Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você é a favor da terceira dose de vacina contra a covid - 19?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 11:03h
Política

Em 1º decreto, prefeito de Jacobina reduz salário para o mínimo

 
Foto Acesse Política

Em primeiro decreto assinado como prefeito da cidade de Jacobina, Tiago Dias (PCdoB) reduz o próprio salário em 92% e equipara valor ao salário mínimo de R$ 1.100 pelos próximos 12 meses. Anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (4), em transmissão ao vivo no Instagram.

“Primeiro decreto assinado e o local escolhido foi o Construindo o Amanhã. Assumo o compromisso de reduzir o meu salário para um salário mínimo. Estamos em um momento de pandemia e quero fazer a minha parte para trazer Dias Melhores para nossa cidade”, escreveu ele na rede social.

Na última sexta-feira (1º), ele foi até a Câmara Municipal da cidade para tomar posse montado em um boi e vestido com roupas de vaqueiro. (Bahia;ba/ Foto Acesse Política)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 10:35h
Política

Democratas governa 30% da população da Bahia; partido elegeu 39 prefeitos

 
Foto Divulgação

O Democratas passou a governar, desde o dia 1ºde janeiro, com a posse dos 39 prefeitos eleitos da legenda nas cidades, cerca de 30% da população da Bahia para o mandato que vai até 2024. Com isso, o partido presidido nacionalmente pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, administra o maior percentual de baianos entre todas as legendas no estado.

O DEM elegeu dez prefeitos entre os 30 maiores colégios eleitorais do estado, entre eles Salvador, com Bruno Reis sucedendo ACM Neto e sendo eleito com o maior percentual de votos do país levando em consideração as capitais, com quase 65%.

De acordo com o jornal Correio, a sigla ainda teve o maior número de votos para prefeitos em toda a Bahia nas eleições de 2020, com cerca de 1,5 milhão de votos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e superou partidos como o PT, legenda do governador Rui Costa, que teve em torno de 1,1 milhão de votos.

No dia da posse dos novos prefeitos, o deputado federal Paulo Azi, que é o presidente do Democratas na Bahia, comemorou o resultado da legenda em novembro do ano passado e destacou que, com 39 prefeitos eleitos, o partido vai gerir o Executivo municipal para cerca de 30% da população da Bahia.

“O partido se preparou e apresentou, por um lado, quadros competentes e capacitados nesta eleição e, por outro, nomes já testados e aprovados por suas respectivas populações”, afirmou Azi. (Bahia.ba/ Foto Divulgação)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 10:08h
Economia

FGV diz que inflação medida pelo IPC-S fecha 2020 em 5,17%

 
Foto Reprodução

O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S), de 31 de dezembro de 2020, variou 1,07%, ficando 0,14 ponto percentual abaixo da taxa registrada na semana anterior. No ano, o indicador acumulou alta de 5,17%. Os dados foram divulgados hoje (4), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre).

A apuração de preços - feita entre 1º e 31 de dezembro - registrou decréscimo em suas taxas de variação em quatro das oito classes de despesa que compõem o índice.

O grupo Educação, Leitura e Recreação deu a maior contribuição para a queda semanal, variando de 2,19% para -0,58%, com destaque para o item passagem aérea, que passou de 9,62% para -9,49%.

Também tiveram decréscimo na variação os grupos Alimentação (1,73% para 1,47%), com destaque para hortaliças e legumes (0,01% para -1,61%); Transportes (0,71% para 0,68%), tendo maior relevância a variação do preço do etanol (3,63% para 2,67%); e Comunicação (0,10% para 0,02%) com a mensalidade para internet passando de -0,20% para -0,40%.

Tiveram alta na taxa de variação os grupos Habitação (2,28% para 2,87%), com a tarifa de eletricidade residencial passando de 9,35% para 11,93%; Vestuário (-0,21% para 0,38%), com a variação das roupas indo de -0,47% para 0,35%; e Saúde e Cuidados Pessoais (0,09% para 0,29%...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 09:35h
Sul da Bahia

Filho de Herzem Gusmão diz que estado de saúde do pai está em evolução

 
Foto Divulgação

Internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, após contrair Covid 19, o prefeito de Vitória da Conquista Herzem Gusmão (Foto Divulgação) apresenta melhora em seu quadro de saúde. Transferido para o hospital paulista para tratar de sequelas da doença, o prefeito está sendo acompanhado pelo filho, Danilo Freire Gusmão, que é médico e gravou um vídeo dando notícias do pai.

“Acabo de sair de lá e meu pai está bastante animado, lúcido, perguntando sobre todas as situações que acontecem em Conquista", disse. 

Danilo agradeceu a preocupação com o pai e acredita na pronta recuperação. Ainda não há previsão de alta hospitalar. 
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 08:50h
Atraso inédito

Bahia: Governo deve pagar salários de dezembro dos defensores públicos

 
Foto: Divulgação / DP-BA

O governo da Bahia prevê liberar nesta segunda-feira (4) os R$ 13,7 milhões necessários para pagar o salário de dezembro dos 376 defensores públicos do estado.

Em nota encaminhada ao site, a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) informou que o valor será proveniente da antecipação de recursos de janeiro do orçamento da Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) para 2021. A pasta confirmou que o Executivo estadual não autorizou a suplementação orçamentária para o órgão em dezembro, mas não explicou qual a motivação para a negativa. Limitou-se a dizer que o governo repassou todos os recursos previstos no orçamento de 2020 para a instituição.

A antecipação do orçamento de 2021 atende, segundo a Secom, pedido em ofício encaminhado pelo órgão em 1º de janeiro, “com a finalidade de viabilizar os pagamentos em aberto”.

ENTENDA O CASO

Com a falta de suplementação, a Defensoria Pública da Bahia ficou sem recursos em caixa para depositar os salários de dezembro dos 376 defensores públicos que atuam no estado.

Segundo o defensor público geral em exercício, Pedro Casali Bahia, a situação é inédita, e as suplementações são tradicionais, ocorrendo desde 2007.

Para ele, há tratamento...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 08:00h
Sul da Bahia

Inusitado: Com Covid, prefeito de Itarantim toma posse dentro de carro

 
Foto Reprodução

A cerimônia de posse em Itarantim foi inusitada, já que o prefeito Fabio Gusmão (PSD) testou positivo para coronavaírus e foi empossado dentro do carro, e rapidamente.

O prefeito está em isolamento por conta do coronavírus, com sintomas leves, ele deverá receber alta na próxima semana. (Políticos do Sul da Bahia/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 07:21h
Feira de Santana

Abstenção de Jhonatas Monteiro mostra primeiro descompasso na oposição

 

O discurso de que caminhariam juntos na eleição da presidência da Câmara Municipal de Feira de Santana não funcionou na oposição liderada pelo PT. O PSOL, que tem como vereador Jhonatas Monteiro, preferiu se abster na votação. Ou seja, não roeu a corda.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 07:20h
Câmara Municipal

Colbert Martins ainda não anunciou o líder do governo

 

O prefeito Colbert Martins (MDB) ainda não anunciou quem vai ser o líder do governo na Câmara Municipal de Feira de Santana. Preferiu esperar passar as eleições da Mesa do Legislativo. Como só teremos sessão dia 1º de fevereiro de 2021, ainda há tempo para a escolha. 
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 07:16h
Feira de Santana

Colbert Martins deve anunciar seus secretários terça-feira

 

Depois de anunciar alguns nomes do primeiro escalão no dia 1º de janeiro, o prefeito Colbert Martins (MDB-foto ilustração) promete para terça-feira (5) a divulgação do restante dos secretários municipais. A ideia é contemplar siglas aliadas, nomes pessoais, mais acomodações de vereadores.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 07:13h
Câmara de Feira de Santana

Oposição ficou com dois cargos na mesa e mais a Corregedoria

 

A oposição ao Governo Municipal tem duas vagas na nova Mesa Diretiva: Silvio Dias primeiro vice-presidente e Galeguinho (PSB) terceiro secretário. A oposição teve também a vaga de Corregedor com o neo-oposicionista Luiz da Feira (PROS).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 07:06h
Feira de Santana

Fernando Torres diz que imprensa terá melhor tratamento na sua administração

 

Eleito presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana para o biênio 2021 e 2022, Fernando Torres (PSD-foto ilustração) fez questão de ressaltar que a imprensa será prestigiada na sua gestão. No que tange à imprensa, o presidente disse querer dar um tratamento melhor à categoria. “Não que Zé Carneiro não tenha dado, mas quero conversar com o presidente do sindicato de vocês para que possa melhorar o tratamento”, declarou Fernando.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 07:04h
Eleição da Câmara Municipal

Fernando Torres agradece a Colbert, Ronaldo e Zé Neto

 

A formação da chapa de Fernando Torres para a eleição da Câmara Municipal, que teve dois vereadores da oposição entre os sete da Mesa, no seu discurso de posse agradeceu a neutralidade de Colbert Martins (MDB), José Ronaldo (DEM) e Zé Neto (PT) no processo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 07:02h
Feira de Santana

Eremita Araújo está fora da Educação com eleição para a Mesa da Câmara Municipal

 

A eleição da vereadora Eremita Araújo (PSDB-foto ilustração) para a 2ª Secretaria da Mesa da Câmara Municipal de Feira de Santana encerra a novela da sua permanência na Secretaria de Educação. Eremita chegou a ser nomeada para a pasta antes do segundo turno, mas teve uma relação tumultuada na pasta. Para completar a vereadora teve Covid -19 no período e acabou sendo afastada definitivamente do cargo em 2020.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 07:00h
Câmara Federal

Colbert Martins vai dedicar maior atenção ao Orçamento da União

 

Conhecedor do funcionamento da Câmara na capital federal, Colbert Martins (MDB) vai dedicar o mês de janeiro a contatos com os parlamentares da Bahia. Ao site Bahia na Política disse que o momento é de buscar emendas ao Orçamento da União, previsto para ser votado em fevereiro. “É hora de encostar nos deputados e buscar recursos via emendas ao orçamento. E eu vou a Brasília quantas vezes precisar”, disse Colbert Martins.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 06:57h
Feira de Santana

Quem ocupar cargo comissionado não poderá ter parentes no governo

 

Ao publicar decreto no apagar das luzes de 2020, em 31 de dezembro, o prefeito Colbert Martins acaba com emprego familiar no governo. Ou seja, nomeação de cônjuge, companheiro ou parente, para provimento de cargos em comissão e funções de confiança no âmbito da administração pública municipal está proibido. A informação é que tinha ocupante de cargo comissionado com esposa, filho e até nora em função no governo. (Foto ilustração: Prefeitura Municipal de Feira de Santana)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 06:54h
Prefeitura Municipal

Feira de Santana: Gerusa Sampaio deve ir para o Governo Municipal

 

A vereadora Gerusa (DEM - foto ilustração), que deverá ser convidada para o Governo Municipal, sonha com a Secretaria de Desenvolvimento Social, mas ainda não foi definida qual será sua pasta. A informação que chega ao site Bahia na Política é que até a Secretaria de Educação foi sondada para ela.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 06:53h
Feira de Santana

Câmara Municipal e as nomeações do primeiro escalão

 

Na Câmara Municipal a expetativa é para as nomeações dos cargos mais importantes entre os comissionados. Todos de olho no Diário Oficial Eletrônico, quando começaram a sair as nomeações da administração Fernando Torres (PSD). Destaque para os cargos de Diretor, Procurador, Ouvidoria, Chefe da Ascom e Gerência Legislativa, além do chefe de Gabinete da Presidência.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 06:50h
Feira de Santana

Edson Borges assume a Comunicação por mais um período

 

Secretário de Comunicação no início do governo do prefeito Tarcízio Pimenta (DEM) e em 2020 no governo Colbert Martins (MDB), o jornalista e radialista Edson Borges (foto ilustração) está entre os primeiros secretários nomeados para a administração municipal que começou dia 1º de janeiro de 2021. Ou seja, vai para a terceiro período como secretário de Comunicação.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 06:46h
Diz Instituto Paraná

Governador Rui Costa tem a aprovação de 84,2% dos baianos

 

Quem fechou o ano de 2020 com muita alegria foi o governador Rui Costa (Foto ilustração). O Instituto Paraná Pesquisas divulgou que Rui atualmente é avaliado positivamente por 84,2% dos baianos. A pesquisa foi feita entre os dias 18 e 22 de dezembro, em 187 municípios, e foram ouvidas 2.016 pessoas. O resultado da avaliação: 25% ótimo; 33,5% boa; 25,8% regular. 14,2% avaliaram o governo como ruim ou péssimo, enquanto 1,6% não soube responder ou não quiseram opinar.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 06:45h
Feira de Santana

PT, PSOL, PSB, DC e PROS podem fazer bloco na Câmara

 

Tudo caminha para a formação de um bloco de oposição na Câmara Municipal de Feira de Santana. Estariam na composição os partidos PT, PSOL, PSB, DC e PROS, que juntos têm seis vereadores.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 06:38h
Feira de Santana

Câmara Municipal teve 107 sessões ordinárias em 2020

 

Balanço divulgado pela Gerência Legislativa da Câmara Municipal de Feira de Santana informa que em 2020, apesar da pandemia com o novo coronavírus, houve 107 Sessões Ordinárias. Já extraordinárias foram 8, Sessões Solenes 2 e Audiências Públicas 5. (Foto ilustração: Câmara Municipal de Feira de Santana)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 06:15h
Caixa Econômica Federal

Caixa libera saque de último auxílio emergencial a 3,6 milhões

 

A Caixa Econômica Federal libera nesta segunda-feira (4) o saque em dinheiro da última parcela do auxílio emergencial para 3,6 milhões nascidos em março, que fazem parte do ciclo 6 de pagamento. O valor já havia sido depositado na conta digital e movimentado pelo aplicativo Caixa Tem, mas agora pode ser resgatado ou transferido. (Foto ilustração)

O governo já encerrou o programa que começou em abril e beneficiou 67,9 milhões de pessoas, com R$ 294 bilhões, principalmente trabalhadores informais e população de baixa renda, para minimizar os efeitos da pandemia de coronavírus.

Os beneficiários que terão o saque liberado hoje fazem parte do último grupo e foram aprovados pelo aplicativo da Caixa ou inscritos no CadÚnico. Eles receberam a primeira parcela de R$ 600 em julho e vão ganhar tanto o auxílio normal como a segunda parcela do auxílio extra de R$ 300.

Do total, 69,8 mil poderão resgatar parcela de R$ 600. Os demais 3,6 milhões terão liberado o pagamento referente ao auxílio extensão no valor de R$ 300 ou R$ 600 para mães solteiras.

Segundo a Caixa, os valores creditados na conta poupança digital e não movimentados no prazo de 90 dias, no caso do auxílio emergencial, ou 270 dias, no caso do auxílio emergencial extensão, são devolvidos à União. Para o público que faz parte do Programa Bolsa Família, ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 06:10h
Aniversariante do Dia

Jornalista e Promoter Paulo Norberto em festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 06:03h
Vacina contra o Covid-19

Índia restringe exportação da vacina de Oxford para priorizar imunização no país

 

A Índia restringiu, até pelo menos meados da março, a exportação da vacina contra coronavírus da Universidade de Oxford/ AstraZeneca produzida pelo maior fabricante de vacinas do país, o Serum Institute of India (SII). O anúncio foi feito nesta domingo (3) pelo chefe do instituto. (Foto ilustração)

"Recebemos uma licença restrita apenas para dar e fornecer (a vacina) ao governo da Índia porque eles querem priorizar os segmentos mais vulneráveis e necessitados", disse o CEO do SII, Adar Poonawalla, à CNN americana.

Ao conceder licença de uso emergencial à vacina da AstraZeneca, fabricada na Índia pelo instituto, os reguladores indianos impuseram a condição de que o governo do país fosse o único comprador.

"A única condição é que só possamos fornecer ao governo da Índia. Não podemos vender no mercado privado e não podemos exportar", disse Poonawalla.

No Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é responsável por produzir a mesma vacina.

Compromisso com o Covax

Poonawalla acrescentou que espera que a restrição à exportação da vacina seja amenizada em março ou abril.

O SII está aumentando a produção de vacinas e Poonawalla disse que o fa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 05:54h
Economia

Corretoras poderão atuar com pagamentos de boletos a partir de hoje

 

A partir de hoje (4), as corretoras e as distribuidoras de títulos e valores mobiliários poderão prestar serviço de pagamentos aos clientes. A medida foi aprovada no fim de novembro pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). (Foto ilustração: Banco Central)

Até agora, as contas de registros mantidas por clientes nas corretoras e distribuidoras serviam apenas para fazer aplicações em títulos públicos federais, em instrumentos privados de renda fixa e na bolsa de valores. A partir desta segunda, essas instituições poderão optar por manter as contas de registro ou migrar para o modelo de contas de pagamento, que permitem, por exemplo, a quitação de boletos.

Segundo o Banco Central (BC), a ampliação do escopo de atuação das corretoras e das distribuidoras deve incentivar a concorrência entre prestadores de serviços de pagamento. A medida, informou a autoridade monetária na época da aprovação, também ajudará a aprimorar a gestão de recursos no segmento de intermediação financeira e a ampliar as fontes de receitas dessas instituições, também chamadas de sociedades de intermediação.

Para impedir que o dinheiro destinado ao pagamento de boletos tenha outra destinação, o CMN determinou que os recursos não usados pelos clientes constituirão patrimônio separado das instituições financeiras, devendo ser aplicados em...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 05:46h
Estado da Paraíba

Banco deve indenizar cliente por cobranças indevidas em conta-salário

 

Por entender que a cobrança indevida foi feita de maneira arbitrária e sem consentimento do consumidor, a 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve sentença que condenou o Bradesco a indenizar e restituir em dobro uma cliente. (Foto divulgação)

A autora acionou a Justiça contra descontos indevidos da tarifa cesta expresso em sua conta no banco. Após decisão favorável à cliente na Vara Única de Alagoinha (PB), a instituição financeira recorreu, alegando que houve adesão voluntária aos serviços e que as movimentações na conta ultrapassam os limites de gratuidade estabelecidos pelo Banco Central do Brasil.

No TJ-PB, o desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, relator do processo, observou que o Bradesco não comprovou que a mulher teria contratado a abertura de conta-corrente. Por outro lado, a autora demonstrou que se tratava de conta-salário, destinada apenas ao recebimento de seus proventos, sem outras movimentações.

O magistrado também observou que a Resolução nº 3.402/2006, do Banco Central veda a cobrança de tarifas para essa categoria de conta. "São recorrentes tais práticas pelas instituições financeiras que, embora sejam solicitadas para abertura de conta-salário, induzem os consumidores a erro na abertura de conta-corrente, onde é possível a cobrança de tarifas pelos serviços prestados",...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 05:44h
Justiça Eleitoral

Brasil tem 1.600 servidores suspeitos de se candidatar só para tirar licença

 

Levantamento feito pelo UOL e publicado neste domingo (3/1) aponta que 1.642 servidores podem ter se candidatado nas eleições de 2020 apenas para usufruir de licença remunerada. O informação foi obtida a partir de dados públicos divulgados pela Justiça Eleitoral. (Foto ilustração)

De acordo com a reportagem, ao menos 95 servidores se candidataram e não tiveram nenhum voto sequer. Ou seja, nem eles mesmos votaram em suas candidaturas nas eleições municipais do ano passado.

Por lei, os funcionários devem ser afastar de seus serviços quando decidem disputar eleições. Eles têm direito de continuar recebendo salário enquanto fazem campanha.

Ao todo, 85 municípios brasileiros, de 19 estados, tiveram ao menos um servidores candidato a vereador que não contabilizou votos. No Paraná, por exemplo, foram pelo menos três que se candidataram, em cidades diferentes, sem votos.

Em Bom Jesus das Selvas (MA), três servidores municipais tiraram licença para se candidatar a vereador. Todos eram filiados ao PRTB, sendo dois deles professores. A prefeitura local informou que além dos três postulantes, outras dez candidaturas levantaram suspeitas.

Em Ibicaraí (BA), ao menos dois funcionários municipais disputaram a última eleição mas não angariaram voto algum. Os postulantes concorreram pelo PSDB e receberam pelo menos R$ 1 mil ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 05:39h
Governo Federal

Governo barra exportação de agulhas e seringas para vacinação

 

O Secex (Secretaria de Comércio Exterior) do governo federal proibiu a exportação de seringas e agulhas para vacinação contra a covid-19. De acordo com o órgão, a venda dos produtos para o exterior requer “licença especial". (Foto ilustração)

A decisão surge dias após fracassar a primeira tentativa de comprar os materiais em um pregão eletrônico. No leilão, o ministério só conseguiu oferta para adquirir 7,9 milhões das 331 milhões de unidades que a pasta tem a intenção de comprar para vacinar a população.

A medida é tomada em meio a solicitação do Ministério da Saúde tem respaldo na Lei 13.993/2020, que determina a suspensão da exportação de produtos médicos, hospitalares e de higiene essenciais para o enfrentamento da covid-19 no Brasil. “O produto será adquirido de forma legal pela pasta, dentro do parâmetro de preços praticados no período”, afirma o ministério.

A Abimo (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos) afirma que os preços apresentados pelo governo para a compra de agulhas e seringas era muito baixo. Eles cobram um "preço realista" para vender os materiais e afirmam que o ministério ofereceu R$ 0,13 por seringa quando as companhias pediam entre R$ 0,22 e R$ 0,48.

A as...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 05:35h
Ministério da Saúde

Saúde nega anúncio oficial de vacinação, mas reafirma três hipóteses de datas

 

Horas depois de o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmar que o Ministério da Saúde anunciaria nesta segunda-feira (4) as datas da vacinação contra a Covid-19 no país, a pasta divulgou nota neste domingo (3) informando que não há previsão de anúncio oficial para esta segunda, mas que está “trabalhando incansavelmente para anunciar a data o mais brevemente possível”. (Foto ilustração)

“Todos as tratativas junto aos laboratórios estão sendo realizadas de forma cautelosa e segura, sempre pensando no melhor para todos os brasileiros”, diz o documento.

Na nota, o ministério voltou a dizer que trabalha “com três margens temporais”. A pasta prevê o início da vacinação contra Covid-19 na “melhor hipótese” em 20 de janeiro e, na “pior”, em 10 de fevereiro. As datas já haviam sido informadas pela pasta no último dia 29. Naquele dia, em entrevista à imprensa, o secretário-executivo da pasta, Elcio Franco, apresentou a previsão que foi reiterada em nota neste domingo.

"Na melhor hipótese, nós estaríamos começando a vacinação a partir do dia 20 de janeiro. Num prazo médio, entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, e no prazo mais longo a partir de 10 de fevereiro", disse.

Neste domingo, o prefeito Eduardo Paes e o governador em exercício do Rio de Janeiro, C ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 05:30h
2 milhões de doses

Covid-19: Fiocruz quer contribuir com início da vacinação neste mês

 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou, em nota, que quer contribuir com o início da vacinação contra covid-19 ainda neste mês. Para isso, é necessário a realização do pedido para uso emergencial da vacina, o que deve ser feito nesta semana. (Foto ilustração)

As primeiras vacinas serão importadas da Índia, um dos locais de produção da AstraZeneca, laboratório que tem parceria com a Fiocruz no Brasil. Serão 2 milhões de doses. As demais serão produzidas pela própria fundação brasileira após a chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), também prevista para janeiro.

“A estratégia é contribuir com o início da vacinação, ainda em janeiro, com as doses importadas, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, e, ao mesmo tempo, dar início à produção, conforme cronograma já amplamente divulgado”, informou a Fiocruz. O pedido de registro definitivo da vacina está previsto para ocorrer em 15 de janeiro.

De acordo com a fundação, em uma reunião ocorrida recentemente entre o Ministério da Saúde, a Fiocruz e a AstraZeneca, o laboratório mostrou a viabilidade de entregar ao governo brasileiro doses prontas da vacina para agilizar o processo de vacinação da população.

...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 05:25h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: Brasil registra 196 mil mortes e tem 7,73 mi de casos

 

As mortes por causa da pandemia do novo coronavírus chegaram a 196.018. Nas últimas 24 horas, foram registradas 293 mortes. A soma de pessoas infectadas desde o início da pandemia atingiu 7.733.746. Entre ontem e hoje (2), foram registrados 17.341 novos diagnósticos positivos. No total, 6.813.008 pessoas já se recuperaram da covid-19. (Foto ilustração)

O balanço foi divulgado hoje (3) pelo Ministério da Saúde. O levantamento reúne as informações das secretarias estaduais de Saúde de todo o país.

Em geral, os registros de casos e mortes são menores aos domingos e segundas-feiras em razão da dificuldade de alimentação dos dados pelas secretarias de Saúde aos fins de semana. Já às terças-feiras, os totais tendem a ser maiores pelo acúmulo das informações de fim de semana que são enviadas ao ministério.

Covid nos estados

São Paulo registrou 1.471.422 de pessoas contaminadas. Os outros estados com maior número de casos no país são Minas Gerais (550.672) e Santa Catarina (497.345). Já o Acre tem o menor número de casos (42.046), seguido de Amapá (68.568) e Roraima (68.875).

São Paulo também lidera o número de mortes, com 46.865. Rio de Janeiro (25.616) e Minas Gerais (12.037) aparecem na sequência. Os estados com menos mortes são Roraima (787), Acre (802)...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 05:20h
Covod-19 na Bahia

Bahia registra 722 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 722 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 1.030 recuperados (+0,2%). Dos 496.008 casos confirmados desde o início da pandemia, 482.039 já são considerados recuperados, 4.751 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/. (Foto ilustração)

Óbitos

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 31 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.01.2021 05:15h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 48 novos casos; não houve comunicado de óbitos no final de semana

 

Nas últimas 24h, Feira de Santana não registrou nenhum óbito por Covid-19. Até agora, são exatamente 17.616 pacientes livres da doença, índice que representa 87% dos casos confirmados. Além disso, foram registrados 16 exames negativos para o vírus e 48 casos positivos. (Foto ilustração)

Os resultados positivos de hoje são em relação a liberação dos exames acumulados que haviam realizado coleta entre os dias 17/12 e 23/12 e que estavam aguardando resultado do laboratório.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 63 pacientes internados no município e 2.253 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. A informação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde neste domingo (3).

Números deste domingo 03 de janeiro de 2021

Casos confirmados no dia: 48

Pacientes recuperados no dia: 30

Resultados negativos no dia: 16

Alta hospitalar no dia: 0

Óbito comunicado no dia: 0

A Secretaria de Saúde ressalta que a inclusão no boletim dos registros de óbito por covid-19 é feita quando a declaração de óbito, ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.01.2021 09:30h
Roma

Vaticano planeja campanha de vacinação rápida contra a covid-19

 

A Cidade do Vaticano, menor Estado soberano do mundo, informou neste sábado (2) que espera receber doses suficientes da vacina contra a covid-19 nos próximos dias para inocular todos os seus trabalhadores e residentes. (Foto ilustração)

O Vaticano abriga cerca de 450 pessoas, incluindo o papa Francisco, enquanto várias centenas de seus funcionários vivem em Roma, que circunda a cidade-estado.

"É provável que as vacinas cheguem na segunda semana de janeiro em quantidade suficiente para cobrir as necessidades da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano", afirmou o comunicado da cidade-estado.

A Santa Sé é o órgão governante da Igreja Católica Romana que opera dentro do território do Vaticano.

O Vaticano disse ter comprado um refrigerador de ultracongelamento para armazenar as doses, sugerindo que usará a vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech, que deve ser armazenada a cerca de 70 graus Celsius negativos.

A vacinação terá início na segunda quinzena de janeiro, com prioridade para os profissionais de saúde e segurança pública, idosos e funcionários em contato frequente com o público, disse o Vaticano, com injeções administradas de forma voluntária.

O papa Francisco tem 84 anos e parte de um pulmão removido por uma doença quando ele era jovem na Argentina, seu pa&ia...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.01.2021 09:25h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: Brasil tem 7,71 milhões de casos e 195,7 mil mortes

 

As mortes por causa da pandemia do novo coronavírus chegaram a 195.725. Nas últimas 24 horas, foram registrados 314 mortes. Ontem (1º), o sistema do Ministério da Saúde (MS) marcava 195.411 vidas perdidas. Ainda há 2.402 óbitos em investigação. (Foto ilustração)

A soma de pessoas infectadas desde o inicio da pandemia atingiu 7.716.405 . Entre ontem e hoje (2), foram registrados 15.827 novos diagnósticos positivos. Até essa sexta-feira, o painel da covid-19 do Ministério da Saúde trazia 7.700.578 casos acumulados.

As informações estão na atualização diária sobre a pandemia do ministério, divulgada na noite deste sábado. O balanço reúne as informações levantadas pelas secretarias estaduais de Saúde de todo o país.

Conforme o painel do MS, há ainda 751.260 casos ativos em acompanhamento. O número de pessoas que já se recuperaram da covid-19 chegou a 6.769.420.

Em geral, os registros de casos e mortes são menores aos domingos e segundas-feiras em razão da dificuldade de alimentação dos dados pelas secretarias de Saúde aos fins de semana. Já às terças-feiras, os totais tendem a ser maiores pelo acúmulo das informações de fim de semana que são enviadas ao ministério. (ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.01.2021 09:15h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 602 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 602 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 1.292 recuperados (+0,3%). Dos 495.286 casos confirmados desde o início da pandemia, 481.009 já são considerados recuperados, 5.090 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/. (Foto ilustração)

Óbitos

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 28 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.01.2021 09:00h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 117 novos casos; não houve óbitos neste sábado (02)

 

O Hospital de Campanha está com 90% de ocupação na UTI. O médico Francisco Mota, diretor da unidade hospitalar, salienta que o aumento é reflexo das confraternizações, do período natalino. (Foto ilustração)

Nas últimas 24h, Feira de Santana não registrou nenhum óbito por Covid-19. Até agora, são exatamente 17.586 pacientes livres da doença, índice que representa 87% dos casos confirmados. Além disso, foram registrados 136 exames negativos para o vírus e 117 casos positivos.

Os resultados positivos de hoje são em relação a liberação dos exames acumulados que haviam realizado coleta entre os dias 17/12 e 23/12 e que estavam aguardando resultado do laboratório.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 61 pacientes internados no município e 2.233 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. A informação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde neste sábado (02).

NÚMEROS DESTE SÁBADO 02 de janeiro de 2021

Casos confirmados no dia: 117

Pacientes recuperados no dia: 54

Resultados negativos no dia: 136

Alta hospitalar no dia: 0

Óbitos comunicados no dia: 0

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.01.2021 10:00h
Boa Sorte!

Após prêmio recorde, Mega-Sena sorteia R$ 1,5 milhão neste sábado

 

Apenas dois dias após pagar o maior prêmio da história, a Mega-Sena volta a ser sorteada neste sábado (2) com a promessa de pagar R$ 1,5 milhão ao apostador que acertar sozinho todas as seis dezenas sorteadas pelo concurso 2.331 da loteria. (Foto ilustração)

Caso fature sozinho à bolada deste sábado, o apostador poderá aplicar toda a grana na poupança e obter um rendimento mensal de, aproximadamente, R$ 1.800.

Para concorrer ao prêmio de R$ 1, milhão, basta ir a uma casa lotérica e marcar de 6 a 15 números do volante, podendo deixar que o sistema escolha os números para você (Surpresinha) e/ou concorrer com a mesma aposta por 2, 4 ou 8 concursos consecutivos (Teimosinha).

Cada jogo de seis números custará R$ 4,50. Quanto mais números marcar, maior o preço da aposta e maiores as chances de faturar o prêmio mais cobiçado do país. Outra opção é o Bolão Caixa, que permite ao apostador fazer apostas em grupo.

No último sorteio, realizado na quinta-feira (31), as dezenas sorteadas pela Mega da Virada foram: 17 — 20 — 22 — 35 — 41 — 42. O prêmio principal saiu para duas apostas que vão receber R$ 162.625.108,22 cada. Além do prêmio principal, 1.384 bilhetes acertaram a quina e têm o direito de receber R$ 48.978,81 cada. Outras 105.342 apostas cravaram a quadra e faturaram R$ 919,27 cada. (r7)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.01.2021 09:30h
Setor da Aviação

Governo edita MP que estende prazo de medidas emergenciais para aviação civil devido à pandemia

 

O presidente Jair Bolsonaro editou na quinta-feira (31/12 uma medida provisória que estende o prazo de vigência de medidas emergenciais para a aviação civil em função da pandemia do coronavírus. (Foto ilustração)

A MP altera a data final do período de vigência de normas estabelecidas na medida anterior para o reembolso de voos cancelados ou desistência do voo pelo consumidor.

A nova data final do período --iniciado em 19 de março de 2020-- passa a ser 31 de outubro de 2021, no lugar de 31 de dezembro de 2020.

A MP também revoga o parágrafo 9º do Artigo 3 da lei anterior, que tratava do reembolso dos valores referentes às tarifas aeroportuárias ou de outros valores devidos a entes governamentais. (reuteres)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.01.2021 08:10h
Brasil

Ajuste das contas públicas é urgente para impedir desastre fiscal

 

Para enfrentar a pandemia de covid-19, o Brasil precisou se endividar como nunca antes. Por isso, a Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) cresceu quase R$ 1 trilhão neste ano e tornou-se o maior desafio da economia. Analistas são unânimes em dizer que o país chega a 2021 diante de uma obrigação: colocar as contas públicas em ordem, pois, senão, cairá em uma espiral ainda mais grave de deterioração fiscal. E o que virá depois de um eventual desastre, para a União e para a sociedade, será mais inflação e, por tabela, mais desemprego e pobreza. (Foto ilustração)

De acordo com o Ministério da Economia, a crise sanitária teve impacto primário de R$ 620,5 bilhões — só o auxílio emergencial custou R$ 321,8 bilhões. E, como as contas brasileiras vêm deficitárias desde 2014, o governo teve que se endividar para custear as medidas de combate ao novo coronavírus. A dívida bruta, que era de R$ 5,55 trilhões no início de 2020, foi a R$ 6,574 trilhões até outubro passado — saiu de 75,8% do PIB para 90,7% do PIB, conforme dados do Banco Central (BC).

O patamar é inédito, mas, para o Fundo Monetário Internacional (FMI), essa conta está subdimensionada. É que a instituição multilateral inclui na conta os títulos públicos que são usados pelo BC nas operações compromissadas. Por isso, segundo o Monitor Fiscal do FMI, a perspectiva &ea...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
Lindiomar - Cerveja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2021

2020

2019

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia