Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você é a favor que haja o carnaval no inicio de 2022?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 12:00h
Feira de Santana

Colbert Martins: "Devo convocar da Câmara pelo menos três"

 
Foto Reprodução

O prefeito Colbert Martins voltou a falar da convocação de vereadores para assumir vagas no Executivo. Segundo o gestor, pelo menos três nomes deverão ser convocados. 

“Eu vou conversar com os partidos políticos para poder decidir essa questão. Eu devo convocar da Câmara pelo menos três, é um compromisso meu. A princípio são três nomes da Câmara e quem indica são os partidos, vou conversar com todos os aliados”, afirmou.

Questionado sobre indicações de Carlos Geilson e do deputado José de Arimatéia, Colbert explicou. “O nosso compromisso foi colocar no mandato [Geilson], colocar uma nova vaga de deputado em Feira foi o nosso compromisso. O Republicanos deve ter uma vaga no primeiro escalão do nosso governo”, informou. (Daniela Oliveira com informações do programa Levante a Voz/ Foto Reprodução)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 11:24h
Sudoeste baiano

"Brincadeira tem hora", ironiza prefeito de Brumado ao afirmar que não voltará a fechar comércio

 
Foto Lay Amorim

O país vive uma segunda onda da Covid-19, o novo coronavírus e muitos governadores e prefeitos estão decretando diversas restrições para conter a proliferação da doença. Em Brumado, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) garantiu que não irá retroceder nos decretos de flexibilização e que o comércio se manterá aberto. Em entrevista ao site, ele frisou que o município de Brumado continuará pioneiro nesse sentido. “Entendo que essa segunda onda não pega. Não pegou em Manaus, não pegou nas cidades litorâneas do Rio de Janeiro e não vai pegar muito menos aqui. Não vamos inviabilizar a economia e as indústrias. Brincadeira tem hora”, ironizou. Para o gestor, a economia precisa se manter ativa para que os impactos da pandemia não sejam tão destrutivos para a cidade. “A construção civil é o maior sintoma de uma economia. Se não tivéssemos construindo não estava circulando riqueza, ninguém estava apostando no futuro”, pontuou. (Achei Sudoeste/ Foto Lay Amorim)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 11:00h
Setor Industrial

IBGE: inflação na indústria desacelera para 1,39% em novembro

 

Os preços da indústria subiram 1,39% em novembro de 2020 em relação ao mês anterior. Apesar da alta, houve desaceleração em relação ao resultado de outubro, quando o índice registrou a maior alta da série histórica (3,41%), iniciada em 2014. (Foto ilustração)

A inflação na indústria em novembro foi a menor observada em cinco meses, mas o indicador já registra 16 altas consecutivas e elevações históricas nos acumulados do ano (18,92%) e dos últimos 12 meses com 19,69%.

Os dados são do Índice de Preços ao Produtor (IPP), que mede a variação dos preços de produtos na porta da fábrica, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação, divulgados hoje (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os valores acumulados são os maiores de toda a série do IPP iniciada em janeiro de 2014.

Segundo o IBGE, em novembro, 19 das 24 atividades analisadas apresentaram variações positivas na comparação com o mês anterior. Mas a atividade alimentar (2,76%) foi a principal responsável pela elevação do índice.

“O setor representa cerca de 25% do peso do IPP, porém, em novembro, ao juntar a variação com o peso, a contribuição no resultado foi de 0,71 ponto percentual dentro dos 1,39%, ou se...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 10:41h
Salvador

"É continuidade, mas sem continuísmo", diz Bruno Reis sobre sua gestão

 
Foto Reprodução

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), comentou sua carreira política até assumir a prefeitura de Salvador neste ano de 2021. Em entrevista a Mário Kertész hoje (5), durante o Jornal da Bahia no Ar da Rádio Metrópole, ele falou que chega ao cargo com consciência do atual momento da cidade.

"Lá atrás, quando comecei há 23 anos atrás, como estagiário da Câmara, nunca imaginava que poderia chegar à condição de prefeito de Salvador. A medida que fui crescendo na vida pública, crescendo degrau a degrau e subindo cada andar, chegando à condição de vice-prefeito, esse sonho passou a ser possível. Não escondo de ninguém minha disposição e garra de trabalhar. Mas preciso reconhecer que nesse momento eu estou muito preocupado", disse Bruno.

"Não esperava assumir a cidade em uma condição tão adversa como agora. É verdade, em 2013 nosso prefeito ACM Neto pegou um pepino com a cidade destruída, autoestima baixa e as finanças impactantes. O debate era se a cidade não tinha iluminação, a rua estava esburacada e a coleta de lixo não funciona. Agora não, o debate é outro e os problemas são mais complexos. Imagino o meu desafio e de todos os prefeitos de assumir a sua cidade em plena pandemia. Leio o noticiário do Brasil e do mundo e você fica perplexo", comentou.

O prefeito elegeu as prioridades desse primeiro momento de gestã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 10:00h
Fruto de inadimplência

Banco do Brasil vai vender 1.404 imóveis em várias regiões do país

 

O Banco do Brasil anunciou a venda de 1.404 imóveis com descontos que podem chegar a 70%. A oferta abrange casas e apartamentos com valores que variam de R$ 15 mil a R$ 21,7 milhões. (Foto ilustração)

A campanha de venda tem previsão de seguir até o dia 15 de janeiro. Informações sobre os imóveis podem ser obtidas por meio deste site.

A Região Nordeste é a que concentra maior número de imóveis à venda, com 590 unidades e descontos de até 65%. Em seguida está a Centro-Oeste: 349 imóveis e descontos de até 70%.

O banco informou que, em 2020, vendeu 770 imóveis decorrentes de créditos concedidos a inadimplentes. Destes, 684 foram por meio da plataforma Seu Imóvel BB. As outras vendas foram feitas por meio de leilão online ou por venda direta.

“Para dar segurança ao comprador, o BB garante o pagamento de todas as despesas vinculadas ao imóvel até a transferência da propriedade ao comprador, como impostos, taxas de energia, água e gás e condomínio”, informou, por meio de nota, o banco.

Para acessar o site do Banco do Brasil com as ofertas de imóveis, clique aqui.

Portal AgroBB

Desde abril do ano passado, o banco disponibilizou um outro portal – o AgroBB –, que é dedicado exclusivamente à venda de imó...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 09:42h
Assembleia Legislativa

Com dois deputados eleitos prefeitos, Bira Corôa e Pastor Ubaldino assumem cadeira na AL-BA

 
Foto: Divulgação

Assumiram cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nesta segunda-feira (4) os deputados Bira Corôa (PT) e Pastor Ubaldino (PSD), ambos haviam sido diplomados como suplentes nas eleições 2018.

A convocação ocorre após êxitos dos deputados Zé Cocá (PP), eleito em Jequié, e Jânio Natal (PL), em Porto Seguro, nas últimas eleições municiapis . A cerimônia reservada ocorreu na sala da Presidência, e os novos parlamentares foram empossados pelo presidente da Casa, Nelson Leal (PP).

Bira e Ubaldino disputaram as eleições em 2018 pela coligação PT / PMB / PSD / PR / PDT / PODE / PRP / PP / PSB / Avante. No pleito, receberam 43.743 e 42.721, respectivamente. Ambos já exerceram três mandatos como deputado estadual. (Bahia Notícias/ Foto: Divulgação)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 09:10h
Covid 19

Decreto que proíbe shows e aulas na Bahia é prorrogado até 15 de janeiro

 
Foto Reprodução

O Governo do Estado prorrogou o decreto que suspende as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada e os shows em toda a Bahia. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (5) e vale até o dia 15 de janeiro de 2021.

O decreto, que venceria nesta segunda (4), ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes.

Cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva desses eventos não está permitida. (Secom/BA/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 08:50h
Recôncavo da Bahia

Saj: Genival Deolino dar posse ao seu secretariado; equipe foi escolhida por critérios técnicos

 

Nesta segunda-feira (4), o prefeito Genival Deolino reuniu, no prédio da prefeitura, a sua equipe de secretariado para dar posse aos escolhidos que irão administrar as pastas do município. A Secretária Municipal de Educação, Renilda Berreto, participou da reunião de forma virtual, por estar cumprindo isolamento, enquanto aguarda resultado de teste para a Covid-19. Alguns superintendentes, diretores e ocupantes de cargos de liderança também se fizeram presentes no momento, onde o prefeito conduziu uma breve apresentação de todos e reforçou o direcionamento da gestão. (Foto ilustração)

O momento também contou com as falas do vereador Caíque Barbosa, líder do governo na câmara, e do presidente da casa legislativa, o vereador Chico de Dega. Genival afirmou que toda equipe foi escolhida com critérios técnicos e de competências nas respectivas áreas. Ressaltou ainda a sua plena confiança no bom resultado que toda cidade obterá com a implantação do plano de governo por cada uma das pastas da gestão. (infosaj)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 08:38h
Sul da Bahia

Após prefeito eleito não tomar posse; Câmara de Firmino Alves anula rejeição às contas do gestor

 
Foto Reprodução

Nesta segunda-feira (04) foi realizada uma sessão extraordinária na Câmara de Vereadores de Firmino Alves para anular os decretos que rejeitaram as contas do ex gestor Padre Aguinaldo(PDT).

A Comissão de Finanças e Orçamento encontraram no rito processual vícios de condução por parte do ex presidente, anulando por completo as rejeições das contas de 2011 e 2012 que geravam no padre o efeito de inexigibilidade.

Com essa decisão a defesa do Padre Aguinaldo vai alegar que sendo assim o fato jurídico que atrapalhava a posse do mesmo não mais existe. (Políticos do Sul da Bahia/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 08:00h
Feira de Santana

Cleudson Almeida deixa Procon e assume SMT; Secretaria de Saúde tem secretário interino

 
Foto Reprodução

O prefeito Colbert Filho nomeou mais seis nomes que vão compor o primeiro escalão do seu governo. Os decretos foram publicados no Diário Oficial Eletrônico, edições de segunda-feira, 4, e desta terça-feira, 5.

Cleudson Almeida deixa o Procon para assumir a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). Carlos Brito se mantém na Secretaria de Planejamento (Seplam), assim como Gilberte Lucas continua no cargo de diretora presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana.

Na Secretaria de Saúde, Jailson Rodrigues Duarte assume interinamente. Ele vai acumular o cargo de diretor do Departamento de Gestão da Rede Própria da secretaria. Pablo Roberto continua na Secretaria de Desenvolvimento Social e Joedilson Machado foi nomeado para a Secretaria de Relações Interinstitucionais.

Empossados

Foram reconduzidos aos seus respectivos cargos Edson Borges, na Secretaria de Comunicação Social; Expedito Eloy, Secretaria da Fazenda; Denilton Brito, Secretaria de Governo e Moacir Lima, Secretaria de Prevenção à Violência. (Secom/ Foto Reprodução)  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 07:43h
Educação

Fies oferecerá 93 mil vagas para financiamento estudantil em 2021

 
Foto Marcello Casal Jr

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) vai oferecer 93 mil vagas em 2021. Com isso, o aporte financeiro do Ministério da Educação (MEC) será de R$ 500 milhões para viabilizar as vagas. Esses números estão no Plano Trienal do Fundo de Financiamento Estudantil, publicado no último dia de dezembro.

O plano traz a previsão para os próximos três anos. Nesse período, serão ofertadas, no total, 279 mil vagas. O Fies é o programa do governo federal que tem como meta facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas. Criado em 1999, ele é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

O período de inscrições para o processo seletivo do Fies para o 1º semestre de 2021 é do dia 26 até as 23h59 de 29 de janeiro de 2021. O resultado será divulgado no dia 2 de fevereiro. Para os pré-selecionados em chamada única, o prazo para complementar a inscrição é de 3 a 5 de fevereiro.

Os candidatos não pré-selecionados na chamada única do Fies podem disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. Todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos na lista de espera. A convocação por meio da lista de espera ocorrerá de 3 de fevereiro até o dia 18 de março de 2021. (Agênci...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 06:56h
Bahia

Otto Alencar diz que só define posição para governador em 2022

 

O senador Otto Alencar (PSD-foto ilustração) disse ontem que só define sua posição para governador em março de 2022. Elogiou o seu colega, senador Jaques Wagner, nome posto pelo PT, e fechou dizendo que não vai ser obstáculo no grupo. O PSD hoje está com prefeito em 105 municípios na Bahia. Tem 6 deputados federais, 10 estaduais e dois senadores. (Declaração na Tribuna da Bahia)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 06:55h
Saúde pública

Brasil ainda sem previsão de vacina contra a Covid -19

 

Uma notícia nada boa está sendo veiculada na imprensa nacional. É que não temos uma previsão de vacina contra a Covid -19 para o povo brasileiro. O governo bem que ensaia uma data e diz que pode ter início da vacinação, na “melhor hipótese”, em 20 de janeiro e, na “pior”, em 10 de fevereiro.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 06:53h
Economia

Auxílio emergencial deixa de ser repassado para mais de 42 milhões de pessoas

 

No Brasil 42 milhões de pessoas começam o ano de 2021 sem o auxílio emergencial, no valor de R$ 300,00, mesmo estando ainda numa pandemia com o novo coronarívus. O Governo Federal diz que não tem dinheiro e o Congresso Nacional, que pode criar uma lei defendendo o benefício, está de recesso. Ou seja, qualquer luz no fim do túnel, só em fevereiro.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 06:51h
Enquete

Maioria dos internautas não acreditam em nova onda de Covid -19

 

Mesmo com os números crescentes de infectados e mortos no Brasil com a Covid -19, no site Bahia na Política os internautas dizem o contrário. Na enquete de dezembro, 69,23% disseram não acreditar em uma segunda onda da Covid -19 no Brasil. Para 30,77% há, sim, uma nova onda.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 06:44h
Câmara Municipal

Feira de Santana: Poder Executivo teve todos os seus projetos aprovados

 

O ano de 2020 foi positivo para o Poder Executivo na Câmara Municipal de Feira de Santana. Teve aprovados os 17 Projetos de Lei Ordinária encaminhados à Casa. E dos cinco Projetos de Lei Complementar quatro foram aprovados e um arquivado. (Foto ilustração: Prefeitura de Feira de Santana)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 06:42h
Feira de Santana

Colbert Martins: Gabinete mais ágil, operoso e político

 

Projetar politicamente Feira de Santana na Bahia e no Brasil, vai requerer do prefeito Colbert Martins (MDB) um gabinete mais ágil, operoso e político nas demandas da sociedade. Esse perfil vai permitir que o chefe do Poder Executivo tenha tempo para acompanhar mais de perto as questões nacionais e estaduais. Além de maior projeção em nível estadual.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 06:40h
Câmara Municipal

Iaçu: Nilson Moura assume o quarto mandato de vereador

 

Candidato pela chapa liderada pelo prefeito Nixon Duarte (PSD), Nilson Moura (MDB-foto ilustração) assume o quarto mandato de vereador na cidade de Iaçu. Promete uma ação voltada para as suas bases e apoio ao Governo Municipal. O distrito de Lajedo Alto é o seu principal reduto eleitoral.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 06:38h
Feira de Santana

Colbert Martins reafirma que haverá Secretaria da Mulher

 

O prefeito Colbert Martins (MDB), sempre que trata de reforma administrativa no seu governo, faz questão de ressaltar que haverá uma Secretaria dos Direitos da Mulher. Na Câmara Municipal a questão ainda está sem definição.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 06:34h
Posse

Pedrão: Sosthenes Serravalle diz que serão mais quatro anos de realizações

 

Depois de tomar posse para o segundo mandato de prefeito em Pedrão, sexta-feira (1º) à noite, o odontólogo Sosthenes Serravalle (PSD) disse que serão mais quatro anos de realizações para o povo pedronense. Sosthenes prometeu muito trabalho e dedicação para o crescimento de Pedrão. Na mesma sessão foram empossados o vice-prefeito Gildásio Vieira (PL) e os nove vereadores do Município.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 06:27h
Posse

Antônio Cardoso: Lu de Gel toma posse e diz que vai governar para todos

 

Em um ato solene, mas de controle sanitário rígido em razão da pandemia, a prefeita Lu de Gel (PP), a vice-prefeita Nadja Paulino (PSDB) e os nove vereadores tomaram posse na manhã de sexta-feira (1º), na cidade de Antônio Cardoso. Em seu discurso, Lu de Gel agradeceu aos seus eleitores e destacou que agora é a hora de governar para todos. (Foto: Lu de Gel e Nadja Paulino)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 06:25h
Feira de Santana

Colbert Martins quer diálogo com os governos federal e estadual

 

O prefeito Colbert Martins, em seu discurso de posse, fez questão de dizer que vai buscar o diálogo com os governos federal e estadual. E pediu ajuda dos vereadores e deputados presentes, José de Arimatéia (Republicanos) e Carlos Geilson (PSDB), para que juntos possam buscar recursos para o Município.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 06:23h
Executivo e Legislativo

Diário Oficial Eletrônico fora do ar em Feira de Santana

 

O Diário Oficial Eletrônico do Município de Feira de Santana ficou fora do ar durante todo o dia de ontem. Uma queda no sistema provocou a pane. Os curiosos de plantão ficaram na expectativa de quando volta a funcionar. Todos de olho nas nomeações dos cargos em comissão dos poderes Executivo e Legislativo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 06:20h
Governo Federal

Governo deixa de gastar R$ 80 bi do orçamento de combate à covid

 

O governo federal deixou de gastar R$ 80,7 bilhões no combate à pandemia de coronavírus no Brasil no ano passado. O valor equivale a 13% do total do orçamento liberado por meio de medidas provisórias (MP), que é de R$ 604,7 bilhões. Foram gastos até o final de dezembro R$ 524 bilhões (87%) do previsto. (Foto ilustração)

A informação consta do painel de Monitoramento dos Gastos da União com Combate à Covid-19, no Portal Tesouro Transparente, da Secretaria do Tesouro Nacional, ligada ao Ministério da Economia.

O orçamento inclui também a Medida Provisória 1.015/2020, de 17 de dezembro, que determinou abertura de crédito extraordinário, em favor do Ministério da Saúde, no valor de R$ 20 bilhões para aquisição de vacinas contra a covid-19.

O auxílio emergencial, que liderou os gastos no ano passado, teve també a maior sobra, de R$ 28,8 bilhões. Do total previsto de R$ 322 bilhões para as cinco parcelas de R$ 600 e quatro extras de R$ 300, por meio de medidas provisórias, foram gastos R$ 293,12 bilhões. O Ministério da Cidadania, responsável pela execução, não respondeu o que será feito com o resíduo nem a justificativa para não ter gasto a totalidade.

Em segundo lugar, entre os maiores gastos efetivados no combate ao coronavírus está o auxílio aos estados e municí...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 06:10h
Covid-19 na Europa

Primeiro-ministro anuncia novo lockdown na Inglaterra até fevereiro

 

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson (foto ilustração), foi à televisão, nesta segunda-feira (4), decretar um novo lockdown na Inglaterra. O lockdown (fechamento completo) vai até, no mínimo, meados de fevereiro e se aplica a todas as áreas, como escolas e comércio. As pessoas foram instruídas a permanecerem em casa desde já, para conter o avanço de uma nova variante do coronavírus.

A medida passa a valer a partir desta terça-feira (5), mas o governo já pediu que, se possível, as pessoas não saiam mais de casa a partir desta segunda.

Escolas foram fechadas, mas creches ainda estão abertas. Assim como restaurantes, que podem abrir para fazer entrega, contato que não seja de bebidas alcoólicas. Curiosamente, as lojas que vendem e entregam bebidas alcoólicas ficarão fechadas até fevereiro, inclusive para entregas, “para reduzir a socialização”. (DP)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 06:03h
Mercado de Capitais

Após renovar recorde, Ibovespa segue Wall St e fecha 1º pregão do ano em queda

 

O Ibovespa fechou com uma queda discreta o primeiro pregão do ano, novamente sem conseguir se sustentar acima dos 120 mil pontos, que superou mais cedo ao bater recorde intradia, com o viés de baixa em Nova York enfraquecendo as compras. (Foto ilustração)

Índice de referência do mercado acionários brasileiro, o Ibovespa terminou esta segunda-feira com decréscimo de 0,15%, a 118.837,53 pontos, segundo dados preliminares, após bater 120.353,81 pontos no melhor momento.

O volume financeiro da sessão somou 27,9 bilhões de reais.

O setor de mineração e siderurgia figurou mais uma vez na ponta positiva, com Vale avançando 4,46%, enquanto bancos contrabalançaram, com Itaú Unibanco PN caindo 2,26% e Bradesco PN recuando 2,65%. (Por Paula Arend Laier) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 05:52h
Feira de Santana

Embasa prorroga até dia 29 de janeiro condições especiais para quitação de débitos

 

A Embasa prorrogou até o dia 29 de janeiro as condições especiais de pagamento de contas atrasadas para os usuários de seus serviços, a exemplo de prazo para pagamento da entrada, anistia de multa e juros, entre outras facilidades. (Foto ilustração)  

“Esta campanha foi pensada para contemplar os usuários dos serviços da Embasa que querem por em dia suas contas atrasadas e precisam de um apoio, pois estão reerguendo suas finanças aos poucos”, explica Thalita Vieira, gerente comercial da empresa. “A pandemia do novo coronavírus ainda está afetando muitas famílias e alguns setores do comércio devido às perdas financeiras provocadas pelos vários meses de isolamento social, em 2020, e pela desaceleração da atividade econômica no chamado novo normal”.  

Condições especiais – As condições especiais de pagamento podem ser simuladas na Agência Virtual Embasa com acesso via web ou por aplicativo ou pelo teleatendimento (0800 0555 195). “Esses canais permitem que o usuário ache a oferta que melhor se adeque à sua condição econômica com segurança e comodidade”, explica Vieira.

Para quem preferir atendimento presencial, os postos da Embasa na rede SAC estão funcionando em todo o estado através de agendamento. Além das várias opções de acesso a atendimento e simulação do pagamento facilitado de...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 05:41h
Imunizante contra o Covid-19

México aprova vacina de Oxford para uso emergencial contra a Covid-19

 

A agência administradora de medicamentos do México aprovou a vacina produzida pela Universidade de Oxford e AstraZeneca para uso emergencial no país contra a Covid-19. (Foto ilustração)

A informação foi divulgada pelo vice-secretário de saúde Hugo López-Gatell, em tuíte na noite desta segunda-feira (4).

É a segunda vacina contra o novo coronavírus aprovada no país, depois do produto da Pfizer, que o México autorizou e começou a aplicar na população em dezembro.

O ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, saudou a notícia da segunda autorização de vacina de emergência e escreveu no Twitter que “a produção começará em breve no México”. (CNN)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 05:30h
Inclusão Social

Caixa divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2021

 

Responsável por operar o Bolsa Família, a Caixa Econômica Federal divulgou ontem (4) o calendário de pagamentos do benefício social para 2021. Em janeiro, o pagamento será feito entre os dias 18 e 29. Confira o calendário de pagamento para todos os meses do ano na tabela acima: (Foto ilustração: Tabela de pagamento)

Programa com 14 milhões de famílias inscritas, o Bolsa Família paga os beneficiários conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Os depósitos ocorrem sempre nos dez últimos dias úteis de cada mês. (r7) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 05:27h
Moeda norte-americana

Dólar inicia ano em forte alta e fecha a R$ 5,26

 

Em meio a uma nova onda de lockdowns em países europeus e a instabilidade política nos Estados Unidos, o dólar começou 2021 com forte alta, aproximando-se dos R$ 5,30 em alguns momentos. A bolsa de valores, que operou em alta durante a manhã, não sustentou os ganhos e fechou em baixa. (Foto ilustração)

O dólar comercial encerrou esta segunda-feira (4) vendido a R$ 5,268, com alta de R$ 0,079 (+1,53%). Num dia de fortes oscilações, a cotação chegou a cair para R$ 5,12 por volta das 9h15, mas disparou durante a tarde. Na máxima do dia, por volta das 16h50, chegou a R$ 5,28.

A volatilidade também foi sentida no mercado de ações. O índice Ibovespa, da B3, fechou o dia aos 118.858 pontos, com recuo de 0,13%. Pela manhã, o indicador chegou a bater recorde e superar os 120 mil pontos, mas não conseguiu manter o ritmo, influenciado pelo cenário internacional.

O aumento global de casos de covid-19 e o ritmo lento de vacinação em alguns países alimentaram o clima de pessimismo. Hoje, o Reino Unido decretou lockdown total no país até meados de fevereiro para conter a disseminação da variante do novo coronavírus mais contagiosa que as anteriores.

O clima político nos Estados Unidos, com a realização do segundo turno para as eleições do Senado na Geórgia, também influenciou os mercados. Os três principais índices q...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 05:25h
Coronavírus no Brasil

Brasil atinge 196,4 mil mortes por covid e 7,75 milhões de casos

 

O Brasil contabilizou nas últimas 24 horas 466 mortes por covid-19 e 18.102 novos casos, segundo dados enviados pelos estados ao Ministério da Saúde nesta segunda-feira (4). (Foto ilustração)

No entanto, o levantamento não conta com informações do Amazonas e do Espírito Santo, que tiveram problemas técnicos.

Com os novos números, o país chega à marca de 196.484 mortes em decorrência da covid-19, além de um acumulado de 7.751.721 infecções. Deste total, mais de 6,8 milhões já se recuperaram.

Vale ressaltar que devido ao feriado de Ano-Novo, os registros foram menores nos últimos dias. Os diagnósticos e óbitos represados no período devem ser atualizados ao longo da semana.

São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina são os estados com os maiores números de casos — 32,5% do total em todo o país.

A média móvel de mortes está em 702 por dia e registra queda de 9,9% em relação a 14 dias atrás.

Já a média do número de novos casos por dia ficou em 35.270, uma queda de 26,6% na comparação com 21 de dezembro. (r7)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 05:20h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 815 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 815 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 1.236 recuperados (+0,3%). Dos 496.823 casos confirmados desde o início da pandemia, 483.275 já são considerados recuperados, 4.302 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/. (Foto ilustração)

Óbitos

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 28 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.01.2021 05:15h
Feira de Santana

Feira de Santana não registra nenhuma morte por Covid-19 há cinco dias

 

Feira de Santana não registrou nenhuma morte por Covid-19 nos últimos cinco dias. O município está perto de alcançar a marca de 18 mil recuperados do Coronavírus. Até agora, são exatamente 17.921 pacientes livres da doença, índice que representa 88% dos casos confirmados. Além disso, nas últimas 24h foram registrados 95 exames negativos para o vírus e 115 casos positivos. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 59 pacientes internados no município e 2.061 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. A informação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde nesta segunda-feira (04).

NÚMEROS DESTA SEGUNDA-FEIRA 04 de janeiro de 2021

Casos confirmados no dia: 115

Pacientes recuperados no dia: 297

Resultados negativos no dia: 95

Alta hospitalar no dia: 4

Óbito comunicado no dia: 0

NÚMEROS TOTAIS

Total de pacientes ativos: 2.061

Total de casos confirmados no município: 20.336 (Período de 06 de março a 04 de janeiro de 2021)

Total de pacientes em isolamento domiciliar: 2.002

Total de pacientes hos...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 17:00h
Variante europeu do Covid-19

São Paulo confirma dois casos da variante inglesa do novo coronavírus

 

A variante do novo coronavírus, detectada inicialmente no Reino Unido, já está no Brasil. A confirmação foi feita na tarde de hoje (4) pela Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, após análise de amostras no Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz. (Foto ilustração)

Dois casos foram confirmados em São Paulo. Uma das pessoas com resultado positivo é uma mulher de 25 anos, residente em São Paulo, que se infectou após contato com viajantes que passaram pelo território britânico. No dia 20 de dezembro, ela começou a apresentar sintomas como dores de cabeça e garganta, tosse, mal-estar e perda de paladar.

O outro infectado é um homem de 34 anos, e a Secretaria de Saúde investiga seu local de moradia e sintomas.

Segundo a secretaria, ambos os casos são da linhagem B.1.1.7, nova cepa que não se mostra mais letal, mas pode ser mais transmissível.

Na última quinta-feira, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de São Paulo foi notificado pelo laboratório de medicina diagnóstica Dasa da suspeita de dois casos de uma variante do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no estado de São Paulo. A confirmação da cepa em dois pacientes foi feita por meio de sequenciamento genético realizado em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 16:40h
Governo Federal

MP prorroga prazo para pagamentos ao setor cultural pela Lei Aldir Blanc

 

A Medida Provisória 1019/20 prorroga o prazo para utilização dos recursos da Lei Aldir Blanc, que liberou R$ 3 bilhões para minimizar os impactos da pandemia no setor cultural. Pelo texto, poderão ser gastos em 2021 os recursos comprometidos em 2020. (Foto ilustração)

Os gestores deverão divulgar em sites públicos as informações sobre os valores a serem pagos e os beneficiários dos recursos em 2021. Serão pagas apenas as verbas já empenhadas e inscritas em restos a pagar. Até então, os efeitos da lei terminariam em 2020.

Dados da Secretaria Especial de Cultura sobre a situação atual da execução dos recursos da Lei Aldir Blanc pelos entes responsáveis constatou que, dos 811 municípios pesquisados, 65% ainda tinham recursos comprometidos que não entraram em processo de pagamento.

A Lei Aldir Blanc prevê três tipos de apoio ao setor cultural: renda emergencial de R$ 600 para os trabalhadores; subsídio mensal de até R$ 10 mil para a manutenção de espaços artísticos e culturais; e prêmios.

Em contrapartida, após a retomada das atividades, as instituições beneficiadas deverão realizar atividades para alunos de escolas públicas, prioritariamente, ou para a comunidade, de forma gratuita. Entre os beneficiados estão teatros, pontos de cultura, companhias de dança, bibliotecas, cineclubes, festas tradiciona...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 16:20h
Vacina Oxford e AstraZeneca

Anvisa quer mais dados para autorizar uso de vacina produzida na Índia

 

Em nova reunião com representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou hoje (4) o pedido de mais informações para liberar a autorização emergencial do uso das doses da vacina contra a covid-19 que serão importadas do Serum Institute of India, que produz o imunizante da Oxford e AstraZeneca na Índia. Lá, o uso emergencial já foi aprovado. (Foto ilustração)

No dia 31 de dezembro de 2020, a Anvisa autorizou a importação, em caráter excepcional, de 2 milhões de doses da vacina britânica da Oxford, produzida em parceria com a Fiocruz no Brasil. As doses importadas foram fabricadas. Em nota, a agência reguladora informa que fez, na manhã desta segunda-feira, uma reunião para tratar da submissão do protocolo do uso emergencial das doses da vacina.

Na reunião, representantes da Fiocruz apresentaram os dados já de posse da fundação. Na ocasião, a agência reguladora listou informações, ainda aguardadas pela Fiocruz, que são necessárias para que esta possa pedir autorização para uso emergencial da vacina no Brasil.

“Na reunião, a Fiocruz mostrou que está empenhada para que essas informações sejam reunidas e apresentadas à Anvisa com a maior brevidade”, diz a nota.

A Anvisa que saber se o produto do fabricante i...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 16:00h
Balança Comercial

Brasil exportou US$ 50,23 bi a mais do que importou em 2020

 

A queda das importações em ritmo maior que o recuo das exportações fez a balança comercial encerrar 2020 com superávit maior do que em 2019. No ano passado, o Brasil exportou US$ 50,235 bilhões a mais do que importou, alta de 4,6% em relação ao superávit observado em 2019. Pelo critério da média diária, que divide o saldo total pelo número de dias úteis, o crescimento somou 7,1%. (Foto ilustração)

O superávit cresceu pela primeira vez depois de dois anos seguidos de queda. Em 2017, o indicador bateu recorde, atingindo US$ 66,989 bilhões. Depois disso, o superávit caiu para US$ 58,033 bilhões em 2018 e US$ 48,035 bilhões em 2019.

No ano passado, o Brasil exportou US$ 206,972 bilhões, com recuo de 5,9% em relação a 2019 pelo critério da média diária. As importações somaram US$ 156,737 bilhões, com retração de 9,5% também pela média diária. Como as compras do exterior caíram mais do que as vendas, o saldo comercial cresceu no acumulado do ano.

Por causa da pandemia da covid-19, o Brasil passou a exportar menos à medida que o consumo mundial caiu. Em contrapartida, o país também passou a comprar menos do exterior por causa da alta de quase 30% do dólar no ano passado.

Dezembro

O superávit da balança comercial poderia ter sido maior...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 15:52h
Sul da Bahia

Justiça Eleitoral suspende posse de prefeito de Firmino Alves

 
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia indeferiu o registro de candidatura de Padre Aguinaldo (PDT), que foi eleito novo prefeito da cidade de Firmino Alves, no sul da Bahia. Com isso, a diplomação e a posse dele foram anuladas pelo TRE.

Com isso, o presidente da Câmara de Vereadores assume a prefeitura, até decisão final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso seja mantida a anulação da candidatura de Padre Aguinaldo, novas eleições serão realizadas na cidade.

Durante toda a eleição, a candidatura de Padre Aguinaldo estava sub judice, após caso de abuso de poder. No documento, o TRE afirma que os decretos legislativos rejeitaram as contas de Padre Aguinaldo e, além disso, também se esgotaram as possibilidades de pedido de recurso junto ao TRE. Ele ainda pode apelar junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ainda no processo, o TRE descreve que uma decisão liminar, pedida por ele, já havia sido anulada em 15 de dezembro, incidindo novamente na inelegibilidade de Padre Aguinaldo. Esse documento saiu antes da data limite para a diplomação.

No dia 18, moradores de Firmino Alves fecharam trecho da BA-263, entre a cidade e Itororó em protesto. Eles reivindicaram a diplomação de Padre Aguinaldo, que foi eleito com 50,01% dos votos válidos.

Outro pedido de recurso, que foi concedido a ele no dia 30 de dezembro, depois da data de diplomação, e por isso ela foi anulada. O ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 12:45h
Variante do Covid-19

Cepa sul-africana do coronavírus é mais perigosa que a britânica, diz ministro

 

A variante do novo coronavírus identificada na África do Sul é ainda mais perigosa do que a mutação altamente infecciosa identificada no Reino Unido, disse o ministro de Saúde britânico, Matt Hancock, nesta segunda-feira (4). (Foto ilustração)

"Estou extremamente preocupado com a variante sul-africana e é por isso que tomamos as medidas de restringir todos os voos da África do Sul", disse ele à rádio BBC.

"Este é um problema muito, muito significativo (...) e é ainda mais problemático do que a nova variante do Reino Unido", completou.

Também nesta segunda-feira, a emissora britânica ITV disse, citando um consultor científico não identificado do governo britânico, que cientistas não estariam totalmente confiantes de que as vacinas contra a Covid-19 funcionarão contra a variante do coronavírus encontrada na África do Sul.

"De acordo com um dos consultores científicos do governo, o motivo da 'incrível preocupação' de Matt Hancock sobre a variante sul-africana do Covid-19 é que eles não estão tão confiantes de que as vacinas serão tão eficazes contra ela quanto são para a variante do Reino Unido”, afirmou o editor político da ITV, Robert Peston.

Cientistas, incluindo o CEO da BioNTech, Ugur Sahin, e John Bell, professor de medicina da Un...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 11:44h
Educação

Enem servirá de conclusão do Ensino Médio na Bahia mesmo sem aulas para 3º ano em 2020

 
Foto Carol Garcia/ GOVBA

Na Bahia os estudantes poderão utilizar as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outras provas semelhantes para requerer o aproveitamento de estudos e concluir o ensino médio.

A Secretaria da Educação (SEC) editou uma portaria que dispõe sobre as regras de aproveitamento de estudos para os concluintes do Ensino Médio de 2020, em todas as ofertas e modalidades integrantes do Sistema Estadual de Ensino da Bahia.

Valerão para a requisição os resultados do Enem e do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA); nos exames de certificação aplicados pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA); e nas atividades com características de terminalidade desenvolvidas pelas unidades escolares da rede estadual de ensino, sob coordenação da SEC.

De acordo com a superintendente de Políticas para a Educação Básica de SEC, Manuelita Brito, a iniciativa rem caráter excepcional. 

"O desejo e o empenho da Secretaria da Educação do Estado é para que as provas do Enem sejam adiadas para o mês de maio, mas independente da sua data de aplicação, é necessário oportunizar a todos os estudantes, e não apenas os inscritos no ENEM, a conclusão do Ensino Médio, considerando as adversidades impostas pela pandemia do novo Coronavírus, em 2020, e, sobretudo, os conhecimentos e saberes adquiri...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
Lindiomar - Cerveja
 
Tinga - material eletrico
 
Meio - Sindicato dos Comerciarios
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2021

2020

2019

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia