Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Deve ser proibido o uso de celular nas escolas?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 12:02h
Crise no preço dos combustíveis

Governadores articulam congelamento nacional de ICMS de combustíveis

 

Governadores discutem a formação de um convênio para congelar nacionalmente o ICMS sobre combustíveis. A proposta no âmbito do Fórum de Governadores é de congelar por 90 dias a alíquota estadual no preço final após cada reajuste anunciado pelo governo federal. (Foto ilustração)

A ideia tem o endosso do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda (Comsefaz) e, nesta semana, será levada ao Conselho Nacional de Polícia Fazendária (Confaz), responsável por aprovar ou não convênios desse tipo. Os Estados querem apresentar a ideia já "encorpada" no próximo encontro com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Um representante da Petrobras também é aguardado na reunião.

Ação. Além de responder à pressão da opinião pública diante da alta dos preços, o movimento é uma reação dos Estados à proposta defendida por Arthur Lira (Progressistas-AL) de calcular o imposto a partir da variação do preço dos combustíveis nos dois anos anteriores ao reajuste, projeto que tramita agora no Senado.

Vamos assim. A ideia de um congelamento nacional de ICMS tem sido tratada com cautela pelos governadores, já que a ideia é construir uma proposta robusta para apresentar à Petrobras como uma sinalização clara de que os Estados estão dispostos a fazer sua parte.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 11:40h
Covid-19

São Paulo antecipa segunda dose da AstraZeneca para oito semanas

 

O intervalo de aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca passou de 12 para oito semanas no estado de São Paulo. Cerca de 400 mil pessoas ficam aptas para tomar a vacina contra a covid-19 e completar o ciclo vacinal a partir desta quarta-feira (27). (Foto ilustração)

A Secretaria de Saúde já distribuiu a última remessa de doses, permitindo a antecipação definida pelo Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde.

Entre os elegíveis para tomar a segunda dose da vacina, estão adultos entre 18 e 24 anos de idade. Além deles, cerca de 1 milhão de pessoas não compareceram aos postos para tomar a segunda dose da vacina da AstraZeneca e estão entre os 4 milhões de atrasados que não completaram o ciclo vacinal. ( Kleber Sampaio/AB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 10:55h
Câmara Federal

Câmara retoma trabalhos presenciais com passaporte sanitário, mas sem distanciamento rígido

 

Mais de um ano e meio depois da adoção do sistema de deliberação remoto por causa da pandemia de Covid-19, a Câmara dos Deputados retomou as atividades presenciais com a exigência de comprovante de vacinação, mas com medidas de distanciamento mais flexíveis nas comissões e nas áreas comuns. (Foto ilustração)

A volta foi anunciada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na última terça-feira (19). O ato estabelecendo o retorno às atividades presenciais foi publicado na última quinta-feira (21) no Diário da Câmara dos Deputados. Para entrar na Casa, é obrigatório usar máscara facial, ter a temperatura aferida e apresentar comprovante de vacinação —para deputados, no entanto, a exigência seria disciplinada em outro ato da mesa diretora.

Nesta terça, a Folha observou parlamentares entrarem na Câmara sem precisar apresentar o comprovante de vacinação. O passaporte sanitário foi duramente criticado por bolsonaristas. Em uma rede social, na última terça, a deputada Bia Kicis (PSL-DF), presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), contestou a decisão de Lira e disse que a vacina não impedia “o contágio nem a transmissão do vírus”.

“Portanto, essa carteira de vacinação é inócua e fere o direito de quem opta por não se vacinar por não se senti...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 10:20h
Mercado de Trabalho

IBGE: desemprego cai para 13,2% no trimestre encerrado em agosto

 

A taxa de desocupação fechou o trimestre móvel encerrado em agosto em 13,2%, queda de 1,4 ponto percentual na comparação com o trimestre terminado em maio, quando o desemprego ficou em 14,6% da população. Na comparação anual, o recuo chegou a 1,3 ponto percentual em relação a agosto de 2020 (14,4%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua Mensal, divulgados hoje (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (Foto ilustração)

Segundo a pesquisa, a população desocupada caiu 7,7%, ficando em 13,7 milhões de pessoas, na comparação com o trimestre terminado em maio de 2021, e ficou estável na comparação anual. Já a população ocupada cresceu 4%, alcançando 90,2 milhões de pessoas na comparação trimestral. Em relação a agosto do ano passado, o aumento foi 10,4%, ou mais 8,5 milhões de pessoas.

Nível de ocupação

O IBGE aponta que o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, o chamado nível da ocupação, foi estimado em 50,9%, o que representa aumento de 2 pontos percentuais, no trimestre, e 4,1 pontos percentuais, no ano.

A taxa de subutilização caiu 1,9 ponto percentual, no trimestre, e 3,2 pontos percentuais, na comparação anual, ficando em 27,4%. São 31,1 milhõ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 10:01h
Feira de Santana

Edvaldo Lima destaca paralisação da policlínica no Feira X e diz: "onde vamos parar?"

 
Foto Reprodução

Mais uma manifestação aconteceu, nesta quarta-feira (27), em Feira de Santana, segundo informações do vereador Edvaldo Lima (MDB). Desta vez funcionários da policlínica do conjunto Feira X paralisaram as atividades por atraso no pagamento. O edil lamentou que funcionários estejam sem receber salários e questionou “onde vamos parar?”, questionou, na Câmara Municipal de Feira de Santana.

Sobre a manifestação, o vereador Silvio Dias (PT) comentou: “Vamos aguardar uma nota da prefeitura dizendo que a manifestação no Feira X é também de algum vereador aqui da Câmara”, ironizou.

Defesa

O vereador Pastor Valdemir (PV) disse ter informações de que o problema foi resolvido. “O prefeito me ligou informando que o problema já foi resolvido, os funcionários vão receber seus salários e isso é uma boa notícia. Gostaríamos que não tivesse chegado a esse ponto, de qualquer forma ficamos felizes com a sensibilidade do prefeito em solucionar”, informou. (Daniela Oliveira - Foto Reprodução)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 09:47h
Feira de Santana

Mais de 450 estudantes da Uefs estão sem pagamento de bolsas da Capes

 
Foto Reprodução

Mais de 450 estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) estão com o pagamento atrasado de bolsas concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os bolsistas fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa Residência Pedagógica (PRP). Os programas de iniciação à docência integram a Política Nacional de Formação de Professores e visam promover a inserção de licenciandos nas escolas da educação básica, através de um termo de cooperação técnica entre a Capes e as instituições de ensino superior do país.  

A liberação do pagamento das bolsas está condicionada à aprovação do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 17/21 que destina R$ 43 milhões para o pagamento de 60 mil bolsistas da educação básica. A votação está prevista para acontecer nesta quarta-feira (27), em Brasília. "O pagamento das bolsas é efetuado até o dia 10 de cada mês. Já são 16 dias de atraso. A nossa expectativa é que o projeto seja aprovado logo para que os estudantes não fiquem ainda mais prejudicados", declarou a professora doutora Célia Regina Batista dos Santos, coordenadora do programa Residência Pedagógica da Uefs.

 

A coordenadora do Pibid, professora dout...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 09:00h
Sudoeste baiano

Brumado: Prefeito é convidado a mostrar projeto de energia solar em conferência da ONU

 
Foto Lay Amorim Achei Sudoeste

O prefeito da cidade de Brumado foi convidado a falar na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021, também conhecida como COP26, sobre o projeto de energia solar implantando por sua gestão nas escolas da rede municipal. A 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática será realizada na cidade de Glasgow, na Escócia, entre 31 de outubro e 12 de novembro de 2021, sob a presidência do Reino Unido. Em vídeo que será exibido na conferência, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) falou que, hoje, 18 escolas da rede municipal contam com um sistema fotovoltaico com capacidade média de geração mensal de 185 mil quilowatts/hora/mês.

Segundo o gestor, o projeto foi viabilizado na busca da eficiência energética e para diminuir o custo das contas de energias nas unidades, cuja totalidade é climatizada com aparelhos de ar-condicionado. O sistema atende a demanda de todas as 33 escolas da rede, beneficiando cerca de 10 mil alunos. O gestor enfatizou que a climatização também impactou positivamente no aprendizado dos estudantes. “Para se ter uma ideia, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que no nosso Estado é de 4.9 e no Brasil é de 5.9, aqui em Brumado obtivemos 6.1. Somos um case de sucesso”, comemorou. (Achei Sudoeste - Foto Lay Amorim)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 08:35h
Feira de Santana

Instituições promovem "Mês da Carreira" até dia 29

 
Foto Divulgação

Com o objetivo de fomentar discussões essenciais do mundo do trabalho, as instituições de ensino superior UniRuy Wyden, Estácio Salvador e Estácio Feira de Santana promovem de 25 a 29 de outubro o “Mês da Carreira”. Essa edição do evento tem como tema “Informar, Inspirar e Transformar”, e pretende trazer à tona discussões como a importância da Diversidade e Inclusão nas relações profissionais.

O evento é totalmente on-line e terá mais de 16 horas de conteúdo, sendo dividido por áreas de atuação, com painéis de autodesenvolvimento, diversidade e inclusão, impacto das tecnologias nas carreiras, conexão com o mercado e empreendedorismo e inovação. O “Mês da Carreira” é gratuito e aberto ao público que poderá se inscrever por meio do link: https://www.carreirasedu.com.br/mes-da-carreira para acompanhar a transmissão.

“O Mês da Carreira tem como propósito apoiar a jornada de quem está no mercado de trabalho – sejam eles nossos alunos ou o público em geral. Preparamos um mix de conteúdo que aborda os temas mais em voga, como o impacto da tecnologia em diversas carreiras, a importância da diversidade nas relações profissionais, além de tendências de recrutamento, a relevância das soft skills e diversas histórias inspiradoras de grandes profissionais", afirma a vice-presidente de Relações Governamentais, Sustentabilid...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 08:23h
Economia

Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em julho

 
Foto Marcello Casal Jr - Ag Brasil

Trabalhadores informais nascidos em julho recebem hoje (27) a sétima parcela do auxílio emergencial em 2021. O benefício tem parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro é depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta corrente.

Também recebem hoje a sétima parcela do auxílio emergencial os participantes no Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) de final 8. As datas da prorrogação do benefício foram anunciadas em agosto.

Ao todo 45,6 milhões de brasileiros estão sendo beneficiados pela rodada do auxílio emergencial deste ano. O benefício começou a ser pago em abril.

Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento ocorre de forma distinta. Os inscritos podem sacar diretamente o dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do NIS.

O pagamento da sétima parcela aos inscritos no Bolsa Família começou no último dia 18 e segue até a próxima sexta-feira (29). O auxílio emergencial soment...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 07:17h
Orçamento 2022

Feira de Santana: Mais de 50% serão gastos em Saúde e Educação

 

Matéria que deverá ser apreciada pela Câmara Municipal ainda esse ano, o Orçamento para o exercício 2022, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana prevê uma arrecadação de R$ 1.653.172.890,00. Desse valor, R$ R$ 486.669.448,00 serão investidos na Saúde e R$ 402.965.645,00 na Educação. Juntos somam R$ 889.635.093,00 em investimentos. Ou seja, praticamente 50% da arrecadação do município. (Foto ilustração: Prefeitura Municipal de Feira de Santana)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 07:14h
Eleições 2022

Pesquisa a partir de janeiro só com registro na Justiça Eleitoral

 

A partir de janeiro de 2022, quem desejar fazer pesquisa de opinião para aferir candidaturas a cargos eletivos em outubro do mesmo ano, tem que ter o registro na Justiça Eleitoral. O não cumprimento dessa norma será penalizado.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 07:10h
Bahia

Ademir Ismerim: Pastor Tom pode disputar eleição em 2022

 

Sobre a polêmica envolvendo o ex-deputado estadual Pastor Tom, cassado ano passado pela Justiça Eleitoral, que estaria inelegível, o jurista especializado em direito eleitoral Ademir Ismerim (Foto ilustração) questionado pelo site Bahia na Politica esclarece: O ex-deputado Pastor Tom teve o seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral, sob a alegação de que teria fraudado informações, no momento do seu Registro de Candidatura, nas Eleições Gerais de 2018, referentes à sua condição de policial militar.

Todavia, mesmo tendo sido cassado pelo TSE, Pastor Tom poderá ser candidato nas próximas eleições, uma vez que não se encontra inelegível em razão de ter sido condenado por fraude.

Vale destacar que, por não ter sido condenado por abuso de poder, captação ilícita de sufrágio ou conduta vedada aos agentes públicos, Pastor Tom, que foi absolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, que entendeu não ter havido fraude, se encontra no pleno gozo dos direitos políticos, conforme demonstra a sua certidão de quitação eleitoral, podendo, conseguintemente, concorrer a cargos eletivos.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 06:59h
Bancada da bancada

Feira de Santana: Criada a bancada independente na Câmara

 

O que já era pequeno ficou menor. A bancada do governo na Câmara Municipal de Feira de Santana, que tinha oito vereadores, agora só conta com cinco. É que os vereadores Jurandy Carvalho (PL), Correia Zezito (Patriota) e Pastor Valdemir (PV) se intitulam bancada independentes, não respondendo mais a orientação do líder do governo, Lulinha da Conceição (DEM). Alegam que o tratamento que vêm recebendo do prefeito Colbert Martins (MDB) é o mesmo da oposição. E que não é justo. Jurandy Carvalho disse ao site Bahia na Política que a relação com o governo chegou ao limite. (Foto ilustração: Jurandy Carvalho, Correia Zezito e Pastor Valdemir)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 06:54h
De olho em 2022

Jair Bolsonaro e as opções de filiação no PP, PL e PTB

 

Ainda sem partido, o presidente Jair Bolsonaro, nas poucas opções disponíveis – PP, PL e PTB – não deixará de ter arranhões eleitorais. É que PP e PL são do centrão, agrupamento sempre criticado pelo presidente e com seus dirigentes envolvidos no mensalão. Já o PTB tem Roberto Jefferson como maior estrela e que está preso.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 06:51h
Primeiro da capital

Salvador: Prefeitura deve investir R$ 6,6 milhões em Hospital Veterinário

 

Salvador está avançando para a instalação do Hospital Público Veterinário. Já estão na Secretaria de Saúde do Município propostas de empresas especializadas interessadas em participar da licitação. Será o primeiro Hospital Público Veterinário da capital baiana. No total, deverão ser investidos mais de R$ 6,6 milhões para a implantação do equipamento.

A quem atender

A unidade deverá atender, prioritariamente, os animais domésticos de propriedade da população mais pobre, que não possui recursos financeiros para pagar atendimento e serviços de um veterinário particular.


    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 06:48h
Eleições 2022

Luiz da Feira deve sair candidato a deputado estadual

 

O vereador Luiz da Feira (PROS - foto ilustração), que em 2018 foi candidato a deputado federal, deve disputar em 2022 uma vaga de deputado estadual por Feira de Santana. Para federal deve apoiar Zé Neto (PT). Quando nada o chamou de “meu deputado” na Chácara da Luta, domingo (24), na 20ª plenária do mandato do petista.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 06:45h
Eleições 2022

Jaques Wagner afirma que aliança com PP e PSD será mantida

 

O senador Jaques Wagner (PT-foto ilustração), que declarou que em dezembro anuncia sua candidatura a governador 2022, tem dito por onde passa que a aliança que dá sustentação ao Governo Rui Costa será a mesma na sua na sua chapa. Deixou claro que terá o PP e PSD, com João Leão e Otto Alencar.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 06:41h
Bahia

Filiação de Bolsonaro no PL é bem-vindo para liderança baiana

 

Quem está provocando alvoroço político esses dias na Bahia é o PL. É que Jair Bolsonaro deu sinais de que pode se filiar ao partido. O ex-deputado federal José Carlos Araújo (foto ilustração), que preside a legenda, acha que pode ser uma boa aquisição, mas ressalva, no entanto, que o partido não abre mão de apoiar ao governo do estado o ex-prefeito de Salvador ACM Neto. O PL hoje na Câmara Federal é a quarta maior bancada, atrás apenas do PSL, PT e PP.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 06:38h
Feira de Santana

Fernando Torres diz que Colbert é desequilibrado e José Ronaldo largou Feira "de mão"

 

Apesar de reconhecer que existem motivos para solicitar o afastamento do prefeito Colbert Martins, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, Fernando Torres (PSD-foto), avalia que ainda é cedo para pedir o afastamento, mas acredita que o gestor não tem equilíbrio. Ele citou ainda que o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho ajudava na gestão e que agora não o faz mais, “largou de mão”. O discurso foi feito na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta terça-feira (26). “Me parece que quem sempre administrou Feira foi o ex-prefeito José Ronaldo, o prefeito Colbert já vem da segunda administração, pegou três anos do governo anterior, O governo anterior não estava dessa forma porque me parece que administração era no Pilão, na casa do ex-prefeito”, ironizou.

Ninguém na prefeitura

Jhonatas Monteiro (PSOL) também se manifestou, retratando sobre o abandono existente na administração municipal. Ele disse que durante manifesto segunda-feira (25) tentou falar com o prefeito, mas nem ele, nem o vice, nem o secretário de Governo estavam no Paço Municipal. “Só tinha um diretor e a Guarda Municipal no prédio da prefeitura, no meio do expediente em uma segunda-feira”, criticou. (Daniela Oliveira)
      

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 06:35h
Feira de Santana

Lulinha destaca Feira como 2ª Cidade de Gestão pelo Índice Firjan

 

A divulgação de que Feira de Santana foi a segunda colocada como a cidade em gestão de excelência pelo Índice da Firjan foi destacada pelo vereador Lulinha (DEM). O discurso foi feito nesta terça-feira (26), na tribuna da Câmara Municipal. “Não é o prefeito Colbert que está colocando, não somos nós que estamos dizendo, é o índice Firjan. Feira de Santana está na frente de várias capitais nordestinas”, informou. (Daniela Oliveira)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 06:31h
Tribuna Livre

Associação destaca dificuldades enfrentadas pelos surdos em Feira de Santana

 

As dificuldades enfrentadas pelos surdos em Feira de Santana foram destaque na fala da presidente da Associação dos Surdos, Elaine Figueiredo (foto), que usou da tribuna livre da Câmara Municipal nesta terça-feira (26). Até mesmo essa atividade foi dificultado pela ausência de intérprete de libras na Casa da Cidadania. A necessidade de materiais na associação, a exemplo de computadores, tem prejudicado o acesso inclusive a informações, a exemplo da Covid -19, já que boa parte das propagandas informativas não possuem interpretes. “Falta respeito, precisamos desses materiais. Estamos cansados de lutar. A associação é muito importante”, disse Elaine, citando ainda o limite de passagens para pessoas com surdez no transporte coletivo.

Ensino de libras

A necessidade de escolas em que o uso do ensino de libras esteja no currículo também foi citada. “No atual cenário não existe inclusão verdadeira. Eles vão para as escolas e só copiam as coisas, não aprendem nada em sua língua e é preciso que existam escolas bilíngues em nossa cidade. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação já prevê isso”, salientou Elaine. (Daniela Oliveira)


   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 06:27h
Feira de Santana

Jhonatas Monteiro: "vai ter manifestação sim, se for preciso dia após dia"

 

Sobre a falta de diálogo do prefeito Colbert Martins com a sociedade feirense, o vereador Jhonatas Monteiro (PSOL-foto ilustração) denunciou o uso do site institucional para tratar de questões políticas e informou ainda que fez um mapeamento e constatou que nenhum setor da comunidade foi recebido pelo gestor. “Prefeitura publica nota política atribuindo as manifestações à oposição. O prefeito não recebeu nenhuma associação comunitária, sindicato ou movimento social desde o início do governo”, afirmou, ressaltando que não há diálogo e que a gestão municipal está em crise com diversas categorias como agentes de trânsito, professores, técnicos da prefeitura, funcionários da saúde e guardas municipais. “Vai ter manifestação sim e, se necessário, dia após dia, até abrir a prefeitura”, disparou Jhonatas. (Daniela Oliveira)
     

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 06:24h
Feira de Santana

Projeto que extingue cargos na Câmara Municipal é adiado mais uma vez

 

O projeto de autoria da Mesa Diretiva da Câmara Municipal de Feira de Santana que propõe a extinção e a criação de cargos foi adiado mais uma vez, nesta terça-feira (26). A matéria, que deve receber diversas emendas de vereadores como Pedro Américo (DEM) e Petrônio Lima (Republicanos), só deve retornar à ordem do dia na próxima semana, após adiamento por três sessões. (Daniela Oliveira)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 06:20h
Feira de Santana

Fake news de Bolsonaro sobre vacina é vergonhosa, diz Professor Ivamberg

 

O vereador Professor Ivamberg (PT-foto) criticou a mais nova fake news divulgada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, a respeito da vacina contra a Covid -19, afirmando que as pessoas que estão totalmente vacinadas estão propensas a adquirir Aids. “Em meio a tudo isso a vacina chegou, estamos retomando aos poucos à normalidade, mas o presidente do país faz uma infeliz afirmação desencorajar as pessoas a se vacinarem e se protegerem desse vírus”, salientou o petista, considerando vergonhosa a atitude de Bolsonaro. (Daniela Oliveira)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 06:13h
Feira de Santana

Membros da Frente Parlamentar Contra Violência são escolhidos

 

Atendendo a um projeto de autoria do vereador Pastor Valdemir (PV), a Câmara Municipal de Feira de Santana criou uma Frente Parlamentar Contra a Violência. Os membros escolhidos foram anunciados: Pastor Valdemir (presidente), Jurandy Carvalho (PL), Pedro Américo (DEM), Correia Zezito (Patriota) e Silvio Dias (PT). (Daniela Oliveira)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 06:00h
Eleição 2018

Três ministros do TSE votam contra cassação da chapa Bolsonaro-Mourão

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou ontem (26) o julgamento de duas ações que pedem a cassação da chapa vencedora das eleições de 2018, formada pelo presidente Jair Bolsonaro e o vice-presidente, Hamilton Mourão. (Foto ilustração)

Até o momento, três dos sete ministros da Corte votaram contra a cassação. Após as manifestações, o julgamento foi suspenso e será retomado na quinta-feira (28), às 9h.

A Corte eleitoral iniciou o julgamento de duas ações protocoladas pela coligação que foi formada pelo PT, PCdoB e PROS. As legendas pedem a cassação da chapa formada por Bolsonaro e Mourão pelo suposto cometimento de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. De acordo com os partidos, teria ocorrido o impulsionamento ilegal de mensagens pelo WhatsApp durante a campanha eleitoral de 2018.

Está prevalecendo o voto do relator, ministro Luís Felipe Salomão. O ministro reconheceu que houve uso da ferramenta para “minar indevidamente candidaturas adversárias”, mas afirmou que faltam provas sobre o alcance dos disparos e a repercussão perante os eleitores.

“Não há elementos que permitam afirmar, com segurança, a gravidade dos fatos, requisito imprescindível para a caracterização do abuso de poder econômico e do uso indevido dos meios de comunicaç&at...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 05:50h
Feira de Santana

Aplicação da segunda e terceira doses contra a Covid segue nesta quarta

 

Continua nesta quarta-feira, 27, a aplicação da segunda e terceira doses contra a Covid-19 na UniFTC, Unidades de Saúde da Família (USFs) e nas Unidades Básicas de Saúde Irmã Dulce, Cassa, Mangabeira, Caseb I, Baraúnas, Serraria Brasil, Dispensário Santana e Subaé, das 8h às 16h. (Foto ilustração)

Também haverá vacinação nas Unidades de Saúde da Família vinculadas ao Programa Saúde na Hora, das 8h às 21h – veja a relação no final da matéria.

Confira os grupos e locais de vacinação:

SEGUNDA DOSE PFIZER PARA APRAZAMENTO ATÉ 10 DE NOVEMBRO

A segunda dose da vacina Pfizer será aplicada na UniFTC e nas Unidades Básicas de Saúde Irmã Dulce, Cassa, Mangabeira, Caseb I, Baraúnas, Serraria Brasil, Dispensário Santana e Subaé, das 8h às 16h e nas Unidades de Saúde da Família vinculadas ao Programa Saúde na Hora, das 8h às 21h. A aplicação da vacina Pfizer será antecipada para pessoas com aprazamento até o dia 10 de novembro.

É obrigatório levar o cartão de vacina com a comprovação da primeira dose, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

Vale salientar que não será possível antecipar a vacinação par...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 05:40h
Suprema Corte

STF nega transferência de Roberto Jefferson para hospital particular

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou pedido do ex-deputado federal Roberto Jefferson (foto ilustração) para que fosse transferido do Complexo Penitenciário de Gericinó, no Rio de Janeiro, para o Hospital Samaritano Barra.

Por nota, o STF informou que o laudo médico enviado pela Secretaria de Administração Penitenciária estadual (Seap-RJ) aponta situação médica de “absoluta normalidade”. Ainda de acordo com o documento, Jefferson necessita apenas de exames complementares.

“Neste momento, verifica-se a plena capacidade do hospital penitenciário em fornecer o tratamento adequado ao preso, não havendo qualquer comprovação de que o seu estado de saúde exija nova saída do estabelecimento prisional”, destacou o ministro em sua decisão.

Alexandre de Moraes, entretanto, autorizou a visita de médicos particulares, desde que em estrita observância às regras de ingresso no estabelecimento prisional. (Aline Leal)  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 05:30h
Mercado de Capitais

Ibovespa cai mais de 2% com perspectiva de aumento mais forte da Selic

 

O Ibovespa voltou a fechar abaixo dos 107 mil pontos nesta terça-feira, com o IPCA-15 de outubro reforçando a deterioração do quadro inflacionário no país e as expectativas de um aumento mais forte nos juros pelo Banco Central. (Foto ilustração)

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 2,11%, a 106.419,53 pontos, devolvendo quase toda a alta da véspera, quando experimentou uma trégua após a pior semana desde o final de março do ano passado.

O volume financeiro da sessão somou 27,2 bilhões de reais.

O IPCA-15 subiu 1,2% em outubro, maior leitura para o mês desde 1995, com piora qualitativa e acima das expectativas, o que provocou forte alta nas taxas futuras de juros, contaminando os negócios com ações.

O dado corroborou apostas de aceleração no ritmo de alta da Selic, com muitos economistas já aguardando uma alta de 1,5 ponto na taxa básica pelo Copom na quarta-feira. Paula Arend Laier)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 05:20h
Moeda norte-americana

Dólar desacelera e fecha em R$ 5,57 após discussão de PEC ser adiada

 

Depois de um dia de oscilações, o dólar reduziu a alta perto do fim das negociações e fechou praticamente estável, após a arrecadação federal bater recorde em setembro e a discussão da proposta de emenda à Constituição que parcela os precatórios e muda o teto de gastos ser adiada. A bolsa de valores caiu 2,11% e quase anulou os ganhos de ontem (25), em meio à expectativa de que o Banco Central (BC) aumente o ritmo de reajuste da taxa Selic (juros básicos da economia). (Foto ilustração)

O dólar comercial encerrou esta terça-feira (26) vendido a R$ 5,573, com alta de R$ 0,018 (+0,32%). A cotação iniciou o dia com pequena queda e acelerou ainda pela manhã, chegando a R$ 5,60 na máxima do dia, por volta das 13h30. Em seguida, a alta perdeu força, após a divulgação do resultado da arrecadação federal no mês passado. A moeda passou a operar próxima da estabilidade após o anúncio de que a falta de acordo com partidos da oposição levou ao adiamento da discussão da PEC dos precatórios no Plenário da Câmara.

Com o desempenho de hoje, o dólar acumula alta de 2,33% em outubro. Em 2021, a divisa acumula valorização de 7,4%. ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 05:15h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: Brasil registra 13,4 mil casos e 442 mortes em 24 horas

 

Em 24 horas, as autoridades brasileiras de saúde registraram 13.424 novos casos de covid-19 e 442 mortes decorrentes de complicações associadas à doença. Os dados foram divulgados na atualização diária do Ministério da Saúde desta terça-feira (26). (Foto ilustração)

Com os novos números, a soma de pessoas infectadas pelo coronavírus desde o início da pandemia chegou a 21.748.984.

Ainda há 198.651 casos em acompanhamento, de pessoas que tiveram o quadro de covid-19 confirmado.

Acrescidos os novos registros do balanço do Ministério da Saúde, o total de vidas perdidas para a covid-19 alcançou 606.246.

Até esta segunda-feira, 20.944.087 pessoas se recuperaram da covid-19.

Os números em geral são menores aos domingos e segundas-feiras em razão da redução de equipes para a alimentação dos dados. Após aos fins-de-semana ou feriados, em geral há mais registros diários pelo acúmulo de dados atualizado.

Vacinação

No total, até o início da noite desta terça-feira o sistema do Ministério da Saúde marcava a aplicação de 270 milhões de doses de vacina contra a covid-19 no Brasil, sendo 153,8 milhões como primeira dose e 116,1 milhões como segunda do...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 05:05h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 448 novos casos de Covid-19 e mais 9 óbitos pela doença

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 448 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,04%) e 509 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (26) também registra 9 óbitos. Dos 1.243.641 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.214.144 já são considerados recuperados, 2.455 encontram-se ativos e 27.042 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.571.290 casos descartados e 243.492 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça. Na Bahia, 52.269 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.10.2021 05:00h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 13 novos casos e completa uma semana sem comunicado de óbitos

 

Feira de Santana não registrou nenhuma morte por Covid-19 nos últimos sete dias. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressalta que a inclusão dos registros de óbito é feita quando a ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à Vigilância Epidemiológica. (Foto ilustração)

O informativo também indica que o município atingiu a marca de 48.203 curados da doença, índice que representa 94,7% dos casos confirmados. Enquanto isso, nesta terça-feira (26), 13 casos foram positivos e 102 negativos.

Os resultados de hoje são dos dias 21 de setembro e 24 de outubro que estavam em análise no laboratório. O boletim epidemiológico contabiliza ainda sete pacientes internados no município. As informações são da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

NÚMEROS DESTA TERÇA-FEIRA 26 de outubro de 2021

Casos confirmados no dia: 13

Pacientes recuperados no dia: 4

Resultados negativos no dia: 102

Total de pacientes hospitalizados no município: 7

Óbito comunicado no dia: 0

NÚMEROS TOTAIS  

Total de pacientes ativos: 177 (Dados da Sesab)

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.10.2021 17:14h
Economia

Arrecadação federal cresce 12,9% e bate recorde em setembro

 
Foto Marcelo Camargo

Impulsionada pela recuperação da economia e pelo aumento no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), a arrecadação federal bateu recorde para o mês de setembro. Segundo dados divulgados hoje (26) pela Receita Federal, o governo arrecadou R$ 149,102 bilhões no mês passado, com aumento de 12,87% acima da inflação em valores corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O valor é o maior da história para meses de setembro desde o início da série histórica da Receita Federal, em 1995, em valores corrigidos pela inflação. Nos nove primeiros meses do ano, a arrecadação federal soma R$ 1,349 trilhão, com alta de 22,3% acima da inflação pelo IPCA, também recorde para o período.

A arrecadação superou as previsões das instituições financeiras. No relatório Prisma Fiscal, pesquisa divulgada pelo Ministério da Economia, os analistas de mercado estimavam que o valor arrecadado ficaria em R$ 138,758 bilhões em setembro, pelo critério da mediana (valor central em torno dos quais um dado oscila). (Agência Brasil - Foto Marcelo Camargo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.10.2021 16:17h
Projeto Semana Cultural

Museu Casa do Sertão apresenta Feira das feiras Território em Questão

 
Foto Divulgação

Foto Divulgação

O Museu Casa do Sertão e o Centro de Estudos Feirenses, entidades da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), apresentam ao público, no espaço virtual, a mais recente ação, o Projeto Semana Cultural, com o tema: "Feira das feiras: O território em questão". A proposta integra o Plano de Ação do Museu, destinados aos seus bolsistas do Programa Mais Futuro do Governo do Estado da Bahia na Uefs, e almeja difundir entre os discentes o papel ativo na construção de habilidades e conhecimentos, ao tempo que promove a produção comunicativa e museológica virtual durante a pandemia, de modo a reunir e difundir colaborativamente um rico inventário de informações, acervos imagéticos, saberes e temas de relevância social e simbólica.

Nesta primeira edição, os estudantes André Lima do curso de Agronomia, Jonas Lopes e Romisval Silva do curso de Geografia, e Daniele Pires de Música, dedicaram-se ao estudo e discussão em torno das potencialidades e fruições culturais no universo das "feiras" populares da cidade de Feira de Santana, enfocando-as em suas condições multirreferenciais como: espaço, evento, entreposto comercial, fluxos, deslocamentos, encontros e diversidade, evidenciando sua importância como engrenagem (não só econômica), mas, da vida social e da paisagem urbana feirense, marcando simbolicamente, a resistência como princípio basilar, ante conflitos com diversos poderes e a territorialização dos seus agentes.

<...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.10.2021 15:48h
Política

CPI aprova pedido de retratação de presidente Bolsonaro por live

 
Foto Marcelo Camargo

Na reunião de encerramento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia do Senado, integrantes do colegiado aprovaram nesta terça-feira (26) um requerimento do vice-presidente, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que pede a quebra de sigilo telemático das redes sociais do presidente da República, Jair Bolsonaro, a suspensão de acesso aos seus perfis e um pedido de retratação por declarações em live transmitida na última quinta-feira (21), onde ele relacionou a vacina contra a covid-19 ao vírus da aids.

Os senadores também aprovaram o encaminhamento de informações sobre o episódio ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news. O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), e o senador Eduardo Braga (MDB-AM) também vão encaminhar recomendação para que o Congresso Nacional se posicione sobre o tema. “Presidência é uma instituição, não é um cargo de boteco. [Como o] presidente que se reporta ao povo brasileiro baseado em estudo que não tem cabimento nenhum, quando estamos implorando para a população se vacinar?”, questionou Aziz. O Facebook, o Instagram e o YouTube tiraram do ar o conteúdo, contestado por médicos e cientistas.

Votos em separado

Conforme anunciado na semana passada, o presidente da CPI concedeu 15 minutos com mais cinco de tolerância para a leitura dos chamados votos em separado, que n...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.10.2021 15:21h
Tribunal de Contas dos Municípios

Ex-presidente da Câmara de Irecê sofre representação ao MPE

 
Foto Reprodução

Na sessão desta terça-feira (26/10), realizada por meio eletrônico, os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia acataram denúncia contra o ex-presidente da Câmara de Irecê, Luciano Pereira Silva, em razão de irregularidades nas contratações – por inexigibilidade de licitação – de serviços de assessoria jurídica e contábil no exercício de 2015. O conselheiro Fernando Vita, relator do processo, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual, para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa. O gestor também foi multado em R$10 mil pelas irregularidades.

A denúncia, formulada por vereadores do município de Irecê, indica que o ex-presidente da Câmara firmou – em 2015 – quatro contratos de assessoria jurídica, os quais somam a importância anual de R$270 mil, além de um contrato de contabilidade no valor total de R$144 mil. Para os denunciantes, os valores superariam, significativamente, os preços praticados no mercado. Eles também destacaram a falta de necessidade da contratação de tais serviços, “tendo em vista a exígua quantidade de demandas judiciais e o pequeno quadro de funcionários da Câmara Municipal de Irecê”.

O conselheiro Fernando Vita indicou, em seu voto, que o gestor não comprovou a singularidade dos objetos, bem como a notória especialização das empresas con...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.10.2021 14:36h
Feira de Santana

Feira de Santana: Feriado do Dia do Servidor Público é transferido para segunda (1º)

 
Foto Reprodução

Assim como em decreto estadual, foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Município de Feira de Santana, desta terça-feira (26), um decreto que transfere o feriado do Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro (sexta-feira), para a segunda-feira, 1º de novembro, véspera do feriado de Finados. Sendo assim, tanto as repartições públicas estaduais quanto às municipais ficarão fechadas na segunda e terça da próxima semana, retornando ao seu funcionamento normal na quarta-feira (3). (Daniela Oliveira - Foto Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.10.2021 14:25h
Câmara Federal

PEC dos Precatórios está na pauta de votação do plenário da Câmara desta terça-feira

 

A Proposta de Emenda à Constituição dos Precatórios é o destaque da pauta da sessão deliberativa desta terça-feira (26) da Câmara dos Deputados, marcada para começar às 13h55 (de Brasília). (Foto ilustração)

Aprovado na semana passada na comissão especial que analisou o tema, o relatório da PEC adia o pagamento de parte das dívidas judiciais do governo e altera a regra de correção do Teto de Gastos.

Juntos, os dois dispositivos abrirão uma folga orçamentária para bancar um auxílio de R$ 400 mensais para 17 milhões de famílias no próximo ano, quando o presidente Jair Bolsonaro buscará a reeleição.

Conforme o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) mostrou na segunda-feira, 25, o valor exato dessa folga extra que o governo terá para gastar em 2022 ainda é uma incógnita.

Simulações internas do governo apontam que haverá um espaço de R$ 83,6 bilhões, mas, no mercado, as contas indicam um valor ainda maior, passando dos R$ 90 bilhões.

Em qualquer um dos cenários, há desconfiança sobre se o valor será suficiente para acomodar toda a “lista de espera”, ou se o novo teto já nasce estourado.

Para a mudança entrar na Constituição, a PEC precisa ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.10.2021 14:00h
Feira de Santana

Em Feira, mais de 7 mil pessoas ainda não receberam a segunda dose contra a Covid-19

 

Ser vacinado com apenas a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não garante a imunização. Por isso, é fundamental completar o esquema de vacinação, composto por duas doses e mais uma de reforço – exceto quando a vacina é em dose única. Em Feira de Santana, 7.200 pessoas ainda não receberam a segunda dose. (Foto ilustração)

Na avaliação do secretário Municipal de Saúde, Marcelo Britto, o número de faltosos é alto e preocupante. “Essa pessoa que não retornou precisa saber que não está completamente protegida e deve comparecer aos pontos de vacinação, mesmo atrasado, para atingir um nível de proteção mais alto”, alerta.

Conforme dados do vacinômetro, 444.107 pessoas tomaram a primeira dose - deste quantitativo, 306.902 estão com o esquema vacinal completo, ou seja, receberam as duas doses. Outras 8.569 foram imunizadas com a vacina de dose única e 13.317 receberam a dose de reforço.

Nesta terça-feira, 26, a Secretaria Municipal de Saúde intensifica a vacinação contra a Covid-19 com aplicação da segunda e terceira doses. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2024

2023

2022

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia