamento normal do programa, s...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.07.2020 06:00h
Moeda norte-americana

Dólar tem maior queda semanal desde início de junho

 

Num dia de volatilidade no mercado internacional, o dólar fechou a volátil sessão desta sexta-feira (24) em leve queda, depois de subir quase 0,8% mais cedo. A cotação alternou altas e baixas, em meio a temores sobre as relações entre Estados Unidos e China. (Foto ilustração)

O dólar comercial encerrou o dia vendido a R$ 5,207, com recuo de 0,14%. Na semana, o dólar perdeu 3,26%, a mais forte desde a semana finda em 5 de junho. Em julho, a cotação recua 4,28%, mas acumula alta de 29,76% em 2020.

No exterior, o dólar bateu mínimas em quase dois anos, com avaliações de que a economia norte-americana pode perder ritmo em sua recuperação diante do aumento de casos de covid-19 no país. Esse temor voltou a pressionar as bolsas, além dos receios de potenciais impactos econômicos decorrentes de tensões entre Estados Unidos e China.

Bolsas

A instabilidade nos mercados externos refletiu-se na bolsa brasileira. O índice Ibovespa, da B3, também oscilou bastante ao longo do dia, até encerrar a sessão aos 102.382 pontos, com pequena alta de 0,09%. Na semana, o indicador caiu 0,49%, registrando a primeira perda semanal no mês. (Welton Máximo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.07.2020 05:55h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: Brasil tem 55.891 novos casos confirmados nas últimas 24h

 

Nesta sexta-feira(24), o balanço diário do Ministério da Saúde sobre os números da covid-19 trouxe 55.891 novos casos registrados nas últimas 24 horas. Ontem (23), o painel marcou 59.962 novos diagnósticos acrescidos às estatísticas e na quarta-feira(22), 67.860. No total, o Brasil chegou a 2.343.366 de pessoas infectadas notificadas desde o início da pandemia. (Foto ilustração)

Já o número de novas mortes por causa da covid-19 registradas nas últimas 24 horas foi de 1.156. O total de óbitos desde o início da pandemia é de 85.238. Ainda há 3.741 óbitos em investigação.

De acordo com o Ministério da Saúde, 655.847 pacientes estão em acompanhamento. Outras 1.592.281 pessoas já se recuperaram da doença.

Covid-19 nos estados

Os estados com mais registro de mortes por covid-19 são: São Paulo (21.206), Rio de Janeiro (12.654), Ceará (7.426), Pernambuco (6.237) e Pará (5.646). As Unidades da Federação com menos falecimentos pela pandemia são: Mato Grosso do Sul (281), Tocantins (334), Roraima (465), Acre (480) e Amapá (552).

Os estados com mais casos confirmados da doença são: São Paulo (452.007), Ceará (156.242), Rio de Janeiro (151.549), Pará (144.467) e Bahia (138.358). As Unidades da Federação com menos pessoas infectadas registradas s&a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.07.2020 05:50h
Covid-19 na Bahia

Bahia: Foram registrados 4.409 casos de Covid-19 e 52 mortes nas últimas 24 horas

 

Similar ao que ocorre em outros estados, ainda há reflexo dos cinco dias de instabilidade no sistema e-SUS VE, do Ministério da Saúde. Com isso, os dados represados nos municípios estão sendo lançados de modo a elevar a média de novos casos nas últimas 24 horas na Bahia. (Foto ilustração)

Em virtude desse represamento de dados, foram registrados 4.409 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +3,2%), 52 óbitos (+1,7%) e 3.671 curados (+3,0%). Dos 142.767 casos confirmados desde o início da pandemia, 124.533 já são considerados curados, 15.138 encontram-se ativos e 3.096 tiveram óbito confirmado.

Os casos confirmados ocorreram em 408 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (36,52%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (3.370,06%), Itajuípe (2.972,04), Dário Meira (2.819,79), Almadina (2.580,53) e Ipiaú (2.550,52).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 289.956 casos descartados e 80.266 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta sexta-feira (24). (Sesab) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.07.2020 05:45h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 138 novos casos confirmados e duas mortes nesta sexta-feira (24)

 

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou os dados do boletim epidemiológico do novo coronavírus (Covid-19) desta quarta-feira, 22. Confira abaixo: (Foto ilustração: Hospital de Campanha Mater Dei)

Casos confirmados no dia: 138

Pacientes recuperados no dia: 435

Resultados negativos no dia: 61

Pacientes internados no dia: 08

Óbitos comunicados no dia: 02

Data dos óbitos: 17/07

23/07

A Secretaria de Saúde ressalta que a inclusão no boletim dos registros de óbito por covid-19 é feita quando a declaração de óbito, ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à Vigilância Epidemiológica.

NÚMEROS TOTAIS

Total de pacientes ativos: 2.262

Total de casos confirmados no município: 6.580 (Período de 06 de março a 24 de julho de 2020)

Total de pacientes em isolamento domiciliar: 2.191

Total de pacientes hospitalizados no município: 71

Total de recuperados no município: 4.188

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 17:40h
Senado Federal

Falsidade ideológica para receber auxílios durante pandemia pode ter pena aumentada

 

Foi apresentado no Senado projeto de lei que triplica a pena de multa prevista para o crime de falsidade ideológica praticado para o recebimento de auxílios durante estado de calamidade pública. O PL 3.709/2020 foi apresentado pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES). (Foto ilustração)

A proposta determina que a multa será aplicada no triplo de seu valor se o crime de falsidade ideológica for cometido para recebimento de auxílios pecuniários na vigência de estado de calamidade pública decorrente de epidemia ou pandemia devidamente declarada. Se o agente é funcionário público, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, ou se a falsificação ou alteração é de assentamento de registro civil, aumenta-se a pena de sexta parte.

Ao justificar o projeto, o senador revelou que foram detectadas 620 mil pessoas que receberam o auxílio emergencial indevidamente, o que gerou custo estimado de R$ 1 bilhão aos cofres públicos. Segundo dados apresentados por ele, cerca de 166 mil desses casos são de pessoas que fizeram o cadastro para solicitar o benefício sabendo que não faziam parte do perfil de beneficiários.

“Para sancionar essas fraudes, temos a pena de multa como a mais indicada, pois, nos termos do art. 60 do Código Penal, a fixação da pena de multa deverá atender, principalmente, à situação econômica do réu”, declarou.

Cr...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 17:00h
Câmara Federal

Projeto cria piso salarial para secretários de escolas da educação básica

 

O Projeto de Lei 3817/20 institui piso salarial de R$ 1.731,74 mensais para os secretários escolares da educação básica, possuidores de certificado de formação técnica em nível médio na função. A proposta, do deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE), tramita na Câmara dos Deputados. (Foto ilustração)

Conforme o texto, o piso valerá para uma jornada de 40 horas semanais e poderá ser composto pelo vencimento básico e demais gratificações e vantagens sobre as quais incidam contribuição previdenciária. Os valores referentes às demais jornadas serão proporcionais ao piso.

Previsão constitucional

Eduardo Bismarck lembra que a Constituição de 1988 inclui, entre seus princípios, um piso salarial nacional para os profissionais da educação escolar pública, sendo que uma lei deveria dispor sobre as categorias consideradas profissionais da educação básica.

“Entre as categorias, certamente se encontrará a do secretário escolar, para a qual há inclusive formação técnica de nível médio”, afirma o parlamentar. “O secretário escolar é profissional da maior importância para a gestão administrativa e pedagógica da escola. Responsável por todos os registros pedagógicos de notas, frequências, planos de aula e históricos esc...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 16:30h
Cidade de São Paulo

São Paulo adia carnaval e cancela Parada LGBTQI+ e Marcha Para Jesus

 

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, anunciou hoje (24) o adiamento do carnaval e o cancelamento de eventos tradicionais, como a Marcha para Jesus e a Parada LGBTQI+, por causa da pandemia do novo coronavírus. (Foto ilustração)

A nova data para o carnaval ainda não foi definida. O prefeito informou que os festejos só deverão ocorrer a partir de maio, evitando o mês de junho para não coincidir com as festas de São João, muito concorridas no Nordeste do país. As datas mais prováveis para o carnaval seriam o fim de maio ou o início de julho.

“Batemos o martelo e estamos adiando o carnaval do ano que vem”, disse Covas hoje, em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. “Tanto as escolas de samba quanto os blocos carnavalescos entenderam a inviabilidade de realização do carnaval em fevereiro do ano que vem”, acrescentou o prefeito.

O adiamento dos desfiles e demais festejos carnavalescos vale para todo o estado.

Segundo Covas, no ano passado, o carnaval atraiu 120 mil pessoas para o sambódromo paulistano, gerando R$ 227 milhões para a prefeitura. Já o carnaval de rua juntou, durante três fins de semana, 15 milhões de pessoas, gerando R$ 2,75 bilhões.

Marcha para Jesus e Parada LGBTQI+

O prefeito anunciou também, após acordo com organizadores, o cancelamento de do...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 16:00h
Coronavírus em São Paulo

Estado de São Paulo passa de 21 mil mortes por covid-19

 

Com 312 óbitos contabilizados nas últimas 24 horas, o estado de São Paulo soma hoje (24) 21.206 mortes provocadas pelo novo coronavírus (covid-19). (Foto ilustração)

Nesta sexta-feira, o estado voltou a registrar um número alto de novas ocorrências. Foram 11.221 nas últimas 24 horas, acima da média esperada por dia, entre sete mil e oito mil. Segundo o secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, isso ainda é reflexo de um represamento de dados que ocorreu após um problema no sistema do e-SUS do Ministério da Saúde.

“É um total que ainda está acima daquela média móvel do número de casos que vínhamos vendo até o dia 17 [de julho]. Isso muito possivelmente seja pelo represamento desses dados que ocorreram em decorrência de um problema técnico, uma instabilidade no sistema [do e-SUS-Sistema Único de Saúde]”, disse o secretário. “Mas claro que estamos muito atentos para saber se isso [o aumento de casos por dia] está intimamente relacionado a essa questão pontual”, acrescentou.

Casos confirmados passam de 463 mil

Ontem, por meio de nota, o Ministério da Saúde esclareceu "que alguns estados apresentaram dificuldade para preencher os dados sobre covid-19 no sistema durante o final de semana (18/07 e 19/07)" e que os auxiliou prontamente na resolução do problema.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 15:15h
Por decisão do STF

Justiça derruba contas de bolsonaristas no Twitter

 

O Twitter reteve, nesta tarde, 16 perfis bolsonaristas na rede social atendendo à decisão do ministro Alexandre de Moraes no inquérito que apura notícias falsas e ameaças a ministros do STF. (Foto ilustração)

Entre as contas suspensas, estão da ativista Sara Giromini, conhecida como Sara Winter, do ex-deputado Roberto Jefferson, e dos blogueiros Allan dos Santos e Bernardo Küster.

Em nota, o Twitter informou que "agiu estritamente em cumprimento a uma ordem legal proveniente de inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF)".

Entre as contas suspensas, estão a da ativista Sara Giromini, conhecida como Sara Winter, do ex-deputado Roberto Jefferson, dos blogueiros Allan dos Santos e Bernardo Küster, e dos empresários Luciano Hang e Edgard Corona e Otávio Fakhoury.

Em maio, o ministro Alexandre de Moraes determinou o bloqueio das contas nas redes sociais "para a interrupção dos discursos com conteúdo de ódio, subversão da ordem e incentivo à quebra da normalidade institucional e democrática".

“Mais uma censura grave do Supremo. Em pleno terceiro milênio e uma ditadura desses juízes, eu fui censurado mais uma vez. Eu tenho 210 mil seguidores e 90 milhões de interações, estão calando a minha voz”, disse Roberto Jefferson, em entrevista à CNN. (Larissa Rodrigues/CNN) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 14:50h
Corrida presidêncial

Bolsonaro é o favorito nas eleições presidenciais de 2022, diz pesquisa

 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido – foto iustração) lidera a corrida eleitoral para a Presidência em 2022 em três cenários com cerca de 30% da preferência do eleitorado, segundo pesquisa de opinião feita pelo Instituto Paraná Pesquisas. A pesquisa é estimulada, ou seja, os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor e ele escolhe um ou nenhum deles.

De acordo com o levantamento, Bolsonaro tem 29% da preferência do eleitor no cenário da disputa com o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro, que tem 17,1%. Nesse cenário, o petista Fernando Haddad vem em terceiro, com 13,4%. Ciro Gomes (PDT) tem 9,9%. O apresentador Luciano Huck tem 6,5%, o governador de São Paulo João Doria (PSDB) tem 4%. João Amoêdo (Novo) tem 3,4%. Guilherme Boulos (Psol) tem 1% e o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC) tem 0,7% das intenções de voto. 10% dos entrevistados não escolheram nenhum candidato e 4,9% não sabem ou não responderam.

Quando a pesquisa é feita com o nome do ex-presidente Lula (PT) no lugar de Fernando Haddad, o presidente Jair Bolsonaro cai um pouco para 27,5% da preferência, contra 21,9% de Lula. Moro vem em terceiro com 16,8%, Ciro Gomes tem 8,3%, João Doria 3,8%, Amoêdo 3,4%. Marina Silva (Rede), que não estava no primeiro cenário, aparece com 2,5%, Witzel tem 0,9% e Boulos 0,7%. 9,5% não escolheram nenhum candidato e 4,6% não sabem ou não responderam

Já ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 14:20h
Feira de Santana

Prefeitura autoriza funcionamento de autoescolas, cursos profissionalizantes e idiomas

 

Está autorizada, a partir de segunda-feira, 27, a volta de aulas práticas em autoescolas, cursos profissionalizantes e de idiomas em Feira de Santana. O decreto foi publicado nesta sexta-feira, 24, no Diário Oficial Eletrônico, e estabelece regras sanitárias para evitar a contaminação por Covid-19 nestes ambientes. (Foto ilustração)

Os estabelecimentos terão que intensificar a higiene de todos os espaços a cada atividade executada. No caso das autoescolas, os veículos também deverão passar por desinfecção. Devem também disponibilizar o álcool em gel (70%) aos seus clientes e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os funcionários.

Eles precisam garantir o espaço mínimo de 1,5 metros na disposição de atendimento, controlando acessos dos clientes. E nas salas de aula, distanciamento de dois metros entre as cadeiras, atendendo a 50% da capacidade instalada, além da obrigatoriedade do uso de máscaras.

As filas precisam ser organizadas para evitar aglomerações, respeitando o distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas, inclusive utilizando o agendamento prévio de atendimento.

O não cumprimento dessas normas pode acarretar na cassação de licença ou alvará de funcionamento e lacração das portas. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 13:45h
Congresso Nacional

MPs com medidas de enfrentamento à covid-19 são prorrogadas

 

Cinco medidas provisórias foram prorrogadas pelo presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), nesta sexta-feira (24). Na lista está a MP 974/2020, que autorizou o Ministério da Saúde a estender, por mais seis meses, os contratos de trabalho de 3.592 profissionais temporários de saúde que atuam nos seis hospitais federais localizados no estado do Rio de Janeiro. (Foto ilustração)

À época da edição da medida provisória, em maio, o governo argumentou que manter os médicos, enfermeiros e demais profissionais temporários é essencial para o enfrentamento à covid-19 no estado, um dos mais afetados pela pandemia. A renovação é para os contratos firmados a partir de 2018 e não pode ultrapassar a data de 30 de novembro de 2020.

Alcolumbre também prorrogou por 60 dias a MP que prevê os percentuais da recomposição salarial retroativa a janeiro deste ano para os agentes de segurança pública do Distrito Federal. A MP 971/2020 corrige em 25% a tabela da VPE (vantagem pecuniária especial) devida a Policiais Militares e bombeiros da ativa, inativos e pensionistas dos ex-territórios do Amapá, de Rondônia e de Roraima. Essas carreiras fazem parte de quadro de servidores da União atualmente em extinção.

Outra MP, que ganhou mais 60 dias é a de número 973/2020, que flexibiliza a exigência feita às empresas que operam em Zona de Processamento...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 12:40h
Polícia Rodoviária Federal

PRF completa 92 anos e Bolsonaro destaca trabalho da corporação

 

O presidente Jair Bolsonaro participou remotamente nesta sexta-feira (24) das comemorações dos 92 anos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Brasília. Durante a solenidade, acompanhada presencialmente por integrantes da corporação, representantes de ministérios e parlamentares, Bolsonaro destacou o papel da PRF, especialmente na apreensão de drogas, armas ilegais e no socorro e prevenção de acidentes nas rodovias federais. (Foto ilustração)

O presidente se colocou à disposição dos policiais rodoviários federais no que depender de decretos, portarias e instruções normativas para que o trabalho seja feito de forma mais ágil e com menor burocracia possível.

Ele também lembrou a autorização do ministro da Economia, Paulo Guedes, para a convocação de 600 novos agentes. Bolsonaro reafirmou que pretende participar da posse, em novembro, da turma que está no Curso de Formação Profissional (CFP), em Santa Catarina.

Covid -19

Em tratamento depois de atingido pelo novo coronavírus (covid-19), o presidente está há 18 dias cumprindo agenda remotamente, do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. (Karine Melo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 11:30h
Setor dos Combustíveis

Gasolina volta a subir em julho e IPCA-15 acelera alta a 0,30%

 

Os preços da gasolina voltaram a subir após quatro meses de queda e a prévia da inflação brasileira acelerou com força em julho, em meio ao alívio de medidas de isolamento social adotadas por causa do coronavírus. (Foto ilustração)

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) passou a subir em julho 0,30% após variação positiva de 0,02% em junho, de acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 12 meses até julho, o IPCA-15 passou a acumular alta de 2,13%, acima da taxa de 1,92% no mês anterior mas ainda abaixo do piso da meta de inflação para este ano -- 4%, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos, medida pelo IPCA.

As expectativas em pesquisa da Reuters eram de alta de 0,51% na variação mensal, acumulando em 12 meses ganho de 2,36%.

As medidas de contenção devido ao coronavírus afetaram de maneiras diferentes o consumidor, impulsionando os preços de alimentação em casa mas reduzindo o consumo diante das perdas de emprego e renda.

Em julho, o destaque ficou para o grupo Transportes, que passou a subir 1,11% no mês depois de queda de 0,71% em junho. Isso devido principalmente ao aumento de 4,40% nos preços dos combustíveis.

Somente a gasolina, após quatro meses consecuti...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 11:00h
Custo de vida

Prévia da inflação oficial fica em 0,3% em julho, diz IBGE

 

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, registrou taxa de 0,30% em julho deste ano. A taxa é superior ao 0,02% do IPCA-15 de junho deste ano e do 0,09% de julho do ano passado. O dado foi divulgado hoje (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (Foto ilustração)

Com isso, o IPCA-15 acumula taxas de inflação de 0,67% no ano e de 2,13% no período de 12 meses.

O principal impacto na prévia da inflação em julho veio dos transportes, que tiveram alta de preços de 1,11%, depois de quatro meses em queda, puxada pelos combustíveis. Entre os produtos que tiveram inflação no período estão gasolina (4,47%), etanol (4,92%) e óleo diesel (2,50%). A tarifa do metrô também subiu (2%).

Segundo o IBGE, outros grupos de despesa com inflação foram habitação (0,50%), artigos de residência (0,68%), saúde e cuidados pessoais (0,40%) e comunicação (0,46%).

Por outro lado, quatro grupos de despesa tiveram deflação (queda de preços) no período, com destaque para vestuário (-0,91%). Também tiveram deflação alimentação e bebidas (-0,13%), despesas pessoais (-0,23%) e educação (-0,07%). (Valéria Aguiar)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia