Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você é a favor que haja o carnaval no inicio de 2022?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 11:55h
Bahia

Aulas em Salvador podem voltar em março, diz Bruno Reis

 
Foto Dinaldo Silva

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM) comentou, nesta quinta-feira (21), durante a coletiva do terceiro dia de vacinação em abrigo, que as aulas na capital baiana podem voltar no início de março e não no começo de fevereiro. “Eu acho difícil confirmar esta data de 3 de fevereiro, porque naquela reunião lá atrás, nós tínhamos anunciado a possibilidade do dia 8 de fevereiro, mas teria que ser anunciada em até 8 de janeiro”, explicou.

O gestor reiterou, no entanto, que se houver necessidade a retomada pode acontecer na segunda quinzena de fevereiro. "O que eu posso dizer é que se houver alguma possibilidade de retorno, isso depende de números da pandemia, é algo para a segunda quinzena, mais tardar no iniciozinho de março”.

Bruno Reis confirmou que nesta quinta, 21, vai ocorrer uma reunião para tratar sobre a retomada das aulas junto com representantes das escolas particulares. “Vai haver uma reunião da nossa equipe de governo com os representantes das escolas particulares, onde estarão sendo definidos protocolos e serão discutidos essa previsão de retorno, para que em seguida eu possa, junto com o governador, nós possamos tomar esta decisão”, comentou o prefeito.

Entretanto, Bruno Reis, em dezembro de 2020, quando ainda não tinha assumido sua gestão, comentou que as aulas poderiam, sim, voltar em fevereiro deste ano e falou, também, sobre alunos iriam ficar prejudicados se houver um comprometiment...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 11:17h
Covid 19

Serra Preta inicia vacinação contra Covid; 150 doses foram recebidas

 

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (20) em Serra Preta, o ato para aplicação de primeira dose da vacina CoronaVac que protege do vírus da covid-19. A primeira contemplada com a vacina CoronaVac no munícipio, foi a Técnica de enfermagem Adinei Nascimento, 49, com 25 anos de experiência na área da saúde.

“Me sinto realizada, gratificada por isso. Nós que somos da linha de frente acabamos que ficamos mais expostas. Então só temos que agradecer esse passo importante”, disse a profissional de enfermagem.

Quem também esteve acompanhando o momento foi o prefeito Franklin Leite (DEM), que aproveitou para agradecer o empenho da equipe. “Agradeço imensamente a toda equipe da saúde, pelo empenho e dedicação total para chegarmos a este momento tão importante no município”, disse.

Nesta primeira etapa, o município de Serra Preta recebeu apenas 150 doses da vacina, e de acordo com a orientação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), a prioridade no momento será os profissionais da linha de frente na saúde.

O Secretário da Saúde de Serra Preta Messias Freitas, aproveitou para reforçar os cuidados com a proteção individual.

“Mesmo com a chegada da vacina é preciso manter todos os cuidados, como o uso da máscara, higienização das mãos e evitar aglomerações&rdq...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 11:00h
Vitória da Conquista

Secretaria na BA investiga profissionais que falsificaram documentos para serem vacinados

 
Foto Picasa

A Secretaria da Saúde de Vitória da Conquista, no oeste da Bahia, recebeu denúncias que profissionais da área que não estão enquadrados entre o grupo prioritário para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, burlaram documentos para receber o imunizante na terça-feira (19).

Segundo o cronograma definido pela prefeitura, os primeiros profissionais a serem vacinados são os que lidam diretamente no combate ao coronavírus. No entanto, profissionais de redes hospitalares que não fazem parte da prioridade teriam falsificado a declaração de trabalho para receber o imunizante.

A secretaria informou que não possui controle dos profissionais que trabalham dentro da rede hospitalar e cabe a cada instituição a responsabilidade de encaminhar apenas os profissionais que estão atuando na linha de frente.

Ainda segundo o órgão, os fatos foram apurados e instituição que enviou funcionários que não faziam parte deste grupo foi convocada para uma reunião nesta quarta-feira (20) para as notificações necessárias.

Não foi divulgado o nome da instituição, nem quais sanções irão sofrer a rede hospitalar e os profissionais que falsificaram a documentação.

As doses da vacina chegaram em Conquista na madrugada de terça-feira. Eles foram armazenadas na Rede de Frio do Núcleo Regional de Saúde d...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 10:47h
Oeste da Bahia

Bolsonaro entrega parte da obra de adequação da BR-135, em Coribe

 
Foto: Ronimarkes Mota

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou a Coribe, no oeste da Bahia, na manhã desta quinta-feira (21) para fazer a entrega de parte do lote 4 de obras de adequação da BR-135.

Essa é a primeira visita do presidente à Bahia neste ano, e a oitava desde que foi eleito. O avião presidencial pousou na cidade de Barreiras por volta das 9h. De lá, ele seguiu de helicóptero para Coribe.

Em Barreiras, Bolsonaro não falou com a imprensa, mas tirou fotos com apoiadores. O presidente estava sem máscara, contrariando o decreto estadual que determina o uso obrigatório.

BR-135 A BR-135 é uma rodovia federal de cerca de 2,5 mil km, que liga o Nordeste do Brasil, a partir do Maranhão, ao Sudeste, terminando em Minas Gerais. Na Bahia, a BR-135 passa por várias 11 cidades, entre elas Coribe, Cocos, Jaborandi, Barreiras, Riachão das Neves e Formosa do Rio Preto.

A rodovia é fundamental para escoamento de grãos dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, região conhecida como Matopiba. A readequação do lote 4 da BR-135 contempla a adequação da pista, retificação de curvas e eliminação dos pontos críticos.

De acordo com informações do Ministério de Infraestrutura, o lote 4 tem 67 km de extensão e passa pelas cidades de Jaborandi e Cocos, além de Coribe. A primeira parte, que fica entre Coribe e Cocos, de 37 km,...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 10:10h
Internacional

Incêndio atinge prédio do Instituto que fabrica vacinas contra Covid-19 na Índia, mas produção não é afetada

 
Foto: AFP

Um incêndio atingiu um edifício do Instituto Serum, a empresa da Índia que produz vacinas com tecnologia da AstraZeneca e da Universidade de Oxford, nesta quinta-feira (21), na cidade de Pune.

O estoque de vacinas e a indústria onde elas são feitas estão seguras, segundo o jornal "Times of India". Atualmente, o Instituto Serum produz cerca de 50 milhões de doses da vacina por mês em outras unidades do complexo.

Cinco pessoas morreram no incêndio, segundo o "Times of India". O prefeito da cidade de Puna, Murlidhar Mohol, disse que os mortos são provavelmente trabalhadores de construção civil que estavam no prédio.

O diretor-executivo da empresa, Adar Poonawalla, confirmou que houve mortes.

A empresa também vai começar a produzir as vacinas desenvolvidas pela empresa norte-americana Novavax.

Poonawalla afirmou que a unidade que pegou fogo produz vacinas para o rotavírus. Ele estima que a perda nessa linha de produção será de até 40% do volume de doses.

As redes de TV indianas mostram uma coluna de fumaça cinza acima da sede da empresa. (G1/ Foto: AFP)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 09:44h
Furou fila

MP-BA e MPF acionam por improbidade prefeito que "furou" fila da vacinação em Candiba

 
Foto: Reprodução / Instagram / @prefeituradecandiba

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) ajuizaram nesta quinta-feira (20) ações de improbidade e civil pública contra o prefeito de Candiba, Reginaldo (PSD), por “furar” a fila da vacinação e ter sido o primeiro a ser imunizado contra a Covid-19 no município, situado no sertão produtivo. Ele não faz parte do grupo prioritário de vacinação.

Os parquets requerem a condenação do gestor por ato de improbidade administrativa “que atenta contra os princípios da administração pública – princípios da impessoalidade e da moralidade – e a indisponibilidade de seus bens para pagamento de multa no valor de R$ 145mil.”

De acordo com a ação, o prefeito se valeu da sua posição do chefe do Executivo de Candiba “para se colocar à frente dos pouco mais de 14 mil habitantes do município, em desrespeito aos princípios da moralidade e da impessoalidade, previstos na Constituição Federal.”

Ainda segundo o comunicado emitido pelo MPF, a cidade recebeu apenas 100 doses da Coronavac, imunizante da farmacêutica Sinovac, produzida no Brasil em parceria com o Instituto Butantan. As doses são suficientes para imunizar somente 50 indivíduos que, na primeira etapa, deveriam ser restritos a trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; população ind&ia...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 09:05h
Covid-19

Mais de 19 mil baianos já tomaram a 1ª dose da vacina; em Feira já são mais de mil vacinados

 
Foto Ascom/HEC


Iniciada nesta terça-feira (19), a vacinação contra a Covid-19 na Bahia já contabilizou 19.166 doses aplicadas. Esse número corresponde aos dados enviados por 306 municípios até as 14h desta quarta-feira (20). Deste total de imunizados, 17.649 são profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente no combate à doença.

Outras 1.291 doses foram aplicadas em idosos institucionalizados, 28 em indígenas aldeados e 198 em pessoas com deficiência. Os dados correspondem às primeiras doses aplicadas.

O município de Salvador é o que aplicou um maior número de doses, 4486 no total, seguido de Santo Antônio de Jesus, que já vacinou 1 mil pessoas, Lauro de Freitas (391) e Vitória da Conquista (372).

Em Feira de Santana já foram aplicadas 1147 doses da Coronavac, segundo informações do Município. Vale ressaltar que este número diz respeito às doses controladas e aplicadas pela rede municipal, podendo ser um número superior quando somado ao número do Estado. (Com informações da Secom/BA/ Foto Ascom/HEC)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 08:46h
Economia

Tarifa de importação de pneus para transporte de cargas é zerada

 
Foto Agência Brasil

A partir de hoje (21), os pneus para transporte de cargas entrarão no país sem pagar Imposto de Importação. A medida foi decidida pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex), com o objetivo de reduzir os custos operacionais do transporte rodoviário de cargas no Brasil.

Em nota, o Ministério da Economia informou ter atendido a pedido do Ministério da Infraestrutura. A Camex informou ter ouvido empresas do setor que, informaram que os preços dos pneus de carga no mercado nacional têm ficado mais caros por causa da alta do dólar, do aumento da demanda pelo produto e pela elevação do preço das commodities (bens primários com cotação internacional).

A medida valerá a partir da publicação da resolução no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (21). Em 2020, 1,28 milhão de pneus novos de borracha, usados em caminhões, foram importados pelo Brasil, num total de US$ 141,8 milhões. (Agência Brasil)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 08:18h
Sul da Bahia

Após transição tumultuada, prefeitura de Eunápolis decreta estado de emergência

 
Foto Reprodução

A Prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, decretou situação anormal de emergência do município pelos próximos 60 dias. A decisão, conforme decreto nº 9513, aprovada no dia 19 de janeiro, está fundamentada nas pendências de ordem estrutural, orçamentária e financeira, que causam prejuízos à continuidade dos serviços e bens públicos essenciais à população do município. Isso se deve a transição governamental insatisfatória, impedindo o conhecimento prévio e completo de todos os dados, informações, registros, arquivos, contratos e demais elementos fundamentais para a efetiva continuidade da prestação de serviços.

Uma vez que esses documentos não foram disponibilizados à comissão de transição de governo, bem como a equipe técnica não teve total acesso também às informações referentes aos compromissos financeiros, parcelamentos, não houve alternativa senão decretar o estado de emergência e a suspensão temporária de pagamentos, segundo decreto nº 9514. Algumas dessas obrigações foram firmadas nos últimos dias da gestão anterior, sendo incompatíveis com a realidade orçamentária do município.

Vale lembrar que os serviços essenciais e as obrigações legais e continuadas da nova gestão, como folha de pagamento, não são impactados pelos termos do decreto. As...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 07:56h
Feira de Santana

Município nega pendência financeira com empresas de ônibus

 
Foto Reprodução

Ao ser surpreendido com a paralisação dos rodoviários que atuam no transporte coletivo em Feira de Santana, na manhã desta quinta-feira (21), o Município informou por meio do secretário de Comunicação, Edson Borges, que a prefeitura não tem qualquer tipo de pendência financeira com as empresas de ônibus.

“O secretário da Fazenda, Expedito Eloy, nos informou que a Prefeitura de Feira de Santana não tem absolutamente nenhuma pendência financeira com as empresas de ônibus urbano”, informou Edson aos veículos de comunicação.

Vans do transporte alternativo já estão circulando para sanar a dificuldade da população para se deslocar, uma vez que não há ônibus circulando. (Daniela Oliveira/ Foto Reprodução)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 07:30h
Feira de Santana

Prefeitura adota providências para garantir o transporte da população

 

A Prefeitura de Feira, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), informa que vans e micro-ônibus do Sistema de Transporte Público Alternativo e Complementar (STPAC) já estão circulando no município para não afetar o trabalhador que necessita se deslocar até o trabalho. (Foto ilustração)

Nesta madrugada, o Governo Municipal foi surpreendido com o bloqueio das garagens por parte do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (SNTRAFS) impedindo a saída dos ônibus das garagens das concessionárias Rosa e São João.

A Prefeitura acompanha a paralisação, desde às 5h, e encontra-se tomando as providências necessárias para restabelecer a operação deste serviço essencial. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 07:24h
Feira de Santana

Partidos têm tempo igual na tribuna da Câmara Municipal

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana, que tem hoje representação parlamentar de 15 partidos, quando o assunto é a tribuna no pequeno ou grande expediente o tempo é igual para todos, mesmo aqueles partidos que têm apenas um vereador. É o caso das legendas PSB, PSD, PL, PSDB, PV, DC, PROS, Cidadania, PSOL, PSC, Republicanos e Patriota, 12 no total, todos com apenas um vereador. Já o MDB (04), DEM (03) e PT (02), têm o mesmo espaço no horário da liderança, também chamado de pequeno expediente, que é o tempo restante, antes do início do grande expediente, dividido pelos partidos inscritos. Já o uso da tribuna no grande expediente, 15 minutos, é por inscrição individual dos vereadores e não por partido.
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 07:21h
Eleição da Câmara

FHC alerta deputados do PSDB sobre a eleição de Bolsonaro em 2022

 

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (Foto ilustração), que é presidente de honra do PSDB, fez um alerta aos deputados do PSDB que estão apoiando Arthur Lira (PP) a presidente da Câmara Federal. “Vocês darem a vitória a Arthur Lira será decisivo para a eleição de Jair Bolsonaro em 2022”, disse. O PSDB fechou questão com o deputado federal Baleia Rossi (MDB) para presidente.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 07:18h
Sancionado

Orçamento para 2021 é de R$ 49,3 bilhões na Bahia

 

Já é lei sancionada pelo governador Rui Costa a proposta orçamentária da Bahia para o ano de 2021. A previsão de arrecadação é de R$ 49,3 bilhões. Com esse valor estão contemplados os três poderes constituídos.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 07:14h
Vacina já

Brics: Brasil e África do Sul sem vacina contra a Covid -19

 

O Brasil, que participa do Brics, agrupamento formado por cinco grandes países emergentes - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - que, juntos, representam cerca de 42% da população do planeta, quando o assunto é vacina contra a Covid -19 é o último colocado ao lado da África do Sul.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 07:05h
Vacina contra a Covid -19

O custo da política desastrosa de Bolsonaro com a China

 

As provocações do presidente Jair Bolsonaro, dos seus três filhos e do ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo contra a China estão refletindo agora no Brasil. Os insumos para a fabricação da vacina contra a Covid -19 não chegam ao país e não há explicações. É que não há diálogo entre os dois países, por exigência do Governo Federal. Jair Bolsonaro adotou a política do ex-presidente Donald Trump.
   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 07:00h
Declaração em 2016

Ex-ministro do STF, Ayres de Britto: "Impeachment não é golpe"

 

O ex-ministro do STF entre os anos 2003 e 2012, Ayres Britto (Foto ilustração), 78 anos, em 2016, quando era presidente da República Michel Temer (MDB) disse: “Impeachment não é golpe”. É verdade, está na Constituição e quem decide é o Congresso Nacional.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 06:58h
Feira de Santana

Na UTI, Fluminense de Feira pode vir a óbito em eleição

 

O Fluminense de Feira, que já foi duas vezes campeão baiano e tem a maior torcida em Feira de Santana, fará eleição nesta quinta-feira (21) para mandato tampão na presidência. Especialistas esportivos admitem que o clube está na UTI e entendem que, a depender de quem assumir a administração nesses próximos meses, a agremiação pode vir a óbito. (Foto arquivo da sede do Fluminense de Feira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 06:56h
Fura fila

Prefeito se vacina mesmo tendo apenas 31 doses no município

 

Já começou a aparecer os “fura fila” para adquirir a vacina contra a Covid -19. São pessoas que não estão dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Em uma cidade do Sudeste do Brasil, um prefeito foi vacinado, mesmo tendo apenas 31 doses para o Município. Alegou que era para incentivar os cerca de 6 mil habitantes a tomarem a vacina.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 06:51h
Espaço no governo

Feira de Santana: Colbert Martins e Carlos Geilson têm encontro

 

Passadas as eleições de segundo turno, o prefeito Colbert Martins e Carlos Geilson tiveram o seu primeiro encontro para tratar de espaço na administração. Foi na semana passada. A informação que chega ao site Bahia na Política é que Carlos Geilson tratou do seu espaço no governo. Apesar de pouca definição terá seu quinhão. Em fevereiro deverá acontecer um novo encontro. (Foto ilustração: Colbert Martins e Carlos Geilson)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 06:50h
Eleições 2021

Feira de Santana não terá terceiro turno para prefeito

 

As manifestações em Feira de Santana sobre quem é o pai da vacina contra a Covid -19, parece até que terá terceiro turno no Município para prefeito. Só lembrando, eleições só em 2022.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 06:47h
Brasil

Exército tem estoque de 391 mil comprimidos de cloroquina

 

O Exército Brasileiro ainda tem 391.260 comprimidos de cloroquina em estoque. O Centro de Comunicação afirma que seu Laboratório Químico Farmacêutico não está mais produzindo o medicamento.

Sobrepreço

No ano passado, o Exército pagou 167% a mais pelo principal insumo para produção da cloroquina (difosfato). Em justificativa ao TCU, alegou que a compra – com sobrepreço – foi feita devido à “necessidade de produzir esperança para corações aflitos”.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 06:45h
Política externa

Brasil chega a 2021 isolado do ocidente e oriente

 

O Brasil chega a 2021 com sua política externa em isolamento no ocidente e oriente. Não tem interlocução com Rússia, China e Índia, mais parte da Europa e agora com os EUA. Na América do Sul tem problemas com a Argentina, Venezuela, Bolívia, Chile e Uruguai.
   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 06:00h
Porto Alegre (RS)

General Antonio Miotto, ex-comandante militar do sul, morre de covid

 

O ex-comandante militar do Sul, general da reserva do Exército Geraldo Antônio Miotto (foto ilustração), de 65 anos, morreu nesta quarta-feira (20) por complicações da covid-19. Miotto estava internado em Porto Alegre desde o dia 03 de dezembro.

O militar era um dos generais mais respeitados e mais influentes do Exército Brasileiro. Pela internet, o Comando Militar do Sul (CMS) prestou homenagens ao ex-comandante. Ao longo da carreira, Miotto integrou o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, foi comandante militar da Amazônia e passou para a reserva ao deixar o comandante-geral do Sul, em abril do ano passado.

Ele também estudou na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAM). O CMS informou, em nota, que "se solidariza com amigos e parentes", e que presta "as mais sinceras condolências pela perda, como também, agradece a dedicação do trabalho prestado ao Exército Brasileiro e ao Brasil".

Miotto chegou a comandar 50 mil militares. Durante a pandemia, ele destacava a importância das Forças Armadas utilizarem sua estrutura para atender comunidades mais afastadas dos grandes centros e utilizar a logística para apoiar profissionais da saúde. O velório ocorrerá na cidade onde ele nasceu, São Marcos, no interior do Rio Grande do Sul. O governador Eduardo Leite também divulgou nota de pesar pelo falecimento. (CB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 05:50h
Política Externa

Biden reverte decisão de Trump de deixar a OMS: "crucial na pandemia"

 

Após o juramento de Joe Biden como novo presidente dos EUA, nesta quarta-feira (20), a Casa Branca divulgou uma carta de Biden revertendo a decisão do governo Trump de deixar a Organização Mundial da Saúde (OMS). (Foto ilustração)

Na carta, Biden escreve: "a OMS desempenha um papel crucial na luta mundial contra a mortal pandemia da Covid-19, bem como inúmeras outras ameaças à saúde global e à segurança sanitária. Os Estados Unidos continuarão a ser um participante pleno e líder global no enfrentamento de tais ameaças e no avanço da saúde global e da segurança sanitária".

Diplomatas americanos em todo o mundo já foram notificados das mudanças que devem fazer ao conduzir a diplomacia americana, depois que Biden assinou uma série de ordens executivas esta noite.

O primeiro memorando geral do departamento enviado pelo secretário de Estado em exercício Dan Smith instruiu todos os diplomatas dos EUA a se engajarem novamente na OMS e impedirem qualquer retirada de pessoal da agência de saúde da ONU, de acordo com documento obtido pela CNN.

O memorando foi enviado logo depois que Biden assinou uma série de ordens executivas, incluindo uma para reverter a decisão do ex-presidente Donald Trump de se retirar da OMS.

“Os Estados Unidos voltarão a se envolver com a Organização Mundial da Sa&ua...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 05:40h
Vacina contra a covid-19

Pfizer vai vacinar 1,4 mil voluntários que receberam placebo no Brasil

 

A farmacêutica Pfizer anunciou nesta quarta-feira que dará início à vacinação dos voluntários que tomaram placebo durante a Fase 3 do estudo clínico em São Paulo e em Salvador. Pouco mais de 1.400 pessoas receberão gratuitamente as duas doses da vacina, que ainda não está disponível para uso no Brasil. (Foto ilustração)

O procedimento está de acordo com as tratativas definidas juntos aos órgãos brasileiros Anvisa e a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), e faz parte do termo de consentimento assinado pelos participantes no início da pesquisa.

"Durante os meses de julho a novembro de 2020, cerca de 2.900 brasileiros participaram de um dos momentos mais importantes da recente história da ciência mundial: o estudo da BNT162b2, vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer e BioNTech. Os resultados da pesquisa, ainda em andamento, demonstraram que o imunizante tem 95% de eficácia contra o novo coronavírus", explica a empresa.

Para receber a vacina, os voluntários do estudo interessados em receber a vacina deverão entrar em contato com os centros e receberão todos os esclarecimentos necessários. Todos os participantes seguirão em acompanhamento no estudo, conforme estabelecido em protocolo.

A vacina da Pfizer já foi aprovada nos Estados Unidos, Japão, Israel, Canadá, Reino Unido, Austrália, México, Equa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 05:30h
Fundos de Investimento da Amazônia

Dívidas com Finam e Finor podem ser quitadas com até 70% de desconto

 

Empresas do Norte e Nordeste do país já podem renegociar suas dívidas com os Fundos de Investimento da Amazônia (Finam) e do Nordeste (Finor), administrados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O prazo para renegociação dos débitos vai até 18 de dezembro. A portaria que disciplina procedimentos, requisitos e condições necessárias para a quitação e a renegociação das dívidas foi publicada na edição desta quarta-feira (20) do Diário Oficial da União (DOU), assinada pelo ministro Rogério Marinho. (Foto ilustração)

Segundo o governo, a medida permite a quitação das debêntures (títulos de dívidas de empresas) com descontos que podem chegar a até 70% do valor total do débito no caso de quitação, com a possibilidade de exclusão de encargos e de juros de mora por inadimplência. Para quem pretende renegociar os débitos, a extensão do pagamento poderá ser feira em até sete anos, incluídos dois anos de carência. Em qualquer caso, informou o MDR, será estabelecida uma nova base de cálculo de indexação da dívida, aproximando a realidade desses fundos ao praticado no mercado. A renegociação deve ser feita diretamente com a instituição financeira, que são o Banco do Nordeste (Finor) e o Banco da Amazônia (Finam).

De acordo com o MDR, em nota, a portaria atende uma demanda histórica ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 05:21h
Relações internacionais

Bolsonaro envia carta a Biden e destaca a relação do Brasil e EUA

 

O presidente Jair Bolsonaro (Foto) enviou uma carta para cumprimentar o presidente Joe Biden, que tomou posse como 46º presidente dos Estados Unidos nesta quarta-feira (20). Em rede social, Bolsonaro cumprimentou Biden e destacou a relação firme entre os dois países.

"A relação Bandeira do Brasil e Bandeira dos Estados Unidos é longa, sólida e baseada em valores elevados, como a defesa da democracia e das liberdades individuais. Sigo empenhado e pronto para trabalhar pela prosperidade de nossas nações e o bem-estar de nossos cidadãos", afirmou o presidente.

"Para marcar essa data, enderecei carta ao Presidente dos EUA, Joe Biden, cumprimentando-o por sua posse e expondo minha visão de um excelente futuro para a parceria Brasil-EUA", disse o presidente em outro post.

Bolsonaro só reconheceu a vitória do presidente eleito dos EUA, Joe Biden, sobre Trump 38 dias após o pleito norte-americano. (r7) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 05:17h
Moeda norte-americana

Dólar cai ante real com otimismo sobre estímulos globais; mercado aguarda Copom

 

O dólar terminou em baixa nesta quarta-feira, com o real surfando nos ganhos de moedas emergentes e outros ativos de risco, uma vez que a posse de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos direciona o mercado para expectativas de mais estímulos. (Foto ilustração)

A expectativa pela sinalização de política monetária do Banco Central do Brasil também esteve no radar, com muitos analistas acreditando que o BC possa preparar nesta quarta o terreno para retomada de alta de juros, o que tenderia a beneficiar a moeda brasileira.

O dólar à vista caiu 0,66%, a 5,3108 reais na venda, depois de oscilar entre 5,3574 reais (+0,21%) e 5,2834 reais (-1,17%).

A divisa norte-americana cedia contra a maioria de seus pares, com destaque positivo para moedas emergentes, como peso chileno (+2%), lira turca (+0,8%) e peso colombiano (+0,7%).

O democrata Joe Biden tomou posse como presidente dos EUA nesta quarta-feira, prometendo acabar com a "guerra incivil" em um país com profundas divisões políticas, economia abalada e uma pandemia de coronavírus que matou mais de 400 mil norte-americanos.

Há expectativa de que Biden apresente ao Congresso, ainda nos primeiros dias de governo, sua proposta para um pacote fiscal de 1,9 trilhão de dólares. Mais estímulos significam mais liquidez que pode migrar para mercados de maior risco, como o Brasil, estimulando entrada de dólares e potencialmente baixando...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 05:14h
Menor taxa da história

Copom mantém juros básicos da economia em 2% ao ano

 

Em meio ao aumento da inflação de alimentos que começa a estender-se por outros setores, o Banco Central (BC) decidiu não mexer nos juros básicos da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa Selic em 2% ao ano pela quarta vez seguida. A decisão era esperada pelos analistas financeiros. (Foto ilustração)

Com a decisão de ontem (20), a Selic está no menor nível desde o início da série histórica do Banco Central, em 1986. Em julho de 2015, a taxa chegou a 14,25% ao ano. Em outubro de 2016, o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia até que a taxa chegasse a 6,5% ao ano em março de 2018. Em julho de 2019, a Selic voltou a ser reduzida até alcançar 2% ao ano em agosto de 2020. (ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 05:10h
Coronavírus no Brasil

Brasil chega a 212,8 mil mortes por covid e 8,63 milhões de casos

 

O Brasil registrou nas últimas 24 horas um acréscimo de 1.340 mortes por covid-19 e 64.385 novos casos confirmados, segundo dados enviados pelos estados ao Ministério da Saúde e divulgados pelo Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) nesta quarta-feira (20). (Foto ilustração)

Com os números atualizados, o país chega à marca de 212.831 mortes em decorrência da covid-19, além de 8.638.249 casos acumulados desde o início da pandemia. Deste total, o Ministério da Saúde estima que mais de 7,51 milhões já tenham se recuperado.

São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina continuam a ser os estados com maior número de casos confirmados de covid-19.

A média móvel de mortes diárias atingiu hoje o patamar de 981, aumento de 43,6% em relação há 14 dias.

Já a média móvel de novos casos por dia atingiu 54.530, um dos maiores desde o início da pandemia. Na comparação com 6 de janeiro, a alta é de 54%. (web)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 05:05h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 4.991 casos e 31 óbitos de Covid-19 nas últimas 24h

 

Nas últimas 24 horas, foram registrados 4.991 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,9%) e 4.864 recuperados (+0,9%). Dos 549.315 casos confirmados desde o início da pandemia, 529.058 já são considerados recuperados e 10.529 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/. (Foto ilustração)

Na Bahia, 38.809 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Óbitos

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 31 óbitos que ocorreram em diversas datas. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.01.2021 05:00h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 47 novos casos e 3 óbitos; total de mortes chega a 401 nesta quarta

 

Feira de Santana supera a marca de 21 mil recuperados da Covid-19. Até agora, são exatamente 21.073 pacientes curados da doença, índice que representa 93,7% dos casos confirmados. Além disso, nas últimas 24h foram registrados 148 exames negativos para o vírus e 47 casos positivos. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 56 pacientes internados no município e 1.011 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. O informativo também confirma mais três mortes. A informação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde nesta quarta-feira (20).

NÚMEROS DESTA QUARTA-FEIRA, 20 de janeiro de 2021

Casos confirmados no dia: 47

Pacientes recuperados no dia: 169

Resultados negativos no dia: 148

Total de pacientes hospitalizados no município: 56

Óbitos comunicados no dia: 3

Datas dos óbitos: 03/01, 06/01 e 18/01

NÚMEROS TOTAIS

Total de pacientes ativos: 1.011

Total de casos confirmados no município: 22.485 (Período de 06 de março de 2020 a 20 de janeiro de 2021)

Total de pacientes em isolamento domiciliar: 955

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 17:10h
Senado Federal

Quatro senadores disputam a Presidência do Senado em fevereiro

 

Quatro senadores disputam a Presidência do Senado para os próximos dois anos, com eleição prevista para o início de fevereiro. Anunciaram as candidaturas Simone Tebet (MDB-MS), Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Major Olimpio (PSL-SP) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO). Novas candidaturas podem ser apresentadas até o dia da eleição. (Foto ilustração)

O MDB lançou no último dia 12 o nome da senadora Simone Tebet para concorrer ao cargo. Atual presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), se eleita, ela será a primeira mulher a presidir o Senado e o Congresso Nacional. A senadora defende a harmonia entre os Poderes, o fortalecimento das instituições e o papel decisivo do Legislativo.

— Nos momentos mais difíceis da nossa história, o Senado Federal e o Congresso Nacional acharam a saída dentro das instituições, dentro da democracia e do estado democrático de direito e agora não vai ser diferente — afirmou a senadora, que disse receber a missão como um projeto não só do MDB, mas também do Senado e do Brasil.

Nesta terça-feira (19), foi anunciada a organização de uma nova Frente Democrática com Simone Tebet e o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), que disputa a Presidência da Câmara, com o objetivo de unificar o discurso de candidatos independentes, fazendo com que as bancadas do MDB das duas Casas atuem juntos a partir de agora.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 16:50h
Câmara Federal

Projeto obriga deputados federais e senadores a tomar vacina contra a Covid-19

 

O Projeto de Lei 5610/20 obriga deputados federais e senadores a se submeterem à vacinação contra a Covid-19, ainda que o uso do imunizante no País tenha sido aprovado apenas em caráter emergencial. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Segundo o texto, a dispensa da vacinação obrigatória só poderá ocorrer por motivos médicos devidamente comprovados.

O deputado Alexandre Frota (PSDB-SP-Foto), autor do projeto, critica setores da sociedade que disseminam "uma campanha absurda” para tentar convencer a população de que a vacina pode causar danos irreparáveis.

“Isso inclui o presidente da República, que vem a público, em uma atitude jocosa, dizer que se tomar a vacina poderá ser transformado em jacaré. Não podemos deixar a população se levar por atitudes irresponsáveis de quem quer que seja. Nós, deputados federais, e os senadores da República temos que dar o exemplo nesta campanha de imunização e deveremos, portanto, ser os primeiros a nos imunizar”, diz o deputado. (Agência Câmara)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 16:10h
Produção própria de insumos

Butantan deixará de depender da China a partir de outubro

 

A partir de outubro, a produção da CoronaVac pelo Instituto Butantan deixará de depender de insumos da China. A expectativa do governo vem da construção de uma nova fábrica do Butantan, iniciada em 2 de novembro do ano passado com verba de doações de 23 empresas, arrecadadas em 42 dias, sem contrapartidas. (Foto ilustração)

Atualmente, o governo paulista lida com o atraso no envio de insumos para a produção da CoronaVac. A matéria-prima está pronta e aguarda liberação do governo chinês para ser enviada ao Brasil. Se o material não chegar até o final do mês, o cronograma de vacinação terá de ser alterado não só em São Paulo, como em todo o país, já que a CoronaVac é hoje a única vacina distribuída pelo governo federal aos demais estados. O escritório de São Paulo em Xangai, na China, está negociando a liberação.

O Butantan aguarda a chegada de 5,4 mil litros de matéria-prima até o fim do mês e mais 5,6 mil até o dia 10 de fevereiro. Com o material, é possível produzir 5,4 milhões de doses da vacina. Após a chegada dos insumos, o envase deve ocorrer dentro de cinco ou seis dias. Após o envase, a produção envolve outros processos, como controle de qualidade, por exemplo. A conclusão de todas as etapas leva em torno de 20 dias. (R7)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 15:30h
Vacina contra a covid-19

Lewandowski dá 72 horas para Anvisa informar sobre análise da Sputnik

 

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou hoje (20) que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envie informações sobre um pedido de uso emergencial da Sputnik V, vacina contra a covid-19 desenvolvida na Rússia. (Foto ilustração)

O ministro deu prazo de 72 horas para a Anvisa prestar os esclarecimentos e confirmar se, de fato, recebeu pedido de uso emergencial da vacina.

As informações serão usadas por Lewandowski para decidir sobre um pedido do governo da Bahia que quer autorização para importar e distribuir vacinas mesmo antes da aprovação da Anvisa, desde que os imunizantes já tenham aval de autoridade sanitária estrangeira ou da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

A Sputnik V já foi aprovada e está sendo utilizada em países como Argentina, Bolívia, Paraguai e Venezuela, argumentou o governo da Bahia. No Brasil, representantes da empresa União Química têm se reunido com técnicos da Anvisa para tentar dar prosseguimento ao processo de aprovação.

O pedido da Bahia foi protocolado em seguida a notícias de que a Anvisa recusou um pedido de uso emergencial da Sputnik V. Na segunda-feira (18), o Fundo de Investimento Direto da Rússia divulgou uma nota, por meio da Embaixada da Rússia no Brasil, negando que tenha havido a recusa da Anvisa.

“Co...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 14:40h
Apurar responsabilidades

STJ dá 48h para autoridades do Amazonas se explicarem sobre oxigênio

 

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Jorge Mussi, determinou ontem (19) que o governo estadual e os municípios do Amazonas prestem em 48 horas esclarecimentos sobre o exato momento em que tiveram conhecimento do risco de desabastecimento de oxigênio em unidades de saúde. (Foto ilustração)

O ministro ordenou que os esclarecimentos sejam “detalhados”. Ele também quer ser informado sobre o recebimento e o uso de verbas federais para o combate à pandemia de covid-19. Mussi está responsável pelo plantão do STJ, até o fim de janeiro, e pode decidir nos casos que julgar urgentes.

Mussi recebeu um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) no sábado (16) para investigar a condução da crise no sistema de saúde pelas autoridades estaduais e municipais do Amazonas, sobretudo em relação à falta de oxigênio nas unidades hospitalares.

Ao atender ao pedido da PGR, Mussi requisitou ainda informações sobre as ações adotadas no combate à pandemia; o número de leitos clínicos e de UTI à disposição; o número de profissionais envolvidos nas ações de combate à pandemia, entre outras informações técnicas sobre as ações de saúde pública desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde.

As apurações correrão no âmbito de um inqu&e...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 14:00h
Projeto Balcão Único

Governo federal lança sistema para simplificar a abertura de empresas

 

O Ministério da Economia lançou hoje (20) o Balcão Único, um projeto que permitirá aos cidadãos abrirem uma empresa “de forma simples e automática, reduzindo o tempo e os custos para iniciar um negócio no Brasil”. A primeira cidade a aderir ao projeto foi São Paulo, que já disponibilizou o novo sistema no dia 15. A próxima cidade a oferecer a ferramenta será o Rio de Janeiro. (Foto ilustração)

De acordo com o ministério, por meio de um formulário único e totalmente digital, empreendedores podem abrir empresas em apenas um dia e sem necessidade de percorrer vários órgãos públicos.

Tudo poderá ser feito no mesmo ambiente virtual: recebimento das respostas necessárias da prefeitura; registro da empresa; obtenção do número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e inscrições fiscais; desbloqueio do cadastro de contribuintes; recebimento das licenças, quando necessárias; e ainda o cadastro dos empregados que serão contratados. O Balcão Único permitirá ainda que os empreendedores possam, no momento da abertura da empresa, realizar o cadastro de empregados pelo e-Social.

Em nota, a pasta explicou que, segundo relatório do Banco Mundial, para abrir uma empresa nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo era necessário cumprir 11 procedimentos – alguns, em órgãos distintos – o que levava, em média, 1...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 13:00h
Previdência Social

INSS: prova de vida de aposentados é suspensa até fevereiro

 

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não fizeram a prova de vida entre março de 2020 e fevereiro deste ano não terão seus benefícios bloqueados. (Foto ilustração)

A Portaria nº 1.266/2021, publicada hoje (20) no Diário Oficial da União, prorroga a interrupção do bloqueio de benefícios para as competências de janeiro e fevereiro, ou seja, para pagamentos até o fim de março.

A prorrogação vale para os beneficiários residentes no Brasil e no exterior. De acordo com a portaria, a rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária que paga os benefícios permanece e a comprovação da prova de vida deverá ser realizada normalmente pelos bancos.

Realizada todos os anos, a comprovação de vida é exigida para a manutenção do pagamento do benefício. Para isso, o segurado ou algum representante legal ou voluntário deve comparecer à instituição bancária onde saca o benefício. O procedimento, entretanto, deixou de ser exigido em março de 2020, entre as ações para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, e a medida vem sendo prorrogada desde então.

Desde agosto do ano passado, o a prova de vida também pode ser feita por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site do órgão por beneficiár...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
Lindiomar - Cerveja
 
Tinga - material eletrico
 
Meio - Sindicato dos Comerciarios
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2021

2020

2019

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia