Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você é a favor da terceira dose de vacina contra a covid - 19?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2021 06:20h
Feira de Santana

Colbert Martins sem conhecimento da quantidade de vacina de Oxford

 

Na segunda-feira (25) pela manhã o prefeito Colbert Martins (MDB) foi indagado sobre a quantidade de vacina de Oxford contra a Covid – 19 destinada para Feira de Santana por um radialista. Disse que até o momento só sabia pela imprensa e não tinha sido comunicado ainda pelo Governo do Estado. Acredita que só terá a informação quando receber a nota fiscal.
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2021 06:16h
Feira de Santana

Fernando Torres confirma nome de Messias Gonzaga para a Ouvidoria da Câmara Municipal

 

O presidente da Câmara Municipal de Feria de Santana, Fernando Torres (PSD-foto ilustração) confirmou na tarde de ontem que o ex-vereador comunista Messias Gonzaga será o Ouvidor do Legislativo. “Foi uma indicação da oposição, liderada pelos vereadores Silvio Dias (PT), Professor Ivanberg (PT) e Jhonatas Monteiro (PSOL), um acordo da composição da chapa na eleição para presidente. De pronto aceitei o nome e liguei para Messias Gonzaga”, disse Fernando Torres. Quanto à nomeação, só acontecerá dia 1º de fevereiro, já que há uma política de contenção de despesas em razão da queda de receita em 2020 e que vai refletir em 2021, conforme argumentou Torres. 

Substituição

Messias Gonzaga, que é do PC do B, substitui o também ex-vereador e ex-deputado estadual Humberto Cedraz. Na eleição de vereador em 2020 Messias Gonzaga apoiou Silvio Dias (PT), que atualmente é o primeiro vice-presidente do Legislativo. (Colaboração: Programa de Olho na Cidade)
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2021 06:07h
Feira de Santana

Campanha deixa sequelas entre governos do Estado e Município

 

É visível que a campanha entre Colbert Martins (MDB) e Zé Neto (PT) para prefeito em Feira de Santana deixou sequelas. A relação dos governos Estadual e Municipal na área da saúde traduz esse sentimento.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2021 06:00h
"Não é aposentadoria"

Bolsonaro nega volta de auxílio emergencial

 

O presidente Jair Bolsonaro negou, nesta segunda-feira (25/01), que o auxílio emergencial será prorrogado em 2021. Segundo o chefe do Executivo, o benefício não é uma aposentadoria. A declaração foi feita a um apoiador na entrada do Palácio da Alvorada. Ao ser questionado pelo homem sobre um novo auxílio, o mandatário rebateu: (Foto ilustração)

"Não, eu não vou... converso isso com o Paulo Guedes, contigo não. A palavra é emergencial. O que é emergencial? Não é duradouro, não é vitalício, não é aposentadoria. Lamento muita gente passando necessidade, mas a nossa capacidade de endividamento tá no limite", alegou.

Bolsonaro sofreu uma queda em sua popularidade com o fim da medida. Agora, sem ter conseguido tirar do papel um programa social para chamar de seu, ele corre para fazer mudanças no Bolsa Família a partir de fevereiro.

Pressão

Em meio à pressão de senadores em prorrogar o auxílio emergencial, no começo de janeiro, o presidente se posicionou contra a medida afirmando que o governo não tem condições de transformar a ajuda em uma ação vitalícia. Na data, foi irônico ao rebater a questão. (CB)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2021 05:45h
Colapso na saúde

STF abre inquérito contra Pazuello por crise em Manaus

 

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu nesta segunda-feira inquérito para apurar uma suposta omissão do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello (foto ilustração), na gestão da pandemia do Covid-19 em relação ao colapso da saúde pública em Manaus.

Lewandowski atendeu a pedido de apuração do procurador-geral da República, Augusto Aras, e deu 60 dias de prazo para se concluir às apurações.

Na decisão, o ministro do STF deu cinco dias para que Pazuello deponha, contados a partir da sua intimação. (Ricardo Brito/terra)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2021 05:40h
Governo Federal

Governo continua estimulando que empresários comprem vacina, diz Bolsonaro à CNN

 

O presidente Jair Bolsonaro (foto ilustração) afirmou à CNN, em declaração exclusiva nesta segunda-feira (25), que o governo federal continua estimulando a negociação entre os empresários sobre a compra de vacinas da Covid-19.

"Desde o ano passado, nós abrimos negociação para compra de vacinas. Diferente do que estão falando por aí, o governo continua estimulando essa negociação com os empresários. Nós demos o sinal verde para eles lá atrás", destacou.

O presidente também rechaçou que a possibilidade de compra de vacinas por empresas poderia ser interpretada como um "fura fila".

"Não existe nada de furar fila. Uma parte das vacinas seria doada ao Governo Federal. E a outra parte seria usada pela empresa que comprou. O critério de uso da parte que ficaria com as empresas compete às empresas. A outra metade ficaria com o SUS", ressaltou.

Nesta semana, empresas se uniram para comprar pelo menos 11 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca.

Pelo acordo, metade do lote dos imunizantes seria doada para o Sistema Único de Saúde. A outra parte seria usada pelas próprias empresas para vacinar seus funcionários.

Nesta segunda, entretanto, algumas empresas, como Vale, Itaú e Petrobras, discordaram do uso da vacina por empresas, já que a compra p...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2021 05:25h
Contenção de variantes do Coronavírus

Covid-19: Brasil restringe fluxo de estrangeiros por via terrestre e aquaviária

 

Em portaria publicada durante a madrugada no Diário Oficial da União (DOU), o governo brasileiro anuncia a "restrição temporária" para a entrada de estrangeiros no território do país por rodovias, meios terrestres ou transporte aquaviário a partir desta terça-feira (26). (Foto ilustração: Fronteira Brasil/Uruguai)

Como justificativa, o texto cita recomendações da Anvisa diante dos potenciais riscos das duas variantes do novo coronavírus detectadas originalmente no Reino Unido e na África do Sul - ambas consideradas versões mais contagiosas do vírus causador da Covid-19.

Não há previsão de quando as regras da portaria deixarão de vigorar e uma exceção permite o trânsito na fronteira brasileira com o Paraguai, desde que "obedecidos os requisitos migratórios".

O conjunto de medidas é assinado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto; o ministro de Justiça e Segurança Pública André Mendonça; e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Via aérea liberada

A portaria afirma que as restrições não impedem a entrada de estrangeiros no país por via aérea, "desde que obedecidos os requisitos migratórios adequados à sua condição, inclusive o de portar visto de entrada, quando este for exigido pelo ordenamento jur&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2021 05:16h
Deficiência de dados

Anvisa envia ao STF informações sobre uso emergencial da Sputnik V

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) entregou ontem (25) as informações solicitadas pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o pedido de uso emergencial da Sputnik V, vacina contra a covid-19 desenvolvida na Rússia. Na semana passada, o ministro deu prazo de 72 horas para que a agência enviasse esclarecimentos sobre a tramitação do processo. (Foto ilustração)

A Anvisa diz que aguarda o cumprimento das exigências técnicas pelo laboratório responsável pela produção da vacina no Brasil. A apresentação de documentos e esclarecimentos de “pontos cruciais” são aguardados pelos técnicos.

“Quanto à autorização para uso emergencial, em caráter experimental, da vacina Sputnik V, tendo em vista a insuficiência e a incompletude de dados relevantes à análise do pleito, trata-se de solicitação que foi inviabilizada neste momento uma vez que a Anvisa constatou a inadmissibilidade dos documentos apresentados pelo interessado, conforme anteriormente exposto”, diz o documento.

O pedido de informações foi motivado por um pedido do governo da Bahia, que quer autorização do STF para importar e distribuir vacinas mesmo antes da aprovação da Anvisa, desde que os imunizantes já tenham aval de autoridade sanitária estrangeira ou da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). A ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2021 05:12h
Agronegócio - Soja

Brasil aprofunda queda no ritmo de exportação de soja em janeiro; média diária baixa 98%

 

A média de embarques de soja do Brasil até a terceira semana de janeiro despencou 98% na comparação anual, para 1,16 mil toneladas ao dia, pressionada pelo baixo volume do grão disponível para exportação, devido ao atraso na colheita da safra 2020/21, mostraram dados do Ministério da Economia nesta segunda-feira. (Foto ilustração)

Na semana anterior, o ritmo de vendas externas do país, principal produtor e exportador da oleaginosa, já mostrava forte retração, mas a média diária de embarques ainda era maior, de 1,75 mil toneladas. Em janeiro de 2020, este número chegou a 63,5 mil toneladas.

Além do atraso no plantio da safra atual devido à seca, os trabalhos de colheita também têm sido prejudicados pelo amplo volume de chuvas nas regiões produtoras, o que contribui para diminuir o volume do produto para exportação neste mês. Segundo a consultoria AgRural, somente 0,7% das áreas de soja foram colhidas.

Entre outros destaques nas exportações semanais, a média diária de embarques de milho subiu 32,5%, para 126,87 mil toneladas, e a média do café avançou 44,3%, para 10,716 mil toneladas, em relação a janeiro do ano passado. (Por Nayara Figueiredo e Gabriel Araujo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2021 05:10h
Moeda norte-americana

Dólar sobe a R$ 5,50 e fecha no maior nível desde 5 de novembro

 

O dólar à vista fechou nesta segunda-feira, 25, a R$ 5,5089, em alta de 0,55% em relação ao fechamento da última sexta-feira. Foi o terceiro pregão seguido de ganhos e a maior cotação desde 5 de novembro de 2020, quando a moeda americana terminou em R$ 5,54. Ontem, chamou atenção o avanço do coronavírus no Brasil e no mundo, além da saída do presidente da Eletrobrás do comando da estatal. No exterior, as Bolsas terminaram sem sentido único. (Foto ilustração)

Com o feriado do aniversário da cidade de São Paulo nesta segunda, a Bolsa brasileira, a B3, não funcionou e não houve cotações do mercado futuro. O fechamento do dólar à vista teve como base a segunda coleta da taxa Ptax, taxa de câmbio que serve de referência para as cotações da moeda americana, feita pelo Banco Central. (terra)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2021 05:06h
Coronavírus no Brasil

Brasil chega a 217,6 mil mortes por covid e 8,87 milhões de caso

 

O Brasil registrou nas últimas 24 horas um acréscimo de 627 mortes por covid-19 e 26.816 novos casos confirmados, segundo dados enviados pelos estados ao Ministério da Saúde e divulgados pelo Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) nesta segunda-feira (25). (Foto ilustração)

Com os números atualizados, o país chega à marca de 217.664 mortes em decorrência da covid-19, além de 8.871.393 casos acumulados desde o início da pandemia. Deste total, o Ministério da Saúde estima que mais de 7,6 milhões já tenham se recuperado.

São Paulo, Minas Gerais e Bahia se mantêm como os estados com maiores números de casos confirmados.

A média móvel de mortes diárias atingiu hoje o patamar de 1.052, aumento de 3,8% em relação há 14 dias.

Já a média móvel de novos casos por dia atingiu 51.375, um dos maiores desde o início da pandemia. Na comparação com 11 de janeiro, houve redução de 5,3%. (r7)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2021 05:03h
Covid-19 na Bahia

Bahia vacina mais de 84 mil baianos contra Covid-19

 

Com 84.177 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até às 14 horas desta segunda-feira (25), a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/. (Foto ilustração)

Boletim

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.423 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 2.214 recuperados (+0,4%). Dos 566.743 casos confirmados desde o início da pandemia, 546.205 já são considerados recuperados, 10.652 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (21,98%). Os municípios com os maiores coeficientes de inci...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2021 05:00h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 102 novos casos e mais 3 óbitos nesta segunda-feira (25)

 

Nas últimas 24h, Feira de Santana registrou mais 46 pacientes recuperados da Covid-19 e atingiu a marca de 21.626 curados da doença desde o início da epidemia, índice que representa 94,5% dos casos confirmados. Enquanto isso, 121 exames foram negativos e 102 positivos. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 51 pacientes internados no município e 831 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. O informativo também confirma mais três mortes. A informação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde nesta segunda-feira (25).

NÚMEROS DESTA SEGUNDA-FEIRA 25 de janeiro de 2021

Casos confirmados no dia: 102

Pacientes recuperados no dia: 46

Resultados negativos no dia: 121

Total de pacientes hospitalizados no município: 51

Óbitos comunicados no dia: 3

Datas dos óbitos: 17/01, 23/01 e 25/01

NÚMEROS TOTAIS

Total de pacientes ativos: 831

Total de casos confirmados no município: 22.864 (Período de 06 de março de 2020 a 25 de janeiro de 2021)

Total de pacientes em isolamento domiciliar: 780

Total d...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.01.2021 17:10h
Câmara Federal

Câmara lança nesta sexta-feira aplicativo para acompanhar rádio e TV ao vivo

 

A Câmara lança, nesta sexta-feira (29), o aplicativo Câmara ao Vivo. Por meio dele, o cidadão terá acesso direto à Rádio Câmara e à TV Câmara, seja para assistir ou ouvir as transmissões ao vivo ou os programas gravados. Também será possível encontrar as últimas notícias da Agência Câmara. O app pode ser baixado gratuitamente direto na loja de aplicativos do celular. (Foto ilustração)

A secretária de Comunicação da Câmara, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), destaca a simplicidade do aplicativo e lembra o cidadão de um momento muito importante da vida política brasileira: a eleição para a Mesa Diretora da Câmara, quando será definido o novo presidente da Casa, no início de fevereiro.

“Quando a gente tira a burocracia tecnológica do meio do caminho, a gente aproxima o cidadão dos trabalhos parlamentares. O que nós queremos, nós aqui da Câmara, nós da Secom, é que qualquer cidadão, em qualquer local do Brasil e do mundo, através de um único clique no seu celular, possa acompanhar o trabalho do parlamentar. Esse app foi pensado para que a próxima eleição da Mesa Diretora da Câmara seja acompanhada em todo o Brasil por qualquer cidadão e pela própria imprensa em um único toque, sem nenhum tipo de burocracia tecnológica no meio do caminho.” (Agência Câmara)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.01.2021 16:40h
Evitar nova variante do Covid-19

União Europeia quer quarentena de 14 dias para quem chega do Brasil

 

A União Europeia vai recomendar quarentena obrigatória de 14 dias para viajantes que cheguem do Brasil, do Reino Unido ou da África do Sul, onde foram identificadas variantes mais contagiosas do coronavírus. (Foto ilustração)

As medidas entrariam em vigor para viagens essenciais, já que as não essenciais serão "extremamente desaconselhadas", segundo os comissários de Justiça, Didier Reynders, e de Assuntos Internos, Yiva Johansson.

Entre as exceções consideradas essenciais estão profissionais da saúde, passageiros em trânsito, viagens por motivos familiares imperativos ou para estudos e trabalhadores altamente qualificados, se o trabalho for necessário do ponto de vista econômico e não puder ser adiado nem executado no estrangeiro.

Todas essas exceções, assim como cidadãos europeus ou residentes da UE que venham de fora deverão fazer testes PCR no máximo 72 horas antes do embarque. Testes após a chegada e quarentenas devem ser obrigatórios para os que vierem dos países em que foram encontradas variantes.

Na semana passada, a Comissão anunciou a criação de uma zona de risco maior, vermelha-escura, para classificar países em que a circulação do coronavírus está muito intensa, e a intenção de "desencorajar fortemente" a entrada de viajantes de qualquer país de fora da União Europ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.01.2021 15:42h
Câmara Municipal de Feira

Ex-vereador Messias Gonzaga é convidado para a Ouvidoria

 

Vereador em cinco oportunidades, Messias Gonzaga (PC do B-foto ilustração), que atualmente dirige o Inema-BA, foi convidado para assumir a Ouvidoria da Câmara Municipal de Feira de Santana. O convite foi confirmado pelo próprio Messias Gonzaga. Questionado pelo site Bahia na Política, Messias Gonzaga disse que o convite foi feito, mas que só falaria sobre o assunto amanhã. “Disciplina. Sou desse tempo”, declarou o mesmo. Em 2020 Messias Gonzaga apoiou para vereador Silvio Dias (PT), que atualmente é o primeiro vice-presidente do Legislativo.  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.01.2021 15:10h
Capital paulista

São Paulo inaugura memorial em homenagem às vítimas da covid-19

 

No dia em que a cidade de São Paulo completa 467 anos, a prefeitura paulistana inaugura um memorial em homenagem às vítimas do novo coronavírus. O memorial foi instalado hoje (25) no Parque do Carmo, na zona leste. (Foto ilustração)

Para a homenagem, a prefeitura instalou uma escultura, que foi doada pelo Ministério Público, em parceria com o Projeto Hígia Mente Saudável. O monumento conta com uma cápsula do tempo, onde pessoas poderão deixar mensagens de condolências e contar suas experiências de enfrentamento à covid-19 [a doença provocada pelo novo coronavírus]. 

Segundo a prefeitura, as mensagens recebidas serão codificadas e transformadas em cápsulas, que serão depositadas na base da obra, contando a história daqueles que se foram e mensagens de condolências daqueles que perderam um ente querido. As cápsulas serão lacradas na base do monumento pelo período de 100 anos, para que se tenha uma memória da pandemia para as futuras gerações.

A ideia é que, neste local, os frequentadores do parque tenham um espaço físico de reflexão. Também neste parque, desde julho, já estavam sendo plantadas árvores nativas da Mata Atlântica para homenagear os mortos da covid-19.

Até hoje (25) foram plantadas 3.338 mudas no Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo e outras 3.303 no Parque do Carmo, totalizando 6.641 &...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.01.2021 14:35h
Sudoeste da Bahia

Brumado: Médico que atuava na linha de frente no combate à pandemia morre de Covid-19

 

O médico brumadense Sizóstenes Lívio Cunha de Almeida (foto ilustração), 44 anos, que atuava na linha de frente no combate à pandemia, morreu vítima da Covid-19 na manhã desta segunda-feira (25). A informação foi confirmada ao site pelo fisioterapeuta Tito Almeida, que é irmão de Lívio. Segundo Tito, a infecção pulmonar se agravou, causando infecção generalizada. “A saturação de oxigênio caiu e, infelizmente, agora pela manhã ele faleceu. É muito difícil. Faleceu lutando contra a Covid-19, esse era o propósito de sua vida”, relatou. O médico completou 44 anos enquanto estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Vitória da Conquista. (acheisudoeste)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.01.2021 14:00h
"Não há mais obstáculos"

Novas 10 milhões de doses da vacina de Oxford devem chegar da Índia em fevereiro

 

As novas 10 milhões de doses da vacina de Oxford e da AstraZeneca contra a Covid-19, que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) negocia com o Instituto Serum, da Índia, devem chegar ao país em fevereiro. (Foto ilustração)

A informação foi confirmada por Suresh Jadhav, um dos diretores-executivo do Instituto, ao enviado da CNN à Índia, Mathias Brotero.

A prioridade do país asiático segue sendo os países vizinhos e outros que ainda não tiveram acesso à vacina, mas uma vez que essa necessidade estiver suprida, deve levar uma semana para as doses chegarem ao Brasil. “Mais tardar até o mês que vem”, explicou Jadhav.

O diretor considerou que as negociações estão em um estágio avançado e envolvem distribuição e transporte. “Estou confiante que em um curto período de tempo nós vamos providenciar a quantidade que o Brasil precisar”, disse.

O pedido foi feito na semana passada, mas a Fiocruz, parceira brasileira da Universidade de Oxford e da farmacêutica AstraZeneca, já havia comunicado o Instituto Serum sobre o interesse há cerca de 15 dias. “A Fiocruz está em contato direto com o nosso departamento de exportação, e eles têm falado diariamente”, afirmou o executivo.

O atraso para a chegada das vacinas, como o ocorrido com as primeiras 2 milhões de doses exportada...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.01.2021 13:20h
Setor aeroviário

BNDES aprova financiamento de R$ 450 milhões para exportação de aviões

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 450 milhões para exportação de aviões brasileiros produzidos pela Embraer para a companhia aérea norte-americana SkyWest Airlines. A liberação é por meio da linha de crédito BNDES Exim Pós-Embarque, sendo a operação garantida por seguro de crédito chamado Aircraft Non-Payment Insurance (ANPI), operado pelo consórcio de seguradoras privadas Aircraft Finance Insurance Consortium (AFIC). (Foto ilustração)

O BNDES destacou a estrutura inovadora do financiamento, em que, pela primeira vez, a instituição faz uma operação dessa natureza com seguro privado de crédito. “Trata-se de um marco para a fabricante brasileira e um importante instrumento na diversificação de garantias disponíveis para o apoio do BNDES às exportações do setor”, informou hoje (25) o banco.

Nessa modalidade, os recursos do BNDES são desembolsados em reais no Brasil, para a Embraer, que é a empresa exportadora. O financiamento será pago ao banco em dólares pela empresa estrangeira compradora dos bens. “Isso significa a entrada de divisas no país, a partir do apoio ao desenvolvimento industrial e à exportação de produtos nacionais de alto valor agregado”, completou.

A previsão é de que a SkyWest importe aeronaves modelo E175, que pertence à primeira famí...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.01.2021 11:55h
Educação

MEC anuncia regras para o Fies do segundo semestre de 2021

 
Foto Agência Brasil

O Ministério da Educação publicou hoje (25), no Diário Oficial da União, as regras para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2021. O cronograma de seleção, entretanto, ainda será publicado em edital específico.

A portaria desta segunda-feira trata dos procedimentos e regras de oferta de vagas pelas instituições de educação superior, seleção das vagas a serem ofertadas, inscrição dos candidatos, classificação e pré-seleção dos candidatos, complementação da inscrição pelos candidatos pré-selecionados e redistribuição das vagas entre os grupos de preferência.

Para ter acesso ao fundo, é necessário ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos e ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, obtendo no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame e não ter zerado a prova de redação. A seleção assegura apenas a expectativa de direito à vaga, já a contratação do financiamento está sujeita às demais regras e procedimentos de formalização do contrato.

O Fies é o programa do governo federal que tem o objetivo de facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por i...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.01.2021 11:23h
Bahia

Estudo mostra que 20% da população de Salvador já teve Covid 19

 
Foto Bocão News

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), divulgou, na manhã desta segunda-feira (25), que, após um estudo realizado na cidade, ficou constatado que cerca de 20% da população já foi infectada pelo coronavírus. Os resultados fazem parte da primeira fase de testagem do vírus na capital baiana, desenvolvida em janeiro.

“Esse é um dado que nos permite tomar decisões com mais assertividade", garantiu o democrata. Ainda segundo com ele, a ocupação dos leitos de UTI para a Covid-19 tem mantido a média entre 67% e 70%, sendo que, neste domingo (24), a fila da regulação foi quase 100% zerada.

O gestor municipal apresentou o plano de testagem, que terá relatório elaborado após a quarta fase, que deve ser finalizada em abril. Com isso, é possível saber tanto quem está infectado quanto o contingente populacional que já teve contato com o vírus. “É possível saber, por exemplo, quanto tempo durou a imunização da pessoa, ou seja, quanto tempo a pessoa fica com o IGG positivo no organismo”, explicou.

Quanto aos bairros com mais incidência de população já infectada estão Liberade e Itapagipe, com 29% cada, seguidos de São Caetano e Cajazeiras, com 26%. No entanto, de acordo com Bruno Reis, o Subúrbio preocupa, porque apenas 9% dos moradores tiveram contato com o coronavírus.

“A gente sabe que é complicado manter o isolamento ne...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.01.2021 11:02h
Economia

Confaz divulga nova tabela de preços médios de combustíveis

 
Foto Tomaz Silva/ Ag Brasil

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) divulgou hoje (25) a nova tabela de Preços Médios Ponderados ao Consumidor Final (PMPF) de combustíveis em todo o país.

A tabela traz o preço de 11 produtos nas 27 unidades da federação e foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU).

Os novos valores passam a valer dia 1º de fevereiro. O PMPF é usado pelos estados como base para calcular o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), mas não define os preços na bomba de combustível dos postos.

Além da gasolina, a tabela do Confaz traz os preços de referência do diesel, gás liquefeito de petróleo (GLP), querosene da aviação, etanol, gás natural veicular (GNV), gás natural industrial e óleo combustível. (Agência Brasil/ Foto Tomaz Silva/ Ag Brasil)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.01.2021 10:38h
Feira de Santana

Prefeitura aplicou 113 doses da CoronaVac no final de semana; número de vacinados passa de 3.800

 
Foto Jorge Magalhães

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aplicou, no final de semana, 113 doses da Coronovac, vacina que imuniza contra o novo coronavírus. Foram vacinados profissionais de saúde envolvidos diretamente no combate à Covid-19

Com isso, o total de pessoas que já recebeu o imunizante em Feira de Santana é de 3.884 - os dados são referentes ao período entre terça-feira (19) até domingo (24).

A SMS recebeu 8.200 doses da vacina, até o momento, que estão sendo aplicadas no público prioritário conforme o Plano de Imunização - além dos profissionais de saúde, idosos residentes em asilos e abrigos. (Secom/ Foto Jorge Magalhães)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.01.2021 10:12h
Chapada Diamantina

TJ-BA mantém sentença que indeferiu eleição para presidente da Câmara de Piatã

 
Foto: Reprodução / Jornal do Sudoeste

Uma decisão desta segunda-feira (25) do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) Lourival Trindade, manteve a sentença que anulou a eleição para a mesa-diretora da Câmara de Vereadores de Piatã, na Chapada Diamantina. A medida tinha sido tomada após a Câmara ter negado posse e participação na votação do edil José Hélio Mesquita, o Zé Pitomba (PDT), que se sagrou o mais votado na eleição de novembro do ano passado.

Mesquita tinha informado que ao contrair a Covid-19 não poderia participar do pleito presencialmente e sim de forma remota, o que foi negado pela Casa. (Bahia Notícias/ Foto: Reprodução / Jornal do Sudoeste)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.01.2021 09:29h
Defensoria Pública do Estado

DPE-BA e de mais 20 estados pleiteiam participar de ação pela liberação da vacina Sputnik

 
Foto Reprodução

A Defensoria Pública do Estado da Bahia e a Defensoria de outros 20 estados e do Distrito Federal deram entrada em petição para admissão como amicus curiae na Ação Direta de Inconstitucionalidade -ADI movida pelo Governo da Bahia a fim de viabilizar a vacina Sputnik V para imunização da população. O requerimento, fruto da mobilização da DPE/BA, foi formalizado neste domingo, 24, pelo Grupo de Atuação Estratégica das Defensorias Públicas Estaduais e Distrital nos Tribunais Superiores – Gaets e Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais – Condege, traz uma série de pesquisas que comprovam que a população com menos recursos financeiros e com menos instrução é a mais afetada pela pandemia.

A ADI n° 6661/DF busca promover a liberação da importação e distribuição da vacina Sputnik V, com o objetivo de imunizar o maior número de pessoas na menor quantidade de tempo possível, o que permitirá que as pessoas mais atingidas pela grave crise sanitária – a população mais carente, indígena e público alvo da DPE – retome as suas atividades normais e possam sobreviver.

Segundo o defensor público geral em exercício, Pedro Paulo Casali Bahia, desde o início da pandemia a DPE/BA tem trabalhado e acompanhado a realidade do sistema público de saúde do estado que, com habilidade e responsabilidade tem sido mantido viável e eficaz à popula...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.01.2021 09:00h
Educação

Estudantes podem pedir reaplicação do Enem a partir de hoje

 
Foto Marcello Casal Jr/ Ag Brasil

Candidatos que não puderam participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por estarem com sintomas de covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa e aqueles que não conseguiram fazer as provas por problemas logísticos podem, a partir de hoje (25), pedir para participar da reaplicação do Enem na Página do Participante. O sistema ficará aberto até o dia 29.

As provas do Enem impresso foram aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro. Nas semanas que antecederam cada uma das aplicações, os candidatos puderam enviar exames e laudos médicos ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Aqueles que ainda não o fizeram poderão, agora, acessar o sistema online. As provas da reaplicação serão nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Além da covid-19, podem solicitar a reaplicação participantes com coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela.

Segundo o Inep, para a análise da possibilidade de reaplicação, a pessoa deverá inserir, obrigatoriamente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença. Na documentação, deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.01.2021 08:27h
Internacional

Marcelo Rebelo de Sousa é reeleito presidente de Portugal

 
Foto: AP Photo/Armando Franca

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito presidente de Portugal neste domingo (24), ao obter 60,7% dos votos. Em segundo lugar ficou a candidata socialista Ana Gomes, com 12,97%, e em terceiro André Ventura, com 11,9%.

No total, o atual presidente teve 2.533.799 votos, enquanto a segunda colocada teve 541.345 e o terceiro 496.583, de acordo com a emissora RTP. A abstenção foi de 60,51%.

Após a confirmação oficial de sua vitória, Rebelo afirmou que "Temos de reenconcontrar o que ficou perdido. Fazer esquecer as xenofobias, as exclusões, os medos. Temos de valorizar as inclusões, os afetos, as cidadanias".

"A melhor homenagem que podemos prestar aos mortos é cuidar dos vivos e com eles recriar Portugal", disse o presidente reeleito. "Os portugueses não querem uma pandemia infindável, uma crise sem termos à vista, um empobrecimento agravado, um recuo em relação a outras sociedades europeias, um sistema político lento a perceber a mudança e um extremismo nas pessoas, atitudes e vida social e política, e querem uma pandemia dominada o mais rápido possível, uma presidência da União Europeia fortalecendo o papel de Portugal e do mundo", acrescentou.

Rebelo, de 72 anos, chegou a sofrer uma queda nas pesquisas de intenção de voto, especialmente após o agravamento da pandemia de Covid-19 no país nas últimas semanas.

Mas, aparentemente, f...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.01.2021 08:08h
Sudoeste baiano

Justiça Federal nega liminar para punir prefeito de Candiba que furou fila de vacinação da Covid-19

 
Foto Reprodução/WhatsApp

O juiz federal Filipe Aquino Pessoa de Oliveira, negou, na tarde do último sábado (23), o pedido de liminar, do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que solicitava a condenação por improbidade administrativa do prefeito de Candiba, Reginaldo Martins Prado (PSD), por ter furado a fila de vacinação da Covid-19, o novo coronavírus na cidade (veja aqui). O pagamento de multa no valor de R$ 145 mil, bem como a indisponibilidade de bens de Prado, também foi negado pela justiça federal.

Após a repercussão nacional do caso, o prefeito gravou um vídeo, quando justificou o seu objetivo em ser um dos primeiros a receber a imunização. Segundo ele, a intenção foi de incentivar a população que está “desacreditada” na vacina. De acordo com a decisão obtida pelo site Achei Sudoeste, valendo-se da posição de prefeito municipal, Reginaldo inseriu-se, em subversão à ordem de prioridade posta nos planos nacional e estadual, como figura preferencial na campanha de vacinação, recebendo, de órgão local de saúde pública, dose do imunizante contra a Covid-19, entregue pelo Governo Federal.

O MPF e o MP-BA afirmaram que houve prática de ato de improbidade administrativa pelo gestor ao se autoeleger como dignatário primeiro da vacina em um Município que, com população de pouco mais de 14 mil pessoas, recebeu apenas 100 doses, suficientes para imunizar apenas 50 indiv...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.01.2021 07:40h
Minas Gerais

Prefeitura de Brumadinho vive boa situação econômica, mas teme futuro

 

Passados dois anos do rompimento da barragem da Vale, Brumadinho (MG) experimenta uma situação econômica confortável. Na análise da prefeitura, três fatores contribuem para esse cenário: um acordo feito com a Vale para compensar a queda de arrecadação, os auxílios emergenciais pagos pela mineradora à população e a chegada de empresas para as ações de reparação. No entanto, todos esses incrementos na economia do município são temporários. Por esta razão, há uma preocupação com o futuro, pois dificilmente a Vale retomará o patamar de produção que tinha anteriormente na cidade. (Foto ilustração)

O acordo citado pelo município foi costurado no início de 2019 e permitiu a compensação de valores correspondentes à Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) por 18 meses. Ainda que cinco mineradoras pequenas tenham continuado a operar normalmente em Brumadinho, a paralisação das atividades da Vale levaria a uma queda significativa da arrecadação com o principal tributo decorrente da exploração do minério de ferro. O acordo assegurou que tal situação não ocorresse. A Vale concordou em pagar um total R$ 80 milhões, sendo R$ 20 milhões em março de 2019 e o restante dividido em 18 vezes. Os pagamentos foram concluídos em agosto de 2020.

A economia do município contou ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.01.2021 07:18h
Mundo

Fechamento de escolas no Brasil durou o dobro da média mundial

 

Levantamento da Unesco divulgado ontem mostra que o Brasil fechou suas escolas por 40 semanas, quase o dobro do resto do mundo, com 22 semanas, em média. Ao lado de Brasil estão Argentina, Chile, Moçambique e Etiópia.

Segundo a Unesco, aproximadamente 800 milhões de estudantes no mundo tiveram o calendário escolar prejudicado pela pandemia. (o antogonista)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.01.2021 06:57h
São Paulo

João Doria é capa da Isto É com vacina coronavac

 

A vacina coronavac contra a Covid -19, que colocou o Estado de São Paulo à frente do Governo Federal com a vacinação do primeiro cidadão brasileiro, deu mais um destaque ao governador paulista João Doria (PSDB). É capa da revista nacional Isto É, em razão do feito. João Doria é nome do PSDB para a disputa presidencial em 2022.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.01.2021 06:53h
Feira de Santana

Ex-vereador Alberto Nery ainda sem definição de espaço no Governo do Estado

 

Vereador de dois mandatos em Feira de Santana pelo PT, o sindicalista Alberto Nery (Foto ilustração), que não conseguiu se reeleger, ainda não foi contemplando pelo Governo do Estado no Município. Seu futuro político é uma incógnita.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.01.2021 06:48h
Depois do empate

Santo Estevão: Rogério Costa é reeleito presidente do Consórcio Portal do Sertão

 

O Consórcio Portal do Sertão, reelegeu o atual presidente, prefeito de Santo Estevão Rogério Costa (PT-foto ilustração), para mais um mandato. Venceu o também prefeito João de Furão (Solidariedade), que é de Conceição da Feira. Por ser mais velho, Rogério Costa manteve-se no cargo, depois de empatar na disputa entre os prefeitos da região.
   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.01.2021 06:44h
Feira de Santana

Suplente pela segunda vez Lulinha da Conceição quer ser vereador

 

O ex-vereador Lulinha da Conceição (DEM-foto ilustração), foi suplente quando era prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM) e acabou ficando um bom tempo fora do Legislativo. Novamente na condição de suplente, no governo Colbert Martins (MDB) espera uma solução mais breve.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.01.2021 06:39h
Oposição

Para os contra Bolsonaro "Se é Biden, é bom"

 

Na imprensa brasileira, os contra Jair Bolsonaro, numa alusão à marca da empresa global do ramo da saúde “Se é Bayer, é bom”, têm usado o slogan para o novo presidente dos EUA, o democrata Joe Biden. “Se é Biden, é bom”.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.01.2021 06:36h
Bahia

Laurenço Neto da AZ Contabilidade no site Bahia na Política

 

O ex-servidor do TCM e diretor presidente da empresa de Contabilidade AZ, Laurenço Andrade Neto (foto ilustração), a partir do mês de fevereiro estará escrevendo para o site Bahia na Política. Vai tirar dúvidas da administração pública (Câmaras e Prefeituras), em especial nas áreas contábil e financeira. 
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.01.2021 06:05h
Governo Federal

CEO da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior renuncia ao cargo

 

A Eletrobras (ELET3) anunciou neste domingo (24) que o presidente da companhia e membro do Conselho de Administração, Wilson Ferreira Junior (Foto), decidiu renunciar ao cargo. Em fato relevante, a estatal afirma que a decisão foi tomada "por motivos pessoais" e que o executivo permanecerá no cargo até o dia 5 de março.

Por conta disso, foi agendada uma teleconferência com os todos investidores de empresa nesta segunda-feira (25), às 15h. Ferreira Junior, que assumiu a empresa em junho de 2016, era grande defensor da privatização da companhia, movimento prometido pelo presidente Jair Bolsonaro, mas que já foi atrasado diversas vezes.

"Sob sua gestão, a Companhia atingiu lucros históricos, reduziu sua alavancagem a patamares
compatíveis com a geração de caixa, reduziu custos operacionais com privatizações de distribuidoras e programas de eficiência, colocou em operação obras atrasadas", diz a nota.

"Simplificou a quantidade departicipações acionárias, com a venda, incorporação e encerramento em cerca de 90 sociedades de propósito específico, aprimorou seu Programa de Compliance, padronizou estatutos sociais e alçadas de aprovação das Empresas Eletrobras e resolveu contenciosos importantes nos Estados Unidos decorrentes de reflexos da Operação Lava Jato, dentre outras realizações relevantes." (CNN)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.01.2021 06:00h
Não há mais leitos disponíveis

Rondônia estuda transferir pacientes com covid-19 para outros estados

 

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (Sem Partido), avalia com o governo federal a possibilidade de transferir para outros estados pacientes com covid-19 que aguardam vagas em unidades de terapia intensiva. Dados da secretaria estadual de saúde apontam que, até sábado (23), havia 543 pessoas internadas com a doença. Rocha, entretanto, não citou a quantidade de pacientes a serem transferidos. (Foto ilustração)

A declaração foi feita neste domingo (24) durante uma live no Facebook para tratar do recebimento de novas doses da vacina de Oxford. Rondônia recebeu, até o momento, 13 mil doses.

De acordo com o governador, no sábado, foi feito um contato com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para debater a questão. A medida seria uma alternativa para desafogar a rede de saúde no estado, que já está com 100% dos leitos ocupados.

“Apesar de todas as ações desenvolvidas pelo estado de Rondônia, infelizmente as festas e o avanço rápido da doença fizeram com que nossos leitos ficassem todos ocupados. Desde sexta-feira, estamos trabalhando muito com a transferência de pacientes para hospitais federais no território brasileiro”, disse o governador.

Rocha destacou ainda que estuda uma alternativa para evitar a transferência de pacientes, também debatida com o Ministério da Saúde. O plano B seria o envio de médicos e equipamentos por parte do go...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.01.2021 05:51h
Auxílio Emergencial

Nascidos em novembro podem sacar Auxílio a partir de hoje

 

Cerca de 3,3 milhões de beneficiários do auxílio emergencial e do auxílio emergencial extensão nascidos em outubro poderão sacar a última parcela do benefício a partir desta segunda-feira (25). Eles poderão sacar ou transferir os recursos da conta poupança social digital. Foram creditados cerca de R$ 2,2 bilhões para esses públicos nos ciclos 5 e 6 de pagamentos. (Foto ilustração)

Desse total, cerca R$ 2 bilhões são referentes às parcelas do auxílio emergencial extensão e o restante, cerca de R$ 200 milhões, às parcelas do auxílio emergencial.

O dinheiro havia sido depositado na conta poupança digital em 11 de dezembro para os beneficiários do ciclo 5 e em 28 de dezembro para os beneficiários do ciclo 6. Até agora, os recursos podiam ser movimentados apenas por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de boletos, de contas de água, luz e telefone), compras com o cartão virtual de débito pela internet e compras em estabelecimentos parceiros por meio de maquininhas com código QR (versão avançada do código de barras).

Para realizar o saque em espécie, é necessário fazer o login no Caixa Tem, selecionar a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”. Depois, o trabalhador deve inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, com validade de uma hora. O có...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
Lindiomar - Cerveja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2021

2020

2019

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia