Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você é a favor da terceira dose de vacina contra a covid - 19?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 11:47h
Bahia

Santo Antônio de Jesus é cidade do interior com maior nº de vacinados, segundo Sesab

 
Foto Reprodução/ Instagram da Prefeitura Saj

Em números absolutos, o município de Santo Antônio de Jesus é o que mais aplicou vacinas contra a Covid-19 dentre todas as 416 cidades do interior baiano. A última atualização, feita na manhã desta sexta-feira (22) no painel da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), indica que mil pessoas foram vacinadas na cidade desde o início da campanha na terça (19).

De acordo com a gestão municipal, nesta fase inicial serão vacinadas 1.600 pessoas. A Sesab não informou o número destinado aos municípios por questão de segurança. Foi divulgada apenas a quantidade entregue a Salvador, que por ter a maior população prioritária concentrou o maior número de doses — cerca de 42 mil.

Conforme aponta o painel, a capital baiana já vacinou 8.548 pessoas. Abaixo de Santo Antônio de Jesus aparece Ilhéus, com 835 pessoas vacinadas; Itabuna, com 800; Lauro de Freitas, 793; e Guanambi, 521. No total, considerando os números enviados pelos 417 municípios, 36.097 pessoas já tomaram a primeira dose do imunizante, o equivalente a 21% das 171.320 doses distribuídas. A Sesab reservou a outra metade para garantir a aplicação da segunda dose no público beneficiado com esta primeira remessa de vacinas.

Outros dados apresentados no levantamento da secretaria indicam que a maioria dos beneficiados, exatos 33.216, são profissionais da área da saúde que atuam no combate à Covid-19. Os demais são ido...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 11:33h
Política

PT baiano realiza neste sábado (23) ato pró impeachment de Bolsonaro

 
Foto Bruno Caranoni

O diretório do Partido dos Trabalhadores em Salvador organiza para este sábado (23) uma carreata reivindicando a saída de Jair Bolsonaro da Presidência. O ato, previsto para acontecer em todo o Brasil, tem como ponto de concentração na capital baiana o Vale do Canela.

Além do impeachment do presidente, o ato tem como pauta a universalização da vacina contra o coronavírus, geração de empregos e prorrogação do auxílio emergencial.

“Não dá mais para o Brasil continuar com esse desgoverno de Bolsonaro. A sociedade, os movimentos sociais e os partidos de oposição precisam reagir e defender a democracia, continuar a luta em defesa dos direitos e se posicionar contra o desmonte das políticas públicas”, destacou o presidente do PT em Salvador, Ademário Costa.

O ato ainda reivindica a devolução dos direitos políticos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, considerado injustiçado pelas acusações e condenações na Operação Lava Jato. (Bahia.ba/ Foto Bruno Caranoni/ site oficial PT)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 11:10h
Eleições 2020

Por conta da pandemia, TSE suspende consequências para quem não votou nas eleições de 2020

 
Foto Marcello Casal Jr/ Ag Brasil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, assinou ontem (21) uma resolução suspendendo as consequências legais para quem não votou nas eleições municipais de 2020 e não justificou ou pagou a multa.

Entre suas justificativas, a medida considera “que a persistência e o agravamento da pandemia da Covid-19 no país impõem aos eleitores que não compareceram à votação nas Eleições 2020, sobretudo àqueles em situação de maior vulnerabilidade, obstáculos para realizarem a justificativa eleitoral”.

O texto da resolução sobre o assunto considera ainda a “dificuldade de obtenção de documentação comprobatória do impedimento para votar no caso de ausência às urnas por sintomas da covid-19”.

A norma não estipula prazo para a suspensão das sanções para quem não votou e não justificou ou pagou multa. A medida ficará vigente ao menos até que o plenário do TSE vote se aprova ou não a resolução assinada por Barroso. Isso não deve acontecer antes de fevereiro, devido ao recesso forense.

A resolução destaca que não se trata de uma anistia para quem não votou, pois tal providência somente poderia ser tomada pelo Congresso Nacional, frisa o texto da norma.

O prazo para justificar aus...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 11:00h
Política

Rosa Weber nega pedido e mantém votação presencial para a presidência da Câmara

 
Foto: Rosinei Coutinho/STF

A vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, negou, nesta sexta-feira (22), uma ação do PDT que questionava a definição de votação presencial para escolha do presidente da Câmara dos Deputados, no próximo dia 1º.

Com isso, fica mantida a decisão tomada pela Mesa Diretora da Câmara no dia 18. O PDT requereu ao STF a adoção de um "sistema híbrido", prevendo também a possibilidade do voto remoto, sem excluir a votação presencial para os deputados que preferirem.

O PDT, representado pelo presidente da sigla, Carlos Lupi, e pelo deputado federal Mario Heringer (MG), argumentou que a pandemia da Covid-19 “atinge níveis alarmantes no Brasil e em todos os outros países”.

Na ação, o partido aponta que a Câmara realizou votações em 2020 utilizando o Sistema de Deliberação Remota (SDR), permitindo que os parlamentares votassem à distância por meio de um aplicativo no celular.

"Há uma contradição crassa na deliberação corporificada no ato ora impetrado, haja vista que durante toda a pandemia da Covid-19 a Câmara dos Deputados atuou na modalidade remota, e agora, no limiar da segunda onda da pandemia do novo coronavírus, com o aumento exponencial de número de casos e mortes, intenta-se pôr em risco a vida de 513 (quinhentos e treze) deputados, funcionários da Casa e assessores”, diz a a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 10:42h
Sul da Bahia

Após 10 meses sem transporte coletivo, Itabuna terá 50 ônibus na frota

 
Foto Reprodução

Na manhã desta sexta-feira (22) foi realizada uma coletiva para anunciar sobre a retomada do transporte coletivo de Itabuna. O prefeito Augusto Castro (PSD), anunciou que em até 15 dias a empresa Atlântico Transportes vai começar operar na cidade.

“Os ônibus já começaram a chegar na cidade, evidentemente que são 50 e isso demora um pouco para o deslocamento. Não posso estabelecer uma data, mas acredito que em até 10 ou 15 dias já teremos ônibus rodando na cidade.
Vamos colocar um sistema com ônibus modernos e vamos fazer a integração para os usuários não perder tempo no deslocamento”, declarou Augusto.

Segundo o prefeito, ele teve que tomar essa medida para a cidade não ficar refém das duas empresas que estavam explorando o transporte desde 2016. “Se dependesse de mim, dia 4 de janeiro já tinha ônibus rodando na cidade, mas tem os trâmites legais. As duas empresas estavam desde março sem rodar na cidade, não conseguiu retornar alegando dificuldade financeira. Tentamos fazer um acordo, eles não aceitaram, por isso tomamos essa medida para contratar essa nova empresa de forma emergencial”, declarou o prefeito. (Políticos do Sul da Bahia/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 10:27h
Bahia

Covid 19: Bahia deve receber 160 mil doses da vacina de Oxford

 
Foto Reprodução

Um lote com dois milhões da vacina Astrazeneca, produzida pela Universidade de Oxford, deve chegar ao Brasil nesta sexta-feira (22). Desse total, a Bahia deve receber 160 mil doses que serão utilizadas para vacinar mais 80 mil pessoas, fracionando em duas doses para cada. O governador Rui Costa lembra que a logística para a vacina chegar à Bahia depende do governo federal, mas garante que a mesma logística montada para a distribuição do primeiro lote de vacinas que chegou ao estado esta semana será executada, com o objetivo de levar os imunizantes para os 417 municípios baianos em até 14 horas. (Secom/BA/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 10:04h
Economia

Salariômetro: reajuste salarial ficou abaixo da inflação em dezembro

 
Foto Marcello Casal Jr/ Ag Brasil

Em dezembro, o reajuste salarial no Brasil ficou abaixo da inflação (-0,9%). É o que revela o boletim Salariômetro, divulgado hoje (22) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O Salariômetro analisa os resultados de 40 negociações salariais, que são coletados no portal Medidor, do Ministério da Economia.

O reajuste mediano negociado foi de 4,3% em dezembro, enquanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), no acumulado de 12 meses, ficou em 5,2%. O piso salarial mediano [que corrige discrepâncias] negociado foi de R$ 1.333 em dezembro, enquanto o piso médio foi de R$ 1.442.

“Em dezembro, tivemos um repique muito forte da inflação. E a inflação, na mesa de negociação, é medida pelo INPC. Como no final do ano tivemos um aumento muito grande, principalmente na alimentação, isso refletiu no custo de vida dessas famílias e o INPC mostrou isso”, disse Hélio Zylberstajn, professor da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Projeto Salariômetro, em entrevista à Agência Brasil.

Dezembro foi o único mês no ano passado em que o reajuste das negociações salariais ficou abaixo da inflação. Nos outros meses do ano, os reajustes se equipararam, com um pequeno reajuste real de 0,1% em fevereiro. Em todo o ano passado, 5.038 instrumentos foram negociados, sendo que 4.472 deles por meio de acordos coletivos e 566 por c...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 09:52h
Tribunal Regional Eleitoral

TRE muda procedimento para emissão do 1º título por conta da pandemia; saiba como

 
Foto Reprodução

O voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos. A regra está prevista no artigo 14 da Constituição Federal. Para votar e exercer direitos políticos, o cidadão precisa realizar o alistamento eleitoral, ou seja, tirar o primeiro título de eleitor. Confira, abaixo, o passo a passo para solicitar a primeira via do documento pela internet.

Para prevenir o contágio pela Covid-19, todo o atendimento presencial foi suspenso na Justiça Eleitoral. É possível, contudo, realizar alguns procedimentos via computador, tablet ou celular. Para realizar o alistamento eleitoral, acesse o sistema TítuloNet, selecione a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencha todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.

Além dessas informações, a ferramenta pede que sejam anexadas pelo menos quatro fotografias ao requerimento para comprovação da sua identidade. A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação; as duas a seguir são da própria documentação utilizada por você para se identificar na primeira foto; e a quarta é de um comprovante de residência. Homens com idade entre 18 e 45 anos também devem enviar o comprovante de quitação com o serviço militar. Atenção: as imagens devem estar totalmente legíveis; caso contr&aacu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 09:21h
Sudoeste baiano

Áudio do presidente da Câmara de Brumado sobre "farra" com salários vaza

 
Foto Lay Amorim

O presidente da Câmara Municipal de Brumado, José Carlos Marques Pessoa (PSB), o Zé Carlos de Jonas, se envolveu em uma polêmica após ter tido um áudio vazado nas redes sociais. Nele, o presidente convida os demais vereadores para comemorar o primeiro salário com uma “farra” no feriado.

“Colegas vereadores, queria comunicar a vocês que o dinheiro já está em conta. Pode gastar o dinheiro e fazer suas farras, primeiro pagamento é pra fazer farra”, disse. Em seguida, ele ainda solicita dos colegas, que seja convidado caso fossem fazer “farra”. “Me convidem, quero estar junto com vocês fazendo esta farra aí. Mas com o dinheiro de vocês, que o meu (...) já tá comprometido”, ironizou.

Em entrevista ao site, ele minimizou a questão alegando que se tratava apenas de uma brincadeira entre colegas. “Quando o pessoal da secretaria me deu a notícia que o pagamento já estava em conta, eu fiz uma brincadeira ao avisar os colegas. Fiz apenas uma brincadeira em um grupo de colegas. Achei que só iria ficar entre nós”, declarou. Zé Carlos justificou ainda que se referiu a “tomar uma no feriado” em resposta a outras brincadeiras feitas pelos colegas, que cobravam a liberação do pagamento antes do feriado. “Os aproveitadores pegaram esse áudio e vazaram. Estou tranquilo! Não foi na maldade, foi pra descontrair”, completou. Após o episódio, ele disse que terá mais cuidado ao se manifestar no grupo. &l...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 08:56h
Covid-19

Ministério Público apura irregularidade na vacinação de políticos, empresários e servidores em 12 estados

 
Foto Divulgação

Em pelo menos 12 estados e no Distrito Federal, políticos, empresários e funcionários públicos receberam doses da CoronaVac mesmo não sendo parte dos grupos prioritários definidos pelos governos federal e estaduais. Agora, o Ministério Público de cada estado apura se houve irregularidade nas condutas, com a fila de grupos prioritários sendo "furada".

Nesta quinta (21), a vacinação foi suspensa em duas cidades: em Manaus, após denúncias de que duas médicas, parentes de empresários locais, tenham tido preferência na vacinação; e em Tupã, no interior de São Paulo, após um integrante da irmandade que administra a Santa Casa ser vacinado.

A CoronaVac é o único imunizante contra a Covid-19 disponível no país até o momento e as doses disponíveis da vacinas, 6 milhões, não são suficientes para cobrir todo o grupo prioritário.

Segundo o Plano Nacional de Imunização, há 14,9 milhões de pessoas que precisariam ser vacinadas na primeira fase. As doses disponíveis só conseguem imunizar pouco mais de 2,8 milhões de pessoas.

Com poucas doses e muita gente na fila, os governos estaduais e municipais estão restringindo o público-alvo, como mostra um levantamento do G1.

Apesar das orientações contidas no plano, o Ministério da Saúde diz que estad...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 08:14h
Pandemia

Com piora nas taxas de Covid-19, governo de SP deve fechar comércio aos finais de semana

 
Foto Tiago Queiroz /Estadão Conteúdo

Após mais uma semana de piora nos indicadores da Covid-19 em São Paulo, a gestão João Doria (PSDB) deve anunciar nesta sexta-feira (22) regras mais restritivas de isolamento social, e determinar que todo o estado fique na fase vermelha do plano de flexibilização econômica aos finais de semana.

Além da permanência temporária na fase mais restritiva, na qual apenas serviços essenciais podem funcionar, regiões como a capital paulista e a Grande São Paulo devem regredir para a fase laranja nos dias úteis, na qual os bares não podem operar.

Desde o início do ano, o governo paulista tem feito reclassificações semanais. No final de 2020, a gestão estadual chegou a colocar o estado na fase vermelha durante as festas de final de ano para tentar evitar aglomerações e, consequentemente, os riscos de contaminação.

O Plano São Paulo prevê o rebaixamento para fases com regras mais restritivas da quarentena em regiões que apresentam grande aumento semanal de novas internações, mortes, casos ou taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

"As restrições de horários e serviços têm como objetivo diminuir a circulação das pessoas e, com elas, do vírus."

Apesar de destacar o aumento da ocupação de leitos de UTI no interior e na Grande São Paulo, o gov...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 08:00h
Sul da Bahia

Vitória da Conquista: Herzem Gusmão permanece internado e sem previsão de alta

 
Foto Divulgação

O prefeito de Vitória da Conquista, no Sudoeste Baiano, Herzem Gusmão (MDB) continua internado em São Paulo, no Hospital Sírio-Libanês, onde deu entrada no dia 26 de dezembro de 2020, para tratar da Covid-19.

De acordo com o último boletim emitido pelo hospital na segunda-feira (18), último disponível, Herzem foi transferido para a Unidade Semi-Intensiva, onde faz uso de cateter nasal e apresenta um quadro clínico estável.

Ainda de acordo com o boletim médico, o gestor não tem previsão de alta. Herzem foi empossado no último dia 8, em uma cerimônia online. (Bahia Notícias/ Foto Divulgação)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 07:44h
Educação

Inscrições para o Encceja são prorrogadas até 25 de janeiro

 
Foto Divulgação/ MEC

O prazo para inscrição no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi prorrogado para a próxima segunda-feira (25). As inscrições podem ser feitas pelo site do exame.

O período para que os participantes solicitem atendimento especializado e tratamento pelo nome social para o exame também foi prorrogado até as 23h59 do dia 25. A aplicação das provas para o ensino fundamental e médio está prevista para o dia 25 de abril em todos os estados e no Distrito Federal.

O Encceja permite conceder o diploma de conclusão do ensino fundamental ou médio para jovens e adultos que não conseguiram obter o documento na idade prevista.

"A participação no Encceja Nacional 2020 é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data do exame", informou o Ministério da Educação.

Provas objetivas e redação

O exame é constituído de quatro provas objetivas, de acordo com o nível de ensino, contendo, cada uma, 30 questões de múltipla escolha nas áreas de ciências naturais, matemática, língua portuguesa, lí...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 06:34h
Feira de Santana

Três vereadores devem ir para secretarias do governo Colbert

 

Ainda com pendencia na confirmação de nomes da Câmara Municipal de Feira de Santana para ser secretário do município, a informação é que três vereadores deverão ser chamados para o governo. José Carneiro (MDB), Eli Ribeiro (Republicanos) e Gerusa Sampaio (DEM). Quanto as pastas que vão assumir ainda têm sido costuradas pelo prefeito Colbert Martins com os senhores edis. A escolha atende a entendimentos com os três partidos, MDB, DEM e Republicanos de José de Arimateia. (Foto ilustração: José Carneiro, Eli Ribeiro e Gerusa Sampaio)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 06:30h
Câmara Federal

Colbert Martins torce por Baleia Rossi presidente da Câmara

 

O prefeito Colbert Martins (MDB-foto ilustração) que apesar de não votar para a escolha da Mesa Diretora da Câmara Federal, tem sua preferência para presidente. O presidente nacional do seu partido, MDB, deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP). Também não tem nada contra o candidato de Jair Bolsonaro, Arthur Lira (PP-AL)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 06:23h
Dezembro de 2020

São Gonçalo dos Campos: Prefeitura com salários dos servidores em atraso

 

Os servidores da Prefeitura de São Gonçalo dos Campos, que não têm nada a ver com os desmandos dos governos que passaram, estão sem receber os salários de dezembro. O prefeito eleito Tarcísio Pedreira, que está com a bomba na mão, já disse que vai pagar o mês de janeiro de 2021. Quanto a dezembro de 2020, vai pagar de acordo com a arrecadação do Município. O orçamento de São Gonçalo dos Campos, informa Tarcísio Pedreira, é de R$ 84 milhões anuais.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 06:19h
Quantas...

Sindicâncias feitas na Prefeitura de Feira de Santana e suas conclusões

 

Uma bolsa de apostas começa a circular nos bastidores da política feirense. Quantas sindicâncias nos últimos 20 anos na Prefeitura Municipal de Feira de Santana tiveram conclusão? Assunto para reflexão administrativa.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 06:17h
Olimpíadas de Tóquio

Japão quer fazer Olimpíadas em julho, mesmo com pandemia

 

O Japão, país sede dos Jogos Olímpicos 2020, mais precisamente na sua capital, Tóquio, que fará o evento em julho deste ano em razão da pandemia, tem um desafio pela frente. Imunizar a população de 126 milhões de habitantes antes dos jogos. No programa de imunização está previsto vacinar 70 milhões de pessoas até abril. Japão já foi sede das Olimpíadas em três oportunidades, 1964, 1972 e 1998.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 06:16h
Motoristas de ônibus

Feira de Santana: Atraso de um dia na quinzena provoca paralisação

 

A paralisação dos trabalhadores de transporte coletivo de Feira de Santana, ocorrido ontem nas empresas São João e Rosa, causando um prejuízo grande na condução das pessoas, teve um motivo, segundo o sindicato do segmento. Atraso de um dia no pagamento da quinzena salarial. Em tempo: Hoje voltam ao trabalho, mas fazem um alerta. Se continuar o atraso, volta a paralisação segunda ou terça da semana que vem.
   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 06:12h
Agência de publicidade

Associação Comercial da Bahia lembra os 40 anos da Engenhonovo

 

Os 40 anos da Engenhonovo Comunicação mereceram moção de congratulações da Associação Comercial da Bahia, aprovada por unanimidade pela sua diretoria. Os autores da proposta, Marcos Cidreira e Pedro Daltro, lembraram a trajetória da agência dirigida por Fernando Passos, uma das mais premiadas do mercado publicitário. (Raio Laser)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 06:11h
Feira de Santana

Secretários de muitos anos no governo de José Ronaldo podem ficar fora

 

Nomes como os de José Pinheiro, Mario Borges, Borges Junior e Justiniano França, todos que começaram a administração junto com José Ronaldo (DEM) no seu primeiro governo, entre os anos 2001/2004 ainda sem certeza se continuam na administração que começou em 1º de janeiro de 2021. Ainda mais novo, mas que já vem a alguns anos no governo, Arcênio de Oliveira que já foi secretário de Planejamento e secretário de Meio Ambiente do município também sem uma definição.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 06:07h
Bahia

Antônio Cardoso: Ex-prefeito Toinho Santiago cotado para a CAR

 

O ex-prefeito de Antônio Cardoso, Toinho Santiago (PT-foto ilustração) está cotado para assumir a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) em Feira de Santana. Segundo o site Bahia na Política apurou seria uma forma de recompensa-lo por perder a Prefeitura Municipal. Se confirmado Toinho Santiago assume o cargo na cota do deputado federal Zé Neto (PT).
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 06:04h
Férias de três meses

Feira de Santana: Ex-vereador Isaias de Diogo entra de licença prêmio

 

O ex-vereador Isaias dos Santos (MDB-foto ilustração), também conhecido por Isaías de Diogo que esteve no legislativo feirense por duas oportunidades e que também é Agente de Combate às Endemias, vai descansar da função na secretaria de saúde por três meses. É que o Governo Municipal concedeu sua licença prêmio relativa a 2005/2010, retroativo a 1º de janeiro de 2021. Ou seja, trabalho só em abril.
     

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 06:00h
Imbróglio da liberação das vacinas

Após negociações, doses da vacina da Índia chegam hoje ao país

 

Após uma semana de espera, os 2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 da Oxford/AstraZeneca devem chegar a São Paulo nesta sexta-feira (22). Segundo o Ministério da Saúde, a carga vinda da Índia é aguardada para o final da tarde de hoje, em um voo comercial da companhia aérea Emirates, no aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos. (Foto ilustração)

Em seguida, após os trâmites alfandegários, a carga será transferida para um avião da Azul, com destino ao Rio de Janeiro, onde fica Bio-Manguinhos, unidade da Fiocruz que fará a rotulagem das ampolas. As vacinas são produzidas pelo Instituto Serum, parceiro da AstraZeneca na Índia. A Fiocruz pagou R$ 54,9 milhões pelas doses.

A previsão da Fiocruz é de que as vacinas estejam prontas para distribuição na tarde de sábado (23). Posteriormente, as vacinas serão entregues ao Ministério da Saúde, que, por meio do PNI (Programa Nacional de Imunizações), irá distribui-las de acordo com a proporção populacional de cada estado.

O Brasil e a Índia concluíram os procedimentos para importação e a liberação da importação foi anunciada nesta quinta-feira (21), após um imbróglio que se tornou uma dor de cabeça para o governo brasileiro desde a semana passada. (Portal R7) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 05:44h
Auxílio Emergencial

Mais 3,5 milhões têm último saque liberado do auxílio nesta sexta

 

Mais 3,5 milhões de beneficiários nascidos em outubro têm o saque em dinheiro da última parcela do auxílio emergencial liberado nesta sexta-feira (22). Para esse grupo, que faz parte dos ciclos 5 e 6 de pagamento, foram depositados R$ 2,7 bilhões em conta poupança digital, movimentada por meio do aplicativo Caixa Tem. Agora o valor pode ser resgatado ou transferido. (Foto ilustração)

Do total liberado, R$ 2,5 bilhões são referentes às parcelas do auxílio emergencial extensão, de R$ 300, e o restante, R$ 200 milhões, às parcelas do auxílio emergencial de R$ 600.

A liberação do saque termina na próxima quarta (27), com 3,3 milhões nascidos em dezembro. Esta é a última parcela do benefício que começou em abril de 2020, para minimizar os impactos da pandemia de coronavírus entre os trabalhadores informais e população de baixa renda. Foram cinco parcelas de R$ 600 e quatro de R$ 300, sendo que mães chefe de família tiveram direito em dobro. O auxílio beneficiou 67,9 milhões de pessoas, com R$ 294 bilhões. (r7)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 05:35h
Governo Federal

Norma de pesagem é revisada e caminhoneiro pagará menos, diz ministro

 

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, afirmou nesta quinta-feira (21) que o governo está finalizando a revisão da norma de pesagem para caminhões, com uma nova metodologia. Uma das mudanças é a substituição do cálculo de peso por eixo por peso bruto, válido para algumas categorias. A norma também deve ampliar a tolerância de peso das cargas. O objetivo, segundo ele, é baratear os custos do transporte rodoviário de carga. (Foto ilustração)

"Estamos revisando a norma de pesagem, pra ela onerar menos o caminhoneiro, pra gente ter menos multa em função disso e ser mais fácil. Então, acabando com o peso por eixo em veículos até 50 toneladas, aumentando a tolerância nos veículos que vão carregar mais. Em breve, essa norma vai estar publicada", afirmou durante a live semanal do presidente Jair Bolsonaro, transmitida nas redes sociais.

Freitas também comentou a decisão do governo federal de eliminar a tarifa de importação de pneus para o transporte de cargas. A medida foi definida nesta quarta-feira (20) pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

"A partir do momento que a gente subtrai essa taxa, a gente tem mais pneus importados, que vão competir e a tendência é forçar uma redução de preço. A gente quer diminuir o custo do transporte".

Tarc...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 05:30h
Tóquio 2020

Japão conclui que Olimpíada deve ser cancelada, diz jornal

 

O governo do Japão concluiu que os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 terá que ser cancelada por causa do coronavírus. A informação é do jornal brtiânico "The Times", publicado nesta sexta-feira (horário local), citando um membro sênior não identificado da coalizão governista. (Foto ilustração)

Diante dos números elevados de vítimas da covid-19 (mais de 346 mil infectados, quase 4,7 mil mortes e outros 5 mil infectados diariamente) e o processo para a escolha de novas sedes encaminhado, o foco agora estaria em garantir a realização dos Jogos em Tóquio no próximo ano disponível, em 2032. (R7)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 05:25h
Vacina contra a Covid-19

Anvisa vota nesta sexta o 2º pedido de uso emergencial da Coronavac

 

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou que irá analisar um novo pedido de uso emergencial da Coronavac às 15h desta sexta-feira (22). A reunião da agência vai avaliar a liberação de um lote de 4,8 milhões de vacinas. (Foto ilustração)

Para a aprovação do novo lote, será preciso o aval de três dos cinco diretores da Anvisa que vão participar da reunião.

Como a vacina foi produzida no Brasil, o processo será diferente do visto no último domingo (17), que aprovou para uso emergencial lotes das vacinas Coronavac e de Oxford que não foram produzidos no país. (CNN) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 05:20h
Estado de emergência

Juiz de SP libera R$ 612 mil para compra de cilindros de oxigênio

 

O juiz Lucas Falasqui Cordeiro, da Vara do Trabalho de Rio Claro (SP), determinou a liberação de R$ 612 mil para aquisição de 120 cilindros de oxigênio, que serão doados para Secretaria Estadual do Amazonas. (Foto ilustração)

A decisão, de segunda-feira (18/1), atende a pedido do Ministério Público do Trabalho em Campinas para destinar parte do dinheiro do acordo firmado entre o órgão e a empresa Whirlpool.

A destinação foi articulada pelo secretário-adjunto de Planejamento Estratégico do MPT, Mario Antônio Gomes, as Procuradorias Regionais do Trabalho da 15ª e 11ª Região, representadas pela procuradora Fabiola Junges Zani e o procurador-chefe do MPT no Amazonas, Jorsinei Dourado do Nascimento, respectivamente, além da participação da ONG Expedicionários da Saúde.

Também estiveram envolvidas as empresas Azul Linhas Aéreas, responsável pelo embarque dos equipamentos, e a Whirlpool, que colaborou com os contatos dos fabricantes de concentradores de oxigênio. (conjur)  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 05:15h
Moeda norte-americana

Dólar fecha a R$ 5,36 em dia de bastante volatilidade

 

Num dia de bastante volatilidade, o dólar reverteu o otimismo registrado pela manhã e aproximou-se de R$ 5,40 durante a tarde, antes de desacelerar perto do fim da sessão. A bolsa de valores emendou a terceira sessão seguida de queda, depois de operar em leve alta na abertura dos negócios. (Foto ilustração)

O dólar comercial encerrou esta quinta-feira (21) vendido a R$ 5,364, com alta de R$ 0,052 (+0,99%). Pela manhã, a divisa chegou a cair 1,5%, para R$ 5,23, mas a cotação reverteu a tendência perto das 12h, até fechar próxima da máxima do dia.

No mercado de ações, o dia também foi marcado pela turbulência. O índice Ibovespa, da B3, fechou o dia aos 118.329 pontos, com recuo de 1,1%. O indicador afastou-se do nível recorde de 125 mil pontos registrado no último dia 8.

A volatilidade no mercado financeiro intensificou-se após declarações do candidato à presidência do Senado Rodrigo Pacheco (DEM-MG) de que a eventual reinstituição do auxílio emergencial será discutida na primeira semana da nova legislatura do Congresso. Mais tarde, ele afirmou que o tema será debatido com respeito às regras fiscais e ao teto federal de gastos.

Uma eventual extensão do auxílio emergencial sem a compensação por outras fontes de recursos aumentaria os gastos públicos. Isso eleva a pressão sobre o mercado financeiro, q...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 05:10h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: mortes somam 214,1 mil e casos, 8,69 milhões

 

O total de pessoas que morreram de covid-19 desde o início da pandemia chegou a 214.147 com o novo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde hoje (21). Nas últimas 24 horas, foram registrados por equipes de saúde mais 1.316 mortes. Foi o segundo dia seguido com mais de 1.300 óbitos confirmados. Ontem, o total acrescido às estatísticas foi 1.340. Há 2.835 mortes em investigação por equipes de saúde. (Foto ilustração)

O número de pessoas infectadas desde o início da pandemia subiu para 8.697.368. Entre ontem e hoje, as autoridades de saúde confirmaram 59.119 novos diagnósticos positivos de covid-19.

Há 902.480 pessoas com casos ativos em acompanhamento por profissionais de saúde. O número marca um aumento de 40 mil pacientes em observação em relação a ontem. O número de recuperados é de 7.580.741 pessoas.

Estados

Na lista de estados com mais mortes, São Paulo ocupa a primeira posição (50.938), seguido por Rio de Janeiro (28.440), Minas Gerais (13.891), Ceará (10.261) e Pernambuco (10.133). As unidades da Federação com menos óbitos são Roraima (819), Acre (844), Amapá (1.019), Tocantins (1.334) e Rondônia (2.070).

Em número de casos, São Paulo também lidera (1,67 milhão), seguido por Minas Gerais (668,2 mil), Bahia (553,7 mil), Santa Cat...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 05:05h
Covid-19 na Bahia

Bahia vacina mais de 36mil baianos contra Covid-19

 

As primeiras doses da vacina contra a Covid-19 já foram enviadas pela Sesab para os 417 municípios baianos. Do total de cidades, 417 já informaram o total de vacinas aplicadas. Até às 14h desta quinta-feira (21), 36.097 doses já haviam sido aplicadas em profissionais de saúde, indígenas aldeados, idosos em instituições de longa permanência e pessoas com deficiência. Para ter acesso ao quantitativo por município, acesse: https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/. (Foto ilustração)

Óbitos

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 32 óbitos que ocorreram em diversas datas. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2021 05:00h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 39 casos e mais 2 óbitos são comunicados; total de mortes chega 403

 

Nas últimas 24h, Feira de Santana registrou mais 264 pacientes recuperados da Covid-19 e atingiu a marca de 21.337 curados da doença desde o início da epidemia, índice que representa 94,7% dos casos confirmados. Enquanto isso, 25 exames foram negativos e 39 positivos. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 56 pacientes internados no município e 784 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. O informativo também confirma mais duas mortes. A informação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde nesta quinta-feira (21).

NÚMEROS DESTA QUINTA-FEIRA, 21 de janeiro de 2021

Casos confirmados no dia: 39

Pacientes recuperados no dia: 264

Resultados negativos no dia: 25

Total de pacientes hospitalizados no município: 56

Óbitos comunicados no dia: 2

Datas dos óbitos: 13/01 e 21/01

NÚMEROS TOTAIS

Total de pacientes ativos: 784

Total de casos confirmados no município: 22.524 (Período de 06 de março de 2020 a 21 de janeiro de 2021)

Total de pacientes em isolamento domiciliar: 728

Total de recupera...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 17:10h
Distrito Federal

DF precisa de mais 20 mil doses de vacina para imunizar profissionais da saúde

 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal recebeu 20 mil doses a menos do que o necessário para suprir a demanda de profissionais da saúde do Distrito Federal. Segundo o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, profissionais deixaram de entrar no cálculo feito pelo Ministério da Saúde para esta primeira fase de vacinação. (Foto ilustração)

Inicialmente, a pasta informou que faltavam 40 mil doses. Entretanto, a informação foi corrigida pela assessoria de comunicação e o número atualizado para 20 mil.

Segundo Okumoto, o caso já está sendo tratado com o governo federal. “Já estivemos em reunião para resolver esta demanda”, disse.

O secretário esteve presente na inauguração do Hospital de Campanha de Ceilândia na manhã desta quinta-feira (21/1).

Hospital de campanha

Inicialmente, o hospital vai atender apenas pacientes com coronavírus, considerando que Ceilândia é a região administrativa com mais casos da doença no DF. Serão 60 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 40 de enfermaria. Dezenova pacientes chegaram no fim desta quarta-feira e estão em tratamento na enfermaria da unidade. A UTI segue sem pacientes.

Após a pandemia, o GDF estuda dar outra destinação ao local. Uma das ideias é transformá-lo em ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 16:30h
Em pauta a presidência da Câmara

PSL passa a integrar bloco que apoia candidatura de Arthur Lira

 

A Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados deferiu nesta quinta-feira (21) a entrada do PSL no bloco partidário que apoia a candidatura do deputado Arthur Lira (PP-AL-Foto) à presidência da Casa. O partido estava no bloco de apoio ao candidato Baleia Rossi (MDB-SP), mas foi apresentado requerimento com as assinaturas da maioria dos integrantes da bancada em apoio ao bloco de Lira. Este bloco agora tem 11 partidos: PL, PP, PSD, Republicanos, PTB, Pros, Podemos, PSC, Avante, Patriota e PSL. (Agência Câmara)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 16:00h
Fábrica de imunizante

"Questão de soberania", diz Rosso sobre produção própria da Sputnik V no Brasil

 

O Brasil já tem produção própria da Sputnik V e poderá ofertar doses, a depender da liberação da agência regulatória, em fevereiro. É o que afirma Rogério Rosso, diretor de Negócios da União Química, detentora da transferência tecnológica da vacina russa e, no momento, única empresa brasileira a fabricar o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) no país. "É uma questão de soberania", defende Rosso quanto à incorporação da vacina. (Foto ilustração)

Isso porque a produção em solo territorial significa depender menos de que os laboratórios internacionais disponibilizem a importação do IFA, como está acontecendo atualmente. "A produção da vacina no Brasil é a autonomia que o país precisa para não depender do mercado internacional", completa Rosso ao Correio. Chefe do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), Kirill Dmitriev reiterou a afirmação nesta quinta-feira (21/1), que aposta na resolução das pendências para aprovação do uso da vacina no Brasil nas próximas semanas. A União Química se reúne, mais tarde, com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tratar do tema.

10 milhões de doses

A ideia é conseguir autorização para importação de 10 milhões de doses prontas da Sputnik ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 15:10h
"É competência do Executivo Federal"

Lewandowski nega pedido para afastar Pazuello do Ministério da Saúde

 

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, negou nesta quinta-feira (21) pedido da Rede Sustentabilidade para afastar o ministro Eduardo Pazuello  do Ministério da Saúde. (foto ilustração: Lewandowski e Pazuello))

"Com relação à pretensão de afastamento do Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anoto que compete privativamente ao Presidente da República, nos termos do art. 84, I, do texto constitucional “nomear e exonerar os Ministros de Estado”, falecendo autoridade a esta Suprema Corte para fazê-lo", disse o ministro.

Segundo o ministro, a ação apresentada pelo partido tem vários pedidos que precisam de comprovação. "A mera solicitação de informações às autoridades sanitárias, ou a exortação para que executem certas políticas públicas, podem ser levadas a efeito sem a intervenção do Judiciário, por meio da competência atribuída à Câmara dos Deputados e ao Senado, ou às suas comissões", explicou.

O partido Rede Sustentabilidade apresentou ao STF, na quarta-feira, um pedido para que o ministro da Saúde fosse afastado do cargo pelo que entende ser erros na condução do combate à pandemia de Covid-19. A sigla também pedia que fossem informados os estoques de oxigênio nos estados do Norte e que seja apresentado, em 24 horas, um plano para que não falte o insu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 14:30h
Vacina da Oxford

Índia libera exportação de vacinas contra covid-19 ao Brasil; 1ª remessa será nesta sexta (22)

 

O governo da Índia liberou as exportações comerciais de vacinas contra a covid-19, e as primeiras remessas serão enviadas na sexta-feira (22) para Brasil e Marrocos, disse o secretário de Relações Exteriores da Índia à Reuters. (Foto ilustração)

O Palácio do Planalto confirmou à Record TV que recebeu a informação e já está em contato com o Ministério da Saúde.

As vacinas desenvolvidas pela farmacêutica britânica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford estão sendo fabricadas no Instituto Serum da Índia, o maior produtor mundial de vacinas, que recebeu pedidos de países de todo o mundo.

O governo indiano suspendeu a exportação de doses até iniciar seu próprio programa de imunização no fim de semana passado. No início desta semana, a Índia enviou suprimentos gratuitos para países vizinhos, incluindo Butão, Maldivas, Bangladesh e Nepal.

O secretário das Relações Exteriores, Harsh Vardhan Shringla, disse que o fornecimento comercial da vacina começaria na sexta-feira, de acordo com o compromisso do primeiro-ministro Narendra Modi de que a capacidade de produção da Índia seriam usadas por toda a humanidade para combater a pandemia.

“Seguindo essa visão, respondemos positivamente aos pedidos de fornecimento de vacinas manufaturadas ind...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 14:00h
"Esse país é nosso"

Não permitiremos venda de terras a estrangeiros, diz Bolsonaro

 

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira que, no que depender dele, não será permitida a venda de terras para estrangeiros. (Foto ilustração)

"No que depender de mim, e tenho certeza, da bancada de deputados federais aqui da Bahia, não permitiremos a venda de terras para estrangeiros. Esse país é nosso, é de cada um de nós", afirmou o presidente em discurso durante cerimônia de entrega de um trecho da BR-135 na cidade de Coribe, na Bahia.

No evento, Bolsonaro também afirmou que, para seu governo, "a propriedade privada é sagrada" e prometeu se empenhar para entregar títulos de propriedade a 574 famílias que vivem em um assentamento da região. (Por Eduardo Simões/reuteres)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 13:00h
Feira de Santana

Governo vai denunciar à Polícia Federal quem furar a fila para se vacinar

 

Governo Municipal de Feira de Santana informa que qualquer suspeita ou denúncia de pessoas que furarem a fila para tomar a vacina contra a Covid-19 será denunciada para o Ministério Público e à Polícia Federal para apuração. (Foto ilustração)

A Prefeitura com seriedade a vacinação e, portanto, reitera a sua importância como eficaz controle na disseminação da doença no município.

Desta forma, cada clínica e unidade hospitalar da rede privada é responsável em informar com veracidade e honestidade à Secretaria Municipal de Saúde os profissionais que realmente atuam na linha de frente no combate à Covid-19, em urgência e emergência, para receber a vacina contra a doença.

Na primeira etapa da vacinação, que iniciou na terça-feira, 19, somente esses profissionais e os idosos institucionalizados têm direito a receber o imunizante. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
Lindiomar - Cerveja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2021

2020

2019

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia