Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Crianças entre 5 e 11 anos devem tomar vacina contra covid-19?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.11.2021 09:43h
Educação

Estudantes se preparam para segundo Enem do ano

 
Foto Tânia Rêgo Ag Brasil

Estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, aplicadas em janeiro e fevereiro deste ano, e ainda não conseguiram uma vaga no ensino superior, preparam-se para fazer o segundo Enem do ano. A menos de um mês para as provas do Enem 2021, marcadas para os dias 21 e 28 de novembro, eles contam que, apesar da ansiedade, sentem-se um pouco mais preparados para o exame.

O caminho não está sendo fácil. É a primeira vez que o exame é aplicado duas vezes no mesmo ano, por causa da pandemia da covid-19. Será também o segundo Enem de Kailane Kelly da Silva Brito, 18 anos de idade, valendo uma vaga no ensino superior. Antes disso, a estudante participou apenas como treineira, sem o diploma do ensino médio, para testar os conhecimentos.

“Na edição do ano passado, eu não obtive o resultado que eu esperava. Eu até conseguiria entrar em outros cursos, mas que não eram do meu interesse”, disse. A estudante ainda não definiu o curso que pretende cursar, mas busca uma nota alta suficiente para ter opções.

“Tem sido bem complicado. O meu problema, em toda minha preparação, é a questão de ser muito ansiosa. Isso me atrapalha no momento da prova”, disse, acrescentando que “no Enem 2020, eu acredito que fui com uma base de conteúdo boa, mas minha ansiedade me atrapalhou muito. Meu psicológico atrapalhou”.

A estudante de Cocal dos Alves (PI) buscou, então, ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.11.2021 07:03h
Eleições 2022

Bancada governista praticamente definida para deputado estadual

 

Bem ainda não entramos no período eleitoral de 2022, na Câmara Municipal de Feira de Santana a bancada do governo Colbert Martins (MDB), que tem oito vereadores, praticamente já definiu seus candidatos à AL-BA. Jurandy Carvalho (PL), Fabiano da Van (MDB) e Pedro Américo (DEM) apoiam Pablo Roberto (DEM); Pastor Valdemir (PV) está com Kátia Oliveira (MDB); Zé Curuca (DEM), com o seu filho Sinho (ainda sem partido); Correia Zezito (Patriota) apoia Pastor Tom (sem partido); Petrônio Lima (Republicanos), José de Arimateia (Republicanos) e Lulinha da Conceição (DEM) é candidato a deputado estadual. (Foto ilustração: Câmara Municipal de Feira de Santana)

Já para federal...

Já para deputado federal predomina o nome de Gabriel Nunes (PSD), filho do deputado federal José Nunes (PSD). Metade da bancada está com ele: Jurandy Carvalho, Pastor Valdemir, Zé Curuca e Lulinha da Conceição. Já Petrônio Lima está com Bispo Marinho (Republicanos). Estão sem candidato a deputado federal Correia Zezito, Pedro Américo e Fabiano da Van.
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.11.2021 07:00h
Eleições 2022

Sergio Moro fortalece discurso de Dayane Pimentel em 2022

 

O ex-juiz Sérgio Moro, pré-candidato a presidente da República pelo Podemos, possivelmente esse mês terá encontro com figuras do União Brasil, ex-DEM e PSL. Na lista dos presentes a deputada federal Dayane Pimentel. A mesma não esconde seu entusiasmo com o nome de Moro para a terceira via e entende que essa possibilidade reforça seu discurso de direita na Bahia, pois o juiz incorpora ideologicamente. (Foto ilustração: Dayane Pimentel e Sergio Moro)
   

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.11.2021 06:58h
Aniversariante do Dia

Em festa hoje, Jair Onofre, diretor do Site Bahia na Política

 

Completa data natalícia nesta terça-feira (2) em Feira de Santana, o jornalista e radialista Jair Onofre (foto), diretor do Site Bahia na Política. Da equipe de trabalho os parabéns pela passagem do seu dia.

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.11.2021 06:55h
Câmara Municipal

Feira de Santana: Oposição vai instigar criação da CPI do Transporte Coletivo

 

Amanhã vai ter sessão na Câmara Municipal de Feira de Santana. Com certeza o transporte coletivo deve ser o assunto principal. Os vereadores da oposição querem agilizar a CPI do Transporte Coletivo. Se confirmar, teremos já a terceira do ano. Já estão constituídas a da Cesta Básica e a da Saúde.

  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.11.2021 06:53h
Candidatos em 2022

Sérgio Carneiro e Pablo Roberto devem deixar o governo Colbert Martins

 

A menos de um ano para as eleições no Brasil, em Feira de Santana, até o momento, apenas dois secretários devem deixar o governo municipal para serem candidatos a deputado. Sérgio Carneiro (PV), da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, para deputado federal, e Pablo Roberto (DEM), que é secretário de Agricultura, para deputado estadual. O prazo para desincompatibilização vai até 3 de abril de 2022. (Foto ilustração: Sérgio Carneiro e Pablo Roberto)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.11.2021 06:48h
Ano 2020

Serra Preta: Prefeito anula concurso da Guarda Municipal feito pela gestão anterior

 

O prefeito Franklin Leite (DEM-foto ilustração) anulou, no dia 20 de outubro, o concurso público da Guarda Municipal, que teve 24 classificados e nomeados em Serra Preta no final do mês de dezembro de 2020. A grita na cidade está grande. Os concursados não se conformam e devem recorrer à Justiça. Alegam motivação política.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.11.2021 06:45h
Eleições proporcionais

Ângelo Almeida otimista para deputado estadual em 2022

 

O deputado estadual Ângelo Almeida (PSB-foto ilustração), que está no segundo mandato na AL-BA, está otimista com a possibilidade de mais uma vitória em 2022. É que o seu mandato está presente em 60 municípios, sendo 12 com apoio dos prefeitos.
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.11.2021 06:43h
Eleição de governador

PSB fica com a vaga ao Senado se Jaques Wagner foi eleito

 

O PSB, que não deve estar na chapa majoritária liderada pelo senador Jaques Wagner (PT), candidato a governador, não sairá de todo perdido. É que o suplente do petista no Senado Federal é o ex-deputado federal Bebeto (foto ilustração), que é do PSB. O único problema é que Jaques Wagner tem que ganhar a eleição em 2022.
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.11.2021 06:38h
Conscientização

Feira de Santana: Videomonitoramento é importante, mas precisa de uma campanha de esclarecimento

 

Funcionando desde esta segunda-feira (1), no centro de Feira de Santana, o videomonitoramento através de câmeras especializadas tem muito a contribuir no trânsito e na segurança pública. Afinal, a qualquer infração de trânsito o cidadão condutor de veículo está sendo observado e poderá ser multado. Nada contra, mas a prefeitura deveria fazer uma campanha de conscientização, informação e prevenção. Ganha todo mundo.
    

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.11.2021 06:33h
Política presente

Casamento da filha de Paulo Azi reúne importantes lideranças

 

O casamento da filha do deputado federal Paulo Azi, Larissa Azi, reuniu na Ilha dos Frades, em Salvador, muitas lideranças do estado e de peso nacional. Lá estiveram o presidente da Câmara Arthur Lira (PP), governador interino da Bahia Adolfo Menezes (PSD), ACM Neto, os deputados Arthur Maia, Elmar Nscimento, Efraim Filho, Leur Lomanto Junior, Jonga Bacelar (PL), José Nunes, mais o ex-ministro Mendonça Filho, o ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo, ex-prefeito de Alagoinhas Paulo Cesar, vereadora de Alagoinhas Jaldice, advogado Ademir Ismerim, entre outras autoridades.
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.11.2021 06:30h
Comportamento

Palácio do Planalto preocupado com Rodrigo Pacheco candidato a presidente

 

A assessoria do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que tem o apoio irrestrito do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP), não tem a mesma certeza no Senado Federal. Principalmente se o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-foto ilustração), confirmar sua candidatura ao Palácio do Planalto.
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.11.2021 06:26h
Feira de Santana

Professor Ivamberg destaca pobreza nutricional em cardápio da merenda escolar na rede municipal

 

A falta de diversidade no cardápio da merenda escolar da rede municipal de ensino foi tema do discurso do vereador Professor Ivamberg (PT-foto ilustração), que ressaltou a necessidade de variedade e o risco de se cair em uma pobreza nutricional para as crianças. “Quem faz esse cardápio? Eu já falava da descentralização do recurso da merenda escolar, tem que ir para a escola por cabeça, por aluno e cada escola monta seu cardápio de acordo com a sua realidade”, defendeu.

Segundo o petista, o cardápio que vai para as escolas só chega: farofa de carne de soja, arroz com carne de soja, tomate com carne de soja. “Querem tornar os alunos veganos? Nada contra a carne de soja, mas nutricionalmente não é o mais indicado consumir esse alimento todos os dias”, pontuou. A insistência em manter por quase o mês inteiro a carne de soja gerou um questionamento. “Será que a Secretaria de Educação tem parceria com algum fornecedor?”, indagou. (Daniela Oliveira)

 

 

    

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.11.2021 06:23h
Eleição proporcional

Jurandy Carvalho está com Pablo Roberto para deputado em 2022

 

O vereador Jurandy Carvalho (PL), que tem base eleitoral na zona rural, apoia Pablo Roberto (DEM) para deputado estadual. Foi determinante o fato de Pablo Roberto ser secretário de Agricultura do Município de Feira de Santana. (Foto ilustração: Jurandy Carvalho e Pablo Roberto)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.11.2021 06:00h
Corrida presidencial

Com nomes consolidados para as eleições de 2022, PT e PDT adotam táticas distintas nos Estados

 

Com pré-candidaturas consolidadas ao Palácio do Planalto, PT e PDT articulam a montagem de palanques nos Estados, mas com estratégias distintas. Enquanto no PT de Luiz Inácio Lula da Silva a orientação é abrir mão do protagonismo local em troca de apoios ao projeto nacional do partido, no PDT de Ciro Gomes o plano é investir em mais candidaturas próprias para os Executivos estaduais em 2022. Em 2018, o PDT teve oito candidatos a governador (RS, SP, RJ, MS, RN, RO, AP e AM). Só elegeu um: Waldez Góes (AP). (Foto ilustração: Lula e Ciro Gomes)

A movimentação de Lula e Ciro ocorre em meio à indefinição do presidente Jair Bolsonaro na escolha de um partido para abrigar seu projeto de reeleição (mais informações nesta página) e ao cenário ainda aberto na “terceira via”, que, além de Ciro, soma mais 10 possíveis nomes para a disputa do ano que vem.

No PT, há a determinação para que seja dada prioridade à disputa presidencial e à formação de uma bancada robusta na Câmara dos Deputados. Para isso, diferentemente do que ocorreu nas eleições de 2018 e de 2020, os petistas devem ceder espaço nos Estados para outras candidaturas. “A prioridade é Lula”, disse o vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá.

Agora, o partido deve ter nomes próprios apenas em Estados específicos. Dos quatro governador...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.11.2021 05:40h
Ministério do Trabalho

Portaria proíbe demissão de trabalhador não vacinado contra covid-19

 

O empregado que não tiver tomado vacina contra a covid-19 não poderá ser demitido ou ser barrado em processo seletivo. A proibição consta da Portaria 620, publicada nesta segunda-feira (1°) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. (Foto ilustração)

A medida vale tanto para empresas como para órgãos públicos. Em vídeo, o ministro Onyx Lorenzoni disse que a portaria protege o trabalhador e afirma que a escolha de vacinar-se pertence apenas ao cidadão.

Segundo o texto, constitui "prática discriminatória a obrigatoriedade de certificado de vacinação em processos seletivos de admissão de trabalhadores, assim como a demissão por justa causa de empregado em razão da não apresentação de certificado de vacinação".

Caso o empregado seja demitido ou não contratado por não comprovar a vacinação, a portaria estabelece que o funcionário pode escolher ser reintegrado ao cargo ou receber o dobro da remuneração referente ao período de afastamento.

As empresas também poderão realizar testagens periódicas para preservar as condições sanitárias no ambiente de trabalho. Nessas situações, o empregado deverá apresentar o cartão de vacinação ou ser obrigado a realizar o teste. Também está autorizado que os empregadores incentivem a vacinaç&atil...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.11.2021 05:30h
Feira de Santana

Centro Pós-Covid é referência no tratamento de sequelas da doença

 

Cada pessoa que se recuperou da Covid -19 carrega uma história de vida e superação diante de uma doença altamente contagiosa. Com Luís Alexandrino, de 45 anos, não foi diferente. Ele foi infectado pelo vírus em abril deste ano e passou 43 dias internado no Hospital de Campanha, sendo 15 intubado. (Foto ilustração)

"Fiquei entre a vida e a morte. Tive um problema grave com a coagulação do sangue, duas paradas cardíacas e 85% de comprometimento pulmonar. Mesmo com todas as dificuldades eu saí com vida. Quando recebi alta não conseguia andar e nem falar. Diante de tudo que enfrentei eu posso afirmar que nasci duas vezes", relatou seu Luís.

Luís Alexandrino buscou atendimento no Centro de Tratamento Pós-Covid. Ele foi avaliado pela equipe médica e iniciou as sessões com fonoaudiólogo e fisioterapeuta.

"Depois que comecei a vir pra cá tive uma melhora muito grande. Aos poucos volto a minha rotina normal graças às sessões que faço durante a semana. O atendimento é excelente e é referência em qualquer lugar", considerou o paciente.

Atualmente, 220 pacientes estão cadastrados e atendidos no Centro de Tratamento Pós-Covid. A unidade oferece atendimento especializado nas áreas médicas da Urologia, Homeopatia, Fonoaudiologia, Neurologia, Cardiologia, Pneumologia e Psiquiatria, além de Nutrição, Psicologia e Fisiot...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.11.2021 05:20h
Setor dos Combustíveis

Preços do petróleo avançam com previsão de forte demanda

 

Os preços do petróleo fecharam em alta nesta segunda-feira, com as expectativas de forte demanda e a crença de que um importante grupo de produtores não abrirá as torneiras rapidamente ajudando a reverter as perdas iniciais, causadas pela liberação de reservas de combustível pelo maior consumidor energia do mundo, a China. (Foto ilustração)

Os futuros do petróleo Brent fecharam em alta de 0,99 dólar, ou 1,1%, para 84,71 dólares o barril, após atingir a mínima da sessão de 83,03 dólares.

O petróleo dos EUA (WTI) ganhou 0,84 dólar, ou 0,6%, para 84,05 dólares, tendo recuado para 82,74 dólares anteriormente. (reuteres)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.11.2021 05:15h
Mercado de Capitais

Ibovespa começa novembro com alta de 2%; Inter dispara mais de 19%

 

O Ibovespa fechou em alta o primeiro pregão de novembro, reflexo de ajustes de posições, após acumular queda nos últimos quatro meses, com Banco Inter capitaneando as altas após detalhamento do IPO do rival Nubank nos Estados Unidos. (Foto ilustração)

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa avançou 1,98%, a 105.550,86 pontos, chegando a superar os 106 mil pontos na máxima do dia. O volume financeiro no pregão somou 28 bilhões de reais.

Na terça-feira, a bolsa paulista estará fechada em razão de feriado de Finados.

A alta desta segunda-feira veio após o Ibovespa cair 6,7% em outubro, acumulando perda de mais de 18% ao longo de quatro meses seguidos de queda.

Para Tomás Awad, sócio-fundador da 3R Investimentos, o movimento nesta segunda-feira foi uma recuperação técnica após um outubro "bem difícil", sem fundamentos que justificassem os ganhos nesta sessão. (Por Paula Arend Laier)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.11.2021 05:10h
Moeda norte-americana

Dólar fecha em alta de 0,52%, a R$5,6712 na venda

 

O dólar registrou ganhos frente ao real nesta segunda-feira, véspera de feriado no Brasil, com investidores elevando a cautela em início de semana que prevê votação da PEC dos Precatórios no Congresso, divulgação da ata do Copom, reunião do Federal Reserve e dados de emprego dos Estados Unidos. (Foto ilustração)

O dólar à vista fechou o primeiro pregão de novembro em alta de 0,52%, a 5,6712 reais na venda, seu maior patamar para encerramento desde 13 de abril deste ano (5,7175). A moeda chegou a flertar com a marca de 5,69 na máxima do dia, indo a 5,6892 reais.

Na B3, o dólar futuro subia 0,73%, a 5,7015 reais.

Alexandre Netto, chefe de câmbio da Acqua-Vero Investimentos, chamou a atenção para a liquidez mais fraca nesta sessão antes do feriado de terça-feira, Dia de Finados, atribuindo a movimentação do dólar ainda a "preocupações fiscais e políticas". (Por Luana Maria Benedito)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.11.2021 05:10h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: país tem 21,8 milhões de casos e quase 608 mil mortes

 

O balanço divulgado nesta segunda-feira (1º) pelo Ministério da Saúde registra 3.838 novos diagnósticos de covid-19 em 24 horas. O dado eleva para 21.814.693 o número de pessoas infectadas pela doença desde o início da pandemia no país. Ontem (30), o painel de estatísticas marcava 21.810.855 casos acumulados. (Foto ilustração)

As mortes pelo novo coronavírus ao longo da pandemia aproximam-se de 608 mil. Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 98 novos óbitos, totalizando 607.922. Ontem, o painel de informações marcava 607.824 mortes acumuladas.

O balanço apontou também 203.666 pacientes em acompanhamento e 21.003.105 recuperados da doença.

Estados

Os estados com mais mortes são os seguintes: São Paulo (152.019), Rio de Janeiro (68.370), Minas Gerais (55.588), Paraná (40.517) e Rio Grande do Sul (35.500).

Já as unidades da Federação com menos óbitos são Acre (1.845), Amapá (1.993), Roraima (2.029), Tocantins (3.879) e Sergipe (6.031). (ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.11.2021 05:05h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 143 novos casos de Covid-19 e mais 3 óbitos pela doença

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 143 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,01%) e 268 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (1) também registra 3 óbitos. Dos 1.246.439 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.216.676 já são considerados recuperados, 2.683 encontram-se ativos e 27.080 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.580.404 casos descartados e 243.820 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda. Na Bahia, 52.312 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.11.2021 05:00h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra apenas1 caso positivo; não houve comunicado de mortes nesta segunda (1º)

 

Feira de Santana registrou apenas um caso positivo da Covid-19 nesta segunda-feira (01). O município manteve a marca de 48.242 curados da doença, índice que representa 94,7% dos casos confirmados. Enquanto isso, mais três exames foram negativos. (Foto ilustraão)

Os resultados positivos de hoje são em relação a liberação dos exames acumulados que haviam realizado coleta entre os dias 26 de setembro e 29 de outubro que estavam aguardando resultado do laboratório.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda nenhum óbito e nove pacientes internados no município. As informações são da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

NÚMEROS DESTA SEGUNDA-FEIRA 01 de novembro de 2021

Casos confirmados no dia: 1

Pacientes recuperados no dia: 0

Resultados negativos no dia: 2

Total de pacientes hospitalizados no município: 9

Óbito comunicado no dia: 0

NÚMEROS TOTAIS

Total de pacientes ativos: 183 (Dados da Sesab)

Total de casos confirmados no município: 50.957 (Período de 06 de março de 2020 a 01 de novembro 2021)

Total de pacientes em isolamento domiciliar: 1.704

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 01.11.2021 17:00h
Estatal do Petróleo

Petrobras diz que não antecipa reajustes de preços após comentário de Bolsonaro

 

A Petrobras afirmou nesta segunda-feira que não antecipa decisões de reajustes de preços de combustíveis, após o presidente Jair Bolsonaro ter afirmado mais cedo que a estatal anunciará mais uma variação nos valores em cerca de 20 dias. (Foto ilustração)

Em sua declaração na Itália, Bolsonaro afirmou que soube sobre o eventual futuro reajuste de preços de forma extraoficial.

Em comunicado ao mercado, porém, a petroleira frisou que não há nenhuma decisão tomada por seu Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP) que ainda não tenha sido anunciada ao mercado.

Segundo a petroleira estatal, ajustes de preços de produtos são realizados no curso normal de seus negócios e seguem as suas políticas comerciais vigentes.

"A Petrobras reitera seu compromisso com a prática de preços competitivos e em equilíbrio com o mercado, ao mesmo tempo em que evita o repasse imediato das volatilidades externas e da taxa de câmbio causadas por eventos conjunturais", afirmou.

A declaração de Bolsonaro foi feita em meio à COP26, onde também afirmou que o governo estuda usar os dividendos recebidos pelo lucros da Petrobras para abater os aumentos no preço do diesel. (Por Marta Nogueira)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 01.11.2021 15:40h
Câmara Federal

Comissão debate crise hídrica na próxima sexta-feira

 

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados promove audiência pública na próxima sexta-feira (5) para debater o agravamento da crise hídrica e a Medida Provisória 1055/21, que institui grupo emergencial para lidar com o problema. (Foto ilustração)

A reunião ocorre às 13 horas, no plenário 3.

As deputadas Talíria Petrone (Psol-RJ) e Luiza Erundina (Psol-SP) e o deputado Glauber Braga (Psol-RJ) sãos os autores do requerimento para realização do debate. Eles criticam a medida provisória, nomeada “MP da Crise Hídrica”, por acreditarem que a proposta concentra o poder decisório sobre o uso dos recursos hidroenergéticos do País nas mãos do governo federal não levando em consideração as competências da Agência Nacional de Águas (ANA), de definir e fiscalizar as condições de operação de reservatórios.

"Trata-se de uma proposta que é apresentada como solução para crise, porém exclui todos os demais usuários da água do processo de discussão relacionado às medidas necessárias para o enfrentamento de crises hídricas", argumentam os autores.

Foram convidados para a audiência pública:

- Representante do Observatório de Governança da Água (OGA) Ângelo L...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 01.11.2021 14:40h
Política ambiental

COP26: Brasil promete reduzir emissões de gases pela metade até 2030

 

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, anunciou nesta segunda-feira (1º) uma nova meta de redução de emissões de gases do efeito estufa. A informação foi divulgada durante a abertura da participação brasileira na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia. (Foto ilustração)

"Apresentamos hoje uma nova meta climática, mais ambiciosa, passando de 43% para 50% até 2030; e de neutralidade de carbono até 2050, que será formalizada durante a COP26", disse. Leite participou da abertura da cúpula por meio de transmissão simultânea, em evento realizado em Brasília, no edifício-sede da Confederação Nacional da Indústria.

Segundo o ministro, a conferência marca “uma transição do debate das promessas climáticas para a criação de empregos verdes”. Leite argumentou ainda que o Brasil tem atuado como articulador do debate.

“Realizamos encontros bilaterais prévios com mais de 60 países, atuando como país articulador, buscando o diálogo e pontos de convergência. Também conduzimos dezenas de reuniões técnicas, coletando subsídios que culminaram numa estratégia de negociação para defender o interesse nacional e posicionar o Brasil como país fundamental nessa nova agenda verde mundial”, disse.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.11.2021 13:30h
Crise dos combustíveis

Presidente quer discutir preço dos combustíveis na volta ao Brasil

 

Em visita à cidade de Anguillara Veneta, na Itália, nesta segunda-feira (1), o presidente Jair Bolsonaro disse à imprensa que soube “extraoficialmente” que um novo aumento dos combustíveis está sendo planejado pela Petrobras para daqui a 20 dias. Segundo ele, o assunto será prioridade em seu retorno ao Brasil nesta terça-feira (2). (Foto ilustração)

“Esta semana vai ser um jogo pesado com a Petrobras, porque eu indico o presidente, quer dizer, tem que passar pelo conselho, não sou eu que indico, e tudo que de ruim acontece lá cai no meu colo. O que é bom não cai nada em meu colo”.

O ideal, na visão do presidente, é tirar a estatal “das garras do Estado”, com a privatização da empresa. “Isso é o ideal, no meu entender, que deve acontecer. Agora, isso aí não é colocar na prateleira e vender amanhã. Esse processo vai durar mais de ano”, admitiu.

Ainda na avaliação de Bolsonaro, um novo reajuste não pode acontecer. “A gente não aguenta porque o preço dos combustíveis está atrelado à inflação e falou em inflação, falou em perda do poder aquisitivo. A população não está com salário preservado ao longo dos últimos anos. Os mais pobres sofrem”, disse.

O presidente disse que está disposto a rediscutir a política de pre&cced...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.11.2021 12:40h
Confederação Nacional de Municípios

Sustentabilidade dos RPPS e previdência complementar são tema de Seminários desta semana

 

Os Seminários Técnicos desta semana - dias 4 e 5 de novembro - terão como tema a “Sustentabilidade dos regimes próprios e previdência complementar”. Promovido semanalmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o evento ocorre de forma híbrida e os gestores municipais podem se inscrever aqui. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas. (Foto divulgação)

São dois dias de capacitação e debates acerca de temas relevantes para a gestão local. Nesta edição, os participantes vão falar sobre a previdência complementar e obrigatoriedade da Emenda Constitucional 103; a Implementação do RPC no Município, trazendo o caso de Salvador (BA); o equilíbrio atuarial do RPPS no limite da despesa de pessoal da LRF; as fontes alternativas de equacionamento do déficit previdenciário; criação do Regime de Previdência Complementar e seleção da entidade gestora; reforma da previdência municipal; entre outros temas.

Os Seminários têm por objetivo atualizar os gestores municipais acerca de questões essenciais para a administração local. Nossos técnicos prepararam apresentações com conteúdo das diversas áreas para oferecer aos servidores municipais informações, ferramentas e tecnologias que possibilitem condições e suporte para uma gestão de qualidade. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.11.2021 11:50h
Política

"Financial Times" diz que Bolsonaro é "incapaz" e terá eleição difícil

 
Foto Presidência da República

O jornal britânico Financial Times publicou nesta segunda-feira, 1º, um duro editorial contra o presidente Jair Bolsonaro. De acordo com o texto, intitulado As falhas de Jair Bolsonaro vão muito além da pandemia, o presidente se mostrou incapaz de gerir as crises econômica e social que assolam o País, cometeu prevaricação na compra de vacinas contra a covid-19 e terá uma “luta difícil” pela reeleição, diante de uma recuperação vacilante da economia.

“Ao entrar no último ano de seu mandato, Bolsonaro se mostrou incapaz de administrar a economia ou a pandemia, e a maior nação da América Latina está pagando um preço alto”, afirma o FT, que cita as mais de 600 mil mortes pelo novo coronavírus e diz ser “fácil” culpar o presidente pela magnitude da crise causa pela covid-19. “Suas tentativas de minimizar a pandemia como uma gripezinha, sua prevaricação sobre as vacinas, sua veemente oposição às restrições sanitárias e sua promoção obstinada de remédios duvidosos forneceram ampla evidência para os críticos”, destaca o jornal.

A publicação britânica cita ainda os processos que podem ser enfrentados por Bolsonaro, como os pedidos de indiciamentos presentes no relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. “Poucos presidentes em exercício enfrentam tantos problemas jurídicos quanto o líder de extrema ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.11.2021 11:29h
Economia

Mercado financeiro estima inflação de 9,17% para este ano

 
Foto Agência Brasil

Pela trigésima vez consecutiva, a estimativa da inflação oficial no país foi de alta, alcançando 9,17% para este ano e 4,55% para 2022. A projeção é do boletim Focus, do Banco Central (BC), divulgado nesta segunda-feira (1º). O documento reúne previsões de mais de 100 instituições do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos.

Nem a alta dos juros foi suficiente para segurar a estimativa do mercado financeiro para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e, pela primeira vez, o patamar é superior a 9%. Na semana passada, a previsão estava em 8,96%. O IPCA não deveria ser maior que 5,25% este ano, segundo a meta de inflação fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O centro da meta é de 3,75%, mas a margem de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo permite que o índice varie de 2,25% a 5,25%.

Selic

No caso da taxa básica de juros, a Selic, principal ferramenta de controle da inflação, a projeção dos economistas é que chegue a 9,25% ao ano em 2021. Para 2022, pela primeira vez, a expectativa é de que a taxa, que atualmente está em 7,75% ao ano, fique acima de dois dígitos e alcance a marca de 10,25%.

PIB

Os analistas reduziram a expectativa sobre o Produto Interno Bruto (PIB), que em 2021 deverá ser de 4,94% ao ano. A previsão é me...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.11.2021 11:23h
Feira de Santana

Abastecimento de água será interrompido no final da Artêmia Pires na quinta (4)

 
Foto Reprodução

A Embasa informa que no próximo dia 04/11, a partir das 7h30 da manhã, será preciso interromper temporariamente o abastecimento de água para a realização de um entroncamento na rede distribuidora da região da Av. Artêmia Pires. O fornecimento de água será suspenso no trecho a partir do Condomínio Terra Nova e afetará também o bairro Jardim Brasil e as localidades de São Roque, São Simão e Jaíba. Os serviços devem ser concluídos no final da tarde da própria quinta-feira (04), com a retomada gradativa do abastecimento. A Embasa recomenda o uso racional da água existente nos reservatórios domiciliares até a completa regularização do abastecimento. (Assessoria - Foto Reprodução)  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.11.2021 11:17h
Greve dos caminhoneiros

PRF dispersou tentativas de bloqueios de caminhoneiros, diz governo

 

O Ministério da Infraestrutura informou que “não há registro de nenhuma ocorrência de bloqueio parcial ou total em rodovias federais ou pontos logísticos estratégicos” por parte do movimento dos caminhoneiros autônomos. (Foto ilustração)

O boletim foi divulgado pela pasta às 6h desta segunda (1). Uma decisão da Justiça proibiu o bloqueio de estradas por parte da categoria em protestos previstos para hoje, motivados pelo descontentamento com os aumentos dos combustíveis e com as propostas do governo para o setor.

Algumas tentativas de bloqueio foram dispersadas pela Polícia Rodoviária Federal no Porto de Capuava (ES). O ministério diz que as operações estão normais em todos os portos. Uma operação da PRF na BR-116, próximo a Pindamonhangaba (SP), liberou um grupo de caminhoneiros que não se sentiam com segurança para deixar o local.
Também não foi registrada nenhuma ocorrência em centros de distribuição de combustíveis.

A pasta informou que o efetivo da PRF segue em operação nos 26 estados e no Distrito Federal. São 29 liminares na Justiça contra bloqueio de rodovias, refinarias e portos contemplando 20 estados. (Por FolhaPress)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.11.2021 11:07h
Conferência online

Evento propõe a discutir alternativas para conservação do planeta

 
Foto Reprodução

Acontece nos dias 03 e 04 de novembro, das 8h às 22h20, o II SEPESQI – Seminário de Extensão Pesquisa e Internacionalização. O evento tem, além de repetir o feito de 2020, ano em que reuniu mais de 48 mil participantes virtualmente e mais de 1.200 trabalhos científicos, a missão de acrescentar – de forma quantitativa e qualitativa – o debate de oportunidades e experiências no ambiente da internacionalização.

Para além do tripé fundamental do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, o evento, gratuito e aberto ao público, se propõe a ser um novo e grande fórum de discussão integrativo. O grande papel da universidade, neste momento, sem dúvida, perpassa por refletir e apresentar alternativas, provocações e certamente um novo olhar sobre o que sabemos fazer muito bem: Educar Para Transformar, nacional e internacionalmente.

Diante deste contexto desafiador, o tema escolhido para nortear as discussões do II SEPESQI foi “A Pluralidade da Ciência, Tecnologia e Inovação na Conservação do Planeta”, pilares que permitem revisar todas as situações as quais fomos abruptamente submetidos por conta da pandemia, mas que serão produtivamente analisadas, de forma oxigenada, por pesquisadores, professores, alunos e gestores de 25 campi, pertencentes às instituições de ensino superior da Damásio, Estácio e Wyden.

Nesta edição o SEPESQI tem como objetivo proporc...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.11.2021 11:01h
Feira de Santana

Finados: Cemitério Piedade estende horário de visitação

 
Foto Reprodução

O Cemitério Piedade, o mais antigo de Feira de Santana, oferece horário de visita estendido por ocasião do Dia de Finados, que transcorre nesta terça-feira, 2, feriado nacional. Desde a última quinta-feira, 28.10, a Santa Casa de Misericórdia, mantenedora do campo santo, convida a comunidade a visitar seus entes queridos inclusive antes do feriado a fim de evitar aglomerações.

“É cômodo que as pessoas tenham outras opções para fazer sua homenagem aos entes queridos, por isso, vimos divulgando nossa programação e informando o horário das 8:00 às 17:00 com funcionamento todos os dias, inclusive, no domingo”, informa João Araújo, advogado da Santa Casa, envolvido na gestão do cemitério.

No 2 de novembro, haverá missa em memória dos falecidos na Capela do Cemitério Piedade. A celebração acontece às 9:00, pelo padre Antonio Carlos Marinho.

Os visitantes terão também a oportunidade de assistir ao vídeo sobre o projeto de revitalização deste patrimônio histórico de Feira de Santana que está sendo exibido durante todo o dia, com exceção do momento da missa, dentro da capela. (Assessoria - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.11.2021 10:53h
Política

Em troca de mensagens, milicianos deixam claro apoio à Mourão em 2022

 
Foto Reprodução

A milícia carioca já escolheu seu candidato para as eleições 2022. Trata-se do vice-presidente Hamilton Mourão, que não deverá seguir na chapa com Bolsonaro no ano que vem. Milicianos que comandam várias favelas têm trocado mensagens sobre o apoio ao comandante das Forças Armadas. Na visão dos grupos heterogêneos, ele é o único capaz de vencer Marcelo Freixo. Na visão dos criminosos, uma vitória do PSBista acarretaria numa guerra no Rio.

Troca de mensagens entre milicianos de pelo menos três morros cariocas indicia o apoio a Mourão. Duas pessoas que moram nessas favelas confirmaram a informação. “No Morro do Alemão, já começou a ‘vazar’ que a milícia vai pedir voto para o vice”, informou uma fonte. Em outros morros a situação é semelhante, com milicianos deixando correr nas vielas que o vice-presidente será o candidato da favela.

O apoio de milicianos anteriormente estava em aberto. Isso porque, o grupo criminoso que comanda boa parte do Rio de Janeiro, não está satisfeito com o trabalho do atual governador. Claudio Castro, embora não tenha investido para enfrentar a milícia, também não dá indícios de cumprir promessas feitas no morro. Isso tem incomodado e, por isso, o apoio a ele é difícil. (Ig - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.11.2021 10:33h
Poder Judiciário

Plano deve custear medicamento à base de canabidiol com importação autorizada

 

A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça manteve acórdão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal que condenou uma operadora de plano de saúde a fornecer o medicamento Purodiol 200mg CDB — cuja base é a substância canabidiol, extraída da cannabis sativa, planta conhecida como maconha — a um paciente diagnosticado com epilepsia grave. (Foto ilustração)

Apesar de não ter registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o remédio teve sua importação excepcional autorizada pela agência, motivo pelo qual o colegiado considerou necessário fazer a distinção (distinguishing) entre o caso analisado e o Tema 990 dos recursos repetitivos.

Segundo consta nos autos, em virtude do quadro epilético, o paciente sofre com crises convulsivas de difícil controle e apresenta retardo no desenvolvimento psicomotor. O remédio foi prescrito pelo médico, mas seu fornecimento foi negado pelo plano de saúde.

Ao condenar a operadora a arcar com a medicação, o TJ-DF considerou o fato de que a própria Anvisa autorizou a sua importação e, ainda, que a negativa de fornecer o produto configurou grave violação dos direitos do paciente, agravando o seu quadro de saúde.

No recurso especial, a operadora alegou que a ausência de registro do remédio na Anvisa afastaria a sua obrigação de fornecê-lo aos b...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.11.2021 10:16h
Vale do São Francisco

Bom Jesus da Lapa: pescadores recebem Declaração de Aptidão ao PRONAF

 
Foto Reprodução

Entre os dias 4 e 10 de novembro, a Bahia Pesca cadastrará pescadores e marisqueiras de Bom Jesus da Lapa que desejam obter a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).

“Com a DAP, o profissional é reconhecido como produtor rural e pode acessar diversos programas dos governos estadual e federal para o desenvolvimento da pesca e aquicultura, a exemplo de financiamentos com baixa taxa de juros”, ressalta a coordenadora de Promoção Social da Bahia Pesca, Eliana Carla Ramos.

Nos dias 4, 5 e 6, a ação será realizada no quilombo Lagoa das Piranhas. Já nos dias 8, 9 e 10, o cadastramento acontece na colônia Z-32. Os interessados podem solicitar a DAP de 8h às 12 e das 13h às 17h30.

Para ter acesso ao documento, o profissional deve apresentar cópias de RG e CPF (inclusive dos cônjuges, se houver), comprovante de residência, Registro Geral de Pesca, NIT ou PIS, certidão de casamento e, no caso de viúvos, certidão de óbito do parceiro. É preciso também informar a renda dos membros da família. (A Tarde - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.11.2021 10:03h
Tribunal de Contas dos Municípios

V Fórum Nacional de Controle debate a educação no pós pandemia

 
Foto Reprodução

O Tribunal de Contas da União (TCU) promoverá nos dias 4 e 5 de novembro, a 5ª edição do “Fórum Nacional de Controle”. O encontro é coordenando pelo ministro Augusto Nardes desde 2017 e tem o objetivo de integrar as instituições de controle, além de órgãos de todas as esferas administrativas e da sociedade civil, na busca de soluções inovadoras e disseminação de boas práticas para a administração pública.

Em 2021, o evento será em formato híbrido – online e presencial – e terá como tema central a educação no período pós-pandemia de Covid-19. O fórum será dividido em cinco painéis que abordarão assuntos como: obras paralisadas de instituições de ensino, novas tecnologias na educação e desafios na atuação dos institutos federais de ensino superior.

O “5º Fórum Nacional de Controle – Educação no Pós-Pandemia” é um evento gratuito e aberto a todos os interessados. A transmissão será feita pelo canal do TCU no YouTube. (TCM - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.11.2021 09:46h
Mundo

Bolsonaro é recebido em cidade italiana com manifestações contra e a favor

 
Foto: Piero Cruciatti / AFP

Manifestantes contrários e favoráveis ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, foram à cidade de Anguillara Veneta, no norte da Itália, onde ele deverá receber o título de cidadão honorário da cidade em uma cerimônia oficial na prefeitura.

Um bisavô de Bolsonaro era de Anguillara Veneta e imigrou para o Brasil. Hoje, a cidade tem cerca de 4.000 moradores e é governada pelo partido de extrema-direita Liga.

Depois do evento, ele deve almoçar com vários membros da família Bolsonaro, alguns parentes próximos, em uma elegante residência do século 17 da região.

Manifestações contrárias Sob uma chuva persistente e em meio à neblina, representantes de vários partidos de esquerda, de sindicatos e da associação antifascista ANPI protestaram com bandeiras e cartazes contra a honraria ao presidente brasileiro.

"Que visite a cidade de onde vem sua família é justo, mas não que o apresentem como um modelo a seguir com a concessão do título de cidadão honorário", disse Antonio Spada, vereador da oposição.

"Fora Bolsonaro", afirmava um cartaz, enquanto outro, escrito a mão, declarava "Anguillara ama o Brasil, mas não Bolsonaro".

Entre os manifestantes mais indignados estava o missionário italiano Massimo Ramundo, que viveu por 20 anos...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.11.2021 09:37h
Paraná Pesquisas

Maioria dos brasileiros acha que Moro não deve ser candidato a presidente

 

Levantamento nacional realizado pelo Paraná Pesquisa aponta que 57,7% dos entrevistados o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (foto ilustração) não deveria se candidatar à Presidência da República, ao responderem à pergunta “O ex-ministro Sérgio Moro deve ser candidato a presidente?”.

De todos os entrevistados, apenas 35,5% afirmam que ele deve, sim, disputar a sucessão do presidente Jair Bolsonaro, confirmando apoio ao anúncio da candidatura pelo Podemos, previsto para o próximo dia 19.

O ex-juiz federal, que se celebrizou no comando da Operação Lava Jato, tem na região Sul o maior apoio à sua decisão de disputar o Palácio do Planalto, com 42,7% dos entrevistados, mas, ainda assim, a maioria (52,6%) acha que ele não deve fazer isso.

Com sua candidatura temida e rejeitada pelos dois extremos na corrida presidencial, tanto de apoiadores de Bolsonaro quanto de Lula, o ex-ministro da Justiça tem entre os eleitores mais jovens, de 18 a 24 anos, o maior percentual de “não” à sua candidatura: 62,1%.

A maior parte da chamada “população economicamente ativa”, 58,6%, acha que ele não deve ser candidato, tanto quanto 56% dos eleitores economicamente inativos.

O levantamento do Paraná Pesquisas entrevistou 2.462 eleitores em 208 municípios dos 26 Estados e no Distrito Federal, entre os dias 26 e 29 de outubro. (DP)<...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
Site Bahia na Poltica 2022
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia