Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acredita que a democracia está ameaçada no Brasil?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 10:30h
Feira de Santana

Prefeitura autoriza comerciante cadastrado a ocupar seus espaços no Centro Comercial Popular

 

A Prefeitura de Feira de Santana autorizou os comerciantes de rua cadastrados na Settdec (Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico) a ocupar seus espaços de vendas no Centro Comercial Popular. (Foto ilustração)

A autorização está relacionada às medidas de combate à expansão da Covid-19. Serão adotados os mesmos protocolos de segurança aplicados em shoppings centers e galerias.

Também considera o avanço das obras de requalificação do centro comercial da cidade – Projeto Novo Centro.

Todos os setores e atividades autorizados a funcionar deverão adotar os procedimentos de segurança, distanciamento humano, uso de máscaras e de higienização, expedidas pelas autoridades sanitárias competentes, inclusive pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

O descumprimento das medidas estabelecidas pelo Governo Municipal e autoridades sanitárias será caracterizado como violação à legislação municipal e sujeitará o infrator às penalidades e sanções aplicáveis.

A FPI (Fiscalização Preventiva Integrada), através dos órgãos que a compõem, fica responsável em fazer cumprir os Decretos relativos à situação de Calamidade Pública de Saúde em decorrência da COVID-19, no que tange &agr...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 10:00h
Transporte intermunicipal

Mais uma cidade tem transporte suspenso na Bahia; total chega a 390

 

A cidade de Ipupiara terá o transporte intermunicipal suspenso a partir de sábado (25). A decisão, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta (24). (Foto ilustração: prefeitura de Ipupiara)

Ficam proibidas nesse município a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de van. O decreto ainda mantém suspensas, até 31 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano.

O decreto também autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Caculé, cidade com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19. 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 09:40h
Banco Interamericano de Desenvolvimento

BID: teste em larga escala é fundamental para retomada de atividades

 

Com o objetivo de orientar a retomada das atividades nos países da América Latina após o término da etapa de confinamento, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) divulgou hoje (24) no Brasil um documento que lista medidas tomadas para evitar novas ondas de covid-19 por países que já superaram o pico de contágio. O uso de testes em grande escala é considerado ponto fundamental para o controle da pandemia e a identificação rápida de possíveis novas ondas. (Foto ilustração)

A publicação Do confinamento à reabertura: considerações estratégicas para a retomada das atividades na América Latina e no Caribe no Contexto da COVID-19 demonstra que a transição com segurança para a próxima etapa exige uma série de condições. Apesar de cada país implementar diferentes estratégias na flexibilização do isolamento, existem pontos em comum entre aqueles que já avançaram na reabertura da economia, observados, por exemplo, na Ásia e na Europa.

Entre as condições observadas nos países desenvolvidos que iniciaram a reabertura, estão a redução sustentada, durante dias seguidos, de casos confirmados de covid-19; leitos de UTI disponíveis; máscaras, higienizadores, respiradores e outros recursos em quantidade suficiente; e capacidade de testes em massa.

Além dos testes em larga escala, o BID destacou o monitorament...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 09:20h
Improbidade administrativa

Presidente da Câmara de Jaguarari condenado a quatro anos de prisão

 

O presidente da Câmara Municipal de Jaguarari, vereador Márcio José Gomes de Araújo (Foto ilustração), foi condenado a quatro anos de prisão, por diversas contratações irregulares de funcionários fantasmas e, notadamente por “implantação” de rede de telefonia também, “fantasma”, além de outras acusações. Seu nome, inclusive, já esteve envolvido como causador de fraude de vendas de frutas e legumes, com familiares, para a prefeitura do município, administrada pelo prefeito Everton Rocha (PSDB).

A pena foi convertida em prestação de serviços comunitários, por ser réu primário. O vereador foi denunciado pelo Ministério Público do Estado da Bahia e sentenciado pela juíza Maria Luiz Nogueira, do TJ-Bahia. Conforme a denúncia do MP, no decorrer dos meses de fevereiro a outubro de 2017, na sede da Câmara de Vereadores, em Jaguarari, com atos executórios também no Município de Riachão do Jacuípe, Márcio Araújo desviou recursos da Câmara de Vereadores, em proveito próprio e alheio. Segundo consta do inquérito civil público, em janeiro de 2017, ao assumir o mandato de vereador e ser eleito Presidente da Câmara de Vereadores, passou a contratar plano empresas de telefonia celular com diversas linhas, que eram ativadas a partir do momento em que ele informava números de aparelhos já habilitados. Pagando para parceiros do golpe, como nova compra., acaba de ser condenado a quatr...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 09:00h
"Comércio não é o vilão"

Em defesa do funcionamento das atividades comerciais empresários de SAJ criam campanha

 

Alguns empresários de Santo Antônio de Jesus criaram a campanha “o comércio não é o vilão” com o intuito de mostrar a população e ao poder público que o aumento do número de casos de Covid-19 no município não é por causa do funcionamento do comércio. Par isso, eles espalharam outdoor’s com o número crescente de casos confirmados da doença no município em datas que as atividades comerciais estavam suspensas. Há outdoor espalhado em várias ruas da cidade. (Foto ilustração)

A campanha não é das Entidades Empresariais. Em entrevista a imprense, o gerente da Associação Comercial, Wenderson Brito, disse que a campanha foi uma iniciativa dos próprios empresários. “A iniciativa surge a partir de uma grande dificuldade que os comerciantes de Santo Antônio de Jesus estão passando por conta das restrições em relação ao fechamento do comércio”, comentou. O entrevistado disse ainda que os empresários querem mostrar que não houve estabilização ou redução do número de casos com o comércio fechado. (blogdovalente)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 08:20h
Investigado na Lava Jato

Paulinho da Força pede que Maia acione Supremo contra "ação bárbara" de juiz

 

Em acordo com líderes partidários da Câmara, o deputado Paulo Pereira da Silva (Solidariedade-SP-Foto) vai pedir que o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), acione o STF (Supremo Tribunal Federal) contra ações autorizadas por juízes de primeiro grau em gabinetes parlamentares e imóveis funcionais.

No ofício a que a CNN teve acesso, Paulinho da Força, como é conhecido, requer que a Câmara adote medidas junto ao Supremo e também ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para anular os mandados de busca e apreensão realizados no último dia 17, apenas os que foram cumpridos no gabinete e no apartamento funcional.

Nessa data, a Polícia Federal cumpriu mandados em vários endereços vinculados ao deputado, em um desdobramento da operação Lava Jato. A ação, que investiga suspeita de caixa dois eleitoral e lavagem de dinheiro, foi autorizada pelo juiz Marco Antonio Martin Vargas.

No documento a Maia, o deputado afirma que os “agentes policiais e delegados” agiram “de forma bárbara e ignorante” e que a ação “claramente desrespeitou a competência do Supremo Tribunal Federal e a autoridade do Congresso Nacional, e o juiz teria permitido e concorrido para que fossem cometidas as arbitrariedades”.

“Tal diligência determinada pelo supracitado juiz eleitoral viola de forma irremediável a separação dos Poderes, o que já ocorrera...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 08:00h
Porto Seguro

Pré-candidato: Ubaldino JR vai criar plano de governo através de participação popular online

 

O pré-candidato a prefeito de Porto Seguro, Ubaldino JR (Pros-Foto ilustração), decidiu criar um site para elaborar seu plano de governo participativo junto com a população.

Ubaldino JR avaliou que por conta da pandemia do coronavírus não tem como realizar reuniões em bairros, por isso decidiu aderir essa plataforma digital. Veja o site aqui.

A ideia é que os moradores da cidade possam participar da formulação plano de governo do candidato, trazendo, segundo ele, mais transparência, seriedade a até realidade para uma possível gestão. (politicisdosuldabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 07:45h
Itabuna

Fernando Gomes ameaça fechar bancos e anuncia reabertura do restante do comércio

 

O prefeito Fernando Gomes (Foto ilustração) anunciou, nesta quinta-feira (23), via redes sociais, em um vídeo de mais de 9 minutos, que a partir desta sexta-feira (24) adotará uma “atitude dura” contra as agências bancárias de Itabuna que não estão cumprindo o decreto municipal. O prefeito informou que vai mandar fiscalizar todas as agências e as que forem flagradas em situação irregular serão interditadas.

De acordo com Fernando Gomes, os bancos não estão adotando as medidas protetivas para garantir o distanciamento entre as pessoas, o que pode contribuir para a velocidade de disseminação do novo coronavírus no município. “Vou interditar para que eles aprenderam a cumprir a lei, que serve para todos”, disse.

O prefeito também anunciou que o restante do comércio de Itabuna será reaberto até quinta-feira (30), caso não aumente o número de casos de coronavírus. Nessa etapa, deve ser autorizado a reabertura do shopping e outros estabelecimentos como salões de beleza, academias e restaurantes. (pimenta)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 07:30h
Sudoeste da Bahia

Brumado: BA-148 e BA-262 receberão monitoramento mediante radares eletrônicos móveis

 

A partir do segundo semestre deste ano, 49 trechos de 28 rodovias baianas serão fiscalizados por radares. Por intermédio do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) investiu R$ 4,5 milhões, distribuídos entre aquisição, implantação e operacionalização. (Foto ilustração)

Na região de Brumado, os aparelhos serão instalados nas BA-148 e BA-262. “Os motoristas apressados terão que diminuir a velocidade ou poderão ser autuados”, advertiu o diretor-geral do Derba, Luiz Sérgio Martins. Esses equipamentos só entrarão em funcionamento depois que o processo licitatório para contratação da empresa que ficará responsável pela operação e manutenção for concluído. Haverá placas de sinalização em todas as vias onde estiverem instalados os medidores de velocidade, atendendo a determinação da resolução 214 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). (acheisudoeste)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 07:09h
Bahia

O vale alimentação estudantil vai atender 745 mil estudantes

 

Ao anunciar que o Governo Estado vai pagar a terceira parcela do vale alimentação estudantil, no próximo dia 28, o secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues (foto), aproveitou a oportunidade para dizer que a arrecadação do Estado teve uma defasagem de quase R$ 2 bilhões. “Nós estamos dispondo de R$ 44 milhões na terceira parcela, para atender 745 mil vales”, disse Jerônimo Rodrigues. A parcela por estudante é de R$ 55,00.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 06:56h
Brasil

Covid -19 pode eleger ou banir gestores nas próximas eleições

 

As eleições de novembro próximo vão testar os atuais governantes que vão à reeleição ou os que vão indicar seus sucessores. É que a convivência com o novo coronavírus pode eleger ou banir gestores da vida pública. Tudo por conta da gestão na saúde pública e aplicação dos recursos financeiros. As redes sociais têm sido mais eficientes do que os mecanismos de fiscalização nas cidades. É só observar as pesquisas de opinião, as de consumo interno.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 06:54h
Feira de Santana

PT tem um time novo para a disputa de vereador em 2020

 

O site Bahia na Politica comentou ontem que o PT trabalha para eleger três vereadores e nomes como o de Alberto Nery, Professor Ivamberg, Tarcísio Branco e Silvio Dias foram citados. Um dirigente do PT, que preferiu não se identificar, informou que tem muita gente nova na disputa e que muitas surpresas ainda estão por vim ao final do pleito. Mas não disse os nomes. Que venham...
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 06:51h
Justiça no caminho

PSDB entrou na Lava Jato em São Paulo, Minas Gerais e Paraná

 

Se nos seis anos da lava Jato o PT foi o principal alvo da equipe do Paraná, o Judiciário paulista está focado nas estrelas do PSDB. Destaque para os ex-governadores Gerald Alkmin e José Serra. Em Minas Gerais do PSDB foram os ex-senadores Eduardo Azeredo e Aécio Neves. Já no Paraná sobrou para o ex-governador Beto Richa. (Foto ilustração: Geraldo Alkmin, José Serra, Eduardo Azeredo e Beto Richa)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 06:49h
Feira de Santana

Prefeitura abre crédito de R$ 2,5 milhões para o combate à Covid - 19

 

A Prefeitura de Feira de Santana anunciou ontem a abertura de mais um crédito extraordinário, no valor de R$ 2.567.552,82, para o custeio das ações de enfrentamento da calamidade pública decorrente do coronavírus. Os recursos são provenientes de excessos de arrecadação de Transferências Governamentais do SUAS.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 06:48h
Câmara Federal

Transporte coletivo das capitais terá aporte de R$ 4 bilhões na pandemia

 

A Medida Provisória que ampliou o repasse para estados e municípios, em R$ 16 bilhões, aprovada quarta-feira (22) pela Câmara Federal, também incluiu um aporte de R$ 4 bilhões para o transporte coletivo das capitais. Tudo por conta da crise da Covid - 19.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 06:44h
Economia

Colbert Martins acerta e municípios terão mais recursos até novembro

 

O previsto pelo prefeito Colbert Martins (MDB) aqui no site Bahia na Política vai acontecer. Os municípios terão mais recursos. A liberação antes prevista até agosto, agora será até novembro. Não serão os mesmos valores, mas será uma ajuda importante.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 06:42h
Culpa do COVID – 19

Pré-campanha eleitoral está mais tímida e ganha força nas redes sociais

 

Com a necessidade do isolamento social, ainda em vigência oficialmente, o uso das redes sociais pode ganhar mais força e provocar mudanças no jeito de fazer campanha nas eleições deste ano. A menos de quatro meses da disputa, essa sensação já tem sido vista. Ao contrário das últimas votações para prefeituras e câmaras municipais, a pré-campanha eleitoral está mais tímida. (Paulo Talarico)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 06:39h
Feira de Santana

Bares, restaurantes e academias querem um protocolo para reabertura

 

Bares, restaurantes e academias, os últimos a serem abertos com o novo coronavírus, mas sem data certa, defendem a necessidade de um protocolo para que esses estabelecimentos voltem a funcionar. No sacrifício há quatro meses, esses segmentos teme a quebradeira no comércio de Feira de Santana.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 06:36h
Economia

CPMF é o meio mais fácil para que Receita tenha controle financeiro

 

Apesar do argumento de que a CPMF, imposto sobre o cheque, só tributa os pobres, há uma outra questão que impede seu avanço no Congresso Nacional. É o meio mais fácil e seguro para que se tenha conhecimento da movimentação financeira no país. Não há como esconder.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 06:33h
Eleições 2020

Lamarão tem uma mulher candidata a prefeita nas eleições de novembro

 

A cidade de Lamarão, que há oito anos é governado pelo PT, com o prefeito Dival de Memeu, resolveu inovar em gênero. Apresentou como pré-candidata esse ano o nome da professora Ninha, que também é do PT. Se vencer, levará o nome da cidade para a história, que terá pela primeira vez uma mulher administrando o Município. (Foto ilustração: Professora Ninha e Dival de Memeu)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 06:31h
Eleições 2020

Vice-prefeita Keinha é candidata a prefeita em Araci

 

Cidade do semiárido baiano, Araci terá uma mulher na disputa de prefeito nas eleições de 2020. É pré-candidata Keinha (PDT), atual vice-prefeita do Município. A mesma tem o apoio do prefeito Silva Neto (PDT), que está no segundo mandato. (Foto ilustração: Keinha ao lado de Silva Neto)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 06:28h
Prefeito

Disputa em Água Fria vai ser entre Renan de Ziza e Manoel Potinha

 

A eleição na cidade de Água Fria terá disputa para prefeito entre Renan de Ziza (PL), que já foi presidente da Câmara Municipal e prefeito por um curto período, e Manoel Potinha (DEM), atual prefeito, que vai à reeleição. Renan de Ziza está otimista com a possibilidade de ser prefeito de Água Fria. (Foto ilustração: Renan de Ziza e Manoel Potinha)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 06:23h
Prefeito 2020

Candeal terá disputa entre Everton Cerqueira e Tadeu

 

O prefeito da cidade de Candeal Ewerton Cerqueira (DEM - Foto ilustração) deve enfrentar nas eleições de novembro o ex-prefeito Tadeu (Solidariedade). A eleição promete ser uma das mais disputadas da história da cidade. Ewerton Cerqueira está no primeiro mandato.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 06:10h
Auxílio Emergencial

Mais 5,4 milhões recebem novas parcelas do auxílio nesta sexta-feira

 

Mais 5,4 milhões de beneficiários recebem novas parcelas do auxílio emergencial de R$ 600 nesta sexta-feira (24). A Caixa vai creditar na conta poupança digital a primeira, segunda, terceira e quarta parcelas para 3,5 milhões nascidos em fevereiro, que fazem parte do ciclo 1 do novo calendário. Outro 1,9 milhão do Bolsa Família, com o NIS final 5, receberá a quarta parcela do auxílio. (Foto ilustração)

Neste sábado, também começa o calendário de saque em dinheiro para 3,8 milhões nascidos em janeiro. As agências da Caixa vão abrir em todo o país, das 8h às 12h. A data coincide também com o saque do FGTS emergencial que começa para os nascidos em janeiro. Veja a relação de agências que vão funcionar neste sábado (25)

Com as novas duas parcelas, o calendário para o grupo que se cadastrou pelo aplicativo e site da Caixa ou CadÚnico passou a ser organizado em ciclos de crédito e saque, de acordo com o mês em que o trabalhador recebeu a primeira parcela do benefício ou o período de inscrição no programa.

O pagamento dos que recebem hoje será por meio de débito em conta poupança digital. O beneficiário pode movimentar para pagamento de boletos, conta de água, luz e telefone, além de fazer compras, por meio do aplicativo Caixa Tem. O resgate em dinheiro e transferência só são liberados no calend&aacut...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 06:05h
Moeda norte-americana

Dólar salta 2% e tem maior alta em quase 1 mês com exterior arisco

 

O dólar teve firme alta ante o real nesta quinta-feira, devolvendo parte das quedas das últimas três sessões, em um clássico dia de aversão a risco nos mercados externos por receios sobre o ritmo de recuperação dos Estados Unidos em meio a temores de efeitos econômicos de tensões EUA-China. (Foto ilustração)

O dólar à vista subiu 1,96%, a 5,2145 reais na venda, maior alta diária desde 26 de junho.

Na B3, o dólar futuro avançava 1,86%, a 5,2160, às 17h01.

A alta desta quinta quebrou uma sequência de três quedas, na qual o dólar acumulou perda de 4,98%. (Por José de Castro)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 06:00h
Receita Federal

Receita libera hoje consulta ao 3º lote de restituição do IRPF

 

A Receita Federal abre nesta sexta-feira (24), às 9 horas, a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2020. O crédito bancário para 3.985.007 contribuintes será realizado na próxima sexta-feira, dia 31, totalizando R$ 5,7 bilhões. (Foto ilustração)

Desse total, R$ 2.056.423.308,19 são para contribuintes que têm prioridade legal de recebimento: 88.420 contribuintes idosos acima de 80 anos, 646.111 contribuintes entre 60 e 79 anos, 47.170 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 346.793 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Foram contemplados ainda 2.856.513 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 28 de março.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na internet. Na consulta à página da Receita, no Portal e-CAC, é possível acessar o serviço Meu Imposto de Renda e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situa&ccedi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 05:55h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: Brasil registra 59.962 novos casos em 24 horas

 

Dados do Ministério da Saúde mostram que dos 2,22 milhões de brasileiros que foram infectados pelo novo coronavírus, 68,6% se recuperaram da doença, 3,7% morreram e 27,7% estão em tratamento. A informação está na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada hoje (23). (Foto ilustração)

O número acumulado de casos confirmados de covid-19 no Brasil chega a 2.228.475. Nas últimas 24 horas, foram acrescidas às estatísticas do Ministério da Saúde 59.962 novos diagnósticos positivos da doença.

O país chegou a 84.082 mortes por causa do novo coronavírus. De acordo com o balanço do ministério, foram 1.311 óbitos registrados nas últimas 24 horas. Estão sendo investigadas 3.786 mortes.

Até agora, 1.570.237 pacientes se recuperaram da doença e 633.156 pessoas estão em tratamento.

O Brasil ocupa o 2º lugar no ranking mundial da covid-19 no número de casos confirmados e de mortes, atrás apenas dos Estados Unidos, que bateu a marca de 4 milhões de infectados e 144.032 óbitos em decorrência do novo coronavírus.

Covid-19 nos estados

Os estados com mais registros de mortes por covid-19 são: São Paulo (20.894), Rio de Janeiro (12.535), Ceará (7.374), Pernambuco (6.211) e Pará (5.616). As...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 05:50h
Coronavírus na Bahia

Covid-19: Bahia registra 5.113 novos casos com 56 mortes nesta quinta-feira (23)

 

A instabilidade e lentidão no sistema e-SUS VE do Ministério da Saúde, desde o fim de semana, ainda provoca reflexos nesta quinta-feira (23), tendo em vista que os municípios baianos ficaram impossibilitados de registrar em tempo oportuno, os casos ambulatoriais de coronavírus (Covid-19). Com a retomada do sistema apenas na quarta-feira (22), os casos que foram acumulados neste período estão sendo lançados progressivamente, o que significa que a taxa de crescimento das últimas 48 horas não representam a realidade dos fatos. (Foto ilustração)

Em virtude dessa falha no sistema ministerial, foram registrados 5.113 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +3,8%), 56 óbitos (+1,9%) e 4.616 curados (+4,0%) nesta quinta (23). Dos 138.358 casos confirmados desde o início da pandemia, 120.862 já são considerados curados, 14.452 encontram-se ativos e 3.044 tiveram óbito confirmado.

Os casos confirmados ocorreram em 408 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (37,07%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (3.351,54), Itajuípe (2.845,15), Ipiaú (2.511,28), Dário Meira (2.287,58) e Aurelino Leal (2.263,46).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 283.438 casos descartados e 78.411 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Sa&u...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2020 05:45h
Feira de Santana

Covid-19: Feira tem 134 novos casos e atinge o total de 128 mortes nesta quinta (23)

 

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou os dados do boletim epidemiológico do novo coronavírus (Covid-19) desta quarta-feira, 22. Confira abaixo: (Foto ilustração)

Casos confirmados no dia: 134

Pacientes recuperados no dia: 30

Resultados negativos no dia: 74

Alta hospitalar no dia: 05

Óbitos comunicados no dia: 09

Data dos óbitos:

28/06

06/07

13/07

13/07

18/07

20/07

21/07

22/07

22/07

A Secretaria de Saúde ressalta que a inclusão no boletim dos registros de óbito por covid-19 é feita quando a declaração de óbito, ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à Vigilância Epidemiológica.

NÚMEROS TOTAIS

Total de pacientes ativos: 2.561

Total de casos confirmados no município: 6.442 (Período de 06 de...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.07.2020 17:47h
Câmara Federal

Projeto institui sistema nacional de informações sobre Covid-19

 

O Projeto de Lei 3752/20 institui um sistema nacional de informações relativas à Covid-19, para armazenar, tratar e integrar dados e informações sobre a doença no Brasil, com coordenação do Ministério da Saúde. O objetivo é contribuir para a formulação, a execução e a avaliação das ações de enfrentamento da emergência de saúde pública. (Foto ilustração)

A proposta tramita na Câmara dos Deputados e foi apresentada pela bancada do PT, sendo o primeiro signatário o deputado Célio Moura (PT-TO).

Conforme o texto, o sistema deverá manter públicos e atualizados dados sobre o número de casos confirmados (total e nas 24 horas anteriores); de pacientes recuperados (total e nas 24 horas anteriores); de óbitos (total e nas 24 horas anteriores); de hospitalizados em enfermarias e UTIs, por unidade de saúde, município e estado; e de sepultamentos diários por município e estado, entre outras informações.

Os dados deverão ainda ser padronizados e categorizados por idade, sexo, raça, cor, etnia, doenças preexistentes e comorbidades.

Acompanhamento

Célio Moura argumenta que a emergência da pandemia de Covid-19 exige acompanhamento de perto dos tomadores de decisão e do público em geral, para maior entendimento do comportamento do vír...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.07.2020 16:36h
Receita Federal

Governo Federal teve queda de quase 30% na arrecadação de junho

 

Ainda com impacto da crise econômica causada pelo coronavírus, a arrecadação federal caiu 29,59% em junho, na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou o Ministério da Economia nesta quinta-feira (23). O tombo já desconta a inflação no período.

O resultado do mês, que ficou em R$ 86,25 bilhões, segue a tendência de baixa registrada em maio (- 32,92%) e abril (- 28,95%) na comparação com 2019.

Junho, portanto, foi quinto mês seguido de retração nas receitas, agravando o cenário de déficit das contas públicas em 2020 e indicando retração da atividade no fim do primeiro semestre. (Folha)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.07.2020 16:02h
Tribunal Eleitoral

Bolívia adia para outubro eleições presidenciais

 

O Tribunal Eleitoral da Bolívia anunciou nesta quinta-feira (23) o adiamento das eleições gerais no país para 18 de outubro. Até o momento, o primeiro turno do pleito estava marcado para 6 de setembro.

O presidente da corte, Salvador Romero, afirmou que "esta eleição requer mais medidas de segurança sanitária para proteger a saúde dos bolivianos". "Não podemos realizar as eleições sem os resguardos suficientes", afirmou, em referência à pandemia de coronavírus. Caso seja necessário, um eventual segundo turno ocorrerá em 29 de novembro. Esta é a segunda vez que a votação presidencial no país é adiada. Romero alega que a medida obedece a relatórios médicos que apontam o pico da crise no país por volta do fim de agosto e começo de setembro.

Nos últimos cinco dias, a polícia boliviana retirou mais de 400 cadáveres de ruas e casas, 85% deles de pessoas consideradas infectadas com o novo coronavírus. (LA PAZ | AFP/ Profissionais de saúde carregam caixão de vítima de coronavórus em Cochabamba - 20.jul.20/AFP)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.07.2020 15:39h
Prega revolução

Mandetta admite que pode ser candidato a presidente em 2022

 

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta admitiu que pode ser candidato a presidente da República daqui a dois anos. "Em 2022, eu vou estar em praça pública lutando por algo em que eu acredito", afirmou ele em entrevista ao Programa Ponto a Ponto, do canal BandNews TV.

"Se o Democratas [o DEM, partido ao qual é filiado] acreditar na mesma coisa, eu vou. Se o Democratas achar que ele quer outra coisa, eu vou procurar o meu caminho. Eu vou achar o caminho. Como candidato, ou carregando o porta-estandarte do candidato em que eu acreditar. Mas que eu vou participar ativamente das eleições, eu vou", seguiu Mandetta. (Folha)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.07.2020 15:21h
Após polêmica

Pfizer nega que EUA compraram todas as doses de vacina

 

A diretora médica da Pfizer Brasil, Márjori Dulcine, negou a informação de que a farmacêutica teria vendido para os Estados Unidos "todas" as vacinas que vai produzir contra a Covid-19 até o ano que vem.

Em entrevista à rádio BandNews FMF, Dulcine afirmou que a empresa pretende fabricar 1,3 bilhão de doses, e que governo americano adquiriu "só" 100 milhões de doses, incialmente, com distribuição prevista para os anos de 2020 e 2021.

Na visão da diretora, a confusão pode ter ocorrido por causa da divulgação feita pelos Estados Unidos, que anunciou a compra das doses por US$ 2 bilhões (cerca de R$ 10 bilhões).

Atualmente, os estudos da Pfizer, em parceria com a farmacêutica BioNtech, estão testando 30 mil voluntários em todo o mundo. O Brasil possui mil deles, divididos entre São Paulo e Bahia.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.07.2020 14:20h
Investigados por crimes eleitorais

PSDB prevê impacto de denúncias contra Serra e Alckmin em eleições municipais

 

Integrantes da cúpula nacional do PSDB já preveem prejuízos eleitorais para o partido este ano em razão das recentes denúncias do Ministério Público e operações policiais contra tucanos paulistas, como o senador José Serra e o ex-governador Geraldo Alckmin. (Foto ilustração: Geraldo Alckmin e José Serra)

A avaliação é de que as denúncias têm potencial para prejudicar não só a reeleição de Bruno Covas a prefeito de São Paulo, como a de Nelson Marchezan em Porto Alegre e até a tentativa da professora Luísa Barreto de se eleger prefeita de Belo Horizonte.

Nesta quinta-feira (23), o MP de São Paulo denunciou Alckmin por falsidade ideológica eleitoral, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. No início de julho, o Ministério Público Federal denunciou Serra, que foi alvo de operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (22).

Embora defendam a inocência de Alckmin e Serra, tucanos mineiros ligados ao deputado federal Aécio Neves reclamaram, em reservado, do tratamento diferenciado dispensado pelos tucanos paulistas, no que classificaram como “corporativismo paulista”.

Eles lembram que, quando Aécio Neves esteve na mira das autoridades, Covas e o governador paulista, João Doria, foram a público defender a expulsão do parlamentar do PSDB. Com Serra e Alckmin, fizeram quest&atild...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.07.2020 13:30h
Bahia

Governo estabelece toque de recolher em 6 municípios e prorroga medida em Juazeiro

 

Decretos publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (23) estabelecem toque de recolher nas cidades de Cachoeira, Coribe, Correntina, Poções, Santa Maria da Vitória e São Félix, e prorroga medida no município de Juazeiro, que terminaria na quarta (22). Os dois novos decretos têm validade até o dia 29 de julho. A ação adotada pelo Governo do Estado visa conter o avanço da contaminação pelo novo coronavírus no interior da Bahia. (Foto ilustração: cidade de Cachoeira)

Nos municípios fica estabelecida a restrição de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 18h às 5h.

Ainda nas seis cidades que entraram hoje nesta medida, fica autorizado, das 5h às 16h, somente o funcionamento dos serviços essenciais e, em especial, as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.07.2020 13:00h
Estatal do Petróleo

Petrobras aprova pagamento de R$ 1,7 bilhão a acionistas

 

A Petrobras aprovou o pagamento de dividendos no valor de R$ 1,7 bilhão para as ações ordinárias da empresa e de R$ 2,5 milhões para ações preferenciais. (Foto ilustração)

A decisão foi tomada em assembleia geral ordinária, realizada ontem (22), no Rio de Janeiro, com base no resultado anual de 2019 e na variação da taxa Selic nos sete primeiros meses do ano (até 22 de julho).

Com isso, o pagamento será de R$ 0,238069 por ação ordinária e de R$ 0,000457 por ação preferencial. O pagamento do dividendo será realizado em 15 de dezembro deste ano.

Mais informações podem ser obtidas no site da Petrobras. (istoé)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.07.2020 12:30h
Transporte intermunicipal

Bahia tem mais três municípios com transporte suspenso; total chega a 390

 

Belo Campo, Botuporã e Santana terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de sexta-feira (24). A decisão, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta (23). (Foto ilustração: prefeitura da cidade de Botuporã)

Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de van. O decreto ainda mantém suspensas, até 31 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.07.2020 12:00h
Governo Federal

Quatro a cada dez domicílios do país receberam auxílio em junho

 

A distribuição do auxílio emergencial atingiu quatro em cada dez (43%) domicílios brasileiros em junho, segundo a PNAD Covid19 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada nesta quinta-feira (23) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). (Foto ilustração)

Ao todo, 29,4 milhões de residências receberam algum auxílio relacionado à pandemia, como o auxílio emergencial e o benefício emergencial de preservação do emprego e da renda. O país tem 68,3 milhões de domicílios.

O valor médio no benefício foi de R$ 881 por domicílio. Em maio, 26,3 milhões de domicílios receberam auxílio, o que representa cerca de 38,7% do total.

Em junho, quase metade da população (49,5%), cerca de 104,5 milhões de pessoas, viviam em domicílios em que, pelo menos, um morador recebeu auxílio.

Os estados das regiões Norte e Nordeste tiveram 45% dos domicílios beneficiados com auxílio emergencial. No Amapá e no Maranhão, a proporção de beneficiados foi superior a 65%. Já em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a cobertura do programa não alcançou 30% dos domicílios. (R7) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.07.2020 11:40h
De olho no Palácio Tomé de Souza

Aposta do PT em Salvador, Denice participa de debate promovido por executiva nacional

 

A convite da executiva nacional do PT, a major Denice Santiago, nome da sigla na disputa pela Prefeitura de Salvador, participa de um debate nesta sexta-feira (24) com as também pré-candidatas Benedita da Silva e Leninha —que concorrem, respectivamente, aos Executivos do Rio de Janeiro (RJ) e de Montes Claros (MG). (Foto ilustração: Rui Costa e Denice Santiago)

Elas discutirão, dentre outros temas, a presença da mulher negra no ambiente político.

O encontro virtual, que terá transmissão da TVPT (TV do Partido dos Trabalhadores), a partir das 19h, celebra o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. (bahia.ba)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia